No ano de 1997, quando tinha 14 anos, ao frequentar a biblioteca da escola conheci a revista Terra, muito boa por sinal. Na edição tinha uma matéria sobre os maiores cumes do Brasil, dentre eles o 31 de Março, o Calçado e o Cristal. Lembro que ao passar dos anos as posições foram se alternando por medições mais precisas, mas considerando o índice de dominância, explicado em vídeo pelo Pedro, essa lista atual é bem interessante. Parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo Pedro; já havia pedido a voce há alguns anos atrás. A décima Montanha dita por você se está na Amazônia e em terra Yanomami aí vai ser 'osso' chegar lá. Haja política e entendimentos com os índios/Órgãos pra desembaraçar a trilha. Mas ja é um começo levantar essa idéia...! No Parque Nacional em Sao Gabriel da Cachoeira existem outras Montanhas proeminentes; os indios nos disseram que de tempos em tempos vao fazer a manutenção da antena de radio numa delas chamada OPOTA. Quem sabe é ela??? O caminho ta lançado... Parabéns pelo vídeo. 🙌🏻
Grande pioneiro, parabéns Pedro ,sou do surf bodyboard na veia mas admiro DMS as montanhas so conteúdo top é melhor q reportagem, so temos a agradecer mesmo a vc e a toda equipe por tras
A Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais) não tem grande altitude, mas é bastante longa. São milhares de hectares de campos de altitude, uma vegetação diferente, bonita e rica em espécies. É comum pessoas locais fazerem a Via Sacra na Quaresma em serras locais pertencentes ao complexo Serra do Espinhaço. A rocha é o quartzito.
Parabéns pelo vídeo Pedro, sobre o Tesouro.. tem um projeto quase pronto que é a Travessia dos Sete Cumes aqui no Caparaó que irá contemplar o Tesouro. Esse projeto esta sendo abraçado pelo Sebrae ES e em breve estará pronto.
Cara, que vídeo esclarecedor e necessário. Eu, mero aventureiro e curioso sempre fiquei bastante confuso quando pesquisava exatamente isso, as 10 montanhas mais altas do Brasil. Por falta de congruência, embasamento e transparência nas informações obtidas das principais fontes de informações sobre geografia no Brasil. Agora está tudo esclarecido, rs! Valeu Pedro!
Oi Pedro obrigado mais uma vez pela aula e boa sorte na expedição à possível décima montanha mais alta do BR. Só queria fazer uma pequena observação quando você cita a altura da Pedra da Mina como possuindo 2771m, mas na verdade possui 2798m. (deve ter sido na hora de ler e segundo as brincadeiras que vi no comentário dos seus amigos, por causa do olho seco e tics kkkk). Obrigado mais uma vez. SELVA.
O vídeo é bem informativo. Só parece que o apresentador está brigando o tempo todo, sem paciência.😂. Muito obrigado pelo excelente trabalho. Boa sorte!
leva em consideração que a montanha faz parte primeiramente da natureza, ou seja, estando o pico no Brasil ou na Venezuela faz parte do todo. O monte não é cortado em dois pelo fato do pico estar em outro país. Toooop o vídeo.
@@alancarlos3045 Cara, eu não preciso provar isso para você. Mas, vou te contar . Eu sou Geólogo e em 1991, eu fui representando a minha universidade (UNISINOS - RS), em uma expedição para a Amazônia (Primeira Expedição Multidisciplinar) com objetivos científicos, onde muitas outras instituições também participaram. A organização da expedição coube ao INPA, com logística das forças armadas brasileiras. Desta forma, chegamos de avião até Maturacá, região Yanomami. Dali partimos até um platô onde montamos acampamento. Ficamos neste lugar alguns dias fazendo pesquisas geológicas. E como estávamos ali (uma região extremamente isolada) decidimos escalar a montanha. E assim foi feito, juntamente com vários outros participantes, escalamos o maravilhoso Pico da Neblina , sendo necessário acamparmos no meio da escalada, e no dia seguinte chegarmos até o cume, onde permanecemos durante umas duas horas aproximadamente. Meu nome está lá, assinado em uma caderneta à prova de água, posicionado embaixo de uma rocha, próximo à bandeira do Brasil, colocada na parte mais alta. É isso.
