A sua didática é maravilhosa, esse assunto está no edital da Caixa 2024. Com certeza o seu canal vai me ajudar na minha preparação. Obrigada por compartilhar conhecimento e trazer assuntos tão pertinentes de forma esclarecedora..
Boa tarde. Sou mestra e doutoranda em Design e gostaria apenas de fazer algumas correções em relação ao conteúdo apresentado neste vídeo. O design ao utilizar as metodologia tradicionais que vieram antes mesmo do Design Thinking já tinha como foco o usuário, a análise de uso, a função utilitária (função prática), a simbólica e estética. Os designers há muito tempo já se mostram preocupados com todos os aspectos que envolvem o produto (tangíveis e intangíveis), serviço ou sistema, utilizando inclusive técnicas etnográficas, análise de uso, entre outras, para atender os reais problemas (desejos e necessidades), sempre centrado no usuário. Nunca criamos um produto com base no que gostamos ou achamos que está atendendo alguma necessidade/desejo. As metodologias do design mais tradicionais já falam na grande importância de não focarmos no que achamos e sim nos interesses do usuário, na visão do usuário, nas necessidades de uma comunidade... Não diria que esta é a diferença entre design e design thinking. Por fim acho relevante esclarecer que o designer já não é visto há muito tempo como um artista (e nunca deveria ter sido visto dessa maneira), uma vez que se preocupa não só com a forma mas com a função prática e simbólica, como já referido. O design é bastante multidisciplinar/ transdisciplinar e envolve psicologia, engenharia, arte, ecologia, materiais, processos... Dizer que o designer está mais focado na parte estética sempre foi um erro vulgarmente cometido e que não deve mais ocorrer. Talvez uma possível comparação seria a afirmação equivocada de que o dentista apenas pensa na estética de um sorriso quando na verdade trata questões que vão além disso (saúde), por exemplo.
concordo com você Mariana... A questão aqui é que eu lido com empreendedores, engenheiros e founders há muito tempo e existe ainda esse tipo de visão no mercado, por isso fiz a diferenciação da forma que fiz no vídeo, pois são as dúvidas e a visão que vejo em meus alunos. E é com esse público que estou falando no geral do canal, então eu trouxe a diferenciação do ponto de vista dele, justamente tentando evitar esses erros vulgares que ainda vejo se repetirem no público leigo. Talvez fosse relevante aprofundar a questão, mas não queria um vídeo excessivamente longo. De qualquer forma, agradeço muitíssimo pelo seu comentário e espero que ele tenha vida longa aqui no vídeo e que as pessoas o leiam... Quem sabe uma hora faço um vídeo só disso, podia ser até um bate papo contigo sobre o assunto, já que é doutoranda na área. Que tal? 🙂
@@GiovannaBaccarin Gostei muito do comentário da Mariana más também gostei de sue comentário. Atuando na área de engenharia de empresas de seguimento metalúrgico e madeireiro sempre tivemos a visão do produto em sí sem tomar conta da interferência daquele produto na função usabilidade. Com o Design Thinking tivemos a ampliação de nosso espectro de avaliações colocando o usuário do produto ou serviço como o foco das atenções. Parabéns pelas excelentes publicações.
Gostei da intervenção e da interação entre Mariana e Giovanna. Mas gostaria que Mariana acrescentasse o que há de inovador no Design Thinking, atualmente tão comentado, já que trouxe a visão tradicional do design. Entendi o ponto em comum entre ambos. E onde eles se diferenciam?
Eu também só estou ouvindo falar disso agora em pleno mês de maio de 2024 , estou finalizando minha graduação e fazendo a disciplina empreendedorismo , li este artigo
A melhor, mais clara e mais útil explanação sobre design thinking que encontrei nas diversas mídias: livros, revistas e sites. Parabéns! Mais um inscrito.
Estou estudando sobre esse assunto, e o livro realmente tem tantas etapas que fiquei até perdido. Seu vídeo e sua explicação foi excelente para eu compreender melhor, ganhou mais um inscrito.
