Pai Agenor foi um homem inteligentíssimo! Foi professor do Colégio Pedro II no RJ aonde estudei, e transmitiu seu conhecimento das raízes de nosso culto com generosidade que jamais vi. Tive a honra de conhece-lo através do Professor José Beniste, e atesto que, nunca presenciei tamanha humildade e despojamento dentro de nossa religião. Fui iniciada em 1986, e hoje, aposentada, moro na Europa e presto minhas homenagens aos orixás de forma sóbria e reservada, mas com a mesma devoção, emoção e carinho. Esta menção que ele faz dizendo neste documentário sobre o uso ou não de roupa branca, foi-me repetida por ele na primeira vez em que deu a honra de me recebeu em sua casa. Contou-me que a zeladora que havia sido recebida por ele antes de mim lhe dissera: " Meu velho, o senhor, um homem de Oxalá usando cinza? Vou lhe trazer um casaco branco!" Ao que ele rebateu: "Minha senhora quem gosta de branco é Oxalá, não eu." Pai Agenor orienta e glorifica minha fé!! Gratissima!
Um dos maiores sacerdotes que o Candomblé já teve. Eu e minha família frequentávamos sua casa. Um homem extraordinário, sábio, bondoso e verdadeiramente devoto dos Orixás. Por INVEJA alguns falam mal dele, tentam diminuir sua importância no culto. Muitas casas existem hoje graças a ensinamentos dados por ele. Muita gente "famosa" do candomblé aprendeu tudo o que sabe com ele...mas não admite.
Ele ta certissimo a verdade doi ajudai e socorrer aos necessitados quem procura porque esta precisado de ajuda .agora hoje em dia os falsos pedi boi em troca como pedi o boi se nao tem.carne em.casa logica .ajudar os necessitados o b3m
Genteee, tô abismada com a doçura desse senhor! Sou evangélica, praticante, realmente convertida (diferente de convencida), mas gosto de assistir vídeos de religiões, pq gosto de saber, entender, para tirar as minhas próprias conclusões. Eu não vou falar sobre a religião em si, pq religião não salva e não liberta ninguém - ela é apenas um canal necessário onde (penso eu), o ser humano deve passar para aos poucos ir evoluindo como ser humano, aprendendo a suportar, amar e perdoar pessoas. Acredito q o principal realmente está dentro de cada um, independente da "caixa" q escolheu. A minha religião é JESUS, mas respeito as outras. Esse senhor é um exemplo de ser humano, pelo menos foi o q percebi - um ser humano raro!
Nossa que bom ter pessoas como vc no universo, e mesmo com a sua religião em particular, sabe entender que religião é apenas um encontro da evolução de cada um. Axé pra vc.
Ele é muito mais que isso, ele um representante fiel da verdadeira religião do Candomble, diferente de muitos que se embriagam com o poder que trazem do Orum, que sua missão é servir o outro, e não explorar. Acredito fielmente que os Orixas são puros e sagrados, é o que mais amo, embora acredite no Cristo Jesus.
"Eu amo os Orixás,tanto que nunca fiz isso de um meio de vida...O que eu não acho certo é do CRUEL pai ou mãe de santo exigir uma certa quantia de criaturas as vezes que pelo o jogo ,eles deveriam ter visto que não têm nada ! " 👏👏👏👏
Assistindo pela primeira vez em 2024. Encantada. Quando quiser observar se está diante de alguém grandioso/culto em seu ofício se atente à simplicidade e humildade da pessoa em questão. De A à Z, seja qual for a personalidade em questão, época, esfera... observe a simplicidade e humildade. Acabei de assistir o sábio Agenor encantada.
Quanta sabedoria em uma pessoa, quanta simplicidade, humildade, amor ao Sagrado eu simplesmente amo ouvir pessoas mais velhas. Já é a segunda vez que assisto esse documentário, e toda vez eu me emociono com as palavras desse grande homem. Se todos os sacerdotes de Candomblé tivesse 1% dessa sabedoria e simplicidade, nossa religião seria muito diferente do que é. Que Baba Oxalá o tenha em bom lugar🤍
Meu Deus que ensinamentos, é como meu falecido babá dizia e encinava que os orixás é a força da natureza e simplicidade e não luxuria. E sempre falava também venha pelo amor e não pela a dor , e sempre dizia eu não sou pai do santo eu sou apenas o zelador dos orixás.
É muito interessante ver um homem de grande importância para o candomblé, se comportar com tamanha humildade e sensibilidade, é exemplo a ser seguido, independente de nossa religião.
