O verdadeiro sentido da agricultura sintrópica do Ernst Gotsch é que, a nós humanos, foi dada a inteligência e a capacidade de sermos jardineiros do planeta. Depois de entender os princípios da agricultura sintrópica e de sentir o amor que Gotsch tem pelo planeta, é impossível não querer "sintropizar" também 💚
Estou aprendendo muito com vocês viu ja vejo diferenças no meu pé de Romã, meu pé de pinha e meus vasos e irei reflorestar uma nascente fazendo uma agrofloresta
Bom dia Fernando. Parabéns pelo conteúdo maravilhoso que altruisticamente compartilha. Aguardo sempre ansioso os domingos p assistir mais um vídeo. Sinto muita falta qdo n encontro nenhum novo. Espero q esteja bem. Fica c Deus. ABC
Minha região é seca demais e não tem água irrigada. Para plantar criei um irrigador caseiro!!Também estou fazendo uma barraginha para captar água das chuvas! Quero ter minha agrofloresta!
Salve Fernando! Salve CEPEAS! Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem, que tem projetado horizontes transformadores a tanta gente, como a mim mesmo. Os frutos deste trabalho alimentarão ainda muito mais mentes e corações pelo mundo. O ser humano carece de purificação para olhar para dentro e enxergar o todo. Só assim essa mudança que vocês proporcionam acontecerá, porque ela é de dentro para fora. Antes de por a mão na charrua, é preciso primeiro cultivar o coração de sentimentos transcendes. Salve mestre Ernest!
Thank you for all your work, it is really helping me understand these concepts better and adapt them to my farm and work. I hope we can create models for the temperate ecosystems that are as beautiful and functional as yours.
@@cepeas2219 where are they being developed? I’m in New York, hardiness zone 6. The biggest challenge for me is thinking about how to have multi-strata yields in a climax system that is economically productive. I have some models I’ve been working with but I’m very excited to see what you’re working on!
Trabalho maravilhoso feito ai por Fernando, passando conhecimento e estou absorvendo ao maximo ! Tenho o maior prazer em absorver tudo isso, e vou por tudo em prática!
Parabéns ao Fernando que está estudando e passando esse conhecimento a nós. Obrigado e parabéns ao ERNST que se tornou um exemplo e VIVA A AGROSINTROPIA .
é de se emocionar com o trabalho do Ernest, Fernando e todos os envolvidos. Criar uma agricultura que beneficie o planeta, animais, pessoas, somos todos um.
Fernando, eu tinha aqui mudas de árvores estagnadas, então plantei feijão de porco bem ao lado delas baseada naquele exemplo da mandioca que o Ernest ensinou num vídeo e o resultado foi surpreendente, a árvore deslanchou , e fiz esta experiência em três (infelizmente ainda não tenho área pra agroflorestar) e tive o mesmo resultado positivo só com esta ação
Aqui também é magico, feijão de porco, andu, crotalária.. mas também espécies auxiliares no geral como mamona já observei a arvore travada deslanchar depois de receber as podas e o auxilio radicular da mamoneira!!
Bom dia professor, quão maravilhoso é o trabalho que o Senhor vem realizando. Desejo iniciar um trabalho de recuperação da minha área que é de apenas três hectares e meia. Porém tenho dificuldades em adquirir a sementeira para fazer o plantio ...
Olá CEPEAS, vossa dedicação é relevante, o trabalho que a equipe CEPEAS vem fazendo e reforçando com a orinteção do Gran Mestre Ernst Götsch, é um digno registo e um ensumo ao nossa pegada Agroflorestal, agradeço e farei das vossas palavras e ações, mais uma pagina do nosso guia florestal...Abraço
Plante mais margaridao, capim elefante etc., plantas q cresçam muito rápido e produzam muita biomassa, se nao conseguir, corte capim fora da area e cubra esses troncos. Aqui temos muito cupim também, mas isso não é problema qdo temos muita matéria orgânica. Os cupins afofam o solo.
