Outro erro gravíssimo no filme é que vemos os personagens tratarem os imperadores por "majestade", isso é um forma de tratamento que surge na Idade Média. Os imperadores romanos tinham os títulos de César ou Augusto e era por esses nomes que eram tratados.
A romantização da história pretende mostrar a trajetória heróica de um homem bom envolvido nas tramas de ambição e poder da sociedade romana, num muito bem amarrado roteiro. Não é à toa que se tornou um enorme sucesso. Independente disso, seu trabalho foi magnífico. Parabéns.
Lucas, visitei a cidade de Óstia Antica, cidade histórica tombada próxima a Roma, e a via principal dessa cidade chama-se "Via General Maximus". Na parte do filme onde o Gal Máximo pergunta a Cícero onde estão as legiões, ele responde:"em Óstia, engordando e esperando suas ordens".
Conheci o canal há 2 semanas, aproximadamente! Pense numa riqueza que foi tê-lo encontrado. Pessoal, indico assistirem a série Império Romano, na Netflix. Retrata tudo isso que o vídeo mostrou. Parabéns pelo conteúdo, sou entusiasta da história romana. Abraço!
Bem, lembro de ver no canal Nerdologia sobre Spartacus que a maioria das lutas de gladiadores não eram até a morte, afinal eles eram caros e raros. A maioria era luta até desistência de um lado.
O Filme Spartacus tem um final incrivel, mas acho que não é real, quando (spoiler) todos reunidos presos minguem sabe quem é Spartacus e um Centuriao grita: quem é? E se levanta um apos outro falando: Eu sou Spartacus. Demais
Boa ideia essa de comentar tbm sobre outros filmes, com Ben Hur, spartacus e, sugiro também A Queda do Império Romano, de 1964 ou 1965, não tô lembrado!
Parabéns pelo seu trabalho; não é fácil detectar erros no filme "Gladiador", que por sinal é uma ótima produção sem se dedicar a leituras e pesquisas de Roma antiga. O filme é uma obra prima de Hollywood, os erros fica p/os estudiosos e pesquisadores apontá-los, e p/nós leigos passa despercebidos. 08/01/2023. 08:32 h
Filmaço, recomendo demais esse filme, apesar de ser impreciso nas questões que tu falou, principalmente em relação as armas de cerco e a questão do Marco Aurélio tanto em transformar o Império novamente em uma Republica quanto na relação com o Comodus, que foi o ponto de partida pra decadência de Roma. Esse filme é sem comentários. :)
Já tem produtores fazendo o roteiro da continuação. Se fazer um filme baseado na qualidade Top Gun 2. Então faça. Se for para lacrar, é melhor deixar arquivado.
Lembro-me quando li o livro Meditações de que Marco Aurélio cita Máximus logo no inicio do livro e menciona as qualidades dele. Portanto, existiu um Máximus, o autor só não deixa claro quem de fato ele foi.
Lucas, visitei a cidade de Óstia Antica, cidade histórica tombada próxima a Roma, e a via principal dessa cidade chama-se "Via General Maximus". Na parte do filme onde o Gal Máximo pergunta a Cícero onde estão as legiões, ele responde:"em Óstia, engordando e esperando suas ordens".
Muito bom. Acrescentaria que o reinado de Comodo iniciou no ano 180 e terminou com seu assassinato em 192, ou seja, foram 12 anos. O enredo do filme se passa em pouco mais de um ano.
Não concordo com essa tal liberdade poética que o cinema usa como desculpa. Considero uma falsificação histórica. É comum o cinema adulterar as histórias e dizer que é baseado em histórias reais. É pura falsificação mesmo, não são detalhes desprezíveis que eles mudam é a raiz da história. Na realidade o cinema é um grande inimigo da história e os exemplos são muitos. Tudo em nome da indústria cinematográfica que não se importa com a verdade em momento algum. Parabéns pelo vídeo!
Entendi perfeitamente seu ponto e concordo 100% Mas no caso desse filme trata-se de conto-romance baseado em determinados personagens, reais ou não, de um período histórico. É só um romance.
Interessante, obrigado por esses esclarecimentos da história da Roma antiga, em especial sobre esse filme que foi muito marcante na época em que passou na tv.
Valeu 👍 obrigado. Bom vídeo parabéns 👏. Os romanos eram muito disciplinados. Aquele início do filme gladiador não é verídico. Os soldados romanos tinham ordem de batalha. Tudo estava preparado antes do engajamento. Os soldados romanos antes da batalha ficavam posicionados nas fileiras e linhas 10 x 100 ou 10 x 80 legionários, conforme a reforma de Mário. A primeira fileira combatia por alguns minutos e ao apito do centurião era substituido pela segunda fileira. Os soldados da primeira fileira iam para o final da fila e assim sucessivamente, como se fosse um carrocel. Entretanto, antes desse contato corpo a corpo, o exército romano lançava tudo o que havia em seu arsenal contra o inimigo, conforme a distância de sua aproximação. Disparavam as catapultas há mais de 200 metros. Scorpions a 100 metros. Flechas a mais de 50 metros. E quando o inimigo estava próximo de 20 metros eram lançados os pilum, que dizimava a tropa de frente do inimigo.
Nunca concordo que filmes ou livros falsifiquem os fatos históricos. Autores podem facilmente criar estórias fictícias e assim evitar prestar este tipo de de serviço. Seriam tão limitados que não conseguiriam? Meio que é "ódio" ou desprezo pela importância da História.
Os filmes podem sim fazer propositalmente adaptações da história original apresentada em um ou mais livros sobre o tema. Isso ocorre porque seguir rigorosamente o livro pode deixar o filme desinteressante para o público. E porque cronológica e factualmente a história pode não se encaixar ao tipo de ação que uma representação cinematográfica exige para seus fins comerciais. No entanto erros históricos excessivos e anacronismos acabam por descredibilizar a obra.
Histórias Romanas sempre nos trazendo as melhores informações históricas ! Agora deixo uma dica para quem gosta de canais de viagens e de história de antigas civilizações: meu canal tem quase 5.000 inscritos que acompanham os mistérios arqueológicos que nos deixam impressionados, inclusive sobre a descoberta de uma PIRÂMIDE na Europa 😬
Sou apenas um voraz leitor e apreciador da História, em especial o Império Romano. E baseado nessas leituras, e não em pesquisas, outra imprecisão histórica do filme é a presença da Guarda Pretoriana em campo de batalha. Até onde sei, a Guarda era uma tropa com atuação apenas dentro de Roma, única Legião com autorização do Senado para portar armas dentro da cidade, na proteção do Imperador.
Ñ era bem assim, qdo o imperador convocava (e ele tinha poder p/ tal) a guarda pretoriana p/ guerras, ela tinha q ir. Um exemplo foi Trajano nas guerras contra a Dácia, ele trouxe a GP com ele, justamente p/ ñ ficar em Roma conspirando contra ele. Então sim, a GP poderia c convocada, dependendo do imperador.
Mesmo amando as conquistas civilizatórias do Império não a como negar algo de obscuro e assustador. Sempre me pergunto "Quando e porque homens se tornam monstros?".