Meu Deus que ser iluminado se tivéssemos mais pessoas assim com esse coração no mundo e na religião o mundo seria melhor mais Deus o pai de todos a de nós dar o prazer de termos pessoas como ele benção 🙌🏻🙏
Assistindo durante a pandemia ( 2020) já havía assistido antes mais voltei para dizer agradeçam por cada dia de vida que nos é concedido, que Olorum seja por nós !!
muito boa tarde Pai Márcio e a toda equipe do TUFRA,SUA BENÇÃO e aque Oxalá abençoe os seus componentes e integrantes, acabo de assistir a essa grande história de vida de olowo Agenor Miranda da Rocha, que um dia Oxalá me permita conhecer pessoalmente o TUFRA,que Pai Zambi co tinue abençoando o seu ponto de força e a sua Missão.
Gênios sempre veem a coisa diferente de nós os comuns! Adorei em 16:20!!! "Já eu acho uma nomenclatura errada dizer "pai de santo", O santo que é meu pai, eu não sou pai de santo nenhum!" Adorável!!!
Pai Agenor, uma biblioteca viva que contem o conhecimento do sagrado. Pessoas do quilate dele deveria ficar eternamente conosco, em matéria. Mas temos o alento de seu legado.
Estou vendo o pela primeira vez Pai muito querido e amado por muitas pessoas, não tive o prazer de conhecer lo, mas apenas por conhecer a vossa história me conforta muito de escutar que ele não faz matança de animais, eu respeito os que fazem, mas eu também dentro do meu ser não aceito não, Deus nos deu a Natureza e varias possibilidades de trabalhar com ela. Também admiro o respeito pela Igreja Católica, eu também respeito todas religiões e visito todas elas 🙏 gratidão, eu sou apenas um minúsculo grão de areia, não sou famosa artista e nem tenho títulos algum, estou apenas seguindo humildemente aqui na terra e aprendendo e tenho muito a aprender ❤️🙏💐
CULTURA AFRO BRASILEIRA ganhou muito com esse senhor que acabo de conhecer 18.01.2023. É uma personalidade que em retribuição ao muito que semeou... ser lembrado e celebrado...
Cheguei aqui porque estou lendo Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi, o autor fala de Pai Agenor. Estou encantada com o documentário. Tenho pouco tempo conhecendo a Umbanda e conhecendo agora o Candomblé através dos livros e vídeos...e é lindo!!! E Pai Agenor mostra o quanto a essência do Axé é humildade, amor e caridade!! Axé a todos que estão também nessa jornada maravilhosa!!
Tive o prazer de conhece lo ainda vivo quando morava em Vila Isabel , perto do Engenho Novo .Encantador dentro da sua simplicidade e autoridade religiosa nunca na vida conheci .
Graças a meu bom senhor do Bonfim sempre pedi aos Orixás coisas boas para mim e para as outras pessoas. Sempre pedi boa aventurança. Isso me traz uma paz… Tão grande… Que matéria linda!
Eu tenho 52anos eu conheci esse candomblé verdadeiro nó terreiro dá nossa querida e amada vizinha dona Éster Eu lembro que Elis erao assim todos dê Blanco simples arrumados com folhas com xita todos pintadinhos Eu nunca más ouvi falar sóbre ela
Amei pai Agenor ..Axe meu pai .Deus abençoe o senhor
ปีที่แล้ว
Maravilhoso os ensinamentos do seu Agenor , tudo que foi dito e esclarecido deveria ser passado diante do mundo, pois aqui pude fazer uma reflexão da minha vida e da minha fé, tudo se resume ao amor, e ao perdão, como ele mesmo disse no final do vídeo, agradeço a espiritualidade por ter me conduzido até aqui, pois tudo tem um tempo certo para recebermos esse foi um grande presente da espiritualidade, sou grata de coração e alma, pois para evoluirmos devemos compreender o verdadeiro sentido no caso aqui dos orixás da religião, se eu visse esse vídeo alguns anos atrás talvez não tivesse esse entendimento, mas hoje a própria espiritualidade me presenteou e revelou de uma maneira linda e como sou grata mil vezes por isso, as pessoas precisam ouvir mais, e ter menos julgamento a doutrina que é desconhecida mas tem essência é real ao olhos de Deus e da espiritualidade, seu Agenor uma verdadeira conduta de amor e de fé tudo numa junção do que é espiritual. Gratidão aos que contribuíram com este belíssimo vídeo, que não é somente um documentário muito além do espiritual. Axé!!💛🤍💛🤍💛✨✨✨✨✨✨✨🤍💛🤍💛🤍💛
Pai Agenor um sábio,honrado muito bom conhecimento das coisas espirituais, super e inesquecível. Eu tenho muita honra, pois conheci desde da minha infância. Este talento.
