Caraca Baba.. suas aulas sao surreais e o que eu gosto é que voce nao argumenta com proselitismo e sim com os frutos de pesquisa e produção científica sobre o assunto. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento
Baseado em um trecho desse video quero sugerir outro: Já que antigamente essas religiões quem frequentava eram os mais simples, em qual momento houve a virada de chave para religiões como o Candomblé se tornarem elitizadas com jogos em sua maioria a partir de R$200,00 e iniciações quando "baratas" em torno de R$3000,00 ?
Baba Mario. Não sei se vc tem consciência da importância do seu trabalho. É realmente grandioso! A cada vídeo seu que vejo vou desconstruindo meu pacote de preconceitos pela Umbanda. Seu trabalho tem que ser muito reconhecido. Obrigado por compartilhar. 😍
26 วันที่ผ่านมา
Muito obrigado pela mensagem. Não deixe de assistir aos demais vídeos, compartilhá-los e, principalmente, curtí-los!
Obrigado pelos seus ensinamentos, eles são de suma importância para aqueles que querem entender a história dos cultos afro e seus personagens nas terras do Brasil.
Que Aula maravilhosa, parabéns Mário, essa conversa é para adultos rsrs...tendo em vista que às novas umbandas vêm destruindo os lastros afros, afirmando que Exú de umbanda é a mesma energia de Orisà, Inkisse....coisa que nunca foi e nunca será.. Muito bacana conhecermos às influências de nomes das culturas Yorubà e Bantu. Motumba meu velho
Babà Mario, muito obrigado pela sua aula. Mas vou adicionar uma para seu conhecimento, no fundamento que aprendi ÈSU = ELÉGBÁRA, para ser diferenciado de EXU com X. E graças descobri a POMBA GIRA, porque ninguém realmente explicava, e aproveitando gostaria de dar uma ideia, falar de onde surgiu a quantidade de nomenclaturas e segmentos de Exus e Pomba giras. Que ouvi que alguns vieram pelo CABULA, outros pela JUREMA. Mais uma vez obrigado
3 ปีที่แล้ว +2
Sim, muitos deles vieram da Cabula, da Jurema e de outros cultos, como o Terecô, a Encantaria etc.
Asé, tenho acompanhado suas aulas e essa em especial me elucidou muito, comecei muito jovem na Umbanda e na casa que trabalhei todos tiveram estranhamento, inclusive, pq a "pombo gira" que trabalha comigo não segue o estereótipo comum, não fala palavrão, não se sensualiza...enfim aprendi a respeitar a forma q ela se manifesta Não sou iniciada no candomblé, mais acompanho um irmão que foi, também gostaria de agradecer pela aula, agora entendi...
17:42 Não sei por que, mas achei que o senhor iria comentar sobre o Bará do Rio Grande do Sul. Até hoje, não sei como ele e o orixá Èsù se associaram especificamente aqui, nem mesmo sua origem. Ótimo vídeo!
6 หลายเดือนก่อน +1
Eu explico sobre isso no vídeo sobre os Nomes e Atributos de Èsù
O melhor vídeo que já vi sobre o assunto. Há muito mistificação e abusos sobre os Exus. Quem não conhece o tema, quando vai num terreiro onde não há fudamentação, não volta mais e ainda gera mais preconceitos. Parabéns pela ótima aula. Salve sua coroa. Sua bênção. Meu Saravá amoroso.
3 ปีที่แล้ว +1
Bom dia. Muito obrigado pelo apoio e incentivo. Axé!
Hoje em dia com tanto "sacerdote" e "sacerdotisa" cheio de "diplomas" "Formação de Sacerdote", de "Magia do Fogo" pra lá, "Magia das Sete não sei o que" pra cá, invencionice até não poder mais (obrigado pelo contribuição Rubens Saraceni...ironia), e sem nenhum caminho espiritual de fato, é muito bom encontrar vídeos sinceros e verdadeiros como o do senhor. Meu saravá!
Sensacional! Importante entender os conceitos históricos, comportamentais ainda mais num assunto tão romantizado e até hoje sofrendo distorções. Parabéns pelo trabalho Bàbá Mário!
