Tudo verde. Mas o pior para mim que sou português (já falei com varias pessoas e também concordam) é o facto do brasileiro ter uma ideia de praia diferente. Para o português é um lugar de relaxe, não é para levar colunas com funk brasileiro e 10 litros de cerveja por pessoa.
Exatamente... Sempre falo que, quando a gente vai na casa de alguém, temos que respeitar as regras daquela casa. Imigrar é a mesma coisa. Temos de estar preparados para mudar não só de país, mas de mentalidade também!!! Obrigado pelo seu comentário! Continue acompanhando o canal! 😉👍🏻
Tbm tenho ódio disso,sou Cabral e a minha família tem descendência Portuguesa,nós nos reunimos para passar o mês de Julho na praia e o maior barulho que se escuta é o das pessoas conversando,mas quando vêm pessoas de outras sempre se tem confusão,por causa de barulho.
100% verdade, ha uns dias fiz uma caminhada noturna na serra da Arrábida, para meu espanto e do grupo que me acompanhava, cruzamo_nos com 4 brasileiros com uma coluna enorme a ouvirem uma música de merda altíssima no meio de uma serra que é patrimonio natural, repleta de animais selvagens. Foi das maiores faltas de respeito que vi na vida.
É amigo, infelizmente alguns mudam somente de país e esquecem de mudar a mentalidade também! É triste ler isso, mas sei que acontece muito! Pior é que depois muitos voltam a falar mal dos portugueses, como se estes estivessem errados [dentro de seu próprio país?] Parece surreal, mas é real!!! 😢
Cheguei dia 18 porque tenhos meus primos portugueses. E fui morar perto deles e dico uma coisa, desde que sai da rodoviaria Oriente ate chegar no Entroncamento so encontrei gente super gentis e me perguntavam se servia qualquer informacao. Todos super fofos , so na estacao do Entroncamento tres Pessoas 🤗 achei lindo e me senti protegida. Obrigado Portugal estou adorando aqui♥️♥️♥️♥️
Bom dia! Cumprimentar quando se chega é absolutamente natural, quase expontaneo. Quanto a música na praia e nas esplanadas, seja boa ou má música (gosto nao se discute), é simples: porque tenho que ouvir música que nao escolhi quando e onde nao quero ouvir música? Gostei do seu video. Foi muito sensato. Boa sorte!
Esse estranhamento não é só dos portugueses. É de qualquer povo civilizado. O brasileiro em geral precisa mesmo se reeducar. E não se trata de agradar gente de outros países, mas, de aprender a conviver entre nós mesmos. Assim, devemos aprender a modular o tom de nossa voz ao ambiente em que estamos; devemos deixar essa mania de andar grudados nas pessoas e respeitar o espaço pessoal dos outros e, ainda, devemos deixar os abraços apenas para conhecidos.
Isso do brasileiro precisa de re-educar parece-me pouco apreciável. Qualquer pessoa está em constante aprendizagem e o confronto com outra cultura permite a aquisição de competências cognitivas. Parece-me que a sua intervenção, monstra preconceito. E é uma coisa a ser trabalhada, pois o preconceito é a falta de conhecimento ou abertura em determinada matéria
@@yoppos6293 Reeducação não tem nada a ver com preconceito. O que você foi digitar muito para dizer o mesmo que eu disse. Reeducar-se não acontece num passe de mágica, porque toda educação ou reeducação é um processo. Quanto a essa ladainha de preconceito, ela não passa de atitude típica de gente mentalmente preguiçosa e autoritária que, confrontada, reage querendo calar aquele que diverge.
@@paulocesar5544 a sua defesa não está fundamentada. Uma coisa é ter um vizinho ou conhecer alguém brasileiro que não se comporta como deseja e fazer disso como válido para todos os brasileiros. Se já viajou, vai ver que na França há particularidades, na Alemanha há outras e todas elas são diferentes do Português. Há sempre pessoas menos educadas, simpáticas e outras com personalidade bem própria.
Olá boa tarde. Olha sou português, casado com uma brasileira, vivi cinco anos no Brasil e tenho duas gêmeas nascidas no Brasil, . Concordo com tudo o que o meu amigo falou, mas para mim pessoalmente, o que mais me irrita nos brasileiros é o complexo de inferioridade, daí a tendência de se armarem em superiores em tudo, acho irritante. Abraço.
Ao ler o comentário, não pude conter um sorriso... De facto, essa é uma característica de brasileiros recém chegados a Portugal. Mal conhecem uma pessoa, logo começam a 'desfiar' as suas 'competências'... Atitude Inconcebível para um português prestar-se a tal demonstração de vaidade! A reação habitual é: ...
Desculpe-me, mas essa situação de não dar bom dia, boa tarde , etc, pelo menos aqui em Natal, sempre fazemos isso. E outro ponto essa coisa de não dizer Não, é uma questão de amenizar, de ser simpático, não constranger.....e somos expansivos sim. Por isso somos brasileiros, um povo acolhedor .... principalmente os nordestinos
Também tenho duas filhas luso-brasileiras. Vivi 11 anos com o pai delas e o que vejo em grande parte dos comentários aqui no youtube e no Instagram, soa a complexo de inferioridade e não adianta tentar ser esclarecedor, que ficam logo bravos.
Desculpe, mas como brasileiro não me reconheci em quase nenhum dos 5 hábitos, exceto andar de chinelo, mas isso é comum no RJ. Quanto ao restante, falar alto, não cumprimentar ou pedir por favor, isso pra mim não é hábito dos brasileiros e sim de pessoas mal educadas, pelo menos no meu círculo de amizades TODOS são minimamente educados, quanto a comparação, deve se instituir que vc deve seguir as regras na "casa" dos outros.
Não disse nada contrário a isso na questão de andar às regras da casa dos outros. Concordo em gênero, número e grau e, inclusive, falo sobre isso em outro vídeo! 😉
@mariahelenas9655 você é você, a maioria nos chama de zuca e no início eu também não gostava, hoje já não ligo e sou eu quem os chamo de zucas também... Além de chamar o tugas de tugas 🤣. Tenha a certeza que não fiz o vídeo pensando na senhora.
Brasileiros e Portugueses sempre haverá de existir um ou outro que tem problemas de berço.. não é nacionalidade.. quem tem educação, respeito e percebe que seu direito começa onde termina o do outro, vive até na lua..
português não pode ir ao brasil, pensando que é um portugal em ponto grande, tal como brasileiro não pode vir a portugal, pensando que é um brasil em ponto pequeno
+POR DENTRO do PORTUGUÊS BR muito obrigado. Então se ainda não for inscrita, inscreva-se e ative o sininho para continuar acompanhando! Esse tipo de apoio só dá mais motivação para continuar!
