Homenagem à Zezé Motta do Canal Brasil e da 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- A noite de abertura do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro foi marcada pela celebração de grandes carreiras de personalidades do cinema nacional. A Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV) prestou homenagem à documentarista Delvair Montagner e ao documentarista e maior símbolo do cinema candango, Vladimir Carvalho, com a entrega de um troféu à viúva do diretor.
Na sequência, o cineasta Bruno Torres não escondeu a emoção ao receber flores do festival em homenagem póstuma à sua mãe, a produtora, cantora e atriz Mallú Moraes, que partiu neste ano. O cineasta paraense e fundador do Coletivo Pedra, Pedro Anísio, que também nos deixou em 2024, foi homenageado por sua contribuição ao cinema e à resistência política em meio à opressão da Ditadura Militar.
A grande homenageada da noite foi a veterana e premiada atriz Zezé Motta, saudada pelas apresentadoras do festival, Gleici Damasceno e Ana Luiza Bellacosta. O Cine Brasília ovacionou Zezé até sua chegada ao palco de pé. “Este prêmio é mais um incentivo para seguir esta caminhada”, disse a atriz, referindo-se tanto à atuação quanto à resistência política que é pauta de toda sua vida e carreira.
Zezé recebeu o Troféu Candango pelo Conjunto da Obra, que, segundo ela, dividirá espaço em sua estante com o seu primeiro Candango, recebido em 1975 por sua atuação em Xica da Silva, de Cacá Diegues.