Oieeee. Vou dar um parecer técnico sobre esse assunto da não construção no perímetro das matas e represas, 🙃 O Brasil tem um código de preservação ambiental lindo e incrível. De ser invejável, inclusive com a permissão de utilização de "parques comerciais", como forma de turismo ecológico. Acho que é ate as UC'S, unidades de conservação. A tentativa dessa lei foi preservar a mata ciliar que percorre as represas, rios etc. É uma ideia de preservação necessária para o proprio ambiente de rios. Porem, o que se peca aqui no Brasil, é a implantação das leis, a não fiscalização e a permissão para que os desastres de diversas hipóteses, sejam iniciadas e continuadas.
A luz é mediterrânica, tipica de cidades do sul da Europa, claro que a luz refletida na calcário que é branca dá a sensação de maior luminosidade que ..fere até os olhos...
Seu programa é um bálsamo na nossa arquitetura envelhecida, obediente e muito descolada das necessidades da vida humana. Os arquitetos brasileiros sonham em fazer obras públicas para agradar governos e pouca coisa para agradar as pessoas. Temos uma “escola” onde todos querem ser Niemeyer ou Le Corbusier e poucos que desejam ser criativos e verdadeiramente modernos. Há sempre mérito em todos os estilos, porém é importante “beber” de novas fontes para sempre aprimorar o caminho. As vezes dando ré ou dando saltos a frente. Obrigado pelas luzes!
Amigo devo começar por dizer que Lisboa sempre viveu à beira Tejo desde há séculos e séculos atrás, e sempre foi explorado e desfrutado o maravilhoso ambiente ali. A cidade em si, tem cerca de 15 kms junto ao Tejo. Mas agradecemos esta forma bem positiva de mostrar um aspeto da cidade. Para quem quiser vir há muitos mais, junto ao rio, pela cidade, a Baixa Pombalina, os vários bairros típicos bem antigos, os monumentos e jardins públicos e o Monsanto (Monte Santo sim!) são alguns exemplos. E ainda este sol e clima maravilhoso. Esperemos que possam atrair a Lisboa e ao restante maravilhoso país que temos, quem queira aqui viver e trabalhar com dignidade e respeito, especialmente os jovens. 🙏💫🌟
O Rio Tejo, está cada vez mais limpo. Não há esgotos para o rio, nem industrias poluentes. O rio está tão limpo que já é possível avistar novamente, golfinhos e também baleias.
@@josealmeida3231 É uma pena! Não bastou a destruição massiva de edifícios históricos, como aconteceu com o arrasamento do Morro do Castelo para a construção da avenida Central (atual avenida Rio Branco) e a avenida Beira Mar, continuam a lançar diretamente para os rios, esgoto sem qualquer tratamento e que depois abastecem a cidade (!!!) . Na última vez que estive no Rio, passei por uma zona em que o cheiro era nauseabundo. Destruição de património histórico e arquitetónico, destruição ambiental....E depois queixam-se que não tem turismo!
@@VictorPMarcos pois é, um desperdício de história. morei em Lisboa, eles tem uma solução para prédios históricos: mantêm as fachadas, reconstroem a parte de trás. o problema de ambas cidades é grande parte da especulação imobiliária, mas aqui no Rio, colocam tudo abaixo, as demolições do Mourisco original e Palácio Monroe deveriam ser considerados crimes.
Esse canal é simplesmente maravilhoso e fundamental para que conhecamos mais de nossas cidades e nosso entorne por onde que que andemos. Entender um poco mais e aprender con bons e maus ejemplos para melhorar nossa casa e nosso entorno. Apreciar nao somente nosso "umbigo". Um abranco para a equipe desse canal!
Essa é uma opinião nào partilhada pela maioria das pessoas que cá vivem ( em Portugal)! . . Portugal era um país magnífico , piorou mas muito, muito nas últimas décadas com a chegada dos imigrantes ! .. e está a tornar- se num local muito impróprio!
6:33 se chegar com uma rampa dessa sem guarda corpo e patamar vão falar que você não quer promover a acessibilidade, algo que todos os órgãos cobram mas não fazem em nenhuma calçada.
No Brasil da leis inúteis e embora já existam equipamentos mecânicos de transporte como elevadores, escada rolante, etc seriam exigidos guarda corpo e corrimão para tornar a rampa "acessível". Veja o que fizeram com a rampa da Assembleia legislativa de SP. Não será nenhuma surpresa se daqui a algum tempo os corrimãos e guarda corpos chegarem à rampa do Palácio do Planalto e outros prédios do Niemeyer em Brasília. No BR das leis o que importa não é a arquitetura mas leis, normas e decretos
@@rogerio4985 Hoje em dia é possível adaptar essas coisas de mobilidade pessoal tipo Segway or hoverboard para os deficientes físicos e eles andam até em florestas usando isso, tudo a uma fração do custo dessa babaquice e sem encher ninguém.
Caro Raul, belo episódio em Lisboa no MAAT. Suas colocações foram absolutamente perfeitas quanto à ineficiência gritante do Brasil com suas múltiplas leis que atracavam qualquer possibilidade de desenvolvimento urbanístico de qualidade. Abs
Esse canal é maravilhoso. Mas, ao mesmo tempo é triste. Porque mostra o que o que o Brasil, ou pelo menos SP, poderia ter sido e nunca será. Porém, longa vida ao SP nas alturas, nosso Don Quixote do jornalismo, da arquitetura e do urbanismo.
LUC...os portugueses deixaram ....principalmente no Rio...belos edifícios e palácios...que vocês demoliram...em troca de monstros de ferro e cimento !!!
São Paulo, capital, é esquerdista e portanto decadente e caótica. O que salva é o interior do Estado, cada vez mais bonito, desenvolvido, seguro e próspero.
O Museu dos Coches poderia ter sido transferido para uma nave (armazém) industrial que não faria diferença alguma tendo em conta a sua arquitectura e teria ficado muitíssimo mais barato. Tiveram que ir desencantar um arquitecto brasileiro para nos plantar aquela obra prima! E só custou 35 milhões!
@@quifix1o novo museu dos coches é uma aberração. O antigo museu era muito bonito porque tudo se interligava, o espaço e as carruagens.Agora, o museu parece uma caixa...
Adoro os seus conteúdos. O seu, é o primeiro canal Brasileiro que subscrevo, não entendi muito bem, no entanto, a questão das rampas. Segundo pude pesquisar, no Brasil a inclinação máxima permitida para rampas de acessibilidade é de 8,33%, ou seja, a cada metro de rampa, a altura máxima permitida é de 8,33 centímetros. Em Portugal a inclinação máxima, no sentido longitudinal, dos passeios e vias de acesso circundante aos edifícios é de 6% e, no sentido transversal, de 2%. Decreto-Lei n.º 123/97 | DR. A lei Portugesa parece mais estrita.
Mas as legislação sobre construção é restritiva em Portugal. Estamos a falar de uma zona urbana, onde já havia construção. Fora das areas urbanas tb é proibido construir junto a rios e barragens (represas). O que acontece é que grande parte de area de Lisboa junto do Tejo estava sob a jurisdição do Porto de Lisboa, que não abria mão da sua área. Lentamente as coisas começaram a mudar, muito também incentivado pelo boom turístico dos últimos 15-20 anos, mas principalmente pela Expo 98 que revolucionou toda a área oriental de Lisboa, surgindo uma cidade muito mais dinâmica e aberta à participação do cidadão.
Parabéns, Raul! Perfeita a análise. Os edifícios têm de dialogar com a cidade no entorno. Juro que votaria em você para prefeito de São Paulo! Daria um baile nesses últimos administradores que tivemos. Abraço!
@@carlossantos-fz7xo também,.mas cidades como Lisboa para não parecer a manhattan de Cacilhas completamente descaracterizada, prefere se manter traça minimamente histórica, e também pela bastante actividade sísmica da própria cidade... Mas o aeroporto não seria propriamente um problema
@@carlossantos-fz7xonão me diga que Nova Iorque não tem aeroporto em S. Paulo, nem Singapura , nem Dubai,nem .. ,nem.... Só podes estar a gozar," não fazer prédios altos por causa do aeroporto" !😂😂
Poxa Lores. Cada vez mais admiro seu trabalho, mas que coisa inglória, não é? E vejo a sua insistência em tentar melhorar as coisas por aqui. Parabéns cara. E continue, quem sabe um dia ainda vejamos essas melhorias.
Lei Portuguesa n.º 54/2005 Restrições de utilidade pública nas zonas adjacentes 1 - Nas zonas adjacentes pode o diploma que procede à classificação definir áreas de ocupação edificada proibida e ou áreas de ocupação edificada condicionada, devendo neste último caso definir as regras a observar pela ocupação edificada. 2 - Nas áreas delimitadas como zona de ocupação edificada proibida é interdito: a) Destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natural, com excepção da prática de culturas tradicionalmente integradas em explorações agrícolas; b) Instalar vazadouros, lixeiras, parques de sucata ou quaisquer outros depósitos de materiais; c) Realizar construções, construir edifícios ou executar obras susceptíveis de constituir obstrução à livre passagem das águas; Ou seja em Portugal também não pode!!!!! O que ocorre é que cidades como Porto E Lisboa ja tem suas margens de rios e zonas a beira mar intensivamente urbanizadas há décadas e em alguns casos há séculos, nesse caso a aréa edificada se mantém, se reforma, se altera , mas não amplia, semelhante ao que temos nas margens de vários rios urbanos brasileiros. Existem vários trecho do litoral de Portugal onde não pode se construir a beira mar, em Esposende existe um grande parque natural que abrange toda a faixa de praia e onde não se permite construir nada. Pesquise antes de falar besteira
Existe nas margens de rios e albufeiras, dominio público onde não é permitida a construção, teoricamente, pois tb há casos em que isso não foi assim e outros que teve de existir demolição....@@danielg.1698
@@danielg.1698 Destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natura Realizar construções, construir edifícios "OU" executar obras susceptíveis de constituir obstrução à livre passagem das águas; ou seja não pode nem construir e nem obstruir...