Meu deus não tem comentários simplesmente coisas que eu nuca vi na minha vida que NOSSO pai oxala de muitos muitos anos de vida queria conhecer pessoalmente sei que é impossível porque e uma pessoa incrível meu nome é Ilda moro em são paulo santo amaro muito bom
Um homem diferenciado por sua sabedoria. Seria massacrado nos dias atuais onde jovens querem ensinar religião baseados nos conceitos políticos de um professor da escola ou faculdade, mesmo que esse nunca tenha pisado na religão ou ainda com sábios do TikTok.
Por isso, que eu sempre falo. Ame, abrace, fale tudo para os seus pais. Amigos e por aí vai... Voltando em 2018 Nos despedimos da Dama do candomblé. Mãe Stella de Oxóssi. Descanse em paz! Obrigado pelo seu sim. e pela sua contribuição para a nossa fé. Gratidão.
Eu considero esse vídeo um presente para quem é apaixonado por Orixa, louvado seja quem nos deu esse presente. História divina de um homem sagrado. Vi essa história há muitos anos atrás, e hoje estou aqui em prantos de emoção com essa história.
Nesta época no fim da vida ele se converteu ao budismo e começou a fala essas bobagens. Pode ver no documentário a casa dele parece um templo budista. Fala que não pode deixar o candomblé acabar mais abandou. Essa história de sangue verde não existe nem aqui nem na Nígeria. A folha é essencial mais não é o único elemento necessário para o culto. Ele veio para são Paulo e assentou muito orixá por aqui e te garanto que não foi com suco de melancia.
Busco cada dia entender sobre a religião, busco evoluir e na medida do possível, busco paz, amor e sabedoria pra ter entendimento dos orixás. Eu amo os orixás antigamente por alguns familiares serem evangélicos me diziam, é coisa do Diabo. Que tamanha ignorância, eu fui atrás do que eu realmente queria, levei um tempo sabe mais Olorum e os orixás tinha certeza do meu caminho.
Que ser mais iluminado!!!! Nunca ouvi tão sabias palavras sobre os orixás e religiosidade e como ser humano deve se portar sobre as folhas nossa estou encantada era tudo que eu queria ouvir e saber muito feliz por saber tão certo da nossa religião e sobre o sagrado de verdade 🥰
🌻🌳🌾As músicas Italianas aqui tocadas são magníficas e os Cantos Gregorianos. E ja estou amando ele pois abraça a natureza.O Encontro com João Paulo Segundo,esse documentário é riquissimo de um homem de sabedoria, e muito conhecimento foi professor de Pedro 2°... 💖💓💗🙏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🌻🌳🌾
Lindo documentário. Fiquei sabendo de sua história através de um curso de Teologia de Umbanda que estou fazendo que fala de sua história e cita este documentário. Não sou do candomblé mas é impossível não ver sabedoria nesse senhor! Gratidão pelo documentário!
No início ele diz uma coisa tão verdadeira: Na Bahia se mantém a raiz, já em SP e no RJ tudo se modificou por causa da vaidade do ser humano. Um querendo ser melhor que o outro, um desmerecendo o outro. ACORDEM, OS ORIXÁS NÃO É ISSO. Lembre da onde veio a sua raiz, não deixe o luxo te dominar, no candomblé temos que ser como um dia foi os nossos irmãos escravos: Rico de cultura e sabedoria, não cheio de luxo como a burguesia.
"já em SP e no RJ tudo se modificou por causa da vaidade do ser humano" a culpa seria então da vaidade e não dos povos que moram em são paulo e no rio de janeiro. xenofóbico sim, infelizmente uma mania feia dos candomblés da bahia de acharem que sua cultura está morrendo (isso é repetido incessantemente a décadas e o candomblé continua firme e forte) e que a culpa disso são os fiéis do sul/sudeste
Raphael Vasconcellos O que mais tem é candomblé vaidade e marmoteiro na Bahia principalmente no interior no caso Vitória da conquista lugar de candomblé pra turista que engana e rouba as pessoas.
pois bem, desde de menino sempre cultivei as pessoas idosas .aprendi que a maturidade e a excelência de quem quer aprender .através dos ensino do professor Agenor, amar mais o candomble e sim saber cultivar os orixás: e umas das questões : O amor a simplicidade e a humildade e uma única palavra que se resume em tudo o Perdão ,axé o !Realmente este e o saserdote.Zanby na Kua ten Sá.Eu so tenho a dizer Au He.
