Assim, uma dica procurem saber mais sobre cultura nórdica. Assim muitas referências que aparecem no filme farão mais sentido e o tornarão ainda melhor. Por exemplo o pai de Amleth, Aurvandill, era seguidor de Odin, o que explica os corvos que eram mensageiros e espiões de Odin, que também é conhecido com o Senhor da guerra. Por outro lado, seu irmão bastardo Fjölnir era seguidor de Freyr o deus vanir, senhor do mundo dos elfos, da agricultura e da fertilidade. Isso mostra muito a personalidade dos dois irmãos, enquanto Aurvandill era um senhor de guerra sempre pronto para a próxima batalha, seu irmão após matá-lo, não consegue manter suas terras usurpadas frente a outros inimigos que são guerreiros melhores, foge para Islândia e torna-se um agricultor e criador de ovelhas. Tipo acho isso muito foda, os seguidores humanos são representações do caráter e da índole dos deuses que eles veneram.
Parece que o público não esta dando reconhecimento para estes cineastas, os bilhetes não estão vendendo . O público só quer bobagens com super heróis. O público ficou burro?
@@pedrodaniel8897 Alguns sim kkkk, mas a culpa nem é necessariamente do público e sim dos donos de cinemas. Sabem que filme de super heróis dão muita grana, aí só colocam esses filmes aí. Mas é aquilo: uma hora o pessoal vai ficar de saco cheio. O pior é que a cada hora os cinemas do brasil só pioram a qualidade, tanto de imagem, quanto de som.
@@pedrodaniel8897 Historicamente vários filmes incríveis tiveram bilheteria baixa. Na época era por causa das "bobagens com faroeste". Não é por causa de hoje, de ontem, nem do amanhã.
@@pedrodaniel8897 Olha o que o próprio Robert Eggers falou: Desde que Wagner colocou chifres em capacetes em suas óperas no século XIX, a cultura pop vem reinventando os vikings para serem o que quiserem. Sou grato por esses filmes da Marvel com Thor e Loki serem populares agora. Sou ainda mais grato ao programa de TV Vikings e tudo o que gerou,” contou o cineasta em entrevista ao Slashfilm.
Eggers tem um potencial absurdo. Espero que ele continue fazendo filmes sem parar, porque consegue nos transportar pros universos de uma maneira INCRÍVEL
O filme muito bom. Muito bem feito. As cenas como lobos são citações aos "berzerkers" que "incorporavam" uma fera (urso, lobo) e lutavam ferozmente. A ingestão de cogumelos auxiliava essa mistica. Alguns chegavam a morder o escudo frente a ansiedade em participar do combate.
Cena essa muito bem retratada também na animação Vinland Saga, tem um personagem que consome um cogumelo Berseker e fica ensandecido em fúria, o filme é perfeitamente pontuado, um épico, cinematografia linda, filmagem, enquadramento… o ano nem acabou e creio que é o melhor filme do ano!
Assisti ontem!! Não tenho dúvidas: o Robert Eggers é um dos melhores diretores da atualidade. Se ele fizer mesmo o remake de Nosferatu, vai ser uma obra com o toque dele. Esse negócio que você falou da imersão é verdade; nos três filmes dele, eu não conseguia tirar os olhos da tela! O elenco é perfeito. É um dos melhores do ano, com certeza.
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao de Robert Eggs é maluca e sem sentido.
Acho que foi muito importante pra mim ver esse filme na telona. Que experiência absurdamente maravilhosa. Me dedico a pesquisa histórica faz anos, escrevi diversos artigos nessa área, fiz estágio doutoral na Islândia, e NADA me preparou para esse filme. Que delícia ver descrições tão "esquisitas" dos ritos escandinavos e germânicos ali, representados na telona!
"O Homem do Norte" é um épico atípico.Mas isso só significa qualidades muito ausentes no cinema atual. É místico , onírico, visceral , folclórico e tudo tão minuciosamente bem feito que passamos por uma experiência única. Filme maravilhoso e inesquecível. Nota :9,0
Fui assistir ontem, e plmds, que filmeeeee, não dava pra desgrudar os olhos da tela. foi sinistro demais, arrepiei em vários momentos, todo mundo precisa ver essa obra
Achei um filmaço e achei interessante o Robert Eggers falando que esse é o filme mais embasado sobre a cultura viking já feito, desde a madeira do navio até nos ritos e na religião. Como é bom ver histórias clássicas com toques autorais e algumas subversões
Não, amigo, tô cheio de subversão... eu quero fidelidade à época... hoje é a postura mais subversiva se ater à verdade... nesse sentido o diretor foi praticamente um libertário
@@MichaelLandauf a subversão é no roteiro seu idiota, o filme é impecável na fidelidade da época, e se não aguenta ve história diferente pq n gosta de subversão vai ver filme da marvel
Cara assisti a esse filme ontem... Que filmaço, atuação impecável dos protagonistas, trilha sonora épica e tribal, ótimas passagens a mitologia nórdica, e um "realismo" em sentido as cenas de combate. (Não é igual Vikings em que os caras conseguem simplesmente sair matando todo mundo sem se machucar). Nota 10
FILME EXPETACULAR, UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE. Só verdadeiros ignorantes e leigos sobre a cultura nordica criticam e falam mal desse filme pois estavam esperando um filme generico no qual já estão acustumados. Este filme retrata desde os primeiros minutos a essencia nordica da era viking de uma forma poética e epica onde diversas vezes me senti mergulhado em um livro daqueles que ficam na memoria. Se vc gosta de historias sobre outras culturas principalmente sobre a era viking e contada de forma poética esse é o filme ideal. Arte do principio ao fim.
Assisti ontem, filmaço!!! Nunca vi uma história contada com imagens tão bem feitas. As cenas noturnas, a paisagem, a batalha final em Hel… foi algo diferenciado demais!!!
Acho que foi o filme que melhor tentou retratar aquele mundo viking, dento das informações que temos hoje em dia, um mundo a onde o misticismo se mistura com a realidade. A imagem dos Bersekers ou Ufhednar entrando em transe antes da batalha foi sensacional.
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao maluca e sem sentido.
@@barrosomentor6750 Acontece de não se gostar hehe, mas discordo do publico "engolir" porque o filme não está dando dinheiro não, pelo contrario, o filme não é tão palatável assim, apesar de ser bem mais acessível que os dois anteriores do Eggers.
@Ana Ciencia roteiro facil no sentido de facil de fazer sucesso pois aborda vingança. Sem sentido por milhoes de motivos. Vamos vou lhe dar um. A mae ama o heroi seu filho. Repentinamente o odeia e tenta matá-lo depois tenta seduzí-lo. Outro exemplo o heroi é invencivel mas é esmagado por um velho. Filme tedioso e cansativo. Assista e comprove.
@@barrosomentor6750 Esse filme só provou que a tesse do Seu Madrugada estava certa, há vingança nunca é plena mata há alma e a envenena. kkkk Mais veja pelo lado positivo se há vingança acontecesse seria igual a outros milhares de roteiros identicos que existem por ai, seria apenas mais um filminho de vingança, até que o final que foi o diferencial do filme.
Apenas no terceiro filme e ele me faz essa obra. Esse diretor chegou pra marcar e revolucionar o cinema. Ele já figura fácil ao lado de direitos como Hitchcock, Tarantino, Gus Van Sant entre outros. Que filmaço. Dou nota 10.
Rapaz cabei de assistir aqui, meu amigo que porrada hein! Que atuaçao do Alexander Skarsgard, rapaz. Não comparando pq esse é um filme magnífico, mas lembrou um pouco algumas coisa do Noite de Lobos com o próprio Alexander. Enfim, Filmaço com f maiúsculo.
Ontem eu saí da sessão anestesiado com esse filme, foi uma das melhores experiências que eu tive nos cinemas com essa temática viking. Eu achei a direção do Robert essencial para todo o nível de envolvimento que eu senti durante esse filme, realmente valeu cada centavo do meu dinheiro.
