Eu nasci em uma família Testemunha de Jeová... eu passei 38 anos da minha vida como testemunha de Jeová já que eu não estava disposto a perder a minha família no processo de deixa a seita... eu posso afirmar com toda certeza que a minha Criatividade em boa parte de minha vida foi ANULADA por todos em minha volta... e hoje eu estou correndo atrás do Atrasado!!
Ontem bateram na minha porta e ou fiquei imaginando o quão desocupado essa galera é, uma terça-feira de feriado, podia tá fazendo qualquer coisa, um sol de lascar e os cara batendo na porta dos outros pra forçar uma religião... Enfim, boa sorte jovem.
to na mesma. por sorte so perdi 18 anos da minha vida. eles realmente minam a nossa criatividade tentando nos colocar na caixinha deles. é foda. hj to mt melhor
Queremos mais discussões sobre criatividade, eu me considero muito bloqueada, neste vídeo já teve dicas valiosíssimas (entremeadas de pêlos), logo adoraria ter mais material ❣
Eu confesso: geralmente eu só vejo os episódios que são exclusivamente sobre biologia, mas hj resolvi fazer diferente e ver. Foi uma master aula do Carlos Ruas e merece sim, parte 1, parte 2, parte 3. Fantástico episódio!
Infelizmente eu tenho que quebrar a frase pq ela só é verdade para quem tem recursos para andar lento. Caso contrario vc tem que correr atrás do mundo.
1:12:27 Carlos Ruas, comigo sua missão começou a funcionar em 2010, quando eu ainda tava na escola, infelizmente o TDAH e a forma como se avalia, não me ajudaram, mas desde que saí da escola e criei um método que funciona comigo, estudar tem sido maravilhoso e você me ajudou muito. Aliás, todos vocês me ajudaram! Muito obrigado, Ruas, Pirulla e Emilio.
Um dos melhores episódios gravados! Esse assunto de aprendizado convergente e divergente, humor, criatividade e assimilação e resultado da tema pra um curso, por favor continuem
Acho incrível a versatilidade de vocês de falar com propriedade diversos assuntos. Continuem sobre esse assunto, e já quero um vídeo apenas sobre pelos kkkkkk
Não conhecia o podcast de vocês. Conhecia apenas o Pirula e mesmo assim, faz bons anos que nem ouvia falar nele. Graças ao Santinele esse podcast foi recomendado. Vocês são foda! Esse episódio mesmo tá bom demais!!!
Cara, excelente episódio! Também tenho TDAH e tive problemas semelhantes, e hoje enquanto professor também tento dar uma "nova visão" ao ensinar. Outro episódio sobre o assunto seria ótimo!
Então. Não parece as vezes q o nosso cérebro eh de criança? As pessoas veem uma coisa e sua finalidade principal, e eu vejo e fico: mas e se fosse usado de outra forma, ou de outra... tipo, parece q o pensamento concreto nuca me alcançou rs. Vantagens e desvantagens nisso
@@klyciamodolo7008 Totalmente!!! Eu tô com 53, muitas vezes eu me vejo com "viagens" ou criatividade próprias de criança, antigamente tinha vergonha, hoje em dia curto e uso pra pensar fora da caixa. ;)
A ideia de atividades avaliativas usando o interesse dos alunos é maravilhosa! Além de quadrinhos, já imaginei gente dançando, atuando, cantando, recitando, gravando vídeo, ...
Incrível! O cara tá sempre fazendo as perguntas leigas pros biólogos, e traduz pra nós, outros leigos, em forma de desenhos. Sensacional tb. Mas o ruas mostrou q eh mestre tb
55:35 Tem uma tirinha muuuito antiga do Carlos Ruas, de uns mineradores cavando, quando após procurar, um deles encontra um mineral valisoso, aí o 'coach' deles o apresenta como vencedor dando a entender que foi fácil, mas por trás tem todas aquelas pedras q ñ eram preciosas que ele precisou cavar para encontrar, _tem muito a ver com esse processo de lapidação, e como tb os espectadores tendem a ver o quão genial e pontual é aquele artista, mas não conseguem ver o tanto de "pedras sem valor" que precisou ser desenterrada para aquele resultado final. Muito bom, parabéns 4 elementos, sou fã do trabalho de vcs!!! Obrigado! Video 2 do processo criativo?! ( ) Sim (X) Com Certeza
Esse episódio é ótimo por vários aspectos. Fala do processo de criação desenvolvido pelo artista, que não é um simples estalo mágico, mas derivado de muito trabalho e tempo. Fala da opressão do modelo de escola que temos. Teve as dicas valiosas do Carlos Ruas. E muitas outras coisas. Adorei!
Eu estudei em uma escola que a turma variava de 10 até 20 alunos do meu 1o ano 9o ano (6 - 14 anos). A melhor coisa que meus pais fizeram por mim e provavelmente o melhor privilégio que eu tive na minha vida foi ter estudado nessa escola.
Como professor de física eu entro em sala e no primeiro dia eu combino algo com meus alunos, se eles conseguirem resolver algum problema de forma diferente da que eu faço em sala não tem problema desde que a forma seja valida. E digo que isso é sempre bem vindo e que gosto disso pois isso é ser criativo e eu nunca poderia podar a criatividade deles.
Tive sorte na minha vida de ter tido a oportunidade de ter estudado o ensino fundamental em uma escola pequena, com viés construtivista, que permitia conciliar o ensino formal e a criatividade. No ensino médio, a escola era padrão, mas até pela idade, eu e colegas que viemos dessa outra escola conseguimos adaptar a formação em um modelo mais construtivista também, com apoio da diretoria, que nos incentivava a criar e mobilizar o resto da escola. Penso que seria lindo se todos e todas tivessem as mesmas oportunidades
Não me lembro de ter aprendido tanto sobre minha área em um só vídeo! Carlos Ruas SEMPRE foi uma referência e inspiração. Sou fã! Sobre o que vocês falaram sobre provas e métodos em sala de aula, eu dou aula de Adobe Premiére e, sempre que eu vou ensinar algo, eu falo pros meus alunos que há dezenas de maneiras de fazer qualqier coisa e ensino uma maneira difícil e outra fácil e mostro algumas outras, para os alunos entenderem que, às vezes, mais importante que o recurso de última geração, é entender o conceito por trás do que se está fazendo, para que você não fique dependente do software.
