Excelente matéria!!! Bravo!!!! Eu hoje tenho 67 anos!!! praticamente nasci dentro da Santa e Madre Igreja Católica!!! Eu fui coroinha do Padre nas Santa Missa do Rito Romano!!!! Ao longo dos anos veio este famigerado Concílio Vaticano II que colocou por terra toda a fé, toda a sã Doutrina, da tradição e Magistério!!!! Nunca me conformei com este modernismo, por causa dos abusos litúrgicos, das dancinhas, das palmas dentro da Missa, como se fosse uma casa de teatro!!!! Eta povo ignorante!!!! das músicas então nem se fala!!! Mas, inconformado, pesquisei sobre o Rito Romano e encontrei alguns lugares que se celebra o Santo Sacrifício Incruento de Nosso Senhor, no Rito Tridentino!!!!Eu viajo todo primeiro Domingo do Mês para participar da Santa Missa Romana!!!! nos outros Domingos, assisto pelo TH-cam!!! Modernismo nunca mais!!!! paz e bem!!!
O concílio Vaticano Ii nao deu licença para abusos... Também sou contra. Mas prefiro a Missa de PauloVI/ Vaticano II, é mais biblica: Jesus não falava Latim... O Evangelho está acima de qualquer Tradição ou ideologia, embora bse deva respeitar a Tradição Católica
@@domingoslopes8788 Essa sua concepção de Missa mais ''bíblica'' e de que o Evangelho está acima de qualquer Tradição é tipicamente protestante. Ora, o vídeo é enfático ao demonstrar que a Santa Missa não é uma celebração da palavra mas sim o Santo Sacrificio de Nosso Senhor que se renova no Altar. Segundo ponto: a Biblia só chegou até nós justamente por causa da Tradição, tanto em sentido estrito, que significa tudo o que foi dito diretamente por Nosso Senhor, tanto em sentido amplo, que significa o que São Paulo diz em sua carta aos Coríntios ''Transmiti aquilo que recebi'', ou seja, só temos o Evangelho porque a Santa Igreja transmitiu e guardou ao longo da história o que fora ensinado por Nosso Senhor. Salve Maria!
Fui congregando Mariano na década de 60...quando nós... os mais velhos católicos se forem, não haverá mais resistência...eles só estão esperando isso...vão continuar mudando a igreja...até não ser possível voltar a verdadeira doutrina...triste! FORA INVASORES! FORA FRANCISCO! Fora Bandidos hereges.
@@domingoslopes8788 e o que é errado pede licença para atuar? (Traficante pede licença para viciar alguém?.. é só maneira de falar, não tem traficante na igreja).. Se após o concilio, tivessem explicado as consequências dele ao longo dos anos, com certeza teria ocorrido uma nova revolução, pois qdo aconteceu o concílio, os católicos eram Catolicos de Verdade... o demônio age com cautela e muita paciência.. as mudanças foram muito lentas, e bem devagarinho católicos sem se dar conta, foram sendo conduzidos ao que vemos hoje...
Como é que pode um jovem ter uma cabecinha tão pequena e retrógrada? É isso que o fanatismo religioso faz com a mente das pessoas , sejam jovens ou velhos. Um fanático religioso alienado e só.
Estou estupefacto ! Com 55 anos aprendi hoje uma lição de vida Cristã. Parabéns meu amigo, continue neste bom caminho de verdade e continue a explicar com essa sua naturalidade, simplicidade, honestidade, a vivência Cristã pois 99% dos Cristãos (..... eu incluído !), são ignorantes da sua religião pois não fomos bem acompanhados na nossa educação Cristã. Bem haja meu amigo, nada vem por acaso, eu que nem ligo muito a estes assuntos, algo me impeliu ver este seu video......Deus é grande e misericordioso !
Salve Maria, meu amado irmão! Esse foi o vídeo mais libertador da minha vida sobre a missa! Eu precisava muito me decidir de uma vez por todas pela missa tradicional! Deus o abençoe! Muito obrigado!
Eu também. Não frequento fui uma vez e mudei completamente .e não sei se vc está sabendo a única missa tradicional que tinha aqui em Goiânia foi perseguida e o padre Braulio foi mandado pra Tocantins e o arcebispo de Goiânia pediu a capela do apostolado São José. Ou seja despejandos os fiéis .estou triste😢 a intenção deles é dos papa Francisco e de acabar o que restou da verdadeira missa
Salve maria .....hoje eu e minha família, temos a graça que participar da verdadeira missa , a missa tridentina maravilhosa,milagrosa e de muitas indulgências .... obrigado meu deus .
Conheci a pouco tempo, a Santa Missa de Sempre! Que diferença de tudo o quê aprendi no Catecismo na minha Paróquia! Há 60 anos mudaram “o entendimento da missa” , pior, modernizaram…virou um evento social e a gente acha que de ir à missa nova aos Domingos, estamos fazendo algo bom, porque assim nos é ensinado! Depois da mudança, muitas coisas pioraram.. a missa reformada, não tem a Sacralidade e a eficácia que nos foi deixada por Nosso Senhor Jesus Cristo e Seus sucessores! Retornemos e aprendamos a Verdadeira Religião Católica Apostólica, que é Una e professa a mesma fé!
Como é que pode um jovem ter uma cabecinha tão pequena e retrógrada? É isso que o fanatismo religioso faz com a mente das pessoas , sejam jovens ou velhos. Um fanático religioso alienado e só.
Eu convivo com jovens da Tradição. Todos sem excessao são como esse rapaz. Claro que com menos conhecimento, mas me refiro ao modo de falar, a educação, boa dicção. São jovens que levam o estudo a sério. Conheço uns que com 12 anos, ja leram os clássicos gregos. Mães são educadoras rígidas
Parabéns pela explanação. Sim. A conduta correta do Católico é de oração e comunhão, inclusive para a restauração da tradição da Santa Missa, para a eleição de um Papa válido, etc. Salve Cristo Nosso Senhor!
Salve Maria! Nossa santa e amada igreja vem sofrendo contínuos ataques. Muito bom ver um jovem tão instruído e interessado em fazer as coisas voltarem ao curso ditado por nosso sonhos Jesus Cristo.
Meu caro amigo Lorenzo, que Deus te abençoe nesse seu apostolado brilhante! Eu tenho sido acompanhado por sacerdotes da FSSPX, tenho acesso a Missa tridentina só uma vez ao mês, eles dizem que não devemos de modo algum participar da missa nova, q é preferível participar pela Internet da missa tridentina, pois a missa nova além de ofender a Deus ela sempre nos causa confusão e julgamentos. Eu concordo com o padre porque eu sempre saia com raiva e julgando os padre e a missa nova. Tomei a decisão de nunca mais participar da missa nova pois ela não é o sacrifício de Cristo e sim uma celebração com a comunidade. Pois do que adianta ir na missa e sair julgando e com o coração triste? Mas ao mesmo tempo também penso: como ficar sem comungar Nosso Senhor? Acho que vou mudar de cidade e ir para onde se tem missa tridentina todos os dias ou ao menos aos Domingos.
Meu filho, sei que a confusão toma seu coração. Mas a Igreja ainda manda que se assista missa nos domingos e dias santos de guarda. Se isso pra você é um sofrimento, te recomendo ir na missa mais piedosa que tiver mas não faltar. A obediência à Igreja tem que ser cumprida mesmo quando isso nos faz sofrer. Se quiser ir na missa Tradicional procure uma cidade com a Administração Apostólica por exemplo, Instituto Bom Pastor e outras instituições de missa tridentina. Mas não se esqueça que você cai sobre pena grave ao faltar às missas no domingo e nos dias santos de guarda, qualquer padre pode te dizer o contrário, mas a lei da Igreja continua a mesma. Graças a Deus a minha comunidade/paróquia é tridentina, mas quando não tinha missa eu ia na missa do rito ordinário. Se a Igreja diz que é missa, não podemos ir contra. Eu rezo para que a Igreja volte aos ritos tradicionais.
Pode fazer irmãozinho sinto minhas forças desabando me sinto só dentro da igreja ,as homilias pobres não me acrescenta nada só fala do sínodo de ajuda aos pobres de pandemia etc menos de rezar ,fazer penitência jejuar nada só prega amizade como humano espírito totalmente esquecido ,uma lástima ,amo e agradeço suas informações para mim muito positiva no meu caso pra edificar o caminho q escolhi ,a Santidade 🙏😢
É verdade 😢, já fui em 2 e foi bem assim, apesar de preferir o silêncio, cantei junto pois pensei ser isso o correto já que todos estavam fazendo. Mas ainda há tempo de corrigir...
Excelente explicação! Menino maravilhoso, que traduz nosso amor a MISSA DE SEMPRE. DEUS o proteja e ilumine cada vez mais, Lorenzo. Tenho 71 anos, fui criada na Missa Tradicional. Aprecio muito ouvi-lo. Parabéns!
Salve Maria santíssima, Deus te abençoe por essa explicação, eu realmente estava com muita dúvida se deveria participar da missa , agora vou fazer como vc disse obrigada , viva Cristo Rei , salve Maria santíssima 🙌
Tem um video explicando a Santa Missa, desde que padre começa se paramentar.. o significado de cada peça... está no youtube, não lembro onde. Se digitar explicação da missa tridentina, creio que aparece.. procure entre os que aparecerem.
Olha... é muito triste ver pessoas se consumindo no conhecimento e se esquecendo de que tudo isso é quase insignificante para Cristo. Se vocês acreditam que Deus é perfeito, deveriam acreditar também que nada acontece por acaso na igreja de Cristo para a salvação de todos. Causar intrigas ou discordar por causa das mudanças é o mesmo que dizer a Jesus que ele não foi perfeito no seu plano de salvação. Desçam de onde pensam estar amigos.
