Eu sentia falta de uma brasileira falando sobre espartilho, depois do muito estudar moda vitoriana, obrigada pelo canal, e eu queria indicar o canal da Bernadette Banner, uma americana que especialista de moda histórica, ela até recria alguns vestidos de várias épocas... É bem legal, adorei o seu conteúdo também, vou ver mais videos...
Até hoje eu lembro minha bisavó usando camisa,esse vestido debaixo da roupa. Minha vó e todas as mulheres da época também usavam,até nos anos cinquenta as meninas ainda usavam,minha mãe e minha tia disseram.
Vídeo excelente! Já assisti várias vezes. Adoro moda histórica e principalmente corsets. Realmente ele limita a capacidade pulmonar. Mas mesmo assim adoro rs.
19:20 complementando: fora que não existia ainda cirurgia plástica no seculo 19, qualquer cirurgia era somente feita em casos de extrema necessidade, tipo amputar um braço gangrenado senao a pessoa morreria de infecção, tirar um dente já muito podre, etc. As cirurgias plásticas só foram começar a existir entre a 1a e 2a Guerras mundiais do seculo seguinte pra tentar devolver um pouco de dignidade aos soldados que foram multilados em batalhas, que eram muitos e só depois disso ela foi evoluindo para chegar a ser segura e disponível para as pessoas com intuito cosmético (e ainda com ressalvas) e nisso já estamos falando de praticamente anos 1950, 1 século de diferença do que a crença popular acha!
A título de curiosidade, acrescento: a primeira mamoplastia de aumento foi executada no Texas, e só aconteceu porque a senhora queria corrigir as orelhas, que eram saídas! O médico que criou o procedimento (de aumento da mama) precisava de "cobaias," e estava a tentar convencer aquela mulher a aderir. Ela disse que o que queria mesmo corrigir era as orelhas, o médico disse que em troca do que ele queria, lhe fazia a correcção da orelha... Esta senhora estava viva até há bem pouco tempo, e ainda tinha os implantes originais.
Só quero agradecer por esses vídeos! Estão me salvando. Estou a fazer pesquisa para a escrita de um romance histórico passado na época da criação do Sinédrio (Revolução Liberal do Porto) e a informação que você passa tem sido um milagre na minha vida!
Uso corset, fecho completamente depois de um bom tempo de uso e não, não machuca, não me impede de nada e não teve homem nenhum me impondo isso. Amoooo
Que engraçado, ainda me lembro de ver a minha avó de espartilho. Ela dizia que se não usasse ficava com dores nas costas por má postura. E ainda dizem que as mulheres são o sexo fraco...homem nenhum aguentaria as dores de parto...
Eu fico pensando... Conheci mulheres q usam sutiã até pra dormir. Mas já eu a PRIMEIRA coisa q faço quando chego em casa é me livrar dessa desgraça... E qnd tou em casa, se minha blusa for de boas, mesmo com visita eu não coloco o sutiã de volta... É só na rua mesmo, na casa dos outros. Então... eu imagino q algumas mulheres, nas suas casas, na intimidade do lar, no dia a dia, etc, etc, deviam ficar sem espartilho mesmo... Se bem q tou falando isso no chute, no q me parece lógico...
Sobre banhos, a igreja proibiu banhos após a peste negra, pois acreditavam que os banhos deixavam o corpo vulneráveis a doenças, tanto que os portugueses se surpreenderam q os índios tomavam de 11 a 12 banhos por dia.
A roupa externa era pouco lavada, porque era protegida do contacto directo com a pele. As pessoas usavam roupas interiores e só depois é que colocavam o espartilho (sim, homens também usaram espartilho em algumas alturas da história, para disfarçar a barriga!) e as outras vestimentas. O que era mais lavado era a roupa que tinha contacto directo com a pele :) Na época Vitoriana a maquilhagem era muito discreta, porque se favorecia a "beleza natural." Uma mulher que se maquilhasse muito era considerada de menor índole...
@@annacatarina4202 Caramba, não sabia dessa informação, obrigado, curioso, imagina o medo das pessoas apos passarem pela peste negra, a história é fogo, quase sempre tem um por que.
@@ellieisbusy Que da hora, muito obrigado pela informação, eu ficava sempre pensando como lavariam essas roupas, vestidos, casacos tanto femininos como masculinos com vários detalhes.
Eu preciso falar, porque meus seios são grandes (52). Eu gostaria de usar espartilho para saber se eu ficaria mais confortável com as roupas, sutiã me machuca, mesmo aqueles de sustentação. Eu vi no canal da Prioor atiire que ela fez uma mistureba de stay e espartilho, fechado com zíper pra facilitar, fiquei com muuuuita vontade de ter um desses, ele parece um coletinho, e é claro, vc põe uma camisa/camiseta por baixo. Mas eles são caros.
Minha mãe me contou umas histórias que na época em que ela era jovem, tinha umas mulheres que usavam espartilhos para ir a festas. Nessas festas havia muita comida e elas acabavam comendo demais e passando mal, chegando até mesmo a desmaiar. Sendo necessário abrir o espartilho pra voltar a si.
Ah, mas nesse caso, realmente não se pode comer demais com um espartilho, não sei nem como ela conseguia, porque ele automaticamente faz a pessoa ter "menos fome", já que ele comprime a cintura e consequentemente o estômago.
