Lembro-me quando quebrei a mão e me afastaram do meu trabalho pois eu não conseguia atirar com a mão esquerda, eu tentei muito, mas não conseguia acertar alvo algum e me senti um merda por isso kskskksks. Eu entendo o trauma de Jaime, esse é um ponto que me faz gostar e simpatizar com ele. Por tanto, sou a favor da redenção dele, ele não é ruim por completo e a perda de sua mão o ensinou humildade, após isso ele nunca mais foi o mesmo homem. Dito isso, ele deve ter sua redenção e para que isso vala de algo, jamais deve ter sua mão de volta. Jaime jamais será o espadachim que um dia foi e é essa sua penitência.
Algo que o pessoal parece que custa a entender (tanto dentro das crônicas, quanto fora delas) é que o Jaime ter matado o Aerys foi o maior ato altruísta dele. Jaime viu de camarote o Aerys cometer todo tipo de crueldade e precisou se manter isento durante todos eles, até que chegou o ponto que o Jaime não aguentou mais e fez o que fez. Não importa se ele matou o rei que jurou proteger, o Aerys ia destruir Porto Real
Algumas pessoas confundem a Danaerys da série com a dos livros. Ela pensa muito nos livros, pondera. Na série, penso que começou a errar pra o Tyrion bancar o bonzinho (e nos livros ele não é assim).
Realmente a semente Dança dos Dragões está justamente no fato de não haver regras de sucessão claras ao trono. Quando Aenys foi coroado não restavam duvidas de que o herdeiro dele era seu primogênito, Aegon, mas ai veio o Maegor e fudeu com tudo. A ascensão de Jaehaerys depois não foi questionada por ninguém, mesmo ele tendo uma irmã mais velha. Já foi deixado claro a preferência masculina ao trono. A vontade da Alyssane de colocar suas descendentes no trono partia de um desejo "egoísta" dela, já que a própria irmã foi ignorada, não uma, mas em duas ocasiões diferentes. O próprio Conquistador deveria ter estabelecido regras de sucessão já no início, e é bem justo dizer que isso é uma falha dele.
Uma opinião polémica minha, uma grande parte do fandom e do apoio que a Rhaenyra tem em toda obra do Martin é por ela se uma protagonista feminina disputando o trono e não por um singelo apreço pela personagem, ao contrário da Dany.
Apesar de torcer para os negros, xingo a Rhaenyra sempre que posso kkkkk No fim não chega a ser um xingamento, mas sim fatos da inutilidade dela, o que pros fanzinhos meia boca dela, são blasfêmias e xingamentos kkkk
@@harrylohribeiro partilho de sua visão amigo, eu tbm torço pros negros mas de todos ali eu acho a Rhaenyra uma personagem bem fraca, principalmente quando é comparada com outras personagens femininas na obra
Pra mim o Jaime já teve sua redenção nos livros, os capítulos mostrando seu ponto de vista na história foram simplesmente espetaculares para mudar o ponto de vista que eu tinha do personagem(ao contrário do que aconteceu com a Cersei que só piorou a impressão que tinha dela) dos primeiros capítulos, ah com certeza ele fez coisas horríveis mas nas Crônicas se for colocar os crimes e erros de todo mundo no papel como algo que condenaria o personagem para sempre são poucos que escapariam e ele evoluiu muito como pessoa depois de perder a mão e passar toda aquela humilhação que os Bravos Companheiros fizeram com ele. A Dany também foi um dos personagens que mais evoluiu na série e sua chegou no auge quando o Drogon foi buscar ela, em Meereen tinha virado um "Dragão de Pantomimeiro" nas mãos dos Filhos da Harpia, e encontrou a "iluminação" sozinha longe dos luxos.
43:52 acho uma covardia comparar anakin com rhaegar. O anakin basicamente estava numa circunstância desesperadora e aparentemente sem saída, enquanto o rhaegar, se pensarmos que a profecia era sobre os filhos dele, tinha mais de 15 anos para se preparar. Piora quando levamos em questão os porquês de cada um. Enquanto a anakin tinha razões sólidas para ter certeza da morte da esposa, o rhaegar não possui nenhuma evidência da profecia se tratar dele. Tudo não passou de um put@ achismo dele.
14:50 O poder do "Rei da carroça" KSKSKSKKSKSKS Se o Viserys ao menos fosse um Rhaegar da vida que era um monstro na arte da espada, sendo considerado por muitos um baita espadachim, mas não Viserys era só mimado e fraco.
Viserys era literalmente a versão mais jovem do pai dele, a única diferença é que ele enlouquece mais cedo. Acho que na hora de criar o personagem o Martin pensou em fazer ele ser o reflexo do rei louco
Saporra de Azor Ahai deve nem existir. To até prevendo a cara se tacho dos trouxas achando q tudo lá não é literal menos a Lenda do Azor Ahai.... Podem ter certeza que é legítima a profecia e o Mundo de Gelo e Fogo são dentro dos olhos de um gigante que tem olhos azuis.
Arya só existiu na narrativa (inicialmente) para necessidade de mostrar o ponto de vista dos camponeses sobre as consequências da Guerra. Pra mim é só isso no começo. Porém o Martin começou a criar um próprio arco pra ela e talvez ela se torne relevante de faro para o Jogo todo em si. Mas vamos aos fatos, ela não é nada relevante pra história em si.
Rhaegar foi totalmente egoísta e inconsequente. Se precisava tanto de um terceiro filho, primeiro depusesse o Aerys e depois poderia até meter o caô de ressuscitar o costume valiriano da poligamia.
Concordo com vc. Vou te falar minha tese sobre o raegar: Ele era tão louco quanto o aerys. Vivia no mundo da lua, e meteu o reino numa guerra por conta de uma babaquice mística.
@@tiagoabreu2466 Aerys era tão bonito e promissor quanto Rhaegar, quando jovem. Deu no que deu. Parece que Rhaegar fez com Lyanna Stark o que Aerys não conseguiu (ou não teve a ideia) fazer com Joanna Lannister.
Achei o comentário sobre a Dany se achar demais com 15 anos totalmente fora da casinha. Com 15 anos, geralmente, moramos com os pais e a maior dificuldade que temos é decidir o que comer na hora do almoço, ela com 15 já havia passado por tantas situações que, sinceramente, acredito que eu n daria conta da metade
Povo parece não querer entender o quão babaca o Rhaegar foi. Eles vem com essa lenga-lenga de que “ele fez o que era preciso”, que chega a rivalizar em babaquice com o próprio personagem. Rhaegar não era nenhum Deus para decidir quem vivia e quem morria, as ações dele mudaram e destruíram muitas vidas (incluindo a família dele). Causar uma guerra no reino para salvar o reino de uma supostamente guerra futura, não tem justificativa alguma.
Não, assim como vários outros perdoamos porque ele é bonito. Brincadeira 😜 Na verdade, estamos falando de um personagem cinza. Criando por um pai duvidoso, com uma paixão desenfreada por uma irmã gêmea psicopata e um senso de dever dúbio. Ele fez várias coisas detestáveis, porém justificativeis por todo o contexto. Matar um rei louco é bom para geral, matar um menino curioso é bom para a sua própria casa. Na vida real pessoas não são totalmente boas ou ruins na maioria das vezes. Então, não ele não merece, porém não vou condenar ele, afinal, ele viveu intensamente todos os lados até certo ponto
O primeiro comentário tá muito correto. Tem muita gente maluca jogando a culpa da Dança no Jaehaerys a troco de nada sendo que o maior culpado foi o Aegon que não estabeleceu regras claras de sucessão.
@@TheKingsanka Aegon tinha problemas sim. Na época ele não era pai e nada garantia que iria ter filhos, e se tivesse nada garantia que seriam homens. Aegon estava estabelecendo uma nova dinastia, o mínimo que ele deveria fazer era pensar no futuro dela, deixando claro como seria a sucessão. O cara jogou com o futuro do reino e o resultado foi a Dança.
Acho q o maior culpado foi o hightower q tentou mudar o q o rei falou, Viseris disse q a Raenyra era a rainha então era ela a rainha caraio, essa desculpa de não ter regra clara... o rei é a ordem e ele falou Raenyra, não precisa ter uma legislação no mundo de ASoIaF, o decreto real é a lei, o resto é desculpa dos usurpadores verdes
@@gustavo_if3042 primeiro, comece a falar com um pouco mais de respeito. Segundo, tu já falou merda dizendo que não precisa de legislação sendo que existe um mestre das leis no pequeno conselho e depois da Dança foi estabelecida como deve ser a sucessão. Justamente oq Aegon deveria fazer. O reino inteiro segue diversas leis e tu vem dizer que não precisa ter legislação. Piada.
