Ingrid ele usa varias tecnicas nos videos !!! Multi-imagens dele mesmo com caras diferentes novo e velho Cromakeys do quarto!!! Entre outras tantas que se ve nos videos !!! Tudo nas lutas dele pelo ensino!!!
Eu sei que prometi o vídeo de datação dos fósseis, mas tá difícil de terminar. Estou recolhendo um material muito da hora, e pretendo lançar em Abril (se tudo der certo). Aguardem que a espera será recompensada.
Você prefere acreditar que uma bombinha explodiu e surgiram pessoas, animais, computadores, carros, iphones, etc? Acorda pra vida. Pare de acreditar nessas teorias de conspiração.
Vidal W. Quem não consegue argumentar contra fatos geralmente parte pra agressão, chamando pessoas inteligente de burras. Posso ser mulher e loira, mas de burra não tenho nada.
Vidal W. Se você não gosta de mulher fala logo! Machismo é coisa que colocaram na sua cabeça. Isso que dá ficar assistindo big bosta e novelas. Homem afeminado me dá asco.
Vidal W. Ah, agora a bíblia é machista? Tá bom. Se a bíblia é machista, Deus também é machista, pois foi ele quem criou a Biblia. Se Deus é machista, então Satanás só pode ser feminista. Eu estou do lado de Deus depois que eu morrer vou viver com meu maravilhoso Deus "machista" pela eternidade no céu, enquanto você, pelo jeito, vai ter que se conformar com o feminismo satânico no lago de fogo. Depois dizem que Deus que manda as pessoas pro inferno. Elas vão pra lá porque querem ir.
estudei em escola adventista por anos e não tive essa aula, mas nós tivemos UMA aula de evolucionismo e as outras aulas de ciência foram substituídas por aulas de religião. Na oitava série eu mudei de escola e sofri MUITO pra correr atrás do prejuízo nas matérias de química e biologia. Mas de certa forma eu tenho que agradece-los, eles são 90% responsáveis pelo meu ateísmo. =P
Shadow Math e vc acredita em Deus? Qual Deus? O cristão? Olha vc tá bem errado no seu comentário se acredita no Deus cristão viu, debochar e chamar de imbecil tá longe dos ensinamentos de Cristo.
O interessante do trabalho do pesquisador é como acreditar que dentro de uma rocha pode haver um fóssil... e haver mesmo!! Existem milhões de rochas no planeta e então poderiam haver fósseis dentro do muitas delas. Paleontologia é um braço extraordinário da ciência!!!
Sim ! Mas a maioria dos que acham são em formações em rocha sedimentar, seria legal se desse pra ter um fóssil de qualquer ser vivo ou pegada ou outra coisa em rocha magmática ( granito etc). Tem como escanear , tipo uma tomografia pra conseguir ver se tem outros fósseis nas outras camadas
"Acho tão errado ensinar ciência nas igrejas,quanto você deve achar errado cientistas ensinarem religião ." Lisa Simpson para Ned Flanders,sobre o tema criacionismo ou evolucionismo.
@Matheus Jamie Você notavelmente fez um deboche a fé dele, ele não impôs a sua crença a ninguém aqui e como você diz e para você provar tal veracidade você o debocha com algum comparativo esdrúxulo(com porcentagens beseadas em...!?Não vi ciência de tua parte tbm) ainda mais pq você considera que o indivíduo tenha tal fé então você o manda se calar sobre(mesmo que tal religião tenha o dever de pregar ao próximo) aí sendo você quem está o ditando e impondo censura. Oque te faz um hipócrita, sem moral e respeito algum.
Pirula cara, obrigado por vc existir!! Você é luz, é a voz da razão num mundo de obscurantismo, de ignorância, de charlatões. Carl Sagan estaria muito orgulhoso do seu trabalho. Parabéns cara 👏👏
Marcos Eberlim ja chamou três vezes o Pirulla para um debate e ele só foge As proteínas, Colágenos, tecidos moles encontrados em mais de 130 fósseis, não continuaria nesses fósseis mais de três mil anos, detalhe a pesquisadora Evolucionista que encontrou junto com sua equipe um Fóssil do T raz disse Isso.. Nada de charlatanismo,isso é um fato .
Olá, Jordan… realmente há obscurantismo e ignorância, de ambos os lados FÉ x CIÊNCIA… conheço crentes ignorantes e conheço ateus ignorantes… há ateus inteligentíssimos e crentes do mesmo naipe… eu sou da fé, da fé que se baseia em um homem de cuja existência os inteligentes não põem em xeque: Jesus. Há ateus ignorantes inteligentíssimos que não duvidam da existência de Jesus: duvidam, sim, de que ele seja Deus, conforme entendido pelo lado da fé. E há ateus inteligentíssimos que duvidam que Jesus existiu, mesmo diante das provas históricas… portanto, estou convencido de que não é uma questão de inteligência ou falta dela. Você não afirmou isso, deixo claro. Há, a meu ver, duas escolhas dignas a frente: há Deus e não há Deus. E não há prova nem de uma nem de outra afirmação. Portanto, estamos diante de uma questão que os matemáticos chamam de “indecidível”. Portanto, é compreensíve haver, entree os milhões de seres humanos, quem pense que sim e quem pense que não há Deus. E essa dualidade não tem prazo para acabar. Sempre haverá quem se levante pela manhã e diga: - Obrigado, Senhor! E aqueles que acordam em um mundo sem Deus. Eu, pessoalmente, sou feliz crendo que há Deus. E há os que são felizes não crendo. Sei que Darwin não “provado”; sei das evidências a favor dele, bem como aquilo que o contraria. Conheço bastante sobre Ciência e seus métodos e posso afirmar: o método científico jamais provará que Deus não existe ou que existe: Deus não pode ser detectado pela Ciência. Tudo, crer ou não crer, é uma questão de fé inicial ou de fé ou falta de fé, baseada nas evidências. Acredito que fé e ciência sejam campos complementares, mas não pretendo nem consigo provar… rsrs. Um abraço e continue com a mente afiada.
Eu estudo numa escola adventista, não sigo a risca a religião, mas é a religião que eu mais me identifiquei. As aulas de ciências ( tenho 13 anos e estou no oitavo ano, sétima série, não tenho ainda física, química e biologia), são BEEEEM parciais para o lado do criacionismo. Acho que não se deve misturar religião com escola. O ensino da minha escola, de cotia, não é ruim, mas o tanto de coisa que omitem da evolução me da um nojo. Sinceramente no ensino médio quero e vou mudar de escola. Quando estávamos no quinto ano, falavam essa história de que fósseis foram formados por ossos de animais que morreram no dilúvio, mas hoje em dia, já que sabem que estamos com uma mente que questiona mais, pararam com isso. Mas, não é por isso que vou deixar de acreditar em Deus, e tanto que eu acho que pela minha formação, da minha família, e sempre estudar na instituição adventista, ficaria martelando na minha cabeça. Pra resumir: Misturar religião com escola, para mim, mesmo sendo un cristão, é errado, e não aguento mais estudar na minha escola. Na minha escola, existem ateus, mesmo por ser religiosa. Eles não gostam disso, e eu também. Naquela época, não tinha corajem de contestar, mas hoje, se isso se repetisse, com certeza questionaria. Abs Pirula.
Parabéns pelo seu pensamento. Você apesar da pouca idade tem a mente bem aberta e uma visão muito ampla. Leia muito! Eu também sou religioso, mas questiono muita coisa. Ouço e respeito a opinião de pessoas como o Pirula, Mario Sérgio Cortella, Milton Santos e outros grandes formadores de opinião. Para ouvi-los e aprender com eles, não se faz necessário concordar com tudo o que dizem. Desejo tudo de bom pra ti cara. Vejo um futuro promissor pra ti.
Cassio Zhors Você acha que eu estaria me passando por um menino de treze anos com esse nome? Francamente, acredite se quiser. Se quiser eu tiro foto da minha carteirinha de estudante da escola adventista.
Finalmente achei! Esse foi o primeiro vídeo que assisti do canal, por volta de 2016/17 quando fui pesquisar sobre como os fósseis se formavam ou algo do tipo, pois tinha um colega de sala que era adventista e estudou lá até o 9 ano. Véi, que guri chato! Direto tinha uns 5 "debatendo" esses tipos de argumentos, esse papo do dilúvio mesmo durou semanas, tinha adventista, ateu, testemunha de Jeová e assembleiano tentando descobrir quem tava certo, se deus realmente criou o mundo em 7 dias, se existe inferno, se deve fazer transfusão de sangue, guardar sábado, carne de porco. Enfim, pelo menos conheci um ótimo canal de ciência e não tenho a mínima saudade do ensino médio. Agora que venha a faculdade de medicina e pesquisa!
Eu estou no 1º ano do ensino médio, estudo numa escola adventista. Eles misturam TUDO com religião, até mesmo química e física (?). Eu sei que é uma escola adventista, mas não acho que isso seja desculpa para misturar um livro sem fundamentos (Bíblia) com a ciência. No ano passado eles criaram um projeto chamado 'criacionismo', nesse projeto as pessoas tinham que desvendar as "mentiras" do evolucionismo e tentar provar que o criacionismo é o certo. O pior é que se você não fizesse o trabalho, você tiraria zero em todas as matérias evolvidas. Isso sim é um absurdo.
***** Pirula. Aqui no Rio Grande do Sul, uma deputada chamada Liziane Bayer protocolou um projeto de lei que torna obrigatório o Ensino de Criacionismo nas escolas públicas e privadas do estado. Este país está cada vez mais estranho.
Ana Paula Da silva A Escola é particular... na faculdade os criacionistas tbem tem que apresentar trabalhos baseados no evolucionismo.. Enfim... a escola é particular... vc pode sair quando quiser.. certo ???
A minha falecida esposa era adventista: não trabalhava aos sábados, não tamava café e não comia carne de porco. Então eu tomava café escondido na padaria e comia feijoada nos restaurantes também escondido.
@@MarcosGabrielIrenoGomes eu amava minha esposa e fazia dentro do possível para agrada-la. E só porque tomava café, comia carne de porco e tinha atividades no sábado, não significa que sou ateu. Entendeu?
"Professor": ( ) Estudar pra saber se o que eu acredito é verdade. (X) Inventar estórias pra me convencer e convencer aos outros que o que eu acredito é verdade.
Meu Deus.. Eu assisti esse vídeo pela primeira vez com 11 anos, e hoje possuo dezenove. Cresci assistindo o PIrulla e as inúmeras tretas que se envolveu. 😀😀 Quase metade da minha vida p.Q.p!!
Eu já fui da igreja adventista, na igreja eles falavam que os fósseis eram falsos, ou que era algo criado por forças malignas. Minha mãe estudou no colégio adventista, ela não podia fazer nada! Nada de unha pintada, nada de cabelo muito fora do padrão! É uma pena que a religião interfira tanto em princípios estudantis básicos!
alguns que te disseram isso se é que te disseram não quer dizer que todos pensam assim, eu tm sou adventista de berço e nunca vi alguem que estudou sobre o assunto falando sobre isso...recomendo que vc acompanhe o doutor rodrigo silva, alberto lourenço e marcos erbelin! e leia o livro de michael behe.
@@radioplanalto4588 pois é, não sou adventista, mas os admiro muito! São pessoas muito estudiosas e extremamente dedicadas em tudo e não fanáticas pela religião. Às vezes as pessoas se deparam com um caso isolado e abrangem pra toda a comunidade o que não é o certo.
@@pavieira hmm fique curiosa sobre essa igreja que não deixa pintar unha, na Igreja Adventista pode, até minha mãe usa maquiagem, lamentável isso nessa igreja, qualquer lego vendo isso acha que toda a igreja adventista faz isso 😓
@@MarcosGabrielIrenoGomes Geralmente isso varia de país para país. Não lembro qual agora, mas a igreja lá tem membros usando brincos e pintando unhas normalmente, já aqui no Brasil raramente vc vê com brincos e unhas com cores fortes.
8 ปีที่แล้ว +102
Pirulla, uma questão importante. Vc demorou tanto tempo pra tirar sua barba que ela virou um fóssil?
Isso é um desrespeito com as pessoas que trabalham a vida inteira com isso. Quer acreditar nos seus deuses? Okay, acredite, mas não ensine mentiras para crianças.
Pem, burro é vc, pq colégio é obrigado a seguir o currículo acadêmico, tem q ensinar CIÊNCIA ou perde a concessão para funcionar. Ninguem falou de ensinar ateismo e sim ensinar CIENCIA! Se quer ensinar crendice religiosa ensine na igreja.
Giovani Calicchio e Quem foi que te disse q a ciência nega a criação cara ? Me fala q matéria e essa q vc estudou pra eu denunciar a minha escola pq meus professores nunca disseram se a materia e a energia vieram de um nada ou de Deus.
***** O cara falar q tal fóssil deu-se após o dilúvio ou n. Não cabe a nós responder. Podem ser q sim ? Claro... Podem ser q não ? Claro... Mas ele afirmou o dilúvio apenas é nada do q vcs falam ou o pirula fala prova q os fósseis vieram ou n do dilúvio.
Não morreram por estarem na água ignorante, morreram por toneladas de lama e calcário e sob uma condição abrupta de temperatura e pressão formaram os fosseis. Pede pra esse cara explicar as formações de carvão mineral.
@@O_ESSENIO O grande volume de água a ponto de cobrir a ponta do Monte Everest causaria uma pressão dez mil vezes maior do que dentro de uma panela de pressão, sendo impossível a sobrevivência de qualquer ser vivo. Não apenas os peixes morreria, mas os habitantes da arca também.
Estudo num colégio adventista, na cidade de São Carlos-SP, e uma vez por semana, utilizamos o tempo de uma aula para irmos até a capela da escola, para que o pastor (professor de religião) fale sobre algum tema, normalmente algo do dia a dia, mas um tempo atrás ele começou a falar do tema "Origens", Q era meio q uma palestra sobre criacionismo. Eu já comentei sobre isso em um dos seus vídeos sobre criacionismo, e você respondeu o comentário. Bom, sobre o que você disse no final sobre denunciar para o Mec, como funcionaria isso ? Eu tenho interesse em fazer algo pra que as pessoas parem de ser iludidas, mas não sei se daria certo, principalmente algo tão sério quanto uma denúncia. Não sei se daria certo Pq ele não falou disso na aula de ciências ou história, mas num espaço reservado para falar qualquer coisa (normalmente merda) para os alunos. Tem alguma ideia sobre o que eu poderia fazer ?
