Nossa Opinião Sincera sobre No Code e Low Code! // Vlog

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 พ.ย. 2020
  • 🤝 𝗛𝗢𝗦𝗧𝗚𝗔𝗧𝗢𝗥 → codft.me/HGweU5XTY2bdE
    Seja bem vindo ao "CDF Café", um espaço todo especial para gravarmos nossos vlogs de opiniões, tretas e assuntos polêmicos. É a nossa emulação do cafezinho nas empresas que muitas pessoas tem sentido falta.
    Para inaugurar nada melhor que já meter o pé na porta pra falar sobre No Code e Low Code. Será que essas plataformas vão substituir o trabalho de um programador algum dia?
    Confira nossa opinião e também de outras pessoas sobre esse tema ultra polêmico na nossa área.
    📡 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗖𝗗𝗙𝗧𝗩
    → linktr.ee/codigofontetv
    📸𝗜𝗻𝘀𝘁𝗮𝗴𝗿𝗮𝗺
    → / codigofontetv
    ☕ 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗱𝗼𝘀 𝗖𝗗𝗙𝘀 𝗻𝗼 𝗬𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗲
    → codft.me/clubecdfs
    ▸ 𝗛𝗢𝗦𝗧𝗚𝗔𝗧𝗢𝗥
    📢 Vagas e Oportunidades: codft.me/hostgatorjobs
    𝑵ó𝒔 ❤️ 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒃𝒆𝒓 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔, 𝒄𝒂𝒓𝒕𝒂𝒔, 𝒃𝒓𝒊𝒏𝒅𝒆𝒔 𝒆 𝒎𝒊𝒎𝒐𝒔.
    Caixa Postal: 91735 - Cep: 25620-972
    Petrópolis / RJ
    💻 Edição e Áudio: RW Studio
    🔗 Um vídeo do site Código Fonte
    #NoCode #LowCode #Programação #CDFCafe
  • วิทยาศาสตร์และเทคโนโลยี

ความคิดเห็น • 593

  • @francis_js
    @francis_js 3 ปีที่แล้ว +247

    "Quem não tiver competência, vai abrir concorrência."
    Sou programador desde 1986.
    Atualmente uso o ecossistema JS com as suas possibilidades quase infinitas (server, mobile, stand alone, web).
    Passei a estudar e empregar nos últimos meses "NO CODE e LOW CODE" para CERTOS TIPOS de soluções (necessidades específicas) e o ganho é EXTRAORDINÁRIO em tempo e satisfação na construção. Essas tecnologias (a exemplo de tantas outras...) vieram para FICAR, isso é FATO CONSUMADO e tem gente ficando rico com isso. Agora... Já está INCOMODANDO e vai ainda PREOCUPAR muita gente, porquê:
    "Em terra de CEGO quem tem um olho é REI e quem tem DOIS OLHOS é muito mal-visto por todos."

    • @henriquecorreia6333
      @henriquecorreia6333 2 ปีที่แล้ว +19

      Mas é como eles falaram a produtividade e o tempo que você ganha é um ponto positivo em determinadas tarefas! Agora gerar preocupação creio que seja exagero, já que pra no code existir é porque um grupo de desenvolvedores criou! No fim das contas tudo precisa ser escrito em código, não tem como fugir disso!

    • @CanalGuiSilveira
      @CanalGuiSilveira 2 ปีที่แล้ว +26

      @@henriquecorreia6333 Bom comentário! Mas sobre a questão da preocupação acho que tem que ter sim (no sentido positivo quero dizer) pois a tendência dos próximos anos é abstração. Desenvolvedores mesmo estarão na criação dessas plataformas, mas a grande massa de devs vão estar fora disso, vai estar atendendo suas consultorias ou negócios, que vai estar se lixando pra que linguagem que estamos usando, mas se estamos entregando rápido, no time to marketing deles. Lembra da época que as empresas tinham uma pancada de dba (que ganhavam uma nota), um monte de cara de infra? Cadê? A abstração que a nuvem trouxe dizimou a grande massa desses cargos, que num passado não muito distante eram indispensáveis. É melhor pensarmos nisso, as coisas têm mudado muito rápido

    •  2 ปีที่แล้ว

      "muito mal visto" kkkk boa

    • @danielkorban5637
      @danielkorban5637 2 ปีที่แล้ว

      Novas demandas surgem o tempo todo, ferramentas são limitadas, porq como foi dito "elas foram desenvolvidas até certo ponto" e com elas se tem possibilidades de personalização limitada. 🤔Qunto mais se abstrai, mas se perde desempenho(porém a capacidade de processamento de dispositivos vai melhorando porriso isso quase num faz diferença). E fim, relativamente relativo!

    • @chronos5457
      @chronos5457 2 ปีที่แล้ว

      Penso que onde há fumaça há fogo. Quando algo novo surge ele sempre causa um mix de alvoroço (os ávidos por novidades) com medo (os que sentem que serão afetados), mas com o tempo a coisa já está estabelecida. Às vezes o Low Code e o No Code surgiram pela própria necessidade do mercado que sempre enfrentou falta de devs. Não acredito que devs acabarão a princípio, pois além precisa criar essas estruturas, mas será que vão diminuir em necessidade (de mercado)?🤔
      Também temo que os devs se tornem vítimas da IA, pois e se como desenvolvimento dela elas passarem a criar essas estruturas de Low Code e No Code?

  • @Marcio42006
    @Marcio42006 3 ปีที่แล้ว +18

    Realmente, para resolver os problemas no geral de um desenvolvimento, o programador sempre será requisitado. O que não podemos descartar é que, o mundo está mudando e tudo que antes era trabalhoso e demorado está cada vez mais rápido, efetivo e prático!! OutSystem existe desde 2001 e Bubble por exemplo, já está ai a muito tempo e todas continuam sendo valorizadas pelo seu uso que por sua vez, estão cada vez maiores. Sou desenvolvedor Web e comecei a pegar o bubble e estou impressionado com a capacidade que ele tem! Atende a demanda e vai muito além!!!

  • @davidrochadev
    @davidrochadev 3 ปีที่แล้ว +31

    Muito sensato o vídeo, hoje trabalho com o Bubble e já estou namorando o Powerapps também, o programador nunca ficará sem serviço, o no e low não substituirá mesmo. Acontece que no fim das contas estas ferramentas até facilitam a vida de um programador na velocidade, aprovação de MVPS, etc... primeiro testa o negócio, depois investe um caminhão de dinheiro em equipe para torna-lo mais robusto.
    No fim, as próprias ferramentas no code são feitas por.... advinha? Programadores kkkk.
    Tem mais demanda do que profissionais no mercado, por isso surgem soluções assim.
    Parabéns pelo vídeo, muito bom.

    • @Claudioeduamantino
      @Claudioeduamantino 2 ปีที่แล้ว +1

      Que legal David, vc ainda trabalha com bubble?

    • @davidrochadev
      @davidrochadev 2 ปีที่แล้ว

      @@Claudioeduamantino Sim, só com o Bubble.

  • @PauloPompeu
    @PauloPompeu 3 ปีที่แล้ว +42

    O forte do low-code eh a prototipagem/MVP. Voce consegue ter algo funcional em vez de wireframes em uma semana ou ateh mesmo dias. Isso muda totalmente o jogo e elimina muitas reunioes. Eu trabalho na Adalo e tenho visto pessoas criarem coisas fantasticas com a ferramenta. De apps de suporte a criancas com autismo a servicos pessoais com chamadas de video.
    O X da questao eh que voce consegue construir algo, e testar a viabilidade do produto, com pouco investimento e num tempo muito menor. Muitas pessoas tem ideias que nao conseguem lancar por causa de tempo e dinheiro. Para esse publico, eh a solucao perfeita. Claro, tem suas limitacoes, mas toda caminhada comeca com o primeiro passo e esse eh o mais importante. Ideia, que nao sai do papel, morre e vira um sonho.

    • @williamdavid1020
      @williamdavid1020 2 ปีที่แล้ว

      Então você recomenda estudar a plataforma OutSystems?? Será o futuro tbm?

