Eu como paraguaio que moro há quinze anos no Brasil eu compreendo o Edu, a gente vai adotando traços da cultura local com o passar do tempo. Eu acho legal. O sotaque é algo que sempre estará aí. Eu hoje encaro como um traço quase indelével como a cor da pele, faz parte de nós. E uma coisa engraçada que acaba acontecendo com o nosso sotaque é que acaba se misturando também. Talvez o Edu que tem muito contato direto com o Brasil acaba não tendo, mas eu que falo a maior parte do meu tempo em pt-BR, acaba se misturando com meu sotaque paraguaio sem eu perceber, só quando me falaram “você é brasileiro?” pelos traços que acabei adquirindo também.
Com o Bostil estando tão horrível e em constante declínio, não pensa em voltar pro PY? Sou da região da fronteira com o PY no Mato Grosso do Sul e estou pensando em me estabelecer em Pedro Juan Caballero e tirar a documentação.
@@henriquefranca9145 O estrangeiro médio é mais útil ao país que vira latas, talvez essa seja a diferença que o vira lata não consegue imaginar na própria cabeça.
@@henriquefranca9145 quando você usa a palavra "bostil", ngm leva sua pergunta a sério mano, de fato é triste a situação do nosso país em muitos aspectos, mas nunca podemos perder a esperança de superar isso e nos tornamos um país melhor, por mais difícil que seja.
Essa questão da arte é bem comum pra falar a verdade. A arte não é matemática, ela é composta como um equilíbrio entre intenções e acidentes! Isso é uma das coisas que diferem um artista de uma máquina: erros. Acho que é uma das poucas áreas em que erros podem ser apreciados.
Grande @brksedu. Achei esse vídeo sensacional. Sou professor de inglês e cito isso que você falou sobre aprender mais a pronúncia do que se preocupar com o sotaque. Nunca fui para fora e nunca morei fora, mas achei sensacional e gostaria de compartilhar com meus alunos essa sua visão, principalmente como alguém que tem um convívio direto a esse tempo com a língua.
Excelente vídeo Edu. Ótimas dicas para quem quer viver no exterior: investir mais na pronuncia correta (gramaticalmente) que no sotaque e na minha opinião ajuda muito conviver com as pessoas locais, aprender a cultura e não ter medo de falar (mesmo errando), pois com o tempo a linguagem vai evoluindo. Grande abraço da Alemanha.
Dudu, sou fã da época do Bora Jogar, de vez em quando ainda me pego escutando alguns episódios novamente kkkkk, hoje sou ouvinte do Debyte. Só passando para lhe parabenizar por criar tanto conteúdo com ótima qualidade, sucesso para ti!
Edu, você teria uma sugestão ou indicação de canal de jogos ai do Canadá? para que eu possa ter um conteúdo bacana, ao mesmo tempo que consigo aprender mais do inglês/francês que se fala ai?
Como Brasileiro, formado nos EUA, eu vivo o contrario do Edu kkkkkk lutei o maximo pra perder o sotaque e pra ter uma pronuncia mais limpa possivel. Passo completamente despercebido e tenho que dizer que nao sou americano quando me apresento, ninguem acredita que sou de fora, ate engracado ver o semblante da pessoa quando falo que sou Brasileiro, muda completamente, positivamente (vamos continuar POR FAVOR com a reputacao positiva do Brasil na gringa). Falo isso porque em certos momentos voce nao e tao levado a serio se tiver um sotaque forte no meio academico ou de esportes que e de onde eu vim, e ja vi diversas pessoas fazerem graca do sotaque dos outros no off principalmente depois de apresentacoes, congressos, etc (o que eu fui rapido a repreender pq n faz nem sentido se a pessoa consegue se comunicar de forma clara). Mas concordo 100% com o Edu e assino em baixo, vc pode ter o sotaque que for mas se sua pronuncia for boa ta perfeito. So pra complementar e adicionar esse ponto, eu moro no midwest, "soda" se refere mais a refrigerante de litro, e "pop" se refere a latinha na maioria das vezes kkkkkk
Esse negócio de pronúncia é muito verdade, o que importa é ela ser refinada. Não tenho problema de ouvir sotaques de outras pessoas, porém me sinto aflito quando a quando a pronúncia sai errada, e querendo ou não, se vc pronuncia muito bem em uma lingua estrangeira meio que seu sotaque vai desaparecendo.
@@2vLucas sounds brasileiro e moro en Detroit ha uns 10 anos, mais ainda nao melhorei meu sotaque (pronuncia ta ok). Como vc fala igual nativo? Alguma dica? Meus amigos daqui falam que eu pareço alguem que nasceu aqui de pais que falam espanhol em casa como primeira lingua LOL
@@adrianocosta6760 Entao, acho complicado dar dica porque cada caso é um caso e depende do seu contexto social. Eu "quebrei" meu sotaque por andar somente com americanos nascidos na regiao que eu moro (na maioria do tempo), namorar/noivar uma americana e pelo fato de eu ter construido um ingles academico, escrevendo, apresentando e publicando artigos (sem vicios de linguagem, ingles da forma formal), sem contar as incansaveis aulas de ingles e oratoria na faculdade kkkkk. Pra quem nao vive o ambiente academico a maior dica que eu posso dar seria de voce parar de pronunciar as palavras pensando com seu cerebro em portugues, pense na pronuncia da palavra e como ela soa em ingles, nao sei se vai fazer sentido mas vou tentar explicar de uma forma breve (usando a palavra APPLE por exemplo, em portugues falando ingles soaria como "a-pow" e ingles falando ingles soaria como "é-pow", ou outro exemplo que eu vejo brasileiros pronunciando errado 99% das vezes, conhece o Costco? brasileiros/hispanicos em geral pronunciam "cosco" e a pronuncia certa GRAMATICALMENTE seria "cas-co" com o T mudo). Enfim, escrevendo fica dificil disso fazer sentido mas falando por exemplo eu conseguiria te explicar melhor com outras palavras. Trabalhar a fonetica das palavras é o caminho mais rapido pra "melhorar" ou diminuir seu sotaque. tamo junto!!!!
