Li esse livro em inglÊs, um dos primeiros livros em inglÊs que li na vida, pois na ÃĐpoca nÃĢo havia traduçÃĢo (convenhamos, apenas recentemente o mercado editorial brasileiro estÃĄ lançando materiais assim) e ele era MUITO citado nos fÃģruns de discussÃĢo kkkk. Existem vÃĄrios livros e autores que foram responsÃĄveis por guinadas bruscas na minha vida. Chesterton foi o tapa na minha cara de ateu revoltado com religiÃĢo. Dostoievski foi o tapa na cara do rebelde sem causa. Giovanni Reale foi o tapa no rapazinho que achava a cultura medieval como uma "era das trevas" (desculpe-me Sto TomÃĄs).. Mas esse aà ÃĐ especial. Ele veio antes de todos os outros. Ele veio antes e pegou o Lucas adolescente rockeirinho rebelde. O Lucas que achava o mÃĄximo quando lia sobre revoltas armadas. Quando lia sentimentalismos baratos em Jorge Amado. Que ouvia os intelectuais ungidos com uma fÃĐ cega. Sowell pegou esse carinha e mostrou que ele nÃĢo fazia ideia do que era pensar com a prÃģpria cabeça. O que era estudar e, a partir dos estudos prÃģprios, chegar à uma conclusÃĢo que somente ali sim, seria posta a prova do contraponto. E nÃĢo ir ouvindo a "inteligentsia" ditar o que deve, ou nÃĢo, ser lido. Esse livro e o Conflito de VisÃĩes, possuem uma influÊncia colossal em tudo o que ocorreu na minha vida depois da sua leitura. à realmente um divisor de ÃĄguas. Eu sÃģ tenho a agradecer por esse canal existir. HÃĄ 3 anos atrÃĄs, eu jamais acreditaria que um canal grande resenharia Sowell, tamanha ÃĐ a unilateralidade dos canais de livros do TH-cam. Tu ÃĐ fera, Tati!
@@SiEmanuel No livro O Peso da GlÃģria. Em dois artigos especificamente, no capÃtulo 2 ele tangencia um pouco, mas no 3 (Por que nÃĢo sou pacifista) ele destrÃģi todo argumento da chamada "classe pensante" em um contexto liberal, que induz a sociedade a pensar que devemos defender um mundo "pacifista" e como isso tem implicaçÃĩes muito nefastas e profundas e letais. Para analisar essa problemÃĄtica, ele considera os limites e possibilidades do raciocÃnio, da consciÊncia, da intuiçÃĢo para defender seu argumento, e apresenta fatos histÃģricos para provar sua lÃģgica. Magistral!!!
Como ÃĐ bom que a Tatiana continue gravando vÃdeos exprimindo suas opiniÃĩes acerca de livros e, consequentemente, sobre o mundo livremente. Conte com meu apoio, Tatiana. Se depender de mim, pelo menos uma visualizaçÃĢo, um comentÃĄrio e um like vocÊ terÃĄ em seus vÃdeos! Um abraço e continue com o Ãģtimo trabalho!
FINALMENTEEEEEEEE.A Tati ÃĐ uma das poucas booktubers que realmente leem todos os tipos de livros de livros, de todos os tipos de ideologias, mas ÃĐ claro a visÃĢo de mundo dela quando um livro se alinha perfeitamente com os pensamentos dela. O entusiasmo dela ao comentar Thomas Sowell, o maior intelectual do sÃĐculo 20 e 21, ÃĐ evidente. Hahah
Thomas Sowell ÃĐ incrÃvel! O conheci este ano atravÃĐs de dois clubes de leitura, da Mari Brito e da DÃĐbora (que vocÊ citou no vÃdeo) âĨïļ. Parece redundante dizer, mas: Excelente vÃdeo, Tati! ðĨ°
Tentei assistir ao vÃdeo e cuidar das tarefas diÃĄrias ao mesmo tempo como costumo fazer, mas nÃĢo deu. Tive que parar e prestar total atençÃĢo. Simplesmente, maravilhoso. à isso que venho tentando fazer meus filhos entender. Obrigada!
Um dos melhores comentÃĄrios que jÃĄ vi neste canal. Uma avaliaçÃĢo atualizadÃssima de nossa realidade brasileira. Quem dera tivÃĐssemos pelo menos 50% de nosso povo interessado em literaturas importantes como essas, ao invÃĐs de perder seu tempo com canais e livros de "intelectuais ungidos". Aà vai meu like para esse artigo.
Se eu for listar o nome dos intelectuais ungidos que estÃĢo por aà nas redes sociais e na mÃdia, e que nÃĢo paravam de vir a minha cabeça quando estava lendo esse livro, esta caixa de comentÃĄrios ficaria pequena. Muito obrigado por trazer Thomas Sower para o TLT.
SÃģ vejo os vÃdeos do TLT pela televisÃĢo agora. à de uma qualidade o vÃdeo, nÃĢo sÃģ o assunto, mas tambÃĐm a imagem e iluminaçÃĢo. Muito legal, Tati, Ãģtimo trabalho !!
Enquanto vemos inÚmeros e inÚmeros canais/igs arrotando modinha, exaltando editoras com ediçÃĩes primorosas mas repletas de erros de revisÃĢo e traduçÃĢo e fazem de tudo pra se sentirem ligadas e "atualizadas", temos a maravilha de assistir um conteÚdo de qualidade, que anda na contramÃĢo dos supracitados e tÃĄ pouco se importando em nÃĢo ser parte disso. Tati, mulher, tu arrasa demais.
Eu li do Thomas, " Conflito de visÃĩes" e achei espetacular. Aquele livro ÃĐ um manual de sobrevivÊncia para este tempo. JÃĄ vejo, por essa resenha que Sowell ÃĐ especialista nisso. JÃĄ quero ler esse tbm!
Lavei minha alma vendo este vÃdeo. O que mais me enoja sÃĢo os intelectuais ungidos achando que sÃģ eles conhecem e podem opinar, sempre estÃĢo certos e querem que a gente concorde com eles porque sÃĢo os donos da verdade. Depois de ver teu vÃdeo consolei-me em ser sempre um mero leitor, mas que tambÃĐm pensa e tem opiniÃĩes prÃģprias, sem precisar de tÃtulos para consolidar meu saber.
