O Fabio Akita fez uma analise não desta forma mas apontando para esse mesmo problema e ele afirma que isso e uma bolha e que os limites da capacidade das IAs estão chegando ao fim e que não veremos nos próximos anos avanços muito mais significativos para esta IAs de uso geral retornando novamente a visão de domínio das especificidades Ex: IAs treinada apenas para a area do DIREITO, IAs apenas para a área da saúde .. também acho.
eu ia falar exatamente isso, a "evolução" do mercado de IA nao foi tao rápida igual a gente ve, isso demorou ~15 anos pra ser desenvolvido, e vai demorar ainda mais pra ter uma evolução novamente.
A barreira do nível 3 pode ser menor, mas mesmo assim, o que a OpenIA gastou em Hardware para treinar o GPT4 foi na casa de 70mi e o Gemini da Google em torno de 200mi, isso em dólar. É até uma discussão do gasto energético que esses diversos modelos têm e o impacto ambiental disso.
Observado de cima, realmente parece uma bolha, e hoje em dia, qualquer startup que integre IA ao seu modelo de negócios observa um aumento de 10% em seu valuation por conta dessa tendência. Obrigado por fornecer esta visão.
Acredito que o excesso de capital externo sendo ejetado no mercado é só o reflexo da aposta que eles estão fazendo sobre o elemento que vai determinar as empresas líderes nos próximos anos, e por ser uma corrida com resultado tão importante, as big techs não vão economizar. É só ver como o bing teve a sua primeira chance contra o google só em razão da AI, é algo que pode mudar o jogo da noite pro dia e eles sabem disso e estão dispostos a apostar alto. Vídeo muito bom, bicho, ótimo conteúdo!
Inclusive vez ou outra estou usando o bing, coisa que eu só usava raramente para encontrar imagens pois o buscador deles é melhor pra isso, google tá ficando pra trás mesmo, faz uns 7 anos quando estudei sobre IA que me pergunto porque a pesquisa do google não tem inteligência, acho que faltou "humildade", pois sabia que dominava o mercado...
Excelente ponto de vista. Me lembra os vídeos antigos do Fábio Akita, que me abria bastante a mente sobre o mercado, só que de maneira mais branda. Abração
Energeticamente falando, os LLMs ainda são insustentáveis, os gastos de energia para treinar e menter esses grandes modelos são absurdos. Fiquem de olho na Groq, será uma pedra no caminho da Nvidia e ja tem mostrado resultados impressionantes.
@@crcinformatica não confundir jonhatan ross com ross smith... a aquisição em 2000 se deu em momento conturbado para o cenario tech. agora, o background é outro... o proprio tio sam quer boicotar o japa... mas sim, questão de tempo até o próximo plot. enquanto isso, usemos todos.
Excelente análise de conjuntura, Rodrigo. Os níveis 3 e 4 parecem acessíveis a nós, reles mortais. Já é possível fazer merge de modelos opensource, criando LCBMs a partir de LLMs aprimorados com RAG, por exemplo, e empacotar isso como um produto nichado, que faça sentido para alguém do nível 5 (PJ ou PF...) Podemos observar que o paradigma transformer (que consome muitíssimo) vai sendo desdobrado pelo Q e Q*... então, como você disse, tem bastante coisa acontecendo. O mercado tá bom para quem gosta de inovar/empreender, porém é importante estar atento aos ventos e ter bons planos de contingência, criar soluções superajustadas aos casos de uso que pretende preencher, para que não seja engolido facilmente por atualizações de qualquer chatgpt.
Não tenho condições técnicas de avaliar os detalhes, mas este tipo de vídeo é de grande valor para todos nós que buscamos entender melhor o quadro geral da tecnologia. Parabéns pelo conteúdo.
Acho que ainda estamos na rampa de subida mas é fato que o mercado está antecipando demais fluxos de caixa que não serão tão facilmente atendidos. A maior parte das empresas não tem governança de dados, há muito dado ruim e a IA precisa minimamente de fontes confiáveis para produzir valor. Nesta cadeia que você desenhou faltam as empresas de consultoria que irão abocanhar uma boa fatia dessa grana ajudando as empresas nesta jornada . A maioria das empresas usam soluções rasas ainda.
As empresas de consultoria/criadores de produtos baseados em GenAI foram citadas por volta do minuto 11... Estariam no nível 4 do esquema. Sobre a injeção de capital, analisemos o caso da AWS, que por meio da Francessca Vasquez (vice-presidente, e diretora da divisão de GenAI), afirma ter tido um incremento de 13% no seu faturamento do ano passado, em decorrência do uso de cloud pelas IAs generativas. De um total de US$ 90,8 bilhões, auferiu-se um lucro operacional de US$ 24,6 bilhões. Investiram 4 bilhões na Anthropic, então parece que ainda tem uma gordurinha pra queimar... Na mesma entrevista, publicada hoje, ela cita a questão da segurança de dados (suspeito que, na prática, vai ser a mesma política "compartilhada" que a AWS usa no EC2 e Lambda através do IAM - ou seja, se der m*, problema do usuário que não configurou direito suas instâncias). Hoje de manhã recebi email do google dizendo que vai começar a me cobrar pelas requisições na API do Gemini... O Groq já tá aumentando o preço pelo uso das suas LPUs...
Que raciocínio espetacular! Parabéns pela brilhante percepção e obrigado por compartilhar esse prisma. Veio ao encontro do que tenho pensado e igualmente percebido. Valeu, professor!!
Ótimo vídeo. Análise profunda que nos faz refletir sobre o futuro desse mercado. Eu como empreendedor estou mais preocupado na utilização de tudo isso para resolução de problemas em minha operação, mas sempre de olho em qualquer onda que eu possa surfar em meio essas bolhas.
ótimo vídeo, interessante a análise, sempre que vejo essa valorização extrema de empresas que não atingiram a massa, o publico geral, considero bolha....
Vídeo sensacional e com certeza no futuro usarei esse framework mental pra avaliar cenários. Um equívoco que achei que cometeu é comparar os valuations da entrada do primeiro nível com as dois níveis maiores sem considerar que as do primeiro não dependem só das outras pra gerar caixa. Outra coisa é que é possível uma empresa dos níveis mais altos valerem mais que as dos níveis mais baixo porque elas agregam mais valor no que oferecem. Do contrário entra de energia seriam as maiores e mais rentáveis do mundo.
ótimo conteúdo meu amigo ! alias, vão conseguir diminuir sim o tamanho, a praticamente 20 anos atrás nem sabiamos que celular um dia seria touch screen... daqui a alguns anos, vamos ter IA em tudo que é canto ! temos que aproveitar as oportunidades logo agora, quem chega cedo bebe água limpa, jaja entrarei no seu curso ! pessoal eu tenho um canal que eu falo sobre IAS, tive que dar uma pausada por causa que meu pc queimou, mas já consegui comprar e vou voltar a produzir conteúdo de altissima qualidade ! desde já, agradeço pelo seu video! mt bem explicado.