@@alancarlos3045 Apesar de não haver a menor necessidade de provar nada para você, em respeito a este canal, vou fazer um comentário. Sou Geólogo e em 1991, participei de uma expedição ao Pico da Neblina e Morro dos Seis Lagos, representando a minha universidade (UNISINOS-RS), juntamente com outros pesquisadores de várias instituições do país. Esta expedição foi organizada pelo INPA, com o apoio logístico das Forças Armadas (Exército e Aeronáutica). Dito isso, saímos de Manaus em direção à localidade de Maturacá, território Yanomami, onde tem uma base militar brasileira (5 Pelotão Especial de Fronteira). A partir daí, seguimos de helicóptero até o primeiro platô, na base do Pico da Neblina, onde montamos acampamento e permanecemos por alguns dias, fazendo pesquisa geológica, que era o nosso objetivo principal. Neste período decidimos que, em virtude da oportunidade única de estarmos ali, escalarmos o Pico da Neblina. E assim foi, juntamente com uma equipe de cinco pessoas, iniciamos a escalada do Pico , com duração de cerca de 17 horas , tendo sido necessário dormirmos em uma encosta e no outro dia chegarmos até o cume. Permanecemos no topo cerca de duas horas, não mais do que isso. A temperatura estava bastante baixa no topo, mas tivemos sorte no dia estar com boa visibilidade. A paisagem do topo é maravilhosa, podendo ter uma visão de dezenas de quilômetros tanto para o Brasil , como para a Venezuela. Meu nome está lá, em uma caderneta à prova d´água, como um dos privilegiados de ter escalado este Pico. Quando tiveres a oportunidade de escalar, procure o meu nome, nesta caderneta de poucos nomes, protegida sob um matacão, ao lado da Bandeira do Brasil, colocada no ponto mais alto do Pico da Neblina. É isso.
O meu amigo, q novidade legal essa da 10° montanha mais alta, fiquei surpreso. Só cuida com uma coisa? Tu provavelmente n vai "descobrir" ela, e ela provavelmente tem nomes q vc nao conhece, tanto quanto todas as outras montanhas que vc citou, conhecidas a milhares de anos. Abraço.
Eu sou novo nesse assunto,desculpa minha ignorância, estava vendo um documentário que fala que um alpinista percorreu da base do Everest ao topo pouco mais de 3,5km , como isso se a montanha tem 8848m ? Não entendi isso
Então, esses 3,5km são só na vertical, vc anda bem mais que isso. E essa diferença pros 8848m de altitude da montanha, é pq o terreno em volta, na base da montanha, já está a mais de 5 mil metros acima do nível do mar!
Dá a letra pessoal? Ao menos, passem a lista...dos prováveis. Ninguém do montanhismo vai correr para fazer...só se for um montanhista militar ainda assim, baseado na área...
O que não existe no Brasil são montanhas de dobramento. Aquelas que aparecem pela conversão de placas tectônicas. Elas formam as cordilheiras. Exemplo: Cordilheira dos Andes cordilheira do Himalaia e por aí vai.
opaaa,,,, Dobramento tem sim , porém foram formados na era proterozoica a cerca de 600milhões de anos , como a belissíma serra do Espinhaço a nossa senhora cordilheira , os famosos dobramentos antigos . oq não existem no Brasil são os dobramentos modernos como os Himalaias e Andes que ocorrem em áreas de colisão de placas tectônicas estão em formação desde de o final da era mesozoica cerca de 67 milhões de anos,,,, abs
Legal a história. Admiro bastante o trabalho do Pedro mas.....esta história de espizinhar o IBGE pelo youtube está estranha....me parece que desejos anteriores não foram atendidos. Minha sugestão é que tem que resolver de boa e não com mais polêmica.
Montanha pouco conhecida e subestimada. Fica ao lado da BR 101 perto da divisa RJ/ES. Localizada no distrito do Morro do Coco/RJ. th-cam.com/video/JyUFhHM4eQs/w-d-xo.htmlsi=qzOxpXGMc2mqyEAK
O que mudou foi o método de medição, antes era teodolito e depois foi medido com dgps e deu uma altitude inferior a 3 mil. Depois mudou o referencial da forma da terra, que definiu um novo nível do mar.
Saudades das históriassss de montaaaaanhas!!!
O Hauck é zica das galáxias! Minha maior referência do montanhismo, pena que nunca me trombo com ele.
No ano de 1997, quando tinha 14 anos, ao frequentar a biblioteca da escola conheci a revista Terra, muito boa por sinal. Na edição tinha uma matéria sobre os maiores cumes do Brasil, dentre eles o 31 de Março, o Calçado e o Cristal. Lembro que ao passar dos anos as posições foram se alternando por medições mais precisas, mas considerando o índice de dominância, explicado em vídeo pelo Pedro, essa lista atual é bem interessante. Parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo Pedro; já havia pedido a voce há alguns anos atrás.