Assisti ontem. Filme do caralho!!!! Uma coisa que eu notei nos filmes desse diretor é que mesmo que o filme não seja propriamente de terror ou horror tradicional toda a ambientação faz com que a gente fique com medo,ou pelo menos incomodado sabe-se lá por que. Qualquer coisa que esse Robert dirigir eu assisto.
Aquela cena que os soldados enlouquecem encaixaria perfeita em qualquer filme de terror, foi onde eu vi a qualidade real desse filme que foi de ação a terror a ação de novo
Filmão! Sem palavras! A melhor definição desse filme é IMERSÃO! Quando acabou parecia que eu tava sujo de sangue, lama, neve. Foda! Ta faltando mais diretores que consigam nos proporcionar essa imersão. A fotografia é tão boa que na primeira cena já me jogou dentro do filme. Todo elenco ta show! Que venham mais clássicos do Robert
Se torna incrível como um diretor consegue lograr êxito em três filmes sequenciais. Quando o Robert Eggers errar: a crítica vai pegar no pé, talvez, mas ele terá uma frente de combate. Ele realmente se preocupa em inovar o gênero em que mete a mão e fazer com que o espectador se sinta triunfante com a experiência fílmica.
Assisti nas telonas, vale a pena cada centavo do ingresso, que filme insano! Que Odin abençoe o Eggers nas proximas produções e que as Valquírias o levem para Vahalla!!! HAUAHAUAHAUHAUA
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao de Robert Eggers é maluca e sem sentido.
Eu já tava no hype alto... Não me decepcionei em nada. Pra mim, melhor filme até agora no ano. Filmaço! Lindo, artístico, fotografia maravilhosa, cultural. Eggers não erra na mão, diretor bicho bom.
No mito/folclore dos nórdicos esses "mortos vivos" são os chamados Draugrs, essas criaturas habitavam as tumbas para guardar tesouros de pessoas importantes.
24:12 o Amleth não mordeu o nariz do cara que tentou mata-lo, ele tinha uma faca na cintura e cortou o nariz do cara, foi um corte limpo, como se vê na cena seguinte em que ele aparece para o tio dizendo que o garoto havia morrido no mar.
O filme funciona como uma adaptação da história de Hamlet. Mas não somente da peça de Shakespeare. Resgata elementos da história da qual Shakespeare partiu. O filme tem muitos pontos altos. O problema dele, a meu ver, são pontos pequenos que quando juntos atrapalham o andamento da imersão. Por exemplo: a tentativa de forçar o inglês a entrar na fonética germânica do norte, a quebra abrupta da causalidade para cumprimento do elemento fantástico contido nas profecias, a distensão das cenas entre ação e diálogo dramático e o modus operandi de teatro em alguns momentos. Isso para o pessoal que espera a tensão contínua e a explosão visual dos filmes mais comerciais é como tocar Mozart para quem só aprendeu a ouvir funk (não vejam como preconceituosa a comparação. É só uma analogia sobre os padrões de comportamento de apreciação de um objeto). O diretor poderia ter aproveitado melhor os atores com mais diálogos dramáticos. Faltou um pouco mais de legitimidade emocional em certas cenas, mas o protagonista entregou bem as expressões, porém desliza em algumas falas com o negócio de fazer o inglês soar cheio de rr. No fim, tudo bem. O diretor não consegue acertar tudo. Vai aprendendo ao longo da carreira. No fim, o filme é arte de qualidade. É épico. Quem já leu uma epopéia sabe como é. Não vá esperando na Ilíada algo como O senhor dos anéis. O filme tem algumas semelhanças com o The Green Knight. Só não consegue o mesmo equilíbrio. Mas ok.
O filme é realmente muito bom, cheio de detalhes. Literalmente uma experiência a ser vivida. Porém, não é "brutal" em termos de violência como todo mundo tá falando, pelo contrário, a violência gráfica é bem pontual, sendo explícita em momentos específicos do filme. Não é coerente assim como a assepsia da pele dos personagens, que mesmo estando cercados de dificuldades e condições extremas, estão sempre com roupas sujas, mas o rosto limpo. Esses foram dois pontos que sairam da curva. Creio que houve certa coerção para que moderassem ou "sugerissem" apenas certas cenas de violência e preservasse ao máximo o rosto dos atores.
Gostei muito de suas análises (sem e com spoilers), e aqui deixo a minha com spoilers: 1- Cena da luta contra a estátua: aconteceu em um multiverso (Robert Eggers mostrando que dá para pôr multiverso em filmes mais sérios kkk) e como ele venceu conseguiu retirar a espada da estátua; 2- Desconfiei da mãe já pelo fato dela ainda estar viva, saudável, tranquila e agindo normalmente: o que normalmente se esperaria de uma mulher que perdeu seus marido e filho e que foi levada como prisioneira pelo assassino? A priori se esperaria que ela resistisse a ele e que este após se satisfazer do corpo dela a matasse; 3- A mãe não era louca: ela era viciada por poder e status, por isso ela não abria mão de ser Rainha independente se seu Rei - e homem em sua cama - fosse seu próprio filho (aliás Aleksander Skarsgaard pagou por todo o mal que fez, como o marido violento, contra Nicole Kidman na série Big Little Lies a tendo como a pior das mães kkk: é linda a profissão de ator, pois uma hora você é mãe ou pai ou irmão da pessoa e em outro projeto a mesma pessoa é o grande amor da sua vida); 4- Anya Taylor-Joy está bem, como sempre, mas, infelizmente, não teve química com Aleksander: sei que a proposta do filme era de o casal não mostrar muita afeição, mas justamente para compensar a falta de demonstração era que tinha que ter sido escalada uma atriz que tivesse uma química avassaladora com ele (quando eles só se olhassem já era para ficarem loucos um pelo outro). Não sei dizer que atriz seria a indicada, mas não era Anya (se Byork não tivesse aceito aquele papel, então a Anya teria sido a escolha perfeita para aquela bruxa); 5- O ator que fez o tio fez um bom trabalho, mas eu teria optado por alguém mais famoso: é o único ator que destoa em um elenco de rostos conhecidos (até Byork, que não é atriz, é mais conhecida); 6- A maior qualidade é a trilha sonora: você tem razão (Acho que é impossível cochilar se o som do cinema for bom kkk) ; 7- A fotografia também é belíssima: ápice na cena em que os personagens de Aleksander e Anya conversam a luz da lua após sua relação (ficou tão lindo que se eu fosse Byork aproveitaria a amizade com Eggers e pediria aquele recorte para pôr em vídeo clipe de uma música romântica bem linda kkk); 8- Boa participação de William Dafoe. Gostei do filme: é um respiro em meio a tantos universos Marvel e DC oferecidos ao longo do ano e dos anos, mas também gostei do fato de Eggers ser parecido com Matt Reeves no fato de ambos saberem muito bem o que querem e assim terem oferecido obras-primas como Batman e O Homem do Norte: adoraria ver algo dirigido conjuntamente pelos dois (acho que seria algo que entraria para a história do cinema: para bem ou para mal).
Sabia que você falaria dele, Lucas!Filmaço padrão Robert Ovos. Não é simplesmente um épico com batalhas e carnificina. O diretor conseguiu mergulhar na cultura da época (a ideia é passar estranheza mesmo com os rituais nórdicos) e ainda tratou com com certa "naturalidade" a brutalidade que esse povo vivenciava (morte de inocentes e crianças, por exemplo). Os simbolismos foram muito bem vindos para conduzir a jornada do Amleth, sem, ainda, tornar o filme cansativo (o que eu não gostei em uma obra recente e achei chato - Cavaleiro Verde). Direção, fotografia e trilha sonora impecáveis (a batalha final com aquela trilha potente era algo que há muito tempo não via com qualidade e imersão). Vi críticos que não gostaram da divisão em capítulos. Contudo, acho que ficou melhor estruturado e você acompanha o filme como se fosse um livro com início, meio e fim. Sei que não é filme para todos, mas eu, particularmente, achei sensacional!
