Olá, Carrismo Alan e demais pessoas! Like, inscrição e comentário, todos realizados com sucesso. Gostei muito do vídeo, foi extremamente útil para mim. Obrigado e até mais.
Ayslan. Só para entender o que você quer, considerar um sistema com Raid. E daí quer adicionar um novo HD para esse RAID e aumentar o tamanho do seu sistema de ficheiro? Se isso que você quer fazer, eu vou te falar que procurei muitas soluções e não achei nem uma que deu certo. O único jeito que conseguir fazer e montar deletar o sistema de ficheiro e criar um de novo. Se você só quer adicionar um novo HD e gostaria de utilizar a capacidade dele sem adicionar em um Raid, dai e possível e fácil. Então me conte o que você tem em mente.
@@SauberLab exato. Então imagine que estou em um ambiente com um raid total de 2tb, mas preciso aumentar isso para 3tb, sem ter que refazer do zero. Parece que o unraid possibilita isso, mas não tem conteúdo BR no TH-cam. Tô esperando meu servidor chegar para testar na prática.
Claro, segue um passo a passo para instalar o MiniDLNA no OpenMediaVault: Abra o painel de controle do OpenMediaVault e navegue até o menu "Plugins". Procure por "MiniDLNA" na lista de plugins disponíveis e instale-o. Após a instalação, vá até o menu "Serviços" e clique em "MiniDLNA". Clique no botão "Editar" para abrir as opções de configuração. Na guia "Geral", defina o nome do servidor e o diretório onde os arquivos de mídia estão localizados. Na guia "Opções", defina as opções de codificação de caracteres, lista de reprodução, cache, etc. Na guia "Rede", defina as opções de interface de rede, porta, etc. Na guia "Avançado", você pode definir opções adicionais, como tempo limite de conexão, transcodificação, etc. Clique em "Salvar" para salvar as configurações. Pronto! O MiniDLNA está instalado e configurado no seu OpenMediaVault. Agora você pode adicionar seus arquivos de mídia à biblioteca do MiniDLNA e acessá-los em dispositivos compatíveis, como TVs, consoles de jogos e smartphones.
Teria sim, voce pode seguir os passos abaixo: 1. Acesse o painel de administração do OpenMediaVault pelo seu navegador web. 2. Clique em "Armazenamento" no menu da esquerda. 3. Selecione o volume que deseja criar um snapshot e clique em "Snapshots". 4. Clique em "Criar Snapshot" e preencha as informações necessárias, como o nome do snapshot e uma descrição. 5. Clique em "Salvar" para criar o snapshot. 6. Agora você pode ver o snapshot na lista de snapshots para o volume selecionado. Lembre-se de que os snapshots são uma forma de proteger seus dados em caso de falhas ou erros. No entanto, eles não substituem um backup completo e regular dos seus dados. É importante manter backups atualizados para garantir a segurança dos seus dados. Espero logo montar um video sobre isso :)
Sim, é possível usar o OneDrive no OpenMediaVault. Você pode usar um plugin chamado rclone para isso. Com o rclone, você pode conectar o OneDrive ao seu OpenMediaVault e acessar os arquivos da sua conta do OneDrive através do seu NAS. Há vários tutoriais na internet sobre como configurar o rclone no OpenMediaVault.
Sim, é possível armazenar filmagens de câmeras IP no OMV (OpenMediaVault). Uma das maneiras de fazer isso é utilizando um plugin de câmeras IP disponível no OMV, como o ZoneMinder. Com esse plugin, é possível monitorar e gravar vídeos de várias câmeras IP em um servidor OMV. É importante lembrar que, para isso, é preciso ter hardware adequado para o armazenamento e processamento de vídeo, como discos rígidos de alta capacidade e um processador potente o suficiente para lidar com as tarefas de gravação e transcodificação de vídeo em tempo real.
eu instalei omv funcionou direitinho instalei o doker, reiniciei e ele voltou porem sem interface , esta funcionando tudo so sumiu a interface web no navegador qual seria o problema??