OLÁ GENTE DO CEPEAS MUITO OBRIGADO POR TODO O SEU TRABALHO DE DIVULGAÇÃO ESPERO QUE ISSO SEJA CADA VEZ MAIS CONHECIDO EM TODO O MUNDO, GOSTARIA DE ENCONTRAR O VÍDEO EM QUE A ENERST FEZ UM PROJETO PARA OLIVEIRAS NO MEDITERRÂNEO, VI MAS NÃO POSSO ENCONTRE. BENÇÃOS
Tenho a intenção de fazer um silvopastoreio em grande escala, queria saber até que ponto pode ser uma floresta e até que ponto pode se tornar praga, sabendo que o foco principal é a criação do gado, tendo um bom capim
Olá Sr Fernando, gostaria de perguntar se qualquer matéria orgânica pode ser usada nesse sistema de cobertura da terra ?Um exemplo que eu penso, aqui na região eles dão de graça qualquer quantia que eu puder transportar de bagaço de laranja, o mesmo acontece com cascas de amendoim, e o mesmo acontece com matérias que provém de serrarias. Esses produtos poderiam ser usados na sintropia ? Pergunto ainda : Se eu tiver acesso a muito esterco de vaca 🐄 e também de galinhas de granjas, pode ser usado também? Mais outra pergunta sobre restos de podas de jardinagem, pode ser usado também? Desculpe mas vou perguntar mais. Se puder triturar galhos das podas, isso não aceleraría o processo de decomposição, dessa forma acelerándosela produção dessa chamada terra preta ? Espero obter resposta, pois até hoje nenhuma pessoa que trabalha com sintropia respondeu a minhas perguntas (talvez tenham muitas mensagens recebidas e não conseguem responder todas, ou não querem mesmo responder. Por sinal eu nem quintal para plantar tenho, mas eu sonho em ter meu pedacinho de terra um dia, e por isso pesquiso tanto, apesar que nem tenho ideia das árvores que se devem plantar o intercalar das plantas e outras coisas necessárias para começar r esse sistema sintropico. Eu ficaria grandemente agradecido se obtivesse respostas a minhas perguntas.
No vídeo ele responde parte dessa pergunta. Pra começar, se você tem acesso a essas recursos de fora, nada te impede de usá-los e acelerar a formação do seu sistema. A parte que ele respondeu foi que no contexto sintrópico o seu sistema vai formar a terra preta (a matéria será gerada na sua área mesmo). Mas esse é o objetivo a se alcançar, então se tem matéria orgânica pra impulsionar inicialmente, use mesmo!
minha dúvida sobre a apresentação é se plantar eucaliptos e exóticas como jabuticabas contribuem para a recomposição das relações ecossistemas, pensando na alimentação dos animais e não só do homem. Eucaliptos e jaboticabas contribuem como com a alimentação dos animais incluindo insetos no grupo?
Não plantamos apenas eucaliptos e jabuticabas, eles fazem parte de um agroecossistema com manga, laranja, tangerinas, banana, jatobá, angico, bálsamo, xixá, erytrina, margaridão, mombaça, baru, mirindiba, imbuarana, pau jacaré, monjolo, tamboril, cajuí, gabiroba, araçás, umbu, avocado, biribá, mangaba, braquiária, andropogon, diversas espécies de capins nativos, meloso, pequi, sucupira, limão siciliano, piteira, abacaxi, guapuruvu, mogno, lichia, côco, graviola, abacate, amora, pau terra, guandu, crotalária....enfim, são tantas espécies que semeamos juntas, listei aquelas que lembro de cabeça, então não é apenas jabuticaba e eucalipto, é um mundo de espécies, isso atraí a fauna nativa, pássaros como canários da terra que vem comer as bananas , tucanos, araras, capacetinho do oco do pau, gralhas, pássaros preto, rolinhas, piriquitos, papagaios, teiús enormes, veados, antas, insetos são uma infinidade, e produzimos terra preta, lentamente ela vai se colorindo, Ernst criou a tecnologia que produz terra preta de índio, simples assim, plantamos, podamos, raleamos e a terra fica preta e as frutas vão produzindo cada vez mais e os animais convivem juntos, fazem seus ninhos... e deixamos o lugar muito melhor do que encontramos.
