O filme é acima da média e apesar de não conhecer tanto sobre os dramas pessoais do cantor, ainda assim curti bastante.. austin está um monstro como Elvis e mesmo com 2h40 vc não sente o peso da duração. No início do longa senti uma vibe moulin Rouge por ser frenético. Daria 8/10 fácil
Eu achei esse vídeo muito especial..... pelo fato de ver o professor historiador Dalenogare e o crítico juntos, em plena harmonia...... Que vídeo gostoso de se assistir!
Acabei de ver o filme, é uma experiencia impressionante, Austin e Tom estao incriveis, de fato eu sinti coisas muito corridas, como o show historico do Havai de 73 ser so citado por 5 segundos, de resto, é um filme muito bom, nota 9.
Meu filme favorito desse ano, já vi 3x e não consegui “enjoar” ou ficar cansado, o filme brilhou pra mim do início ao fim! Sim, Austin merece não só o Oscar mas as diversas outras premiações também
Eu estou obcecada pelo Elvis depois desse filme! Posso dizer que conheço o Austin desde seus trabalhos na Disney como em Hanna Montana. Que orgulho desse homem ❤️
Vi o filme hoje, e ele é uma experiência pra ser sentida na poltrona do cinema. Muito bom e envolvente, e não me arrependi nem um pouco de trocar o Thor: Bocó e Manézão por esse filme. Tinha pouca gente na sala mas valeu muito a pena. Recomendadíssimo!
Eu assisti ontem o filme! Eu realmente amei. Quando o filme começou eu fiquei preocupada se o diretor ia manter aquele ritmo durante o filme, já que ele é longo, mas foi uma grata surpresa. Saí bastante satisfeita do cinema. Austin tem meu coração uma baita atuação digna de OSCAR.
Assisti agora à tarde o filme com minha mãe, que é fã do Elvis. Considerei bem criativa a abordagem da narrativa. Entretanto, entendo que o personagem principal do filme não é o Elvis, e sim o Cel. Tom Parker. O filme se baseia na visão do personagem do Tom Hanks, em relação à figura do Elvis Presley. Essa é uma clara verdade que o filme apresenta. E realmente achei bem ousada a interpretação do Tom Hanks. Me lembrou muito o Peter Ustinov em Spartacus (1960), fazendo o Batiatus. E o Austin Butler é um verdadeiro show à parte.
Elvis já é o filme da minha vida. Austin merece um Oscar pq a Academia deu um pra Rami Malek por aquela porcaria em Bohemian Rhapsody. Austin entrega tudo como Elvis, o filme É ele e as músicas. E Tom Hanks fez com q eu odiasse o Coronel Parker mais ainda
Até hoje não assisti ao filme do Queen por causa daquele cosplay de Freddie Mercury. Só de ver uns trechos na internet, me dá arrepios... Já o Austin Butler está maravilhoso, ele convence muito como o Elvis, dá pra ver que se entregou ao personagem de corpo e alma.
@@rafaelbelchior4892 De fato, isso foi muito frustrante. Até hj não entendo isso. Bom, tbem não entendo o Oscar pra CODA, filme completamente "esquecivel". Coisas da Academia 😬
Dale, quando você lançou o vídeo da crítica e falou que seria interessante que se fosse assistir já familiarizado um pouco com a história do Elvis, corri pra ver dois documentários: The King, do Eugene Jarecki, e o citado no vídeo The Searcher. Vi na ordem de lançamento, mas depois de ver acho que teria sido melhor ver o The Searcher primeiro pra depois ver o The King. O The Seacrher é bem mais completo em relação ao Elvis em si, como pessoa e artista, enquanto que o The King trás uma perspectiva maior do Elvis como impacto cultural e uma alegoria ao próprio país dele. Com esses dois frescos na memória, acho que foi bem mais fácil absorver o filme do Baz (que tem uma direção frenética que em vários momentos mal deixa você respirar, uma euforia bem a la Elvismania). Apesar de não ser muito fã da narração e do ponto de vista ser do Tom Parker, acho que essa escolha foi executada muito bem pelo Baz. Muita coisa acaba sendo justificada por ela, os próprios revisionismos feitos ao decorrer do filme e etc. No mais, Austin Butler está incrível mesmo e espero que a gente tenha um dia a oportunidade de ver o corte de 4 horas dessa obra. OBS: Além do Nixon, senti falta também do encontro do Elvis com o Sinatra e até da própria Ann-Margret, que seria um adição muito boa até na própria narrativa do Coronel.
Vi agora a tarde e o filme é um espetáculo. Não é pq não aprofunda nas relações que ele seja raso, pq no final as principais relações que o filme quer mostrar são bem trabalhadas. O Austin está IN-CRI-VEL e o trabalho do filme visualmente é de brilhar os olhos em como todo filme do Baz. Logo inicio dá um nervoso pq "demora" pra introduzir o Elvis, mas a gente entender esse antagonista e em como ele chega quase como uma cobra no Éden pra seduzir e manipular o cara funciona muito bem. No final no importa se queria mais Elvis, a proposta da história era relação simbiótica e tóxica e conseguiram fazer funcionar...Vilão do ano. Aí se quiser saber mais sobre o Elvis tem mil filmes, livros e matérias sobre, é só buscar.
Sobre Elvis ter "roubado" a música dos negros, pois bem, vamos ver o que os próprios artistas negros têm a dizer sobre Elvis: “Descrever ELVIS? Ele é o maior que já existiu, ou que irá existir...” (Chuck Berry). “ELVIS... Ele era único... Uma pena que não tenha cantado mais o blues... Eu era um grande fã, e se Elvis tivesse vivido, não haveria fim para sua inventividade ". (B.B.King). Eu agradeço a Deus por ELVIS Presley. Agradeço a Deus por ter mandado ELVIS para abrir a porta para que eu pudesse atravessar e caminhar pela minha estrada..." (Little Richard). "Eu não era apenas um fã, eu era seu irmão. Ele disse que eu estava bem e eu disse que ele era bom; nós nunca discutimos sobre isso. Elvis era um trabalhador, dedicado, e Deus o amava ... Eu o amo e espero vê-lo no céu. Nunca haverá outro como aquele irmão de alma. Eu amei o homem e ele era realmente o rei do rock and roll. Nós sempre tivemos um tipo de lance. Elvis e eu. O rei do rock and roll e o Rei do Soul. Elvis ensinou a América branca a se ajoelhar" (James Brown) “Elvis teve influência em todos com sua abordagem musical. Ele quebrou o gelo para todos nós." (Al Green) "Muitas pessoas acusaram Elvis de roubar a música dos negros, quando, na verdade, quase todos os artistas negros copiaram os maneirismos de Elvis." (Jackie Wilson) "Elvis era um gigante e influenciou todos no business." (Isaac Hayes) "Não importa se ele é branco, Elvis é um bluesman. Ele começou do blues" (Howlin 'Wolf) 'Também somos fãs de Elvis. Nós crescemos assistindo seus filmes, tudo. Nós gostamos dele.' - Jermaine Jackson, em 9/1/2003 in CNN Larry King
Nenhuma biografia será a realidade dos fatos, até porque a maioria delas é realizada pós morte do biografado, e com versões sempre de amigos e familiares que também podem inventar coisas. O filme está lindo demais, tem uma trilha sonora impecável e traz um protagonista com atuação digna de Oscar.
Elvis e Marilyn Monroe são meus ídolos e nasci depois de ambos morrerem e terá o filme sobre a Marilyn no Netflix ambos eram talentosos e morreram frustrados com Hollywood espero que seus protagonistas ganhem os Oscar de atuação no ano que vêm
Yeah! Estava esperando a crítica com spoilers! Minha preferida! Elvis is Great! "I said blue Moon of Kentucky Keep on shining... Shine on the one that's gone and left me blue."
Assisti hj e realmente o filme é muito bom. Mas pra contar a história do Elvis teria q ser uma série, filme foi rápido pra contar a história. Mas o filme individualmente é muito bom. Ps: acho q esse filme ganha Oscar de melhor ator ;)
Eu gosto muito do Elvis, não assisti ao filme ainda, mas gosto muito de escutar a forma como você analisa a filmografia. Parece bem empolgante. Parece fazer jus ao que esse cara fez pela música.
