Webinar | O lugar do sofrimento na cultura contemporânea
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 30 ต.ค. 2024
- Vivemos um processo de medicalização da existência. O sofrimento, os desânimos, as simples manifestações da dor de viver parecem intoleráveis em uma sociedade que aposta no bem-estar como meta.
Num contexto que exalta os valores ligados à eficiência, à produtividade, ao bem-estar e à felicidade, o sofrimento passa a ser visto como uma patologia que precisa ser corrigida.
Assim, um processo de contínua expansão dos diagnósticos vem trazendo para o campo da psicopatologia comportamentos, emoções e estados subjetivos anteriormente experimentados e concebidos como parte da condição humana, de modo que um número cada vez maior de pessoas se tornam potencialmente portadoras de algum transtorno.
Constatando esses fenômenos tanto na clínica quanto no campo da pesquisa, a psicóloga clínica e pesquisadora Mariama Furtado problematiza o assunto e nesse webinar vai buscar mostrar que a medicalização, ao tentar suprimir o sofrimento da experiência da vida, acaba destituindo o próprio sujeito daquilo que diz respeito à sua singularidade e da possibilidade de encontrar formas autênticas e criativas de viver.
Palestrante:
Mariama Furtado - Psicóloga clínica e pesquisadora
Moderação:
Helena Giolito - Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (FGV NAP)
-----
Este foi um evento promovido pela FGV NAP em 28/10/2024.
🔉Informe: As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas e por convidados que participam dos eventos e transmissões online representam, exclusivamente, as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV.
⏩ Confira a programação completa de Webinars da FGV: portal.fgv.br/...
⏩ Assista aos eventos anteriores acessando a nossa Playlist: bit.ly/webinar...