Existem algumas possibilidades do porquê a interface web do OpenMediaVault (OMV) não estar mais acessível no navegador. Aqui estão algumas sugestões de soluções: Certifique-se de que o endereço IP do servidor OpenMediaVault não tenha mudado. Verifique o endereço IP atual do servidor e tente acessar a interface web novamente com esse endereço. Verifique se o serviço do OMV está em execução. Abra o terminal e execute o comando "systemctl status openmediavault-engined". Se o serviço não estiver em execução, você pode tentar iniciar o serviço manualmente usando o comando "systemctl start openmediavault-engined". Tente limpar o cache do navegador e/ou usar outro navegador para acessar a interface web. Verifique se o Docker está em execução. Abra o terminal e execute o comando "systemctl status docker". Se o serviço não estiver em execução, tente iniciá-lo manualmente usando o comando "systemctl start docker". Certifique-se de que não há conflitos de porta entre o OMV e outros serviços que possam estar em execução no servidor. Verifique a porta padrão do OMV (80) e tente mudar a porta para outra no arquivo de configuração (/etc/nginx/sites-available/openmediavault-webgui). Verifique se há erros nos logs do servidor. Abra o terminal e execute o comando "journalctl -xe" para visualizar os logs do sistema e procure por erros relacionados ao OMV ou ao Docker. Espero que essas sugestões possam ajudá-lo a resolver o problema e recuperar o acesso à interface web do OpenMediaVault.
To montando um servidor nas aqui, so que to com muita perca de comunicação, isso na rede interna mesmo no SMB, queria sabe rse é normal isso, tambem latencia alta, a latencia media ta em 30ms com picos de 273 e percas de pacote, ocasionando a falha na comunicação, botei o ip fixo e melhorou um pouco
Reveja o seu sistema, localmente na minha rede eu pego menos que 1ms. e se eu fazer o ping para o google eu tenho uma latência de 4ms. Só para saber, você fez o seus próprios RJ45 ou você comprou feito. Espero que você esteja usando Cat 6 para sue rede entre o seu servidor e o seu roteado.
@Sauber Lab tem como mostrar uma forma de fazer backup e restaurar? caso tenha que trocar de PC e não perder os arquivos ? ou apenas instalar denovo o OMV.
Boa Mestre! Adoro seus vídeos! Será que rola um vídeo fazendo uma hospedagem de site no omv internos só pra fazermos sites em wordpress e depois nos jogar na web? Estou com dificuldades em instalar o mysql ( não maria db), apache e PHP no omv. Valeu obrigado!
Olá! Obrigado pelo feedback! Com relação à sua dúvida, é possível sim hospedar sites no OMV. Porém, é preciso lembrar que o OMV não é uma plataforma voltada especificamente para hospedagem de sites, então algumas configurações podem ser um pouco mais complexas. Quanto à instalação do Apache, MySQL e PHP, você pode seguir os seguintes passos: Abra o terminal do OMV e atualize os pacotes: sudo apt-get update Instale o Apache: sudo apt-get install apache2 Instale o PHP: sudo apt-get install php libapache2-mod-php Instale o MySQL: sudo apt-get install mysql-server Durante a instalação do MySQL, você será solicitado a configurar a senha do root. Certifique-se de definir uma senha segura. Após a instalação, você precisará configurar o Apache para que ele possa servir arquivos PHP. Para isso, basta criar um arquivo PHP em /var/www/html. Por exemplo, crie um arquivo chamado info.php com o seguinte conteúdo: Salve o arquivo e acesse localhost/info.php em um navegador. Se tudo estiver configurado corretamente, você deve ver uma página com informações sobre o PHP. Com relação ao backup, você pode utilizar o Rsync para fazer backup dos arquivos do seu site para outra máquina ou dispositivo de armazenamento. É possível automatizar esse processo utilizando scripts ou ferramentas de agendamento de tarefas.