Não era fã do Elvis, já tinha ouvido falar, tinha percebido referências a ele em muitas outras obras mas depois desse filme virei fã, passaram-se 3 dias que assisti ao filme e não paro de escutar suas músicas e aprender sobre sua história. Acredito que esse seja o maior ponto positivo desse filme, trazer esse artística fantástico a vida novamente para o público da minha idade (26 anos). Já assisti duas vezes, a segunda com a minha mãe e ela amou o filme também, estamos requebrando pela casa o tempo inteiro. Ps: suas críticas são fantásticas !
Depois de anos sem conseguir ir ao cinema , esse filme do Elvis foi o meu retorno a telona e foi uma experiencia inesquecivel! Acompanhada de pipoca amanteigada e refri de laranja bem a moda clássica rsrs Realmente algo marcante , estava tão imerso que em alguns momentos eu nem lembrava a quanto tempo estava ali assistindo , sensacional!!
Fico olhando pro Tom Hanks de Tom Parker e fico imaginando... "Cara, se fosse o Christoph Waltz no lugar dele seria interessantíssimo"...🤔 Não assisti ao filme ainda...hehe... Excelente video Dale!!
A crítica do Dale é encorpada, séria e nem um pouco sisuda e inalcançável. Dos melhores do TH-cam. Tenho apreço pelos arroubos e exageros do Baz que, ao meu ver, se sairia muito bem na direção de um filme em Bollywood. Ansioso para ver Elvis e me deleitar com a criatividade, e excesso, da direção do Baz.
Acabei de chegar do cinema. Fui com a minha mãe, que é obcecada pelo Rei. Amamos o filme. ❤ Austin Butler está perfeito, ele realmente encarnou o Elvis.
2 ปีที่แล้ว
@UCa5pzV46NAPIZQUqh7pqMGg pode confiar na crítica do Dale, ele nunca erra ;) Igual a Isabela Boscov!
@REI DO ROCK Elvis Presley Gostei bastante do filme. Achei que ele foi bem respeitoso com a memória do Elvis. Eu já sabia que esse diretor tinha um estilo " extravagante", e algumas sequências são realmente frenéticas, a gente nem sabe direito pra onde olhar, mas está tudo a serviço da narrativa. Acho que o filme focou em duas coisas: o efeito que o Elvis causava nas pessoas e a paixão dele pela música. Nas duas, o filme se saiu muito bem. Minha mãe adora o Elvis e já me pediu pra gente rever o filme semana que vem. Então, meu amigo, assista sem medo que tu vai curtir.
Dalenogare, pelo que eu tenho acompanhado, acho que temos aqui aquilo que você sempre pontua quando o assunto é premiações, principalmente, os Oscars, que é filme com torcida. É isso que eu tenho visto no que se refere aos críticos e no público de forma geral. As pessoas falam sobre esse filme com tanto entusiasmo e encantamento que é impossível não torcer para que ele seja recompensado nas premiações. Ainda tem muito chão pela frente até o final do ano, mas eu já estou na torcida. Forte abraço.
Assisti 4x no cinema!!! Que filme perfeito. Só Tem um problema. 2 h e 30m de filme… realmente precisamos que lance a versão estendida de 4h. Merece muito o Oscar! Muito. Parece até que Elvis imita o ator. Kkk
Eu achava Top Gun Maverick o melhor filme do ano, até ver Elvis hoje no cinema...rss Se tem um filme capaz de bater Top Gun Maverick nas bilheterias esse ano, esse filme se chama Elvis... Alguém dê um Oscar pro Austin Butler!👏
Acabo de sair do mesmo cinema onde assisti Top Gun há algumas semanas me perguntando a razão do entusiasmo. Achei Elvis espetacular e o Austin um nocaute. O melhor diretor para mim embora ame The Great Gatsby.
Estou lendo ÚLTIMO TREM PARA MEMPHIS. Sensível, emocionante. Tenho 4 biografias de Elvis, e essa é a melhor. Ansiosa pelo vol.2, que só sairá no Brasil em 2023. Gostei muito dessa visão de Baz Lahrmann colocando o Cel em primeiro plano. Aguardava ansiosa que Tom Parker fosse mostrado ao mundo, exatamente dessa forma! A cronologia não é 100% fiel, mas serve muito bem ao propósito! Aplaudo Baz Luhrmann.👏👏👏👏👏👏
Pretendo assisti-lo novamente. O que o Austin entregou é trabalho de outra esfera, não?! Fiquei hipnotizada! Acredito que, de fato, muita coisa deixou de ser dita. Mas eu entedia que era a versão do coronel - não, claro, com a mesma elaboração que tu esmiuçou aqui, explicando sobre a plasticidade da memória, mas entendi como sendo o coronel. Acredito que, se houver a sensação de pontas soltas (ou mesmo que poderia ter havido passagens mais pessoais), ela se restringirá àquelas pessoas que já tiveram contato com registros biográficos documentais, a minoria das pessoas. Particularmente saí satisfeitíssima, e embasbacada com o Austin Butler, que loucura!
Digamos que para mim o filme já é um clássico, gostaria muito que ele concorrece o Oscar de melhor ator e melhor direção, muito fascinante o filme como um todo
A letra de "if i can" conheci ano passado,2021,e a melhor música do filme,poderia tocar mais músicas dele com.ctz,muita música,bridge over troubled water tb e.something
Vi hoje o filme...gostei muito...Austin Butler perfeito maravilhoso, os trejeitos , olhares iguais ao Elvis..mas Tom Hanks tbém brilhou como Coronel Tom Parker mesmo nos exageros do personagem...e concordo com Dalenogari, que o foco maior foi seu empresário...para mim ele pode ter Alavancado a carreira de Elvis mas tbém abafou a carreira dele..adorei demais o filme...Austin Butler merecia um Oscar..
Olá Dale! deixei para assistir sua crítica depois de ver o filme e concordo com tudo o que diz. Mas posso dizer que saí muito feliz do cinema e encantada com a atuação de Austin Butler, que merece muitos prêmios!!! Gosto do ritmo que Baz impõe ao filme e do ponto de vista que ele adota (odeio o Coronel desde o início) e sei que a história será contada por uma memória que trai... fantástico! Quanto à música também senti falta mas entendo que não é fácil escolher dentre milhares... curto muito a pegada moderna que ele gosta de jogar na trilha sonora desde O grande Gatsby. Enfim, um filme para ser valorizado... doida pra ver a versão de 4 horas😁abraço
Baz Luhrmann é genial... A identidade dele é muito característica o colorido das cenas, os recortes e aplicações, os letreiros.. é muito Baz Luhrmann isso tudo
Achei o filme excepcional. Honestamente a melhor cinebiografia que já assisti, pela qualidade dos shows e a homenagem ao astro. O fato do Baz ter escolhido o Tom Parker como narrador dá um ar diferente ao filme e engrandece o Elvis, uma vez que ele passa a ser como uma lenda retratada. Austin está perfeito no papel, merece e muito o Oscar.
Assisti ontem e o Austin Butler não sai da minha cabeça. Muito bom também o viés da narração. Achei que o filme corre em algumas partes pra tentar da conta e algumas cenas dele cantando são cortadas pra mostrar o coronel. Na cena do primeiro show em Las Vegas, que corta pro coronel fazendo o contrato, quase gritei na sala "volta pro Elvis, p...a"! Assisto fácil uma versão de 4 horas com bastante Austin Butler. Parabéns pela análise.
Elvis é fantástico pra mim! É frenético, rápido, colorido e muito fiel no figurino, principalmente dos macacões que ele usava nos shows. O filme é ligeiramente cansativo pq não vemos Elvis envelhecer ao longo do filme (sabemos como Elvis estava - fisicamente - qnd morreu, costeletas, inchado, gordo) e qnd aparecem as costeletas já dá pra sentir que o fim está chegando. O ápice é duvidar se é Austin ou imagens de Elvis, tamanha a semelhança nos movimentos, mostrando que a "obsessão" de Austin o levará a uma indicação ao Oscar.