@@sorrisinho7502 eu sei que religiões falam mentiras. Mas a minha religião baseia suas crenças a respeito de fósseis na ciência. Nunca descreditamos a ciência, ela é uma ferramenta de estudo que ajuda a compreender coisas que estão na Bíblia por exemplo. Te convido a conhecer. A partir daí, você tira conclusões hahaha
Só acho que o teu comentário não teve nada a ver com o meu. Eu só fiz corrigir um erro muito comum das pessoas de dizer “a ciência diz isso”, como se ela fosse uma pessoa com uma opinião formada. Sendo que a ciência existe pra testar opiniões diferentes! Sejam elas criacionistas ou evolucionistas. Mas não tô aqui pra obrigar ninguém a seguir uma religião ou não. Isso é uma questão de fé, e é individual. Não é o fóssil de um peixe que vai fazer alguém acreditar em Deus, e sim experiência com Ele
Estudei em colégio adventista as aulas sempre davam b.o quando o assunto era evolução pq eu discutia com os professores, não ficava quieta com as bobagens que eles falavam... Alguns alunos ficavam bravos cmg pq se eu não acreditava na criação aquela era uma escola adventista e eu não devia estudar lá... (eu queria fazer etec, mas minha mãe era adventista e não queria que eu estudasse em uma escola que não fosse adventista, pq eu sai da igreja muito cedo e ela tinha fé que eu ia voltar) Meu dia de glória foi a apresentação do meu tcc sobre evolução, o melhor tcc da sala segundo minha professora, mas a melhor parte foi, antes de mim apresentaram um tcc sobre criacionismo, o tcc era em grupo, eu fiz sozinha, eu rebati todos os argumentos do tcc anterior, pq todos os pontos do meu tcc eram científicos, esse dia foi lindo, valeu todas as noites mal dormidas descobrindo o significado de palavras que eu nunca vi na vida...
Meu sobrinho estuda na adventista...... estou louco para confrontar minha irmã kkkk Adoraria ter visto sua apresentação Parabéns pela firmeza no posicionamento
Te entendo, eu faço a mesma coisa quando os professores da minha escola começam a falar besteiras. Mês passado, durante a aula, o professor de religião disse que a evolução não pode ser real, porque nunca foi encontrado um fóssil que pudesse ser considerado um "elo perdido", aí eu mandei no chat da aula: "Caro professor Ricardo, te proponho um desafio, pesquise no Google sobre essa espécie de dinossauro "Archaeopteryx Lithographica" e repete o que você falou sobre elo perdido não existir". O foda é que ele nunca respondeu, ele simplesmente escolheu ignorar
Estudei em um colégio Adventista em Hortolandia-SP IASP. Ensino médio profissionalizante e tenho só elogios na parte profissionalizante (Técnico em processamento de Dados). Não houve a experiencia da argila é claro (já eramos grandinhos pra isso kkkk)... mas sim, o sistema de datação foi totalmente criticado (em aulas de Religião e Historia) e mostrado que nenhum fossil poderia ter centenas de milhares de anos uma vez que a Terra não tem mais de 20 mil anos.... Achei um absurdo na epóca, critiquei e fui convidado a me retirar da aula, não causei maior polemica pq não tinha nenhum interesse nessa area naquela época (e com todo respeito, também não tenho muito interesse hj em dia).... no final agente engole essas mentiras e toca a vida... mas esta muito errado, muito errado, hj com 30 anos sei disso e por isso minha filha NUNCA estudará em colégio adventista ou escola religiosa que não atende as teorias cientificas... Além disso, nas aulas de quimica (genetica foi ministrada na aula de quimica) e biologia teorias como a da evolução eram sempre apresentadas da seguinte forma: "Embora essa teoria não seja correta de acordo com a palavra de Deus e da verdade revela pelos VERDADEIROS cientistas vocês precisam aprender porque cai no vestibular".... Antes de tudo o ser humano deve aprender a pensar, e ignorar conhecimento, mesmo que seja contra sua religião, não é pensar.....
+Gerson Menezes pelo seu nível de educação acredito que seja um ex aluno de colégio adventista kkkkkkk parabéns, são pessoas como você que ajudam a envergonhar essa instituição.... um forte abraço e considere-se perdoado por sua boca suja ;)
Vitor Ribeiro rsrs Nunca estudei, mas sei que eh. Desculpra, Eu nao vi outra forma de expressar o que queria dizer de forma mais dramatica. Mas eh muito emotivo, vai deixar de da um futuro brilhante pro filho por causa de preconceito religioso...
+Gerson Menezes então vou te falar como um ex aluno de colégio adventista. Primeiro, vou deixar bem claro que o instituto que estudei, um internato/externato (não fui aluno interno), é sim um ótimo colégio e que dá a oportunidade para jovens estudarem em um ensino particular mesmo não tendo renda pra isso, o que é uma coisa boa. Segundo, não se trata de preconceito, o ensino adventista ignora o método científico de forma assustadora, ironisa conceitos científicos bem consolidados e forma jovens ignorantes em questões importantes da química e biologia... Mas, falando em preconceito, no colégio que estudei muitos conceitos preconceituosos eram colocados como coisas naturais (até divinas e boas) como o preconceito contra outras religiões (de uma forma muito maior do que o preconceitos contra ateus, por exemplo)... é importante que o ensino acadêmico esteja separado do ensino religioso e que nunca seja tratado como farsa conhecimentos consolidados. Ninguém deve negar um "futuro brilhante" a ninguém é longe de mim criticar as coisas boas que o colégio adventista trouxe pra mim é para colegas que não teriam ensino particular se não fosse o esquema do internato. Mas fazer algo de bom não justifica nenhum erro, vale a pena esse tipo de denúncia é importante saber os limites de uma religião... Por fim, só vou deixar claro que o colégio adventista embora não seja ruim também não é muito acima da média... Não fique chateado quando receber crítica de conceitos religiosos, a ciência é criticada o tempo todo pelos próprios cientista, sempre cobrando dos colegas provas e evidências de suas teorias, se a ciência faz tamanha cobrança dela mesma, é natural que faça a mesma cobrança da religião...
Meu filho está estudando numa escola Adventista. Só coloquei ele lá pq ele já tinha estudado numa escola bem liberal. Seu pensamento crítico já estava formado e eu sou adepta do multiconhecimento. Nós conversamos muito e filosofamos. Nós somos curiosos e críticos. Tenho várias religiões na família e acho ótimo que meu filho aprenda sobre todas e respeite todas. Desde o primeiro dia de aula eles já põe musiquinha e clipe ridicularizando Darwin e o evolucionismo. Meu filho me conta tudo e nós debatemos o assunto. Infelizmente muitos aceitarão como certo e verdadeiro tudo que a escola ensinar, sem questionar. Mas essas pessoas não serão cientistas nem filósofos, então não há grandes problemas, visto que isso é uma característica humana e é muito melhor ser crente cego nesta religião do que em outras e em outros assuntos. Dos males o menor. Eu é que educo meu filho, pra pensar, e não a escola. E essa escola é muito boa pra maioria das coisas. Obrigada por nos dar material para mostrarmos aos nossos filhos e questionar tudo isso com mais argumentos.
Isso é comum nessa instituição, estudei o ensino médio inteiro em um Colégio Adventista, onde contestações não são bem vindas, tendo que ouvir coisas absurdas ao me declarar ateu, como aquele esteriótipo "ateu satanista". Eles não se importam com a academia, eles pregam o cristianismo MESMO. Ao ter que explicar o evolucionismo a prof. de Biologia, a cada três palavras dizia "mas, sabemos que não foi assim" ... Essa atitude, no meu ponto de vista, atrapalha o ensino, por não deixar a duvida (ponto importante no aprendizado) surgir, preenchendo-a com supostas verdades absolutas.
Eu concordo, eu não sou ateu eu acredito mto em Deus, mas escola qdo se muda o conceito básico, prejudica o aprendizado da criança. Independente se é o errado ou n, pq p "Vc" p todos saberem do certo, tem q estudar o errado, isso é fato em tudo na vida É assim. Qm quer a vdd irá procurar, onde quer q esteja e isso n importa oq se tenha aprendido, bom mas enfim, isso prejudica sim o aluga fora da escola.
Eu estudei na educação adventista, e no colégio em que estudei na aula de história foi dada a matéria de forma correta e na aula de religião foi dada essa visão que os adventistas tem.
Sim, tanto que os criacionistas menos burros dizem que "existe microevolução", o problema e não conseguirem entender que é a mesma coisa que evolução kkkkkkkkkkkkkk
Pirulla, caí nesse vídeo seu de 11 anos atrás! Meu Deus... foi quase um achado paleontológico! Que incrível! Vc, como sempre, arrasando desde a Era do Gelo. Obrigada!
Também na escola Adventista, onde estudei, faziam uma "aula" sobre educação sexual. SIM, em 2006, no colégio Adventista de Porto Alegre, também conhecido como CAPA. O professor de "religião" reuniu os meninos na quadra esportiva que fica no terraço do prédio. Lá começou a falar sobre o PROBLEMA da masturbação. Veio com lendas sobre impotência e até sangramento pela uretra devido a masturbação. Se na época eu tivesse mais conhecimento e não fosse tão jovem, eu desmascararia aquele "professor". Como ex-aluno não me surpreendo com esse vídeo.
criava pêlo na mão ele disse? Hahaha O garotos adventistas aqui perto de casa chamam as meninas de vacas, gostosas, depredam outras escolas e dançando funk, não religioso diga-se de passagem...haha
***** "eu ja estudei numa escola do governo e foi a mesma coisa, escola do governo tambem inssina a sexualidade." Me explique o quis dizer com isso. E com todo respeito, seus erros ortográficos não estão ajudando nem um pouco.
***** Brother, eu continuo sem te entender pelos erros ortográficos, o que você disse então é que as escolas deveriam ensinar abstinência sexual e não a educação sexual necessária, é isso?
9 ปีที่แล้ว +13
Pirula, curto muito seu canal, parabéns! Apenas para contribuir com a discussão: eu já convivi bastante com adventistas, pois tive um padrasto adventista há muitos anos e na época minha mãe me colocou num colégio adventista, onde estudei durante três anos (6ª, 7ª e 8ª séries do que na época era o "ensino fundamental" - hoje tenho 26, então saí daquele colégio há 12 anos). Poderia tecer vários comentários sobre a lavagem cerebral que acontece, mas fugiria do ponto do seu vídeo. Sobre a lavagem cerebral, digo apenas que ela acontece, sim. Sobre os fósseis, que são o tema do seu vídeo, eu lembro que o meu padrasto constumava dizer que são "testes colocados por Deus na Terra para testar nossa fé". Supostamente, essa teoria estaria explicada num livro chamado "O mundo já foi melhor", de Harry J. Baerg. Ele me deu um exemplar do livro e tentou me convencer a ler. Apesar de gostar muito de ler desde aquela época, nunca me interessei pelo livro (graças a "Deus", hahaha...). Não o vejo desde que terminou com a minha mãe, mas o exemplar do livro ainda está aqui em casa. Vou dar uma olhada eventualmente para poder falar com mais propriedade. Enfim, meu ponto é (não sei se alguém já lançou isso por aqui): a argumentação deles muda conforme a conveniência. Essa aula com argila que você menciona no vídeo é um até artifício criativo, mas que eu não conhecia. Uma pena que isso é mais acessível para uma criança do que uma explicação científica.
+Giovani Calicchio Ignorantes porque vão crescer acreditando em uma mentira contada a gerações, contraditória em si mesma e principalmente contraditória à realidade.
Minha enteada estuda em um colégio Adventista. Foi exatamente como o Pirula explicou, eles pedem para as crianças colocarem um osso qualquer em uma argila em casa, aguardam alguns dias e pedem para ser levado novamente até eles.
Leiam. Fiz a imensa burrada de colocar meu filho numa escola adventista. Ele sempre gostou e brincou com bichos de plástico na primeira infância, tinha leões, elefantes, etc mas tb tinha formigas, aranhas, etc. A professora foi até minha casa ver com o que meu filho brincava. Depois, o dia do brinquedo na escola foi suspenso pq havia uma criança brincando com bichos do demônio, afinal, aranha, escorpiões, etc são bichos do demônio (não foi deus que criou tudo?) Colocaram o filme paixão de cristo para as crianças assistirem - com todo aquele sangue e tortura. Depois, disseram que esse sofrimento foi por causa dele. Ele acordou gritando, berrando todas as noites por mais de uma semana. Foram diversas situações péssimas para uma criança. Se o seu filho ou filha não forem criados nessa seita, nunca coloquem nessa escola. Os traumas serão grandes e permanentes.
pior que o seu caso não é único já aconteceu algo parecido comigo no caso, foi em um evento onde cada aluno levava um filme pra escola pra assistir ao invés de estudar (nota, nessa época, eu tava no começo do primeiro fundamental) e eu trouxe um filme de pokemon e namoral, eu fui esculachado pelo professor pq, segundo ele, pokemon é "coisa do capeta" e "quem assiste isso vai estar amaldiçoado". Ironicamente, dps de ser humilhado, o professor colocou um filme evangélico que, basicamente, pregava que "se vc não for cristão, vc merece ser morto" e basicamente isso representa o adventista: uma instituição hipócrita e baseada no ódio
@@kikomandrak os cientistas cristãos acreditam q ela tem bem mais q isso. No primeiro capítulo de Gênesis é dito q a Terra já existia antes da semana da criação.
@@Bolodechocolate-e4x Sim, perdão, eu quis dizer "A história da Terra" tem aproximadamente 6 mil anos, segundo o cristianismo, mas a "terra sem forma e vazia" citada no capítulo 1 pode ter alguns milhões, talvez até bilhões de anos
Adoro estes tipos de vídeos, cheios de conhecimentos e demonstrações. Só posso dizer que a natureza é bela, mesmo que possa ser cruel às vezes. Abraços Pirula, e estou na maratona de ver todos seus vídeos antes de morrer.
Amigo, eu sou cristão, sou Adventista do Sétimo Dia (confesso que estou afastado). Eu tenho visto seus vídeos um após o outro. Não quero criticar, eu gosto de saber mais sobre a visão evolucionista (a qual já pertenci um dia). Enfim, acho seus vídeos muito bom, cheios de qualidades e cultura. Eu queria lhe fazer duas perguntas, sem soar agressivo/ignorante/crente chato (rsrsrsrs), são dúvidas reais mesmo. Como você é paleontólogo, gostaria que me respondesse 1- Como é feita a datação dos fósseis? O carbono 14 eu sei que ele é preciso até certo ponto, existe outro método? 2- O "Elo perdido": Existe? Há alguma referência sobre ele? P.S.: Aproveito para reiterar que comecei a te acompanhar a pouco tempo e tenho gostado dos seus vídeos, não concordo com tudo, mas acho que a beleza das coisas está na diferenciação. Não critico ninguém nem sou com disse anteriormente (crente chato), tenho meus pontos de vista mas gosto de saber do "universo alheio". Abraços Lucas.