Não sou de comentar mas a gratidão pela sua aula é tão grande que eu precisava expressar. Por incrível que pareça com o professor da faculdade fiquei bem perdida e corri pra cá para o YT e te achei! Agora tudo fez sentido! Obrigada! Sensacional!
eu vejo o design thinking também como uma ferramenta que pode incluir clientes, digamos, indiretos. por exemplo: quando pensa-se num carro, ele nos ensina que devemos pensar e estudar o que emociona mais, o que é mais prático, o que soluciona usando todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance - desde questionários até aberturas de pupilas, tensão muscular, batimentos cardíacos se forem aplicáveis e sim, em diferentes segmentações mas vale ressaltar que não apenas usando os carros, mas também andando de carona, andando num banco de trás, andando nele com 2 crianças atrás, andando nele com 4 outros adultos e indo ainda além, também indo até uma mecânica, indo até uma instalação de som e alarme, desmontando o carro numa chapeação e vendo como estes stakeholders irão interagir com o produto... num geral pensa-se e privilegia-se demais o usuário final mesmo no design thinking, sendo ele claro, a prioridade máxima mas, existem muitos "clientes indiretos" que custaria talvez muito pouco pensar neles e modificar desde as prototipagens incluindo o que pode agradá-los e depois, influenciar demais na venda, na revenda, na evangelização de sua marca e enfim, fazer uma grande diferença :)
Sou professor de informática e peguei uma disciplina de inovação tecnológica (que não é minha praia) e estou preparando minhas aulas. Seus vídeos estão ajudando muito. Muito obrigado!
Vi o vídeo hj e, como disse o Amauri logo abaixo, para mim também é a melhor explicação sobre o tema design thinking. Parabéns. Acabei de me inscrever no canal.
Fico feliz Silvino. Estou liberando a partir dessa semana o curso de Business Model Canvas completo... Caso interesse: th-cam.com/play/PLLZIXLxPsJkj4Wsoz7jK1EZtAg9VGGQZG.html :-)
Muito bom! Acabei de conhecer seu trabalho! Vou usar seu vídeo em meu artigo ESCANCARANDO A REALIDADE que deve ser publicado no próximo mês. Acabei de ter meu novo livro FOCCO lançado. Abraços, sucesso, Deus abençoe.
@@GiovannaBaccarin Fico grato com sua concordância e faço uma pequena ressalva: Fiz um leve alteração no tema do artigo. Passou a ser: ENCARANDO A REALIDADE! Deverá ser publicado dia 01/10/21. No Blog do Instituto Life Coaching. Abraços, sucesso, Deus abençoe!
Fico feliz Patrícia!! Estou liberando a partir dessa semana o curso de Business Model Canvas completo... Caso interesse: th-cam.com/play/PLLZIXLxPsJkj4Wsoz7jK1EZtAg9VGGQZG.html
@@GiovannaBaccarin muito bom. Adorei e já se inscrevi no seu canal e ativei o sininho, amo esta área de Design Thinking! Teria um meio de comunicação direto e que me poderia informar? E-mail, Whatsapp e etc...
Vídeo bacana e bem executado, mas esse tal de Design Thinking é só um novo nome para algo que sempre existiu. Focar na usabilidade, estética e atender a real necessidade do cliente, sempre foram processos de criação de produtos e serviços. Empatia, ideias, protótipo, nada de novo. Mas super válido o vídeo, muito bem feito. Parabéns
O nome e o conceito não são novos... Design Thinking tem mais de 30 anos como um conceito estruturado. E é claro que muitos construíam produtos assim até antes disso. Eu falo que é algo novo no vídeo? Não me lembro disso... Obrigada pela mensagem 🙏😊
Giovanna, o DT é aplicável no planejamento e execução de serviços? Por exemplo, é possível aplicar 100% dessa metodologia em um serviço de pesquisa de mercado? Entendi a lógica da metodologia mas sinto dificuldade em sua aplicabilidade para serviços já existentes.
É super aplicável se estiver buscando melhorar ou inovar esse serviço e se quiser fazer isso verdadeiramente buscando refinar do ponto de vista da necessidade real do cliente. Mas a metodologia inverte a lógica de pesquisa de mercado tradicional. É uma forma bastante diferente de pesquisar o mercado e de fazer tudo que advém dos resultados dessa pesquisa.