Cara literalmente no final do filme eu fiquei com medo de quem tava fora do cinema pq começa uma gritaria imensa e barulho e a sala de cinema pipocando o povo de fora só olhando tentando entender q caralhos tava acontecendo ali dentro
Verdade algum desses pontos aí estabelecidos pelo roteiro deixa um enorme furo na história como a facilidade do garoto para fugir Perseguidores Foi incrível e também não teve uma grande construção para você perceber ou saber que o irmão gritaria alguma coisa contra seu pai mas a explicação do final foi muito boa também acho que poderia ter um maior acompanhamento no seu crescimento e também no seu treinamento para se tornar um grande guerreiro ao menos ter cenas de como ele chegou a esse ponto da sua vida também a sua ligação e sua história de amor com a moça muito Rasa podia ter algo mais para poder nos impregnar na mente que eles tiveram uma boa ligação ao decorrer da trama e realmente as cenas dele caminhando durante a noite poderia ter um drama a mais para nos dar aquela atenção e deveria realmente ser mais trabalhada a parte dos escravos como se fosse uma possível rebelião tudo muito natural Tudo muito normal tudo muito aceitável mas nada tira boa imagem do filme O filme é ótimo muito bom mesmo pena que o ator principal morre de graça porque isso era uma Vingança ele ia lá e matava o seu rival ali naquela hora mesmo juntamente quando matou sua mãe e seu irmão não marcar para lutar depois ele simplesmente estaria vivo para viver com sua mulher e seu futuro filhos algumas coisas no roteiro poderiam ser bem mais bem feitas mas tem mais acertos do que erros acho que se fosse uma série seria bem melhor Trabalhada na mão desse diretor bastante detalhista 🤝🩸🪓⚒🗡⚔🛡🏹 Espero que tenha uma continuação com seus filhos querendo tomar o reino que foi de seu avô👑 daria uma ótima história do nota 8🎩🛡 mais vc monstro de uma forma diferente q é muito bom atento aos detalhes
Olha eu gostei muito, principalmente pela pegada mística que poéticamente. A questão do destino também foi bem oportuna de ser trabalhada. Me lembrei do Aquiles na Ilíada em que a mãe dele coloca a escolha entre morrer velho numa cama quentinha e esquecido, ou ir pra troia e ter o nome lembrado. Considero essa tematica do destino fundamental pra um épico. Ah uma coisa: a cena do guerreiro zumbi é um cenão, pensei naquela luta como uma representação de todas as batalhas pelas quais ele passou pra chegar alí. Ele deve ter ficado parado ali viajando no que ele passou, pois agora estava diante da arma com a qual ele ia cumprir a vingança. Ah outra coisa: considerei que ele morre quando é esfaqueado pelo irmão. A última luta é pós morte. Todos sem nenhum pertence ou roupa nos portões do hel. Um juízo final brutal entre os dois. Cara como gosto desse canal. Sempre vou atras dos filmes que vc indica por aqui. Um abração.
Realmente há uma lenda europeia em que através de rituais, uma pessoa poderia se transformar em lobo, os chamados berserkers. Sabine Baring Gold retrata bem isso. É interessante ver a referência do Fenrir no filme, sensacional!
26:51 a menina quem será "rei", segundo a feiticeira diz e segundo a visão dele no barco da árvore da família, só ela tem coroa, o menino tem uma espada.
Filmaço!!! É um filme para ser visto no cinema. O trabalho de mixagem, a trilha e os sons dos guerreiros antes das batalhas... Isso tudo, no cinema, faz total diferença.
Meu marido que é Viking real oficial hahah (sueco) ele amou o filme e disse que o único filme que faz jus a história. Principalmente nas cenas de floclori de videntes e de dança da morte. Foco nos cogumelos e o visceral da morte. Eu tbm ameiii pelo que vi foi adaptado para a antiga história Hamlet. Até a ambientação em Iceland e muito boa. Impecável
Caracaaaaaa 9,0 pontos? Esse deve ser monstro, eu tinha ouvido falar dele más não sabia da magnitude desse longa!!! Vou assistir com certeza!!! Parabéns Lucas mais um vídeo top para a galeria!!!!
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao maluca e sem sentido.
Daqui a pouco faz 1 ano de lançamento e eu AINDA NÃO SUPEREI ESSE FILME! Que experiência! Assisti 3 vezes e em todas me causou a mesma sensação! PERFEITO! MERECIA MAIS DESTAQUE!
Assisti hoje no cinema e é realmente um filmaço. Uma curiosidade bem interessante é que esse filme é inspirado em uma lenda nórdica, que também inspirou William Shakespeare para escrever Hamlet. Quem já leu a tragédia shakesperiana percebe as semelhanças rapidamente. Até o nome Amleth e Hamlet são praticamente iguais, o que certamente é algo proposital.
É um filmaço e, para mim, tem três referências óbvias: Assassina Creed Valhalla (na ambientação), livros do Bernard Cornwell (na religião e magia ser bem subjetiva) e I Saw The Devil em sua estrutura de filme de vingança.
Ótimo filme, mas vejo aqui alguns pontos reiterados de Valhalla Rising - Destino de Sangue de Nicolas Winding Refn, também épico passado na idade media com conceito de vingança e alcance ( neste caso e o santo gral) também ele brutal e visceral. ate mais no meu ponto de vista do que este, recomendo para quem não viu ainda, Mas, Homem do Norte e um do anos.
ATENÇÃO SPOLIERS! A parte da mística viking , em minha interpretação, todas aconteceram sim. Quando os corvos o libertam, temos Odin - pai, o libertando. A valquíria o carrega para longe, caso contrário não teria forças. A luta pela espada com o morto também. Bem como a crença em Valhala e sua subida final para festejar no grande salão com o pai corvo ( não foi mostrada porque conhecemos as crenças dos vikings). Morreu honrando a vingança. O que basta para os deuses nórticos. Filmaço! Quem espera grandes batalhas de exércitos recomendo assistir as boas séries como Ultimo Reino e Vikings. Neste filme é intimista e baseado no conto antigo que deu origem a Hamlet de Shakespeare.
Eu acredito que a batalha com o morto-vivo aconteceu, mas aconteceu em um universo paralelo digamos assim, mas que pode ser traduzido como uma alucinação, é uma cena similar a da Bruxa. O corte na cena, seguido do morto-vivo se quebrando em pedaços mostra justamente que ele foi derrotado naquele mundo mágico e a espada foi "desencravada da pedra", e provavelmente o protagonista nem se lembra da batalha depois de retornar ao mundo físico. A cena foi editada de uma forma genial e sutil.
Espero ver mais filmes como The Northman. Já sentia saudade de ver coisa nova que equilibrasse um drama com ação mais visceral sem que isso fosse incoerente. Filme simples e executado muito bem. Sem super-heróis, sem mimimi "made in XXI Century". A história pela história.
Olha, acho que a forma como você descreveu a mãe foi meio equivocada. Ela não era só uma viúva louca com ciúme do marido. Ela era escrava dele e por ter engravidado, o Ethan Hawk se casou com ela. Ela odiava o Amleth porque ele era o resultado do estupro. Pra mim ela não estava realmente se oferecendo como esposa pro filho, tava mais tentando desestabilizar a mente dele. Apesar de ser uma sacanagem odiar um filho que não tem culpa do que ela passou e mandar mata-lo, acho que num geral as ações dela não são tão cruéis assim não. E mesmo assim, a gente não tá falando de uma sociedade cristã que tem como crença amar o próximo, dar a outra face. E o próprio Amleth fazia coisa pior quando era viking. Matava pessoas, ajudava a capturar e vender escravos. Também não achei o tio tão malvado não. A gente só torce pra ele porque tamo no ponto de vista dele.
Esse filme é muito bem feito mesmo! Assisti ontem no meu Htv. Quem jogou The Witcher 3 vai se identificar muito, principalmente ao lembrar da parte das ilhas Skellige!!!!
O Cinemark daqui de Itabuna-Bahia ocupou TODAS AS SALAS E HORÁRIOS para exibir Doutor Estranho... E sem previsão pra O Homem do Norte...um descaso que infelizmente sofremos por aqui.