A decisão de pôr o Coronel Tom Parker como narrador (ou até protagonista) é interessantíssima, distancia bastante de outras cinebiografias a+b lançadas esses últimos anos.
Mesmo considerando os casos em que a "licença poética" é facultada à sétima arte (ex: Amadeus de Milos Forman, Maria Antonieta de Sofia Coppola), o que me atiça a curiosidade é como o Coronel Parker tomou a narrativa da história, quando não se tem conhecimento de que ele próprio tenha preservado suas memórias após o passamento de Elvis Presley...
Adorei o filme. Não conhecia quase nada da história do Elvis, mas acho q dá pra perceber que vários eventos são exagerados e q há mtas omissões, sem comprometimento da qualidade do filme. Austin Butler está espetacular e o Tom Hanks está horrível. Gosto do estilo da montagem, mas mta gente vai achar rápido demais.
Atuação bacana do Butler e Hanks brilhante como o coronel wicked, sempre botando pressão nas decisões quanto ao Elvis. Deve pintar um prêmio pro Butler, vamos ver. Nota 9.
Foi pelo seu primeiro vídeo que houve o incentivo de assisti-lo , gostei muito e gostei muito da sua crítica . Achei o nível emocional manipulativo do coronel espetacular e no final achei fantástico a ideia que o coronel passou de que nos , fans e audiência somos culpados pela morte do Elvis , sim pois ele narra em alto e bom som que foi o amor dos fans que matou Elvis , espetacular.
Excelente análise. Austin está maravilhoso e eu amei o filme! Hanks incrível! Dá pra entender toda a dinâmica e a leitura que o direto quer passar. Desde o contexto na roda gigante (de altos e baixos) até os exageros focados no rosto da plateia. Eu me emocionei muito. Saí do filme diretamente pra tua crítica! Sim, já fui em busca de documentários pra continuar a apreciar. O filme é impactante! Se ele atinge o teu emocional já merece toda atenção. Filme pra Oscar!
Terminei de ver o filme umas duas horas atrás, eu achei que faltou colocar um pouco o dedo na ferida, abordar mais o início da carreira no cinema, e mostrar ainda mais o declínio do Elvis. Fiquei feliz que eu estava esperando um estilo de filmagem do Baz voltado para o Grande Gasby mas foi mais para o lado do The Geat Down. Resumindo, tá no topo dos melhores que vi esse ano empatado com o RRR.
Eu tenho na minha cabeça, que o documentário precisa ser bastante fiel aos fatos, já o filme não, ele tem a liberdade dele de retratar realidades e distorcer algumas coisas que vão favorecer o drama. Não sei se existe esse consenso, mas é assim que penso. Dalenogare, o Elvis tem bons filmes que ele atuou? Acho que valeria você fazer a crítica de alguns! Eu gosto muito da música do Elvis, entendo ele como o artista que mais impactou a história da música ao lado dos Beatles, ao mesmo tempo que é um cara que ficou mais "esquecido" pela nossa geração, e é uma pena pq ele é um gigante da música, para além de ter uma voz espetacular, carisma, presença de palco, enfim, achei excelente o filme para apresentar Elvis para as novas gerações que esqueceram um pouco dele.
Esqueci de mencionar, até agora Austin Bluter imbatível para receber o Oscar de melhor ator! Conheço fãs de Elvis bem cabeça fechada, que estavam com medo da atuação e etc, e TODOS, simplesmente TODOS se renderam a atuação espetacular do Butler!
Esse debate da verdade no cinema é algo que vem há quase 100 anos atrás. Nunca vai ser verdade. Nem documentário. E isso deixa livre o artista pra criar e tentar, sem copiar a verdade, atingir alguma verdade. O filme do Bob Dylan do Todd Haynes, por exemplo. Não há nenhuma "verdade" ali. Bob Dylan nunca foi uma mulher, nem uma criança negra. Mas talvez essas representações ajudem a desvendar o artista. Neste filme do Elvis, a cena de Trouble, por exemplo, pouco me importa que não tenha acontecido na realidade e a música nem existia naquela data. Pro momento ela transmitiu bastante do Elvis que o filme estava construindo. Agora, essa liberdade não quer dizer que não exista uma ética na criação. E acho que o Baz nem sempre tem isso muito bem na cabeça. No todo, eu acho que o filme tem tantas coisas boas quanto coisas problemáticas. Tem tanto o que há de melhor no cinema do Baz quanto o que há de pior. E não falo no sentido da biografia.
Vim correndo assistir a sua análise por seu background como historiador. Alguns críticos se concentraram mais naquilo que o filme deveria trazer do que naquilo que o filme de fato trouxe. Como o Robert Daniels, que reclamou dessa forma superficial como os músicos negros que influenciaram o Elvis são apresentados, praticamente justificando uma nota baixa a despeito das qualidades cinematográficas evidentes. Excelente a sua explicação sobre o "narrador pouco confiável"!
Eu tinha três anos quando o Elvis morreu, e me recordo do meu pai batendo em minha mãe porque ela passou o dia chorando pelo Elvis, ele achava inaceitável a mulher dele chorando por outro macho. Me recordo dos filmes na seção da tarde, e quando criança nunca associei a forma dele dançar com conotação sexual, criança não tem malícia, o Elvis tinha uma beleza muito superior que Austin Butler, assistindo ao filme hoje compreendo perfeitamente a paixão que as mulheres tinham por ele, e o simbolo que ele se eternizou!
Triste memória 😢 mas representa muito bem a grandiosidade e carisma do Elvis. Concordo contigo quanto a beleza do ator que interpretou, o Elvis era muito mais bonito.
Gostei do filme! O melhor sobre ELVIS que já assisti. Faltou alguns poucos detalhes da história de PRESLEY. Principalmente encontro com os Beatles, a máfia de Memphis e tbm de outras mulheres que estiveram com ele no final de sua vida. Mais gostei mto do figurino, do reconhecimento dos negros. Atores, atrizes e diretor sensacional.
Elvis é um filme que gostei muito, assisti ele novamente nesses dias e o filme cresceu bastante pra mim, na primeira vez quando eu assisti parecia que o Tom Hanks era o principal, já nessa segunda vez o Austin virou protagonista e o Tom apenas narrador, eu quero muito ver essa versão de 4 horas que o Baz Luhrmann mencionou, quero ver muito mais do Elvis do que do Tom Parker que pra mim foi o grande problema do filme, mesmo eu amando o Tom Hanks eu quero ver o Homem do título, mas tirando esse problema, Elvis está muito acima de Bohemian Rhapsody e Rocketman pra mim, o estilo de Baz na direção me lembrando muito o Grande Gatsby que é um filme que gosto também.
Quanto ao cantor, me senti no vale da estranheza por já ter visto tantos sósias do Elvis que realmente se parecem com ele, e neste filme é a maguiagem que faz isto, somada ao excepcional trabalho do ator, então ficaram estes dois elementos brigando na minha cabeça. Quanto ao enredo, o filme poderia se chamar "A triste história de Elvis Presley". Acho um acerto do filme mostrar o artista no palco ao mesmo tempo com as canalhices que aconteciam nos bastidores, entendendo esta palavra também no sentido figurado. O que sobressai é o subtexto dramático e proporciona uma reflexão que é deixada de lado quando os fãs estão apenas inebriados pelo glamour das suas apresentações.
Esse filme poderia ser fácil uma trilogia, pela riqueza da história, seria desrruptivel no cinema uma trilogia biográfica. Porém queria relatar que não tem salas em IMAx ou MacroXE em SP e Guarulhos para esse filme, por conta de Thor, Buzz e Jurassic, muito injusto.
Em 10 anos de Hollywood, Elvis Presley fez 30 filmes! E teve um ano da carreira do Elvis Presley que ele fez 1000 shows! Faltou também a parte cristã do Elvis Presley!