Desculpe minha ignorância: mas isso é uma profissão ou um método utilizado por profissionais? De quais áreas? Tenho visto isso em alguns cargos de bancos
no sentido de sua pergunta, é um método, uma forma de pensar, uma mentalidade para desenvolver produtos, serviços, projetos e/ou para resolver problemas. isso de forma ampla e geral. para responder com mais clareza teria de entender a vaga em questão.
não é a mesma coisa... é a diferença entre ferramentas e processo de utilização das mesmas. De qualquer forma, o Design Thinking é o pensamento por trás da melhor utilização dessas ferramentas. Se puder, assista ao vídeo sobre Lean Startup 2.0, que nele eu falo um pouco mais dos encaixes entre as coisas...
Estou fazendo uma pós em Robótica Educacional. Uma disciplina é Design Thinking. A apostila é vaga! Esse vídeo está me ajudando um pouco a entender melhor! Obrigada!
A sua didática é maravilhosa, esse assunto está no edital da Caixa 2024. Com certeza o seu canal vai me ajudar na minha preparação. Obrigada por compartilhar conhecimento e trazer assuntos tão pertinentes de forma esclarecedora..
Olha só, que legal. Boa sorte nos estudos e na prova 🙏🥰
ta geral buscando essa matéria
que bom que a aula tá aqui pra vocês... rs @@EconomiaMund
Caraca! O fato de você estava falando disso há 6 anos e eu só ficar sabendo da existência dessa expressão hoje, é chocante!! Parabéns pelo vídeo!
valeu Mateus, espero que goste do restante dos conteúdos 😉
Eu só conheci isso pela prova do CNJ
Boa tarde. Sou mestra e doutoranda em Design e gostaria apenas de fazer algumas correções em relação ao conteúdo apresentado neste vídeo. O design ao utilizar as metodologia tradicionais que vieram antes mesmo do Design Thinking já tinha como foco o usuário, a análise de uso, a função utilitária (função prática), a simbólica e estética. Os designers há muito tempo já se mostram preocupados com todos os aspectos que envolvem o produto (tangíveis e intangíveis), serviço ou sistema, utilizando inclusive técnicas etnográficas, análise de uso, entre outras, para atender os reais problemas (desejos e necessidades), sempre centrado no usuário. Nunca criamos um produto com base no que gostamos ou achamos que está atendendo alguma necessidade/desejo. As metodologias do design mais tradicionais já falam na grande importância de não focarmos no que achamos e sim nos interesses do usuário, na visão do usuário, nas necessidades de uma comunidade... Não diria que esta é a diferença entre design e design thinking. Por fim acho relevante esclarecer que o designer já não é visto há muito tempo como um artista (e nunca deveria ter sido visto dessa maneira), uma vez que se preocupa não só com a forma mas com a função prática e simbólica, como já referido. O design é bastante multidisciplinar/ transdisciplinar e envolve psicologia, engenharia, arte, ecologia, materiais, processos... Dizer que o designer está mais focado na parte estética sempre foi um erro vulgarmente cometido e que não deve mais ocorrer. Talvez uma possível comparação seria a afirmação equivocada de que o dentista apenas pensa na estética de um sorriso quando na verdade trata questões que vão além disso (saúde), por exemplo.
concordo com você Mariana... A questão aqui é que eu lido com empreendedores, engenheiros e founders há muito tempo e existe ainda esse tipo de visão no mercado, por isso fiz a diferenciação da forma que fiz no vídeo, pois são as dúvidas e a visão que vejo em meus alunos. E é com esse público que estou falando no geral do canal, então eu trouxe a diferenciação do ponto de vista dele, justamente tentando evitar esses erros vulgares que ainda vejo se repetirem no público leigo. Talvez fosse relevante aprofundar a questão, mas não queria um vídeo excessivamente longo. De qualquer forma, agradeço muitíssimo pelo seu comentário e espero que ele tenha vida longa aqui no vídeo e que as pessoas o leiam... Quem sabe uma hora faço um vídeo só disso, podia ser até um bate papo contigo sobre o assunto, já que é doutoranda na área. Que tal? 🙂
@@GiovannaBaccarin Gostei muito do comentário da Mariana más também gostei de sue comentário. Atuando na área de engenharia de empresas de seguimento metalúrgico e madeireiro sempre tivemos a visão do produto em sí sem tomar conta da interferência daquele produto na função usabilidade. Com o Design Thinking tivemos a ampliação de nosso espectro de avaliações colocando o usuário do produto ou serviço como o foco das atenções. Parabéns pelas excelentes publicações.
