Olá gostei muito de a ouvir, continua a fazer vídeos desse gênero 😀 e aqui por as praias da costa alentejana também usamos o tal de corta vento que por vezes dá muito jeito 😜😘
Ligia, alguns restaurantes precisam , outros não e o uso do gerúndio realmente depende da região, aqui em Viseu, as pessoas não conjugam mas se descer para o Alentejo já é diferente.
Apesar de sermos nações com o mesmo idioma, existem as peculiaridades. Muito interessante para aprendermos mais sobre a terra mãe. Na questão hospitalidafe os Portugueses recebem os Brasileiros muito bem!!! Parabéns!!!!
E tbm antigamente decada de 80 so tinha mos 1canal e novelas eram so brasileiras agora sao uns 7canais livres e novelas portugueses e meio recente desde 1996 ou depois nao sei bem ano da 1 novela portuguesa
A sul de Lisboa e nos Açores usam o gerúndio. Eu, embora sendo de Lisboa, habituei-me a empregar o gerúndio em algumas situações por influência da minha mulher que é alentejana. Veja aqui como usamos o gerúndio no dia a dia th-cam.com/video/dsXRlHcVlGY/w-d-xo.html
Exato. Tanto nas ilhas, como no Sul o gerúndio é usado tal como no Brasil. Portugal não é muito grande, mas é muito diverso, incluindo na questão da linguagem.
Olá. Que bom que uma nação aprendeu com a outra. O que u acho complicado é que todo idioma tem os falsos amigos e em Portugal para os brasileiros deve ser muito engraçado e as vezes constrangedor. Melhor se integrar e dominar o português mesmo sendo português.
Fiquei feliz em ouvir que Portugueses gostam da nossa cultura,pq tem uma youtuber brasileira que mora aí em portugal que diz que nós não sabemos conjugar verbos que as faculdades no Brasil são péssimas e que somos desrespeitosos com os portugueses e os portugueses que a seguem falam que brasileiros com diploma são todos incompetentes dá pra acreditar nisso! Bjos😘
claro que é um exagero, nem toda a gente é incompetente em todo o lado, é que alguns brasileiros gostam de xingar o português, como é hábito aí no Brasil, e as pessoas para retaliar, tentam fazer o mesmo, e também dizem coisas que não são verdade, o português até aprecia muito o brasileiro(a) enquanto é respeitado, se não for é grosso como tem de ser, e tem fama...por exemplo o dizer mal do país, o português é burro, etc, tá ver? assim não dá...
@@Simoneemportugal Sra esse complexo não se justifica, vocês falam bem é tudo tão igual, com as pequenas diferenças como aqui, entre o norte e o sul, a gente quando não entende pergunta, nós fazemos isso quando é preciso.não é vergonha nenhuma... boa sorte. a sra esteve ligada ao ensino?
Algumas dessas supostas curiosidades estão erradas. Se a senhora conhecesse bem os portugueses saberia que o gerúndio é empregue em várias zona do país (Açores, Alentejo, Algarve, etc.). Também deveria saber que a língua portuguesa foi de Portugal para o Brasil e não o contrário, eis a razão de termos muitas gírias iguais e também o gerúndio. Tente ouvir estas músicas alentejana e ouvirá o emprego do gerúndio th-cam.com/video/Ns5zdIfoeJI/w-d-xo.html e mais esta th-cam.com/video/P54FzP3l84o/w-d-xo.html.
O gerúndio é um verbo ..se vai fazendo ,isso implica n fazer ,ir fazendo .Eu estou a passear é uma coisa que estou a fazer ,não estou fazendo ..estou a passear presente..se for gerúndio é algo que pode nunca fazer é ir fazendo ...
Parabéns pelo vídeo Uma coisa que não gostei, foi que aí eles escutam funk, o e resto tá tranquilo, hehehe Parabéns, sempre que dá tô te acompanhando Abraço
aqui no norte usam muito barracas de pano, "alugadas"e "tapa vento," mas vento não há sempre, e não é só no norte, o vento é democrático quando vem é para todos...
sra, o vento é em todo o país, a costa é ventosa, o sul não é africa...o algarve sim, é diferente, mas também ás vezes tem vento... há pra aí um mito enorme.
então a Sra julgava que aqui era igual ao brasil? concerteza que não, como nós nunca pensamos que o brasileiro tinha os nossos habitos, acho graça ficarem quase escandalizados, por ser diferente, é como se fosse um sacrilégio.que acha dessa quase censura da vossa imprensa omitir portugal, nem música, noticias, futebol, cultura, nada passa, não acha que o povo, mesmo com o trauma do ouro, não quer saber nadinha de um país que fala a mesma lingua, "não idioma como dizem por lá" abraço.