Sua análise está bem estruturada e realmente faz sentido. O usuário como base de sustentação do mercado de IA é atualmente viável e possui grande potencial de crescimento e viabilidade econômica, devido a demanda crescente, o contínuo investimento na inovação das IAs e a automação de empregos que esta tecnologia permite. Parabéns pela visão e o compartilhamento deste conhecimento.
Não acho que o próximo grande paradigma que mudará profissões, estará ligado as redes de entretenimento. Entretenimento é exatamente o polo oposto da produtividade.
Excelente vídeo! Ainda existe um outro agente que pode influenciar nesse cenário: o governo. A regulamentação nesse setor ainda não está clara. Além disso, muitas empresas tradicionais já estão limitando o uso de IA em função de segurança e compliance, restringindo esse uso dentro da infraestrutura que a empresa contrata (nível 2).
Realmente, esse vídeo é um vídeo alto nível... Até me intrigou a relação disto com o mercado Blockchain e criptoativos... Já que é um mercado que tem uma certa relação. O quê você acha?
Muito boa explanação sobre visão de mercado! Gostaria de ver uma live sua usando o Flete, estou estudando ele e integrando com meu ambiente flash pois na minha opinião é o framework que deve vingar com o python. Da uma olhadinha e comenta, sua opinião é muito importante para a comunidade!
Como eu incluiria as empresas que prestam serviços/consultorias para implementação soluções com inteligência artificial seria algo como um nível 3,5? Quais são as empresas hoje que dominam esse mercado?
A análise é interessante. Mas vejo algumas oportunidades. Não se pode considerar que o 1 trilhão da NVÍDIA se dá com o mercado de IA. Essa é uma das verticais da empresa. Eles têm uma receita enorme relacionadas a hardwares de rede para data centers, sem contar toda a parte destinada aos gráficos. Então essa pirâmide precisaria de alguns ajustes. Mas também acho que dentro de toda a valorização por trás dessas empresas existe uma especulação que criam sim risco de bolhas.
Oi, Felipe! Da mesma forma como respondi ao Diógenes mais cedo, a NVIDIA se valorizou próximo a 7x nos últimos 2 anos, em um movimento totalmente correlacionado com o Hype das IAs... e em movimentos como este, temos que abandonar modelos tradicionais de valuation de empresas (fluxo de caixa descontado, por exemplo), pois o mercado está tentando precificar o futuro para a empresa (e não se importando com o passado). Isto significa que os fluxos de caixas passados da NVIDIA pouco importam para a precificação atual dela. Para se ter uma ideia, em 2023 ela teve um lucro de "apenas" $30 bi (considerando as verticais que você citou) e que, apesar de incrível, não justifica de forma alguma o atual valuation dela (>$2 tri, fev/24). Nestes casos, trata-se de um movimento especulativo do mercado esperando que ela passe a receitar 10x com vendas de tecnologias para IA. Abraços!
Mas esse capital especulativo tbm lucra muito no nivel 2, afinal é microsoft e google cloud é google e aws amazon... estao presentes em todos bancos, alias creio q hj em dia em toda media e grande empresa! Parabéns, boa análise 👏
Precisa considerar que no valuation da NVIDIA não tem somente a unidade de negócios referente aos servidores para inteligência artificial ou seja! Precisa baixar uma bastante na equação para essa análise parar em pé!
NVIDIA se valorizou em 7x nos últimos 2 anos... movimento foi totalmente correlacionado com o Hype das IAs e o posicionamento da empresa neste ramo. Abraços!
@@AsimovAcademy entendo que 80% das receitas vem da LoB de data centers ainda existem outros 20% fora disso. Dentro de data center nem tudo é AI então temos de 20%-40% ROM para redução do valor da NVIDIA nesse ecossistema que não é AI-related!
Diogenes, acredito que você esteja tentando estimar o valor de mercado atual baseado em um modelo tradicional de fluxo de caixa descontado, o que não pode ser aplicado aqui; para se ter uma ideia, em 2023 a NVIDIA lucrou “apenas 30 bilhões”, o que seria incompatível com o valuation atual de 2 trilhões da empresa (dados de fevereiro). Em situações como esta, o mercado não esta se importando com fluxo de caixa passado, mas sim com expectativas de lucros futuros, prevendo que a empresa venderá trilhões de dolares em chips para ia nos próximos anos… e por isto, analisar a empresa da forma como você propôs seria incorreto. Abraços!
Um ponto que olho na questão do ponto de oportunidade informado e que existe algo a mais para você gerar essas melhorias, não só a ideia. Como mesmo comentado posteriormente sobre o custo de fazer "rodar" o modelo pelas empresas que são especialistas nisso. Onde você vai conseguir rodar o modelo para criar um app simples sem saber quase nada de tecnologia e sem ter o capital para pagar nuvem ou mesmo máquina pra isso ? Posso ter entendido errado, mas não vejo tão simples assim utilizar modelos "grátis" e criar uma empresa no nível nas de 4 camada
Podem até não valer hoje, mas conforme essas tecnologias vão barateando a margem de lucro começa a aumentar, assim como acontece no mercado de consoles de videogame.
หลายเดือนก่อน
Parabéns pelo vídeo! Como vc consegue jogar o vídeo do IPad ao vivo? Outra: quais aplicativos vc usa para captar ideias no iPad? Obrigado pelas dicas
Muito interessante sua perspectiva sobre o funcionamento do mercado IA, mas a conclusão sobre a bolha está equivocada. O primeiro ponto que você citou foi o investimento massivo de BIG Techs no desenvolvimento do mercado e a baixa aderência dos consumidores finais, o que "inviabiliza" o modelo de negócio, só que essa é uma análise precária, tendo em vista que alguns os maiores business do mundo hoje não tem como principal atividade econômica a venda de produtos para o consumidor final, mas sim sobre anúncios e serviços para outras empresas, então a afirmação que a maioria do capital deve vir do consumidor final é falha, pois há (inúmeros) métodos que empresas podem rentabilizar a utilização da IA sem ser vendendo para o consumidor final. O segundo ponto é sobre a especulação, de fato a especulação torna o business mais arriscado, mas não é um fator determinante para se tornar uma bolha. A mentalidade de investimentos dos últimos 10 anos é a de antecipação, se eu acredito (e tenho fortes indícios) que um negócio vai crescer bastante e se tornar muito rentável, faz sentido eu investir hoje mais do que é o "racional" tendo em perspectiva esse retorno futuro, grandes exemplos disso são o Uber, Nubank e Airbnb que são empresas que tiveram investimentos bilionários bem antes de terem qualquer perspectiva de lucro. Em resumo, é um movimento "comum" do mundo de hoje investir sem retornos claros, esse mercado é só mais um dos vários casos que isso ocorreu nos últimos anos.