Quem causou intriga foram Calvino Lutero, João XXIII e &.Essas "missas " pos Vaticano II, são reuniões socias. Um mar de vozes antes da celebração; narrações de viagens, piadas no altar ,missas sertanejas, jovens que são ministros da Eucaristia, que são fankeiros ,saem da igreja e vão " cantar" mulheres,etc etc etc..Quem deve descer do pedestal é o ser humano que não conhece nada do É o Sacrifício misticamente renovado.
Boa tarde .Paz e bem pra vc. Estou maravilhada com seus exclarecimentos . Gostaria de ter pessoas assim na minha diocese . Amo quando pessoas de seu nível nos tiram da ignorância .Que Deus Nossa Senhora e a MILÍCIA Celestial te protejam , te guiem e te conduzam em sua missão .
Bem aventurado jovem Estabeleço comunhão convosco Precisamos com a autoridade do genuíno REINO celeste, retomar a rocha firme de nossa comunidade... A noiva do Cordeiro há de ser renovada usando as mesmas roupas, que tentam substituir, a fim de que la cente o ímpio, ante-Cristo.... Do céu vira o socorro... você zela por assegurar o verdadeiro evanjelio já faz parte desse Socorro celestial... coragem um forte abraço pelos vídeos
Pensei que fosse só eu que não gostasse dessa missa que mais parece uma festa.. eu assisti algumas missas no mosteiro de são Bento toda em latim com canto gregoriano que coisa linda momento de paz e reflexão.. quando vc vai a uma missa dessa moderna parece que não comunhão com Cristo.. peço perdão todos os dias por não sentir mais vontade de ir a missa...
É complicado... Na minha cidade e na diocese o bispo proibiu a missa tridentina. E realmente quando não recebemos Jesus Eucarístico dá um vazio. Impossível viver feliz sem Ele
E o que eu faço se a missa tridentina ou tradicional mais próxima fica a 300km da minha casa? Ou vou na missa nova ou fico sem eucaristia, triste isso...
@FERNANDO*FILHO DA RAINHA STA TARDE. VÁ A STA MISSA TRINDENTINA AO MENOS 2X POR MÊS DE ÔNIBUS...EU TBEM MORO LONGE DA STA MISSA DE SEMPRE...REZE O STO TERÇO NOSSA SRA VAI TE AJUDAR 🙏🏻🙂 UM ABRAÇO MARIANO.
Para os que desejam conhecer a Missa Tridentina, sugiro a leitura de obras como "Missa Tridentina: a Caminho do Calvário" e "Missa Tridentina: Explicações das Orações e das Cerimônias da Santa Missa". Exploram de maneira aprofundada e esclarecedora a riqueza da Missa Tridentina.
A missa tridentina tem um valor maior espiritual mas a missa de Paulo VI é teologicamente válida. São Pio de Pietrelcina celebrou sem problemas o novo rito. Eu vejo essa revolta contra a missa de Paulo VI como uma espécie de orgulho misturado com um pseudo zelo religioso. Se fosse por minha própria vontade, a Igreja voltaria no tempo e todos nós teríamos apenas ritos tradicionais, mas isso não é possível e eu devo seguir aquilo que o Santo Magistério preceitua.
Concordo com você Eduardo! No meu ver isso tudo só cria ainda mais divisões! Conheço pessoas que entraram em perigosíssimos conflitos pessoais por descobrir essa tensão por parte dos fiéis, prós Vaticano II X anti Vaticano II. Está claro que o Vaticano II parece conter sérios problemas e que ele acabou por abrir muitas lacunas que permitiram que uma maldita teologia da libertação por exemplo minassem a Santa Liturgia, mas agora ACONSELHAR AS PESSOAS A NÃO IREM À SANTA MISSA??!! Aí é demais!! Afinal, Deus é um Deus de ordem! Tu achas que Ele iria permitir tudo isso na sua Santa Igreja e ver seu povo perecer?!! Seja lá o que liturgicamente esteja errado dentro da liturgia, se é mesmo que exista algo errado realmente mas, o que foi ligado na terra por um Papa, foi também ligado nos Céus. Isso é o mesmo que afirmar que Francisco, apesar de todos os problemas o envolvendo, não é Papa... Sim ele é! O único papa! O que foi ligado na terra por Pedro, foi ligado nos Céus!! A paz de Cristo para você e uma feliz Páscoa!
Mas a missa nova teve seus méritos, ela se aproxima mais dos leigos, de fato a missa tridentina aproxima mais da espiritualidade existe mais zelo, entretanto se distanciava mais dos leigos era algo mais fechado, particularmente respeito ambos "estilos" de missa, mas a missa nova trouxe mais fiéis a conversão principalmente suas derivações como a renovação carismática por exemplo.
@@Paulosilva45676O problema do missal novo, na minha opinião de quem nunca estudou sobre com a atenção que o tema merece, são as distorções que fazem em cima dela. Existe um mundo de diferenças entre o missal e a missa realizada em alguns locais.
Eu vou à missa sob o missal novo (prefiro falar em missal novo, pois missa é uma só, a forma de celebrar é que varia e que foi modificada, bem como o rito também é o mesmo), pois é o que é disponível em minha paróquia. Mas não bato palma, não aceno com os braços, não me remexo todo.
Aqui onde moro existe uma pequena igreja, lá é apenas missa tridentina, mulheres com véus, homems bem vestidos, diferente da paróquia virando a rua perto de casa, batem palmas, roupas coladas, é muito diferente do que eu imaginava, então domingo irei a igreja sob a missa tridentina
Pois é assim mesmo,é difícil ficarmos em uma celebração em que o padre pede para o povo repetir uma outra narrativa da segunda parte da Ave Maria de acordo com o próprio achismo dele como aconteceu ontem ma Missa de encerramento do mês Mariano aqui em Manaus e avisou que a partir de ontem todas as vezes que rezarmos Ave Maria,nos ensinará essa nova versão criada por ele.Nunca essa frase soou tão forte aos meus ouvidos:"suportai-vos uns aos outros e orai pelos pecadores e pelos inimigos também".Olhei para o dedo anelar do padre e vi o símbolo TL,um anel de feito a partir do caroço da fruta de nome indígena "tucumã"(pronúncia:tucuman).Só aí entendi a escolha dele .Oremos muito meus irmãos pelos nossos Sacerdotes.🙌🙌🙌🙏
Salve Maria, Lorenzo! Mais um ótimo vídeo! Por favor continue com as postagens, pois estamos ávidos de conteúdo católico tratado com seriedade. Uma dúvida a respeito de sua recomendação final: Conforme esse método, estaríamos recebendo a Eucaristia, mas não estaríamos pecando contra o mandamento de *assistir* a Santa Missa nos dias de preceito, visto que objetivamente se trata de estar presente "de corpo" mas ignorá-la por completo? A definição de "assistir" não seria somar as nossas orações às do sacerdote, ouvir as leituras e a homilia, movimentação corporal, etc? Eu sei que a Missa em si é válida independentemente dos fiéis, mas, pelo que sei, ficar rezando o terço ou outras orações "particulares" durante a missa não configuraria assistir. Eu fazia exatamente isso: ficava rezando o terço ou outras devoções pessoais durante a liturgia, comungava e ia embora. Até que um catequista ex seminarista me disse que assistir era "participar". Por gentileza se puder esclarecer agradeço. Atenciosamente, Pedro.
@@Historiafecatolica Primeiramente obrigado pelo retorno! Entendi Lorenzo! Mas, na verdade, sim, dúvidas permanecem... há, pelo que eu vejo, dois posicionamentos entre os fiéis: A ruptura ou a continuidade Mudar a forma com que as coisas são expostas e ensinadas configura romper com a Igreja? Se o CVII e as reformas que dele decorreram entraram em Cisma pois não estão de acordo com a Tradição da Igreja, ou seja ROMPERAM com a Igreja, então o que nos impede de dizermos que os sacramentos (incluindo ordenações) estão sendo inválidos? Nós ficamos nessa de dizer que os erros são pontuais quando na verdade parece que estava tudo errado desde o principio. Por outro lado, se dissermos que não houve essa ruptura, temos que assumir que o CVII está no magistério da Igreja. Até que ponto vai a infalibilidade do Concilio e dos seus sacerdotes? Como entender a continuidade da inspiração do Espírito Santo nesse contexto em que devemos criticar tudo e almejar uma Igreja como se não tivesse havido Concílio? Acredito serem dúvidas pertinentes a muitos fiéis. Grato desde já
@@pedroborgesfortes2310 tb gostaria da resposta do Lorenzo, pois tb tenho esses questionamentos! Respondi aqui na tentativa de chamar atenção dele para que responda!
@@pedroborgesfortes2310 No que concerne a orientações de acordo com a sã doutrina, há, graças a Deus, alguns Padres no Brasil que fazem esse meritório trabalho. Em Cardoso Moreira, interior do estado do Rio de Janeiro, há o Padre David Francisquini. No TH-cam você encontra sermões do Padre Cardoso, argentino, no canal Missões Cristo Rei. Além de alguns outros Padres.
Um livro excelente que fala sobre a "Missa Nova" é o livro "Catecismo da Crise na Igreja" do Padre Matthias Gaudron da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX).
Se amanhã o sucessor de Pedro, disser para nos suicidarmos, devemos obedecer? As almas ele já tem encaminhado para o precipício.. Obedecer sempre, CASO as intenções forem Católicas... orar sempre pelo papa, mas se fazer de surdo e cego.... a Santa Igreja tem a Tradicao, por isso obedecer sempre. Mas se um papa foge dessa Tradição, é preciso estar atento ...