@@LxDxx24 University of Iowa, o seu primeiro ano de faculdade ou primeiro semestre (depende do curso e curriculo) vai ter varias aulas de gramatica, escrever artigos e public speaking. O que me mais ajudou foi public speaking, no meu caso eu tinha aula toda segunda e quarta e na quarta TODOS os alunos tinham um tema pre-definido semanalmente pelo professor pra falar sobre, entao voce subia no palanque e dependendo da semana ficava de 5 a 10min falando sobre um assunto e recebendo perguntas e tendo que responder na hora... Foi isso que solidificou meu ingles "falado", ter a obrigacao de apresentar toda semana, religiosamente.
Essa parada de sotaque acho é algo pessoal. Tem gente que quer falar o mais proximo da fala local, por questoes proprias e ngm tem nada com isso. Ja tem pessoas que querem falar varias linguas e atingir a perfeicao em todas elas acho incrivelmente oneroso. Assim como tem pessoas que querem apenas falar bem e ser "Entendiveis" e ta tudo bem. Acho q é mais algo pessoal do que algo imposto por escolas. As escolas apenas se aproveitam da vontade do aluno, se a onda for querer falar igual um nativo eles vao la e te vendem essa ideia. Ja vi Canadense falando PT-BR simplesmente perfeito e com sotaque Bahiano ainda por cima. Ngm fala que ele é Canadense, só q a pessoa estudou q nem uma maluca pra atingir esse nivel. Super respeitavel isso. Cada um com seu objetivo e ta tudo certo gente, a parada é se comunicar :)
Sobre essa questão de arte, vi um vídeo recentemente do Kojima conversando com o George Miller sobre Furiosa, e o George menciona exatamente isso. Citando o fato da furiosa perder o braço esquerdo, ele disse que descobriu depois de lançar o filme que em certas culturas, o braço esquerdo representa feminilidade, e que a Furiosa perder esse braço mostrava sua mudança para um ser completamente novo, que é o arco que ela passa no filme. Ele fala que isso foi sem querer, porque não sabia disso, mas que como ele gostava já que na visão dele, arte é a combinação da visão de mundo do criador e da visão de mundo e interpretação do espectador
Parabéns pela atitude de dar aos teus filhos a opção da nacionalidade brasileira. Tem uns irmãos que moram em Calgary que renegaram totalmente a nacionalidade brasileira aos seus filhos, por puro viralatismo
@@nunoteixeira58 A questão não é viralatismo, brother. É você querer o melhor possível para os seus filhos e netos, isso é algo estritamente comum. A filha do Edu nasceu canadense, fala inglês e convive com pessoas de todo mundo desde quando nasceu, algo que NÃO EXISTE no Brasil. Ela, quando visitou o Brasil, perguntou "por que as casas parecem prisões? essa pergunta por mais inocente que seja já denota o abismo de diferença que ela tem de vivência, tudo no Brasil soa estranho para ela, a não ser o idioma pois os pais dela falam.
Salve Eduu primeiramente bom fim de semnaa estou pensando seriamente em um dia fazer intercâmbio para o Canadá e outros paises q têm o inglês como idioma como Inglaterra ( quero conhecer Londres ,) e Estados Unidos
eu sou do sul. e aqui eu cresci falando um alemão que nao sei identificar de onde é da alemanha. mas, muitas palavras do alemão, de videos e musicas que eu vejo e escuto, são diferentes do meu alemão. mas eu entendo. me comunico bem com o pessoal de la. Mas com uns de outras regiões, da austria principalmente, e luxemburgo, eu me comunico da mesma forma que aprendi aqui o alemão da minha familia, e eles entende perfeitamente e considera certo, e considera errado o alemão da alemanha
Edu sobre o Inglês e o Sotaque... Eu Passei a gostar do Inglês vendo vc falar na epoca das Lives de Zelda... O seu TH do Breath juntando com o OF.. É bem bonito o jeito como vc fala Breath Of The Wild O TH no som da Lingua no Ceu da Boca juntando com o Of eu achei dahora e diferente de como a maioria da galera fala... E as vezes ate embola tudo kkkk.. vc não fala: "BreaFI OF the Waid" Vc fala: "Brea👅SOF the WaiOLD" Achei isso um diferencial e até falando Rapido sai perfeito!. Oq me deu gosto de querer aprender cOm o sotaque imaginando que o Sotaque te Faz falar mais bonito.. rsrs
@@marlonpump As pessoas podem acompanhar um canal e não saber de todos os detalhes. Se orienta cara, e lembre que já foi bloqueado no canal principal. Ser bloqueado aqui também é só uma questão de tempo 😉
@@ashgabriel011 mas diferente da baby, esse filho eles não falaram sobre durante a gestação, a primeira vez q eu vi eles falando pros inscritos foi quando ele nasceu
Pra morar fora tem que ter parentes no outro país ou casar com uma pessoa que mora lá? Ou varia de país pra país. Eu por exemplo tenho interesse no Uruguai e na Itália...