Oi, Helton! Muito obrigado pelos pontos que trouxesse, vou tentar ver se consigo explicar melhor. 1. Quando me refiro a "consumidor final", não estou falando da venda de produtos para pessoas físicas especificamente, me refiro a empresa encontrar alguma fonte de receita que sustentável, que derive da economia real e que justifique seu atual valuation. Google e Meta (pegando o seu exemplo) tem essa fonte bem estabelecida em anúncios, como você citou... as empresas de IA, na atual situação, não possuem NENHUMA fonte de receita sustentável ainda. A OpenAI, por exemplo, é avaliada em 80 bi, mas muitos argumentam que o próprio modelo de venda de assinaturas e APIs é insustentável, pois executar inferências em um modelo como o GPT 3.5 ou 4 (de mais de 200 bilhões de parâmetros) é caríssimo... E isto é uma verdade em todo o setor, o que faz com seus múltiplos (Preço / Lucro) estejam todos elevadíssimos (típico de um setor alvo de especulação e com potencial de formação de uma bolha). 2. Seu segundo ponto parte de uma premissa verdadeira: o mercado age sim por antecipação... mas é justamente quando essa confiança é excessiva que bolhas são formadas. Você citou por exemplo grandes Startups, mas esqueceu de considerar que foi justamente no ramo de Startups que uma última bolha se formou. Uber, Nubank e Airbnb são cases de sucesso, claro, mas ao citá-las, você está incorrendo no VIÉS DE SOBREVIVÊNCIA, na qual baseia seu argumento em cases de sucesso e ignora as milhaaaares de startups que receberam aportes milionários e fracassaram (lembre-se da WeWork). 3. Lembre-se: todo um setor pode ser bem sucedido no longo prazo e mesmo assim formar bolhas em médio prazo (case das Ponto.com). E mesmo que uma empresa saia vencedora, isto também acaba com a bolha. É uma análise macro. Espero ter conseguido expressar melhor os pontos que, por conta do vídeo pequeno, pode não ter ficado claro para todos. Abraços.
🧬🏘️👉❤️ Parabéns amigão pela exposição da sua reflexão de forma lúdica objetiva direta e inclusiva🎉 Por aí vemos que a educação, a inclusão da Inteligência Artificial de forma responsável e transformadora no nosso processo criativo, profissional e humano 🧬🧠🤖
Me pergunto como as empresas irão adaptar isso aos seus modelos de negócio, principalmente no Brasil, quando falamos de empresas com grau mínimo em Transformação Digital ou Cultura de Dados
Olá, não conhecia o seu canal, parabéns pela análise. Mas achei que você ia comentar sobre a Nvidia estar em uma bolha especulativa, não apenas as empresas de AI.
Estamos na era da IA as a service. O dev que conseguir integrar esse serviço com as aplicações, fazer os finetunnings para resolver os problemas de negócio vai se sobressair.
Bem interessante a analise com certeza eh algo a se pensar mas eu discordo quando voce falou que profissoes nao foram perdidas ainda e eu creio que ja esta sim pessoas que so faziam trabalhos repetitivos e simples estao sendo substituidas claro q era so uma questao de tempo.. eu acredito muito mais q os profissionais tipo designers, programadores nao vao perder seu trabalho desde q se adaptem e utilize a ai a favor deles ... se for contra ai sim vai ser substituido creio q esse eh o movimento claro a se acontecer..
penso que a diferença entre esse momento que estamos vivendo (com as IAs generativas), e aquele entre 1994-2000, é que hoje temos uma revolução que afeta o mundo do trabalho, enquanto que lá o movimento estava mais relacionado ao consumo/entretenimento.
@@maic_off Tomara q se mantenha Essa semana mesmo o Google já demitiu boa parte da equipe de dev, incluído de python e o q se diz é q estão formando uma nova equipe na alemanha onde os salários são "mais baixo"
@@rsdobr9177Geralmente essas demissões são para forçar os salários para baixo. Aumenta a oferta de profissionais na praça, logo, se ofererecem salários mais baixos para contratar os mesmos profissionais demitidos.
Será que com o surgimento de processadores desenvolvidos para IA estes modelos possam rodar localmente (no seu notebook, celular, etc) e diminuirá o uso de plataformas como Open IA? Concordo que a grande oportunidade está no desenvolvimento de aplicativos com IA, afinal a grande massa de usuários não irá querer (nem vai conseguir) escrever prompts.
Na parte que fala do "peso" para IAs rodarem, seria isso um "possibilitador" do pensamento para "melhorar" a "qualidade" dos parâmetros ao invés da "quantidade"? e talvez essa seja a tendência dos esforços de desenvolvimento no nível 3? E muito talvez, ser o que pode definir o estouro da bolha caso o "peso" continue sendo o maior obstáculo para viabilidade?
A questão da "qualidade" dos parâmetros x "quantidade" é exatamente o tema do próximo vídeo que vou lançar.. você leu minha mente! Acredito ser essa a tendência do mercado sim, cada vez menores e melhores modelos; e técnicas de engenharia de prompt para extrair o máximo de resultado dos mesmos. Na minha opinião, se o movimento de criação de modelos abertos aliado a técnicas avançadas de engenharia de Prompt que permitam que IAs simples alcancem resultados das avançadas se difundirem, isto poderá representar um golpe para as Big Techs e, consequentemente, estourar a bolha.
@@AsimovAcademy Nossa, obrigado pela atenção e conteúdo raro. Esperaremos o próximo vídeo com certeza. Existe a chance de estar no seu radar e futuros conteúdos, no que diz respeito a "criação de modelos abertos", a abstração de desenvolvimento no "nível 3" atual estar caminhando para adicionar uma camada encapsuladora do parametro que possa tornar o cálculo dos seus pesos dinâmicos de acordo com o contexto que a camada recebe? (Seria como adicionar a dimensão de tempo que humanos estão inseridos para um modelo e isso "pesar" na hora do modelo "pensar"[processar] no que gerar...)
Bolha? A perspectiva deste mercado é absurda! Independente dos níveis... acredito que vc tem que enxergar não como níveis...mas como um ecossistema. Daí vc vai ver o quão grande será este mercado... diga-se de passagem...a I.A. é um bebê 🍼
No começo do século as perspectivas para empresas baseadas na Web eram ótimas, mas mesmo assim isto não impediu que a bolha das ponto com se formasse. Este valuation expressivo sem o acompanhamento de fluxo de caixa ainda das empresas dos níveis 3 e 4 pode acabar causando o mesmo efeito... este é o ponto do vídeo.