Pior do q retratar história q não aconteceram, o q é aceitável, afinal é uma concepção artística, é q os filmes de época não são sobre o passado ou sobre o futuro, mas sobre o presente sempre. Retratam ideias do presente, pois caso mostrassem o passado como realmente foi, ou as pessoas ficariam chocadas com as crueldades até dos herois ou não entenderiam os filmes e estes não venderiam muito. Serviria apenas para especialistas.
EU NAO CONSIDERO ERROS, MAS SIM ADAPTAÇÕES, POIS O FILME PRECISA DE UMA TRAMA E MUITAS VEZES É PRECISO MUDAR Alguns FATOS HISTÓRICOS PARA SE CRIAR UMA TRAMA
O filme tal qual o livro de romance 'Sob o helmo romano 'Tem a tal licença poética '.Mas obrigado pelo vídeo e pela explicação histórica. FOI MUITO INTERESSANTE OBRIGADO INTE
acho que um dos erros mais grotescos é quando o maximus fica incomodado com a ideia do marcorelio restaurar a republica nessa hora ele diz "qual o problema ? roma foi fundada como uma republica" sendo que isso nao tem nada a ver roma foi fundada como um reinado com um rei tipo ??? ninguem viu isso no roteiro ?
Esse erro foi nas primeiras partes do filme. Na verdade, Roma não foi fundada como uma república. Segundo os registros históricos, Roma foi fundada no ano 725 a.C., e vivia sob o regime monárquico. A república só foi instaurada no ano 509 a.C., quando Tarquínio, O Soberbo - o último rei de Roma - foi deposto do poder. E a república romana durou até o ano 27 a.C., quando Augusto se tornou o primeiro imperador romano.
Vídeo com muita qualidade e rigor histórico. Gostaria de acrescentar mais duas falhas históricas. Os gladiadores da Roma Antiga não se equipavam «à vontade de fregûes» como o filme sugere mas. pelo contrário, os vários tipos de equipamento estavam padronizados, sendo os mais frequentes o mirmilão, o retiário, o trácio e o secutor. Quando Marco Aurélio fala a sós com Maximus refere-se ao «império que eu criei». Na verdade o império romano foi crescendo ao longo de vários séculos, tendo as últimas conquistas importantes e duradouras ocorrido sob o governo do imperador Trajano, no início do século II. As campanhas de Marco Aurélio não foram campanhas de conquista, mas guerras defensivas.
gladiador é um filme de 2000, passado no reinado de Comodus com erros históricos terríveis. Mas, sujiro sua análise do filme, A queda do império romano de 1964, passado no mesmo período, numa abordagem diferente, e com erros históricos Crassos. Hoolliwod não tem o dever de ensinar história, contudo, não pode mutilá-la, ou, reenventá-la como querem. Abraços !!!
...na realidade o filme do cineasta Ridley Scott,se baseou no anterior(👈🏻fracassado diga-se) filme “The Fall of Roman Empire”(👈🏻A Queda do Império Romano) do director Anthony Mann . Em linhas gerais a produção atual tem roteiro bem próximo a este de 1964,mudando ou suprimindo alguns personagens,por exemplo,o personagem interpretado por James Manson,Timonides um filósofo amigo do imperador Marco Aurélio,na produção mais recente ele não aparece;nesta produção de 2000 aparece o ex-gladiador Próximo(interpretado pelo actor Oliver Reed,que faleceu durante as filmagens e tiveram que mudar as pressas o rumo do personagem),uma espécie de editor de eventos gladiatórios, Enfim,é uma obra baseada em outra obra e esta primeira um fracasso de crítica e público Enfim,o 1* filme tem mais “precisões” históricas,mas já os comete erros digamos “Crassos” em exageros de invenções do tal Gen Lívio(👈🏻interpretado pelo actor Stephen Boyd,que seria o Máximus do de 2000,com interpretação do australiano Russell Crowe) e assim por diante Sendo que ao menos o título do 1* filme de 1964,foi baseado pelo livro(👈🏻este sim mais realmente histórico é factível) do historiador britânico Edward Gibbon publicaras entre os anos de 1776-1788 em inglês The History of the Decline and Fall of the Roman Empire(A História do Declínio e Queda do Império Romano) Mas repito,levemente baseado no título e em nada preciso nas informações históricas em ambos,entreterment my friend,simply enterterment this movies!
E tem 2 erros absurdos: o primeiro Maximus se assusta ao ver a grandiosidade do Coliseu? Como,? Se era romano ,e mesmo estando ha anos na Germânia.. Já estaria careca de andar em Roma e ver tal obra, terminada há mais de cem anos antes! Erro de roteiro, não de história.
Outros errinhos: 1. Como Maximus, depois de matar os soldados encarregados de executarem-no por não se submeter ao novo imperador, consegue sair da Germânia cheia de neve no lombo de um único cavalo e chegar numa Itália quente (uns 1000 km no mínimo) bem a tempo de testemunhar sua família recém executada? Ou levou meses para fazer isso ou o clima estava muito doido já naquela época. E tinha um cavalo-bala (precursor do trem-bala)! 2. Depois da cena acima, desfalece, é capturado e vendido para ser gladiador numa região no norte da África. Pegou algum jatinho? 3. Spagnol revela a Comodus que era, na verdade, Maximus, retorna junto aos outros gladiadores que estão longe da arena e estes já estão sabendo e imediatamente o chamam de Maximus. Que rapidez de comunicação tinha os gladiadores! Receberam a notícia por Whatsapp em seus smartphones? 3. Maximus derrota Comodus e tão somente por isto já ganhou poderes para dar ordens a soldados e para libertar os gladiadores? 4. Que sobrinho e irmã FDP tinha Comodus! O tio e irmão querido acabava de ser morto pelo Maximus e os dois lideram a homenagem a Maximus em meio aos gladiadores (sem nenhum perigo, né?) enquanto o tio fica estatelado no chão? Sem falar num senador que estava juntinho lado a lado. Será que todos saíram do circo e foram para um bar tomar uma cervejinha gelada juntos em memória do falecido acompanhada de um pizza (com exceção do garoto que ficou só na Coca-Cola)?
Independente disso, um dos meus filmes prediletos já assisti !!! Já vi dezenas de vezes... Perde pra Ben Hur, lógico. Melhor filme, de todos os tempos!!! Mas como foi feito mais de 4 anis depois, e com tecnologia avançada , acaba se equiparando. Agora, Bem Hur, roteiro, interpretação, história e nao só o melhor épico, como o melhor filme de todos os tempos!!! 13 Oscars!!!
Comodus: 620 vitorias em cima de 150 soldados que voltaram sem braços das guerras, 80 anoes, 110 crianças com paralisia infantil , 210 mulheres que nunca pegaram uma espada na mao antes, 150 cristaos amarrados maos e pernas 😅
A indústria está fazendo o roteiro do segundo filme. Se for para chegar o nível de qualidade igual Top Gun 2. Caso contrário, é melhor deixar arquivado.
Na verdade são 9 erros históricos narrados, pois o uso de balistas em batalhas campais pelos romanos, principalmente contra os bárbaros é bem relatado, principalmente na sua versão menor chamada de escorpião, que podia ser manejado por um único artilheiro, também haviam balistas móveis montadas sobre carroças, chamadas de carrobalistas. Realmente o uso de onagros não parece correto, pois eram mais pesados e e de cadência de tiro mais lenta, ainda mais com fogo, pois combater no meio do fogo em uma floresta não daria nenhuma vantagem as formações romanas.