A maioria das pessoas, mesmo no 1.o mundo, nÃĢo tem discernimento para perceber como estÃĄ a ser manipulada . E agora mais do que nunca . Vejo gente com instruçÃĢo e conhecimentos acreditar em tretas sem sentido . ParabÃĐns pelo vÃdeo . Muito bom !!!! ððð
A parte da mÚsica de fundo nas propagandas ÃĐ interessante. Isso ÃĐ abordado na sÃĐrie do Brasil Paralelo, onde eles explicam que a mÚsica ÃĐ uma das formas de guiar as pessoas e, atualmente, utilizada para tocar o emocional e consequentemente, rebaixando nossa razÃĢo, instigando nosso lado animal. O contrÃĄrio tambÃĐm acontece, mÚsicas que possuem composiçÃĩes elevadas, guiam as pessoas a pensar de forma elevada.
Eu achei seu canal hÃĄ poucas semanas pois pesquisava sobre "Pobres de mimados". Caramba!!! Antes (muuuuito) tarde do que nunca. Thomas Sowell, para hoje, foi flechada, rs. Estou encantada e agradecida d+. Que espetÃĄculo. Assim q der, virarei membro
Tati estou de boca aberta por essa resenha, vocÊ disse tudo...Meu Deus !!!! isso nÃĢo foi uma simples resenha e sim uma grandiosa anÃĄlise-critica da nossa sociedade. P A R A B E N S !!!!!! ah vou comprar esse livro.
Professora Tatiana, ÃĐ essencial falar sobre a grande quantidade de sujeitos considerados como intelectuais atualmente. AlÃĐm disso, dado o comportamento da maioria deles, eu penso o seguinte: ÃĐ difÃcil discutir com quem acha que tem razÃĢo e impossÃvel discutir com quem tem certeza de que tem razÃĢo. E eles acreditam que estÃĢo certos sobre tudo o que eles conhecem e sobre tudo o que eles desconhecem. Este nosso mundo estÃĄ dominado pela pretensÃĢo.
Tenho um trabalho da faculdade no qual devo fazer uma breve anÃĄlise sobre a influÊncia da mÃdia na atividade do legislador, estava prestes a começar quando chegou a notificaçÃĢo desse vÃdeo. Quero ler o livro inteiro, mas primeiro vou dar foco ao capÃtulo citado, Os Intelectuais e a Justiça, acho que vai ser de grande ajuda. Sou inscrita do canal a um tempo e essa deve ser minha segunda vez comentando, mas nÃĢo pude deixar de perceber no minuto 22:21 o que acredito que tenha sido uma indireta kkk Me lembro quando o vÃdeo sobre o livro do Olavo de Carvalho veio ao ar e foi muito triste ver uma comunidade, que se dizia aberta ao conhecimento, "tacar pedras" em alguÃĐm apenas pela iniciativa de conhecer "os dois lados". Assistindo ao vÃdeo de hoje, tive um enorme sentimento de gratidÃĢo pelo papel que a Tati teve e tem no booktube brasileiro e por ela nÃĢo ter deixado de compartilhar essas resenhas incrÃveis por causa de algumas maças podres. P.S: Peço perdÃĢo se esse comentÃĄrio trouxe a lembrança de um acontecimento que deveria ser esquecido. Se de alguma forma te causou desconforte, Tati, sinta-se a vontade para removÊ-lo ð
Excelente! Esta obra de Sowell lembra _Os Intelectuais_ de Paul Johnson, mas mais ampla e contundente. Tenho Sowell como um dos melhores crÃticos do estado de coisas cultural que temos enfrentado. ParabÃĐns pelo canal. Resenhas de excelente qualidade.
SÃģ espero que num futuro prÃģximo livros como estes nÃĢo sejam considerados subversivos ou anti-democrÃĄticos. Que o bom senso e a razÃĢo iluminem nossos caminhos. Humildade e diÃĄlogo sÃĢo sempre a melhor escolha. Tatiana, parabÃĐns pelo Ãģtimo trabalho!
Tatiana Feltrin, foi um grande prazer ter encontrado com vocÊ aqui e assistir essa sua excelente anÃĄlise. Estou jÃĄ relendo esse grande livro e passei por aqui para garimpar um pouco mais sobre ele. Meu primeiro contato foi com vocÊ e gostei muito, obrigado!
Grande resenha. Livro maravilhoso. Recomendo, se me permite, o ensaio "Lugares comuns que substituem o raciocÃnio crÃtico" que ÃĐ muito bom. Como tudo do Sowell, aliÃĄs. Obrigado pelo vÃdeo.
Estou lendo este livro e achando ele maravilhoso. Essa obra realmente nos ajuda a entender como a opiniÃĢo pÚblica ÃĐ formada e o quÃĢo frÃĄgil sÃĢo os argumentos e conhecimentos gerais dos intelectuais ungidos
Excelente anÃĄlise! Alguns podem achar que Thomas Sowell tbm se enquadraria no conceito "intelectual"(o que, no sentido puro da palavra ÃĐ realmente verdade, por seu enorme conhecimento e experiÊncia) mas, como a Tatiana detalha bem neste vÃdeo, ele nÃĢo ÃĐ nem se considera um "ungido", e apenas critica os que se assumem na mÃdia como conhecedores de tudo, mesmo sem ter noçÃĢo real de nada :)
hoje o twitter ÃĐ exatamente o contrÃĄrio, virou um dos Únicos campos de propagaçÃĢo de informaçÃĩes fora da chancela da mÃdia tradicional corrupta e decadente. o tempo nÃĢo passa, capota.
Comprei dias atrÃĄs a biografia do Tomas Sowell. ApÃģs a exposiçÃĢo que a senhora fez do : "os intelectuais e a sociedade" fiquei muito interessado em adquirir e me aprofundar no tema. Obrigado pelo excelente trabalho. Sua forma simples e didÃĄtica de expor suas resenhas ÃĐ uma verdadeira aula que nos leva a amar ainda mais as boas leituras e a literatura. Deus te abençoe sempre mais ð
Tati sempre Ãģtima nas suas leituras e resenhas. A divergÊncia e natural. No podemos esquecer que tb o autor ÃĐ um desses intelectuais ungidos pelo menos entre liberais e conservadores. As conclusÃĩes na ciÊncias humanas e quase sempre embasado em ideologia, atÃĐ porque a realidade social ÃĐ mais permeÃĄvel a visÃĩes diferentes. O que importa e o que queremos de mundo.