@@gabrielpaludo6913 mano com cinta modeladora só de passar 1 hora já começa a doer, os músculos ficam o tempo todo contraídos 💖 não sei se com espartilho é mais leve. Comer mais que uma maçãzinha é difícil msm kkk mas vontade de comer sempre tá lá.
@@marota781 os espartilhos eram mais confortáveis sim, eles eram feitos pra se encaixar no corpo da pessoa, mas os espartilhos (espartilhos mesmo, não cinta modeladora) atuais não são como os antigos, então eles com certeza causam dor e etc.
Eu tenho seios fartos , e me sinto MT melhor com espartilho , pq é a única peça que dá realmente sustentação para não ter dor nas costas, nos meus 19 aos 22 eu ia trabalhar e pra faculdade de espartilho passava o dia todo e tô vivinha rs só parei de usar no dia a dia por calor e tbm fiz exercícios para fortalecer a coluna e tbm pq hj em dia trabalho em casa mas ainda quando vou sair pra balada e afins uso o espartilho e super apertado além de que tem MT mulher que desmaia hj em dia tbm pq usa 2 /3 cintas ao mesmo tempo mega apertadas kkkkk
Gabrielle Alves Existem corsets de vários comprimentos... Os Overbusts pegam todo o peito até o quadril e aí não precisa usar mais nada, o que aparece no vídeo pega metade do peito, por exemplo. Mas mesmo com um underbust, que pega só da linha de baixo do peito até o quadril, mais o sutiã, o suporte nas costas ajuda muito com a postura e a sustentação dos seios grandes!
Eu usaria espartilho numa boa, tipo não todo dia, mas por curiosidade eu usaria. E que mulher não gosta de se sentir sexy e desejável? E tem ainda a regra de ouro do feminismo. O corpo é meu, eu uso a roupa que eu quiser. Essas barbaridades de arrancar costela, pelo amor de Deus!
Aí que vc erra um pouco Eu sou mulher, e não quero me sentir sexy e desejável Tenho uma amiga que o que ela menos quer é ser vista como sexy e ser desejável aos olhos dos homens (ela tem traumas por ter sofrido assédio)
Eu sou mulher e gosto de me sentir bonita sim, mas não me arrumo pra homem nenhum, me arrumo pra mim, e só pra mim, se sou desejada ou não, não me interessa. Sou completamente apaixonada pela moda antiga do século XVIII e XIX, usaria sim um espartilho, já até tive um desses que se usa por cima da roupa para enfeitar, e devo dizer que dói se apertar demais, então, dependendo do quão fina você quer sua cintura ele pode sim machucar, depois de um tempo você acostuma, mas de início vai apertar sim, você vai ficar cansada com mais facilidade pq a respiração fica curta, acontece... Mas gente, acho q moda é moda, vai incomodar em algum momento sim, eu por ex. detesto usar sapato scarpin, pq sempre q uso eles acabam com o meu pé, não importa a marca ou se ele tem salto ou não, mas não deixo de usar, evito quanto vou ter que andar muito. Então sim, acho que mesmo antigamente devia ter alguma mulher que exagerava mais na questão da cintura fina e deve ter tido sim algum problemas, mas não vamos generalizar. E ahhh, pra finalizar, sou feminista até meu último fio de cabelo!!!!
Finalmente sanei uma dúvida, tanto as mulheres europeias pobres quanto as ricas usavam espartilhos. Nos filmes de época geralmente só retratam a nobreza se vestindo com a ajuda dos empregados, eu ficava me perguntando como as serviçais se vestiam, se uma ajudava a outra ou se elas se vestiam sozinhas.
Minha avó, da classe operária, usava espatilho sim. Até os anos 20 do século passado, mais ou menos. Mas quando casou, teve seu gesto de rebeldia: assim que chegou em casa depois da cerimônia, atirou o espartilho longe quando chegaram em casa (na classe baixa daquela época, lua de mel era lenda, tá?) e disse: "agora nunca mais preciso usar essa coisa!"
Gostei muito das infos. Gratidao. Mas ñ sabemos muito sobre tudo. Estamos aprendendo ou melhor reaprendendo coisas q, tbm, com o seu canal estamos tendo oportunidades ;)
Eu assistindo um vídeo daqueles tirando cravinhos do rosto... Logo depois vim parar aqui... e agora estou na cabeça: como era ter acne no século 18,19? Era tão comum quanto hoje? Ela existia? Como era vista pela sociedade? Como lidavam com ela? Tratavam? Kkkk as fotos e quadros da época que mais vejo nunca retratam esse problema...
Acho lindo e acho uma pena não usarmos mais na moda. No lugar deles surgiu aquela cintura baixa horrenda que nem a própria Britney Spears, que trouxe, não fica bem hj em dia com aquelo. Acabando com a silhueta de qualquer pessoa. Dou graças a Deus de ao menos achar uma calça com cintura alta, com dificuldade ainda.
@@sarahrangel6449 Agora realmente tá mais fácil, mas imagina se essa moda desgraçada volta? Deus me livre. E ainda assim são umas cinturas altas mentirosas, ou então vc acha a altura perfeita, mas a calça é flair em baixo. Eu tenho dificuldade de achar boas calças, moldes horríveis que só cabem em garotas palito tbm.