    • @moderatorxinguano
      @moderatorxinguano ปีที่แล้ว

      @PauloPompeu ser radical e dogmático como o Akita, embora eu o admire, numa área de constantes inovações, não é algo que acho sensato. Quando adolescente eu sonhava em programar em assembly, ainda hoje sou fascinado por arquitetura de computadores, é um assunto que me agrada muito. O tempo, no entanto, é algo que flui e não posso impedir. Para certos objetivos ou necessidades, low-code ou no-code é uma mão na roda, sem dúvidas

  • @seraph259
    @seraph259 3 ปีที่แล้ว +19

    Vejo que todos os trabalhos que venha de alguma forma a se tornarem repetitivas " Serão substituídas pois o tempo é bem mais curto pela qnt de coisas que temos ", Vejo como algo que motive as pessoas a começar eu tentei várias vezes e só hoje programo mas o mundo é dinâmico para tudo... Photoshop - Técnico - Pessoas comum Canvas : Ninguém quer saber se usou programaçao ou low code quer que aparece que venda o produto. Imagina hoje um Programador de Cobol e Assemble ouvir essa galera de todas as linguagens de alto nível que temos dizer: que são programadores rsssss. Um abraço a Todos !

  • @masterthug8647
    @masterthug8647 3 ปีที่แล้ว +19

    É um debate bem interessante, mas a grande questão entre code e no code é a complexidade da demanda q está sendo requisitada pelo cliente. As plataformas no code realmente possuem algumas limitações, mas hoje em dia isso talvez não seja um grande problema, até porque diferente de anos atrás, essas plataformas já estão bem avançadas, e ganham da programação nativa em vários pontos, tempo, agilidade, aprendizado, qualidade, quantidade, interface de usuário, erros. De um ponto de vista geral, dependendo do q o cliente pedir, se for muito complexo deve ser feito em código, caso o contrário, é bom considerar o no code. O próprio Wordpress é muito usado hoje em dia, não que “existe um certo mercado”, NÃO, tem muito mercado pra Wordpress, muitas empresas estão usando. A última pesquisa relacionada resultou que mais de um terço dos sites hoje em dia são feitos com Wordpress, isso é muita coisa.
    O ideal como desenvolver web ou app é continuar estudando, mas saber q essas ferramentas no code são muito úteis e existem.

  • @GustavoBezerraRodrigues
    @GustavoBezerraRodrigues 3 ปีที่แล้ว +6

    O melhor é entrar nesse vídeo com a publicidade da outsystem (plataforma low code)

  • @viniciusrangel544
    @viniciusrangel544 3 ปีที่แล้ว +24

    eu ODEIO no code. pq todo cliente que usa quer fazer o que a ferramenta não faz então é só dor de cabeça.
    fora que quando você olha o código que ele gera da vontade de chorar.

    • @fredbh2nd
      @fredbh2nd 3 ปีที่แล้ว +4

      Mas isso é simples e só você não aceitar o trabalho desse cliente kkk

    • @igorferreirabr
      @igorferreirabr 3 ปีที่แล้ว

      exatamente!

    • @viniciusrangel544
      @viniciusrangel544 3 ปีที่แล้ว +1

      @@fredbh2nd po cara, não sei vc mas dinheiro não cai do céu pra mim não, job é job.

    • @fredbh2nd
      @fredbh2nd 3 ปีที่แล้ว +1

      @@viniciusrangel544 então pow vai ter que se adaptar. Eu também sou programador tradicional, se eu for por dificuldade em todo trampo produzido por low Code vai ser foda, o mercado desse sistema tá em alta!

    • @viniciusrangel544
      @viniciusrangel544 3 ปีที่แล้ว +1

      @@fredbh2nd sim, temos que trabalhar mas não tira o fato de que é ruim kkkjjj

  • @Filhodanuvem
    @Filhodanuvem 3 ปีที่แล้ว +62

    Adorei a ideia do canto do cafezinho, onde rola a rádio peão 😂. Parabéns pelo vídeo.

    • @developerlage
      @developerlage 3 ปีที่แล้ว

      Kjkkjkk tô num grupo da empresa com esse nome kkkk

  • @xanobr
    @xanobr ปีที่แล้ว +12

    Com certeza merece uma atualização, o vídeo não condiz com as opções de plataformas low-code e no-code que temos hoje. Só uma crítica construtiva, eu adoro o conteúdo desse canal. Nesse ramo de tecnologia, muda muita coisa em 2 anos, desde quando postaram esse vídeo.

    • @FabioLopes-fs3bz
      @FabioLopes-fs3bz 5 หลายเดือนก่อน

      OQ MUDOU? VC PARECE LEIGO.

  • @Fernando-nm6kh
    @Fernando-nm6kh ปีที่แล้ว +1

    Gosto demais de assistir esses vídeos "Vlog" de vocês! Sinto que estou conversando com um colega de trabalho e ao mesmo tempo aprendendo constantemente!

  • @joycemara.m
    @joycemara.m ปีที่แล้ว +20

    Gostaria muito de uma visão atualizada sobre o tema por gentileza, caso vocês percebam alguma atualização na opinião de vocês sobre o assunto testando talvez o outsystems

    • @rafaelan5126
      @rafaelan5126 7 หลายเดือนก่อน +4

      O fato é: Low-code/No-code não é mais o futuro e sim o presente de muitas empresas. Principalmente quando se trata de OutSystems e ServiceNow.
      Estão potencializando o mercado de tal forma que, potencializado com IA generativa, não dou 10 anos para esse tipo de tecnologia dominar totalmente o mercado.
      No final do século 19, existia a profissão "Apagador de luz dos postes de rua", e aí eu pergunto: Quando tudo ficou automático, essas pessoas se reinventaram ou mudaram de profissão?
      Fatos são fatos, quem enxerga só o formigueiro**, nunca enxergará a floresta como um todo.

    • @brunomarques5258
      @brunomarques5258 7 หลายเดือนก่อน

      @@rafaelan5126 Depende da área, e tem uma coisa que não vi ninguém falar aqui, programar é se expressar, se você delega todo o trabalho a uma ferramenta, você está delegando sua pessoa, se uma ferramenta se expressa por você, sua identidade foi pro lixo. Minha tese, Low/No code resolvem problemas e sistemas genéricos, tendo em vista que a gama de problemas não foge muito de um escopo quase repetido, mas pra ferramentas personalizadas, feitas sob medida, esqueça. Como meu foco e estudo não é web e sim gamedev, vejo o outro lado. Estou estudando como desenvolver um motor gráfico, e nessas horas, é possível ver que saber se comunicar com o computador, traz resultados muito bonitos. De fato, pra esmagadora maioria das pessoas, ferramentas Low/No code vão resolver, mas troca o problema, que você vai ver o tanto que o LOW LEVEL (Assembly, C, C++) ainda tem valor. Nenhuma criptomoeda existiria sem Low Level, não existiria o LOL, Dark Souls, pegando um exemplo web, A Steam, ela não é possível com Low/No code.

  • @telemacobarbosa1010
    @telemacobarbosa1010 6 หลายเดือนก่อน +2

    Olá! parabéns ao Casal. Como sempre trazendo conteúdo relevante para nós. Eu sou um jovem de 60 anos apaixonado por desenvolvimento web, utilizo sempre o Wordpress. Confesso que é uma base para mim conquistar uma grana simpática, que me permita ter tempo para estudos (Raiz) no HTML5 CSS3 JS, PHP, MYSQL e tudo o que posso conseguir. Em janeiro faço 61 e já estou estudando para desenvolver qualquer projeto e aplicativos. Relato: Certa vez precisei criar uma regra de negócios para uma cliente que Não tinha nativa no WP e não conseguia achar nenhum plugim para tal. Então acabei necessitando de um Snippet code. PORÉM Ah! Se Eu tivesse conhecimento suficiente, teria resolvido em poucas horas ....PROGRAMAR é TUDO...Não é só um pedaço. Gratidão sempre.

  • @lafelvr
    @lafelvr 3 ปีที่แล้ว +4

    Trabalhei com ERWin muito tempo, tive o mesmo problema. Para solucionar criava uma base modelo em MDF (Access), um programa que eu desenvolvi lia este modelo criado no ERWin e comparava com a base que eu queria atualizar (SQL Server ou MySQL). Ali ela alterava ou incluía tabelas, campos, índices, PK, relacionamentos, definições de tipos.