Filme não ensina, é uma arte, e arte traz entretenimento com base de expressão, por isso é uma arte. O quão culta torna a arte depende do autor. E fora o fator comercial....
Há outros erros históricos do filme "Gladiador" que também havia notado quando o reassisti e que quero compartilhar: 1) Numa das primeiras partes do filme, após a legião romana ter derrotado o exército germânico, Maximus e Cômodo vão a uma tenda com o resto do exército para celebrar a vitória na batalha, e nessa celebração estão os senadores Gaius e Falco. Num diálogo, Cômodo faz um comentário zombeteiro dizendo para Maximus ter cuidado com o senador Gaius para que esse não diga "República, república, república!" ao seu ouvido, e Gaius responde "E por que não? Roma foi fundada como uma república!". E é nessa parte que está o erro. Roma não foi fundada como uma república. Segundo o registro histórico, Roma foi fundada no ano 725 a.C., e vivia sob o regime monárquico; e durante a monarquia, Roma foi governada por reis etruscos. A república só foi instaurada no ano 509 a.C., quando Tarquínio, O Soberbo - o último rei etrusco de Roma - foi deposto do poder pela elite romana e a cidade passou a ser governada por senadores e cônsules eleitos. E foi durante o Período Republicano que Roma começou sua expansão, não só dentro da Península Itálica, mas também por outras partes da Europa Central, o norte da África e Oriente Médio. O regime republicano durou até o ano 27 a.C., quando Augusto se tornou o primeiro imperador romano, e o regime imperial durou até o ano de 476 d.C., após a queda do Império Romano do Ocidente; 2) Em duas cenas distintas do filme - quando Próximo conversa com Maximus em seus aposentos, e quando o senador Gaius conversa com o também senador Gracus - é citado o nome "Coliseu". Só que esse nome só surgiria quase 1000 anos depois, na Idade Média. Na época em que Marco Aurélio e Cômodo governaram Roma, ele era chamado de "Amphiteatrum Flavium", ou Anfiteatro Flaviano, pois foi durante todo período da dinastia Flaviana (69 d.C. - 96 d.C) que esse anfiteatro foi construído, inaugurado e concluído; 3) Como é costumeiro em filmes sobre combates de gladiadores, são mostrados os gladiadores empunhando armas que não eram usadas naquela época durante os jogos, como machados, clavas lisas ou com espinhos e maças, essas armas só passaram a ser usadas em batalhas também na Idade Média. Isso sem falar em alguns tipos de armaduras e elmos totalmente anacrônicos que nunca foram usados por gladiadores durantes as lutas; 4) Ainda sobre gladiadores, o filme mostra vários deles lutando ao mesmo tempo e bem ao estilo "tudo-pode e pode-tudo". Ao contrário do que se pensa, as lutas de gladiadores tinham regras a serem obedecidas e sempre havia um tipo árbitro para começar ou interromper a luta, e sempre uma dupla de gladiadores se enfrentavam de cada vez em lutas que, em média, duravam cerca de 10 minutos; 5) Numa das cenas, Próximo e seus gladiadores chegam em Roma para os espetáculos organizados por Cômodo, eles vão direto para a Ludus Magnus, a maior escola de gladiadores de Roma, construída durante o governo do imperador Domiciano (81 d.C. - 96 d.C.). Só que há dois erros nessa cena. O primeiro é havia a inscrição "Ludus Magnus Gladiatores" na fachada externa, sendo que "Gladiatores" é uma palavra atual do italiano, sendo que o correto deveria ser "Ludus Magnus Gladiatorum", já que o latim era o idioma falado em Roma naquela época. E o segundo é que mostra a Ludus Magnus semi-aberta e com grades para que o público visse os gladiadores durante o tratamento. A Ludus Magnus era um complexo fechado, com muros bem altos e fortemente vigiada por guardas, pois a entrada e saída era rigidamente controlada. Essa escola ficava ao lado do Coliseu e era conectada a ele por um túnel subterrâneo que levava os gladiadores de seus alojamentos até o Hipogeu, a parte que ficava abaixo da arena e que funcionava como um tipo de "sala de bastidores", onde os animais ficavam enjaulados para os espetáculos matutinos, criminosos condenados ficavam presos até a hora da execução, e onde as armas eram guardadas e afiadas, e os gladiadores se preparavam com seus elmos e vestimentas para lutarem na arena; 6) Numa das cenas, Maximus está lutando contra um gladiador chamado Tigris da Gália, quando, durante a luta entre ambos, Cômodo ordena que tigres fossem soltos na arena no intuito de assegurar a derrota de Maximus, o que acaba não acontecendo. Acontece é que os animais só entravam na arena durante os espetáculos matutinos e durante as sessões de execuções públicas que ocorriam ao meio-dia; 7) Sobre a fascinação que os jogos gladiatórios exerciam sobre Cômodo, há um detalhe curioso: existia na época um boato de que Cômodo fosse um filho ilegítimo de Marco Aurélio. Diziam que a imperatriz Faustina, esposa de Marco Aurélio, tinha uma queda por gladiadores - algo que não era incomum, pois existem registros históricos de mulheres da aristocracia romana tendo aventuras amorosas e sexuais com gladiadores, pois eles eram vistos como símbolos de masculinidade e virilidade na Roma antiga. Assim sendo, Faustina já foi para a cama com gladiadores, e portanto, caso esse boato for verdadeiro, o pai de Cômodo não foi Marco Aurélio, mas sim algum gladiador famoso em Roma.
O filme tem erros mas a história que cômodo entrava na arena pra lutar de verdade mesmo que com trapaças!! E dizem que foi morto por um gladiador mas não como foi no filme parece que foi estrangulado numa banheira
Um erro grave, e que Maximus atacou as tribos bárbaras com apenas 1 legião. E com essa legião, ele queria tomar o poder em Roma. Numa batalha dessas, seria no mínimo de 3 a 6 legiões , para tal batalha!
Olá. Há um outro erro com relação a Máximus: ele é chamado de espanhol numa época em que não havia Espanha. O que hoje é Europa, notadamente França, Espanha, Portugal, era povoada por aqueles que os romanos chamavam bárbaros: francos, lombardos, anglo-saxões, visigodos e suevos (os dois últimos na península Ibérica). Não havia Espanha, portanto, nem espanhóis.
Nós a maioria das vezes, quando aprendemos sobre Roma, vemos apenas sobre Imperadores, ditadores, Senadores e as lutas políticas. Mas ter um exército organizado, e avançado pra sua época, (tanto que depois d o fim de Roma a Europa ando pra trás em todo tipo de conhecimento), e preciso uma escola de guerra ou algo no estilo. Como era o desenvolvimento da tecnologia militar romana??? Existiam academias militares como hoje???
Cômodo não permitia que seus oponentes gladiadores usassem armadura e seus gládios eram menos afiados que os dos demais. Resumindo, ele não jogava um jogo limpo.
Só uma coisa te falo Histórias Romanas com erros e acertos o Filme GLADIADOR é e sempre será uma das melhores produções cinematográficas de todos os tempos na história do cinema mundial.