Sim, é possível configurar a rede WiFi no servidor. Você pode utilizar o Network Manager para configurar a conexão WiFi. Primeiro, verifique se o Network Manager já está instalado no seu servidor. Você pode fazer isso executando o seguinte comando no terminal: sudo apt-get install network-manager Em seguida, execute o seguinte comando para abrir a configuração do Network Manager: sudo nmtui Neste menu, selecione "Edit a connection" e escolha a conexão WiFi que você deseja configurar. Siga as instruções na tela para configurar a rede WiFi. Certifique-se de que você tenha as credenciais corretas (SSID e senha) para se conectar à rede WiFi. Após configurar a conexão, salve as alterações e saia do menu. O Network Manager irá automaticamente conectar-se à rede WiFi configurada sempre que o servidor for iniciado. Lembre-se de que se o servidor estiver em uma posição distante do roteador WiFi, pode ser necessário adicionar um adaptador WiFi com uma antena externa para obter um sinal forte e estável.
Sim, é possível acessar o servidor remotamente. Existem algumas maneiras de fazer isso, como: Acesso via SSH: você pode acessar o seu servidor via SSH utilizando um software como o PuTTY (para Windows) ou o Terminal (para macOS e Linux). Para isso, é necessário que o servidor esteja com o serviço SSH ativado e que você tenha as credenciais de acesso (usuário e senha). É importante lembrar que o acesso via SSH é uma forma segura de acessar o servidor, mas é necessário tomar alguns cuidados, como utilizar senhas fortes e atualizá-las regularmente, além de desativar o acesso root via SSH. Acesso via painel web: muitos servidores possuem um painel de administração web que permite realizar diversas tarefas, como gerenciamento de arquivos, instalação de aplicativos e configurações de rede. O acesso a este painel pode ser feito por meio de um navegador web, digitando o endereço IP do servidor seguido da porta do painel (por exemplo, 192.168.0.100:8080). É importante lembrar que o acesso ao painel deve ser protegido com uma senha forte e que a porta utilizada deve estar liberada no firewall do servidor. Acesso via VPN: uma forma segura de acessar o servidor remotamente é por meio de uma conexão VPN (Virtual Private Network). Neste caso, é necessário configurar um servidor VPN no seu servidor e conectar-se a ele utilizando um cliente VPN (como o OpenVPN, por exemplo). Dessa forma, todos os dados trafegados entre o seu computador e o servidor serão criptografados e protegidos contra interceptações e ataques. É importante lembrar que o acesso remoto a um servidor deve ser realizado com cuidado e atenção, uma vez que qualquer falha de segurança pode comprometer a integridade dos dados e a disponibilidade do serviço. Por isso, é fundamental manter o servidor atualizado, aplicar correções de segurança regularmente e seguir boas práticas de segurança, como utilizar senhas fortes e ativar a autenticação de dois fatores.
@sauber Laber, segui seus videos e instalei o OMV6 e esta funcionando muito bem !! só que perdi o acesso via web, ele abre a tela de login e senha e vc digita ele abre e sai, o que pode ser ?? tem alguma ideia ?
@Sauber Lab Poderia criar um video ensinando como particionar um hd do servidor VPS debian10. nao consegui configurar totalmente o OMV por que só tem um hd no VPS. Tenho 799,9 GB de espaço em um hd, como divido para o RAID? Estou montando um Jellyfin todo automatizado. Estou acompanhando todos os seus videos, está muito bom o seu canal Parabéns!!!!
Olá Daniel, vou ser sincero, eu nunca trabalhei com nem uma VPS. O mais próximo que cheguei a isso foi com a Amazon AWS, porém só fiz uma VPN com ela. Sempre tem a possibilidade de aprender. Algo que eu gosto. Eu poso tentar passar os passos de como criar Raid, e como particionar esse Raid no Debian 10, porém não sei se vai funcionar sem testar. Se você me indicar uma VPS, posso dar uma olhada nisso.
Eduardo, E possível sim, Porem todas as vezes que eu fiz a instalação não deu certo. Eu devo estar fazendo algo errado, porém não sei ainda o que. Espero logo conseguir montar um vídeos com o PI-Hole funcionando.