Parabéns, excelente vídeo! O nosso urbanismo é ótimo em formalismos, produzir novas leis, em geral, extensas, abrangentes e detalhistas. Porém, já nos satisfazemos com o que colocamos no papel e nos preocupamos bem pouco em executar o que escrevemos. O resultado desse formalismo vazio são nossas cidades plena de informalidades e barreiras para a criatividade, a praticidade e o atendimento das reais necessidades de seus moradores. Uma lástima!
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL cara, morei por 4 anos... pichação tem tudo o que é lugar, mas pelo menos tem muitas opções de transporte público. lembrando que os funiculares (bondes de ladeira) são grafitados e repintados de amarelo praticamente toda semana. ah! a empresa Carris de bondes históricos (elétricos) e ônibus (autocarros) de Lisboa foi fundada no Rio de Janeiro.
Palavra, não sabia que o museu dos coches era de um arquiteto brasileiro. Nem tem muito a ver pois vcs têm enormes arquitectos!!! Mas moro em Belém e desde o inicio sempre foi dos museus mais criticados, não conheço ninguém que goste… 1- por comparação com o antigo, nas cavalariças do Palácio de Belem, mais pequeno (por isso fizeram o novo) mas muito mais adequado ao objeto do museu. 2- no dizer popular, um “mamarracho” de betão sem janelas, sem nada. Os coches perdem-se la dentro… Gigante (na forma e no investimento…) para a função. Conclusão: visitei 3 ou 4 vezes o antigo, e mesmo passando lá todos os dias nunca entrei no novo. Não “apetece” nada… PS: so vou lá porque abriu em baixo uma “Santini” (melhores sorvetes de Lx 😃)
Então vá e depois comente. A mania de se comentar o desconhecido... não achei mau o interior, no local onde estavam é que não era o melhor, pela dimensão, estava cheio pelas costuras, nem dava para apreciar ...
Parabéns pela coragem de criticar esta obra do Paulo Mendes, concordo plenamente!! Estou adorando ver esta expansão para Lisboa e poder ver com seu olhar esta cidade que mudou tanto e pouco tempo. Estive ai em 2014 e depois em 2022. É outra cidade!!
Sim, esse museu parece um caixote com pernas, enfim aos poucos vamo-nos acostumando.. Afinal, o interessante está lá dentro, os Coches, lindíssimos e antiquíssimos😃
Em Lisboa as pessoas sempre buscou a ida ao Tejo e com as grandes navegações a coisa se intensificou, tanto é que pouco mais à frente é denominado Ribeira das Naus. Este Prédio do Museu, sua arquitetura, apresenta total integração com o rio e a vista para ele, é mesmo uma linda edificação e bom aproveitamento de um espaço que antes não era utilizado.
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL , bem, a respeito da limpeza das favelas eu tenho lá minhas dúvidas, mas a respeito da pichação é um sofrimento e há todo um esforço da Câmara de Lisboa e da PSP em conter isto
Valha, existe uma obra incrivel a beira da baia de guanabara, e o museu do amanhã, faz um sombra linda e voce fica ali embaixo so curtindo a paisagem. Achei o comparativo sem nexo.
Nossos governantes têm uma cultura que é do brasileiro. Faz o que é bonito internamente mas esquece de dar beleza nas fachadas e agradar aos olhos de todos e embelezar a cidade.
Querido Raul, um dos grandes problemas do Brasil é a bagunça/miserabilidade dos lugares. Se uma infraestrutura dessa é construída no Centro de São Paulo, por exemplo, já no outro dia estará cheia de mendigos, pivetes etc. O Centro de São Paulo é lindo, porém abandonado, largado, cheio de ladrões.
discordo. um exemplo recente de como se pode fazer uma boa obra pública, nesse caso uma orla, é o caso de porto alegre, em que desde os princípios da cidade era um terreno vazio em que nada era feito com o mesmo pretexto que apresentas, e hoje é um dos pontos turísticos da cidade com grande disponibilidade de lazer a céu aberto, diversas quadras de futebol sintético para a população alugar gratuitamente, uma enorme pista de skate e hoje é um lugar que é seguro de dia e de noite. precisamos passar por cima da questão que não é possível fazer obras públicas que gerem lazer a céu aberto para a população por motivos de segurança. são justamente obras como essas que, embora naturalmente ocorram percalços no meio do caminho, vão gerar coesão social e a própria segurança. um país pode crescer mas não se desenvolver construindo apenas shopping e condomínio fechado.
@@eduardoguarienti3742 Acho que o comentário anterior diz algo importante sim, o maior problema das cidades é a pobreza das pessoas. Não tem cidade bonita com tamanha e perversa desigualdade social. Sou a favor da boa arquitetura e do bom urbanismo, mas não serão belos prédios construídos no centro expandido de São Paulo (e somente lá, né?), como quer o mercado, que irá resolver o problema econômico e social local. Esse discurso é falso.
@@Sheilafilosofiamusic o que explica buenos aires então? muito mais linda e segura que quase todas (se não todas) as capitais brasileiras e numa crise inflacionaria e 50% da população na pobreza.
@@richardnunes8559 cada país tem suas singularidades. Mas no caso do Brasil, pobreza, desigualdade social e falta de urbanização andam de mãos dadas. Aqui no Brasil, em São Paulo especificamente, tiram os pobres das vistas para urbanizar algum local. Ao mesmo tempo, aonde estão os pobres , nas periferias, não se urbaniza ( depois vem o tiozinho aí dizer que eles são" aqueles que não obedecem as leis, que são demais, são"os que fazem o que querem"). É uma escolha, pra deixar a cidade bonita, tem que urbanizar pra todo mundo, tem que ter dignidade pra todo mundo. Se não uma hora os pobres aparecem e "estragam a paisagem"!
@@Sheilafilosofiamusic Concordo contigo, mas São Paulo já foi eleita uma das 10 cidades mais feias do mundo. A pobreza e a desigualdade social não explicam sozinhas essa decadência toda não.
Ai, Raul, você dá cada sacode na gente!! Essa de questionar as obras às margens das águas e de nos botar a criticar Paulo Mendes da Rocha… faz todo sentido mas parece que estou traindo a minha formação… 🙂🙂
WELL...se vem de férias...tudo bem !!!...Se vem com a intenção de ficar em Portugal....informe-se muito bem da situação económica e social de Portugal...já que não há habitações disponíveis para arrendar...e o desemprego está a explodir !!!....Mais um conselho...não se deixe influenciar pelos youtubers brasileiros... já que eles não retratam a realidade de Portugal..."dourando demasiado a pílula" !!!
@@josealmeida3231 a passeio amigo, não somente Portugal como Espanha e outros, mas obrigado mesmo assim, sei que muita gente se ilude achando que são só flores, mas irei apenas de passagem.
@@josealmeida3231 pelo contrário, há muitos empregos . A questão é a falta de planejamento que os brasileiros que estão a vir para cá. E os que estão a vir como simples imigrantes tem que ter noção que estes empregos são mãos de obras na hotelaria,na restauração, fábrica ,construção civil,lojas. Muitos vêm para cá sem noção e hoje em dia imigrar tem que saber se construir dia após dia. Há também em outros sectores mais aí o caminho e outro e o que conta são bons currículos e bons profissionais e validação de diplomas e contactos já do Brasil. Tudo é como se faz as coisas.
@@josealmeida3231 aliás centraram demais está ideia de Portugal. O mundo todo está assim e a Europa. E depois o que é comum e natural para nós que vivemos em Portugal para estás pessoas é novidade e qualidade de vida diferente do Brasil e não só. Moradia está difícil na Europa toda. E Portugal não só recebe gente simples e sim americanos, australiano , canadense além dos europeus de outras partes da Europa , pessoas com dinheiro e isto faz o sector imobiliário . Vida de imigrantes não é para qualquer um e sem planejamento fica pior.
O MAAT é deslumbrante visto de cima. Une-se à paisagem que o rodeia. Obrigada por mostrar essa perspectiva. O Museu da Eletricidade, é um uso maravilhoso para edifícios que deixaram de ter o seu uso original. Assim têm nova vida com toda a memória da sua origem. O novo museu dos coches, desnecessário. Nunca teve interesse, "mamarracho" (nem comento a arquitetura). O antigo Museu dos Coches no Picadeiro Real, era o espaço perfeito e adequado.
Para mim, a proibição dessas construções em orlas de rios, Lagoas e praias são positivas. Mas, se a ideia é preservação ambiental, só isso é praticamente inútil.
A culpa do museu dos coches não é de quem o desenhou mas de quem o aprovou. Mamarracho sem interesse estético e funcional. Obrigado pela sua analise objetiva e obvia (depois de dito por si ganha a logica obvia) Ganhou inscrito As normas/regras só são cumpridas se forem exequíveis (não adianta colocar limite de velocidade de 10km/h se sabemos que ninguém cumpre)
Exactamente quem aprovou essa obra feia, inútil e cara é que tem culpa. Mas não deve ser um único responsável decerto!... Há sempre equipas e assembleias.
Tem janelas pro rio no interior do novo museu dos coches. Exagerou, não está tão mal assim. E terá rampa pro outro lado da ferrovia junto ao rio, acho que ainda não executada. Comparação ruim porque o primeiro está à beira do rio e o outro tem avenidas largas e trem plo meio.
