MARCELO BARBOSA critica GIBSON e os Fãs não PERDOARAM

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 1.4K

  • @MarceloBarbosagtr
    @MarceloBarbosagtr ปีที่แล้ว +1335

    Ligeiro demais vc! Kkkkkkk

    • @alessandrooliveira497
      @alessandrooliveira497 ปีที่แล้ว +162

      Mais rápido que afinar Les Paul 😂

    • @Fredtamburi
      @Fredtamburi ปีที่แล้ว +8

      Hahahahahahahaha tmj Mestre #TeamAlabama

    • @brunobassotto
      @brunobassotto ปีที่แล้ว +10

      Já tive LP mas não curti

    • @romisonfreitas3543
      @romisonfreitas3543 ปีที่แล้ว +14

      Não tão ligeiro na Les Paul kkkkkk

    • @gabrielrocha9466
      @gabrielrocha9466 ปีที่แล้ว +8

      Certeza que ele tava organizado pra fazer algum vídeo. E viu a treta 😂😂😂😂 não tem outra explicação. 😂😂😂

  • @paulooliveira1404
    @paulooliveira1404 ปีที่แล้ว +207

    é incrível o esforço mental que dois mestres, professores, mega profissionais e super técnicos na guitarra tem que fazer pra explicar coisas factuais (realidades) pra um monte de gente metida a entendida, simplesmente porque nos dias de hoje, independentemente se você tem propriedade pra falar sobre algo ou não, falar a verdade se tornou um "ato pejorativo". Que tempo bosta que vivemos!!

    • @FernandoOC1984
      @FernandoOC1984 ปีที่แล้ว +9

      Concordo. Hoje se perde muito tempo pra tentar explicar o óbvio. Eu disse tentar pois, na maioria das vezes temos que concordar que a grama é azul pra não nos desgastarmos demais. O rapaz usando exemplos dos clássicos gravados por Les Paul pra tentar refutar o Marcelo é um exemplo desse desgaste.

    • @alexi4809
      @alexi4809 ปีที่แล้ว +9

      100% Faboyzismo....
      Já tinha visto algo parecido envolvendo artistas, bandas e videogames (guerra eterna PS vs Xbox). Agora temos grupos que querem defender com unhas e dentes suas marcas e modelos de guitarras de coração, esse mundo jaz na idiotice..

    • @reversidegames8434
      @reversidegames8434 ปีที่แล้ว +2

      Perfeito.

    • @alexi4809
      @alexi4809 ปีที่แล้ว +1

      @@reversidegames8434 "não fale mal da minha Les Paul!!!"
      Kkkkkkkkk 🤣

    • @maupric
      @maupric ปีที่แล้ว +1

      Não meu amigo, tempo bosta é quando a gente só tinha TV com uma meia dúzia de canais passando a mesma porcariada junto com aquele monte de comerciais mentirosos pra engolir. Agora nós temos o mundo sob os nossos dedos pra curtir e opinar a vontade, seja rico, pobre, profissional, amador, etc...podemos expressar a nossa opinião independente de estarmos certo ou errado.

  • @rafatognin
    @rafatognin ปีที่แล้ว +41

    Cara, eu tinha uma Ibanez, e troquei numa Les Paul por conta do timbre e da pegada, como o rapaz falou num comentário, também gosto do braço mais gordo. Mas as 'dificuldades' que o Marcelo e o Maurício colocaram são reais, não tem como negar. E nunca fui técnico... Acho que o que pegou é que a galera leva pro pessoal, pro gosto e tals...
    Detalhe: "LP é pra tocar rock e não Angra" -> como fica o Rafael Bitencourt, guitarrista do >Angra< e que sempre usou LP ? o_O

    • @manoelnt0
      @manoelnt0 ปีที่แล้ว

      Kkkkk é que o Bittencourt....

    • @guimaraessdesign
      @guimaraessdesign ปีที่แล้ว +1

      O Rafa toca mais ritmo né!? Talvez por isso não sinta tanto problema e quando toca solos e tudo mais troca de guitarra.

    • @Victor.H17
      @Victor.H17 ปีที่แล้ว

      Mas mano, em relação a praticidade pra desempenhar técnica a strato nesse caso é bem melhor, a les paul é uma guitarra linda, mas eu preso muito pelo conforto, então prefiro a strato ou a SG

  • @heavensplitter
    @heavensplitter ปีที่แล้ว +110

    Eu sempre quis ter uma LesPaul quando criança, meus pais me deram uma Stratocaster Strinberg, pra quem tá aprendendo é mais do que bom. Fiquei sem tocar por muito tempo e 10 anos depois (com 19 anos) eu pedi um cubo de aniversário, para voltar a tocar na minha Stratocaster e dessa vez aprender de verdade, toquei por dois anos e evolui exponencialmente, até que decidi que estava na hora de evoluir de equipamento, já que minhas habilidades também evoluiram, e eu queria uma LesPaul, vi um modelo Sunburst classico no Guitar Shop que eu frequento e era exatamente a que eu queria, sentei no sofá da loja, peguei a guitarra no colo, como se fosse um momento mágico e aí eu percebi que ERA A COISA MAIS DESCONFORTÁVEL DA MINHA VIDA, nunca me senti tão estranho com uma guitarra no colo, até que pra tocar em pé não faz diferença, mas para praticar o formato da guitarra e a ação naturalmente alta faz com que você sinta que a guitarra ta lutando contra você. Até que o Luthier pegou uma Superstrato da Yamaha LINDA e é a melhor guitarra que já toquei na minha vida, paguei um preço legal e anos depois, pesquisando, descobri que ela é uma edição super limitada que foi vendida só no Japão. No fim o que importa é você pegar uma Guitarra que te faz querer tocar mais, mas com certeza existem modelos que facilitam certas atividades.

    • @ricardovieira413
      @ricardovieira413 ปีที่แล้ว +3

      Eu tenho uma tagima e n troco por nada, é como vc disse, vocr pega a guitarra e sente a diferença

    • @ricardoteixeiracosta1439
      @ricardoteixeiracosta1439 ปีที่แล้ว +1

      Que legal o teu relato!😅

    • @DiegoRodrigues-li3eh
      @DiegoRodrigues-li3eh ปีที่แล้ว +1

      Mano , mas tbm né, LP da strimberg não é boa mesmo não

    • @botecodozehbeudo7000
      @botecodozehbeudo7000 ปีที่แล้ว +5

      bicho . . é um bagulho mt de gosto msm pq parece q a les paul me veste . . . noss com eu me sinto confortável c ela . .

    • @GaBeSBR
      @GaBeSBR ปีที่แล้ว +2

      Les Paul é Gibson... Desculpe. É uma guitarra muito complicada de se imitar. Muitos detalhes, madeira tem de ser impecável. Senão é isso mesmo, apenas uma guitarra desconfortável.

  • @ZZZBeats
    @ZZZBeats ปีที่แล้ว +18

    Acredito que tem a ver com o gosto e também com a forma e "costume" que se aprende a tocar. Acredito também que pra certos estilos como Blues, Jazz e Rock Alternativo e etc, a Les Paul é uma excelente opção. Porém, cada um se encontra de maneira própria e define à estilo seu gosto pessoal. Mas, é inegável que a Les Paul é uma excelente e lendária guitarra. Salve, Maurício!

  • @pereiragoleiro12
    @pereiragoleiro12 ปีที่แล้ว +8

    Minha primeira e única guitarra até hj é uma LP, eu amo o timbre dela e e confesso q depois de tantos ela tem um significado sentimental pra mim. Mas todos os apontamentos do Marcelo estão 100% corretos, principalmente o peso da guitarra, já toquei dias inteiros em retiros da igreja com ela, foi sofrido, mas ainda amo ela

  • @pepezoomba
    @pepezoomba ปีที่แล้ว +16

    É muito simples: é uma questão de paixão. Quando cresces a ver os teus heróis a tocar um modelo, sonhas ter esse modelo um dia. E se não vais ser um virtuoso, isso são micro-questões. No meu caso, sou baixista e sempre quis ter um P-Bass. Tenho vários outros mais leves, mais confortáveis e até alguns com o timbre mais equilibrado, mas aquele quando piso o palco com aquele Precision, a moral está logo lá em cima! Claro que não consigo fazer as técnicas do John Myung, (nem nesse, nem noutro quaquer) mas rock é rock e o que interessa é ter prazer em tocar e ficar satisfeito com o conjunto. Abraço!