Lucas Vieira Lima Não sei se ele vai responder mas vou tentar ajudar. Aliás ele disse q irá fazer um vídeo explicando os métodos de datação. Respondendo a pergunta, sim, tem outros métodos de datação além do C14, o C14 só serve pra datar até uns 60 mil anos, pra tempos mais antigos q esse se usa outros métodos q vc pode ver aqui: pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_radiom%C3%A9trica pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_relativa Elo perdido era o nome de uma série antiga de TV q tinha um menino meio macaco, e o termo se popularizou, mas não é isso a evolução, nem existe esse termo na biologia, existem elos (mas só achados, não perdidos rs...), q são os ancestrais de cada espécie. Da nossa espécie já se encontrou vários como o homo rhodesiensis, homo Ergaster, australopitecus africanos etc...
Giovani Calicchio entendi... vou pesquisar os links. Quanto ao "elo perdido" não sabia dessa série, mas foi legal saber rsrsrsrs. O que me referi seria assim: -Se houve milhões e milhões de anos entre as adaptações completas entre espécies, desde o ser unicelular, enfim, não deveria existir um fóssil "meio peixe, meio anfíbio", "meio-anfíbio, meio réptil"?
Lucas Vieira Lima Entendi o q vc quis dizer. Na verdade não deve existir esse meio peixe meio anfíbio, vou explicar o pq, é um pouco longo: Primeiro é bom explicar q as classificações taxonômicas, q são esses nomes dos grupos de animais peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, primatas, roedores etc... divididas em um hierarquia q é espécie, gênero etc... São coisas q nos inventamos pra organizar didaticamente os seres pra facilitar nosso estudo, nos seres vivos não existe algo nele q determina isso, nos os classificamos de acordo com nossa conveniência, e mudamos essas classificações, antes foi pela aparência, hj fazemos pelas proximidades genéticas q mostra o parentesco maior ou menor, e algumas espécies mudaram do grupo q eram. Então, os anfíbios já são um grupo "meio peixe meio réptil", é um grupo entre esses dois, mas vc pergunta se deveria haver um grupo entre os anfíbios e os répteis, não há o grupo pq não é conveniente criar esse grupo, mas poderiam criar, há animais classificados como anfíbios q tem proximidades com os peixes q os outros anfibios não tem, eles possuem guelras e vivem a vida toda dentro da água, mas tem patas, e tem tb peixes q conseguem sair da água e andar um tempo no seco pra pegar buscar alimento, poderiam classificar esses animais como "peifíbio"? Poderiam, sem ser nem anfíbio nem peixe, mas não há necessidade didática nisso, poderiam tb excluir a classificação de anfíbio e colocar parte deles nos répteis e parte nos peixes? Tb poderia, mas tb não é didaticamente interessante, então entre os répteis e os peixes criaram uma classe intermediária, os anfíbios, q tem características de repteis e de peixes, mas entre o peixe e o anfíbio não criam pq seriam poucas espécies q se colocaria nessa classe, não teria nenhuma necessidade, mas há animais mais próximos de um grupo q de outro, só não há necessidade de criar uma classificação só pra eles, e se criassem o "pifíbio" aí perguntariam se não tem um entre o peifíbio e o peixe, e assim infinitamente teria q se criar classes intermediárias, o q elimina o proposito da classe q é reunir as espécies em grupos para facilitar o estudo. Não sei se ficou claro, pra ilustrar pode se fazer uma analogia com a evolução das linguas faladas, por exemplo o português evolui do latin, mas não deveria haver uma lingua meio latin meio portugues? Não parece estranho de um dia pro outro o povo dormiu falando latim e acordou falando portugues? Claro q é estranho, pois não foi assim, a evolução foi de forma contínua, a cada dia mudando um pouco e continua mudando, então havia sim no meio desse caminho a época em q se falava uma lingua meio latin meio portugues, mas é conveniente criar um nome de "portin" pra essa lingua? Não, a gente convenciona q de certo momento pra trás era latim e pra frente era portugues, pois é melhor didaticamente, mas a lingua foi se modificando dia a dia e não seria possível dar um nome pra lingua a cada dia. Da mesma forma é a evolução os peixes evoluiram para os anfíbios, de forma continua, existem os animais nesse meio do desenvolvimento? Claro q sim, mas se convencionou chamar de certo ponto pra frente de anfíbio e pra trás de peixe, mas não foi q o peixe do nada virou anfíbio, é simplesmente pq é inviável dar um nome diferente pra cada fase dessa modificação. Ou pode entender tb como o crescimento de uma criança, onde com 17 é adolescente e 18 adulto, houve algo de anormal na noite do aniversário de 18 anos Pra ele ser adolescente por tanto tempo e depois virar adulto de um dia pro outro? Não, o crescimento foi contínuo, mas pra fins de organizar as coisas convencionamos dar um nome a certos períodos, e o adolescente é intermediário entre criança e adulto, mas não convém criar um nome pra cada dia intermediário de seu crescimento. Por isso não se tem um nome específico pra animais entre anfíbios e peixes, meramente por conveniência didática, mas existe sim a evolução gradual.
Giovani Calicchio PUXA VIDA CARA. Ficou claro... Gostei do seu argumento. Apesar de eu crer no Criacionismo, achei super interessante sua explicação. Nunca havia visto algo assim, vou refletir mais um pouco sobre o que você me falou, afinal, o ser humano é um eterno "Vir a ser", segundo (Platão, se não me engano). Abraços.
Lucas Vieira Lima Pesquise algo sobre a presença das fendas branquiais em animais que não vivem na água, como aves, répteis e mamíferos, na fase embrionária. Por que um animal que não vive dentro da água, não respira o oxigênio dissolvido na água, teria fendas branquiais? A resposta é que se trata de uma relíquia da evolução. Todos estes animais evoluíram a partir de animais que tinham fendas branquiais (os peixes), e em uma certa fase do desenvolvimento embrionário estas ainda são expressas, mesmo que mais tarde, no desenvolvimento do indivíduo, assumam outra forma e função. Se você passar a língua na bochecha você ainda consegue sentir o que foram suas fendas branquiais.
cada vez q vejo um video seu minha paixão por antropologia, arqueologia,historia..... so aumentam. cada vez mais tenho corteza do que quero para minha formação intelectual.... Pirula, ta de parabens
E a profecia deles? Que não bateu e eles vieram com balela depois, eu estudei em colégio adventista e sofri muito preconceito por ser católico, por dar apelido nas pessoas, por comer carne e festejar aos sábados..... injustiça atrás de injustiça. Vi gente ter a pulseira cortada, um professor foi expulso por ser pego beijando uma aluna de 15 anos (o mais moralista de todos) isso pra começar. E o sabado que não pode fazer nada? mas rola ir em uma festa rave escondido e pegar geral..... trabalhar não pode.
Posso dar uma dica? Retire a palavra "vergonha" do título. Isso impede que adventistas olhem o vídeo por o considerar preconceituoso por princípio. Esse tipo de agressividade apenas permite que o vídeo seja visto por pessoas já convencidas da evolução. Eu colocaria o nome "crítica a visão adventista sobre fósseis", ou algo assim. Também evitar o uso de palavras agressivas ajuda a manter a discussão acesa e acessar mais pessoas. Abraços.
Muito boa maneira de pensar Pedro. Tbm sou a favor da nao agrecao em nenhum sentido, principalmente pq todos partem de realidades individuais e diferentes, e o fato de se convencer de algo nao deve ser motivo para impor tal convencimento, e isso vale para "nós" e para "eles" tbm. Senao, caímos na armadilha de ser exatamente o que mais criticamos
Eu estudei até o 7° ano (2012 inclusive) em uma Escola Adventista e era muito esse viés! Sabe aquela fake news de que a arca de noé foi encontrada? Eu tive que fazer um trabalho sobre isso! Na época eu nem me dava conta, até achava estranho mas com esse trabalho por exemplo eu lembro de ficar surpresa, eu acreditei naquilo mesmo que já desconfiasse das narrativas da bíblia, é absurdo o que eles fazem porque dentro de uma escola, ouvindo de um professor é óbvio que ganha credibilidade, outra coisa que me marcou muito da época que estudei lá foi que eu sempre amei dinossauros kkkk e eu tava super animada porque vi que tinha conteúdo sobre eles no livro de ciências int a gente iria estudar mas imagina minha decepção quando chegamos no conteúdo e o professor simplesmente pulou aquela parte.. Bom, eu cheguei a ter aula com esse mesmo professor no ensino médio e perguntei pra ele, por que justo quando íamos estudar dinossauros ele pulou e ele me disse que eles instruíram, que não podia falar... E pensar que eu ganhei bolsa para um internato deles, foi um baita livramento não ter ido pra lá kkkkk *Sou inscrita no canal a anos e só hoje o youtube me recomenda, quando vi o título bateu aquilo de "então não foi só aqui" é uma merda pensar que eles tem tantas escolas pelo Brasil e pelo mundo, espero que as coisas estejam diferentes mas acho difícil..
Eu estudei em colégio adventista da 6ª ao 3º ano, eles reprimem qualquer tipo de pensamento cientifico, uma vez eu comecei a falar sobre evolução e políticas sociais, eu devia estar no 1º ano, na mesma semana ele fizeram uma aula na Capela, contrariando justamente o que eu estava falando com meus amigos e professores...Só faltou eu tomar suspensão. Eles aderem livros do MEC, porém eles não ensinam oque estão nos livros, na verdade ensinam mais os assuntos que interessam pra eles...
São os professores que fazem a escola, não!? Então logo se é permitido em uma escola esse tipo de comportamento, provavelmente ocorrem em outras. Respeitar é uma coisa, ensinar ciência legítima é outra. Escolar religiosas não deveriam existir, pois distorcem muito a realidade da ciência, se embasando na criação divina. Eu posso citar vários exemplos de amigos meus de escolas religiosas, quase todos se não todos, tiveram os mesmos problemas. A religião interferindo no conhecimento.
@@allancle4957 querendo ou não a escola é religiosa, e oque eles ensinam acabam sendo influenciados pela religião, hoje em dia os livros sempre contam todas as teorias, sobre o Big Bang e a criação, sobre o dilúvio e o meteoro, e sempre é imparcial, mas se seu professor contava só um lado e não era imparcial, sinto muito.
@@rch1508 deixa eu te apresentar duas coisas: laicidade e Lei uma escola ser religiosa não lhe dá o direito de distorcer a ciência ou se impor acima da Lei. Escolas Católicas tbm são religiosas e tem um ensino muito mais centrado em fatos doq o adventista que é puramente baseado em doutrinação e conspiracionismo
@@garudadrakon4728 sim sim, tanto que você deve estudar lá até hoje, certo? Eu entrei na escola adventista durante a transição de livros e método de ensino, muita coisa mudou, podia ser assim antes, mas agora não é mais, mas se você ficou "traumatizado" por causa da escola, então pode reclamar a vontade do ensino e de tudo
A culpa disso é de muitos pais por aí, dos quais já ouvi que, embora NÃO SEJAM adventistas, põem os filhos nessas escolas para que elas tenham um mínimo de educação com "valores cristãos". A intenção pode ser boa, mas é baseada em ignorância e flagrante preguiça de não querer educar os filhos. Se parassem para pensar, avaliassem que ambiente deve ter uma escola e, claro, se tivessem um pouco mais de esclarecimento (o que é que mais falta nas pessoas em geral), as crianças não seriam submetidas a essas armadilhas terríveis. Dá nisso...
Eu sou da Universidade Adventista, levei até susto em ver um video sobre a escola adventista no canal. kkkkkk. Eu não sei o que achar porque não sou da área e não entendo bulhufas, mas sempre achei as palestras criacionistas um tanto forçadas, sei lá. Não sei... Vou deixar pra quem estuda. rs
Não são forçadas. Os adventistas estão sempre esperando algum evolucionista tapado para um debate, porém eles sempre correm, ate o pirula não tem coragem.
@@wellingtonbitencourt8086 eu sou microbiólogo to terminando a pós. Desde meu tcc trabalho com algorítimos que basicamente provam a mudança das espécies. Eu estou a disposição ! Deixo aqui meu contato de email quando vc quiser, onde vc quiser contra quem vc quiser lucasdcs1124@gmail.com
Os bons professores formam os bons alunos, que se transformam em bons trabalhadores e bons cidadãos. O inverso é estupida-mente verdade. Excente aula de paleontologia, Pirula, obrigada!
Muita gente discutindo verdades com religiosos, não façam isso galera, vocês não vão conseguir penetrar na ignorância, é como jogar xadrez com pombos. Não conseguirão obter um diálogo descente e inteligente, essa gente vive em buracos e ficam irritados quando jogam terra neles.
Nossa, Pirulla, eu estudei dos 3 aos 10 anos em uma escola adventista, em outras matérias ela era ótima, mas em aulas de ciência realmente era assim. As professoras só falavam e colocavam na nossa cabeça que evolução não fazia sentido, nem explicavam o porquê, só falavam e falavam que era tudo mentira. Teve uma professora (q mds, acho que foi a pior que tive, não só como professora mas tbm como pessoa kkkkk) que falava sobre esse negócio que os dinossauros foram extintos no dilúvio, isso no 3° ano, como tínhamos 8 anos, acreditamos sem questionar
Não! A dureza da rocha depende dos minerais que as forma. Se o mineral for mais duro, a rocha vai ser mais dura, sem necessariamente ter uma relação com o tempo. Mas é fato que o tempo auxilia na compressão
estudo em escola adventista infelizmente mas é pelo fato de não ter muita escolha perto da minha casa, o ruim é que muitas vezes se vc quiser mostra que vc é ateu os alunos te reprimem, já tentei algumas vezes mostrar pros meus amigos o lado evolucionista mas eles acabam discutindo igual a pombos embaralham toda a conversa cagam no debatem e saem contando vantagem, ae resolvi ficar na minha deixando eles acreditarem na baboseira do criacionismo.
salvador victor Sempre há para onde ir! Mas voce está acomodado achando que é o legalzinho da turma, so pode! Aprenda a ler e entender o que outras pessoas tem a dizer. Sempre há um angulo diferente para tudo!