Concordo plenamente,tanto é que já assisti várias vezes e não canso e nem enjôo de assistir,pra mim virou um clássico 🏛️ um dos melhores filmes épicos, não deixa nada a desejar... exceto: "máximos não deveria ter morrido"
E finalmente na batalha do Coliseu, simulando a batalha de Zama. Ele pergunta se alguém tinha experiência militar? E um gladiador, responde,:-eu tenho servi com vc em vildebrona??? Como?? Se até então, ninguém sabia que ele era o general Maximus? Era conhecido por ser o gladiador espanhol! Ai e erro de roteiro, não de história!
uma coisa que me deixou com duvida nesse filme.algumas vezes ele ora para o santissimo e santissima mãe mas ele também roga para outros deuses isso seria tipo uma mistura de religiões?
NO FILME 300 PARTE DOIS TEM UMA CENA EM QUE TEMISTOCLES VAI A ESPARTA E ENQUANTO CONVERSA COM A RAINHA GIRGI, UMA DE SUAS SERVIÇAIS ESTÁ COM UM TÊNIS "NIKE" CANO LONGO...
Cara Nero era um canalha envenenar uma criança de 8 anos só por causa de um trono acho que ele queria o trono do diabo fazendo isso mas acho que hoje deve queimar no inferno por esse ato
Meu amigo todos imperadores romanos matavam pessoas diretamente ou indiretamente, roma só existiu pela guerra e morreu pela guerra. Poetico não é mesmo
O erro é você chamar os fatos do filme de erro... Não são erros..... Filme algum é fiel a história... Por isso são BASEADOS em fatos reais, e não uma repetição da história.. Os filmes baseados em fatos reais, apenas usam a história como inspiração para a trama do filme... Logo não há erros... Jorge França Salvador Bahia
E por falar em erros históricos, analize o filme Centurião, e veja se a batalha que aparece, não está mais pra Teotoburgo, do que o sumiço da nona legião sediada na Bretanha ? Pelo que estudei , a geografia é toda de Teotoburgo. Abraço !!!
O filme historicamente é um fracasso. Se queriam inventar um monte de cenas desprovidas de comprovação histórica, bastaria colocar outro nomes para os personagens. Roma NÃO se transformou em República após a morte de Comodus. Este NÃO foi um Parricida. Enfim , hollywood desinforma sob a égide do entretenimento
Essa muleta de "é filme nao documentario" nao é desculpa pra certos erros que ocorrem em filmes. É como se eu fizesse um filme da guerra civil dos estados unidos com armas automaticas ou colocasse avioes num filme da guerra do paraguai e no final viesse dizer que é filme nao documentario, isso é palhaçada. Fazer uma historia fictícia com outros nomes até tudo bem, mas mudar costumes historicos nao dá.
As roupas, o porte físico dos soldados, os cavalos, com certeza nada disso também corresponde à característica épica do filme Provavelmente a altura do ser humano naquela época fosse (não pesquisei isso) fosse de pessoas muito baixas Usar catapultas numa cena é muito mais legal do que uma luta limitada, afinal cinema precisa de ação Sobre M Aurelio, é evidente que não queria um general, como sucessor, afinal Maximus nunca existiu, é um personagem de ficção Ali não esta sendo contada a história de Roma, está sendo pegada uma era de Roma e criada uma historia ficcticia com personagens imaginados É como pegar a idade media e fazer um filme sobre Robin Hood
Ainda Sim É um ótimo Filme Á Serie império Romano Retrata Bem Á Personalidade De Cômodo Exceto á Sua Personalidade Violenta Por Motivos Óbvios,Com á Serie Mostrando Sua indecisão E Á Ambição De Homens Poderosos Por Poder.
Comentário preciso. Esclarece que o cinema "diversão" nem sempre se compromete com a história o que deveria ser evitado. Permita-me corrigir somente que os eventos descritos no filme ocorrem na fronteira norte do império próximo a cidade de Videbona hoje Viena portanto no rio Danúbio e não no rio Reno que está próximo a fronteira da Bélgica com a Alemanha.
Outro erro gravíssimo no filme é que vemos os personagens tratarem os imperadores por "majestade", isso é um forma de tratamento que surge na Idade Média. Os imperadores romanos tinham os títulos de César ou Augusto e era por esses nomes que eram tratados.
É isso mesmo 😮✌
A romantização da história pretende mostrar a trajetória heróica de um homem bom envolvido nas tramas de ambição e poder da sociedade romana, num muito bem amarrado roteiro. Não é à toa que se tornou um enorme sucesso.
Independente disso, seu trabalho foi magnífico. Parabéns.
Lucas, visitei a cidade de Óstia Antica, cidade histórica tombada próxima a Roma, e a via principal dessa cidade chama-se "Via General Maximus". Na parte do filme onde o Gal Máximo pergunta a Cícero onde estão as legiões, ele responde:"em Óstia, engordando e esperando suas ordens".
Imagino sua
emoção: pisar e tocar na História ♡
Conheci o canal há 2 semanas, aproximadamente! Pense numa riqueza que foi tê-lo encontrado. Pessoal, indico assistirem a série Império Romano, na Netflix. Retrata tudo isso que o vídeo mostrou. Parabéns pelo conteúdo, sou entusiasta da história romana. Abraço!
Mano eu também faz pouco tempo e escuto enquanto estou para dormir é muito bom que poderia ter 50 minutos de vídeo que passaria voando! Flw
Essa é realmente muito boa!
Bem, lembro de ver no canal Nerdologia sobre Spartacus que a maioria das lutas de gladiadores não eram até a morte, afinal eles eram caros e raros. A maioria era luta até desistência de um lado.
Muito legal! Eu sugiro também vídeos falando sobre os filmes Ben Hur de 1959, Spartacus de 1960 e Cleópatra de 1963. São grandes épicos.
O Filme Spartacus tem um final incrivel, mas acho que não é real, quando (spoiler) todos reunidos presos minguem sabe quem é Spartacus e um Centuriao grita: quem é? E se levanta um apos outro falando: Eu sou Spartacus. Demais
Boa ideia essa de comentar tbm sobre outros filmes, com Ben Hur, spartacus e, sugiro também A Queda do Império Romano, de 1964 ou 1965, não tô lembrado!
Parabéns pelo seu trabalho; não é fácil detectar erros no filme "Gladiador", que por sinal é uma ótima produção sem se dedicar a leituras e pesquisas de Roma antiga.
O filme é uma obra prima de Hollywood, os erros fica p/os estudiosos e pesquisadores apontá-los, e p/nós leigos passa despercebidos.
08/01/2023. 08:32 h
Filmaço, recomendo demais esse filme, apesar de ser impreciso nas questões que tu falou, principalmente em relação as armas de cerco e a questão do Marco Aurélio tanto em transformar o Império novamente em uma Republica quanto na relação com o Comodus, que foi o ponto de partida pra decadência de Roma. Esse filme é sem comentários. :)
Já tem produtores fazendo o roteiro da continuação. Se fazer um filme baseado na qualidade Top Gun 2. Então faça. Se for para lacrar, é melhor deixar arquivado.
Lacrar??? Como assim??? 🤔🤔🤔
Mas muitas imprecisões comprometem.
@@josehenriques3301 Tu mora numa caverna? não sabe o que é lacrar???