Boa noite, Fernando , aprecio e valorizo muito esse assunto, mas infelizmente não entendo as explicações, sempre termino de assistir o vídeo sem entender nada, não fica claro, ninguém consegue desmistificar esse tipo de cultivo, e olha que eu já assisti muita gente falando esse assunto...Lamento, e olha que eu presto muita atenção. 😢😢
Quero muito fazer agrofloresta ! Estou em um impasse, pois o terreno que tenho pra fazer tem um declive muito forte. Acho que é mais ou menos de 40% de declive.
Já vi fazerem em declives bem fortes, então acredito ser possível sim. Inclusive tem vezes que é feito "morro a baixo" ou seja sem curva de nível, já que é plantado em alta densidade com pouco tempo a chuva não impacta mais como faz em lugares "limpos". Outra coisa interessante dessa forma de se plantar em morro é que a postura na hora do manejo fica mais correta, já que não é preciso ficar "de lado" no morro com os pés em alturas diferentes. Pesquisa que vale a pena demais implantar com certeza! Sucesso!!! 🌱🌳🍄🍁🍂 ✌🏽
Conheça o trabalho do canal Jotapê-agro&cultura.Agrofloresta já com alguns anos com café e diversidade bem grande de plantas da região.Localizada em Triunfo Pernambuco.Vala a pena !
CADA BIOMA POSSUE CICLO DE VIDA EXPONTANEO , O QUE DETERMINA AS ESPECIES DO BIOMA . AS INVASORAS PRECISAM SE ADAPTAR . OS PROJETOS PRECISAM CONSIDERAR O FATOR TEMPO DE ADAPTAÇÃO .
Excelente ensinamento para quem quer produzir com sustentabilidade 😊 Tem algum exemplo de um sistema silvipastoril sintrópico para nos mostrar mais detalhadamente?😢
A agricultura sintrópica é o futuro da agricultura, não há outro caminho. Mas esquecem de falar que é economicamente inviável para uma pessoa normal fazer isso. De onde virá as mudas, maquinários, mão de obra? É mais fácil falar do que fazer
Qual agricultura não precisa adquirir mudas de alguma maneira? Nem toda agricultura é feita com maquinaria pesado também... É o caso de buscar conhecimento e planejar de acordo com a sua realidade e objetivo.
Salve amigos! Sempre tenho uma dúvida que nunca vejo o pessoal abordando nos vídeos: uma vez que eu planto as árvores mães e chega a hora de explorar as espécies nativas, eu posso ter problemas com o ibama por derrubar ou mesmo podar drasticamente espécies nativas dentro do SAF que eu mesmo plantei? Se sim, como abordar isso dentro da legalidade?
O solo da Amazônia também é arenoso, mas o impressionante é como a cobertura vegetal e o clima fazem lá muita diferença. Pesquise sobre espécies colonizadoras em solos arenosos com base no clima de sua região e inicie um sistema orientado nos ensinamentos do professor Götsch. Ele próprio nos ensina que não existe solo ruim na agricultura sintrópica.
A área arenosa pode até levar vantagem sobre a terra de prevalência argilosa, pois a argila compacta mais. Quando se tem um solo arenoso mas se agrega muita matéria orgânica e se incentiva o crescimento de microorganismos, o solo prospera.
Pretendo comprar 60 hectare na caatinga baiana, quero fazer um poço artesiano para poder trasnformar 30 dos 60, em área de floresta.
Soube sou do sitio cabelo Carnaíba sertão do pajeu sertão de Pernambuco estou começando uma pequena agroforesta aqui no meu sitio
O verdadeiro sentido da agricultura sintrópica do Ernst Gotsch é que, a nós humanos, foi dada a inteligência e a capacidade de sermos jardineiros do planeta. Depois de entender os princípios da agricultura sintrópica e de sentir o amor que Gotsch tem pelo planeta, é impossível não querer "sintropizar" também 💚
Sou fã deste cabra....vou aplicar aqui no meu sítio....obrigado amigo vem aqui me ajudar.
Muito bom. Excelente síntese. Com essas orientações as dúvidas vão diminuindo. Obrigado Fernando e Ernst.