Muito bem explicado! Unidos em Jesus Cristo, Maria, São José e São Pio. Sou surdo, não ouvi nada de surdez da profunda, faço ler os lábios. Onde moro em Carmo do Rio Claro Minas Gerais. Aqui não tem a Missa Tridentina, tenho vontade de frequentar e conhecer a Missa Tridentina. Gosto muito de assistir à Missa Tridentina e rezando o terço e oração de Nossa Senhora todos os dias. Que o Santo Padre Pio de Pietrelcina abençoe seu descanso
Muito obrigada, caro Lourenzo por disponibilizar seu conhecimento e bibliografia, há tempos desejava entender mais claramente o porquê não aceitar e como comungar se não tenho acesso a um rito tradicional, DEUS te abençoe
Estamos precisando de jovens que conheçam o verdadeiro catecismo da igreja para que a verdadeira igreja de Cristo não pereça ! Os santos doutores da igreja deixaram tudo escrito ! Toda a verdade documentada nos livros antigos !
Bom Dia na Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Misericordioso e de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Rainha da Paz e São José Operário e de São Miguel Arcanjo e Todos os Anjos e Santos. Amém Balneário Piçarras SC Brasil
Vou fazer um pergunta para você de que cidade você fala você por que eu sou de São Leopoldo nós não temos em conhecemos esse livro a onde se pode comprar
É uma interpretação baseada nos argumentos que se quer defender. Sobre as missas tradicionais terem mais devoção e zêlo pela liturgia, isto é um fato e, lamentavelmente a liturgia vem sofrendo sufrágios. Entretanto, condenar "o ritual" como é celebrada a missa, desacreditando o papa, autoridade instituída pelo próprio Cristo, os concílios e, ainda pior, ensinando os fiéis a "rezarem o terço durante a missa, em desagravo", ou a "chegar na hora da consagração", ou como lido nos comentários, pedir pela eleição de "um papa válido", tudo isto baseado nas heresias que se cometem mundo afora, é certamente incoerente com o catolicismo (verdadeiro, instituído pelo próprio Cristo) - inclusive quando afirma que o padre deve possuir uma mínima intenção para que a hóstia seja consagrada no corpo de Cristo (isto não depende de sua vontade). Tudo isto é falsa doutrina. O seu principal argumento sobre papa não se dar o trabalho de responder à "brilhante obra": "Considerações sobre o Ordo Missae de Paulo VI", não significa absolutamente nada. Induz à divisão da igreja, ao invés do zêlo pela liturgia! Esquece-se do principal: Jesus sofre com estas heresias, mas sofre ainda mais com a soberba (o pecado de Lúcifer), a desobediência (pecado de Adão). É mais fácil criticar do que tentar corrigir! O zêlo pela liturgia não consiste em trazer de volta os ritos antigos, mas em corrigir os problemas que existem nas comunidades, ao invés de condená-las. Julgar-se melhor que os que erram é o primeiro erro que cometemos. "De certo, no dia do juízo não se nos perguntará o que lemos, mas o que fizemos; nem quão bem temos falado, mas quão honestamente temos vivido." (Cap. 3 do Livro Imitação de Cristo - Tomas de Kempis)
Infelizmente, não temos mais um "Dom Athanasius", nem tantos outros bons padres do passado que denunciaram os erros e as heresias. Cabe agora aos leigos, com muita oração, fé e esperança, se levantar contra o erro e a heresia existente em boa parte do clero dos últimos tempos...
Bom dia! Concordo eu sou diácono da igreja Oriental Ortodoxa, vivi a vida inteira entre as igrejas do Ocidente. Só que faltavam uma boa epcles trabalho hoje para unir ambas igrejas, Deus abençõe a todos...
Enquanto os católicos "brigam" e "discutem" sobre qual o rito e fórmula correta da missa, os protestantes dobram seu rebanho a cada geração e a Igreja Católica perde fiéis. Na época da mudança do Rito, Em 1960, 93% da população Brasileira era Católica, e o os protestantes eram 4% . 62 anos depois, o Censo de 2022 sobre religião mostrará que o catolicismo continua perdendo fiéis. A projeção é que o n° de católicos cai de 65% (2010) para 51%( 2022). Enquanto o protestantismo, cresce de 22%( em 2010) para 32% em 2022.
E essa perda no número de fiéis não foi uma consequência das reformas litúrgicas e conciliares? Que na época foram contestadas por pouquissimas pessoas, alias...
Não pode ter sacrifício, não pode ter renovação, porque se tiver um sacrifício estaria dizendo que a graça não tem efeito. Estaria indo contra a graça a qual foi a justificação feita uma vez e para sempre. Isso está explícito na palavra. O sistema romano vai contra a graça.
Mds do ceu. Estuda antes de falar. O sacrificio da missa n é outro sacrificio. É MESMO SACRIFÍCIO. É a sua renovação substancialmente, mas no tempo só ouve uma. A de Cristo e que se renova substancialmente na missa.
Concordo com Antônio de Pádua.as, por idade e por condições físicas, não posso ir a igreja e procurar outro rito. Então, assisto pela internet, buscando onde Issa é celebrada, pelo menos, com mais respeito.
Ok. Mas continua a acontecer inclusive Milagres Eucarísticos mesmo durante a Missa Nova.... Será que o principal da Missa não esta lá? Depois do Concílio Vaticano II, Padre Pio viveu seu últimos anos rezando qual Missa.... tema muito complicado para nós leigos....
Salve Maria! Sim, a missa nova é válida, infelizmente ainda ocorrem milagres eucaristicos (digo infelizmente pois isso é Deus nos mostrando que não estamos tendo fé em que ele está presente na eucaristia), e isso é um problema, pois o CVII e a missa nova abrem espaço para transformar o local onde nosso Senhor Jesus Cristo se faz presente pelo sacrifício do calvário em um circo ou danceteria. Sobre Padre Pio, ele nem ao menos conheceu a missa nova, o novo "ordo missae" foi oficialmente trazido pelo papa Paulo VI em Abril de 1969, meses depois da morte de Padre Pio. Pax Domini!
Por favor, continue a ensinar sobre o tema. Nasci sob o verdadeiro rito e a missa é realmente a renovação incruenta da paixão de Jesus Cristo e o rito verdadeiro quer seja tridentino e ou outro rito tradicional é maravilhoso e induz a elevação espiritual. Salve Maria.
Excelente Lorenzo , obrigada! Sempre assisti a missa de PauloVI , porque nasci depois do CVII, mas algo não me convencia , as palmas eu detestava e achava falta de respeito. Recentemente vi um vídeo da Missa Tridentina e falei : É ESTA MISSA QUE EU QUERO ! Quem assiste uma missa no rito tradicional nunca mais vai querer ir em outra . Pena que o Apostolado de Dom Rifan é em união com Francisco , mas entrego a Deus pois ele sabe do nosso coração que não compactua com um “papa” apostata.
Todos os santos doutores falam que não temos o calibre como leigos para falar quem é papa e quem não é. As palmas não são previstas pela Missa de São Paulo VI
Não precisa conhecer o catecismo, a história da Santa Igreja para saber que a missa Nova é uma profanação. É sobre sentir. Adorar a Deus é um ato solene, puro, silencioso é assim que Deus se revela. A paz do Senhor irmãos.
QUE ÓTIMA EXPLICAÇÃO, POR ISSO ALGUMAS PESSOAS JÁ CHEGARAM Á ME DIZER Q DEIXARAM Á RELIGIÃO CATÓLICA DEVIDO Á MISSA POIS É SEMPRE O MESMO, PARECIDO COM ALGO MUITO FRIO, EU GOSTARIA TANTO DE TER Á OPORTUNIDADE DE ESTÁ PRESENTE EM UMA MISSA BIZANTINA, SÓ OLHANDO OS VÍDEOS SOBRE Á MISSA BIZANTINA ME SENTIR MUITO BEM.