    • @ricka4958
      @ricka4958 ปีที่แล้ว +1

      Paixão e gosto é algo pessoal mesmo, porém gostar de algo não faz aquilo não ter pontos negativos.

  • @paulogp4629
    @paulogp4629 ปีที่แล้ว +4

    Que legal, man! Você leu meu comentário hehehe
    Les Pauls são lindas demais. Hoje tenho uma Epiphone LP Custom branca/creme maravilhosa de linda... MAS, afirmo com toda convicção do universo que o modelo NÃO foi pensado para oferecer conforto. Até mesmo a Stratocaster e a SG possuem "correções" nos cortes da madeira para evitar certos desconfortos que a LP (e as Telecaster) causa.
    Sem falar no peso. Já tive uma LP Standard de 4.950 Kg. Acordei com dor no ombro após a primeira gig de 1 (UMA) hora e não entendia que dor maldita era aquela kkkk. Mas com o tempo o corpo se acostuma. É igual academia kkkk
    Eu ME AMARRO na posição da chave seletora das LPs.
    Não senti o tal desequilíbrio entre corpo x braço, citado pelo Marcelo. As SG, SIM, são desequilibradas (já tive duas). O braço é mais pesado que o corpo. Isso não ocorria nas LPs que tive.
    ...
    Quem não suporta ouvir os fatos a respeito do design da LP precisa experimentar outras guitarras ou ser mais honesto na avaliação.
    Coisa horrível é ver gente quase partindo para a ofensa no insta do Marcelo.
    #paz

  • @marcio4629
    @marcio4629 ปีที่แล้ว +3

    Muito da hora a forma que o Alabama coloca sua opinião sem críticar o instrumento e nem ofender quem curte também, sucesso mano Deus abençoe.

  • @psoliveira95
    @psoliveira95 ปีที่แล้ว +5

    Vc falou sobre a corda G... Eu juro que sempre achei que minhas LP tinham problemas com essa corda por conta da minha regulagem de cordas.
    Enfim... já faz um tempo que sinto vontade de usar outras guitarras, não só por conta dessas coisas citadas pelo Marcelo mas também por conta da sonoridade.

    • @psoliveira95
      @psoliveira95 ปีที่แล้ว +1

      @@takebimeasy Nunca tinha pensado nesta hipótese e achei muito interessante, vou até estudar um pouco mais sobre o assunto.

  • @alexandrebug7580
    @alexandrebug7580 ปีที่แล้ว +27

    Sou "strateiro" mas sempre tive vontade de ter uma LP. Comprei uma da Earth Music há uns 6 meses pra tocar Hard rock. Levei ao luthier pra regular e dar uma moral nos trastes. Me adaptei muito rápido a ela. É vIciante. A Strato tá encostada, pelo menos por enquanto...

    • @Gollunsss
      @Gollunsss ปีที่แล้ว +2

      A Strato tem sua hora. Não desfaça dela. Para rock clássico e progressivo, não tem melhor! :D

    • @ruanfelipecardosodutra9089
      @ruanfelipecardosodutra9089 ปีที่แล้ว +1

      ´´e pq ´´e nova kkk, a strato vai voltar vai por mim kkkkk a LP tem um grande problema de equilibrio, fica pendenddo na cinta. mas o timbre gordo justifica kkkk

    • @alexandrebug7580
      @alexandrebug7580 ปีที่แล้ว +1

      @@Gollunsss Desfazer dela, jamais...É uma Fender American Standard, simplezinha, mas curto muito...a LP só chegou pra completar o setup...

    • @alexandrebug7580
      @alexandrebug7580 ปีที่แล้ว

      @@ruanfelipecardosodutra9089 Volta mesmo, até pq sou sideman, toco estilos musicais diferentes e a Strato me atende bem em 90% das GIGs.

  • @plantaoimobiliario9870
    @plantaoimobiliario9870 ปีที่แล้ว +6

    Igual comentei lá: questão de costume, eu comecei com Les Paul, toquei mais de 10 anos con 3 modelos, e as mesmas dificuldades que ele destacou como posição da chave, knob, etc... São as mesmas que eu tenho com a Strato, não me acostumei ainda, apos 5 anos, com isso, aliás ele fala sobre o peso dela, realmente ela é mais pesada, porém até hoje não me acostumei com Strato porque acho que ELA é leve demais.
    Já na óptica dele, ele toca metal(Heavy, power, etc...) E normalmente em metal voce além do solo tem muito mais base pra fazer, e em metal você precisa d3 uma base mais estridente, então o esquema SSS, é mais indicado.
    O único ponto de convergência entre a opinião do Marcelo e a minha, é referente ao headstock, realmente eu vejo muitos casos em que comentam que Les Paul quebra fácil essa parte, eu nunca tive isso com as minhas, mas tem vários casos.
    No mais vai do guitarrista, o so que o cara quer fazer, etc

  • @pedroamorim7109
    @pedroamorim7109 ปีที่แล้ว +15

    Tenho uma lesspaul por causa do slash (comecei a tocar inspirado nele).
    Me apaixonei pelo som e não troco por nenhuma outra, mas por ter experiência com ela eu digo sim que é bem pesada e a corda G disafina demais mesmo kkkkkk.
    Hoje estou mega acostumado com ela e me sinto estranho com outras.

  • @julianoborchal2860
    @julianoborchal2860 ปีที่แล้ว +21

    Eu sempre achei o som da Les Paul muito lindo, o modelo é muito bonito também... Eu tive uma bem veinha... cheguei a sonhar com aquela Les Paul de 1960 de U$100k... kkk mas, conforme fui aprendendo a tocar em grupo, aprendendo técnicas, etc, comecei a sentir falta de sons mais agudos ou mais versáteis e deixei ela pra trás... Outro fator foi o econômico, geralmente eram mais caras... inclusive, eu peguei uma falsa aversão a stratocasters porque minhas primeiras guitarras tinham humbuckers... Aí o tonto timbrava a zoom G1 com humbucker e queria que saisse sons bons coom uma strato sem ajustar... Kkk . Até fiz um "frankstein" uma vez com uma strato Gianinni das "amigas" Casas Bahia... Kkkkk Depois de muitos anos tocando, comprei uma supertrato com sistema de split, consegui uns timbres que amei e me inspirou a comprar um strato e me fez gostar do timbre "estalado" que é impossível numa Les Paul...
    RESUMO: Les Paul é bonita e tem timbre único e muito bonito, mas é cara, não é ergonômica, pesa demais e não é versátil.

    • @augustocandido254
      @augustocandido254 ปีที่แล้ว +1

      As guitarras strato são mais versáteis,bom,eu acho.

  • @gustavoantunesgaspar5004
    @gustavoantunesgaspar5004 ปีที่แล้ว +10

    Eu sempre toquei com uma les paul, foi basicamente uma escola pra mim pq eu aprendi tudo nela. Aprendi a tocar algumas do gary moore nela, metallica e até msm polyphia. Hoje em dia estou mais chegado em tocar na minha jazzmaster, mas sempre q eu tenho q tocar em alguma coisa nova ou ter o som q eu mais me sinto em casa sempre volto pra les paul. A minha Les paul é da vogga e a jazzmaster da tagima, o braço das duas são bem parecidas em grossura por uma preferencia minha por eu não suportar um braço fino na hora de tocar, simplesmente não me desce. Eu vim do violão clássico (toco muito samba e choro)e o braço de um violão de nylon é maior q de todas as guitarras q eu ja toquei, toda guitarra pra mim é fina. Eu acho q é questão tanto de gosto como de costume e são preferencias que levam muito em conta o peso da guitarra, estética e o timbre. E eu achei a opinião dele super válida, fez sentido.