Gostei muito da análise. Das duas, na verdade. Interessante lembrar da figura do narrador não confiável e como essa sacada justifica muitas escolhas no filme, que é espetacular e espetaculoso, na minha opinião. Sobre a trilha sonora, preciso discordar apenas. Achei riquíssima e não esperava menos do diretor que tem na música uma de suas marcas. E o Butler não só entrega um Elvis incrível como uma atuação espetacular. Valeu pelas referências!
O filme vale muito pelo Austin, perfeita caracterização da época pela maquiagem, figurino e cenários. Tom Hanks sendo Tom Hanks, mas a maquiagem dele ficou um pouco caricata quando mais idoso. Fui sem saber que era mais de 2h e cansei ao mesmo tempo em que senti falta de uma melhor organização dos fatos na linha do tempo. Elvis tem muitas músicas, não era preciso repetir algumas, só não achei ruim pelo fato de terem sido as que gosto rs Espero que vire uma minissérie para mostrar melhor a transição e sequência dos fatos.
Parabéns pela sua análise. Achei o filme maravilhoso, Austin e Tom estão excelentes, Austin se entrega "Vive O Elvis", imensamente melhor que o Remi. Austin merece "pelo menos uma indicação ao Oscar".
Agora, sobre o filme... Ao longo desse tempo todo que eu gosto de Elvis - cerca de 40 anos - ja vi tanta tentativa de retrata-lo dar em filmes fracos e inexpressivos que ver essa explosão cinematografica foi um balsamo, pricipalmente por conta da fantastica atuação do Butler que nao parece em nada com o Elvis mas conseguiu uma expressão corporal tão perfeita, que em alguns momentos no cinema eu sentia como se tivesse vendo ele de volta... Todas as falhas que foram ditas no video ficam pequenas diante do prazer que é ver o diretor pinçar momentos e musicas totalmente fora do obvio - como edge of reality, i got a feeling in my body, i'm coming home - enfatizar todo o processo criativo do comeback special, e princpalmente, ver como Butler traz isso para o seculo 21, fiel e ao mesmo tempo renovado. E quer saber? Quer um relato fidedigno, cronologico e o escambau? Vai ver Elvis by the Presley's, ou qualquer outro documentário... Tem ás pencas na internet. Nesse filme vc vai para finalmente vislumbrar o que era Elvis, do que ele poderia ter sido capaz se nao tivesse tido uma figura paterna tão fraca que teve como consequencia a ligação doentia com o Parker. Enfim, o filme é perfeito exatamente por nao ser perfeito. Mesmo sendo chapa branca, mesmo com as incoerencias, o filme é perfeito. Na verdade deveria haver uma trilogia Elvis: Baz Luhrmann com esse "Elvis", Tarantino contando o lado podre do Elvis de 70 a 77, e algum outro diretor pica para fazer uma sintese. Seria foda!
Eu estava com preguiça de ver esse filme, mas foi muito surpreendido positivamente! Gostei muito, a edição exagerada casou perfeitamente com a figura do Elvis!
Pois é. Tipo a única coisa que eu poderia, assim, reclamar do filme é a questão cronológica. Mas, o fato do filme ser narrado a partir da memória do empresário faz sentido. Porque ele tá contando a história de uma forma geral, falando coisas que ele lembra. E essas coisas não necessariamente estão sendo contadas de maneira perfeita.
Sobre os lapsos temporais (onde uma música de um ano aparece em outro) é totalmente aceitável aqui, visto a questão que Dale aborda sobre o narrador e a problemática da memória e história oral. Coisa que é bem diferente do filme do Queen. Sobre a decisão do Tom Parker, foi a forma do diretor em colocar um vilão na história,sem que não fosse o próprio Elvis, afinal, o fã não quer ver seu ídolo ser retratado de forma realista
Adoro o Elvis e gostei muito do filme. Mas isso não significa que ambos são perfeitos. Achei muito frenético no início, a ponto de ficar enjoada com a edição rápida picotada, a duração longa também me cansou um pouco. Entendi que Baz Lurhman fez um recorte mostrando "a lenda", "o ídolo" Elvis, e não a pessoa física. Daí a opção por mostrar o astro como um rapaz ingênuo, manipulado pelo empresário inescrupuloso. (Se não fosse assim, talvez a família não liberaria as músicas...). A segunda metade achei bem corrida, me lembrou Casa Gucci: já tem 2 horas de filme, acelera pra acabar com menos de 3 horas! Incontestável realmente é a atuação do Austin Butler! Ele não interpretou, ele canalizou Elvis!me emocionou muito a cena final com a sobreposição dos dois. Elvis, mesmo já debilitado, canta lindamente com a mesma voz potente de sempre!
Gosto de filmes que me surpreendam, que me ofereçam o não óbvio e o inesperado. Este é um assim. Está completamente apartado das cinebiografias habituais, oferecendo questões múltiplas para reflexão.
Um dos melhores filmes que já vi na vida. Contar uma história é produzir uma ficção, por mais próxima da realidade ela esteja. Em relação ao personagem do Coronel, interpretado pelo Tom Hanks de uma forma exagerada, vejo que esta exacerbação do sotaque e forma de atuar é um mecanismo de convencer a forma intensa de problemas que este homem causou ao Elvis, e funciona. Nota 9 pro filme!
Dale, eu amei o filme, daqueles q a gte fica impactado por dias. O austin está perfeito. A visão contada pelo Tom achei uma boa sacada, ficou a crítica de como o dinheiro sempre prevalece e a sina dos grandes artistas de terem uma vida turbulenta fora dos palcos. Da até uma tristeza por eles.
Pra mim o ponto alto é a atuação do Austin Butler, mas a ambientação histórica, figurino, etc também são perfeitos!! Eu não conhecia a relação polêmica com o empresário, mas o Tom Parker do Tom Hanks me lembrou a expressão do palhaço assassino do filme de terror It - A coisa. Sinistro.
O filme é acima da média e apesar de não conhecer tanto sobre os dramas pessoais do cantor, ainda assim curti bastante.. austin está um monstro como Elvis e mesmo com 2h40 vc não sente o peso da duração. No início do longa senti uma vibe moulin Rouge por ser frenético. Daria 8/10 fácil
eu não assisti ainda mas estou vendo muitas críticas boas não tem como abordar tudo do Elvis infelizmente mas fiquei surpreso não esperava tanto
@@bismarkverissimo1489 veja certamente voce não se arrependerá .
Eu achei esse vídeo muito especial..... pelo fato de ver o professor historiador Dalenogare e o crítico juntos, em plena harmonia...... Que vídeo gostoso de se assistir!
Acabei de ver o filme, é uma experiencia impressionante, Austin e Tom estao incriveis, de fato eu sinti coisas muito corridas, como o show historico do Havai de 73 ser so citado por 5 segundos, de resto, é um filme muito bom, nota 9.
Essas "versões estendida", ficariam perfeitas nos dias de hoje em canais de streaming.
Meu filme favorito desse ano, já vi 3x e não consegui “enjoar” ou ficar cansado, o filme brilhou pra mim do início ao fim! Sim, Austin merece não só o Oscar mas as diversas outras premiações também
Eu estou obcecada pelo Elvis depois desse filme! Posso dizer que conheço o Austin desde seus trabalhos na Disney como em Hanna Montana. Que orgulho desse homem ❤️
Assisti hoje,e como fã de Elvis , fiquei impactada com o filme e a atuação do Austin Butlen e do Tom Hanks,estou até agora emocionada.
Elvis merecia uma trilogia.
Filmes biograficos não tem trilogia geralmente minissérie porém a versão de 4horas pode virar uma minissérie
Assisti hj e amei. Fico triste pelo fim que ele teve. Um grande cantar, com um talento enorme, mas com pessoas erradas do lado
Vi o filme hoje, e ele é uma experiência pra ser sentida na poltrona do cinema. Muito bom e envolvente, e não me arrependi nem um pouco de trocar o Thor: Bocó e Manézão por esse filme. Tinha pouca gente na sala mas valeu muito a pena. Recomendadíssimo!