Alguns pontos a serem esclarecidos sobre esse vídeo: 1. A origem do Missal: você diz que os ritos sempre foram criados a partir de missais pré-existentes até chegar nos apóstolos. Isso não é verdade. Nem a Bíblia é assim, já que os livros do Novo Testamento foram escritos no primeiro século, terminando de 94 a 96 d.C. com o Apocalipse de São João, e sendo aprovada como livros inspirados por Deus somente em 397 d.C. no Concílio de Cartago. Quanto mais o Missal, que passou a começar a existir bem depois disso. A Missa não tinha, inicialmente, um rito específico. Cada apóstolo celebrava da forma que lembrava da Santa Ceia, obedecendo às palavras do Senhor, que disse: Fazei isto em memória de mim. Isso deu origem a diversos ritos, conforme é mostrado em diversas imagens no próprio vídeo. Os novos padres e bispos aprendiam o rito conforme era passado para eles. Conforme passava o tempo, cada rito viu a necessidade de escrever cada passo do rito em Missais. Eram usados diversos livros, cada um para uma parte da Missa. Somente no século XIII é que surgiu um livro com nome Missale Plenum (em português, Missal Pleno ou Missal Completo). O Papa Gregório IX estendeu seu uso para todo o Ocidente, e em 1277 o Papa Nicolau III ordenou que este Missal fosse aceito em todas as Igrejas de Roma. Porém, essa decisão demorou a ser acatada, pois todos os Missais eram copiados a mão, um a um. Antes disso não era obrigatório o uso do Missal, porque era um livro que tinha acabado de começar a existir. Os padres e bispos celebravamda forma que aprenderam de outros bispos, que eram responsáveis por ensinar e manter os ritos conforme aprenderam dos apóstolos. É por isso que todos estes ritos têm muitos pontos em comum, mas não são iguais. Após a invenção da imprensa, em 1439, o primeiro Missal foi impresso em 1474, em Milão, na Itália, e a partir daí os Missais começaram a ser impressos e seu uso, enfim, se difundiu por toda a Europa. Mesmo assim, alguns costumes ainda modificavam a forma de celebrar de cada lugar. Como resposta à reforma protestante, iniciada por Lutero em 1517, houve o Concílio de Trento, a pedido do Papa São Pio V, entre 1545 e 1563. Neste Concílio foram reafirmados os dogmas de fé questionados pelos protestantes como os sete sacramentos, a autoridade papal, a salvação pelas obras, o culto aos santo, e muitos outros. Um dos pontos principais foi a unificação dos ritos em um só, com a criação de um Missal promulgado pelo Papa São Pio V, em 1570, utilizando como base um Missal de Veneza, publicado em 1494, cuja versão é idêntica àquela primeira publicada em 1474 em Milão. Sabe-se disso porque está anotado a mão pelo Cardeal Gugliemo Sirleto neste Missal de 1494 que foi usado como base. 2. Sobre o cuidado que se deve ter ao associar a Missa apenas ao aspecto festivo da Ressurreição, e principalmente da partilha e da ceia de Cristo com seus apóstolos, realmente são críticas pertinentes, pois quando se exclui o aspecto sacrifical da Missa perde-se a noção do que ela é. No entanto, também não significa que seja apenas o Calvário. É sim o Calvário, o Sacrifício, mas não deixa de ser ao mesmo tempo Ceia do Senhor, partilha (do pão e também das ofertas que cada um leva na Missa) e festa da Ressurreição. O Missal não deixa de enfatizar isso. Somente na Instrução Geral do Missal Romano, que tem no início do Missal atual, em 51 páginas há menção da palavra "sacrifício" 36 vezes, sem contar as vezes que se menciona essa palavra no rito. Além disso, logo após o ofertório, o padre convida os fiéis a orarem para que as ofertas sejam aceitas por Deus Pai, Todo Poderoso. E a resposta de todos é a que se segue: "Aceite o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para louvor e glória do vosso nome, para o nosso bem e o de toda a Santa Igreja". 3. Por este motivo, somente os cegos não enxergam que não se oferece apenas pão e vinho, mas sim Corpo e Sangue do Senhor. O padre apresenta ao Senhor o pão e o vinho e diz: "mandai vosso Espírito Santo para que estas ofertas se mudem no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso". Estas palavras expressam claramente o que a Igreja Católica acredita: a transubstanciação. Não tem nada a ver com o conceito de consubstanciação de Lutero ou qualquer outra ideia protestante parecida. Além disso, o padre pode mudar qualquer palavra ou gesto na Missa, que apesar de serem erros litúrgicos, não invalidam a Missa. Apenas essas coisas invalidam a Missa: o padre não foi ordenado validamente, o vinho não é puro tinto e de uva mesmo, o pão não é puramente de água e trigo, sem adição de qualquer outra substância, e as palavras do padre não tiverem sido "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós", "Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim" (ou, logicamente, as traduções correspondentes aprovadas pela Santa Sé, para as Missas realizadas em outros idiomas). 4. Não temos apenas os 10 mandamentos da Lei de Deus, cujo 3º é guardar domingos e festas. Além destes, também temos os 5 mandamentos da Igreja, cujo 1º mandamento é participar da Missa inteira nos domingos e outras festas de guarda. Apenas os doentes e quem cuida deles, que estão impossibilitados de irem à Missa, e aqueles que estão em lugares que não tem como irem à Missa, como cidades distantes ou regiões dominadas pelos muçulmanos, por exemplo, é que estão liberados de cumprir este mandamento, por razões óbvias. Quem não vai a Missa todo domingo, peca gravemente. Os que sabem que é pecado e mesmo assim o cometem, estão em pecado mortal, e se morrerem nesse estado vão diretamente para o inferno. Repare que o mandamento da Igreja não é comungar, mas sim participar da Missa. Inclusive uma pessoa que já está em pecado mortal, como quem é casado e vive com outra pessoa, deve participar da Missa, embora não possa comungar, senão amontoa pecados mortais, fazendo a situação de suas almas ficar ainda mais grave. Quando estamos em um lugar onde não tem Missa de algum rito aprovado pela Igreja Católica, mas tem Missa da Igreja Ortodoxa, por exemplo, devemos ir à Missa e inclusive comungar, já que a Missa Ortodoxa é válida, embora não estejam em Comunhão com a Igreja Católica. São padres e bispos de verdade, e as Missas são válidas (embora se participarmos da Missa Ortodoxa tendo condições de participar também da Missa Católica, não devemos comungar na Missa Ortodoxa, porque eles não estão em comunhão conosco. Apenas se não posso participar de uma Missa Católica, posso comungar na Missa Ortodoxa). A Missa não é apenas comunhão. Quem pensa isso está justamente valorizando apenas o pão e o vinho, e não todo o rito que é a atualização do Sacrifício de Cristo, morrendo por nós na Cruz. Quem faz isso está profanando a Sagrada Eucaristia, pois está comungando em pecado mortal. Além de não obedecer o 3º mandamento da lei de Deus e o 1º mandamento da Igreja, ainda comunga em pecado mortal, pecando também por sacrilégio.
Falou tudo!!! Deus é um Deus de ordem! O que foi ligado na terra pelo atual Pedro (Sua Santidade o Papa) foi ligado nos Céus! Deus jamais permitiria que seu fiéis perecessem permitindo que na sua Santa Igreja fosse celebrado um rito erético! Isso não faz o menor sentido! Já basta a divisão que existe entre nós e o protestantismo! A Santa Igreja não necessita de mais divisões!
Sou velho. Depois de 1962 nunca mais fui à missa. Com que direito mudaram o Pai Nosso, substituindo a palavra dívida pela palavra ofensa? Vou para a Igreja quando não há missa. A missa em latim tinha uma força misteriosa, linda. A missa hoje é algo profano. A mim não serve.
Excelente matéria!!! Bravo!!!! Eu hoje tenho 67 anos!!! praticamente nasci dentro da Santa e Madre Igreja Católica!!! Eu fui coroinha do Padre nas Santa Missa do Rito Romano!!!! Ao longo dos anos veio este famigerado Concílio Vaticano II que colocou por terra toda a fé, toda a sã Doutrina, da tradição e Magistério!!!! Nunca me conformei com este modernismo, por causa dos abusos litúrgicos, das dancinhas, das palmas dentro da Missa, como se fosse uma casa de teatro!!!! Eta povo ignorante!!!! das músicas então nem se fala!!! Mas, inconformado, pesquisei sobre o Rito Romano e encontrei alguns lugares que se celebra o Santo Sacrifício Incruento de Nosso Senhor, no Rito Tridentino!!!!Eu viajo todo primeiro Domingo do Mês para participar da Santa Missa Romana!!!! nos outros Domingos, assisto pelo TH-cam!!! Modernismo nunca mais!!!! paz e bem!!!
O concílio Vaticano Ii nao deu licença para abusos... Também sou contra. Mas prefiro a Missa de PauloVI/ Vaticano II, é mais biblica: Jesus não falava Latim... O Evangelho está acima de qualquer Tradição ou ideologia, embora bse deva respeitar a Tradição Católica
@@domingoslopes8788 Ela é mais bíblica por que ele falava português? 🤔
@@domingoslopes8788 Essa sua concepção de Missa mais ''bíblica'' e de que o Evangelho está acima de qualquer Tradição é tipicamente protestante. Ora, o vídeo é enfático ao demonstrar que a Santa Missa não é uma celebração da palavra mas sim o Santo Sacrificio de Nosso Senhor que se renova no Altar. Segundo ponto: a Biblia só chegou até nós justamente por causa da Tradição, tanto em sentido estrito, que significa tudo o que foi dito diretamente por Nosso Senhor, tanto em sentido amplo, que significa o que São Paulo diz em sua carta aos Coríntios ''Transmiti aquilo que recebi'', ou seja, só temos o Evangelho porque a Santa Igreja transmitiu e guardou ao longo da história o que fora ensinado por Nosso Senhor.
Salve Maria!
Fui congregando Mariano na década de 60...quando nós... os mais velhos católicos se forem, não haverá mais resistência...eles só estão esperando isso...vão continuar mudando a igreja...até não ser possível voltar a verdadeira doutrina...triste! FORA INVASORES! FORA FRANCISCO! Fora Bandidos hereges.
@@domingoslopes8788 e o que é errado pede licença para atuar? (Traficante pede licença para viciar alguém?.. é só maneira de falar, não tem traficante na igreja).. Se após o concilio, tivessem explicado as consequências dele ao longo dos anos, com certeza teria ocorrido uma nova revolução, pois qdo aconteceu o concílio, os católicos eram Catolicos de Verdade... o demônio age com cautela e muita paciência.. as mudanças foram muito lentas, e bem devagarinho católicos sem se dar conta, foram sendo conduzidos ao que vemos hoje...
Parabéns para esse jovenzinho.
É mais fácil os jovens protegerem a verdadeira doutrina católica que os mais velhos , como é o que está acontecendo.
Como é que pode um jovem ter uma cabecinha tão pequena e retrógrada? É isso que o fanatismo religioso faz com a mente das pessoas , sejam jovens ou velhos. Um fanático religioso alienado e só.
Exatamente. Tenho 27 e venho nessa pegada. E vejo uma galera mais nova também
Estou estupefacto ! Com 55 anos aprendi hoje uma lição de vida Cristã. Parabéns meu amigo, continue neste bom caminho de verdade e continue a explicar com essa sua naturalidade, simplicidade, honestidade, a vivência Cristã pois 99% dos Cristãos (..... eu incluído !), são ignorantes da sua religião pois não fomos bem acompanhados na nossa educação Cristã.
Bem haja meu amigo, nada vem por acaso, eu que nem ligo muito a estes assuntos, algo me impeliu ver este seu video......Deus é grande e misericordioso !
Obrigado caro Raul! Que Deus o abençoe e Nossa Senhora te guarde! Forte abraço!
Salve Maria, meu amado irmão! Esse foi o vídeo mais libertador da minha vida sobre a missa! Eu precisava muito me decidir de uma vez por todas pela missa tradicional! Deus o abençoe! Muito obrigado!
Vc é muito burro mesmo
Eu também. Não frequento fui uma vez e mudei completamente .e não sei se vc está sabendo a única missa tradicional que tinha aqui em Goiânia foi perseguida e o padre Braulio foi mandado pra Tocantins e o arcebispo de Goiânia pediu a capela do apostolado São José. Ou seja despejandos os fiéis .estou triste😢 a intenção deles é dos papa Francisco e de acabar o que restou da verdadeira missa
Salve maria .....hoje eu e minha família, temos a graça que participar da verdadeira missa , a missa tridentina maravilhosa,milagrosa e de muitas indulgências .... obrigado meu deus .