    • @darkhunterc7
      @darkhunterc7 ปีที่แล้ว +2

      Presencio esse problema em outros tipo de assunto que não sejam música ou equipamento de música...
      Se falar "contras" de coisas que pessoas gostam, elas geralmente não estão nem aí com o que ta falando, do tipo:
      "AHHHHH TA FALANDO M3RDA DO QUE EU TENHO AHHHHHHHHHH"
      e aí a cabecinha deles fechadas M0rre aí...
      É complicado... pessoal da internet ta muito na base do 8 ou 80...
      Eu não sou ninguém, e eu acho o som de Strato Fender ou single coil muito ruim, som estalado demais, muito ríspido. Não coloco nos meus trabalhos de jeito nenhum, mas respeito quem curte.... Ahhh se eu fosse alguém, iriam vir me rechassar muito depois disso....

  • @GuitarrasDeElite
    @GuitarrasDeElite ปีที่แล้ว +5

    Tem uma Gibson Les Paul modelo "Nighthawk" que é simples perfeita.
    O seletor de captadores é embaixo, como as strato. Braço rápido e corpo leve.
    Algumas vêm até com Floyd Rose.

    • @ThyagoTrajanodeAzevedo
      @ThyagoTrajanodeAzevedo ปีที่แล้ว +1

      Bora fazer um rolo!? Numa Schecter Hellraiser Deluxe EMG/Floyd Rose original..

    • @GuitarrasDeElite
      @GuitarrasDeElite ปีที่แล้ว

      @@ThyagoTrajanodeAzevedo rsrsrs... Não tenho essa guita, infelizmente.
      Eu escrevi "tem..." no sentido de "existir no mercado".

    • @tninelives
      @tninelives 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@ThyagoTrajanodeAzevedotem uma dessas pra vender no marketplace do Facebook

  • @TvOlhar
    @TvOlhar ปีที่แล้ว +5

    Olá, já tive umas 10 guitarras. Atualmente eu tenho uma Les Paul, uma Strato e uma Tele. E por mais que eu sempre tenha desejado uma única guitarra que satisfizesse minhas 'viagens', só agora descobri que isso é meio impossível e que cada guitarra tem sonoridade e utilização específicas. Eu sempre impliquei com o som da Gibson, que achava meio 'pastoso', até que recentemente comprei uma Les Paul de outra marca e estou gostando bastante. To gostando até da posição da chave. Como parei de fazer musculação está sendo bom para o meu bíceps que ela pese 2 toneladas. É puro mogno. Na escala, madrepérola de verdade. Comprei ela toda quebrada por 200 reais e fui consertando aos poucos. Estou gostando dos humbuckers antigos dela, acho que são japoneses ou coreanos. Pelo o que pesquisei essa Les Paul é das primeiríssimas safras da Shelter. Minha strato é antiga também, da Tagima. E minha telecaster é Fender 50's. To curtindo a minha lespa. Só falta agora re-comprar outras que já tive: SG Gibson, Kramer strato e Teisco semiacústica. Aí não vai ter desculpa kk vou ter que aprender a tocar de verdade!!!

    • @mrr-305
      @mrr-305 ปีที่แล้ว +1

      Bem avaliada a parte do peso! Kkkk eu tenho que fazer treinamento específico na academia pra lombar pra poder aguentar a minha, uma hora direto ali com ela já vira teste de força e resistência!😂 A minha é uma LP SX.

  • @andersonkbitt
    @andersonkbitt ปีที่แล้ว +5

    Minha primeira foi uma LP SX> essa do perfil... tenho Tele, Strato.. mas eu amo ela... inclusive dei uns up nelas e botei na ativa de novo!

  • @rafaelsilveirasantos9972
    @rafaelsilveirasantos9972 8 หลายเดือนก่อน

    @ Alabama, tenho uma LP e a chave seletora e junto com os botões de volume e ton, basta saber escolher a marca.

  • @alvarotorres8065
    @alvarotorres8065 ปีที่แล้ว +3

    Nunca tive o prazer de usar uma LesPaul da Guibson mas a que usei da Golden era pesada sim , tocando por algumas horas tipo 2:30 hr tocando dava uma espécie de câimbra no pescoço e isso doía legal mesmo e nunca senti isso usando a strato por exemplo!

  • @samuelbr7779
    @samuelbr7779 หลายเดือนก่อน +1

    Estou querendo aprender a tocar guitarra. Gosto do modelo les Paul, acho o som bonito e bonita também. Vi um vídeo de gretsch e achei top.

  • @geangibaguitaroficial3162
    @geangibaguitaroficial3162 ปีที่แล้ว +9

    Eu tenho uma lespaul a pouco tempo, sempre usei strato e superstrato, essa minha foi modificada colocando a chave seletora ao lado dos knobs e no lugar dela encima ficou o botao de silenciar os caps parecido com o q o buckthead usa, facilitou mt, so falta eu aprender tocar agorak kkkkkkkkkk video top dmais mestre

    • @Gustavo_gns
      @Gustavo_gns ปีที่แล้ว +1

      grava um video tocando com ela

    • @geangibaguitaroficial3162
      @geangibaguitaroficial3162 ปีที่แล้ว

      @@Gustavo_gns ate gravaria, ms nao sou nem meia boca, mt menos virtuoso kkkkkk ate tem alguns no meu canal com ela ms td coisa basica da basica e cheia d erros kkkk

  • @mateuszenato
    @mateuszenato ปีที่แล้ว +4

    Eu tive uma epiphone SG que era muito leve e ok de tocar.
    O que diferencia o timbre das lespaul em geral é a escala ser menor, quase igual a uma strato meio tom abaixo, que torna o som com menos tensão e mais suave para quem canta. Outro ponto é que utilizam captadores de alnico, que favorece a caracteristica do som que cinhecemos destas guitarras. Ja a maioria das guitarras de loja vem com captadores padrão de imã cerâmico, som mais hard, medio ganho e etc. Dai sempre temos a nocao que t9das soam iguais e as Lespaul tem som muito diferente.
    Usei tagima T zero muito tempo e hoje para brincar tenho uma Tagima K2, que são mais confortáveis para meu uso pessoal, a ideia é por cap malagoli e ser feliz haha.

  • @yanrocker_
    @yanrocker_ ปีที่แล้ว +3

    Já tive Strato, Les Paul e uma Tele, mas de todas estas a Strato foi a que mais me agradou em questão de conforto (formato do braço e ergonomia do corpo), tocando em pé ou sentado.
    Gosto não há como discutir, mas conforto é meio que padrão pra todo mundo.

  • @ndsheahmund4500
    @ndsheahmund4500 ปีที่แล้ว +2

    Po professor, não quero dizer meu nome, mas estudava violão a 9 anos e guitarra a 8, a dois meses (indo para três no próximo dia 13), sofri um acidente e perdi a falange digital do indicador e polegar da mão direita, hoje não sinto mais vontade nem amor ao instrumento, não sei se é por raiva ou medo, obviamente não terei a mesma precisão que antes, mas dói muito olhar meus instrumentos.
    Infelizmente não tenho mais motivação ao instrumento, isso é apenas um desabafo…
    Adorei o seu vídeo, fique com Deus, continue sempre e nunca deixe de tocar

    • @pauloandre674
      @pauloandre674 9 หลายเดือนก่อน

      sinto muito!

  • @deividhenrique9175
    @deividhenrique9175 ปีที่แล้ว +3

    Acho que depende do gênero que o guitarrista pretende tocar, vejo em muitos estilos diferentes o pessoal usando les paul e eu tenho um certo apreço por essa guitarra! Mas quando se trata de um estilo mais tecnico, melódico ( como o estilo do marcelo ), essa decisão de ergonomia é essencial mesmo. Vai da paixão pelo instrumento, achar adequado para seu dia a dia como musico!

  • @caiohenrique9705
    @caiohenrique9705 10 หลายเดือนก่อน

    Minha primeira guitarra foi uma LP, acho que me atrapalhou demais começar por ela, tudo era extremamente difícil e eu fiquei frustrado, hoje em dia nao tenho mais guitarra justamente por isso, to estudando e trabalhando pra ter condições de comprar uma guita pra voltar a tocar e começar do jeito certo agora.