Para acessar os dados da lixeira, você tem que configura permissões no OMV. Tente dar uma olhada no ALC do OMV, assim você deve dar permissão a seus usuários para poder restaurar os dados.
Olá! Você pode tentar algumas soluções para esse problema: Certifique-se de que sua conexão de rede está funcionando corretamente e que o cabo está conectado corretamente na placa de rede do seu computador. Tente reiniciar o roteador/modem. Verifique se a placa de rede do seu computador é compatível com o OpenMediaVault. Alguns adaptadores de rede podem não funcionar corretamente com o sistema. Se você ainda estiver tendo problemas, tente configurar manualmente as configurações de rede, em vez de usar o DHCP. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso no site do OpenMediaVault. Por fim, se nada disso funcionar, pode ser necessário baixar novamente o arquivo ISO do OpenMediaVault e tentar a instalação novamente em um pendrive diferente ou em outra máquina. Verifique também se a imagem ISO não está corrompida. Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema!
Bom dia amigo, estou com problema no OMV, precisei reinstar ele, so que agora meus arquivos não aparecem, eu monto o HD consigo vê que ele tem 721G de arquivos, mas eles não aparecem no SMB e no FTP, vc sabe como resolver isso?
Olá, Alan! Tudo bem? Alan, veja se consegue me ajudar. Seguinte meu Nginx Proxy Manager (docker Compose) todos os dias está desligado o conteiners, se não me engano você falou sobre isso em um de seus vídeos, mas não estou encontrando. Poderia compartilhar o link desse vídeo para eu seguir? (se realmente existir 😂😂)
Tente rever a sua "restart policy" Pois se voce escolhar "restart unless stoped" isso não deve acontecer com tanta frequência. outra coisa voce tambem pode usar o Cloudflare tunnel ao invez do Nginx Proxy Manager para ter acesso externo a seus aplicativos.
Muito intuitivos os seus vídeos, no entanto uma vez que o OMV tem linguagem em Português, deveria fazer o seu vídeo com a linguagem em Português, até porque existe muita gente que não sabe Inglês e vai ficar baralhada no menu do OMV, do que explica, mas foi só uma observação minha. Cumprimentos
Olá Rui, obrigado pelo seu comentário. Estou tão acostumado em usar todos esses programas em inglês, que até esqueço te tem a opção de mudar a língua para português. Prestar atenção nisso na próxima vez que for gravar meus vídeos.
Ótimo video mestre, parabéns ... 👏🏽👏🏽👏🏽
pode fazer um video sobre openmediavault-fail2ban 6.0.3 ?
Muito bom valeu
Obrigado :)
Olá, Carrismo Alan e demais pessoas!
Like, inscrição e comentário, todos realizados com sucesso. Gostei muito do vídeo, foi extremamente útil para mim. Obrigado e até mais.
Orbigado Samir. :)
Muito bom em!!! Ótimo vídeo
Brigado Anderson.
Ótimo vídeo. Obrigado
Obrigado :)
Parabéns 🎊
Brigado Edvan. :)
Alan, tenta fazer um vídeos adicionando disco no ovm com o sistema já configurado. É algo comum a expansão de HDs depois de tudo configurado. Abraço.
Ayslan. Só para entender o que você quer, considerar um sistema com Raid. E daí quer adicionar um novo HD para esse RAID e aumentar o tamanho do seu sistema de ficheiro? Se isso que você quer fazer, eu vou te falar que procurei muitas soluções e não achei nem uma que deu certo.
O único jeito que conseguir fazer e montar deletar o sistema de ficheiro e criar um de novo.
Se você só quer adicionar um novo HD e gostaria de utilizar a capacidade dele sem adicionar em um Raid, dai e possível e fácil.
Então me conte o que você tem em mente.
@@SauberLab exato. Então imagine que estou em um ambiente com um raid total de 2tb, mas preciso aumentar isso para 3tb, sem ter que refazer do zero. Parece que o unraid possibilita isso, mas não tem conteúdo BR no TH-cam. Tô esperando meu servidor chegar para testar na prática.