Estou sofrendo de delírios ou o Edu citou, além da filha, um FILHO ???? Dudu virou pai mais uma vez ? Há quanto tempo eu não acompanho esse canal ? Kkkkkkkk socorro
@@marlonpump As pessoas podem acompanhar TH-camrs e não saber exatamente de tudo que acontece, faltou você lembrar deste pequeno detalhe antes de falar merda.
Interessante, no meu entendimento a pessoa só seria Brasileira, Canadense e etc se tivesse nascido no país. Não entendia cidadania como nacionalidade. Uma pessoa com cidadania Italiana é necessariamente italiana?
Depende do que vc entende como Italiano, mas quem tem cidadania italiana goza de todos os direitos de uma pessoa nascida na Italia e juridicamente falando é uma pessoa Italiana
Aqui no Brasil não existe muito esse debate, mas la na gringa é tipo, exemplo: alguns nunca vao te enxergar como gringo pq vc n nasceu la, alguns vão te considerar gringo por te passado a maior parte da sua vida la, e tem a pior parte (pra mim) que é por exemplo um cara nascido na Alemanha mas veio criança pro Brasil e depois dos 30 ele resolve voltar pra Alemanha, muitos alemães n vão ver ele como alemão. Lá fora tem muito desse debate
@@johnfields428 ao meu entender, só seria Canadense quem nasceu lá, mas não passaria de um título. Uma pessoa que nasceu no Brasil, mesmo que passe 90% da vida em outro país não vai deixar de ser Brasileira, pode ter nacionalidade de outros países, mas tecnicamente ela é apenas Brasileira. Mesmo que tenha 0 identificação com o país de origem.
@@jonaspetty8767 algumas pessoas entendem nacionalidade como nascimento, outras como vivência, outras como o quão inserido vc está na cultura local. Por isso digo que é algo a ser debatido, mas na minha opinião, todas essas formas são válidas. Conheço pessoas q nasceram fora de pais estrangeiros e vieram bebes para o Brasil e uma coisa te digo, essas pessoas são brasileiras.
@@jonaspetty8767 Nacionalidade fora da América Latina é entendida como etnia, e tudo é levado em conta: cor de pele, idioma, costumes, etc. Eu sou cidadão italiano desde 2021 e moro na Alemanha desde fevereiro de 2024.
Mano é um saco essa porra de SODA e Pop, canso de pedir Soda nos restaurantes aqui aí me trazem água com gás, daí eu explico que é pop e trazem a porra da coquinha gelada
@@011_jhonata ? Tu sabe que a imigração italiana tem mais de século, né? Tu assumir que um branco br é necessariamente filho/neto de imigrantes é absurdo e leigo.
@@011_jhonata Imigração italiana tem séculos. Você só acha que ele é fruto de imigração recente porque ele é branco. Tem 0 conhecimento do fluxo imigratorio de SP.
Com certeza ele não tem cidadania italiana. Ele disse ter a cidadania brasileira e canadense, só se pode ter dupla cidadania logo ele não tem cidadania italiana. O " facilitator", seria a não necessidade de visto para viajar mas só pode ficar no país por 90 dias.
@@Emanuel-Araujo não conversa fiado. Não há proibição a múltiplas cidadanias. Fiz a pergunta ao Edu devido ao sobrenome dele. Pesquise as coisas antes de responder
@@Sams-rm Quem deve pesquisar e você, e direito. Pois exatamente com disse pode sim era múltiplas, cidadanias duas para ser EXATO, não três nem quantas quiser. Falo por experiência, pois sou brasileiro e espanhol. Moro na Austrália dês de 2020 perguntei ao meu pai se seria nescessário ter a cidadania da Austrália, e pesquisamos ao consulado e não seria nescessário, e na constituição brasileira permite DUPLA CIDADANIA, para receber a cidadania da Austrália perderia brasileira. No Japão a outro exemplo não permite nem mesmo dupla cidadania.
@@Emanuel-Araujo você está desatualizado. A emenda constitucional 131 suprimiu a perda de nacionalidade brasileira por obtenção voluntária de cidadania estrangeira. Ter experiência não torna especialista. Não precisa agradecer pela consultoria, até porque é só olhar no Google antes de falar asneira
Cr acho q essa coisa de ser canadense por morar e adotar costume um lugar. Isso nao existe po. Vc nao tem a vivencia, a formacao do cidadao desse lugar, vc nao vivenciou as referencias deles nem vc a sua. Moro fora e acho impossivel tu se achar algo diferente do seu pais de origem se vc foi adulto ja
@@RR02022 super compreensível Portugal dublar filme brasileiro. Imagina exibir na TV brasileira um filme português com um sotaque muitas vezes incompreensível e um monte de palavras diferentes do nosso cotidiano?