Finalmente alguém traduziu o meu sentimento em relação ao Jaime. Eu quero que ele sofra uma punição pelos seus atos ( de certa isso já aconteceu, com ele perder a mão entre outras coisas ), mas ele merece sim uma redenção. Sobre a trama dos Blackfyre, um complemento, acredito que muito disso também seja por conta do estilo jardineiro dele rsrs. Amei o vídeo, até a próxima !!!
Thiago, eu trabalho com padaria (faço biscoitos, bolos, pães, etc) e seus vídeos são essenciais para eu trabalhar melhor. Amo esses vídeos longos. Todos os dia vejo e revejo seus vídeos enquanto trabalho. Terapêutico! Sucesso
Jon tem praticamente a mesma idade da Daenerys, ele tava lá na patrulha toda fudida, sem um tostão, um monte de gente pegando no pé dele, perdeu o mentor numa rebelião, enfrentou uma invasão com poucos homens, conquistou o respeito de muitos pelas sua ações ao invés de só por ser parte de uma antiga familia e ter dragões, não julga ninguém pela aparência e toma decisões mais sabias que ela, Jon melhor que Daenerys.
Daenerys passou anos fugindo de um lugar pro outro, sem o conforto de Winterfell, foi vendida, perdeu o irmão e o filho, perdeu o marido, passou fome no deserto vermelho e foi traída diversas vezes. Mas Daenerys permanece viva, enquanto Jon….
@@desenhosevariedades.5798a diferença é que a Daenerys tem muita gente entre ela e os seus assasinos incluindo um Barristan Selmy e dragões, poucos na muralha estavam do lado do Jon se quisessem defender ele daquela emboscada.
Não acho que o Jaime ponderou antes de empurrar o Bran. Jaime era louco pela Cersei, e se não me engano, Cersei em seu POV diz que Jaime ameaçou matar Rhaegar e fugir com ela (ou foi no POV do Jaime). Mas esse caminho de redenção do Jaime tá muito bom de acompanhar E sobre Mindinho, sinto que esse poder todo dele é mais simbólico. Embora seja meu personagem favorito das Crônicas de Gelo e Fogo, não confio no poder dele como confio por exemplo num Kevan Lannister que tinha acabado de substituir Tywin
@@calaabocathiagovc fala muito do “falso Aegon” tomar porto real e da possibilidade dele ser rei. Mas tenho cá pra mim,q se ele fosse assim tão importante o GRRM “brigaria” para ele estar na série,o facto dele não estar faz-me acreditar q ele não chegará tão longe assim e q será revelado q ele não é Targaryen. Gostaria do seu input sobre isso. Obrigado pelo óptimo trabalho.
@@TheKingsanka eu acho que o Martin já não tinha controle sobre a série na época da quinta temporada. Vários personagens são modificados e excluídos nesse período e os D&D foram juntando arcos de personagem pra simplificar. Infelizmente acho que os D&D fizeram um monte de coisa por vontade própria e cagaram pro Martin, então não sei se dá pra usar isso como base
Não acho que o Jovem Griff foi colocado de última hora no quinto livro. E a visão na Casa dos Imortais sobre o dragão de pantomineiro? Isso foi no segundo livro. Isso não mostra que foi pensado?
Li todos os livros, Thiago. Adoro a série mas os livros tem meu coração. Gosto muito da sua visão sobre as crônicas, mesmo que as vezes eu não concorde, por isso sempre assisto seus vídeos, adoro ver outras perspectivas. Parabéns pelo seu trabalho!
Se Rhagon casou com a Liana pra legitimar o filho dele e cumprir a profecia, isso não torna os filhos do primeiro casamento ilegítimos? Não seria trocar 2 por 1 se a motivação é a profecia? Não consigo passar pano pra ele na boa.
5:24 uma opinião que eu tenho é que por mais que o arco dele seja uma das coisas mais bem escritas da saga e ele seja o melhor personagem do livro pra mim (pelo menos ele é o meu preferido ) ele em si mudou muito menos do que poderia , nas ultimas paginas do livro ele chegou a considerar catapultar um recém nascido pra provar que ele era o “verdadeiro filho do Tywin”, ainda que ele sinta alívio de não ter que fazer isso depois do edmure render o castelo e toda atitude mais “clemente” dele por si só ser algo que o Tywin não faria ele estava disposto a fazer isso e apagar riverrun do mapa com requintes de crueldade
Thiago, concordei com relação aos outros estarem sendo utilizados de uma maneira correta, onde não há muitas informações sobre eles e isso causa ansiedade e aflição ao leitor. Mas você acha que o G.R.R.M, poderia nos próximos livros usar um pov de algum dos outros em um epílogo, para desmitificar um pouco dessa raça?
Talvez o epílogo do sexto livro ou o prólogo do sétimo. Mas geralmente essa galera com POV nesses capítulos morrem, o que levanta o questionamento do poderia acontecer pra um deles morrer, já que é tão difícil matar.
Acho que explicar eles é tirar o misterio que os caracteriz. Dracula é dracula por causa de como é contado. Por meio de epistolas em cartas, diarios, documentos e gravacoes sobre uma entidade misteriosa que Tem um castelo na Transilvania e se muda para Londres. O livro acaba com ele sendo esse ser assustador que nunca tem suas questoes resolvidas, o porque de suas atitudes, motivaçoes, apenas a sua presença sombria atos e 1000 duvidas.
sobre a parte das batalhas, batalhas parecem que precisam ser rápidas, mas existe uma dinâmica em rpg, que batalhas acabam passando por dilatação temporal. é por isso que eu gosto do houndxviper, pq a gente tem a sensação de um momento "infinito" que depende sua vida daquele resultado. [fora toda a preparação]
O grande pecado do Jaime foi empurrar o Bran. Julga-lo por matar o Aerys é uma tremenda babaquice. O cara era um maníaco, tinha cometido um monte de atrocidades e estava pronto pra explodir a cidade. Nesse ato o Jaime foi um herói!
@@aqualazuli1876 onde está a comparação? Sua interpretação é deveras medíocre. Um facto não afasta o outro. O rei Aerys ser maluco não afasta as atrocidades dos Lannisters.
@@aqualazuli1876 hahahaha amigo isso é o teu complexo a falar,se te sentes inferior,paciência 🤷🏾♂️. Isso é um problema que tens de resolver com ti próprio. Nenhum tipo de tom no comentário. Simplesmente acho q não faz sentido continuar com o debate visto q achas q eu tentei comparar. O Tywin é uma pessoa mto má,sem escrúpulos nenhuns. Alguns exemplos : o assassinato dos netos do Aerys,a forma como depois foram presenteados ao Robert;as chuvas de Castamere;o estupro colectivo da esposa do Tyrion,etc… Se não entendes que tanto o Aerys como o Tywin são pessoas horríveis e de que eu não estou a dizer quem é pior ou melhor,paciência… Ou seja,não há falta de argumento,simplesmente pouca paciência para debater com alguém q não sabe debater,faz-se de coitadinho,não sabe interpretar e diferenciar as coisas. Boa noite.
Sim, o Charles Dance é com certeza o melhor ator da série. E o segundo lugar, na minha opinião, não é nem o Peter Dinklage nem a Lena Headey. É a Diana Rigg. Os atores britânicos clássicos tem um tipo de formação super completa que as condições materiais hoje em dia dificilmente permitem.
@@cariocaemfuria3946 A Rainha dos Espinhos foi realmente muito bem interpretada. A cena em que ela e Tywin negociam é uma das melhores. A forma como ela tenta cercá-lo com seus ramos espinhentos, e o velho leão do Oeste, com suas patadas poderosas e suas garras afiadas abre seu caminho, é maravilhosa.
Não acho que as opiniões do TH sejam pra reclamar de personagens ou algo assim. No meu ponto de vista, ajuda muito a ver as personalidades e situações com mais clareza e menos vício de quem passou a vida consumindo Hollywood. Nem sempre concordo, mas gosto de ouvir.
Espero que SIM que ele tenha redenção, mas que pague pelo que fez e bem diferente da série quando a "Sonsa" o absolveu mais movida pelo recalque que detinha contra a Rainha Daenerys, do que movida pelo mínimo senso de justiça e honra típico de seu pai que foi assassinado pelo terrível Joffrey o qual ela chamava de "meu amado", mesmo que envolta de forte coação e abusos em que passou na mão dos LENISTERS. Que no mínimo ele se torne um prisioneiro tal qual a Osha, a selvagem que estava no grupo qye trntou contra s vida do Bran, irmão da inútil do norte.
Gosto de fazer um paralelo com as crises de sucessão da Grã-Bretanha. Lá sempre deu problema até a criação pelo Parlamento das regras de sucessão. Jaehaerys I deveria ter feito leis de herança
Thiago Uma duvida: a primeira longa noite aconteceu em Essos, certo? Será que nos livros os personagens que estão ligados à longa noite nao poderiam "ler o que aconteceu na primeira longa noite" para criar estratégias importantes para esta "segunda longa noite" e vencer?