Cada video parece uma aula gratuita, de extrema qualidade, mesmo para quem, como eu, vivo na cidade, ainda, sem lugar para plantar
Parabéns
Estou aprendendo muito com vocês viu ja vejo diferenças no meu pé de Romã, meu pé de pinha e meus vasos e irei reflorestar uma nascente fazendo uma agrofloresta
Bom dia Fernando. Parabéns pelo conteúdo maravilhoso que altruisticamente compartilha. Aguardo sempre ansioso os domingos p assistir mais um vídeo. Sinto muita falta qdo n encontro nenhum novo. Espero q esteja bem. Fica c Deus. ABC
Obrigada Fernando e Ernest. Vou ajustar melhor o manejo, grata eplo compartilhamento do conhecimento!
Minha região é seca demais e não tem água irrigada. Para plantar criei um irrigador caseiro!!Também estou fazendo uma barraginha para captar água das chuvas! Quero ter minha agrofloresta!
vc pode usar o xique-xique, aloe vera (babosa), sisal e outras suculentas para acumular água.
Conheça o trabalho do Antonio Gomides, que faz agrofloresta no semi árido do Ceará sem irrigação
Salve Fernando! Salve CEPEAS! Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem, que tem projetado horizontes transformadores a tanta gente, como a mim mesmo. Os frutos deste trabalho alimentarão ainda muito mais mentes e corações pelo mundo. O ser humano carece de purificação para olhar para dentro e enxergar o todo. Só assim essa mudança que vocês proporcionam acontecerá, porque ela é de dentro para fora. Antes de por a mão na charrua, é preciso primeiro cultivar o coração de sentimentos transcendes. Salve mestre Ernest!
Conhecimento dado com amor. Isso é riqueza. Obrigado
Thank you for all your work, it is really helping me understand these concepts better and adapt them to my farm and work. I hope we can create models for the temperate ecosystems that are as beautiful and functional as yours.
Soon we will have these models for temperate climate (2 semester 2024).
@@cepeas2219 where are they being developed? I’m in New York, hardiness zone 6. The biggest challenge for me is thinking about how to have multi-strata yields in a climax system that is economically productive. I have some models I’ve been working with but I’m very excited to see what you’re working on!
Trabalho maravilhoso feito ai por Fernando, passando conhecimento e estou absorvendo ao maximo ! Tenho o maior prazer em absorver tudo isso, e vou por tudo em prática!
Parabéns ao Fernando que está estudando e passando esse conhecimento a nós. Obrigado e parabéns ao ERNST que se tornou um exemplo e VIVA A AGROSINTROPIA .
Fantástico. Obrigado Fernando pela dedicação. Preciso incrementar minha AGROFLORESTA
é de se emocionar com o trabalho do Ernest, Fernando e todos os envolvidos. Criar uma agricultura que beneficie o planeta, animais, pessoas, somos todos um.
Só consigo dizer: MUITO OBRIGADO!
Fernando, eu tinha aqui mudas de árvores estagnadas, então plantei feijão de porco bem ao lado delas baseada naquele exemplo da mandioca que o Ernest ensinou num vídeo e o resultado foi surpreendente, a árvore deslanchou , e fiz esta experiência em três (infelizmente ainda não tenho área pra agroflorestar) e tive o mesmo resultado positivo só com esta ação
Aqui também é magico, feijão de porco, andu, crotalária.. mas também espécies auxiliares no geral como mamona já observei a arvore travada deslanchar depois de receber as podas e o auxilio radicular da mamoneira!!
Espetacular
Bom dia professor, quão maravilhoso é o trabalho que o Senhor vem realizando. Desejo iniciar um trabalho de recuperação da minha área que é de apenas três hectares e meia. Porém tenho dificuldades em adquirir a sementeira para fazer o plantio ...
'' Apenas" ? kkkk poxa eu querendo 0,3 hectares ja tava otimooo
Ja uso estas técnicas a muitos anos , e meu sitio produz cada vez mais e melhor.