Sul batuqueiro.e kimbandeiro. E olha. São poucos, com fundamento no que passa. Parabéns..sou de xapana e oya. E do exu tranca rua das almas. Tenho 46 anos. Ele chegou em mim com 12 anos. E tenho uma bagagem boa.e sei quando alguém realmente sabe oq fala..e obrigado tbm pelo vídeo, onde explica algumas coisas sobre. Sapona,sapata..abaluae e omulu. Estudo muito sobre ele.sou dele..e na minha nação. E mencionado o nome dele xapana.
Motumbá Babá !!! Quero lhe cumprimentar pelo excelente serviço que o Senhor presta a todos os irmãos e simpatizantes das religiões afros e brasileiras. O valor do conteúdo é imensurável !!! Parabéns!!!
Como é gostoso obtermos mais e mais conhecimentos sobre a nossa religião de matriz africana! Sobre Exu Então nem se fala GRATIDÃO🙏🏽 Triste de mais aqui no RS ainda tem que pensa em Exu assim, eu não consigo aceita que Exu é o Diabo e ainda colocam como Senhor Maior lucifer e tentam amedrontar com isso. Mais minha Fé nos Guardiões que carregam não me deixa eu absorve este tipo d pensamento. OBG por passar mais conhecimento que eu possa agir como tal e passar o mesmo. AXÉ 🙏🏽💛👑🖤🔥❤
entao , vamos la, agradeço pai mais uma vez vejo todo o conteudo e claro ao entender la atras faz a diferença pois se entende as raizes, e tudo que se veio ao longo dos anos como o senhor mesmo ja falou em outras aulas apos anos 40/50 , enfim bom sempre entendendo nossa umbanda pois amo e sinto nao ter dado enfase a um estudo maior a anos atras pois seria digamos mais integro como um humilde filho de terreiro
Simplesmente esplêndido!!! Imagino eu sem o Bàbá Mario jamais iria saber a verdadeira essência nominal dos guardiões , gratidão bàbá, amei a camisa!! Quero uma kkk.
Sarava. Este é sem dúvida um dos vídeos entre diversos que tem, que explica da melhor forma o contexto da Pomba Gira. Muito grato por está "aula". Axé e sua bênção.
Maravilhosa explanação! Tem que se ter "a mente aberta" pra estudar as raízes e origens. Porém Muitas estruturas "são balançadas" quando se traz "a verdade das coisas". E muitos, mesmo conhecendo a verdade, preferem permanecer na ignorância! Asé !!!
Muito esclarecedor bàbá! Bàbá teria como nos trazer um pouco mais sobre a cosmologia banto, ou as referências de práticas espirituais bantos que influenciaram e se fazem presente na umbanda? Como os quimbandas por ex. E quais referencias de estudo sobre os povos bantos e suas práticas espirituais poderia nos indicar? Muito obrigado, venho sempre acompanhando e aprendendo muito, tem sido muito significativo!
3 ปีที่แล้ว +2
Veja esse meu artigo, por favor. pensamentovoa.wordpress.com/2015/05/13/94/
Prezado Mário, parabéns pelos seus vídeos, são fantásticos! Apesar de eu ser ateu, sou entusiasta do estudo das religiões de maneira geral e seus vídeos são absolutamente incríveis! São extremamente sólidos, profundos e isentos! Nunca vi um líder religioso falando com tanta propriedade e profundidade sobre temas afetos ao seu segmento! Você já escreveu (ou já considerou) livros com todo esse conhecimento? Parabéns pela sua dedicação, forte abraço!
2 ปีที่แล้ว
Muito obrigado pelo carinho da mensagem. Sim, escrevi dois livros que são introdutórios. www.escala.com.br/https-www-escala-com-br-religiao-afro-brasileira-p2043--p800 e a.co/d/1cqdlbH
@ muito obrigado pelo retorno. Faço questão de comprar os dois livros não apenas pela certeza de sólido conteúdo, mas também como forma de colaborar com vosso terreiro. Continue nos brindando com excelentes vídeos.