O problema no momento é o custo expressivo das gpu, nvidia não ter concorrência esta dando liberdade para colocar o preço nas alturas, mas isso esta perto de mudar, a AMD mesmo está correndo atrás pra ser a primeira concorrente de peso, consequentemente com uma forte concorrência nesse setor, as gpus vão se baratear com o tempo, aumentando muito no futuro o lucro das empresas criadoras dos modelos
Parabéns pelo vídeo, o que me prendeu foi a qualidade visual! Como vc sobrepôs a sua imagem na imagem do computador e deixou ambas com bordas arredondadas? Mt bom!
O nível 1 vale mais no caso da NVIDIA até pq todos na cadeia vão depender dela sem praticamente concorrência . Esses chips são mega poderosos e até os mineradores brincam com isso ai . A NVdia tbm ñ tem só esse valor por conta da IA.
Em questão dos valores de mercado, acredito em 2 possibilidades. Primeiro o valor de mercado da NVIDIA não diz respeito só ao setor de IA, então existe valor de mercado relacionado a outros setores que somados complementam o que falta nas outras camadas. Segundo ponto, esses valores se dão em relação ao futuro, como você mesmo diz, as maiores oportunidades estão na terceira e quarta camada, o que significa que seu valor de mercado só vai crescer, enquanto NVIDIA já está garantindo seu lugar entre os únicos players capazes de abastecer as camadas superiores. Em resumo, daqui 10 anos, várias empresas da quarta e terceira camada terão crescido exponencialmente, algumas terão desaparecido e outras surgido. Mas NVIDIA estará lá abastecendo essas empresas. Um outro ponto, esses avanços tecnológicos não são exclusivos no setor, pois também garantem vantagens em outros setores como jogos, que é outra indústria bilionária.
Oi, Lucas. Então, o ponto é que o market cap da NVIDIA saiu de 300 bi em 2022 para mais de 2 tri (maio de 2024)... então, por mais que hajam outras fontes de receita na companhia, hoje o mercado a precifica desta forma unicamente por apostar fortemente no sucesso da operação de IA. Quando à sua segunda afirmação, não é possível concluir isto. Não sabemos se o mercado de IA irá de fato atrair o capital massivo da quinta camada... hoje é uma tendência (e muito forte), mas enquanto não surgirem empresas no quarto nível que de fato suguem este capital, toda essa argumentação é especulativa (e por isto a pergunta do vídeo sobre isto ser uma bolha). Quanto à seu terceiro ponto, isto também não pode ser afirmado, pois estamos vendo iniciativas de várias empresas tentando competir no primeiro nível (Groq, Google)... Lembre-se: quando falamos sobre mercado financeiro, NADA pode ser afirmado com certeza. NADA. "NVIDIA estará lá no futuro"... "este mercado VAI crescer exponencialmente", etc Abraços.
O Fabio Akita fez uma analise não desta forma mas apontando para esse mesmo problema e ele afirma que isso e uma bolha e que os limites da capacidade das IAs estão chegando ao fim e que não veremos nos próximos anos avanços muito mais significativos para esta IAs de uso geral retornando novamente a visão de domínio das especificidades Ex: IAs treinada apenas para a area do DIREITO, IAs apenas para a área da saúde .. também acho.
qual o link por favor
@@iconlearn canal do fernando ulrich da uma olhada lá
@@iconlearn th-cam.com/video/A4eGau5LfFE/w-d-xo.html
Falavam isso antes tbm, até descobrirem que "attention ia ALL we need".
eu ia falar exatamente isso, a "evolução" do mercado de IA nao foi tao rápida igual a gente ve, isso demorou ~15 anos pra ser desenvolvido, e vai demorar ainda mais pra ter uma evolução novamente.
Adorei essa visão mais realista e sem a empolgação do mercado. Parabéns
Agradecemos. Conte conosco!
A barreira do nível 3 pode ser menor, mas mesmo assim, o que a OpenIA gastou em Hardware para treinar o GPT4 foi na casa de 70mi e o Gemini da Google em torno de 200mi, isso em dólar.
É até uma discussão do gasto energético que esses diversos modelos têm e o impacto ambiental disso.
Pqp....altíssimo nível...há muito tempo não via tanto esclarecimento....caramba....parabéns!
Observado de cima, realmente parece uma bolha, e hoje em dia, qualquer startup que integre IA ao seu modelo de negócios observa um aumento de 10% em seu valuation por conta dessa tendência. Obrigado por fornecer esta visão.
Fonte desses 10%? Me interessei e quero saber mais, se for vdd claro
Esses vídeos ilustrativos (na mão) são os melhores.
Espetacular!!! Que aula !!!! 👏👏👏👏💯💯💯💯
@@celiocordeiro6078 Agradecemos, Célio!
Acredito que o excesso de capital externo sendo ejetado no mercado é só o reflexo da aposta que eles estão fazendo sobre o elemento que vai determinar as empresas líderes nos próximos anos, e por ser uma corrida com resultado tão importante, as big techs não vão economizar. É só ver como o bing teve a sua primeira chance contra o google só em razão da AI, é algo que pode mudar o jogo da noite pro dia e eles sabem disso e estão dispostos a apostar alto.
Vídeo muito bom, bicho, ótimo conteúdo!
Inclusive vez ou outra estou usando o bing, coisa que eu só usava raramente para encontrar imagens pois o buscador deles é melhor pra isso, google tá ficando pra trás mesmo, faz uns 7 anos quando estudei sobre IA que me pergunto porque a pesquisa do google não tem inteligência, acho que faltou "humildade", pois sabia que dominava o mercado...
Desenho de cenários bem fundamentados mostra onde estão as oportunidades ótimas de trabalho. Thanks!
Que vídeo extremamente interessante. Fico feliz que o algoritmo tenha acertado um conteúdo tão relevante!
Muito obrigado, Leonardo!! Que bom que tenha gostado
Até que enfim alguém falando da tal da bolha das IA, e disso que to falando, obrigado cara, achei que eu tava loco a cerca do chatbot III.
Excelente ponto de vista. Me lembra os vídeos antigos do Fábio Akita, que me abria bastante a mente sobre o mercado, só que de maneira mais branda. Abração
Energeticamente falando, os LLMs ainda são insustentáveis, os gastos de energia para treinar e menter esses grandes modelos são absurdos. Fiquem de olho na Groq, será uma pedra no caminho da Nvidia e ja tem mostrado resultados impressionantes.
sim... LPUs com inferência muito melhor que as GPUs. Estou usando Groq com CrewAI e tá bem bom.
Daqui a pouco inventam uma blockchain pra isso.
@@maic_off interessante.
é questao de tempo a Nvidia nao adquirir o concorrente, como ela fez la atraz com a empresa 3dfx.