Saí da sessão já querendo assistir de novo. Ainda tô absorvendo tudo. Que filme incrível!
Dps do filme qdo eu pensava em Elvis já vinha a imagem do Austin Butler na minha cabeça,ele merece um Oscar
Eu assisti ontem o filme! Eu realmente amei. Quando o filme começou eu fiquei preocupada se o diretor ia manter aquele ritmo durante o filme, já que ele é longo, mas foi uma grata surpresa. Saí bastante satisfeita do cinema. Austin tem meu coração uma baita atuação digna de OSCAR.
Assisti agora à tarde o filme com minha mãe, que é fã do Elvis. Considerei bem criativa a abordagem da narrativa. Entretanto, entendo que o personagem principal do filme não é o Elvis, e sim o Cel. Tom Parker. O filme se baseia na visão do personagem do Tom Hanks, em relação à figura do Elvis Presley. Essa é uma clara verdade que o filme apresenta. E realmente achei bem ousada a interpretação do Tom Hanks. Me lembrou muito o Peter Ustinov em Spartacus (1960), fazendo o Batiatus. E o Austin Butler é um verdadeiro show à parte.
Não assisti ainda, mas estou curiosa, SOU APAIXONADA PELO ELVIS PRESLEY.
Seus vídeos são daqueles que daria pra assistir horas, você fala muito bem.
Elvis já é o filme da minha vida. Austin merece um Oscar pq a Academia deu um pra Rami Malek por aquela porcaria em Bohemian Rhapsody. Austin entrega tudo como Elvis, o filme É ele e as músicas. E Tom Hanks fez com q eu odiasse o Coronel Parker mais ainda
Até hoje não assisti ao filme do Queen por causa daquele cosplay de Freddie Mercury. Só de ver uns trechos na internet, me dá arrepios... Já o Austin Butler está maravilhoso, ele convence muito como o Elvis, dá pra ver que se entregou ao personagem de corpo e alma.
Mereceu muito reconhecimento está incrível como Elvis!
Taron Egerton com uma atuação magnífica de Elton John não recebeu nem uma indicação no oscar (apesar de ter ganhado um globo de ouro)
@@monicagoncalves4544 não assiste pq é terrível. E pra piorar ele dubla as músicas, Austin canta de verdade
@@rafaelbelchior4892 De fato, isso foi muito frustrante. Até hj não entendo isso. Bom, tbem não entendo o Oscar pra CODA, filme completamente "esquecivel". Coisas da Academia 😬
Dale, quando você lançou o vídeo da crítica e falou que seria interessante que se fosse assistir já familiarizado um pouco com a história do Elvis, corri pra ver dois documentários: The King, do Eugene Jarecki, e o citado no vídeo The Searcher. Vi na ordem de lançamento, mas depois de ver acho que teria sido melhor ver o The Searcher primeiro pra depois ver o The King. O The Seacrher é bem mais completo em relação ao Elvis em si, como pessoa e artista, enquanto que o The King trás uma perspectiva maior do Elvis como impacto cultural e uma alegoria ao próprio país dele. Com esses dois frescos na memória, acho que foi bem mais fácil absorver o filme do Baz (que tem uma direção frenética que em vários momentos mal deixa você respirar, uma euforia bem a la Elvismania). Apesar de não ser muito fã da narração e do ponto de vista ser do Tom Parker, acho que essa escolha foi executada muito bem pelo Baz. Muita coisa acaba sendo justificada por ela, os próprios revisionismos feitos ao decorrer do filme e etc. No mais, Austin Butler está incrível mesmo e espero que a gente tenha um dia a oportunidade de ver o corte de 4 horas dessa obra.
OBS: Além do Nixon, senti falta também do encontro do Elvis com o Sinatra e até da própria Ann-Margret, que seria um adição muito boa até na própria narrativa do Coronel.
Vi agora a tarde e o filme é um espetáculo. Não é pq não aprofunda nas relações que ele seja raso, pq no final as principais relações que o filme quer mostrar são bem trabalhadas. O Austin está IN-CRI-VEL e o trabalho do filme visualmente é de brilhar os olhos em como todo filme do Baz. Logo inicio dá um nervoso pq "demora" pra introduzir o Elvis, mas a gente entender esse antagonista e em como ele chega quase como uma cobra no Éden pra seduzir e manipular o cara funciona muito bem. No final no importa se queria mais Elvis, a proposta da história era relação simbiótica e tóxica e conseguiram fazer funcionar...Vilão do ano. Aí se quiser saber mais sobre o Elvis tem mil filmes, livros e matérias sobre, é só buscar.
Sobre Elvis ter "roubado" a música dos negros, pois bem, vamos ver o que os próprios artistas negros têm a dizer sobre Elvis:
“Descrever ELVIS? Ele é o maior que já existiu, ou que irá existir...” (Chuck Berry).
“ELVIS... Ele era único... Uma pena que não tenha cantado mais o blues... Eu era um grande fã, e se Elvis tivesse vivido, não haveria fim para sua inventividade ". (B.B.King).
Eu agradeço a Deus por ELVIS Presley. Agradeço a Deus por ter mandado ELVIS para abrir a porta para que eu pudesse atravessar e caminhar pela minha estrada..." (Little Richard).
"Eu não era apenas um fã, eu era seu irmão. Ele disse que eu estava bem e eu disse que ele era bom; nós nunca discutimos sobre isso. Elvis era um trabalhador, dedicado, e Deus o amava ... Eu o amo e espero vê-lo no céu. Nunca haverá outro como aquele irmão de alma. Eu amei o homem e ele era realmente o rei do rock and roll. Nós sempre tivemos um tipo de lance. Elvis e eu. O rei do rock and roll e o Rei do Soul. Elvis ensinou a América branca a se ajoelhar" (James Brown)
“Elvis teve influência em todos com sua abordagem musical. Ele quebrou o gelo para todos nós." (Al Green)
"Muitas pessoas acusaram Elvis de roubar a música dos negros, quando, na verdade, quase todos os artistas negros copiaram os maneirismos de Elvis." (Jackie Wilson)
"Elvis era um gigante e influenciou todos no business."
(Isaac Hayes)
"Não importa se ele é branco, Elvis é um bluesman. Ele começou do blues" (Howlin 'Wolf)
'Também somos fãs de Elvis. Nós crescemos assistindo seus filmes, tudo. Nós gostamos dele.' - Jermaine Jackson, em 9/1/2003 in CNN Larry King
Nenhuma biografia será a realidade dos fatos, até porque a maioria delas é realizada pós morte do biografado, e com versões sempre de amigos e familiares que também podem inventar coisas. O filme está lindo demais, tem uma trilha sonora impecável e traz um protagonista com atuação digna de Oscar.
Elvis e Marilyn Monroe são meus ídolos e nasci depois de ambos morrerem e terá o filme sobre a Marilyn no Netflix ambos eram talentosos e morreram frustrados com Hollywood espero que seus protagonistas ganhem os Oscar de atuação no ano que vêm
Yeah! Estava esperando a crítica com spoilers! Minha preferida!
Elvis is Great!
"I said blue Moon of Kentucky
Keep on shining...
Shine on the one that's gone and left me blue."
Assisti hj e realmente o filme é muito bom. Mas pra contar a história do Elvis teria q ser uma série, filme foi rápido pra contar a história. Mas o filme individualmente é muito bom. Ps: acho q esse filme ganha Oscar de melhor ator ;)
Assisti o filme ontem e, mano... Que filme maravilhoso. Austin deveria concorrer ao Oscar. Ele como os atores estavam impecáveis.
Eu gosto muito do Elvis, não assisti ao filme ainda, mas gosto muito de escutar a forma como você analisa a filmografia. Parece bem empolgante. Parece fazer jus ao que esse cara fez pela música.
Quero muito assistir a versão de 4 horas do diretor.
Que filme maravilhoso! Obrigado por compartilhar suas opiniões e comentários!
Austin Butler está crescendo bastante em Hollywood.
Demais, né !!!
Ele participou de Era uma vez em Hollywood e eu nunca percebi...