@@defensordeatena Mas isso literalmente acontece, os programas de TV, novelas e filmes brasileiros passam constantemente nós países falantes de português não só portugal, e essas obras não recebem dublagens. Inclusive, Portugal não tem uma grande conexão com dublagens por assim dizer e por causa disso algo comum lá é que produções de outros paises sejam dublados no Brasil e eventualmente passe em Portugal com a nossa dublagem(mas isso acontece mais especificamente com conteúdos puxados pro lado infantil como alguns desenhos e filmes)
Perdão se eu não entendi corretamente, mas você teve mais um filho Edu ? Faz um tempão que acompanho o seu canal mas tem certos períodos que fico em off.
@@CortesDoBRKsEDU Obrigado pela resposta meu bom, e muitas felicidades para você e a Sapeca. Saudades dos vlogs diários, se um dia puder voltar e nos atualizar de algo eu amaria assistir. Abraços 😁
Não dá pra um adulto que saiu do seu pais com 26 anos fingir que não é daquele pais. Se tivesse saído criança com 7-10 anos até daria pra tirar essa onda
Sotaque é a cicatriz de quem lutou muito pra aprender uma nova lingua… tenha orgulho do seu sotaque!
Meu sotaque é mineiro 👍
@@Dutchvanderley yes uai
Eu como paraguaio que moro há quinze anos no Brasil eu compreendo o Edu, a gente vai adotando traços da cultura local com o passar do tempo. Eu acho legal.
O sotaque é algo que sempre estará aí. Eu hoje encaro como um traço quase indelével como a cor da pele, faz parte de nós. E uma coisa engraçada que acaba acontecendo com o nosso sotaque é que acaba se misturando também. Talvez o Edu que tem muito contato direto com o Brasil acaba não tendo, mas eu que falo a maior parte do meu tempo em pt-BR, acaba se misturando com meu sotaque paraguaio sem eu perceber, só quando me falaram “você é brasileiro?” pelos traços que acabei adquirindo também.
Com o Bostil estando tão horrível e em constante declínio, não pensa em voltar pro PY? Sou da região da fronteira com o PY no Mato Grosso do Sul e estou pensando em me estabelecer em Pedro Juan Caballero e tirar a documentação.
@@henriquefranca9145 O estrangeiro médio é mais útil ao país que vira latas, talvez essa seja a diferença que o vira lata não consegue imaginar na própria cabeça.
@@henriquefranca9145 Pra ter direito a 10 dias de ferias apenas no ano? Obrigado
@@ronaldocatarinense12 Tô perguntando pro mano aí
@@henriquefranca9145 quando você usa a palavra "bostil", ngm leva sua pergunta a sério mano, de fato é triste a situação do nosso país em muitos aspectos, mas nunca podemos perder a esperança de superar isso e nos tornamos um país melhor, por mais difícil que seja.
Essa questão da arte é bem comum pra falar a verdade. A arte não é matemática, ela é composta como um equilíbrio entre intenções e acidentes! Isso é uma das coisas que diferem um artista de uma máquina: erros. Acho que é uma das poucas áreas em que erros podem ser apreciados.
@@nico-s5k aquele papo de "acidentes felizes" que o Bob Ross dizia
Exato! Eu não consigo conceber uma IA criando um Kurt Cobain ou Jimmy Hendrix, que eram conhecidos por tocar de forma imperfeita
Edu sempre sendo um bom pai parabéns
Grande @brksedu. Achei esse vídeo sensacional. Sou professor de inglês e cito isso que você falou sobre aprender mais a pronúncia do que se preocupar com o sotaque. Nunca fui para fora e nunca morei fora, mas achei sensacional e gostaria de compartilhar com meus alunos essa sua visão, principalmente como alguém que tem um convívio direto a esse tempo com a língua.
Ainda come arroz e feijão todo dia Edu?
Quase todo dia!!!
@@CortesDoBRKsEDUnão esquece de botar a linguiça no feijão
@@Frenzada Uma calabresa bem grande e grossa, essas são as melhores 🤣😅😏
Eita que papo bom, falar de linguiça aqui dá água na boca 😋 @@luizschiavi
@@luizschiavi kkkkkkkkkk quanto mais grande for melhor
Edu canadense do South Park kkkkkkkkkk impossível desver isso, bom demais!
Excelente vídeo Edu. Ótimas dicas para quem quer viver no exterior: investir mais na pronuncia correta (gramaticalmente) que no sotaque e na minha opinião ajuda muito conviver com as pessoas locais, aprender a cultura e não ter medo de falar (mesmo errando), pois com o tempo a linguagem vai evoluindo. Grande abraço da Alemanha.
Edu você é muito humilde muito sucesso pra você❤️
Dudu, sou fã da época do Bora Jogar, de vez em quando ainda me pego escutando alguns episódios novamente kkkkk, hoje sou ouvinte do Debyte. Só passando para lhe parabenizar por criar tanto conteúdo com ótima qualidade, sucesso para ti!
Pro Edu, brasileiro que tem hábitos de ser pontual virou canadense 💀
Edu, você teria uma sugestão ou indicação de canal de jogos ai do Canadá? para que eu possa ter um conteúdo bacana, ao mesmo tempo que consigo aprender mais do inglês/francês que se fala ai?