Sempre soube que Portugal não é igual ao Brasil, é como eu disse no video: eu fiquei espantada de saber que Portugal curte as músicas brasileiras, novelas e outras coisas. Esse trauma do Ouro já foi superado a tempos, a impressa brasileira prefere noticiar os assuntos internos, que não são poucos.
Vou fazer 3 correções ao que disse e não é nenhuma critica é apenas factual. Em Portugal mais de 95 % das comprar realizadas são feitas através de cartão de crédito ou de débito. Será mesmo muito difícil encontrar um restaurante que não aceite cartão. e se assim for verá a sua atividade muito reduzida Já quanto às reservas dos restaurantes nunca encontrei nenhum que só funcionasse com reservas. Em 1000 haverá 1, eventualmente. Já a utilização do verbo haver em vez do ter, não faz qualquer sentido. Em bom português o verbo ter no sentido de ser dono, proprietário ou possuidor de algo material ou imaterial. Ex. Tenho muito dinheiro ou tenho razão. OU seja o verbo ter implica sempre uma relação de posse. Já o haver utiliza-se do sentido de existir. ou tempo decorrido Ex. Há muito tempo que não te vejo. ou Há muita beleza naquilo que escreveste ou ainda : Houve tempos em que fui feliz. Daí que é incorreto quando um brasileiro diz : "Tem" dias mais felizes que outros. Isto não está correto . Vamos perguntar ao verbo quem é que têm ? Quem é o possuidor desses dias ? Não se sabe ! Daí que o correto é : Há dias mais felizes que outros. Penso que a sua confusão vem daqui.
Helder Almeida muito obrigada pelas suas colocações, aqui em Viseu há cafés e padarias que não aceitam pagamento com cartão, nem de débito nem de crédito. Quanto ao verbo, no Brasil usamos muito o verbo ter tanto no sentido de posse como no sentido de existir, na linguagem falada, que é errado mas, na linguagem escrita usamos o verbo haver corretamente.
Minha senhora, o problema da forma de falar tem que ver com ser bom ou mau aluno, se a língua é o português e se fomos nós que a inventámos onde está o defeito? Alguém faltou às aulas e depois fala e diz asneira, os verbos são para ser usados na sua plenitude e não de forma pobre e quase uniforme assim como os R no fim de cada palavra que o teem, exemplo: falar é falar e não "falá" comer é comer e não "comê", enfim... Para não falar da pontuação e da acentuação onde os brasileiros são um desastre, assim sendo, quem é que está errado? Quanto ao espanto de nós sabermos muito sobre o Brasil não é bem assim, nós sabemos muito sobre todo o mundo porque ao contrário do Brasil nós temos a mente aberta e não olhamos apenas para o nosso umbigo, coisa que os senhores aprenderam com os americanos, para eles o mundo são os EUA daí a burrice da maioria do povo americano, nota alguma semelhança entre Brasil e EUA? A piada é que para um inglês ou para qualquer falante da língua inglesa ouvir um americano a falar é até estranho e depois também dizem que falam inglês, para mim, brasileiro não fala português, arranha e assassina a língua e os ingleses devem achar o mesmo dos americanos se bem que os australianos ainda sejam piores. Tudo isto tem solução se estudarem mais e aprenderem a ler, a escrever e a falar correctamente, então vão deixar de achar CURIOSO e sim CORRECTO e vídeos deste teor deixam de fazer sentido e também deixam de mostrar a vossa ignorância sobre a língua portuguesa e Portugal. Boa estadia e... BOM ESTUDO. Desculpe a frontalidade mas nós somos mesmo assim, por aqui não fazemos rodeios.
S. professor eu sou português (nascido, criado, educado etc.) e vou ser honesto com sua exc. , bocê escarrapachou-me cum esta obra literária, verifique os defeitos em sua casa e não vá a procura de defeitos em casa alheia
@@DavidPereira-ot2xi Se é português com diz e ficou tão ofendido com o meu comentário e está a sofrer as dores de outrem, lamento mas também deve ter faltado às aulas, e já agora fique a saber que o meu comentário serviu para acrescentar e não para diminuir que foi o caso do seu, fique bem com o seu feitio.