Pai Agenor aonde estiver zele por mim e por minha família. Muita luz para o Senhor. Adupé Axé
Pai Agenor foi um homem inteligentíssimo! Foi professor do Colégio Pedro II no RJ aonde estudei, e transmitiu seu conhecimento das raízes de nosso culto com generosidade que jamais vi. Tive a honra de conhece-lo através do Professor José Beniste, e atesto que, nunca presenciei tamanha humildade e despojamento dentro de nossa religião. Fui iniciada em 1986, e hoje, aposentada, moro na Europa e presto minhas homenagens aos orixás de forma sóbria e reservada, mas com a mesma devoção, emoção e carinho. Esta menção que ele faz dizendo neste documentário sobre o uso ou não de roupa branca, foi-me repetida por ele na primeira vez em que deu a honra de me recebeu em sua casa. Contou-me que a zeladora que havia sido recebida por ele antes de mim lhe dissera: " Meu velho, o senhor, um homem de Oxalá usando cinza? Vou lhe trazer um casaco branco!"
Ao que ele rebateu: "Minha senhora quem gosta de branco é Oxalá, não eu." Pai Agenor orienta e glorifica minha fé!! Gratissima!
Um dos maiores sacerdotes que o Candomblé já teve. Eu e minha família frequentávamos sua casa. Um homem extraordinário, sábio, bondoso e verdadeiramente devoto dos Orixás. Por INVEJA alguns falam mal dele, tentam diminuir sua importância no culto. Muitas casas existem hoje graças a ensinamentos dados por ele. Muita gente "famosa" do candomblé aprendeu tudo o que sabe com ele...mas não admite.
Falam o que dele?
A glória é dá religião, e por isso não se ufanava. A grandeza está na simplicidade.
Ele ta certissimo a verdade doi ajudai e socorrer aos necessitados quem procura porque esta precisado de ajuda .agora hoje em dia os falsos pedi boi em troca como pedi o boi se nao tem.carne em.casa logica .ajudar os necessitados o b3m
Quem falar mal de pai Agenor nem é gente... Hahahaha'
@@pedroazevedo5051 . Jl.iip8
Enfim, alguém que não ocupou o tempo e o espaço de Deus em vão!
O sangue verde para mim é mais importante que o sangue vermelho., com essas, palavras ,este trabalho lindo ganhou mais um inscrito👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sangue é pureza não importa a origem
Genteee, tô abismada com a doçura desse senhor! Sou evangélica, praticante, realmente convertida (diferente de convencida), mas gosto de assistir vídeos de religiões, pq gosto de saber, entender, para tirar as minhas próprias conclusões. Eu não vou falar sobre a religião em si, pq religião não salva e não liberta ninguém - ela é apenas um canal necessário onde (penso eu), o ser humano deve passar para aos poucos ir evoluindo como ser humano, aprendendo a suportar, amar e perdoar pessoas. Acredito q o principal realmente está dentro de cada um, independente da "caixa" q escolheu. A minha religião é JESUS, mas respeito as outras. Esse senhor é um exemplo de ser humano, pelo menos foi o q percebi - um ser humano raro!
Parabéns! Convertida e não convencida , é a real prova que Deus NÃO limita nada..
Assista Equede Sinha e Egbomim Cidália nos mesmo Site Nós Transatlânticos.
Nossa que bom ter pessoas como vc no universo, e mesmo com a sua religião em particular, sabe entender que religião é apenas um encontro da evolução de cada um. Axé pra vc.
Ele é muito mais que isso, ele um representante fiel da verdadeira religião do Candomble, diferente de muitos que se embriagam com o poder que trazem do Orum, que sua missão é servir o outro, e não explorar. Acredito fielmente que os Orixas são puros e sagrados, é o que mais amo, embora acredite no Cristo Jesus.
@@luzsol213 Amém!
Amor, define tudo, e precisamos vivê-lo, todos os dias!... É o q busco❣️
Makuiu Motumba Kolofe ..Pai Agenor ...Axé....🙏🕊🕊🕊🌻🌻🌻
"Eu amo os Orixás,tanto que nunca fiz isso de um meio de vida...O que eu não acho certo é do CRUEL pai ou mãe de santo exigir uma certa quantia de criaturas as vezes que pelo o jogo ,eles deveriam ter visto que não têm nada ! " 👏👏👏👏
Açq
Ele servia a Orixá, não ao dinheiro. Lindo, né?! 🥰
Todo trabalho tem que ser recompensado na seita, fica a dica para quem não sabe nada sobre o assunto, orobó ou zimbe ....