Estava aguardando a crítica do canal sobre "O Homem Do Norte", um filme que vem ganhando espaço nos últimos meses em diversos sites. Sou suspeito para falar pois sou muito fã de "A Bruxa" mas com certeza o diretor Robert Eggers tem um futuro promissor no cinema americano.
Assisti ontem e não foi no cinema - porque no cinema da minha cidade não vai passar - porém, é incrível e maravilhoso esse filme. Minha soundbar me deu a sensação de cinema também. Enfim, filme muito bom.
vou assistir algo querendo gostar curtir e ter uma experiência q me faça ficar feliz! esse entra na lista do oposto, mais um q não gosto uma pena, qnd vc perde tempo em algo q vc detesta é decepcionante
eu vi a explicação q achei perfeita o pai do amleth era seguidor de odin, deus da guerra, logo era mais beligerante, logo mais cruel o tio era seguidor de freyj, deus da agricultura, logo não tem tanta aptidão para a guerra, por isso perdeu o reino e o filme se passa mais na fazenda
Os corvos libetaram ele pela fé em Odin, tanto que o Pai de Todos aparece na cena, com seus dois corvos nos ombros, pois dps da morte do Rei Corvo, o novo reinado deixou de venerar Odin e passou a venerar Freya, se não me engano.
Assisti ontem, realmente um filme épico, muitos não vão gostar por não entenderem os estilo do diretor, mas pra quem sabe um pouco do trabalho do Eggers vê que ele fez um trabalho grandioso, numa história que teoricamente de enredo não aparenta ser muita coisa.
Que diretor fantástico suas obras nos da angústias e vários sentimentos inexplicáveis. Filmasso estava ansioso por esse filme e todas as expectativas foram suprida.
Eu sou meio ruim para nomes e para associar alguns diretores ao filme, mas quando vi esse senti uma atmosfera semelhante à de "A Bruxa". Muito legal saber sobre! Fiquei bem anestesiada com a narrativa quando acabou!
Deu gosto ver isso no cinema, tem cenas que poderiam facilmente virar quadros de tão belas. E que filme fantástico e visceral a visceralidade dele me fascinou demais. Filmasso.
este filme simplesmente tem que estar no Oscar, uma obra prima do épico, intenso na medida certa, visceral, chocante e inesquecível. Palmas para Robert Eggers. só desejo mais sucesso como esse. 👏👏👏
Assisti hoje também e achei o filme muitoooo bom, só não sei pq antes de assistir tive a impressão que a bruxa ia retornar no papel da bruxa com mais poder quando vi o trailer kkkkkkk
Acabei de assistir e pirei no filme!!Filme bruto,fotografia impecavel!!Robert Eggers arrebentando na direção como sempre e o Skarsgard sendo o Viking casca grossa badass que eu esperava..top das galaxias!!Amleth foi para os salões do Valhalla onde os bravos vivem para sempre no maior estilo!!
Bom saber que os filmes do diretor Robert Eggers vem sendo valorizado, boas notas na Metascore e Rottentomatoes e notas razoáveis na Americanofilia Imdb .
Pensando em ver esse filme sozinho na segunda, acho que é o tipo de filme que vale a pena ver no cinema, não dá pra aguentar e esperar chegar via torrent. Deixando like aqui pra ver depois, depois que vi seu tt sobre o filme fiquei muito ansioso, Lucas, excelente trabalho vc vem fazendo, parabéns demais!!💛🖤
assisti no cinema... que releitura foda de Hamlet, do Shakespeare! é um trágico romance épico com os toques místicos e viscerais que dão a cara do Robert Eggers. as cenas de luta realmente me chamaram muita atenção por serem claras e gravadas em sequência (aparentemente), não existe aquele jogo rápido de câmera e troca de pontos de vista que são extremamente clássicos de filmes que tenham mais ação... eu recomendo muito esse filme, já quero ver de novo.
Filmaço!!! Robert Eggers é realmente um excelente diretor de cinema. Que filme maravilhoso!!! Quanto à essas alucinações que Amlet tem, é devido ao uso de tóxicos, muito comum na tradição viking.
Assim, uma dica procurem saber mais sobre cultura nórdica. Assim muitas referências que aparecem no filme farão mais sentido e o tornarão ainda melhor.
Por exemplo o pai de Amleth, Aurvandill, era seguidor de Odin, o que explica os corvos que eram mensageiros e espiões de Odin, que também é conhecido com o Senhor da guerra.
Por outro lado, seu irmão bastardo Fjölnir era seguidor de Freyr o deus vanir, senhor do mundo dos elfos, da agricultura e da fertilidade.
Isso mostra muito a personalidade dos dois irmãos, enquanto Aurvandill era um senhor de guerra sempre pronto para a próxima batalha, seu irmão após matá-lo, não consegue manter suas terras usurpadas frente a outros inimigos que são guerreiros melhores, foge para Islândia e torna-se um agricultor e criador de ovelhas.
Tipo acho isso muito foda, os seguidores humanos são representações do caráter e da índole dos deuses que eles veneram.
Jordan peele, Robert Eggers e Ari ester: Pra mim, já são os melhores cineastas dessas geração.
Aquele final é sensacional!
Parece que o público não esta dando reconhecimento para estes cineastas, os bilhetes não estão vendendo . O público só quer bobagens com super heróis. O público ficou burro?
@@pedrodaniel8897 Alguns sim kkkk, mas a culpa nem é necessariamente do público e sim dos donos de cinemas. Sabem que filme de super heróis dão muita grana, aí só colocam esses filmes aí. Mas é aquilo: uma hora o pessoal vai ficar de saco cheio. O pior é que a cada hora os cinemas do brasil só pioram a qualidade, tanto de imagem, quanto de som.
Concordo! Jordan Peele só precisa apagar TWilight Zone da carreira e tá tudo certo
@@pedrodaniel8897 Historicamente vários filmes incríveis tiveram bilheteria baixa. Na época era por causa das "bobagens com faroeste". Não é por causa de hoje, de ontem, nem do amanhã.
@@pedrodaniel8897 Olha o que o próprio Robert Eggers falou:
Desde que Wagner colocou chifres em capacetes em suas óperas no século XIX, a cultura pop vem reinventando os vikings para serem o que quiserem. Sou grato por esses filmes da Marvel com Thor e Loki serem populares agora. Sou ainda mais grato ao programa de TV Vikings e tudo o que gerou,” contou o cineasta em entrevista ao Slashfilm.
Eggers tem um potencial absurdo. Espero que ele continue fazendo filmes sem parar, porque consegue nos transportar pros universos de uma maneira INCRÍVEL
O filme muito bom. Muito bem feito. As cenas como lobos são citações aos "berzerkers" que "incorporavam" uma fera (urso, lobo) e lutavam ferozmente. A ingestão de cogumelos auxiliava essa mistica. Alguns chegavam a morder o escudo frente a ansiedade em participar do combate.
Oque uma droga não faz né ✌
Cena essa muito bem retratada também na animação Vinland Saga, tem um personagem que consome um cogumelo Berseker e fica ensandecido em fúria, o filme é perfeitamente pontuado, um épico, cinematografia linda, filmagem, enquadramento… o ano nem acabou e creio que é o melhor filme do ano!
Assisti ontem!! Não tenho dúvidas: o Robert Eggers é um dos melhores diretores da atualidade. Se ele fizer mesmo o remake de Nosferatu, vai ser uma obra com o toque dele. Esse negócio que você falou da imersão é verdade; nos três filmes dele, eu não conseguia tirar os olhos da tela! O elenco é perfeito. É um dos melhores do ano, com certeza.
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao de Robert Eggs é maluca e sem sentido.
Concordo!!
Denise você é adulto
@@mateusrocha67 ????
Onde vc assistiu?
Acho que foi muito importante pra mim ver esse filme na telona. Que experiência absurdamente maravilhosa. Me dedico a pesquisa histórica faz anos, escrevi diversos artigos nessa área, fiz estágio doutoral na Islândia, e NADA me preparou para esse filme. Que delícia ver descrições tão "esquisitas" dos ritos escandinavos e germânicos ali, representados na telona!