A décima Montanha dita por você se está na Amazônia e em terra Yanomami aí vai ser 'osso' chegar lá. Haja política e entendimentos com os índios/Órgãos pra desembaraçar a trilha.
Mas ja é um começo levantar essa idéia...! No Parque Nacional em Sao Gabriel da Cachoeira existem outras Montanhas proeminentes; os indios nos disseram que de tempos em tempos vao fazer a manutenção da antena de radio numa delas chamada OPOTA. Quem sabe é ela???
O caminho ta lançado... Parabéns pelo vídeo.
🙌🏻
Se eles já sobem OPOTA, então Pedro não será o primeiro e então, a expedição proposta não faria sentido.
Eu tava com saudade de vídeo sobre geografiaaaaa! Obaaa!
Saudades do Histórias de Montanha!! 😊
Sucesso na expedição! Que você consiga todo o apoio político para a empreitada. Já estou ansioso pelo documentário
Conheço o Pico da Bandeira. 23 idas até o Pico, em 42 anos entre essas idas... Promovido para 2º maior Pico ❤
Grande pioneiro, parabéns Pedro ,sou do surf bodyboard na veia mas admiro DMS as montanhas so conteúdo top é melhor q reportagem, so temos a agradecer mesmo a vc e a toda equipe por tras
A Serra do Espinhaço (Bahia e Minas Gerais) não tem grande altitude, mas é bastante longa. São milhares de hectares de campos de altitude, uma vegetação diferente, bonita e rica em espécies. É comum pessoas locais fazerem a Via Sacra na Quaresma em serras locais pertencentes ao complexo Serra do Espinhaço. A rocha é o quartzito.
Parabéns pelo vídeo Pedro, sobre o Tesouro.. tem um projeto quase pronto que é a Travessia dos Sete Cumes aqui no Caparaó que irá contemplar o Tesouro.
Esse projeto esta sendo abraçado pelo Sebrae ES e em breve estará pronto.
Opa que boa notícia
Cara, que vídeo esclarecedor e necessário. Eu, mero aventureiro e curioso sempre fiquei bastante confuso quando pesquisava exatamente isso, as 10 montanhas mais altas do Brasil. Por falta de congruência, embasamento e transparência nas informações obtidas das principais fontes de informações sobre geografia no Brasil. Agora está tudo esclarecido, rs! Valeu Pedro!
Parabens pelo otimo video.
Este canal é naravilhoso.
Grande aula professor !!!!
Apareceu nosso mestre de montanha, 🏔️ um feliz natal 🎄 pra você e toda sua família, abraço 👍🏽
Foi uma carteirada em 0:43, um "Vá se lascar" em 2:14 e um "Cale-se e aceite!" em 18:26 pro vídeo ficar mais divertido. 🤣
Oi Pedro. Te mandei uma msg no fale conosco da Loja Alta Montanha com a sugestão e contatos do EB. Espero que ajude. Forte Abraço
Mestre!!!! Que aula!!! 🗻👏👏👏👏
Muito obrigadoooo, Pedro! 🤜🤛
Pedro, o pico dos Marins, na mantiqueira fica em qual posição nesse ranking?
Que aula! Muito bom!!
Oba! Amo História de Montanha.
Oi Pedro obrigado mais uma vez pela aula e boa sorte na expedição à possível décima montanha mais alta do BR.
Só queria fazer uma pequena observação quando você cita a altura da Pedra da Mina como possuindo 2771m, mas na verdade possui 2798m. (deve ter sido na hora de ler e segundo as brincadeiras que vi no comentário dos seus amigos, por causa do olho seco e tics kkkk).
Obrigado mais uma vez. SELVA.
Amei saber sobre as montanhas ❤
Brigado por tudo esas informações pedro
Alô, alô, Exército Brasileiro, bora ajudar o Pedrão a desbravar a montanha que completa o Top10 do Brasil!
O vídeo é bem informativo. Só parece que o apresentador está brigando o tempo todo, sem paciência.😂. Muito obrigado pelo excelente trabalho. Boa sorte!
Muito bom, parabéns!
Muito bom meu amigo! Parabéns!
Aí Elcio, seria massa a gente fazer essa decima montanha hein
Excelente aula professor.
leva em consideração que a montanha faz parte primeiramente da natureza, ou seja, estando o pico no Brasil ou na Venezuela faz parte do todo. O monte não é cortado em dois pelo fato do pico estar em outro país. Toooop o vídeo.
Lista em 12:29
Valeu maluco
O dicionário a que se refere não é o do Antônio Teixeira GUERRA?