Lembro-me quando li o livro Meditações de que Marco Aurélio cita Máximus logo no inicio do livro e menciona as qualidades dele. Portanto, existiu um Máximus, o autor só não deixa claro quem de fato ele foi.
Exatamente, livro deleé brilhante por sinal. Quase como um manual para uma conduta estoica
Lucas, visitei a cidade de Óstia Antica, cidade histórica tombada próxima a Roma, e a via principal dessa cidade chama-se "Via General Maximus". Na parte do filme onde o Gal Máximo pergunta a Cícero onde estão as legiões, ele responde:"em Óstia, engordando e esperando suas ordens".
@@claudineyoliveira7817 Show demais!!!
Muito bom. Acrescentaria que o reinado de Comodo iniciou no ano 180 e terminou com seu assassinato em 192, ou seja, foram 12 anos. O enredo do filme se passa em pouco mais de um ano.
Não concordo com essa tal liberdade poética que o cinema usa como desculpa. Considero uma falsificação histórica. É comum o cinema adulterar as histórias e dizer que é baseado em histórias reais. É pura falsificação mesmo, não são detalhes desprezíveis que eles mudam é a raiz da história. Na realidade o cinema é um grande inimigo da história e os exemplos são muitos. Tudo em nome da indústria cinematográfica que não se importa com a verdade em momento algum. Parabéns pelo vídeo!
Entendi perfeitamente seu ponto e concordo 100%
Mas no caso desse filme trata-se de conto-romance baseado em determinados personagens, reais ou não, de um período histórico. É só um romance.
Faz os erros históricos da série Roma da HBO, ou da série Spartacus do Starz
Interessante, obrigado por esses esclarecimentos da história da Roma antiga, em especial sobre esse filme que foi muito marcante na época em que passou na tv.
Valeu 👍 obrigado. Bom vídeo parabéns 👏. Os romanos eram muito disciplinados. Aquele início do filme gladiador não é verídico. Os soldados romanos tinham ordem de batalha. Tudo estava preparado antes do engajamento. Os soldados romanos antes da batalha ficavam posicionados nas fileiras e linhas 10 x 100 ou 10 x 80 legionários, conforme a reforma de Mário. A primeira fileira combatia por alguns minutos e ao apito do centurião era substituido pela segunda fileira. Os soldados da primeira fileira iam para o final da fila e assim sucessivamente, como se fosse um carrocel. Entretanto, antes desse contato corpo a corpo, o exército romano lançava tudo o que havia em seu arsenal contra o inimigo, conforme a distância de sua aproximação. Disparavam as catapultas há mais de 200 metros. Scorpions a 100 metros. Flechas a mais de 50 metros. E quando o inimigo estava próximo de 20 metros eram lançados os pilum, que dizimava a tropa de frente do inimigo.
Nunca concordo que filmes ou livros falsifiquem os fatos históricos. Autores podem facilmente criar estórias fictícias e assim evitar prestar este tipo de de serviço. Seriam tão limitados que não conseguiriam? Meio que é "ódio" ou desprezo pela importância da História.
Ou penas a história original é mt chata pra criar um filme pro público e eles fazem modificações
Os filmes podem sim fazer propositalmente adaptações da história original apresentada em um ou mais livros sobre o tema. Isso ocorre porque seguir rigorosamente o livro pode deixar o filme desinteressante para o público. E porque cronológica e factualmente a história pode não se encaixar ao tipo de ação que uma representação cinematográfica exige para seus fins comerciais. No entanto erros históricos excessivos e anacronismos acabam por descredibilizar a obra.
O "dislike" para executar o derrotado na arena também é uma viagem hollywoodiana..
Como não dá like em uma aula de história dessa .. parabéns meu nobre .
Podermos fala que máximo é uma mistura dos 4 citados no vedio..
Histórias Romanas sempre nos trazendo as melhores informações históricas ! Agora deixo uma dica para quem gosta de canais de viagens e de história de antigas civilizações: meu canal tem quase 5.000 inscritos que acompanham os mistérios arqueológicos que nos deixam impressionados, inclusive sobre a descoberta de uma PIRÂMIDE na Europa 😬
Seria bacana um assim de Roma da HBO, e de Spartacus da Starz.
Muito boa a análise, outros erros meio gritantes são as armas e armaduras dos próprios gladiadores especialmente o capacete do maximus
Sou apenas um voraz leitor e apreciador da História, em especial o Império Romano. E baseado nessas leituras, e não em pesquisas, outra imprecisão histórica do filme é a presença da Guarda Pretoriana em campo de batalha. Até onde sei, a Guarda era uma tropa com atuação apenas dentro de Roma, única Legião com autorização do Senado para portar armas dentro da cidade, na proteção do Imperador.
É verdade, Roma foi fundada Rômulo e Remo, mas Remo morreu e Rômulo se tornou o primeiro Rei de Roma a República só começou em 509 A.C.
Ñ era bem assim, qdo o imperador convocava (e ele tinha poder p/ tal) a guarda pretoriana p/ guerras, ela tinha q ir. Um exemplo foi Trajano nas guerras contra a Dácia, ele trouxe a GP com ele, justamente p/ ñ ficar em Roma conspirando contra ele. Então sim, a GP poderia c convocada, dependendo do imperador.
Parabéns, o conhecimento e o aprendizado faz do homem um ser humano melhor !..☝🏽🙏🏽👏🏽
Outro erro é o taque da cavalaria na floresta, cavalaria só era utilizada para atacar os flancos em campo aberto! Parabéns pelo canal!
Mesmo amando as conquistas civilizatórias do Império não a como negar algo de obscuro e assustador.
Sempre me pergunto "Quando e porque homens se tornam monstros?".
war e conflict TV.
no YT imagem romântica 😉😆😰🧠
Que canal incrível. Quanta pesquisa e carinho com os inscritos
Se hoje estou assistindo esse vídeo é porque Gladiador, Bem Hur, Spartacus e outros filmes me instigaram.
Muito bom. Eu gostei. É o primeiro vídeo do Canal que assisto. Parabéns, pelos esclarecimentos históricos.
Eu não gosto desse filme pq eu não suporto Cômodo. Esses erros tbm me incomodam muito.
Gosto muito dos seus vídeos. Faz um vídeo falando sobre o que se sabe sobre Lúcio Voreno e Tito Pulo.
Pior do q retratar história q não aconteceram, o q é aceitável, afinal é uma concepção artística, é q os filmes de época não são sobre o passado ou sobre o futuro, mas sobre o presente sempre. Retratam ideias do presente, pois caso mostrassem o passado como realmente foi, ou as pessoas ficariam chocadas com as crueldades até dos herois ou não entenderiam os filmes e estes não venderiam muito. Serviria apenas para especialistas.
Parabéns e Obrigado por Nos Ensinar Sobre a História de da Roma Antiga !
EU NAO CONSIDERO ERROS, MAS SIM ADAPTAÇÕES, POIS O FILME PRECISA DE UMA TRAMA E MUITAS VEZES É PRECISO MUDAR Alguns FATOS HISTÓRICOS PARA SE CRIAR UMA TRAMA
Este vídeo me ajudou a fechar lacunas que se abrem cada vez que assisto ao filme.