Não ligue pra esses caras, você pode sim estar em uma situação em que não pode ou não consegue mudar de escola, apenas tente mudar um pouco essa realidade que infelizmente assola essas escolas adventistas, nem q seja discutindo com o prof, que ao menos tem alguma formação, certamente ele vai ser mais aberto a isso q seus colegas mas cuidado pra abordagem n ser agressiva. Bjs
Se eu não consigo conciliar conceitos científicos com a minha religião, isso não significa que teria que negar um ou outro, mas só revela o tamanho da minha ignorância. Sou cristão com pés fincados na ciência, acredito em tudo o que a minha capacidade de pensar e raciocinar me levar a compreender e creio em tudo o que a minha fé conseguir me levar a crer. Mas se uma coisa se esbarra com a outra, só posso admitir que o paradoxo resultante é fruto da minha limitada inteligência e/ou limitada fé.
pirula se é foda mesmo . Temos que lutar contra esses "professores" que defendem coisas sem nenhum embasamento científico , pois esse é o tipo de coisa que torna leiga e controlável a sociedade . Não me admiro ao ver a quantidade de pessoas que acreditam nesses absurdos , nada mudará enquanto existirem esses "colégios" martelando esse tipo de coisa nas crianças .
7:20 "E mesmo uma coluna d'água da altura do Everest não teria pressão suficiente solidificar esse tipo de material." Essa afirmação parte da ideia simplista de que o dilúvio foi apenas uma inundação normal. Bom, não foi bem assim que aconteceu, não foi apenas o peso da água da inundação que comprimiu as rochas, houve outros fatores mais complexos envolvidos. Em Gênesis 7:11 diz: "No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as FONTES DAS GRANDES PROFUNDEZAS[...]". Conforme a Teoria das Hidroplacas, havia lençois de água subterrânea a mais ou menos 18 km de profundidade, tais reservatórios de água estavam comprimidos devido ao peso da crosta sobre ela, então a crosta se partiu, talvez por aumento da pressão dos lençóis freáticos (por aumento de temperatura), ou por um impacto de algum corpo celeste. Havendo então essa ruptura na crosta, a água abaixo, que estava sobre intensa pressão devido ao peso dos 18 km de rocha se pressionando contra ela, explodiu violentamente para fora da ruptura, projetando-se "supersônicamente" por quase 32 km em direção a atmosfera, com uma liberação de energia de quase 10 bilhões de bombas de hidrogênio, força tal que impulsionou as placas continentais para direções opostas. A largura entre as placas continentais ficou tão grande que o basalto ocêanico comprimido entre placas continentais projetou-se para cima formando a crista oceânica. Havendo ainda água sob as placas continentais, elas deslizaram "morro abaixo" da crista oceânico, concluindo assim a fragmentação da pangeia. Os continentes então, agora em lenta aceleração, com mais ou menos 72 km/h, encontraram resistência sobre o solo oceânico, que freiou sua separação, a inércia desse brusco "freiamento" comprimiu os continentes formando, por exemplo, as cadeias montanhosas. Portanto, essa rápida compressão dos continentes causada por um brusco "freiamento" das placas continentais, comprimiu as rochas, formando rapidamente as rochas mais densas, que inclusive, envolvem os tais fósseis do trecho do vídeo que eu mencionei.
Cara vc e f... adoro o seu jeito destemido e sincero de falar , e expor o assunto com muita sabedoria e conhecimento. Vc faz a diferença. Meu nome e Celia e sou de Vitoria(ES )
a água doce se misturaria à água salgada tornando-se salobra, ou mesmo salgada por haver mais água salgada do que doce. a morte de peixes aconteceria por diferença osmótica, pois a maioria das espécies de peixes de água doce não sobrevivem em água salgada, e por haver essa mistura de água doce e salgada, a concentração de sais seria menor pondo em risco os peixes de água salgada.
@@felipe673 o problema é que não a provas de que ocorreu um dilúvio universal, o que se sabe é que provavelmente o dilúvio só ocorreu naquela região o oriente médio.
@@joaolucasalphagenuino5584 sim, no máximo um evento local. Mas talvez nem tenha acontecido, pode ter sido uma lenda baseada em contos antigos sobre enchentes e inundações vindos de outros povos. A propósito, vc merece o prêmio "pá de ouro" por desenterrar comentário de 3 anos atrás hahaha.
@@felipe673 kkkkk Mas assim eu ainda concordo que foi local pois na época que surgiu essa lenda só existia povos na africa, no oriente médio e possivelmente na Ásia. Claro que alguns americanos ja devem ter falado sobre isso, mas eles devem ter repassado
É vdd meu camaradinha!!!! Vejo cada asneira desses religiosos metido a cientistas. Q querem misturar fé com ciência. E depois ficam soltando essas pérolas da ignorância. Parabéns pelo seu trabalho 😇🖒
@@MarcosGabrielIrenoGomes igual você que vive respondendo comentários ironizando eles acreditarem na vdd aliais muda o nome do seu perfil para "sendo chato" combina mais
Gente, datação de fóssil não é somente dado por datação absoluta (com a utilização de isótopos radiogênicos), mas também pode ser feita por datação relativa. Existem várias premissas para se analisar o tempo do fóssil utilizando-se de datação relativa, claro que com a datação absoluta a acurácia é maior, mas inferindo-se a idade das rochas em que os fósseis são encontrados, podemos sim ter uma noção de idade do fóssil, mesmo que não tão precisa como a datação absoluta, pois os fósseis como são formados em condições semelhantes as do meio externo (sedimentos) que os envolve, eles passam pelas mesmas intempéries que as rochas sedimentares que os envolve passam. Outra coisa é que a formação de fósseis não implica em necessariamente estar dentro de uma pacote sedimentar extremamente compactado como acontece com fósseis de MILHÕES de anos. Por exemplo, trabalhei na minha graduação e mestrado com fósseis de preguiça terrícola (a famosa preguiça gigante, pertencente a megafauna do pleistoceno - entre 1,8 milhões de anos e 11 mil anos) e o sedimento em que elas foram encontradas não estava em grau de litificação (petrificação) de rochas sedimentares mais antigas com MILHÕES de anos, mas de MILHARES de anos. Logo, rocha extremamente litificada como o Pirula mostrou, certamente passou por VÁRIOS MILHÕES de anos para sua formação. Certamente, quando Darwin viu fósseis de invertebrados (como conchas, por exemplo) nas montanhas Andinas, ele não achou que criaram asas e foram voando altitudes elevadas para se depositarem la em cima a esmo. Pelo contrário, Isso foi uma prova cabal que ali, as montanhas andinas, em algum momento da história da Terra, estava submerso no mar e com o passar do MILHÕES de anos, através da tectônica (movimento das placas da crosta terrestre), esse fundo oceânico foi se elevando até a atual configuração. Vejam que a formação de rochas e montanhas não são da noite pro dia ou em alguns milhares de anos. 11 Mil anos é um tempo relativamente curto para se formarem estruturas orogênicas (de montanha) desse porte. Não são os paleontólogos, geólogos e/ou biólogos (paleontologia trabalha com as duas ciências) que "inventam" a idade dos fósseis, são os dados das pesquisas que dão as informações e os pesquisadores apenas a interpretam. Enfim, é por aí, pois é um assunto muito extenso e com muitas particularidades para se discutir por aqui e em alguns minutos.
-É o Pirula mesmo?
-É sim.
-Será?
-É. Olha a sobrancelha.
-Pior, é ele mesmo.
Erick Lopes Sobrancelha? Pensei que fosse uma taturana...
@@LouisMangani cara ele ficou igualzinho a minha tia, principalmente a boca
haha tive a mesma reação
O cabelo de rockeiro cacheado😂
"[...]primeiro que eu não entendo porque um peixe morreria no dilúvio[...]" RULA, Pi
Foi atropelado pela arca e morreu de câncer
+Felipe Almeida Eu não sei como um peixe sobreviveria em um dilúvio
+Nakata Claro, ele morreria afogado
Patrick Demarch não exatamente. iferença de peixes de agua salgada e de agua doce
+Felipe Almeida Eu ri disso, hauhauhahuauhauhauhauhauhauh
Quem é esse adolescente no seu vídeo Pirula? :D
@ً KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Engraçado que ele tem a mesma voz do pirula, má ainda n descobri o pq
Filho dele oras
Ingrid ele usa varias tecnicas nos videos !!! Multi-imagens dele mesmo com caras diferentes novo e velho Cromakeys do quarto!!! Entre outras tantas que se ve nos videos !!! Tudo nas lutas dele pelo ensino!!!
@@bhendonqueiroz1978 Pode ser "dublagem da voz no video o DR PAULO e ultra-criativo!!!
Eu sei que prometi o vídeo de datação dos fósseis, mas tá difícil de terminar. Estou recolhendo um material muito da hora, e pretendo lançar em Abril (se tudo der certo). Aguardem que a espera será recompensada.
JESUS TE AMA! E EM BREVE ELE VOLTARÁ! PREPARE-SE PARA O MAIOR ENCONTRO DA SUA VIDA!
Você prefere acreditar que uma bombinha explodiu e surgiram pessoas, animais, computadores, carros, iphones, etc? Acorda pra vida. Pare de acreditar nessas teorias de conspiração.
Vidal W.
Quem não consegue argumentar contra fatos geralmente parte pra agressão, chamando pessoas inteligente de burras. Posso ser mulher e loira, mas de burra não tenho nada.
Vidal W.
Se você não gosta de mulher fala logo! Machismo é coisa que colocaram na sua cabeça. Isso que dá ficar assistindo big bosta e novelas. Homem afeminado me dá asco.
Vidal W.
Ah, agora a bíblia é machista? Tá bom. Se a bíblia é machista, Deus também é machista, pois foi ele quem criou a Biblia. Se Deus é machista, então Satanás só pode ser feminista. Eu estou do lado de Deus depois que eu morrer vou viver com meu maravilhoso Deus "machista" pela eternidade no céu, enquanto você, pelo jeito, vai ter que se conformar com o feminismo satânico no lago de fogo. Depois dizem que Deus que manda as pessoas pro inferno. Elas vão pra lá porque querem ir.
Eu em 2012 “nossa, to sem nada pra fazer”
TH-cam em 2020 “veja esse vídeo de 2012.”
eu em 2021 kkk
Eu achando estranho nao ter conhecido esse canal antes
Eu em 2022
2024
2085
estudei em escola adventista por anos e não tive essa aula, mas nós tivemos UMA aula de evolucionismo e as outras aulas de ciência foram substituídas por aulas de religião. Na oitava série eu mudei de escola e sofri MUITO pra correr atrás do prejuízo nas matérias de química e biologia. Mas de certa forma eu tenho que agradece-los, eles são 90% responsáveis pelo meu ateísmo. =P
Débora Lopes , quando eu estava no sexto ano eu tive essa aula. Mas na época nem tava prestando atenção kkkkk
só por isso vc é ateu?
@@jacosilva6436 não é um bom motivo?
Por causa de pessoas fanáticas tu abandonou tua fé, lamentável.
Shadow Math e vc acredita em Deus? Qual Deus? O cristão? Olha vc tá bem errado no seu comentário se acredita no Deus cristão viu, debochar e chamar de imbecil tá longe dos ensinamentos de Cristo.
O interessante do trabalho do pesquisador é como acreditar que dentro de uma rocha pode haver um fóssil... e haver mesmo!!
Existem milhões de rochas no planeta e então poderiam haver fósseis dentro do muitas delas.
Paleontologia é um braço extraordinário da ciência!!!
Sim ! Mas a maioria dos que acham são em formações em rocha sedimentar, seria legal se desse pra ter um fóssil de qualquer ser vivo ou pegada ou outra coisa em rocha magmática ( granito etc).
Tem como escanear , tipo uma tomografia pra conseguir ver se tem outros fósseis nas outras camadas
"Acho tão errado ensinar ciência nas igrejas,quanto você deve achar errado cientistas ensinarem religião ."
Lisa Simpson para Ned Flanders,sobre o tema criacionismo ou evolucionismo.
+Prolulla Monocelha Você não entendeu meu comentário. Eu concordo com o Pirula.
S SSILVA, SERIA MEDO DO ENFRENTAMENTO? SE DEUS É O CIENTISTA MESTRE, NADA MELHOR DO QUE DISCUTIR NA IGREJA
pq vc n respeita a opnião do cara?vc com certeza nunca leu a Biblia certo?
@Matheus Jamie Você notavelmente fez um deboche a fé dele, ele não impôs a sua crença a ninguém aqui e como você diz e para você provar tal veracidade você o debocha com algum comparativo esdrúxulo(com porcentagens beseadas em...!?Não vi ciência de tua parte tbm) ainda mais pq você considera que o indivíduo tenha tal fé então você o manda se calar sobre(mesmo que tal religião tenha o dever de pregar ao próximo) aí sendo você quem está o ditando e impondo censura.
Oque te faz um hipócrita, sem moral e respeito algum.
Que episódio é esse
Pirula cara, obrigado por vc existir!! Você é luz, é a voz da razão num mundo de obscurantismo, de ignorância, de charlatões. Carl Sagan estaria muito orgulhoso do seu trabalho. Parabéns cara 👏👏
Marcos Eberlim ja chamou três vezes o Pirulla para um debate e ele só foge
As proteínas, Colágenos, tecidos moles encontrados em mais de 130 fósseis, não continuaria nesses fósseis mais de três mil anos, detalhe a pesquisadora Evolucionista que encontrou junto com sua equipe um Fóssil do T raz disse Isso..
Nada de charlatanismo,isso é um fato .
Olá, Jordan… realmente há obscurantismo e ignorância, de ambos os lados FÉ x CIÊNCIA… conheço crentes ignorantes e conheço ateus ignorantes… há ateus inteligentíssimos e crentes do mesmo naipe… eu sou da fé, da fé que se baseia em um homem de cuja existência os inteligentes não põem em xeque: Jesus. Há ateus ignorantes inteligentíssimos que não duvidam da existência de Jesus: duvidam, sim, de que ele seja Deus, conforme entendido pelo lado da fé. E há ateus inteligentíssimos que duvidam que Jesus existiu, mesmo diante das provas históricas… portanto, estou convencido de que não é uma questão de inteligência ou falta dela. Você não afirmou isso, deixo claro. Há, a meu ver, duas escolhas dignas a frente: há Deus e não há Deus. E não há prova nem de uma nem de outra afirmação. Portanto, estamos diante de uma questão que os matemáticos chamam de “indecidível”. Portanto, é compreensíve haver, entree os milhões de seres humanos, quem pense que sim e quem pense que não há Deus. E essa dualidade não tem prazo para acabar. Sempre haverá quem se levante pela manhã e diga: - Obrigado, Senhor! E aqueles que acordam em um mundo sem Deus. Eu, pessoalmente, sou feliz crendo que há Deus. E há os que são felizes não crendo. Sei que Darwin não “provado”; sei das evidências a favor dele, bem como aquilo que o contraria. Conheço bastante sobre Ciência e seus métodos e posso afirmar: o método científico jamais provará que Deus não existe ou que existe: Deus não pode ser detectado pela Ciência. Tudo, crer ou não crer, é uma questão de fé inicial ou de fé ou falta de fé, baseada nas evidências. Acredito que fé e ciência sejam campos complementares, mas não pretendo nem consigo provar… rsrs. Um abraço e continue com a mente afiada.