Simplesmente incrível esse vídeo e muito bem explicado meus parabéns baba Mario o Sr. é uma referencia para mim. Humildemente, poderia te pedir um vídeo destrinchando e desmistificando a construção do "Ogum Xoroque"? Como chegou... Que interpretação usaram Sabemos q "ele" não existe mas como chegou a isso O acontece com os mediuns que dizem receber essa entidade? Ficaria muito grato Sua benção grande abraço Parabéns pelo trabalho
Aula maravilhosa... estou aprendendo e me encantando cada vez mais com a minha religião Bàbá... poderia explicar o uso da cartola e da capa que exus usam tanto?
Mais uma aula maravilhosa! Parabéns e grata por nos trazer este conhecimento! Não sei se já foi explanado aqui, mas esta aula me fez pensar em como entrou neste universo a figura de Maria Padilha, uma espanhola, se tornando o nome mais conhecido de Pomba Gira. Se puder falar a respeito agradeço!
3 ปีที่แล้ว +4
Da mesma forma que entrou Maria Quitéria, mulheres fortes, que representam a empoderamento feminino, em um universo extremamente masculinizado.
Que vídeo Bàbá! Apenas um adendo sobre o centro histórico do rio. A região da Pequena África ficava no que hoje é a zona Portuária do Rio e não Lapa, como dito no vídeo.
E uma satisfação primeiramente, conhecer o canal ,e sou ligada a esse caminho da espiritualidade que de uma certa forma dar um certo equilíbrio a nos médiuns . Obrigada
Muito Bom Baba ou melhor excelente, sempre conheci assim desta forma,,, então muito obrigado pelos esclarecimentos a quem precisa de verdade,,, njssa religião precisa mais do que nunca ser esclarecida..obrigado axe
Obrigada Bàbá Por mais esse aprendizado! Estou cada vez mais encantada pela forma simples e direta que aborda os assuntos. É esse aprendizado que procuro. Parabéns!
Que aula sensacional, completa e objetiva parabéns. Sobre as manifestações que são vistas em terreiros hoje em dia, seriam manifestações puramente humanas, espíritos se aproveitando da construção social do arquétipo de mulher, ou alguma outra explicação?
ปีที่แล้ว
Não há como eu afirmar algo, pois não sou dono da verdade.
Mukuiu Pai, gostei muito do canal do senhor. Sou de patrocínio MG os ensinamentos de Tata Tancredo chegaram até aqui, tem casas sérias de Omoloko aqui na região. Não existe muita gente falando sobre omoloko, fico feliz de alguém falando sobre e ainda mais falando com tanta propriedade. Parabéns e obrigado ❤
Mais uma vez meu muito obrigado pelos seus esclarecimentos Babá, o senhor tem fantasticamente auxiliado em minha jornada visto que são informações de muito valor mas que dificilmente nos chegam e agora chegou com essa luz a qual o senhor vem nos proporcionando...em particular ao que diz respeito à nossa brasilidade cultural/religiosa, não menos nem mais que a essência tradicional yorubá, mas que as raízes mais puras do nosso Brasil, indígenas, benzedeiras, crenças populares, caboclos... juntamente à cultura Bantu fazem toda a diferença e muito menos se apresentam com esclarecimentos pelos nossos pesquisadores e professores sendo que o senhor tem sido grande exemplo e inspiração por esses caminhos. Parabéns novamente!
Sou ateu . Mas admiro a metodologia, pedagogia que ensina sobre sua fe. Evidencio como a sociedade bem ou mal influenciou sua fe. Evidente tambem como o preconceito, moldou a visao publica temos sobre a religiosidade africana . Uma pena, pois embalagens e etiquetas nos mantem longe de toda uma historia riquissima, cultos e liturgia encantadores. Apoio e tenho me tornado um frequente telespectador de seu canal .
Quando você fala sobre a divisão do trabalho entre as entidades de Umbanda, lembro-me da obra "A morte branca do feiticeiro negro" de Ortiz. A divisão social do trabalho, anteriormente debruçada por Marx, se extende ao imaginário umbandista, religião constituída num período de industrialização, em contexto urbana. Mário, será que a palavra "trabalho" era usufruída entre o povo da Cabula e da Macumba ou ela é própria da Umbanda ?
3 ปีที่แล้ว +1
Creio que ela seja introduzida no mesmo sentido das teorias de Marx, porém não foi só isso.
