A VERDADE SOBRE O CONDE KOMA E O COMEÇO DO JIU-JITSU NO BRASIL | FLÁVIO CANTO
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- A VERDADE SOBRE O CONDE KOMA E O COMEÇO DO JIU-JITSU NO BRASIL
Flávio Vianna de Ulhôa Canto ou Flávio Canto, como é conhecido, é um ex-judoca britano-brasileiro, especialista na luta de solo. Fundador e presidente do Instituto Reação é também apresentador do programa Corujão do Esporte na TV Globo e do programa de lutas Sensei Combate, no Sportv.
Este vídeo foi retirado do Podcast PodPah.
Assista o vídeo completo deste papo com o Flávio Canto e se inscreva no canal do PodPah:
• FLÁVIO CANTO - Podpah ...
A VERDADE SOBRE O CONDE KOMA E O COMEÇO DO JIU-JITSU NO BRASIL | FLÁVIO CANTO
• A VERDADE SOBRE O COND...
#sopaposmma #podpah #flaviocanto
Nome Judô só vem em 1925, junto com a troca do nome do Tode(Karate), e também o aiki ju-jutsu, mudança estratégica, Jigoro Kano viajava o mundo todo essa epoca
Não.... em 1882....
Tem um livro dos próprios Gracies, contando que o Conde Koma ensinou que a "malandragem" da luta era justamente não ir para trocação. Era agarrar e levar para o solo. Ele ensinou pouco para os Gracies. Com essa "sacação", os Gracies aprenderam o judo sempre com esse enfoque. Eles aprenderam muito pouco com o Conde Koma. Eles aprenderam mesmo no Judo. Mas o judo era esportivo. Era ponto. Era ippon. Era dar a queda perfeita. Os Gracies desenvolveram o jiu-jitsu a partir das lições do solo do judo.
.
BJJ só aprenderam o kosen judo.
Judô só virou esportivo depois da 2a guerra....
@@Anticuzêro não, pois o kosen judô é desenvolvido bem depois que Maeda sai do Japão.
@@AnticuzêroNão, Judô Kodokan.
Kosen Judô não existe como estilo de judô, é apenas um conjunto de regras praticadas nas universidades japonesas aonde permite usar o Ne-waza por mais tempo.
Só precisa haver uma correção, pois o "Ju-Jutsu" é uma terminologia.
Aiki Ryu Ju-Jutsu, Daito Ryu Ju-Jutsu, entre outras... São designações das escolas de lutas japonesas e NÃO uma modalidade de luta.
O Jigoro Kano, que era um educador, tentou levar a filosofia das culturas dessas escolas de lutas com um viés educacional (filosóficos devida a ocidentalização) para a sua modalidade criada, que inicialmente era chamada de "Kano Ju-jutsu", posteriormente, com a sua abrangência e difusão da modalidade sobre o território japonês, o nome de Kano foi riscado e esse termo "ju-jutsu" passou a ser proibido de ser usado no Japão, daí vem o caminho para a designação do termo "Caminho Suave", ou mais precisamente, JU-DÔ...
O Judô reuniu TODOS os estilos de lutas das escolas japonesas, pois era uma forma de "uni-los" por um propósito filosófico e nacionalista... Diga-se de passagem ERA PROIBIDO o ensino do Judô ao estrangeiro, sendo considerado essa modalidade um "segredo de estado" no Japão até então.
O mestre japonês que ensina-se ao estrangeiro, poderia ser, inclusive, condenado À morte no Japão.
Inclusive esse foi um dos motivos que o Matsuyo Maeda, vulgo, Conde Koma, NÃO RETORNOU AO JAPÃO, foi abrigado/acolhido e cuidado por Gastão Gracie, que era o pai dos Irmãos Gracies (Carlos, Oswaldo, Gastão Jr, George e o Hélio) e em forma de retribuição o "Conde Koma" ensinou-lhes a modalidade de luta o qual ele dominava, que era O JUDÔ...
Carlos Gracie foi o seu aluno, ensinando também aos seus demais irmãos e assim quando abriu a sua academia a batizou a sua modalidade de "Jiu-Jítsu".
Alguns chamam de Gracie Jiu-jítsu, outros de Brazilian Jiu-jítsu ( jiu-jítsu brasileiro), mas o certo é que quando mencionamos o jiu-jítsu, diretamente vamos estar relacionando ao que os Gracies ensinaram e difundiram ao Brasil e ao Mundo.
No entanto, é importante frisar que o Jiu-jítsu é uma modalidade de luta, ela deriva diretamente do Judô, que fora criado por Jigoro Kano, que por sua vez, reuniu em pró de uma "idealização nacionalista" as escolas de lutas japoneses (que haviam em sua terminologia a palavra "JU-JUTSU") para a criação inicialmente do chamado Kano Ju-Jutsu, que mais tarde por imposição do império exclui-se a terminologia "JU-JUTSU" e qualquer menções sobre algo que remetesse ao antigo regime político no Japão (que era isolacionista, samurais e coisas do tipo) e ai modalidades passaram a ter nome próprio de fácil identificação, por exemplo, o Aikidô... E o próprio Judô.
Muito bom...
Judô Kodokan= refinamento do Antigo Jiu-jitsu
Brazilian Jiu-jitsu = Ne Waza refinado do Judô Kodokan
Que na verdade basicamente é a mesma coisa. O judô hoje em dia é o jiu-jitsu em pé.
Aí o helio gracie me vem dizer q inventou a alavanca
E eu inventei o avião.
Pequena correção era Jujutusu nao jiu-jitsu
jujutsu e jiu-jitsu são dois tipos de romanização da mesma palavra: 柔術
Tem soco e chute sim olha os manuais da kodokan
Atemi waza.
EUA lutou contra o Japão nessa época?! Kkkk
Sim sempre teve confronto entre estilos.
Na verdade o Japão tinha várias facções (shoguns) que lutavam entrei si, o EUA forneceram armas de fogo para um lado, que ficou fogo x espada kkk não e de hoje que eles fomemta guerras e fornecem armas para destabilizar e lucra com isso ! A historia se repete
Lutou militarmente. O Japão só não virou colônia dos EUA porque logo depois houve a guerra civil americana, que durou 5 anos.
Um erro do flavio era jujutsu não Jiu-jitsu essa nomenclatura veio por cinta dos europeus
jujutsu e jiu-jitsu são dois tipos de romanização da mesma palavra: 柔術
@@zenjudo223 "jiu-jitsu" é uma romanização errônea desses kanjis.
@@ChristhianSAlves não existe romanização errônea, pois depende do idioma que está romanizando um idioma que não é. Lembre-se que o primeiro sistema de romanização foi utilizando a fonética e a relação das letras da língua portuguesa de 1600...
Mas falando em errado, errado é colocar plural como a língua portuguesa coloca em palavras de um idioma que não funciona assim, exatamente como você fez ao escrever "kanjiS"...