@@crcinformatica não confundir jonhatan ross com ross smith... a aquisição em 2000 se deu em momento conturbado para o cenario tech. agora, o background é outro... o proprio tio sam quer boicotar o japa... mas sim, questão de tempo até o próximo plot. enquanto isso, usemos todos.
Excelente vídeo. Consegue me situar muito bem nesse mercado. Sabia que estava assim, mas nao tinha uma explicação tao boa quanto a sua.
Agradecemos, Pedro. Conte conosco!
Excelente análise de conjuntura, Rodrigo.
Os níveis 3 e 4 parecem acessíveis a nós, reles mortais. Já é possível fazer merge de modelos opensource, criando LCBMs a partir de LLMs aprimorados com RAG, por exemplo, e empacotar isso como um produto nichado, que faça sentido para alguém do nível 5 (PJ ou PF...)
Podemos observar que o paradigma transformer (que consome muitíssimo) vai sendo desdobrado pelo Q e Q*... então, como você disse, tem bastante coisa acontecendo.
O mercado tá bom para quem gosta de inovar/empreender, porém é importante estar atento aos ventos e ter bons planos de contingência, criar soluções superajustadas aos casos de uso que pretende preencher, para que não seja engolido facilmente por atualizações de qualquer chatgpt.
Bom e ruim pra empreender, é uma atualização da empresa que te fornece serviço e é um abraço pro seu negócio..
Não tenho condições técnicas de avaliar os detalhes, mas este tipo de vídeo é de grande valor para todos nós que buscamos entender melhor o quadro geral da tecnologia. Parabéns pelo conteúdo.
Ficamos felizes com isso, Cesar. Agradecemos! Conte conosco.
Acho que ainda estamos na rampa de subida mas é fato que o mercado está antecipando demais fluxos de caixa que não serão tão facilmente atendidos. A maior parte das empresas não tem governança de dados, há muito dado ruim e a IA precisa minimamente de fontes confiáveis para produzir valor.
Nesta cadeia que você desenhou faltam as empresas de consultoria que irão abocanhar uma boa fatia dessa grana ajudando as empresas nesta jornada .
A maioria das empresas usam soluções rasas ainda.
As empresas de consultoria/criadores de produtos baseados em GenAI foram citadas por volta do minuto 11... Estariam no nível 4 do esquema.
Sobre a injeção de capital, analisemos o caso da AWS, que por meio da Francessca Vasquez (vice-presidente, e diretora da divisão de GenAI), afirma ter tido um incremento de 13% no seu faturamento do ano passado, em decorrência do uso de cloud pelas IAs generativas.
De um total de US$ 90,8 bilhões, auferiu-se um lucro operacional de US$ 24,6 bilhões. Investiram 4 bilhões na Anthropic, então parece que ainda tem uma gordurinha pra queimar...
Na mesma entrevista, publicada hoje, ela cita a questão da segurança de dados (suspeito que, na prática, vai ser a mesma política "compartilhada" que a AWS usa no EC2 e Lambda através do IAM - ou seja, se der m*, problema do usuário que não configurou direito suas instâncias).
Hoje de manhã recebi email do google dizendo que vai começar a me cobrar pelas requisições na API do Gemini...
O Groq já tá aumentando o preço pelo uso das suas LPUs...
Que raciocínio espetacular! Parabéns pela brilhante percepção e obrigado por compartilhar esse prisma. Veio ao encontro do que tenho pensado e igualmente percebido. Valeu, professor!!
Agradecemos!! Ficamos felizes por isso, continue contando conosco.
Ótimo vídeo. Análise profunda que nos faz refletir sobre o futuro desse mercado. Eu como empreendedor estou mais preocupado na utilização de tudo isso para resolução de problemas em minha operação, mas sempre de olho em qualquer onda que eu possa surfar em meio essas bolhas.
Muito bom! o melhor resumo e o melhor mergulho que eu já vi sobre o negócio Inteligência Artificial. Obrigado
Muito obrigado pelo feedback, Victor!
Rodrigo olá. Seu vídeo é excelente! Muito obrigado pelo conteúdo.
@@amilton557 Agradecemos, Amilton!
ótimo vídeo, interessante a análise, sempre que vejo essa valorização extrema de empresas que não atingiram a massa, o publico geral, considero bolha....
Muito bom
Eu vou usar esse vídeo quando alguém pedir o que é IA para mim, sem me aprofundar sobre como é feito a magia por trás, que dai eu passo do Akita.
Vídeo sensacional e com certeza no futuro usarei esse framework mental pra avaliar cenários.
Um equívoco que achei que cometeu é comparar os valuations da entrada do primeiro nível com as dois níveis maiores sem considerar que as do primeiro não dependem só das outras pra gerar caixa.
Outra coisa é que é possível uma empresa dos níveis mais altos valerem mais que as dos níveis mais baixo porque elas agregam mais valor no que oferecem. Do contrário entra de energia seriam as maiores e mais rentáveis do mundo.
Adorei sua análise. Melhor que muitos profissionais do mercado financeiro.
Agradecemos, Jackson. Conte conosco!
ótimo conteúdo meu amigo ! alias, vão conseguir diminuir sim o tamanho, a praticamente 20 anos atrás nem sabiamos que celular um dia seria touch screen... daqui a alguns anos, vamos ter IA em tudo que é canto ! temos que aproveitar as oportunidades logo agora, quem chega cedo bebe água limpa, jaja entrarei no seu curso ! pessoal eu tenho um canal que eu falo sobre IAS, tive que dar uma pausada por causa que meu pc queimou, mas já consegui comprar e vou voltar a produzir conteúdo de altissima qualidade ! desde já, agradeço pelo seu video! mt bem explicado.
Ficamos felizes por isso! Desejamos sucesso. A Asimov te espera.
Sua análise está bem estruturada e realmente faz sentido. O usuário como base de sustentação do mercado de IA é atualmente viável e possui grande potencial de crescimento e viabilidade econômica, devido a demanda crescente, o contínuo investimento na inovação das IAs e a automação de empregos que esta tecnologia permite. Parabéns pela visão e o compartilhamento deste conhecimento.
Agradecemos, Dalmar. Conte conosco!
Curti muito o vídeo e suas opiniões.
Vamos shortar NVDA 😊
Abs.
Agradecemos. Conte conosco!
Caramba que analise foda, parabéns.
Explanação primorosa, muito obrigado pelo conteúdo!
Nós que agradecemos, Tiago. Conte conosco!
Top! Acho que só faltou a Robótica, os Robôs da tesla e outros que vão usar Ai, os smartphones de certa forma vão passar a usar essas Ai.
Não acho que o próximo grande paradigma que mudará profissões, estará ligado as redes de entretenimento. Entretenimento é exatamente o polo oposto da produtividade.
Minha primeira vez aqui no canal e já te segui. Conteúdo maravilhoso! Parabéns! Continue fazendo esses tipos de vídeos.