  • @jeffsilva
    @jeffsilva 3 ปีที่แล้ว +5

    mas que vídeo foi esse ? Parabéms, extremamente exemplificado, explicado e desmitificado. Sou programador e posso dizer : todo dia tem coisa nova no sistema, sempre estamos criando e reinventando. Não tem como uma ferramenta substituir o programador.Até porque a ferramenta foi programada por um ... programador. Mesma coisa com professor: insubstituível. Claro que há algumas facilidades, mas o programador ainda vai estar aqui... até o apocalipse (kkkk) Parabéns, melhor vídeo do tema que já assisti e o tempo determinado para a conversa ficou muito bom. Tudo conciso e claro. Estou orgulhoso por uma produção brazuca mostra um nível tão alto de abstração do assunto

  • @armandosilva671
    @armandosilva671 3 ปีที่แล้ว +10

    Nada é tão extensível e adaptável como uma linguagem, muitas soluções já prometeram ser definitivas, com a experiência descobrimos que bala de prata não existe. A gente precisa lembrar que tudo depende de manutenção e evolução, só o que está morto não muda.

  • @DeXkTopGAMESs
    @DeXkTopGAMESs 3 ปีที่แล้ว +41

    Legal o video, e como vcs falaram da pra fazer as duas coisas, hoje faço estagio, sou desenvolvedor de javascript/react e node.js e estou aprendendo outsystems por conta do trabalho mesmo, eles utilizam essa ferramenta, e eu saber javascript e continuar aprendendo sobre essa linguagem ajuda muito, pois a ferramenta me da a liberdade de eu criar código dentro dela para as funcionalidades que ela ainda não possui. Da pra fazer os dois e é claro sempre pensar nas oportunidades que estão a sua frente.

    • @Eduardossr
      @Eduardossr 3 ปีที่แล้ว +9

      Sou um apaixonado pela Outsystems. Estou a um ano trabalhando com ela e não tenho previsão para mudar de área, afinal em uma ano já fui promovido mais de uma vez.

    • @atilamedeiros3547
      @atilamedeiros3547 5 หลายเดือนก่อน

      E no final, o outsystem vingou pra ver? Ou seguiu outros rumos, com outras tecnologias?

    • @DeXkTopGAMESs
      @DeXkTopGAMESs 5 หลายเดือนก่อน

      @@atilamedeiros3547 sou dev pleno em outsystems, continuo com a tecnologia. Recebi muitas oportunidades na area por conta da plataforma.

  • @sergioraimundosantos3240
    @sergioraimundosantos3240 5 หลายเดือนก่อน +2

    Voces dois são top! Antes de tomar determinadas decisões sobre tecnologia, pruco ouvir voces.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  5 หลายเดือนก่อน +1

      Que honra! Obrigado por nos acompanhar.

  • @brunoanastacio1512
    @brunoanastacio1512 3 ปีที่แล้ว +11

    VBA é low code desde os anos 90 e tá todo mundo vivo, bem e empregado..
    Bora pra próxima polêmica.

  • @h4nz070
    @h4nz070 3 ปีที่แล้ว +30

    Vejo low-code como uma área nova que está crescendo muito. É diferente de programação convencional mas não inferior, longe disso, ja tem ultrapassado muitas linguagens do passado que já estiveram em alta. É importante ressaltar que o Low-Code não veio substituir a programação tradicional, muitas pessoas pensam nisso quando fazem perguntas do tipo "Low-code vai acabar com a programação convencional"? É preciso entender que o Low-code não surgiu para isto, o intuito aqui é criar uma ferramenta onde se pode criar "padrões" de desenvolvimento mais fácil. O Wordpress desenvolve bem o padrão de site, Low-code vem a resolver alguns padrões mais abrangentes, claro que com isso tem uma complexidade maior que Wordpress também. No fundo é somente uma abstração maior.
    Sobre o código gerado ser ruim ou bom isso é questão de tempo, principalmente hoje em dia com IA a analisar códigos e gerar códigos melhores cada vez mais. E a respeito do exemplo que deram de se digitar uma frase e a ferramenta criar algo exemplo "crie para mim um sistema de pagamento que suporta todos os meios de pagamento do banco central" e puft a ferramenta cria em segundos. Isso já tem acontecido, claro que com exemplos bem mais simples, mas ja é um começo, eu diria que seria a substituição do Low-code, uma abstração acima, onde você com linguagem natural diz para o computador fazer algo, ele interpreta e cria e pronto.
    Já temos interfaces sendo feitas assim, logo teremos sites e sistemas mais simples.
    É importante perceber que 90% dos sites do mundo são simples, e 90% dos sistemas que as empresas usam também, e criar ferramentas para criar eles automaticamente faz todo sentido e fique tranquilo jovem padawan, você que está aprendendo programação, todos estes sistemas inovadores de criar programação com low-code ou com uma frase não vão substituir os programadores, muito pelo contrário, esses sistemas vão precisar cada vez mais de programadores para aprimorá-los e desenvolve-los.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  3 ปีที่แล้ว +6

      É isso mesmo Rodrigo! Destacamos seu comentário justamente por mostrar essa visão macro do mercado no qual também concordamos. Repare que no vídeo não dissemos nada muito diferente do que você argumentou. 👏

    • @flawtista
      @flawtista 3 ปีที่แล้ว

      ótimo resumão do que eles falaram.

    • @veniparaclitus
      @veniparaclitus 3 ปีที่แล้ว

      @@fabiodurao639 Low-code no currículo deveria ser quase equivalente a Excel avançado.
      Sistemas de gerenciamento deveriam ser como os modelos de arquivo no pacote office, não como soluções fechadas em .exe
      Se não estivermos caminhando nessa direção, ficarei surpresa.

    • @masterthug8647
      @masterthug8647 3 ปีที่แล้ว

      É um debate bem interessante, mas a grande questão entre code e no code é a complexidade da demanda q está sendo requisitada pelo cliente. As plataformas no code realmente possuem algumas limitações, mas hoje em dia isso talvez não seja um grande problema, até porque diferente de anos atrás, essas plataformas já estão bem avançadas, e ganham da programação nativa em vários pontos, tempo, agilidade, aprendizado, qualidade, quantidade, interface de usuário, erros. De um ponto de vista geral, dependendo do q o cliente pedir, se for muito complexo deve ser feito em código, caso o contrário, é bom considerar o no code. O próprio Wordpress é muito usado hoje em dia, não que “existe um certo mercado”, NÃO, tem muito mercado pra Wordpress, muitas empresas estão usando. A última pesquisa relacionada resultou que mais de um terço dos sites hoje em dia são feitos com Wordpress, isso é muita coisa.
      O ideal como desenvolver web ou app é continuar estudando, mas saber q essas ferramentas no code são muito úteis e existem.

  • @Ronald_Marcal
    @Ronald_Marcal 3 ปีที่แล้ว +64

    Fiquei imaginado como teria sido a reação dos programadores de Assembly quando outras linguagens, como COBOL, PASCAL, C, etc, foram aparecendo aushuahsuhaushuahsuhaus

    • @msantosconsultoria
      @msantosconsultoria 2 ปีที่แล้ว

      cabe o mimimi e xororo. Como o amigo Francis relatou "Quem não tiver [...] abre concorrência.

    • @VictorRockss
      @VictorRockss ปีที่แล้ว

      @@msantosconsultoria Realmente.
      Mas vocês precisam se lembrar de uma coisa...
      Não existe solução absoluta; nem no code e low code resolvem tudo como muitos andam se iludindo pensando desta forma. Isso é fato e programadores de 25, 30 anos de experiência que conheço já me mostraram isso na prática.

    • @leonardodacosta819
      @leonardodacosta819 ปีที่แล้ว +2

      Boa! Falo isso sempre. A tecnologia "esta nos substituindo" desde sempre. Passando pela invençao da prensa. Na verdade, no final todo mumndo sai ganhando.

    • @davi3789
      @davi3789 ปีที่แล้ว

      papo de preguiçoso, pensamento mesquinho de se é mais fácil então é melhor

    • @brunomarques5258
      @brunomarques5258 7 หลายเดือนก่อน

      @@VictorRockss Um exemplo, gamedev, vai vc desenvolver um motor gráfico(game engine), com low code, pra vc ver onde vai parar. Tem uma frase que carrego pra vida, "não existe almoço grátis", Low/No code vem com o preço que o usuário fica preso à ferramenta e às funcionalidades oferecidas pelo serviço. Ou seja, serve pra pequenos sistemas. E como diria o Fábio Akita, não existe bala de prata. Alguns sistemas, bem genéricos e simples, Low Code, sistemas complexos e performáticos, Low Level (Assembly, C ou C++).