Bom dia! Tô gostando muito do vídeo. Em estudos anteriores que tenho feito, eu percebi como "Pequena África" a Praça XI que ficava onde hoje passa a Avenida Presidente Vargas. Ali nasceu até o samba também. História muito interessante. Será que a Lapa também tinha esse título? Se sim, podem haver outros redutos também pela cidade com as mesmas características.
Babá Mário, tenho uma dúvida... Sabendo nós hoje (praticantes das religiões afro-brasileiras), de todo esse histórico, transformações e essa grande colcha de retalhos que deram origem as nossas religiões, como agir corretamente? Como praticar a religião de forma coerente? Nós deveríamos realizar uma reforma em nossas religiões ou devemos seguir adiante?
ปีที่แล้ว +1
Seguir adiante, conhecendo o passado de forma adequada.
Caraca Baba.. suas aulas sao surreais e o que eu gosto é que voce nao argumenta com proselitismo e sim com os frutos de pesquisa e produção científica sobre o assunto. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento
Muito obrigado.
Baseado em um trecho desse video quero sugerir outro: Já que antigamente essas religiões quem frequentava eram os mais simples, em qual momento houve a virada de chave para religiões como o Candomblé se tornarem elitizadas com jogos em sua maioria a partir de R$200,00 e iniciações quando "baratas" em torno de R$3000,00 ?
Obrigado pela sugestão.
Baba Mario. Não sei se vc tem consciência da importância do seu trabalho. É realmente grandioso! A cada vídeo seu que vejo vou desconstruindo meu pacote de preconceitos pela Umbanda. Seu trabalho tem que ser muito reconhecido. Obrigado por compartilhar. 😍
Muito obrigado pela mensagem.
Não deixe de assistir aos demais vídeos, compartilhá-los e, principalmente, curtí-los!
Obrigado pelos seus ensinamentos, eles são de suma importância para aqueles que querem entender a história dos cultos afro e seus personagens nas terras do Brasil.
Eu que agradeço!
Que Aula maravilhosa, parabéns Mário, essa conversa é para adultos rsrs...tendo em vista que às novas umbandas vêm destruindo os lastros afros, afirmando que Exú de umbanda é a mesma energia de Orisà, Inkisse....coisa que nunca foi e nunca será..
Muito bacana conhecermos às influências de nomes das culturas Yorubà e Bantu. Motumba meu velho
Iba'se!
E com tudo isso, criou-se está confusão, jamais saberia se não fosse por essa explicação. 🙏🏾🙏🏾
Muito obrigado!
Muito lindo o jeito soberano e hulmide do meu futuro pai.....benção sempre ...rsrsrs
Axé.
Interessante a visão sociológica e antropológica das questões ligadas a pomba gira, magnífica abordagem, obrigada.
Eu que agradeço!
Meu respeito a dedicação a nós esclarecer sempre
Axé!
Muita sabedoria 🙏 axé Tata mario
Obrigado.
Axé!
Babà Mario, muito obrigado pela sua aula. Mas vou adicionar uma para seu conhecimento, no fundamento que aprendi ÈSU = ELÉGBÁRA, para ser diferenciado de EXU com X. E graças descobri a POMBA GIRA, porque ninguém realmente explicava, e aproveitando gostaria de dar uma ideia, falar de onde surgiu a quantidade de nomenclaturas e segmentos de Exus e Pomba giras. Que ouvi que alguns vieram pelo CABULA, outros pela JUREMA. Mais uma vez obrigado
Sim, muitos deles vieram da Cabula, da Jurema e de outros cultos, como o Terecô, a Encantaria etc.
Asé, tenho acompanhado suas aulas e essa em especial me elucidou muito, comecei muito jovem na Umbanda e na casa que trabalhei todos tiveram estranhamento, inclusive, pq a "pombo gira" que trabalha comigo não segue o estereótipo comum, não fala palavrão, não se sensualiza...enfim aprendi a respeitar a forma q ela se manifesta
Não sou iniciada no candomblé, mais acompanho um irmão que foi, também gostaria de agradecer pela aula, agora entendi...
Que bom que pude colaborar!
Axé!