O mundo agora conhece essa alma fantástica que é pai Agenor de Miranda. Que homem! parabéns, vídeo maravilhoso.
Assistindo pela primeira vez em 2024. Encantada. Quando quiser observar se está diante de alguém grandioso/culto em seu ofício se atente à simplicidade e humildade da pessoa em questão. De A à Z, seja qual for a personalidade em questão, época, esfera... observe a simplicidade e humildade. Acabei de assistir o sábio Agenor encantada.
Gratidão. Por contribuir com esses ensinamentos preciosos!!!❤😀🙏
Quanta sabedoria em uma pessoa, quanta simplicidade, humildade, amor ao Sagrado eu simplesmente amo ouvir pessoas mais velhas.
Já é a segunda vez que assisto esse documentário, e toda vez eu me emociono com as palavras desse grande homem.
Se todos os sacerdotes de Candomblé tivesse 1% dessa sabedoria e simplicidade, nossa religião seria muito diferente do que é.
Que Baba Oxalá o tenha em bom lugar🤍
Esse é do verdadeiro candomblé .... Ética , culto conhecimento . Respeita a hierarquia .Raiz um professor historiador doutor .
Meu Deus que ensinamentos, é como meu falecido babá dizia e encinava que os orixás é a força da natureza e simplicidade e não luxuria.
E sempre falava também venha pelo amor e não pela a dor , e sempre dizia eu não sou pai do santo eu sou apenas o zelador dos orixás.
É muito interessante ver um homem de grande importância para o candomblé, se comportar com tamanha humildade e sensibilidade, é exemplo a ser seguido, independente de nossa religião.
Edson Almeida Xx
Esse é do verdadeiro candomblé .... Ética , culto conhecimento . Respeita a hierarquia .Raiz um professor historiador doutor .Mestre
Meu Deus que ser iluminado se tivéssemos mais pessoas assim com esse coração no mundo e na religião o mundo seria melhor mais Deus o pai de todos a de nós dar o prazer de termos pessoas como ele benção 🙌🏻🙏
Assistindo durante a pandemia ( 2020) já havía assistido antes mais voltei para dizer agradeçam por cada dia de vida que nos é concedido, que Olorum seja por nós !!
muito boa tarde Pai Márcio e a toda equipe do TUFRA,SUA BENÇÃO e aque Oxalá abençoe os seus componentes e integrantes, acabo de assistir a essa grande história de vida de olowo Agenor Miranda da Rocha, que um dia Oxalá me permita conhecer pessoalmente o TUFRA,que Pai Zambi co tinue abençoando o seu ponto de força e a sua Missão.
Gênios sempre veem a coisa diferente de nós os comuns! Adorei em 16:20!!! "Já eu acho uma nomenclatura errada dizer "pai de santo", O santo que é meu pai, eu não sou pai de santo nenhum!" Adorável!!!
Q Lindeza.
Este É o Candomblé Q adoraria VIVER
🕊️🙏💙💥🙌🎊🎉👏🥰🕊️
Pai agenor que sabedoria AXÉ
Pai Agenor, uma biblioteca viva que contem o conhecimento do sagrado. Pessoas do quilate dele deveria ficar eternamente conosco, em matéria. Mas temos o alento de seu legado.
Muito bonito ❤
Com Mãe Tatá em 14:31: Nitinha está aí,não?! Ah que coisa mais linda,um carinho com nossa Mãe,nossa eterna Iyá,com Oxum 💛🌼
Que espírito evoluído meu Deus! Coisa mais linda e emocionante de se ver. "A palavra mais bonita no dicionário não é saudade é perdão". 😭💕👏👏👏🙏🙌🙌
Estou vendo o pela primeira vez Pai muito querido e amado por muitas pessoas, não tive o prazer de conhecer lo, mas apenas por conhecer a vossa história me conforta muito de escutar que ele não faz matança de animais, eu respeito os que fazem, mas eu também dentro do meu ser não aceito não, Deus nos deu a Natureza e varias possibilidades de trabalhar com ela. Também admiro o respeito pela Igreja Católica, eu também respeito todas religiões e visito todas elas 🙏 gratidão, eu sou apenas um minúsculo grão de areia, não sou famosa artista e nem tenho títulos algum, estou apenas seguindo humildemente aqui na terra e aprendendo e tenho muito a aprender ❤️🙏💐
CULTURA AFRO BRASILEIRA ganhou muito com esse senhor que acabo de conhecer 18.01.2023. É uma personalidade que em retribuição ao muito que semeou... ser lembrado e celebrado...