Tati, voltei. AlÃĐm de agradecer pelo belo vÃdeo, queria agradecer a indicaçÃĢo do canal da DÃĐbora. Excelente descoberta. Pena que perdi esse clube do livro.
NÃĐ, muita coragem mesmo. Pq o pessoal tÃĄ uma chatice que nem o capeta aguenta. Principalmente, colocar esse vÃdeo um dia apÃģs o pandemÃīnio da independÊncia, mas acredito que ela fez o certo. Independente das crÃticas ou elogios.
Absolutamente incrÃvel, Tati. JÃĄ te sigo a alguns meses, mas agora oficialmente me tornei uma apoiadora. ParabÃĐns pelo trabalho PERFEITO! Grande abraço e sucesso sempre.
Dos livros do Sr.Sowell possuo 2, Fatos e FalÃĄcias da economia e Economia BÃĄsica Vol.1 (pretendo comprar o Vol.2) e esse os intelectuais e a sociedade e os Ungidos (outra obra dele que lançou no ano passado) estÃĄ na minha lista para comprar
Aaaaah, lendo os comentÃĄrios tÃī loua pra ver essa resenha. Mas quero um cafÃĐ e silÊncio pra assistir direitinho hahahahha... todo mundo sÃģ fala dessa resenha!
Tatiana, vc ÃĐ um oÃĄsis nas letras e na internet rsrss Meu primeiro contato com Sowell foi com este livro! Ele ÃĐ todo rabiscado, inclusive (sou dessas). A parte da França me chamou a atençÃĢo tb, dentre tantas outras passagens que nos fazem refletir. Um abraço.
Em 2019 mais ou menos, comecei a buscar conhecimento - por causa das eleiçÃĩes comecei a ver tantos discursos que nÃĢo faziam sentido com a minha visÃĢo de mundo, e quis entender mais, aliÃĄs, qual era o meu lugar no mundo no meio de tantas discussÃĩes emocionadas e cheias de razÃĢo? Esse ano encontrei o canal da Tati e da Debs do @olabocos, e posso dizer que VOCÃS SÃO NECESSÃRIAS! Continuem com o trabalho de vocÊs, porque o conhecimento ÃĐ libertador âĨ Um grande beijo
Que vÃdeo incrÃvel!!!! ððŧððŧððŧððŧððŧ tati, vocÊ ÃĐ sensacional! E sobre o Sowell: mds! Preciso ler urgentemente esse livro!
Dr. Sowell ÃĐ um dos maiores intelectuais americanos. Ele tem uma histÃģria de vida incrÃvel, como diz a elite, ele tem lugar de fala. Tenho muita admiraçÃĢo por ele.
ParabÃĐns pelo conteÚdo! Tati tem feito mais pela educaçÃĢo das pessoas do que muito professor universitÃĄrio. Infelizmente esse tipo de obra nÃĢo ÃĐ encontrada em nossas bibliotecas.
SÃģ vim nos comentÃĄrios para ver o que os "seguidores" dos intelectuais ungidos, que precisam se pronunciar sobre tudo pra nÃĢo ser negacionistas, diriam desse seu vÃdeo que ficou sensacional. VocÊ ÃĐ exÃmia no que faz, parabÃĐns ððŧððŧððŧ
ParabÃĐns, Tati! Isso ÃĐ demonstrar nÃĢo somente imparcialidade, mas tambÃĐm, ÃĐ acima de tudo, coragem. Continue assim. A carÊncia por ideias coerentes precisa ser suprida.
Ainda nem cheguei nos 5 minutos de vÃdeo e estou aqui admirado com a Tati afiadÃssima! Essa resenha entrarÃĄ para aquela lista de vÃdeos que precisam ser revistos sempre, alÃĐm do livro, que serÃĄ lido! Bom dia, Tati! âĪïļ
Obs.: Jorge Amado nÃĢo foi sÃģ simples ungido, como foi à URSS e se enclausurou no Castelo da UniÃĢo dos Escritores Tchecoslovacos, Dobris, de dezembro de 1949 a fevereiro de 1950, e escreveu "O Mundo da Paz" (ode mais desavergonhada a Stalin, li na biblioteca municipal. Hj exemplares sÃĢo raridades e custam fortunas), o livro teve sua 1Š ediçÃĢo pela Editorial VitÃģria, Rio de Janeiro, 1951, 410 pÃĄginas e chegou à 5Š ediçÃĢo, quando o autor nÃĢo mais permitiu reediçÃĩes, seja por nÃĢo ter chances com os suecos (dizem que toda babaçÃĢo a Stalin fazia parte da caça ao Nobel), seja por nÃĢo mais poder negar os expurgos stalinistas.
Hoje em dia para ler/assistir ao jornal ÃĐ preciso estar muito bem informado... Lembrei de tantos "intelectuais ungidos". Esses livros despertam boas e importantes reflexÃĩes. Gostei!
AtÃĐ a BeyoncÃĐ esse dias deu uma entrevista para uma revista que eu nÃĢo me recordo qual, que hoje em dia a internet ÃĐ cheia de gente que se acha um formador de opiniÃĢo expert em algum assunto. Nem ela aguenta mais essa galera kkkk
Creio que esses sejam mais os intelectuais orgÃĒnicos de Gramsci, o ungido ÃĐ mais aqueles da grande mÃdia e os acadÊmicos, como Marilena ChauÃ, PondÃĐ, etc . . .
Estou com o livro aqui na minha estante, na seçÃĢo de "futuras leituras", mas tive que puxÃĄ-lo para frente da fila depois desse vÃdeo. Li imediatamente o capÃtulo "Os Intelectuais E A Justiça". Obrigado, Tatiana.
Os intelectuais sÃĢo requisitados a opinar sobre tudo e servem de modelo para toda a sociedade opinar irrefletidamente tambÃĐm. Atualmente nÃĢo opinar sobre um assunto ou se calar ante um tema desconhecido atÃĐ parece ser crime...ðĪ
@@gabrielagardeano2456 Felipe Neto ÃĐ o famoso capitÃĢo Ãģbvio, tem q dar a opiniÃĢo dele em td, msm q seja a coisa mais Ãģbvia do mundo ele tem q falar, sÃģ pra dizer q falou.