Irmão, estou maratonando os seus videos. Estou impressionado com o seu preparo e o nível de sabedoria que alcançou tão jovem. Parabéns!
Conheci a pouco tempo, a Santa Missa de Sempre! Que diferença de tudo o quê aprendi no Catecismo na minha Paróquia! Há 60 anos mudaram “o entendimento da missa” , pior, modernizaram…virou um evento social e a gente acha que de ir à missa nova aos Domingos, estamos fazendo algo bom, porque assim nos é ensinado! Depois da mudança, muitas coisas pioraram.. a missa reformada, não tem a Sacralidade e a eficácia que nos foi deixada por Nosso Senhor Jesus Cristo e Seus sucessores!
Retornemos e aprendamos a Verdadeira Religião Católica Apostólica, que é Una e professa a mesma fé!
como um garoto de 23 anos fala bem se expressa bem .fiquei impressionado. Parabéns. Merece uma doação.Obrigado por defender nossa fé.
Márcio concordo com vc.e além do mais vc tem um sobrenome que é igual a meu nome eu sou Sebastião de Souza Figueiredo,quase empatamos
Como é que pode um jovem ter uma cabecinha tão pequena e retrógrada? É isso que o fanatismo religioso faz com a mente das pessoas , sejam jovens ou velhos. Um fanático religioso alienado e só.
Eu convivo com jovens da Tradição. Todos sem excessao são como esse rapaz. Claro que com menos conhecimento, mas me refiro ao modo de falar, a educação, boa dicção. São jovens que levam o estudo a sério. Conheço uns que com 12 anos, ja leram os clássicos gregos. Mães são educadoras rígidas
Parabéns pela explanação. Sim. A conduta correta do Católico é de oração e comunhão, inclusive para a restauração da tradição da Santa Missa, para a eleição de um Papa válido, etc. Salve Cristo Nosso Senhor!
Sr. Lorenzo, tenha minha reta e sincera apreciação pelo seu apostolado de Caridade e Verdade.
Maria Santíssima o ampare.
Salve Maria! Nossa santa e amada igreja vem sofrendo contínuos ataques. Muito bom ver um jovem tão instruído e interessado em fazer as coisas voltarem ao curso ditado por nosso sonhos Jesus Cristo.
Parabéns Lorenzo pelo vídeo. Viva a Santa Missa de sempre, a transubstanciação do corpo e sangue de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Deus o proteja!
Meu caro amigo Lorenzo, que Deus te abençoe nesse seu apostolado brilhante!
Eu tenho sido acompanhado por sacerdotes da FSSPX, tenho acesso a Missa tridentina só uma vez ao mês, eles dizem que não devemos de modo algum participar da missa nova, q é preferível participar pela Internet da missa tridentina, pois a missa nova além de ofender a Deus ela sempre nos causa confusão e julgamentos. Eu concordo com o padre porque eu sempre saia com raiva e julgando os padre e a missa nova. Tomei a decisão de nunca mais participar da missa nova pois ela não é o sacrifício de Cristo e sim uma celebração com a comunidade. Pois do que adianta ir na missa e sair julgando e com o coração triste? Mas ao mesmo tempo também penso: como ficar sem comungar Nosso Senhor? Acho que vou mudar de cidade e ir para onde se tem missa tridentina todos os dias ou ao menos aos Domingos.
Meu filho, sei que a confusão toma seu coração. Mas a Igreja ainda manda que se assista missa nos domingos e dias santos de guarda. Se isso pra você é um sofrimento, te recomendo ir na missa mais piedosa que tiver mas não faltar. A obediência à Igreja tem que ser cumprida mesmo quando isso nos faz sofrer. Se quiser ir na missa Tradicional procure uma cidade com a Administração Apostólica por exemplo, Instituto Bom Pastor e outras instituições de missa tridentina. Mas não se esqueça que você cai sobre pena grave ao faltar às missas no domingo e nos dias santos de guarda, qualquer padre pode te dizer o contrário, mas a lei da Igreja continua a mesma. Graças a Deus a minha comunidade/paróquia é tridentina, mas quando não tinha missa eu ia na missa do rito ordinário. Se a Igreja diz que é missa, não podemos ir contra. Eu rezo para que a Igreja volte aos ritos tradicionais.
Que Bom Deus e a Virgem Maria de Guadalupe protejam esse jovem. SALVE MARIA.
Pode fazer irmãozinho sinto minhas forças desabando me sinto só dentro da igreja ,as homilias pobres não me acrescenta nada só fala do sínodo de ajuda aos pobres de pandemia etc menos de rezar ,fazer penitência jejuar nada só prega amizade como humano espírito totalmente esquecido ,uma lástima ,amo e agradeço suas informações para mim muito positiva no meu caso pra edificar o caminho q escolhi ,a Santidade 🙏😢
A Adoração ao Santíssimo fica todo o mundo de braço levantado e cantando. O momento seria de dilèncio e respeito.
É verdade 😢, já fui em 2 e foi bem assim, apesar de preferir o silêncio, cantei junto pois pensei ser isso o correto já que todos estavam fazendo. Mas ainda há tempo de corrigir...
Vídeo muito bom, bem explicado e objetivo. Muito obrigada pelo serviço que estás a prestar à fé católica verdadeira. Que Deus te abençoe imensamente.
Eu sou leal a santa igreja católica, eu respeito as autoridades eclesiástica, eu gosto muito da missa tridentina,
Eu gostei do video
Excelente explicação! Menino maravilhoso, que traduz nosso amor a MISSA DE SEMPRE. DEUS o proteja e ilumine cada vez mais, Lorenzo. Tenho 71 anos, fui criada na Missa Tradicional. Aprecio muito ouvi-lo. Parabéns!
Salve Maria santíssima, Deus te abençoe por essa explicação, eu realmente estava com muita dúvida se deveria participar da missa , agora vou fazer como vc disse obrigada , viva Cristo Rei , salve Maria santíssima 🙌
12:19 "Você acreditou nisso?! " 👊🏻
Que porrada! Hahahaha muito bom!!
Parabens pelo conteudo riquíssimo irmão, paz de Cristo e amor de Maria!!✝️☦
Salve Maria
Gratidão pelo seu apostolado e pela defesa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana
Esse canal deve ser divulgado no Brasil. A ignorância do povo só aumenta porque não buscam a sabedoria.
Explica a Missa Tridentina parte por parte por favor! Salve Maria Imaculada 🌼 Viva Cristo Rei 👑
Tem um video explicando a Santa Missa, desde que padre começa se paramentar.. o significado de cada peça... está no youtube, não lembro onde. Se digitar explicação da missa tridentina, creio que aparece.. procure entre os que aparecerem.
@@Elizabete422eu fui batizado em uma igreja católica onde o rito é novo e eu frequento hoje em dia o rito tradicionalista , eu posso frequentar ?
Parabéns, descobrirei a verdade e a verdade vós libertará
Viva Cristo Rei 🙏❤
Salve Maria 🌹🌹🌹
Valeu!
Olha... é muito triste ver pessoas se consumindo no conhecimento e se esquecendo de que tudo isso é quase insignificante para Cristo. Se vocês acreditam que Deus é perfeito, deveriam acreditar também que nada acontece por acaso na igreja de Cristo para a salvação de todos. Causar intrigas ou discordar por causa das mudanças é o mesmo que dizer a Jesus que ele não foi perfeito no seu plano de salvação. Desçam de onde pensam estar amigos.
Quem causou intriga foram Calvino Lutero, João XXIII e &.Essas "missas " pos Vaticano II, são reuniões socias. Um mar de vozes antes da celebração; narrações de viagens, piadas no altar ,missas sertanejas, jovens que são ministros da Eucaristia, que são fankeiros ,saem da igreja e vão " cantar" mulheres,etc etc etc..Quem deve descer do pedestal é o ser humano que não conhece nada do É o Sacrifício misticamente renovado.
Boa tarde .Paz e bem pra vc.
Estou maravilhada com seus exclarecimentos .
Gostaria de ter pessoas assim na minha diocese .
Amo quando pessoas de seu nível nos tiram da ignorância .Que Deus Nossa Senhora e a MILÍCIA Celestial te protejam , te guiem e te conduzam em sua missão .
Muito bom, irmão! Poderia por favor fazer vídeos explicando o passo-a-passo da missa de sempre? Muito obrigado, um abraço!
Canal Apostolado Petrino, tem um video lindo desde que o padre começa se paramentar.
Realmente, foi a coisa mais importante que eu escutei, só que não só hoje, mas o que eu escutei nos últimos tempos dita por um jovem.
É sempre edificante aprender mais sobre o sacrifíco da missa. Obrigada Enzo!
Bem aventurado jovem
Estabeleço comunhão convosco
Precisamos com a autoridade do genuíno REINO celeste, retomar a rocha firme de nossa comunidade... A noiva do Cordeiro há de ser renovada usando as mesmas roupas, que tentam substituir, a fim de que la cente o ímpio, ante-Cristo....
Do céu vira o socorro... você zela por assegurar o verdadeiro evanjelio já faz parte desse Socorro celestial...
coragem um forte abraço pelos vídeos
Como e bom ouvir alguém explanando aquilo que você sente mas não sabe expressar !! Bravo!!
Pensei que fosse só eu que não gostasse dessa missa que mais parece uma festa.. eu assisti algumas missas no mosteiro de são Bento toda em latim com canto gregoriano que coisa linda momento de paz e reflexão.. quando vc vai a uma missa dessa moderna parece que não comunhão com Cristo.. peço perdão todos os dias por não sentir mais vontade de ir a missa...
Vá sem vontade. Por sinal, muitas missas atuais desobedecem A Missa "moderna", pq ela não deve ser igual uma festa.