Daqui eu gosto do canal da FemTrooper
Não sei se é canadense, mas tem um canal gringo mt massa que eu achei: Gameranx
continue no canada! galera aqui no br te odeia kkkkkkkkkkkkk
@@LozarTX mano, só vc né?
todos quando estão em perigo gritam em sua língua materna
Eu achava que a inspiração era o South Park kkkkkkkkk
O bom de ter dupla cidadania é que quem curte ser pesquisador pode ser referência nos dois países. ❤
Eu se fosse pra outro país iria pra Espanha.
Como Brasileiro, formado nos EUA, eu vivo o contrario do Edu kkkkkk lutei o maximo pra perder o sotaque e pra ter uma pronuncia mais limpa possivel. Passo completamente despercebido e tenho que dizer que nao sou americano quando me apresento, ninguem acredita que sou de fora, ate engracado ver o semblante da pessoa quando falo que sou Brasileiro, muda completamente, positivamente (vamos continuar POR FAVOR com a reputacao positiva do Brasil na gringa). Falo isso porque em certos momentos voce nao e tao levado a serio se tiver um sotaque forte no meio academico ou de esportes que e de onde eu vim, e ja vi diversas pessoas fazerem graca do sotaque dos outros no off principalmente depois de apresentacoes, congressos, etc (o que eu fui rapido a repreender pq n faz nem sentido se a pessoa consegue se comunicar de forma clara).
Mas concordo 100% com o Edu e assino em baixo, vc pode ter o sotaque que for mas se sua pronuncia for boa ta perfeito.
So pra complementar e adicionar esse ponto, eu moro no midwest, "soda" se refere mais a refrigerante de litro, e "pop" se refere a latinha na maioria das vezes kkkkkk
Esse negócio de pronúncia é muito verdade, o que importa é ela ser refinada.
Não tenho problema de ouvir sotaques de outras pessoas, porém me sinto aflito quando a quando a pronúncia sai errada, e querendo ou não, se vc pronuncia muito bem em uma lingua estrangeira meio que seu sotaque vai desaparecendo.
@@2vLucas sounds brasileiro e moro en Detroit ha uns 10 anos, mais ainda nao melhorei meu sotaque (pronuncia ta ok).
Como vc fala igual nativo? Alguma dica?
Meus amigos daqui falam que eu pareço alguem que nasceu aqui de pais que falam espanhol em casa como primeira lingua LOL
@@adrianocosta6760 Entao, acho complicado dar dica porque cada caso é um caso e depende do seu contexto social. Eu "quebrei" meu sotaque por andar somente com americanos nascidos na regiao que eu moro (na maioria do tempo), namorar/noivar uma americana e pelo fato de eu ter construido um ingles academico, escrevendo, apresentando e publicando artigos (sem vicios de linguagem, ingles da forma formal), sem contar as incansaveis aulas de ingles e oratoria na faculdade kkkkk. Pra quem nao vive o ambiente academico a maior dica que eu posso dar seria de voce parar de pronunciar as palavras pensando com seu cerebro em portugues, pense na pronuncia da palavra e como ela soa em ingles, nao sei se vai fazer sentido mas vou tentar explicar de uma forma breve (usando a palavra APPLE por exemplo, em portugues falando ingles soaria como "a-pow" e ingles falando ingles soaria como "é-pow", ou outro exemplo que eu vejo brasileiros pronunciando errado 99% das vezes, conhece o Costco? brasileiros/hispanicos em geral pronunciam "cosco" e a pronuncia certa GRAMATICALMENTE seria "cas-co" com o T mudo).
Enfim, escrevendo fica dificil disso fazer sentido mas falando por exemplo eu conseguiria te explicar melhor com outras palavras. Trabalhar a fonetica das palavras é o caminho mais rapido pra "melhorar" ou diminuir seu sotaque. tamo junto!!!!
@@2vLucasonde vc fez faculdade, para a parte de oratoria?
@@LxDxx24 University of Iowa, o seu primeiro ano de faculdade ou primeiro semestre (depende do curso e curriculo) vai ter varias aulas de gramatica, escrever artigos e public speaking. O que me mais ajudou foi public speaking, no meu caso eu tinha aula toda segunda e quarta e na quarta TODOS os alunos tinham um tema pre-definido semanalmente pelo professor pra falar sobre, entao voce subia no palanque e dependendo da semana ficava de 5 a 10min falando sobre um assunto e recebendo perguntas e tendo que responder na hora... Foi isso que solidificou meu ingles "falado", ter a obrigacao de apresentar toda semana, religiosamente.
Qq país que seja melhor que o Brasil pode se tornar minha pátria mãe sem dificuldade alguma.
Essa parada de sotaque acho é algo pessoal. Tem gente que quer falar o mais proximo da fala local, por questoes proprias e ngm tem nada com isso. Ja tem pessoas que querem falar varias linguas e atingir a perfeicao em todas elas acho incrivelmente oneroso. Assim como tem pessoas que querem apenas falar bem e ser "Entendiveis" e ta tudo bem. Acho q é mais algo pessoal do que algo imposto por escolas. As escolas apenas se aproveitam da vontade do aluno, se a onda for querer falar igual um nativo eles vao la e te vendem essa ideia. Ja vi Canadense falando PT-BR simplesmente perfeito e com sotaque Bahiano ainda por cima. Ngm fala que ele é Canadense, só q a pessoa estudou q nem uma maluca pra atingir esse nivel. Super respeitavel isso. Cada um com seu objetivo e ta tudo certo gente, a parada é se comunicar :)
Nunca tinha pensado nessa vantagem do sotaque, perfeito!