Vc deve ser um bom professor! Infelizmente ainda há professores que ensinam somente de um jeito - qdo há outras maneiras de chegar ao mesmo resultado - e ainda punem o aluno qdo não faz do "modo" que ele ensinou. Passei por isso no antigo colegial com um professor de física.
@@vaniawey eu já fui bem ruim e quadrado, mas aprendi, com o tempo, que se ater a apostilas e power points não era ensinar. Mostrar conceitos e alternativas ao invés de engessar os alunos é a chave de vê-los tendo sucesso na vida e (sim, isso é importante pra mim) tê-los como eternos amigos!
Vamos fazer uma analogia, imagine o Emílio em um Fiat 147 a uma velocidade de 3cm por ano, prestes a colidir com um poste, o Emílio será didático e explicar como conseguiu desviar, ou será criativo e colidir com o poste a fim de transformar em uma Ferrari?
22:00 falando desse lance da escola, eu sempre gostei de desenhar, mas me frustrava com a aula de artes... eu lembro do meu caderno de desenho da aula, era só figuras, traços, testes de cores.. aí no meio uma espadachim elfa lutando com um lobo, pq tivemos uma aula livre um dia, q podiamos desenhar o q quiser, rsrs
Me identifico com o Ruas em muitas coisas! Também desenho, sou fã dele há muitos anos, lia na época dos blogs. Na época de escola eu também ficava entediada e desenhava ou dormia. Mas eu amava matemática, química, física, achava mágico como essas três explicavam o mundo. Meu problema era que eu pegava muito rápido a matéria e a escola nos nivela por baixo. Eu ficava entediada de ter que esperar o resto da turma, sempre tinha médias baixas pq não copiava matéria.... Mas acavei virando guarda municipal em Itanhaém, litoral de SP, pq na época que eu era nova, não tinha dinheiro pra ir td dia pra Santos, que dirá pagar mensalidade de faculdade. Hoje sou uma quarentona (msm idade do Pirulla), vivendo no Japão, trabalhando em fábrica enquanto ouço os 3 elementos, ou conto pra mim mesma as histórias que eu escrevia enquanto passo horas operando máquinas. 🥲 Mas tá bom, aqui tenho $$$ pra comprar material de arte que não tenho tempo pra usar! 😅
GENTE!!! estava sem energia por aqui graças a privatização do LEITE, só vi agora o vídeo! Emílio te amo, Mila rainha, Pirula tô aprendendo a te amar, Ruas te amo há muitos anos e sim!!! faça o livro!!! comprei a bíblia católica, pacao e de onde viemos e foram os 3 primeiros livros da vida do meu filho! tua linguagem é simples e teus desenhos maravilhosos, poucos traços e muito sentimento, que bom que vcs existem estao juntos e nos ofertam momentos tão maravilhosos! obrigado!
Na faculdade, primeira aula de metodologia de projeto, minha professora passou a história do Eureka de Arquimedes, que é um belo exemplo de como funciona a criatividade.
A reflexão sobre como as crianças perdem a criatividade, como os pais podam e a escola também dá muito assunto! Algumas escolas hoje estão evoluindo nesse quesito, finalmente!!
Ruas, eu imaginei essa tua ideia do sofrimento antecipado como uma tirinha mais ou menos assim, o cara tá lá na rotina dele, e aquele balão tenebroso representando uma pré ocupação maltratando o cara, só que aquele traço que liga o balão até o nosso herói não está direcionado à cabeça dele, e sim ao próximo quadro, e n próximo quadro, de novo,o cara na rotina diária e aquele balão torturante, mas ele leva sempre ao próximo quadro, até que no final ele vê que o problema era uma marolinha! Sou muito teu fã!
Fico feliz que tenha se conectado com o conteúdo, especialmente vindo de um ilustrador. A criatividade tem tantas formas de se manifestar, e é ótimo ver como ela pode inspirar diferentes olhares!
Criatividade divergente x convergente! Isso me pegou demais. Sempre me considerei uma pessoa não criativa, mas sou ótimo em execução. Entendi de uma forma muito fácil o que isso significa agora! Obrigado Charles Street!
Sou mãe de Deus! E fã dos 3 elementos. Fantástico o programa e a temática, sempre com muito humor, irreverência e conhecimento. Na expectativa da parte 2!
Lembrou Nicolas Derisi sobre os fins da universidade, na qual a universidade com o ambiente integrador de diversas ciências, segundo o filósofo, cria um ambiente rico devido ao intercâmbio entre os diversos estudos
@@lusvardioficial Boa pedida, mas só consigo lembrar do professor Sidarta Ribeiro, em algum de seus vídeos aqui no youtube ele fala do processo criativo. Quem souber de mais, ajude aqui 😅
Que conversa satisfatória, principalmente porque me identifiquei muito com a história do Ruas. Não aprendi muito ciências da natureza no meu ensino médio por passar as aulas desenhando, e agora estou correndo atrás do prejuízo. Mas é interessante pensar que essa atividade não foi em vão, trabalho e estudo com Design e a criatividade é a minha maior ferramenta de trabalho!
Eu fui diagnosticada como uma pessoa fora da caixa/muito criativa (nível superior), em uma avaliação neuropsicológica. Só quem é assim sabe a dor e a delícia de ser criativo. Sou professora de Arte da rede pública e meu foco de aula é o desenvolvimento da criatividade. Trabalho num sistema engessado que me adoece. Me sinto um peixe fora d'água.