Eu estudo numa escola adventista, não sigo a risca a religião, mas é a religião que eu mais me identifiquei. As aulas de ciências ( tenho 13 anos e estou no oitavo ano, sétima série, não tenho ainda física, química e biologia), são BEEEEM parciais para o lado do criacionismo. Acho que não se deve misturar religião com escola. O ensino da minha escola, de cotia, não é ruim, mas o tanto de coisa que omitem da evolução me da um nojo. Sinceramente no ensino médio quero e vou mudar de escola.
Quando estávamos no quinto ano, falavam essa história de que fósseis foram formados por ossos de animais que morreram no dilúvio, mas hoje em dia, já que sabem que estamos com uma mente que questiona mais, pararam com isso.
Mas, não é por isso que vou deixar de acreditar em Deus, e tanto que eu acho que pela minha formação, da minha família, e sempre estudar na instituição adventista, ficaria martelando na minha cabeça.
Pra resumir: Misturar religião com escola, para mim, mesmo sendo un cristão, é errado, e não aguento mais estudar na minha escola.
Na minha escola, existem ateus, mesmo por ser religiosa. Eles não gostam disso, e eu também.
Naquela época, não tinha corajem de contestar, mas hoje, se isso se repetisse, com certeza questionaria.
Abs Pirula.
E logo vc vai fazer vestibular, e aí o q vc deixou de aprender sobre evolução vai cair no vestibular. Melhor mudar mesmo de colégio.
Parabéns pelo seu pensamento.
Você apesar da pouca idade tem a mente bem aberta e uma visão muito ampla.
Leia muito!
Eu também sou religioso, mas questiono muita coisa.
Ouço e respeito a opinião de pessoas como o Pirula, Mario Sérgio Cortella, Milton Santos e outros grandes formadores de opinião.
Para ouvi-los e aprender com eles, não se faz necessário concordar com tudo o que dizem.
Desejo tudo de bom pra ti cara.
Vejo um futuro promissor pra ti.
O, pastor! Tu tá mentindo descaradamente se fazendo passar por um guri de 13 anos. Vai contar essa lorota pras tuas ovelhas, mano!
Cassio Zhors
Você acha que eu estaria me passando por um menino de treze anos com esse nome? Francamente, acredite se quiser. Se quiser eu tiro foto da minha carteirinha de estudante da escola adventista.
N4rutoG4amer ,desculpe. Eu quis testar a sua verdade.
Finalmente achei! Esse foi o primeiro vídeo que assisti do canal, por volta de 2016/17 quando fui pesquisar sobre como os fósseis se formavam ou algo do tipo, pois tinha um colega de sala que era adventista e estudou lá até o 9 ano. Véi, que guri chato! Direto tinha uns 5 "debatendo" esses tipos de argumentos, esse papo do dilúvio mesmo durou semanas, tinha adventista, ateu, testemunha de Jeová e assembleiano tentando descobrir quem tava certo, se deus realmente criou o mundo em 7 dias, se existe inferno, se deve fazer transfusão de sangue, guardar sábado, carne de porco. Enfim, pelo menos conheci um ótimo canal de ciência e não tenho a mínima saudade do ensino médio. Agora que venha a faculdade de medicina e pesquisa!
Eu estou no 1º ano do ensino médio, estudo numa escola adventista. Eles misturam TUDO com religião, até mesmo química e física (?). Eu sei que é uma escola adventista, mas não acho que isso seja desculpa para misturar um livro sem fundamentos (Bíblia) com a ciência.
No ano passado eles criaram um projeto chamado 'criacionismo', nesse projeto as pessoas tinham que desvendar as "mentiras" do evolucionismo e tentar provar que o criacionismo é o certo. O pior é que se você não fizesse o trabalho, você tiraria zero em todas as matérias evolvidas. Isso sim é um absurdo.
Ana Paula Da silva Lavagem cerebral, a meu ver.
***** Pirula. Aqui no Rio Grande do Sul, uma deputada chamada Liziane Bayer protocolou um projeto de lei que torna obrigatório o Ensino de Criacionismo nas escolas públicas e privadas do estado. Este país está cada vez mais estranho.
Anom Bist Não tem muito a fazer, bater de frente com sua profa? nem pensar...nem vale o esforço...procura outra escola no ensino médio se puder...
Ana Paula Da silva A Escola é particular... na faculdade os criacionistas tbem tem que apresentar trabalhos baseados no evolucionismo.. Enfim... a escola é particular... vc pode sair quando quiser.. certo ???
***** -- Ela pode sair da escola quando quiser.. a meu ver...
Pirula durante a puberdade kkkkkk
Estranho o TH-cam colocar um vídeo assistido há 4 anos atrás na página inicial kkkkk
Caio Queiroz É porque essa é a página de recomendações.
Pois é. Apareceu pra mim agora em 2020. Kkkkk
imagina pra mim... 8 anos depois kkkkkk
@@leonardosilveiradasilva2800 E para mim !!! Ele ainda existe, ou se fossilizou ?
A minha falecida esposa era adventista: não trabalhava aos sábados, não tamava café e não comia carne de porco. Então eu tomava café escondido na padaria e comia feijoada nos restaurantes também escondido.
Pq escondido? Ela n deixava? E outra vc é adventista ou n? Se n for ela sabia que vc é ateu?
@@MarcosGabrielIrenoGomes eu amava minha esposa e fazia dentro do possível para agrada-la. E só porque tomava café, comia carne de porco e tinha atividades no sábado, não significa que sou ateu. Entendeu?
@@marcosaoki2361 Tá, se vc n é ateu, qual é sua crença ent?
Por que se casou com ela?
Porque eles não tomam café?
"Professor":
( ) Estudar pra saber se o que eu acredito é verdade.
(X) Inventar estórias pra me convencer e convencer aos outros que o que eu acredito é verdade.
Pirula! Vim do futuro (2022) pra te falar que vc vai fazer sucesso e terá 996 mil inscritos no canal até essa data. E vai crescer mais. Parabéns cara!
Meu Deus.. Eu assisti esse vídeo pela primeira vez com 11 anos, e hoje possuo dezenove.
Cresci assistindo o PIrulla e as inúmeras tretas que se envolveu. 😀😀
Quase metade da minha vida p.Q.p!!
Mano eu tbm aushshshjs comecei a acompanhar mais com os 12 anos e hoje tenho 19, que loucura ne
HSuauhs achei que era só eu
Krl q foda hahahaha
eu também cara, acompanho ele desde oq 2012? cresci vendo o pirulla
Que legal!! Comecei a assistir agr com 15 anos, mas o manual do mundo eu comecei com uns 8 no mínimo
"primeiro eu não intendo porque um pexe morreria num diluvio"
7:16-pirula
Nossa, essa relíquia só veio parar nas sugestões pra mim 9 anos depois. Lembro desse caso! Excelente vídeo!
Eu já fui da igreja adventista, na igreja eles falavam que os fósseis eram falsos, ou que era algo criado por forças malignas. Minha mãe estudou no colégio adventista, ela não podia fazer nada! Nada de unha pintada, nada de cabelo muito fora do padrão! É uma pena que a religião interfira tanto em princípios estudantis básicos!
alguns que te disseram isso se é que te disseram não quer dizer que todos pensam assim, eu tm sou adventista de berço e nunca vi alguem que estudou sobre o assunto falando sobre isso...recomendo que vc acompanhe o doutor rodrigo silva, alberto lourenço e marcos erbelin! e leia o livro de michael behe.
@@radioplanalto4588 não se esqueça de eo pastor Leandro quadros
@@radioplanalto4588 pois é, não sou adventista, mas os admiro muito! São pessoas muito estudiosas e extremamente dedicadas em tudo e não fanáticas pela religião. Às vezes as pessoas se deparam com um caso isolado e abrangem pra toda a comunidade o que não é o certo.
@@pavieira hmm fique curiosa sobre essa igreja que não deixa pintar unha, na Igreja Adventista pode, até minha mãe usa maquiagem, lamentável isso nessa igreja, qualquer lego vendo isso acha que toda a igreja adventista faz isso 😓
@@MarcosGabrielIrenoGomes Geralmente isso varia de país para país. Não lembro qual agora, mas a igreja lá tem membros usando brincos e pintando unhas normalmente, já aqui no Brasil raramente vc vê com brincos e unhas com cores fortes.
Pirulla, uma questão importante. Vc demorou tanto tempo pra tirar sua barba que ela virou um fóssil?
eu estudo em uma escola adventista e eles não fazem isso na minha escola
Isso é um desrespeito com as pessoas que trabalham a vida inteira com isso. Quer acreditar nos seus deuses? Okay, acredite, mas não ensine mentiras para crianças.
a escola é adventista, ela vai explicar as coisas com base no evangelho ou no ateísmo? mt burro seloko...
Vc pode acreditar no evangelho, mas dizer q é ciência é mentira sim.
Pem, burro é vc, pq colégio é obrigado a seguir o currículo acadêmico, tem q ensinar CIÊNCIA ou perde a concessão para funcionar. Ninguem falou de ensinar ateismo e sim ensinar CIENCIA! Se quer ensinar crendice religiosa ensine na igreja.
Giovani Calicchio e Quem foi que te disse q a ciência nega a criação cara ? Me fala q matéria e essa q vc estudou pra eu denunciar a minha escola pq meus professores nunca disseram se a materia e a energia vieram de um nada ou de Deus.
***** O cara falar q tal fóssil deu-se após o dilúvio ou n. Não cabe a nós responder. Podem ser q sim ? Claro... Podem ser q não ? Claro... Mas ele afirmou o dilúvio apenas é nada do q vcs falam ou o pirula fala prova q os fósseis vieram ou n do dilúvio.
TH-cam me recomendando seus vídeos com um atraso de 8 anos.
Para mim, só agora em 2024 ..
realmente peixe morrer no Dilúvio... foi hilário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@thehappiestyokai5031 ksksksksks peixe morrer afogado eh meio difícil neh vey
Não sou ateu
Não morreram por estarem na água ignorante, morreram por toneladas de lama e calcário e sob uma condição abrupta de temperatura e pressão formaram os fosseis. Pede pra esse cara explicar as formações de carvão mineral.
É o mesmo que morrer asfixiado, não é preciso muita arrumação intracromossomial para entender isso.
@@O_ESSENIO O grande volume de água a ponto de cobrir a ponta do Monte Everest causaria uma pressão dez mil vezes maior do que dentro de uma panela de pressão, sendo impossível a sobrevivência de qualquer ser vivo. Não apenas os peixes morreria, mas os habitantes da arca também.
Os caras querendo justificar a Bíblia. Esse é o nível de retrocesso que sofremos com o governo atual.
eu não sei como o pirula consegue aguentar esses comentários ridículos.... eu já leio uns 5 e me dá asco! um absurdo
BAANDJIDO
Isso pq são só comentários. Imagina se fosse em uma sala de aula entupida de aluno arrogante e "professor" charlatão e autoritário?
Estudo num colégio adventista, na cidade de São Carlos-SP, e uma vez por semana, utilizamos o tempo de uma aula para irmos até a capela da escola, para que o pastor (professor de religião) fale sobre algum tema, normalmente algo do dia a dia, mas um tempo atrás ele começou a falar do tema "Origens", Q era meio q uma palestra sobre criacionismo. Eu já comentei sobre isso em um dos seus vídeos sobre criacionismo, e você respondeu o comentário. Bom, sobre o que você disse no final sobre denunciar para o Mec, como funcionaria isso ? Eu tenho interesse em fazer algo pra que as pessoas parem de ser iludidas, mas não sei se daria certo, principalmente algo tão sério quanto uma denúncia. Não sei se daria certo Pq ele não falou disso na aula de ciências ou história, mas num espaço reservado para falar qualquer coisa (normalmente merda) para os alunos. Tem alguma ideia sobre o que eu poderia fazer ?
A ciência não diz nada, ela é uma ferramenta de estudo. Os cientistas dizem. Só corrigindo.
E como você sabe que as religiões também não falam mentiras.
@@sorrisinho7502 eu sei que religiões falam mentiras. Mas a minha religião baseia suas crenças a respeito de fósseis na ciência. Nunca descreditamos a ciência, ela é uma ferramenta de estudo que ajuda a compreender coisas que estão na Bíblia por exemplo. Te convido a conhecer. A partir daí, você tira conclusões hahaha
@@RaianePorto Eu analiso as religiões historicamente, e não simplesmente acreditando nelas. Entendeu?
@@sorrisinho7502 cara, não entendi...escreve a frase de novo porque acho que você colocou a vírgula no lugar errado kkkkk
Só acho que o teu comentário não teve nada a ver com o meu. Eu só fiz corrigir um erro muito comum das pessoas de dizer “a ciência diz isso”, como se ela fosse uma pessoa com uma opinião formada. Sendo que a ciência existe pra testar opiniões diferentes! Sejam elas criacionistas ou evolucionistas. Mas não tô aqui pra obrigar ninguém a seguir uma religião ou não. Isso é uma questão de fé, e é individual. Não é o fóssil de um peixe que vai fazer alguém acreditar em Deus, e sim experiência com Ele
caraca pirula tu ta respondendo comentário até hj? kkkk
mt fd
Como eu vim parar aqui em pleno 2019?!
Estudei em colégio adventista as aulas sempre davam b.o quando o assunto era evolução pq eu discutia com os professores, não ficava quieta com as bobagens que eles falavam... Alguns alunos ficavam bravos cmg pq se eu não acreditava na criação aquela era uma escola adventista e eu não devia estudar lá... (eu queria fazer etec, mas minha mãe era adventista e não queria que eu estudasse em uma escola que não fosse adventista, pq eu sai da igreja muito cedo e ela tinha fé que eu ia voltar) Meu dia de glória foi a apresentação do meu tcc sobre evolução, o melhor tcc da sala segundo minha professora, mas a melhor parte foi, antes de mim apresentaram um tcc sobre criacionismo, o tcc era em grupo, eu fiz sozinha, eu rebati todos os argumentos do tcc anterior, pq todos os pontos do meu tcc eram científicos, esse dia foi lindo, valeu todas as noites mal dormidas descobrindo o significado de palavras que eu nunca vi na vida...