Ensina como instalar o munidlna no omv.
Claro, segue um passo a passo para instalar o MiniDLNA no OpenMediaVault:
Abra o painel de controle do OpenMediaVault e navegue até o menu "Plugins".
Procure por "MiniDLNA" na lista de plugins disponíveis e instale-o.
Após a instalação, vá até o menu "Serviços" e clique em "MiniDLNA".
Clique no botão "Editar" para abrir as opções de configuração.
Na guia "Geral", defina o nome do servidor e o diretório onde os arquivos de mídia estão localizados.
Na guia "Opções", defina as opções de codificação de caracteres, lista de reprodução, cache, etc.
Na guia "Rede", defina as opções de interface de rede, porta, etc.
Na guia "Avançado", você pode definir opções adicionais, como tempo limite de conexão, transcodificação, etc.
Clique em "Salvar" para salvar as configurações.
Pronto! O MiniDLNA está instalado e configurado no seu OpenMediaVault. Agora você pode adicionar seus arquivos de mídia à biblioteca do MiniDLNA e acessá-los em dispositivos compatíveis, como TVs, consoles de jogos e smartphones.
Teria como criar um snapshot como você mostrou no Truenas ?
Teria sim, voce pode seguir os passos abaixo:
1. Acesse o painel de administração do OpenMediaVault pelo seu navegador web.
2. Clique em "Armazenamento" no menu da esquerda.
3. Selecione o volume que deseja criar um snapshot e clique em "Snapshots".
4. Clique em "Criar Snapshot" e preencha as informações necessárias, como o nome do snapshot e uma descrição.
5. Clique em "Salvar" para criar o snapshot.
6. Agora você pode ver o snapshot na lista de snapshots para o volume selecionado.
Lembre-se de que os snapshots são uma forma de proteger seus dados em caso de falhas ou erros. No entanto, eles não substituem um backup completo e regular dos seus dados. É importante manter backups atualizados para garantir a segurança dos seus dados.
Espero logo montar um video sobre isso :)
bom dia e possive usar o one drive no openmediavault
Sim, é possível usar o OneDrive no OpenMediaVault. Você pode usar um plugin chamado rclone para isso. Com o rclone, você pode conectar o OneDrive ao seu OpenMediaVault e acessar os arquivos da sua conta do OneDrive através do seu NAS. Há vários tutoriais na internet sobre como configurar o rclone no OpenMediaVault.
Sauber poderia fazer um vídeo sobre o omv fazendo uma cópia de segurança do sistema, caso o HD ou SSD der algum problema
Vou colocar na minha lista. Devo logo montar um video sobre isso.
Boa noite, parabéns pelo vídeo. Muito top!
Uma dúvida, é possível armazenar filmagem câmera IP no OMV ?
Sim, é possível armazenar filmagens de câmeras IP no OMV (OpenMediaVault). Uma das maneiras de fazer isso é utilizando um plugin de câmeras IP disponível no OMV, como o ZoneMinder. Com esse plugin, é possível monitorar e gravar vídeos de várias câmeras IP em um servidor OMV. É importante lembrar que, para isso, é preciso ter hardware adequado para o armazenamento e processamento de vídeo, como discos rígidos de alta capacidade e um processador potente o suficiente para lidar com as tarefas de gravação e transcodificação de vídeo em tempo real.
eu instalei omv funcionou direitinho instalei o doker, reiniciei e ele voltou porem sem interface , esta funcionando tudo so sumiu a interface web no navegador qual seria o problema??
Existem algumas possibilidades do porquê a interface web do OpenMediaVault (OMV) não estar mais acessível no navegador. Aqui estão algumas sugestões de soluções:
Certifique-se de que o endereço IP do servidor OpenMediaVault não tenha mudado. Verifique o endereço IP atual do servidor e tente acessar a interface web novamente com esse endereço.