Baixei os dois de qualquer forma. Obrigado.
Já escalei o Pico da Neblina. em 1991.
Sim. E aí, acordou do sonho?...😂
@@alancarlos3045 Cara, eu não preciso provar isso para você. Mas, vou te contar . Eu sou Geólogo e em 1991, eu fui representando a minha universidade (UNISINOS - RS), em uma expedição para a Amazônia (Primeira Expedição Multidisciplinar) com objetivos científicos, onde muitas outras instituições também participaram. A organização da expedição coube ao INPA, com logística das forças armadas brasileiras. Desta forma, chegamos de avião até Maturacá, região Yanomami. Dali partimos até um platô onde montamos acampamento. Ficamos neste lugar alguns dias fazendo pesquisas geológicas. E como estávamos ali (uma região extremamente isolada) decidimos escalar a montanha. E assim foi feito, juntamente com vários outros participantes, escalamos o maravilhoso Pico da Neblina , sendo necessário acamparmos no meio da escalada, e no dia seguinte chegarmos até o cume, onde permanecemos durante umas duas horas aproximadamente. Meu nome está lá, assinado em uma caderneta à prova de água, posicionado embaixo de uma rocha, próximo à bandeira do Brasil, colocada na parte mais alta. É isso.
@@alancarlos3045 Apesar de não haver a menor necessidade de provar nada para você, em respeito a este canal, vou fazer um comentário. Sou Geólogo e em 1991, participei de uma expedição ao Pico da Neblina e Morro dos Seis Lagos, representando a minha universidade (UNISINOS-RS), juntamente com outros pesquisadores de várias instituições do país. Esta expedição foi organizada pelo INPA, com o apoio logístico das Forças Armadas (Exército e Aeronáutica). Dito isso, saímos de Manaus em direção à localidade de Maturacá, território Yanomami, onde tem uma base militar brasileira (5 Pelotão Especial de Fronteira). A partir daí, seguimos de helicóptero até o primeiro platô, na base do Pico da Neblina, onde montamos acampamento e permanecemos por alguns dias, fazendo pesquisa geológica, que era o nosso objetivo principal. Neste período decidimos que, em virtude da oportunidade única de estarmos ali, escalarmos o Pico da Neblina. E assim foi, juntamente com uma equipe de cinco pessoas, iniciamos a escalada do Pico , com duração de cerca de 17 horas , tendo sido necessário dormirmos em uma encosta e no outro dia chegarmos até o cume. Permanecemos no topo cerca de duas horas, não mais do que isso. A temperatura estava bastante baixa no topo, mas tivemos sorte no dia estar com boa visibilidade. A paisagem do topo é maravilhosa, podendo ter uma visão de dezenas de quilômetros tanto para o Brasil , como para a Venezuela. Meu nome está lá, em uma caderneta à prova d´água, como um dos privilegiados de ter escalado este Pico. Quando tiveres a oportunidade de escalar, procure o meu nome, nesta caderneta de poucos nomes, protegida sob um matacão, ao lado da Bandeira do Brasil, colocada no ponto mais alto do Pico da Neblina. É isso.
Amooo ❤
O meu amigo, q novidade legal essa da 10° montanha mais alta, fiquei surpreso. Só cuida com uma coisa? Tu provavelmente n vai "descobrir" ela, e ela provavelmente tem nomes q vc nao conhece, tanto quanto todas as outras montanhas que vc citou, conhecidas a milhares de anos. Abraço.
Mal cliquei no vídeo e já dei like
Muuuiito legal
Esqueceu da Montanha dos Pirajas , aqui no Maranhao . Tem 3.189 metros
Pedro, sugiro que essa montanha sem nome receba o seu nome!
E estou falando sério!
E a subida ao Spantik? Cadê? Será que rolou mesmo? Rs Até hoje não saiu nada ainda
Já me inscrevi no canal do escalador. Pedro, que têm nos olhos?
Eu sou novo nesse assunto,desculpa minha ignorância, estava vendo um documentário que fala que um alpinista percorreu da base do Everest ao topo pouco mais de 3,5km , como isso se a montanha tem 8848m ? Não entendi isso
Então, esses 3,5km são só na vertical, vc anda bem mais que isso. E essa diferença pros 8848m de altitude da montanha, é pq o terreno em volta, na base da montanha, já está a mais de 5 mil metros acima do nível do mar!