Eu queria ter meus 20 (tenho 47) e ter descoberto a Tatiana Feltrin nesta ÃĐpoca (que nem tinha TH-cam)âĶ Ia ser maravilhoso! Que resenha! Que incrÃvel este vÃdeo! Mais um livro pra listinha! Obrigada por compartilhar! Que trabalho bacana vc faz! ParabÃĐns!!!
Oi tudo bem !!! Bom dia !!! Vendo aqui o TH-cam me deparei com o seu canal, canal este excelentÃssimo por sinal !! NÃĢo estou aqui para desdenhar ou puxar saco !! Apenas para dizer que suas palavras me representa !! ConteÚdo de altÃssimo nÃvel !! Assim desejo lhe o melhor, pois conteÚdo assim ÃĐ difÃcil ser encontrado.
Maravilhosa resenha e ParabÃĐns Tati por me apresentar um livro e autor que jÃĄ vai entrar pra prÃģxima compra, ler algo com o conteÚdo totalmente esclarecedor ÃĐ imperdÃvel e seu canal e gosto literÃĄrio (e sua curiosidade) nos proporciona isso...Agradeço ððŧ
Sempre achei que os livros do Sowell tivessem uma linguagem bem difÃcil. Os trechos que vocÊ leu parecem ser bem didÃĄticos e interessantes. Acho que ÃĐ meu cansaço mental prÃĐvio a ler qualquer coisa que envolva polÃtica no mundo de hoje. Fiquei com vontade lÊ-lo assim que terminei de ver seu vÃdeo.
Li esse livro em inglÊs, um dos primeiros livros em inglÊs que li na vida, pois na ÃĐpoca nÃĢo havia traduçÃĢo (convenhamos, apenas recentemente o mercado editorial brasileiro estÃĄ lançando materiais assim) e ele era MUITO citado nos fÃģruns de discussÃĢo kkkk. Existem vÃĄrios livros e autores que foram responsÃĄveis por guinadas bruscas na minha vida.
Chesterton foi o tapa na minha cara de ateu revoltado com religiÃĢo.
Dostoievski foi o tapa na cara do rebelde sem causa.
Giovanni Reale foi o tapa no rapazinho que achava a cultura medieval como uma "era das trevas" (desculpe-me Sto TomÃĄs)..
Mas esse aà ÃĐ especial. Ele veio antes de todos os outros. Ele veio antes e pegou o Lucas adolescente rockeirinho rebelde. O Lucas que achava o mÃĄximo quando lia sobre revoltas armadas. Quando lia sentimentalismos baratos em Jorge Amado. Que ouvia os intelectuais ungidos com uma fÃĐ cega. Sowell pegou esse carinha e mostrou que ele nÃĢo fazia ideia do que era pensar com a prÃģpria cabeça. O que era estudar e, a partir dos estudos prÃģprios, chegar à uma conclusÃĢo que somente ali sim, seria posta a prova do contraponto. E nÃĢo ir ouvindo a "inteligentsia" ditar o que deve, ou nÃĢo, ser lido.
Esse livro e o Conflito de VisÃĩes, possuem uma influÊncia colossal em tudo o que ocorreu na minha vida depois da sua leitura. à realmente um divisor de ÃĄguas.
Eu sÃģ tenho a agradecer por esse canal existir. HÃĄ 3 anos atrÃĄs, eu jamais acreditaria que um canal grande resenharia Sowell, tamanha ÃĐ a unilateralidade dos canais de livros do TH-cam.
Tu ÃĐ fera, Tati!
Texto Ãģtimo!!! TambÃĐm nÃĢo dei muito pelo Jorge Amado ksksk
Quero muito ler o "Conflito de visÃĩes "
Excelente! Estou na mesma com Chesterton e Sowell!
Realmente, esse canal sempre me surpreende pelos livros que trÃĄs, pois muitos deles tenho certeza que nÃĢo agradam o mainstream.
Estou lendo Chesterton...que grande autor que ele era e me tem feito pensar e refletir tanto.
Thomas Sowell ÃĐ um gigante! Deveria ser mais conhecido no Brasil!
C. S. Lewis fala muito sobre a questÃĢo do conhecimento e da "autoridade ". E como isso pode deformar, tendenciar e afunilar o debate pÚblico.
OlÃĄ NÚbia! Curiosidade, que livro o Lewis trabalha sobre esta questÃĢo? Fiquei interessado em ler.
@@SiEmanuel Se nÃĢo me engano, ele fala disso em um dos ensaios que tem no livro "A Última noite do mundo"
@@yanteixeira4197 , muito obrigado ð
excelente. muitÃssimo pertinente.
@@SiEmanuel No livro O Peso da GlÃģria. Em dois artigos especificamente, no capÃtulo 2 ele tangencia um pouco, mas no 3 (Por que nÃĢo sou pacifista) ele destrÃģi todo argumento da chamada "classe pensante" em um contexto liberal, que induz a sociedade a pensar que devemos defender um mundo "pacifista" e como isso tem implicaçÃĩes muito nefastas e profundas e letais. Para analisar essa problemÃĄtica, ele considera os limites e possibilidades do raciocÃnio, da consciÊncia, da intuiçÃĢo para defender seu argumento, e apresenta fatos histÃģricos para provar sua lÃģgica. Magistral!!!
"Um homem que responde a tudo que lhe perguntam sÃģ pode ser um ignorante." Acho que foi Voltaire.
putz, me encaixo nessa
Essa resenha ÃĐ tao maravilhosa e satisfatÃģria que tÃī assistindo pela terceira vez âĪ
Drauzio Varella ÃĐ um exemplo desses intelectuais ungidos.
Thomas Sowell ÃĐ mozÃĢo! ðĨ°
Excelente lembrança! NÃĢo me veio à mente.
DrÃĄuzio Varella sempre tem muito cuidado com a informaçÃĢo que repassa. Acho que vocÊ nÃĢo acompanha o trabalho dele.
@@eudetenoriocampos3519 Uhum sei. Precisamos falar sobre Suzi?
Como ÃĐ bom contar com esse canal nesse universo mais-do-mesmo do booktube.
Exatamente
Gosto do TLT porque a Tatiana lÊ outras coisas alÃĐm de fantasia
Como ÃĐ bom que a Tatiana continue gravando vÃdeos exprimindo suas opiniÃĩes acerca de livros e, consequentemente, sobre o mundo livremente.