Gratidão .
perfeito entender e aplicar
Olá CEPEAS, vossa dedicação é relevante, o trabalho que a equipe CEPEAS vem fazendo e reforçando com a orinteção do Gran Mestre Ernst Götsch, é um digno registo e um ensumo ao nossa pegada Agroflorestal, agradeço e farei das vossas palavras e ações, mais uma pagina do nosso guia florestal...Abraço
Que Professor inteligente. Nos deu orientações maravilhosas. Obrigado!
Fernando.... Realmente ... Conhecimento é tudo. O que fazer quando as placentas com troncos ficam infestadas de cupins?
Plante mais margaridao, capim elefante etc., plantas q cresçam muito rápido e produzam muita biomassa, se nao conseguir, corte capim fora da area e cubra esses troncos. Aqui temos muito cupim também, mas isso não é problema qdo temos muita matéria orgânica. Os cupins afofam o solo.
Parabéns Fernando. Estes dois vídeos foram muito exclarecedores.
Beleza
legal d+++ obrigadão
boa noite Fernando espero que esteja bem
senti falta do seu video de hoje !!
um forte abraço
Parabéns professor Fernando Rabelo que Deus te abençoe sempre você e e o mestre ernts gotch
GOSTEI !!!!
OLÁ GENTE DO CEPEAS
MUITO OBRIGADO POR TODO O SEU TRABALHO DE DIVULGAÇÃO ESPERO QUE ISSO SEJA CADA VEZ MAIS CONHECIDO EM TODO O MUNDO, GOSTARIA DE ENCONTRAR O VÍDEO EM QUE A ENERST FEZ UM PROJETO PARA OLIVEIRAS NO MEDITERRÂNEO, VI MAS NÃO POSSO ENCONTRE. BENÇÃOS
tem um artigo q ele escreveu no site agendagotsch.com
Gratidão
Força esse é o conhecimento
Muito obrigado pela partilha e um grande abraço Português
Obrigado!
Nossa, que bacana toda essa relação!
Excelente vídeo Fernando
Vlw Fernando muito obrigado
Boa noite Fernando
2 semanas ja sem video, estou sentido sua falta no meu domingo, espero que esteja bem
Estamos no início das chuvas, muitos plantios e experimentos ao mesmo tempo. Momentaneamente teremos um intervalo maior entre os filmes.
@@cepeas2219 bom saber que está tudo bem, também estou plantando em alta densidade por agora
Falou tudo meu amigo, oq eu precisava ouvir inclusive
Saudacoes
Obrigado
Parabéns pelo trabalho
Que maravilha! Muito obrigado!
Bom dia professor. Estou usando o guapuruvu pra sombrear, cresce muito rápido. Estou em Alto Paraíso também. Obrigado pelo seu trabalho.
Maravilha de trabalho parabéns
Como sei que espécies de árvores aceitam ficar sem nenhuma folha no destope?
Sim, ou em termos gerais, quais árvores toleram bem a poda. O jatobá resiste à poda?
muito bom
vocês são importantíssimos!!❤
Gratidão pela mensagem
Tenho a intenção de fazer um silvopastoreio em grande escala, queria saber até que ponto pode ser uma floresta e até que ponto pode se tornar praga, sabendo que o foco principal é a criação do gado, tendo um bom capim
Excelente 😊 Explica muito bem🎉🎉 Vocês fazem algo tipo escola de férias? Gostaria de fazer nas minhas.
Essa é uma visão que vai mudar o mundo
Excelente vídeo
Que maravilha! Conhecimento!
Olá Sr Fernando, gostaria de perguntar se qualquer matéria orgânica pode ser usada nesse sistema de cobertura da terra ?Um exemplo que eu penso, aqui na região eles dão de graça qualquer quantia que eu puder transportar de bagaço de laranja, o mesmo acontece com cascas de amendoim, e o mesmo acontece com matérias que provém de serrarias.
Esses produtos poderiam ser usados na sintropia ?
Pergunto ainda :
Se eu tiver acesso a muito esterco de vaca 🐄 e também de galinhas de granjas, pode ser usado também?
Mais outra pergunta sobre restos de podas de jardinagem, pode ser usado também?
Desculpe mas vou perguntar mais.
Se puder triturar galhos das podas, isso não aceleraría o processo de decomposição, dessa forma acelerándosela produção dessa chamada terra preta ?
