Ai, gente, que droga... era pra ter postado o vídeo na quarta, não hoje kkkkkk. Enfim, divirtam-se com os trechos do vlog do Japão aí. Vídeo novo na semana que vem o/
Nossa Umberto,acabei me identificando.O meu ensino médio foi em curso preparatório para provas militares e não tinha nada de humanas lá. Mas este ano,graças a um cursinho online que participei, fiz ENEM fui extremamente bem em Humanas e deixei a desejar nas áreas exatas.Gostei bastante do vídeo e me fez refletir um pouco se eu realmente quero fazer um curso de exatas esse ano.Obrigado!
Ainda bem que você saiu dessa dicotomia de "exatas ou humanas". Toda ciência complementa a outra, tanto que os gregos antigos eram filósofos e matemáticos. Terminando o curso de ciência da computação, pretendo ir pro Japão trabalhar e estudar física.
Lições que eu tirei do vídeo pra minha vida: 1. Não leve as coisas no automático. Se pergunte o que você quer fazer da vida e refllita profundamente isso; 2. Não importa o quanto você tenha suado pra chegar lá, sempre siga os seus sonhos e não se deixe enganar pelo quanto você conquistou; 3. Não faça alguma coisa só porque acha ela bonita.
Daniel Uchôa a única lição que você pode tirar desse vídeo é como o Umberto só quer saber de dinheiro, dicas fracas, dicção chula, não devia ter o espaço que tem pra chegar a tantas pessoas um conhecimento medíocre desse.
Galera eu e o Umberto, ou melhor Beto como eu costumo chamá-lo somos amigos próximos kkk eu sabia que vocês não iriam entender, tudo passou de uma pegadinha que nós dois armamos hahaha. Bobocas!
6 ปีที่แล้ว +51
Eu fiz matemática, depois mestrado em matemática e no doutorado parti para humanas... Fiz doutorado em Educação... Amo exatas e humanas!
Eu não tenho isso de ser de Humanas ou exatas, eu gosto e sempre gostei de tudo, sou apaixonado por história, física, filosofia, sociologia, biologia, matemática. As únicas que não sou muito chegado, mas ao mesmo tempo são as que eu mais estudo, é química e português. Eu amo aprender e sei disso desde que comecei a prestar vestibular, vc se sai muito melhor quando faz o que gosta.
E aí, Umberto! Me identifiquei MUITO com seu vídeo, engraçado como nossa história parece!! Eu passei o ensino médio fascinado por física e decidido de estudar essa matéria até chegar no terceiro ano e minhas notas das disciplinas de exatas despencarem. Fiquei muito desiludido com essa área do conhecimento, por ter dificuldade de fazer contas (rapidamente), e no sisu em 2014 acabei colocando turismo. No segundo ano de faculdade, com 18-19, eu já estava completamente desanimado, mas tive uma oportunidade de ir para os EUA sozinho, lá, assim como você, pensei, pela primeira, vez muito no que eu estava fazendo com minha vida e o mundo de oportunidades que existe lá fora... Ainda sim, dei mole e fiquei esperando abrir reopção, o que não aconteceu, e perdi um ano, só agora no sétimo período, fiz o Enem e espero ter ido bem o suficiente para ter passado no que eu descobri que realmente gosto: Educação física. Sou fissurado com treinamento de força e esportes de força e tenho estudado por conta própria há anos, lendo livros de metodologias, vendo palestras de treinadores famosos, mas só com um choque de realidade para eu pensar nos caminhos que estava seguindo. Turismo realmente não me toca, eu sempre gostei mais das disciplinas de sociologia, filosofia e geografia, mas agora tenho noção que é um interesse muito mais pessoal do que profissional! Espero que um dia a gente possa trocar uma ideia sobre isso!! Abraços
Eu não ignoro a necessidade de cálculos em física e química (na verdade em vários casos onde refleti sobre coisas de fora dos vestibulares tenho constatado suas aplicações), mas no ensino médio senti uma extrema pobreza de conceitos nessas disciplinas (não que em biologia fosse melhor, mas enfim...), é por essa falta de conteúdo teórico que as pessoas reclamam do automatismo nas disciplinas de exatas. Isso fez eu me refugiar nos documentários achando que eu realmente estava entendendo aqueles assuntos extremamente simplificados para o público leigo
Al-gusto, O Muçuma o mesmo aconteceu comigo, terminei o ensino médio 100% focado em humanas, tanto que quando sai ja parti direto pra cursar direito, mas no tempo que estava livre comecei a me interessar bastante por programação e suas aplicações na humanidade. Tranquei Direito no segundo período pq já não estava mais me identificando nada, o curso parecia muito mais um pré-vestibular pra concurso público que tudo. Hoje quero ingressar em algum curso de T.i, tentei o enem porém sinto que não vou conseguir...
Os vídeos de reflexão do Humberto parecem vídeos de mim para mim mesma, criados para me dar pequenos choques de realidade e me lembrar que ta tudo certo! Tenho nada de errado. Kkkk
Você é muito carismático !! Parabéns pelos vídeos. Sou professora de Matemática no fundamental II há muitos anos. Mas amo outras áreas : Filosofia, Psicologia, Literatura ...Então faço delas habbies... O ser humano é muito complexo para se ater apenas a um quadradinho.
Você me faz acreditar que no Brasil existe força intelectual jovem. Nós estamos por aí. Somos de Exatas, Humanas, Biomédicas. Somos nós: Aqueles que passam dias exercitando questões. Aqueles que se esforçam, que se dedicam. Aqueles que não desistem. Venha o Brasil que vier: Eu vou bater de frente pra disponibilizar um ensino de qualidade pras nossas crianças. Por um Brasil de cabeças pensantes! #VaiTerHumanasSim #ExatasTambém #EBiomédicasMaisAinda (💚)
Saí do ensino médio ano passado com vontade de fazer Psicologia, porque eu tinha aula de Filosofia e Sociologia com uma professora que era formada em Psicologia, aí ela costumava ligar assuntos dessas áreas com a área dela e eu amava cada aula ela dava, e tbm eu gostava de ler livros de desenvolvimento pessoal, que de vez em quando se baseavam em algo da neurociência e psicologia, o que me atraía muito. Só que não passei no vestibular e dps comecei a me questionar se eu seria um bom psicólogo(por motivos pessoais), aí eu decidi que prestaria para outra coisa, mas continuaria sendo um "curioso" de psicologia(estudando sozinho e tals). Daí entrei num cursinho no meio desse ano com a ideia de prestar para Ciência da Computação, porque sempre fui um jogador assíduo de videogames e gostaria de adentrar mais profundamente nesse mundo. Só que no meio do cursinho mudei pra Estatística, que apesar de ser um curso que a princípio eu não me identifique, tem várias pontos atrativos, e um deles é que praticamente posso trabalhar em qualquer área(inclusive na área de jogos) - o que é MUITO atrativo pra mim, já que tenho interesse em várias áreas do conhecimento humano, e qualquer um precisa da Estatística pra se basear. Mas se eu fosse escolher um curso sem se preocupar em NADA com mercado de trabalho, seria Filosofia. Porque é algo que não só tenho muito gosto, como também, imagino eu, me permita entrar nas outras áreas do conhecimento incluindo de exatas. Bom, fiz esse textão principalmente pra eu organizar mais as ideias na minha cabeça, se vc leu até aqui pode ter perdido seu tempo haha. btw, caso de fato eu siga o caminho da Estatística, pretendo unir ela à Filosofia. Como vou fazer isso? Não sei, mas vou pedir uma ajudinha de Isaac Newton e Platão, e tantos outros filósofos/matemáticos.
Cara você é muito eu na vida hahaahhaha eu estou prestando para química ambiental, engenharia ambiental. Mas puts grila me vejo fazendo jornalismo e ciências sociais, me vejo muito dando aula, e vendo matérias de humanas
Moço! Faz filosofia. Que louco moço, eu queria fazer psicologia também, quase fiz filosofia e agora faço Jogos Digitais, se tem algo que digo sobre Jogos Digitais é que qualquer área pode se relacionar com Jogos Digitais, já vi pessoas formadas em Psicologia trabalhando com Jogos, pessoas formada em Educação Física, Secretariado, qualquer área pode se relacionar com jogos, e Filosofia é uma área que se parece muito com Jogos em certos sentidos. Mentira, moço, faz o que tu gosta, não pensa no dinheiro não, porque no final tu não vai ter emprego na área escolhida mesmo.
"Porque isso me lembra quem eu fui, no que eu me tornei e no que eu posso me tornar nos próximos anos." Que lindo essa frase que você disse, Umberto. Foi simplesmente maravilhosa a sua explicação do porquê manterá o nome "Exatas Exatas." É muito surreal o que eu sinto ao ver os seus vídeos...você passa uma confiança e uma vontade de estar sempre pronto pra novas possibilidades que a vida fornece. Já pensei: será que um dia conseguirei explicar o quão importante tornou-se esse canal pra mim?! Provavelmente nunca encontrarei palavras que poderão explicar isso. Têm coisas na vida que não acontece por acaso, e já te falei isso em um vídeo seu há muito tempo atrás. Nada é por acaso. E, sério, vejo o brilho no seu olhar a cada vídeo, a alegria que você tem por estar nos transmitindo tantos aprendizados. Gênio! Grata sempre. ❤
Tenho 33 anos. Passei pelos cursos de Eng. Quimica, Técnico em Mecatrônica concluído, queria fazer Eng. Mec., mas no fim passei em Física na UFRGS. Trabalhei como bolsista técnica nos aceleradores de partículas da universidade, fui contratada como técnica por um projeto da petrobrás...comecei ir mal no curso, percebi que aquilo não era mais pra mim....tentava me enganar, que iria me dedicar mais...até que um dia me vi, pois passava vendo muitas coisas sobre doenças, saúde da mulher, entre outras coisas relacionadas à saúde e notei que o que me faria feliz era fazer Medicina. No meio de tanta reviravolta, tive depressão, mas mesmo assim sentia que havia feito a escolha certa. Enfim, penso que com a vida existem muitas mudanças e isso não é um problema para ninguém. Abraços
Infelizmente, eu conheço muita gente que é mega exatas e tem o maior preconceito com as pessoas de humanas :/ (Ainda mais quando é alguém que gosta de filosofia, artes..)
sai de biológicas para exatas, depois humanas e hoje estou pensando seriamente em sequer fazer faculdade, pois sinto que preciso conhecer o mundo e me conhecer antes
Eu tenho uma história similar, no meu ensino médio eu era "Exatas na veia", amava física e matemática, respirava isto, estava me preparando para o meu sonho, que até então que era Eng. Elétrica, no entanto, no último ano do EM, comecei a estudar a fundo as matérias de humanas, e fiquei apaixonado, achei excelente esta área. Eu prestei o ENEM no ano passado, e no primeiro semestre coloquei Eng. Elétrica, passei na UFF, mas, no entanto, acabei não indo, pois eu percebi que não era o que eu queria, na verdade percebi que eu não sabia de fato o que eu queria, por isto, entrei em Direito na Universidade Estadual da Bahia, mas, sinceramente, ainda não é o que eu quero, o Direito me limita muito, e sou uma pessoa muito imperativa, gosto de estudar diversas áreas, e não estou afim de abrir mão de matemática, por isto, percebi que o que eu queira mesmo era Economia, que no curso de Direito, esta é a matéria que mais sou apaixonado, por conta disto, irei mudar de curso, pois, finalmente eu questionei o que estava ao meu redor, e enfim percebi o que eu quero. Desejo que a vc que está lendo este comentário, que consiga saber o que realmente quer, questione-se, espero que consiga a sua resposta. "SAPERE AUDE" (Ouse Conhecer).