  • @robsonpaiva
    @robsonpaiva ปีที่แล้ว +5

    Assistindo em 2023, na era do IA com ChatGPT, exatamente a partir desse ponto 11:50 🤡

    • @studio_vasco
      @studio_vasco 2 หลายเดือนก่อน

      Kkkkk..perfeito

  • @vitoremidio4090
    @vitoremidio4090 3 ปีที่แล้ว +2

    Essa do word no html me fez lembrar de uma demanda bem chata que tive no trabalho.
    O sistema havia uma funcionalidade pro usuário criar um documento Word com base em um modelo já existente. Era feito em C# no lado do servidor. Havia vários modelos. Isso já funcionava.
    Mas tivemos que adicionar a opção do usuário criar o documento dele no browser mesmo. A aplicação enviava o html para o servidor, ele fazia a conversão pra PDF e salvava o html (para quando o usuário fosse editar) e o PDF (para quando o usuário fosse apenas ver).
    Foi utilizado o summernote pra fazer isso. Mas a demanda exibia umas coisas: header, footer, substituição de dados pra preencher o header/footer corretamente.
    A imagem não era entendida pelo summernote se passando o caminho dela. Foi necessário passar pra base64. Então ao invés do src da tag ter o caminho da imagem que teria que ter nesse modelo do summer note, tivemos que converter pra base64 e colar uma string enorme lá.
    Dor de cabeça enorme pra um único modelo. Agr a demanda é tentar fazer com que o usuário escolha um modelo, o back devolva já o html que será usado no summernote com esse modelo base. Já houve problema impedindo pra avançar com essa possibilidade de vários modelos.

  • @lenonlmsv
    @lenonlmsv 3 ปีที่แล้ว +19

    Olá, legal a abordagem do assunto! Gostei muito do vídeo e é um dos melhores que já sobre quem se arrisca a falar sobre essas plataformas. Entretanto caíram no mesmo erro dos outros: colocar tudo na caixa do low-code e chamar de cup noodles, o que é um preconceito, até certo ponto.
    Quando digo preconceito, falo porque se coloca tudo dentro da caixinha de 'low-code', comparando worpress e OutSystems (que eu conheço melhor e me arrisco a falar sobre), num mesmo patamar, por exemplo, o que é uma comparação esdrúxula. Outra é quando se fala apenas e 'configurar' ou 'arrastar caixinhas' kkkkk
    Não sou clubista, não digo que é programação e concordo com a opinião do Akita de que não se deve ficar preso a esse tipo de ferramenta e eu mesmo não fico.
    Trabalho com OutSystems e gosto de enxergar a ferramenta como uma grande abstração. Sem contar que não é apenas desenvolvimento, mas também se faz monitoramento, controle de usuários e integração contínua (migração de ambientes e rastreamento de dependências), entre outras coisas. Se usa javascript e Jquery no front-end. Estilização com css e html como
    qualquer página. Para o back-end podemos usar c#, java, frameworks .NET para ir além do que se pode fazer com a
    plataforma (quando se esbarra nas limitações que, sim, existem). Não se consegue extrair nada da plataforma sem conhecer pelo menos o básico de modelagem de BD's. Para mobile, tem que saber usar plugins de Cordova. Para integrar com serviços, REST e SOAP. Não é um sistema pronto, na verdade não tem nada pronto ali.
    Enfim, acredito que a discussão só enriquece! Forte abraço.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  3 ปีที่แล้ว +3

      Excelente seu ponto de vista Lenon! Muito obrigado pelo feedback.

    • @masterthug8647
      @masterthug8647 3 ปีที่แล้ว +1

      É um debate bem interessante, mas a grande questão entre code e no code é a complexidade da demanda q está sendo requisitada pelo cliente. As plataformas no code realmente possuem algumas limitações, mas hoje em dia isso talvez não seja um grande problema, até porque diferente de anos atrás, essas plataformas já estão bem avançadas, e ganham da programação nativa em vários pontos, tempo, agilidade, aprendizado, qualidade, quantidade, interface de usuário, erros. De um ponto de vista geral, dependendo do q o cliente pedir, se for muito complexo deve ser feito em código, caso o contrário, é bom considerar o no code. O próprio Wordpress é muito usado hoje em dia, não que “existe um certo mercado”, NÃO, tem muito mercado pra Wordpress, muitas empresas estão usando. A última pesquisa relacionada resultou que mais de um terço dos sites hoje em dia são feitos com Wordpress, isso é muita coisa.
      O ideal como desenvolver web ou app é continuar estudando, mas saber q essas ferramentas no code são muito úteis e existem.

    • @williamdavid1020
      @williamdavid1020 2 ปีที่แล้ว

      Então você recomenda estudar a plataforma OutSystems? Vc já ganha bem trabalhando com essa ferramenta? Tô na minha segunda aula com o Rafa, e pretendo comprar o curso dele. Não sei nada sobre programação, só sei o nome de algumas linguagem

    • @lenonlmsv
      @lenonlmsv 2 ปีที่แล้ว +1

      @@williamdavid1020 trabalho, não recomendo para iniciantes. Você vai ter uma entrada mais rápida no mercado se estudar outra tecnologia. Comprar curso? Muito menos. Tem muito material gratuito.

    • @williamdavid1020
      @williamdavid1020 2 ปีที่แล้ว

      @@lenonlmsv Qual tecnologia vc recomenda?

  • @marcelo.victor
    @marcelo.victor 3 ปีที่แล้ว +3

    Programador programa e usuário de no-code valida uma idéia em tempo recorde (porque sobrou bastante tempo e dinheiro pra investir em marketing) e depois da idéia validada, parte pra robustez e contrata um (ou um time) de programadores pra migrar. Simples assim.
    Usando Card + Stripe você tem um ecommerce instantâneo e nenhum comprador do produto vendido liga se foi desenvolvido com código ou não.
    O ponto de vista é que no-code não substitui o código, justamente porque cada um tem sua finalidade bem definida.

    • @sagadeanimes
      @sagadeanimes 2 ปีที่แล้ว

      ambos são criados com código. Mas o cliente tá nem aí para o ego de quem criou ou deixou de criar. O mais importante em um app ou site é a experiência do usuário. o nocode consegue tornar a experiência idêntica a todos os apps.
      Não adianta lutar, é o futuro.

  • @rosamarianascimentodeolive7400
    @rosamarianascimentodeolive7400 3 หลายเดือนก่อน +1

    Melhor casal nerd sé é doido foram feitos um para outro!!Para mim é um prazer aprender com vocês!!

  • @guilhermehx7159
    @guilhermehx7159 3 ปีที่แล้ว +83

    Se programador parar de existir, vai ser por causa da inteligência artificial, e não por low code/no code kkkk

    • @danielmoura4821
      @danielmoura4821 3 ปีที่แล้ว +13

      Na real será quando os robos começarem a programar outros robos kkk.

    • @heitoreleuterio4826
      @heitoreleuterio4826 3 ปีที่แล้ว +8

      Impossível parar de existir programadores, pelo menos não nos próximos 70 anos

    • @guilhermehx7159
      @guilhermehx7159 3 ปีที่แล้ว +1

      @@heitoreleuterio4826 sim

    • @alexandreoutystems
      @alexandreoutystems 3 ปีที่แล้ว +12

      lowcode ainda é programador mas em um nível de abstração maior.

    • @rafando
      @rafando 3 ปีที่แล้ว +1

      Falou tudo

  • @geovanefreitasacetech
    @geovanefreitasacetech 3 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns pela explicação, bastante esclarecedora.
    Vocês podem falar sobre geradores de código como JHipster e o Laravel Nova ?
    E também sobre Scaffolding

  • @thiagofernandesdias3434
    @thiagofernandesdias3434 3 ปีที่แล้ว +10

    A maioria das plataformas que eles citaram nesse vídeo já existem a mtos anos. A Outsystens foi fundada em 2001, por exemplo.
    Se a demanda por devs vem aumentando cada vez mais significa que esse tipo de ferramenta está longe de ser o graau da produtividade no desenvolvimento de software

    • @marinsfabio
      @marinsfabio 2 ปีที่แล้ว

      Não adianta ter a plataforma se não sabem usar

    • @lionscript5613
      @lionscript5613 2 ปีที่แล้ว

      Ué mas quem mexe com outsystens tbm é dev.