Não era fã do Elvis, já tinha ouvido falar, tinha percebido referências a ele em muitas outras obras mas depois desse filme virei fã, passaram-se 3 dias que assisti ao filme e não paro de escutar suas músicas e aprender sobre sua história. Acredito que esse seja o maior ponto positivo desse filme, trazer esse artística fantástico a vida novamente para o público da minha idade (26 anos). Já assisti duas vezes, a segunda com a minha mãe e ela amou o filme também, estamos requebrando pela casa o tempo inteiro. Ps: suas críticas são fantásticas !
Que filme maravilhoso, mesmo com bastante ficção no meio, ainda é uma bela homenagem ao Elvis, brabo.
Depois de anos sem conseguir ir ao cinema , esse filme do Elvis foi o meu retorno a telona e foi uma experiencia inesquecivel! Acompanhada de pipoca amanteigada e refri de laranja bem a moda clássica rsrs Realmente algo marcante , estava tão imerso que em alguns momentos eu nem lembrava a quanto tempo estava ali assistindo , sensacional!!
Fico olhando pro Tom Hanks de Tom Parker e fico imaginando...
"Cara, se fosse o Christoph Waltz no lugar dele seria interessantíssimo"...🤔
Não assisti ao filme ainda...hehe...
Excelente video Dale!!
A crítica do Dale é encorpada, séria e nem um pouco sisuda e inalcançável. Dos melhores do TH-cam. Tenho apreço pelos arroubos e exageros do Baz que, ao meu ver, se sairia muito bem na direção de um filme em Bollywood. Ansioso para ver Elvis e me deleitar com a criatividade, e excesso, da direção do Baz.
Acabei de chegar do cinema. Fui com a minha mãe, que é obcecada pelo Rei. Amamos o filme. ❤ Austin Butler está perfeito, ele realmente encarnou o Elvis.
@UCa5pzV46NAPIZQUqh7pqMGg pode confiar na crítica do Dale, ele nunca erra ;) Igual a Isabela Boscov!
@REI DO ROCK Elvis Presley Gostei bastante do filme. Achei que ele foi bem respeitoso com a memória do Elvis. Eu já sabia que esse diretor tinha um estilo " extravagante", e algumas sequências são realmente frenéticas, a gente nem sabe direito pra onde olhar, mas está tudo a serviço da narrativa. Acho que o filme focou em duas coisas: o efeito que o Elvis causava nas pessoas e a paixão dele pela música. Nas duas, o filme se saiu muito bem. Minha mãe adora o Elvis e já me pediu pra gente rever o filme semana que vem. Então, meu amigo, assista sem medo que tu vai curtir.
Dalenogare, pelo que eu tenho acompanhado, acho que temos aqui aquilo que você sempre pontua quando o assunto é premiações, principalmente, os Oscars, que é filme com torcida. É isso que eu tenho visto no que se refere aos críticos e no público de forma geral. As pessoas falam sobre esse filme com tanto entusiasmo e encantamento que é impossível não torcer para que ele seja recompensado nas premiações. Ainda tem muito chão pela frente até o final do ano, mas eu já estou na torcida. Forte abraço.
eu pretento assistir Elvis no meu aniversário, espero realmente me surpreender pq sou fã demais desse cara
Assisti 4x no cinema!!! Que filme perfeito. Só Tem um problema. 2 h e 30m de filme… realmente precisamos que lance a versão estendida de 4h. Merece muito o Oscar! Muito. Parece até que Elvis imita o ator. Kkk
Eu achava Top Gun Maverick o melhor filme do ano, até ver Elvis hoje no cinema...rss
Se tem um filme capaz de bater Top Gun Maverick nas bilheterias esse ano, esse filme se chama Elvis...
Alguém dê um Oscar pro Austin Butler!👏
Baz nunca me decepciona, que filme lindo!
Acabo de sair do mesmo cinema onde assisti Top Gun há algumas semanas me perguntando a razão do entusiasmo. Achei Elvis espetacular e o Austin um nocaute. O melhor diretor para mim embora ame The Great Gatsby.
Estou lendo ÚLTIMO TREM PARA MEMPHIS. Sensível, emocionante. Tenho 4 biografias de Elvis, e essa é a melhor. Ansiosa pelo vol.2, que só sairá no Brasil em 2023. Gostei muito dessa visão de Baz Lahrmann colocando o Cel em primeiro plano. Aguardava ansiosa que Tom Parker fosse mostrado ao mundo, exatamente dessa forma! A cronologia não é 100% fiel, mas serve muito bem ao propósito! Aplaudo Baz Luhrmann.👏👏👏👏👏👏
Pretendo assisti-lo novamente. O que o Austin entregou é trabalho de outra esfera, não?! Fiquei hipnotizada! Acredito que, de fato, muita coisa deixou de ser dita. Mas eu entedia que era a versão do coronel - não, claro, com a mesma elaboração que tu esmiuçou aqui, explicando sobre a plasticidade da memória, mas entendi como sendo o coronel. Acredito que, se houver a sensação de pontas soltas (ou mesmo que poderia ter havido passagens mais pessoais), ela se restringirá àquelas pessoas que já tiveram contato com registros biográficos documentais, a minoria das pessoas.
Particularmente saí satisfeitíssima, e embasbacada com o Austin Butler, que loucura!
Queremos o oscar pro Austin
Digamos que para mim o filme já é um clássico, gostaria muito que ele concorrece o Oscar de melhor ator e melhor direção, muito fascinante o filme como um todo
A letra de "if i can" conheci ano passado,2021,e a melhor música do filme,poderia tocar mais músicas dele com.ctz,muita música,bridge over troubled water tb e.something
Gostei muito, lembrou um pouco a estrutura de Amadeus , Elvis encontra seu “Salieri” .
Vi hoje o filme...gostei muito...Austin Butler perfeito maravilhoso, os trejeitos , olhares iguais ao Elvis..mas Tom Hanks tbém brilhou como Coronel Tom Parker mesmo nos exageros do personagem...e concordo com Dalenogari, que o foco maior foi seu empresário...para mim ele pode ter Alavancado a carreira de Elvis mas tbém abafou a carreira dele..adorei demais o filme...Austin Butler merecia um Oscar..
Para mim, o Coronel "sobrou" no filme. Austin Butler perfeito! Gostei da análise.
Assistir hj e simplesmente maravilhoso ! ELVIS Sempre! 💖
Ansiosa pela versão estendida 😍 o filme já vi dezenas de vezes e verei muitas outras ❤️❤️❤️
Para mim a melhor análise do filme até agora!!! Parabéns cara !!!
austin certeza uma das grandes atuações desse ano, melhor sem sombra de dúvidas!
Olá Dale! deixei para assistir sua crítica depois de ver o filme e concordo com tudo o que diz. Mas posso dizer que saí muito feliz do cinema e encantada com a atuação de Austin Butler, que merece muitos prêmios!!! Gosto do ritmo que Baz impõe ao filme e do ponto de vista que ele adota (odeio o Coronel desde o início) e sei que a história será contada por uma memória que trai... fantástico! Quanto à música também senti falta mas entendo que não é fácil escolher dentre milhares... curto muito a pegada moderna que ele gosta de jogar na trilha sonora desde O grande Gatsby. Enfim, um filme para ser valorizado... doida pra ver a versão de 4 horas😁abraço
Falar sobre O.irmaos de mãos dadas,caminhando junto if i can é um hino
Baz Luhrmann é genial... A identidade dele é muito característica o colorido das cenas, os recortes e aplicações, os letreiros.. é muito Baz Luhrmann isso tudo
Achei o filme excepcional. Honestamente a melhor cinebiografia que já assisti, pela qualidade dos shows e a homenagem ao astro. O fato do Baz ter escolhido o Tom Parker como narrador dá um ar diferente ao filme e engrandece o Elvis, uma vez que ele passa a ser como uma lenda retratada. Austin está perfeito no papel, merece e muito o Oscar.