Com todo respeito 1berto, mas tenho que discordar um pouco de você. Uma vez de exatas, pra sempre de exatas. As mais de 40 questões que você acerta nas áreas de exatas não deixam você negar que exatas ainda mora em você. Humanas é legal, mas não abandone o nosso clã... brincadeira 1berto, kkkkk o importante é fazermos aquilo que realmente gostamos, independente se o que gostamos seja exatas ou humanas, desde que seja alguma coisa que realmente gostamos. É como uma frase que vi há alguns dias, "trabalhe com o que você gosta e não precisará trabalhar um só dia da sua vida".
É, Zatz vai estar sempre no meu coração kkkkk. O raciocínio lógico e matemático me ajuda em tudo, então eu tenho que agradecer por ter sido de Exatas durante tanto tempo. Obrigado pelo apoio, Aylton!!
Que história inspiradora Umberto , eu pretendo cursar matemática apesar de familiares e amigos dizerem que eu seria uma boa advogada , mas, graças a Deus eu não vivo no automático e vou optar pelo o que eu amo e não pelo o que dizem que me daria bem .💖Sou sua fã KKKKKK
Cara, gosto muito do seu canal. Sou recém inscrito e curti muito o conteúdo de exatas que você fez pro Enem. Sua trajetória é inspiradora e, caso faça vídeos com outros conteúdos vou me manter fiel e assistir a todos. Penso que divulgar conhecimento é fundamental para quebrar paradigmas da nossa atual sociedade que, como vc bem mencionou, é deficiente desse pensamento nas escolas. Falo isso de modo geral, pois a maioria das instituições estão tão voltadas para a aprovação dos alunos em vestibulares que esqueceram o real valor do ensino, que é formar pessoas para a vida. Então, parabéns pelo excelente canal e faça sim os vídeos #NãoTãoExatasExatas.
Já eu sempre fui indeciso. Olhava com desdém tanto para "quem era de humanas" quanto "quem era de exatas". Aos 16 anos, não sabia o que fazer após o Ensino Médio. Diziam que eu deveria ter seguido o ramo da "informática" (apesar dessas pessoas não compreenderem o quão vago isso é, só piorando a situação), mas se quer fiz o Enem na época. Diferente de você eu não tive um "modo automático", e quando tinha dúvidas simplesmente parava e oportunidades eram desperdiçadas. Hoje também sinto que tenho a mente mais aberta, tendo também encontrado um certo refúgio na fotografia, que me fez encarar o mundo de forma diferente, perceber sua beleza e minha insignificância. Apoio sua escolha por completo, ansioso pelos próximos vídeos!
Às vezes temos que passar por experiências diversas para nos descobrirmos, e isso é bom, nos instiga a querer buscar sempre mais. Como ainda não tive muitas experiências fico me questionando sempre em relação a meu futuro. Cada vez que assisto a seus vídeos, entretanto, parece que me encontro mais em meio a novas perguntas. Muito obrigada!
Eu tive essa mudança na chavinha quando comecei a ver animes em 2012 e pela primeira vez pensei "uau, existem coisas bem diferentes no mundo, não sei de nada" kkkk acabei pesquisando mais sobre um monte de culturas diferentes como a japonesa, depois a chinesa, coreana, grega, francesa... e acabei tomando gosto por muitas coisas diferentes, comecei a ler mais, ter mais gosto por aprender idiomas e, principalmente, a respeitar e entender melhor o mundo. Mesmo assim, ainda sigo procurando o que de fato fazer da vida e acho que estou encontrando :D
Umberto, estou sem palavras. esse vídeo tá carregado de sentimentos e experiências nobres que acabam por se transformar em um enorme aprendizado pra quem te acompanha. de verdade, eu to muito orgulhosa dessa “missão” e dessa evolução também. só posso agradecer e desejar que continue (mos) evoluindo.
Muito bom esse vídeo ter saído agora. Durante toda minha vida eu sempre disse querer engenharia, não sabia qual, mas sempre disse que queria engenharia, porém no fundo eu nunca tive mesmo vontade de entrar nessa área, simplesmente seguia as ideias de terceiros que viam a questão financeira em primeiro lugar, agora eu criei uma grande vontade de cursar medicina veterinária porque além de gostar de animais, eu também já cuido de uma cadela doente e pela primeira vez acredito que finalmente achei um curso que quero cursar, agora é esperar a nota do ENEM e ver no que dá. Obrigado pelo vídeo!!
🤗🍀 Eu também amo aprender! "Todas as fazes" te fizeram ser quem você é hoje nesse canal. E olha que te acompanhar a anos, pois gosto das suas dicas de aprendizado. Umberto a palavra professor em grego é : ❤️ δάσκαλος* ( da primeira a sexta série)= aquele que transmite a luz. ❤️ καθηγητή (da 7 série até a faculdade) = aquele que mostra o rumo. Sucesso!!! 🍀
É muito bom saber que não estamos sozinhos. Eu passei por muitos problemas psicológicos durante o ensino médio inteiro, principalmente, por causa da escolha do curso. Mas hoje, eu já consigo ter um ponto de partida, meio cambaleando, porém prosseguindo. Eu sinceramente acredito que o mais importante foi aceitar que eu gosto de inúmeras coisas e pronto! É como livrar das costas um grande peso de tentar ser o que não é ou entrar em uma caixinha, onde não caibo... Eu já tive também um despreso por humanas, mas agora entendo o quanto ela é fundamental para nosso desenvolvimento pessoal(e às vezes bem complexa pra mim). Enfim, adorei teu relato, Umbertinho. Vamos juntos nessa jornada nada normal, com caminhos tortuosos e pessoas incríveis a serem encontradas... Abraços sz
Você me ajudou e motivou muitas vezes e nem tem noção. Passei os 18 anos todos em dúvida do que fazer, e sempre que chegava notificação de vídeo seu eu ficava (e fico) feliz demais, seus vídeos tranquilizam, alegram, e motivam muito a busca por conhecimento e por aprendizado!!! Obrigada ♥️
Sua jornada está sendo cumprida, tenha certeza. Muitos jovens como eu também se sentem instigados depois de assistirem a um vídeo seu. E hoje, depois de tantos vídeos e tantas histórias suas, tenho certeza de que o que quero é Ciência da computação, mas minha missão na verdade sempre será contribuir com a educação. É assim que construimos um país melhor. Você fez e faz isso muito bem. Obrigada novamente.
Esse video me define. Eu era fascinado por matemática até o primeiro ano do ensino médio, odiava português, história, preferia dez aulas de matemática do que uma de português. Até q eu conheci um professor de português que me fez me apaixonar pela área de Humanas e Linguagens. Hoje em dia perdi o encanto pela área de exatas, estou terminando o ensino médio e pretendo cursar alguma coisa na área de Letras.
Olá Umberto! Eu sou formada em engenharia de controle e automação, e apesar de gostar da área, eu comecei a me descobri também em humanas, especificamente em direito. E olha que nunca fui fã de humanas, sempre gostei de coisas exatas e nada subjetividade rsrs Hoje eu estou bem tentada em fazer uma segunda graduação, e acredito que isso se dê muito porque a gente cresce com uma visão e conforme amadurecemos, vivenciamos outras coisas, vamos desconstruindo paradigmas internos e nos redescobrindo . Essa ideia de ser uma única coisa na vida não existe, você pode ser e fazer o que quiser, e levar o tempo que for para descobrir porque como diria a música do Legião Urbana "...temos nosso próprio tempo..." Não há problemas em trocar a área ou mesmo recomeçar do zero, se você se sente bem e está feliz com sua escolha é isso que importa.
@@maizavitoria1904 olha se sua paixão for mesmo T.I. então deve seguir para o curso de Sistemas de Informação, Analise de Sistemas ou Engenharia da Computação, que dão uma melhor base para essa área. Engenharia de Controle e Automação tem um foco diferente, é mais industrial, com foco em programação em CLP's entre outros. Claro que não necessariamente um engenheiro de controle e automação precise trabalhar com manutenção e robôs, isso vai de perfil da pessoa, há engenheiros em bancos e em cargos mais administrativos. Uma dica que dou é não se prenda nessas resenhas de cursos dá internet, pesquise, veja a rotina dos profissionais, veja lugares de trabalho, veja videos aqui mesmo no youtube de especialistas nas áreas, e para ter a certeza absoluta faça um curso técnico assim você terá uma dimensão se gosta ou não. Eu por exemplo sou formada como técnica em eletrônica, gostei da área e partir para engenharia, claro que hoje penso se tivesse mais contato com direito eu talvez seria uma advogada... Mas como disse não se prenda, tente, se for preciso se redescubra, não tenha medo de errar e recomeçar, tenha medo de não fazer nada e não sair do lugar.
obrigada!!! ;) eu pensei em fzr eng da computação ou gestão em TI tbm...quero fzr controle e automacao pq eu gosto mt de automacao residencial e industrial e tb vou fzr um curso técnico em aut industrial... mas ai tem uma outra coisa: amo software já pensei em ciência da computação tb ksksksks obg pelas dicas rsrsrts
Lembro que quando assisti o primeiro vídeo do Umberto eu sai OFENDIDA pq ele criticou a área de HUMANAS. Depois desse dia nunca mais quis assistir nenhum vídeo do canal kkkkkkkk. Só voltei a ver os videos do canal esse ano depois que meu melhor amigo pediu para eu assistir a um vídeo com estratégia para o ENEM. Depois desse vídeo veio outro, depois outro e outros... até eu perceber que esse canal é um dos meus favoritos.
Amo seus vídeos. Sua forma de dar aula me tranquiliza e a relação que você mantém com nós (inscritos) é uma verdadeira amizade. Eu me dediquei o ano inteiro para o Enem para simplesmente ir mal nas provas (principalmente em exatas, no qual o curso que quero seguir tem grande peso).. apesar de me deixar triste, só me faz ter vontade de estudar mais, querendo ou não esse ano todo me despertou a vontade de aprender e estudar e também de não desistir. Adorei ouvir suas ideias e sua trajetória. Espero que siga adiante apaixonando muitos a buscar conhecimento!!
Parabéns humberto. Você tem uma sensibilidade e inteligência acima da média. Um ser iluminado. Muito legal reconhece que evoluiu muito como pessoa em tão pouco tempo . eu nunca gostei de matemática. Mas meu primeiro emprego foi vendendo pisos ,azulejos, cimento e rejuntes aprendi a calcular de tudo. Kkkk parei no canal justamente pois tenho dificuldades com exatas e tua maneira de explicar de modo humanas. Me fez permanecer assistindo os vídeos. 🙏Gratidão
Muito legal você abrir isso com a gente, Umberto. É um alívio saber que alguém bom numa coisa é capaz de descobrir novos interesses. Eu passei por um período muito difícil ao longo meus 20 e poucos anos na graduação em arquitetura e acabei saindo do curso. Hoje, com 30, estou tentando voltar pra faculdade e na luta contra o Enem descobri o seu canal que me mostrou que alguém de exatas pode sim se interessar por humanidades (e vice-versa). Não sei ainda se volto pra arquitetura ou mudo de curso, mas a lição que ficou pra mim é que não existem barreiras para o conhecimento e que independentemente da minha formação eu posso me dedicar a diversas áreas, mesmo que num nível pessoal. Muito obrigado pelos vídeos!
Cara, eu amo tanto 😍 esses teus vídeos estão vindo no melhor momento possível! Estou realmente aceitando a minha indecisão, questionando realmente e sentindo que tá tudo bem, tá tudo certo. Não precisa ter pressa de acertar, só viver. Hehehe já falei que eu tô amando muito? Não? Então vou falar de novo 😍😍 Por favor não pare de levantar essas reflexões são muito importantes, para todos nós! ❤ Obrigada!