Se eu pudesse daria uns 1000 likes nesse comentário! :-D
Meu sobrinho estuda na adventista...... estou louco para confrontar minha irmã kkkk
Adoraria ter visto sua apresentação
Parabéns pela firmeza no posicionamento
Te entendo, eu faço a mesma coisa quando os professores da minha escola começam a falar besteiras. Mês passado, durante a aula, o professor de religião disse que a evolução não pode ser real, porque nunca foi encontrado um fóssil que pudesse ser considerado um "elo perdido", aí eu mandei no chat da aula: "Caro professor Ricardo, te proponho um desafio, pesquise no Google sobre essa espécie de dinossauro "Archaeopteryx Lithographica" e repete o que você falou sobre elo perdido não existir". O foda é que ele nunca respondeu, ele simplesmente escolheu ignorar
@@ricardoesbanodias1286 Obrigada
@@adiemlaoiak2445 e sobre "elo perdido" ornitorrinco não existe...
Estudei em um colégio Adventista em Hortolandia-SP IASP. Ensino médio profissionalizante e tenho só elogios na parte profissionalizante (Técnico em processamento de Dados). Não houve a experiencia da argila é claro (já eramos grandinhos pra isso kkkk)... mas sim, o sistema de datação foi totalmente criticado (em aulas de Religião e Historia) e mostrado que nenhum fossil poderia ter centenas de milhares de anos uma vez que a Terra não tem mais de 20 mil anos.... Achei um absurdo na epóca, critiquei e fui convidado a me retirar da aula, não causei maior polemica pq não tinha nenhum interesse nessa area naquela época (e com todo respeito, também não tenho muito interesse hj em dia).... no final agente engole essas mentiras e toca a vida... mas esta muito errado, muito errado, hj com 30 anos sei disso e por isso minha filha NUNCA estudará em colégio adventista ou escola religiosa que não atende as teorias cientificas... Além disso, nas aulas de quimica (genetica foi ministrada na aula de quimica) e biologia teorias como a da evolução eram sempre apresentadas da seguinte forma: "Embora essa teoria não seja correta de acordo com a palavra de Deus e da verdade revela pelos VERDADEIROS cientistas vocês precisam aprender porque cai no vestibular".... Antes de tudo o ser humano deve aprender a pensar, e ignorar conhecimento, mesmo que seja contra sua religião, não é pensar.....
+Gerson Menezes pelo seu nível de educação acredito que seja um ex aluno de colégio adventista kkkkkkk parabéns, são pessoas como você que ajudam a envergonhar essa instituição.... um forte abraço e considere-se perdoado por sua boca suja ;)
Vitor Ribeiro rsrs Nunca estudei, mas sei que eh. Desculpra, Eu nao vi outra forma de expressar o que queria dizer de forma mais dramatica. Mas eh muito emotivo, vai deixar de da um futuro brilhante pro filho por causa de preconceito religioso...
+Gerson Menezes então vou te falar como um ex aluno de colégio adventista. Primeiro, vou deixar bem claro que o instituto que estudei, um internato/externato (não fui aluno interno), é sim um ótimo colégio e que dá a oportunidade para jovens estudarem em um ensino particular mesmo não tendo renda pra isso, o que é uma coisa boa. Segundo, não se trata de preconceito, o ensino adventista ignora o método científico de forma assustadora, ironisa conceitos científicos bem consolidados e forma jovens ignorantes em questões importantes da química e biologia... Mas, falando em preconceito, no colégio que estudei muitos conceitos preconceituosos eram colocados como coisas naturais (até divinas e boas) como o preconceito contra outras religiões (de uma forma muito maior do que o preconceitos contra ateus, por exemplo)... é importante que o ensino acadêmico esteja separado do ensino religioso e que nunca seja tratado como farsa conhecimentos consolidados. Ninguém deve negar um "futuro brilhante" a ninguém é longe de mim criticar as coisas boas que o colégio adventista trouxe pra mim é para colegas que não teriam ensino particular se não fosse o esquema do internato. Mas fazer algo de bom não justifica nenhum erro, vale a pena esse tipo de denúncia é importante saber os limites de uma religião... Por fim, só vou deixar claro que o colégio adventista embora não seja ruim também não é muito acima da média... Não fique chateado quando receber crítica de conceitos religiosos, a ciência é criticada o tempo todo pelos próprios cientista, sempre cobrando dos colegas provas e evidências de suas teorias, se a ciência faz tamanha cobrança dela mesma, é natural que faça a mesma cobrança da religião...
Acho que alguém se calou... kkk
Meu filho está estudando numa escola Adventista. Só coloquei ele lá pq ele já tinha estudado numa escola bem liberal. Seu pensamento crítico já estava formado e eu sou adepta do multiconhecimento. Nós conversamos muito e filosofamos. Nós somos curiosos e críticos. Tenho várias religiões na família e acho ótimo que meu filho aprenda sobre todas e respeite todas. Desde o primeiro dia de aula eles já põe musiquinha e clipe ridicularizando Darwin e o evolucionismo. Meu filho me conta tudo e nós debatemos o assunto. Infelizmente muitos aceitarão como certo e verdadeiro tudo que a escola ensinar, sem questionar. Mas essas pessoas não serão cientistas nem filósofos, então não há grandes problemas, visto que isso é uma característica humana e é muito melhor ser crente cego nesta religião do que em outras e em outros assuntos.
Dos males o menor.
Eu é que educo meu filho, pra pensar, e não a escola. E essa escola é muito boa pra maioria das coisas.
Obrigada por nos dar material para mostrarmos aos nossos filhos e questionar tudo isso com mais argumentos.
Isso é comum nessa instituição, estudei o ensino médio inteiro em um Colégio Adventista, onde contestações não são bem vindas, tendo que ouvir coisas absurdas ao me declarar ateu, como aquele esteriótipo "ateu satanista". Eles não se importam com a academia, eles pregam o cristianismo MESMO. Ao ter que explicar o evolucionismo a prof. de Biologia, a cada três palavras dizia "mas, sabemos que não foi assim" ... Essa atitude, no meu ponto de vista, atrapalha o ensino, por não deixar a duvida (ponto importante no aprendizado) surgir, preenchendo-a com supostas verdades absolutas.
Eu concordo, eu não sou ateu eu acredito mto em Deus, mas escola qdo se muda o conceito básico, prejudica o aprendizado da criança. Independente se é o errado ou n, pq p "Vc" p todos saberem do certo, tem q estudar o errado, isso é fato em tudo na vida É assim. Qm quer a vdd irá procurar, onde quer q esteja e isso n importa oq se tenha aprendido, bom mas enfim, isso prejudica sim o aluga fora da escola.
Eu estudei na educação adventista, e no colégio em que estudei na aula de história foi dada a matéria de forma correta e na aula de religião foi dada essa visão que os adventistas tem.
Pírula, os vírus em uma pandemia e bactérias sobreviventes a um antibiótico não seriam uma demonstração em tempo real da teoria da evolução?
Sim, tanto que os criacionistas menos burros dizem que "existe microevolução", o problema e não conseguirem entender que é a mesma coisa que evolução kkkkkkkkkkkkkk
Pirulla, caí nesse vídeo seu de 11 anos atrás! Meu Deus... foi quase um achado paleontológico! Que incrível! Vc, como sempre, arrasando desde a Era do Gelo. Obrigada!
Também na escola Adventista, onde estudei, faziam uma "aula" sobre educação sexual.
SIM, em 2006, no colégio Adventista de Porto Alegre, também conhecido como CAPA.
O professor de "religião" reuniu os meninos na quadra esportiva que fica no terraço do prédio.
Lá começou a falar sobre o PROBLEMA da masturbação.
Veio com lendas sobre impotência e até sangramento pela uretra devido a masturbação.
Se na época eu tivesse mais conhecimento e não fosse tão jovem, eu desmascararia aquele "professor".
Como ex-aluno não me surpreendo com esse vídeo.
criava pêlo na mão ele disse? Hahaha
O garotos adventistas aqui perto de casa chamam as meninas de vacas, gostosas, depredam outras escolas e dançando funk, não religioso diga-se de passagem...haha
Hã? Acho que você não entendeu o que ele quis dizer...
Bruno, na verdade eu estava me referindo a você, não entendi seu confuso comentário anterior, não faz muito sentido
***** "eu ja estudei numa escola do governo e foi a mesma coisa, escola do governo tambem inssina a sexualidade." Me explique o quis dizer com isso. E com todo respeito, seus erros ortográficos não estão ajudando nem um pouco.
***** Brother, eu continuo sem te entender pelos erros ortográficos, o que você disse então é que as escolas deveriam ensinar abstinência sexual e não a educação sexual necessária, é isso?
Pirula, curto muito seu canal, parabéns!
Apenas para contribuir com a discussão: eu já convivi bastante com adventistas, pois tive um padrasto adventista há muitos anos e na época minha mãe me colocou num colégio adventista, onde estudei durante três anos (6ª, 7ª e 8ª séries do que na época era o "ensino fundamental" - hoje tenho 26, então saí daquele colégio há 12 anos). Poderia tecer vários comentários sobre a lavagem cerebral que acontece, mas fugiria do ponto do seu vídeo. Sobre a lavagem cerebral, digo apenas que ela acontece, sim.
Sobre os fósseis, que são o tema do seu vídeo, eu lembro que o meu padrasto constumava dizer que são "testes colocados por Deus na Terra para testar nossa fé". Supostamente, essa teoria estaria explicada num livro chamado "O mundo já foi melhor", de Harry J. Baerg. Ele me deu um exemplar do livro e tentou me convencer a ler. Apesar de gostar muito de ler desde aquela época, nunca me interessei pelo livro (graças a "Deus", hahaha...). Não o vejo desde que terminou com a minha mãe, mas o exemplar do livro ainda está aqui em casa. Vou dar uma olhada eventualmente para poder falar com mais propriedade.
Enfim, meu ponto é (não sei se alguém já lançou isso por aqui): a argumentação deles muda conforme a conveniência. Essa aula com argila que você menciona no vídeo é um até artifício criativo, mas que eu não conhecia. Uma pena que isso é mais acessível para uma criança do que uma explicação científica.
Boa noite e aí chegaste a ler o tal livro?
'primeiro que eu não entenderia como um peixe morreu em um dilúvio' OGJASIOGJIOSGJAIOA
Deveria ser crime mesmo, ensinar as crianças a crescerem ignorantes!
Valeu Pirula, excelente vídeo!
+Foxs Craft
Argumentos?
Giovani Calicchio hahahaha argumentos?? Um crente nem sabe que é isso! Kkkkkkkkk
Foxs Craft Vai rezar pro seu deus inventado vai!
+Giovani Calicchio Ignorantes porque vão crescer acreditando em uma mentira contada a gerações, contraditória em si mesma e principalmente contraditória à realidade.
Luan Clara
Concordo rs.. Acreditar nessas lendas bíblicas é ignorância.
Depois q eu descobri o Pirula tenho ate vontade de voltar a estudar
Minha enteada estuda em um colégio Adventista. Foi exatamente como o Pirula explicou, eles pedem para as crianças colocarem um osso qualquer em uma argila em casa, aguardam alguns dias e pedem para ser levado novamente até eles.
Leiam.
Fiz a imensa burrada de colocar meu filho numa escola adventista.
Ele sempre gostou e brincou com bichos de plástico na primeira infância, tinha leões, elefantes, etc mas tb tinha formigas, aranhas, etc.
A professora foi até minha casa ver com o que meu filho brincava.
Depois, o dia do brinquedo na escola foi suspenso pq havia uma criança brincando com bichos do demônio, afinal, aranha, escorpiões, etc são bichos do demônio (não foi deus que criou tudo?)
Colocaram o filme paixão de cristo para as crianças assistirem - com todo aquele sangue e tortura. Depois, disseram que esse sofrimento foi por causa dele.
Ele acordou gritando, berrando todas as noites por mais de uma semana.
Foram diversas situações péssimas para uma criança.
Se o seu filho ou filha não forem criados nessa seita, nunca coloquem nessa escola. Os traumas serão grandes e permanentes.
Traumas grandes e permanentes são tudo que esta galera deseja causar.
pior que o seu caso não é único
já aconteceu algo parecido comigo
no caso, foi em um evento onde cada aluno levava um filme pra escola pra assistir ao invés de estudar (nota, nessa época, eu tava no começo do primeiro fundamental) e eu trouxe um filme de pokemon
e namoral, eu fui esculachado pelo professor pq, segundo ele, pokemon é "coisa do capeta" e "quem assiste isso vai estar amaldiçoado". Ironicamente, dps de ser humilhado, o professor colocou um filme evangélico que, basicamente, pregava que "se vc não for cristão, vc merece ser morto"
e basicamente isso representa o adventista: uma instituição hipócrita e baseada no ódio
@@garudadrakon4728 já vi que é ignorante, quando generaliza todo mundo
Na boa... O fato de ela ter ido na sua casa já é meio duvidoso kakaka
Maratonando o canal do Pirulla
Boa
Sou adventista, mas não concordo com esses métodos de ensino
Concordo, amigo! Infelizmente muitos generalizam...Taxam-nos de ignorantes e ponto, sem conversa. Triste!
Se você é adventista, tem q crer que a terra tem aproximadamente 6 mil anos
@@kikomandrak os cientistas cristãos acreditam q ela tem bem mais q isso. No primeiro capítulo de Gênesis é dito q a Terra já existia antes da semana da criação.
@@Bolodechocolate-e4x Sim, perdão, eu quis dizer "A história da Terra" tem aproximadamente 6 mil anos, segundo o cristianismo, mas a "terra sem forma e vazia" citada no capítulo 1 pode ter alguns milhões, talvez até bilhões de anos
Quem é esse impostor? Cade o Pirula?
Adoro estes tipos de vídeos, cheios de conhecimentos e demonstrações. Só posso dizer que a natureza é bela, mesmo que possa ser cruel às vezes. Abraços Pirula, e estou na maratona de ver todos seus vídeos antes de morrer.
Amigo, eu sou cristão, sou Adventista do Sétimo Dia (confesso que estou afastado). Eu tenho visto seus vídeos um após o outro. Não quero criticar, eu gosto de saber mais sobre a visão evolucionista (a qual já pertenci um dia). Enfim, acho seus vídeos muito bom, cheios de qualidades e cultura.
Eu queria lhe fazer duas perguntas, sem soar agressivo/ignorante/crente chato (rsrsrsrs), são dúvidas reais mesmo. Como você é paleontólogo, gostaria que me respondesse
1- Como é feita a datação dos fósseis? O carbono 14 eu sei que ele é preciso até certo ponto, existe outro método?
2- O "Elo perdido": Existe? Há alguma referência sobre ele?
P.S.: Aproveito para reiterar que comecei a te acompanhar a pouco tempo e tenho gostado dos seus vídeos, não concordo com tudo, mas acho que a beleza das coisas está na diferenciação. Não critico ninguém nem sou com disse anteriormente (crente chato), tenho meus pontos de vista mas gosto de saber do "universo alheio".