  • @matheuscordeiroGTR
    @matheuscordeiroGTR ปีที่แล้ว +9

    Não tem nada mais rock n' roll do que um Mi Maior abertão numa LP plugada num Marshall
    Tenho uma Gibson, comprei pelo sonho de ter uma Gibson, tive Epiphone e SX , todas LP.
    O quanto a Gibson aceita regulagem melhor que as outras LP que toquei é impressionante.
    Por isso, achei ela extremamente confortável para meu tipo de play. Fácil de afinar bends, vibratos eternos e o som dos classic 57 é delicioso.
    Desafina? Óbvio, mas toda minha referência musical usou esse instrumento. Page, Moore, Slash, Clapton, Sambora. No Brasil, minhas maiores referências tiram sons absurdos de LP, como o Ozielzinho e o Ricardinho Marins.
    Resumindo, O som que toca na minha cabeça soa Les Paul.
    Então, pra mim, essas 'imperfeições' dela que o Barbosa citou são as caracteristicas que a torna perfeita (exceto o peso, minha hernia de disco sofre).
    Pra mim não adianta nada ter uma Luke, Ibanez, Suhr, Tom Anderson, ou qualquer coisa com afinação perfeita, braço reto, ponte que modula em 18 notas diferentes, se minha palhetada vai ser suja como se eu estivesse tocando numa LP.

  • @victorribeiro2431
    @victorribeiro2431 ปีที่แล้ว +1

    A ideia que eu tenho de "LP" perfeita é a LTD/ESP eclipse. Por simplesmente corrigir algumas questões como braço de perfil moderno e ser um pouco mais leve que a LP da G. Vale a pena conferir

  • @fredericokochem2184
    @fredericokochem2184 ปีที่แล้ว +15

    Curto demais a "Lespa*, o timbre é absurdo .. Acho que a questão é o estilo de música que vai tocar .. Gosto muito de semiacustica também.... São estilos diferentes, vai do "play" de cada um! Abraço Alabama.

  • @trrafaelams
    @trrafaelams ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho uma SX Les Paul e uma Tagima T635 (Strato) e realmente a ergonomia, peso, distância entre cordas da strato é bem mais confortável de tocar. O que eu gosto muito da Les Paul é que o timbre dela é muito encorpado, e não é só pelo fato dos humbuckers contra singles, o proprio peso e madeira maciça do corpo da guitarra ajudam muito no timbre.
    Eu acostumei com ambas, mais quando troca de uma pra outra é notavel a diferença de ergonomia mesmo

  • @topcenas1988
    @topcenas1988 ปีที่แล้ว +6

    Tenho uma Strato da Tagima e peguei uma Les Paul da Michael 750, pra fazer um projeto...Guitarra leve e braço mais confortável do que muita Gibson, cada guitarra tem a sua proposta, gosto das duas!

  • @lordvascoles
    @lordvascoles ปีที่แล้ว +3

    LP foi a melhor guitarra que já tive, extremamente versátil. Vai de cada um, é questão de gosto mesmo, pois nunca tive dificuldade em executar qualquer tipo de estilo nela. É claro que ela não será propícia para alguns estilos, mas vai do cara adaptar ou que escolha outro modelo. Eu adoro a LP

  • @franciscoprofessorx6963
    @franciscoprofessorx6963 ปีที่แล้ว +2

    A Gibson LP era meu sonho de consumo (realizado).
    Antes de comprar a LP, eu já estava numa vibe de comprar guitas de luthier. Eu já conhecia todos os "problemas", mas comprei mesmo assim.
    Lembro do q falei qdo toquei o 1o acorde com a LP, clean: "Puts! Tem som do Rock'&'Roll!"
    Hoje tenho Tele, Strato, Superstrato, Lp e Tin Can. Diversas pontes, braços, cutways, etc. Cada uma com sua personalidade.
    Vejo cada uma como alternativas para diferentes situações. Por isso não me desfaço.

  • @jackson9722
    @jackson9722 ปีที่แล้ว

    Tenho uma epiphone vintage e uma tagima strato modelo woodstock, acho a strato melhor pra tocar músicas com um som mais limpo, se for pra tocar com distorção a les paul fica bem melhor

  • @rahiancorrea3596
    @rahiancorrea3596 ปีที่แล้ว +6

    Eu tenho Ibanez, tenho Stratocaster, Telecaster... E tenho uma Epiphone Custom Zakk Wylde... Gosto de todas elas... Mas é impossível eu negar que sinto uma "Dificuldade" q mais tocando de LP. Sempre amei o modelo, e nao pretendo me desfazer da minha... Mas acho w Opinião do Marcello super de boa. Normalmente eu optp em tocar com a Stratocaster ou Telecaster.

  • @Zevital65
    @Zevital65 ปีที่แล้ว

    Sou iniciante tenho uma strato pra estudar pela levesa e ergonomia e adquiri recentemente uma les paul que era meu sonho de consumo pela beleza e o timbre encorpado

  • @andregomes777
    @andregomes777 ปีที่แล้ว +7

    Já tive uma les Paul com certeza é linda mesmo mais era pesada demais e dava até câimbra no polegar 😂
    hoje tenho uma Jackson e é muito boa 👍🏻

    • @xandealbuquerque
      @xandealbuquerque ปีที่แล้ว +1

      poxa cara,me identifiquei com a câimbra no polegar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @edsonaalmeida
    @edsonaalmeida ปีที่แล้ว +1

    Tenho uma strato da yamaha, mas atualmente estou tocando com uma LP da Benson, sinto algumas limitações nela sim, exemplo e a falta do tremolo na ponte, porém vai depender de suas aplicações. O timbre encorpado é característico e gostoso de ouvir. Atualmente ja tem LP com chave de captação na parte de baixo praa facilitar o acesso. Particularmente eu acho uma guitarra muito estilosa.

  • @JonathanRobertoo
    @JonathanRobertoo ปีที่แล้ว +7

    Na minha opinião é o modelo mais lindo em questão de estilo e o timbre é animal. Tenho uma e confesso que não é a mais versátil, é pesada pra tocar muito tempo, então por vezes uso minha Stratocaster e tô na busca de uma Telecaster, mas o som da Les Paul é único e inigualável.

  • @EduardoFBueno-be2fb
    @EduardoFBueno-be2fb ปีที่แล้ว +2

    Já toquei e tive guitarra de tudo quanto é modelo. Atualmente tenho uma Epiphone Les Paul Custom que eu customizei e estou com uma Washburn N2 também tunada.
    Das duas obviamente a N2 é muito mais ergonômica e confortável, consigo tocar arpejos em sextinas que na Les Paul, de fato, é mais difícil, mas não é impossível também. Como eu toco com a lespa há mais de 10 anos, eu já me acostumei. Como o meu estilo de tocar é mais para o lado do blues, com bastante bends e uma palhetada com mais pegada, eu acho a lespaul ótima. Depois de experimentar praticamente todo tipo de guitarra eu cheguei à conclusão que é uma questão de gosto (pelo timbre e pegada do instrumento) e adaptação. Ainda bem que eu me adapto facilmente com qualquer guitarra, mas entendo quem não consiga ou não quer pagar esse preço.

  • @leolorente6622
    @leolorente6622 ปีที่แล้ว +3

    Eu adoro o timbre da Les Paul. Por conta disso, curto demais tocar com ela. Minha sol não desafina (modelo Vintage, não Gibson), mas confesso que o bagulho da chave incomoda mesmo. Já em questão de timbre, meu amigo, que guitarra fda

    • @diegotgadelha
      @diegotgadelha ปีที่แล้ว

      Tenho 4 lesn Pauls da Gibson e acho esse lance da corda Sol uma frescura. É de fato a corda que mais desafina, mas longe de ser um problema pois ainda sim segura bem.

  • @flaviosouto1
    @flaviosouto1 ปีที่แล้ว

    Moro em Brasília DF,
    Marcelo Barbosa é mito aqui ❤😊
    Ele só expôs sua opinião.

  • @WalkerHenrick
    @WalkerHenrick ปีที่แล้ว +7

    Eu aprendi e sempre toquei em Les Paul e Telecaster's. A Les Paul tem um som lindo, aveludado, mais encorpado, mas é sim desconfortavel...