@@gustavosales1851 valeu Gustavo! Que legal que estão usando a metodologia! Sucesso por aí 🙂🙏
Quando estamos aplicando Design em grupos, os facilitadores podem orientar e corrigir as ideias que estão indo para lá?
Gostei da intervenção e da interação entre Mariana e Giovanna. Mas gostaria que Mariana acrescentasse o que há de inovador no Design Thinking, atualmente tão comentado, já que trouxe a visão tradicional do design. Entendi o ponto em comum entre ambos. E onde eles se diferenciam?
Eu também só estou ouvindo falar disso agora em pleno mês de maio de 2024 , estou finalizando minha graduação e fazendo a disciplina empreendedorismo , li este artigo
Sucesso na faculdade Leida 🙂
A melhor, mais clara e mais útil explanação sobre design thinking que encontrei nas diversas mídias: livros, revistas e sites. Parabéns! Mais um inscrito.
Fico super feliz em contribuir Amauri 😊🙏
Faço das suas, as minhas palavras. Parabéns e Obrigado Giovanna!
Concordo totalmente, melhores 15 minutos que encontrei!
(Em 2024) desde 2017 a melhor explicação sobre o assunto. Muito Grato!
Valeu Neimar 🙏😊
Olá Giovanna parabéns pela brilhante exposição de forma clara, direta e objetiva. Sucesso
Valeu Fernando!! 🙏☺️
Você explicou muitoooo melhor do que outros vídeos que assisti cheios de artes visuais e cores. Muito obrigada.
Ah, super obrigada Renata, fico feliz em contribuir ☺️🙏
Estou estudando sobre esse assunto, e o livro realmente tem tantas etapas que fiquei até perdido.
Seu vídeo e sua explicação foi excelente para eu compreender melhor, ganhou mais um inscrito.
obrigada Fabiano, fico feliz... se interessar, tem uma playlist completa sobre inovação. :-)
Sem dúvida! Parabéns pela didática!
Que aula incrível! Parabéns professora, adorei essa abordagem sobre Design Thinking.
valeu Franklin... obrigada por ter deixado uma mensagem ☺
Vídeo perfeito!!! Obrigado pró!! Parabéns!
Valeu Eliomar 🙏😊
Estou ouvindo em 2024 - E sua didática é atemporal (7 anos depois)
@@glaucio5091 valeu Gláucio... Obrigada pela mensagem 🙏🥰
Não sou de comentar mas a gratidão pela sua aula é tão grande que eu precisava expressar. Por incrível que pareça com o professor da faculdade fiquei bem perdida e corri pra cá para o YT e te achei! Agora tudo fez sentido! Obrigada! Sensacional!
Que ótimo!! Fico feliz em ter contribuído 🙏😃
Bela aula professora. Parabens pelo trabalho, saiba que fiquei grato.
Valeu Guido. Obrigada pela mensagem 🙏🙂
Me ajudou muito na minha POS formação
@@jonathansantosnascimento900 que legal Jonathan!! 🎉🎉
Muito bem explicado. Sua didática é muito boa! Parabéns pelo vídeo!
Obrigada Caroline 🙏🥰
eu vejo o design thinking também como uma ferramenta que pode incluir clientes, digamos, indiretos. por exemplo: quando pensa-se num carro, ele nos ensina que devemos pensar e estudar o que emociona mais, o que é mais prático, o que soluciona usando todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance - desde questionários até aberturas de pupilas, tensão muscular, batimentos cardíacos se forem aplicáveis e sim, em diferentes segmentações mas vale ressaltar que não apenas usando os carros, mas também andando de carona, andando num banco de trás, andando nele com 2 crianças atrás, andando nele com 4 outros adultos e indo ainda além, também indo até uma mecânica, indo até uma instalação de som e alarme, desmontando o carro numa chapeação e vendo como estes stakeholders irão interagir com o produto...
num geral pensa-se e privilegia-se demais o usuário final mesmo no design thinking, sendo ele claro, a prioridade máxima mas, existem muitos "clientes indiretos" que custaria talvez muito pouco pensar neles e modificar desde as prototipagens incluindo o que pode agradá-los e depois, influenciar demais na venda, na revenda, na evangelização de sua marca e enfim, fazer uma grande diferença :)
How s 7 s h S escocês V 7x 5 h
@@wesleyoliveira7474 ?