Cheguei aqui porque estou lendo Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi, o autor fala de Pai Agenor. Estou encantada com o documentário. Tenho pouco tempo conhecendo a Umbanda e conhecendo agora o Candomblé através dos livros e vídeos...e é lindo!!! E Pai Agenor mostra o quanto a essência do Axé é humildade, amor e caridade!! Axé a todos que estão também nessa jornada maravilhosa!!
Àsè o!
💓Em 24:45 " a magia do candomblé são as folhas"....💞
As folhas e o axé. Sem folha não tem orixá, não tem axé.
Veja Egbomim Cidália no mesmo site Nós Transatlânticos.
" Mas eles me deram uma profissão". Disse tudo!
Tive o prazer de conhece lo ainda vivo quando morava em Vila Isabel , perto do Engenho Novo .Encantador dentro da sua simplicidade e autoridade religiosa nunca na vida conheci .
😊😊
Saudades do Sr.Pai Agenor de suas orientações quem me deu mta Luz quantas vezes fui até o Engenho novo gratidão eterna !!!!
Muito lindo! Emocionante! A equipe está de Parabéns!!
Exemplo de humildade e respeito aos Orixás lindo documentario ensinamento. Axé
Assistindo em 2019, não canso de ver !
Vendo agora e amando 👏👏👏
E eu agora.
Graças a meu bom senhor do Bonfim sempre pedi aos Orixás coisas boas para mim e para as outras pessoas. Sempre pedi boa aventurança. Isso me traz uma paz… Tão grande… Que matéria linda!
Estou encantada!!! Prof.Agenor que cabeça linda!
Eu penso como ele com relação a matança dos animais.
Axé ❤❤❤❤ que maravilha
A paz de Oxalá seja com esse Senhor de Luz, que nós presentiou com sua sabedoria e seu amor.
Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo o tenha em um bom lugar.
Eu tenho 52anos eu conheci esse candomblé verdadeiro nó terreiro dá nossa querida e amada vizinha dona Éster Eu lembro que Elis erao assim todos dê Blanco simples arrumados com folhas com xita todos pintadinhos Eu nunca más ouvi falar sóbre ela
Amei pai Agenor ..Axe meu pai .Deus abençoe o senhor
Maravilhoso os ensinamentos do seu Agenor , tudo que foi dito e esclarecido deveria ser passado diante do mundo, pois aqui pude fazer uma reflexão da minha vida e da minha fé, tudo se resume ao amor, e ao perdão, como ele mesmo disse no final do vídeo, agradeço a espiritualidade por ter me conduzido até aqui, pois tudo tem um tempo certo para recebermos esse foi um grande presente da espiritualidade, sou grata de coração e alma, pois para evoluirmos devemos compreender o verdadeiro sentido no caso aqui dos orixás da religião, se eu visse esse vídeo alguns anos atrás talvez não tivesse esse entendimento, mas hoje a própria espiritualidade me presenteou e revelou de uma maneira linda e como sou grata mil vezes por isso, as pessoas precisam ouvir mais, e ter menos julgamento a doutrina que é desconhecida mas tem essência é real ao olhos de Deus e da espiritualidade, seu Agenor uma verdadeira conduta de amor e de fé tudo numa junção do que é espiritual. Gratidão aos que contribuíram com este belíssimo vídeo, que não é somente um documentário muito além do espiritual. Axé!!💛🤍💛🤍💛✨✨✨✨✨✨✨🤍💛🤍💛🤍💛
Que Olodumare Ilumine sua alma e que, a vossa luz possa iluminar os orí que nas Trevas vivem. Grande mestre, professor Agenor Miranda !!!
Uma pessoa que ira fazer muito falta na nossa religião. Que meu pai oxala abençoe e te receba o sr de abraços aberto .
Quanta riqueza! Gratidão, eterno professor, poeta e sacerdote/zelador de Orixa Agenor. Muito Àṣẹ! ✨
Belíssimo documentário. Emocionante a força espiritual desse homem, o seu respeito e amor pelos Orixás.
Pai Agenor um sábio,honrado muito bom conhecimento das coisas espirituais, super e inesquecível. Eu tenho muita honra, pois conheci desde da minha infância. Este talento.