As coisas que me irritam dos brasileiros são: 1 Falar alto. Parece que vocês gritam em vez de falar. 2 A falta de educação quando chegam num local ou quando vêm os vizinhos, e não cumprimenta. Isso é de muito má educação. 3 Muitos brasileiro não fecha uma porta, Batem a porta. Aqui isso é visto como sinal de má educação e falta de respeito, com os outros visinhos. 4 O brasileiro não se toca que não Europa, depois das 10 da noite não se faz barulho dentro das casas. Depois se surpreendem quando um vizinho chama a polícia. 5 As comparações. Eu sou imigrante em Londres e nunca comparo Londres com Lisboa. São duas cidades muito diferentes, com as suas coisas boas e más. Outra comparação que vocês fazem, e comparar partes do litoral brasileiro com o Caribe. Eu já visitei bastante litoral brasileiro e sou apaixonado pela costa brasileiro. Também fui duas vezes para países caribenhos. O Caribe é lindo demais. Só quem esteve nos dois, sabe que não são igual, não sao comparáveis. Cada um tem a sua beleza e são únicos e lindos demais. Sejam bem-vindos a Portugal mas aprendam as nossas normas de convivencia. Só vos vai ajudar no vossa integração.
@@fernandolopes6801 Olá, acho que você não entendeu ou não quis entender. Criticar não significa hostilizar ou ter uma postura xenófoba ou ser preconceituoso. Apenas falo da minha experiência. Como eu não digo em nenhum momento que sou perfeito e que não tenho defeitos, essa conclusão é sua. Se quiser também posso dizer-lhe 5 coisas que me irritam dos portugueses. Será que se eu o fizer, você vai dizer que sou preconceituoso e xenófobo com o nosso povo? Ou que sou um traidor da pátria? Eu também sou imigrante ou emigrante como você quiser, mas aqui eu sou tratado como IMIGRANTE. Sei muito bem o que é a xenofobia e o preconceito, já sofri na pele.esse ódio contra o estrangeiro. Numa coisa você tem razão, voltar para Portugal, não está nos meus planos. Umas das razões para não fazê-lo é ter que aturar gente mal educada e groceira como você.
@@miguelmonteiro7942 Grosseiro, assim se escreve, eu, não sou, estás errado. O que me irrita profundamente são determinadas nacionalidades pensarem que são superiores a outras. Tens aí um bom exemplo, os britânicos são preconceituosos coisa que chegue.
Olá! Obrigado pelo seu trabalho. Sim, existem lugares menos bonitos em Pt, como em qq lugar. Aliás, Pt não prima pelo ordenamento do território (da estética urbanística ou paisagística). Faltou o sorriso, não temos o hábito de sorrir quando falamos. Tomamos banho, ao contrário do que possam pensar. Mas não com a frequência de um brasileiro que habite numa zona escaldante. Havendo Inverno, nem é necessário tomar banho diariamente, pois é uma agressão constante à barreira dermo-seborreica. Xinelos, de facto não nascem nos nossos pés. É pouco habitual o uso de Xinelos, e no resto da Europa. Afinal, há temporadas de frio e é preciso meias, casacos, camisolas, luvas... Não temos o hábito da palavra , "gentileza". Numa loja, pode questionar o funcionário, Olá, Bom Dia! Pode-me informar o valor deste artigo ", mas eu digo frequentemente,"Olhe, Queira desculpar... Importa-se de me dizer o preço disto por favor " Enfim... Cada um com seus hábitos. Também é verdade que somos pragmáticos. Se alguém nos convida, e não se quer ir, diz-se, "não estou mto interessado, obrigado" ou "não quero, obrigado". Depende da situação Bem vindo e boa sorte para a sua estadia em Portugal
Sr Paulão boa tarde, sobre esses 5itens tem um que não entendo, vi uma Brasileira de chinelo de dedo com casaco de pêlo em pleno inverno, eu falei para mim, nossa ela não tem frio nos pés? Para nós Portugueses é um bocado confuso mas tudo bem hábitos são hábitos. Chinelo só uso dentro de casa ou praia, seja bem-vindo e seja feliz.
Honestamente, já fui assim... Depois de algum tempo aqui, eu também já acho meio estranho. Mas minha esposa continua igual a esta senhora que você descreveu, ela não se importa, não sente frio nos pés e sai (nas proximidades, é claro), com um chinelo e um casaco, tranquilamente. Hahaha... É mesmo questão de hábito! Sê bem vinda no meu canal! Espero que goste! 😉👍🏻
Em relação a esse ponto bonus"ser muito expansivos" vou deixar aqui um ponto de vista que pode nem passar pela cabeça dos Brasileiros. Quando são "demasiado simpáticos" para o Português pode parecer falso ou desimimulado. E muitas vezes a ideia que o Português não gosta de Brasileiros vem daí o Português vai ficar com a sensação que você e cínico ou burlão e vai ficar de pé atrás com vocês
Somos desconfiados é verdade... Mas há motivos pra isso e acho que infelizmente os brasileiros que vêm pra Portugal atualmente também levam um bocado por tabela dos que vieram em primeiro para cá há muito tempo... Criou se um estigma e as pessoas não são todas iguais...
...pois se vier aqui no nordeste, agente recebe bem , pede logo para ir entrando e tomar um cafezinho lá na cozinha. Ô povo chato.....o mundo precisa de gentilezas, e não de desconfiança.
Por uns pagam os outros: 2 brasileiros foram instalar um esquentador em minha casa, não trabalhava. Só depois de comunicar com a empresa, é que veio um outro brasileiro que era competente e honesto. Claro que os outros foram despedidos.
....não se pode desconfiar da pessoa só devido a sua origem.... existem maus profissionais em qualquer lugar poderia ser português, brasileiros, chinês, francês.....etc. O português aqui no Brasil tem a " fama" de mau educado....pode ir nas padarias, mais não se pode generalizar.
Exatamente! Nada como procurarmos saber como nos portar na "casa" dos outros antes de termos certas atitudes! Obrigado pela participação. Continue acompanhando para mais dicas! 😉👍🏻
Não e só Tuga que fica nervoso com isso eu como brasileira que moro no Brasil detesto gente assim aqui no Brasil deveria existir leis severas em relação a essas coisas
Boas.. É verdade o que vc disse aqui no video de um jeito geral. Os chinelos é porque o clima aqui não é propriamente o clima do Brasil. Talvez só a parte gaúcha do Brasil se assemelhe ao clima do norte e centro de Portugal. Os brasileiros têm o hábito de falar um pouco alto porque são mais efusivos que os portugueses. Com o tempo os brasileiros ficam bem mais moderados aqui em Portugal. Eu quando entro numa loja eu digo bom dia ou boa tarde e depois peço o que quero. Os portugueses não argumentam tanto são mais directos, é verdade! Os brasileiros que já estão em Portugal á algum tempo já se habituaram e alguns até acham que é melhor assim do nosso jeito porque é um jeito mais equilibrado e moderado. Um abraço.. 👍.
Boa noite. O facto de cumprimentar as pessoas chama-se educação. E se acha que somos mt rígidos,exprimenta ir para Espanha,França Inglaterra....aí morriam😂,eles falam a todas as pessoas que cruzam na rua.
E de responder o cumprimento também. Essa regra só vale de português para português. Se português para qualquer outra nacionalidade não, pois se acham superiores aos latino americanos e africanos.
Os chinelos e verdade trabalham numa empresa que tinham brasileiro e mesmo com chuva era mais de chinelos e um povo com a sua diferença mas um povo que gosto acho muito família.
Estás a falar bem se eu for para o Brasil tenho de respeitar os vossos costumes as vossas leis, mas na verdade a maioria dos Brasileiros não respeitam as leis Portuguêsas, um Exemplo é a musica alta a partir das 22h é proíbido mas à Brasileiros não respeitam obrigando os Portuguêses a chamar a Policia o que era desnecessário. Abraço amigo.