Entrou para os meus vídeos favoritos do youtube e da minha vida. Eu tô passando por uma fase difícil tentando me descobrir, estou há anos estudando exatas numa universidade federal, mais especificamente, química, e esse vídeo fez muito sentido pra mim em tudo o que vc disse, desde ir no automático sem se questionar, até sobre o olhar pra quem faz humanas e sobre furar a nossa bolha. Você é incrível e eu gostaria muito de te dar um abraço agora por estar nos ajudando a se encontrar.
Eu sempre fui de exatas tbm e odiava todo o resto, mas quando saí da escola e comecei a estudar por conta própria passei a enxergar além da minha bolha. A vida é uma evolução constante e conhecer um pouco de tudo é muito enriquecedor.
Parabéns pelo vídeo!!! A paixão pelo conhecimento é uma busca sem fim e uma conquista permanente. Precisamos imensamente disso! Mais conhecimento, mais perguntas, menos certezas. Abraço
Cara eu vi seu vídeo e me vi totalmente kkk, Sou uma pessoa que criticava muito a área de administração, informática eu achava impossível de entender...E hoje estou no final do meu curso de Técnico em Administração e no final de um curso de programação que comecei na quarentena por conta própria. E é basicamente isso, quanto mais estudamos mais queremos conhecer, durante essa pandemia eu comecei a fazer vídeos incentivando a leitura, vídeos de reflexões, e descobri que sou apaixonada por essa parte psicológica, de analisar e estudar o pensamento humano e nem por isso vou fazer psicologia, ou letras por gostar de livros... Estou me aprofundando nessas áreas humanas e tecnológicas por gostar, ter curiosidade e apenas ter esse pequeno conhecimento. Me vi muito nesse vídeo seu e amei de vdd!!
ME IDENTIFIQUEI TODINHA. Eu amava exatas e era muito boa em matemática no ensino médio. Acabei escolhendo o curso de administração e depois de 1 ano eu percebi que não era pra mim. O raciocínio lógico bom que me fazia destacar no ensino médio não funcionava na faculdade. Faltava-me paixão. Sendo sincera até hoje não descobri o que quero ser. Mas agora irei pensar mais e ir com calma. Obrigada por esse vídeo, temos que aceitar que algumas pessoas demoram mais. Cada um tem seu tempo pra se descobrir.
Muito obrigada pelo vídeo! É muito bom achar outras pessoas que também não se identificam apenas como sendo de "humanas", "exatas" ou "biológicas" e ainda mais de alguém que passou por vários cursos e por várias "mudanças" ou "fases" de pensamento. Me identifiquei muito com o vídeo/ sua história. Passei a maior parte da minha vida acreditando ser "de exatas" (mesmo nao gostando mt de exatas) e só comecei a entender que essa classificação n servia para mim no final do ano passado/início desse ano. Entendi que isso era o que as pessoas (especialmente minha familia) qriam q eu fosse, e n oq eu realmente era, e de tanto dar ouvidos a eles, acabei vivendo dessa forma por muito tempo. Assim passei a querer cursar ciências sociais ao invés de uma engenharia, porém pela imensa pressão acabei fazendo minha inscrição para Química, matéria que até gosto, mas nem tanto quanto gosto de história ou sociologia, mas pela possibilidade de chegar em arqueologia (já que na minha cidade não há esse curso, mas é possível chegar nisso a partir de praticamente qualquer curso). Foi apenas esse ano que descobri que eu quero ser arqueóloga e que essa paixão residia dentro de mim desde que eu era pequena, mas só tomei consciência disso recentemente, quase que coincidindo com o final do meu ensino médio.
Muuuito legal esse vídeo! É bom você ver que tem pessoas no mundo que se sentem ou se sentiram no automático como você. Eu sou formada em ADM (não por querer, só pq eu tinha que estudar algo). Sinto que em muitas das decisões que tomei, eu me coloquei em último na lista de prioridade. Eu sempre fui alguém que só queria ir bem em tudo por competição/obrigação, mas experimentar algo de forma genuína, pelo prazer do conhecimento...só estou conseguindo fazer agora, com 23 anos. E ainda sim me sinto culpada. Enfim, a vida é um eterno aprendizado.
Eu estou no final do segundo ano de Engenharia Mecânica, e ainda tenho muita dúvida do que quero fazer da minha vida. Sempre valorizei muito a parte de exatas, mas a área de humanas chama minha atenção há alguns anos. Ao passo que gosto de matemática, eu acho história fascinante. Da mesma forma que eu gosto bastante de física, artes e filosofia são extremamente interessantes. Gosto de desenhar, de pesquisar sobre cinematografia e escrita, tenho muito interesse em aprender novos idiomas, talvez até dar aula de inglês ou legendar filmes e séries. Tenho 19 anos, estou quase na metade do meu curso e ainda sim tenho dúvidas de onde quero estar hahahaha. A vida é muito grande e vasta, e quando você para pra observar, existem várias coisas que são belas e interessantes, basta ser mente aberta
Te entendo umberto, comecei a cursar ciência da computação, troquei para engenharia eletrônica, somando os dois foi uns 3 anos da minha vida, a área de exatas se tornou algo que quando eu vou para as aulas eu falo igual vc: que bosta! E agora percebo que o que realmente me deixa animado para estudar e que não é aquele estudo só para passar e a área de psicologia, eu estudo isso em casa no meu tempo livre e sempre estou atrás para saber mais sobre. Eu me decidi no que realmente eu quero, agora o problema é conseguir aquela vaginha na universidade.
Admiro sua coragem na busca pelo autoconhecimento. Parabéns!! Torço para que mantenha esse trabalho como vem fazendo. Falar sobre educação e conflitos dos adolescentes na escolha profissional é muito importante. Na minha opinião sua contribuição vem se dando no contexto educacional dos jovens que acompanham seu trabalho. Boa sorte e grande abraço!
Mano esse é o unico canal que eu curto e assito todos os vídeos!Acho incrível essa ideia de matérias amplas e motivação, histórias da vida real sua, essa coisa de você fazer agente questionar...É muito bom mesmoo o seu canal e admiro seu trabalho mesmo. Eu sei bem como é essa vida de indecisão pois, só esse ano mudei de curso umas 4 vezes porquê é tão difícil escolher um curso ne?Eu amooo laboratórios mas, tem tanto curso que tem que eu fico doidaaa.
Umberto, eu me identifiquei totalmente com vc, com a única diferença que eu tive um período de humanas pra depois mudar pra exatas e ver que aquilo era muito mais ego meu do que um verdadeiro amor. Em outra oportunidade explico melhor! Não sei se você conhece, mas a música "Piloto Automático" da Supercombo fala exatamente do nós passamos. Ouça. É uma banda fenomenal (pra mim uma das melhores do país!). Haha. É nóis, Zatszats!
Nossa, obrigada por esse vídeo. Sou tri perdida na vida e apaixonada por conhecimento. Eu amo aprender e ensinar, mas sinto que não me encaixo nessa forma quadrada que o nosso sistema de ensino tem. Me identifiquei muito contigo, porque também quero muito despertar a paixão pelo conhecimento nos outros. Boa sorte na tua caminhada!
Ba, esse vídeo foi importantíssimo pra mim. Cursei 1 ano de Direito na Federal de Santa Catarina e saí quando vi que tinha entrado apenas no automático. O problema é que pra "facilitar" a minha saída eu decidi que queria Medicina (também na Federal) e desde então to me matando pra entrar... É meu segundo ano tentando Med e agora com a derrota no Enem eu parei pra pensar seriamente se é isso que eu quero. Publicidade e Propaganda é um curso que me chama MUITA atenção. O teu exemplo me inspira e vou tentar refletir ainda mais nas minhas decições. Obrigado pelo seu relato, Humberto. Sucesso!
Amo seu canal Umberto 💗. Terminei o ensino médio há 1 ano e ainda não decidi o curso que pretendo fazer, pois gosto MUITO de Exatas, mas ultimamente tenho pensado em cursar algo de humanas, como jornalismo. E com isso tudo vejo que ninguém precisa ser só de exatas ou humanas, e sim fazer algo de que realmente goste, pois o que importa é estar feliz com o que escolheu lá na frente sabe. Seus vídeos são ótimos ❤😍
Me identidico um pouco com você, Humberto. Passei o ensino médio inteiro tendo mais interesse por exatas do que humanas, acho que pelo fato do ensino não gerar essa paixão pelo conhecimento, não tive tanto interesse nessas matérias. Hoje tenho um interesse mútuo por ambos os lados, gosto tanto de humanas quanto de exatas, mas o que mais adoro é física e pretendo estuda-la na ufmt no ano que vem, isso se tudo der certo.
Esse vídeo é a prova do pq esse é um dos poucos canais de educação que sou inscrito...cheguei para estudar pro enem e to ficando pq realmente rolou essa vontade de aprender mais
É muito bom e um incentivo ouvir isso Humberto, já faz um tempo que acompanho o seu canal e quando você iniciou quem estava em transição era eu. Sempre fui muito boa em humanas, redação, história, amava ler e tudo mais. Então fiz a prova da OBMEP na escola, passei, e tive a oportunidade de participar de um programa de Iniciação científica júnior na UFG. Essa experiência me fez pensar: "poxa, sou boa em matemática, vou investir nisso". Comecei a ver seus vídeos, a pesquisar mais e descobrir que eu gostava de exatas. Mas isso nunca me fez de exatas sabe em um tempo fiquei meio no automático tbm, mas não consegui definir la dos entende ? Na escola quando perguntavam que faculdade eu queria fazer, minha resposta era: "engenharia ou jornalismo" (tudo a ver kk), tive uma professora de história que jurava que eu ia ser promotora kk (sem-or). Hoje estou na engenharia civil já tem dois anos, mas por mais que eu goste e ache interessante, as vezes sinto que não é o meu lugar. Gosto muito da matematica pura e aplicada de ensinar de pesquisar mas, as aplicabilidades na fisica por exemplo (Deus que olha kk) Então fico naquela incerteza de: "será que eu mudo? Se eu mudar vou perder tempo ? Se não mudar vou me arrepender?", é muito complicado. Mas enfim é bom ouvir experiências meio que parecidas e de pessoas que eu considero excepcionais como você é. Agradeço muito pelos seus vídeos até hj e ainda mais pelos atuais, acredito que você faz um ótimo trabalho e consegue transmitir mais do que conteúdos específicos mas, conselhos e vivência de vida, e é isso que toca as pessoas e as torna melhores.
Todos os dias a gente aprende um pouquinho mais, e em quanto pessoinhas como você existir, com a simples iniciativa de compartilhar conhecimento com quem procura, qualquer um irá ter o maior prazer de continuar e manter o foco no que realmente quer seguir pro resto da vida, seja ele de exatas ou humanas o importante é sempre estimular o ensino/conhecimento.
QUE VÍDEO!!!! 💜 "Despertar a paixão pelo conhecimento" me apaixonei pela frase também. Eu evolui muito esse ano, e assim como você, 1berto, antes eu não conseguia pensar sobre humanas. Minha vida toda era matemática. Hoje, sou uma vestibulanda ansiosa pela nota do Enem e loca por uma vaga na Federal do meu estado pra cursar Licenciatura em Matemática, que sempre foi e continua sendo minha grande paixão. Porém, tendo que estudar pro Enem (e assim conhecendo seu canal) vi a importância das Humanas na nossa vida. Nunca me considerei totalmente de Exatas porque não sou muito boa em Química e Física kkkk, mas ainda é a área que me instiga mais. Contudo, descobri que entendo muito bem história, acho filosofia extremamente interessante, e amo geografia, por exemplo. Percebi que não só a matemática move o mundo. Acho que a educação é a coisa mais linda que o ser humano pode ter, independenteda "área". Quando eu começar a lecionar, quero levar esse legado de despertar conhecimento por aí. Parabéns por tudo, 1berto. Você é incrível! Vou continuar por aqui, porque aprender nunca é demais! ❤❤ #VivaAEducação
Você é eu na vida! Kkkkkkkkkkk descobri TB que a vida não é só exatas. Descobri depois de uma dura graduação de física que eu era de humanas. Ainda gosto de exatas mas humanas começou a me mostrar que nada sei. Parabéns pelo canal!