Conte com meu apoio, Tatiana. Se depender de mim, pelo menos uma visualizaçÃĢo, um comentÃĄrio e um like vocÊ terÃĄ em seus vÃdeos!
Um abraço e continue com o Ãģtimo trabalho!
FINALMENTEEEEEEEE.A Tati ÃĐ uma das poucas booktubers que realmente leem todos os tipos de livros de livros, de todos os tipos de ideologias, mas ÃĐ claro a visÃĢo de mundo dela quando um livro se alinha perfeitamente com os pensamentos dela. O entusiasmo dela ao comentar Thomas Sowell, o maior intelectual do sÃĐculo 20 e 21, ÃĐ evidente. Hahah
I'm happy to see Thomas Sowell's work enjoyed around the world!
Amen brother
This book open my mind bro
Obrigado por ajudar a difundir Sowell por aqui, Tatiana. ðĨģ
Perfeito
Meodeus esse vÃdeo ÃĐ um serviço pÚblico, Tatiana vc (suas resenhas) ÃĐ a resistÊncia midiÃĄtica do bom senso, imparcialidade e sensatez.
Thomas Sowell ÃĐ incrÃvel! O conheci este ano atravÃĐs de dois clubes de leitura, da Mari Brito e da DÃĐbora (que vocÊ citou no vÃdeo) âĨïļ. Parece redundante dizer, mas: Excelente vÃdeo, Tati! ðĨ°
Tentei assistir ao vÃdeo e cuidar das tarefas diÃĄrias ao mesmo tempo como costumo fazer, mas nÃĢo deu. Tive que parar e prestar total atençÃĢo. Simplesmente, maravilhoso. à isso que venho tentando fazer meus filhos entender. Obrigada!
Um dos melhores comentÃĄrios que jÃĄ vi neste canal. Uma avaliaçÃĢo atualizadÃssima de nossa realidade brasileira. Quem dera tivÃĐssemos pelo menos 50% de nosso povo interessado em literaturas importantes como essas, ao invÃĐs de perder seu tempo com canais e livros de "intelectuais ungidos". Aà vai meu like para esse artigo.
Se eu for listar o nome dos intelectuais ungidos que estÃĢo por aà nas redes sociais e na mÃdia, e que nÃĢo paravam de vir a minha cabeça quando estava lendo esse livro, esta caixa de comentÃĄrios ficaria pequena. Muito obrigado por trazer Thomas Sower para o TLT.
SÃģ vejo os vÃdeos do TLT pela televisÃĢo agora. à de uma qualidade o vÃdeo, nÃĢo sÃģ o assunto, mas tambÃĐm a imagem e iluminaçÃĢo. Muito legal, Tati, Ãģtimo trabalho !!
Eu tambÃĐm !!!!!
IncrÃvel a qualidade âĪïļ
Enquanto vemos inÚmeros e inÚmeros canais/igs arrotando modinha, exaltando editoras com ediçÃĩes primorosas mas repletas de erros de revisÃĢo e traduçÃĢo e fazem de tudo pra se sentirem ligadas e "atualizadas", temos a maravilha de assistir um conteÚdo de qualidade, que anda na contramÃĢo dos supracitados e tÃĄ pouco se importando em nÃĢo ser parte disso. Tati, mulher, tu arrasa demais.
Eu li do Thomas, " Conflito de visÃĩes" e achei espetacular. Aquele livro ÃĐ um manual de sobrevivÊncia para este tempo. JÃĄ vejo, por essa resenha que Sowell ÃĐ especialista nisso. JÃĄ quero ler esse tbm!
Acabei vendo um vÃdeo do canal olÃĄ bocÃģs falando desse livro fui pesquisar para comprar e estÃĄ R$499 ðĨšðĨšðąðą
ParabÃĐns pela disposiçÃĢo de ler autores e temas tÃĢo pouco citados ou reconhecidos no Brasil. VocÊ tem minha admiraçÃĢo,Tati.
Lavei minha alma vendo este vÃdeo. O que mais me enoja sÃĢo os intelectuais ungidos achando que sÃģ eles conhecem e podem opinar, sempre estÃĢo certos e querem que a gente concorde com eles porque sÃĢo os donos da verdade. Depois de ver teu vÃdeo consolei-me em ser sempre um mero leitor, mas que tambÃĐm pensa e tem opiniÃĩes prÃģprias, sem precisar de tÃtulos para consolidar meu saber.
A maioria das pessoas, mesmo no 1.o mundo, nÃĢo tem discernimento para perceber como estÃĄ a ser manipulada .
E agora mais do que nunca .
Vejo gente com instruçÃĢo e conhecimentos acreditar em tretas sem sentido .
ParabÃĐns pelo vÃdeo .
Muito bom !!!! ððð
Penso o mesmo que a senhora
NÃĢo pare nunca, pelo amor de DEUS! âĪïļð
A parte da mÚsica de fundo nas propagandas ÃĐ interessante. Isso ÃĐ abordado na sÃĐrie do Brasil Paralelo, onde eles explicam que a mÚsica ÃĐ uma das formas de guiar as pessoas e, atualmente, utilizada para tocar o emocional e consequentemente, rebaixando nossa razÃĢo, instigando nosso lado animal. O contrÃĄrio tambÃĐm acontece, mÚsicas que possuem composiçÃĩes elevadas, guiam as pessoas a pensar de forma elevada.
Eu achei seu canal hÃĄ poucas semanas pois pesquisava sobre "Pobres de mimados". Caramba!!! Antes (muuuuito) tarde do que nunca. Thomas Sowell, para hoje, foi flechada, rs. Estou encantada e agradecida d+. Que espetÃĄculo. Assim q der, virarei membro
ADOREIð ÃĐ tudo o que vemos desde os anos 80. A anÃĄlise que ele faz sobre pesquisas e como ÃĐ feito o recorte para resultados ÃĐ incrÃvel.
Isso mesmo ! Começaram a aparecer mais no inÃcio dos anos de 1980 nas universidades, nos DCEs, visual meio hippie.
Tati estou de boca aberta por essa resenha, vocÊ disse tudo...Meu Deus !!!! isso nÃĢo foi uma simples resenha e sim uma grandiosa anÃĄlise-critica da nossa sociedade. P A R A B E N S !!!!!! ah vou comprar esse livro.