  • @fernandostadler5831
    @fernandostadler5831 3 ปีที่แล้ว +11

    Chega um momento que desenvolver algo com No/Low Code fica mais maçante ou até mesmo menos prático.
    Lembro que a alguns anos atrás quando eu estava desenvolvendo um site em WordPress com elementor eu precisei de um plugin especifico apenas para fixar o menu no topo, coisa que resolvemos praticamente com uma linha de CSS.
    Então fica a indagação, até onde o No/Low Code pode ser mais pratico?
    Eu prefiro mil vezes escrever a linha de código do que depender de uma plataforma No/Low code, sem contar que muitas vezes os códigos gerados pela plataforma são sujos, podendo também influenciar no desempenho do sistema.

    • @jairoprates4300
      @jairoprates4300 3 ปีที่แล้ว

      Hoje tava acessando um site feito em Wordpress, e achei ele meio lento pra carregar. Aí não sei se é o provedor que é deficitário, ou a plataforma do WP que causa essa lentidão.

    • @eronGreco
      @eronGreco 3 ปีที่แล้ว

      @@jairoprates4300 a galera costuma contratar servidor de 9 reais por mês pra colocar o wordpress... aí fica complicado hehe

    • @fernandostadler5831
      @fernandostadler5831 3 ปีที่แล้ว +2

      @@jairoprates4300 o WP não é ruim, eu apenas não gosto mais de trabalhar com ele devido as suas limitações. O que pode ser, na grande maioria das vezes, é a quantidade de plugins que o site utiliza, então ele acaba ficando lento se não foi configurado corretamente.

  • @natalitorresnogueira6419
    @natalitorresnogueira6419 3 ปีที่แล้ว +18

    Eu uso ferramentas No Code/Low Code e elas atendem bem o desenvolvimento e orquestração de processos que não exigem persistência e performance.

  • @MrDrungrin
    @MrDrungrin 3 ปีที่แล้ว +20

    "As ferramentas que executam essas tarefas sempre possuem limites, coisas que você não pode fazer [caso não saiba programar], porque as pessoas que desenvolveram os frameworks foram apenas até determinado ponto" -> Vocês conhecem o Cronapp ( www.cronapp.io/ )? Uma plataforma Low-Code brasileira, que, para programadores experientes, permite que vocês utilizem de toda a abstração da plataforma, e transite para o High-Code quando necessário, por exemplo, criar um serviço Spring em Java para implementar o que a ferramenta não oferece, ou implementar um microsserviço necessário para o seu projeto. Ela aumenta a sua produtividade, expandindo os seus horizontes, ao invés de limitá-lo a um framework proprietário.

    • @antonionovaesjr
      @antonionovaesjr 3 ปีที่แล้ว +3

      Vejam as possibilidades: th-cam.com/video/XLa3nnzHr-A/w-d-xo.html&ab_channel=L%C3%A9oAndrade

  • @moniquenavarro4131
    @moniquenavarro4131 ปีที่แล้ว +2

    Vcs são show de bola, nossa muito obrigada por esclarecerem tais pontos! Amei

  • @Fernando_MF
    @Fernando_MF 3 ปีที่แล้ว +10

    Vocês vão fazer algum vídeo sobre .Net5 e C#9 ?

  • @fabiovale7574
    @fabiovale7574 ปีที่แล้ว +7

    Eu nunca programei uma linha de codigo na vida. E estou estudando Bubble para tirar ideias do papel
    Acho interessante a ideia de criar aplicativos a um custo baixíssimo para testar uma ideia
    Agora como poderia contratar um programador, gastar uns 20, 30 mil e nao dar certo?
    Entendo que estas ferramentas são perfeitas para empreeendedores
    e caso vingue, passar para um programador com a ideia ja verificada e testada

    • @henrifraza
      @henrifraza 9 หลายเดือนก่อน

      exatamente

  • @evandrojunior9107
    @evandrojunior9107 3 ปีที่แล้ว +18

    Trabalho com low-code, tenho procurado a qualquer custo sair disso, procurando novas oportunidades (e claro estudando muito pra isso)

    • @MrMatheus195
      @MrMatheus195 3 ปีที่แล้ว +3

      Como é sua experiência com low code, e porque está procurando sair disso? Por favor responda, todo mundo que vejo falar sobre o assunto são pessoas que não trabalham com isso

    • @izopstrop
      @izopstrop 3 ปีที่แล้ว +6

      @@MrMatheus195 trabalhei por dois anos... Já faz 5 anos que n toco nesse tipo de ferramenta. É oq vídeo diz.. é limitado e da muito trabalho caso seja um projeto grande, por que dá erros onde vc menos espera... Aí vc tem que ligar pra empresa que criou a ferramenta pra corrigir o bug... Emfim, chegou uma hora que não me sentia programador então saia disso, principalmente se vc está iniciando

    • @evandrojunior9107
      @evandrojunior9107 3 ปีที่แล้ว +9

      @@MrMatheus195 é o que falaram no vídeo e nos outros comentários, você não se sente programador, muitas demandas que vem pedem apenas o arrasta e solta, incomoda, e lidar com limitações da ferramenta é ruim, pois nem sempre o cliente entende que a ferramenta tem limitações, e você fica numa saia justa

    • @jairlopes7268
      @jairlopes7268 3 ปีที่แล้ว +1

      @@MrMatheus195 Eu mesmo trabalho com ferramentas Low Code pra RPA e, apesar de tornar o processo mais rápido e "barato", acaba te limitando como desenvolvedor. No meu caso, aprender linguagem de programação C#, SQL, HTML, CSS, e outras skills, tem me dado braço para lidar com problemas que a ferramenta por si só resolve.

    • @MrMatheus195
      @MrMatheus195 3 ปีที่แล้ว

      @@jairlopes7268 Percebi esse "barato" na sua resposta, você tem algum problema com relação à custos?

  • @rodrigoprudente202
    @rodrigoprudente202 3 ปีที่แล้ว +9

    ENQUETE: Qual o casal mais fofo do TH-cam, eles ou o do manual do mundo?
    Meu voto: eles

    • @lucassantana2007
      @lucassantana2007 3 ปีที่แล้ว

      Leon e Nilce (Cade a chave / Coisa de nerd)

  • @fongoses
    @fongoses 3 ปีที่แล้ว +3

    Essa história da ferramenta para gerar as classes a partir dos modelos (t = 9min +/-) me lembrou uma história aqui da empresa onde trabalho. Também usamos uma ferramenta para atualizar a base de dados e fazer a modelagem de dados. Quando criamos o modelo do zero, ela gera os scripts, para o banco de dados escolhido, tudo bonitinho, como tem que ser, assim como o Gabriel falou. PORÉM, nas alterações dos modelos, "em tese", a ferramenta "deveria" gerar os comandos ALTER TABLE (para modificar as tabelas) com as diferenças das alterações, evitando modificações em campos existentes para não ter perda de dados, só que, dependendo da alteração feita, o sistema gera um script com um DROP TABLE + CREATE TABLE, ou seja, ao invés de alterar as tabelas, o software DELETA a tabela (junto com todos os seu dados) e cria novamente a tabela vazia... uó isso! Imagina aquela tabela com alguns terabytes de dados de transações ficar "zerada"... Aí o pessoal da infra te avisa que vai levar uns dois dias para recuperar todo o backup... é de lascar... (ainda bem que temos quatro estágios de propagação de alterações antes de chegar na produção). Sempre que o DBA aparece em uma reunião avisa que, apesar da ferramenta, é para revisar manualmente todos os scripts de alteração gerados antes de executar no banco de dados. Isso é um dos maiores problemas do "NO CODE"... Beijinhos ao casal mais CDF do YT!!!!!
    P.S.: Adorei o novo cantinho do café, até peguei um cafezinho para tomar junto com vocês...

    • @Bial149
      @Bial149 ปีที่แล้ว

      Vc pegaria meu curriculum faço Facul de ADS, estou no 2° sem

  • @cesarmello1538
    @cesarmello1538 3 ปีที่แล้ว

    sem conflitos, mas o futuro nessa área é de difícil previsão. Parabéns!

  • @joycemara.m
    @joycemara.m ปีที่แล้ว +1

    Admiro muito o conteúdo e empenho de vocês, inspiram de mais!

  • @mhssolucoes2445
    @mhssolucoes2445 ปีที่แล้ว +2

    Acabei esquecendo...o Adianti Builder também está se mostrando incrível. Dêm uma olhada nesses dois e se possível falem sobre eles. Obrigado!