"O Homem do Norte" é um épico atípico.Mas isso só significa qualidades muito ausentes no cinema atual. É místico , onírico, visceral , folclórico e tudo tão minuciosamente bem feito que passamos por uma experiência única. Filme maravilhoso e inesquecível. Nota :9,0
Gostei muito da fidelidade do linguajar da época!! Coisa muito rara!!
Sua resenha foi bem aplicada, a minha pergunta é o quê faltou pra ele merecer o seu 10 ???
@@ricardosouza1098 , o filme tem problemas de ritmo.
eu odiei
Fui assistir ontem, e plmds, que filmeeeee, não dava pra desgrudar os olhos da tela. foi sinistro demais, arrepiei em vários momentos, todo mundo precisa ver essa obra
Achei um filmaço e achei interessante o Robert Eggers falando que esse é o filme mais embasado sobre a cultura viking já feito, desde a madeira do navio até nos ritos e na religião. Como é bom ver histórias clássicas com toques autorais e algumas subversões
Não, amigo, tô cheio de subversão... eu quero fidelidade à época... hoje é a postura mais subversiva se ater à verdade... nesse sentido o diretor foi praticamente um libertário
"SubverSões"...
@Tiago você é bolsominion?
@@MichaelLandauf a subversão é no roteiro seu idiota, o filme é impecável na fidelidade da época, e se não aguenta ve história diferente pq n gosta de subversão vai ver filme da marvel
Ótimo filme, sem frescura, sem enrolação, fazia tempo que não via um filme assim, me fez lembrar de Conan o bárbaro!
Cara assisti a esse filme ontem... Que filmaço, atuação impecável dos protagonistas, trilha sonora épica e tribal, ótimas passagens a mitologia nórdica, e um "realismo" em sentido as cenas de combate. (Não é igual Vikings em que os caras conseguem simplesmente sair matando todo mundo sem se machucar). Nota 10
FILME EXPETACULAR, UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE. Só verdadeiros ignorantes e leigos sobre a cultura nordica criticam e falam mal desse filme pois estavam esperando um filme generico no qual já estão acustumados. Este filme retrata desde os primeiros minutos a essencia nordica da era viking de uma forma poética e epica onde diversas vezes me senti mergulhado em um livro daqueles que ficam na memoria. Se vc gosta de historias sobre outras culturas principalmente sobre a era viking e contada de forma poética esse é o filme ideal. Arte do principio ao fim.
Assisti ontem, filmaço!!! Nunca vi uma história contada com imagens tão bem feitas. As cenas noturnas, a paisagem, a batalha final em Hel… foi algo diferenciado demais!!!
Mais um filmaço de R. Eggers que foge dos clichês Hollywoodianos. Violento e repleto de lendas Nórdicas o filme é uma verdadeira "Porrada Viking".
Acho que foi o filme que melhor tentou retratar aquele mundo viking, dento das informações que temos hoje em dia, um mundo a onde o misticismo se mistura com a realidade. A imagem dos Bersekers ou Ufhednar entrando em transe antes da batalha foi sensacional.
Sai do cinema pensando: " Mermão que filmão", sai até meio anestesiado, ver no cinema é o ideal.
Falou tudo, exatamente isso!!
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao maluca e sem sentido.
@@barrosomentor6750 Acontece de não se gostar hehe, mas discordo do publico "engolir" porque o filme não está dando dinheiro não, pelo contrario, o filme não é tão palatável assim, apesar de ser bem mais acessível que os dois anteriores do Eggers.
@Ana Ciencia roteiro facil no sentido de facil de fazer sucesso pois aborda vingança. Sem sentido por milhoes de motivos. Vamos vou lhe dar um. A mae ama o heroi seu filho. Repentinamente o odeia e tenta matá-lo depois tenta seduzí-lo. Outro exemplo o heroi é invencivel mas é esmagado por um velho. Filme tedioso e cansativo. Assista e comprove.
@@barrosomentor6750 Esse filme só provou que a tesse do Seu Madrugada estava certa, há vingança nunca é plena mata há alma e a envenena. kkkk Mais veja pelo lado positivo se há vingança acontecesse seria igual a outros milhares de roteiros identicos que existem por ai, seria apenas mais um filminho de vingança, até que o final que foi o diferencial do filme.
O final é espetacular, que fotografia lindissima. Realmente é um filme muito diferenciado.
Apenas no terceiro filme e ele me faz essa obra.
Esse diretor chegou pra marcar e revolucionar o cinema.
Ele já figura fácil ao lado de direitos como Hitchcock, Tarantino, Gus Van Sant entre outros.
Que filmaço.
Dou nota 10.
Rapaz cabei de assistir aqui, meu amigo que porrada hein! Que atuaçao do Alexander Skarsgard, rapaz. Não comparando pq esse é um filme magnífico, mas lembrou um pouco algumas coisa do Noite de Lobos com o próprio Alexander. Enfim, Filmaço com f maiúsculo.
assistir ontem, dia 14/05/22 e sinceramente é simplesmente ESPETACULAR, mas acredito que não seja um filme pra qualquer um não.
Ontem eu saí da sessão anestesiado com esse filme, foi uma das melhores experiências que eu tive nos cinemas com essa temática viking. Eu achei a direção do Robert essencial para todo o nível de envolvimento que eu senti durante esse filme, realmente valeu cada centavo do meu dinheiro.
Assisti ontem. Filme do caralho!!!! Uma coisa que eu notei nos filmes desse diretor é que mesmo que o filme não seja propriamente de terror ou horror tradicional toda a ambientação faz com que a gente fique com medo,ou pelo menos incomodado sabe-se lá por que. Qualquer coisa que esse Robert dirigir eu assisto.
Aquela cena que os soldados enlouquecem encaixaria perfeita em qualquer filme de terror, foi onde eu vi a qualidade real desse filme que foi de ação a terror a ação de novo
Esse é um dos casos em que vou no cinema não pela franquia não pelos atores mas sim pelo trabalho do diretor 🐻
Filmão! Sem palavras! A melhor definição desse filme é IMERSÃO! Quando acabou parecia que eu tava sujo de sangue, lama, neve. Foda!
Ta faltando mais diretores que consigam nos proporcionar essa imersão. A fotografia é tão boa que na primeira cena já me jogou dentro do filme.
Todo elenco ta show!
Que venham mais clássicos do Robert
Se torna incrível como um diretor consegue lograr êxito em três filmes sequenciais. Quando o Robert Eggers errar: a crítica vai pegar no pé, talvez, mas ele terá uma frente de combate. Ele realmente se preocupa em inovar o gênero em que mete a mão e fazer com que o espectador se sinta triunfante com a experiência fílmica.
Assisti nas telonas, vale a pena cada centavo do ingresso, que filme insano! Que Odin abençoe o Eggers nas proximas produções e que as Valquírias o levem para Vahalla!!! HAUAHAUAHAUHAUA
Amei seu comentário
"VaLhalla"...
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao de Robert Eggers é maluca e sem sentido.
Hahahaha 😁🌺otimo comentário😘
@@barrosomentor6750 va ver filme da marvel então, acho q é mais seu tipo
Eu já tava no hype alto... Não me decepcionei em nada. Pra mim, melhor filme até agora no ano. Filmaço! Lindo, artístico, fotografia maravilhosa, cultural. Eggers não erra na mão, diretor bicho bom.
No mito/folclore dos nórdicos esses "mortos vivos" são os chamados Draugrs, essas criaturas habitavam as tumbas para guardar tesouros de pessoas importantes.
Quem jogou Skyrim manja
24:12 o Amleth não mordeu o nariz do cara que tentou mata-lo, ele tinha uma faca na cintura e cortou o nariz do cara, foi um corte limpo, como se vê na cena seguinte em que ele aparece para o tio dizendo que o garoto havia morrido no mar.
O filme funciona como uma adaptação da história de Hamlet. Mas não somente da peça de Shakespeare. Resgata elementos da história da qual Shakespeare partiu.