Professora Tatiana, ÃĐ essencial falar sobre a grande quantidade de sujeitos considerados como intelectuais atualmente. AlÃĐm disso, dado o comportamento da maioria deles, eu penso o seguinte: ÃĐ difÃcil discutir com quem acha que tem razÃĢo e impossÃvel discutir com quem tem certeza de que tem razÃĢo. E eles acreditam que estÃĢo certos sobre tudo o que eles conhecem e sobre tudo o que eles desconhecem. Este nosso mundo estÃĄ dominado pela pretensÃĢo.
Esse vÃdeo foi postado um ano atrÃĄs. Deveria ter chegado a muito mais pessoas.
Tenho um trabalho da faculdade no qual devo fazer uma breve anÃĄlise sobre a influÊncia da mÃdia na atividade do legislador, estava prestes a começar quando chegou a notificaçÃĢo desse vÃdeo. Quero ler o livro inteiro, mas primeiro vou dar foco ao capÃtulo citado, Os Intelectuais e a Justiça, acho que vai ser de grande ajuda.
Sou inscrita do canal a um tempo e essa deve ser minha segunda vez comentando, mas nÃĢo pude deixar de perceber no minuto 22:21 o que acredito que tenha sido uma indireta kkk Me lembro quando o vÃdeo sobre o livro do Olavo de Carvalho veio ao ar e foi muito triste ver uma comunidade, que se dizia aberta ao conhecimento, "tacar pedras" em alguÃĐm apenas pela iniciativa de conhecer "os dois lados". Assistindo ao vÃdeo de hoje, tive um enorme sentimento de gratidÃĢo pelo papel que a Tati teve e tem no booktube brasileiro e por ela nÃĢo ter deixado de compartilhar essas resenhas incrÃveis por causa de algumas maças podres.
P.S: Peço perdÃĢo se esse comentÃĄrio trouxe a lembrança de um acontecimento que deveria ser esquecido. Se de alguma forma te causou desconforte, Tati, sinta-se a vontade para removÊ-lo ð
Excelente! Esta obra de Sowell lembra _Os Intelectuais_ de Paul Johnson, mas mais ampla e contundente. Tenho Sowell como um dos melhores crÃticos do estado de coisas cultural que temos enfrentado. ParabÃĐns pelo canal. Resenhas de excelente qualidade.
SÃģ espero que num futuro prÃģximo livros como estes nÃĢo sejam considerados subversivos ou anti-democrÃĄticos. Que o bom senso e a razÃĢo iluminem nossos caminhos. Humildade e diÃĄlogo sÃĢo sempre a melhor escolha. Tatiana, parabÃĐns pelo Ãģtimo trabalho!
Boa, Tati! Thomas Sowell ÃĐ um verdadeiro gÊnio contemporÃĒneo.
Tatiana Feltrin, foi um grande prazer ter encontrado com vocÊ aqui e assistir essa sua excelente anÃĄlise. Estou jÃĄ relendo esse grande livro e passei por aqui para garimpar um pouco mais sobre ele. Meu primeiro contato foi com vocÊ e gostei muito, obrigado!
"[âĶ] ÃĐ tÃĢo fÃĄcil errar - e persistir no erro - quando os custos do erro sÃĢo pagos pelos outros".
Thomas Sowell
Grande resenha. Livro maravilhoso. Recomendo, se me permite, o ensaio "Lugares comuns que substituem o raciocÃnio crÃtico" que ÃĐ muito bom. Como tudo do Sowell, aliÃĄs. Obrigado pelo vÃdeo.
Estou lendo este livro e achando ele maravilhoso. Essa obra realmente nos ajuda a entender como a opiniÃĢo pÚblica ÃĐ formada e o quÃĢo frÃĄgil sÃĢo os argumentos e conhecimentos gerais dos intelectuais ungidos
Excelente anÃĄlise! Alguns podem achar que Thomas Sowell tbm se enquadraria no conceito "intelectual"(o que, no sentido puro da palavra ÃĐ realmente verdade, por seu enorme conhecimento e experiÊncia) mas, como a Tatiana detalha bem neste vÃdeo, ele nÃĢo ÃĐ nem se considera um "ungido", e apenas critica os que se assumem na mÃdia como conhecedores de tudo, mesmo sem ter noçÃĢo real de nada :)
O Twitter ÃĐ uma mÃĄquina de criar "intelectuais ungidos"
à por isso que eu fujo do Twitter.
Exato. Tenho horror do Twitter.
hoje o twitter ÃĐ exatamente o contrÃĄrio, virou um dos Únicos campos de propagaçÃĢo de informaçÃĩes fora da chancela da mÃdia tradicional corrupta e decadente.
o tempo nÃĢo passa, capota.
Nesse ano esse vÃdeo estÃĄ sendo o meu preferido do canal !!
A review que ÃĐ uma masterclass. Que capacidade Tatiana. Obrigada por este vÃdeo
Esses intelectuais ungidos parece o "consÃģrcio da velha mÃdia" e seus "jornalists". Ãtima resenha Tati! Vou comprar esse livro!
Comprei dias atrÃĄs a biografia do Tomas Sowell. ApÃģs a exposiçÃĢo que a senhora fez do : "os intelectuais e a sociedade" fiquei muito interessado em adquirir e me aprofundar no tema. Obrigado pelo excelente trabalho. Sua forma simples e didÃĄtica de expor suas resenhas ÃĐ uma verdadeira aula que nos leva a amar ainda mais as boas leituras e a literatura. Deus te abençoe sempre mais ð
Tati sempre Ãģtima nas suas leituras e resenhas. A divergÊncia e natural. No podemos esquecer que tb o autor ÃĐ um desses intelectuais ungidos pelo menos entre liberais e conservadores. As conclusÃĩes na ciÊncias humanas e quase sempre embasado em ideologia, atÃĐ porque a realidade social ÃĐ mais permeÃĄvel a visÃĩes diferentes. O que importa e o que queremos de mundo.
Tati, voltei. AlÃĐm de agradecer pelo belo vÃdeo, queria agradecer a indicaçÃĢo do canal da DÃĐbora. Excelente descoberta. Pena que perdi esse clube do livro.
Por acaso encontrei seu canal. Muito bom! Minha lista de livros cresce a cada vÃdeo que assisto.
