Olá, pessoal! Agradecemos todos os elogios e aproveitamos para reiterar que necessitamos da ajuda financeira de vocês para continuar este projeto. Faça sua doação, a partir de 10 reais, no site Apoia-se para que o trabalho possa seguir em frente: apoia.se/institutoborborema Obrigado!
Amo o trabalho de vcs e gostaria de sugerir algo ( que talvez já tenham feito): porque vcs não fazem um programa, nos moldes do Brasil Paralelo, de assinatura mensal e acesso a todo o material?
Comprei um livro de 700 pgs, de contos do Voltaire. Cada dia leio um pelo menos, e não tem como negar, faz um bem pra vc. Em menos de uma hora lendo um conto, vc vive experiências que talvez na sua própria vida nunca a experimente. Isso por si só ja vale a pena o tempo gasto na leitura.
@Victor Gustavo: você parou de postar os vídeos, não foi? Voltaire tem muita coisa interessante. Sugiro "Cândido ou o Otimismo", "Zadig ou o Destino" e a "História de um Brâmane".
Estou seguindo o conselho do Olavo e dos mestres antigos: mais literatura e menos "leitura técnica". É um processo de esticamento do imaginário. Interessante a autoanalise que o Caio fez a partir da compreensão do texto literário.
Quem ainda não leu "O Velho e o Mar", "Dom Casmurro" e ""Crime e Castigo", pretende lê-los (altamente recomendado) e não gosta de _spoilers_ *é melhor não assistir* a essa palestra até terminar de lê-los. Ainda bem que eu já havia lido todos... :) Gostei muito, Caio. Parabéns e obrigado pelo vídeo.
Que vídeo maravilhoso!! Parabéns ao Instituto Borborema e agradeço por disponibilizar esse material tão precioso e que transformou meu modo de olhar a literatura.
Retomando a leitura do livro "Guerra e Paz" e 3,2,1... Agradeço demais a disponibilidade da palestra no TH-cam. Nesse tempos tumultuados, temos que nos encontrar perante a este mundo de forma solitária.
Vc dando esta aula preciosa, eu pude rever estes personagens tão fortes que mexeram com nosso imaginário. Ahhh Dom Casmurro, o Velho e o Mar, Crime e Castigo. Parabéns por narrar pontos tão essenciais para nossa reflexão. 😌😌
Não podia começar a ler por causa de um problema misterioso que conflui falta na concentração, na resistência e até na esperança, que é misterioso em seus aspect6os de vibrações ocultas do mundo espiritual ou deficiências bioquímicas nos meus neurônios. Meu modo de lidar com o problema era no contrapeso ao desespero presente e imediato por uma esperança construída superficialmente de que a provisão divina em me oferecer um ambiente confortável e acessível, de que minha capacidade de antecipação e planejamento me permitiria achar circunstâncias favoráveis nas quais pudesse me esconder para realizar a leitura como uma atividade perfeita em dinamismo e aproveitamento; fosse na operação conjunta das duas ou na eficácia de uma só isolada. Mas esse é um problema que perdura e produz tormentos imensuráveis e sufocantes por anos, e os últimos anos dessa esperança artificial sem seu efeito final e milagroso também a tornaram em desespero. Mas por uma vez, por causa dessa palestra, agora eu pude encarar esse caso e toda a minha miséria interior por mim mesmo e olhando só pra mim mesmo, e percebi que para agir só pode ser mesmo como a mim próprio diante de todos essas debilitações e imperfeições que são minhas., E veja só, agora consegui começar a ler! Interessante essa descoberta, de como a esperança verdadeira só pode a ser se for diretamente em diante do desespero.
O certo ,o ideal mesmo é a criança ser criada por mãe e pai amoroso . MAS INFELIZMENTE encontramos homens com estatura externa de gigantes e anãs por dentro e consequentemente sem estrutura para criar uma um ser humano . Ideal buscar no Reino de Deus que é de Paz ,Amor e Alegria para viver e transformar vidas.