Ruas, eu gosto de escrever poesia, mas sou insegura na minha capacidade, e adorei, partido de vc referência em criatividade, que também tem a insegurança e precisa mostrar aos seus amigos para obter o respaldo. Com exceção daquelas que quando eu releio admiro e agradeço a expiração recebida. Tem uma música do João Nogueira que se chama O Poder da Criação na qual eu me identifico, bate forte❤ Muito bom, Carlos Ruas👏👏👏
No próximo episódio sobre criatividade, chamem um convidado. Tenho uma sugestão: Pedro Garcia de Moura. Ele tem um podcast chamado EMOÇÃO CRIATIVA e é o criador das páginas Cartier Bressão e Carnavais Artificiais. Vai agregar bastante.
Adorei a dica de "maturar" a ideia. Dá pra fazer um livro massa com mais dicas e talvez exercícios de criatividade, é algo que pode auxiliar muitas pessoas na resolução de problemas do dia-a-dia
Episódio muito foda! Eu passei meu ensino médio todo desenhando e sinceramente nem sei como consegui terminar o terceiro ano hauhau, mas algo curioso foi que eu parei de desenhar qdo não precisei mais ir pra escola, e virei guitarrista. Só agora beirando os 40 to voltando a estudar desenho e começando a trabalhar com isso.
Semana passada vi um aluno desenhando na minha aula de física. Na hora lembrei que tem um concurso de ilustrações das OBFEP! Conversei com o aluno e pedi para ele participar. Voltando as aulas depois do carnaval, vou levar o edital do concurso para ele. Física também precisa de muita criatividade.
Eu passei por esse processo de ter ideias quando tava começando a desenvolver jogos, tinha que ter uma ideia de jogo por semana, com gêneros diferentes, mecânicas diferentes, etc foi complicado, más cada vez que eu fazia um começava a ter mais ideias depois tive que ir acalmando pq tinha mais ideias do que conseguia fazer kkkkkkkk
Minha mãe trabalhou com alfabetizadora por uns 30 anos. Esse papo me lembrou dela corrigindo provas que algumas vezes ela dava certo numas respostas muito fora da curva, porque muitas vezes a questão dava abertura para vários sentidos.
Adorei o episódio, as dicas do Ruas foram muito legais, em especial a parte sobre encontrar "o Ouro no meio do Cocô", kkkkk. Eu sempre ouvi que os erros são importantes no processo de tentar alguma coisa, mas com o vídeo de vocês eu tive uma visão bem mais clara do que isso realmente quer dizer ❤
Incrível, estava esperando por esse vídeo ❤ eu me considero bem criativa mas tenho problemas na execução hahah e também já me iludi com a ideia que uma faculdade ou algo formal fosse o único caminho possível. Hoje sei que não, e me sinto mais realizada que nunca. É muito triste perceber que a velocidade acelerada das coisas consegue destruir a criatividade que existe nas pessoas. Ah como eu queria encontrar vocês num bar e bater um papo de boteco! Meu sonho hahaha (esperando pelo vídeo 2) ❤
Por favor, façam parte 2, parte 3, parte 25, livro, curso, explorem mais este assunto, baita vídeo maravilhoso e me fez refletir bastaste sobre a minha formação e o quê foi tirado de mim.
Sobre o pensar como criança lembrei da Cia truks que faz teatro de animação com bonecos e objetos. Os espetáculos são muito criativos e tem um "Isto é coisa de criança" que é uma espécie de oficina que cria junto com o público as cenas.
Quando eu tava na escola, uma professora me repreendeu por pintar uma baleia de laranja. Na época não etendi muito bem o que tava acontecendo. Na escola, até o ensino médio, eu odiava física. Quando entrei na faculdade (fiz design de produto) eu tive um professor de física, que a aula dele era simplesmente ele contando histórias cotidianas onde a física estava presente, ele explicava na prática. Não tinha prova de física, todo mundo ele apresentava um seminário sobre um assunto específico e no final do semestre ele te chamava e fala " Voce apresentou sobre nanotecnologia nos pneus" - Nota 8 ta bom pra você? Ou seja, eu que adora um bar, não saia logo após a chamada, prestava atenção, era instigante. Apresentava o trabalho e a nota era só um detalhe que nem importava tanto. Professor Tomchak era muito massa!
Excelente conteúdo, voto pela continuidade do tema, e aproveito para sugerir que o tema seja abordado à luz da neurodivergência/altas habilidades, já que durante muito tempo nossas habilidades foram esmagadas pela formatação dos pensamentos dentro de padrões, conforme foi citado por vocês.
tb tenho déficit de atenção e cresci muito minada por pensamentos autodestrutivos e com baixa autoestima pq eu nn conseguia me encaixar em lugar nenhum, mt menos na escola. Era aluna mediana, a única coisa q eu fazia ''bem'', era desenhar já q eu nn conseguia aprender nada na escola pq eu sempre ficava pra trás, num ritmo mt diferente, então oq me sobraria no futuro se não isso? Dps do diagnostico minha vida mudou. Infelizmente foi ''tarde'', faculdade já no fim, muito tempo ''desperdiçado'' pq eu real nn conseguia aprender as coisas por nn saber lidar com minha diferença de ritmo e foco, e aí minou minha criatividade artística também... com o diagnostico minha vida virou outra. Infelizmente voltar a desenhar livremente tem sido muito difícil, principalmente sem apoio nenhum de outra pessoa cmg, mas me interessei por vários outros conhecimentos, biologia principalmente, oq me trouxe a esse canal. Eu odiava todas as matérias além de história e geografia, e hj em dia eu to apaixonada por biologia, de alguma forma o peso de ter apenas o desenho como qualidade, sumiu, pq eu me me enxerguei de verdade como uma pessoa capaz de aprender outras coisas
O ruas falando sobre a criatividade da criança, cara, eu só penso em como seria útil q professores de educação infantil ouvissem isso. Só agradeço a parte do ruas q não cresceu: se manteve criativo
Os três elementos vieram pra juntar coisas muito importantes na minha vida. A ciência (sou bióloga a 10 anos) e a arte (também sou artista e trabalho como tatuadora). E esse vídeo é um dos meus preferidos, sempre venho aqui reassistir. Me sinto acolhida quando o Ruas fala sobre o processo dele desde criança... Tenho déficit de atenção também e apenas agora, com 30 anos, estou conseguindo vencer todos os bloqueios pra conseguir trabalhar com meus desenhos na tatuagem. Enfim, vcs são incríveis!! Meu sonho poder sentar pra conversar pessoalmente com vcs kkkkkk
Eu tive a sorte de crescer em um ambiente que era bem receptivo aos meus questionamentos criativos... mas meu irmão sofreu bem... o tdah dele é bem mais forte... Mas foi um ótimo vídeo! Façam mais!!!