Realmente Umberto, siga seu próprio caminho, e saiba o que vc quer, seu vídeo também me resume, antes eu era tipo " Humanaaaaaasssss " eu gostava e ainda gosto de humanas, eu nunca pensei que teria que fazer alguma coisa relacionada a exatas na vida, e aqui estou eu, uma garota de 16 cursando Administração de empresas, área que nunca pensei que teria chances, eu antes pensava em ser escritora, e hoje ainda penso em ser, porém agora também quero seguir cursando marketing e aprender mais sobre os negócios
Eu te acompanho desde o inicio do canal. Cheguei aqui por vídeo seu de função afim e não sai mais.Você mudou muuuuito nesse tempo. Fico feliz por você! Muito sucesso 1berto! Vida longa ao zats zats :)
Eu sou de exatas desde sempre, mas há alguns anos descobri o maravilhoso mundo de humanas e linguagens. AMO ler literatura brasileira, ler sobre artes, psicologia, psicanálise, história, filosofia, sociologia.. etc. . (Só geografia ainda não entrou nos eixos kkkk). Mas me identifiquei muito com vc! Ainda sou de exatas (meu amor pela matemática/física/química e biologia inclusive é algo inestimável!) e poder conhecer esse "outro lado dos saberes" me fascina. Seu canal era o q eu procurava! Algo q instigue o conhecimento e não só de uma área específica mas sim sobre tudo que pode ser incrível... Obrigada pelos vídeos ♡♡♡
Vou confessar que quando vi a sugestão de um vídeo do seu canal quando estava estudando pro enem, pensei: "Ah, não vou assistir isso, esse cara deve ser muito chato e prepotente, deve falar que de devemos priorizar exatas" até que mês passado eu pela primeira vez assisti um vídeo seu percebi que eu fui preconceituosa e você é bem bacana. Ps: acho que o contato com humanas te deixou mais bonito, como ser humano, e na aparência mesmo skdjd
Cara, eu sempre me neguei a fazer engenharia por medo de exatas, aí conheci a UFABC com seu projeto pedagógico doido e decidi que sim, ia fazer essa porra com 25 anos de idade. Inclusive estudei bastante pelo seu canal, que me ajudou muuuito a passar e aprender as coisas depois de entrar na faculdade, principalmente em química. Acho que há uma diferença brutal entre entender e aprender uma coisa e acho sensacional a sua coragem em mudar e se propor em aprender coisas. Felizmente tenho a oportunidade de estudar várias coisas diferentes mesmo 'sendo de exatas', tipo filosofia, sociologia, epistemologia, psicanálise as matérias da biologia ♥, etc e gostaria muito que as próximas gerações tenham essa oportunidade também. Nem sempre é fácil e o esforço de estudar várias coisas tão diferentes as vezes cansa, mas creio que somos como uma casa, cada área que estudamos são blocos que dão forma à estrutura que seremos um dia. Parabéns pela coragem em mudar, por sua disposição em compartilhar sua experiência e ensinar as pessoas com sua vivência. Não costumo muito comentar, mas gostaria de expor meu agradecimento a você por dividir seus conhecimentos, não só coisas de estudos, mas coisas da vida. Muito sucesso e abraços!
Que interessante sua história! A minha é similar: sai do ensino médio e fui estudar Design Gráfico porque era o que eu achava que dava pra passar, já que eu era uma péssima aluna. Investi muito nessa área (fiz pós, cursos extensivos) e hoje eu descobri que eu sinto um amor muito grande pela área da saúde (que eu gostava quando pequena, mas não achei que tivesse capacidade para passar) e estou perseguindo esse objetivo! ☺️
Comigo foi assim com TI, desde cedo o cara do computador, técnico da família, nerd do trabalho. Ai comecei a fazer uma faculdade e senti as mesma coisas, falta de propósito, tédio. Então comecei a me rebelar e sair da sala de aula e ficar lendo livro de fantasia, romance, psicologia e os best-sellers que eu sentia vontade de ler, passei um ano só lendo os livro que queria, sem pensar em profissão ou vestibular e isso foi muito gratificante. Hoje, com 22 anos, também faço marketing, tbm não sei se é o que quero da vida, mas ao menos é algo quero terminar.
Ei eu amo seus vídeos e amo que você é tão indeciso quanto eu, amo também que meio que se encaixa e desencaixa...Enfim Parabéns por todos seus trabalhos e obrigada por seus vídeos conversando mais conosco!
Adorei o vídeo! Apesar de eu já ter 34 anos, estou em transição de carreira! Eu era gerente de serviços de TI e agora estudo licenciatura em matemática, vou ser professora! rs É muito difícil fazer uma mudanças dessas em qqr época das nossas vidas, mas o importante é enxergarmos se estamos felizes ou não com o que estamos estudando ou trabalhando e então sairmos do automático como vc citou! Um gde abraço e Parabéns pelo canal!
Eu gosto quando vejo esses videos e me identifico. Eu passei minha vida de estudante inteira em um dilema e até hoje n consegui sair dele. Desde o ensino fundamental as pessoas me perguntam o que eu quero e eu sempre respondo algo, mas no fundo eu sei que eu não sei o que eu quero. Todos os cursos que vc pensar eu já pensei em fazer, por muito tempo eu pensei q eu queria biologia, porém ano passado eu passei na UFPB, mas eu n fui, pois seria bem caro me bancar lá, depois disso eu percebi que eu não queria biologia. Me mudei para MG com minha família, e fiquei estudando para o enem sem nem mesmo saber o que eu quero, o problema é que aqui eu n conheço ninguém e n saio,com isso fico só em casa estudando, mas do que adianta ficar estudando tanto se eu nem sei oq eu quero.
Gostei muito do video, entendo o que tu passou.No meu caso é em humanas, gostava muito de humanas mas sinto necessidade de estudar exatas muito exatas estou buscando estudar e me aprimorar em exatas cada vez mais. Parabéns!
Podemos ser de exatas, biológicas e humanas ao mesmo tempo e encontrar beleza em tudo!! Quando eu acabei o ensino médio achava que era de exatas, amava matemática, passei numa federal nesse curso e não fui pq não estava segura. Decidi que ia tentar arquitetura, mudei pra nutrição e hoje eu quero MEDICINA hahahahha isso mesmo, descobri que eu gosto de tudo um pouco e meu sonho é descobrir como funciona o corpo humano e como fazê-lo funcionar melhor, assim como estudar e entender como nosso mundo funciona, estudando sobre filosofia e sociologia. Eu me sinto ampla e aberta a todo tipo de conhecimento, é lindo. Hoje consigo ver que eu sou curiosa para tudo, saber como as coisas funcionam e como posso melhorá-las é meu foco.
Ótimo vídeo. Me fez pensar sobre minha trajetória. Passei em 2017(2017.1) para o Bacharelado em Ciências e Tecnologia na UFERSA (RN). Primeiro semestre terminei com uma média muito alta, no segundo as coisas estavam mais complicadas, mas nada tão desesperados, no entanto, eu não aguentei o curso. Eu me perguntei os motivos pelos quais escolhi o curso e percebi que nenhum deles eram realmente bons. Fiz o ENEM novamente esse ano e ainda não estou tão certo do que fazer com minha vida.
Que top, vei! Agora pode fazer resoluções do ENEM das humanas também, haha. Eu vi todas as suas resoluções de matemática e ciências. Procurei vídeos de resoluções de humanas e linguagens e não tem :(. Pelo menos não com a mesma qualidade e com o conteúdo completo.
Minha história é muito parecida com a sua. Mesma trajetória, a diferença é que quis fazer engenharia elétrica ao invés de física. Hj me vejo em uma situação parecida com a sua. Abraço e continue com seu trabalho
Eu adorava seus vídeos do Japão :/ quando conheci assisti todos em maratona, Como já falei a alguns anos atrás, espero que um dia reposte eles pra eu poder matar a saudade de algo que me faz tão bem em um momento tão ruim. Obrigado.
Ai, gente, que droga... era pra ter postado o vídeo na quarta, não hoje kkkkkk. Enfim, divirtam-se com os trechos do vlog do Japão aí. Vídeo novo na semana que vem o/
Só quero saber onde posso adquirir essa blusa.... Maravilhosa
Nossa Umberto,acabei me identificando.O meu ensino médio foi em curso preparatório para provas militares e não tinha nada de humanas lá. Mas este ano,graças a um cursinho online que participei, fiz ENEM fui extremamente bem em Humanas e deixei a desejar nas áreas exatas.Gostei bastante do vídeo e me fez refletir um pouco se eu realmente quero fazer um curso de exatas esse ano.Obrigado!
Quero mais vlogs do Japão!!!
@@gustavoneves8612 Boa sorte na sua escolha!!
@@rayhenneduarte8961 É só minha. Exclusiva rsrsrs
Um cara de humanas que detona em matemática. Bem parecido comigo que me declaro de exatas e pontuo bem mais em humanas.
Eu achava que era de humanas e pontuei mais em exatas
Tamo junto
Wtf
tamo no mesmo barco, faço engenharia mecatrônica e acertei muito mais em humanas
Eu no Enem kkkkkkkkk "de exatas" que acerta mais em linguagens e humanas kkkkk
"Venha mundo, venha. O mundo me vivia, eu não vivia o mundo" 7:50
mais humanas que isso, impossível
Ainda bem que você saiu dessa dicotomia de "exatas ou humanas". Toda ciência complementa a outra, tanto que os gregos antigos eram filósofos e matemáticos.
Terminando o curso de ciência da computação, pretendo ir pro Japão trabalhar e estudar física.
Lições que eu tirei do vídeo pra minha vida:
1. Não leve as coisas no automático. Se pergunte o que você quer fazer da vida e refllita profundamente isso;
2. Não importa o quanto você tenha suado pra chegar lá, sempre siga os seus sonhos e não se deixe enganar pelo quanto você conquistou;
3. Não faça alguma coisa só porque acha ela bonita.
Daniel Uchôa a única lição que você pode tirar desse vídeo é como o Umberto só quer saber de dinheiro, dicas fracas, dicção chula, não devia ter o espaço que tem pra chegar a tantas pessoas um conhecimento medíocre desse.
É brincadeira viu Umberto, me desculpa pelas minhas palavras, seu trabalho é incrível.
@@goku2671 Bipolaridade tem tratamento.
@@goku2671 o cara ainda ganhou um coraçãozinho kkkkkkkkkkjjjj como assin?¿
Galera eu e o Umberto, ou melhor Beto como eu costumo chamá-lo somos amigos próximos kkk eu sabia que vocês não iriam entender, tudo passou de uma pegadinha que nós dois armamos hahaha.
Bobocas!
Eu fiz matemática, depois mestrado em matemática e no doutorado parti para humanas... Fiz doutorado em Educação... Amo exatas e humanas!
ARREGOU
Arregou
Corajoso vc. Hj, depois do meu Doutorado em história, estou a pensar em fazer engenharia da computação (detalhe, não é questão de desemprego hahahah).
Eu não tenho isso de ser de Humanas ou exatas, eu gosto e sempre gostei de tudo, sou apaixonado por história, física, filosofia, sociologia, biologia, matemática. As únicas que não sou muito chegado, mas ao mesmo tempo são as que eu mais estudo, é química e português. Eu amo aprender e sei disso desde que comecei a prestar vestibular, vc se sai muito melhor quando faz o que gosta.
Achei que era só eu isjsjs
Adriane Vianna kjkkjk
E aí, Umberto! Me identifiquei MUITO com seu vídeo, engraçado como nossa história parece!!