O filme tem muitos pontos altos. O problema dele, a meu ver, são pontos pequenos que quando juntos atrapalham o andamento da imersão. Por exemplo: a tentativa de forçar o inglês a entrar na fonética germânica do norte, a quebra abrupta da causalidade para cumprimento do elemento fantástico contido nas profecias, a distensão das cenas entre ação e diálogo dramático e o modus operandi de teatro em alguns momentos. Isso para o pessoal que espera a tensão contínua e a explosão visual dos filmes mais comerciais é como tocar Mozart para quem só aprendeu a ouvir funk (não vejam como preconceituosa a comparação. É só uma analogia sobre os padrões de comportamento de apreciação de um objeto). O diretor poderia ter aproveitado melhor os atores com mais diálogos dramáticos. Faltou um pouco mais de legitimidade emocional em certas cenas, mas o protagonista entregou bem as expressões, porém desliza em algumas falas com o negócio de fazer o inglês soar cheio de rr. No fim, tudo bem.
O diretor não consegue acertar tudo. Vai aprendendo ao longo da carreira. No fim, o filme é arte de qualidade. É épico. Quem já leu uma epopéia sabe como é. Não vá esperando na Ilíada algo como O senhor dos anéis.
O filme tem algumas semelhanças com o The Green Knight. Só não consegue o mesmo equilíbrio. Mas ok.
Gostei bastante do filme. Anya taylor joy e nicole kidman brilham demais
O filme é realmente muito bom, cheio de detalhes. Literalmente uma experiência a ser vivida. Porém, não é "brutal" em termos de violência como todo mundo tá falando, pelo contrário, a violência gráfica é bem pontual, sendo explícita em momentos específicos do filme. Não é coerente assim como a assepsia da pele dos personagens, que mesmo estando cercados de dificuldades e condições extremas, estão sempre com roupas sujas, mas o rosto limpo. Esses foram dois pontos que sairam da curva. Creio que houve certa coerção para que moderassem ou "sugerissem" apenas certas cenas de violência e preservasse ao máximo o rosto dos atores.
Gostei muito de suas análises (sem e com spoilers), e aqui deixo a minha com spoilers: 1- Cena da luta contra a estátua: aconteceu em um multiverso (Robert Eggers mostrando que dá para pôr multiverso em filmes mais sérios kkk) e como ele venceu conseguiu retirar a espada da estátua; 2- Desconfiei da mãe já pelo fato dela ainda estar viva, saudável, tranquila e agindo normalmente: o que normalmente se esperaria de uma mulher que perdeu seus marido e filho e que foi levada como prisioneira pelo assassino? A priori se esperaria que ela resistisse a ele e que este após se satisfazer do corpo dela a matasse; 3- A mãe não era louca: ela era viciada por poder e status, por isso ela não abria mão de ser Rainha independente se seu Rei - e homem em sua cama - fosse seu próprio filho (aliás Aleksander Skarsgaard pagou por todo o mal que fez, como o marido violento, contra Nicole Kidman na série Big Little Lies a tendo como a pior das mães kkk: é linda a profissão de ator, pois uma hora você é mãe ou pai ou irmão da pessoa e em outro projeto a mesma pessoa é o grande amor da sua vida); 4- Anya Taylor-Joy está bem, como sempre, mas, infelizmente, não teve química com Aleksander: sei que a proposta do filme era de o casal não mostrar muita afeição, mas justamente para compensar a falta de demonstração era que tinha que ter sido escalada uma atriz que tivesse uma química avassaladora com ele (quando eles só se olhassem já era para ficarem loucos um pelo outro). Não sei dizer que atriz seria a indicada, mas não era Anya (se Byork não tivesse aceito aquele papel, então a Anya teria sido a escolha perfeita para aquela bruxa); 5- O ator que fez o tio fez um bom trabalho, mas eu teria optado por alguém mais famoso: é o único ator que destoa em um elenco de rostos conhecidos (até Byork, que não é atriz, é mais conhecida); 6- A maior qualidade é a trilha sonora: você tem razão (Acho que é impossível cochilar se o som do cinema for bom kkk) ; 7- A fotografia também é belíssima: ápice na cena em que os personagens de Aleksander e Anya conversam a luz da lua após sua relação (ficou tão lindo que se eu fosse Byork aproveitaria a amizade com Eggers e pediria aquele recorte para pôr em vídeo clipe de uma música romântica bem linda kkk); 8- Boa participação de William Dafoe. Gostei do filme: é um respiro em meio a tantos universos Marvel e DC oferecidos ao longo do ano e dos anos, mas também gostei do fato de Eggers ser parecido com Matt Reeves no fato de ambos saberem muito bem o que querem e assim terem oferecido obras-primas como Batman e O Homem do Norte: adoraria ver algo dirigido conjuntamente pelos dois (acho que seria algo que entraria para a história do cinema: para bem ou para mal).
Sabia que você falaria dele, Lucas!Filmaço padrão Robert Ovos. Não é simplesmente um épico com batalhas e carnificina. O diretor conseguiu mergulhar na cultura da época (a ideia é passar estranheza mesmo com os rituais nórdicos) e ainda tratou com com certa "naturalidade" a brutalidade que esse povo vivenciava (morte de inocentes e crianças, por exemplo).
Os simbolismos foram muito bem vindos para conduzir a jornada do Amleth, sem, ainda, tornar o filme cansativo (o que eu não gostei em uma obra recente e achei chato - Cavaleiro Verde).
Direção, fotografia e trilha sonora impecáveis (a batalha final com aquela trilha potente era algo que há muito tempo não via com qualidade e imersão).
Vi críticos que não gostaram da divisão em capítulos. Contudo, acho que ficou melhor estruturado e você acompanha o filme como se fosse um livro com início, meio e fim.
Sei que não é filme para todos, mas eu, particularmente, achei sensacional!
Que filmeeeee!! Eu amei, cada detalhe, cada atuação, a direção ta perfeita, a fotografia do filme… af, bom demais!
Cara literalmente no final do filme eu fiquei com medo de quem tava fora do cinema pq começa uma gritaria imensa e barulho e a sala de cinema pipocando o povo de fora só olhando tentando entender q caralhos tava acontecendo ali dentro
Ainda não assisti, mas estou empolgado!! Feliz em saber que Robert Eggers acertou mais uma vez!!
Verdade algum desses pontos aí estabelecidos pelo roteiro deixa um enorme furo na história como a facilidade do garoto para fugir Perseguidores Foi incrível e também não teve uma grande construção para você perceber ou saber que o irmão gritaria alguma coisa contra seu pai mas a explicação do final foi muito boa também acho que poderia ter um maior acompanhamento no seu crescimento e também no seu treinamento para se tornar um grande guerreiro ao menos ter cenas de como ele chegou a esse ponto da sua vida também a sua ligação e sua história de amor com a moça muito Rasa podia ter algo mais para poder nos impregnar na mente que eles tiveram uma boa ligação ao decorrer da trama e realmente as cenas dele caminhando durante a noite poderia ter um drama a mais para nos dar aquela atenção e deveria realmente ser mais trabalhada a parte dos escravos como se fosse uma possível rebelião tudo muito natural Tudo muito normal tudo muito aceitável mas nada tira boa imagem do filme O filme é ótimo muito bom mesmo pena que o ator principal morre de graça porque isso era uma Vingança ele ia lá e matava o seu rival ali naquela hora mesmo juntamente quando matou sua mãe e seu irmão não marcar para lutar depois ele simplesmente estaria vivo para viver com sua mulher e seu futuro filhos algumas coisas no roteiro poderiam ser bem mais bem feitas mas tem mais acertos do que erros acho que se fosse uma série seria bem melhor Trabalhada na mão desse diretor bastante detalhista 🤝🩸🪓⚒🗡⚔🛡🏹 Espero que tenha uma continuação com seus filhos querendo tomar o reino que foi de seu avô👑 daria uma ótima história do nota 8🎩🛡 mais vc monstro de uma forma diferente q é muito bom atento aos detalhes
Olha eu gostei muito, principalmente pela pegada mística que poéticamente. A questão do destino também foi bem oportuna de ser trabalhada. Me lembrei do Aquiles na Ilíada em que a mãe dele coloca a escolha entre morrer velho numa cama quentinha e esquecido, ou ir pra troia e ter o nome lembrado. Considero essa tematica do destino fundamental pra um épico.