Verifique se o serviço do OMV está em execução. Abra o terminal e execute o comando "systemctl status openmediavault-engined". Se o serviço não estiver em execução, você pode tentar iniciar o serviço manualmente usando o comando "systemctl start openmediavault-engined".
Tente limpar o cache do navegador e/ou usar outro navegador para acessar a interface web.
Verifique se o Docker está em execução. Abra o terminal e execute o comando "systemctl status docker". Se o serviço não estiver em execução, tente iniciá-lo manualmente usando o comando "systemctl start docker".
Certifique-se de que não há conflitos de porta entre o OMV e outros serviços que possam estar em execução no servidor. Verifique a porta padrão do OMV (80) e tente mudar a porta para outra no arquivo de configuração (/etc/nginx/sites-available/openmediavault-webgui).
Verifique se há erros nos logs do servidor. Abra o terminal e execute o comando "journalctl -xe" para visualizar os logs do sistema e procure por erros relacionados ao OMV ou ao Docker.
Espero que essas sugestões possam ajudá-lo a resolver o problema e recuperar o acesso à interface web do OpenMediaVault.
To montando um servidor nas aqui, so que to com muita perca de comunicação, isso na rede interna mesmo no SMB, queria sabe rse é normal isso, tambem latencia alta, a latencia media ta em 30ms com picos de 273 e percas de pacote, ocasionando a falha na comunicação, botei o ip fixo e melhorou um pouco
Reveja o seu sistema, localmente na minha rede eu pego menos que 1ms. e se eu fazer o ping para o google eu tenho uma latência de 4ms. Só para saber, você fez o seus próprios RJ45 ou você comprou feito. Espero que você esteja usando Cat 6 para sue rede entre o seu servidor e o seu roteado.
@Sauber Lab tem como mostrar uma forma de fazer backup e restaurar? caso tenha que trocar de PC e não perder os arquivos ? ou apenas instalar denovo o OMV.
Cristiano, vou colocar na minha lista isso. Porém só para entender, você quer fazer backup só do IOS do OMV ou de todos os dados do seu servidor.
Boa Mestre! Adoro seus vídeos! Será que rola um vídeo fazendo uma hospedagem de site no omv internos só pra fazermos sites em wordpress e depois nos jogar na web? Estou com dificuldades em instalar o mysql ( não maria db), apache e PHP no omv. Valeu obrigado!
Olá! Obrigado pelo feedback! Com relação à sua dúvida, é possível sim hospedar sites no OMV. Porém, é preciso lembrar que o OMV não é uma plataforma voltada especificamente para hospedagem de sites, então algumas configurações podem ser um pouco mais complexas.
Quanto à instalação do Apache, MySQL e PHP, você pode seguir os seguintes passos:
Abra o terminal do OMV e atualize os pacotes: sudo apt-get update
Instale o Apache: sudo apt-get install apache2
Instale o PHP: sudo apt-get install php libapache2-mod-php
Instale o MySQL: sudo apt-get install mysql-server
Durante a instalação do MySQL, você será solicitado a configurar a senha do root. Certifique-se de definir uma senha segura.
Após a instalação, você precisará configurar o Apache para que ele possa servir arquivos PHP. Para isso, basta criar um arquivo PHP em /var/www/html. Por exemplo, crie um arquivo chamado info.php com o seguinte conteúdo:
Salve o arquivo e acesse localhost/info.php em um navegador. Se tudo estiver configurado corretamente, você deve ver uma página com informações sobre o PHP.
Com relação ao backup, você pode utilizar o Rsync para fazer backup dos arquivos do seu site para outra máquina ou dispositivo de armazenamento. É possível automatizar esse processo utilizando scripts ou ferramentas de agendamento de tarefas.
@@SauberLab obrigado pela dica! Ótimos vídeos!
existe uma maneira de configurar rede wifi no servidor, tenho uma para arquivos e seria ideal coocar ele no wifi?