Sobre essa questão de arte, vi um vídeo recentemente do Kojima conversando com o George Miller sobre Furiosa, e o George menciona exatamente isso. Citando o fato da furiosa perder o braço esquerdo, ele disse que descobriu depois de lançar o filme que em certas culturas, o braço esquerdo representa feminilidade, e que a Furiosa perder esse braço mostrava sua mudança para um ser completamente novo, que é o arco que ela passa no filme.
Ele fala que isso foi sem querer, porque não sabia disso, mas que como ele gostava já que na visão dele, arte é a combinação da visão de mundo do criador e da visão de mundo e interpretação do espectador
O Brasil nao permite que se abra mão da cidadania brasileira
Paizão
Edu, valeu pelo suas dicas, me ajudou muito a voltar com meu canal
Ainda que eu tivesse nas mesmas condições do Edu, eu não me sentiria da mesma forma que ele.
Sobre cursos de inglês eu recomendo o Inglês sem Neura, justamente por ter foco na pronúncia com o sotaque brasileiro.
Parabéns pela atitude de dar aos teus filhos a opção da nacionalidade brasileira. Tem uns irmãos que moram em Calgary que renegaram totalmente a nacionalidade brasileira aos seus filhos, por puro viralatismo
@@nunoteixeira58
A questão não é viralatismo, brother. É você querer o melhor possível para os seus filhos e netos, isso é algo estritamente comum. A filha do Edu nasceu canadense, fala inglês e convive com pessoas de todo mundo desde quando nasceu, algo que NÃO EXISTE no Brasil.
Ela, quando visitou o Brasil, perguntou "por que as casas parecem prisões? essa pergunta por mais inocente que seja já denota o abismo de diferença que ela tem de vivência, tudo no Brasil soa estranho para ela, a não ser o idioma pois os pais dela falam.
@@pablobomgiorno8273 vc não entendeu nada do que eu comentei, desculpa
Vc tá muito errado. Nacionalidade brasileira só trás burocracia indesejada com zero benefícios.
@@nunoteixeira58
Então por que você não explica? Quero saber
Em Minnesota a galera também fala "pop" e possuem um sotaque bem mais arrastado
Tipo "Oda Gênio".
Tenho que ser honesto: quando vi a imagem pela primeira vez, lembrei do Terrance & Phillip.
Moro aqui faz 1 ano, no Canada ninguém se importa com sotaque. E nem mesmo para o nível da língua.
A seleção ta tão na merda que o Eduzão não tankou o dorival e ta negando a nacionalidade
Muito carismático Edu ✨👏
Salve Eduu primeiramente bom fim de semnaa estou pensando seriamente em um dia fazer intercâmbio para o Canadá e outros paises q têm o inglês como idioma como Inglaterra ( quero conhecer Londres ,) e Estados Unidos
eu sou do sul. e aqui eu cresci falando um alemão que nao sei identificar de onde é da alemanha. mas, muitas palavras do alemão, de videos e musicas que eu vejo e escuto, são diferentes do meu alemão. mas eu entendo. me comunico bem com o pessoal de la. Mas com uns de outras regiões, da austria principalmente, e luxemburgo, eu me comunico da mesma forma que aprendi aqui o alemão da minha familia, e eles entende perfeitamente e considera certo, e considera errado o alemão da alemanha
4:02 É tipo trem🇧🇷 e comboio🇵🇹?
Trem em Minas significa: comboio, algo desconhecido, algo indecifrável, algo irreconhecível ou roda de avião 👍
Comboio e qualquer coisa móvel, seja ônibus, trem e VLT.
Edu sobre o Inglês e o Sotaque... Eu Passei a gostar do Inglês vendo vc falar na epoca das Lives de Zelda... O seu TH do Breath juntando com o OF..
É bem bonito o jeito como vc fala Breath Of The Wild
O TH no som da Lingua no Ceu da Boca juntando com o Of eu achei dahora e diferente de como a maioria da galera fala... E as vezes ate embola tudo kkkk..
vc não fala:
"BreaFI OF the Waid"
Vc fala:
"Brea👅SOF the WaiOLD"
Achei isso um diferencial e até falando Rapido sai perfeito!.
Oq me deu gosto de querer aprender cOm o sotaque imaginando que o Sotaque te Faz falar mais bonito.. rsrs
O som do TH no inglês é um bagulho que sempre me pega. Dependendo da palavra e do sotaque, o som pode diferenciar demais
pqp n tankei o emoji kaoqpkakakqqoqka
👅
Refrigerante é "soft drink" na Austrália 🙂
1:41 Pera, o Edu tem um segundo filho?
sim, nasceu há pouco tempo
Mais um que não acompanha o Edu. Faz tempo que disse isso.