17:42 Não sei por que, mas achei que o senhor iria comentar sobre o Bará do Rio Grande do Sul. Até hoje, não sei como ele e o orixá Èsù se associaram especificamente aqui, nem mesmo sua origem. Ótimo vídeo!
Eu explico sobre isso no vídeo sobre os Nomes e Atributos de Èsù
Muito obrigado! Irei assistir.
Show show show parabéns 👏👏👏 mais uma vez
Muito obrigado!
O melhor vídeo que já vi sobre o assunto. Há muito mistificação e abusos sobre os Exus. Quem não conhece o tema, quando vai num terreiro onde não há fudamentação, não volta mais e ainda gera mais preconceitos. Parabéns pela ótima aula. Salve sua coroa. Sua bênção. Meu Saravá amoroso.
Bom dia.
Muito obrigado pelo apoio e incentivo.
Axé!
Excelente explicação! Bastante contundente.
Muito obrigado!
nota 1000
Muito obrigado!
Hoje em dia com tanto "sacerdote" e "sacerdotisa" cheio de "diplomas" "Formação de Sacerdote", de "Magia do Fogo" pra lá, "Magia das Sete não sei o que" pra cá, invencionice até não poder mais (obrigado pelo contribuição Rubens Saraceni...ironia), e sem nenhum caminho espiritual de fato, é muito bom encontrar vídeos sinceros e verdadeiros como o do senhor. Meu saravá!
Muito obrigado!
Saravá!!!!!
Que aula, baba!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento!!
Eu que agradeço!
Gratidão gratidão gratidão
Axé!
Aulaçaaaaaa!!!!! Muito bom!!! Obrigada!!!!😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🫶
Eu que agradeço!
Sensacional! Importante entender os conceitos históricos, comportamentais ainda mais num assunto tão romantizado e até hoje sofrendo distorções. Parabéns pelo trabalho Bàbá Mário!
Eu que agradeço!
Axé!
Sul batuqueiro.e kimbandeiro. E olha. São poucos, com fundamento no que passa. Parabéns..sou de xapana e oya. E do exu tranca rua das almas. Tenho 46 anos. Ele chegou em mim com 12 anos. E tenho uma bagagem boa.e sei quando alguém realmente sabe oq fala..e obrigado tbm pelo vídeo, onde explica algumas coisas sobre. Sapona,sapata..abaluae e omulu. Estudo muito sobre ele.sou dele..e na minha nação. E mencionado o nome dele xapana.
Já tinha pego essa explicação de uma faculdade de Umbanda aqui em BSB, porém deixaram dúvidas. Sua explicação foi maravilhosa 👏👏👏👏 muito entendedora.
Que bom que ajudei.
Motumbá Babá !!! Quero lhe cumprimentar pelo excelente serviço que o Senhor presta a todos os irmãos e simpatizantes das religiões afros e brasileiras. O valor do conteúdo é imensurável !!! Parabéns!!!
Muito obrigado!
Como é gostoso obtermos mais e mais conhecimentos sobre a nossa religião de matriz africana! Sobre Exu Então nem se fala GRATIDÃO🙏🏽 Triste de mais aqui no RS ainda tem que pensa em Exu assim, eu não consigo aceita que Exu é o Diabo e ainda colocam como Senhor Maior lucifer e tentam amedrontar com isso. Mais minha Fé nos Guardiões que carregam não me deixa eu absorve este tipo d pensamento. OBG por passar mais conhecimento que eu possa agir como tal e passar o mesmo. AXÉ 🙏🏽💛👑🖤🔥❤
Muito obrigado!
Axé!
entao , vamos la, agradeço pai mais uma vez vejo todo o conteudo e claro ao entender la atras faz a diferença pois se entende as raizes, e tudo que se veio ao longo dos anos como o senhor mesmo ja falou em outras aulas apos anos 40/50 , enfim bom sempre entendendo nossa umbanda pois amo e sinto nao ter dado enfase a um estudo maior a anos atras pois seria digamos mais integro como um humilde filho de terreiro
Axé!
Mas uma belíssima aula, parabéns!!!
Muitíssimo obrigado
Olá Mário Filho. Gostei do esclarecimento, e por eu estudar teologia voltada para a ciência das religiões, foi uma excelente contribuição.
Muito obrigado.