Abraços
Lucas.
Lucas Vieira Lima Não sei se ele vai responder mas vou tentar ajudar. Aliás ele disse q irá fazer um vídeo explicando os métodos de datação.
Respondendo a pergunta, sim, tem outros métodos de datação além do C14, o C14 só serve pra datar até uns 60 mil anos, pra tempos mais antigos q esse se usa outros métodos q vc pode ver aqui:
pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_radiom%C3%A9trica
pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_relativa
Elo perdido era o nome de uma série antiga de TV q tinha um menino meio macaco, e o termo se popularizou, mas não é isso a evolução, nem existe esse termo na biologia, existem elos (mas só achados, não perdidos rs...), q são os ancestrais de cada espécie. Da nossa espécie já se encontrou vários como o homo rhodesiensis, homo Ergaster, australopitecus africanos etc...
Giovani Calicchio entendi... vou pesquisar os links. Quanto ao "elo perdido" não sabia dessa série, mas foi legal saber rsrsrsrs. O que me referi seria assim:
-Se houve milhões e milhões de anos entre as adaptações completas entre espécies, desde o ser unicelular, enfim, não deveria existir um fóssil "meio peixe, meio anfíbio", "meio-anfíbio, meio réptil"?
Lucas Vieira Lima
Entendi o q vc quis dizer.
Na verdade não deve existir esse meio peixe meio anfíbio, vou explicar o pq, é um pouco longo: Primeiro é bom explicar q as classificações taxonômicas, q são esses nomes dos grupos de animais peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, primatas, roedores etc... divididas em um hierarquia q é espécie, gênero etc... São coisas q nos inventamos pra organizar didaticamente os seres pra facilitar nosso estudo, nos seres vivos não existe algo nele q determina isso, nos os classificamos de acordo com nossa conveniência, e mudamos essas classificações, antes foi pela aparência, hj fazemos pelas proximidades genéticas q mostra o parentesco maior ou menor, e algumas espécies mudaram do grupo q eram.
Então, os anfíbios já são um grupo "meio peixe meio réptil", é um grupo entre esses dois, mas vc pergunta se deveria haver um grupo entre os anfíbios e os répteis, não há o grupo pq não é conveniente criar esse grupo, mas poderiam criar, há animais classificados como anfíbios q tem proximidades com os peixes q os outros anfibios não tem, eles possuem guelras e vivem a vida toda dentro da água, mas tem patas, e tem tb peixes q conseguem sair da água e andar um tempo no seco pra pegar buscar alimento, poderiam classificar esses animais como "peifíbio"? Poderiam, sem ser nem anfíbio nem peixe, mas não há necessidade didática nisso, poderiam tb excluir a classificação de anfíbio e colocar parte deles nos répteis e parte nos peixes? Tb poderia, mas tb não é didaticamente interessante, então entre os répteis e os peixes criaram uma classe intermediária, os anfíbios, q tem características de repteis e de peixes, mas entre o peixe e o anfíbio não criam pq seriam poucas espécies q se colocaria nessa classe, não teria nenhuma necessidade, mas há animais mais próximos de um grupo q de outro, só não há necessidade de criar uma classificação só pra eles, e se criassem o "pifíbio" aí perguntariam se não tem um entre o peifíbio e o peixe, e assim infinitamente teria q se criar classes intermediárias, o q elimina o proposito da classe q é reunir as espécies em grupos para facilitar o estudo.
Não sei se ficou claro, pra ilustrar pode se fazer uma analogia com a evolução das linguas faladas, por exemplo o português evolui do latin, mas não deveria haver uma lingua meio latin meio portugues? Não parece estranho de um dia pro outro o povo dormiu falando latim e acordou falando portugues? Claro q é estranho, pois não foi assim, a evolução foi de forma contínua, a cada dia mudando um pouco e continua mudando, então havia sim no meio desse caminho a época em q se falava uma lingua meio latin meio portugues, mas é conveniente criar um nome de "portin" pra essa lingua? Não, a gente convenciona q de certo momento pra trás era latim e pra frente era portugues, pois é melhor didaticamente, mas a lingua foi se modificando dia a dia e não seria possível dar um nome pra lingua a cada dia. Da mesma forma é a evolução os peixes evoluiram para os anfíbios, de forma continua, existem os animais nesse meio do desenvolvimento? Claro q sim, mas se convencionou chamar de certo ponto pra frente de anfíbio e pra trás de peixe, mas não foi q o peixe do nada virou anfíbio, é simplesmente pq é inviável dar um nome diferente pra cada fase dessa modificação.
Ou pode entender tb como o crescimento de uma criança, onde com 17 é adolescente e 18 adulto, houve algo de anormal na noite do aniversário de 18 anos Pra ele ser adolescente por tanto tempo e depois virar adulto de um dia pro outro? Não, o crescimento foi contínuo, mas pra fins de organizar as coisas convencionamos dar um nome a certos períodos, e o adolescente é intermediário entre criança e adulto, mas não convém criar um nome pra cada dia intermediário de seu crescimento. Por isso não se tem um nome específico pra animais entre anfíbios e peixes, meramente por conveniência didática, mas existe sim a evolução gradual.
Giovani Calicchio PUXA VIDA CARA. Ficou claro... Gostei do seu argumento. Apesar de eu crer no Criacionismo, achei super interessante sua explicação. Nunca havia visto algo assim, vou refletir mais um pouco sobre o que você me falou, afinal, o ser humano é um eterno "Vir a ser", segundo (Platão, se não me engano).
Abraços.
Lucas Vieira Lima Pesquise algo sobre a presença das fendas branquiais em animais que não vivem na água, como aves, répteis e mamíferos, na fase embrionária. Por que um animal que não vive dentro da água, não respira o oxigênio dissolvido na água, teria fendas branquiais? A resposta é que se trata de uma relíquia da evolução. Todos estes animais evoluíram a partir de animais que tinham fendas branquiais (os peixes), e em uma certa fase do desenvolvimento embrionário estas ainda são expressas, mesmo que mais tarde, no desenvolvimento do indivíduo, assumam outra forma e função. Se você passar a língua na bochecha você ainda consegue sentir o que foram suas fendas branquiais.
6:24 a girombra do pirula kkkk
eu estudei no colégio adventista, por causa deles virei ateu
cada vez q vejo um video seu minha paixão por antropologia, arqueologia,historia..... so aumentam. cada vez mais tenho corteza do que quero para minha formação intelectual.... Pirula, ta de parabens
Gente, Pirula sem barbas um menino! Desde de sempre "crânio" toda luz e sabedoria te conserve e nós aprendendo.Obrigada seu lindo.
O Pirulla é lindão sem barba... Mas eu prefiro barbudo. Ele toma uma posição aparentemente mais agressiva e eu gosto disso. :P
E a profecia deles? Que não bateu e eles vieram com balela depois, eu estudei em colégio adventista e sofri muito preconceito por ser católico, por dar apelido nas pessoas, por comer carne e festejar aos sábados..... injustiça atrás de injustiça. Vi gente ter a pulseira cortada, um professor foi expulso por ser pego beijando uma aluna de 15 anos (o mais moralista de todos) isso pra começar. E o sabado que não pode fazer nada? mas rola ir em uma festa rave escondido e pegar geral..... trabalhar não pode.
Na questão do professor tá certo.
Agora eu estou curioso para saber como um peixe pode morrer em um dilúvio kkkkkkk.
Mais uma aula top de paleonto. Em breve o meu descendente de 5 anos será apresentado ao tio Pirula aqui na internet!
Posso dar uma dica? Retire a palavra "vergonha" do título. Isso impede que adventistas olhem o vídeo por o considerar preconceituoso por princípio. Esse tipo de agressividade apenas permite que o vídeo seja visto por pessoas já convencidas da evolução. Eu colocaria o nome "crítica a visão adventista sobre fósseis", ou algo assim. Também evitar o uso de palavras agressivas ajuda a manter a discussão acesa e acessar mais pessoas. Abraços.
Mas o que essa escola fez foi uma "vergonha". Esse professor deveria ser punido por conselhos de educação por estar passando desinformações na escola
Muito boa maneira de pensar Pedro. Tbm sou a favor da nao agrecao em nenhum sentido, principalmente pq todos partem de realidades individuais e diferentes, e o fato de se convencer de algo nao deve ser motivo para impor tal convencimento, e isso vale para "nós" e para "eles" tbm. Senao, caímos na armadilha de ser exatamente o que mais criticamos
eu gostaria de perguntar para o Pirula,se rocha como Ele sabe que era um peixe ?
Vergonha está de muito bom tamanho, deveria até ter outro nome: charlatanismo.
Eles não deveriam nem ser ensinado, deveriam serem mortos a pauladas!
A julgar pela aparência do Pirula o vídeo foi gravado "in loco" na época do dilúvio.......
crianças devem ser educadas por ciencia.
concordo!
+Bia Licinio VC ta mau informada
thor Mas seria do mesmo jeito, só que ao invés da religião seria a ciência.
NÃO SE VOCÊ ESTIVER EM UM COLÉGIO ADVENTISTA PORRA
Ciência não explica o motivo da moralidade humana, moral não é testável.
Pirula !! cade o vídeo sobre datação ? To ansioso pra ver
O mais engraçado são essas pessoas que tentam refutar a ciência usando ciência
Assim, para refutar ciência, você precisa de ciência msm, mas o que essas pessoas fazem é usar pseudo-ciência para refutar ciência
@@moreski9927 eu acho que ele foi irônico brow kkkkkk
Na verdade esse vídeo foi feito só para mostrar os fósseis que o Pirula roubou do museu.😂
Vdd
Cara, como eu queria sentar e conversar sobre isso com alguém que entenda como você.
legal o youtube recomendando video da época que o pirula tinha 17 anos
Excelente vídeo, pois me remeteu aos estudos de geografia e ciências, sobre as rochas.
pertenço a uma casa extremamente adventista, tô até meio ~assim~ de assistir, mas a ciência é a melhor base que eu posso tomar
Sei oque vc passa
@@felipemarcos9624 q viaje
Eu estudei até o 7° ano (2012 inclusive) em uma Escola Adventista e era muito esse viés! Sabe aquela fake news de que a arca de noé foi encontrada? Eu tive que fazer um trabalho sobre isso! Na época eu nem me dava conta, até achava estranho mas com esse trabalho por exemplo eu lembro de ficar surpresa, eu acreditei naquilo mesmo que já desconfiasse das narrativas da bíblia, é absurdo o que eles fazem porque dentro de uma escola, ouvindo de um professor é óbvio que ganha credibilidade, outra coisa que me marcou muito da época que estudei lá foi que eu sempre amei dinossauros kkkk e eu tava super animada porque vi que tinha conteúdo sobre eles no livro de ciências int a gente iria estudar mas imagina minha decepção quando chegamos no conteúdo e o professor simplesmente pulou aquela parte.. Bom, eu cheguei a ter aula com esse mesmo professor no ensino médio e perguntei pra ele, por que justo quando íamos estudar dinossauros ele pulou e ele me disse que eles instruíram, que não podia falar... E pensar que eu ganhei bolsa para um internato deles, foi um baita livramento não ter ido pra lá kkkkk
*Sou inscrita no canal a anos e só hoje o youtube me recomenda, quando vi o título bateu aquilo de "então não foi só aqui" é uma merda pensar que eles tem tantas escolas pelo Brasil e pelo mundo, espero que as coisas estejam diferentes mas acho difícil..
Os métodos de ensino no Brasil parece ensinar cada vez mais misticismo e criacionismo…
então Pirula, ainda não temos um vídeo sobre datação fóssil kkkkk
Eu estudei em um Colégio Adventista e, de fato, a lavagem cerebral é forte por lá.
Lavagem cerebral tem e tua mãe eu hein
Cara se é muito mi mi se que é aparece prova é que se tivesse com lavagem cerebral vcê estaria lá ate hoje para c/ isso só amadureça ta!
Eu estudei em colégio adventista da 6ª ao 3º ano, eles reprimem qualquer tipo de pensamento cientifico, uma vez eu comecei a falar sobre evolução e políticas sociais, eu devia estar no 1º ano, na mesma semana ele fizeram uma aula na Capela, contrariando justamente o que eu estava falando com meus amigos e professores...Só faltou eu tomar suspensão. Eles aderem livros do MEC, porém eles não ensinam oque estão nos livros, na verdade ensinam mais os assuntos que interessam pra eles...
Então o problema era seus professores, eu ainda estudo em uma escola adventista e eles respeitam totalmente quem pensa diferente
São os professores que fazem a escola, não!? Então logo se é permitido em uma escola esse tipo de comportamento, provavelmente ocorrem em outras. Respeitar é uma coisa, ensinar ciência legítima é outra. Escolar religiosas não deveriam existir, pois distorcem muito a realidade da ciência, se embasando na criação divina. Eu posso citar vários exemplos de amigos meus de escolas religiosas, quase todos se não todos, tiveram os mesmos problemas. A religião interferindo no conhecimento.
@@allancle4957 querendo ou não a escola é religiosa, e oque eles ensinam acabam sendo influenciados pela religião, hoje em dia os livros sempre contam todas as teorias, sobre o Big Bang e a criação, sobre o dilúvio e o meteoro, e sempre é imparcial, mas se seu professor contava só um lado e não era imparcial, sinto muito.
@@rch1508 deixa eu te apresentar duas coisas: laicidade e Lei
uma escola ser religiosa não lhe dá o direito de distorcer a ciência ou se impor acima da Lei. Escolas Católicas tbm são religiosas e tem um ensino muito mais centrado em fatos doq o adventista que é puramente baseado em doutrinação e conspiracionismo
@@garudadrakon4728 sim sim, tanto que você deve estudar lá até hoje, certo? Eu entrei na escola adventista durante a transição de livros e método de ensino, muita coisa mudou, podia ser assim antes, mas agora não é mais, mas se você ficou "traumatizado" por causa da escola, então pode reclamar a vontade do ensino e de tudo
"Primeiro que eu não entendo por quê que um peixe morreria por causa do dilúvio". Kkkkkk esse Pirula é ótimo! Kkkk
verdade, não sei como o ser humano morre com oxigênio. imortal pow
@@sapereaude9504 POR CAUSA do dilúvio, ô anta!
A culpa disso é de muitos pais por aí, dos quais já ouvi que, embora NÃO SEJAM adventistas, põem os filhos nessas escolas para que elas tenham um mínimo de educação com "valores cristãos". A intenção pode ser boa, mas é baseada em ignorância e flagrante preguiça de não querer educar os filhos. Se parassem para pensar, avaliassem que ambiente deve ter uma escola e, claro, se tivessem um pouco mais de esclarecimento (o que é que mais falta nas pessoas em geral), as crianças não seriam submetidas a essas armadilhas terríveis.