@@marlonpump
As pessoas podem acompanhar um canal e não saber de todos os detalhes. Se orienta cara, e lembre que já foi bloqueado no canal principal. Ser bloqueado aqui também é só uma questão de tempo 😉
Simmm, pelo jeito que ficou sem acompanhar ele um tempo, igual eu kkkkkkkkkk
@@ashgabriel011 mas diferente da baby, esse filho eles não falaram sobre durante a gestação, a primeira vez q eu vi eles falando pros inscritos foi quando ele nasceu
Tem gente nos comentários sendo imbecil
Cuidado ao rolar para baixo ⚠️
Tem gente imbecil em todo lugar, mas obrigado pelo aviso mesmo assim👍
Obrigado pelo aviso amigo.
Pra morar fora tem que ter parentes no outro país ou casar com uma pessoa que mora lá? Ou varia de país pra país. Eu por exemplo tenho interesse no Uruguai e na Itália...
Ate onde eu sei os filhos do edu sao meio a meio
Edu é brasileiro, que esta no Canadá
edu e foda demais
Dicção incrível
Eduu pelo jeito que vc fala vc já trabalhou na radio em algum lugar o jeito que vc fala parece radio ou documentário pela fala realmente parece
Edu você é formado em alguma area ? Você sempre falou tão bem assim? A sua dicção é muito boa.
Eu nao consigo ficar um segundo com os braços assim kkk
Estou sofrendo de delírios ou o Edu citou, além da filha, um FILHO ???? Dudu virou pai mais uma vez ? Há quanto tempo eu não acompanho esse canal ? Kkkkkkkk socorro
@@SpaceBox4344TH-camr sim kkkkkk também não acreditei quando vi, mas já tem um tempo.
Você não tá acompanhando o Edu há quase um ano, né?
O filho dele já tem 5 meses, e quando a Sapeca estava grávida ele anunciou.
Vc é mto dramático
@@derickramos2338 kkkkkkkkkkkkkk azideia
@@marlonpump
As pessoas podem acompanhar TH-camrs e não saber exatamente de tudo que acontece, faltou você lembrar deste pequeno detalhe antes de falar merda.
Interessante, no meu entendimento a pessoa só seria Brasileira, Canadense e etc se tivesse nascido no país. Não entendia cidadania como nacionalidade. Uma pessoa com cidadania Italiana é necessariamente italiana?
Depende do que vc entende como Italiano, mas quem tem cidadania italiana goza de todos os direitos de uma pessoa nascida na Italia e juridicamente falando é uma pessoa Italiana
Aqui no Brasil não existe muito esse debate, mas la na gringa é tipo, exemplo: alguns nunca vao te enxergar como gringo pq vc n nasceu la, alguns vão te considerar gringo por te passado a maior parte da sua vida la, e tem a pior parte (pra mim) que é por exemplo um cara nascido na Alemanha mas veio criança pro Brasil e depois dos 30 ele resolve voltar pra Alemanha, muitos alemães n vão ver ele como alemão. Lá fora tem muito desse debate
@@johnfields428 ao meu entender, só seria Canadense quem nasceu lá, mas não passaria de um título. Uma pessoa que nasceu no Brasil, mesmo que passe 90% da vida em outro país não vai deixar de ser Brasileira, pode ter nacionalidade de outros países, mas tecnicamente ela é apenas Brasileira. Mesmo que tenha 0 identificação com o país de origem.
@@jonaspetty8767 algumas pessoas entendem nacionalidade como nascimento, outras como vivência, outras como o quão inserido vc está na cultura local. Por isso digo que é algo a ser debatido, mas na minha opinião, todas essas formas são válidas. Conheço pessoas q nasceram fora de pais estrangeiros e vieram bebes para o Brasil e uma coisa te digo, essas pessoas são brasileiras.
@@jonaspetty8767
Nacionalidade fora da América Latina é entendida como etnia, e tudo é levado em conta: cor de pele, idioma, costumes, etc. Eu sou cidadão italiano desde 2021 e moro na Alemanha desde fevereiro de 2024.
BRKsEDU eu queria muito que você fissese uma série de super Mario Galaxy 2 ou punc -out wii! Que ficaria muito agradecido se você fissese
BRKSCANADENSEDU
Ainda bem que você mora ai está livre dessa imundície de corrupção e trafico de drogas.
Mano é um saco essa porra de SODA e Pop, canso de pedir Soda nos restaurantes aqui aí me trazem água com gás, daí eu explico que é pop e trazem a porra da coquinha gelada
Vai dormir rapaz!
Por que vale mais a pena estudar no Brasil do que no Canadá atualmente devido os altos custos mesmo tendo ingles fluente?
Brasileiro medio é tri racial, familia colonial, imigrantes recentes tem mais facilidade de aculturamento a outras culturas
Nada haver!
@@011_jhonata o Edu é paulistano. Não vem de "família colonial" e nem é filho/neto de imigrantes. Palpita menos, pardol4.
Desculpa mano brown, esqueci que ele é meio bahiaho alem de italiano… kkkkkkk
@@011_jhonata ? Tu sabe que a imigração italiana tem mais de século, né? Tu assumir que um branco br é necessariamente filho/neto de imigrantes é absurdo e leigo.
@@011_jhonata Imigração italiana tem séculos. Você só acha que ele é fruto de imigração recente porque ele é branco. Tem 0 conhecimento do fluxo imigratorio de SP.