A escola pública ensinou - me a respeitar as diferenças (sexo, religião, cor, raça etc. e a fala tamem) mas eu notei uma peculiaridades, porque será quem nos ensinou não respeita essas regras e faz trossa (humilha) os seres humanos que considera diferente dele (achar-se dono da razom)
@@DavidPereira-ot2xi O senhor faltou mesmo a muitas aulas, a sua escrita está cheia de erros e não se trata de humilhar mas sim tornar as pessoas melhor preparadas para enfrentar a vida, se isto é assim tão mau como diz não perco mais tempo consigo, o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.
vídeo muito informativo excelente são idiomas diferentes sucesso sorte
Gostei muito do seu canal
Gostei muito...
Olá gostei muito de a ouvir, continua a fazer vídeos desse gênero 😀 e aqui por as praias da costa alentejana também usamos o tal de corta vento que por vezes dá muito jeito 😜😘
Obrigada Paula, espero que meus vídeos possam ser úteis .
Gostei do vídeo. Me inscrevi. Bom.saber essas curiosidades.
Não fazendo reserva em restaurante , você NÃO pode entrar ???? Sou português e nunca vi isso !
O gerúndio é isso usando em Portugal. Só que a gente não abusa do gerúndio. Mas, se você for para o Algarve ou Alentejo , o gerúndio é MUITO usado.
sra, os alentejanos também usam por vezes o gerúndio.
Mt simpatica 👏👏
Nossa q comentário legal. Curiosidades interessantes.
Vlw
Muito bom o víde! , bem informativo, obg e q Jesus o abençoe poderosamente.
Amém
Adorando seu canal. Saudades😘😘
Obrigada Jo😘😘
Frequento restaurantes sem reserva de mesa e não encontro problemas. E já vi o uso do gerúndio por aqui também. Acredito que possa depender da região.
Ligia, alguns restaurantes precisam , outros não e o uso do gerúndio realmente depende da região, aqui em Viseu, as pessoas não conjugam mas se descer para o Alentejo já é diferente.
Apesar de sermos nações com o mesmo idioma, existem as peculiaridades. Muito interessante para aprendermos mais sobre a terra mãe. Na questão hospitalidafe os Portugueses recebem os Brasileiros muito bem!!!
Parabéns!!!!
Valeu Alex
@@Simoneemportugal s
Sim, é passada cá música brasileira mas também é devido muito à presença da grande comunidade brasileira que vive em Portugal.
Eu acho isso muito bacana
E tbm antigamente decada de 80 so tinha mos 1canal e novelas eram so brasileiras agora sao uns 7canais livres e novelas portugueses e meio recente desde 1996 ou depois nao sei bem ano da 1 novela portuguesa
A sul de Lisboa e nos Açores usam o gerúndio. Eu, embora sendo de Lisboa, habituei-me a empregar o gerúndio em algumas situações por influência da minha mulher que é alentejana.
Veja aqui como usamos o gerúndio no dia a dia th-cam.com/video/dsXRlHcVlGY/w-d-xo.html
Exato. Tanto nas ilhas, como no Sul o gerúndio é usado tal como no Brasil. Portugal não é muito grande, mas é muito diverso, incluindo na questão da linguagem.
Olá. Que bom que uma nação aprendeu com a outra. O que u acho complicado é que todo idioma tem os falsos amigos e em Portugal para os brasileiros deve ser muito engraçado e as vezes constrangedor. Melhor se integrar e dominar o português mesmo sendo português.
É isso mesmo Tado
Boa tarde!! Que lugar é este que vc esta ? Lindo e passa uma paz
Gilvan, esse lugar é no jardim ao lado do apto onde moro.
