Como calcular a % de fase cristalina usando o Origin - Difração de Raios-x

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • Neste vídeo explico como calcular a porcentagem de fase cristalina e/ou amorfa em um material após a análise de DRX, utilizando o programa Origin.

ความคิดเห็น • 20

  • @ppamonha
    @ppamonha 5 ปีที่แล้ว

    Muito obrigado pelos vídeos, são ótimos!

  • @victoriafadel3626
    @victoriafadel3626 4 ปีที่แล้ว

    Bom dia,
    O refino que você fez no teu gráfico seria o mesmo que realizar o Smooth do Origin?
    Obrigada !

  • @cristinagomes2875
    @cristinagomes2875 6 ปีที่แล้ว +1

    Olá Izaura, se eu não tenho a baseline, como faço para calcular? Vi em uma dissertação que tem como (Metodo de Separaçao Simples de Area), mas não explica. Vc poderia me ajudar por favor?

  • @RoniereSoartes
    @RoniereSoartes 6 ปีที่แล้ว +1

    Izaura Nogueira, seria bom, se possível, referenciar o trabalho que descreve a fórmula da cristalinidade relativa (%).

    • @IzauraNogueira
      @IzauraNogueira  6 ปีที่แล้ว +2

      Oi Roniere, esse que eu utilizei foi do Leonardo Soares,eu referencio o trabalho dele em outro vídeo. Mas todo trabalho onde é calculada a cristalinidade por este método, vem a referência ( geralmente de algum artigo em inglês). Assim q chegar em casa procuro e posto aqui.

  • @elioenailevibarbedo2798
    @elioenailevibarbedo2798 4 ปีที่แล้ว

    Izaura muito obrigado pelo seu video. Sou aluno de mestrado da Universidade Federal de Itajubá e tenho aprendido demais com seus videos. No entanto estou com uma dúvida? Já vi outros videos e outros autores calcular a % de fase cristalina utilizando uma fórmula diferente. A fórmula que você disponibilizou eu cheguei em uma % de cristalinidade que não faz muito sentido para o meu material que é um aço ferramenta. O valor que eu cheguei é 1,53% de cristalinidade. Nesse artigo (The staling of bread: an X-ray diffraction study) diz assim: % cristalinidade = (Ical)/(Ical+Ibkc). Você poderia me esclarecer ? Desde de já agradeço.

  • @carlamaciel6139
    @carlamaciel6139 6 ปีที่แล้ว +1

    olá Izaura, na verdade eu não entendi como se obtem as colunas C e D será que vc pode me ajudar?

  • @manuelasilva5648
    @manuelasilva5648 4 ปีที่แล้ว

    Oi Izaura, muito obrigada pelo vídeo!! Foi muito esclarecedor!! Tenho uma dúvida sobre o cálculo da % de cristalinidade. Ao fazer esse cálculo levamos em consideração a amostra como um todo ou temos que fazer esse cálculo para cada fase presente na amostra (aquelas que tem mais de uma fase)? Se for para cada fase, você poderia dizer como fazer esse cálculo? Já que no vídeo você parece considerar a amostra como um todo, independente da existência de outras fases ou não.

  • @CesarAugusto-hk9td
    @CesarAugusto-hk9td 6 ปีที่แล้ว

    Oi Izaura!
    Gostaria de saber como vc leva os dados do refinamento do GSAS para o Origin. Se o GSAS gera alguma planilha?

  • @cristinagomes1854
    @cristinagomes1854 7 ปีที่แล้ว +1

    Olá Izaura, tem como calcular a porcentagem de cristalinidade pelo programa gsas?

    • @IzauraNogueira
      @IzauraNogueira  7 ปีที่แล้ว

      Oi Cristina! Tem sim, mas até onde eu sei, depende. Por exemplo, quando vc termina o seu refinamento, o arquivo gerado vai especificar qual a % de cristalinidade de cada fase (se vc tiver mais de uma, claro) separadamente. Mas pelo que percebi, na maioria dos artigos e trabalhos que leio, costuma ser calculado por esse método que ensino no vídeo mesmo.

    • @IzauraNogueira
      @IzauraNogueira  7 ปีที่แล้ว

      www.ccp14.ac.uk/solution/gsas/files/expgui_quant_gualtieri.pdf

  • @RoniereSoartes
    @RoniereSoartes 6 ปีที่แล้ว +1

    Olá Izaura! Parabéns pela iniciativa de disponibilizar o conteúdo. Gostaria de saber se a Intensidade Observada (Iobs) é o resultado experimental? Pela lógica, é sim, mas você usa posteriormente o termo Intensidade Calculada (o). São coisas diferentes? Sobre o background ou baseline, dá para obter esses dados no X´Pert HighScore: não precisa de refinamento no GSAS.

    • @IzauraNogueira
      @IzauraNogueira  6 ปีที่แล้ว

      Olá Roniere. Sim, a intensidade observada (Iobs) é o resultado experimental. Após o refinamento, eu obtenho a intensidade calculada, e como o cálculo da % de cristalinidade que faço nesse vídeo é com os dados pós-refinamento estrutural, achei melhor utilizar o termo intensidade calculada. E sim, é possível obter tudo pelo HighScore, até pq o HighScore também é um programa pra fazer refinamento estrutural.

    • @RoniereSoartes
      @RoniereSoartes 6 ปีที่แล้ว

      Caroline, a fórmula apresenta a intensidade observada (Iobs) aos 48 segundos deste vídeo, mas na realidade é a intensidade calculada (Icalc). A primeira é o próprio resultado experimental tal qual foi adquirido. Esta última é obtida após o refinamento, o que pode ser feito no GSAS e também no X´Pert HighScore Plus. Assim, não dá para calcular a Cristalinidade Relativa sem efetuar o refinamento Rietveld.

  • @paulagomes7857
    @paulagomes7857 7 ปีที่แล้ว

    Olá, muito bom o vídeo, mas como vc calculou a linha base?

    • @IzauraNogueira
      @IzauraNogueira  7 ปีที่แล้ว

      Paula Gomes Oi Paula, n entendi direito sua pergunt. Vc quer saber de onde obtive esses valores que aparecem no Origin? Pq se for isso, eu obtive através do refinamento estrutural usando o método de Rietveld, usando o GSAS.

    • @RoniereSoartes
      @RoniereSoartes 6 ปีที่แล้ว +1

      A linha base se trata do percentual amorfo. Ela pode ser obtida no HighScore Plus a partir do Menu "Treatment", opção "Determine Background..." Clica-se em "Accept" na caixa de diálogo para ACEITAR a linha sinuosa (resultado de uma função polinomial). Daí será gerada na tabela uma coluna Iback.

    • @carlamaciel6139
      @carlamaciel6139 6 ปีที่แล้ว

      É possivel fazer o refinamento pelo oringin?

    • @irismensageirasdofeminino
      @irismensageirasdofeminino 5 ปีที่แล้ว +1

      @@RoniereSoartes salvou minha vida !!!