@@sociologiabarata bom, eu sou uma garota Palito e discordo kkkk pq eu procuro calça mas só dá em meninas com corpão,eu q lute,fica TD largo nessa merda
Olá! Eu uso o tal Corsellet porque faço steamplay, sou steamplayer, mas são peças feitas para complementar o figurino, muitas vezes lindamente confeccionadas com couro, dão um aspecto interessantíssimo à releitura da moda vitoriana, tenho vários modelos e às vezes uso para corrigir a postura, acertar a coluna, já que tenho seios fartos e criei maus hábitos posturais ao longo do tempo por causa disso, mas não permaneço com ele muito tempo nem aperto demais, só para fazer o personagem mesmo e/ou dar uma corrigida na postura.
O Brasil era mais frio nessa época, não existia um asfalto esquentando o dia inteiro, não existiam prédios e nem aquecimento global Outra coisa, no Brasil as roupas eram adaptadas, não eram os mesmos tecidos que as europeias usavam
Ah, eu sei q as mulheres se ofendem com isso da sociedade patriarcal machista e tals.. entendo. Mas no fundo acho positivo essa preocupação em proteger a mulher, ainda mais numa época que me parece mais dura. E eu sei q isso implica situações prejudiciais que encaramos até hoje. Só não penso ser tudo tão ruim como as x pintam por aí. Adoro seus vídeos :)
Nessa época como anteriores, a vida era bem mais complicada, então proteger quem você ama era muito importante, ja vi histórias da realeza britânica e la aprecem, infelizmente monarcas, e pessoas ricas como acontecia com pobres de ficarem doentes e morrerem por doenças que hoje temos um alto grau de controle e tratamento, e muitos cura, então realmente era uma época mais difícil, mas nem por isso o ser humano deixou de criar coisas fantásticas, tecnologias, descobrimentos e gerar descendentes como nós hoje aqui. Mas fala a verdade, não tem como não achar lindo ver uma mulher com essa roupa, como também os homens com chapéus e outros acessórios que deixavam eretos. Abraços.
@@nathalinrodrigues6575 Não sei se você sabe mas até o final da 2° guerra mundial, em 1945 as mulheres dos países conquistados eram consideradas espólios de guerra, mais de 2 milhões de mulheres alemãs foram estupradas pelo exército soviético, então, pensando bem em um tempo onde as mulheres não sabiam se defender fisicamente tão bem contra os homens(até porque nao era normal que praticassem artes marciais ou esportes)a ideia de as protege-las é algo aceitável... sobre o espartilho e a opressão das mulheres é algo já incintrico e herdado do império romano, que como já sabemos não considerava a mulher como um ser humano, onde nem a ideia de amor existia para as mulheres, isso é uma herança cultural que nos foi deixada muito mais fiquisado e passado de mulher pra mulher de geração em geração, isso era a realidade deles, sao formas de pensamento que sao passadas pra frente sem mal perceber o mal que causam...
Amei o vídeo. Conteúdo maravilhoso 👏👏👏👏 concordo que nem tanto ao mar, nem tanto a terra, mas se diminui a mobilidade e a capacidade dos pulmões, pra mim isso é tortura sim.
Eu usaria todos os dias, só não tão apertado no dia-a-dia. Acho que ajuda, sim, na sustentação da coluna. Não que nosso corpo seja super frágil, mas nossa musculatura é mais fraca.
Vou dizer como uma pessoa que "faz" tie lancing, a falta de ar só dá quando seu corpo não está acostumado a apertar e você decide fazer tudo de uma vez. Quando você acostuma o corpo, você respira normalmente. Já testei fazer aula de canto com o corset apertado nós últimos e exercícios de respiração. Chega ser estranho o fato do corset dar a sensação de sustentação no diafragma.
Isso na ciência e Anatomia é chamado de variação anatômica. Ou seja, simplesmente uma herança genética. Pode vir da família do pai, da mãe, parentes próximos ou antigos.
Amo seus vídeos!!! Amo essas histórias!!Eu tenho uma dúvida: a crinolina não ficava por baixo do espartilho? Será que não era por isso que a sua crinolina não fechou? Você disse que nunca usavam espartilho por cima. Esse que vc tá usando é tão lindo! Como ficaria com um vestido por cima? Um dia você mostra pra gente?Abraços!
Meus peitos são relativamente fartos e uso espartilho de vez enquando, porque acho bonito. Eu Não uso ele apertado de jeito nenhum, dá para atravessar meu braço no espartilho, mas eu fico com a sesação de sintura fina mesmo assim e sinto que sustenta melhor meus peitos e melhora minha costa, coisa que o sutiã não faz.. meninas por fazer não usem sutiã apertado.. sutiã apertado para mim é uma tortura e hoje em dia é mais comum do que pensão...
25:00 eu desmaio sem espartilho ou cinta nenhuma quando como demais ou estou sem comer faz um tempo, quando está calor demais e faço esforço físico, quando levanto da cama ou cadeira muito rapido ou quando fumo e dou aquela tragada com gosto 🤣🤣🤣🤣 Pressão baixa é real e mais comum do que parece.
Será que as escravas que possaram para fotos realmente usavam essas roupas, ou como dizem alguns historiadores essas fotos foram uma espécie de alegoria para maquiar a realidade ?
Agora você tem que experimentar um corset atual, moderno e sob-medida para ver que é bem diferente a sensação no corpo do que uma peça histórica. ^^ Os corsets atuais mesmo sendo firmes, são menos rígidos e mais confortáveis.^^
Oi, Eneida. Assisto sempre o s seus videos e gosto muito deles. Nessevideos sobre o espartilho há uma música de fundo no começo do video, da qual eu gosto muito. Caso seja possível, voce pode me dizer o nome dessa música? Te agradeço muito.