Gente plmds é óbvio que o final do livro será diferente. O Martin VIVE metendo pau em adaptações e vcs acham que o final do livro vai ser igual da série?? Kkkkkk
Sobre o Rhaegar e profecia, é o básico de viagem no tempo, se não fosse td q ele fez de "errado" a Daenerys nunca teria ido parar do outro lado do mar, os dragões não teriam voltado e a possibilidade do azor ahai ou príncipe q foi prometido ser o Jon ou a Dany, nada disso jamais existiria se não fosse as falhas e atitudes do Rhaegar, nisso realmente, parabéns Martin, muito se fala sobre o Ned e o Mindinho q sem eles não teria história mas o Rhaegar mesmo anos depois de morto marcou a história e movimenta acontecimentos no mundo, então acho q ele cumpriu suas profecias mesmo que elas tenham sido sua perdição "coração humano em conflito com sigo mesmo" "vento e palavras"
Eu acho que as crônica são inadaptáveis para a TV, por conta de orçamento, mas os cavaleiros dos sete reinos eu consigo visualizar, por uma história com escopo menor, menos cenários, etc. As crônicas poderiam ser um anime da netflix, com uma animação parecida com a de Castlevania.
O jovem Griff até onde que ele ta todo errado na historia como todo tentam fazer parecer? é como vc disse de longe ele é o que melhor foi preparado. O fato dele ser um blackfyre não faz dele alguém ruim por essencia como muitos afirmam.
Podia fazer um vídeo falando se tyrion fosse bonito a cercei ficaria com ele tbm?. Acredito que sim mas queria um vídeo mas detalhado ou se a cercei nao odiava ele, se ia mudar muito a história...
Eu sempre disse isso os starks não são tão honrados assim e já quebraram seu juramento com a casa Targaryen, ou seja traíram eles, eu confesso que o motivo dos starks é verdadeiro e até eu faria o mesmo, mas não podemos deixar de falar que ouve traição e a honra ficou para trás!
@@pollyferreira1343 ele tem mas essa honra dele tem limites, um juramento morre quando alguém que amamos muito é morta pela pessoa que juramos proteger
Oi Thiago, não esperava q fosse realmente ser lido 😂 Primeiro vc acertou, é Leonardo Sene Zuin mesmo. Segundo, concordo q vc tem bons argumentos. Ainda mantenho alguns dos meus pontos, pq acho q, por mais q esses personagens como Jon e Robb se vejam como adultos com seus 15 anos, nós temos outros personagens mais velhos q não veem eles como adultos, mesmo q legalmente eles sejam. Mas não vai ser sor Jorah, ou sor Vovô q vão falar na cara da Daenerys quando ela é imatura, realmente pais fazem falta. Mas talvez essa seja uma crítica muito minha. Tbm acho q a Sansa se desenvolve muito, é uma das personagens q mais gosto de acompanhar. Acho q realmente exagerei comparando a Daenerys com Viserys kkkk. Mas acho q a ilusão q sinto na Daenerys é q eu acho q ela pensa q, no final, ela vai conseguir deixar tudo bem. Q se ela salvar as mulheres de serem abusadas pelo Khalasar vai ficar tudo bem, q se o Drogo morre o filho assume e vai ficar tudo bem, q quando ela libertar os escravos dos ghiscari vai ficar tudo bem, e que as coisas estão ruins em Meereen, mas q se ela ficar e governar vai ficar tudo bem. Talvez isso mude justamente no final do quinto livro, eu sinceramente espero q sim. De todo modo, muito obrigado pelo seu bom trabalho, espero q continue assim, e bem. E vc tem mais q defender a Dany mesmo, pq eu defenderia o único e verdadeiro rei Stannis Baratheon com unhas e dentes tbm. Um abraço
Eu não sei.. gosto da história dele, mais no 1° livro ele foi muito "vilão", empurrou o Bran, ordenou matar a guarda de Ned... mais ele foi punido pela perda da mão, como ele diz: a mão que acariciava a irmã, que jogou o Bran..., Mais a virada de chave no personagem está no sonho dele, depois ele vira outro personagem...
18:37 não sei o quanto a Daenerys tem parte nisto, mas o vendedor de vinho com veneno foi amarrado ao cavalo dela. Considerando que ela foi a vítima, com certeza poderia pelo menos pedir que o vendedor tivesse uma morte limpa
não acho que é sobre o Jaime "merecer' a redenção ou não mas sobre o que a jornada que ele está tendo, principalmente interna está mudando nele de forma inevitável e natural graças a escrita do Martin. Apesar do que ele fez com o Bran ser horrível, acho o Jaime essencialmente uma boa pessoa, ou pelo menos uma pessoa honrada, isso não muda que ele é sim um personagem arrogante, egoísta e que errou, seu maior erro sendo com o Bran. A questão do Aerys não é uma desonra com o rei dele mais do que é ele salvando todo mundo da Capital, e a questão com a Cersei, tudo bem pode ser errado e tudo, mas não da pra condenar eles sem condenar 300 anos de dinastia Targaryen, e na maior parte dos casos todo mundo passa um pano monstruoso pra eles
Acho q Jon e sim o azor ahai, e no fim ele sera filho da ashara dayne ao inves da lyana. A casa dayne tem toda ligacao com a com o sol e um novo dia: A alvorada, O espada da manha etc..., Nao acho q o GGM jogaria essas informacoes nos livros so por jogar, no fim deve ter uma importancia
Eu amo esse canal por isso! Thiago no começo do video: sim, Dany errou em sua campanha na baia dos escravos, suas ações impensadas trouxeram tristeza, sofrimento e guerra; mas quem nunca errou? Thiago no final do vídeo: o Rhagar é o pior personagem da série pois errou na forma como lidou com o pai e com a Liana, o que causou tristeza, sofrimento e guerra; ninguém deve passar pano pra ele.
Acho que o velho rei é o culpado pela dança dos dragões. Não pela escolha desse ou daquela pretendente, mas sim por dar a escolha para os lordes e não pra coroa. Se ele tivesse escolhido alguém, por pior que fosse o governo, os dragões da família teria garantido a sucessão. Qdo ele pede que os lordes escolham os dragões, que conquistaram a coroa e construíram o tronco perdem a função de domínio. Nada justifica a fraqueza dele. Ele já tinha resolvido o problema do incesto, contra a cultura andala e dos primeiros homens. Força tinha, vontade é que faltou. Fraqueza, em resumo, que gerou a dança dos dragões pq um rei fraco, viseris pode ter sua vontade discutida por precedentes.
Acho que não faz sentido seu argumento porque não foram os lordes que questionaram Viserys, e sim sua própria familia. A Dança é culpa da própria casa targaryen. Inclusive, os grandes lordes mal participaram da Dança
Pessoal, quem vai se sentar no trono de ferro vai ser o rei da noite, dorne vai ser o último bastião humano, a batalha final vai ser em Porto real, mas vai ter várias invasões simultâneas com ajuda da frota greyjoy, pega essa
thiago, fiz um comentário bem legal no seu ultimo video, gostaria que vc visse. É bem longo, e tem vários comentários de resposta acrescentando informações kkkkkkk. Mas ta legal.
Opinião polemica. A daenerys no 5 livro é insuportável. Passa a maior parte do tempo sonhando com aquele personagem terrível, que é o daerio naharis. E ainda por cima aquelas cenas dela falando nas mulheres nuas, do cabo da espada dele, são tenebrosas.
acho que dança dos dragoes era inevitavel, se nao fosse naquele momento ia ser no futuro com outros personagens, e era bem possivel q se fosse no futuro ia ser bem pior, pq imagina uma rebeliao black fire com dragao, pq com o tempo nascia cada vez mais targeryan e ia nascer cada vez mais dragoes, imagina sla se os dragoes nao tivessem sido extintos ia ter uns 50 facil
Essa primeira eu discordo Se a rhaenys ou laenor fosse nomeado herdeiro não tiraria o revendicação do jaeherys, pq a rhaena desistiu do trono em favor do irmão, ela não lutou pelo trono é nem pelo direto das filhas dela serem herdeiras , quando ela descobriu sobre a revolta de ponta tempestades ela foi ate lá prestar apoio ao irmão, se a rhaena quisesse o trono ela lutaria pelo trono, mas ela não quiz, quando vc abdica do trono seus herdeiros tbm não tem revendicação é quando a rhaena abdicou o próximo na linha de sucessão era o jaeherys, naquela época não existia a lei que foi decretada no conselho de 101 ( que nenhuma mulher ou linhagem feminina poderia se sentar no trono de ferro) jaeherys não usurpou a rhaena Agora se a rhaenys fosse a rainha provavelmente existiria alguma revolta em seu reinado, porém acho que a rhaenys lidaria bem com isso, tbm teria que fazer as pazes com o deamon apocalíptico , Viserys tenho certeza que não seria problema, ele amava muito a rhaenys, colys seria rei , so acho que poderia despertar a ideia em westeros da primogenitura absoluta igual é em dorne , acho que a rhaenys daria uma rainha excelente , agora não sei se o laenor seria bom rei
eu acho que quando ela fala que tirar o jon a história segue igual é sobre a série. que o jon renasce e n faz mt coisa, a Sansa derrota o ramsay com os cavaleiros dos vale e tem todo o pleito do norte pra liderar a restauração stark, a arya e a dany vencem a longa noite, e dps de porto real o tyrion daria outro jeito de matar a dany. nada que ele fez ou deixou de fazer além de existir pra dany ficar triste impacta o final de forma irreversível. ou que sem ele teria sido diferente. o Varys n traiu ela pq o jon existe nem o tyrion.