Caramba, o Ruas falando sobre como as crianças testam as coisas antes de terem certezas das coisas casou muito com o video que o Gaveta postou hoje sobre Pobres Criaturas.
Parabéns pelo vídeo! Vale a pena mais vídeos sobre o tema e seria muito interessante um livro do Ruas sobre o tema. Esse aspecto de aceleramento e falta de lentidão, o tão falado ócio dos filósofos da antiguidade, tem também sido um tema de discussão no campo da filosofia da ciência. Filósofos como o Carlos Ulisses Moulines, por exemplo, defendem que a necessidade de muita produção, com métricas e prazos apertados, tem atravancado o desenvolvimento científico. Tem diversos outros, que propõe que certas dificuldades da ciência não se originam da complexidade e quantidade de informações, mas da falta de tempo e o excesso de especialização que vai minando a criatividade do cientista. Tudo de bom a todos!
Parte II, por favor. Amei o assunto e a discussão envolvida, precisamos da arte e desse exercício da criatividade para não morrermos da verdade, parafraseando Nietzsche.
Como sempre foram excelentes nas discussões... merece parte 2 com certeza e acrescentaria a criatividade na pesquisa científica sua importância e seus empecilhos tbm... minha única observação é o cuidado nas falas sobre criatividade e escola, como vcs falaram são muitos fatores que influenciam no processo, e falando como professora de Ciências aqui, acreditem nós tentamos muiiito não cortar a criatividade e até incentivar mas não é tão simples assim... minha sugestão ao abordar esses assuntos claro é citar o problema mas apontar caminhos... pq não um curso/livro voltado para os professores sobre criatividade? (Muitos de nós também não possui repertório), ou o quanto o convívio/incentivo familiar pesa muiiito no processo de formação dessas crianças... estudar é maravilhoso, aprender é incrível (biologia principalmente hehe) e vcs estão fazendo um ótimo trabalho e trazendo muitas reflexões por aqui...continuem ❤
Eu nasci em uma família Testemunha de Jeová... eu passei 38 anos da minha vida como testemunha de Jeová já que eu não estava disposto a perder a minha família no processo de deixa a seita... eu posso afirmar com toda certeza que a minha Criatividade em boa parte de minha vida foi ANULADA por todos em minha volta... e hoje eu estou correndo atrás do Atrasado!!
Boa sorte 🙌
Ontem bateram na minha porta e ou fiquei imaginando o quão desocupado essa galera é, uma terça-feira de feriado, podia tá fazendo qualquer coisa, um sol de lascar e os cara batendo na porta dos outros pra forçar uma religião... Enfim, boa sorte jovem.
@@viktorvkvk5661 eles tem meta pra bater de horas de rua, com relatório e tudo. Vai no canal do Daniel Gontijo ver o que eles mesmos falam
to na mesma. por sorte so perdi 18 anos da minha vida.
eles realmente minam a nossa criatividade tentando nos colocar na caixinha deles. é foda. hj to mt melhor
Meus pêsames. Mude de família
Gosto muito quando o Ruas fala +,ele é muito inteligente e faz comentários e perguntas que eu penso em casa.
Auto estima ta em dia, parabéns kkk
como pode um homem cego desenhar tão bem
Queremos mais discussões sobre criatividade, eu me considero muito bloqueada, neste vídeo já teve dicas valiosíssimas (entremeadas de pêlos), logo adoraria ter mais material ❣
Eu confesso: geralmente eu só vejo os episódios que são exclusivamente sobre biologia, mas hj resolvi fazer diferente e ver. Foi uma master aula do Carlos Ruas e merece sim, parte 1, parte 2, parte 3. Fantástico episódio!
Vdd ❤
"O Mundo de hoje tem pressa, quem anda lento tem vantagem" Ruas, Carlos
.
Tá
Infelizmente eu tenho que quebrar a frase pq ela só é verdade para quem tem recursos para andar lento. Caso contrario vc tem que correr atrás do mundo.
@@vtnk7597 Poder andar lento é a vantagem, logo essa pessoa não precisa estar correndo atrás do mundo. Pelo menos foi o que eu entendi.
1:12:27 Carlos Ruas, comigo sua missão começou a funcionar em 2010, quando eu ainda tava na escola, infelizmente o TDAH e a forma como se avalia, não me ajudaram, mas desde que saí da escola e criei um método que funciona comigo, estudar tem sido maravilhoso e você me ajudou muito. Aliás, todos vocês me ajudaram! Muito obrigado, Ruas, Pirulla e Emilio.
Aí gente, tô aqui mó triste e sofrendo c a depressão e aí vem vocês alegrarem o meu dia, muito obrigada! Vcs salvam vidas❤
Espero que esteja se sentindo melhor. 🧡
@@chrisduarte4940 Estou
Um dos melhores episódios gravados!
Esse assunto de aprendizado convergente e divergente, humor, criatividade e assimilação e resultado da tema pra um curso, por favor continuem
No aguardo da Parte 2
up!