Você possui uma excelente didática
Obrigada Adriana!! 🙏☺️
Fantástico, Giovanna. Parabéns pela didática!
@@MarcosDosSantos_ valeu Marcos!! 🙏😊
Esse vídeo foi maravilhoso! Explicou muito bem, obrigado! Finalmente consegui entender bem esse conceito.
ah, que ótimo Miqueias! fico feliz...
Excelente video, tudo muito claro, atemporal!
@@theuzaothefreak obrigada pela mensagem 🙏😃
Sou professor de informática e peguei uma disciplina de inovação tecnológica (que não é minha praia) e estou preparando minhas aulas. Seus vídeos estão ajudando muito. Muito obrigado!
Que dê tudo certo
Tô no mesmo barco amigo kkkkkj
Melhor explicação que vi do Design Thinking até hoje. Detalhada e bem explicada.
Obrigada 🙂 fico feliz por ter contribuído 🙏
INCRIVELcomo 15 min pode ter uma carga de conhecimento muito grande
Valeu Mateus 🙏🙂
Giavanna, achei fantastico o seu conteudo de Design Thinking, e como voce abordou a metodologioa foi incrivel!
Parabéns
Excelente! Parabéns pela metodologia clean kkkkk
valeu Alexandre!!
Estou estudando para o concurso da caixa 2024, e seu conteudo vai ajudar muito.
Sua didática é maravilhosa ❤
valeu Bruna!! boa sorte na prova!
Parabéns, você foi muito didática, gostei bastante!
obrigada Célia! Inscreva-se no canal que tem muito vídeo novo vindo por aí... :-)
Parabéns, amando sua forma de explicar.
valeu Pri! espero que goste dos outros conteúdos. Tem dois cursos completos aqui no canal de forma gratuita. :-)
Muito bom
valeu!! 🙂
Vi o vídeo hj e, como disse o Amauri logo abaixo, para mim também é a melhor explicação sobre o tema design thinking. Parabéns. Acabei de me inscrever no canal.
Obrigada Josimar, feliz em contribuir 🙂🙏
gostei e compartilhei...estou estudando
obrigada Drica!! tem muito vídeo que vai gostar nesse estudo... :-)
Muito útil a explicação. Me ajudou muito. Obrigada!
😊🙏
Já tinha pesquisado sobre design thinking, só de ver o início do vídeo já sabia que esta sim é uma boa explicação.
Valeu Marcus!😊
Muito boa a aula!
valeu Cláudio...feliz em contribuir de alguma forma!
Vídeo perfeito!
Obrigada pelo elogio 🙏🙏😊
muito boa a aula, ajudou muito!!!!!!
valei Erika! fico feliz... 🎉
Mulher, tu é fera!
Valeu Sandra!! 😃❤️
Aula perfeita e forma de explicar incrível! Amanhã tenho prova e fui salva com esse vídeo!
Boa prova! 🙂💪
Adorei o vídeo e a didática. Descobri o canal hoje e já vi que vou surfar muito por aqui. Thnx.
Espero que o canal contribua ☺️🙏
Explicação perfeita! Consegui aplicar na minha pós e na minha vida profissional! Show
Fico feliz que tenha contribuído 🙏☺️
Ótima aula❤
valeu!! 😊🙏
Ei bunita, que aula boa de ver. Gostei demais. 👏👏
Obrigada pela mensagem Dani. Fico feliz 😊🙏🙏
Obrigada
🙏☺️
Perfeito querida claro feito agua
Obrigada Caio!! 🙏😊
Excelente didática, virei seu fã ! PARABÉNS!
Fico feliz Silvino. Estou liberando a partir dessa semana o curso de Business Model Canvas completo... Caso interesse: th-cam.com/play/PLLZIXLxPsJkj4Wsoz7jK1EZtAg9VGGQZG.html :-)
Parabéns! Excelente apresentação! Gostei muito! Quero aprender com você!
Obrigada Antônio!! Espero que goste do restante do conteúdo...☺️
que aula gostosa de ouvir. Tirou todas as minhas duvidas!!