@@Matheus-du6rg Deve estar com os copos😁😆😆😆😆 Lisboa cheia de africanos ⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️ Onde⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️ Devem ter mudado de cor 😆😁😁😁😁😁😁 Mas vamos va imaginar, num mundo do faz de conta, antes africanos do que brasileiros Lamentavelmente Lisboa foi invadida de brasileiros Vá dizer merda para o raio que o parta
Raul, Portugal é a prova da arquitetura inteligente: o metrô do Porto, que não é um metrô pesado, e sim, um VLT, custou pouco, revitalizou regiões inteiras e é o transporte mais usado na região do Porto por ser inteligente... nas áreas mais densas, ele vira subterrâneo e faz a vez de um metrô, nas áreas mais distantes ele faz a vez de um trem suburbano, nas áreas onde a construção de túneis seriam custosas, ele vira um VLT no canteiro da avenida ou em ruas compartilhadas.
Em Portugal não é permitido construir juntos ás margens dos rios / ribeiras / dunas! a lei não permite! Em Lisboa existem construções junto ás margens do Rio Tejo, porque a mesma era uma zona industrial e pertence à Capitania do Porto de Lisboa, a qual tem as suas próprias regras.
👏🏽👏🏽👏🏽 Haja alguém que acertou no ponto. Aliás... basta ver a zona entre Sacavém e Vila Franca de Xira para ver que os empreendimentos estão longe da margem. Só não estão nas vilas e cidades antigas que já estavam construídas ali, e mesmo assim sofrem com as cheias. Mas certíssimo a lei aqui também não permite
Mas as construções assim tão perto são proibidas? eu vivi no Brasil por cinco anos e não foi isso que vi, principalmente em Salvador da Bahia, se constroi mesmo em cima do mar e dos rios e de qualquer forma!
No Brasil, este primeiro museu seria, provavelmente, um caixotão feioso no "melhor" estilo Niemeyer. O extravagante 'Museu do Amanhã', no Rio, é uma exceção à regra, enquanto o inacabável 'Cais das Artes' (não por acaso, do mesmíssimo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha), em Vitória-ES, é mais um exemplo disso, tal como foi feito aí neste segundo museu.
a escola de arquitetura modernista portuguesa é muito forte. dá uma pesquisada em Alvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. Morei em Arroios e Saldanha, esses concelhos possuem muitos prédios baixos com arquitetura mais tradicionais, porém a maioria possui somente a fachada clássica, já que os prédios mesmos são mais modernos ou seus interiores são completamente renovados.
Mas a generalidade dos brasileiros tem preconceito em relação aos portugueses e a Portugal, basta percorrer as diversas redes sociais, e conhecer a realidade do Brasil.
Esse é um aspecto interessante a ser abordado, ou seja, o governo só bate em criança. Quem obedece a lei é imobilizado, quem não respeita tem liberdade total. Em Curitiba, tive dificuldades de obter alvará por conta da maneira como o reflorestamento foi feito, enquanto que o vizinho, que não precisava alvará, derrubou todas as árvores do terreno.
Ele visitou João Pessoa nesses últimos dias, pode ser que saia um João Pessoa nas Alturas, eu mesmo sou curioso pra saber o que tem de muito interessante por lá.
Lisboa me parece ser uma cidade muito bonita. São Paulo tem todo o potencial para ser uma das cidades mais bonitas do mundo, mas devido a burocracia e ineficiência do poder público é simplesmente horrenda. Um amontoado de prédios 😖.
o Estado português exige regras como tarifa de transporte mensal única para trem (comboios), metros, ônibus (autocarros), bondes (elétricos) e funiculares (bonde de ladeira) em detrimento ao lucro das concessionárias. Tem um sistema de saúde levemente inspirado no SUS, existem uma regionalização com as clínicas de família, mas nada é de graça, porém as cobranças são menores. O maior problema e duramente criticado pela população, é falta de controle da especulação imobiliária, aluguéis muito altos, mas com transporte público de qualidade, dá para morar nos subúrbios e se deslocar facilmente para os grandes centros.
@@manuelgoncalves5853 claro que não, afinal eu assisti ao vídeo, que deixa claro que há regras mais brandas porém que são fiscalizadas, ao contrário do Brasil que cria várias regras e não fiscaliza(provavelmente até fiscaliza mas os servidores são facilmente corruptíveis)
@@lucasamarante281😮 o SUS só existe a partir de 1988. O SNS em Portugal já existe há muitos anos e foi "expandido" ou reforçado a partir de 1977😮 e não se inspirou no SUS🤔
Realmente as represas foram totalmente favelizadas e a serra do mar vai para o mesmo caminho. Uma natureza exuberante sendo totalmente destruída. O interessante é que se vc comecar a fazer uma pequena reforma em sua casa a prefeitura logo bate à sua porta interditando.
O que se precisa compreender de uma vez por todas é que o fracasso do Brasil enquanto civilização não é obra do acaso ou de uma suposta incapacidade nossa, mas sim um processo meticulosamente detalhado, obstinadamente perseguido. Contudo, basta dar uma esquadrinhada na política nossa de cada dia para ter zero esperança de que isso mude.
Esse fracasso começou depois de 7 de setembro de 1822 ... a anulação sistemática de vocês próprios !!! 202 anos na autoflagelação degenerou num nada que não tem mais jeito ... caso perdido.
@@rogeriomiguelcarrilho5173 Seria preciso muita ingenuidade para estabelecer essa data como a linha de corte e alguma dose de má-fé para isentar o processo de qualquer influência externa mas vá lá, é claro que a maior responsabilidade é nossa mesmo por não termos sido capazes de nos defender desse assédio. O resultado aí está.
sem falar que em toda a extensão da nação Tupiniquim impera o pensamento que todas as praças, construções públicas tem que ser cercadas senão pos mendigos tomarão conta do espaço, sofrível...
A sua cara tb é horrenda e no entanto as pessoas têm aprovado cruzar com vc nas ruas e nos elevadores... por isso tem sempre alguém que vomita !!! 😂😂😂😂
TOTALMENTE CERTO. NO BRASIL TEM MUITAS LEIS. MAIS NAO TEM EFEITO. PORQUE O BRASILEIRO DE UMA FORMA BEM AMPLA NAO OBEDECE. COMO FISCALISACAO NAO EXISTE. VOCÊ IMAGINA COMO FICA.
9.00 Eu acho que não é uma pena o Museu dos coches não ter janelas para o rio. A ideia é de o visitante não se distrair com o que se passa lá fora e observar apenas os coches e as obras de arte. Basta sair do Museu que está logo ao pé do rio. Grande abraço e continue com o bom trabalho!
@@ruileitedecastro2044 Adora vandalismo??? Estranho. Já eu lisboeta odeio... como odeiam os turistas que outro dia em plena estação de comboios Roma/Areeiro diziam em Inglês sobre o que viam: "I don´t like it, they don´t clean anything...".
Porque desde a independência a única preocupação foi "apagar" todas as referências de identificação com Portugal . Nomeadamente no próprio património e legado histórico. Muita coisa foi destruída e o que ainda existe não fazem questão de preservar😢😢😢
Olá Raúl. O edifício que agora acolhe o museu dos coches não tem só problemas de enquadramento. Deixo a sugestão para o Raúl conhecer um pouco da história desse edifício. Desde o seu planeamento até à sua utilização. Resumindo: uma vergonha. Ou, por outras palavras, um excelente exemplo do pior que a política.
Eu sou Portuguesa e visitei o Brasil. É muito lindo! A natureza e a arquitetura natural é linda! Paris vai por 170000 árvores e todos os parques de estacionamento vão ser convertidos em jardins. Esta zona de Lisboa está linda mas um pouco mais para o natural
Gostei muito da ideia desse museu. Me fez lembrar aquele sonho proibido de criança que quase todo pequeno paulistano (ou adulto) já teve subir na cobertura da Oca ou do Auditório do Ibirapuera 😂
@@danielg.1698 de acordo mas fede e é uma « coisa » contemporânea… vinho não ! A história do vinho é melhor explicada e é mais tradicional e nobre . As Havaianas não valorizou nem a Amazônia mas um arquipélago americano , enquanto o Vinho do Porto é do Porto o próprio nome da cidade de origem !
A falta do Estado nas ocupações ilegais e desordenadas é resultado de poucos brasileiros privilegiados que estudam para "fazer leis", "discutir opinião/ ideologia", e, "inventar regras burocráticas". Assim ganham salários que garantirão carros blindados, casas em condomínios fechados e consumo em shopings padronizados.
Uma grande parte dessas construções são antigas… e as novas não jogam as águas residuais para o rio :-) são enviadas para estações de tratamento de águas residuais, aliás as águas do rio Tejo há muito que não estavam tão limpas…
Não faz mesmo sentido criar leis que não podem ser fiscalizadas, ou que custem muito para o fazerem. Interessante saber que essas construções não sairiam no Brasil, Portugal é conhecido por ser bastante engessado na questão de construção, uma coisa que pelo jeito herdamos bem e "melhoramos" rsrs
No minuto 1.15, esse edifício em cima de si não é um hotel, é a agencia europeia de segurança marítima, um edifício governamental da União Europeia. O novo museu dos coches (antigo ainda existe nas cavalariças do palácio de Belém e faz parte do roteiro) teve sentimentos mistos. Por um lado, é espaçoso e digno para expor tantas coisas que estavam em arquivo em caves, incluindo coches históricos desmontados, permitindo várias exposições e atividades no seu interior. Porém, é um caixote sem graça, sem aproveitamento das redondezas, que apenas serve o poderá servir de museu e que afronta os edifícios históricos e não históricos em volta, incluindo o palácio de Belém, que é o palácio presidencial.