    • @leandromatias86
      @leandromatias86 ปีที่แล้ว

      depende do modelo... Tenho uma Gibson LP Standard 60's . Essa tem um braço fino e bem mais confortável e olha q eu tenho mão pequena.

  • @claudiogalveas7230
    @claudiogalveas7230 ปีที่แล้ว +1

    Alabama, excelente explanação da sua parte, irmão....dinâmica e ergonometria...a parada é treino, prática, insistência...como tudo que envolve a prática de instrumentos...metam a cara e terão sucesso....

  • @manoelmartins4827
    @manoelmartins4827 5 หลายเดือนก่อน

    A questão do peso é a única coisa que em alguns momentos pode ser meio incômodo para mim, nesse momento caio na SG, mas para a forma que eu toco, nada melhor que as Gibson Les Paul. Não me agrada virtuose, então toda essa parte de velocidade na mão esquerda , etc não é algo que afete muito o meu universo. Em compensação, a ergonomia que me proporciona uma gibson les paul para a mão direita, nunca encontrei em outra guitarra. Já tive superstrato e king V Jackson, Ibanez, até uma fender stratocaster que tb nunca me acostumei. Os riff parecem não fluirem da forma que fluem quando toco numa Les Paul. A impressão que tenho é que tenho que me esforçar para não me perder em algo que na LP sai de forma automática. Quanto a questão da quina, quando uso ela sentado realmente pega, mas eu nunca toco sentado mesmo... logo, Não troco minhas Les Paul (ou minha Sgzinha para os momentos de cansaço) por nada! HEhEHEHHEe

  • @Danyel7rock7
    @Danyel7rock7 ปีที่แล้ว +4

    Tenho 2 modelo Les Paul. Uma Epiphone AFD, que a chave de seleção de captadores fica na parte de baixo e uma LP da Golden, que troquei os captadores e instalei Push/Pull... Tem gente que não curte LP, eu não curto Strato... Meu sonho é tem uma LP da Gibson. Sempre fui fã de Les Paul. Cada instrumento tem suas características, há quem goste e há quem não goste.

    • @marinhoou
      @marinhoou ปีที่แล้ว

      Exatamente, e o povo fala de técnica, mas tudo bem até entendo, mas tudo vai de esforço... Já vimos o quão Slash já tocou e toca em uma les paul... Eu particularmente curto mais Les Paul, tanto q comprei uma ano passado uma shelter nashville o modelo mais "novo" q lançaram. Portanto eu n tenho problema nenhum em tocar, acho q tudo vai do treino, e tbm n sou tão fã de strato.

  • @CavanhaMan
    @CavanhaMan 2 วันที่ผ่านมา +1

    Um guitarrista deu a dica: você deve comprar a guitarra que te desperta a paixão em tocar!
    Eu já tive uma guitarra strato quando era moleque e não tive ajuda, não tinha internet pra pesquisar e a coisa não rolou. Me dediquei ao violão mesmo. Hoje comprei uma Les Paul por paixão pelo instrumento, pelo formato e pela sua aproximação maior com o violão!
    Ou seja, pra mim vai funcionar, para o que eu quero e para o que eu já tenho de bagagem!
    E é isso. Eu dirijo um Fusca 85 1.6 e acho uma maravilha! Tem coisas que são boas mesmo sendo difíceis e trabalhosas - muitos odeiam e não entendem. 🤷🏻

  • @audioclassstudio1
    @audioclassstudio1 ปีที่แล้ว +23

    Tenho uma Les Paul Deluxe de 70 que herdei do meu pai, e digo de coração que puuuuuuta timbre! Compensa a questão da ergonomia pelo som.

  • @FernandoOC1984
    @FernandoOC1984 ปีที่แล้ว +2

    Tenho uma Ibanez prestige, estou achando o braço dela muito fino pra fazer bends, ainda mais com cordas 0.9, tenho a mão pesada. Mas tive uma Shecter que tinha o braço mais gordinho que me atrapalhava demais pra tocar em pé. O melhor braço que já toquei foi de 2 Tagimas E1 que tive. O problema delas são as cordas Mis que ficam muito próximas das bordas, escorregava toda hora, guitarra de 22 trastes e Floyd não é o melhor dos projetos, mas o Edu não reclama. Acho que a Gotoh deveria disponibilizar saddles com espaçamento menor de cordas. Resumindo, não existe perfeição, apesar de concordar com o Marcelo.

  • @VinnieAxlRose
    @VinnieAxlRose ปีที่แล้ว +7

    Adoro Les Paul, experimentei vários modelos da Gibson e eles tem vários padrões de braço, C, D, Extraslim, Fat... Tem para todos os gostos, só experimentar. Sobre o peso, existem modelos hoje com alívio de peso e super ergonômicas, mas... As clássicas são as clássicas, tenho uma Gibson LP STD de 1990 e adoro!

  • @harllenalves
    @harllenalves ปีที่แล้ว

    Das cinco guitarras que tenho uma é Les Paul, e pouco a uso exatamente pelos pontos levantados pelo Marcelo. Só uso mesmo quando a música "encaixa" melhor nela do que nas outras !!

  • @theom2721
    @theom2721 ปีที่แล้ว +3

    A verdade é que o modelo Les Paul foi criado em 1950, as técnincas de guitarra eram outras, o contexto musical era outro. Essa senhora já tem 73 anos de idade e nunca fez uma plástica ou botox. Está na hora dos designers da Gibson pensarem seriamente nisso, o post do Marcelo é um excelente ponto de partida.

    •  ปีที่แล้ว +1

      recebeu sim cara, primeiro que foi "atualizada" pela SG (inclusive ela resolve umas duas reclamações que o jagunço fez, chave e acesso das casas), dizem que a ideia da gibson era aposentar mas por apelo popular continuou fabricando. Mas ela teve atualizações, furos por dentro da madeira pra reduzir o peso, braço colado ao invés de peça inteiriça, mudanças na parte elétrica e nas ferragens. Mas o povo demanda pelas especificações clássicas, fazer o que? :p

  • @lenonlamas9987
    @lenonlamas9987 ปีที่แล้ว +1

    É aquela coisa...
    Q musica q vc vai tocar?
    Qual é o seu repertorio?
    Que som que você quer ter?
    Respondendo à essas perguntas vc escolhe o que se encaixa melhor para o seu caso.

  • @GuitarrasDeElite
    @GuitarrasDeElite ปีที่แล้ว +11

    Entre Les Paul e Stratocaster, praa iniciante, a Les Paul é a melhor pedida.
    Ela é mais "silenciosa" e é muito mais macia para bends do que a Strato.
    O braço é mais grosso mas é mais estreito e, honestamente, chega a ser tão confortável quanto as Ibanez.
    Os knobs, vez ou outra são longes, para partes rápidas, de fato.
    E o seletor de captores em cima atrapalha um pouco para tapping.
    Mas para trocas rápidas dá pra acostumar.
    Dá pra tocar TODOS os estilos com Les Paul, de Blues a Heavy Metal.
    E tem em muitos shredders que usam Les Paul.
    Ibanez, por exemplo, simplesmente não combina com blues!
    E, por fim, a Les Paul, entre todas as guitarras, é a guitarra mais "sexy".
    Suba num palco com uma Les Paul Gold Top e o mundo, instantaneamente, passa a te ver como um deus da guitarra! rsrs

    • @davidsoneagleclaw
      @davidsoneagleclaw ปีที่แล้ว +4

      ''chega a ser tão confortável quanto as Ibanez'' cara, definitivamente não. Ainda mais se for uma ibanez prestige, passa bem longe. Pra igualar o conforto de braço em uma super strato , somente com outra super strato.

    • @matheuscordeiroGTR
      @matheuscordeiroGTR ปีที่แล้ว +1

      @@davidsoneagleclaw Depende do seu conceito de conforto. Toquei numa ibanez prestige e na minha gibson, curti mais a gibson. Minha mão é grande, o braço da ibanez é fino... Sobra mão, falta braço, não achei um bom encaixe pra minha mão... Talvez se tivesse mais tempo com o instrumento, me adaptaria, mas não foi uma primeira impressão tão perfeita assim.