Dá nisso...
Eu sou da Universidade Adventista, levei até susto em ver um video sobre a escola adventista no canal. kkkkkk. Eu não sei o que achar porque não sou da área e não entendo bulhufas, mas sempre achei as palestras criacionistas um tanto forçadas, sei lá. Não sei... Vou deixar pra quem estuda. rs
Não são forçadas. Os adventistas estão sempre esperando algum evolucionista tapado para um debate, porém eles sempre correm, ate o pirula não tem coragem.
Wellington Bitencourt adventista é um ser a ser estudado
Wellington Bitencourt Como assim cara?
@@wellingtonbitencourt8086 eu sou microbiólogo to terminando a pós. Desde meu tcc trabalho com algorítimos que basicamente provam a mudança das espécies. Eu estou a disposição ! Deixo aqui meu contato de email quando vc quiser, onde vc quiser contra quem vc quiser lucasdcs1124@gmail.com
@@wellingtonbitencourt8086 vdd
"...primeiro q eu nao entendo pq um peixe morreria por causa de um diluvio..." hahhahaha
É engraçado que até hoje vem uns criacionistas malucos comentar nesse vídeo kkkkkkk
esse video vai fazer 10 anos pqp
Os bons professores formam os bons alunos, que se transformam em bons trabalhadores e bons cidadãos.
O inverso é estupida-mente verdade.
Excente aula de paleontologia, Pirula, obrigada!
Muita gente discutindo verdades com religiosos, não façam isso galera, vocês não vão conseguir penetrar na ignorância, é como jogar xadrez com pombos. Não conseguirão obter um diálogo descente e inteligente, essa gente vive em buracos e ficam irritados quando jogam terra neles.
é legal ver os crentes se desesperarem kkkkkk
Gianluca Costa Beber Não são todos que são assim, mas a grande maioria o é. E essa grande maioria é a que mais se mostra. Meio difícil de lidar...
Desculpe, me expressei mal e acabei generalizando, eu me refiro aos fanáticos.
Gianluca Costa Beber
Sim, eu entendi.
Verdade ...Eu mesmo não tenho paciência
Nossa, Pirulla, eu estudei dos 3 aos 10 anos em uma escola adventista, em outras matérias ela era ótima, mas em aulas de ciência realmente era assim. As professoras só falavam e colocavam na nossa cabeça que evolução não fazia sentido, nem explicavam o porquê, só falavam e falavam que era tudo mentira. Teve uma professora
(q mds, acho que foi a pior que tive, não só como professora mas tbm como pessoa kkkkk) que falava sobre esse negócio que os dinossauros foram extintos no dilúvio, isso no 3° ano, como tínhamos 8 anos, acreditamos sem questionar
Ent se tu é ateu, pq estuda em um Colégio religioso, o que você esperava? É claro que vão falar o que tá escrito na Bíblia, e olha que sou Adventista
@@MarcosGabrielIrenoGomes ah sim, pq fui eu com 3 anos que escolhi entrar naquela escola né, não os meus responsáveis, pqp hein, bicho
@@moreski9927 Ent a culpa é dos seus responsáveis não a escola
@@MarcosGabrielIrenoGomes os dois na verdade
@@moreski9927 Pq seria da escola se seus pais é que te botaram???
A educação no Brasil já é um caso de polícia, e ainda tem maluco querendo divulgar essas maluquices...
Região do Araripe, minha terra! Venha pra cá Pirula! Lhe recebo!
Faça um video sobre o carbono 14, onde dizem que é uma evidencia que bate de frente com a evolução
Isso é mentira de fanático religioso, o carbono 14 comprova a evolução.
@@gcalicchio1 O que comprova?
@@MarcosGabrielIrenoGomes
Em tudo. Não tem nada do C14 q seja contra a evolução. Procure uma coisa se achar me fala.
Minha filha estudou na escola adventista e nos orgulhamos disso. Nem somos adventistas, mas o ensino é de ótimo nível com enfoque espiritual.
Carai! O Pirulla sem barba tá parecendo uma mistura de Capitão caverna com Frida Kahlo. kkkkkk
Meus parabens Pirulla.
Deixa eu te perguntar: A dureza da da rocha esta relacionada com o tempo do fossil? Qnto mais dura mais antigo?
Não! A dureza da rocha depende dos minerais que as forma. Se o mineral for mais duro, a rocha vai ser mais dura, sem necessariamente ter uma relação com o tempo. Mas é fato que o tempo auxilia na compressão
Mamaedti Obrigado.
estudo em escola adventista infelizmente mas é pelo fato de não ter muita escolha perto da minha casa, o ruim é que muitas vezes se vc quiser mostra que vc é ateu os alunos te reprimem, já tentei algumas vezes mostrar pros meus amigos o lado evolucionista mas eles acabam discutindo igual a pombos embaralham toda a conversa cagam no debatem e saem contando vantagem, ae resolvi ficar na minha deixando eles acreditarem na baboseira do criacionismo.
Amiguinho, vc está numa escola adventista e fala em evolução? sinto mas saia da escola se possível...se é para pagar, pague uma escola neutra...
ae que ta jovem essa é a unica escola por perto da minha casa não tem pra onde ir
salvador victor Sempre há para onde ir! Mas voce está acomodado achando que é o legalzinho da turma, so pode! Aprenda a ler e entender o que outras pessoas tem a dizer. Sempre há um angulo diferente para tudo!
Não ligue pra esses caras, você pode sim estar em uma situação em que não pode ou não consegue mudar de escola, apenas tente mudar um pouco essa realidade que infelizmente assola essas escolas adventistas, nem q seja discutindo com o prof, que ao menos tem alguma formação, certamente ele vai ser mais aberto a isso q seus colegas mas cuidado pra abordagem n ser agressiva. Bjs
qwert3613 Problema é o bulying desses professores
Se eu não consigo conciliar conceitos científicos com a minha religião, isso não significa que teria que negar um ou outro, mas só revela o tamanho da minha ignorância.
Sou cristão com pés fincados na ciência, acredito em tudo o que a minha capacidade de pensar e raciocinar me levar a compreender e creio em tudo o que a minha fé conseguir me levar a crer. Mas se uma coisa se esbarra com a outra, só posso admitir que o paradoxo resultante é fruto da minha limitada inteligência e/ou limitada fé.
pirula se é foda mesmo . Temos que lutar contra esses "professores" que defendem coisas sem nenhum embasamento científico , pois esse é o tipo de coisa que torna leiga e controlável a sociedade . Não me admiro ao ver a quantidade de pessoas que acreditam nesses absurdos , nada mudará enquanto existirem esses "colégios" martelando esse tipo de coisa nas crianças .
"foda" no bom sentido
7:20 "E mesmo uma coluna d'água da altura do Everest não teria pressão suficiente solidificar esse tipo de material." Essa afirmação parte da ideia simplista de que o dilúvio foi apenas uma inundação normal. Bom, não foi bem assim que aconteceu, não foi apenas o peso da água da inundação que comprimiu as rochas, houve outros fatores mais complexos envolvidos.
Em Gênesis 7:11 diz: "No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as FONTES DAS GRANDES PROFUNDEZAS[...]".
Conforme a Teoria das Hidroplacas, havia lençois de água subterrânea a mais ou menos 18 km de profundidade, tais reservatórios de água estavam comprimidos devido ao peso da crosta sobre ela, então a crosta se partiu, talvez por aumento da pressão dos lençóis freáticos (por aumento de temperatura), ou por um impacto de algum corpo celeste.
Havendo então essa ruptura na crosta, a água abaixo, que estava sobre intensa pressão devido ao peso dos 18 km de rocha se pressionando contra ela, explodiu violentamente para fora da ruptura, projetando-se "supersônicamente" por quase 32 km em direção a atmosfera, com uma liberação de energia de quase 10 bilhões de bombas de hidrogênio, força tal que impulsionou as placas continentais para direções opostas.
A largura entre as placas continentais ficou tão grande que o basalto ocêanico comprimido entre placas continentais projetou-se para cima formando a crista oceânica. Havendo ainda água sob as placas continentais, elas deslizaram "morro abaixo" da crista oceânico, concluindo assim a fragmentação da pangeia.
Os continentes então, agora em lenta aceleração, com mais ou menos 72 km/h, encontraram resistência sobre o solo oceânico, que freiou sua separação, a inércia desse brusco "freiamento" comprimiu os continentes formando, por exemplo, as cadeias montanhosas.
Portanto, essa rápida compressão dos continentes causada por um brusco "freiamento" das placas continentais, comprimiu as rochas, formando rapidamente as rochas mais densas, que inclusive, envolvem os tais fósseis do trecho do vídeo que eu mencionei.
Sei não vey, existem formas de mostrar que a fragmentação da pangeia não ocorreu nem tão recentemente nem tão rápido.
@@marcusbrasilite tanto faz, eu sou ateu agora
Cara vc e f... adoro o seu jeito destemido e sincero de falar , e expor o assunto com muita sabedoria e conhecimento. Vc faz a diferença. Meu nome e Celia e sou de Vitoria(ES )
Cecilia donadia o evolucionista é sem noção!!
"Eu não sei porque um peixe morreria com o dilúvio"
Esse com certeza foi um dos pontos autos do vídeo AHUSHAUSHAUSHAUHSA
retiraram a reportagem da escola adventista do ar, uma pena, gostaria de mostrar esse vídeo.
peixe morrer por causa do dilúvio é foda.
como seria essa morte afogado kkkkkkk
a água doce se misturaria à água salgada tornando-se salobra, ou mesmo salgada por haver mais água salgada do que doce. a morte de peixes aconteceria por diferença osmótica, pois a maioria das espécies de peixes de água doce não sobrevivem em água salgada, e por haver essa mistura de água doce e salgada, a concentração de sais seria menor pondo em risco os peixes de água salgada.
@@felipe673 o problema é que não a provas de que ocorreu um dilúvio universal, o que se sabe é que provavelmente o dilúvio só ocorreu naquela região o oriente médio.
@@joaolucasalphagenuino5584 sim, no máximo um evento local. Mas talvez nem tenha acontecido, pode ter sido uma lenda baseada em contos antigos sobre enchentes e inundações vindos de outros povos. A propósito, vc merece o prêmio "pá de ouro" por desenterrar comentário de 3 anos atrás hahaha.
@@felipe673 kkkkk
Mas assim eu ainda concordo que foi local pois na época que surgiu essa lenda só existia povos na africa, no oriente médio e possivelmente na Ásia.
Claro que alguns americanos ja devem ter falado sobre isso, mas eles devem ter repassado
@@felipe673 bom os sumerios foram os primeiros a falar sobre o dilúvio e como eles só conhecia aquela região provavelmente sim foi apenas lá.
meu Deus quem é você? e oque você fes com o pirula?
É vdd meu camaradinha!!!! Vejo cada asneira desses religiosos metido a cientistas. Q querem misturar fé com ciência. E depois ficam soltando essas pérolas da ignorância. Parabéns pelo seu trabalho 😇🖒
Ignorância só as pessoas que acham que são Donas da Verdade
@@MarcosGabrielIrenoGomes igual você que vive respondendo comentários ironizando eles acreditarem na vdd aliais muda o nome do seu perfil para "sendo chato" combina mais
@@Leo_-op8fo N, eu escolho o nome do meu perfil
video tão antigo e tão atual.
Gente, datação de fóssil não é somente dado por datação absoluta (com a utilização de isótopos radiogênicos), mas também pode ser feita por datação relativa. Existem várias premissas para se analisar o tempo do fóssil utilizando-se de datação relativa, claro que com a datação absoluta a acurácia é maior, mas inferindo-se a idade das rochas em que os fósseis são encontrados, podemos sim ter uma noção de idade do fóssil, mesmo que não tão precisa como a datação absoluta, pois os fósseis como são formados em condições semelhantes as do meio externo (sedimentos) que os envolve, eles passam pelas mesmas intempéries que as rochas sedimentares que os envolve passam.
Outra coisa é que a formação de fósseis não implica em necessariamente estar dentro de uma pacote sedimentar extremamente compactado como acontece com fósseis de MILHÕES de anos. Por exemplo, trabalhei na minha graduação e mestrado com fósseis de preguiça terrícola (a famosa preguiça gigante, pertencente a megafauna do pleistoceno - entre 1,8 milhões de anos e 11 mil anos) e o sedimento em que elas foram encontradas não estava em grau de litificação (petrificação) de rochas sedimentares mais antigas com MILHÕES de anos, mas de MILHARES de anos. Logo, rocha extremamente litificada como o Pirula mostrou, certamente passou por VÁRIOS MILHÕES de anos para sua formação.
Certamente, quando Darwin viu fósseis de invertebrados (como conchas, por exemplo) nas montanhas Andinas, ele não achou que criaram asas e foram voando altitudes elevadas para se depositarem la em cima a esmo. Pelo contrário, Isso foi uma prova cabal que ali, as montanhas andinas, em algum momento da história da Terra, estava submerso no mar e com o passar do MILHÕES de anos, através da tectônica (movimento das placas da crosta terrestre), esse fundo oceânico foi se elevando até a atual configuração. Vejam que a formação de rochas e montanhas não são da noite pro dia ou em alguns milhares de anos. 11 Mil anos é um tempo relativamente curto para se formarem estruturas orogênicas (de montanha) desse porte.
Não são os paleontólogos, geólogos e/ou biólogos (paleontologia trabalha com as duas ciências) que "inventam" a idade dos fósseis, são os dados das pesquisas que dão as informações e os pesquisadores apenas a interpretam.
Enfim, é por aí, pois é um assunto muito extenso e com muitas particularidades para se discutir por aqui e em alguns minutos.
Denys Ferreira A explicação da montanha... Nunca tinha pensado nessa hipótese.
***** A Terra é viva, dinâmica. Tudo agora está se movimentando, nem que seja 1 cm por ano. =]
Colégio adventista e suas loucuras. Parabéns Pirula👏👏
Ateus, e suas "verdades" 👏👏
@@MarcosGabrielIrenoGomes , não, não sou ateu. Embora pareça, não.😉
@@songsthenigth716 N falei que vc é ateu, eu falei que os ateus e suas vdds, ironizei o seu comentário, Independente de sua ideologia
@@MarcosGabrielIrenoGomes , certinho. Valeu mesmo 👍👏
Grande Pirula , desmistificando as palhacadas da crentaiada , muito baum ! Forte abraco
Eu estudei no colégio Adventista e garanto que foi a pior coisa que já me aconteceu.