Eu passei o ensino médio fascinado por física e decidido de estudar essa matéria até chegar no terceiro ano e minhas notas das disciplinas de exatas despencarem. Fiquei muito desiludido com essa área do conhecimento, por ter dificuldade de fazer contas (rapidamente), e no sisu em 2014 acabei colocando turismo.
No segundo ano de faculdade, com 18-19, eu já estava completamente desanimado, mas tive uma oportunidade de ir para os EUA sozinho, lá, assim como você, pensei, pela primeira, vez muito no que eu estava fazendo com minha vida e o mundo de oportunidades que existe lá fora...
Ainda sim, dei mole e fiquei esperando abrir reopção, o que não aconteceu, e perdi um ano, só agora no sétimo período, fiz o Enem e espero ter ido bem o suficiente para ter passado no que eu descobri que realmente gosto: Educação física. Sou fissurado com treinamento de força e esportes de força e tenho estudado por conta própria há anos, lendo livros de metodologias, vendo palestras de treinadores famosos, mas só com um choque de realidade para eu pensar nos caminhos que estava seguindo. Turismo realmente não me toca, eu sempre gostei mais das disciplinas de sociologia, filosofia e geografia, mas agora tenho noção que é um interesse muito mais pessoal do que profissional!
Espero que um dia a gente possa trocar uma ideia sobre isso!! Abraços
Que história!! É bom ver que eu não estou sozinho kkkkk. Boa sorte na sua trajetória, Gabriel o/
Eu não ignoro a necessidade de cálculos em física e química (na verdade em vários casos onde refleti sobre coisas de fora dos vestibulares tenho constatado suas aplicações), mas no ensino médio senti uma extrema pobreza de conceitos nessas disciplinas (não que em biologia fosse melhor, mas enfim...), é por essa falta de conteúdo teórico que as pessoas reclamam do automatismo nas disciplinas de exatas. Isso fez eu me refugiar nos documentários achando que eu realmente estava entendendo aqueles assuntos extremamente simplificados para o público leigo
Isso fez com que eu esteja hoje partindo de humanidades, seguindo o caminho inverso do de vocês
Al-gusto, O Muçuma o mesmo aconteceu comigo, terminei o ensino médio 100% focado em humanas, tanto que quando sai ja parti direto pra cursar direito, mas no tempo que estava livre comecei a me interessar bastante por programação e suas aplicações na humanidade. Tranquei Direito no segundo período pq já não estava mais me identificando nada, o curso parecia muito mais um pré-vestibular pra concurso público que tudo. Hoje quero ingressar em algum curso de T.i, tentei o enem porém sinto que não vou conseguir...
Bolsonaro 2018 vai acabar com suas costas amigo desculpe mas você não vai pra frente graças ao nosso moto
O canal tá ótimo assim, misturando vídeos de exatas e vídeos motivacionais. Dá um UP em quem está do outro lado da tela!!!
Os vídeos de reflexão do Humberto parecem vídeos de mim para mim mesma, criados para me dar pequenos choques de realidade e me lembrar que ta tudo certo! Tenho nada de errado. Kkkk
Você é muito carismático !! Parabéns pelos vídeos.
Sou professora de Matemática no fundamental II há muitos anos.
Mas amo outras áreas : Filosofia, Psicologia, Literatura ...Então faço delas habbies...
O ser humano é muito complexo para se ater apenas a um quadradinho.
*Digo hobbies rsrs
Valeu, Rosilei! Vamos aprendendo sempre 😁
Você me faz acreditar que no Brasil existe força intelectual jovem.
Nós estamos por aí. Somos de Exatas, Humanas, Biomédicas.
Somos nós: Aqueles que passam dias exercitando questões.
Aqueles que se esforçam, que se dedicam.
Aqueles que não desistem.
Venha o Brasil que vier: Eu vou bater de frente pra disponibilizar um ensino de qualidade pras nossas crianças.
Por um Brasil de cabeças pensantes!
#VaiTerHumanasSim
#ExatasTambém
#EBiomédicasMaisAinda (💚)
@Exatas Exatas
Quase tive um FANIQUITO agora! Hahahah
Obrigada pelo destaque no comentário. Seus vídeos são incríveis, cara! :)
Até me emocionei agora
Que comentário lindo!
Saí do ensino médio ano passado com vontade de fazer Psicologia, porque eu tinha aula de Filosofia e Sociologia com uma professora que era formada em Psicologia, aí ela costumava ligar assuntos dessas áreas com a área dela e eu amava cada aula ela dava, e tbm eu gostava de ler livros de desenvolvimento pessoal, que de vez em quando se baseavam em algo da neurociência e psicologia, o que me atraía muito. Só que não passei no vestibular e dps comecei a me questionar se eu seria um bom psicólogo(por motivos pessoais), aí eu decidi que prestaria para outra coisa, mas continuaria sendo um "curioso" de psicologia(estudando sozinho e tals). Daí entrei num cursinho no meio desse ano com a ideia de prestar para Ciência da Computação, porque sempre fui um jogador assíduo de videogames e gostaria de adentrar mais profundamente nesse mundo. Só que no meio do cursinho mudei pra Estatística, que apesar de ser um curso que a princípio eu não me identifique, tem várias pontos atrativos, e um deles é que praticamente posso trabalhar em qualquer área(inclusive na área de jogos) - o que é MUITO atrativo pra mim, já que tenho interesse em várias áreas do conhecimento humano, e qualquer um precisa da Estatística pra se basear.
Mas se eu fosse escolher um curso sem se preocupar em NADA com mercado de trabalho, seria Filosofia. Porque é algo que não só tenho muito gosto, como também, imagino eu, me permita entrar nas outras áreas do conhecimento incluindo de exatas.
Bom, fiz esse textão principalmente pra eu organizar mais as ideias na minha cabeça, se vc leu até aqui pode ter perdido seu tempo haha.
btw, caso de fato eu siga o caminho da Estatística, pretendo unir ela à Filosofia. Como vou fazer isso? Não sei, mas vou pedir uma ajudinha de Isaac Newton e Platão, e tantos outros filósofos/matemáticos.
Perda de tempo nada! Que história, hein!! Seja qual for o seu caminho, muito boa sorte 😁
Cara você é muito eu na vida hahaahhaha eu estou prestando para química ambiental, engenharia ambiental. Mas puts grila me vejo fazendo jornalismo e ciências sociais, me vejo muito dando aula, e vendo matérias de humanas
Moço! Faz filosofia. Que louco moço, eu queria fazer psicologia também, quase fiz filosofia e agora faço Jogos Digitais, se tem algo que digo sobre Jogos Digitais é que qualquer área pode se relacionar com Jogos Digitais, já vi pessoas formadas em Psicologia trabalhando com Jogos, pessoas formada em Educação Física, Secretariado, qualquer área pode se relacionar com jogos, e Filosofia é uma área que se parece muito com Jogos em certos sentidos. Mentira, moço, faz o que tu gosta, não pensa no dinheiro não, porque no final tu não vai ter emprego na área escolhida mesmo.
Meta é ser igual ao Umberto, ser bom em exatas e humanas aaaaaa ❤
Ou modelo, pois beleza você já tem. Linda.
"Porque isso me lembra quem eu fui, no que eu me tornei e no que eu posso me tornar nos próximos anos." Que lindo essa frase que você disse, Umberto. Foi simplesmente maravilhosa a sua explicação do porquê manterá o nome "Exatas Exatas." É muito surreal o que eu sinto ao ver os seus vídeos...você passa uma confiança e uma vontade de estar sempre pronto pra novas possibilidades que a vida fornece. Já pensei: será que um dia conseguirei explicar o quão importante tornou-se esse canal pra mim?! Provavelmente nunca encontrarei palavras que poderão explicar isso. Têm coisas na vida que não acontece por acaso, e já te falei isso em um vídeo seu há muito tempo atrás. Nada é por acaso. E, sério, vejo o brilho no seu olhar a cada vídeo, a alegria que você tem por estar nos transmitindo tantos aprendizados. Gênio! Grata sempre. ❤
Tenho 33 anos. Passei pelos cursos de Eng. Quimica, Técnico em Mecatrônica concluído, queria fazer Eng. Mec., mas no fim passei em Física na UFRGS. Trabalhei como bolsista técnica nos aceleradores de partículas da universidade, fui contratada como técnica por um projeto da petrobrás...comecei ir mal no curso, percebi que aquilo não era mais pra mim....tentava me enganar, que iria me dedicar mais...até que um dia me vi, pois passava vendo muitas coisas sobre doenças, saúde da mulher, entre outras coisas relacionadas à saúde e notei que o que me faria feliz era fazer Medicina. No meio de tanta reviravolta, tive depressão, mas mesmo assim sentia que havia feito a escolha certa. Enfim, penso que com a vida existem muitas mudanças e isso não é um problema para ninguém. Abraços
Sempre se superando! Muito obrigado pelo relato, Michele :)
Só falta passar...heheheh
@@michelerichter6695linda, vc vai passar.
Infelizmente, eu conheço muita gente que é mega exatas e tem o maior preconceito com as pessoas de humanas :/
(Ainda mais quando é alguém que gosta de filosofia, artes..)
Sabia que existe o contrário disso?
@@english736 sim cara, sou de exatas e passei a vida toda ouvindo que só doido que faz facul de fisica
Sim, chamam de vagabundo, drogado, ou que faz porque é fácil, etc. Tem muito preconceito com gente de humanas, uma bosta isso
Quando fazia o ensino médio, amava história e filosofia e gostava de um cara que amava matemática e física. levei cada fora e tirada kkkkkkkkkk
@@andresagomes6092 com toda a certeza ele não ficou com você por que é de humanas
Humberto você é uma pessoa diferente, te admiro por sua lucidez e de como trata essas dúvidas que surgem em você.
sai de biológicas para exatas, depois humanas e hoje estou pensando seriamente em sequer fazer faculdade, pois sinto que preciso conhecer o mundo e me conhecer antes
Boa sorte em sua jornada!
Eu tenho uma história similar, no meu ensino médio eu era "Exatas na veia", amava física e matemática, respirava isto, estava me preparando para o meu sonho, que até então que era Eng. Elétrica, no entanto, no último ano do EM, comecei a estudar a fundo as matérias de humanas, e fiquei apaixonado, achei excelente esta área. Eu prestei o ENEM no ano passado, e no primeiro semestre coloquei Eng. Elétrica, passei na UFF, mas, no entanto, acabei não indo, pois eu percebi que não era o que eu queria, na verdade percebi que eu não sabia de fato o que eu queria, por isto, entrei em Direito na Universidade Estadual da Bahia, mas, sinceramente, ainda não é o que eu quero, o Direito me limita muito, e sou uma pessoa muito imperativa, gosto de estudar diversas áreas, e não estou afim de abrir mão de matemática, por isto, percebi que o que eu queira mesmo era Economia, que no curso de Direito, esta é a matéria que mais sou apaixonado, por conta disto, irei mudar de curso, pois, finalmente eu questionei o que estava ao meu redor, e enfim percebi o que eu quero. Desejo que a vc que está lendo este comentário, que consiga saber o que realmente quer, questione-se, espero que consiga a sua resposta.
"SAPERE AUDE" (Ouse Conhecer).
ei mano. um curso bem diversificado é relações internacionais
Com todo respeito 1berto, mas tenho que discordar um pouco de você. Uma vez de exatas, pra sempre de exatas. As mais de 40 questões que você acerta nas áreas de exatas não deixam você negar que exatas ainda mora em você. Humanas é legal, mas não abandone o nosso clã... brincadeira 1berto, kkkkk o importante é fazermos aquilo que realmente gostamos, independente se o que gostamos seja exatas ou humanas, desde que seja alguma coisa que realmente gostamos. É como uma frase que vi há alguns dias, "trabalhe com o que você gosta e não precisará trabalhar um só dia da sua vida".