@ entendi,
Eu tbm pensava q o Everest era uma montanha com mais de 8 mil metros, mas, na verdade, ele é uma montanha que tem o cume a mais de 8 mil metros
Admiro
Não me contive e fui fuçar os mapas de curvas de nível da Amazônia para encontrar a que você citou 😁
Achei que era só eu kkkkk
@@luiz.brandao 😂😂
Acho que encontrei algo ein 🔍
@@dhiegobittencourt5869 Também encontrei uns suspeitos com mais de 2000m. Mas não é bom a gente falar onde é kkkkk
Manda o lat/long aí.
Dá a letra pessoal? Ao menos, passem a lista...dos prováveis.
Ninguém do montanhismo vai correr para fazer...só se for um montanhista militar ainda assim, baseado na área...
O vídeo é sobre as 9 montanhas mais altas do Brasil 😅
acho que a décima montanha fica na serra do tumucumaque, no pará
É engraçado que tem uma pura de uma montanha com mais de 2 mil metros de altura e que ninguém sabia que existia. Um bagulho gigante e que ninguém viu.
Essa montanha de 2600 mts de altitude fica no Estado do Pará.
A décima montanha mais alta do Brasil estaria a leste do Pico na Neblina, na região da serra do Imeri?
Opota?
@@CarlosAmabileamigo já falou aqui no chat que índios sobem o OPOTA
❤❤❤❤❤❤❤
Se o Pedro falou, tá falado. Eu não seria inscrito no canal dele se ele não soubesse do que fala 😎
Eu autorizo
O que não existe no Brasil são montanhas de dobramento. Aquelas que aparecem pela conversão de placas tectônicas. Elas formam as cordilheiras. Exemplo: Cordilheira dos Andes cordilheira do Himalaia e por aí vai.
opaaa,,,, Dobramento tem sim , porém foram formados na era proterozoica a cerca de 600milhões de anos , como a belissíma serra do Espinhaço a nossa senhora cordilheira , os famosos dobramentos antigos . oq não existem no Brasil são os dobramentos modernos como os Himalaias e Andes que ocorrem em áreas de colisão de placas tectônicas estão em formação desde de o final da era mesozoica cerca de 67 milhões de anos,,,, abs
@ Ahhh sim, concordo. Em eras anteriores o trabalho de formação era mais intenso e em direções diferentes.
Se você diz, tá dizido 😅
Não existem montanhas no Brasil. Valeu, um abraço
Atualmente é que o IBGE não vai se importar mesmo com o G.
Excelente aula... Sorte.
Pedra do Altar nao é montanha Pedro? Acho que são 2665, e não me pareceu subcume de nenhuma outra.
Ela é subcume do Agulhas Negras
O Corcovado é uma montanha?
Sim, assim como o Pão de Açúcar
Quer dizer que o 31 de Março é fake? Que ironia…
Pois é....eu entendi sua referência.
Legal a história. Admiro bastante o trabalho do Pedro mas.....esta história de espizinhar o IBGE pelo youtube está estranha....me parece que desejos anteriores não foram atendidos.
Minha sugestão é que tem que resolver de boa e não com mais polêmica.
Montanha pouco conhecida e subestimada. Fica ao lado da BR 101 perto da divisa RJ/ES.
Localizada no distrito do Morro do Coco/RJ.
th-cam.com/video/JyUFhHM4eQs/w-d-xo.htmlsi=qzOxpXGMc2mqyEAK
Mais de 300 m ? Qual a origem das montanhas de Balneário Camboriú ? 🤣
Kkk já chegou dando a real
Já pensou na possibilidade de ir ao um oftalmologista.
🏔⛰
Pedro falaz estou no Amazonas e posso ir lá e ser o oeiemei a alcançar o cume dessa montanha 😂
Esse livro - não é dicionário geológico e geomorfologico...
É evolução da Obra de Fernando de Almeida organizada pelo geólogo Andrea Bartorelli!
Pedro, você está com problema nos olhos?
realmente, parece que tem
Isso tem relação com o vídeo?
@Jardel_de Parece que ele está piscando, mais que o normal. Pois acompanho ele algum tempo, ele não é assim.
@@Jardel_de é apenas uma preocupação daqueles que gostam dele como pessoa que é
@@Jardel_de Tem, é um vídeo não um áudio.
Não existe montanha no Brasil
Quando eu era menino pequeno lá em Santo André, aprendi que o Pico-da-Neblina tinha fantásticos 3014m. Ele encolheu?????
Foi revisado com p D-GPS que o Pedro comenta no vídeo
O que mudou foi o método de medição, antes era teodolito e depois foi medido com dgps e deu uma altitude inferior a 3 mil. Depois mudou o referencial da forma da terra, que definiu um novo nível do mar.