Gente, quem premiou este museu dos coches? Horrível. Morei na casa do Brasil na cidade universitaria em Paris. La passei a odiar os arquitetos premiados que so pensam em si mesmos, e não na experiencia do usuario. Meu quarto parecia uma prisao. Horrível. Mas super premiado o predio
Estimado Raul - acompanho suas publicações e gosto do conteúdo. Assim, como sua seguidora, portuguesa e brasileira eapaixonada por arquitetura, gostaria de comentar que sua comparação entre os dois museus despersonaliza o DNA de cada arquiteto. O museu dos Coches, remete a um estábulo onde os coches são estacionados, enfileirados , respeitando inclusive a proposta de seu museu antigo que está ao lado. Não foi feito para se sentar enfrente aos coches como num museu de arte e é fiel a assinatura de Paulo M da Rocha. Não tem como princípio a vista do Tejo. Se visitar as obras de Álvaro Sisa vera q há uma inspiração respeitosa as suas obras , como no museu de Porto Alegre ou mesmo o do Porto,vera que também tem essas características. Portanto há q se respeitar as identidades de cada arquiteto. Sem comparações. O convite foi feito a Paulo Mendes justamente pq se esperava uma obra assim. Nem tudo q é aberto é melhor. Um grande abraço
O seu comentário, não invalida de que se trata de uma obra horrorosa que fere os olhos. Vivo em Lisboa e dá-me vómitos ver aquele mamarracho pintado de branco mesmo em frente do jardim de Afonso de Albuquerque e do belo e grandiosos Palácio de Belém
@@CristinaCalvo-g4y Difícil olhar para o lado, pela dimensão do mamarracho. Se ainda fosse uma mercearia, poderia passar despercebido. Enfim tem gostos para tudo...
@@VictorPMarcosVerdade!..é feio que dói 😮. Visitei algumas vezes o antigo Museu dos coches (único no mundo), ainda não tive qualquer motivação para ver este novo museu por dentro😢😢😢olhar por fora já desanima😢
@@juditesouto1800faz mal. O museu é espetacular e cumpre perfeitamente o seu propósito de servir como uma caixa para as joias que são os coches. Esqueça os seus preconceitos e vá lá fazer uma visita, para pelo menos saber do que fala.
Vídeo bem interessante. Só achei simplista criticar as cidades brasileiras por não permitirem tb construções junto do leito fluvial. Como muitos já apontaram, a urbanização da cidade é antiga, há séculos que os edifícios estão juntos do rio, mas em locais onde a urbanização é mais recente se tenta preservar as margens dos cursos d'agua. A que ser ressaltado tb que a cidade de Lisboa está num terreno vários metros acima do Tejo. Isto, entre outros fatores geográficos, permitem que a cidade fique junto do rio sem correr o risco de inundações regulares. Agora vejamos o caso de São Paulo. Retificaram o rio Pinheiros, que tinha um desenho natural lindíssimo com suas curvas, para evitar inundações quando o correto seria urbanizar a cidade alguns metros ou kilometros + acima. Resultado: criaram um canal fétido cheio de esgoto, destruíram um curso d'agua que tinha enorme potencial turístico, acabaram com os clubes desportivos e/ou de recreação que existiam ao longo do Pinheiros e que permitiam um contato proveitoso da população com o curso d'agua, meteram uma via expressa horrorosa e no final das contas não resolveram o problema das enchentes regulares que afetam São Paulo. Concluindo, cada caso é um caso. No Brasil vc tem tragédias recorrentes pelo fato de muitas cidades serem construidas tão perto de rios que com chuva forte transbordam vários metros rapidamente. É bem verdade que a falta de grandes obras de infraestrutura tb acarretam essas tragédias. Mas tb é verdade que em um país que mal mal tem dinheiro para construir uma simples estrada, muitas vezes, é mais barato e eficiente evitar que as pessoas construam suas casas ou empresas ao lado do rio ao invés de gastar grandes quantias de dinheiro para construir uma grande barragem ou fazer enormes canalizações que mesmo depois de prontos se mostram duvidosos para conter grandes tragédias.
É como se diz a respeito de leis muito restritivas no Brasil : onde não se pode nada acaba podendo tudo.
A Europa é muito mais restritiva do que o Brasil.
Oieeee. Vou dar um parecer técnico sobre esse assunto da não construção no perímetro das matas e represas, 🙃 O Brasil tem um código de preservação ambiental lindo e incrível. De ser invejável, inclusive com a permissão de utilização de "parques comerciais", como forma de turismo ecológico. Acho que é ate as UC'S, unidades de conservação. A tentativa dessa lei foi preservar a mata ciliar que percorre as represas, rios etc. É uma ideia de preservação necessária para o proprio ambiente de rios. Porem, o que se peca aqui no Brasil, é a implantação das leis, a não fiscalização e a permissão para que os desastres de diversas hipóteses, sejam iniciadas e continuadas.
Lisboa é uma cidade linda! Tem uma luz especial e as gentes são maravilhosas!
A luz é mediterrânica, tipica de cidades do sul da Europa, claro que a luz refletida na calcário que é branca dá a sensação de maior luminosidade que ..fere até os olhos...
Seu programa é um bálsamo na nossa arquitetura envelhecida, obediente e muito descolada das necessidades da vida humana. Os arquitetos brasileiros sonham em fazer obras públicas para agradar governos e pouca coisa para agradar as pessoas. Temos uma “escola” onde todos querem ser Niemeyer ou Le Corbusier e poucos que desejam ser criativos e verdadeiramente modernos. Há sempre mérito em todos os estilos, porém é importante “beber” de novas fontes para sempre aprimorar o caminho. As vezes dando ré ou dando saltos a frente. Obrigado pelas luzes!
Olhar o Brasil de fora para dentro nos faz perceber melhor como as coisas funcionam, ou não funcionam. Seu canal é uma joia do youtube
Também serve pra mostrar que nem tudo é questão de dinheiro, mas de saber fazer boas políticas públicas.
Lisboa cidade da luz com alma. É a paz que se disfruta e a segurança das ruas que se vive em Portugal.
Alias, o MAAT e incrivel, ja pude sentar ali naqueles degraus e curir o por do sol e tambem andar sobre sua cobertura! Que projeto!!
Amigo devo começar por dizer que Lisboa sempre viveu à beira Tejo desde há séculos e séculos atrás, e sempre foi explorado e desfrutado o maravilhoso ambiente ali. A cidade em si, tem cerca de 15 kms junto ao Tejo.
Mas agradecemos esta forma bem positiva de mostrar um aspeto da cidade. Para quem quiser vir há muitos mais, junto ao rio, pela cidade, a Baixa Pombalina, os vários bairros típicos bem antigos, os monumentos e jardins públicos e o Monsanto (Monte Santo sim!) são alguns exemplos.
E ainda este sol e clima maravilhoso.
Esperemos que possam atrair a Lisboa e ao restante maravilhoso país que temos, quem queira aqui viver e trabalhar com dignidade e respeito, especialmente os jovens.
🙏💫🌟
O Rio Tejo, está cada vez mais limpo. Não há esgotos para o rio, nem industrias poluentes. O rio está tão limpo que já é possível avistar novamente, golfinhos e também baleias.
Já no Rio...a Lagoa Rodrigo de Freitas... e a Baía de Guanabara estão repletas de dejectos !!!
Infelizmente é verdade, um local carioca tão idílico e tão mal tratado.@@josealmeida3231
@@josealmeida3231 É uma pena!
Não bastou a destruição massiva de edifícios históricos, como aconteceu com o arrasamento do Morro do Castelo para a construção da avenida Central (atual avenida Rio Branco) e a avenida Beira Mar, continuam a lançar diretamente para os rios, esgoto sem qualquer tratamento e que depois abastecem a cidade (!!!) . Na última vez que estive no Rio, passei por uma zona em que o cheiro era nauseabundo.
Destruição de património histórico e arquitetónico, destruição ambiental....E depois queixam-se que não tem turismo!
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL Mete mais tabaco nisso, ou é a tua xenofobia que te cega?
@@VictorPMarcos pois é, um desperdício de história. morei em Lisboa, eles tem uma solução para prédios históricos: mantêm as fachadas, reconstroem a parte de trás. o problema de ambas cidades é grande parte da especulação imobiliária, mas aqui no Rio, colocam tudo abaixo, as demolições do Mourisco original e Palácio Monroe deveriam ser considerados crimes.
Esse canal é simplesmente maravilhoso e fundamental para que conhecamos mais de nossas cidades e nosso entorne por onde que que andemos. Entender um poco mais e aprender con bons e maus ejemplos para melhorar nossa casa e nosso entorno. Apreciar nao somente nosso "umbigo". Um abranco para a equipe desse canal!
Eu visito Lisboa desde 1995 e a cidade melhorou muito desde aquela época.
Essa é uma opinião nào partilhada pela maioria das pessoas que cá vivem ( em Portugal)! . . Portugal era um país magnífico , piorou mas muito, muito nas últimas décadas com a chegada dos imigrantes ! .. e está a tornar- se num local muito impróprio!
6:33 se chegar com uma rampa dessa sem guarda corpo e patamar vão falar que você não quer promover a acessibilidade, algo que todos os órgãos cobram mas não fazem em nenhuma calçada.
