Devo ressaltar que no começo do vídeo ele menciona que a Africa é o segundo maior continente do mundo mas ela é o terceiro, perdendo pra América em geral que ocupa o segundo lugar e perdendo para a Asia que o ocupa o primeiro lugar
Gosto de tema e mesmo não sendo da área, assisto alguns vídeos pra me manter informado. Parabéns pela aula, você levantou temas bem relevantes e traçou boa parte de caraterísticas que definem o continente africano. A África ao meu ver saiu de um período de imperialismo para um período extenso ditatorial e de guerra civil e agora vai se encaminhando para um novo imperialismo da China.
É um facto que a partilha do continente africano, decidida na famosa e famigerada conferência de Berlim levou à criação das fronteiras artificiais, nunca antes existente, que não tinham nada que ver com a geografia política dos povos nativos. E, como consequência, levou-se à quebra da unidade política anteriormente existente, entre povos que comungavam dos mesmos valores civilizacionais, agora divididos a meio passando uma parte dele a pertencer um estado, enquanto que outra quita parte passou a integrar outro estado, artificialmente criado pelos colonizadores. Tambem, de igual modo, povos hostis entre si, foram obrigados , por força desta parrilha artificial, a gazerem e a conviverem no mesmo espaço/Estado agora criado. É claro que este tipo de parrilha teria as suas consequências com o tempo, sobretudo, depois da ascensão à independência dos referidos países, artificialmente criados. Mas daí não se conclui que todas guerras civis havidas em África tenham a sua explicação neste facto histórico. Em boa verdade, as idependências africanas foram, meramente, formais. Em substâncias mantinha-se status quo, isto é, as antigas potências coloniais mantiveram o seu domínio sobre os estados africanos formalmente independentes : ora conspirando contra este ou aquele governo que não defenda os seus interesses . Ora, assassinando este ou aquele presidente, se necessário for, sem contar com as constantes intromissões feitas do exterior com o fim de condicionar , tanto a politica interna , bem como a externa. No caso francês, este controlo económico e financeiro é feito através do Franco CFA, uma moeda comum às suas antigas colonias. Através dela a França controla as economias dos refeidos países, ao mesmo tempo que sai a ganhar com a lmposição que constrange tais países a depositarem até cinquenta porcento das suas reservas monetárias no tesouro francês, como condição para assegurar a convertibilidade e a paridade desta moeda colonizadora à e com a moeda francesa e, agora, ao Euro.
Devo ressaltar que no começo do vídeo ele menciona que a Africa é o segundo maior continente do mundo mas ela é o terceiro, perdendo pra América em geral que ocupa o segundo lugar e perdendo para a Asia que o ocupa o primeiro lugar
Muito boa apresentação, assunto relevante, bem informativo, fala muito bem, tranquilo e pausado. Obrigada, Deus te abençoe.
aula muito boa, bem produzida com um assunto legal
Gosto de tema e mesmo não sendo da área, assisto alguns vídeos pra me manter informado. Parabéns pela aula, você levantou temas bem relevantes e traçou boa parte de caraterísticas que definem o continente africano. A África ao meu ver saiu de um período de imperialismo para um período extenso ditatorial e de guerra civil e agora vai se encaminhando para um novo imperialismo da China.
Ótima explicação. Amei o hair...
Muito obrigada pela explicação!👏👏👏👏👏
Muito boa a aula!
teddy mudou de vida kkk
Tema relevante, obrigado por compartilhar!
de nada
amei o video!! ❤❤❤
Muito bem explicado ❤
Muito bom, gostei muito do teu conteúdo 👍
Muito bom o tema. Fale mais sobre a geopopitica da África em outros vídeos. Parabéns!
Obrigadaa, eu adorei a aula e sua explicação
aula muito boa👏🏼👏🏼👏🏼
Alguém pode me ajudar? Por favor!!
Sobre a Índia, explique o peso demográfico e a geopolítica interna.
Valeu prof
Belo resumo do tema
Excelente aula!
Isso vai me ajudar bastante na minha prova de geografia
te amo
Q?
É um facto que a partilha do continente africano, decidida na famosa e famigerada conferência de Berlim levou à criação das fronteiras artificiais, nunca antes existente, que não tinham nada que ver com a geografia política dos povos nativos. E, como consequência, levou-se à quebra da unidade política anteriormente existente, entre povos que comungavam dos mesmos valores civilizacionais, agora divididos a meio passando uma parte dele a pertencer um estado, enquanto que outra quita parte passou a integrar outro estado, artificialmente criado pelos colonizadores. Tambem, de igual modo, povos hostis entre si, foram obrigados , por força desta parrilha artificial, a gazerem e a conviverem no mesmo espaço/Estado agora criado. É claro que este tipo de parrilha teria as suas consequências com o tempo, sobretudo, depois da ascensão à independência dos referidos países, artificialmente criados. Mas daí não se conclui que todas guerras civis havidas em África tenham a sua explicação neste facto histórico.
Em boa verdade, as idependências africanas foram, meramente, formais. Em substâncias mantinha-se status quo, isto é, as antigas potências coloniais mantiveram o seu domínio sobre os estados africanos formalmente independentes : ora conspirando contra este ou aquele governo que não defenda os seus interesses . Ora, assassinando este ou aquele presidente, se necessário for, sem contar com as constantes intromissões feitas do exterior com o fim de condicionar , tanto a politica interna , bem como a externa.
No caso francês, este controlo económico e financeiro é feito através do Franco CFA, uma moeda comum às suas antigas colonias. Através dela a França controla as economias dos refeidos países, ao mesmo tempo que sai a ganhar com a lmposição que constrange tais países a depositarem até cinquenta porcento das suas reservas monetárias no tesouro francês, como condição para assegurar a convertibilidade e a paridade desta moeda colonizadora à e com a moeda francesa e, agora, ao Euro.
Aula excelente!!!
Obrigado pela aula.😆
GOSTEI
👏👏
Esse é meu professor
É o terceiro maior continente,o segundo maior é a América
Vídeo é bom, mas eu achei muito baixo o som
Adorei sr professor
Tu achou mesmo que a geopolítica da África se resume a 9 min? Tá maluco né
Man o cara falou e disse tudo q era pra falar, vc fica rebolando ai mn
Mano a América é o 2 a África e o 3