Agradecemos, Felipe. Conte conosco!
Gostei da analise muito bem detalhada. Obrigada 🫡
Que ótimo! Agradecemos, conte conosco!
Não é uma bolha, o capital das big techs é para "winner takes all". Excelente vídeo, meu amigo.
Excelente vídeo! Ainda existe um outro agente que pode influenciar nesse cenário: o governo. A regulamentação nesse setor ainda não está clara. Além disso, muitas empresas tradicionais já estão limitando o uso de IA em função de segurança e compliance, restringindo esse uso dentro da infraestrutura que a empresa contrata (nível 2).
Realmente, esse vídeo é um vídeo alto nível... Até me intrigou a relação disto com o mercado Blockchain e criptoativos... Já que é um mercado que tem uma certa relação. O quê você acha?
Sua didática é incrível, conteúdo valiosíssimo!!
Conteúdo extremamente alto nível. Ganhou um inscrito!
Agradecemos, Raul. Seja bem vindo!
Muito boa explanação sobre visão de mercado! Gostaria de ver uma live sua usando o Flete, estou estudando ele e integrando com meu ambiente flash pois na minha opinião é o framework que deve vingar com o python. Da uma olhadinha e comenta, sua opinião é muito importante para a comunidade!
Legal, é isso mesmo.
Como eu incluiria as empresas que prestam serviços/consultorias para implementação soluções com inteligência artificial seria algo como um nível 3,5? Quais são as empresas hoje que dominam esse mercado?
Muito bom o conteúdo do vídeo, parabéns Asimov!
Agradecemos, João. Conte conosco!
tu é diferenciado. Bacana seu conteúdo. Parabéns!
Agradecemos, Luiz. Conte conosco!
Muito interessante toda a argumentação e a sua análise, obrigado por compartilhar!
simpleste uma bolha que ainda vai demora pra estoura.e isso e um grande problema
Cai de paraquedas aqui e o conteudo é alta qualidade
Ficamos felizes por isso, Gabriel. Seja bem vindo!
Ótimo vídeo, obrigado.
Nós que agradecemos. Conte conosco!
A análise é interessante.
Mas vejo algumas oportunidades.
Não se pode considerar que o 1 trilhão da NVÍDIA se dá com o mercado de IA. Essa é uma das verticais da empresa. Eles têm uma receita enorme relacionadas a hardwares de rede para data centers, sem contar toda a parte destinada aos gráficos.
Então essa pirâmide precisaria de alguns ajustes.
Mas também acho que dentro de toda a valorização por trás dessas empresas existe uma especulação que criam sim risco de bolhas.
Oi, Felipe! Da mesma forma como respondi ao Diógenes mais cedo, a NVIDIA se valorizou próximo a 7x nos últimos 2 anos, em um movimento totalmente correlacionado com o Hype das IAs... e em movimentos como este, temos que abandonar modelos tradicionais de valuation de empresas (fluxo de caixa descontado, por exemplo), pois o mercado está tentando precificar o futuro para a empresa (e não se importando com o passado).
Isto significa que os fluxos de caixas passados da NVIDIA pouco importam para a precificação atual dela. Para se ter uma ideia, em 2023 ela teve um lucro de "apenas" $30 bi (considerando as verticais que você citou) e que, apesar de incrível, não justifica de forma alguma o atual valuation dela (>$2 tri, fev/24).
Nestes casos, trata-se de um movimento especulativo do mercado esperando que ela passe a receitar 10x com vendas de tecnologias para IA.
Abraços!
Que aula! Estou refletindo sobre isso agora...
Pqp que conteúdo bom e fácil de entender. Parabéns!
Ficamos felizes por isso! Conte conosco.
Perfeito. Análise incrível
Agradeço ao video amigo
Nós que agradecemos!
Mas esse capital especulativo tbm lucra muito no nivel 2, afinal é microsoft e google cloud é google e aws amazon... estao presentes em todos bancos, alias creio q hj em dia em toda media e grande empresa! Parabéns, boa análise 👏
Parabéns pelo vídeo, conteúdo de excelente qualidade
Agradecemos, Thales. Conte conosco!
ótimo conteúdo. obrigado!
Agradecemos, Murillo. Conte conosco!
nada emocionado. Boaa!
Excelente vídeo
Precisa considerar que no valuation da NVIDIA não tem somente a unidade de negócios referente aos servidores para inteligência artificial ou seja! Precisa baixar uma bastante na equação para essa análise parar em pé!
NVIDIA se valorizou em 7x nos últimos 2 anos... movimento foi totalmente correlacionado com o Hype das IAs e o posicionamento da empresa neste ramo. Abraços!
@@AsimovAcademy entendo que 80% das receitas vem da LoB de data centers ainda existem outros 20% fora disso.
Dentro de data center nem tudo é AI então temos de 20%-40% ROM para redução do valor da NVIDIA nesse ecossistema que não é AI-related!
Diogenes, acredito que você esteja tentando estimar o valor de mercado atual baseado em um modelo tradicional de fluxo de caixa descontado, o que não pode ser aplicado aqui; para se ter uma ideia, em 2023 a NVIDIA lucrou “apenas 30 bilhões”, o que seria incompatível com o valuation atual de 2 trilhões da empresa (dados de fevereiro). Em situações como esta, o mercado não esta se importando com fluxo de caixa passado, mas sim com expectativas de lucros futuros, prevendo que a empresa venderá trilhões de dolares em chips para ia nos próximos anos… e por isto, analisar a empresa da forma como você propôs seria incorreto. Abraços!
Video sensacional. Vcs tão de parabens.
Agradecemos, Andre. Conte conosco!
show demais. Parabéns pelo conteúdo.
gostei da apresentação do vídeo, ganhou um inscrito
Seja bem vindo, Fernando.
Um ponto que olho na questão do ponto de oportunidade informado e que existe algo a mais para você gerar essas melhorias, não só a ideia.
Como mesmo comentado posteriormente sobre o custo de fazer "rodar" o modelo pelas empresas que são especialistas nisso. Onde você vai conseguir rodar o modelo para criar um app simples sem saber quase nada de tecnologia e sem ter o capital para pagar nuvem ou mesmo máquina pra isso ?
Posso ter entendido errado, mas não vejo tão simples assim utilizar modelos "grátis" e criar uma empresa no nível nas de 4 camada
parabéns pela explicação!
Agradecemos, Gabriel. Conte conosco!
IA e cripto moedas é uma bolha. Quando a ferramenta usada para fabricar o carro ultrapassa o valor do carro é um forte sinal. Atenção investidores.
Hehehe uma HR ela estoura
esse video ficou muito bom, parabens pelo trabalho
Muito boa visão! Obrigado
Nós que agradecemos. Conte conosco!