No Brasil da leis inúteis e embora já existam equipamentos mecânicos de transporte como elevadores, escada rolante, etc seriam exigidos guarda corpo e corrimão para tornar a rampa "acessível". Veja o que fizeram com a rampa da Assembleia legislativa de SP. Não será nenhuma surpresa se daqui a algum tempo os corrimãos e guarda corpos chegarem à rampa do Palácio do Planalto e outros prédios do Niemeyer em Brasília. No BR das leis o que importa não é a arquitetura mas leis, normas e decretos
@@rogerio4985 Hoje em dia é possível adaptar essas coisas de mobilidade pessoal tipo Segway or hoverboard para os deficientes físicos e eles andam até em florestas usando isso, tudo a uma fração do custo dessa babaquice e sem encher ninguém.
E evocando a NBR 9050, norma brasileira de acessibilidade
Norma essa que não é seguida nem em prédios públicos
@@rogerio4985 Boa parte dessas normas só são aplicadas para ajudar alguma empresa de político e amigos. É uma vergonha
Parabéns pelo vídeo! Reflexões são sempre bem vindas. Ganha quem critica e quem houve as críticas e é criticado. Tudo isso é aprendizagem.
Valeu.. 👍
Caro Raul, belo episódio em Lisboa no MAAT. Suas colocações foram absolutamente perfeitas quanto à ineficiência gritante do Brasil com suas múltiplas leis que atracavam qualquer possibilidade de desenvolvimento urbanístico de qualidade. Abs
Esse canal é maravilhoso. Mas, ao mesmo tempo é triste. Porque mostra o que o que o Brasil, ou pelo menos SP, poderia ter sido e nunca será. Porém, longa vida ao SP nas alturas, nosso Don Quixote do jornalismo, da arquitetura e do urbanismo.
LUC...os portugueses deixaram ....principalmente no Rio...belos edifícios e palácios...que vocês demoliram...em troca de monstros de ferro e cimento !!!
São Paulo, capital, é esquerdista e portanto decadente e caótica. O que salva é o interior do Estado, cada vez mais bonito, desenvolvido, seguro e próspero.
Estou amando esta série! Lx tá aqui pertinho, dê uma escapada pra Madri e comente também! 😊
O Museu dos Coches poderia ter sido transferido para uma nave (armazém) industrial que não faria diferença alguma tendo em conta a sua arquitectura e teria ficado muitíssimo mais barato. Tiveram que ir desencantar um arquitecto brasileiro para nos plantar aquela obra prima! E só custou 35 milhões!
Opiniões, há quem goste! no local onde estavam era demasiado pequeno...
@@quifix1o novo museu dos coches é uma aberração. O antigo museu era muito bonito porque tudo se interligava, o espaço e as carruagens.Agora, o museu parece uma caixa...
Imagine tanto dinheiro para nada..
Adoro os seus conteúdos. O seu, é o primeiro canal Brasileiro que subscrevo, não entendi muito bem, no entanto, a questão das rampas. Segundo pude pesquisar, no Brasil a inclinação máxima permitida para rampas de acessibilidade é de 8,33%, ou seja, a cada metro de rampa, a altura máxima permitida é de 8,33 centímetros.
Em Portugal a inclinação máxima, no sentido longitudinal, dos passeios e vias de acesso circundante aos edifícios é de 6% e, no sentido transversal, de 2%. Decreto-Lei n.º 123/97 | DR. A lei Portugesa parece mais estrita.
Mas as legislação sobre construção é restritiva em Portugal. Estamos a falar de uma zona urbana, onde já havia construção. Fora das areas urbanas tb é proibido construir junto a rios e barragens (represas). O que acontece é que grande parte de area de Lisboa junto do Tejo estava sob a jurisdição do Porto de Lisboa, que não abria mão da sua área. Lentamente as coisas começaram a mudar, muito também incentivado pelo boom turístico dos últimos 15-20 anos, mas principalmente pela Expo 98 que revolucionou toda a área oriental de Lisboa, surgindo uma cidade muito mais dinâmica e aberta à participação do cidadão.
Muito pertinente tds as colocações. O primeiro museu te chama a ir o segundo não. 👏🏽👏🏽👏🏽
Seu canal me despertou o interesse pela arquitetura por favor faça todas as cidades nas alturas
Se fosse no Brasil, o tanto de furtos de bicicleta que haveria ai não esta escrito
Parabéns, Raul! Perfeita a análise. Os edifícios têm de dialogar com a cidade no entorno. Juro que votaria em você para prefeito de São Paulo! Daria um baile nesses últimos administradores que tivemos.
Abraço!
Não se preocupe, se você já vota no PSDB e nos outros partidos da direita, vc já vota nele.
Sempre arrasando. Ja estive ai 6 vezes e ainda tem tantos lugares que nao visitei. Acho que eh meu destino favorito, depois de Sao Paulo ❤
O horizonte é lindo. Não tem aqueles prédios mais altos que os outros, tem uma linha. Tem norma e respeito á paisagem
É completamente proibida a construção de arranha céus para não estragar a estética da cidade
@@vitorduarte6212Não é por causa do aeroporto ??!!
@@carlossantos-fz7xo também,.mas cidades como Lisboa para não parecer a manhattan de Cacilhas completamente descaracterizada, prefere se manter traça minimamente histórica, e também pela bastante actividade sísmica da própria cidade... Mas o aeroporto não seria propriamente um problema
Concordo plenamente. Só olhar a desgraça que é Belo Horizonte pra ver como não ter nenhum parâmetro deixa a cidade horrível
@@carlossantos-fz7xonão me diga que Nova Iorque não tem aeroporto em S. Paulo, nem Singapura , nem Dubai,nem .. ,nem.... Só podes estar a gozar," não fazer prédios altos por causa do aeroporto" !😂😂
Poxa Lores. Cada vez mais admiro seu trabalho, mas que coisa inglória, não é? E vejo a sua insistência em tentar melhorar as coisas por aqui. Parabéns cara. E continue, quem sabe um dia ainda vejamos essas melhorias.
Lei Portuguesa n.º 54/2005
Restrições de utilidade pública nas zonas adjacentes
1 - Nas zonas adjacentes pode o diploma que procede à classificação definir áreas de ocupação edificada proibida e ou áreas de ocupação edificada condicionada, devendo neste último caso definir as regras a observar pela ocupação edificada.
2 - Nas áreas delimitadas como zona de ocupação edificada proibida é interdito:
a) Destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natural, com excepção da prática de culturas tradicionalmente integradas em explorações agrícolas;
b) Instalar vazadouros, lixeiras, parques de sucata ou quaisquer outros depósitos de materiais;
c) Realizar construções, construir edifícios ou executar obras susceptíveis de constituir obstrução à livre passagem das águas;
Ou seja em Portugal também não pode!!!!! O que ocorre é que cidades como Porto E Lisboa ja tem suas margens de rios e zonas a beira mar intensivamente urbanizadas há décadas e em alguns casos há séculos, nesse caso a aréa edificada se mantém, se reforma, se altera , mas não amplia, semelhante ao que temos nas margens de vários rios urbanos brasileiros.
Existem vários trecho do litoral de Portugal onde não pode se construir a beira mar, em Esposende existe um grande parque natural que abrange toda a faixa de praia e onde não se permite construir nada. Pesquise antes de falar besteira
Essa lei só diz que a construção não pode obstruir a passagem da água. Não está especificado que é proibida a construção na margem do rio.
Volta la e lê de novo "Destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natural, com excepção da prática de culturas...... "
@@danielg.1698
Existe nas margens de rios e albufeiras, dominio público onde não é permitida a construção, teoricamente, pois tb há casos em que isso não foi assim e outros que teve de existir demolição....@@danielg.1698
@@danielg.1698 Destruir o revestimento vegetal ou alterar o relevo natura
Realizar construções, construir edifícios "OU" executar obras susceptíveis de constituir obstrução à livre passagem das águas; ou seja não pode nem construir e nem obstruir...
Obrigada pelos espetaculares episódios sobre Lisboa
Um beijinho de Sintra /Lisboa
Que lugar lindo😮
Parabéns, excelente vídeo! O nosso urbanismo é ótimo em formalismos, produzir novas leis, em geral, extensas, abrangentes e detalhistas. Porém, já nos satisfazemos com o que colocamos no papel e nos preocupamos bem pouco em executar o que escrevemos. O resultado desse formalismo vazio são nossas cidades plena de informalidades e barreiras para a criatividade, a praticidade e o atendimento das reais necessidades de seus moradores. Uma lástima!
Solipsismo ("basta eu escrever que aquilo vira real"), parte de como o tipo de gente narcisista que vive aqui pensa.
Esse é um dos melhores canais brasileiros no TH-cam, merece ter muito mais inscritos. 💯
to amando essa série Lisboa nas aalturas. parabéns 😊
Saudades de morar em Lisboa! Passear no Tejo de Belém até a LxFactory, sem contar o Cais do Gás, atrás da Estação de Comboios
LUCAS...e do Conde Redondo não tem saudades ???
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL mas você conhece Portugal ou é apenas mais um preconceituoso com trauma de colonizado?
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPLe ainda não viste a pichachacao da tua mãe
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL cara, morei por 4 anos... pichação tem tudo o que é lugar, mas pelo menos tem muitas opções de transporte público. lembrando que os funiculares (bondes de ladeira) são grafitados e repintados de amarelo praticamente toda semana. ah! a empresa Carris de bondes históricos (elétricos) e ônibus (autocarros) de Lisboa foi fundada no Rio de Janeiro.