Oi Eneida. Adoro seus vídeos! Quando quero ver conteúdos mais "técnicos" sobre corsets tenho que recorrer muitas vezes a youtubers de fora do país. Muito legal ver você falando sobre isso! Eu tenho dois corsets underbust. Gostaria de saber onde conseguiu esse modelo azul. Que é bem século XIX mesmo. Vi um modelo parecido em um story da Rose Sathler. Gostaria de saber quem fez o seu.
Os espartilhos seguravam os seios grandes, ótimo.Ele ajuda a manter a postura ereta. Gostei demais do vídeo. Odeio coisa me apertando a região do abdômen.
Penso que como na época as mulheres eram dependendes dos maridos consequentemente elas entendiam que quanto mais apertado o espartilho mais "bonita era" pelo medo de perder o marido elas apertavam muito.. será que no fundo elas queriam ficar sem ar ou só salvar o casamento?
Há verdades sobre o espartilho mas também há muitos exageros. Os que dizem esses exageros esquecem que foi a primeira roupa íntima femina, que há uma questão de moda e que não se fazia cirurgia plástica como entendemos hoje. Essas cirurgias de tirar a costela só surgiram no século XXI.
Laryssa F. É da Josette Blanchard : procura só no Google por ela, é de São Paulo. Essas e outras dicas aparecem no vídeo sobre história da moda no Instagram
Eu sentia falta de uma brasileira falando sobre espartilho, depois do muito estudar moda vitoriana, obrigada pelo canal, e eu queria indicar o canal da Bernadette Banner, uma americana que especialista de moda histórica, ela até recria alguns vestidos de várias épocas... É bem legal, adorei o seu conteúdo também, vou ver mais videos...
Tem um canal brasileiro que uma costureira historiadora faz isso (A MODISTA DO DESTERRO)
Até hoje eu lembro minha bisavó usando camisa,esse vestido debaixo da roupa. Minha vó e todas as mulheres da época também usavam,até nos anos cinquenta as meninas ainda usavam,minha mãe e minha tia disseram.
Vídeo excelente! Já assisti várias vezes. Adoro moda histórica e principalmente corsets. Realmente ele limita a capacidade pulmonar. Mas mesmo assim adoro rs.
19:20 complementando: fora que não existia ainda cirurgia plástica no seculo 19, qualquer cirurgia era somente feita em casos de extrema necessidade, tipo amputar um braço gangrenado senao a pessoa morreria de infecção, tirar um dente já muito podre, etc. As cirurgias plásticas só foram começar a existir entre a 1a e 2a Guerras mundiais do seculo seguinte pra tentar devolver um pouco de dignidade aos soldados que foram multilados em batalhas, que eram muitos e só depois disso ela foi evoluindo para chegar a ser segura e disponível para as pessoas com intuito cosmético (e ainda com ressalvas) e nisso já estamos falando de praticamente anos 1950, 1 século de diferença do que a crença popular acha!
Vivian Cristina Cosentino exatamente!!! ❤️
A título de curiosidade, acrescento: a primeira mamoplastia de aumento foi executada no Texas, e só aconteceu porque a senhora queria corrigir as orelhas, que eram saídas! O médico que criou o procedimento (de aumento da mama) precisava de "cobaias," e estava a tentar convencer aquela mulher a aderir. Ela disse que o que queria mesmo corrigir era as orelhas, o médico disse que em troca do que ele queria, lhe fazia a correcção da orelha... Esta senhora estava viva até há bem pouco tempo, e ainda tinha os implantes originais.
acho q nunca vi alguém do brasil falando sobre isso muito obrigada
Muito legal! Descontruindo os tabus. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. É isso aí! Você é ótima.
Só quero agradecer por esses vídeos! Estão me salvando. Estou a fazer pesquisa para a escrita de um romance histórico passado na época da criação do Sinédrio (Revolução Liberal do Porto) e a informação que você passa tem sido um milagre na minha vida!
Sou encantada com o romantismo da era Vitoriana. Nasci na época errada!
Uso corset, fecho completamente depois de um bom tempo de uso e não, não machuca, não me impede de nada e não teve homem nenhum me impondo isso. Amoooo
Descobri vc ontem. Adoro história e estou amando vc. Sou professora e tenho 68 anos.
Que análise primorosa a sua!!! São pontos, informações que nos puxa para um entendimento da moda do século apresentado!!
Que engraçado, ainda me lembro de ver a minha avó de espartilho. Ela dizia que se não usasse ficava com dores nas costas por má postura. E ainda dizem que as mulheres são o sexo fraco...homem nenhum aguentaria as dores de parto...
Deve ser uma beleza p/ evitar dor na coluna
Chocada com o Photoshop do século XIX!!! Fui enganada a vida toda com essas cinturinhas de vespa!!!
É a primeira vez que olho sobre essas roupas de época!!!! Parabéns amei as explicações!!! Vou te seguir pois é muito bom a história da moda.
Muito esclarecedor! Agora, que devia ser desconfortável, isso eu acredito! !
O espartilho melhora a postura, é muito bom usar
Adorei o vídeo!! Seu trabalho é incrível, desmistifica lendas e nos mostra a verdadeira história! Obrigada
Amando esse vídeo também!!! Super engraçado e autêntico, graças a você!!!