Ah uma coisa: a cena do guerreiro zumbi é um cenão, pensei naquela luta como uma representação de todas as batalhas pelas quais ele passou pra chegar alí. Ele deve ter ficado parado ali viajando no que ele passou, pois agora estava diante da arma com a qual ele ia cumprir a vingança.
Ah outra coisa: considerei que ele morre quando é esfaqueado pelo irmão. A última luta é pós morte. Todos sem nenhum pertence ou roupa nos portões do hel. Um juízo final brutal entre os dois.
Cara como gosto desse canal. Sempre vou atras dos filmes que vc indica por aqui.
Um abração.
Eu vi ontem, amei esse filme! Sensacional a abordagem da cultura nórdica. Brutal e sensacional
Realmente há uma lenda europeia em que através de rituais, uma pessoa poderia se transformar em lobo, os chamados berserkers. Sabine Baring Gold retrata bem isso. É interessante ver a referência do Fenrir no filme, sensacional!
Simplesmente um dos filmes mais épicos que já vi! Valeu muito a pena esperar.
Não esperava ver você falando sobre The Northman tão cedo, foi uma surpresinha excelente 💖
26:51 a menina quem será "rei", segundo a feiticeira diz e segundo a visão dele no barco da árvore da família, só ela tem coroa, o menino tem uma espada.
No final não é uma batalha, mas sim um Duelo. No quesito duelo sem dúvida é um dos melhores do cinema.
Gostei muito da sua crítica.
Robert Eggers É ESPETACULAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sai do cinema anestesiado igual em A BRUXA, a trilha sonora é maravilhosa tbm!!!
PERFEITO
Filmaço!!!
É um filme para ser visto no cinema. O trabalho de mixagem, a trilha e os sons dos guerreiros antes das batalhas... Isso tudo, no cinema, faz total diferença.
Esse filme eu pretendo ver depois do hype!!! E que bom q você gostou, fique aí de olho nas próximas produções desse diretor Lucas!!
Meu marido que é Viking real oficial hahah (sueco) ele amou o filme e disse que o único filme que faz jus a história. Principalmente nas cenas de floclori de videntes e de dança da morte. Foco nos cogumelos e o visceral da morte. Eu tbm ameiii pelo que vi foi adaptado para a antiga história Hamlet.
Até a ambientação em Iceland e muito boa. Impecável
@C.M Alita01 Nossa ele vai amar, anime com historia viking. muito obrigada pela dica. !!!!
Caracaaaaaa 9,0 pontos? Esse deve ser monstro, eu tinha ouvido falar dele más não sabia da magnitude desse longa!!! Vou assistir com certeza!!! Parabéns Lucas mais um vídeo top para a galeria!!!!
Tô indo logo mais no cinema assistir.... 3/3 filmes do Robert Eggers assistidos no cinema, e que venham os próximos!
Ja assisti muito filme mas esse se superou. Filme sofrível cansativo tedioso sem menor sentido e sem nexo. Tinha tudo pra dar certo. Bilhoes investido, otimo elenco, boa fotografia, e um roteiro facil sobre vingança. Um filme de vingança é facil fazer sucesso basta nao viajar muito na maionese. Infelizmente os diretores contenporaneos nao sabem mais fazer filmes. Mas tb tem a culpa dos consumidores atávicos q engolem qualquer lixo q Hollywood produz. Um roteiro maluco sem sentido. O protagonista se torna um guerreiro mercenário terrivelmente forte e imbatível. Mata varios inimigos simultaneamente mas qdo encontra o assassino de sua familia ele arrega e apanha. Sua amada mae tenta matar seu salvador seu filho depois seduzi_lo. Enfim direçao maluca e sem sentido.
Achei que o Farol não tinha passado no cinema.
@@serdeluz4618 pois passou, bem no inicinho de janeiro de 2019...
Esse senhor vai ser visto com um dos maiores diretores de todos os tempos.
Daqui a pouco faz 1 ano de lançamento e eu AINDA NÃO SUPEREI ESSE FILME! Que experiência! Assisti 3 vezes e em todas me causou a mesma sensação! PERFEITO! MERECIA MAIS DESTAQUE!
Filme mais brutal que vi na vida.... Eu amei.... Chorei e torci pela vingança e por favor assistam legendado... É surreal
Assisti hoje no cinema e é realmente um filmaço. Uma curiosidade bem interessante é que esse filme é inspirado em uma lenda nórdica, que também inspirou William Shakespeare para escrever Hamlet. Quem já leu a tragédia shakesperiana percebe as semelhanças rapidamente. Até o nome Amleth e Hamlet são praticamente iguais, o que certamente é algo proposital.
Interessante!! Sou Shakespeare fanatic. Thank you
A luta contra o zumbi é simbólica, como a luta contra o medo/receio daquela figura que segurava a espada como se estivesse esperando algo
Foi uma luta espiritual
A luta final foi simplesmente incrível!
Verdade
Concordo, a trilha tbm foi foda ...
É um filmaço e, para mim, tem três referências óbvias: Assassina Creed Valhalla (na ambientação), livros do Bernard Cornwell (na religião e magia ser bem subjetiva) e I Saw The Devil em sua estrutura de filme de vingança.
eu vi tbm referência do mangá Vinland Saga
Ótimo filme, mas vejo aqui alguns pontos reiterados de Valhalla Rising - Destino de Sangue de Nicolas Winding Refn, também épico passado na idade media com conceito de vingança e alcance ( neste caso e o santo gral) também ele brutal e visceral. ate mais no meu ponto de vista do que este, recomendo para quem não viu ainda, Mas, Homem do Norte e um do anos.
preciso ver esse valhalla rising
ATENÇÃO SPOLIERS!
A parte da mística viking , em minha interpretação, todas aconteceram sim. Quando os corvos o libertam, temos Odin - pai, o libertando. A valquíria o carrega para longe, caso contrário não teria forças. A luta pela espada com o morto também. Bem como a crença em Valhala e sua subida final para festejar no grande salão com o pai corvo ( não foi mostrada porque conhecemos as crenças dos vikings). Morreu honrando a vingança. O que basta para os deuses nórticos. Filmaço! Quem espera grandes batalhas de exércitos recomendo assistir as boas séries como Ultimo Reino e Vikings. Neste filme é intimista e baseado no conto antigo que deu origem a Hamlet de Shakespeare.
Gostei bastante ❤️ Robert Eggers pode lançar um filme dele indo ao mercado que assisto sem medo.
Kkkkkkkk mesma coisa aqui
Bem isso! kkkkk Deveria ter filme do Robert toda semana
Exatamente isso 😁🌺😘
Assisti hoje e QUE FILME! Surreal de bom! A história, o roteiro e a fotografia perfeitas. Mas é aquilo, não é um filme pra todo mundo.
Eu acredito que a batalha com o morto-vivo aconteceu, mas aconteceu em um universo paralelo digamos assim, mas que pode ser traduzido como uma alucinação, é uma cena similar a da Bruxa. O corte na cena, seguido do morto-vivo se quebrando em pedaços mostra justamente que ele foi derrotado naquele mundo mágico e a espada foi "desencravada da pedra", e provavelmente o protagonista nem se lembra da batalha depois de retornar ao mundo físico. A cena foi editada de uma forma genial e sutil.
interessante interpretação
Por já conhecer a filmografia do Robert, não vou esperando um blockbuster, então já sei bem o que vai vir ! Um filmaço com certeza.
Espero ver mais filmes como The Northman. Já sentia saudade de ver coisa nova que equilibrasse um drama com ação mais visceral sem que isso fosse incoerente.
Filme simples e executado muito bem. Sem super-heróis, sem mimimi "made in XXI Century". A história pela história.