@@josealmeida3231 não tenho ideia do que você está falando
Palavra, não sabia que o museu dos coches era de um arquiteto brasileiro. Nem tem muito a ver pois vcs têm enormes arquitectos!!! Mas moro em Belém e desde o inicio sempre foi dos museus mais criticados, não conheço ninguém que goste… 1- por comparação com o antigo, nas cavalariças do Palácio de Belem, mais pequeno (por isso fizeram o novo) mas muito mais adequado ao objeto do museu. 2- no dizer popular, um “mamarracho” de betão sem janelas, sem nada. Os coches perdem-se la dentro… Gigante (na forma e no investimento…) para a função. Conclusão: visitei 3 ou 4 vezes o antigo, e mesmo passando lá todos os dias nunca entrei no novo. Não “apetece” nada… PS: so vou lá porque abriu em baixo uma “Santini” (melhores sorvetes de Lx 😃)
O novo museu dos coches, obra perfeitamente desnecessária.
Então vá e depois comente. A mania de se comentar o desconhecido... não achei mau o interior, no local onde estavam é que não era o melhor, pela dimensão, estava cheio pelas costuras, nem dava para apreciar ...
Comentários muito pertinentes, como sempre! Parabéns pelos vídeo!
Parabéns pela coragem de criticar esta obra do Paulo Mendes, concordo plenamente!!
Estou adorando ver esta expansão para Lisboa e poder ver com seu olhar esta cidade que mudou tanto e pouco tempo.
Estive ai em 2014 e depois em 2022. É outra cidade!!
Posha falou mal de um dos meus architectos favoritos , mas gostei muito das perspectivas, que visão incrível.
O problema não é sobre a água, mas sobre elitizar o que deveria ser do povo. Fatiar praias para a iniciativa privada? Jamais!
Sim, esse museu parece um caixote com pernas, enfim aos poucos vamo-nos acostumando.. Afinal, o interessante está lá dentro, os Coches, lindíssimos e antiquíssimos😃
Verdade, no Brasil, tem muita regulamentação, que não protege nada. Só aumentar a burocracia
Em Lisboa as pessoas sempre buscou a ida ao Tejo e com as grandes navegações a coisa se intensificou, tanto é que pouco mais à frente é denominado Ribeira das Naus. Este Prédio do Museu, sua arquitetura, apresenta total integração com o rio e a vista para ele, é mesmo uma linda edificação e bom aproveitamento de um espaço que antes não era utilizado.
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL , bem, a respeito da limpeza das favelas eu tenho lá minhas dúvidas, mas a respeito da pichação é um sofrimento e há todo um esforço da Câmara de Lisboa e da PSP em conter isto
@@mauromoura9801estás a dar troco a um doente mental!
Valha, existe uma obra incrivel a beira da baia de guanabara, e o museu do amanhã, faz um sombra linda e voce fica ali embaixo so curtindo a paisagem. Achei o comparativo sem nexo.
O nome do canal ja diz tudo e voce pode reparar nas comparações, ele fala sempre de SP Capital.
Gostei bastante do ponto de vista do Raul, nunca tinha pensado nestes pormenores.... muito bem explicado.
Nossos governantes têm uma cultura que é do brasileiro. Faz o que é bonito internamente mas esquece de dar beleza nas fachadas e agradar aos olhos de todos e embelezar a cidade.
Querido Raul, um dos grandes problemas do Brasil é a bagunça/miserabilidade dos lugares. Se uma infraestrutura dessa é construída no Centro de São Paulo, por exemplo, já no outro dia estará cheia de mendigos, pivetes etc. O Centro de São Paulo é lindo, porém abandonado, largado, cheio de ladrões.
discordo. um exemplo recente de como se pode fazer uma boa obra pública, nesse caso uma orla, é o caso de porto alegre, em que desde os princípios da cidade era um terreno vazio em que nada era feito com o mesmo pretexto que apresentas, e hoje é um dos pontos turísticos da cidade com grande disponibilidade de lazer a céu aberto, diversas quadras de futebol sintético para a população alugar gratuitamente, uma enorme pista de skate e hoje é um lugar que é seguro de dia e de noite.
precisamos passar por cima da questão que não é possível fazer obras públicas que gerem lazer a céu aberto para a população por motivos de segurança. são justamente obras como essas que, embora naturalmente ocorram percalços no meio do caminho, vão gerar coesão social e a própria segurança. um país pode crescer mas não se desenvolver construindo apenas shopping e condomínio fechado.
@@eduardoguarienti3742 Acho que o comentário anterior diz algo importante sim, o maior problema das cidades é a pobreza das pessoas. Não tem cidade bonita com tamanha e perversa desigualdade social. Sou a favor da boa arquitetura e do bom urbanismo, mas não serão belos prédios construídos no centro expandido de São Paulo (e somente lá, né?), como quer o mercado, que irá resolver o problema econômico e social local. Esse discurso é falso.
@@Sheilafilosofiamusic o que explica buenos aires então? muito mais linda e segura que quase todas (se não todas) as capitais brasileiras e numa crise inflacionaria e 50% da população na pobreza.
@@richardnunes8559 cada país tem suas singularidades. Mas no caso do Brasil, pobreza, desigualdade social e falta de urbanização andam de mãos dadas. Aqui no Brasil, em São Paulo especificamente, tiram os pobres das vistas para urbanizar algum local. Ao mesmo tempo, aonde estão os pobres , nas periferias, não se urbaniza ( depois vem o tiozinho aí dizer que eles são" aqueles que não obedecem as leis, que são demais, são"os que fazem o que querem"). É uma escolha, pra deixar a cidade bonita, tem que urbanizar pra todo mundo, tem que ter dignidade pra todo mundo. Se não uma hora os pobres aparecem e "estragam a paisagem"!
@@Sheilafilosofiamusic
Concordo contigo, mas São Paulo já foi eleita uma das 10 cidades mais feias do mundo. A pobreza e a desigualdade social não explicam sozinhas essa decadência toda não.
Ai, Raul, você dá cada sacode na gente!! Essa de questionar as obras às margens das águas e de nos botar a criticar Paulo Mendes da Rocha… faz todo sentido mas parece que estou traindo a minha formação… 🙂🙂
Ótimo vídeo. Obrigado e mais vídeos, se fizer o favor. Cumprimentos!
Ansioso pra minha viagem à Lisboa e aguardando seus próximos vídeos.😊
WELL...se vem de férias...tudo bem !!!...Se vem com a intenção de ficar em Portugal....informe-se muito bem da situação económica e social de Portugal...já que não há habitações disponíveis para arrendar...e o desemprego está a explodir !!!....Mais um conselho...não se deixe influenciar pelos youtubers brasileiros... já que eles não retratam a realidade de Portugal..."dourando demasiado a pílula" !!!
@@josealmeida3231 a passeio amigo, não somente Portugal como Espanha e outros, mas obrigado mesmo assim, sei que muita gente se ilude achando que são só flores, mas irei apenas de passagem.
@@josealmeida3231 pelo contrário, há muitos empregos . A questão é a falta de planejamento que os brasileiros que estão a vir para cá.
E os que estão a vir como simples imigrantes tem que ter noção que estes empregos são mãos de obras na hotelaria,na restauração, fábrica ,construção civil,lojas. Muitos vêm para cá sem noção e hoje em dia imigrar tem que saber se construir dia após dia.
Há também em outros sectores mais aí o caminho e outro e o que conta são bons currículos e bons profissionais e validação de diplomas e contactos já do Brasil.
Tudo é como se faz as coisas.
@@josealmeida3231 aliás centraram demais está ideia de Portugal. O mundo todo está assim e a Europa. E depois o que é comum e natural para nós que vivemos em Portugal para estás pessoas é novidade e qualidade de vida diferente do Brasil e não só.
Moradia está difícil na Europa toda.
E Portugal não só recebe gente simples e sim americanos, australiano , canadense além dos europeus de outras partes da Europa , pessoas com dinheiro e isto faz o sector imobiliário .
Vida de imigrantes não é para qualquer um e sem planejamento fica pior.
@@jefersonpetri É verdade que os aluguéis aí começam com 500 euros? Pq se for como uma pessoa que ganha 1 salário mínimo sobrevive aí em Portugal?
O MAAT é deslumbrante visto de cima. Une-se à paisagem que o rodeia.
Obrigada por mostrar essa perspectiva.
O Museu da Eletricidade, é um uso maravilhoso para edifícios que deixaram de ter o seu uso original. Assim têm nova vida com toda a memória da sua origem.
O novo museu dos coches, desnecessário. Nunca teve interesse, "mamarracho" (nem comento a arquitetura).
O antigo Museu dos Coches no Picadeiro Real, era o espaço perfeito e adequado.
Para mim, a proibição dessas construções em orlas de rios, Lagoas e praias são positivas. Mas, se a ideia é preservação ambiental, só isso é praticamente inútil.
A culpa do museu dos coches não é de quem o desenhou mas de quem o aprovou. Mamarracho sem interesse estético e funcional. Obrigado pela sua analise objetiva e obvia (depois de dito por si ganha a logica obvia) Ganhou inscrito
As normas/regras só são cumpridas se forem exequíveis (não adianta colocar limite de velocidade de 10km/h se sabemos que ninguém cumpre)
Quem aprovou está agora sentado em São Bento... Foi o António Costa quando era presidente da Câmara...
Exactamente quem aprovou essa obra feia, inútil e cara é que tem culpa. Mas não deve ser um único responsável decerto!... Há sempre equipas e assembleias.
Tem janelas pro rio no interior do novo museu dos coches. Exagerou, não está tão mal assim. E terá rampa pro outro lado da ferrovia junto ao rio, acho que ainda não executada. Comparação ruim porque o primeiro está à beira do rio e o outro tem avenidas largas e trem plo meio.