Lá é proibido também.. Tem o nome da lei do psiu.. após as 22h pode acionar a polícia.. Esses que ficam com som alto, é problema de berço mesmo.. não de país..
muito bem, convém perceber que nós não somos brasileiros somos diferentes, nem piores, nem melhores, mas há brasileiros que julgam que devemos copiar o que se passa no brasil...
nós portugueses temos o hábito de dar os bons dias ,,seja na Rua ou em qualquer lado ,,quando se dirigir alguém déia os bons dias em primeiro lugar e depois diga o que quer ,,se não o fizer é considerado mal educado ok
Quis dizer que não é regra os portugueses te darem um.bom dia...muito pelo contrário...Só vejo gente mal educada, digo isso porque trabalho com o público e gejo e sinto a maneira como sou tratada.
@@luccifortal entendi! Infelizmente a arrogância abunda muito por estas bandas quando se trata do atendimento ao publico. Muitos vão com a mentalidade de "eu estou a pagar e tu estás para me servir". Também já trabalhei ao público e sei como é..
Esse negócio d não dizer "Não" eu não entendo nenhum um pouco como falsidade nossa, muito pelo contrário, é um jeito nosso educado d não querer magoar o outro... É uma questão d empatia. Já ouvi vários estrangeiros dizer q isso é uma das qualidades q nos fazem a fama d cordiais mesmo com desconhecidos
E eu com tantos anos aqui já ouvi MUITO português dizer: "por que vocês brasileiros fazem tantos rodeios para dizer um simples NÃO? Ninguém é obrigado a nada e o não faz parte da vida, basta dizer: NÃO, NÃO VOU, OBRIGADO PELO CONVITE, simples assim!!". Palavras das bocas de AMIGOS portugueses.
@@fala.paulao Os estrangeiros q eu sigo não tem nenhum português. Aqueles q eu sigo, com o tempo, dizem q entendenderam o nosso jeito e conseguem perceber q é uma questão d empatia e q os brasileiros não querem é fazer desfeita. P o português nosso "rodeio" soa como enrolação, mas p nós aqui o "não direto" deles, soa como seco e mal educado. P mim não há certo e nem errado, é tudo uma questão d hábito e cultura q quando vc conhece melhor acaba desfazendo preconceitos e estereótipos em ambas as partes.
@@luizduarte25 eu até entendo a intenção mas na prática não funciona lá muito bem, imagine, por exemplo, que vais a uma entrevista de emprego ou mesmo que pedes em namoro a alguém que não quer e a pessoa ou o empregador ficam enrolando com "pena"... Ficas na esperança de algo que não se concretizará só porque alguém não tem coragem de ser direto.
@@anafurtado4334 mas essa situação do emprego já é muito formal. Estou falando mais no dia a dia. O empregador q ficar enrolando pra dizer não, na verdade não sabe é selecionar empregados, deveria passar a função pra um profissional.
@@luizduarte25Pode dizer-se "não" de forma cordial. É chato se uma pessoa dizer que quer combinar um encontro "um dia destes" e depois não combina! Em Portugal, se alguém diz que quer combinar, nós levamos a sério! Tal como acha que é empatia dizer "não" para não fazer a desfeita, para nós é uma desfeita uma pessoa dar a entender que quer ser nossa amiga e depois é só "da boca para fora!".
Obrigado! Continue acompanhando. Veja também meu segundo vídeo, acho que vais gostar: "Imigração... Será que você está preparado???". Obrigado pela audiência! 🙏🏻
Nossa!! A pergunta é, de onde você é no Brasil?? É que isso acontece por todos os lados, é costume de brasileiro (no geral), ser muito expansivo! Inclusive é um estereótipo de brasileiro para outras nacionalidades.
Concordo em 100% com esta atitude, entretanto, no Brasil, principalmente nas metrópoles, é muito comum as pessoas viverem cheias de pressa e deixarem a educação de lado e irem diretamente ao assunto. Algo do género: "por favor, quanto custa isso?", e passarem direto pelo "bom dia", "boa tarde" e "boa noite". Se és de uma metrópole brasileira e tem essa atitude, parabéns, és uma pessoa diferenciada!
Eu não sei em outros lugares, mas aqui no interior de Rondônia o povo costuma fazer piseiro na praça central, como é um lugar que não mora ninguém na região, eles fazem todo final de semana as bagunça lá, raramente você escuta som ligado em bairros residências, até os bares e restaurantes costuma ter o som bem baixinho, o povo Rondônia já é fresco e do interior mais ainda, eu particularmente gosto assim. 😅🤣🤣👌
só damos um beijo ,um abraço ,uma palmadas nas costas ,,tudo isto quando se tem muita confiança ,,fora desço nos não gostamos ,,não faz parte da nossa cultura compreendido ok eu sou um português mesmo tenho 60 anos
O erro de todo brasileiro é achar que os portugueses são iguais a nós. Os portugueses são educados, porém reservados e muito sinceros. Uma característica que gosto muito deles é a despretensiosidade, em outras palavras: eles não ficam ostentando coisas caras para tentar parecer melhor que o outro - como se faz batante aqui - eles são de uma simplicidade imensa, mas claro, sempre há exceções.
Por isso que o foco do vídeo é para brasileiros. Imagina um japonês assistindo este vídeo no Japão e dizendo: "no Brasil o que fazem e como é em Portugal, não nos diz respeito". Por isso, o foco são os brasileiros e exatamente com a intenção de educá-los quanto aos costumes portugueses, para não agirem como tolos por aqui. Quanto ao barulho, concordo 100%, sem barulho, é uma questão de respeito aos demais.
A violência acústica não é falta de educação: é ódio proposital. Não cumprimentar ao iniciar um diálogo não é coisa de brasileiro: é um menosprezo ao próximo, falta de humildade, julgá-lo seu serviçal ou lacaio. Gente escrota existe em todos os países. Eu já fugi de uma cafeteria em Ericeira com medo de ingleses que estavam lá.
Se você soubesse o mal lhe causa em todo o seu corpo andar de chinelas, sem ser por muito pouco tempo, talvez arranjava outro tipo de sandália que não chinelasse e a segurar com os dedos dos pés.pergunte a um médico.
Sapatos fechados em excesso e apertados também causa problemas aos pés, não é qualquer tipo de sapato, então no caso devemos proibir as mulheres de andar de salto em então, para as donzelas não quebrar o seu precioso tornozelo. 🤣🤣👌
Boas,uma coisa que nao entendo! Porque certos brasileiros{as},dizem tantas vezes tantos palavroes ,se fossem adolescentes ok,mas adultos ,nao fica bem.
Hahahaha... Graças a Deus, aqui no TH-cam tem um vídeo do Fernando Rocha com um texto que ele fez sobre os portugueses e o palavrão... Foda-se é vírgula e car*lho é ponto final. Por isso, não vejo isso como diferente entre os dois povos. Ambos falam igual. Uns mais, outros menos e outros nada. Isso não é uma coisa tão generalizada como estás a dizer. Eu mesmo, como sempre me dizem, "a cada 10 palavras que digo, 11 são palavrões"... Não me importo com isso, acho que em certas situações, até ajuda a expressar melhor, principalmente os sentimentos!! Há outros brasileiros com idade similar à minha, que não falam absolutamente nada e não gostam. Acho que parecer bem ou mal é uma questão de opinião... Uns acham até necessário para um discurso mais claro e verdadeiro (não polido) e outros acham "feio".