Teve um erro importante no primeiro comentário. O Jaehaerys I era irmão mais novo do que Rhaena. Então pelas leis de Westeros ele seria o herdeiro mesmo. SE ela tivesse passado a frente dele, ai sim, seria uma quebra das leis. Já a Rhaenys e o Vyseris eram primos, ambos netos Jaeherys. Então a situação é completamente diferente. O pai da Rhaenys era irmão mais velho do pai do Vyserys. Entao como o livro deixa bem claro, pelas leis de westeros: o irmão tem preferência sobre a irmã, mas o tio não. O Jaeherys QUEBRA A LEI , ao nomear o Baelon ( pai do Vyserys) como seu herdeiro quando o pai da Rhaenys morre. Então não da pra dizer que ele estava de "mãos atadas" pq só o Aegon poderia ter mudado lei, pois foi ele que resolveu desrespeitar a lei.
Primeiro quem criou as leis de Westeros foi o próprio Jaehaerys. Ele escreveu e criou o primeiro código de leis, unindo e redefinindo as leis antigas do reino e adicionando as novas. E não, Jaehaerys não quebrou lei alguma. O ponto todo é o costume andalo, onde a mulher NUNCA entra na linha de sucessão. Então não, uma filha não tem preferencia sobre o tio. Nunca. Não era uma questão de leis, e sim uma questão da cultura dominante. E por isso o comentário traz que o fato do Jaehaerys ser rei, mesmo sendo mais novo que sua irmã, era parte desse costume e vinha dai sua legitimidade. Ao convocar o conselho Jaehaerys deixou que os lordes definissem se queriam seguir o costume andalo ou se preferiam criar uma nova reinterpretação. Tudo isso está bem claro em “Fogo e Sangue” e em “O Mundo de Gelo e Fogo”
Rhaegar deve ter se apaixonado por Lyanna ao descobrir que ela era o Cavaleiro da Arvore que Ri. Foi correspondido e ao descobrirem que ela estava grávida resolveram fugir. Não deve ser algo ligado a profecias.
Cronologicamente não tem como Rhaegar ter engravidado a Lyanna no Torneio. E mesmo que Rhaegar tivesse se apaixonado por ela, não muda o fato de que na cabeça dele ele precisasse de um 3 terceiro filho, e então sim, houve um certo aproveitamento da situação por parte dele.
@@anacarolinalimatavares7928 não engravidou ela no torneio pois fugiram um ano depois. Acho que começaram a se relacionar a partir do torneio. Minha teoria é que fugiram ao descobrirem que ela estava grávida. Entre as possibilidades foi a melhor. Não acredito que Rhaegar fez o que fez por causa de uma profecia mas sim para salvar Lyanna e o bebê.
@@paulophbc mano não tem como kkkk. A gravidez só dura 9 meses, até ele ver a menina de novo ela já deveria ter tido a criança kkkk. E outra só o tempo que eles ficam de “lua de mel” em Dorne enquanto o pau quebra em Westeros é de 2 anos. Jon teria uma gestação maior do que a um de elefante. Nós estamos falando de um personagem que moldou a sua vida desde criança ao redor de uma profecia, mesmo que os leitores e até os personagens se deixem enganar pela figura dele, ele sendo analisado ao todo e seriamente, definitivamente não é um anjo. Ele poderia ter se apaixonado pela Lyanna? Poderia. Ele fez o que fez só por isso? Definitivamente não.
Acredito que Jaehaerys conseguria coroa a Rhaenys sim, pois na época ele tinha o controle total do reino, era tão respeitado e temido como Aegon e tinha mais dragões sob seu comando
Jaehaerys estava velho e doente, tanto que viveu só um ano após o conselho. Acho que colocar a Rhaenys exigiria uma longa campanha para mudar a cultura de Westeros e ele não tinha tempo e energia pra isso
Fico imaginando como seria a história da daenerys sem os dragões, pq pra mim ela saiu de escrava pra rainha graças a eles, tudo foi conquistado muito fácil, ela até poderia se casar com alguem rico e ter um exército mas nada comparado ao que ela se tornou no quinto livro, fico imaginando isso pois o martin ja disse que foi obrigado a incluir dragões, queria saber como seria ssa daenerys sem os dragões.
Lembro-me quando quebrei a mão e me afastaram do meu trabalho pois eu não conseguia atirar com a mão esquerda, eu tentei muito, mas não conseguia acertar alvo algum e me senti um merda por isso kskskksks. Eu entendo o trauma de Jaime, esse é um ponto que me faz gostar e simpatizar com ele. Por tanto, sou a favor da redenção dele, ele não é ruim por completo e a perda de sua mão o ensinou humildade, após isso ele nunca mais foi o mesmo homem.
Dito isso, ele deve ter sua redenção e para que isso vala de algo, jamais deve ter sua mão de volta. Jaime jamais será o espadachim que um dia foi e é essa sua penitência.
Algo que o pessoal parece que custa a entender (tanto dentro das crônicas, quanto fora delas) é que o Jaime ter matado o Aerys foi o maior ato altruísta dele. Jaime viu de camarote o Aerys cometer todo tipo de crueldade e precisou se manter isento durante todos eles, até que chegou o ponto que o Jaime não aguentou mais e fez o que fez. Não importa se ele matou o rei que jurou proteger, o Aerys ia destruir Porto Real
O que ele fez com Bran Stark foi foda, apesar que o menino foi bastante teimoso, a mãe avisava pra ele não ficar subindo as paredes do castelo
@@carlexsonsena4552 De fato foi.
Algumas pessoas confundem a Danaerys da série com a dos livros. Ela pensa muito nos livros, pondera. Na série, penso que começou a errar pra o Tyrion bancar o bonzinho (e nos livros ele não é assim).
Séries não conseguem administrar muitos personagens. (A Casa do Dragão ficou rasa na segunda temporada).
Realmente a semente Dança dos Dragões está justamente no fato de não haver regras de sucessão claras ao trono. Quando Aenys foi coroado não restavam duvidas de que o herdeiro dele era seu primogênito, Aegon, mas ai veio o Maegor e fudeu com tudo. A ascensão de Jaehaerys depois não foi questionada por ninguém, mesmo ele tendo uma irmã mais velha. Já foi deixado claro a preferência masculina ao trono. A vontade da Alyssane de colocar suas descendentes no trono partia de um desejo "egoísta" dela, já que a própria irmã foi ignorada, não uma, mas em duas ocasiões diferentes.
O próprio Conquistador deveria ter estabelecido regras de sucessão já no início, e é bem justo dizer que isso é uma falha dele.
Uma opinião polémica minha, uma grande parte do fandom e do apoio que a Rhaenyra tem em toda obra do Martin é por ela se uma protagonista feminina disputando o trono e não por um singelo apreço pela personagem, ao contrário da Dany.
Mas isso aí é óbvio né não?
@@darkzolomon5883 é né, mas é aquela coisa ninguém pode falar nada sobre a Rhaenyra que os fãs vem te xinga 🤷🏻♂️
Apesar de torcer para os negros, xingo a Rhaenyra sempre que posso kkkkk
No fim não chega a ser um xingamento, mas sim fatos da inutilidade dela, o que pros fanzinhos meia boca dela, são blasfêmias e xingamentos kkkk
@@harrylohribeiro partilho de sua visão amigo, eu tbm torço pros negros mas de todos ali eu acho a Rhaenyra uma personagem bem fraca, principalmente quando é comparada com outras personagens femininas na obra
Muito lúcido
"Até cadeirada" A engasgada e risada inesperada que eu soltei aushauhsaus
Pra mim o Jaime já teve sua redenção nos livros, os capítulos mostrando seu ponto de vista na história foram simplesmente espetaculares para mudar o ponto de vista que eu tinha do personagem(ao contrário do que aconteceu com a Cersei que só piorou a impressão que tinha dela) dos primeiros capítulos, ah com certeza ele fez coisas horríveis mas nas Crônicas se for colocar os crimes e erros de todo mundo no papel como algo que condenaria o personagem para sempre são poucos que escapariam e ele evoluiu muito como pessoa depois de perder a mão e passar toda aquela humilhação que os Bravos Companheiros fizeram com ele.