  • @melomarcos99
    @melomarcos99 2 ปีที่แล้ว +1

    Mais uma vez vocês deram um show em seus vídeos, às vezes um pouco radicais puxando muito a sardinha, mas é natural também, convenhamos. Prá mim, o ponto máximo desse vídeo foi a fala da Vanessa no final: estude e aprenda noCode, lowCode e programação. Excelente dica de uma pessoa madura. Seguindo esse big conselho, a "musculatura" do desenvolvedor será muito mais forte e terá mais condições de decidir, conforme o projeto, o que utilizar. Existem casos reais de startups, tem uma fintech nesse caso, que desenvolveu a sua versão e estourou no mercado com noCode, levando a vantagem da rapidez e atendeu às necessidades dela naquele momento, mas quando ela ganhou um determinado "corpo" sentiu que precisava de algo mais "robusto" e redesenvolveu a sua aplicação nos moldes "tradicionais", digamos assim, por falta de uma expressão melhor. Mas quando ela fez isso, já era uma empresa de sucesso, com um faturamento sensacional, e aí foi a hora de partir para essa fase do projeto. Esse é um ótimo exemplo real que talvez possa ajudar as pessoas a pensar a respeito e não criar restrições, nem preconceitos. A tecnologia está aí para nos servir e não para que a sirvamos. Portanto, se uma tecnologia atende a um objetivo, mesmo que temporário, e esse processo tráz resultados, não se deve fazer de rogado e nem ser teimoso, ou pior orgulhoso ou impacado, e sim utiliza-la e isso não quer dizer que com o tempo, e no momento certo, possa ser feita uma mudança de tecnologia como citei com o caso da fintech que decolou usando a plataforma noCode e no momento correto e inteligente fez a migração para um app highCode. O Gosling, por exemplo, um camarada foda demais, reconheçamos, mas não quer dizer que a opinião e afirmação dele seja a mais sensata para esse assunto, até achei-a bem arrogante e imatura vindo de uma pessoa tão vivida, e temos que tomar cuidados para não criamos os gurus que, na verdade são mais criados pelos seguidores do que pelo próprio, muitas vezes (olha os Charles Manson da vida.. brincadeira com um fundo de verdade...rsrs). Parabéns e forte abraço a vocês dois!!!

  • @t9brand9
    @t9brand9 ปีที่แล้ว +4

    Vídeo ainda vale para 2022. Teve muitas pessoas que desistiram de programar por causa do low e no code. Esse vídeo merece uma atualização para ajudar mais pessoas, como me ajudou.

  • @TheBialbino
    @TheBialbino ปีที่แล้ว +1

    Não sou programador e precisei usar uma solução low code de uma das " gigantes", mas... a empresa onde trabalho não está disposta a investir na solução, adquirindo licenças ou pacotes adicionais. O resultado? Vou aprender a programar! Creio que as soluções low code ou no code tem forte apelo para que usuários desenvolvam as próprias soluções, quando possível. Nesse sentido, tais plataformas precisam ser mais acessíveis em termos de preço até se tornarem meros aplicativos ...

  • @DarkMithy
    @DarkMithy 3 ปีที่แล้ว +1

    Concordo totalmente, e acho que essas ferramentas em geral acabam gerando muito código pra pouca coisa que elas fazem. Muitas vezes há uma complicação na hora de gerar a aplicação que se tivesse sido programado do zero não aconteceria.

  • @diegoassis2166
    @diegoassis2166 3 หลายเดือนก่อน +1

    tenho um professor daminha faculdade que me falou que no code ele não acredita que vai para frente, mas que o low code é o futuro e era para a gente focar nisso também.

  • @ROGERIO3980
    @ROGERIO3980 11 หลายเดือนก่อน +1

    Na realidade fizeram uma analise sem conhecer a ferramenta, mas a verdade é que o mundo esta em grande evolução na tecnologia e muitos estão resistentes a isso principamente para quem se dedicou muito tempo a aprender programação na unha, adaptação ao novos tempos serão necessario, caso contrário ficara para trás, tempo vale mais do que dinheiro no mundo dos négocios pense nisso.

  • @lolitapassos-apinscher3420
    @lolitapassos-apinscher3420 ปีที่แล้ว +4

    Vocês me aliviaram. Pensei que eu ia acabar sem profissão kkkk

  • @MarceloMotaRibeiro
    @MarceloMotaRibeiro 3 ปีที่แล้ว +6

    Comecei a programar em 1997, depois de usar por algum tempo um low-code pouco falado, mas muito usado no passado: Microsoft Access.

  • @ricardonogueira8980
    @ricardonogueira8980 3 ปีที่แล้ว

    O início do fim pra quem tá começando! Vê as linhas de códigos é luz para os olhos!

  • @ruiguilherme7181
    @ruiguilherme7181 3 ปีที่แล้ว +5

    Um assunto polêmico que seria bem legal de ver seria a participação do PWA e Electron nas aplicações mobiles e nas aplicações desktops, se elas podem ou não acabar com linguagens como C#, Java, Kotlin, Dart, Qt, GTK... Ainda mais levantando consideração a existências de aplicações grandes, como: VSCode, Atom, Postoman, Instagram, Twitter, DevianArt, ArtStation e Discord.
    Além de que tanto a Google como a M$ estão meio que estimulando a existência de aplicações PWA na própria Play Store.

    • @tiagodmota5840
      @tiagodmota5840 3 ปีที่แล้ว

      Pelo que vi esse Electron pega estruturas consolidadas na programação web e adapta pra ser utilizada como uma aplicação Desktop GUI. Mais uma vez, projetos específicos não vão funcionar bem dessa forma.

    • @ruiguilherme7181
      @ruiguilherme7181 3 ปีที่แล้ว

      @Tiago DMota Cara existem aplicações em Electron bem específicas e funcionam muito bem.
      As limitações do Electron são as mesma do Chrome/Node e o Electron ainda consegue ser mais forte e acessar ainda mais coisas que o Chrome.
      Alguns outros exemplos de aplicações mais especificas:
      Franz/Ferdi
      MailSpring
      Figma
      Google Assistant (Cliente não oficial)
      NetworkAssembler (Redes neurais)
      net-check
      Dynobase (Cliente para o DynamoDB)
      Ten Hands
      Hueify (Controlador de cores de Leds.)
      Eu já encontrei aplicações em Electron que faltavam pouco fazer oq o MSI AfterBurn faz; E agora com o WebAssembly isso pode ficar ainda mais porra louca. kkkkk

  •  3 ปีที่แล้ว +4

    Legal o espaço! Eu estava aprendendo PHP, mas fiquei desempregado e conheci o Wordpress. Já consegui algum dinheiro com uma curva de aprendizado mais rápida. Mas claro que não pretendo parar de estudar.

    • @PapaiNoel-jk2xv
      @PapaiNoel-jk2xv 3 ปีที่แล้ว +3

      Eu estou trampando assim e tenho mais paz se que quando estava fazendo tudo na unha.

  • @vagnercerqueira7411
    @vagnercerqueira7411 ปีที่แล้ว +2

    Esse vídeo foi há mais de 2 anos e só vi hoje. Sou programador há anos e tô começando a entrar nesse mundo low code e no code, acho q não dá pra brigar com tendências de mercado e demandas, não é apenas mais uma ferramenta q apareceu e vai morrer, hoje é uma realidade e necessidade de mercado. Linguagens de programação tb tem suas limitações, não dá pra vc fazer td com uma única linguagem. Os frameworks são um exemplo de tendência e todos os dias surgem novo.
    Na minha visão, é mais uma opção de ferramenta q ajuda na hora da demanda, custo X benefício, e atende o mercado, os clientes e devs. N dá pra fugir dessa realidade.

    • @andreluiscarlucci5435
      @andreluiscarlucci5435 ปีที่แล้ว +1

      Legal @vagner cerqueira, e quais ferramentas No e Low Code vc tem estudado? Tenho visto o Bubble e estou achando interessante.

    • @vagnercerqueira7411
      @vagnercerqueira7411 ปีที่แล้ว +1

      @@andreluiscarlucci5435 Bubble e flutterFlow

  • @rangorapido
    @rangorapido ปีที่แล้ว

    Concordo totalmente, essas plataformas existem desde a década de 80 com o mirror for clipper, depois gas pró para visual basic, são ferramentas com muuuuitas limitações mas que tem sua usabilidade.