Por isso repetimos os clássicos com facilidade: os dramas da vida humana que os grandes autores narram, sempre estão em consonância com nossa vida. Os grandes textoss sempre terão algo a nos ensinar mas mais variadas fases da nossa vida. Tenho essa experiência nitidamente com Shakespeare.
Quando li o livro, compreendi que Bentinho tivesse sido criado pela própria mãe que era viúva e não pela avó. Infelizmente, não tenho mais o livro para tirar a dúvida. No demais, nada a acrescentar.😁 Gostei da estória do pescador e comprarei o livro! Muito obrigada, IB por compartilhar conhecimento!👏
Caracas!!! Muito bom. Pela primeira vez ouvi alguém falando algo realmente proveitoso sobre Dom Casmurro. Peguei até bronca do livro, primeiro pela minha ignorância, segundo pelo besteirol que ouvia a respeito. Na faculdade tive professores falando que o Bentinho tinha uma queda amorosa pelo Escobar. Agora vou reler Dom Casmurro. Obrigada.
Putz! Que conteúdo incrível! Obrigada por compartilharem essas ideias incríveis e essa percepção mais autêntica da relação entre a vida e a literatura. Só um adendo...não entendi a menção ao Caio de Abreu - Karnal conheço pouco e até onde sei não escreve ficção.
Quando vejo uma pessoa assistindo Globolixo, me dá uma espécie de dó...penso : q precioso tempo, e q poderia estar investindo em conhecimento e não em emburrecimento.😏
Ele fala do autor, Northrop Frye, O código dos códigos, Anatomia da crítica e A imaginação educada. A Imaginação educada é o mais acessível, menor tem para vender, já o Código dos códigos está esgotado e o Anatomia da crítica é mais volumoso.
Olá, pessoal! Agradecemos todos os elogios e aproveitamos para reiterar que necessitamos da ajuda financeira de vocês para continuar este projeto. Faça sua doação, a partir de 10 reais, no site Apoia-se para que o trabalho possa seguir em frente:
apoia.se/institutoborborema
Obrigado!
Amo o trabalho de vcs e gostaria de sugerir algo ( que talvez já tenham feito): porque vcs não fazem um programa, nos moldes do Brasil Paralelo, de assinatura mensal e acesso a todo o material?
SENSACIONAL.. vocês, do instituto borborema, não tem noção do bem que estão fazendo às pessoas que assistem a estes vídeos
Não houve novidade nessa palestra, pois sou aluno do Olavo, mas o ato de relembrar é essencial! Parabéns pelo trabalho!
Comprei um livro de 700 pgs, de contos do Voltaire. Cada dia leio um pelo menos, e não tem como negar, faz um bem pra vc. Em menos de uma hora lendo um conto, vc vive experiências que talvez na sua própria vida nunca a experimente. Isso por si só ja vale a pena o tempo gasto na leitura.
victor gustavo Do universo dos contos,
curiosa dica. Interessante.
@Victor Gustavo: você parou de postar os vídeos, não foi?
Voltaire tem muita coisa interessante. Sugiro "Cândido ou o Otimismo", "Zadig ou o Destino" e a "História de um Brâmane".
Sem palavras para o trabalho de vocês . Que Deus os abençoe !
Obrigado!
Vindo diretamente a aula 2 de prosa da Formação básica do IB. Recomendo a formação.
Estou seguindo o conselho do Olavo e dos mestres antigos: mais literatura e menos "leitura técnica". É um processo de esticamento do imaginário. Interessante a autoanalise que o Caio fez a partir da compreensão do texto literário.
Capítulo "Discussões" no "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota" fala disso, caso não já leu, recomendo.
Sem palavras... Maravilhosa reflexão!
Agradeço pela excelência em mais esse trabalho.