Espero obter resposta, pois até hoje nenhuma pessoa que trabalha com sintropia respondeu a minhas perguntas (talvez tenham muitas mensagens recebidas e não conseguem responder todas, ou não querem mesmo responder.
Por sinal eu nem quintal para plantar tenho, mas eu sonho em ter meu pedacinho de terra um dia, e por isso pesquiso tanto, apesar que nem tenho ideia das árvores que se devem plantar o intercalar das plantas e outras coisas necessárias para começar r esse sistema sintropico.
Eu ficaria grandemente agradecido se obtivesse respostas a minhas perguntas.
Tbm aguardo ansiosamente a resposta das suas perguntas, amigo! Hahahaha
UP
No vídeo ele responde parte dessa pergunta. Pra começar, se você tem acesso a essas recursos de fora, nada te impede de usá-los e acelerar a formação do seu sistema. A parte que ele respondeu foi que no contexto sintrópico o seu sistema vai formar a terra preta (a matéria será gerada na sua área mesmo). Mas esse é o objetivo a se alcançar, então se tem matéria orgânica pra impulsionar inicialmente, use mesmo!
Mais uma aula prazerosa.
Valeu professor!
Muito bom o vídeo meu amigo, parabéns
Boa tarde Fernando, tudo bem? Não teremos vídeo essa semana?
❤❤❤❤
Obrigado Fernando por estar sempre nos mantendo atualizados e informados, parabéns e um forte abraço.
minha dúvida sobre a apresentação é se plantar eucaliptos e exóticas como jabuticabas contribuem para a recomposição das relações ecossistemas, pensando na alimentação dos animais e não só do homem. Eucaliptos e jaboticabas contribuem como com a alimentação dos animais incluindo insetos no grupo?
Não plantamos apenas eucaliptos e jabuticabas, eles fazem parte de um agroecossistema com manga, laranja, tangerinas, banana, jatobá, angico, bálsamo, xixá, erytrina, margaridão, mombaça, baru, mirindiba, imbuarana, pau jacaré, monjolo, tamboril, cajuí, gabiroba, araçás, umbu, avocado, biribá, mangaba, braquiária, andropogon, diversas espécies de capins nativos, meloso, pequi, sucupira, limão siciliano, piteira, abacaxi, guapuruvu, mogno, lichia, côco, graviola, abacate, amora, pau terra, guandu, crotalária....enfim, são tantas espécies que semeamos juntas, listei aquelas que lembro de cabeça, então não é apenas jabuticaba e eucalipto, é um mundo de espécies, isso atraí a fauna nativa, pássaros como canários da terra que vem comer as bananas , tucanos, araras, capacetinho do oco do pau, gralhas, pássaros preto, rolinhas, piriquitos, papagaios, teiús enormes, veados, antas, insetos são uma infinidade, e produzimos terra preta, lentamente ela vai se colorindo, Ernst criou a tecnologia que produz terra preta de índio, simples assim, plantamos, podamos, raleamos e a terra fica preta e as frutas vão produzindo cada vez mais e os animais convivem juntos, fazem seus ninhos... e deixamos o lugar muito melhor do que encontramos.
Fiquei com muita vontade de plantar por aqui essa manga que você comentou ......tem como conseguir sementes dela?
Como sempre, muito bom! Obrigado pelo conteúdo de altíssima qualidade.
Boa noite, Fernando , aprecio e valorizo muito esse assunto, mas infelizmente não entendo as explicações, sempre termino de assistir o vídeo sem entender nada, não fica claro, ninguém consegue desmistificar esse tipo de cultivo, e olha que eu já assisti muita gente falando esse assunto...Lamento, e olha que eu presto muita atenção. 😢😢
Que aula! Só agradeço 🙌🏽
Como fazer o destope epida drastica na prática?
❤
Gratidão por compartilhar o nosso maior insumo, o conhecimento... ❤
Quero muito fazer agrofloresta ! Estou em um impasse, pois o terreno que tenho pra fazer tem um declive muito forte. Acho que é mais ou menos de 40% de declive.