A Dany também foi um dos personagens que mais evoluiu na série e sua chegou no auge quando o Drogon foi buscar ela, em Meereen tinha virado um "Dragão de Pantomimeiro" nas mãos dos Filhos da Harpia, e encontrou a "iluminação" sozinha longe dos luxos.
Vídeo de polêmicas com quase 1h? AMAMOS!
Tiago poderia fazer a queda de Theon Greyjoy
Seria muito bom.
up
43:52 acho uma covardia comparar anakin com rhaegar. O anakin basicamente estava numa circunstância desesperadora e aparentemente sem saída, enquanto o rhaegar, se pensarmos que a profecia era sobre os filhos dele, tinha mais de 15 anos para se preparar. Piora quando levamos em questão os porquês de cada um. Enquanto a anakin tinha razões sólidas para ter certeza da morte da esposa, o rhaegar não possui nenhuma evidência da profecia se tratar dele. Tudo não passou de um put@ achismo dele.
Concordo! Se bem que sou suspeita, meu pano pro Anakin é rosa com glitter em 99% da trajetória dele 😂
14:50 O poder do "Rei da carroça" KSKSKSKKSKSKS
Se o Viserys ao menos fosse um Rhaegar da vida que era um monstro na arte da espada, sendo considerado por muitos um baita espadachim, mas não Viserys era só mimado e fraco.
Viserys podia buscar isso, como Jaehaerys I buscou. Se ele tivesse alguém, um cara puta velha pra ensinar ele...
@@isaacmatos297 Sor Jorah poderia ter ensinado, mas como Viserys era desprezível ele não tinha nem interesse.
Viserys era literalmente a versão mais jovem do pai dele, a única diferença é que ele enlouquece mais cedo. Acho que na hora de criar o personagem o Martin pensou em fazer ele ser o reflexo do rei louco
Espero que Jaime Lannister seja o verdadeiro Azor Ahai. Ele salvou Porto Real do Rei Louco abrindo mão de sua honra. Merece a redenção.
Saporra de Azor Ahai deve nem existir. To até prevendo a cara se tacho dos trouxas achando q tudo lá não é literal menos a Lenda do Azor Ahai.... Podem ter certeza que é legítima a profecia e o Mundo de Gelo e Fogo são dentro dos olhos de um gigante que tem olhos azuis.
Ainda não assisti, pois estou no trabalho! Terminado corro para assistir, só deixando um comentário para engajamento!
17:00 Arya não é personagem central na trama, só é fanfavorite
Centrais são Jon, Tyrion, Daenerys e Bran
Arya só existiu na narrativa (inicialmente) para necessidade de mostrar o ponto de vista dos camponeses sobre as consequências da Guerra. Pra mim é só isso no começo. Porém o Martin começou a criar um próprio arco pra ela e talvez ela se torne relevante de faro para o Jogo todo em si. Mas vamos aos fatos, ela não é nada relevante pra história em si.
Rhaegar foi totalmente egoísta e inconsequente. Se precisava tanto de um terceiro filho, primeiro depusesse o Aerys e depois poderia até meter o caô de ressuscitar o costume valiriano da poligamia.
Concordo com vc. Vou te falar minha tese sobre o raegar: Ele era tão louco quanto o aerys. Vivia no mundo da lua, e meteu o reino numa guerra por conta de uma babaquice mística.
@@tiagoabreu2466 Aerys era tão bonito e promissor quanto Rhaegar, quando jovem. Deu no que deu. Parece que Rhaegar fez com Lyanna Stark o que Aerys não conseguiu (ou não teve a ideia) fazer com Joanna Lannister.
Achei o comentário sobre a Dany se achar demais com 15 anos totalmente fora da casinha. Com 15 anos, geralmente, moramos com os pais e a maior dificuldade que temos é decidir o que comer na hora do almoço, ela com 15 já havia passado por tantas situações que, sinceramente, acredito que eu n daria conta da metade
Povo parece não querer entender o quão babaca o Rhaegar foi. Eles vem com essa lenga-lenga de que “ele fez o que era preciso”, que chega a rivalizar em babaquice com o próprio personagem. Rhaegar não era nenhum Deus para decidir quem vivia e quem morria, as ações dele mudaram e destruíram muitas vidas (incluindo a família dele). Causar uma guerra no reino para salvar o reino de uma supostamente guerra futura, não tem justificativa alguma.
Não, assim como vários outros perdoamos porque ele é bonito. Brincadeira 😜
Na verdade, estamos falando de um personagem cinza. Criando por um pai duvidoso, com uma paixão desenfreada por uma irmã gêmea psicopata e um senso de dever dúbio. Ele fez várias coisas detestáveis, porém justificativeis por todo o contexto. Matar um rei louco é bom para geral, matar um menino curioso é bom para a sua própria casa. Na vida real pessoas não são totalmente boas ou ruins na maioria das vezes. Então, não ele não merece, porém não vou condenar ele, afinal, ele viveu intensamente todos os lados até certo ponto
O primeiro comentário tá muito correto. Tem muita gente maluca jogando a culpa da Dança no Jaehaerys a troco de nada sendo que o maior culpado foi o Aegon que não estabeleceu regras claras de sucessão.
Mas Aegon não tinha o problema da sucessão,normal ele não ter sequer pensado nisso.
A culpa é do Viserys q só confiou nas palavras dos lordes.
@@TheKingsanka Aegon tinha problemas sim. Na época ele não era pai e nada garantia que iria ter filhos, e se tivesse nada garantia que seriam homens. Aegon estava estabelecendo uma nova dinastia, o mínimo que ele deveria fazer era pensar no futuro dela, deixando claro como seria a sucessão. O cara jogou com o futuro do reino e o resultado foi a Dança.
@@luisfranca3052 loooool…
Acho q o maior culpado foi o hightower q tentou mudar o q o rei falou, Viseris disse q a Raenyra era a rainha então era ela a rainha caraio, essa desculpa de não ter regra clara... o rei é a ordem e ele falou Raenyra, não precisa ter uma legislação no mundo de ASoIaF, o decreto real é a lei, o resto é desculpa dos usurpadores verdes
@@gustavo_if3042 primeiro, comece a falar com um pouco mais de respeito. Segundo, tu já falou merda dizendo que não precisa de legislação sendo que existe um mestre das leis no pequeno conselho e depois da Dança foi estabelecida como deve ser a sucessão. Justamente oq Aegon deveria fazer. O reino inteiro segue diversas leis e tu vem dizer que não precisa ter legislação. Piada.
Finalmente alguém traduziu o meu sentimento em relação ao Jaime. Eu quero que ele sofra uma punição pelos seus atos ( de certa isso já aconteceu, com ele perder a mão entre outras coisas ), mas ele merece sim uma redenção.
Sobre a trama dos Blackfyre, um complemento, acredito que muito disso também seja por conta do estilo jardineiro dele rsrs.
Amei o vídeo, até a próxima !!!
Thiago, eu trabalho com padaria (faço biscoitos, bolos, pães, etc) e seus vídeos são essenciais para eu trabalhar melhor. Amo esses vídeos longos. Todos os dia vejo e revejo seus vídeos enquanto trabalho. Terapêutico! Sucesso
Deus abençoe. Também faço isso mas só por Hobbie rsrs❤
E nos dias que não tem vídeo?
@@Retr0D3ds3c foi o que falei: EU REVEJO! Geralmente revejo os que mais gostei e alguns que falam das parte que já li.
Jon tem praticamente a mesma idade da Daenerys, ele tava lá na patrulha toda fudida, sem um tostão, um monte de gente pegando no pé dele, perdeu o mentor numa rebelião, enfrentou uma invasão com poucos homens, conquistou o respeito de muitos pelas sua ações ao invés de só por ser parte de uma antiga familia e ter dragões, não julga ninguém pela aparência e toma decisões mais sabias que ela, Jon melhor que Daenerys.
Daenerys passou anos fugindo de um lugar pro outro, sem o conforto de Winterfell, foi vendida, perdeu o irmão e o filho, perdeu o marido, passou fome no deserto vermelho e foi traída diversas vezes.
Mas Daenerys permanece viva, enquanto Jon….
@@desenhosevariedades.5798a diferença é que a Daenerys tem muita gente entre ela e os seus assasinos incluindo um Barristan Selmy e dragões, poucos na muralha estavam do lado do Jon se quisessem defender ele daquela emboscada.
@@valberpatrick9403 mas aí deve levar em consideração que metade do mundo inteiro tá atrás dela.
@@desenhosevariedades.5798 mais uma vez, ela tem muito mais gente a serviço inteiramente dela, tem uma boa diferença ai.
@@valberpatrick9403Leu os livros com a bunda só pode. Dany e Jon são análogos pra mim. Nenhum é melhor que o outro.