Eu fico pensando... Conheci mulheres q usam sutiã até pra dormir. Mas já eu a PRIMEIRA coisa q faço quando chego em casa é me livrar dessa desgraça... E qnd tou em casa, se minha blusa for de boas, mesmo com visita eu não coloco o sutiã de volta... É só na rua mesmo, na casa dos outros. Então... eu imagino q algumas mulheres, nas suas casas, na intimidade do lar, no dia a dia, etc, etc, deviam ficar sem espartilho mesmo... Se bem q tou falando isso no chute, no q me parece lógico...
Lindo modelo parabéns adoro te acompanhar
Parabéns. ótimo trabalho👏👏 vc é linda.vc lembra atriz Marília Pêra (que eu achava muito linda.diva)
Como eram as maquiagens? E para tomar banho com essas roupas, mesmo não sendo tão frequente? Como eram lavadas essas roupas?
Sobre banhos, a igreja proibiu banhos após a peste negra, pois acreditavam que os banhos deixavam o corpo vulneráveis a doenças, tanto que os portugueses se surpreenderam q os índios tomavam de 11 a 12 banhos por dia.
Também gostaria de saber sobre as maquiagens
A roupa externa era pouco lavada, porque era protegida do contacto directo com a pele. As pessoas usavam roupas interiores e só depois é que colocavam o espartilho (sim, homens também usaram espartilho em algumas alturas da história, para disfarçar a barriga!) e as outras vestimentas. O que era mais lavado era a roupa que tinha contacto directo com a pele :)
Na época Vitoriana a maquilhagem era muito discreta, porque se favorecia a "beleza natural." Uma mulher que se maquilhasse muito era considerada de menor índole...
@@annacatarina4202 Caramba, não sabia dessa informação, obrigado, curioso, imagina o medo das pessoas apos passarem pela peste negra, a história é fogo, quase sempre tem um por que.
@@ellieisbusy Que da hora, muito obrigado pela informação, eu ficava sempre pensando como lavariam essas roupas, vestidos, casacos tanto femininos como masculinos com vários detalhes.
Muito explicativo, gostei muito , desconstruiu vários pensamentos meus.
Eu preciso falar, porque meus seios são grandes (52). Eu gostaria de usar espartilho para saber se eu ficaria mais confortável com as roupas, sutiã me machuca, mesmo aqueles de sustentação. Eu vi no canal da Prioor atiire que ela fez uma mistureba de stay e espartilho, fechado com zíper pra facilitar, fiquei com muuuuita vontade de ter um desses, ele parece um coletinho, e é claro, vc põe uma camisa/camiseta por baixo. Mas eles são caros.
Maravilhosa como sempre, Eneida
Eu acho lindo os espartilho eu iria adorar usar.
Gosto muito da sua maneira clara e simples de explicar as coisas. Muito grata. É muito agradável assistir seus vídeos.
Minha mãe me contou umas histórias que na época em que ela era jovem, tinha umas mulheres que usavam espartilhos para ir a festas. Nessas festas havia muita comida e elas acabavam comendo demais e passando mal, chegando até mesmo a desmaiar. Sendo necessário abrir o espartilho pra voltar a si.
Dá raiva, eu usando cinta modeladora nem água podia beber se não já começava a ter dor de barriga 😂
Isso devia acontecer mto mesmo.
Inclusive já aconteceu cmg, qdo inventei de ir num casamento de corset...
Ah, mas nesse caso, realmente não se pode comer demais com um espartilho, não sei nem como ela conseguia, porque ele automaticamente faz a pessoa ter "menos fome", já que ele comprime a cintura e consequentemente o estômago.
@@gabrielpaludo6913 mano com cinta modeladora só de passar 1 hora já começa a doer, os músculos ficam o tempo todo contraídos 💖 não sei se com espartilho é mais leve. Comer mais que uma maçãzinha é difícil msm kkk mas vontade de comer sempre tá lá.
@@marota781 os espartilhos eram mais confortáveis sim, eles eram feitos pra se encaixar no corpo da pessoa, mas os espartilhos (espartilhos mesmo, não cinta modeladora) atuais não são como os antigos, então eles com certeza causam dor e etc.
❤❤❤amei o vídeo
Eu tenho seios fartos , e me sinto MT melhor com espartilho , pq é a única peça que dá realmente sustentação para não ter dor nas costas, nos meus 19 aos 22 eu ia trabalhar e pra faculdade de espartilho passava o dia todo e tô vivinha rs só parei de usar no dia a dia por calor e tbm fiz exercícios para fortalecer a coluna e tbm pq hj em dia trabalho em casa mas ainda quando vou sair pra balada e afins uso o espartilho e super apertado além de que tem MT mulher que desmaia hj em dia tbm pq usa 2 /3 cintas ao mesmo tempo mega apertadas kkkkk
Só um lembrete ou vc usa salto , ou espartilho , ou saia os 3 juntos da merda
O espatilho pega do peito até a cintura? Você não precisa usar sutiã m
Gabrielle Alves Existem corsets de vários comprimentos... Os Overbusts pegam todo o peito até o quadril e aí não precisa usar mais nada, o que aparece no vídeo pega metade do peito, por exemplo. Mas mesmo com um underbust, que pega só da linha de baixo do peito até o quadril, mais o sutiã, o suporte nas costas ajuda muito com a postura e a sustentação dos seios grandes!