Quem ainda não leu "O Velho e o Mar", "Dom Casmurro" e ""Crime e Castigo", pretende lê-los (altamente recomendado) e não gosta de _spoilers_ *é melhor não assistir* a essa palestra até terminar de lê-los. Ainda bem que eu já havia lido todos... :)
Gostei muito, Caio. Parabéns e obrigado pelo vídeo.
Pura verdade!
Parabéns, Caio.Essa palestra é sensacional.
Excelente, Caio. Sempre retorno aqui pra repetir as aulas.
Que vídeo maravilhoso!! Parabéns ao Instituto Borborema e agradeço por disponibilizar esse material tão precioso e que transformou meu modo de olhar a literatura.
Muito bela a analogia. E sim, o livro é muito lindo.
Obrigada Caio! Obrigada Instituto Borborema! Que conteúdo extraordinário! Magnífico! Vou assistir mil vezes!!♥♥♥
Retomando a leitura do livro "Guerra e Paz" e 3,2,1...
Agradeço demais a disponibilidade da palestra no TH-cam. Nesse tempos tumultuados, temos que nos encontrar perante a este mundo de forma solitária.
Vc dando esta aula preciosa, eu pude rever estes personagens tão fortes que mexeram com nosso imaginário. Ahhh Dom Casmurro, o Velho e o Mar, Crime e Castigo.
Parabéns por narrar pontos tão essenciais para nossa reflexão. 😌😌
QUIS DIZER MÃE E PAI AMOROSOS. BÁSICO IDEAL.
Não podia começar a ler por causa de um problema misterioso que conflui falta na concentração, na resistência e até na esperança, que é misterioso em seus aspect6os de vibrações ocultas do mundo espiritual ou deficiências bioquímicas nos meus neurônios.
Meu modo de lidar com o problema era no contrapeso ao desespero presente e imediato por uma esperança construída superficialmente de que a provisão divina em me oferecer um ambiente confortável e acessível, de que minha capacidade de antecipação e planejamento me permitiria achar circunstâncias favoráveis nas quais pudesse me esconder para realizar a leitura como uma atividade perfeita em dinamismo e aproveitamento; fosse na operação conjunta das duas ou na eficácia de uma só isolada.
Mas esse é um problema que perdura e produz tormentos imensuráveis e sufocantes por anos, e os últimos anos dessa esperança artificial sem seu efeito final e milagroso também a tornaram em desespero. Mas por uma vez, por causa dessa palestra, agora eu pude encarar esse caso e toda a minha miséria interior por mim mesmo e olhando só pra mim mesmo, e percebi que para agir só pode ser mesmo como a mim próprio diante de todos essas debilitações e imperfeições que são minhas., E veja só, agora consegui começar a ler!
Interessante essa descoberta, de como a esperança verdadeira só pode a ser se for diretamente em diante do desespero.
Literatura universal.
Nem burguesa, nem anti-burguesa.
Essencial.
O certo ,o ideal mesmo é a criança ser criada por mãe e pai amoroso . MAS INFELIZMENTE encontramos homens com estatura externa de gigantes e anãs por dentro e consequentemente sem estrutura para criar uma um ser humano . Ideal buscar no Reino de Deus que é de Paz ,Amor e Alegria para viver e transformar vidas.
Por isso repetimos os clássicos com facilidade: os dramas da vida humana que os grandes autores narram, sempre estão em consonância com nossa vida. Os grandes textoss sempre terão algo a nos ensinar mas mais variadas fases da nossa vida. Tenho essa experiência nitidamente com Shakespeare.
Muito obrigado
Ótima aula.Ja compartilhei em vários grupos.Complrmrntei c a peça de teatro de Ivan litle.
Excelente palestra. Senti uma leve tristeza pelo afastamento do hábito da leitura. Irei mudar isso.
Que incrível
#BRASIL
Excelente!!!
A melhor palestra que já assisti até hoje. INCRÍVEL!
Incrível!!
A sociedade tem que aprender que nada é fácil é o que for demais para o ser humano não presta para o mesmo
Estou muito agradecida por essa excelente aula! Maravilha!!! 👏👏👏
Fantástico, Caio! E angustiante ao mesmo tempo...