Maravilhosa explicação! Muito obrigada! Axé!
Eu que agradeço!
Axé!
Amei a Explicação. Que venham outros Vídeos como esse
Há vários no Canal.
Axé!
Parabéns sem palavras asê ôô
Ase wa!
Parabéns!!! 👏👏👏💯
Gratidão!!! 🙏
Axé!!!🌅
Eu que agradeço
Excelente Babá, asè!
Axé!
Saravá babá .
Saravá!
Baba suas aulas são top demais .
Simplesmente esplêndido!!! Imagino eu sem o Bàbá Mario jamais iria saber a verdadeira essência nominal dos guardiões , gratidão bàbá, amei a camisa!! Quero uma kkk.
eu que agradeço!
Q voz linda!
👍🏾
Existe um determinado Èsu orixá, pra cada um orixá. Exemplo Ogum Èsu orixá y, oxossi orixá Exu x, para ser assentado junto com orixá como èsù pessoal.
No Candomblé, em algumas Casas, é assim.
Muitíssimo obrigado pelo tema explanado
Eu que agradeço!
Sarava. Este é sem dúvida um dos vídeos entre diversos que tem, que explica da melhor forma o contexto da Pomba Gira. Muito grato por está "aula". Axé e sua bênção.
Ogun nos abençoe!
Parabéns Babá! Aula Incrível!
Muito obrigado!
AXÉ GRATIDÃO
Axé!
Não deixe de curtir nosso Canal e os vídeos, bem como divulgá-lo.
buenisimo como siempre
Muito grata, hoje foi uma aula para entender mesmo!
Eu que agradeço!
Axé!
Muito obrigado babá benção.
Maravilhosa explanação!
Tem que se ter "a mente aberta" pra estudar as raízes e origens. Porém Muitas estruturas "são balançadas" quando se traz "a verdade das coisas".
E muitos, mesmo conhecendo a verdade, preferem permanecer na ignorância!
Asé !!!
Axé!
Muito bom, fassa um vídeo como os protestantes incluíram em seus cultos a pomba gira
Não foram os protestantes.
Muito esclarecedor bàbá! Bàbá teria como nos trazer um pouco mais sobre a cosmologia banto, ou as referências de práticas espirituais bantos que influenciaram e se fazem presente na umbanda? Como os quimbandas por ex. E quais referencias de estudo sobre os povos bantos e suas práticas espirituais poderia nos indicar?
Muito obrigado, venho sempre acompanhando e aprendendo muito, tem sido muito significativo!
Veja esse meu artigo, por favor.
pensamentovoa.wordpress.com/2015/05/13/94/
@ Muito obrigado! Axé!
Impressionada, com tantos esclarecimento. Visto que é muito difícil encontrar conteudo Filosófico e Historico das religiões Afro.
Nota 10 aula maravilhosa PARABÉNS 👋👋👋
Muito obrigado!
Que aula incrível! Gratidão!
Eu que agradeço!
Excelente.
Muito obrigado.
Maravilhosa!!! Aula axé
Axé!
Muito bom..
Obrigado!
Sugestão: Orixá Omolu, relação entre Omolu e Obaluaye (sifetentes em alguns seguimentos), relação e colocação de Omolu frente a outros Orixás etc.
Obrigado pela sugestão!
Me interessa também
Parabéns pelo vídeo Babá, como é importante o conhecimento chegar a todos.
Muito obrigado.
Axé.
Prezado Mário, parabéns pelos seus vídeos, são fantásticos! Apesar de eu ser ateu, sou entusiasta do estudo das religiões de maneira geral e seus vídeos são absolutamente incríveis! São extremamente sólidos, profundos e isentos! Nunca vi um líder religioso falando com tanta propriedade e profundidade sobre temas afetos ao seu segmento! Você já escreveu (ou já considerou) livros com todo esse conhecimento? Parabéns pela sua dedicação, forte abraço!
Muito obrigado pelo carinho da mensagem.
Sim, escrevi dois livros que são introdutórios.
www.escala.com.br/https-www-escala-com-br-religiao-afro-brasileira-p2043--p800
e
a.co/d/1cqdlbH
@ muito obrigado pelo retorno. Faço questão de comprar os dois livros não apenas pela certeza de sólido conteúdo, mas também como forma de colaborar com vosso terreiro. Continue nos brindando com excelentes vídeos.
