Aos 85 anos, seu Zéza fala sobre sua história e sobre a folia de Reis em Bodoquena

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 23 ม.ค. 2025
  • Aos 85 anos, Zéza ainda toca flauta e defende a tradição da Festa de Reis em Bodoquena
    Chegou a hora de contar a história de mais um personagem importante de Bodoquena, defensor da tradição da Folia de Reis e um dos desbravadores de Bodoquena.
    Estamos falando do senhor Zéza, como é conhecido na região, pois o seu nome verdadeiro, Moisés Farias dos Santos, poucos conhecem.
    Zéza chegou em Bodoquena no ano de 1964. Ele nasceu na Bahia, em 1939, no distrito de Cachoeira, em Santana dos Brejos, e veio para Bodoquena no antigo Campão a convite de parentes que estiveram na Bahia para receber uma herança.
    Eles disseram que esta região do antigo Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, era muito boa, tinha muita fartura e era uma região muito promissora para ele iniciar a sua vida.
    Ao chegar aqui, Zéza conheceu uma linda moça por quem se apaixonou: a senhora Terezina Francisca de Assis dos Santos, com quem se casou e tiveram 9 filhos, vivendo juntos até hoje.
    Zéza fala com carinho de Bodoquena porque disse que aqui só fez amizades. No início, aqui era um lugar muito perigoso, mas que, mesmo assim, ele só fez amizades, mesmo com os bravos que viviam aqui.
    Zéza contou à equipe do site "Aqui é Destaque" que, além da paixão que tem pela esposa, também tem uma outra paixão: a Folia de Reis, a qual ele defende há muitos anos na cidade.
    Desde que veio para Bodoquena, participa, e, para manter essa tradição, até já fez seus próprios instrumentos com a ajuda de amigos.
    Nos contou que, para fazer um tambor, teve que trazer uma tora de madeira em um carrinho de mão até sua residência, vindo de uma mata da região, pois era o único meio de transporte que ele tinha. Nos contou com orgulho que este tronco serviu para confeccionar vários instrumentos.
    Zéza ficou sabendo que, neste ano, não haveria a festa de Santo Reis em Bodoquena.
    Foi então que reuniu um grupo de amigos e organizaram a festa, que vai acontecer no dia 05, com um baile à noite no CLB Clube do Laço Bodoquena, e no dia 06, dia de Santo Reis, a festa inicia às 11 horas com a tradicional chegada da bandeira.
    Ao meio-dia, será rezado um terço e, logo após, será servido um delicioso almoço com grande churrasco, tudo gratuito aos presentes, com as prendas arrecadadas na cidade pelos foliões.
    Realmente, o senhor Zéza é uma pessoa muito importante para a cultura local. Você conhece o senhor Zéza ou alguém que mantém essa tradição em sua região? Deixe seus comentários.

ความคิดเห็น •