Uau! Que palestra! já quero ler todos os livros que ele citou! :)
Quando li o livro, compreendi que Bentinho tivesse sido criado pela própria mãe que era viúva e não pela avó. Infelizmente, não tenho mais o livro para tirar a dúvida. No demais, nada a acrescentar.😁 Gostei da estória do pescador e comprarei o livro! Muito obrigada, IB por compartilhar conhecimento!👏
Cara, que palestra boa. Muito interessante mesmo. Parabéns, Caio!
Aula excelente 👏👏👏👏
Vocês são incríveis
Excelente! Obrigada pelo vídeo. Deus te abençoe.
Um trabalho que estimula a boa leitura. Parabéns!
Vivendo, lendo e aprendendo. Muito bom o vídeo. 👍
Tremendo vídeo !!! Maravilhoso! Assistam!
Excelente, Caio.
Caracas!!! Muito bom.
Pela primeira vez ouvi alguém falando algo realmente proveitoso sobre Dom Casmurro. Peguei até bronca do livro, primeiro pela minha ignorância, segundo pelo besteirol que ouvia a respeito. Na faculdade tive professores falando que o Bentinho tinha uma queda amorosa pelo Escobar.
Agora vou reler Dom Casmurro.
Obrigada.
Putz! Que conteúdo incrível! Obrigada por compartilharem essas ideias incríveis e essa percepção mais autêntica da relação entre a vida e a literatura. Só um adendo...não entendi a menção ao Caio de Abreu - Karnal conheço pouco e até onde sei não escreve ficção.
IB, maravilha, gente inteligente é sempre lindo de ver! parabéns queridos! avante!
Aula didática. Muito bom!
Incrível.
Amei. Obrigada por compartilhar essa sabedoria.
Genial
Parabéns pela palestra, Caio. Abraço
Perfeito👏🏻👏🏻👏🏻
❤️❤️❤️
Obrigada pela aula MARAVILHOSA!
PARABÉNS!
Ótima palestra, Caio!
Sensacional!!!!
Magnífica exposição!!
Abençoado seja o operador de som!!
Parabéns pelo vídeo e muito obrigado!!
Excelente! Parabéns pelo conteúdo.
Para o algoritmo te ajudar
Excelente aula.
Muito bom!
amigos, que palestra!
Ótima palestra.
Aprendendo muito com essas palestras do IB. Coloquem o número da conta bancária.
Quando vejo uma pessoa assistindo Globolixo, me dá uma espécie de dó...penso : q precioso tempo, e q poderia estar investindo em conhecimento e não em emburrecimento.😏
So to aqui por causa do professor de portugues
*•́ ‿ ,•̀ incrível.....*
Será que alguém tem referências para a gente rever o tema e aprofundar??? Se alguém tiver, por favor, passe aí!!!
Ele fala do autor, Northrop Frye, O código dos códigos, Anatomia da crítica e A imaginação educada. A Imaginação educada é o mais acessível, menor tem para vender, já o Código dos códigos está esgotado e o Anatomia da crítica é mais volumoso.
Obras literárias:
Dom Casmurro, Machado de Assis
O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
A Morte de Ivan Ilitch, Tolstoy
Crime e Castigo, Dostoiévski
Olá! Gostaria de saber o nome da música da Intro, por gentileza.
8:54
uau
LAIKE!!!!!!!
Existe algum curso de vocês que nos ajuda a extrair o máximo de alguma obra?
A formação do instituto borborema
microfone tava um pouco chiado
Infelizmente tivemos um problema com o áudio do microfone nos minutos iniciais do vídeo.
O Som esta péssimo.
Acertam depois dos 13:00. Confira aí.
Infelizmente tivemos um problema com o áudio do microfone nos minutos iniciais do vídeo.
Menino criado por vó ??? XI!!!! Preconceituoso e machista.
Som péssimo. Não aguentei 👎👎👎
Muito bom!