O filme tal qual o livro de romance 'Sob o helmo romano 'Tem a tal licença poética '.Mas obrigado pelo vídeo e pela explicação histórica. FOI MUITO INTERESSANTE OBRIGADO INTE
acho que um dos erros mais grotescos é quando o maximus fica incomodado com a ideia do marcorelio restaurar a republica nessa hora ele diz "qual o problema ? roma foi fundada como uma republica" sendo que isso nao tem nada a ver roma foi fundada como um reinado com um rei tipo ??? ninguem viu isso no roteiro ?
Esse erro foi nas primeiras partes do filme. Na verdade, Roma não foi fundada como uma república. Segundo os registros históricos, Roma foi fundada no ano 725 a.C., e vivia sob o regime monárquico. A república só foi instaurada no ano 509 a.C., quando Tarquínio, O Soberbo - o último rei de Roma - foi deposto do poder. E a república romana durou até o ano 27 a.C., quando Augusto se tornou o primeiro imperador romano.
Vídeo com muita qualidade e rigor histórico. Gostaria de acrescentar mais duas falhas históricas. Os gladiadores da Roma Antiga não se equipavam «à vontade de fregûes» como o filme sugere mas. pelo contrário, os vários tipos de equipamento estavam padronizados, sendo os mais frequentes o mirmilão, o retiário, o trácio e o secutor.
Quando Marco Aurélio fala a sós com Maximus refere-se ao «império que eu criei». Na verdade o império romano foi crescendo ao longo de vários séculos, tendo as últimas conquistas importantes e duradouras ocorrido sob o governo do imperador Trajano, no início do século II. As campanhas de Marco Aurélio não foram campanhas de conquista, mas guerras defensivas.
gladiador é um filme de 2000, passado no reinado de Comodus com erros históricos terríveis. Mas, sujiro sua análise do filme, A queda do império romano de 1964, passado no mesmo período, numa abordagem diferente, e com erros históricos Crassos. Hoolliwod não tem o dever de ensinar história, contudo, não pode mutilá-la, ou, reenventá-la como querem. Abraços !!!
...na realidade o filme do cineasta Ridley Scott,se baseou no anterior(👈🏻fracassado diga-se) filme “The Fall of Roman Empire”(👈🏻A Queda do Império Romano) do director Anthony Mann . Em linhas gerais a produção atual tem roteiro bem próximo a este de 1964,mudando ou suprimindo alguns personagens,por exemplo,o personagem interpretado por James Manson,Timonides um filósofo amigo do imperador Marco Aurélio,na produção mais recente ele não aparece;nesta produção de 2000 aparece o ex-gladiador Próximo(interpretado pelo actor Oliver Reed,que faleceu durante as filmagens e tiveram que mudar as pressas o rumo do personagem),uma espécie de editor de eventos gladiatórios,
Enfim,é uma obra baseada em outra obra e esta primeira um fracasso de crítica e público
Enfim,o 1* filme tem mais “precisões” históricas,mas já os comete erros digamos “Crassos” em exageros de invenções do tal Gen Lívio(👈🏻interpretado pelo actor Stephen Boyd,que seria o Máximus do de 2000,com interpretação do australiano Russell Crowe) e assim por diante
Sendo que ao menos o título do 1* filme de 1964,foi baseado pelo livro(👈🏻este sim mais realmente histórico é factível) do historiador britânico Edward Gibbon publicaras entre os anos de 1776-1788 em inglês The History of the Decline and Fall of the Roman Empire(A História do Declínio e Queda do Império Romano)
Mas repito,levemente baseado no título e em nada preciso nas informações históricas em ambos,entreterment my friend,simply enterterment this movies!
Parabéns pelo vídeo!
Muito boa a análise.
E tem 2 erros absurdos: o primeiro Maximus se assusta ao ver a grandiosidade do Coliseu? Como,? Se era romano ,e mesmo estando ha anos na Germânia.. Já estaria careca de andar em Roma e ver tal obra, terminada há mais de cem anos antes!
Erro de roteiro, não de história.
Muito bom. Faz um vídeo sobre Marco Valério Corvo e os descendentes Corvinos
Gostei dos comentários. Meus pais me deram o nome de Marcos Aurélio. Assim fico sabendo mais um pouco deste grande imperador de Roma.
Outros errinhos:
1. Como Maximus, depois de matar os soldados encarregados de executarem-no por não se submeter ao novo imperador, consegue sair da Germânia cheia de neve no lombo de um único cavalo e chegar numa Itália quente (uns 1000 km no mínimo) bem a tempo de testemunhar sua família recém executada? Ou levou meses para fazer isso ou o clima estava muito doido já naquela época. E tinha um cavalo-bala (precursor do trem-bala)!
2. Depois da cena acima, desfalece, é capturado e vendido para ser gladiador numa região no norte da África. Pegou algum jatinho?
3. Spagnol revela a Comodus que era, na verdade, Maximus, retorna junto aos outros gladiadores que estão longe da arena e estes já estão sabendo e imediatamente o chamam de Maximus. Que rapidez de comunicação tinha os gladiadores! Receberam a notícia por Whatsapp em seus smartphones?
3. Maximus derrota Comodus e tão somente por isto já ganhou poderes para dar ordens a soldados e para libertar os gladiadores?
4. Que sobrinho e irmã FDP tinha Comodus! O tio e irmão querido acabava de ser morto pelo Maximus e os dois lideram a homenagem a Maximus em meio aos gladiadores (sem nenhum perigo, né?) enquanto o tio fica estatelado no chão? Sem falar num senador que estava juntinho lado a lado. Será que todos saíram do circo e foram para um bar tomar uma cervejinha gelada juntos em memória do falecido acompanhada de um pizza (com exceção do garoto que ficou só na Coca-Cola)?
Tinha que tirar o cômodo do Demônio kkkk o bicho era ruim
Independente disso, um dos meus filmes prediletos já assisti !!! Já vi dezenas de vezes... Perde pra Ben Hur, lógico. Melhor filme, de todos os tempos!!! Mas como foi feito mais de 4 anis depois, e com tecnologia avançada , acaba se equiparando. Agora, Bem Hur, roteiro, interpretação, história e nao só o melhor épico, como o melhor filme de todos os tempos!!! 13 Oscars!!!
Muito bom, ótima análise! 👍👍👍👏🏻👏🏻👏🏻
Legal, gostei muito dessas informações!👏👏👏👏
Comodus: 620 vitorias em cima de 150 soldados que voltaram sem braços das guerras, 80 anoes, 110 crianças com paralisia infantil , 210 mulheres que nunca pegaram uma espada na mao antes, 150 cristaos amarrados maos e pernas 😅
Traduzindo um covarde...
Excelente vídeo e pesquisas. Parabéns 👏🏼👏🏼 oo
A indústria está fazendo o roteiro do segundo filme. Se for para chegar o nível de qualidade igual Top Gun 2. Caso contrário, é melhor deixar arquivado.
Na verdade são 9 erros históricos narrados, pois o uso de balistas em batalhas campais pelos romanos, principalmente contra os bárbaros é bem relatado, principalmente na sua versão menor chamada de escorpião, que podia ser manejado por um único artilheiro, também haviam balistas móveis montadas sobre carroças, chamadas de carrobalistas. Realmente o uso de onagros não parece correto, pois eram mais pesados e e de cadência de tiro mais lenta, ainda mais com fogo, pois combater no meio do fogo em uma floresta não daria nenhuma vantagem as formações romanas.