Fico feliz em contribuir ☺️
finalmente uma explicação clara sobre o assunto
Que ótimo Marcelo! 🙏☺️
Não tem como não curtir e se inscrever. Parabéns
Ah... Obrigada Luiz Fernando 😊 feliz em contribuir 🙏
Obrigada , estou fazendo pedagogia , e seu vídeo me ajudou muito
Fico feliz que o conteúdo tenha ajudado Julia... 😊
Como o título sugere, aula prática, muito objetiva, me ajudou muito. Parabéns! Muito obrigado!
🙏😃
Parabéns pela aula! Você é ótima, explica super bem!!!
obrigada Elvira!
muito bom! obrigada!
Valeu Maria Teresa 😊
muito boas mesmo suas explicações! você capta bem demais as idéias como um todo e as resume com perfeição! parabéns :)
🙏🙏😊
Ótimo conteúdo, obrigado pela disponibilidade!
Valeu Denison 🙏😊
Ótimo vídeo! Gostei! Ouvi falar sobre design thinking agora, fazendo engenharia de produção e motivou a conhecer sobre a matéria! Já estou inscrito!
Realmente é o que tem nesse universo da criação que faz mais sentido do meu ponto de vista... 😊
Muito obrigado, essa explicação foi realmente de grande ajuda.
Que ótimo saber que contribuiu Lucas 😊🙏
Gratidão por compartilhar seu conhecimento
🙏💟
Adorei a sua didática! Parabéns!
Valeu Wagner 🙏😊 espero que goste dos outros materiais também!
ótima aula ! bem explicativa e de facil entendimento parabéns
Valeu Francisco!! 🙏😊
Essa aula foi ótima, finalmente consegui entender um pouco dessa metodologia
Fico feliz 🙏☺️
Amei.Muito boa essa aula.😍
Valeu Tatiane!! ☺️🙏
Parabéns pelo conteúdo! 👏
Obrigada!! 😃🙏
Aula espetacular!
Obrigada Rosimeire 🙏😊
A melhor explicação que achei. Top, parabéns,obrigado por compartilhar conhecimento!
valeu 'Falando Verdades'... espero que curta o restante do conteúdo do canal... 🙂
Parabéns pelo conteúdo compartilhado!!!
valeu Clovis!! :-)
Excelente!
🙏😊
Parabéns professora! Uma aula ótima.
Obrigada Marco!
Muito bom! Acabei de conhecer seu trabalho! Vou usar seu vídeo em meu artigo ESCANCARANDO A REALIDADE que deve ser publicado no próximo mês. Acabei de ter meu novo livro FOCCO lançado. Abraços, sucesso, Deus abençoe.
Que legal Osmar! Fico feliz em contribuir. E parabéns pelo lançamento do livro 🙂🌟
@@GiovannaBaccarin Fico grato com sua concordância e faço uma pequena ressalva: Fiz um leve alteração no tema do artigo. Passou a ser: ENCARANDO A REALIDADE! Deverá ser publicado dia 01/10/21. No Blog do Instituto Life Coaching. Abraços, sucesso, Deus abençoe!
Muito obrigada! Virei sua fã! Muito sucesso!
Valeu Silvia! 🙏😊
Giovanna vc é fantástica, feliz em conhecer este canal :)
Obrigada!! Muito feliz em contribuir ☺️🙏
Adorei essa AULA.^^.
valeu Paulo... :-)
Muito bom. Parabéns
Valeu Silvia! 😊🙏
Explicou muito bem.
Obrigada Carla 🙏☺️
Muito boa a aula! Consegui entender de uma maneira mais fácil que em outros conteúdos que ja achei. Parabéns 🤗
Fico feliz Patrícia!! Estou liberando a partir dessa semana o curso de Business Model Canvas completo... Caso interesse: th-cam.com/play/PLLZIXLxPsJkj4Wsoz7jK1EZtAg9VGGQZG.html
Muito abstrato!
Que pena que não gostou, talvez meu estilo de ensinar não seja pra você. Espero que encontre a ajuda que procura. Desejo sucesso! :-)
parabens
Valeu Pedro ☺️
Parabéns! Bela explicação 🟢
valeu Fátima!! :-)
Que aula ótima. Muito bom!
Obrigada Kadu! ☺️🙏
Maravilhosa explicação. Muito obrigada!