Discordo vê o exemplo do CCB que é mais antigo mas este explanadas nos terraços para ver o Rio
Sugiro uma análise semelhante à parte oriental de Lisboa, Parque das nações e Beato num dia soalheiro como este. 😉
A nossa capital 🇵🇹é lindissima e cheia de história
Pena q esta cheia de africanos
@@Matheus-du6rg Deve estar com os copos😁😆😆😆😆 Lisboa cheia de africanos ⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️ Onde⁉️⁉️⁉️⁉️⁉️ Devem ter mudado de cor 😆😁😁😁😁😁😁
Mas vamos va imaginar, num mundo do faz de conta, antes africanos do que brasileiros
Lamentavelmente Lisboa foi invadida de brasileiros
Vá dizer merda para o raio que o parta
@@Matheus-du6rg Deve ser na sua cabeça que Lisboa está cheia de africanos, só pode ser
@@Matheus-du6rg Doido do caralho
@@Matheus-du6rg O que pretende que se faça?
Eu também proibía em portugal, a subida das águas vai dar problemas mais tarde, mas é como as casas, as trancas só se metem depois de roubadas.
Defender sombra de concreto a beira de um rio e não a sombra de uma árvore, de um verde é o fim da picada.
@@frtellester sombra de concreto nao impede ter sombra de árvores.
Raul, Portugal é a prova da arquitetura inteligente: o metrô do Porto, que não é um metrô pesado, e sim, um VLT, custou pouco, revitalizou regiões inteiras e é o transporte mais usado na região do Porto por ser inteligente... nas áreas mais densas, ele vira subterrâneo e faz a vez de um metrô, nas áreas mais distantes ele faz a vez de um trem suburbano, nas áreas onde a construção de túneis seriam custosas, ele vira um VLT no canteiro da avenida ou em ruas compartilhadas.
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPLQue? Tá doido
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL.....Outra vez????? Enguliste algum papagaio?Você tem algum problema? Ou são palpites de totobola? Vai-te curar !!!!
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPLdor de cotovelo? Toma aspirina que passa...
Quê? andas passeando o papagaio ou o negrão recusou te massajar?
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPLVê-se logo que nunca foi a Lisboa.
pelo que pude pesquisar, no Brasil, a inclinação máxima aplicada na rampa é de 8,33%. Já em Portugal, a inclinação máxima é de 6%.
Esse museu dos Coches tem concertos em palcos pequenos montados para eventos de música durante o verão.
Sou fã desse canal!
Muito bom o conteúdo, estou adorando
Em Portugal não é permitido construir juntos ás margens dos rios / ribeiras / dunas! a lei não permite!
Em Lisboa existem construções junto ás margens do Rio Tejo, porque a mesma era uma zona industrial e pertence à Capitania do Porto de Lisboa, a qual tem as suas próprias regras.
👏🏽👏🏽👏🏽 Haja alguém que acertou no ponto. Aliás... basta ver a zona entre Sacavém e Vila Franca de Xira para ver que os empreendimentos estão longe da margem. Só não estão nas vilas e cidades antigas que já estavam construídas ali, e mesmo assim sofrem com as cheias. Mas certíssimo a lei aqui também não permite
Excelente! ✨💫☀️😁
Mas as construções assim tão perto são proibidas? eu vivi no Brasil por cinco anos e não foi isso que vi, principalmente em Salvador da Bahia, se constroi mesmo em cima do mar e dos rios e de qualquer forma!
No Brasil, este primeiro museu seria, provavelmente, um caixotão feioso no "melhor" estilo Niemeyer. O extravagante 'Museu do Amanhã', no Rio, é uma exceção à regra, enquanto o inacabável 'Cais das Artes' (não por acaso, do mesmíssimo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha), em Vitória-ES, é mais um exemplo disso, tal como foi feito aí neste segundo museu.
a escola de arquitetura modernista portuguesa é muito forte. dá uma pesquisada em Alvaro Siza e Eduardo Souto de Moura.
Morei em Arroios e Saldanha, esses concelhos possuem muitos prédios baixos com arquitetura mais tradicionais, porém a maioria possui somente a fachada clássica, já que os prédios mesmos são mais modernos ou seus interiores são completamente renovados.
Mano cê tá bem? Caixote de Niemeyer? 😅 Tá ligado que caixa não tem curva né
@@Panturga Concretão pelado e curvado de Niemeyer (entre três parênteses), o communista.
brasileiro nao consegue fazer nada que preste kkkk oscar nemeyer lixo só fez porqueira , nossos bairros , ruas , calçadas tudo lixo .......
Existe algum predio do Niemeyer que parece um caixotão? Qual?
De fato, aquela estupida e preconceituosa piada brasileira dirigida aos Portugueses se atribui de forma muito melhor aos brasileiros... .
Mas a generalidade dos brasileiros tem preconceito em relação aos portugueses e a Portugal, basta percorrer as diversas redes sociais, e conhecer a realidade do Brasil.
O Jaime Lerner fez milagre aqui na nova orla do lago guaíba na capital Porto Alegre. Vem nos visitar! 🏭🏞🌅
E que luta foi contra os caranguejos... até hoje a briga segue no Cais do Porto.
Esse é um aspecto interessante a ser abordado, ou seja, o governo só bate em criança. Quem obedece a lei é imobilizado, quem não respeita tem liberdade total. Em Curitiba, tive dificuldades de obter alvará por conta da maneira como o reflorestamento foi feito, enquanto que o vizinho, que não precisava alvará, derrubou todas as árvores do terreno.
Insanidade típica de país maçônico.
Raul! Queria muito que você falasse sobre João Pessoa-PB. É uma cidade maravilhosa!
Tu deve estar de brincadeira ... kkkkk
Ele visitou João Pessoa nesses últimos dias, pode ser que saia um João Pessoa nas Alturas, eu mesmo sou curioso pra saber o que tem de muito interessante por lá.
@@viniciusleonardo7799 JP só tem a orla... Se incluirmos então Bayeux e outros lugares desses é de fugir...
Lisboa me parece ser uma cidade muito bonita. São Paulo tem todo o potencial para ser uma das cidades mais bonitas do mundo, mas devido a burocracia e ineficiência do poder público é simplesmente horrenda. Um amontoado de prédios 😖.
😂😂
Moro em Lisboa e sim , a cidade é top mesmo…
O Estado brasileiro mais atrapalha do que ajuda no final das contas, triste
Vc acha que essas construções em Portugal foram feitas sem regras, ao deus dará, sem intervenção nenhuma do Estado?
o Estado português exige regras como tarifa de transporte mensal única para trem (comboios), metros, ônibus (autocarros), bondes (elétricos) e funiculares (bonde de ladeira) em detrimento ao lucro das concessionárias.
Tem um sistema de saúde levemente inspirado no SUS, existem uma regionalização com as clínicas de família, mas nada é de graça, porém as cobranças são menores.
O maior problema e duramente criticado pela população, é falta de controle da especulação imobiliária, aluguéis muito altos, mas com transporte público de qualidade, dá para morar nos subúrbios e se deslocar facilmente para os grandes centros.
@@manuelgoncalves5853 claro que não, afinal eu assisti ao vídeo, que deixa claro que há regras mais brandas porém que são fiscalizadas, ao contrário do Brasil que cria várias regras e não fiscaliza(provavelmente até fiscaliza mas os servidores são facilmente corruptíveis)
@@lucasamarante281Lavagem de dinheiro e outros esquemas, o governo particpa ativamente disso.
@@lucasamarante281😮 o SUS só existe a partir de 1988. O SNS em Portugal já existe há muitos anos e foi "expandido" ou reforçado a partir de 1977😮 e não se inspirou no SUS🤔
E também não entendo qual o problema dessa rampa que não é sequer ingreme! tem ruas em Lisboa bem mais inclinadas
Realmente as represas foram totalmente favelizadas e a serra do mar vai para o mesmo caminho.
Uma natureza exuberante sendo totalmente destruída. O interessante é que se vc comecar a fazer uma pequena reforma em sua casa a prefeitura logo bate à sua porta interditando.
Parabéns pelo conteúdo!
Linda cidade de Lisboa, infelizmente no Brasil tudo que pode agradar é proibido. Cultura arcaica, povo literalmente atrasado e mal-educado.
Progresso no Brasil só na bandeira
O que se precisa compreender de uma vez por todas é que o fracasso do Brasil enquanto civilização não é obra do acaso ou de uma suposta incapacidade nossa, mas sim um processo meticulosamente detalhado, obstinadamente perseguido. Contudo, basta dar uma esquadrinhada na política nossa de cada dia para ter zero esperança de que isso mude.
Esse fracasso começou depois de 7 de setembro de 1822 ... a anulação sistemática de vocês próprios !!!
202 anos na autoflagelação degenerou num nada que não tem mais jeito ... caso perdido.
@@rogeriomiguelcarrilho5173 Seria preciso muita ingenuidade para estabelecer essa data como a linha de corte e alguma dose de má-fé para isentar o processo de qualquer influência externa mas vá lá, é claro que a maior responsabilidade é nossa mesmo por não termos sido capazes de nos defender desse assédio. O resultado aí está.
sem falar que em toda a extensão da nação Tupiniquim impera o pensamento que todas as praças, construções públicas tem que ser cercadas senão pos mendigos tomarão conta do espaço, sofrível...
sei que são paulo nao tem litoral, mas, imagine sp com toda essa elegância.
O museu dos coches é simplesmente horrível! Até não entendo como aprovaram o projeto.🔥
A sua cara tb é horrenda e no entanto as pessoas têm aprovado cruzar com vc nas ruas e nos elevadores... por isso tem sempre alguém que vomita !!! 😂😂😂😂
QUE TRISTE 😞 ESSA ARQUITETURA do Museu dos Coches 😮😢😵💫👎
Muito bom, Raul!