Caramba!!! O vídeo maker levantou a bola e tu chutastes. E, nós, aqui...aprendemos mais um pouco. Valeu!!!!
Bom trabalho . Gratidão.
Filme não ensina, é uma arte, e arte traz entretenimento com base de expressão, por isso é uma arte. O quão culta torna a arte depende do autor. E fora o fator comercial....
Há outros erros históricos do filme "Gladiador" que também havia notado quando o reassisti e que quero compartilhar:
1) Numa das primeiras partes do filme, após a legião romana ter derrotado o exército germânico, Maximus e Cômodo vão a uma tenda com o resto do exército para celebrar a vitória na batalha, e nessa celebração estão os senadores Gaius e Falco. Num diálogo, Cômodo faz um comentário zombeteiro dizendo para Maximus ter cuidado com o senador Gaius para que esse não diga "República, república, república!" ao seu ouvido, e Gaius responde "E por que não? Roma foi fundada como uma república!". E é nessa parte que está o erro. Roma não foi fundada como uma república. Segundo o registro histórico, Roma foi fundada no ano 725 a.C., e vivia sob o regime monárquico; e durante a monarquia, Roma foi governada por reis etruscos. A república só foi instaurada no ano 509 a.C., quando Tarquínio, O Soberbo - o último rei etrusco de Roma - foi deposto do poder pela elite romana e a cidade passou a ser governada por senadores e cônsules eleitos. E foi durante o Período Republicano que Roma começou sua expansão, não só dentro da Península Itálica, mas também por outras partes da Europa Central, o norte da África e Oriente Médio. O regime republicano durou até o ano 27 a.C., quando Augusto se tornou o primeiro imperador romano, e o regime imperial durou até o ano de 476 d.C., após a queda do Império Romano do Ocidente;
2) Em duas cenas distintas do filme - quando Próximo conversa com Maximus em seus aposentos, e quando o senador Gaius conversa com o também senador Gracus - é citado o nome "Coliseu". Só que esse nome só surgiria quase 1000 anos depois, na Idade Média. Na época em que Marco Aurélio e Cômodo governaram Roma, ele era chamado de "Amphiteatrum Flavium", ou Anfiteatro Flaviano, pois foi durante todo período da dinastia Flaviana (69 d.C. - 96 d.C) que esse anfiteatro foi construído, inaugurado e concluído;
3) Como é costumeiro em filmes sobre combates de gladiadores, são mostrados os gladiadores empunhando armas que não eram usadas naquela época durante os jogos, como machados, clavas lisas ou com espinhos e maças, essas armas só passaram a ser usadas em batalhas também na Idade Média. Isso sem falar em alguns tipos de armaduras e elmos totalmente anacrônicos que nunca foram usados por gladiadores durantes as lutas;
4) Ainda sobre gladiadores, o filme mostra vários deles lutando ao mesmo tempo e bem ao estilo "tudo-pode e pode-tudo". Ao contrário do que se pensa, as lutas de gladiadores tinham regras a serem obedecidas e sempre havia um tipo árbitro para começar ou interromper a luta, e sempre uma dupla de gladiadores se enfrentavam de cada vez em lutas que, em média, duravam cerca de 10 minutos;
5) Numa das cenas, Próximo e seus gladiadores chegam em Roma para os espetáculos organizados por Cômodo, eles vão direto para a Ludus Magnus, a maior escola de gladiadores de Roma, construída durante o governo do imperador Domiciano (81 d.C. - 96 d.C.). Só que há dois erros nessa cena. O primeiro é havia a inscrição "Ludus Magnus Gladiatores" na fachada externa, sendo que "Gladiatores" é uma palavra atual do italiano, sendo que o correto deveria ser "Ludus Magnus Gladiatorum", já que o latim era o idioma falado em Roma naquela época. E o segundo é que mostra a Ludus Magnus semi-aberta e com grades para que o público visse os gladiadores durante o tratamento. A Ludus Magnus era um complexo fechado, com muros bem altos e fortemente vigiada por guardas, pois a entrada e saída era rigidamente controlada. Essa escola ficava ao lado do Coliseu e era conectada a ele por um túnel subterrâneo que levava os gladiadores de seus alojamentos até o Hipogeu, a parte que ficava abaixo da arena e que funcionava como um tipo de "sala de bastidores", onde os animais ficavam enjaulados para os espetáculos matutinos, criminosos condenados ficavam presos até a hora da execução, e onde as armas eram guardadas e afiadas, e os gladiadores se preparavam com seus elmos e vestimentas para lutarem na arena;
6) Numa das cenas, Maximus está lutando contra um gladiador chamado Tigris da Gália, quando, durante a luta entre ambos, Cômodo ordena que tigres fossem soltos na arena no intuito de assegurar a derrota de Maximus, o que acaba não acontecendo. Acontece é que os animais só entravam na arena durante os espetáculos matutinos e durante as sessões de execuções públicas que ocorriam ao meio-dia;
7) Sobre a fascinação que os jogos gladiatórios exerciam sobre Cômodo, há um detalhe curioso: existia na época um boato de que Cômodo fosse um filho ilegítimo de Marco Aurélio. Diziam que a imperatriz Faustina, esposa de Marco Aurélio, tinha uma queda por gladiadores - algo que não era incomum, pois existem registros históricos de mulheres da aristocracia romana tendo aventuras amorosas e sexuais com gladiadores, pois eles eram vistos como símbolos de masculinidade e virilidade na Roma antiga. Assim sendo, Faustina já foi para a cama com gladiadores, e portanto, caso esse boato for verdadeiro, o pai de Cômodo não foi Marco Aurélio, mas sim algum gladiador famoso em Roma.
Muito bom esse vídeo! Parabéns
O filme tem erros mas a história que cômodo entrava na arena pra lutar de verdade mesmo que com trapaças!! E dizem que foi morto por um gladiador mas não como foi no filme parece que foi estrangulado numa banheira
Opa, teria como falar sobre a série do Spartacus?.
Um erro grave, e que Maximus atacou as tribos bárbaras com apenas 1 legião. E com essa legião, ele queria tomar o poder em Roma. Numa batalha dessas, seria no mínimo de 3 a 6 legiões , para tal batalha!
Olá. Há um outro erro com relação a Máximus: ele é chamado de espanhol numa época em que não havia Espanha. O que hoje é Europa, notadamente França, Espanha, Portugal, era povoada por aqueles que os romanos chamavam bárbaros: francos, lombardos, anglo-saxões, visigodos e suevos (os dois últimos na península Ibérica). Não havia Espanha, portanto, nem espanhóis.
Nós a maioria das vezes, quando aprendemos sobre Roma, vemos apenas sobre Imperadores, ditadores, Senadores e as lutas políticas. Mas ter um exército organizado, e avançado pra sua época, (tanto que depois d o fim de Roma a Europa ando pra trás em todo tipo de conhecimento), e preciso uma escola de guerra ou algo no estilo. Como era o desenvolvimento da tecnologia militar romana??? Existiam academias militares como hoje???