    • @GuitarrasDeElite
      @GuitarrasDeElite ปีที่แล้ว

      @@davidsoneagleclaw cara... definitivamente sim.
      ..."tão confortável quanto" não quer dizer "igualar".
      Eu uso aqui diariamente uma Ibanez (JS1000) e uma Les Paul (Slash). São "plays" diferentes, possibilidades diferentes, mas são ambas confortáveis pra tocar qualquer coisa. A Ibanez tem mais livre o acesso para tappings, para sweep é perfeita, tem o sistema de molas, etc. No entanto, na Les Paul, o sustain é lindo, ligados e bends saem "macios", os acordes soam mais afinados, e, na palhetada alternada mais forte, o espaço das cordas até os captadores é de uma ergonomia maravilhosa.
      Daria pra passar o dia comparando as vantagens de cada uma para para reafimar o "tão confortável quanto".
      E.... as Ibanez JEM (Steve Vai), para mim, por experiência própria, que não tenho dedos longelíneos, não são muito confortáveis. As Les Paul, nesse quesito, adequam-se a qualquer mão (grande ou pequena).

    • @davidsoneagleclaw
      @davidsoneagleclaw ปีที่แล้ว +1

      @@GuitarrasDeElite Respeito sua opinião mas discordo de tudo e acho até que é mentira pra defender. Tbm tenho os dois modelos e a ibanez é infinitamente superior pra tocar rápido com conforto.

    • @GuitarrasDeElite
      @GuitarrasDeElite ปีที่แล้ว +3

      ​@@davidsoneagleclaw Cara. Sai dessa pira. Não escrevi pra você concordar... rsrs.
      É minha OPINIÃO... e de muitas pessoas com quem já trabalhei e trabalho na área de música.
      Agora, falar em "mentira", sinceramente, não faça isso. Só eu sei da minha experiência e aqui, a ideia é partilhar experiências, não deslegitima-las.
      Escreva sobre a sua experiência, seja detalhista, e convença a partir disso.
      Falar em "infinitamente superior" é um exagero desnecessário. Nisso, já dá pra sacar a sua intenção aqui...
      Enfim, a partir do seu ímpeto em discordar, eu só posso escrever que:
      1) você subestima as Gibson Les Paul (será que você REALMENTE já tocou numa boa Les Paul de verdade?);
      2) você superestima demais as "Ibanez";
      3) você não interage de forma sensata.
      Encerro por aqui.
      Fica em paz.

  • @newmusicplus
    @newmusicplus ปีที่แล้ว

    Eu sempre curti Strato mas tenho uma Les Paul Studio que tem um braço bastante confortável. Vez ou outra eu me pego voltando p ela e curtindo.

  • @rodrigoguimaraesdasilva8543
    @rodrigoguimaraesdasilva8543 ปีที่แล้ว +4

    Cara, eu tenho uma Gibson Robot, com braço mais fino, como as da modelo 1959. Super confortável e o som incrível. Ela é chambered, ou seja, tem cavidades que ajudam a deixar o instrumento mais leve, sem perder sustain. Mas claro, que para guitarristas técnicos, ela tende a ser menos ergonômica. Por isso, eu gosto de todos os modelos, cada um com seu atributo.

    • @marcustmachado
      @marcustmachado ปีที่แล้ว

      Esse é um modelo parecido com o do Angus Young?

  • @AirtonMusicando
    @AirtonMusicando ปีที่แล้ว

    Tenho duas Ibanez, uma RGT 320 Z prestige, uma RGA 121 prestige, uma Les Paul e uma fender amo todas...

  • @Goku16053
    @Goku16053 ปีที่แล้ว +3

    Eu tive Les Paul muito tempo como guitarra principal!! Ela tem um som bem mais pesado pra rock!! Muito boa!!! Mas hoje tenho um Strato que troquei o cap da ponte pra ter mais ganho e acho ela muito mais versátil e fácil de tocar e fazer dinâmica e troca de captador muito melhor que a Les Paul!! Então eu acho que a Les Paul tem uma história incrível!! Então sou fã dela tbm!! Mas pra mim hoje prefiro ficar com minha Strato!! Abraço aí Alabama!!

  • @Marknopfler1000
    @Marknopfler1000 ปีที่แล้ว +1

    Montei uma LP recente pra mim e confesso: pta timbre, da pra tocar umas bases muito boas e solos dentro da condição até porque Maurício a regulagem de altura das cordas é uniforme (Tune-o-matic), possui ângulo no braço para uma certa compensação dessa mesma altura mas, não o suficiente para deixar com 1,4mm como nós outros modelos de guitarra (strato, superstrato, Ponte flutuante, micro afinação, etc.). Parabéns pelo react e concordo tanto em Marcelo quanto em Maurício! (Risos)

  • @afonso19841
    @afonso19841 ปีที่แล้ว

    tudo q ele falou é verdade, mas eu ainda assim gosto, o top é vc ter varias guitas, vc trocar para cada tipo de som, tenho uma ibanez prestige, uso mais ela, mas quando vou fazer um guns, ou alguns musicas Drop D, uso a LP, principalmente por não ter como dropar a Prestige.

  • @fillippy
    @fillippy ปีที่แล้ว +7

    Em 2012 realizei o sonho de comprar minha Gibson Les Paul e depois de um hiato de 2 anos, no ano passado voltei a tocar e finalmente comecei a estudar daí então comprei uma Tagima JA3 (strato) e abandonei completamente a Les Paul. Em partes é isso mesmo: ela é pesada, nada ergonômica, desconfortável mas como tu mesmo disse: um timbre encorpado e único que as Les Paul’s conseguem oferecer. O lance do braço tbm concordo: encontrei mais conforto pra estudar no braço da strato. Na verdade a galera acabou crucificando o mano pois ele expressou a opinião dele de uma forma um pouco infeliz, dando margem pra inúmeras interpretações, mas no final é isso: foi só um modo que ele encontrou pra expressar o descontentamento dele com o modelo, e tá tudo certo. Pq gosto é q nem cu, cada um tem o seu e ele vai ser apertado pra alguns, largo pra outros, o importante é cada um contar suas próprias pregas em paz. Falem menos, toquem mais. 🤘🏻

  • @mauriciodemoraescorrea94
    @mauriciodemoraescorrea94 4 หลายเดือนก่อน

    Cara, você já fez algum vídeo com SG? Não me lembro de ter feito.
    Tem como fazer?

  • @sergiopotenza9539
    @sergiopotenza9539 ปีที่แล้ว +7

    Para o meu gosto a Les Paul é sensacional, tenho preferência por modelos clássicos, estética é muito importante. Além disso, o timbre também é fantástico.

  • @ElShogoso
    @ElShogoso ปีที่แล้ว

    Sobre "pegar em coisas grossas", por um lado, dificulta realmente na parte de passagens rápidas, "shredding"... Mas por outro lado, eu tenho uma ibanez com braço wizard III (super fino) e uma les paul da strinberg que o braço é quase de violão... E acho muito mais fácil tocar acordes na les paul do que na ibanez. Então pro cara que quer tocar uma guitarra mais de ritmo, ou um jazz, blues, qualquer coisa com mais acordes do que leads, eu acho que o braço mais largo favorece bastante sim por causa do maior espaçamento entre as cordas.
    Felizmente a minha lespa é de basswood e é até mais leve que a ibanez kk

  • @leandromatias86
    @leandromatias86 ปีที่แล้ว +4

    Esqueci de falar, qnd fui comprar minha primeira e única Gibson LP, fiquei entre a LP Classic, Standard (50 ou 60), Pro V e uma assinada do Slash. Pude testar as 5 na Guitar Center da minha cidade (nos EUA), a do Slash era a que tinha um braço q parecia um taco de baseball, tentei me convencer q poderia me acostumar mesmo minha mão dizendo q não. No final peguei a Standard 60's por ter o braço mais fino q a Standard 50's, Classic, Pro V e muito mais fino q a do modelo do Slash.