Lorenzo eu tenho 69 anos sou carismática faço parte de uma das novas comunidades e vendo tudo isso estou tão perdida meu Deus nunca havia ouvido isso
Parabéns excelente trabalho!!
Salve Maria! Vídeo mt enriquecedor. Parabéns
Obrigada por nós ensinar a profundidade da missa tridentina
Somos católicos e não protestantes
É complicado... Na minha cidade e na diocese o bispo proibiu a missa tridentina. E realmente quando não recebemos Jesus Eucarístico dá um vazio. Impossível viver feliz sem Ele
Proíbem a Missa Tridentina, mas não proíbem Missa Afro, Missa Sertaneja, e etc.
Então vá na de São Paulo VI
E o que eu faço se a missa tridentina ou tradicional mais próxima fica a 300km da minha casa? Ou vou na missa nova ou fico sem eucaristia, triste isso...
@FERNANDO*FILHO DA RAINHA STA TARDE. VÁ A STA MISSA TRINDENTINA AO MENOS 2X POR MÊS DE ÔNIBUS...EU TBEM MORO LONGE DA STA MISSA DE SEMPRE...REZE O STO TERÇO NOSSA SRA VAI TE AJUDAR 🙏🏻🙂 UM ABRAÇO MARIANO.
OBS: INDICO LIVRO
" A MISSA DE SEMPRE"
TEM SITES:" LIVRARIA SÃO PIOX, SHOPPE, MERCADO LIVRE"...
Vá a nova missa, faltar a missa dominical é pecado mortal!
Vá na Missa de São Paulo VI, ora
@@Araujo62722 Sim! É exatamente isso que eu disse que faço...
Profanaram todas as missas modernas não tem mais condições de ir, devemos procurar missa Tridentina 🙏
Queremos sim
Quanto mais se falar sobre esse assunto, MELHOR.
Para os que desejam conhecer a Missa Tridentina, sugiro a leitura de obras como "Missa Tridentina: a Caminho do Calvário" e "Missa Tridentina: Explicações das Orações e das Cerimônias da Santa Missa". Exploram de maneira aprofundada e esclarecedora a riqueza da Missa Tridentina.
Que jovem excepcional!!!
É Dom de Deus!!!
A missa tridentina tem um valor maior espiritual mas a missa de Paulo VI é teologicamente válida. São Pio de Pietrelcina celebrou sem problemas o novo rito. Eu vejo essa revolta contra a missa de Paulo VI como uma espécie de orgulho misturado com um pseudo zelo religioso. Se fosse por minha própria vontade, a Igreja voltaria no tempo e todos nós teríamos apenas ritos tradicionais, mas isso não é possível e eu devo seguir aquilo que o Santo Magistério preceitua.
Concordo com você Eduardo! No meu ver isso tudo só cria ainda mais divisões! Conheço pessoas que entraram em perigosíssimos conflitos pessoais por descobrir essa tensão por parte dos fiéis, prós Vaticano II X anti Vaticano II. Está claro que o Vaticano II parece conter sérios problemas e que ele acabou por abrir muitas lacunas que permitiram que uma maldita teologia da libertação por exemplo minassem a Santa Liturgia, mas agora ACONSELHAR AS PESSOAS A NÃO IREM À SANTA MISSA??!! Aí é demais!! Afinal, Deus é um Deus de ordem! Tu achas que Ele iria permitir tudo isso na sua Santa Igreja e ver seu povo perecer?!! Seja lá o que liturgicamente esteja errado dentro da liturgia, se é mesmo que exista algo errado realmente mas, o que foi ligado na terra por um Papa, foi também ligado nos Céus. Isso é o mesmo que afirmar que Francisco, apesar de todos os problemas o envolvendo, não é Papa... Sim ele é! O único papa! O que foi ligado na terra por Pedro, foi ligado nos Céus!! A paz de Cristo para você e uma feliz Páscoa!
Padre Pio morreu em 1968. Antes da nova missa
Mas a missa nova teve seus méritos, ela se aproxima mais dos leigos, de fato a missa tridentina aproxima mais da espiritualidade existe mais zelo, entretanto se distanciava mais dos leigos era algo mais fechado, particularmente respeito ambos "estilos" de missa, mas a missa nova trouxe mais fiéis a conversão principalmente suas derivações como a renovação carismática por exemplo.
@@Paulosilva45676O problema do missal novo, na minha opinião de quem nunca estudou sobre com a atenção que o tema merece, são as distorções que fazem em cima dela. Existe um mundo de diferenças entre o missal e a missa realizada em alguns locais.
SALVE MATER REGINA🙏🏻
REZEMOS O SANTO TERÇO
PARA TER MAIS
SANTAS MISSAS TRINDENTINA
NOS🇧🇷🇹🇯🇵🇷🇮🇹🇨🇲🇨🇴🇨🇺🇨🇻🇨🇽🇨🇮🇨🇰🇨🇼🙇🏼♀️💒🙏🏻🙂
Amém já comecei a colocar essa intenção no terço
Umas das armas para combater o avanço do mal é recitar diariamente o rosário
Eu vou à missa sob o missal novo (prefiro falar em missal novo, pois missa é uma só, a forma de celebrar é que varia e que foi modificada, bem como o rito também é o mesmo), pois é o que é disponível em minha paróquia. Mas não bato palma, não aceno com os braços, não me remexo todo.
A missa não é uma só! Quanta diferença entre a missa Tradicional e a missa nova.
Comigo é a mesma coisa, irmão.
S
Aqui onde moro existe uma pequena igreja, lá é apenas missa tridentina, mulheres com véus, homems bem vestidos, diferente da paróquia virando a rua perto de casa, batem palmas, roupas coladas, é muito diferente do que eu imaginava, então domingo irei a igreja sob a missa tridentina
@@magnus263o segundo pessoal está errado, é contra a sacrosanctum concilium
Pois é assim mesmo,é difícil ficarmos em uma celebração em que o padre pede para o povo repetir uma outra narrativa da segunda parte da Ave Maria de acordo com o próprio achismo dele como aconteceu ontem ma Missa de encerramento do mês Mariano aqui em Manaus e avisou que a partir de ontem todas as vezes que rezarmos Ave Maria,nos ensinará essa nova versão criada por ele.Nunca essa frase soou tão forte aos meus ouvidos:"suportai-vos uns aos outros e orai pelos pecadores e pelos inimigos também".Olhei para o dedo anelar do padre e vi o símbolo TL,um anel de feito a partir do caroço da fruta de nome indígena "tucumã"(pronúncia:tucuman).Só aí entendi a escolha dele .Oremos muito meus irmãos pelos nossos Sacerdotes.🙌🙌🙌🙏
Participei por muitos anos da missa nova ......anos atrás me libertei e hoje participo e vivo da verdadeira missa .
Salve Maria, Lorenzo! Mais um ótimo vídeo! Por favor continue com as postagens, pois estamos ávidos de conteúdo católico tratado com seriedade.
Uma dúvida a respeito de sua recomendação final: Conforme esse método, estaríamos recebendo a Eucaristia, mas não estaríamos pecando contra o mandamento de *assistir* a Santa Missa nos dias de preceito, visto que objetivamente se trata de estar presente "de corpo" mas ignorá-la por completo? A definição de "assistir" não seria somar as nossas orações às do sacerdote, ouvir as leituras e a homilia, movimentação corporal, etc?
Eu sei que a Missa em si é válida independentemente dos fiéis, mas, pelo que sei, ficar rezando o terço ou outras orações "particulares" durante a missa não configuraria assistir. Eu fazia exatamente isso: ficava rezando o terço ou outras devoções pessoais durante a liturgia, comungava e ia embora. Até que um catequista ex seminarista me disse que assistir era "participar".
Por gentileza se puder esclarecer agradeço.
Atenciosamente, Pedro.
@@Historiafecatolica
Primeiramente obrigado pelo retorno!
Entendi Lorenzo!
Mas, na verdade, sim, dúvidas permanecem...
há, pelo que eu vejo, dois posicionamentos entre os fiéis:
A ruptura ou a continuidade
Mudar a forma com que as coisas são expostas e ensinadas configura romper com a Igreja?
Se o CVII e as reformas que dele decorreram entraram em Cisma pois não estão de acordo com a Tradição da Igreja, ou seja ROMPERAM com a Igreja, então o que nos impede de dizermos que os sacramentos (incluindo ordenações) estão sendo inválidos? Nós ficamos nessa de dizer que os erros são pontuais quando na verdade parece que estava tudo errado desde o principio.
Por outro lado, se dissermos que não houve essa ruptura, temos que assumir que o CVII está no magistério da Igreja. Até que ponto vai a infalibilidade do Concilio e dos seus sacerdotes? Como entender a continuidade da inspiração do Espírito Santo nesse contexto em que devemos criticar tudo e almejar uma Igreja como se não tivesse havido Concílio? Acredito serem dúvidas pertinentes a muitos fiéis.
Grato desde já
@@Historiafecatolica !
@@pedroborgesfortes2310 tb gostaria da resposta do Lorenzo, pois tb tenho esses questionamentos! Respondi aqui na tentativa de chamar atenção dele para que responda!
@@pedroborgesfortes2310 No que concerne a orientações de acordo com a sã doutrina, há, graças a Deus, alguns Padres no Brasil que fazem esse meritório trabalho. Em Cardoso Moreira, interior do estado do Rio de Janeiro, há o Padre David Francisquini. No TH-cam você encontra sermões do Padre Cardoso, argentino, no canal Missões Cristo Rei. Além de alguns outros Padres.
Muito bem explicado. Glória a Jesus!
Parabéns 10000x👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Gostando muito dos seus vídeos. Muito bem esclarecidos. Parabéns pelo trabalho.
Obrigada meu irmão ! Rezo por suas intenções e glorifico a Deus por sua vida
Um livro excelente que fala sobre a "Missa Nova" é o livro "Catecismo da Crise na Igreja" do Padre Matthias Gaudron da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX).