Paulão, como estás? Acho que toda a malta já teve brasileiros por perto, e são iguais aos outros todos, até passam por portugueses, só noto quando falam, mas para mim é igual se forem do Porto, ou alentejanos, ou madeirenses, sei distinguir pela pronúncia, não significa mais nada. Andam por aí, como eu e toda a gente.
@@joses.722 Vou dar um exemplo, no fim de semana passado, fui ao Colombo, e num dos Cafés ( Café/Bar) veio à mesa, uma senhora (portuguesa típica, de aspeto) para levar as coisas sujas, que resultaram do nosso lanche, e limpar. Foi quando ela perguntou se podia levar também um copo que ainda tinha água, que vimos que era brasileira. Claro, se for uma pessoa com avós de imigração dos países que fazem fronteira com o Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai etc. que têm genes dos ameríndios originais, e usar havaianas, calções (bermudas) e t-shirt, claro é um brasileiro.
Muitas vezes, eu consigo detetar um brasileiro só pela cara. Não são todos, claro, mas os brasileiros e brasileiras costumam ter uma feição da cara diferente da dos portugueses e portuguesas.
Bom, conheço portugueses dos 4 cantos do país. Vivo aqui há MUITOS anos. Foi baseado nos relatos deles que eu fiz o roteiro para este vídeo. Se ler os comentários aqui, verás MUITOS concordando com todos ou vários pontos colocados. Agora eu te pergunto: será mesmo que é só em Ovar???
Brasileiros têm ou não essa dificuldade em dizer "NÃO"? Se já notou isso, qual é a sua opinião? Obrigado por acompanhar e participar. Essa interação é muito importante para que eu possa dar continuidade ao trabalho! 😉🙏🏻
REALMENTE AS CULTURAS SÃO DIFERENTES. E TEMOS QUE RESPEITAR TODOS OS LUGARES DO MUNDO. MAS TODO MUNDO DEVE USAR SANDÁLIA AONDE FOR PRECISO. SOBRE O HÁBITO DE USAR SANDÁLIAS ACHEI UM POUCO DE EXAGERO!
TB acho😉. Sempre vi gente em sandália e chinelo um pouco em todo lado. Aqui em França assim q ha um rail de sol,sandália. Eles chamam " pés nús" para ver. Londres então nem se fala. Ninguem Liga a nada. Vi uma snhra sair em robe de banho na merciaria...normal
Não concordo, vc qd se dirige a uma pessoa não vai dizer,desculpe sr. octono português,pode me dizer onde fica tal loja....😅 A nacionalidade não está escrita n'a testa.🙏👍
@@fala.paulao calma, Paulo. Acho que você que me interpretou errado. No seu vídeo, vc diz sobre hábitos errados, certo? Então, eu apenas completei um que você comentou. Se a pessoa que vive aqui, fica comparando com o Brasil, então é melhor não ficar mais aqui. Entendeu agora?
+@Vincebrazil confesso que não entendi desta forma e fiquei realmente incomodado com o comentário. Peço enormes desculpas pela MINHA interpretação errada (afinal, a interpretação estava errada, só que não era a tua, era a minha 🤣) e vou apagar a mensagem anterior, deixando apenas o meu pedido de desculpas público a você amigo! E quanto ao assunto, é exatamente isso o que você disse: não está bem aqui?? Andore, andore!! 👋🏻 Abraços!
@@fala.paulao Sabe mémo bicho!!😅 Oh é só p prévenir,já viu uma moça pedido um bico porque précisa de dinheiro ?!!!😅. Tá vendo,vcs também têm diferenças mas é isso que é bom. Culturas e costumes diferentes. Os zucas que deixem de pensar que os tugas não gostam deles🤝, gente Boa e má há em todo lado. Sabes ( de emigrante p emigrante),Vivo n'a França e se vcs vissem certas coisas...uiiii de cair duro....aí sim. Só um exp. Conheçi uma mãe de familia,4 filhos,que espalhava a areia do gato pour todo chão da casa de banho😱um horror o cheiro de cócó pour todo lado e para ir fazer a comiçao saiamos mais porcos...tinha de desviar c o pé a porcaria p poder aceder à sanita🤮. No entanto bonjour a todo mundo. Chique/porco/sem vergonha😝
Percebi!! E concordo com o que dissestes... Os zucas que parem de achar que os tugas não gostam deles e vice-versa... Eu sou um APAIXONADO por este país, que é o país da minha família!!! Vejo muito português e muito brasileiro levar tudo o que falo aqui a mal, como se uma cultura fosse inferior a outra ou como se eu estivesse a dizer mal da cultura portuguesa ou brasileira... AMO este país e os portugueses. Gente boa e má há em todos os países... E olha que falo com propriedade, sou "rodado" neste mundão!! 😂
@@fala.paulao Estamos!!! Sou tecnica de saùde e estava no ginasio e dos fui pro jacuzzi. Uma francesa que nunca vi,virou e disse " Sabe,a minha empregada de limpeza TAMBÉM é portuguesa e o marido pedreiro !!!! Eu 🤔???? BONJOUR mas deve me confundir c alguém. Sou técnica e meu marido,tuga, é prof / engenheiro. Partiu do príncipio....p.ta qui pariu. Mas mt éducada ne🤫🙄
SÂO INCORRECTOS; FALTA-LHES RESPEITO; EDUCAÇÂO, INTELIGÊNCIA PARA SABER QUE ISTO È PORTUGAL NÂO O BRASIL, NENHUM PAÌS NESTE MUNDO CONDENA OS IMIGRANTES PORTUGUESES JÀ AOS BRASILEIROS QUEREM-NOS FORA;
Vc quer nivelar uma população inteira pelo nível mais baixo?? É que se for assim, não tem povo de lugar algum que se salva, nem mesmo os escandinavos (que é um dos povos mais civilizados que conheço)... Se for nivelar todos desta forma, vamos então olhar para o próprio umbigo e se calhar, teremos coisas até pior do que o teu exemplo citado acima, detalhe: em país estrangeiro (que é para igualar as situações)! Desculpa lá mas, nem vou dar continuação a tua conversa.
Gostei do canal, mais desculpa, eu não mudaria o meu jeito de ser para agradar pessoas de outros países, mesmo eu morando nesse país.. Não mudo por nada.. cada não, e cada pessoa tem seu jeito de viver e seus costumes.. Se eles acham estranho é problemas deles.. cada um é cada um... não estamos nesse mundo para agradar ninguém..
Pois...nem oara desrespeitar ninguém, nem ser desrespeitado, claro! Quando se vai para um país estrangeiro, temos de respeitar os seus hábitos e as suas diferenças. Não temos de mudar para agradar, não temos de ser diferentes, temos apenas de respeitar os outros e não querer que sejam eles a mudar. Por exemplo, um péssimo hábito de muitos brasileiros, sem generalizações, é o de pensarem que o espaço é todo deles, seja onde e a que horas for, e fazerem imenso barulho, colocarem a música num volume altíssimo, impedindo o descanso, a privacidade, numa total demonstração de falta de respeito e de educação! Repito, obviamente, não são todos assim. Mas, infelizmente, muitos dos que vêm para Portugal são .