@@elderluis , Axé!
Boa noite. A pequena África fica próximo a Pedra do Sal na Gamboa e não na Lapa. Só um pequeno detalhe. EXCELENTE VÍDEO.
Príncipe, eu fiz um vídeo para corrigir meu erro:
th-cam.com/video/J04MjM0joxw/w-d-xo.html
Sabe demais!!
Muito obrigado!
Bom dia. Mais aprendizado. Gratidão!
✋
Asè!
Axé!
Sensacional
Obrigado!
Gratidão . Aprendi muito . 🙏❤️🥰
Que ótimo!
Você é show parabéns
Obrigado pelo elogio!
Simplesmente incrível esse vídeo e muito bem explicado meus parabéns baba Mario o Sr. é uma referencia para mim.
Humildemente, poderia te pedir um vídeo destrinchando e desmistificando a construção do "Ogum Xoroque"?
Como chegou...
Que interpretação usaram
Sabemos q "ele" não existe mas como chegou a isso
O acontece com os mediuns que dizem receber essa entidade?
Ficaria muito grato
Sua benção
grande abraço
Parabéns pelo trabalho
Muito obrigado pela sugestão.
Perfeito Baba Mario! Super aula!
Muito obrigado
Aula maravilhosa... estou aprendendo e me encantando cada vez mais com a minha religião Bàbá... poderia explicar o uso da cartola e da capa que exus usam tanto?
Influência da corte européia.
@ não entendi
Que Aula !
Obrigado!
Gostei da blusa! Muito bonita e estilosa ^^
👍🏾
Estou amando esses aprendizados. Descobri seu canal nas sua aula no canal do Alan. Parabéns. Gostaria muito de um dia poder estudar com o senhor. Axé.
Muito obrigado!
A sua benção Babá Mario! Mais uma aula sensacional. Salve os Exus, salve as Pomba Giras! Axé! Gratidão Babá!
Saravá!
Mais uma aula maravilhosa! Parabéns e grata por nos trazer este conhecimento! Não sei se já foi explanado aqui, mas esta aula me fez pensar em como entrou neste universo a figura de Maria Padilha, uma espanhola, se tornando o nome mais conhecido de Pomba Gira. Se puder falar a respeito agradeço!
Da mesma forma que entrou Maria Quitéria, mulheres fortes, que representam a empoderamento feminino, em um universo extremamente masculinizado.
@interessante, pois essa é a visão que tenho da Pomba gira, mulher empoderada. Grata pela informação! Seguindo maratonando os vídeos! 🙏😍
Que vídeo Bàbá! Apenas um adendo sobre o centro histórico do rio. A região da Pequena África ficava no que hoje é a zona Portuária do Rio e não Lapa, como dito no vídeo.
Muito obrigado.
Vou corrigir!
E uma satisfação primeiramente, conhecer o canal ,e sou ligada a esse caminho da espiritualidade que de uma certa forma dar um certo equilíbrio a nos médiuns . Obrigada
Eu que agradeço!
Axé!
Muito Bom Baba ou melhor excelente, sempre conheci assim desta forma,,, então muito obrigado pelos esclarecimentos a quem precisa de verdade,,, njssa religião precisa mais do que nunca ser esclarecida..obrigado axe
Eu que agradeço!
Excelente aula!
Muito obrigado.
Obrigado pelos seus ensinamentos
Eu que agradeço
Obrigada Bàbá Por mais esse aprendizado! Estou cada vez mais encantada pela forma simples e direta que aborda os assuntos. É esse aprendizado que procuro. Parabéns!
Muito obrigado!!
Axé!
Que aula sensacional, completa e objetiva parabéns. Sobre as manifestações que são vistas em terreiros hoje em dia, seriam manifestações puramente humanas, espíritos se aproveitando da construção social do arquétipo de mulher, ou alguma outra explicação?
Não há como eu afirmar algo, pois não sou dono da verdade.