É, Zatz vai estar sempre no meu coração kkkkk. O raciocínio lógico e matemático me ajuda em tudo, então eu tenho que agradecer por ter sido de Exatas durante tanto tempo. Obrigado pelo apoio, Aylton!!
jurava que tinha encontrado mais um canal de exatas, me iludi
A frase certa é "trabalhe com o que vc gosta, nunca mais gostará de nada" ksmksmk. :)
Que história inspiradora Umberto , eu pretendo cursar matemática apesar de familiares e amigos dizerem que eu seria uma boa advogada , mas, graças a Deus eu não vivo no automático e vou optar pelo o que eu amo e não pelo o que dizem que me daria bem .💖Sou sua fã KKKKKK
Que advogada o quêeee!! Segue seu coração, e boa sorte :)
@@umbertomann obrigada 💜
Que legal, eu comecei cursando Matemática esse ano !
@@Barbarapokedepp Que incrível 💖
BOA SORTE MESMOOOOOO !
Cara, gosto muito do seu canal.
Sou recém inscrito e curti muito o conteúdo de exatas que você fez pro Enem.
Sua trajetória é inspiradora e, caso faça vídeos com outros conteúdos vou me manter fiel e assistir a todos. Penso que divulgar conhecimento é fundamental para quebrar paradigmas da nossa atual sociedade que, como vc bem mencionou, é deficiente desse pensamento nas escolas. Falo isso de modo geral, pois a maioria das instituições estão tão voltadas para a aprovação dos alunos em vestibulares que esqueceram o real valor do ensino, que é formar pessoas para a vida.
Então, parabéns pelo excelente canal e faça sim os vídeos #NãoTãoExatasExatas.
Valeu mesmo, Talles! Seja bem-vindo :)
Já eu sempre fui indeciso. Olhava com desdém tanto para "quem era de humanas" quanto "quem era de exatas". Aos 16 anos, não sabia o que fazer após o Ensino Médio. Diziam que eu deveria ter seguido o ramo da "informática" (apesar dessas pessoas não compreenderem o quão vago isso é, só piorando a situação), mas se quer fiz o Enem na época. Diferente de você eu não tive um "modo automático", e quando tinha dúvidas simplesmente parava e oportunidades eram desperdiçadas. Hoje também sinto que tenho a mente mais aberta, tendo também encontrado um certo refúgio na fotografia, que me fez encarar o mundo de forma diferente, perceber sua beleza e minha insignificância. Apoio sua escolha por completo, ansioso pelos próximos vídeos!
Às vezes temos que passar por experiências diversas para nos descobrirmos, e isso é bom, nos instiga a querer buscar sempre mais. Como ainda não tive muitas experiências fico me questionando sempre em relação a meu futuro. Cada vez que assisto a seus vídeos, entretanto, parece que me encontro mais em meio a novas perguntas. Muito obrigada!
Eu tive essa mudança na chavinha quando comecei a ver animes em 2012 e pela primeira vez pensei "uau, existem coisas bem diferentes no mundo, não sei de nada" kkkk acabei pesquisando mais sobre um monte de culturas diferentes como a japonesa, depois a chinesa, coreana, grega, francesa... e acabei tomando gosto por muitas coisas diferentes, comecei a ler mais, ter mais gosto por aprender idiomas e, principalmente, a respeitar e entender melhor o mundo. Mesmo assim, ainda sigo procurando o que de fato fazer da vida e acho que estou encontrando :D
Incrível! É isso mesmo. Uma evolução constante ^^
Umberto, estou sem palavras. esse vídeo tá carregado de sentimentos e experiências nobres que acabam por se transformar em um enorme aprendizado pra quem te acompanha. de verdade, eu to muito orgulhosa dessa “missão” e dessa evolução também. só posso agradecer e desejar que continue (mos) evoluindo.
Parabéns por se questionar. Isso faz mt diferença na nossa vida 🙏🏻
Lkkkkk Umberto você é um rapaz estranho, porém engraçado e legal hahshah
kkkkkkkkkkk
Assim que é bom
Muito bom esse vídeo ter saído agora. Durante toda minha vida eu sempre disse querer engenharia, não sabia qual, mas sempre disse que queria engenharia, porém no fundo eu nunca tive mesmo vontade de entrar nessa área, simplesmente seguia as ideias de terceiros que viam a questão financeira em primeiro lugar, agora eu criei uma grande vontade de cursar medicina veterinária porque além de gostar de animais, eu também já cuido de uma cadela doente e pela primeira vez acredito que finalmente achei um curso que quero cursar, agora é esperar a nota do ENEM e ver no que dá. Obrigado pelo vídeo!!
Muito legal isso, você é um exemplo de que decisões não precisam ser imutáveis, sempre podemos mudar de opinião e tá tudo bem.
Eu sou de exatas e amo literatura, história, filosofia, artes e sociologia. Acho que essas coisas me completam.
🤗🍀 Eu também amo aprender! "Todas as fazes" te fizeram ser quem você é hoje nesse canal. E olha que te acompanhar a anos, pois gosto das suas dicas de aprendizado.
Umberto a palavra professor em grego é : ❤️ δάσκαλος* ( da primeira a sexta série)= aquele que transmite a luz.
❤️ καθηγητή (da 7 série até a faculdade) = aquele que mostra o rumo.
Sucesso!!! 🍀
É muito bom saber que não estamos sozinhos. Eu passei por muitos problemas psicológicos durante o ensino médio inteiro, principalmente, por causa da escolha do curso. Mas hoje, eu já consigo ter um ponto de partida, meio cambaleando, porém prosseguindo. Eu sinceramente acredito que o mais importante foi aceitar que eu gosto de inúmeras coisas e pronto! É como livrar das costas um grande peso de tentar ser o que não é ou entrar em uma caixinha, onde não caibo...
Eu já tive também um despreso por humanas, mas agora entendo o quanto ela é fundamental para nosso desenvolvimento pessoal(e às vezes bem complexa pra mim).
Enfim, adorei teu relato, Umbertinho. Vamos juntos nessa jornada nada normal, com caminhos tortuosos e pessoas incríveis a serem encontradas...
Abraços sz
Boa sorte pra gente!!
Você me ajudou e motivou muitas vezes e nem tem noção. Passei os 18 anos todos em dúvida do que fazer, e sempre que chegava notificação de vídeo seu eu ficava (e fico) feliz demais, seus vídeos tranquilizam, alegram, e motivam muito a busca por conhecimento e por aprendizado!!! Obrigada ♥️
você é incrível, esse canal realmente desperta meu interesse pelos estudos e de forma tão leve, natural.
Sua jornada está sendo cumprida, tenha certeza. Muitos jovens como eu também se sentem instigados depois de assistirem a um vídeo seu. E hoje, depois de tantos vídeos e tantas histórias suas, tenho certeza de que o que quero é Ciência da computação, mas minha missão na verdade sempre será contribuir com a educação. É assim que construimos um país melhor. Você fez e faz isso muito bem. Obrigada novamente.
Esse video me define. Eu era fascinado por matemática até o primeiro ano do ensino médio, odiava português, história, preferia dez aulas de matemática do que uma de português. Até q eu conheci um professor de português que me fez me apaixonar pela área de Humanas e Linguagens. Hoje em dia perdi o encanto pela área de exatas, estou terminando o ensino médio e pretendo cursar alguma coisa na área de Letras.
Olá Umberto! Eu sou formada em engenharia de controle e automação, e apesar de gostar da área, eu comecei a me descobri também em humanas, especificamente em direito. E olha que nunca fui fã de humanas, sempre gostei de coisas exatas e nada subjetividade rsrs Hoje eu estou bem tentada em fazer uma segunda graduação, e acredito que isso se dê muito porque a gente cresce com uma visão e conforme amadurecemos, vivenciamos outras coisas, vamos desconstruindo paradigmas internos e nos redescobrindo . Essa ideia de ser uma única coisa na vida não existe, você pode ser e fazer o que quiser, e levar o tempo que for para descobrir porque como diria a música do Legião Urbana "...temos nosso próprio tempo..." Não há problemas em trocar a área ou mesmo recomeçar do zero, se você se sente bem e está feliz com sua escolha é isso que importa.
Tatiane Silva tbm to querendo fazer Engenharia de Controle e Automação, minha paixão é área de TI, mas tenho medo de quando chegar lá desistir... :'(
@@maizavitoria1904 olha se sua paixão for mesmo T.I. então deve seguir para o curso de Sistemas de Informação, Analise de Sistemas ou Engenharia da Computação, que dão uma melhor base para essa área. Engenharia de Controle e Automação tem um foco diferente, é mais industrial, com foco em programação em CLP's entre outros. Claro que não necessariamente um engenheiro de controle e automação precise trabalhar com manutenção e robôs, isso vai de perfil da pessoa, há engenheiros em bancos e em cargos mais administrativos. Uma dica que dou é não se prenda nessas resenhas de cursos dá internet, pesquise, veja a rotina dos profissionais, veja lugares de trabalho, veja videos aqui mesmo no youtube de especialistas nas áreas, e para ter a certeza absoluta faça um curso técnico assim você terá uma dimensão se gosta ou não. Eu por exemplo sou formada como técnica em eletrônica, gostei da área e partir para engenharia, claro que hoje penso se tivesse mais contato com direito eu talvez seria uma advogada... Mas como disse não se prenda, tente, se for preciso se redescubra, não tenha medo de errar e recomeçar, tenha medo de não fazer nada e não sair do lugar.
obrigada!!! ;)
eu pensei em fzr eng da computação ou gestão em TI tbm...quero fzr controle e automacao pq eu gosto mt de automacao residencial e industrial e tb vou fzr um curso técnico em aut industrial...
mas ai tem uma outra coisa: amo software já pensei em ciência da computação tb ksksksks
obg pelas dicas rsrsrts
Lembro que quando assisti o primeiro vídeo do Umberto eu sai OFENDIDA pq ele criticou a área de HUMANAS. Depois desse dia nunca mais quis assistir nenhum vídeo do canal kkkkkkkk. Só voltei a ver os videos do canal esse ano depois que meu melhor amigo pediu para eu assistir a um vídeo com estratégia para o ENEM. Depois desse vídeo veio outro, depois outro e outros... até eu perceber que esse canal é um dos meus favoritos.
Eita, que vídeo foi esse??? Preciso rever pra mostrar a transição kkkkk
Lembra qual vídeo era?
@@umbertomann não sei qual era, pois faz tempo, só lembro que era uma vídeo aula.
@@Shiro-nl8ff infelizmente não
Amo seus vídeos. Sua forma de dar aula me tranquiliza e a relação que você mantém com nós (inscritos) é uma verdadeira amizade. Eu me dediquei o ano inteiro para o Enem para simplesmente ir mal nas provas (principalmente em exatas, no qual o curso que quero seguir tem grande peso).. apesar de me deixar triste, só me faz ter vontade de estudar mais, querendo ou não esse ano todo me despertou a vontade de aprender e estudar e também de não desistir. Adorei ouvir suas ideias e sua trajetória. Espero que siga adiante apaixonando muitos a buscar conhecimento!!
Parabéns humberto. Você tem uma sensibilidade e inteligência acima da média. Um ser iluminado. Muito legal reconhece que evoluiu muito como pessoa em tão pouco tempo . eu nunca gostei de matemática. Mas meu primeiro emprego foi vendendo pisos ,azulejos, cimento e rejuntes aprendi a calcular de tudo. Kkkk parei no canal justamente pois tenho dificuldades com exatas e tua maneira de explicar de modo humanas. Me fez permanecer assistindo os vídeos. 🙏Gratidão
Muito legal você abrir isso com a gente, Umberto. É um alívio saber que alguém bom numa coisa é capaz de descobrir novos interesses. Eu passei por um período muito difícil ao longo meus 20 e poucos anos na graduação em arquitetura e acabei saindo do curso. Hoje, com 30, estou tentando voltar pra faculdade e na luta contra o Enem descobri o seu canal que me mostrou que alguém de exatas pode sim se interessar por humanidades (e vice-versa). Não sei ainda se volto pra arquitetura ou mudo de curso, mas a lição que ficou pra mim é que não existem barreiras para o conhecimento e que independentemente da minha formação eu posso me dedicar a diversas áreas, mesmo que num nível pessoal. Muito obrigado pelos vídeos!