Sim, é possível configurar a rede WiFi no servidor. Você pode utilizar o Network Manager para configurar a conexão WiFi. Primeiro, verifique se o Network Manager já está instalado no seu servidor. Você pode fazer isso executando o seguinte comando no terminal:
sudo apt-get install network-manager
Em seguida, execute o seguinte comando para abrir a configuração do Network Manager:
sudo nmtui
Neste menu, selecione "Edit a connection" e escolha a conexão WiFi que você deseja configurar. Siga as instruções na tela para configurar a rede WiFi. Certifique-se de que você tenha as credenciais corretas (SSID e senha) para se conectar à rede WiFi.
Após configurar a conexão, salve as alterações e saia do menu. O Network Manager irá automaticamente conectar-se à rede WiFi configurada sempre que o servidor for iniciado.
Lembre-se de que se o servidor estiver em uma posição distante do roteador WiFi, pode ser necessário adicionar um adaptador WiFi com uma antena externa para obter um sinal forte e estável.
Alan, tem como acessar o servidor remotamente? como configurar o acesso?
Sim, é possível acessar o servidor remotamente. Existem algumas maneiras de fazer isso, como:
Acesso via SSH: você pode acessar o seu servidor via SSH utilizando um software como o PuTTY (para Windows) ou o Terminal (para macOS e Linux). Para isso, é necessário que o servidor esteja com o serviço SSH ativado e que você tenha as credenciais de acesso (usuário e senha). É importante lembrar que o acesso via SSH é uma forma segura de acessar o servidor, mas é necessário tomar alguns cuidados, como utilizar senhas fortes e atualizá-las regularmente, além de desativar o acesso root via SSH.
Acesso via painel web: muitos servidores possuem um painel de administração web que permite realizar diversas tarefas, como gerenciamento de arquivos, instalação de aplicativos e configurações de rede. O acesso a este painel pode ser feito por meio de um navegador web, digitando o endereço IP do servidor seguido da porta do painel (por exemplo, 192.168.0.100:8080). É importante lembrar que o acesso ao painel deve ser protegido com uma senha forte e que a porta utilizada deve estar liberada no firewall do servidor.
Acesso via VPN: uma forma segura de acessar o servidor remotamente é por meio de uma conexão VPN (Virtual Private Network). Neste caso, é necessário configurar um servidor VPN no seu servidor e conectar-se a ele utilizando um cliente VPN (como o OpenVPN, por exemplo). Dessa forma, todos os dados trafegados entre o seu computador e o servidor serão criptografados e protegidos contra interceptações e ataques.
É importante lembrar que o acesso remoto a um servidor deve ser realizado com cuidado e atenção, uma vez que qualquer falha de segurança pode comprometer a integridade dos dados e a disponibilidade do serviço. Por isso, é fundamental manter o servidor atualizado, aplicar correções de segurança regularmente e seguir boas práticas de segurança, como utilizar senhas fortes e ativar a autenticação de dois fatores.
@@SauberLab Obrigado pela resposta
@sauber Laber, segui seus videos e instalei o OMV6 e esta funcionando muito bem !! só que perdi o acesso via web, ele abre a tela de login e senha e vc digita ele abre e sai, o que pode ser ?? tem alguma ideia ?
Pode ser configuração de rede. Já aconteceu algo parecido comigo, omv-firstaid e tente resetar a configuração de rede do sistema.
Tem como programar pra ligar desligar e todo dia
Tem como ligar e desligar todos os dias sim, você tem que usar o programa wakealarm. Para você ter este programa, tem que ter o OMV-Extras instalado.
@Sauber Lab Poderia criar um video ensinando como particionar um hd do servidor VPS debian10. nao consegui configurar totalmente o OMV por que só tem um hd no VPS. Tenho 799,9 GB de espaço em um hd, como divido para o RAID? Estou montando um Jellyfin todo automatizado. Estou acompanhando todos os seus videos, está muito bom o seu canal Parabéns!!!!
Olá Daniel, vou ser sincero, eu nunca trabalhei com nem uma VPS. O mais próximo que cheguei a isso foi com a Amazon AWS, porém só fiz uma VPN com ela. Sempre tem a possibilidade de aprender. Algo que eu gosto. Eu poso tentar passar os passos de como criar Raid, e como particionar esse Raid no Debian 10, porém não sei se vai funcionar sem testar. Se você me indicar uma VPS, posso dar uma olhada nisso.