ParabÃĐns
Excelente como sempre, mas quero dizer mesmo que quase morri com o "desonra pra tu, pra tua vaca" kkkkk
Confesso que tambÃĐm morri. Virei o CapitÃĢo AmÃĐrica dizendo "essa referÊncia eu entendi"... rsrsrsrs
Somos trÊs! Rsrsrs
Comigo quatro, rs!! Amei a referÊncia!! âĪïļ
Obrigado, pela anÃĄlise maravilhosa. ððð
As tÃĐcnicas de retÃģrica que vc citou sÃĢo sofismas.
Suas resenhas sÃĢo simplismente espetaculares, mas esta se superou. Thomas Sowell ÃĐ Ãģtimo!
Jesus te abençoe!
ParabÃĐns pela coragem, falar sobre esse assunto hoje em dia ta "perigoso".
NÃĐ, muita coragem mesmo. Pq o pessoal tÃĄ uma chatice que nem o capeta aguenta. Principalmente, colocar esse vÃdeo um dia apÃģs o pandemÃīnio da independÊncia, mas acredito que ela fez o certo. Independente das crÃticas ou elogios.
Absolutamente incrÃvel, Tati. JÃĄ te sigo a alguns meses, mas agora oficialmente me tornei uma apoiadora. ParabÃĐns pelo trabalho PERFEITO! Grande abraço e sucesso sempre.
Dos livros do Sr.Sowell possuo 2, Fatos e FalÃĄcias da economia e Economia BÃĄsica Vol.1 (pretendo comprar o Vol.2) e esse os intelectuais e a sociedade e os Ungidos (outra obra dele que lançou no ano passado) estÃĄ na minha lista para comprar
Esse eu curti com uma marreta!
Aconteceu exatamente isso comigo. Li "Os intelectuais e a sociedade" e abriu minha cabeça. Estou lendo tudo desse homem!
Aaaaah, lendo os comentÃĄrios tÃī loua pra ver essa resenha. Mas quero um cafÃĐ e silÊncio pra assistir direitinho hahahahha... todo mundo sÃģ fala dessa resenha!
Tatiana, vc ÃĐ um oÃĄsis nas letras e na internet rsrss Meu primeiro contato com Sowell foi com este livro! Ele ÃĐ todo rabiscado, inclusive (sou dessas). A parte da França me chamou a atençÃĢo tb, dentre tantas outras passagens que nos fazem refletir. Um abraço.
Meu Deus do cÃĐu. Cada frase da Tati me traz à mente a figura pitoresca do Leandro "Carnaval". Vou comprar o livro.
Em 2019 mais ou menos, comecei a buscar conhecimento - por causa das eleiçÃĩes comecei a ver tantos discursos que nÃĢo faziam sentido com a minha visÃĢo de mundo, e quis entender mais, aliÃĄs, qual era o meu lugar no mundo no meio de tantas discussÃĩes emocionadas e cheias de razÃĢo? Esse ano encontrei o canal da Tati e da Debs do @olabocos, e posso dizer que VOCÃS SÃO NECESSÃRIAS! Continuem com o trabalho de vocÊs, porque o conhecimento ÃĐ libertador âĨ Um grande beijo
Thomas Sowell ÃĐ tambÃĐm um antÃdoto para o caos em que vivemos.
Que vÃdeo incrÃvel!!!! ððŧððŧððŧððŧððŧ tati, vocÊ ÃĐ sensacional! E sobre o Sowell: mds! Preciso ler urgentemente esse livro!
Dr. Sowell ÃĐ um dos maiores intelectuais americanos. Ele tem uma histÃģria de vida incrÃvel, como diz a elite, ele tem lugar de fala. Tenho muita admiraçÃĢo por ele.
ParabÃĐns pelo conteÚdo! Tati tem feito mais pela educaçÃĢo das pessoas do que muito professor universitÃĄrio. Infelizmente esse tipo de obra nÃĢo ÃĐ encontrada em nossas bibliotecas.
Muito obrigado, por divulgar essa obra!
Valeu Tatiana. Falou e disse! Sou um admirador da obra do grande Thomas Sowell hÃĄ muitos anosðšðļ!
SÃģ vim nos comentÃĄrios para ver o que os "seguidores" dos intelectuais ungidos, que precisam se pronunciar sobre tudo pra nÃĢo ser negacionistas, diriam desse seu vÃdeo que ficou sensacional. VocÊ ÃĐ exÃmia no que faz, parabÃĐns ððŧððŧððŧ
Haha boa!
ParabÃĐns, Tati! Isso ÃĐ demonstrar nÃĢo somente imparcialidade, mas tambÃĐm, ÃĐ acima de tudo, coragem. Continue assim. A carÊncia por ideias coerentes precisa ser suprida.
Tatiana Feltrin resenhando Thomas Sowell. Melhor crossover possÃvel!
Sempre ouvi falar muito bem de Sowell, depois dessa resenha impossÃvel continuar sem essa leitura.
Ainda nem cheguei nos 5 minutos de vÃdeo e estou aqui admirado com a Tati afiadÃssima! Essa resenha entrarÃĄ para aquela lista de vÃdeos que precisam ser revistos sempre, alÃĐm do livro, que serÃĄ lido!
Bom dia, Tati! âĪïļ
Fazia anos que nao via seus vÃdeos. Foi Ãģtimo retomar.
Esse vÃdeo foi altamente satisfatÃģrio. N sei explicar
Obs.: Jorge Amado nÃĢo foi sÃģ simples ungido, como foi à URSS e se enclausurou no Castelo da UniÃĢo dos Escritores Tchecoslovacos, Dobris, de dezembro de 1949 a fevereiro de 1950, e escreveu "O Mundo da Paz" (ode mais desavergonhada a Stalin, li na biblioteca municipal. Hj exemplares sÃĢo raridades e custam fortunas), o livro teve sua 1Š ediçÃĢo pela Editorial VitÃģria, Rio de Janeiro, 1951, 410 pÃĄginas e chegou à 5Š ediçÃĢo, quando o autor nÃĢo mais permitiu reediçÃĩes, seja por nÃĢo ter chances com os suecos (dizem que toda babaçÃĢo a Stalin fazia parte da caça ao Nobel), seja por nÃĢo mais poder negar os expurgos stalinistas.
Tatiana, mulher!!! Que notificaçÃĢo maravilhosa!!! Vc ÃĐ impecÃĄvel!!!
Hoje em dia para ler/assistir ao jornal ÃĐ preciso estar muito bem informado...