Amo que o Tiago sempre maceta o Rhaegar sem dó. Muito bom kkkkkk.
Não acho que o Jaime ponderou antes de empurrar o Bran. Jaime era louco pela Cersei, e se não me engano, Cersei em seu POV diz que Jaime ameaçou matar Rhaegar e fugir com ela (ou foi no POV do Jaime). Mas esse caminho de redenção do Jaime tá muito bom de acompanhar
E sobre Mindinho, sinto que esse poder todo dele é mais simbólico. Embora seja meu personagem favorito das Crônicas de Gelo e Fogo, não confio no poder dele como confio por exemplo num Kevan Lannister que tinha acabado de substituir Tywin
Cenário novo tá lindão, ótimo video
Valeu demais! 👊🏽🔥
Tava aqui lavando minha louça tranquila e surtei que TH leu meu comentário kkkkk Vc é o melhor, Thiago ❤
gosto muito do personagem do jaime, e acho interessante essa perspectiva dele
Fala Thiago, vídeos longos contando a trajetória dos personagens nos livros seria muito legal..
Eu ja tenho alguns, procura por “ascensao e queda” no meu canal :)
@@calaabocathiagovc fala muito do “falso Aegon” tomar porto real e da possibilidade dele ser rei.
Mas tenho cá pra mim,q se ele fosse assim tão importante o GRRM “brigaria” para ele estar na série,o facto dele não estar faz-me acreditar q ele não chegará tão longe assim e q será revelado q ele não é Targaryen. Gostaria do seu input sobre isso. Obrigado pelo óptimo trabalho.
@@TheKingsanka eu acho que o Martin já não tinha controle sobre a série na época da quinta temporada. Vários personagens são modificados e excluídos nesse período e os D&D foram juntando arcos de personagem pra simplificar. Infelizmente acho que os D&D fizeram um monte de coisa por vontade própria e cagaram pro Martin, então não sei se dá pra usar isso como base
Não acho que o Jovem Griff foi colocado de última hora no quinto livro.
E a visão na Casa dos Imortais sobre o dragão de pantomineiro? Isso foi no segundo livro.
Isso não mostra que foi pensado?
isso mostra que havia uma ideia sobre, mas não que estava bem pensada, nem planejada
"se achar ruim eu chamo ela de melzinha" - Magaldi, T.H. kkkkkkkkkkkk tem meu voto
Adorei o novo cenário, Thiago! E esse enquadramento está joia!
Que vídeo sensacional. Nesse "respondendo" a galera se superou.
Li todos os livros, Thiago. Adoro a série mas os livros tem meu coração. Gosto muito da sua visão sobre as crônicas, mesmo que as vezes eu não concorde, por isso sempre assisto seus vídeos, adoro ver outras perspectivas. Parabéns pelo seu trabalho!
Vídeo sobre meu personagem favorito? Chego mais rápido que o corvo da 7° temporada de GOT
Corvo mais rápido que um torpedo.
Se Rhagon casou com a Liana pra legitimar o filho dele e cumprir a profecia, isso não torna os filhos do primeiro casamento ilegítimos? Não seria trocar 2 por 1 se a motivação é a profecia? Não consigo passar pano pra ele na boa.
@@elizandracampos6064 ninguém são consegue kkkk
thiago eu amei os quadrinhos do novo cenário, vou copiar 🙈
5:24 uma opinião que eu tenho é que por mais que o arco dele seja uma das coisas mais bem escritas da saga e ele seja o melhor personagem do livro pra mim (pelo menos ele é o meu preferido ) ele em si mudou muito menos do que poderia , nas ultimas paginas do livro ele chegou a considerar catapultar um recém nascido pra provar que ele era o “verdadeiro filho do Tywin”, ainda que ele sinta alívio de não ter que fazer isso depois do edmure render o castelo e toda atitude mais “clemente” dele por si só ser algo que o Tywin não faria ele estava disposto a fazer isso e apagar riverrun do mapa com requintes de crueldade
um dos meus quadros favoritos do canal ♥
Thiago, concordei com relação aos outros estarem sendo utilizados de uma maneira correta, onde não há muitas informações sobre eles e isso causa ansiedade e aflição ao leitor. Mas você acha que o G.R.R.M, poderia nos próximos livros usar um pov de algum dos outros em um epílogo, para desmitificar um pouco dessa raça?
Talvez o epílogo do sexto livro ou o prólogo do sétimo. Mas geralmente essa galera com POV nesses capítulos morrem, o que levanta o questionamento do poderia acontecer pra um deles morrer, já que é tão difícil matar.
Acho que explicar eles é tirar o misterio que os caracteriz. Dracula é dracula por causa de como é contado. Por meio de epistolas em cartas, diarios, documentos e gravacoes sobre uma entidade misteriosa que Tem um castelo na Transilvania e se muda para Londres. O livro acaba com ele sendo esse ser assustador que nunca tem suas questoes resolvidas, o porque de suas atitudes, motivaçoes, apenas a sua presença sombria atos e 1000 duvidas.
sobre a parte das batalhas, batalhas parecem que precisam ser rápidas, mas existe uma dinâmica em rpg, que batalhas acabam passando por dilatação temporal.
é por isso que eu gosto do houndxviper, pq a gente tem a sensação de um momento "infinito" que depende sua vida daquele resultado. [fora toda a preparação]
40 minutos desse quadro massa me salvou hoje
Voltei acompanhar o canal fiquei uns 5 meses estudando então tava longe do TH-cam.(Thiago tá no sheipe hein? Ganhou uns músculos)
É mt bom ver o Th falando mal do Rhaegar lkkk
Thiago me desilude logo, vai ter ou não um vídeo com teorias de onde a Tysha foi?😢
amo esse canal, namoral
O grande pecado do Jaime foi empurrar o Bran. Julga-lo por matar o Aerys é uma tremenda babaquice. O cara era um maníaco, tinha cometido um monte de atrocidades e estava pronto pra explodir a cidade. Nesse ato o Jaime foi um herói!
Sim pq nem o pai dele nem a irmão dele são maníacos e cometem atrocidades .
@@TheKingsanka quer comparar msm? kkk o Rei era louco e genocida ao maximo
@@aqualazuli1876 onde está a comparação? Sua interpretação é deveras medíocre.
Um facto não afasta o outro.
O rei Aerys ser maluco não afasta as atrocidades dos Lannisters.
@@TheKingsanka gostei do tom de superioridade na sua escrita para disfarçar a falta de contra argumento
@@aqualazuli1876 hahahaha amigo isso é o teu complexo a falar,se te sentes inferior,paciência 🤷🏾♂️.
Isso é um problema que tens de resolver com ti próprio.
Nenhum tipo de tom no comentário.
Simplesmente acho q não faz sentido continuar com o debate visto q achas q eu tentei comparar.
O Tywin é uma pessoa mto má,sem escrúpulos nenhuns.
Alguns exemplos : o assassinato dos netos do Aerys,a forma como depois foram presenteados ao Robert;as chuvas de Castamere;o estupro colectivo da esposa do Tyrion,etc…
Se não entendes que tanto o Aerys como o Tywin são pessoas horríveis e de que eu não estou a dizer quem é pior ou melhor,paciência…
Ou seja,não há falta de argumento,simplesmente pouca paciência para debater com alguém q não sabe debater,faz-se de coitadinho,não sabe interpretar e diferenciar as coisas.
Boa noite.
Sim, o Charles Dance é com certeza o melhor ator da série.
E o segundo lugar, na minha opinião, não é nem o Peter Dinklage nem a Lena Headey. É a Diana Rigg.
Os atores britânicos clássicos tem um tipo de formação super completa que as condições materiais hoje em dia dificilmente permitem.
@@cariocaemfuria3946 A Rainha dos Espinhos foi realmente muito bem interpretada. A cena em que ela e Tywin negociam é uma das melhores. A forma como ela tenta cercá-lo com seus ramos espinhentos, e o velho leão do Oeste, com suas patadas poderosas e suas garras afiadas abre seu caminho, é maravilhosa.
Thiago, como vc acha que será em os ventos do inverno o arco de Jhon e Daenerys? Quando finalmente as histórias deles se "cruzam no futuro"?
4:42 Havia a pretensão da Rhaenys e do Laenor tb! Ela estava na "cédula de votação" sim.
Não acho que as opiniões do TH sejam pra reclamar de personagens ou algo assim. No meu ponto de vista, ajuda muito a ver as personalidades e situações com mais clareza e menos vício de quem passou a vida consumindo Hollywood. Nem sempre concordo, mas gosto de ouvir.