Cara, eu amo tanto 😍 esses teus vídeos estão vindo no melhor momento possível! Estou realmente aceitando a minha indecisão, questionando realmente e sentindo que tá tudo bem, tá tudo certo. Não precisa ter pressa de acertar, só viver. Hehehe já falei que eu tô amando muito? Não? Então vou falar de novo 😍😍 Por favor não pare de levantar essas reflexões são muito importantes, para todos nós! ❤ Obrigada!
Amei muito seu comentário ♡♡♡
Engenharia aeroespacial
Entrou para os meus vídeos favoritos do youtube e da minha vida. Eu tô passando por uma fase difícil tentando me descobrir, estou há anos estudando exatas numa universidade federal, mais especificamente, química, e esse vídeo fez muito sentido pra mim em tudo o que vc disse, desde ir no automático sem se questionar, até sobre o olhar pra quem faz humanas e sobre furar a nossa bolha. Você é incrível e eu gostaria muito de te dar um abraço agora por estar nos ajudando a se encontrar.
Que vídeo maravilhoso!
Muito verdadeiro o que vc passou, e com certeza vai refletir na vida de muitos jovens como eu.
Obrigada :)
Eu sempre fui de exatas tbm e odiava todo o resto, mas quando saí da escola e comecei a estudar por conta própria passei a enxergar além da minha bolha. A vida é uma evolução constante e conhecer um pouco de tudo é muito enriquecedor.
Parabéns Humberto por sua visão sobre a educação e conhecimento.
Parabéns pelo vídeo!!! A paixão pelo conhecimento é uma busca sem fim e uma conquista permanente. Precisamos imensamente disso! Mais conhecimento, mais perguntas, menos certezas. Abraço
Cara eu vi seu vídeo e me vi totalmente kkk, Sou uma pessoa que criticava muito a área de administração, informática eu achava impossível de entender...E hoje estou no final do meu curso de Técnico em Administração e no final de um curso de programação que comecei na quarentena por conta própria. E é basicamente isso, quanto mais estudamos mais queremos conhecer, durante essa pandemia eu comecei a fazer vídeos incentivando a leitura, vídeos de reflexões, e descobri que sou apaixonada por essa parte psicológica, de analisar e estudar o pensamento humano e nem por isso vou fazer psicologia, ou letras por gostar de livros... Estou me aprofundando nessas áreas humanas e tecnológicas por gostar, ter curiosidade e apenas ter esse pequeno conhecimento. Me vi muito nesse vídeo seu e amei de vdd!!
ME IDENTIFIQUEI TODINHA. Eu amava exatas e era muito boa em matemática no ensino médio. Acabei escolhendo o curso de administração e depois de 1 ano eu percebi que não era pra mim. O raciocínio lógico bom que me fazia destacar no ensino médio não funcionava na faculdade. Faltava-me paixão. Sendo sincera até hoje não descobri o que quero ser. Mas agora irei pensar mais e ir com calma. Obrigada por esse vídeo, temos que aceitar que algumas pessoas demoram mais. Cada um tem seu tempo pra se descobrir.
Seu papel é importantíssimo, gratidão!
Incrível, Umberto! Admiro muito o seu trabalho, que você desperte cada vez mais o anseio pela educação.
Muito obrigada pelo vídeo! É muito bom achar outras pessoas que também não se identificam apenas como sendo de "humanas", "exatas" ou "biológicas" e ainda mais de alguém que passou por vários cursos e por várias "mudanças" ou "fases" de pensamento.
Me identifiquei muito com o vídeo/ sua história. Passei a maior parte da minha vida acreditando ser "de exatas" (mesmo nao gostando mt de exatas) e só comecei a entender que essa classificação n servia para mim no final do ano passado/início desse ano. Entendi que isso era o que as pessoas (especialmente minha familia) qriam q eu fosse, e n oq eu realmente era, e de tanto dar ouvidos a eles, acabei vivendo dessa forma por muito tempo. Assim passei a querer cursar ciências sociais ao invés de uma engenharia, porém pela imensa pressão acabei fazendo minha inscrição para Química, matéria que até gosto, mas nem tanto quanto gosto de história ou sociologia, mas pela possibilidade de chegar em arqueologia (já que na minha cidade não há esse curso, mas é possível chegar nisso a partir de praticamente qualquer curso). Foi apenas esse ano que descobri que eu quero ser arqueóloga e que essa paixão residia dentro de mim desde que eu era pequena, mas só tomei consciência disso recentemente, quase que coincidindo com o final do meu ensino médio.
Muuuito legal esse vídeo! É bom você ver que tem pessoas no mundo que se sentem ou se sentiram no automático como você. Eu sou formada em ADM (não por querer, só pq eu tinha que estudar algo). Sinto que em muitas das decisões que tomei, eu me coloquei em último na lista de prioridade.
Eu sempre fui alguém que só queria ir bem em tudo por competição/obrigação, mas experimentar algo de forma genuína, pelo prazer do conhecimento...só estou conseguindo fazer agora, com 23 anos. E ainda sim me sinto culpada. Enfim, a vida é um eterno aprendizado.
Umbertão te acompanho desde o tempo q eras de exatas.. sdds das dicas místicas ;-
As dicas místicas tiveram seu tempo kkkkk. Mas tem muita coisa boa vindo ano que vem o/
@@umbertomann que bom, continue com o ótimo trabalho :)
Eu estou no final do segundo ano de Engenharia Mecânica, e ainda tenho muita dúvida do que quero fazer da minha vida. Sempre valorizei muito a parte de exatas, mas a área de humanas chama minha atenção há alguns anos. Ao passo que gosto de matemática, eu acho história fascinante. Da mesma forma que eu gosto bastante de física, artes e filosofia são extremamente interessantes. Gosto de desenhar, de pesquisar sobre cinematografia e escrita, tenho muito interesse em aprender novos idiomas, talvez até dar aula de inglês ou legendar filmes e séries. Tenho 19 anos, estou quase na metade do meu curso e ainda sim tenho dúvidas de onde quero estar hahahaha. A vida é muito grande e vasta, e quando você para pra observar, existem várias coisas que são belas e interessantes, basta ser mente aberta
Finalzinho sobre a educação muito bom man. Coragem e sabedoria nas tuas empreitadas.
Te entendo umberto, comecei a cursar ciência da computação, troquei para engenharia eletrônica, somando os dois foi uns 3 anos da minha vida, a área de exatas se tornou algo que quando eu vou para as aulas eu falo igual vc: que bosta! E agora percebo que o que realmente me deixa animado para estudar e que não é aquele estudo só para passar e a área de psicologia, eu estudo isso em casa no meu tempo livre e sempre estou atrás para saber mais sobre. Eu me decidi no que realmente eu quero, agora o problema é conseguir aquela vaginha na universidade.
Admiro sua coragem na busca pelo autoconhecimento. Parabéns!! Torço para que mantenha esse trabalho como vem fazendo. Falar sobre educação e conflitos dos adolescentes na escolha profissional é muito importante. Na minha opinião sua contribuição vem se dando no contexto educacional dos jovens que acompanham seu trabalho. Boa sorte e grande abraço!
Valeu, Marco!!
Mano esse é o unico canal que eu curto e assito todos os vídeos!Acho incrível essa ideia de matérias amplas e motivação, histórias da vida real sua, essa coisa de você fazer agente questionar...É muito bom mesmoo o seu canal e admiro seu trabalho mesmo. Eu sei bem como é essa vida de indecisão pois, só esse ano mudei de curso umas 4 vezes porquê é tão difícil escolher um curso ne?Eu amooo laboratórios mas, tem tanto curso que tem que eu fico doidaaa.
É difícil demaaaais kkkk
Que trajetória foda de busca pelo seu próprio eu! Espero ter pelo menos 1/4 disso quando eu tiver a sua idade... Umberto, um ídolo!
Umberto, eu me identifiquei totalmente com vc, com a única diferença que eu tive um período de humanas pra depois mudar pra exatas e ver que aquilo era muito mais ego meu do que um verdadeiro amor. Em outra oportunidade explico melhor! Não sei se você conhece, mas a música "Piloto Automático" da Supercombo fala exatamente do nós passamos. Ouça. É uma banda fenomenal (pra mim uma das melhores do país!). Haha. É nóis, Zatszats!
Nossa, obrigada por esse vídeo. Sou tri perdida na vida e apaixonada por conhecimento. Eu amo aprender e ensinar, mas sinto que não me encaixo nessa forma quadrada que o nosso sistema de ensino tem. Me identifiquei muito contigo, porque também quero muito despertar a paixão pelo conhecimento nos outros. Boa sorte na tua caminhada!
Ba, esse vídeo foi importantíssimo pra mim. Cursei 1 ano de Direito na Federal de Santa Catarina e saí quando vi que tinha entrado apenas no automático. O problema é que pra "facilitar" a minha saída eu decidi que queria Medicina (também na Federal) e desde então to me matando pra entrar... É meu segundo ano tentando Med e agora com a derrota no Enem eu parei pra pensar seriamente se é isso que eu quero. Publicidade e Propaganda é um curso que me chama MUITA atenção. O teu exemplo me inspira e vou tentar refletir ainda mais nas minhas decições. Obrigado pelo seu relato, Humberto. Sucesso!
Amo seu canal Umberto 💗. Terminei o ensino médio há 1 ano e ainda não decidi o curso que pretendo fazer, pois gosto MUITO de Exatas, mas ultimamente tenho pensado em cursar algo de humanas, como jornalismo. E com isso tudo vejo que ninguém precisa ser só de exatas ou humanas, e sim fazer algo de que realmente goste, pois o que importa é estar feliz com o que escolheu lá na frente sabe. Seus vídeos são ótimos ❤😍
Me identidico um pouco com você, Humberto. Passei o ensino médio inteiro tendo mais interesse por exatas do que humanas, acho que pelo fato do ensino não gerar essa paixão pelo conhecimento, não tive tanto interesse nessas matérias. Hoje tenho um interesse mútuo por ambos os lados, gosto tanto de humanas quanto de exatas, mas o que mais adoro é física e pretendo estuda-la na ufmt no ano que vem, isso se tudo der certo.
Esse vídeo é a prova do pq esse é um dos poucos canais de educação que sou inscrito...cheguei para estudar pro enem e to ficando pq realmente rolou essa vontade de aprender mais
É muito bom e um incentivo ouvir isso Humberto, já faz um tempo que acompanho o seu canal e quando você iniciou quem estava em transição era eu. Sempre fui muito boa em humanas, redação, história, amava ler e tudo mais. Então fiz a prova da OBMEP na escola, passei, e tive a oportunidade de participar de um programa de Iniciação científica júnior na UFG. Essa experiência me fez pensar: "poxa, sou boa em matemática, vou investir nisso". Comecei a ver seus vídeos, a pesquisar mais e descobrir que eu gostava de exatas. Mas isso nunca me fez de exatas sabe em um tempo fiquei meio no automático tbm, mas não consegui definir la dos entende ? Na escola quando perguntavam que faculdade eu queria fazer, minha resposta era: "engenharia ou jornalismo" (tudo a ver kk), tive uma professora de história que jurava que eu ia ser promotora kk (sem-or). Hoje estou na engenharia civil já tem dois anos, mas por mais que eu goste e ache interessante, as vezes sinto que não é o meu lugar. Gosto muito da matematica pura e aplicada de ensinar de pesquisar mas, as aplicabilidades na fisica por exemplo (Deus que olha kk) Então fico naquela incerteza de: "será que eu mudo? Se eu mudar vou perder tempo ? Se não mudar vou me arrepender?", é muito complicado.