Podem até não valer hoje, mas conforme essas tecnologias vão barateando a margem de lucro começa a aumentar, assim como acontece no mercado de consoles de videogame.
Parabéns pelo vídeo! Como vc consegue jogar o vídeo do IPad ao vivo? Outra: quais aplicativos vc usa para captar ideias no iPad? Obrigado pelas dicas
Muito interessante. Obrigado
muito foda essa análise dos niveis!
Muito bom, conteúdo de extremo valor
Ótima didática
Muito interessante sua perspectiva sobre o funcionamento do mercado IA, mas a conclusão sobre a bolha está equivocada. O primeiro ponto que você citou foi o investimento massivo de BIG Techs no desenvolvimento do mercado e a baixa aderência dos consumidores finais, o que "inviabiliza" o modelo de negócio, só que essa é uma análise precária, tendo em vista que alguns os maiores business do mundo hoje não tem como principal atividade econômica a venda de produtos para o consumidor final, mas sim sobre anúncios e serviços para outras empresas, então a afirmação que a maioria do capital deve vir do consumidor final é falha, pois há (inúmeros) métodos que empresas podem rentabilizar a utilização da IA sem ser vendendo para o consumidor final.
O segundo ponto é sobre a especulação, de fato a especulação torna o business mais arriscado, mas não é um fator determinante para se tornar uma bolha. A mentalidade de investimentos dos últimos 10 anos é a de antecipação, se eu acredito (e tenho fortes indícios) que um negócio vai crescer bastante e se tornar muito rentável, faz sentido eu investir hoje mais do que é o "racional" tendo em perspectiva esse retorno futuro, grandes exemplos disso são o Uber, Nubank e Airbnb que são empresas que tiveram investimentos bilionários bem antes de terem qualquer perspectiva de lucro.
Em resumo, é um movimento "comum" do mundo de hoje investir sem retornos claros, esse mercado é só mais um dos vários casos que isso ocorreu nos últimos anos.
Oi, Helton! Muito obrigado pelos pontos que trouxesse, vou tentar ver se consigo explicar melhor.
1. Quando me refiro a "consumidor final", não estou falando da venda de produtos para pessoas físicas especificamente, me refiro a empresa encontrar alguma fonte de receita que sustentável, que derive da economia real e que justifique seu atual valuation. Google e Meta (pegando o seu exemplo) tem essa fonte bem estabelecida em anúncios, como você citou... as empresas de IA, na atual situação, não possuem NENHUMA fonte de receita sustentável ainda. A OpenAI, por exemplo, é avaliada em 80 bi, mas muitos argumentam que o próprio modelo de venda de assinaturas e APIs é insustentável, pois executar inferências em um modelo como o GPT 3.5 ou 4 (de mais de 200 bilhões de parâmetros) é caríssimo... E isto é uma verdade em todo o setor, o que faz com seus múltiplos (Preço / Lucro) estejam todos elevadíssimos (típico de um setor alvo de especulação e com potencial de formação de uma bolha).
2. Seu segundo ponto parte de uma premissa verdadeira: o mercado age sim por antecipação... mas é justamente quando essa confiança é excessiva que bolhas são formadas. Você citou por exemplo grandes Startups, mas esqueceu de considerar que foi justamente no ramo de Startups que uma última bolha se formou. Uber, Nubank e Airbnb são cases de sucesso, claro, mas ao citá-las, você está incorrendo no VIÉS DE SOBREVIVÊNCIA, na qual baseia seu argumento em cases de sucesso e ignora as milhaaaares de startups que receberam aportes milionários e fracassaram (lembre-se da WeWork).
3. Lembre-se: todo um setor pode ser bem sucedido no longo prazo e mesmo assim formar bolhas em médio prazo (case das Ponto.com). E mesmo que uma empresa saia vencedora, isto também acaba com a bolha. É uma análise macro.
Espero ter conseguido expressar melhor os pontos que, por conta do vídeo pequeno, pode não ter ficado claro para todos.
Abraços.
🧬🏘️👉❤️ Parabéns amigão pela exposição da sua reflexão de forma lúdica objetiva direta e inclusiva🎉
Por aí vemos que a educação, a inclusão da Inteligência Artificial de forma responsável e transformadora no nosso processo criativo, profissional e humano 🧬🧠🤖
Que gentil! Agradecemos por isso. Conte conosco!
Me pergunto como as empresas irão adaptar isso aos seus modelos de negócio, principalmente no Brasil, quando falamos de empresas com grau mínimo em Transformação Digital ou Cultura de Dados
Gratidao pelo video!!!
Olá, não conhecia o seu canal, parabéns pela análise. Mas achei que você ia comentar sobre a Nvidia estar em uma bolha especulativa, não apenas as empresas de AI.
Estamos na era da IA as a service. O dev que conseguir integrar esse serviço com as aplicações, fazer os finetunnings para resolver os problemas de negócio vai se sobressair.
Muito boa as suas análises!
Agradecemos, Gustavo. Conte conosco!
Bem interessante a analise com certeza eh algo a se pensar mas eu discordo quando voce falou que profissoes nao foram perdidas ainda e eu creio que ja esta sim pessoas que so faziam trabalhos repetitivos e simples estao sendo substituidas claro q era so uma questao de tempo.. eu acredito muito mais q os profissionais tipo designers, programadores nao vao perder seu trabalho desde q se adaptem e utilize a ai a favor deles ... se for contra ai sim vai ser substituido creio q esse eh o movimento claro a se acontecer..
Já vivemos um período de euforia assim envolvendo o mercado de Tecnologia lá por volta dos anos 2000 e o resultado foi catastrófico
Alguns economistas tem comparado o movimento atual com o que ocorreu no início do século, na bolha das ponto com.
penso que a diferença entre esse momento que estamos vivendo (com as IAs generativas), e aquele entre 1994-2000, é que hoje temos uma revolução que afeta o mundo do trabalho, enquanto que lá o movimento estava mais relacionado ao consumo/entretenimento.
@@maic_off Tomara q se mantenha
Essa semana mesmo o Google já demitiu boa parte da equipe de dev, incluído de python e o q se diz é q estão formando uma nova equipe na alemanha onde os salários são "mais baixo"
@@rsdobr9177Geralmente essas demissões são para forçar os salários para baixo. Aumenta a oferta de profissionais na praça, logo, se ofererecem salários mais baixos para contratar os mesmos profissionais demitidos.
Será que com o surgimento de processadores desenvolvidos para IA estes modelos possam rodar localmente (no seu notebook, celular, etc) e diminuirá o uso de plataformas como Open IA? Concordo que a grande oportunidade está no desenvolvimento de aplicativos com IA, afinal a grande massa de usuários não irá querer (nem vai conseguir) escrever prompts.
Bela análise. Vídeo top.
Agradecemos, Diogo. Conte conosco!