Assim eu aprendi no seminário a renovação do sacrifício da cruz
Ser católico e ser obediente a Igreja. Somos católicos, amamos o sucessor de Pedro. Deus abençoe Francisco
Se amanhã o sucessor de Pedro, disser para nos suicidarmos, devemos obedecer? As almas ele já tem encaminhado para o precipício..
Obedecer sempre, CASO as intenções forem Católicas... orar sempre pelo papa, mas se fazer de surdo e cego.... a Santa Igreja tem a Tradicao, por isso obedecer sempre. Mas se um papa foge dessa Tradição, é preciso estar atento ...
Muito bem explicado! Unidos em Jesus Cristo, Maria, São José e São Pio.
Sou surdo, não ouvi nada de surdez da profunda, faço ler os lábios. Onde moro em Carmo do Rio Claro Minas Gerais. Aqui não tem a Missa Tridentina, tenho vontade de frequentar e conhecer a Missa Tridentina.
Gosto muito de assistir à Missa Tridentina e rezando o terço e oração de Nossa Senhora todos os dias.
Que o Santo Padre Pio de Pietrelcina abençoe seu descanso
Lorenzo, parabéns pelo vídeo. Gostaria que você falasse sobre a bula Quo Prímum Tempore, do Papa São Pio V. Muito obrigada. Que Deus lhe abençoe.
Muito obrigada, caro Lourenzo por disponibilizar seu conhecimento e bibliografia, há tempos desejava entender mais claramente o porquê não aceitar e como comungar se não tenho acesso a um rito tradicional, DEUS te abençoe
Participe na Missa de São Paulo VI.
Infelizmente não tenho condições de frequentar o rito tradicional, mas na primeira oportunidade estarei indo para a administração apostólica
Sou convertida, ainda não sei sobre muitas coisas, então se houver alguém de João Pessoa-PB, poderiam me indicar onde tem missas Tradicionais?
devemos aprender sempre, Deus voltará a reinar.
Muito bom, Lorenzo 👋👋👋👋👋🙏🙏
Salve Maria Santíssima e viva Cristo Rei.
Parabéns ao seu trabalho elucidador de nossa fé. Deus abençoe sempre, Maria mãe Santíssima lhe guarde sob seu poderoso manto.
Estamos precisando de jovens que conheçam o verdadeiro catecismo da igreja para que a verdadeira igreja de Cristo não pereça ! Os santos doutores da igreja deixaram tudo escrito ! Toda a verdade documentada nos livros antigos !
Bom Dia na Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Misericordioso e de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Rainha da Paz e São José Operário e de São Miguel Arcanjo e Todos os Anjos e Santos. Amém
Balneário Piçarras SC Brasil
Vou fazer um pergunta para você de que cidade você fala você por que eu sou de São Leopoldo nós não temos em conhecemos esse livro a onde se pode comprar
Temos que viver na verdade , quem vive na mentira e o coisa ruim , que deus os abencoe
Aqui na minha cidade que só tem a celebração da nova missa
Fevereiro 22. Só hoje o tutube me apresentou este valoroso jovem.
É uma interpretação baseada nos argumentos que se quer defender. Sobre as missas tradicionais terem mais devoção e zêlo pela liturgia, isto é um fato e, lamentavelmente a liturgia vem sofrendo sufrágios. Entretanto, condenar "o ritual" como é celebrada a missa, desacreditando o papa, autoridade instituída pelo próprio Cristo, os concílios e, ainda pior, ensinando os fiéis a "rezarem o terço durante a missa, em desagravo", ou a "chegar na hora da consagração", ou como lido nos comentários, pedir pela eleição de "um papa válido", tudo isto baseado nas heresias que se cometem mundo afora, é certamente incoerente com o catolicismo (verdadeiro, instituído pelo próprio Cristo) - inclusive quando afirma que o padre deve possuir uma mínima intenção para que a hóstia seja consagrada no corpo de Cristo (isto não depende de sua vontade). Tudo isto é falsa doutrina. O seu principal argumento sobre papa não se dar o trabalho de responder à "brilhante obra": "Considerações sobre o Ordo Missae de Paulo VI", não significa absolutamente nada. Induz à divisão da igreja, ao invés do zêlo pela liturgia! Esquece-se do principal: Jesus sofre com estas heresias, mas sofre ainda mais com a soberba (o pecado de Lúcifer), a desobediência (pecado de Adão). É mais fácil criticar do que tentar corrigir! O zêlo pela liturgia não consiste em trazer de volta os ritos antigos, mas em corrigir os problemas que existem nas comunidades, ao invés de condená-las. Julgar-se melhor que os que erram é o primeiro erro que cometemos. "De certo, no dia do juízo não se nos perguntará o que lemos, mas o que fizemos; nem quão bem temos falado, mas quão honestamente temos vivido." (Cap. 3 do Livro Imitação de Cristo - Tomas de Kempis)
!!!!!
Infelizmente, não temos mais um "Dom Athanasius", nem tantos outros bons padres do passado que denunciaram os erros e as heresias. Cabe agora aos leigos, com muita oração, fé e esperança, se levantar contra o erro e a heresia existente em boa parte do clero dos últimos tempos...
Onde encontrar Missa Tridentina aqui em Fortaleza-CE ? 😢
Igreja do Seminário da Prainha, no Centro. Todo domingo às 10h.
@@mariaiasminsilvamoura7686 Obrigado
@@alexandry1501não se engane , as duas missas são válidas e lícitas. De resto, é preferência
Você é seminarista? Quero ir pro seminário e aprender a celebrar a missa Tridentina
Isso é muitíssimo complicado, porque alguns já estão pregando que tudo é permitido, estão desviando dos ensinamentos de Cristo.
Bom dia! Concordo eu sou diácono da igreja Oriental Ortodoxa, vivi a vida inteira entre as igrejas do Ocidente. Só que faltavam uma boa epcles trabalho hoje para unir ambas igrejas, Deus abençõe a todos...
Enquanto os católicos "brigam" e "discutem" sobre qual o rito e fórmula correta da missa, os protestantes dobram seu rebanho a cada geração e a Igreja Católica perde fiéis. Na época da mudança do Rito, Em 1960, 93% da população Brasileira era Católica, e o os protestantes eram 4% . 62 anos depois, o Censo de 2022 sobre religião mostrará que o catolicismo continua perdendo fiéis. A projeção é que o n° de católicos cai de 65% (2010) para 51%( 2022). Enquanto o protestantismo, cresce de 22%( em 2010) para 32% em 2022.
E essa perda no número de fiéis não foi uma consequência das reformas litúrgicas e conciliares? Que na época foram contestadas por pouquissimas pessoas, alias...
Ganhou mais uma inscrita 💜🙏
Não pode ter sacrifício, não pode ter renovação, porque se tiver um sacrifício estaria dizendo que a graça não tem efeito. Estaria indo contra a graça a qual foi a justificação feita uma vez e para sempre. Isso está explícito na palavra.
O sistema romano vai contra a graça.
Mds do ceu. Estuda antes de falar. O sacrificio da missa n é outro sacrificio. É MESMO SACRIFÍCIO. É a sua renovação substancialmente, mas no tempo só ouve uma. A de Cristo e que se renova substancialmente na missa.
Nossa não sabia de nada disso. Missa nova. Tridentina etc
Deus te abençõe Lorenzo ... 🙏♥️
O que eu busco, a igreja ou Jesus.... Se eu vejo algo errado eu saio no momento, mas não abandono a minha fé. Não sou obrigado a agir como alguns.
Eu irei na missa nova, pois não é possível para mim ir em uma missa tridentina, pois na minha região não tem essas missas
O importante é não faltar à missa. Mas o nosso desejo é que o rito antigo voltasse a ser o rito comum em toda a Igreja no rito Romano.
Concordo com Antônio de Pádua.as, por idade e por condições físicas, não posso ir a igreja e procurar outro rito. Então, assisto pela internet, buscando onde Issa é celebrada, pelo menos, com mais respeito.
Não procure outro rito necessariamente. Se puder, vá em qualquer Missa
Ok. Mas continua a acontecer inclusive Milagres Eucarísticos mesmo durante a Missa Nova.... Será que o principal da Missa não esta lá? Depois do Concílio Vaticano II, Padre Pio viveu seu últimos anos rezando qual Missa.... tema muito complicado para nós leigos....
Salve Maria!
Sim, a missa nova é válida, infelizmente ainda ocorrem milagres eucaristicos (digo infelizmente pois isso é Deus nos mostrando que não estamos tendo fé em que ele está presente na eucaristia), e isso é um problema, pois o CVII e a missa nova abrem espaço para transformar o local onde nosso Senhor Jesus Cristo se faz presente pelo sacrifício do calvário em um circo ou danceteria.
Sobre Padre Pio, ele nem ao menos conheceu a missa nova, o novo "ordo missae" foi oficialmente trazido pelo papa Paulo VI em Abril de 1969, meses depois da morte de Padre Pio.
Pax Domini!
A Missa de São Paulo VI é válida
Por favor, continue a ensinar sobre o tema. Nasci sob o verdadeiro rito e a missa é realmente a renovação incruenta da paixão de Jesus Cristo e o rito verdadeiro quer seja tridentino e ou outro rito tradicional é maravilhoso e induz a elevação espiritual.
Salve Maria.
Faça mais vídeos please
Aqui na minha região não tem a Missa Tradicional, alguém sabe de algum canal no TH-cam que eu possa "assistir" a Missa Tradicional ao vivo ???
Excelente Lorenzo , obrigada!
Sempre assisti a missa de PauloVI , porque nasci depois do CVII, mas algo não me convencia , as palmas eu detestava e achava falta de respeito. Recentemente vi um vídeo da Missa Tridentina e falei : É ESTA MISSA QUE EU QUERO ! Quem assiste uma missa no rito tradicional nunca mais vai querer ir em outra . Pena que o Apostolado de Dom Rifan é em união com Francisco , mas entrego a Deus pois ele sabe do nosso coração que não compactua com um “papa” apostata.