Assisti ontem e o Austin Butler não sai da minha cabeça. Muito bom também o viés da narração. Achei que o filme corre em algumas partes pra tentar da conta e algumas cenas dele cantando são cortadas pra mostrar o coronel. Na cena do primeiro show em Las Vegas, que corta pro coronel fazendo o contrato, quase gritei na sala "volta pro Elvis, p...a"! Assisto fácil uma versão de 4 horas com bastante Austin Butler.
Parabéns pela análise.
Obrigada Dale, por mais um vídeo incrível ❤
Eu já vi 2 vezes e estou maravilhada
Elvis é fantástico pra mim! É frenético, rápido, colorido e muito fiel no figurino, principalmente dos macacões que ele usava nos shows. O filme é ligeiramente cansativo pq não vemos Elvis envelhecer ao longo do filme (sabemos como Elvis estava - fisicamente - qnd morreu, costeletas, inchado, gordo) e qnd aparecem as costeletas já dá pra sentir que o fim está chegando. O ápice é duvidar se é Austin ou imagens de Elvis, tamanha a semelhança nos movimentos, mostrando que a "obsessão" de Austin o levará a uma indicação ao Oscar.
A decisão de pôr o Coronel Tom Parker como narrador (ou até protagonista) é interessantíssima, distancia bastante de outras cinebiografias a+b lançadas esses últimos anos.
Mesmo considerando os casos em que a "licença poética" é facultada à sétima arte (ex: Amadeus de Milos Forman, Maria Antonieta de Sofia Coppola), o que me atiça a curiosidade é como o Coronel Parker tomou a narrativa da história, quando não se tem conhecimento de que ele próprio tenha preservado suas memórias após o passamento de Elvis Presley...
Ansioso pra ver esse filme! Dale, você lançará esse ano aquele vídeo com recomendações de leitura?
Sim!
Teu vídeo me deixou ainda mais ansiosa pra assistir!!!
Adorei o filme. Não conhecia quase nada da história do Elvis, mas acho q dá pra perceber que vários eventos são exagerados e q há mtas omissões, sem comprometimento da qualidade do filme. Austin Butler está espetacular e o Tom Hanks está horrível. Gosto do estilo da montagem, mas mta gente vai achar rápido demais.
Atuação bacana do Butler e Hanks brilhante como o coronel wicked, sempre botando pressão nas decisões quanto ao Elvis. Deve pintar um prêmio pro Butler, vamos ver. Nota 9.
Vou assistir de novo com certeza!
Foi pelo seu primeiro vídeo que houve o incentivo de assisti-lo , gostei muito e gostei muito da sua crítica . Achei o nível emocional manipulativo do coronel espetacular e no final achei fantástico a ideia que o coronel passou de que nos , fans e audiência somos culpados pela morte do Elvis , sim pois ele narra em alto e bom som que foi o amor dos fans que matou Elvis , espetacular.
Excelente análise. Austin está maravilhoso e eu amei o filme! Hanks incrível! Dá pra entender toda a dinâmica e a leitura que o direto quer passar. Desde o contexto na roda gigante (de altos e baixos) até os exageros focados no rosto da plateia. Eu me emocionei muito. Saí do filme diretamente pra tua crítica! Sim, já fui em busca de documentários pra continuar a apreciar. O filme é impactante! Se ele atinge o teu emocional já merece toda atenção. Filme pra Oscar!
Terminei de ver o filme umas duas horas atrás, eu achei que faltou colocar um pouco o dedo na ferida, abordar mais o início da carreira no cinema, e mostrar ainda mais o declínio do Elvis.
Fiquei feliz que eu estava esperando um estilo de filmagem do Baz voltado para o Grande Gasby mas foi mais para o lado do The Geat Down.
Resumindo, tá no topo dos melhores que vi esse ano empatado com o RRR.
Eu tenho na minha cabeça, que o documentário precisa ser bastante fiel aos fatos, já o filme não, ele tem a liberdade dele de retratar realidades e distorcer algumas coisas que vão favorecer o drama. Não sei se existe esse consenso, mas é assim que penso. Dalenogare, o Elvis tem bons filmes que ele atuou? Acho que valeria você fazer a crítica de alguns! Eu gosto muito da música do Elvis, entendo ele como o artista que mais impactou a história da música ao lado dos Beatles, ao mesmo tempo que é um cara que ficou mais "esquecido" pela nossa geração, e é uma pena pq ele é um gigante da música, para além de ter uma voz espetacular, carisma, presença de palco, enfim, achei excelente o filme para apresentar Elvis para as novas gerações que esqueceram um pouco dele.
Esqueci de mencionar, até agora Austin Bluter imbatível para receber o Oscar de melhor ator! Conheço fãs de Elvis bem cabeça fechada, que estavam com medo da atuação e etc, e TODOS, simplesmente TODOS se renderam a atuação espetacular do Butler!
Esse debate da verdade no cinema é algo que vem há quase 100 anos atrás. Nunca vai ser verdade. Nem documentário. E isso deixa livre o artista pra criar e tentar, sem copiar a verdade, atingir alguma verdade. O filme do Bob Dylan do Todd Haynes, por exemplo. Não há nenhuma "verdade" ali. Bob Dylan nunca foi uma mulher, nem uma criança negra. Mas talvez essas representações ajudem a desvendar o artista. Neste filme do Elvis, a cena de Trouble, por exemplo, pouco me importa que não tenha acontecido na realidade e a música nem existia naquela data. Pro momento ela transmitiu bastante do Elvis que o filme estava construindo. Agora, essa liberdade não quer dizer que não exista uma ética na criação. E acho que o Baz nem sempre tem isso muito bem na cabeça. No todo, eu acho que o filme tem tantas coisas boas quanto coisas problemáticas. Tem tanto o que há de melhor no cinema do Baz quanto o que há de pior. E não falo no sentido da biografia.
Uma pena essa "nova geração " ao invés de apreciar o trabalho de Elvis, estão querendo cancelá-lo ...😑🙁
Vim correndo assistir a sua análise por seu background como historiador. Alguns críticos se concentraram mais naquilo que o filme deveria trazer do que naquilo que o filme de fato trouxe. Como o Robert Daniels, que reclamou dessa forma superficial como os músicos negros que influenciaram o Elvis são apresentados, praticamente justificando uma nota baixa a despeito das qualidades cinematográficas evidentes. Excelente a sua explicação sobre o "narrador pouco confiável"!
Eu tinha três anos quando o Elvis morreu, e me recordo do meu pai batendo em minha mãe porque ela passou o dia chorando pelo Elvis, ele achava inaceitável a mulher dele chorando por outro macho. Me recordo dos filmes na seção da tarde, e quando criança nunca associei a forma dele dançar com conotação sexual, criança não tem malícia, o Elvis tinha uma beleza muito superior que Austin Butler, assistindo ao filme hoje compreendo perfeitamente a paixão que as mulheres tinham por ele, e o simbolo que ele se eternizou!
Menina,que história é essa dos seus pais?Misericórdia, tadinha da sua mãe.
@@yarasilva7378 relacionamento abusivo, imagina isso na década de 70. Por isso memorizei essa violência doméstica.
Triste memória 😢 mas representa muito bem a grandiosidade e carisma do Elvis. Concordo contigo quanto a beleza do ator que interpretou, o Elvis era muito mais bonito.
Gostei do filme!
O melhor sobre ELVIS que já assisti.
Faltou alguns poucos detalhes da história de PRESLEY.
Principalmente encontro com os Beatles, a máfia de Memphis e tbm de outras mulheres que estiveram com ele no final de sua vida.
Mais gostei mto do figurino, do reconhecimento dos negros.
Atores, atrizes e diretor sensacional.
Amei o filme, maravilhoso! 👏🏻
Elvis é um filme que gostei muito, assisti ele novamente nesses dias e o filme cresceu bastante pra mim, na primeira vez quando eu assisti parecia que o Tom Hanks era o principal, já nessa segunda vez o Austin virou protagonista e o Tom apenas narrador, eu quero muito ver essa versão de 4 horas que o Baz Luhrmann mencionou, quero ver muito mais do Elvis do que do Tom Parker que pra mim foi o grande problema do filme, mesmo eu amando o Tom Hanks eu quero ver o Homem do título, mas tirando esse problema, Elvis está muito acima de Bohemian Rhapsody e Rocketman pra mim, o estilo de Baz na direção me lembrando muito o Grande Gatsby que é um filme que gosto também.