@@mariadias6141 Eu continuo com a minha opinião, de que cada é é cada um e vive do jeito que ele quiser onde quer que esteja. Se a pessoa não gosta do jeito de uma pessoa mais acelerada que ela, que procure ficar em seu grupinho. Eu sou do jeito que eu sou em qualquer lugar, e não é uma pessoa, ou um grupo de pessoas, ou até mesmo o local que eu estou, que vai me fazer diferente! TEMOS QUE VIVER QUEM SOMOS!
@@mariadias6141 Logico que tem direito sim.. é o que te falei, cada um é o que é! Agora veja bem: você está se contradizendo, porque você acabou de dizer que o outro tem direito de ser do jeito dele certo? Mais você não está sendo coerente com o que acabou de dizer. Porque digo isso? Porque simplesmente por estar sendo do jeito que eu sou, você veio me criticar, dizendo que temos que respeitar o direito do outro.. E você me criticou...Resumindo: não seria você que está vendo só o seu lado? Quem criticou quem?
Vou explicar o que a Maria quis dizer e é como eu também penso... Você tem que ser você mesmo, desde que respeite o espaço do outro... É aquela: o meu espaço acaba quando começa o seu e vice-versa!!! Eu gosto de escutar música super alta, mas isso incomoda os meus vizinhos, por isso, terei de me conter e não escutar música super alta, vou escutar num limite que não incomode os outros, percebe??? Isso é ser você sem desrespeitar o outro! Agora, se quisermos ser nós mesmos a 100%, imagina o problema... Suponhamos, um idoso: "vivo numa zona residencial, num estacionamento privativo (que não levarei multa) e acho que devo parar meu carro em fila dupla (mesmo que trave o seu carro) já que assim é mais fácil de eu sair e/ou estacionar, já que tenho certa dificuldade em conduzir"...
Tudo verde. Mas o pior para mim que sou português (já falei com varias pessoas e também concordam) é o facto do brasileiro ter uma ideia de praia diferente. Para o português é um lugar de relaxe, não é para levar colunas com funk brasileiro e 10 litros de cerveja por pessoa.
Exatamente... Sempre falo que, quando a gente vai na casa de alguém, temos que respeitar as regras daquela casa. Imigrar é a mesma coisa. Temos de estar preparados para mudar não só de país, mas de mentalidade também!!! Obrigado pelo seu comentário! Continue acompanhando o canal! 😉👍🏻
Tbm tenho ódio disso,sou Cabral e a minha família tem descendência Portuguesa,nós nos reunimos para passar o mês de Julho na praia e o maior barulho que se escuta é o das pessoas conversando,mas quando vêm pessoas de outras sempre se tem confusão,por causa de barulho.
de outras famílias*
100% verdade, ha uns dias fiz uma caminhada noturna na serra da Arrábida, para meu espanto e do grupo que me acompanhava, cruzamo_nos com 4 brasileiros com uma coluna enorme a ouvirem uma música de merda altíssima no meio de uma serra que é patrimonio natural, repleta de animais selvagens. Foi das maiores faltas de respeito que vi na vida.
É amigo, infelizmente alguns mudam somente de país e esquecem de mudar a mentalidade também! É triste ler isso, mas sei que acontece muito! Pior é que depois muitos voltam a falar mal dos portugueses, como se estes estivessem errados [dentro de seu próprio país?] Parece surreal, mas é real!!! 😢
Cheguei dia 18 porque tenhos meus primos portugueses. E fui morar perto deles e dico uma coisa, desde que sai da rodoviaria Oriente ate chegar no Entroncamento so encontrei gente super gentis e me perguntavam se servia qualquer informacao. Todos super fofos , so na estacao do Entroncamento tres Pessoas 🤗 achei lindo e me senti protegida. Obrigado Portugal estou adorando aqui♥️♥️♥️♥️
Eu vivo em France 🇫🇷 mas minha terra Portugal 🇵🇹 é o país mais lindo do mundo de norte a sul
Bom dia! Cumprimentar quando se chega é absolutamente natural, quase expontaneo. Quanto a música na praia e nas esplanadas, seja boa ou má música (gosto nao se discute), é simples: porque tenho que ouvir música que nao escolhi quando e onde nao quero ouvir música? Gostei do seu video. Foi muito sensato. Boa sorte!
Faltou um hábito de brasileiro: mudar de amigos conforme a conveniência
Esse estranhamento não é só dos portugueses. É de qualquer povo civilizado. O brasileiro em geral precisa mesmo se reeducar. E não se trata de agradar gente de outros países, mas, de aprender a conviver entre nós mesmos. Assim, devemos aprender a modular o tom de nossa voz ao ambiente em que estamos; devemos deixar essa mania de andar grudados nas pessoas e respeitar o espaço pessoal dos outros e, ainda, devemos deixar os abraços apenas para conhecidos.
Aimmmm....
Isso do brasileiro precisa de re-educar parece-me pouco apreciável.
Qualquer pessoa está em constante aprendizagem e o confronto com outra cultura permite a aquisição de competências cognitivas.
Parece-me que a sua intervenção, monstra preconceito. E é uma coisa a ser trabalhada, pois o preconceito é a falta de conhecimento ou abertura em determinada matéria
@@yoppos6293 Reeducação não tem nada a ver com preconceito. O que você foi digitar muito para dizer o mesmo que eu disse. Reeducar-se não acontece num passe de mágica, porque toda educação ou reeducação é um processo. Quanto a essa ladainha de preconceito, ela não passa de atitude típica de gente mentalmente preguiçosa e autoritária que, confrontada, reage querendo calar aquele que diverge.
@@paulocesar5544 a sua defesa não está fundamentada.
Uma coisa é ter um vizinho ou conhecer alguém brasileiro que não se comporta como deseja e fazer disso como válido para todos os brasileiros.
Se já viajou, vai ver que na França há particularidades, na Alemanha há outras e todas elas são diferentes do Português. Há sempre pessoas menos educadas, simpáticas e outras com personalidade bem própria.
🤣🤣🤣 tive que rir ...recebe o meu abraço! Deus abençoe!
Olá boa tarde. Olha sou português, casado com uma brasileira, vivi cinco anos no Brasil e tenho duas gêmeas nascidas no Brasil, . Concordo com tudo o que o meu amigo falou, mas para mim pessoalmente, o que mais me irrita nos brasileiros é o complexo de inferioridade, daí a tendência de se armarem em superiores em tudo, acho irritante. Abraço.
Muito bem colocado. Concordo 100%!!! Obrigado pela sua audiência e continue acompanhando o canal! 😉👍🏻
Ao ler o comentário, não pude conter um sorriso... De facto, essa é uma característica de brasileiros recém chegados a Portugal. Mal conhecem uma pessoa, logo começam a 'desfiar' as suas 'competências'... Atitude Inconcebível para um português prestar-se a tal demonstração de vaidade! A reação habitual é: ...
É isso sim bem verdade.
Desculpe-me, mas essa situação de não dar bom dia, boa tarde , etc, pelo menos aqui em Natal, sempre fazemos isso. E outro ponto essa coisa de não dizer Não, é uma questão de amenizar, de ser simpático, não constranger.....e somos expansivos sim. Por isso somos brasileiros, um povo acolhedor .... principalmente os nordestinos
Também tenho duas filhas luso-brasileiras. Vivi 11 anos com o pai delas e o que vejo em grande parte dos comentários aqui no youtube e no Instagram, soa a complexo de inferioridade e não adianta tentar ser esclarecedor, que ficam logo bravos.