  • @rafaelazevedo8555
    @rafaelazevedo8555 3 ปีที่แล้ว +3

    Trabalhei 1 ano com Maker, gerava uma aplicação java web a partir de diagramas de processo, toda vez q "compilava" era um jogo de sorte, pq tinha métodos q as vezes funcionavam e depois simplesmente não funcionavam mais só com o ato de refazer a publicação

  • @hbaldinr
    @hbaldinr 3 ปีที่แล้ว +2

    Se eu não me engano a Unreal Engine tem uma "linguagem" que é visual que chama Blueprint. Achei bem legal se existisse algo tipo essas ferramentas não para desenvolver algo, mas para servir de suporte para o usuário. Por exemplo, se tenho um sistema que segue um fluxo padrão, poderia haver através dessas linguagens visuais uma forma do próprio usuário mais leigo desenvolver suas próprias customizações daquele fluxo específico sem depender de um dev externo. Pra isso parece algo bem interessante

  • @ericsilveira8536
    @ericsilveira8536 ปีที่แล้ว +1

    Responderam e muito bem!
    É o que eu tinha em mente, aqui em Lisboa tem muitas empresas que usam o Outsystems, pretendo aprender essa plataforma pois acredito que seja uma maneira mais rápida de ser inserido no mercado de trabalho na área do "desenvolvimento" e depois continuo estudando e tenho mais tempo e experiência pra descobrir em qual caminho realmente quero seguir (já comecei e pretendo voltar a estudar Python e também tenho interesse em Hacking ético).
    Muito obrigado por todos os vídeos!

  • @ricardolopes8907
    @ricardolopes8907 3 ปีที่แล้ว +4

    Quais são os critérios básicos que fazem uma aplicação ser grande ?
    - UX
    - UI
    - Desempenho
    - Segurança
    - Escalabilidade
    Duvido que qualquer uma dessas plataformas irá entregar tudo isso. O wordpress, que é uma grande ferramenta e que já está aí há muito tempo, tem sérios problemas com todos estes critérios. Todas essas ferramentas terão sua fatia no mercado, mas não conseguirão, por exemplo, suprir as necessidades da maioria das empresas de médio e grande porte.

    • @turolladev
      @turolladev 2 ปีที่แล้ว +1

      Bubble entrega.

  • @Cyber_86
    @Cyber_86 ปีที่แล้ว +1

    Vi uma chamada no YT sobre um curso de Outsystems, achei interessante porq vi que me parece tudo muito rápido, porém a gente já fica meio que com o pé atrás.
    Estou pesquisando sobre isso, quero entrar nesse universo de programação, mesmo sendo low-code, será que isso valeria a pena pra quem quer procurar novos horizontes ?
    Como falaram no vídeo, a limitação da ferramenta existe, mas será que tem mercado pra isso ?
    Sei que o vídeo é antigo mas gostaria da opinião de vcs! Obg!

  • @Fernando_MF
    @Fernando_MF 3 ปีที่แล้ว +5

    Usei o Bubble e achei muito bom, excelente low code . Mais substituir a programação acho difícil.

    • @brunoraros
      @brunoraros 2 ปีที่แล้ว +2

      Bubble e NoCode e é uma ferramenta muito poderosa

  • @sagazsoturno6763
    @sagazsoturno6763 3 ปีที่แล้ว +3

    As empresas mantém as IDEs para desenvolvimento justamente para criação das aplicações low/no core. Pra mim isso faz total sentido. Querem difundir as ferramentas para o maior número de pessoas possíveis, mas é claro que não servem para todos os casos.

  • @guipedrosalima
    @guipedrosalima 3 ปีที่แล้ว +16

    A fina ironia é: há um mercado enorme para Desenvolvedores Wordpress, por exemplo. Explica muito até aonde vai o no-code, low-code.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  3 ปีที่แล้ว +6

      Exato. O WordPress por ser open source pode até ser colocado como um híbrido mas ainda sim com limitações.
      Por exemplo, não seria impossível criar um PDV usando WordPress, mas o trabalho seria gigante e fugiria muito do objetivo principal da ferramenta.

    • @alexandreoutystems
      @alexandreoutystems 3 ปีที่แล้ว +3

      @@codigofontetv Mais ou menos né. Depende a parte do PDV que estamos falando, se for a parte de comunicação com a impressora fiscal, desde que queira ter um servidor aplicacional em cada PDV poderá criar as bibliotecas para Wordpress, PHP o que quiser e fazer. Basta pegar uma linguagem qualquer como Delphi por exemplo e gerar os CGIs e pronto, na verdade PHP e Wordpress são abstrações por trás tem as libs que chegam ao nativo e a comunicação com o Hardware. Um PDV em Wordpress ou PHP ou qualquer linguagem server side para se manter o servidor web único precisaria de um módulo nativo em cada estação para recebre os comandos e comunicar com o Hardware. Faço isso hoje para impressoras Zebra por exemplo.

  • @Emn2077
    @Emn2077 9 หลายเดือนก่อน +2

    Tenho estudado a ferramenta Maker da softwell , mas não deixei de estudar python. Acredito que dá pra aumentar o leque de possibilidades.

  • @frrabelo
    @frrabelo 3 ปีที่แล้ว

    O mesmo acontece com desenvolvimento de jogos com algumas game engines, penso que é apenas uma forma de começar, depois é só migrar e correr atrás dos estudos.

  • @narkkao
    @narkkao 3 ปีที่แล้ว +5

    ABAP tem que saber programar também, hein! rs
    Tem o pessoal da configuração do sistema (os funcionais), que operam entre os operadores do SAP (usuário final) e os programadores ABAP. Os funcionais dá pra chamar de low-code sim, já os "ABAPers" são programadores de fato e escrevem muito código.

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  3 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente, você tem total razão! Não deixamos isso muito claro no vídeo... falha nossa

  • @NordKraken
    @NordKraken ปีที่แล้ว +1

    Ferramentas low-code permitem uma agilidade e flexibilização sem igual. Na minha modesta opinião de ver as coisas, vale a pena conferir ou pelo menos dar uma chance.

  • @fabiodonisetifranca5801
    @fabiodonisetifranca5801 10 หลายเดือนก่อน +1

    No meu caso é difícil até entender a que vocês falam kkkkk Iniciei um curso de front end na semana passada e muita coisa dita por vocês pra mim é tudo novidade! Meu professor colocou esse vídeo no grupo....

  •  2 ปีที่แล้ว

    Programo em C++ há anos e o que percebi é que, depois de muita prática de App inventor( ferramenta de programação em blocos), obtive uma grande melhora em programar C++.
    No app inventor existem as extensões, construídas em Java, além de possibilitar a programação em Java, dentro do App inventor, que torna a ferramenta praticamente ilimitada.

  • @ExatasDistribuidas
    @ExatasDistribuidas 3 ปีที่แล้ว +4

    Gostaria de sugerir um tema:
    Programação de CLPS, principalmente utilizando a linguagem LADDER.
    É muito diferente da programação em alto nível, mas muito interessante a forma de pensar.

    • @youlittlefat
      @youlittlefat 3 ปีที่แล้ว +1

      Ladder Logic é escovação de bits.

  • @luizchianello6103
    @luizchianello6103 5 หลายเดือนก่อน +1

    Tomarei outros cafés com acento. Muito bom!

  • @henrifraza
    @henrifraza 9 หลายเดือนก่อน +1

    Só não entendi a parte de personalização já que existe plataformas que permitem personalização sem código

  • @rafaelsantana3878
    @rafaelsantana3878 3 ปีที่แล้ว +1

    Olha eu acredito que hoje, talvez não seja mil maravilhas, pelo ainda, mas acredito que seja um futuro, o GENEXUS evoluiu muito, já tive a oportunidade de usá-lo, essas ferramentas atendem muitas demandas como vcs disseram. Na verdade ao meu ver o foco vai ser os processos de negócios, onde a figura do analista de negócios ou analistas de processos (BPM) vão ter mais espaço no campo de desenvolvimento. E vejo que essas plataformas tendem a crescer muito.

  • @rafaelan5126
    @rafaelan5126 7 หลายเดือนก่อน +1

    Como é curioso ver esse tipo de visão antes do boom das IA's generativas.
    Low-code/No-code graças a IA generativa dominarão o mercado e não dou 10 anos para que isso aconteça completamente.
    Até o final do século 19, existia a profissão "Apagador de luz dos postes de rua".
    Fatos são fatos. Quem enxerga só o formigueiro, nunca enxergará a floresta como um todo.