Mas enfim é bom ouvir experiências meio que parecidas e de pessoas que eu considero excepcionais como você é. Agradeço muito pelos seus vídeos até hj e ainda mais pelos atuais, acredito que você faz um ótimo trabalho e consegue transmitir mais do que conteúdos específicos mas, conselhos e vivência de vida, e é isso que toca as pessoas e as torna melhores.
Todos os dias a gente aprende um pouquinho mais, e em quanto pessoinhas como você existir, com a simples iniciativa de compartilhar conhecimento com quem procura, qualquer um irá ter o maior prazer de continuar e manter o foco no que realmente quer seguir pro resto da vida, seja ele de exatas ou humanas o importante é sempre estimular o ensino/conhecimento.
QUE VÍDEO!!!! 💜
"Despertar a paixão pelo conhecimento" me apaixonei pela frase também. Eu evolui muito esse ano, e assim como você, 1berto, antes eu não conseguia pensar sobre humanas. Minha vida toda era matemática. Hoje, sou uma vestibulanda ansiosa pela nota do Enem e loca por uma vaga na Federal do meu estado pra cursar Licenciatura em Matemática, que sempre foi e continua sendo minha grande paixão. Porém, tendo que estudar pro Enem (e assim conhecendo seu canal) vi a importância das Humanas na nossa vida. Nunca me considerei totalmente de Exatas porque não sou muito boa em Química e Física kkkk, mas ainda é a área que me instiga mais. Contudo, descobri que entendo muito bem história, acho filosofia extremamente interessante, e amo geografia, por exemplo. Percebi que não só a matemática move o mundo. Acho que a educação é a coisa mais linda que o ser humano pode ter, independenteda "área". Quando eu começar a lecionar, quero levar esse legado de despertar conhecimento por aí. Parabéns por tudo, 1berto. Você é incrível! Vou continuar por aqui, porque aprender nunca é demais! ❤❤ #VivaAEducação
Você é eu na vida! Kkkkkkkkkkk descobri TB que a vida não é só exatas. Descobri depois de uma dura graduação de física que eu era de humanas. Ainda gosto de exatas mas humanas começou a me mostrar que nada sei. Parabéns pelo canal!
Realmente Umberto, siga seu próprio caminho, e saiba o que vc quer, seu vídeo também me resume, antes eu era tipo " Humanaaaaaasssss " eu gostava e ainda gosto de humanas, eu nunca pensei que teria que fazer alguma coisa relacionada a exatas na vida, e aqui estou eu, uma garota de 16 cursando Administração de empresas, área que nunca pensei que teria chances, eu antes pensava em ser escritora, e hoje ainda penso em ser, porém agora também quero seguir cursando marketing e aprender mais sobre os negócios
Eu te acompanho desde o inicio do canal. Cheguei aqui por vídeo seu de função afim e não sai mais.Você mudou muuuuito nesse tempo. Fico feliz por você! Muito sucesso 1berto! Vida longa ao zats zats :)
Nossa, antigaço!! Obrigado pela confiança kkkkk. Valeu 😁
Ao decorrer do vídeo vi a diferença de personalidades entre 1bertinho e eu, mas no final tudo se encaminhou para o mesmo caminho.A vida é incrível!
Eu sou de exatas desde sempre, mas há alguns anos descobri o maravilhoso mundo de humanas e linguagens. AMO ler literatura brasileira, ler sobre artes, psicologia, psicanálise, história, filosofia, sociologia.. etc. . (Só geografia ainda não entrou nos eixos kkkk).
Mas me identifiquei muito com vc! Ainda sou de exatas (meu amor pela matemática/física/química e biologia inclusive é algo inestimável!) e poder conhecer esse "outro lado dos saberes" me fascina. Seu canal era o q eu procurava! Algo q instigue o conhecimento e não só de uma área específica mas sim sobre tudo que pode ser incrível... Obrigada pelos vídeos ♡♡♡
Vou confessar que quando vi a sugestão de um vídeo do seu canal quando estava estudando pro enem, pensei: "Ah, não vou assistir isso, esse cara deve ser muito chato e prepotente, deve falar que de devemos priorizar exatas" até que mês passado eu pela primeira vez assisti um vídeo seu percebi que eu fui preconceituosa e você é bem bacana.
Ps: acho que o contato com humanas te deixou mais bonito, como ser humano, e na aparência mesmo skdjd
Depois desse vídeo, eu AMO o Exatas Exatas. Gente, que trajetória incrível! Ce é loko♥
Eu gosto tanto do seu canal, pode e mude quantas vezes for necessário😍😍
aaaaa eu amo esse canal, Umberto melhor pessoa! 💘
Cara, eu sempre me neguei a fazer engenharia por medo de exatas, aí conheci a UFABC com seu projeto pedagógico doido e decidi que sim, ia fazer essa porra com 25 anos de idade. Inclusive estudei bastante pelo seu canal, que me ajudou muuuito a passar e aprender as coisas depois de entrar na faculdade, principalmente em química. Acho que há uma diferença brutal entre entender e aprender uma coisa e acho sensacional a sua coragem em mudar e se propor em aprender coisas. Felizmente tenho a oportunidade de estudar várias coisas diferentes mesmo 'sendo de exatas', tipo filosofia, sociologia, epistemologia, psicanálise as matérias da biologia ♥, etc e gostaria muito que as próximas gerações tenham essa oportunidade também. Nem sempre é fácil e o esforço de estudar várias coisas tão diferentes as vezes cansa, mas creio que somos como uma casa, cada área que estudamos são blocos que dão forma à estrutura que seremos um dia. Parabéns pela coragem em mudar, por sua disposição em compartilhar sua experiência e ensinar as pessoas com sua vivência. Não costumo muito comentar, mas gostaria de expor meu agradecimento a você por dividir seus conhecimentos, não só coisas de estudos, mas coisas da vida. Muito sucesso e abraços!
Que interessante sua história! A minha é similar: sai do ensino médio e fui estudar Design Gráfico porque era o que eu achava que dava pra passar, já que eu era uma péssima aluna. Investi muito nessa área (fiz pós, cursos extensivos) e hoje eu descobri que eu sinto um amor muito grande pela área da saúde (que eu gostava quando pequena, mas não achei que tivesse capacidade para passar) e estou perseguindo esse objetivo! ☺️
Vc representa sua geração da melhor forma 👍
Encarando as mudanças 👏👏👏
Comigo foi assim com TI, desde cedo o cara do computador, técnico da família, nerd do trabalho. Ai comecei a fazer uma faculdade e senti as mesma coisas, falta de propósito, tédio. Então comecei a me rebelar e sair da sala de aula e ficar lendo livro de fantasia, romance, psicologia e os best-sellers que eu sentia vontade de ler, passei um ano só lendo os livro que queria, sem pensar em profissão ou vestibular e isso foi muito gratificante.
Hoje, com 22 anos, também faço marketing, tbm não sei se é o que quero da vida, mas ao menos é algo quero terminar.
Ei eu amo seus vídeos e amo que você é tão indeciso quanto eu, amo também que meio que se encaixa e desencaixa...Enfim Parabéns por todos seus trabalhos e obrigada por seus vídeos conversando mais conosco!
Adorei o vídeo! Apesar de eu já ter 34 anos, estou em transição de carreira! Eu era gerente de serviços de TI e agora estudo licenciatura em matemática, vou ser professora! rs É muito difícil fazer uma mudanças dessas em qqr época das nossas vidas, mas o importante é enxergarmos se estamos felizes ou não com o que estamos estudando ou trabalhando e então sairmos do automático como vc citou! Um gde abraço e Parabéns pelo canal!
Parabéns, acho muito bom canal, tem muita qualidade.
Nossa, fiquei emocionada com esse seu vídeo. Obrigada...
Eu gosto quando vejo esses videos e me identifico. Eu passei minha vida de estudante inteira em um dilema e até hoje n consegui sair dele. Desde o ensino fundamental as pessoas me perguntam o que eu quero e eu sempre respondo algo, mas no fundo eu sei que eu não sei o que eu quero. Todos os cursos que vc pensar eu já pensei em fazer, por muito tempo eu pensei q eu queria biologia, porém ano passado eu passei na UFPB, mas eu n fui, pois seria bem caro me bancar lá, depois disso eu percebi que eu não queria biologia. Me mudei para MG com minha família, e fiquei estudando para o enem sem nem mesmo saber o que eu quero, o problema é que aqui eu n conheço ninguém e n saio,com isso fico só em casa estudando, mas do que adianta ficar estudando tanto se eu nem sei oq eu quero.
Gostei muito do video, entendo o que tu passou.No meu caso é em humanas, gostava muito de humanas mas sinto necessidade de estudar exatas muito exatas estou buscando estudar e me aprimorar em exatas cada vez mais. Parabéns!
O importante é ampliar a mente! Boa sorte, Diego :)
@@umbertomann Valeu, Abraços!
ADOROOO SEUS VIDEOS! Esses reflexivos têm me ajudado muito! Obrigada por compartilhar ❤️
Podemos ser de exatas, biológicas e humanas ao mesmo tempo e encontrar beleza em tudo!! Quando eu acabei o ensino médio achava que era de exatas, amava matemática, passei numa federal nesse curso e não fui pq não estava segura. Decidi que ia tentar arquitetura, mudei pra nutrição e hoje eu quero MEDICINA hahahahha isso mesmo, descobri que eu gosto de tudo um pouco e meu sonho é descobrir como funciona o corpo humano e como fazê-lo funcionar melhor, assim como estudar e entender como nosso mundo funciona, estudando sobre filosofia e sociologia. Eu me sinto ampla e aberta a todo tipo de conhecimento, é lindo. Hoje consigo ver que eu sou curiosa para tudo, saber como as coisas funcionam e como posso melhorá-las é meu foco.
Uau! Boa sorte nessa caminhada 😊
Ótimo vídeo. Me fez pensar sobre minha trajetória.
Passei em 2017(2017.1) para o Bacharelado em Ciências e Tecnologia na UFERSA (RN). Primeiro semestre terminei com uma média muito alta, no segundo as coisas estavam mais complicadas, mas nada tão desesperados, no entanto, eu não aguentei o curso.
Eu me perguntei os motivos pelos quais escolhi o curso e percebi que nenhum deles eram realmente bons. Fiz o ENEM novamente esse ano e ainda não estou tão certo do que fazer com minha vida.
Faço Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na Universidade Federal do Oeste Da Bahia, e amo meu curso.
Que top, vei! Agora pode fazer resoluções do ENEM das humanas também, haha. Eu vi todas as suas resoluções de matemática e ciências. Procurei vídeos de resoluções de humanas e linguagens e não tem :(. Pelo menos não com a mesma qualidade e com o conteúdo completo.
Aiiii meu Deus, Umberto! Melhor vídeo do mundo!
Minha história é muito parecida com a sua. Mesma trajetória, a diferença é que quis fazer engenharia elétrica ao invés de física. Hj me vejo em uma situação parecida com a sua. Abraço e continue com seu trabalho
Eu adorava seus vídeos do Japão :/ quando conheci assisti todos em maratona, Como já falei a alguns anos atrás, espero que um dia reposte eles pra eu poder matar a saudade de algo que me faz tão bem em um momento tão ruim.
Obrigado.
Acho que vou repostar alguns trechinhos aos poucos o/
Esse cara me representa, ÍDOLO
Amo teus vídeos, obrigada por compartilhar experiências e construir conhecimentos conosco. Parabéns por teu trabalho...
Te decide omi.
E eu aqui lutando pra terminha minha engenharia.
Tô mais perto q longe.
Tudo de bom kra.