Olha, acho que a forma como você descreveu a mãe foi meio equivocada. Ela não era só uma viúva louca com ciúme do marido. Ela era escrava dele e por ter engravidado, o Ethan Hawk se casou com ela. Ela odiava o Amleth porque ele era o resultado do estupro.
Pra mim ela não estava realmente se oferecendo como esposa pro filho, tava mais tentando desestabilizar a mente dele.
Apesar de ser uma sacanagem odiar um filho que não tem culpa do que ela passou e mandar mata-lo, acho que num geral as ações dela não são tão cruéis assim não. E mesmo assim, a gente não tá falando de uma sociedade cristã que tem como crença amar o próximo, dar a outra face.
E o próprio Amleth fazia coisa pior quando era viking. Matava pessoas, ajudava a capturar e vender escravos.
Também não achei o tio tão malvado não. A gente só torce pra ele porque tamo no ponto de vista dele.
Mal posso esperar para ver o próximo filme do Eggers no cinema.
3 acertos de 3 é algo raro para um cineasta hoje em dia...
Esse filme é muito bem feito mesmo! Assisti ontem no meu Htv. Quem jogou The Witcher 3 vai se identificar muito, principalmente ao lembrar da parte das ilhas Skellige!!!!
Até a trilha sonora. Jogão da porra!
@@saulo52304 concordo com vc em gênero, número e grau!!!
O Cinemark daqui de Itabuna-Bahia ocupou TODAS AS SALAS E HORÁRIOS para exibir Doutor Estranho... E sem previsão pra O Homem do Norte...um descaso que infelizmente sofremos por aqui.
Estava aguardando a crítica do canal sobre "O Homem Do Norte", um filme que vem ganhando espaço nos últimos meses em diversos sites. Sou suspeito para falar pois sou muito fã de "A Bruxa" mas com certeza o diretor Robert Eggers tem um futuro promissor no cinema americano.
Só vi em abril de 2024 sem saber quem era o diretor e nem atores. Não vi nem a sinopse e definitivamente o filme é pika, novo épico!
Assisti ontem e não foi no cinema - porque no cinema da minha cidade não vai passar - porém, é incrível e maravilhoso esse filme. Minha soundbar me deu a sensação de cinema também. Enfim, filme muito bom.
vou assistir algo querendo gostar curtir e ter uma experiência q me faça ficar feliz! esse entra na lista do oposto, mais um q não gosto uma pena, qnd vc perde tempo em algo q vc detesta é decepcionante
Baita filme. O pai do Ahmlet era cruel pois era rei, depois que foi morto o tio perdeu o reino pois era mais "apaixonado".
eu vi a explicação q achei perfeita
o pai do amleth era seguidor de odin, deus da guerra, logo era mais beligerante, logo mais cruel
o tio era seguidor de freyj, deus da agricultura, logo não tem tanta aptidão para a guerra, por isso perdeu o reino e o filme se passa mais na fazenda
Os corvos libetaram ele pela fé em Odin, tanto que o Pai de Todos aparece na cena, com seus dois corvos nos ombros, pois dps da morte do Rei Corvo, o novo reinado deixou de venerar Odin e passou a venerar Freya, se não me engano.
Eu assisti no cinema e AMEI o filme!!! Cru, artístico e visceral!!!!
Mano... Aquela cena deles preparando pra invadir a vila, soltando o animal interior foi foda de mais, tempo perfeito, me fez querer participar.
Assisti ontem esse filme. Audacioso, expêndido, magnifico e chega a ser surreal... Maravilhoso filme. melhor até agora de 2022.
Eitaaaaaa um dos filmes q mais aguardei, junto com sua resenha, só sucesso
O filme é incrível, inebriante.
A primeira cena da Valquíria me fez marejar os olhos. Impressionante!!!
Assisti ontem, realmente um filme épico, muitos não vão gostar por não entenderem os estilo do diretor, mas pra quem sabe um pouco do trabalho do Eggers vê que ele fez um trabalho grandioso, numa história que teoricamente de enredo não aparenta ser muita coisa.
O "Roberto dos Ovos" tem boas referências. Ele adaptou o texto que serviu de base para Rei Lear e o nome do protagonista soa parecido com Hamlet.
O filme em sim foi baseado foi baseado nas lendas amleth , Shakespeare pegou essa história e usou como base para hamlet
SENSACIONAL! SEM LACRAÇÃO! SEM AGENDAS!
Que diretor fantástico suas obras nos da angústias e vários sentimentos inexplicáveis.
Filmasso estava ansioso por esse filme e todas as expectativas foram suprida.
Eu sou meio ruim para nomes e para associar alguns diretores ao filme, mas quando vi esse senti uma atmosfera semelhante à de "A Bruxa". Muito legal saber sobre! Fiquei bem anestesiada com a narrativa quando acabou!
E visto esse vídeo e ouvidas essas considerações, bora escutar Bathory do Hammerheart em diante ^^ Valeu, Lucas!!! :)
Em comparação a todos do diretor...esse e meu fav apesar de achar só bom, longo e esquecível...so lembrei pq chegou no br so agora...
Deu gosto ver isso no cinema, tem cenas que poderiam facilmente virar quadros de tão belas. E que filme fantástico e visceral a visceralidade dele me fascinou demais. Filmasso.
este filme simplesmente tem que estar no Oscar, uma obra prima do épico, intenso na medida certa, visceral, chocante e inesquecível. Palmas para Robert Eggers. só desejo mais sucesso como esse. 👏👏👏
Assisti hoje também e achei o filme muitoooo bom, só não sei pq antes de assistir tive a impressão que a bruxa ia retornar no papel da bruxa com mais poder quando vi o trailer kkkkkkk
Não sei se já falaram aqui, mas esse conto serviu de inspiração para o Shakespare criar o Hamlet. Gostei bastante do filme.
Até que em fim apareceu um FILME bom.. esse filme me trouxe novamente..a vontade de ir nos cinemas..
Acabei de assistir e pirei no filme!!Filme bruto,fotografia impecavel!!Robert Eggers arrebentando na direção como sempre e o Skarsgard sendo o Viking casca grossa badass que eu esperava..top das galaxias!!Amleth foi para os salões do Valhalla onde os bravos vivem para sempre no maior estilo!!
Ainda não vi , mas, das batalhas de filmes e séries eu gosto da Laghertha em Vikings, batalha da hora também .
Bom saber que os filmes do diretor Robert Eggers vem sendo valorizado, boas notas na
Metascore e Rottentomatoes e notas razoáveis na Americanofilia Imdb .
Pensando em ver esse filme sozinho na segunda, acho que é o tipo de filme que vale a pena ver no cinema, não dá pra aguentar e esperar chegar via torrent. Deixando like aqui pra ver depois, depois que vi seu tt sobre o filme fiquei muito ansioso, Lucas, excelente trabalho vc vem fazendo, parabéns demais!!💛🖤
Já tem pra baixar. Já to baixando agora pra rever em casa, mas se puder veja no cinema pq o bagulho é loko!
Já tem nas "fontes alternativas", mas de fato parece mais interessante ver no cinema mesmo...
Sem contar também que auxilia muito nessa questão da imersão... Incrível!
Faz 3 dias que assisti e ainda to impactada...que obra de arte! Concordo com tudo o que você falou, é um baita épico!
Filme excelente! 👏👏👏
A batalha final é sensacional, o barulho do metal das espadas colidindo da muito agonia.
assisti no cinema... que releitura foda de Hamlet, do Shakespeare! é um trágico romance épico com os toques místicos e viscerais que dão a cara do Robert Eggers.
as cenas de luta realmente me chamaram muita atenção por serem claras e gravadas em sequência (aparentemente), não existe aquele jogo rápido de câmera e troca de pontos de vista que são extremamente clássicos de filmes que tenham mais ação... eu recomendo muito esse filme, já quero ver de novo.
Filmaço!!! Robert Eggers é realmente um excelente diretor de cinema. Que filme maravilhoso!!!
Quanto à essas alucinações que Amlet tem, é devido ao uso de tóxicos, muito comum na tradição viking.