Fiquei feliz em ouvir que Portugueses gostam da nossa cultura,pq tem uma youtuber brasileira que mora aí em portugal que diz que nós não sabemos conjugar verbos que as faculdades no Brasil são péssimas e que somos desrespeitosos com os portugueses e os portugueses que a seguem falam que brasileiros com diploma são todos incompetentes dá pra acreditar nisso! Bjos😘
Sandra, muitas vezes, os portugueses acham que estamos falando errado, e não estamos, pq aqui a gramática é diferente da que aprendemos no Brasil
Verdade! bjos pra ti😘
claro que é um exagero, nem toda a gente é incompetente em todo o lado, é que alguns brasileiros gostam de xingar o português, como é hábito aí no Brasil, e as pessoas para retaliar, tentam fazer o mesmo, e também dizem coisas que não são verdade, o português até aprecia muito o brasileiro(a) enquanto é respeitado, se não for é grosso como tem de ser, e tem fama...por exemplo o dizer mal do país, o português é burro, etc, tá ver? assim não dá...
@@Simoneemportugal Sra esse complexo não se justifica, vocês falam bem
é tudo tão igual, com as pequenas diferenças como aqui, entre o norte e o sul, a gente quando não entende pergunta, nós fazemos isso quando é preciso.não é vergonha nenhuma...
boa sorte.
a sra esteve ligada ao ensino?
Concordo, quando não entende alguma palavra, é só perguntar, eu faço desse jeito.
Em Portugal sabe-se de assuntos do Brasil ou de outros países porque Portugal não é um país fechado como é o Brasil. Estamos no século XXI.
Aqui no Algarve não vejo corta-vento na praia.
Vi bastante nas praias de Aveiro
Haver, ter.
Para você ver que o Brasil quer é passar merdices Americanas 😂😂😂😂😂
Algumas dessas supostas curiosidades estão erradas. Se a senhora conhecesse bem os portugueses saberia que o gerúndio é empregue em várias zona do país (Açores, Alentejo, Algarve, etc.). Também deveria saber que a língua portuguesa foi de Portugal para o Brasil e não o contrário, eis a razão de termos muitas gírias iguais e também o gerúndio. Tente ouvir estas músicas alentejana e ouvirá o emprego do gerúndio th-cam.com/video/Ns5zdIfoeJI/w-d-xo.html e mais esta th-cam.com/video/P54FzP3l84o/w-d-xo.html.
O gerúndio é um verbo ..se vai fazendo ,isso implica n fazer ,ir fazendo .Eu estou a passear é uma coisa que estou a fazer ,não estou fazendo ..estou a passear presente..se for gerúndio é algo que pode nunca fazer é ir fazendo ...
Muito bem...Não tinha pensado nisso.
Parabéns pelo vídeo
Uma coisa que não gostei, foi que aí eles escutam funk, o e resto tá tranquilo, hehehe
Parabéns, sempre que dá tô te acompanhando
Abraço
Obrigada Nilton, aqui os portugueses curtem bastante todos os tipos de música brasileira.
Esses corta-ventos SÓ existe no Norte. Aqui pelo centro sul ninguém usa. É só coisa do Norte, mesmo .
aqui no norte usam muito barracas de pano, "alugadas"e "tapa vento," mas vento não há sempre, e não é só no norte, o vento é democrático quando vem é para todos...
sra, o vento é em todo o país, a costa é ventosa, o sul não é africa...o algarve
sim, é diferente, mas também ás vezes tem vento...
há pra aí um mito enorme.
Há muita segregação com os brasileiros?
Lucia, eu nunca presenciei isso aqui .
"Pego" com a mão na massa, só mesmo no Brasil. O termo "pego" não existe em Portugal. A expressão portuguesa é "apanhado" com a mão na massa...
então a Sra julgava que aqui era igual ao brasil? concerteza que não, como nós nunca pensamos que o brasileiro tinha os nossos habitos, acho graça ficarem quase escandalizados, por ser diferente, é como se fosse um sacrilégio.que acha dessa quase censura da vossa imprensa omitir portugal,
nem música, noticias, futebol, cultura, nada passa, não acha que o povo, mesmo com o trauma do ouro, não quer saber nadinha de um país que fala a mesma lingua,
"não idioma como dizem por lá"
abraço.
Sempre soube que Portugal não é igual ao Brasil, é como eu disse no video: eu fiquei espantada de saber que Portugal curte as músicas brasileiras, novelas e outras coisas. Esse trauma do Ouro já foi superado a tempos, a impressa brasileira prefere noticiar os assuntos internos, que não são poucos.