Lembrei de tantos "intelectuais ungidos".
Esses livros despertam boas e importantes reflexÃĩes. Gostei!
Eu lembrei de uns trÊs
Sabia que vocÊ ia gostar. Votei nele no VocÊ escolhe. Beijos pra vocÊ, Tati!ð
à a terceira vez que assisto esse vÃdeo, a resenha ÃĐ tÃĢo maravilhosa quanto o livro, meu Deus!!!!!
Tati, que vÃdeo! ððŧððŧ Li o âaçÃĢo afirmativaâĶâ e achei maravilhoso. Agora preciso ler esse
No Brasil, de hoje,temos Anita,como intelectual ungida (nada contra a cantora Anita)
AtÃĐ a BeyoncÃĐ esse dias deu uma entrevista para uma revista que eu nÃĢo me recordo qual, que hoje em dia a internet ÃĐ cheia de gente que se acha um formador de opiniÃĢo expert em algum assunto. Nem ela aguenta mais essa galera kkkk
pior tambÃĐm ÃĐ o Felipe Neto.
à se for analisar com cuidado, Anita estÃĄ longe de ser uma das piores kkkkk
Creio que esses sejam mais os intelectuais orgÃĒnicos de Gramsci, o ungido ÃĐ mais aqueles da grande mÃdia e os acadÊmicos, como Marilena ChauÃ, PondÃĐ, etc . . .
Da a alcunha de "intelectual ungida" pra Anitta, mas nÃĢo tem nada contra... ðĪ
Ãtima resenha, Tatiana! Ãtima Ãģtima!
Momento mais que oportuno pra esse tipo de literatura... por essas e outras vocÊ ÃĐ rainha nesse youtube âĪ
Nossa! JÃĄ queria ler Thomas Sowell . Agora apÃģs seus comentÃĄrios nÃĢo vou perder tempo. Muito bom. Muito obrigado!
Excelente vÃdeo, como sempre. Clareza que nÃģs todos deverÃamos buscar.
Que maravilha! Muito feliz em assistir essa resenha aqui. ððð
Estou com o livro aqui na minha estante, na seçÃĢo de "futuras leituras", mas tive que puxÃĄ-lo para frente da fila depois desse vÃdeo. Li imediatamente o capÃtulo "Os Intelectuais E A Justiça". Obrigado, Tatiana.
Excelente e esclarecedor livro. VocÊ se aprimora a cada dia. Ouvir vc nunca ÃĐ perda de tempo.
Os intelectuais sÃĢo requisitados a opinar sobre tudo e servem de modelo para toda a sociedade opinar irrefletidamente tambÃĐm. Atualmente nÃĢo opinar sobre um assunto ou se calar ante um tema desconhecido atÃĐ parece ser crime...ðĪ
e qualquer opiniÃĢo que vc expresse vai gerar hate ou cancelamento.
Pior que ÃĐ isso mesmo.
exato, de belo exemplo temos o felipe neto ai condenando todo mundo que nÃĢo se posiciona sobre tudo lslskdkdkj
@@gabrielagardeano2456 Felipe Neto ÃĐ o famoso capitÃĢo Ãģbvio, tem q dar a opiniÃĢo dele em td, msm q seja a coisa mais Ãģbvia do mundo ele tem q falar, sÃģ pra dizer q falou.
Nossaaa que necessÃĄrio! Daqueles que a gente quer presentear Deus e o mundo! Obrigada por mais esse, Tati! ð·
Eu queria ter meus 20 (tenho 47) e ter descoberto a Tatiana Feltrin nesta ÃĐpoca (que nem tinha TH-cam)âĶ Ia ser maravilhoso! Que resenha! Que incrÃvel este vÃdeo! Mais um livro pra listinha! Obrigada por compartilhar! Que trabalho bacana vc faz! ParabÃĐns!!!
Vou ler. Obrigada pela indicaçÃĢo. JÃĄ li "AçÃĢo afirmativa ao redor do mundo" e ÃĐ surpreendente. Mexe com conceitos bem arraigados.
Oi tudo bem !!!
Bom dia !!!
Vendo aqui o TH-cam me deparei com o seu canal, canal este excelentÃssimo por sinal !!
NÃĢo estou aqui para desdenhar ou puxar saco !!
Apenas para dizer que suas palavras me representa !!
ConteÚdo de altÃssimo nÃvel !!
Assim desejo lhe o melhor, pois conteÚdo assim ÃĐ difÃcil ser encontrado.
Que review maravilhoso! Certamente lerei! Tatiana sempre escolhendo temas pertinentes.
ððŧððŧððŧððŧððŧ qualquer semelhança com o Brasil nos dias de hoje, nÃĢo ÃĐ mera coincidÊncia.
O seu canal ÃĐ o melhor que estÃĄ tendo.
Amei a dica desse livro. Eu amo o seu canal. A maneira como vocÊ fala do livro e as indicaçÃĩes de livros sÃĢo incrÃveis.
Impressionante. Esse canal me surpreende a cada postagem. Era sÃģ o que faltava para eu reler esse grande livro.
"vai pegar sua malinha, vai pra Paris"
Tati kkkkkkj eu senti
Kkkkkk essa foi com endereço definido
Eu jÃĄ lembrei do tal do Constantino em Miami
No grande estilo Jean Willys
Obrigado. Que bom.
Maravilhosa resenha e ParabÃĐns Tati por me apresentar um livro e autor que jÃĄ vai entrar pra prÃģxima compra, ler algo com o conteÚdo totalmente esclarecedor ÃĐ imperdÃvel e seu canal e gosto literÃĄrio (e sua curiosidade) nos proporciona isso...Agradeço ððŧ
Sempre achei que os livros do Sowell tivessem uma linguagem bem difÃcil. Os trechos que vocÊ leu parecem ser bem didÃĄticos e interessantes. Acho que ÃĐ meu cansaço mental prÃĐvio a ler qualquer coisa que envolva polÃtica no mundo de hoje. Fiquei com vontade lÊ-lo assim que terminei de ver seu vÃdeo.
Ele ÃĐ bem direto e objetivo. Leitura boa.
Livraço! Conflito de VisÃĩes ÃĐ essencial tbm. O Último que li, DiscrepÃĒncia e DiscriminaçÃĢo ÃĐ igualmente Ãģtimo.