Precisamos mais episódios sobre criatividade.
O programa de hoje foi sensacional.
Carlos Ruas é maravilhoso.
Obrigada.
Acho incrível a versatilidade de vocês de falar com propriedade diversos assuntos. Continuem sobre esse assunto, e já quero um vídeo apenas sobre pelos kkkkkk
Esses passos de uma técnica são semelhantes ao método científico, mas a arte é outra coisa! O Ruas é um artista. Ele vê o mundo de um jeito diferente.
Não conhecia o podcast de vocês. Conhecia apenas o Pirula e mesmo assim, faz bons anos que nem ouvia falar nele. Graças ao Santinele esse podcast foi recomendado. Vocês são foda! Esse episódio mesmo tá bom demais!!!
Olhe esses olhinhos, essa camiseta, o pirulla é lindo d+ ❤
Cara, excelente episódio! Também tenho TDAH e tive problemas semelhantes, e hoje enquanto professor também tento dar uma "nova visão" ao ensinar. Outro episódio sobre o assunto seria ótimo!
Então. Não parece as vezes q o nosso cérebro eh de criança? As pessoas veem uma coisa e sua finalidade principal, e eu vejo e fico: mas e se fosse usado de outra forma, ou de outra... tipo, parece q o pensamento concreto nuca me alcançou rs. Vantagens e desvantagens nisso
@@klyciamodolo7008 Totalmente!!! Eu tô com 53, muitas vezes eu me vejo com "viagens" ou criatividade próprias de criança, antigamente tinha vergonha, hoje em dia curto e uso pra pensar fora da caixa. ;)
O assunto é bom, faz a parte 2 sim.
A ideia de atividades avaliativas usando o interesse dos alunos é maravilhosa! Além de quadrinhos, já imaginei gente dançando, atuando, cantando, recitando, gravando vídeo, ...
Poxa, finalmente um vídeo voltado para a área do ruas, que legal. E queremos parte 2!!!!
Incrível! O cara tá sempre fazendo as perguntas leigas pros biólogos, e traduz pra nós, outros leigos, em forma de desenhos. Sensacional tb. Mas o ruas mostrou q eh mestre tb
Amo quando elees estao errados e o editor corrige eles simultaneamente. NAO DA PRA ACERTAR SEMPRE, SENHORES
Queremos a parte II desse episódio, siiiiiiim!!! Daria um livro, um curso, um tudo isso. Quero!
O melhor é ver todos os 3 criando e se inspirando pra fazer mais piadas criatividade é contagiante
55:35 Tem uma tirinha muuuito antiga do Carlos Ruas, de uns mineradores cavando, quando após procurar, um deles encontra um mineral valisoso, aí o 'coach' deles o apresenta como vencedor dando a entender que foi fácil, mas por trás tem todas aquelas pedras q ñ eram preciosas que ele precisou cavar para encontrar, _tem muito a ver com esse processo de lapidação, e como tb os espectadores tendem a ver o quão genial e pontual é aquele artista, mas não conseguem ver o tanto de "pedras sem valor" que precisou ser desenterrada para aquele resultado final. Muito bom, parabéns 4 elementos, sou fã do trabalho de vcs!!! Obrigado!
Video 2 do processo criativo?!
( ) Sim
(X) Com Certeza
Esse episódio é ótimo por vários aspectos. Fala do processo de criação desenvolvido pelo artista, que não é um simples estalo mágico, mas derivado de muito trabalho e tempo. Fala da opressão do modelo de escola que temos. Teve as dicas valiosas do Carlos Ruas. E muitas outras coisas. Adorei!
Eu estudei em uma escola que a turma variava de 10 até 20 alunos do meu 1o ano 9o ano (6 - 14 anos). A melhor coisa que meus pais fizeram por mim e provavelmente o melhor privilégio que eu tive na minha vida foi ter estudado nessa escola.
Como professor de física eu entro em sala e no primeiro dia eu combino algo com meus alunos, se eles conseguirem resolver algum problema de forma diferente da que eu faço em sala não tem problema desde que a forma seja valida. E digo que isso é sempre bem vindo e que gosto disso pois isso é ser criativo e eu nunca poderia podar a criatividade deles.
Tive sorte na minha vida de ter tido a oportunidade de ter estudado o ensino fundamental em uma escola pequena, com viés construtivista, que permitia conciliar o ensino formal e a criatividade. No ensino médio, a escola era padrão, mas até pela idade, eu e colegas que viemos dessa outra escola conseguimos adaptar a formação em um modelo mais construtivista também, com apoio da diretoria, que nos incentivava a criar e mobilizar o resto da escola. Penso que seria lindo se todos e todas tivessem as mesmas oportunidades
Não me lembro de ter aprendido tanto sobre minha área em um só vídeo! Carlos Ruas SEMPRE foi uma referência e inspiração. Sou fã! Sobre o que vocês falaram sobre provas e métodos em sala de aula, eu dou aula de Adobe Premiére e, sempre que eu vou ensinar algo, eu falo pros meus alunos que há dezenas de maneiras de fazer qualqier coisa e ensino uma maneira difícil e outra fácil e mostro algumas outras, para os alunos entenderem que, às vezes, mais importante que o recurso de última geração, é entender o conceito por trás do que se está fazendo, para que você não fique dependente do software.
Vc deve ser um bom professor! Infelizmente ainda há professores que ensinam somente de um jeito - qdo há outras maneiras de chegar ao mesmo resultado - e ainda punem o aluno qdo não faz do "modo" que ele ensinou. Passei por isso no antigo colegial com um professor de física.
@@vaniawey eu já fui bem ruim e quadrado, mas aprendi, com o tempo, que se ater a apostilas e power points não era ensinar. Mostrar conceitos e alternativas ao invés de engessar os alunos é a chave de vê-los tendo sucesso na vida e (sim, isso é importante pra mim) tê-los como eternos amigos!