"até cadeirada" 😂😂😂
ele merece rendenção, mas não impunidade, soou como Stanis Baratheon
Espero que SIM que ele tenha redenção, mas que pague pelo que fez e bem diferente da série quando a "Sonsa" o absolveu mais movida pelo recalque que detinha contra a Rainha Daenerys, do que movida pelo mínimo senso de justiça e honra típico de seu pai que foi assassinado pelo terrível Joffrey o qual ela chamava de "meu amado", mesmo que envolta de forte coação e abusos em que passou na mão dos LENISTERS. Que no mínimo ele se torne um prisioneiro tal qual a Osha, a selvagem que estava no grupo qye trntou contra s vida do Bran, irmão da inútil do norte.
Gosto de fazer um paralelo com as crises de sucessão da Grã-Bretanha. Lá sempre deu problema até a criação pelo Parlamento das regras de sucessão. Jaehaerys I deveria ter feito leis de herança
Continue metendo vídeo de 1h em mim, gosto muito. xD
Lá ele
Se olhar pra trás estarei perdido, isso é uma coisa pra levar pra vida.
Thiago
Uma duvida: a primeira longa noite aconteceu em Essos, certo?
Será que nos livros os personagens que estão ligados à longa noite nao poderiam "ler o que aconteceu na primeira longa noite" para criar estratégias importantes para esta "segunda longa noite" e vencer?
Gente plmds é óbvio que o final do livro será diferente. O Martin VIVE metendo pau em adaptações e vcs acham que o final do livro vai ser igual da série?? Kkkkkk
Eu creio que Jaime sobrevive a Coração de Pedra, ele vai oferecer o Edmure Tully em troca da sua liberdade...
Sobre o Rhaegar e profecia, é o básico de viagem no tempo, se não fosse td q ele fez de "errado" a Daenerys nunca teria ido parar do outro lado do mar, os dragões não teriam voltado e a possibilidade do azor ahai ou príncipe q foi prometido ser o Jon ou a Dany, nada disso jamais existiria se não fosse as falhas e atitudes do Rhaegar, nisso realmente, parabéns Martin, muito se fala sobre o Ned e o Mindinho q sem eles não teria história mas o Rhaegar mesmo anos depois de morto marcou a história e movimenta acontecimentos no mundo, então acho q ele cumpriu suas profecias mesmo que elas tenham sido sua perdição "coração humano em conflito com sigo mesmo" "vento e palavras"
Rheagar : meu erro é amar dmais
Eu acho que as crônica são inadaptáveis para a TV, por conta de orçamento, mas os cavaleiros dos sete reinos eu consigo visualizar, por uma história com escopo menor, menos cenários, etc. As crônicas poderiam ser um anime da netflix, com uma animação parecida com a de Castlevania.
O jovem Griff até onde que ele ta todo errado na historia como todo tentam fazer parecer? é como vc disse de longe ele é o que melhor foi preparado. O fato dele ser um blackfyre não faz dele alguém ruim por essencia como muitos afirmam.
Podia fazer um vídeo falando se tyrion fosse bonito a cercei ficaria com ele tbm?. Acredito que sim mas queria um vídeo mas detalhado ou se a cercei nao odiava ele, se ia mudar muito a história...
ela não ficaria
@@isabelle_rachel se acha ? acredito que sim pq ela ficou com o primo e acha atraente caras bonitos, como o pirata la
Acho que ele teve um livramento.
Jamie perfeito, top3 melhores personagens
Thiago, um ponto, quando for um video de “opniões polêmicas” poe tmb na thumb!
Eu sempre disse isso os starks não são tão honrados assim e já quebraram seu juramento com a casa Targaryen, ou seja traíram eles, eu confesso que o motivo dos starks é verdadeiro e até eu faria o mesmo, mas não podemos deixar de falar que ouve traição e a honra ficou para trás!
Sobre a honra atribuída aos Stark e a loucura atribuída aos Targaryen: membros de ambas as casas deram motivos pro fandom pensar assim
@@isaacmatos297 exatamente, concordo mas quem dera realmente fosse assim
@@isaacmatos297 Acho que é mais as fake news e difamação passada por outros personagens, vemos isso na política atual.
Sempre achei que o Ned Stark tem apreço pela honra por ter sido criado pelo Jon Arryn.
@@pollyferreira1343 ele tem mas essa honra dele tem limites, um juramento morre quando alguém que amamos muito é morta pela pessoa que juramos proteger
O melhor canal de GOT
Oi Thiago, não esperava q fosse realmente ser lido 😂
Primeiro vc acertou, é Leonardo Sene Zuin mesmo.
Segundo, concordo q vc tem bons argumentos. Ainda mantenho alguns dos meus pontos, pq acho q, por mais q esses personagens como Jon e Robb se vejam como adultos com seus 15 anos, nós temos outros personagens mais velhos q não veem eles como adultos, mesmo q legalmente eles sejam. Mas não vai ser sor Jorah, ou sor Vovô q vão falar na cara da Daenerys quando ela é imatura, realmente pais fazem falta. Mas talvez essa seja uma crítica muito minha. Tbm acho q a Sansa se desenvolve muito, é uma das personagens q mais gosto de acompanhar.
Acho q realmente exagerei comparando a Daenerys com Viserys kkkk. Mas acho q a ilusão q sinto na Daenerys é q eu acho q ela pensa q, no final, ela vai conseguir deixar tudo bem. Q se ela salvar as mulheres de serem abusadas pelo Khalasar vai ficar tudo bem, q se o Drogo morre o filho assume e vai ficar tudo bem, q quando ela libertar os escravos dos ghiscari vai ficar tudo bem, e que as coisas estão ruins em Meereen, mas q se ela ficar e governar vai ficar tudo bem. Talvez isso mude justamente no final do quinto livro, eu sinceramente espero q sim.
De todo modo, muito obrigado pelo seu bom trabalho, espero q continue assim, e bem. E vc tem mais q defender a Dany mesmo, pq eu defenderia o único e verdadeiro rei Stannis Baratheon com unhas e dentes tbm. Um abraço
38:32 tem cadeirada 😂😂😂😂
Caraca, dps de assistir vários vídeos, só agora que percebi ; nas thumbs ._.
Eu não sei.. gosto da história dele, mais no 1° livro ele foi muito "vilão", empurrou o Bran, ordenou matar a guarda de Ned... mais ele foi punido pela perda da mão, como ele diz: a mão que acariciava a irmã, que jogou o Bran..., Mais a virada de chave no personagem está no sonho dele, depois ele vira outro personagem...
18:37 não sei o quanto a Daenerys tem parte nisto, mas o vendedor de vinho com veneno foi amarrado ao cavalo dela. Considerando que ela foi a vítima, com certeza poderia pelo menos pedir que o vendedor tivesse uma morte limpa
Pra mim ele merece
não acho que é sobre o Jaime "merecer' a redenção ou não mas sobre o que a jornada que ele está tendo, principalmente interna está mudando nele de forma inevitável e natural graças a escrita do Martin. Apesar do que ele fez com o Bran ser horrível, acho o Jaime essencialmente uma boa pessoa, ou pelo menos uma pessoa honrada, isso não muda que ele é sim um personagem arrogante, egoísta e que errou, seu maior erro sendo com o Bran. A questão do Aerys não é uma desonra com o rei dele mais do que é ele salvando todo mundo da Capital, e a questão com a Cersei, tudo bem pode ser errado e tudo, mas não da pra condenar eles sem condenar 300 anos de dinastia Targaryen, e na maior parte dos casos todo mundo passa um pano monstruoso pra eles
Nesse vídeo, vimos que tem pessoas que leram os livros das Crônicas de olhos fechados, pq meu Rhllor do Céu
Acho q Jon e sim o azor ahai, e no fim ele sera filho da ashara dayne ao inves da lyana. A casa dayne tem toda ligacao com a com o sol e um novo dia: A alvorada, O espada da manha etc..., Nao acho q o GGM jogaria essas informacoes nos livros so por jogar, no fim deve ter uma importancia
Thiagão quase chorou de emoção defendendo a maturidade Daenerys 😆
Rhaegar Targaryen, vulgo, O COLLOR DE WESTEROS. Só se tornaria rei por ser bonito 😂😂😂
Eu amo esse canal por isso!
Thiago no começo do video: sim, Dany errou em sua campanha na baia dos escravos, suas ações impensadas trouxeram tristeza, sofrimento e guerra; mas quem nunca errou?
Thiago no final do vídeo: o Rhagar é o pior personagem da série pois errou na forma como lidou com o pai e com a Liana, o que causou tristeza, sofrimento e guerra; ninguém deve passar pano pra ele.
Acho que o velho rei é o culpado pela dança dos dragões. Não pela escolha desse ou daquela pretendente, mas sim por dar a escolha para os lordes e não pra coroa. Se ele tivesse escolhido alguém, por pior que fosse o governo, os dragões da família teria garantido a sucessão. Qdo ele pede que os lordes escolham os dragões, que conquistaram a coroa e construíram o tronco perdem a função de domínio. Nada justifica a fraqueza dele. Ele já tinha resolvido o problema do incesto, contra a cultura andala e dos primeiros homens. Força tinha, vontade é que faltou. Fraqueza, em resumo, que gerou a dança dos dragões pq um rei fraco, viseris pode ter sua vontade discutida por precedentes.