Meu deus não tem comentários simplesmente coisas que eu nuca vi na minha vida que NOSSO pai oxala de muitos muitos anos de vida queria conhecer pessoalmente sei que é impossível porque e uma pessoa incrível meu nome é Ilda moro em são paulo santo amaro muito bom
Doçura no falar ...isso sim é um cristao
QUE PESSOA MARAVILHOSA.
ETERNO
INESQUECÍVEL
Axé, axé , salve Pai Agenor, salve os grandes mestres dos Orixás... ! Felicidade por pertencer a religião dos nossos ancestrais africanos
Maravilloso documento!
gracias Dios por permitirme conocer un poco mas de lo que un s er humano puede llegar y hacer de su destino.amen axe.
Amei seu vídeo mãe, muito Axé da Bahia para você e sua casa!
Um grande abraço 😘
Um homem diferenciado por sua sabedoria. Seria massacrado nos dias atuais onde jovens querem ensinar religião baseados nos conceitos políticos de um professor da escola ou faculdade, mesmo que esse nunca tenha pisado na religão ou ainda com sábios do TikTok.
A essência do candomblé é tão forte que só Oxalá pode mudar,Axé👏👏👏👏👏💝💝
Asé e Asé Professor Agenor.
Por isso, que eu sempre falo.
Ame, abrace, fale tudo para os seus pais. Amigos e por aí vai...
Voltando em 2018 Nos despedimos da Dama do candomblé. Mãe Stella de Oxóssi. Descanse em paz!
Obrigado pelo seu sim. e pela sua contribuição para a nossa fé.
Gratidão.
Show! Conheci o filme através de um curso de Doutrina de Umbanda. Lindo!🥰🥰🥰🥰
Que lindo sddes do candomble, vontade de conhecer o candomblé da Bahia.
Sem folhas nao ha cura
Lindo como sempre. Meus respeitos a este grande SACERDOTE. Fico sem palavras diante deste espírito de ata evolução.
Eu considero esse vídeo um presente para quem é apaixonado por Orixa, louvado seja quem nos deu esse presente. História divina de um homem sagrado. Vi essa história há muitos anos atrás, e hoje estou aqui em prantos de emoção com essa história.
A coisa mais linda que já vi !!! Oxalá babá 🙏🙏🙏
Qta sabedoria...simplicidade....dedicação e principalmente Respeito ao que se acredita.... Aseo..
Que pureza desses orixás ❤️ Você sente a energia,tudo começa até pelo ilá...que não é igual os de hoje em dia,são realmente gritos de guerra 18:30
Lindo!
Só saudades. Pai Percio. Professor Agenor. Mãe Cleusa.
Mãe Cantu. e por aí vai...
Parabéns pelo documentário.
Lindo documentário. Que riqueza de conhecimentos. Meu Deus que maravilha de pessoa. Mokoiu pai
Adoraria ter um dedo de prosa com tão importante irmão de fé !!! Um mestre !!!
Lindíssimo filme. Parabéns aos idealizadores.
Os Orixás a gente não explica, a gente sente pelo amor e vive na presença deles.
Axé pai agente salve obatala salve Orumilar sua abenca. Mucuiu nosso pai.
Linda história. Depois de assistir me bateu um sentimento muito forte de amor.
Lindo documentário, lição de vida,,vou passar no nosso terreiro de Umbanda. Axé.
QUE SER LINDO !! AMEI A POSIÇÃO ANTI SACRIFÍCIO DE ANIMAIS.
Nesta época no fim da vida ele se converteu ao budismo e começou a fala essas bobagens. Pode ver no documentário a casa dele parece um templo budista. Fala que não pode deixar o candomblé acabar mais abandou. Essa história de sangue verde não existe nem aqui nem na Nígeria. A folha é essencial mais não é o único elemento necessário para o culto. Ele veio para são Paulo e assentou muito orixá por aqui e te garanto que não foi com suco de melancia.
Uma das histórias mais lindas que já vi🌄🙏🏻👏🏻 emocionante 😍
Busco cada dia entender sobre a religião, busco evoluir e na medida do possível, busco paz, amor e sabedoria pra ter entendimento dos orixás. Eu amo os orixás antigamente por alguns familiares serem evangélicos me diziam, é coisa do Diabo. Que tamanha ignorância, eu fui atrás do que eu realmente queria, levei um tempo sabe mais Olorum e os orixás tinha certeza do meu caminho.