Ja leu sobre Dom Lefebvre? O bispo de ferro?
Todos os santos doutores falam que não temos o calibre como leigos para falar quem é papa e quem não é. As palmas não são previstas pela Missa de São Paulo VI
Uma verdadeira revolução na Missa de sempre,,triste,,por isso o mundo tá assim 🙏
Missa de sempre? Vc é muito idiota como todo lefebvrista
Obrigada meu jovem
1 coríntios 14:33
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
Muito obrigado paz e bem salve Maria vivar Cristo Rei amém 🙏
13:09 não está aparecendo o link para mim, poderia colocar aqui nos comentários por gentileza?
Não precisa conhecer o catecismo, a história da Santa Igreja para saber que a missa Nova é uma profanação. É sobre sentir. Adorar a Deus é um ato solene, puro, silencioso é assim que Deus se revela. A paz do Senhor irmãos.
QUE ÓTIMA EXPLICAÇÃO, POR ISSO ALGUMAS PESSOAS JÁ CHEGARAM Á ME DIZER Q DEIXARAM Á RELIGIÃO CATÓLICA DEVIDO Á MISSA POIS É SEMPRE O MESMO, PARECIDO COM ALGO MUITO FRIO, EU GOSTARIA TANTO DE TER Á OPORTUNIDADE DE ESTÁ PRESENTE EM UMA MISSA BIZANTINA, SÓ OLHANDO OS VÍDEOS SOBRE Á MISSA BIZANTINA ME SENTIR MUITO BEM.
Ambas são certas
O que importa não é se sentir em algo novo, é participar no mistério
Alguns pontos a serem esclarecidos sobre esse vídeo:
1. A origem do Missal: você diz que os ritos sempre foram criados a partir de missais pré-existentes até chegar nos apóstolos. Isso não é verdade. Nem a Bíblia é assim, já que os livros do Novo Testamento foram escritos no primeiro século, terminando de 94 a 96 d.C. com o Apocalipse de São João, e sendo aprovada como livros inspirados por Deus somente em 397 d.C. no Concílio de Cartago. Quanto mais o Missal, que passou a começar a existir bem depois disso.
A Missa não tinha, inicialmente, um rito específico. Cada apóstolo celebrava da forma que lembrava da Santa Ceia, obedecendo às palavras do Senhor, que disse: Fazei isto em memória de mim. Isso deu origem a diversos ritos, conforme é mostrado em diversas imagens no próprio vídeo. Os novos padres e bispos aprendiam o rito conforme era passado para eles. Conforme passava o tempo, cada rito viu a necessidade de escrever cada passo do rito em Missais. Eram usados diversos livros, cada um para uma parte da Missa. Somente no século XIII é que surgiu um livro com nome Missale Plenum (em português, Missal Pleno ou Missal Completo). O Papa Gregório IX estendeu seu uso para todo o Ocidente, e em 1277 o Papa Nicolau III ordenou que este Missal fosse aceito em todas as Igrejas de Roma. Porém, essa decisão demorou a ser acatada, pois todos os Missais eram copiados a mão, um a um. Antes disso não era obrigatório o uso do Missal, porque era um livro que tinha acabado de começar a existir. Os padres e bispos celebravamda forma que aprenderam de outros bispos, que eram responsáveis por ensinar e manter os ritos conforme aprenderam dos apóstolos. É por isso que todos estes ritos têm muitos pontos em comum, mas não são iguais.
Após a invenção da imprensa, em 1439, o primeiro Missal foi impresso em 1474, em Milão, na Itália, e a partir daí os Missais começaram a ser impressos e seu uso, enfim, se difundiu por toda a Europa. Mesmo assim, alguns costumes ainda modificavam a forma de celebrar de cada lugar.
Como resposta à reforma protestante, iniciada por Lutero em 1517, houve o Concílio de Trento, a pedido do Papa São Pio V, entre 1545 e 1563. Neste Concílio foram reafirmados os dogmas de fé questionados pelos protestantes como os sete sacramentos, a autoridade papal, a salvação pelas obras, o culto aos santo, e muitos outros. Um dos pontos principais foi a unificação dos ritos em um só, com a criação de um Missal promulgado pelo Papa São Pio V, em 1570, utilizando como base um Missal de Veneza, publicado em 1494, cuja versão é idêntica àquela primeira publicada em 1474 em Milão.
Sabe-se disso porque está anotado a mão pelo Cardeal Gugliemo Sirleto neste Missal de 1494 que foi usado como base.
2. Sobre o cuidado que se deve ter ao associar a Missa apenas ao aspecto festivo da Ressurreição, e principalmente da partilha e da ceia de Cristo com seus apóstolos, realmente são críticas pertinentes, pois quando se exclui o aspecto sacrifical da Missa perde-se a noção do que ela é. No entanto, também não significa que seja apenas o Calvário. É sim o Calvário, o Sacrifício, mas não deixa de ser ao mesmo tempo Ceia do Senhor, partilha (do pão e também das ofertas que cada um leva na Missa) e festa da Ressurreição. O Missal não deixa de enfatizar isso. Somente na Instrução Geral do Missal Romano, que tem no início do Missal atual, em 51 páginas há menção da palavra "sacrifício" 36 vezes, sem contar as vezes que se menciona essa palavra no rito.
Além disso, logo após o ofertório, o padre convida os fiéis a orarem para que as ofertas sejam aceitas por Deus Pai, Todo Poderoso. E a resposta de todos é a que se segue: "Aceite o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para louvor e glória do vosso nome, para o nosso bem e o de toda a Santa Igreja".
3. Por este motivo, somente os cegos não enxergam que não se oferece apenas pão e vinho, mas sim Corpo e Sangue do Senhor.
O padre apresenta ao Senhor o pão e o vinho e diz: "mandai vosso Espírito Santo para que estas ofertas se mudem no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso". Estas palavras expressam claramente o que a Igreja Católica acredita: a transubstanciação. Não tem nada a ver com o conceito de consubstanciação de Lutero ou qualquer outra ideia protestante parecida.
Além disso, o padre pode mudar qualquer palavra ou gesto na Missa, que apesar de serem erros litúrgicos, não invalidam a Missa. Apenas essas coisas invalidam a Missa: o padre não foi ordenado validamente, o vinho não é puro tinto e de uva mesmo, o pão não é puramente de água e trigo, sem adição de qualquer outra substância, e as palavras do padre não tiverem sido "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós", "Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim" (ou, logicamente, as traduções correspondentes aprovadas pela Santa Sé, para as Missas realizadas em outros idiomas).
4. Não temos apenas os 10 mandamentos da Lei de Deus, cujo 3º é guardar domingos e festas. Além destes, também temos os 5 mandamentos da Igreja, cujo 1º mandamento é participar da Missa inteira nos domingos e outras festas de guarda. Apenas os doentes e quem cuida deles, que estão impossibilitados de irem à Missa, e aqueles que estão em lugares que não tem como irem à Missa, como cidades distantes ou regiões dominadas pelos muçulmanos, por exemplo, é que estão liberados de cumprir este mandamento, por razões óbvias. Quem não vai a Missa todo domingo, peca gravemente. Os que sabem que é pecado e mesmo assim o cometem, estão em pecado mortal, e se morrerem nesse estado vão diretamente para o inferno.
Repare que o mandamento da Igreja não é comungar, mas sim participar da Missa. Inclusive uma pessoa que já está em pecado mortal, como quem é casado e vive com outra pessoa, deve participar da Missa, embora não possa comungar, senão amontoa pecados mortais, fazendo a situação de suas almas ficar ainda mais grave.
Quando estamos em um lugar onde não tem Missa de algum rito aprovado pela Igreja Católica, mas tem Missa da Igreja Ortodoxa, por exemplo, devemos ir à Missa e inclusive comungar, já que a Missa Ortodoxa é válida, embora não estejam em Comunhão com a Igreja Católica. São padres e bispos de verdade, e as Missas são válidas (embora se participarmos da Missa Ortodoxa tendo condições de participar também da Missa Católica, não devemos comungar na Missa Ortodoxa, porque eles não estão em comunhão conosco. Apenas se não posso participar de uma Missa Católica, posso comungar na Missa Ortodoxa).
A Missa não é apenas comunhão. Quem pensa isso está justamente valorizando apenas o pão e o vinho, e não todo o rito que é a atualização do Sacrifício de Cristo, morrendo por nós na Cruz.
Quem faz isso está profanando a Sagrada Eucaristia, pois está comungando em pecado mortal. Além de não obedecer o 3º mandamento da lei de Deus e o 1º mandamento da Igreja, ainda comunga em pecado mortal, pecando também por sacrilégio.
Magnífica explicação.
Falou tudo!!! Deus é um Deus de ordem! O que foi ligado na terra pelo atual Pedro (Sua Santidade o Papa) foi ligado nos Céus! Deus jamais permitiria que seu fiéis perecessem permitindo que na sua Santa Igreja fosse celebrado um rito erético! Isso não faz o menor sentido! Já basta a divisão que existe entre nós e o protestantismo! A Santa Igreja não necessita de mais divisões!
Muitíssimo obrigada por corrigir esse irmão com informações tão claras e objetivas. Oremos pela unidade da nossa Igreja Católica Apóstolica Romana.👏👏👏
@@mariaceciliadeoliveiraquad1203 Obrigada pelas explicações...muito certas.. .Conforme a nossa doutrina...
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sou velho. Depois de 1962 nunca mais fui à missa. Com que direito mudaram o Pai Nosso, substituindo a palavra dívida pela palavra ofensa? Vou para a Igreja quando não há missa. A missa em latim tinha uma força misteriosa, linda. A missa hoje é algo profano. A mim não serve.
Já disse O Cristo: "quem vos ouve a mim ouve, e quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou."
A Missa independe da língua