  •  9 หลายเดือนก่อน +2

    Olá gostaria de uma opinião atualizada ainda mais sobre ferramentas como Bubble e Flutterflow, que por sinal ta quase fazendo oque o Gabriel falou em 11:52 , implementaram uma AI que te gera componentes e partes de códigos customizados.

    • @alon436
      @alon436 8 หลายเดือนก่อน +1

      Vai no canal do Renato asse, ele é mentor em bubble e fala do universo no code e low code

  • @canaldogatofelix
    @canaldogatofelix 3 ปีที่แล้ว

    Mas da pra fazer uns sites one page só com o front end para algumas pessoas, pq o que muita gente qr é só mostrar oque faz e seus contatos caso queira contratar e isso pode ser feito com o boot studio por exemplo

  • @testartudoquepuder
    @testartudoquepuder 3 ปีที่แล้ว

    Uso Maker da softwell na empresa, programando em fluxos. Mas a ferramenta fornece muitos caminhos.

  • @salivademidas4629
    @salivademidas4629 10 หลายเดือนก่อน +1

    A depender da finalidade produtiva, pode ser bom ou ruim, mas eu prefiro por a mão na massa apesar de demandas emergentes

  • @ranielisonsoares675
    @ranielisonsoares675 3 ปีที่แล้ว +6

    Olá, queria saber quando sai o vídeo com os resultados daquela pesquisa sobre salários que vocês fizeram.

  • @nelljrbr
    @nelljrbr 3 ปีที่แล้ว +1

    Aplicaticos como App Inventor e Scratch são no code ?

  • @alyssonmelo2523
    @alyssonmelo2523 3 ปีที่แล้ว

    Tenho algumas duvidas quanto a definição de Low Code. O que vocês acham de frameworks como parseplatform.org/ são low code na opinião de vocês?

  • @gabrieladallavecchiasala8445
    @gabrieladallavecchiasala8445 ปีที่แล้ว +1

    Oi! Não achei a lista de programas low/no code que teria na descrição. Esqueceram de postar?

  • @GustavoSantos-nt7pe
    @GustavoSantos-nt7pe 3 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo! Acompanhei recentemente uma empresa que se dispôs a criar a própria plataforma de low-code porque desgraça pouca é bobagem. Resumindo: respira com a ajuda de aparelhos e não raramente precisa de ser ressuscitada.

  • @youlittlefat
    @youlittlefat 3 ปีที่แล้ว +1

    O Éruim (como a gente chamava o ErWin) é um gerador de código, não é low-code.
    O Visio também gera código se você tiver um plugin, mas não é low-code.
    Borland tinha o Together que também gerava código, mas não é low-code.
    Várias ferramentas Java e C# que geram código, mas não é low-code.
    Linguagens de 4a geração não são low-code (ABAP, Progress-4GL, Informix-4GL...)
    Até aqui está OK, daqui pra baixo é pedir pra passar nervoso:
    Linguagem de péssima geração, que você deve fugir como capeta foge da cruz: ADVPL.
    GeneXus, Maker, OutSystems, Mendix, ScriptCase são low-code. Você faz algumas coisas que funcionam, mas tem chance de ver o código ruim e se arrepender.
    Bubble, AppMaker, PowerApp e outras dezenas são no-code. Você faz algumas coisas que funcionam e você não vê o código ruim. É cilada Bino

  • @paulodimare8217
    @paulodimare8217 3 ปีที่แล้ว +1

    Canal sensacional, parabéns!!!

  • @jamilfrancisco2224
    @jamilfrancisco2224 3 ปีที่แล้ว

    Ola ate programo mas para fazer site aqui na minha cidade não tem como pagar muito então eu faço em WordPress

  • @RafaelAndradeMetalOmega
    @RafaelAndradeMetalOmega 3 ปีที่แล้ว +2

    Sempre haverá mercado para os dois, mas um não extinguirá outro. Parabéns pelo quadro

    • @isabeladutra45
      @isabeladutra45 2 ปีที่แล้ว

      Discordo. Isso impacta sim nas vagas de desenvolvimento

  • @tamaninicristiano
    @tamaninicristiano 2 ปีที่แล้ว

    Eu acho massa para MVP. Mais dizem que da pra ir longe dependendo da ferramenta. Como é o exemplo da outsystems.

  • @randersonabdon8856
    @randersonabdon8856 3 ปีที่แล้ว

    Muito bom, vcs foram tudo....

  • @eddiecasas17
    @eddiecasas17 2 ปีที่แล้ว +2

    Trabalho com integrações e automação de processos através de uma ferramenta Low Code chamada Integromat/Make.
    Essa é uma saída que muitas empresas estão tomando, deixar seus programadores melhorarem sua ferramenta, e o cliente que quiser consumidor a Api deles a faz utilizando o low code
    Low code veio pra ficar, é um conceito justamente pensado para o usuário final.

  • @henrifraza
    @henrifraza 9 หลายเดือนก่อน +1

    Uma questão interessante é a perspectiva de usar várias plataformas junto com automação. Dessa maneira vc não limita nada em nenhum sentido…

  • @studywithclayton
    @studywithclayton 2 ปีที่แล้ว

    Muito bom e esclarecedor como sempre!

  • @mecetnoca
    @mecetnoca ปีที่แล้ว +1

    O Dono aqui quer usar low code em um software web desenvolvido nos moldes tradicionais em java e em constante evolução/manutenção. E aí, tem jeito de usar isso para manutenção e/ou evolução?

  • @eniohenrique8842
    @eniohenrique8842 3 ปีที่แล้ว

    Oq vcs acham do Scratch e ferramentas de programação em construção de blocos

  • @ItaloRoberto92
    @ItaloRoberto92 3 ปีที่แล้ว +4

    Conheci o outsystems, achei bem interessante a porposta, lembra muito o wordpress. Uma coisa que achei interessante foram as possibilidades de customização, que tiram proveito de conhecimentos em html, css, javascript, mysql. Assim como wordpress, quem não sabe programar consegue fazer o básico, e que os programadores conseguem entregar soluções robustas. Mas mesmo ainda prefiro ter a mão no código, aquela interface gráfica tira o tesão de programar.

    • @williamdavid1020
      @williamdavid1020 2 ปีที่แล้ว

      Mas dá pra ganhar dinheiro estudando a plataforma OutSystems e trabalhar com ela? Não sei nada de programação, tô na segunda aula sobre a OutSystems com o Rafa, vc recomenda? Tem muita procura no mercado de trabalho?

    • @ItaloRoberto92
      @ItaloRoberto92 2 ปีที่แล้ว +1

      @@williamdavid1020 Não sei te dizer, atualmente voltei meus estudo pra Python.

    • @williamdavid1020
      @williamdavid1020 2 ปีที่แล้ว

      @@ItaloRoberto92 Estuda gratuitamente?

    • @ItaloRoberto92
      @ItaloRoberto92 2 ปีที่แล้ว +1

      @@williamdavid1020 Os poucos cursos gratuitos encontrei na DIO, porém os cursos mais completos você encontra na udemy por um preço acessível,

  • @ronaldosouza4860
    @ronaldosouza4860 3 หลายเดือนก่อน

    Sou iniciante em programação, mas achei interessante o 'low code' desta forma, você ainda continuará a aprender a programar.

  • @sobrepower
    @sobrepower 3 ปีที่แล้ว

    Eu trabalho bastante com o WordPress mas busquei um nicho onde os clientes querem um site que não precise de muitas funcionalidades, então deu certo. Mas isso foi planejado para esse público especifico e ainda assim eu tenho que usar alguma coisa ou outra de programação para adequar a alguns projeto, ou seja, tem que saber nem que seja um pouco do básico de linguagem web para não ter dor de cabeça.

  • @josemirmelo1
    @josemirmelo1 3 ปีที่แล้ว +1

    Sou fã de vocês e do Fábio Akita tb.

  • @alexandrellemes
    @alexandrellemes 11 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns.. muito legal... top.

  • @VICTORFERREIA1987
    @VICTORFERREIA1987 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu uso uma plataforma codes e programação gráfica, onde seu poder é sem igual. Minha opinião é que programador bom, se sai bem em qualquer plataforma..

  • @luizcarlosferreira5604
    @luizcarlosferreira5604 2 ปีที่แล้ว

    Tudo tem lugar no mercado, boa sorte a todos.