Eneida, faça um vídeo sobre o padrão de beleza dessa época...obrigada! Adoro seu canal
Eu usaria espartilho numa boa, tipo não todo dia, mas por curiosidade eu usaria. E que mulher não gosta de se sentir sexy e desejável? E tem ainda a regra de ouro do feminismo. O corpo é meu, eu uso a roupa que eu quiser. Essas barbaridades de arrancar costela, pelo amor de Deus!
Aí que vc erra um pouco
Eu sou mulher, e não quero me sentir sexy e desejável
Tenho uma amiga que o que ela menos quer é ser vista como sexy e ser desejável aos olhos dos homens (ela tem traumas por ter sofrido assédio)
@@yumeneeko Eu também tinha. Mas, eu fui a terapia e me arrumo pra mim.
Sou mulher e tbm gosto de me sentir sexy e desejável. Não tenho esses mimimi feminista não.
@@semnome18 Ainda bem. Fico feliz que eu não seja a única mulher que gosta de ser feminina e se sentir sexy.
Eu sou mulher e gosto de me sentir bonita sim, mas não me arrumo pra homem nenhum, me arrumo pra mim, e só pra mim, se sou desejada ou não, não me interessa. Sou completamente apaixonada pela moda antiga do século XVIII e XIX, usaria sim um espartilho, já até tive um desses que se usa por cima da roupa para enfeitar, e devo dizer que dói se apertar demais, então, dependendo do quão fina você quer sua cintura ele pode sim machucar, depois de um tempo você acostuma, mas de início vai apertar sim, você vai ficar cansada com mais facilidade pq a respiração fica curta, acontece... Mas gente, acho q moda é moda, vai incomodar em algum momento sim, eu por ex. detesto usar sapato scarpin, pq sempre q uso eles acabam com o meu pé, não importa a marca ou se ele tem salto ou não, mas não deixo de usar, evito quanto vou ter que andar muito. Então sim, acho que mesmo antigamente devia ter alguma mulher que exagerava mais na questão da cintura fina e deve ter tido sim algum problemas, mas não vamos generalizar. E ahhh, pra finalizar, sou feminista até meu último fio de cabelo!!!!
Eneida que maravilhosa ilustração dos queridos espartilhos, a ilustração e a evolução da peça, ficou incrível 🥰
Amei a sua aula
Finalmente sanei uma dúvida, tanto as mulheres europeias pobres quanto as ricas usavam espartilhos. Nos filmes de época geralmente só retratam a nobreza se vestindo com a ajuda dos empregados, eu ficava me perguntando como as serviçais se vestiam, se uma ajudava a outra ou se elas se vestiam sozinhas.
Muito bom esse vídeo!
Que explicação top. Obrigada ☺️
Eu fico babando nessa estante. 😲💚
Minha avó, da classe operária, usava espatilho sim. Até os anos 20 do século passado, mais ou menos. Mas quando casou, teve seu gesto de rebeldia: assim que chegou em casa depois da cerimônia, atirou o espartilho longe quando chegaram em casa (na classe baixa daquela época, lua de mel era lenda, tá?) e disse: "agora nunca mais preciso usar essa coisa!"
Gostei muito das infos. Gratidao. Mas ñ sabemos muito sobre tudo. Estamos aprendendo ou melhor reaprendendo coisas q, tbm, com o seu canal estamos tendo oportunidades ;)
Eu assistindo um vídeo daqueles tirando cravinhos do rosto... Logo depois vim parar aqui... e agora estou na cabeça: como era ter acne no século 18,19? Era tão comum quanto hoje? Ela existia? Como era vista pela sociedade? Como lidavam com ela? Tratavam? Kkkk as fotos e quadros da época que mais vejo nunca retratam esse problema...
Acho lindo e acho uma pena não usarmos mais na moda. No lugar deles surgiu aquela cintura baixa horrenda que nem a própria Britney Spears, que trouxe, não fica bem hj em dia com aquelo. Acabando com a silhueta de qualquer pessoa. Dou graças a Deus de ao menos achar uma calça com cintura alta, com dificuldade ainda.
Como você tem dificuldade de achar cintura alta se a anos a cintura baixa saiu de moda? Tudo agora é cintura alta!
como assim?oq mais tem é cintura alta kkkkkkkkk e cintura baixa durou pouco tempo.
@@sarahrangel6449 Agora realmente tá mais fácil, mas imagina se essa moda desgraçada volta? Deus me livre. E ainda assim são umas cinturas altas mentirosas, ou então vc acha a altura perfeita, mas a calça é flair em baixo. Eu tenho dificuldade de achar boas calças, moldes horríveis que só cabem em garotas palito tbm.
@@sociologiabarata eu acho cintura baixa bonito kkkk bonito pra tirar foto e tal mas tbm não gosto, tenho calça só de cintura alta.
@@sociologiabarata bom, eu sou uma garota Palito e discordo kkkk pq eu procuro calça mas só dá em meninas com corpão,eu q lute,fica TD largo nessa merda
Olá! Eu uso o tal Corsellet porque faço steamplay, sou steamplayer, mas são peças feitas para complementar o figurino, muitas vezes lindamente confeccionadas com couro, dão um aspecto interessantíssimo à releitura da moda vitoriana, tenho vários modelos e às vezes uso para corrigir a postura, acertar a coluna, já que tenho seios fartos e criei maus hábitos posturais ao longo do tempo por causa disso, mas não permaneço com ele muito tempo nem aperto demais, só para fazer o personagem mesmo e/ou dar uma corrigida na postura.