Vamos fazer uma analogia, imagine o Emílio em um Fiat 147 a uma velocidade de 3cm por ano, prestes a colidir com um poste, o Emílio será didático e explicar como conseguiu desviar, ou será criativo e colidir com o poste a fim de transformar em uma Ferrari?
"Cumé que é, meirmão?"
Jaquetinha, 2023
"O urânio? O urânio decai em hélio!"
Em uma velocidade de 3 cm ao ano nem vai arranhar o Fiat quando bater no post...
@@MrCorvodatempestade comé que é minha criança?...
22:00 falando desse lance da escola, eu sempre gostei de desenhar, mas me frustrava com a aula de artes... eu lembro do meu caderno de desenho da aula, era só figuras, traços, testes de cores.. aí no meio uma espadachim elfa lutando com um lobo, pq tivemos uma aula livre um dia, q podiamos desenhar o q quiser, rsrs
os 3 juntos é o auge do canal, nao que as outras formacoes nao sejam fenomenais. mas os 3 elementos juntos sao a santissima trindade
Adorei!
Já estou aguardando as próximas partes dessa série sobre criatividade
Me identifico com o Ruas em muitas coisas! Também desenho, sou fã dele há muitos anos, lia na época dos blogs.
Na época de escola eu também ficava entediada e desenhava ou dormia. Mas eu amava matemática, química, física, achava mágico como essas três explicavam o mundo. Meu problema era que eu pegava muito rápido a matéria e a escola nos nivela por baixo. Eu ficava entediada de ter que esperar o resto da turma, sempre tinha médias baixas pq não copiava matéria....
Mas acavei virando guarda municipal em Itanhaém, litoral de SP, pq na época que eu era nova, não tinha dinheiro pra ir td dia pra Santos, que dirá pagar mensalidade de faculdade.
Hoje sou uma quarentona (msm idade do Pirulla), vivendo no Japão, trabalhando em fábrica enquanto ouço os 3 elementos, ou conto pra mim mesma as histórias que eu escrevia enquanto passo horas operando máquinas.
🥲
Mas tá bom, aqui tenho $$$ pra comprar material de arte que não tenho tempo pra usar! 😅
GENTE!!! estava sem energia por aqui graças a privatização do LEITE, só vi agora o vídeo! Emílio te amo, Mila rainha, Pirula tô aprendendo a te amar, Ruas te amo há muitos anos e sim!!! faça o livro!!! comprei a bíblia católica, pacao e de onde viemos e foram os 3 primeiros livros da vida do meu filho! tua linguagem é simples e teus desenhos maravilhosos, poucos traços e muito sentimento, que bom que vcs existem estao juntos e nos ofertam momentos tão maravilhosos! obrigado!
Fiquei muito interessado. Por favor, façam mais vídeo sobre criatividade e seria uma excelente ideia um livro sobre criatividade do Ruas!
Ruas, faz um livro ou curso, muito sensacional o video de hoje, vc tem uma mente incrível
11:05 eu já estava me preparando para falar que Glauber tem relação com o verbo _glauben_, que significa acreditar, ter fé. Parabéns para o editor.
Você tinha muita fé mesmo 😂
Essa conversa foi extremamente inspiradora. Parabéns amigos!
Show de episódio!
Me identifico muito com o Ruas, esse papo é necessário!
Que tenha uma continuação!
É muito legal ver que uma das pessoas mais criativas do pais precisa de muito trabalho para ser criativo.
Sou designer, e juro por mais que tenha visto vários cursos sobre criatividade, nunca vi uma aula tão didática que nem essa de hoje, valeu Ruas
Na faculdade, primeira aula de metodologia de projeto, minha professora passou a história do Eureka de Arquimedes, que é um belo exemplo de como funciona a criatividade.
Que venha a série sobre criatividade, afinal, esse é um tema sem fim hehehe Abraço !!
Esse vídeo ficou ótimo! O Ruas é totalmente fora da casinha e eu adoro isso. Quero parte 2, 3, 4 ...
Quero muito a parte 2, discutir criatividade é muito relevante pra mim. Adorei o episódio.
A reflexão sobre como as crianças perdem a criatividade, como os pais podam e a escola também dá muito assunto! Algumas escolas hoje estão evoluindo nesse quesito, finalmente!!
Ruas, eu imaginei essa tua ideia do sofrimento antecipado como uma tirinha mais ou menos assim, o cara tá lá na rotina dele, e aquele balão tenebroso representando uma pré ocupação maltratando o cara, só que aquele traço que liga o balão até o nosso herói não está direcionado à cabeça dele, e sim ao próximo quadro, e n próximo quadro, de novo,o cara na rotina diária e aquele balão torturante, mas ele leva sempre ao próximo quadro, até que no final ele vê que o problema era uma marolinha!
Sou muito teu fã!
Que venha até a parte 10 desse tema!!!
Estudar e aprender são meus maiores vícios. Felizmente trago isso comigo desde a escola.
E sim, por favor, façam a parte 2.
Eu ainda n tinha visto esse programa, e para mim, como ilustrador, é um dos episódios mais bonitos
Fico feliz que tenha se conectado com o conteúdo, especialmente vindo de um ilustrador. A criatividade tem tantas formas de se manifestar, e é ótimo ver como ela pode inspirar diferentes olhares!
Episódio sensacional, parabéns!!! Que venham mais na mesma temática!
Criatividade divergente x convergente! Isso me pegou demais. Sempre me considerei uma pessoa não criativa, mas sou ótimo em execução. Entendi de uma forma muito fácil o que isso significa agora! Obrigado Charles Street!
Merece segundo vídeo siiim! 😀
Como poeta e licenciando em biologia, esse episódio foi maravilhoso. Obrigado aos três elementos
Sou mãe de Deus! E fã dos 3 elementos. Fantástico o programa e a temática, sempre com muito humor, irreverência e conhecimento. Na expectativa da parte 2!