Parabéns pelo Canal, muito bom.
Obrigado
A história real é melhor do que o filme.
Parabéns ! Excelente trabalho.
Cômodo não permitia que seus oponentes gladiadores usassem armadura e seus gládios eram menos afiados que os dos demais. Resumindo, ele não jogava um jogo limpo.
Legal...muito bom. Parabéns.
Só uma coisa te falo Histórias Romanas com erros e acertos o Filme GLADIADOR é e sempre será uma das melhores produções cinematográficas de todos os tempos na história do cinema mundial.
Concordo plenamente,tanto é que já assisti várias vezes e não canso e nem enjôo de assistir,pra mim virou um clássico 🏛️ um dos melhores filmes épicos, não deixa nada a desejar... exceto: "máximos não deveria ter morrido"
Nao canso de assisti esse filme.
Excelente trabalho
08:43 Longa vida ao Rei de Westeros Comodus Targaryen.
Sobre o erro histórico, se não me engano, os romanos ainda não usavam selas de cavalos à época.
Usavam sela com arreio.
Independentemente do erros estoricos do filme. O filme foi lindo. Já assisti quatro vezes!
Parabéns pelo trabalho!
ESSE FILME É LASTIMÁVEL. JÁ NÃO BASTA A DISTORÇÃO QUE OS VIDEO GAMES PSEUDO HISTÓRICOS PRODUZEM NA CABEÇA DO JOVEM.
PARABÉNS AO CANAL
E finalmente na batalha do Coliseu, simulando a batalha de Zama. Ele pergunta se alguém tinha experiência militar? E um gladiador, responde,:-eu tenho servi com vc em vildebrona??? Como?? Se até então, ninguém sabia que ele era o general Maximus? Era conhecido por ser o gladiador espanhol! Ai e erro de roteiro, não de história!
uma coisa que me deixou com duvida nesse filme.algumas vezes ele ora para o santissimo e santissima mãe mas ele também roga para outros deuses isso seria tipo uma mistura de religiões?
NO FILME 300 PARTE DOIS TEM UMA CENA EM QUE TEMISTOCLES VAI A ESPARTA E ENQUANTO CONVERSA COM A RAINHA GIRGI, UMA DE SUAS SERVIÇAIS ESTÁ COM UM TÊNIS "NIKE" CANO LONGO...
Isso não é erro, é marketing muito bem pago e com o objetivo exatamente de você perceber e comentar aqui.
Rsrsrs
O filme é muito lindo!
Cara Nero era um canalha envenenar uma criança de 8 anos só por causa de um trono acho que ele queria o trono do diabo fazendo isso mas acho que hoje deve queimar no inferno por esse ato
Meu amigo todos imperadores romanos matavam pessoas diretamente ou indiretamente, roma só existiu pela guerra e morreu pela guerra. Poetico não é mesmo
Na verdade o Britanicus tinha 13 ou 14 anos, me parece, foi um erro do autor do vídeo.
@@misteriosrevelados1569 nome feio kkkkk britanicus as idea kkkk. Pensei que roma odiava os celtas
@@juliuscaesar4574 Claudio escolheu esse nome para o filho para celebrar a sua campanha vitoriosa de conquista de grande parte da Grã Bretanha
@@pedrosottomayor9508 bem que eu desconfiava mais sla coloca o nome do filho em homenagem a uma terra barbara
Se. O diretor seguise suas digas teria ficado melhor..gostei muito de sua aula
Nada e pefeito, isso esta mais que pefeito ótimo parabéns pelo filme, as pessoas querem demais
O erro é você chamar os fatos do filme de erro...
Não são erros..... Filme algum é fiel a história...
Por isso são BASEADOS em fatos reais, e não uma repetição da história..
Os filmes baseados em fatos reais, apenas usam a história como inspiração para a trama do filme...
Logo não há erros...
Jorge França
Salvador Bahia
🇧🇷🇧🇷💣 COMODO TAMBEM ERA UM COVARDE. FERIA OU MANDAVA FERIR OPONENTES E ANIMAIS PARA LUTAR COM ELES JA FRACOS
E por falar em erros históricos, analize o filme Centurião, e veja se a batalha que aparece, não está mais pra Teotoburgo, do que o sumiço da nona legião sediada na Bretanha ? Pelo que estudei , a geografia é toda de Teotoburgo. Abraço !!!
Sim, na filmagem tem um produtor que aparece com calça jeans 🤣🤣
O filme historicamente é um fracasso. Se queriam inventar um monte de cenas desprovidas de comprovação histórica, bastaria colocar outro nomes para os personagens. Roma NÃO se transformou em República após a morte de Comodus. Este NÃO foi um Parricida. Enfim , hollywood desinforma sob a égide do entretenimento
Faltou parabenizar a qualidade do conteúdo produzido pelo Canal. Muito bom mesmo!
Resumindo: É quase tão fantasia quanto Senhor dos Aneis e Game of Thrones 🧐😳🤣👍🇧🇷
Parabéns!
Adoro esse filme !!!!!!!!!!!!!!!!!!!.....................
Essa muleta de "é filme nao documentario" nao é desculpa pra certos erros que ocorrem em filmes. É como se eu fizesse um filme da guerra civil dos estados unidos com armas automaticas ou colocasse avioes num filme da guerra do paraguai e no final viesse dizer que é filme nao documentario, isso é palhaçada. Fazer uma historia fictícia com outros nomes até tudo bem, mas mudar costumes historicos nao dá.
As roupas, o porte físico dos soldados, os cavalos, com certeza nada disso também corresponde à característica épica do filme
Provavelmente a altura do ser humano naquela época fosse (não pesquisei isso) fosse de pessoas muito baixas
Usar catapultas numa cena é muito mais legal do que uma luta limitada, afinal cinema precisa de ação
Sobre M Aurelio, é evidente que não queria um general, como sucessor, afinal Maximus nunca existiu, é um personagem de ficção
Ali não esta sendo contada a história de Roma, está sendo pegada uma era de Roma e criada uma historia ficcticia com personagens imaginados
É como pegar a idade media e fazer um filme sobre Robin Hood
Sensacional 👏👏👏
Obrigado Pelo Video.
Os comerciais na arena do coliseu foi um fato histórico genuíno que rydlei scoot optou por não colocar no filme .pra ele seria muito absurdo
Sensacional!!!
melhor canal de todos!!!!
Essa cirurgia de correção dos lábios do cômodo não era possível na época
Ainda Sim É um ótimo Filme Á Serie império Romano Retrata Bem Á Personalidade De Cômodo Exceto á Sua Personalidade Violenta Por Motivos Óbvios,Com á Serie Mostrando Sua indecisão E Á Ambição De Homens Poderosos Por Poder.
Muito bom o vídeo.... estragou um pouco a minha infância mas valeu a pena kkkkkk
Um dos meus filmes preferidos❤
Comentário preciso. Esclarece que o cinema "diversão" nem sempre se compromete com a história o que deveria ser evitado. Permita-me corrigir somente que os eventos descritos no filme ocorrem na fronteira norte do império próximo a cidade de Videbona hoje Viena portanto no rio Danúbio e não no rio Reno que está próximo a fronteira da Bélgica com a Alemanha.
Essa foi a melhor parte do filme!!!!