Desculpe, mas como brasileiro não me reconheci em quase nenhum dos 5 hábitos, exceto andar de chinelo, mas isso é comum no RJ. Quanto ao restante, falar alto, não cumprimentar ou pedir por favor, isso pra mim não é hábito dos brasileiros e sim de pessoas mal educadas, pelo menos no meu círculo de amizades TODOS são minimamente educados, quanto a comparação, deve se instituir que vc deve seguir as regras na "casa" dos outros.
Não disse nada contrário a isso na questão de andar às regras da casa dos outros. Concordo em gênero, número e grau e, inclusive, falo sobre isso em outro vídeo! 😉
Eu ando sempre de chinelo. Com Calor🥵...e
Disse muito bem. É comum no RJ, mas lembre-se: RJ é no Brasil e Brasil nao é Portugal.
Eu acho mt irritante q nos chamem tugas...eu nao lhes chamo brazucas...
@mariahelenas9655 você é você, a maioria nos chama de zuca e no início eu também não gostava, hoje já não ligo e sou eu quem os chamo de zucas também... Além de chamar o tugas de tugas 🤣. Tenha a certeza que não fiz o vídeo pensando na senhora.
Parabéns pelo seu comentário !! Um abraço !!!
Obrigado. Continue acompanhando o canal! Preciso desse engajamento positivo para continuar a criar conteúdos! 😉🙏🏻
Brasileiros e Portugueses sempre haverá de existir um ou outro que tem problemas de berço.. não é nacionalidade.. quem tem educação, respeito e percebe que seu direito começa onde termina o do outro, vive até na lua..
português não pode ir ao brasil, pensando que é um portugal em ponto grande, tal como brasileiro não pode vir a portugal, pensando que é um brasil em ponto pequeno
Mas brasileiro chega e pensa que o mundo é dele! 😱
Parece o discurso da dilma
Adorei o seu canal 😍😍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
+POR DENTRO do PORTUGUÊS BR muito obrigado. Então se ainda não for inscrita, inscreva-se e ative o sininho para continuar acompanhando! Esse tipo de apoio só dá mais motivação para continuar!
As coisas que me irritam dos brasileiros são:
1 Falar alto. Parece que vocês gritam em vez de falar.
2 A falta de educação quando chegam num local ou quando vêm os vizinhos, e não cumprimenta. Isso é de muito má educação.
3 Muitos brasileiro não fecha uma porta, Batem a porta. Aqui isso é visto como sinal de má educação e falta de respeito, com os outros visinhos.
4 O brasileiro não se toca que não Europa, depois das 10 da noite não se faz barulho dentro das casas. Depois se surpreendem quando um vizinho chama a polícia.
5 As comparações. Eu sou imigrante em Londres e nunca comparo Londres com Lisboa. São duas cidades muito diferentes, com as suas coisas boas e más.
Outra comparação que vocês fazem, e comparar partes do litoral brasileiro com o Caribe.
Eu já visitei bastante litoral brasileiro e sou apaixonado pela costa brasileiro.
Também fui duas vezes para países caribenhos.
O Caribe é lindo demais. Só quem esteve nos dois, sabe que não são igual, não sao comparáveis. Cada um tem a sua beleza e são únicos e lindos demais.
Sejam bem-vindos a Portugal mas aprendam as nossas normas de convivencia. Só vos vai ajudar no vossa integração.
Assino por "baixo"👍
@@fernandolopes6801 Olá, acho que você não entendeu ou não quis entender.
Criticar não significa hostilizar ou ter uma postura xenófoba ou ser preconceituoso.
Apenas falo da minha experiência.
Como eu não digo em nenhum momento que sou perfeito e que não tenho defeitos, essa conclusão é sua.
Se quiser também posso dizer-lhe 5 coisas que me irritam dos portugueses. Será que se eu o fizer, você vai dizer que sou preconceituoso e xenófobo com o nosso povo?
Ou que sou um traidor da pátria?
Eu também sou imigrante ou emigrante como você quiser, mas aqui eu sou tratado como IMIGRANTE.
Sei muito bem o que é a xenofobia e o preconceito, já sofri na pele.esse ódio contra o estrangeiro.
Numa coisa você tem razão, voltar para Portugal, não está nos meus planos.
Umas das razões para não fazê-lo é ter que aturar gente mal educada e groceira como você.
@@fernandolopes6801 , tu rapazinho não és Português, tu nasceste em MARTE. Vái-te TRATAR .
@@miguelmonteiro7942 Grosseiro, assim se escreve, eu, não sou, estás errado. O que me irrita profundamente são determinadas nacionalidades pensarem que são superiores a outras. Tens aí um bom exemplo, os britânicos são preconceituosos coisa que chegue.
@@fernandolopes6801
Tem toda a razão. Grosseiro foi mal escrito. Obrigado pela correcção.
Olá! Obrigado pelo seu trabalho.
Sim, existem lugares menos bonitos em Pt, como em qq lugar. Aliás, Pt não prima pelo ordenamento do território (da estética urbanística ou paisagística).
Faltou o sorriso, não temos o hábito de sorrir quando falamos.
Tomamos banho, ao contrário do que possam pensar. Mas não com a frequência de um brasileiro que habite numa zona escaldante. Havendo Inverno, nem é necessário tomar banho diariamente, pois é uma agressão constante à barreira dermo-seborreica.
Xinelos, de facto não nascem nos nossos pés. É pouco habitual o uso de Xinelos, e no resto da Europa. Afinal, há temporadas de frio e é preciso meias, casacos, camisolas, luvas...
Não temos o hábito da palavra , "gentileza". Numa loja, pode questionar o funcionário, Olá, Bom Dia! Pode-me informar o valor deste artigo ", mas eu digo frequentemente,"Olhe, Queira desculpar... Importa-se de me dizer o preço disto por favor "
Enfim... Cada um com seus hábitos.
Também é verdade que somos pragmáticos. Se alguém nos convida, e não se quer ir, diz-se, "não estou mto interessado, obrigado" ou "não quero, obrigado". Depende da situação
Bem vindo e boa sorte para a sua estadia em Portugal
Boas dicas Paulo
Que bom que gostou! 😉👍🏻
Sr Paulão boa tarde, sobre esses 5itens tem um que não entendo, vi uma Brasileira de chinelo de dedo com casaco de pêlo em pleno inverno, eu falei para mim, nossa ela não tem frio nos pés? Para nós Portugueses é um bocado confuso mas tudo bem hábitos são hábitos. Chinelo só uso dentro de casa ou praia, seja bem-vindo e seja feliz.
Honestamente, já fui assim... Depois de algum tempo aqui, eu também já acho meio estranho. Mas minha esposa continua igual a esta senhora que você descreveu, ela não se importa, não sente frio nos pés e sai (nas proximidades, é claro), com um chinelo e um casaco, tranquilamente. Hahaha... É mesmo questão de hábito! Sê bem vinda no meu canal! Espero que goste! 😉👍🏻
😅😅😅😅
@@fala.paulao Eu sou super fã de chinelos. Uso em praticamente em qualquer lugar, até na universidade.