Quanto ao cantor, me senti no vale da estranheza por já ter visto tantos sósias do Elvis que realmente se parecem com ele, e neste filme é a maguiagem que faz isto, somada ao excepcional trabalho do ator, então ficaram estes dois elementos brigando na minha cabeça. Quanto ao enredo, o filme poderia se chamar "A triste história de Elvis Presley". Acho um acerto do filme mostrar o artista no palco ao mesmo tempo com as canalhices que aconteciam nos bastidores, entendendo esta palavra também no sentido figurado. O que sobressai é o subtexto dramático e proporciona uma reflexão que é deixada de lado quando os fãs estão apenas inebriados pelo glamour das suas apresentações.
Esse filme poderia ser fácil uma trilogia, pela riqueza da história, seria desrruptivel no cinema uma trilogia biográfica. Porém queria relatar que não tem salas em IMAx ou MacroXE em SP e Guarulhos para esse filme, por conta de Thor, Buzz e Jurassic, muito injusto.
Aqui em Recife tb não tem Elvis na sala XD por causa de Thor 😢
Amei o filme.
Em 10 anos de Hollywood, Elvis Presley fez 30 filmes! E teve um ano da carreira do Elvis Presley que ele fez 1000 shows! Faltou também a parte cristã do Elvis Presley!
Gostei muito da análise. Das duas, na verdade. Interessante lembrar da figura do narrador não confiável e como essa sacada justifica muitas escolhas no filme, que é espetacular e espetaculoso, na minha opinião. Sobre a trilha sonora, preciso discordar apenas. Achei riquíssima e não esperava menos do diretor que tem na música uma de suas marcas. E o Butler não só entrega um Elvis incrível como uma atuação espetacular. Valeu pelas referências!
O filme vale muito pelo Austin, perfeita caracterização da época pela maquiagem, figurino e cenários. Tom Hanks sendo Tom Hanks, mas a maquiagem dele ficou um pouco caricata quando mais idoso. Fui sem saber que era mais de 2h e cansei ao mesmo tempo em que senti falta de uma melhor organização dos fatos na linha do tempo. Elvis tem muitas músicas, não era preciso repetir algumas, só não achei ruim pelo fato de terem sido as que gosto rs Espero que vire uma minissérie para mostrar melhor a transição e sequência dos fatos.
Parabéns pela sua análise. Achei o filme maravilhoso, Austin e Tom estão excelentes, Austin se entrega "Vive O Elvis", imensamente melhor que o Remi. Austin merece "pelo menos uma indicação ao Oscar".
Agora, sobre o filme... Ao longo desse tempo todo que eu gosto de Elvis - cerca de 40 anos - ja vi tanta tentativa de retrata-lo dar em filmes fracos e inexpressivos que ver essa explosão cinematografica foi um balsamo, pricipalmente por conta da fantastica atuação do Butler que nao parece em nada com o Elvis mas conseguiu uma expressão corporal tão perfeita, que em alguns momentos no cinema eu sentia como se tivesse vendo ele de volta... Todas as falhas que foram ditas no video ficam pequenas diante do prazer que é ver o diretor pinçar momentos e musicas totalmente fora do obvio - como edge of reality, i got a feeling in my body, i'm coming home - enfatizar todo o processo criativo do comeback special, e princpalmente, ver como Butler traz isso para o seculo 21, fiel e ao mesmo tempo renovado.
E quer saber? Quer um relato fidedigno, cronologico e o escambau? Vai ver Elvis by the Presley's, ou qualquer outro documentário... Tem ás pencas na internet. Nesse filme vc vai para finalmente vislumbrar o que era Elvis, do que ele poderia ter sido capaz se nao tivesse tido uma figura paterna tão fraca que teve como consequencia a ligação doentia com o Parker.
Enfim, o filme é perfeito exatamente por nao ser perfeito. Mesmo sendo chapa branca, mesmo com as incoerencias, o filme é perfeito.
Na verdade deveria haver uma trilogia Elvis: Baz Luhrmann com esse "Elvis", Tarantino contando o lado podre do Elvis de 70 a 77, e algum outro diretor pica para fazer uma sintese. Seria foda!
Eu estava com preguiça de ver esse filme, mas foi muito surpreendido positivamente! Gostei muito, a edição exagerada casou perfeitamente com a figura do Elvis!
Pois é. Tipo a única coisa que eu poderia, assim, reclamar do filme é a questão cronológica. Mas, o fato do filme ser narrado a partir da memória do empresário faz sentido. Porque ele tá contando a história de uma forma geral, falando coisas que ele lembra. E essas coisas não necessariamente estão sendo contadas de maneira perfeita.
Sobre os lapsos temporais (onde uma música de um ano aparece em outro) é totalmente aceitável aqui, visto a questão que Dale aborda sobre o narrador e a problemática da memória e história oral. Coisa que é bem diferente do filme do Queen. Sobre a decisão do Tom Parker, foi a forma do diretor em colocar um vilão na história,sem que não fosse o próprio Elvis, afinal, o fã não quer ver seu ídolo ser retratado de forma realista
Filme me fez chorar horrores.Amei
Dale por favorrr !!!! Faça uma critica ao filme coreano chamado "A Irmandade da Guerra" é um filme de 2004, por favor .
Adoro o Elvis e gostei muito do filme. Mas isso não significa que ambos são perfeitos. Achei muito frenético no início, a ponto de ficar enjoada com a edição rápida picotada, a duração longa também me cansou um pouco. Entendi que Baz Lurhman fez um recorte mostrando "a lenda", "o ídolo" Elvis, e não a pessoa física. Daí a opção por mostrar o astro como um rapaz ingênuo, manipulado pelo empresário inescrupuloso. (Se não fosse assim, talvez a família não liberaria as músicas...). A segunda metade achei bem corrida, me lembrou Casa Gucci: já tem 2 horas de filme, acelera pra acabar com menos de 3 horas! Incontestável realmente é a atuação do Austin Butler! Ele não interpretou, ele canalizou Elvis!me emocionou muito a cena final com a sobreposição dos dois. Elvis, mesmo já debilitado, canta lindamente com a mesma voz potente de sempre!
Gosto de filmes que me surpreendam, que me ofereçam o não óbvio e o inesperado. Este é um assim. Está completamente apartado das cinebiografias habituais, oferecendo questões múltiplas para reflexão.
Achei o filme magnífico!!!! E adorei a análise.
Um dos melhores filmes que já vi na vida. Contar uma história é produzir uma ficção, por mais próxima da realidade ela esteja. Em relação ao personagem do Coronel, interpretado pelo Tom Hanks de uma forma exagerada, vejo que esta exacerbação do sotaque e forma de atuar é um mecanismo de convencer a forma intensa de problemas que este homem causou ao Elvis, e funciona. Nota 9 pro filme!
Já assisti o filme e ficou muito bom. Merece ganhar Oscar
Concordo em tudo! Baita análise.
Se na tela convencional eu já achei um grande filme, imagine a hora que eu assistir no IMAX!
Dale, eu amei o filme, daqueles q a gte fica impactado por dias. O austin está perfeito. A visão contada pelo Tom achei uma boa sacada, ficou a crítica de como o dinheiro sempre prevalece e a sina dos grandes artistas de terem uma vida turbulenta fora dos palcos. Da até uma tristeza por eles.
Só acho que uma atriz mais parecida com a Priscila Presley, daria um encanto a mais no filme. Só acho!
Pra mim o ponto alto é a atuação do Austin Butler, mas a ambientação histórica, figurino, etc também são perfeitos!! Eu não conhecia a relação polêmica com o empresário, mas o Tom Parker do Tom Hanks me lembrou a expressão do palhaço assassino do filme de terror It - A coisa. Sinistro.
Nossa, eu amo demais as suas críticas. Puts!