Imagina toda essa roupa no calor do Brasil em pleno verão sem ventilador ou ar condicionado 😥
A Modista do Desterro acabou de postar um vídeo sobre isso, não é tão dramático quanto a gente pensa
O Brasil era mais frio nessa época, não existia um asfalto esquentando o dia inteiro, não existiam prédios e nem aquecimento global
Outra coisa, no Brasil as roupas eram adaptadas, não eram os mesmos tecidos que as europeias usavam
Ah, eu sei q as mulheres se ofendem com isso da sociedade patriarcal machista e tals.. entendo. Mas no fundo acho positivo essa preocupação em proteger a mulher, ainda mais numa época que me parece mais dura. E eu sei q isso implica situações prejudiciais que encaramos até hoje. Só não penso ser tudo tão ruim como as x pintam por aí. Adoro seus vídeos :)
Nessa época como anteriores, a vida era bem mais complicada, então proteger quem você ama era muito importante, ja vi histórias da realeza britânica e la aprecem, infelizmente monarcas, e pessoas ricas como acontecia com pobres de ficarem doentes e morrerem por doenças que hoje temos um alto grau de controle e tratamento, e muitos cura, então realmente era uma época mais difícil, mas nem por isso o ser humano deixou de criar coisas fantásticas, tecnologias, descobrimentos e gerar descendentes como nós hoje aqui.
Mas fala a verdade, não tem como não achar lindo ver uma mulher com essa roupa, como também os homens com chapéus e outros acessórios que deixavam eretos.
Abraços.
Concordo contigo. Acho péssimo essa hábito de ver todos os hábitos do passado como ruins e opressores.
Proteger do que?
@@nathalinrodrigues6575 Não sei se você sabe mas até o final da 2° guerra mundial, em 1945 as mulheres dos países conquistados eram consideradas espólios de guerra, mais de 2 milhões de mulheres alemãs foram estupradas pelo exército soviético, então, pensando bem em um tempo onde as mulheres não sabiam se defender fisicamente tão bem contra os homens(até porque nao era normal que praticassem artes marciais ou esportes)a ideia de as protege-las é algo aceitável... sobre o espartilho e a opressão das mulheres é algo já incintrico e herdado do império romano, que como já sabemos não considerava a mulher como um ser humano, onde nem a ideia de amor existia para as mulheres, isso é uma herança cultural que nos foi deixada muito mais fiquisado e passado de mulher pra mulher de geração em geração, isso era a realidade deles, sao formas de pensamento que sao passadas pra frente sem mal perceber o mal que causam...
@@ilravenheart3123 e um espartilho ia proteger a mulher como?
Amei o vídeo. Conteúdo maravilhoso 👏👏👏👏 concordo que nem tanto ao mar, nem tanto a terra, mas se diminui a mobilidade e a capacidade dos pulmões, pra mim isso é tortura sim.
Seus vídeos são incríveis. Conheci o canal hoje e to Maratonando desde então
Eu uso corset, acho lindo da uma cinturada maravilhosa, eu adoro usar, prático tight lacing á uns 2 anos
Você é ótima, menina!! Te descobri , virei fã, me inscrevi e vou recomendar!!!!
No século passado ninguém tirava costela não , mas nesse século muita gente já tirou as costelas inclusive a atriz Cher.
Tô viciadona, no seu canal, obrigada 😍😍
Muito bom!!!!
Eneida, que coisa mais linda!!!
Vc é ótima! !! Obrigada pelo vídeo. Amei
A Paula fernandes usa muinto espartilho😘😘
Eu usaria todos os dias, só não tão apertado no dia-a-dia. Acho que ajuda, sim, na sustentação da coluna. Não que nosso corpo seja super frágil, mas nossa musculatura é mais fraca.
💕💕💕💕💕👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾Ótimo.
Obrigada
Vou dizer como uma pessoa que "faz" tie lancing, a falta de ar só dá quando seu corpo não está acostumado a apertar e você decide fazer tudo de uma vez. Quando você acostuma o corpo, você respira normalmente.
Já testei fazer aula de canto com o corset apertado nós últimos e exercícios de respiração. Chega ser estranho o fato do corset dar a sensação de sustentação no diafragma.
Adorei a aula me interesso e gosto deste assunto só por curoosirade obriga beijos
Eu amooooo! 💝
Eu to apaixonada por este canal, gratidão ❤
Gentem, minha sobrinha tem uma cintura pequenininha. Então isso é de estrutura corporal, pq ela nunca em sua vida usou espartilhos.
Vareia de pessoa pra pessoa eu mesmo tenho a cintura muitoooooo pequena, ja minha irma não tem cintura nenhuma
Isso na ciência e Anatomia é chamado de variação anatômica. Ou seja, simplesmente uma herança genética. Pode vir da família do pai, da mãe, parentes próximos ou antigos.
Achei seus vídeos mt bem feitos e educativos❤amei
Eu tinha um espartilho amava usar, mas só usava quando ia em show, no caso show de heavy metal
As pessoas se acostumam com várias coisas mas realmente deve ser incomodo usar muito tempo um corset.
Maratonando seu canal... Como vc explica bem... Linda... Vc é dubladora da Rapunzel no Enrolados????