Em relação a esse ponto bonus"ser muito expansivos" vou deixar aqui um ponto de vista que pode nem passar pela cabeça dos Brasileiros. Quando são "demasiado simpáticos" para o Português pode parecer falso ou desimimulado. E muitas vezes a ideia que o Português não gosta de Brasileiros vem daí o Português vai ficar com a sensação que você e cínico ou burlão e vai ficar de pé atrás com vocês
Concordo plenamente, esse gesto sôa um pouco falso, e a gente dúvida dos bons sentimentos
Somos desconfiados é verdade... Mas há motivos pra isso e acho que infelizmente os brasileiros que vêm pra Portugal atualmente também levam um bocado por tabela dos que vieram em primeiro para cá há muito tempo... Criou se um estigma e as pessoas não são todas iguais...
...pois se vier aqui no nordeste, agente recebe bem , pede logo para ir entrando e tomar um cafezinho lá na cozinha. Ô povo chato.....o mundo precisa de gentilezas, e não de desconfiança.
Por uns pagam os outros: 2 brasileiros foram instalar um esquentador em minha casa, não trabalhava. Só depois de comunicar com a empresa, é que veio um outro brasileiro que era competente e honesto. Claro que os outros foram despedidos.
....não se pode desconfiar da pessoa só devido a sua origem.... existem maus profissionais em qualquer lugar poderia ser português, brasileiros, chinês, francês.....etc. O português aqui no Brasil tem a " fama" de mau educado....pode ir nas padarias, mais não se pode generalizar.
Ligar a churrasqueira sem saber se pode ,música alta e não respeitar os mais idosos... Literalmente os tugas ficam nervosos com isso.
Exatamente! Nada como procurarmos saber como nos portar na "casa" dos outros antes de termos certas atitudes! Obrigado pela participação. Continue acompanhando para mais dicas! 😉👍🏻
Andar de chinelo no Brasil e comum em todo lugar pois aqui e.quente.eu mesmo uso direto.
Não e só Tuga que fica nervoso com isso eu como brasileira que moro no Brasil detesto gente assim aqui no Brasil deveria existir leis severas em relação a essas coisas
Força Paulão
Obrigado Dre Zik!! Continue acompanhando!
Um pouquinho, não. Um poucão de desrespeito.😮
Boas..
É verdade o que vc disse aqui no video de um jeito geral.
Os chinelos é porque o clima aqui não é propriamente o clima do Brasil. Talvez só a parte gaúcha do Brasil se assemelhe ao clima do norte e centro de Portugal.
Os brasileiros têm o hábito de falar um pouco alto porque são mais efusivos que os portugueses. Com o tempo os brasileiros ficam bem mais moderados aqui em Portugal.
Eu quando entro numa loja eu digo bom dia ou boa tarde e depois peço o que quero.
Os portugueses não argumentam tanto são mais directos, é verdade!
Os brasileiros que já estão em Portugal á algum tempo já se habituaram e alguns até acham que é melhor assim do nosso jeito porque é um jeito mais equilibrado e moderado.
Um abraço.. 👍.
E eu concordo 100% que os portugueses têm um jeito mais equilibrado de viver e prefiro muito mais o jeito português ao brasileiro. Um abraço! 👍🏻
Felicidades em Portugal 🇵🇹🇪🇺🇵🇹🇧🇷 do norte do distrito de Aveiro
Boa noite. O facto de cumprimentar as pessoas chama-se educação. E se acha que somos mt rígidos,exprimenta ir para Espanha,França Inglaterra....aí morriam😂,eles falam a todas as pessoas que cruzam na rua.
Não acho muito rígido e concordo que seja questão de educação. Ah, e já morei em outros países da Europa além de Portugal, inclusive Espanha! 😄
@@fala.paulao Onde?
E de responder o cumprimento também.
Essa regra só vale de português para português.
Se português para qualquer outra nacionalidade não, pois se acham superiores aos latino americanos e africanos.
Os chinelos e verdade trabalham numa empresa que tinham brasileiro e mesmo com chuva era mais de chinelos e um povo com a sua diferença mas um povo que gosto acho muito família.
Estás a falar bem se eu for para o Brasil tenho de respeitar os vossos costumes as vossas leis, mas na verdade a maioria dos Brasileiros não respeitam as leis Portuguêsas, um Exemplo é a musica alta a partir das 22h é proíbido mas à Brasileiros não respeitam obrigando os Portuguêses a chamar a Policia o que era desnecessário. Abraço amigo.
Verdade,é carnaval todo Dia 😅 e noite..
Lá é proibido também.. Tem o nome da lei do psiu.. após as 22h pode acionar a polícia.. Esses que ficam com som alto, é problema de berço mesmo.. não de país..
Sim os brasileiros não respeitam muito os outros infelizmente
@@lucashenriques4242 Ou então não trabalham. Porque quem trabalha chega um momento q tem de descansar.
Eu como brasileira também deploro esse hábito, poluição sonora também é ilegal no Brasil.
muito bem, convém perceber que nós não somos brasileiros somos diferentes, nem piores, nem melhores, mas há brasileiros que julgam que devemos copiar o que se passa no brasil...
nós portugueses temos o hábito de dar os bons dias ,,seja na Rua ou em qualquer lado ,,quando se dirigir alguém déia os bons dias em primeiro lugar e depois diga o que quer ,,se não o fizer é considerado mal educado ok
Isso não é regra..
@@luccifortal não é regra mas se não o fizer está sujeita a que nem lhe respondam e ignorem.
Quis dizer que não é regra os portugueses te darem um.bom dia...muito pelo contrário...Só vejo gente mal educada, digo isso porque trabalho com o público e gejo e sinto a maneira como sou tratada.
@@luccifortal entendi! Infelizmente a arrogância abunda muito por estas bandas quando se trata do atendimento ao publico. Muitos vão com a mentalidade de "eu estou a pagar e tu estás para me servir". Também já trabalhei ao público e sei como é..
Aqui tbem é regra
Esse negócio d não dizer "Não" eu não entendo nenhum um pouco como falsidade nossa, muito pelo contrário, é um jeito nosso educado d não querer magoar o outro... É uma questão d empatia. Já ouvi vários estrangeiros dizer q isso é uma das qualidades q nos fazem a fama d cordiais mesmo com desconhecidos
E eu com tantos anos aqui já ouvi MUITO português dizer: "por que vocês brasileiros fazem tantos rodeios para dizer um simples NÃO? Ninguém é obrigado a nada e o não faz parte da vida, basta dizer: NÃO, NÃO VOU, OBRIGADO PELO CONVITE, simples assim!!". Palavras das bocas de AMIGOS portugueses.
@@fala.paulao Os estrangeiros q eu sigo não tem nenhum português. Aqueles q eu sigo, com o tempo, dizem q entendenderam o nosso jeito e conseguem perceber q é uma questão d empatia e q os brasileiros não querem é fazer desfeita. P o português nosso "rodeio" soa como enrolação, mas p nós aqui o "não direto" deles, soa como seco e mal educado. P mim não há certo e nem errado, é tudo uma questão d hábito e cultura q quando vc conhece melhor acaba desfazendo preconceitos e estereótipos em ambas as partes.