A logo da valve :I
Nao sabia que o Rhoter tmb era seu editor
Você tem cidadania italiana? No interior de sp muita gente tem direito, o que facilita pra buscar uma carreira no exterior
Com certeza ele não tem cidadania italiana. Ele disse ter a cidadania brasileira e canadense, só se pode ter dupla cidadania logo ele não tem cidadania italiana. O " facilitator", seria a não necessidade de visto para viajar mas só pode ficar no país por 90 dias.
@@Emanuel-Araujo não conversa fiado. Não há proibição a múltiplas cidadanias. Fiz a pergunta ao Edu devido ao sobrenome dele. Pesquise as coisas antes de responder
@@Sams-rm Quem deve pesquisar e você, e direito. Pois exatamente com disse pode sim era múltiplas, cidadanias duas para ser EXATO, não três nem quantas quiser. Falo por experiência, pois sou brasileiro e espanhol. Moro na Austrália dês de 2020 perguntei ao meu pai se seria nescessário ter a cidadania da Austrália, e pesquisamos ao consulado e não seria nescessário, e na constituição brasileira permite DUPLA CIDADANIA, para receber a cidadania da Austrália perderia brasileira. No Japão a outro exemplo não permite nem mesmo dupla cidadania.
@@Emanuel-Araujo você está desatualizado. A emenda constitucional 131 suprimiu a perda de nacionalidade brasileira por obtenção voluntária de cidadania estrangeira. Ter experiência não torna especialista. Não precisa agradecer pela consultoria, até porque é só olhar no Google antes de falar asneira
@@Sams-rm Sim, pois você viu no Google sabe mais que quem trabalha no consulado...
Cr acho q essa coisa de ser canadense por morar e adotar costume um lugar. Isso nao existe po. Vc nao tem a vivencia, a formacao do cidadao desse lugar, vc nao vivenciou as referencias deles nem vc a sua. Moro fora e acho impossivel tu se achar algo diferente do seu pais de origem se vc foi adulto ja
@@nobrecivil6355
Você não conhece quem vai morar fora, eu acho incrível você dizer que mora fora e ter uma visão tão quadrada sobre isso.
Edu, filmes estrangeiros falados em inglês são dublados no Canadá?
tá maluco
Seria igual portugal dublar um filme brasileiro.
@@RR02022 super compreensível Portugal dublar filme brasileiro. Imagina exibir na TV brasileira um filme português com um sotaque muitas vezes incompreensível e um monte de palavras diferentes do nosso cotidiano?
@@defensordeatena Mas isso literalmente acontece, os programas de TV, novelas e filmes brasileiros passam constantemente nós países falantes de português não só portugal, e essas obras não recebem dublagens. Inclusive, Portugal não tem uma grande conexão com dublagens por assim dizer e por causa disso algo comum lá é que produções de outros paises sejam dublados no Brasil e eventualmente passe em Portugal com a nossa dublagem(mas isso acontece mais especificamente com conteúdos puxados pro lado infantil como alguns desenhos e filmes)
@@yondaime4798 Portugal pode até usar nossas dublagens, mas o inverso não acontece, e minha pergunta foi especificamente sobre o Canadá.
Cortado pela metade? Essa metade está meio errada 😂
Perdão se eu não entendi corretamente, mas você teve mais um filho Edu ? Faz um tempão que acompanho o seu canal mas tem certos períodos que fico em off.
Sim, tenho um bebê de 6 meses! Valeu!
@@CortesDoBRKsEDU
Obrigado pela resposta meu bom, e muitas felicidades para você e a Sapeca. Saudades dos vlogs diários, se um dia puder voltar e nos atualizar de algo eu amaria assistir.
Abraços 😁
Oxi, nem sabia que o Edu teve um segundo filho, desde quando?
Quanto tempo eu dormi? Eu sabia que o Edu tinha uma filha, mas um filho?????? Como eu perdi isso?
Português de Portugal e
O português do Brasil…
Uma língua muito complexa em questão de sotaque e diferenças no nome dos objetos e etc
Que agonia teus videos sem agastar os sovacos
Até eu que não moro no canada me considero canadense 😂😂😂
falo nada
sera que o edu fala frances tbm?
É ele mesmo que responde os comentários daqui? Ou tem outra pessoa que cuida?
Edu quer se distanciar o máximo possível dos Bostileiros kkkkkkkkkk.
Só que não dá. Porque ele tem 38 anos e só mora a 12 no Canadá... Os primeiros 26 anos dele foi 100% no Brasil.
Não dá pra um adulto que saiu do seu pais com 26 anos fingir que não é daquele pais. Se tivesse saído criança com 7-10 anos até daria pra tirar essa onda
Edu é pai de menino agora?
O Edu tem filho?
@@sewerzinho sim ele têm uma filha
@@HiroshiKamoto-or9hv e filho?
@@sewerzinho também, nasceu recentemente ele escondeu a gravidez
@@moonbreathless8042 OLOKO não sabia
@@moonbreathless8042 OLOKOOOOOOO não sabia
Não foi de propósito? Que?
Vira-latas
Nasceu no canada? Nao, entao nao é canadense, a nao ser que vc nasceu com um pe aqui e um la