Vou fazer 3 correções ao que disse e não é nenhuma critica é apenas factual. Em Portugal mais de 95 % das comprar realizadas são feitas através de cartão de crédito ou de débito. Será mesmo muito difícil encontrar um restaurante que não aceite cartão. e se assim for verá a sua atividade muito reduzida Já quanto às reservas dos restaurantes nunca encontrei nenhum que só funcionasse com reservas. Em 1000 haverá 1, eventualmente. Já a utilização do verbo haver em vez do ter, não faz qualquer sentido. Em bom português o verbo ter no sentido de ser dono, proprietário ou possuidor de algo material ou imaterial. Ex. Tenho muito dinheiro ou tenho razão. OU seja o verbo ter implica sempre uma relação de posse. Já o haver utiliza-se do sentido de existir. ou tempo decorrido Ex. Há muito tempo que não te vejo. ou Há muita beleza naquilo que escreveste ou ainda : Houve tempos em que fui feliz. Daí que é incorreto quando um brasileiro diz : "Tem" dias mais felizes que outros. Isto não está correto . Vamos perguntar ao verbo quem é que têm ? Quem é o possuidor desses dias ? Não se sabe ! Daí que o correto é : Há dias mais felizes que outros. Penso que a sua confusão vem daqui.
Helder Almeida muito obrigada pelas suas colocações, aqui em Viseu há cafés e padarias que não aceitam pagamento com cartão, nem de débito nem de crédito. Quanto ao verbo, no Brasil usamos muito o verbo ter tanto no sentido de posse como no sentido de existir, na linguagem falada, que é errado mas, na linguagem escrita usamos o verbo haver corretamente.
Minha senhora, o problema da forma de falar tem que ver com ser bom ou mau aluno, se a língua é o português e se fomos nós que a inventámos onde está o defeito? Alguém faltou às aulas e depois fala e diz asneira, os verbos são para ser usados na sua plenitude e não de forma pobre e quase uniforme assim como os R no fim de cada palavra que o teem, exemplo: falar é falar e não "falá" comer é comer e não "comê", enfim... Para não falar da pontuação e da acentuação onde os brasileiros são um desastre, assim sendo, quem é que está errado?
Quanto ao espanto de nós sabermos muito sobre o Brasil não é bem assim, nós sabemos muito sobre todo o mundo porque ao contrário do Brasil nós temos a mente aberta e não olhamos apenas para o nosso umbigo, coisa que os senhores aprenderam com os americanos, para eles o mundo são os EUA daí a burrice da maioria do povo americano, nota alguma semelhança entre Brasil e EUA?
A piada é que para um inglês ou para qualquer falante da língua inglesa ouvir um americano a falar é até estranho e depois também dizem que falam inglês, para mim, brasileiro não fala português, arranha e assassina a língua e os ingleses devem achar o mesmo dos americanos se bem que os australianos ainda sejam piores.
Tudo isto tem solução se estudarem mais e aprenderem a ler, a escrever e a falar correctamente, então vão deixar de achar CURIOSO e sim CORRECTO e vídeos deste teor deixam de fazer sentido e também deixam de mostrar a vossa ignorância sobre a língua portuguesa e Portugal.
Boa estadia e... BOM ESTUDO.
Desculpe a frontalidade mas nós somos mesmo assim, por aqui não fazemos rodeios.
S. professor eu sou português (nascido, criado, educado etc.) e vou ser honesto com sua exc. , bocê escarrapachou-me cum esta obra literária, verifique os defeitos em sua casa e não vá a procura de defeitos em casa alheia
@@DavidPereira-ot2xi Se é português com diz e ficou tão ofendido com o meu comentário e está a sofrer as dores de outrem, lamento mas também deve ter faltado às aulas, e já agora fique a saber que o meu comentário serviu para acrescentar e não para diminuir que foi o caso do seu, fique bem com o seu feitio.
A escola pública ensinou - me a respeitar as diferenças (sexo, religião, cor, raça etc. e a fala tamem) mas eu notei uma peculiaridades, porque será quem nos ensinou não respeita essas regras e faz trossa (humilha) os seres humanos que considera diferente dele (achar-se dono da razom)
@@DavidPereira-ot2xi O senhor faltou mesmo a muitas aulas, a sua escrita está cheia de erros e não se trata de humilhar mas sim tornar as pessoas melhor preparadas para enfrentar a vida, se isto é assim tão mau como diz não perco mais tempo consigo, o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.
Quanta grosseria, a blogueira se quer postou ofensas ao povo português, mal educado .