Lembrou Nicolas Derisi sobre os fins da universidade, na qual a universidade com o ambiente integrador de diversas ciências, segundo o filósofo, cria um ambiente rico devido ao intercâmbio entre os diversos estudos
Ruas, vc vai pirar se for buscar as bases neurobiológicas da criatividade por comportamento animal, cognição, memória e plasticidade
Recomenda alguma coisa aí pra estudar essas paradas! Um site, blog, vídeo, artigo, qualquer coisa kkkk
@@lusvardioficial Boa pedida, mas só consigo lembrar do professor Sidarta Ribeiro, em algum de seus vídeos aqui no youtube ele fala do processo criativo. Quem souber de mais, ajude aqui 😅
Que conversa satisfatória, principalmente porque me identifiquei muito com a história do Ruas. Não aprendi muito ciências da natureza no meu ensino médio por passar as aulas desenhando, e agora estou correndo atrás do prejuízo. Mas é interessante pensar que essa atividade não foi em vão, trabalho e estudo com Design e a criatividade é a minha maior ferramenta de trabalho!
Eu fui diagnosticada como uma pessoa fora da caixa/muito criativa (nível superior), em uma avaliação neuropsicológica. Só quem é assim sabe a dor e a delícia de ser criativo. Sou professora de Arte da rede pública e meu foco de aula é o desenvolvimento da criatividade. Trabalho num sistema engessado que me adoece. Me sinto um peixe fora d'água.
Ficou nuuuuuuito bom esse episódio! Por favor façam um episódio 2, um curso, um livro, estamos sedentos por mais
Ruas, eu gosto de escrever poesia, mas sou insegura na minha capacidade, e adorei, partido de vc referência em criatividade, que também tem a insegurança e precisa mostrar aos seus amigos para obter o respaldo.
Com exceção daquelas que quando eu releio admiro e agradeço a expiração recebida.
Tem uma música do João Nogueira que se chama O Poder da Criação na qual eu me identifico, bate forte❤
Muito bom, Carlos Ruas👏👏👏
Parte 2, por favor. E se algum dia convidarem um neurocientista para o podcast, seria legal ouvir o conhecimento dele também, sobre o tema.
Vocês já são o meu segundo podcast favorito. Só perdem para o Medo e Delírio em Brasilia, inclusive fica ai a dica de convidados ;)
Que maravilhosa conversa capitaneada por nosso queridíssimo Ruas! 🥹
No próximo episódio sobre criatividade, chamem um convidado. Tenho uma sugestão: Pedro Garcia de Moura. Ele tem um podcast chamado EMOÇÃO CRIATIVA e é o criador das páginas Cartier Bressão e Carnavais Artificiais. Vai agregar bastante.
Adorei a dica de "maturar" a ideia. Dá pra fazer um livro massa com mais dicas e talvez exercícios de criatividade, é algo que pode auxiliar muitas pessoas na resolução de problemas do dia-a-dia
Por favor mais vídeos sobre o assunto 😅
Sim Ruas crie esse conteúdo 😊
Episódio muito foda! Eu passei meu ensino médio todo desenhando e sinceramente nem sei como consegui terminar o terceiro ano hauhau, mas algo curioso foi que eu parei de desenhar qdo não precisei mais ir pra escola, e virei guitarrista. Só agora beirando os 40 to voltando a estudar desenho e começando a trabalhar com isso.
Ótimo episódio. Gostaria de mais conteúdos sobre o assunto. Sou fã dos Três Elementos. Voadora no peito do like garantida!
Gostei muito do episódio!!! Quero mais episódios sobre a criatividade, foi demais!!!
Semana passada vi um aluno desenhando na minha aula de física. Na hora lembrei que tem um concurso de ilustrações das OBFEP! Conversei com o aluno e pedi para ele participar. Voltando as aulas depois do carnaval, vou levar o edital do concurso para ele. Física também precisa de muita criatividade.
que episódio incrível
Eu passei por esse processo de ter ideias quando tava começando a desenvolver jogos, tinha que ter uma ideia de jogo por semana, com gêneros diferentes, mecânicas diferentes, etc foi complicado, más cada vez que eu fazia um começava a ter mais ideias depois tive que ir acalmando pq tinha mais ideias do que conseguia fazer kkkkkkkk
Minha mãe trabalhou com alfabetizadora por uns 30 anos. Esse papo me lembrou dela corrigindo provas que algumas vezes ela dava certo numas respostas muito fora da curva, porque muitas vezes a questão dava abertura para vários sentidos.
Precisamos de um novo episódio falando de criatividade e principalmente, com a Camila!
como sou professora de arte na escola, os argumentos do Ruas me foram riquíssimos e me deram uns cliques...esse Ruas é um gênio
Adorei o episódio, as dicas do Ruas foram muito legais, em especial a parte sobre encontrar "o Ouro no meio do Cocô", kkkkk. Eu sempre ouvi que os erros são importantes no processo de tentar alguma coisa, mas com o vídeo de vocês eu tive uma visão bem mais clara do que isso realmente quer dizer ❤
Incrível, estava esperando por esse vídeo ❤ eu me considero bem criativa mas tenho problemas na execução hahah e também já me iludi com a ideia que uma faculdade ou algo formal fosse o único caminho possível. Hoje sei que não, e me sinto mais realizada que nunca. É muito triste perceber que a velocidade acelerada das coisas consegue destruir a criatividade que existe nas pessoas. Ah como eu queria encontrar vocês num bar e bater um papo de boteco! Meu sonho hahaha (esperando pelo vídeo 2) ❤
Por favor, façam parte 2, parte 3, parte 25, livro, curso, explorem mais este assunto, baita vídeo maravilhoso e me fez refletir bastaste sobre a minha formação e o quê foi tirado de mim.
Sobre o pensar como criança lembrei da Cia truks que faz teatro de animação com bonecos e objetos. Os espetáculos são muito criativos e tem um "Isto é coisa de criança" que é uma espécie de oficina que cria junto com o público as cenas.