  • @gabriel_elias20
    @gabriel_elias20 ปีที่แล้ว +2

    Comprei uma les paul a pouco tempo, e sinceramente mudou a minha vida na música, a praticidade dos volumes de cada captador e os timbres sem falar que com distorção é uma perfeição fora a beleza, a minha é uma goldtop e sempre chama atenção nos eventos

  • @Fredtamburi
    @Fredtamburi ปีที่แล้ว +13

    Cara se o Marcelo Barbosa não pode dar a sua opinião quem pode então?!??!?!?!?! Cara geração mi-mi-mi chata pra kct!!!!! Cada um tem um gosto vamos respeitar, Respeito é tudo!!!! #TeamAlabama tmj

    • @clarenceoveur9497
      @clarenceoveur9497 ปีที่แล้ว

      Pode opinar a vontade, mas a galera pode discordar também, e eu na minha humilde opinião acho que ele falou uma belíssima besteira. Mimimi ai a guitarra é pesada pra um lado mimimi acesso às ultimas casa é pessimo mimimi guitarra te atrapalha. Pffff. Mas basta você escutar o som do cara, xôxo, falta mão ali (também minha opnião, subjetivo). Sei lá, esse Marcelo sempre me passou a imagem de guitarrista marketeiro, muito gogó pouco som.

  • @deivissoncardoso6644
    @deivissoncardoso6644 ปีที่แล้ว

    Tenho uma tele que me acompanha a uns 8 anos, mais sempre tive o sonho de ter uma L.P adquiri uma a 2 anos atrás e realmente tive muitas dificuldades no inicio, o costume da tele gritava, hoje já me acostumei e não vejo dificuldade, lógico que muitas técnicas demoram mais de serem aperfeiçoadas quando se tem o costume em algo especifico.

  • @barukpj6020
    @barukpj6020 ปีที่แล้ว +4

    Eu só uso Les Paul e sou apaixonado por Gibson. Já me acostumei... os timbres mais bonitos que já vi quando o cara tira som bonito de guitarra, é de Les Paul

    • @BrutalHeroBR
      @BrutalHeroBR ปีที่แล้ว

      Timbre é captador amigo.

    • @melloguitar
      @melloguitar ปีที่แล้ว

      @@BrutalHeroBR timbre é a mão

  • @JoseS152
    @JoseS152 ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho uma Dean Ml modelo do guitarrista Dimebag, essa questão de costume realmente é algo a considerar muito.kkk Devido a praticar somente nessa guitarra as outras se tornam "desconfortáveis" em alguma quesitos, mas com a prática tudo se ameniza. Parabéns pelo conteúdo Alabama 👏👏

  • @mentessemfronteiras3007
    @mentessemfronteiras3007 ปีที่แล้ว +16

    Daqui a mil anos os fãs continuarão usando, tocando e amando a Les Paul.

  • @pablodicellos68
    @pablodicellos68 ปีที่แล้ว

    Concordo com as observações, Maurício! E concordo com o Marcelo. A ergonomia das LP nunca foi atualizada, apesar de alguns modelos terem tentativas de ajustes no peso e no braço. Mesmo nesses modelos a LP ainda tem uma ergonomia de difícil adaptação. Ela foi construída em uma época em que não havia a preocupação com a velocidade e a performance dos guitarristas atuais. A preocupação da Gibson era criar uma alternativa de construção e timbre em oposição à Fender. O primeiro modelo LP foi lançado em 1952 com assessoria do guitarrista Les Paul. Nessa época, Chuck Berry ainda estava no início da carreira. Ou seja, a Gibson LP não foi uma guitarra criada para o rock. Foi uma resposta mercadológica ao concorrente Fender. Fiquei curioso agora pra saber como é o modelo do Buckethead.

  • @kevinsmithers4881
    @kevinsmithers4881 ปีที่แล้ว +6

    Gibson Les Paul é foda!! Som único e matador!! Não me vejo ela fora do meu set 🤘🏻

  • @tgdiocrf
    @tgdiocrf ปีที่แล้ว

    É só olhar o Buckethead. Usa les paul toda modificada. Chave de captador próximo ao knob de volume e os trastes baixos para melhorar a fritação. É um bom modelo mas limitado pra algumas coisas. Se não daqui a pouco vai querer fazer bomb com ela sem floyd.

  • @Feliperibeiro24
    @Feliperibeiro24 ปีที่แล้ว +5

    Se ele fosse pro Guns n roses tinha que usar les paul 😂😂😂

  • @jairfavacho
    @jairfavacho ปีที่แล้ว

    Vai ser a minha próxima guitarra 🙏 com seus prós e contras. abraço Alabama Tmj.

  • @alexpoco
    @alexpoco ปีที่แล้ว +6

    Salve Alabama. Vou passar MINHA EXPERIENCIA: Sempre achei a Les Paul uma guitarra linda. Tive uma Les Paul SX. A primeira coisa q achei, pesada demais. Tocar no louvor da igreja o som e incrivel, mas minhas costa reclamavam bastante ( tenho 1,87 de altura e nao sou magro, kkkkkk) segundo ponto, o braço muito grosso nao me dava a facilidade de uso, e terceiro e o mais sentido pra mim, a pegada da guitarra. Nao consegui tocar com desenvoltura como toco na minha Stratocaster Squier, parece q to com o freio de mao puxado. E assim com muito pesar, a vendi depois de 6 meses com ela. Resumindo o enredo, a guitarra tem um som incrivel, e linda, mas ..... para o meu jeito de tocar, nao se acertou. Opçoes q tenho, comprar outra e me adaptar ( dona patroa ja disse um sonoro NAO, KKKKK ) ou continuar admirando as qualidades e sendo feliz com a minha strato e entendendo q cada pessoa se adapta melhor a um ou outro intrumento. Grande abraço.

  • @rodrigogonzaga9380
    @rodrigogonzaga9380 ปีที่แล้ว

    gosto desse timbre médio das lespaul , muito usado na música folke americana , mas tenho preferência pela" ibanez e fender mas ataque.

  • @joaotofani3586
    @joaotofani3586 ปีที่แล้ว +3

    Eu tive minha primeira guitarra aos 7 anos, uma stratocaster da Dolphin. Eu n podia fazer aulas de guitarra e nem sabia como começar. Acabei deixando ela de lado. Aos 17 anos peguei ela e comecei a tocar todos os dias, toda desregulada, trastejando e umas partes quebradas, mas toquei assim e mesmo. Vi que tinha evoluido e precisava trocar minha guitarra. Eu era doido com uma SG ou com uma Super Strato. Mas um dia antes de ir comprar minha nova guitarra perguntei para um amigo qual era a favorita dele e ele disse "LesPaul". E ai eu pensei "É mesmo, LesPaul, como eu poderia esquecer de olhar sobre essa guitarra?". E ai eu fiquei olhando várias e várias, fiquei fascinado pela LesPaul. Até que fui na loja e tinha lá uma Epiphone linda. Mas primeiro toquei em algumas Ibanez, Tagima, Fender... Testando strato e tele, pois já era acostumado com aquele tipo de braço. Até q fui testar a LesPaul e parece q ela se encaixou perfeitamente no meu corpo, na minha mão, na minha pegada. Eu acho essa guitarra perfeita, tem muitos pontos ai que concordo com o Marcelo sobre o headstock fragil e o peso. O resto nn concordo, acho tudo tranquilo mas comparado aos modelos em que ele está acostumado a tocar, os pontos dele fazem muito sentido.
    Mas no fim, só queria deixar a minha opinião e a minha experiencia... Eu n poderia achar uma guitarra melhor, eu amo essa minha guitarra, amo o som, os captadores, o corpo é pesado mas acho muito confortavel, a afinação acho tranquila, pelo menos nunca tive problema com isso, não tenho problema dela pesar mais para um lado, acho bem estavel, a chave realmente não é tão boa como nas stratos mas com o tempo vc acostuma (como uma pessoa q está iniciando e aprendendo a dedilhar). Otimo video Mauricio, cada um tem sua opinião e visão, essa é minha experiencia com a LesPaul, bem positiva.
    Não vejo motivos para atacar o Marcelo, cada um tem sua própria experiencia, do mesmo jeito q ele teve uma que parece ter sido bem negativa, eu tive uma que foi bem positiva.
    Abraço!!