Muito educativo e divertido vídeo!!!
Amo seus vídeos!!! Amo essas histórias!!Eu tenho uma dúvida: a crinolina não ficava por baixo do espartilho? Será que não era por isso que a sua crinolina não fechou? Você disse que nunca usavam espartilho por cima. Esse que vc tá usando é tão lindo! Como ficaria com um vestido por cima? Um dia você mostra pra gente?Abraços!
*Até meu cachorro ficou tenso kkkk, e o Doguinho brincando no canto kkk*
Meus peitos são relativamente fartos e uso espartilho de vez enquando, porque acho bonito. Eu Não uso ele apertado de jeito nenhum, dá para atravessar meu braço no espartilho, mas eu fico com a sesação de sintura fina mesmo assim e sinto que sustenta melhor meus peitos e melhora minha costa, coisa que o sutiã não faz.. meninas por fazer não usem sutiã apertado.. sutiã apertado para mim é uma tortura e hoje em dia é mais comum do que pensão...
Lembro filme E o vento levou, a Scartlet o' Hara, rsrsrss
Ameiiii!!!! Vídeo muito esclarecedor.
que legal ......
Esse corset foi feito pela Josette Blanchard? :)
Domi Milani exatamente! ❤️
25:00 eu desmaio sem espartilho ou cinta nenhuma quando como demais ou estou sem comer faz um tempo, quando está calor demais e faço esforço físico, quando levanto da cama ou cadeira muito rapido ou quando fumo e dou aquela tragada com gosto 🤣🤣🤣🤣
Pressão baixa é real e mais comum do que parece.
Para de fumar moça.
Para de fumar moça, Jesus te ama muuuuuito
Muito bom, amei o vídeo
Será que as escravas que possaram para fotos realmente usavam essas roupas, ou como dizem alguns historiadores essas fotos foram uma espécie de alegoria para maquiar a realidade ?
Na rua sim: pq os donos queriam impressionar os demais. Dentro de casa? Talvez não : é uma boa pergunta essa
Agora você tem que experimentar um corset atual, moderno e sob-medida para ver que é bem diferente a sensação no corpo do que uma peça histórica. ^^
Os corsets atuais mesmo sendo firmes, são menos rígidos e mais confortáveis.^^
Quero um espartilhos igual à esse seu como eu compro?
Oi, Eneida. Assisto sempre o s seus videos e gosto muito deles. Nessevideos sobre o espartilho há uma música de fundo no começo do video, da qual eu gosto muito. Caso seja possível, voce pode me dizer o nome dessa música? Te agradeço muito.
"Até meu cachorro tava tenso aquele dia" 🤣🤣🤣🤣
Oi Eneida. Adoro seus vídeos! Quando quero ver conteúdos mais "técnicos" sobre corsets tenho que recorrer muitas vezes a youtubers de fora do país. Muito legal ver você falando sobre isso! Eu tenho dois corsets underbust. Gostaria de saber onde conseguiu esse modelo azul. Que é bem século XIX mesmo. Vi um modelo parecido em um story da Rose Sathler. Gostaria de saber quem fez o seu.
Vi em um dos vídeos dela que foi comprado na Josette Blanchard
Olá Boa noite! Nova aqui ameei. Eu usaria .Olha o pet 😍 ameei seu vídeo 😘
Qual o ideal pra aperta a barriga então para perder mesmo tanta barriga....e onde encontro pra comprar
O cachorro no chao super se divertindo rs
Amei a aula
Os espartilhos seguravam os seios grandes, ótimo.Ele ajuda a manter a postura ereta. Gostei demais do vídeo. Odeio coisa me apertando a região do abdômen.
Vejo que tem espartilhos retos e alguns curvados que afunilam na cintura e abrem no quadril e aqueles stays do começo tinha quase um formato de V né?
A pauline é minha professora de artes
Estou amando o canal 😍😍
Penso que como na época as mulheres eram dependendes dos maridos consequentemente elas entendiam que quanto mais apertado o espartilho mais "bonita era" pelo medo de perder o marido elas apertavam muito.. será que no fundo elas queriam ficar sem ar ou só salvar o casamento?
Poderia passar site que podemos comprar espartilho?
ameii
Há verdades sobre o espartilho mas também há muitos exageros. Os que dizem esses exageros esquecem que foi a primeira roupa íntima femina, que há uma questão de moda e que não se fazia cirurgia plástica como entendemos hoje. Essas cirurgias de tirar a costela só surgiram no século XXI.
Imagino que ele se compara a cinta que hj em dia se usa muitoo
Como sabe o o meu corselet
De onde é seu espartilho? É muito lindo!
Laryssa F. É da Josette Blanchard : procura só no Google por ela, é de São Paulo. Essas e outras dicas aparecem no vídeo sobre história da moda no Instagram
@@poeticadosmuseus Ebaaa, muito obrigada, vou assistir ao vídeo!Será que ela faz stays?
Laryssa F. Acho que faz sim. E a Juliana Lopes também faz: ela fez pra mim, para o projeto traje brasilis: vai aparecer num próximo vídeo.
Tem muitas corsemakers brasileiras que fabricam corsets maravilhosos. Conheço a Jerônima Baco, Sher, Sarurnine...
Ack, corsets. 😱
DESCONFORTÁVEL, mas que dava uma silhueta bonita? SIIIIIM!!