Valeu Jess 😊🙏
Ótima! Uma abordagem muito boa! Excelente!
Obrigada Fabrício 🙏🙏😊
Conteúdo excelente!
obrigada Daniel!! Estou semanalmente postando um curso completo de Business Model Canvas tb... Espero que o canal como um todo contribua :-)
@@GiovannaBaccarin muito bom. Adorei e já se inscrevi no seu canal e ativei o sininho, amo esta área de Design Thinking! Teria um meio de comunicação direto e que me poderia informar? E-mail, Whatsapp e etc...
@@danielcaetano5966 tem meu zap na descrição do vídeo
Oi Gi! Muito bom! Parabéns!
Oi Cláudio, tudo jóia? Quanto tempo... Obrigada pela mensagem 🙏😊
Parabéns!
Parabéns Gi, gostei demais do vídeo.
obrigada Milca! :-)
Obrigado pelo vídeo, você explica muito bem!
Ótimo conteúdo!
obrigada Emilly :-)
Ótimo conteúdo, sua didática é muito boa. Espero que continue sempre postando mais conteúdo. :)
Obrigada Manoel 🙏😊
Vídeo bacana e bem executado, mas esse tal de Design Thinking é só um novo nome para algo que sempre existiu. Focar na usabilidade, estética e atender a real necessidade do cliente, sempre foram processos de criação de produtos e serviços. Empatia, ideias, protótipo, nada de novo. Mas super válido o vídeo, muito bem feito. Parabéns
O nome e o conceito não são novos... Design Thinking tem mais de 30 anos como um conceito estruturado. E é claro que muitos construíam produtos assim até antes disso. Eu falo que é algo novo no vídeo? Não me lembro disso... Obrigada pela mensagem 🙏😊
adorei seu canal, +1 inscrito
Fico feliz Matheus!! obrigada :-)
parabens!!!!! conteudo muito bom!
obrigada Thiago! :-)
Excelente, bem esclarecedor!
Obrigada Tatiana 🙏☺️
@@GiovannaBaccarin eu que agradeço, me ajudou bastante!
Giovanna, o DT é aplicável no planejamento e execução de serviços? Por exemplo, é possível aplicar 100% dessa metodologia em um serviço de pesquisa de mercado? Entendi a lógica da metodologia mas sinto dificuldade em sua aplicabilidade para serviços já existentes.
É super aplicável se estiver buscando melhorar ou inovar esse serviço e se quiser fazer isso verdadeiramente buscando refinar do ponto de vista da necessidade real do cliente. Mas a metodologia inverte a lógica de pesquisa de mercado tradicional. É uma forma bastante diferente de pesquisar o mercado e de fazer tudo que advém dos resultados dessa pesquisa.
Muito bom o conteúdo. Ela falou muito bem...
valeu Eduardo!!!😀
Didática maravilhosa! Virei fã!
Obrigada Ingrid, fico feliz. 😊
Desculpe minha ignorância: mas isso é uma profissão ou um método utilizado por profissionais? De quais áreas? Tenho visto isso em alguns cargos de bancos
no sentido de sua pergunta, é um método, uma forma de pensar, uma mentalidade para desenvolver produtos, serviços, projetos e/ou para resolver problemas. isso de forma ampla e geral. para responder com mais clareza teria de entender a vaga em questão.
Giovana, o Value Proposition Canvas e o BMG, ambos seria o mesmo ou semelhantes ao Design Thinking ?
não é a mesma coisa... é a diferença entre ferramentas e processo de utilização das mesmas. De qualquer forma, o Design Thinking é o pensamento por trás da melhor utilização dessas ferramentas. Se puder, assista ao vídeo sobre Lean Startup 2.0, que nele eu falo um pouco mais dos encaixes entre as coisas...
Quem veio aqui porque não conseguiu entender a aula da Uninter sobre Design Thinking? kkkkkk
fico feliz em ter ajudado Luciano... compartilhe com os colegas. :-)
Estou fazendo uma pós em Robótica Educacional. Uma disciplina é Design Thinking. A apostila é vaga! Esse vídeo está me ajudando um pouco a entender melhor! Obrigada!
Eduminas... Eu! Estava perdidonoa! Ainda não me encontrei!
Do edital da CEF vim parar aqui...
Que legal Tarcysio. Espero que ajude 🙏😊