  • @italoroberto3744
    @italoroberto3744 ปีที่แล้ว

    Alabama, fala um pouco sobre as " Les Paul" da ESP LTD que tem uma construção mais moderna e ergonômica tbm eu diria, ja testou alguma dessas ?

  • @alexnogueirametal653
    @alexnogueirametal653 ปีที่แล้ว +34

    Não existe guitarra de alto nível ruim para quem é um guitarrista foda como gary moore

  • @CaduCarvalho0001
    @CaduCarvalho0001 ปีที่แล้ว

    Show! Concordo, cada um toca com a guita que quiser, tenho uma tribute 60 com alivio de peso e tenho uma ibanez tbm, todas duca, cada uma na sua vibe!!!

  • @BruceWayne-tq1mr
    @BruceWayne-tq1mr ปีที่แล้ว +4

    Marcas Japonesas >>>>>>> Marcas Americanas

  • @imperiodotig7650
    @imperiodotig7650 ปีที่แล้ว

    Cara, ótimo vídeo. Concordo com muitas coisas que você falou. Mas essa trilha sonora tirou demais do clima do vídeo.

  • @eliinocencio1662
    @eliinocencio1662 ปีที่แล้ว

    Interessante os pontos q o Marcelo abordou, e realmente as guitarras modelos tem suas particularidades, acho q a adaptação de cada indivíduo é q faz a diferença porém. Dependendo do q vc for usar no sentido técnico na les Paul pode ser q tenha um pouco mais de dificuldade. Ainda assim prefiro tocar com ela pelo sustaine e o timbre diferenciado. Uso uma ibanez micro, e uma vintage les Paul.

  • @aldeiaalerta1909
    @aldeiaalerta1909 ปีที่แล้ว +1

    Perfeito mano! é isso aí mesmo! desde de quando ter opinião diferente de alguns é algo errado, cada um é cada um, ninguém é obrigado a gostar de coisas só porque os outros querem, o mundo tá chato demais. mimimi besta.

  • @leonardo060472
    @leonardo060472 8 หลายเดือนก่อน

    Eu tenho uma Les Paul, as reclamações sobre ergonomia, acesso às notas mais altas concordo com tudo. O braço grosso, isso depende do modelo, a minha é um Les Paul Standard 2012 e tem o braço mais fino e é super confortável, no balanço geral, eu adoro essa guitarra, os prós compensam os contras, os problemas apontados, cada guitarrista consegue se adaptar à medida que vai conhecendo o instrumento.

  • @TiagoGomes-li2sh
    @TiagoGomes-li2sh ปีที่แล้ว

    Tive poucas chances de tocar com uma Less Pol, achei o som e sustain incríveis porém não me senti confortável com elas e em termos de som consigo com uma super strato fazer o mesmo som se tiver com captadores e regulagem certa do som com a vantagem da ergonomia das stratos ... Porém não se pode negar que as Less Pol são lindas d+ e são sinônimos de rock snd roll!

  • @SistemaPetMaster
    @SistemaPetMaster 2 หลายเดือนก่อน

    Vamos lá eu tenho uma Les Paul e adoro, embora sim é mais pesada, o braço é mais grosso (aí é questão de acostumar) a pegada tem que ser mais forte para tocar mas por outro lado o timbre é sensacional se formos analisar em termos de tocabilidade todo mundo usaria strato por ser a guitarra mais versátil que existe... então assim a les paul vc toca um Classic rock, blues, jazz e etc. Metal, melódico e coisas mais técnicas vai para strato.ou superstrato por ser mais ágil, knobs e chaves mais acessíveis mesmo

  • @narciriopinheiro9913
    @narciriopinheiro9913 ปีที่แล้ว +2

    Eu gosto muito de Les Paul , o design dela é simples, mas acho um dos modelos mais lindos de guitarra, porém realmente é uma guitarra que nem todo mundo se adapta a ergonomia dela, eu mesmo tenho dificuldades de acessar as últimas casas, e é muito pesada, mas hoje tem modelos que são mais leves, talvez a Gibson, poderia ter investido em alguns modelos mais ergonômicos para , guitarristas que curte este modelo, porém tem essas dificuldades ergonômicas, não dá pra usar uma calça 38 se seu manequim é 42, por isso muitos guitarristas acabam tendo que procurar outras opções.

  • @nelsonsoutosouto2481
    @nelsonsoutosouto2481 ปีที่แล้ว +1

    Olá Maurício, vídeo excelente. Sou batera ,mas as Les Pauls são as minhas preferidas,por serem lindas e timbre incríveis. Acho o Steve Hackett um dos melhores guitarristas ; ele faz coisas em uma Les Paul tremendas e não usa paleta. O jeff beck , também era um ótimo guitarrista e usava uma strato e também era um dos melhores. Atualmente,o Satriani e o Steve Vai ; usam Ibanez e são os Caras ,na minha opinião. É oq vc falou; vai do treino de cada um em que domina em seus estilos,e assim conseguem suas performances incríveis e maravilhosas. Parabéns pelo canal. Abração.

  • @ricardoespindola8293
    @ricardoespindola8293 ปีที่แล้ว

    Alabama, Joel Hoeckstra tem uma pegada semelhante a sua em two hands... E usa majoritariamente Les Pauls, é complicado falar do assunto, pois é muito pessoal. Mas eu sinto a pegada muito mais "nervosa" numa Les Paul, mas para Shred exige uma adaptação para quem é/foi sempre acostumado a Super Stratos...

  • @antonioalcantara8198
    @antonioalcantara8198 ปีที่แล้ว

    GRANDE MESTRE e SEUS EXCELENTES COMENTÁRIOS. 🤘🤘🎸🎸🤘🤘

  • @IvanJUNIO21
    @IvanJUNIO21 ปีที่แล้ว

    Eu tenho duas fender uma strato é uma Tele , tenho uma Ibanez RG 350 e já tive uma LesPaul Epiphone Zakk Wylde é uma LesPaul Burn Japonesa 1982 réplica das Gibson. Gostos de todas mas a minha preferida é a Stratocaster mas quero comprar outra les paul porque gosto muito tbm 😅

  • @JonHenrique97
    @JonHenrique97 ปีที่แล้ว

    Eu tenho uma Les Paul e concordo sobre todos os pontos mencionados, mas eu acredito que seja muito questão de costume mesmo. Porque quando fui tocar numa Strato, tive muita dificuldade. Kkkkkkk. Mas não quer dizer que eu ache uma Les Paul melhor ou que a Strato ou qualquer outro modelo de guitarra melhor, só acho que vai de costume e propósito de cada um.

  • @GabyGamerGirl
    @GabyGamerGirl ปีที่แล้ว

    6:14 eu faço assim, marreto a nota com a mão esquerda no braço e nao preciso preocupar em palhetar com a direita entao ela fica livre pra girar o potenciometro de volume, em vez de palhetar a nota com a mao direita e esticar o dedo mindinho no potenciometro esticando o dedo feito uma condenada pra fazer o efeito de volume kkk

  • @jeffersonlopes7604
    @jeffersonlopes7604 ปีที่แล้ว +1

    Eu tenho uma e adoro , som e timbre lindo!

  • @maurooraculobanda
    @maurooraculobanda ปีที่แล้ว

    Antigamente acredito que marcas eram mais importantes por ter a certeza de qualidade, mas hoje pode se trocar tudo desde elétrica a ferragens e captação e um bom Luther faz a diferença se pegar uma Gianini antiga e fazer um bom trabalho com certeza vai ter timbre e tocabilidade igual ou até melhor que fender sem contar que cada instrumentista tem sua adaptação ao conjunto de sua obra ,e sem contar que o custo é muito mais significativo que se ter um logo de marca que nem sempre paga o benefício que se espera e já tive réplicas da Gibson e de tantas outras guitarras que não perdiam em nada pra original

  • @edinhoskriven9019
    @edinhoskriven9019 ปีที่แล้ว

    Tenho uma IBANES S570B COM CAPITAÇÃO DIMAZIO E PONTE ZPR2... FAÇO SOLOS QUE NA LES PAUL NÃO CONSIGO EXECUTAR