*36:24** essa parte com mãe Olga do bate folha é linda de se ver🌿😌*
Que ser mais iluminado!!!! Nunca ouvi tão sabias palavras sobre os orixás e religiosidade e como ser humano deve se portar sobre as folhas nossa estou encantada era tudo que eu queria ouvir e saber muito feliz por saber tão certo da nossa religião e sobre o sagrado de verdade 🥰
🌻🌳🌾As músicas Italianas aqui tocadas são magníficas e os Cantos Gregorianos. E ja estou amando ele pois abraça a natureza.O Encontro com João Paulo Segundo,esse documentário é riquissimo de um homem de sabedoria, e muito conhecimento foi professor de Pedro 2°... 💖💓💗🙏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🌻🌳🌾
Mestre Kira
Gratidão sempre
Tive a felicidade de conhecê-lo na casa dele. Emocionante.
ele é filho de yewa msm?
Lindo documentário. Fiquei sabendo de sua história através de um curso de Teologia de Umbanda que estou fazendo que fala de sua história e cita este documentário. Não sou do candomblé mas é impossível não ver sabedoria nesse senhor! Gratidão pelo documentário!
Gomes de Odé. Saudades
Eu tbm fiquei conhecendo desda forma. Sou da Umbanda mas admiro e respeito o Candomblé.😘
Quem mais em 2021? Leio e releio o livro que ele lançou, simplesmente Maravilhoso.
Simplesmente maravilhoso documentário.... Que ser evoluído e humilde!!! Admirável 😃
No início ele diz uma coisa tão verdadeira: Na Bahia se mantém a raiz, já em SP e no RJ tudo se modificou por causa da vaidade do ser humano. Um querendo ser melhor que o outro, um desmerecendo o outro. ACORDEM, OS ORIXÁS NÃO É ISSO. Lembre da onde veio a sua raiz, não deixe o luxo te dominar, no candomblé temos que ser como um dia foi os nossos irmãos escravos: Rico de cultura e sabedoria, não cheio de luxo como a burguesia.
Eu me vejo quando encontro irmãos com o mesmo pensamento, é isso ai irmã, nascemos para cultuar o nosso ancestral e não para sermos cultuados.
xenofóbico seu comentário ein? vaidade existe em sp, no rio, na bahia, africa e em todo lugar que tem gente.
Tem certeza que você entendeu o nosso ponto de vista? Não entendi o que você quis dizer com " xenofóbico ".
"já em SP e no RJ tudo se modificou por causa da vaidade do ser humano" a culpa seria então da vaidade e não dos povos que moram em são paulo e no rio de janeiro. xenofóbico sim, infelizmente uma mania feia dos candomblés da bahia de acharem que sua cultura está morrendo (isso é repetido incessantemente a décadas e o candomblé continua firme e forte) e que a culpa disso são os fiéis do sul/sudeste
Raphael Vasconcellos O que mais tem é candomblé vaidade e marmoteiro na Bahia principalmente no interior no caso Vitória da conquista lugar de candomblé pra turista que engana e rouba as pessoas.
pois bem, desde de menino sempre cultivei as pessoas idosas .aprendi que a maturidade e a excelência de quem quer aprender .através dos ensino do professor Agenor, amar mais o candomble e sim saber cultivar os orixás: e umas das questões : O amor a simplicidade e a humildade e uma única palavra que se resume em tudo o Perdão ,axé o !Realmente este e o saserdote.Zanby na Kua ten Sá.Eu so tenho a dizer Au He.
O que foi dito desse senhor ele vive na integra, louvado seja esse sacerdote
Lindo documentário, sobre uma pessoa que faz o extraordinário de maneira tranquila comunizando com todos ❤
Humildade PURA!
ESSE FOI O GRANDE BABÁ!
Assistindo em 2020, incrível conhecer Agenor
Já perdi a conta de tantas vezes que assisti,não me canso... Lindíssimo documentário!!! Instrutivo e de grande valor .❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Que História linda de vida amei Axé
sarava irmao.maior eu sou so un peregrino da luz .e do senhor .pre voces.agora e sempre pai.obrigado.axe....axe....axe...gracias.
Q pessoa incrível! Pensamentos evoluídos! Meu respeito,emocionante 👏👏👏👏
Mojuba !! Pela primeira vez que eu VEJO este vídeo adorei
Parabéns.
Belíssimo documentário, senhor sábio.
Esse Senhor e uma pessoa maravilhosa e muito humilde.Cheio de espiritualidade
Pai Agenor salvou a minha existência e os meus "por quês".
Nossa, que tudo, muito perfeito esse zelador de santo......falou tudo.....me jogo ao seus pés...