Quando eu tava na escola, uma professora me repreendeu por pintar uma baleia de laranja. Na época não etendi muito bem o que tava acontecendo. Na escola, até o ensino médio, eu odiava física. Quando entrei na faculdade (fiz design de produto) eu tive um professor de física, que a aula dele era simplesmente ele contando histórias cotidianas onde a física estava presente, ele explicava na prática. Não tinha prova de física, todo mundo ele apresentava um seminário sobre um assunto específico e no final do semestre ele te chamava e fala " Voce apresentou sobre nanotecnologia nos pneus" - Nota 8 ta bom pra você? Ou seja, eu que adora um bar, não saia logo após a chamada, prestava atenção, era instigante. Apresentava o trabalho e a nota era só um detalhe que nem importava tanto. Professor Tomchak era muito massa!
Excelente conteúdo, voto pela continuidade do tema, e aproveito para sugerir que o tema seja abordado à luz da neurodivergência/altas habilidades, já que durante muito tempo nossas habilidades foram esmagadas pela formatação dos pensamentos dentro de padrões, conforme foi citado por vocês.
tb tenho déficit de atenção e cresci muito minada por pensamentos autodestrutivos e com baixa autoestima pq eu nn conseguia me encaixar em lugar nenhum, mt menos na escola. Era aluna mediana, a única coisa q eu fazia ''bem'', era desenhar já q eu nn conseguia aprender nada na escola pq eu sempre ficava pra trás, num ritmo mt diferente, então oq me sobraria no futuro se não isso? Dps do diagnostico minha vida mudou. Infelizmente foi ''tarde'', faculdade já no fim, muito tempo ''desperdiçado'' pq eu real nn conseguia aprender as coisas por nn saber lidar com minha diferença de ritmo e foco, e aí minou minha criatividade artística também... com o diagnostico minha vida virou outra. Infelizmente voltar a desenhar livremente tem sido muito difícil, principalmente sem apoio nenhum de outra pessoa cmg, mas me interessei por vários outros conhecimentos, biologia principalmente, oq me trouxe a esse canal. Eu odiava todas as matérias além de história e geografia, e hj em dia eu to apaixonada por biologia, de alguma forma o peso de ter apenas o desenho como qualidade, sumiu, pq eu me me enxerguei de verdade como uma pessoa capaz de aprender outras coisas
O ruas falando sobre a criatividade da criança, cara, eu só penso em como seria útil q professores de educação infantil ouvissem isso. Só agradeço a parte do ruas q não cresceu: se manteve criativo
Os três elementos vieram pra juntar coisas muito importantes na minha vida. A ciência (sou bióloga a 10 anos) e a arte (também sou artista e trabalho como tatuadora).
E esse vídeo é um dos meus preferidos, sempre venho aqui reassistir. Me sinto acolhida quando o Ruas fala sobre o processo dele desde criança... Tenho déficit de atenção também e apenas agora, com 30 anos, estou conseguindo vencer todos os bloqueios pra conseguir trabalhar com meus desenhos na tatuagem.
Enfim, vcs são incríveis!!
Meu sonho poder sentar pra conversar pessoalmente com vcs kkkkkk
Quero parte 2 AF
Vocês são incríveis!!! Mais mais mais
Fantástico esse episódio!! Façam mais!! ❤️
Siiiimmmm para parte 2 3 4 ....
Eu tive a sorte de crescer em um ambiente que era bem receptivo aos meus questionamentos criativos... mas meu irmão sofreu bem... o tdah dele é bem mais forte...
Mas foi um ótimo vídeo! Façam mais!!!
Esse vídeo foi muito bom. Acrescentou muito. Quero a parte 2
Caramba, o Ruas falando sobre como as crianças testam as coisas antes de terem certezas das coisas casou muito com o video que o Gaveta postou hoje sobre Pobres Criaturas.
Parabéns pelo vídeo!
Vale a pena mais vídeos sobre o tema e seria muito interessante um livro do Ruas sobre o tema.
Esse aspecto de aceleramento e falta de lentidão, o tão falado ócio dos filósofos da antiguidade, tem também sido um tema de discussão no campo da filosofia da ciência. Filósofos como o Carlos Ulisses Moulines, por exemplo, defendem que a necessidade de muita produção, com métricas e prazos apertados, tem atravancado o desenvolvimento científico. Tem diversos outros, que propõe que certas dificuldades da ciência não se originam da complexidade e quantidade de informações, mas da falta de tempo e o excesso de especialização que vai minando a criatividade do cientista.
Tudo de bom a todos!
Parte II, por favor. Amei o assunto e a discussão envolvida, precisamos da arte e desse exercício da criatividade para não morrermos da verdade, parafraseando Nietzsche.
Adorei ❤ Podem fazer parte II e/ou tirinhas
Como sempre um excelente vídeo!
Amei o tema já fizeram as outras partes ? 😗
Como sempre foram excelentes nas discussões... merece parte 2 com certeza e acrescentaria a criatividade na pesquisa científica sua importância e seus empecilhos tbm... minha única observação é o cuidado nas falas sobre criatividade e escola, como vcs falaram são muitos fatores que influenciam no processo, e falando como professora de Ciências aqui, acreditem nós tentamos muiiito não cortar a criatividade e até incentivar mas não é tão simples assim... minha sugestão ao abordar esses assuntos claro é citar o problema mas apontar caminhos... pq não um curso/livro voltado para os professores sobre criatividade? (Muitos de nós também não possui repertório), ou o quanto o convívio/incentivo familiar pesa muiiito no processo de formação dessas crianças... estudar é maravilhoso, aprender é incrível (biologia principalmente hehe) e vcs estão fazendo um ótimo trabalho e trazendo muitas reflexões por aqui...continuem ❤
eu acharia muito interessante um livro sobre esse assunto!!
Muito top , continue assim sucesso a todos