Muito bom seu canal, mais responda uma pergunta e possível instalar o Pi-Hole no OMV
Eduardo, E possível sim, Porem todas as vezes que eu fiz a instalação não deu certo. Eu devo estar fazendo algo errado, porém não sei ainda o que. Espero logo conseguir montar um vídeos com o PI-Hole funcionando.
Não estou conseguindo colocar minha impressora usb no servidor. Seria legal para todos aqui em casa imprimir quando precisar.
Alan, bom dia
ativei a lixeira no openmediavaul, mas, nao tenho acesso para restaurar os arquivos. voce pode me ajudar???
desde já agradeço.
Para acessar os dados da lixeira, você tem que configura permissões no OMV. Tente dar uma olhada no ALC do OMV, assim você deve dar permissão a seus usuários para poder restaurar os dados.
amigo bom dia
tento instalar o openmediavault e na primeira configuração do dhcp ele nã sai da tela azul
vc pode mim ajudar?
Olá! Você pode tentar algumas soluções para esse problema:
Certifique-se de que sua conexão de rede está funcionando corretamente e que o cabo está conectado corretamente na placa de rede do seu computador.
Tente reiniciar o roteador/modem.
Verifique se a placa de rede do seu computador é compatível com o OpenMediaVault. Alguns adaptadores de rede podem não funcionar corretamente com o sistema.
Se você ainda estiver tendo problemas, tente configurar manualmente as configurações de rede, em vez de usar o DHCP. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso no site do OpenMediaVault.
Por fim, se nada disso funcionar, pode ser necessário baixar novamente o arquivo ISO do OpenMediaVault e tentar a instalação novamente em um pendrive diferente ou em outra máquina. Verifique também se a imagem ISO não está corrompida.
Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema!
Bom dia amigo, estou com problema no OMV, precisei reinstar ele, so que agora meus arquivos não aparecem, eu monto o HD consigo vê que ele tem 721G de arquivos, mas eles não aparecem no SMB e no FTP, vc sabe como resolver isso?
Isso pode ter acontecendo pois o seus sistema de arquivos sumiu,
Você tem que criar o mesmo shared-folder com o mesmo nome que o anterior.
Olá, Alan! Tudo bem?
Alan, veja se consegue me ajudar. Seguinte meu Nginx Proxy Manager (docker Compose) todos os dias está desligado o conteiners, se não me engano você falou sobre isso em um de seus vídeos, mas não estou encontrando. Poderia compartilhar o link desse vídeo para eu seguir? (se realmente existir 😂😂)
Tente rever a sua "restart policy" Pois se voce escolhar "restart unless stoped" isso não deve acontecer com tanta frequência. outra coisa voce tambem pode usar o Cloudflare tunnel ao invez do Nginx Proxy Manager para ter acesso externo a seus aplicativos.
Like.
Thanks for the visit :)
E não achei esse programa que faz ele ligar
O programa wakealarm. Para você ter este programa, tem que ter o OMV-Extras instalado.
@@SauberLab tem como vc fazer um vídeo a respeito , obrigado abraço obrigado pelo seu trabalho.
Só falta saber como abrir ele fora de casa e usá-lo como uma nuvem no android
Nao tenho certeza o que voce quer fazer, porem voce pode usar como um site normal no seu Android.
Muito intuitivos os seus vídeos, no entanto uma vez que o OMV tem linguagem em Português, deveria fazer o seu vídeo com a linguagem em Português, até porque existe muita gente que não sabe Inglês e vai ficar baralhada no menu do OMV, do que explica, mas foi só uma observação minha. Cumprimentos
Olá Rui, obrigado pelo seu comentário. Estou tão acostumado em usar todos esses programas em inglês, que até esqueço te tem a opção de mudar a língua para português. Prestar atenção nisso na próxima vez que for gravar meus vídeos.