Excelente análise !!!!
A gente tem síndrome de síndico. Tudo é proibido e a desconfiança prospera
E sobrenomes genéricos de origem suspeita (sim, uma coisa tem a ver com a outra).
TOTALMENTE CERTO. NO BRASIL TEM MUITAS LEIS. MAIS NAO TEM EFEITO. PORQUE O BRASILEIRO DE UMA FORMA BEM AMPLA NAO OBEDECE. COMO FISCALISACAO NAO EXISTE. VOCÊ IMAGINA COMO FICA.
9.00 Eu acho que não é uma pena o Museu dos coches não ter janelas para o rio. A ideia é de o visitante não se distrair com o que se passa lá fora e observar apenas os coches e as obras de arte. Basta sair do Museu que está logo ao pé do rio. Grande abraço e continue com o bom trabalho!
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPL O idiota de serviço chegou...
@PrognosticosTOTOBOLAPalpitesPLcontinue no Rio que nós continuamos por cá. Adoro pichação. Detesto favela.
@@ruileitedecastro2044 Adora vandalismo??? Estranho. Já eu lisboeta odeio... como odeiam os turistas que outro dia em plena estação de comboios Roma/Areeiro diziam em Inglês sobre o que viam: "I don´t like it, they don´t clean anything...".
Leis rabiscadas por políticos que se acham os Deuses de canetas.
Muito muito bom video! Gostei do contraste dos dois museus. Conhecendo bem os dois, nao posso concordar mais com o que foi dito.
Essa série em Lisboa está me deixando deprimido.
Pq não aprendemos nada com os nossos antepassados?
Já não vai a tempo de aprender o que quer que seja !!!
@@josealmeida3231 Jumentos nunca aprendem nada.
Porque desde a independência a única preocupação foi "apagar" todas as referências de identificação com Portugal . Nomeadamente no próprio património e legado histórico. Muita coisa foi destruída e o que ainda existe não fazem questão de preservar😢😢😢
Olá Raúl. O edifício que agora acolhe o museu dos coches não tem só problemas de enquadramento. Deixo a sugestão para o Raúl conhecer um pouco da história desse edifício. Desde o seu planeamento até à sua utilização. Resumindo: uma vergonha. Ou, por outras palavras, um excelente exemplo do pior que a política.
Eu sou Portuguesa e visitei o Brasil. É muito lindo! A natureza e a arquitetura natural é linda!
Paris vai por 170000 árvores e todos os parques de estacionamento vão ser convertidos em jardins. Esta zona de Lisboa está linda mas um pouco mais para o natural
Vão ser convertidos é o termo a correcto! 'revirado'???! 😅
Olá!
Obrigado
Gostei muito da ideia desse museu. Me fez lembrar aquele sonho proibido de criança que quase todo pequeno paulistano (ou adulto) já teve subir na cobertura da Oca ou do Auditório do Ibirapuera 😂
Comparar Brasil com Portugal é a mesma coisa que comparar Chinelos Havaianas com Vinho do Porto !
Comparar chinelo com vinho é engraçado. 😂 Mas as Havaianas são a marca mais famosa do tipo no mundo, não devia menosprezar.
@@danielg.1698 de acordo mas fede e é uma « coisa » contemporânea… vinho não ! A história do vinho é melhor explicada e é mais tradicional e nobre . As Havaianas não valorizou nem a Amazônia mas um arquipélago americano , enquanto o Vinho do Porto é do Porto o próprio nome da cidade de origem !
No Brasil, às margens dos rios e afins pode construir favela, não precisa nem de alvará.
A falta do Estado nas ocupações ilegais e desordenadas é resultado de poucos brasileiros privilegiados que estudam para "fazer leis", "discutir opinião/ ideologia", e, "inventar regras burocráticas". Assim ganham salários que garantirão carros blindados, casas em condomínios fechados e consumo em shopings padronizados.
Uma grande parte dessas construções são antigas… e as novas não jogam as águas residuais para o rio :-) são enviadas para estações de tratamento de águas residuais, aliás as águas do rio Tejo há muito que não estavam tão limpas…
Nem as novas nem as velhas, vai tudo a ter ao tratamento de esgotos! 🤔👍
@@gruneldbaksakis7911Exactamente. As canalizações já foram todas desviadas para as estações de tratamento. Tanto a norte do Tejo como na margem sul.
Tanta palavra para vomitares a tua inveja!
Não faz mesmo sentido criar leis que não podem ser fiscalizadas, ou que custem muito para o fazerem. Interessante saber que essas construções não sairiam no Brasil, Portugal é conhecido por ser bastante engessado na questão de construção, uma coisa que pelo jeito herdamos bem e "melhoramos" rsrs
Daí tectos fabulosos graças ao gesso !!!
No minuto 1.15, esse edifício em cima de si não é um hotel, é a agencia europeia de segurança marítima, um edifício governamental da União Europeia.
O novo museu dos coches (antigo ainda existe nas cavalariças do palácio de Belém e faz parte do roteiro) teve sentimentos mistos. Por um lado, é espaçoso e digno para expor tantas coisas que estavam em arquivo em caves, incluindo coches históricos desmontados, permitindo várias exposições e atividades no seu interior. Porém, é um caixote sem graça, sem aproveitamento das redondezas, que apenas serve o poderá servir de museu e que afronta os edifícios históricos e não históricos em volta, incluindo o palácio de Belém, que é o palácio presidencial.
Gente, quem premiou este museu dos coches? Horrível. Morei na casa do Brasil na cidade universitaria em Paris. La passei a odiar os arquitetos premiados que so pensam em si mesmos, e não na experiencia do usuario. Meu quarto parecia uma prisao. Horrível. Mas super premiado o predio
Estimado Raul - acompanho suas publicações e gosto do conteúdo. Assim, como sua seguidora, portuguesa e brasileira eapaixonada por arquitetura, gostaria de comentar que sua comparação entre os dois museus despersonaliza o DNA de cada arquiteto. O museu dos Coches, remete a um estábulo onde os coches são estacionados, enfileirados , respeitando inclusive a proposta de seu museu antigo que está ao lado. Não foi feito para se sentar enfrente aos coches como num museu de arte e é fiel a assinatura de Paulo M da Rocha. Não tem como princípio a vista do Tejo. Se visitar as obras de Álvaro Sisa vera q há uma inspiração respeitosa as suas obras , como no museu de Porto Alegre ou mesmo o do Porto,vera que também tem essas características. Portanto há q se respeitar as identidades de cada arquiteto. Sem comparações. O convite foi feito a Paulo Mendes justamente pq se esperava uma obra assim. Nem tudo q é aberto é melhor. Um grande abraço
O seu comentário, não invalida de que se trata de uma obra horrorosa que fere os olhos. Vivo em Lisboa e dá-me vómitos ver aquele mamarracho pintado de branco mesmo em frente do jardim de Afonso de Albuquerque e do belo e grandiosos Palácio de Belém
Ainda bem q existem gostos pra todos. Viva as diferenças. Uma dica é olhar para o outro lado qdo passar😉
@@CristinaCalvo-g4y Difícil olhar para o lado, pela dimensão do mamarracho. Se ainda fosse uma mercearia, poderia passar despercebido. Enfim tem gostos para tudo...
@@VictorPMarcosVerdade!..é feio que dói 😮. Visitei algumas vezes o antigo Museu dos coches (único no mundo), ainda não tive qualquer motivação para ver este novo museu por dentro😢😢😢olhar por fora já desanima😢
@@juditesouto1800faz mal. O museu é espetacular e cumpre perfeitamente o seu propósito de servir como uma caixa para as joias que são os coches. Esqueça os seus preconceitos e vá lá fazer uma visita, para pelo menos saber do que fala.
Vídeo bem interessante. Só achei simplista criticar as cidades brasileiras por não permitirem tb construções junto do leito fluvial. Como muitos já apontaram, a urbanização da cidade é antiga, há séculos que os edifícios estão juntos do rio, mas em locais onde a urbanização é mais recente se tenta preservar as margens dos cursos d'agua. A que ser ressaltado tb que a cidade de Lisboa está num terreno vários metros acima do Tejo. Isto, entre outros fatores geográficos, permitem que a cidade fique junto do rio sem correr o risco de inundações regulares. Agora vejamos o caso de São Paulo. Retificaram o rio Pinheiros, que tinha um desenho natural lindíssimo com suas curvas, para evitar inundações quando o correto seria urbanizar a cidade alguns metros ou kilometros + acima. Resultado: criaram um canal fétido cheio de esgoto, destruíram um curso d'agua que tinha enorme potencial turístico, acabaram com os clubes desportivos e/ou de recreação que existiam ao longo do Pinheiros e que permitiam um contato proveitoso da população com o curso d'agua, meteram uma via expressa horrorosa e no final das contas não resolveram o problema das enchentes regulares que afetam São Paulo. Concluindo, cada caso é um caso. No Brasil vc tem tragédias recorrentes pelo fato de muitas cidades serem construidas tão perto de rios que com chuva forte transbordam vários metros rapidamente. É bem verdade que a falta de grandes obras de infraestrutura tb acarretam essas tragédias. Mas tb é verdade que em um país que mal mal tem dinheiro para construir uma simples estrada, muitas vezes, é mais barato e eficiente evitar que as pessoas construam suas casas ou empresas ao lado do rio ao invés de gastar grandes quantias de dinheiro para construir uma grande barragem ou fazer enormes canalizações que mesmo depois de prontos se mostram duvidosos para conter grandes tragédias.