Na parte que fala do "peso" para IAs rodarem, seria isso um "possibilitador" do pensamento para "melhorar" a "qualidade" dos parâmetros ao invés da "quantidade"? e talvez essa seja a tendência dos esforços de desenvolvimento no nível 3? E muito talvez, ser o que pode definir o estouro da bolha caso o "peso" continue sendo o maior obstáculo para viabilidade?
A questão da "qualidade" dos parâmetros x "quantidade" é exatamente o tema do próximo vídeo que vou lançar.. você leu minha mente! Acredito ser essa a tendência do mercado sim, cada vez menores e melhores modelos; e técnicas de engenharia de prompt para extrair o máximo de resultado dos mesmos. Na minha opinião, se o movimento de criação de modelos abertos aliado a técnicas avançadas de engenharia de Prompt que permitam que IAs simples alcancem resultados das avançadas se difundirem, isto poderá representar um golpe para as Big Techs e, consequentemente, estourar a bolha.
@@AsimovAcademy Nossa, obrigado pela atenção e conteúdo raro. Esperaremos o próximo vídeo com certeza.
Existe a chance de estar no seu radar e futuros conteúdos, no que diz respeito a "criação de modelos abertos", a abstração de desenvolvimento no "nível 3" atual estar caminhando para adicionar uma camada encapsuladora do parametro que possa tornar o cálculo dos seus pesos dinâmicos de acordo com o contexto que a camada recebe? (Seria como adicionar a dimensão de tempo que humanos estão inseridos para um modelo e isso "pesar" na hora do modelo "pensar"[processar] no que gerar...)
Excelente conteúdo
Agradecemos. Conte conosco!
Qual o programa que usou pra ter os logos e desenhar? É default do tablet? E qual é o modelo? Kkk
Além disso, excelente vídeo!!
Bolha? A perspectiva deste mercado é absurda! Independente dos níveis... acredito que vc tem que enxergar não como níveis...mas como um ecossistema. Daí vc vai ver o quão grande será este mercado... diga-se de passagem...a I.A. é um bebê 🍼
No começo do século as perspectivas para empresas baseadas na Web eram ótimas, mas mesmo assim isto não impediu que a bolha das ponto com se formasse. Este valuation expressivo sem o acompanhamento de fluxo de caixa ainda das empresas dos níveis 3 e 4 pode acabar causando o mesmo efeito... este é o ponto do vídeo.
@@AsimovAcademy na ocasião..nenhuma empresa da web chegou ao patamar de $1tri...como o caso da NVIDIA
@@AsimovAcademy ...sem falar na OpenAi
Não entendi o seu ponto, Carlos... qual a relação do fato da NVIDIA valer $1tri? A bolha que me referi no vídeo são das empresas do nível 3 a 4.
O problema no momento é o custo expressivo das gpu, nvidia não ter concorrência esta dando liberdade para colocar o preço nas alturas, mas isso esta perto de mudar, a AMD mesmo está correndo atrás pra ser a primeira concorrente de peso, consequentemente com uma forte concorrência nesse setor, as gpus vão se baratear com o tempo, aumentando muito no futuro o lucro das empresas criadoras dos modelos
Parabéns pelo vídeo, o que me prendeu foi a qualidade visual! Como vc sobrepôs a sua imagem na imagem do computador e deixou ambas com bordas arredondadas? Mt bom!
Olá, Jhonny, agradecemos! Foi feito em uma pós edição, no adobe premiere.
@@AsimovAcademy achei q tivesse sido já na captação. Muito obrigado pela resposta, ganhou mais um inscrito!
@@JhonnyMarllonOficial Seja bem vindo! Conte conosco.
As IAs Robustas e com real aplicação no mercado podem não ser as de uso geral, mas sim IAs dedicadas para áreas e casos específicos
O nível 1 vale mais no caso da NVIDIA até pq todos na cadeia vão depender dela sem praticamente concorrência . Esses chips são mega poderosos e até os mineradores brincam com isso ai . A NVdia tbm ñ tem só esse valor por conta da IA.
Em questão dos valores de mercado, acredito em 2 possibilidades.
Primeiro o valor de mercado da NVIDIA não diz respeito só ao setor de IA, então existe valor de mercado relacionado a outros setores que somados complementam o que falta nas outras camadas.
Segundo ponto, esses valores se dão em relação ao futuro, como você mesmo diz, as maiores oportunidades estão na terceira e quarta camada, o que significa que seu valor de mercado só vai crescer, enquanto NVIDIA já está garantindo seu lugar entre os únicos players capazes de abastecer as camadas superiores.
Em resumo, daqui 10 anos, várias empresas da quarta e terceira camada terão crescido exponencialmente, algumas terão desaparecido e outras surgido.
Mas NVIDIA estará lá abastecendo essas empresas.
Um outro ponto, esses avanços tecnológicos não são exclusivos no setor, pois também garantem vantagens em outros setores como jogos, que é outra indústria bilionária.
Oi, Lucas.
Então, o ponto é que o market cap da NVIDIA saiu de 300 bi em 2022 para mais de 2 tri (maio de 2024)... então, por mais que hajam outras fontes de receita na companhia, hoje o mercado a precifica desta forma unicamente por apostar fortemente no sucesso da operação de IA.
Quando à sua segunda afirmação, não é possível concluir isto. Não sabemos se o mercado de IA irá de fato atrair o capital massivo da quinta camada... hoje é uma tendência (e muito forte), mas enquanto não surgirem empresas no quarto nível que de fato suguem este capital, toda essa argumentação é especulativa (e por isto a pergunta do vídeo sobre isto ser uma bolha).
Quanto à seu terceiro ponto, isto também não pode ser afirmado, pois estamos vendo iniciativas de várias empresas tentando competir no primeiro nível (Groq, Google)...
Lembre-se: quando falamos sobre mercado financeiro, NADA pode ser afirmado com certeza. NADA.
"NVIDIA estará lá no futuro"... "este mercado VAI crescer exponencialmente", etc
Abraços.
Antes era web3, cripto, agr IA
Interessante.
É a corrida 🏃♂️ 🏃♀️ do ouro da atualidade
Gratidão por esse Video
Agradecemos. Conte conosco!
Sensacional ! Tinha feito uma analise com esses pontos mas o que vc apresentou FOI O PIPOCO DO TROVÂO !!!
Meu irmão, seus vídeos são muito bons :) Extremamente grato por compartilhar. Posso te perguntar sobre esse app do ipad por favor?
Agradecemos, Antonio. Fique à vontade para tirar suas dúvidas.
@@AsimovAcademy só o nome do app que está sendo usando no video
Se chama Notability (:
@@AsimovAcademy show meu brother. Grato pela atenção com meus comentários e respondendo
otimo video!
"uns dos processadores mais rápidos da Apple" me quebrou