Mukuiu Pai, gostei muito do canal do senhor. Sou de patrocínio MG os ensinamentos de Tata Tancredo chegaram até aqui, tem casas sérias de Omoloko aqui na região. Não existe muita gente falando sobre omoloko, fico feliz de alguém falando sobre e ainda mais falando com tanta propriedade. Parabéns e obrigado ❤
Eu que agradeço!
Axé!
Mais uma vez meu muito obrigado pelos seus esclarecimentos Babá, o senhor tem fantasticamente auxiliado em minha jornada visto que são informações de muito valor mas que dificilmente nos chegam e agora chegou com essa luz a qual o senhor vem nos proporcionando...em particular ao que diz respeito à nossa brasilidade cultural/religiosa, não menos nem mais que a essência tradicional yorubá, mas que as raízes mais puras do nosso Brasil, indígenas, benzedeiras, crenças populares, caboclos... juntamente à cultura Bantu fazem toda a diferença e muito menos se apresentam com esclarecimentos pelos nossos pesquisadores e professores sendo que o senhor tem sido grande exemplo e inspiração por esses caminhos.
Parabéns novamente!
Muito obrigado pelas palavras!
Axé!
Babá! Até o presente momento, uma das aulas mais fantásticas sua que vi. Imensamente agradecido. Mojubá!
Iba'se!
Muito obrigado!
Mais uma aula de história maravilhosa, axé Babá.
Axé!
Bábá Mário, explicação claríssima. obrigado
Eu que agradeço!
Excelente.
Parabéns.
Axé
Muitíssimo obrigado
Excelente explicação!! Muito obrigado!!!
Eu que agradeço!
Gratidão, Babá Mário pelos ensinamentos, pelo enorme serviço a nossa cultura e religião. Àwúre!!!
Muito obrigado!
Linda aula! Gratidão!
Obrigado.
Sou ateu . Mas admiro a metodologia, pedagogia que ensina sobre sua fe. Evidencio como a sociedade bem ou mal influenciou sua fe. Evidente tambem como o preconceito, moldou a visao publica temos sobre a religiosidade africana . Uma pena, pois embalagens e etiquetas nos mantem longe de toda uma historia riquissima, cultos e liturgia encantadores. Apoio e tenho me tornado um frequente telespectador de seu canal .
Muito obrigado.
Exelente explicação!
Muito obrigado!
Ótimo vídeo, gratidão Bàbá Mario! Axé!
Eu que agradeço
conheci hoje o canal,adorei o conteudo
Seja bem vinda!
Que explanação MARAVILHOSA !!! Sempre grata Bàbá Mario , sua benção .
Assim seja!
Quando você fala sobre a divisão do trabalho entre as entidades de Umbanda, lembro-me da obra "A morte branca do feiticeiro negro" de Ortiz. A divisão social do trabalho, anteriormente debruçada por Marx, se extende ao imaginário umbandista, religião constituída num período de industrialização, em contexto urbana.
Mário, será que a palavra "trabalho" era usufruída entre o povo da Cabula e da Macumba ou ela é própria da Umbanda ?
Creio que ela seja introduzida no mesmo sentido das teorias de Marx, porém não foi só isso.
Obrigada, Estou aprendendo muito com o senhor, a bênção.
Ogun nos abençoe!
Sempre e um prazer aprender com seus videos Pai Mario. Axe 👏👏👏❤️❤️❤️
Gratidão
🙏🏼✨ gratidão
Axé.
Bom dia! Tô gostando muito do vídeo. Em estudos anteriores que tenho feito, eu percebi como "Pequena África" a Praça XI que ficava onde hoje passa a Avenida Presidente Vargas. Ali nasceu até o samba também. História muito interessante. Será que a Lapa também tinha esse título? Se sim, podem haver outros redutos também pela cidade com as mesmas características.
Ótima sugestão!
Babá Mário, tenho uma dúvida... Sabendo nós hoje (praticantes das religiões afro-brasileiras), de todo esse histórico, transformações e essa grande colcha de retalhos que deram origem as nossas religiões, como agir corretamente? Como praticar a religião de forma coerente? Nós deveríamos realizar uma reforma em nossas religiões ou devemos seguir adiante?
Seguir adiante, conhecendo o passado de forma adequada.
Obrigado Babá Mario, muito bem explicado 🙏 muito axé e saúde!
Para nós!