Estuda curva de niveis
Já vi fazerem em declives bem fortes, então acredito ser possível sim. Inclusive tem vezes que é feito "morro a baixo" ou seja sem curva de nível, já que é plantado em alta densidade com pouco tempo a chuva não impacta mais como faz em lugares "limpos". Outra coisa interessante dessa forma de se plantar em morro é que a postura na hora do manejo fica mais correta, já que não é preciso ficar "de lado" no morro com os pés em alturas diferentes. Pesquisa que vale a pena demais implantar com certeza! Sucesso!!! 🌱🌳🍄🍁🍂
✌🏽
A inclinação não é impedimento. Se assim o fosse, não haveria florestas em encostas. É como eles ensinam, observe a natureza e replique, tente imitar.
@@elisabetelima4652 vdd 👏🏼👏🏼👌🏽
@@fredericbastos3107 Obrigado pela dica, já tinha pesquisado muito sobre... mas gosto de ouvir ideias e formas de pensar diferentes. Valeu!!!
Bom dia Fernando.
Por acaso tens algum curso para iniciar uma Saf no Rio Grande do Sul?
Em breve teremos uma nova plataforma de ensino e com certeza iremos contemplar o RS.
Em que época é o destopo anual??
👏👏👏👏
Assista Cultura e personalidades do sertão nordestino.
👍
Conheça o trabalho do canal Jotapê-agro&cultura.Agrofloresta já com alguns anos com café e diversidade bem grande de plantas da região.Localizada em Triunfo Pernambuco.Vala a pena !
CADA BIOMA POSSUE CICLO DE VIDA EXPONTANEO , O QUE DETERMINA AS ESPECIES DO BIOMA . AS INVASORAS PRECISAM SE ADAPTAR . OS PROJETOS PRECISAM CONSIDERAR O FATOR TEMPO DE ADAPTAÇÃO .
Mas como criam terra preta sem biochar?
Meus parabéns, pessoal. Grande projeto de recuperação pela vida de qualidades liberdade de modo geral.
um abraço rgs poa br
👌🏻👌🏻👌🏻
Professor, como se calcula as toneladas de material seco/molhado por hectare, por favor?
Excelente ensinamento para quem quer produzir com sustentabilidade 😊
Tem algum exemplo de um sistema silvipastoril sintrópico para nos mostrar mais detalhadamente?😢
Parabéns Fernando pelo conhecimento repassado gostaria de ver algum vídeo de Enerst mais atualizado ele não posta mais videos!
A agricultura sintrópica é o futuro da agricultura, não há outro caminho. Mas esquecem de falar que é economicamente inviável para uma pessoa normal fazer isso. De onde virá as mudas, maquinários, mão de obra? É mais fácil falar do que fazer
Qual agricultura não precisa adquirir mudas de alguma maneira? Nem toda agricultura é feita com maquinaria pesado também... É o caso de buscar conhecimento e planejar de acordo com a sua realidade e objetivo.
Salve amigos! Sempre tenho uma dúvida que nunca vejo o pessoal abordando nos vídeos: uma vez que eu planto as árvores mães e chega a hora de explorar as espécies nativas, eu posso ter problemas com o ibama por derrubar ou mesmo podar drasticamente espécies nativas dentro do SAF que eu mesmo plantei? Se sim, como abordar isso dentro da legalidade?
Aproveita melhor a matéria orgânica
REFORMA AGRÁRIA JÁ!! FORA FERROGRÃO!!! FORA BR 319!!!
O resto é papinho neoliberal.
expetaculo expetaculo
A minha terra é arenosa
O solo da Amazônia também é arenoso, mas o impressionante é como a cobertura vegetal e o clima fazem lá muita diferença. Pesquise sobre espécies colonizadoras em solos arenosos com base no clima de sua região e inicie um sistema orientado nos ensinamentos do professor Götsch. Ele próprio nos ensina que não existe solo ruim na agricultura sintrópica.
A área arenosa pode até levar vantagem sobre a terra de prevalência argilosa, pois a argila compacta mais. Quando se tem um solo arenoso mas se agrega muita matéria orgânica e se incentiva o crescimento de microorganismos, o solo prospera.