Acho que não faz sentido seu argumento porque não foram os lordes que questionaram Viserys, e sim sua própria familia. A Dança é culpa da própria casa targaryen. Inclusive, os grandes lordes mal participaram da Dança
@@calaabocathiago só os grandes lordes estavam no concelho de 101? Otto era Targaryen?
Pessoal, quem vai se sentar no trono de ferro vai ser o rei da noite, dorne vai ser o último bastião humano, a batalha final vai ser em Porto real, mas vai ter várias invasões simultâneas com ajuda da frota greyjoy, pega essa
thiago, fiz um comentário bem legal no seu ultimo video, gostaria que vc visse. É bem longo, e tem vários comentários de resposta acrescentando informações kkkkkkk. Mas ta legal.
Opinião polemica. A daenerys no 5 livro é insuportável. Passa a maior parte do tempo sonhando com aquele personagem terrível, que é o daerio naharis. E ainda por cima aquelas cenas dela falando nas mulheres nuas, do cabo da espada dele, são tenebrosas.
Acho que merece. Ele mudou muito durante toda a obra. Foi a construção do personagem mais realista na obra.
Oi TH, em que local a gente faz perguntas pra ti?
Thiago elogiando a evolução da Sansa me ganhou muito! Futura Senhora do Vale, quem concorda respira! KKKK
acho que dança dos dragoes era inevitavel, se nao fosse naquele momento ia ser no futuro com outros personagens, e era bem possivel q se fosse no futuro ia ser bem pior, pq imagina uma rebeliao black fire com dragao, pq com o tempo nascia cada vez mais targeryan e ia nascer cada vez mais dragoes, imagina sla se os dragoes nao tivessem sido extintos ia ter uns 50 facil
George r Martin deveria escrever um livro sobre o início dos Targaryen e de Valyria
Essa primeira eu discordo
Se a rhaenys ou laenor fosse nomeado herdeiro não tiraria o revendicação do jaeherys, pq a rhaena desistiu do trono em favor do irmão, ela não lutou pelo trono é nem pelo direto das filhas dela serem herdeiras , quando ela descobriu sobre a revolta de ponta tempestades ela foi ate lá prestar apoio ao irmão, se a rhaena quisesse o trono ela lutaria pelo trono, mas ela não quiz, quando vc abdica do trono seus herdeiros tbm não tem revendicação é quando a rhaena abdicou o próximo na linha de sucessão era o jaeherys, naquela época não existia a lei que foi decretada no conselho de 101 ( que nenhuma mulher ou linhagem feminina poderia se sentar no trono de ferro) jaeherys não usurpou a rhaena
Agora se a rhaenys fosse a rainha provavelmente existiria alguma revolta em seu reinado, porém acho que a rhaenys lidaria bem com isso, tbm teria que fazer as pazes com o deamon apocalíptico , Viserys tenho certeza que não seria problema, ele amava muito a rhaenys, colys seria rei , so acho que poderia despertar a ideia em westeros da primogenitura absoluta igual é em dorne , acho que a rhaenys daria uma rainha excelente , agora não sei se o laenor seria bom rei
38:03 Então Jon, Daenerys e Tyrion são os personagens mais importantes, Thiago? Que pena se eles fossem as três cabeças do dragão, né?
eu acho que quando ela fala que tirar o jon a história segue igual é sobre a série. que o jon renasce e n faz mt coisa, a Sansa derrota o ramsay com os cavaleiros dos vale e tem todo o pleito do norte pra liderar a restauração stark, a arya e a dany vencem a longa noite, e dps de porto real o tyrion daria outro jeito de matar a dany. nada que ele fez ou deixou de fazer além de existir pra dany ficar triste impacta o final de forma irreversível. ou que sem ele teria sido diferente. o Varys n traiu ela pq o jon existe nem o tyrion.
Eu queria saber a passagem do tempo do primeiro primeiro até o último livro 🤔🤔
Teve um erro importante no primeiro comentário.
O Jaehaerys I era irmão mais novo do que Rhaena. Então pelas leis de Westeros ele seria o herdeiro mesmo. SE ela tivesse passado a frente dele, ai sim, seria uma quebra das leis.
Já a Rhaenys e o Vyseris eram primos, ambos netos Jaeherys.
Então a situação é completamente diferente. O pai da Rhaenys era irmão mais velho do pai do Vyserys.
Entao como o livro deixa bem claro, pelas leis de westeros: o irmão tem preferência sobre a irmã, mas o tio não.
O Jaeherys QUEBRA A LEI , ao nomear o Baelon ( pai do Vyserys) como seu herdeiro quando o pai da Rhaenys morre.
Então não da pra dizer que ele estava de "mãos atadas" pq só o Aegon poderia ter mudado lei, pois foi ele que resolveu desrespeitar a lei.
Primeiro quem criou as leis de Westeros foi o próprio Jaehaerys. Ele escreveu e criou o primeiro código de leis, unindo e redefinindo as leis antigas do reino e adicionando as novas. E não, Jaehaerys não quebrou lei alguma.
O ponto todo é o costume andalo, onde a mulher NUNCA entra na linha de sucessão. Então não, uma filha não tem preferencia sobre o tio. Nunca.
Não era uma questão de leis, e sim uma questão da cultura dominante. E por isso o comentário traz que o fato do Jaehaerys ser rei, mesmo sendo mais novo que sua irmã, era parte desse costume e vinha dai sua legitimidade.
Ao convocar o conselho Jaehaerys deixou que os lordes definissem se queriam seguir o costume andalo ou se preferiam criar uma nova reinterpretação.
Tudo isso está bem claro em “Fogo e Sangue” e em “O Mundo de Gelo e Fogo”
Rhaegar deve ter se apaixonado por Lyanna ao descobrir que ela era o Cavaleiro da Arvore que Ri. Foi correspondido e ao descobrirem que ela estava grávida resolveram fugir. Não deve ser algo ligado a profecias.
Kkkk
Cronologicamente não tem como Rhaegar ter engravidado a Lyanna no Torneio. E mesmo que Rhaegar tivesse se apaixonado por ela, não muda o fato de que na cabeça dele ele precisasse de um 3 terceiro filho, e então sim, houve um certo aproveitamento da situação por parte dele.
@@anacarolinalimatavares7928 não engravidou ela no torneio pois fugiram um ano depois. Acho que começaram a se relacionar a partir do torneio. Minha teoria é que fugiram ao descobrirem que ela estava grávida. Entre as possibilidades foi a melhor. Não acredito que Rhaegar fez o que fez por causa de uma profecia mas sim para salvar Lyanna e o bebê.
@@paulophbc mano não tem como kkkk. A gravidez só dura 9 meses, até ele ver a menina de novo ela já deveria ter tido a criança kkkk. E outra só o tempo que eles ficam de “lua de mel” em Dorne enquanto o pau quebra em Westeros é de 2 anos. Jon teria uma gestação maior do que a um de elefante. Nós estamos falando de um personagem que moldou a sua vida desde criança ao redor de uma profecia, mesmo que os leitores e até os personagens se deixem enganar pela figura dele, ele sendo analisado ao todo e seriamente, definitivamente não é um anjo.
Ele poderia ter se apaixonado pela Lyanna? Poderia. Ele fez o que fez só por isso? Definitivamente não.
A pessoa que comentou que o Jaime não merece redenção, não era ninguém menos que Ned Stark
qual o blog do martin?
Rhaegar tá mais pra um aprendiz fracassado de inquisidor do que pra um sith
Acredito que Jaehaerys conseguria coroa a Rhaenys sim, pois na época ele tinha o controle total do reino, era tão respeitado e temido como Aegon e tinha mais dragões sob seu comando
Jaehaerys estava velho e doente, tanto que viveu só um ano após o conselho. Acho que colocar a Rhaenys exigiria uma longa campanha para mudar a cultura de Westeros e ele não tinha tempo e energia pra isso
@@calaabocathiago digo antes, quando ele pulou a Rhaenys e escolheu o pai do Viserys , Baelon como herdeiro
@@calaabocathiago obrigado pela honra em ler o meu comentário 😁
SPOILER: Gente, a cena da dany trocando o drogon pelos imaculados na serie, existe nos livros?
Fico imaginando como seria a história da daenerys sem os dragões, pq pra mim ela saiu de escrava pra rainha graças a eles, tudo foi conquistado muito fácil, ela até poderia se casar com alguem rico e ter um exército mas nada comparado ao que ela se tornou no quinto livro, fico imaginando isso pois o martin ja disse que foi obrigado a incluir dragões, queria saber como seria ssa daenerys sem os dragões.