@@luizduarte25 eu até entendo a intenção mas na prática não funciona lá muito bem, imagine, por exemplo, que vais a uma entrevista de emprego ou mesmo que pedes em namoro a alguém que não quer e a pessoa ou o empregador ficam enrolando com "pena"... Ficas na esperança de algo que não se concretizará só porque alguém não tem coragem de ser direto.
@@anafurtado4334 mas essa situação do emprego já é muito formal. Estou falando mais no dia a dia. O empregador q ficar enrolando pra dizer não, na verdade não sabe é selecionar empregados, deveria passar a função pra um profissional.
@@luizduarte25Pode dizer-se "não" de forma cordial. É chato se uma pessoa dizer que quer combinar um encontro "um dia destes" e depois não combina! Em Portugal, se alguém diz que quer combinar, nós levamos a sério! Tal como acha que é empatia dizer "não" para não fazer a desfeita, para nós é uma desfeita uma pessoa dar a entender que quer ser nossa amiga e depois é só "da boca para fora!".
Concordo com tudo!! Todos os brasileiros deveriam ver o seu vídeo .
Obrigado! Continue acompanhando. Veja também meu segundo vídeo, acho que vais gostar: "Imigração... Será que você está preparado???". Obrigado pela audiência! 🙏🏻
Imagina na Australia que o cara vai descalço no supermercado
5:22 em qual região do brasil isso acontece?, nunca vi isso onde moro.
Nossa!! A pergunta é, de onde você é no Brasil?? É que isso acontece por todos os lados, é costume de brasileiro (no geral), ser muito expansivo! Inclusive é um estereótipo de brasileiro para outras nacionalidades.
Eu cumprimento a pessoa nas lojas e restaurantes antes de perguntar ou fazer um pedido. Eu hein. Questão de educação sim.
Concordo em 100% com esta atitude, entretanto, no Brasil, principalmente nas metrópoles, é muito comum as pessoas viverem cheias de pressa e deixarem a educação de lado e irem diretamente ao assunto. Algo do género: "por favor, quanto custa isso?", e passarem direto pelo "bom dia", "boa tarde" e "boa noite". Se és de uma metrópole brasileira e tem essa atitude, parabéns, és uma pessoa diferenciada!
Eu não sei em outros lugares, mas aqui no interior de Rondônia o povo costuma fazer piseiro na praça central, como é um lugar que não mora ninguém na região, eles fazem todo final de semana as bagunça lá, raramente você escuta som ligado em bairros residências, até os bares e restaurantes costuma ter o som bem baixinho, o povo Rondônia já é fresco e do interior mais ainda, eu particularmente gosto assim. 😅🤣🤣👌
Não entendo então com quem os brasileiros aprenderam esses habitos?
só damos um beijo ,um abraço ,uma palmadas nas costas ,,tudo isto quando se tem muita confiança ,,fora desço nos não gostamos ,,não faz parte da nossa cultura compreendido ok eu sou um português mesmo tenho 60 anos
O erro de todo brasileiro é achar que os portugueses são iguais a nós. Os portugueses são educados, porém reservados e muito sinceros. Uma característica que gosto muito deles é a despretensiosidade, em outras palavras: eles não ficam ostentando coisas caras para tentar parecer melhor que o outro - como se faz batante aqui - eles são de uma simplicidade imensa, mas claro, sempre há exceções.
Eu uso sandalia haviana so em casa,as vezes na rua perto de casa.
No Brasil o que fazem não nos diz respeito. Cá barulho não.
Por isso que o foco do vídeo é para brasileiros. Imagina um japonês assistindo este vídeo no Japão e dizendo: "no Brasil o que fazem e como é em Portugal, não nos diz respeito". Por isso, o foco são os brasileiros e exatamente com a intenção de educá-los quanto aos costumes portugueses, para não agirem como tolos por aqui. Quanto ao barulho, concordo 100%, sem barulho, é uma questão de respeito aos demais.
Nos tambem temos descendencia italiana,por falamos alto.
Descendente de italiano não é brasileiro. Brasileiro é aquele que tem descendência ibérico-tupi-afro
Tudo normal,isso se chama cultura,mesmo num país regiões tem seus ábitos,dialetos
A violência acústica não é falta de educação: é ódio proposital. Não cumprimentar ao iniciar um diálogo não é coisa de brasileiro: é um menosprezo ao próximo, falta de humildade, julgá-lo seu serviçal ou lacaio. Gente escrota existe em todos os países. Eu já fugi de uma cafeteria em Ericeira com medo de ingleses que estavam lá.
Se você soubesse o mal lhe causa em todo o seu corpo andar de chinelas, sem ser por muito pouco tempo, talvez arranjava outro tipo de sandália que não chinelasse e a segurar com os dedos dos pés.pergunte a um médico.
😀😀😀😀
Sapatos fechados em excesso e apertados também causa problemas aos pés, não é qualquer tipo de sapato, então no caso devemos proibir as mulheres de andar de salto em então, para as donzelas não quebrar o seu precioso tornozelo. 🤣🤣👌
@@alehnros o ortopedista proibiu-me chinelos na rua, em calçada. Só em casa ou praia. O impacto na coluna é enorme.
Boas,uma coisa que nao entendo!
Porque certos brasileiros{as},dizem tantas vezes tantos palavroes ,se fossem adolescentes ok,mas adultos ,nao fica bem.
Hahahaha... Graças a Deus, aqui no TH-cam tem um vídeo do Fernando Rocha com um texto que ele fez sobre os portugueses e o palavrão... Foda-se é vírgula e car*lho é ponto final. Por isso, não vejo isso como diferente entre os dois povos. Ambos falam igual. Uns mais, outros menos e outros nada. Isso não é uma coisa tão generalizada como estás a dizer. Eu mesmo, como sempre me dizem, "a cada 10 palavras que digo, 11 são palavrões"... Não me importo com isso, acho que em certas situações, até ajuda a expressar melhor, principalmente os sentimentos!! Há outros brasileiros com idade similar à minha, que não falam absolutamente nada e não gostam. Acho que parecer bem ou mal é uma questão de opinião... Uns acham até necessário para um discurso mais claro e verdadeiro (não polido) e outros acham "feio".
Não é hábito brasileiro ser barulhento, mas falta de educação, respeito com os outros. Total egoísmo.
Outra coisa que principalmente os mais velhos não gosta e de WhatsApp.
Não conheço ninguém sem whatsapp, até pessoas idosas.
@@anaribeiro1599 em Portugal tem muitas pessoas na região que morava do Alentejo, a Malta mais velha tinha muitos...
Só espero um dia conhecer o Brasil
Paulão, como estás?
Acho que toda a malta já teve brasileiros por perto, e são iguais aos outros todos, até passam por portugueses, só noto quando falam, mas para mim é igual se forem do Porto, ou alentejanos, ou madeirenses, sei distinguir pela pronúncia, não significa mais nada.
Andam por aí, como eu e toda a gente.
Brasileiros passam por portugueses ?! 🤔🤔😁🤣🤣
Escusas de dar graxa... mentir é feio.kkkkkkkk
@@joses.722 Vou dar um exemplo, no fim de semana passado, fui ao Colombo, e num dos Cafés ( Café/Bar) veio à mesa, uma senhora (portuguesa típica, de aspeto) para levar as coisas sujas, que resultaram do nosso lanche, e limpar.
Foi quando ela perguntou se podia levar também um copo que ainda tinha água, que vimos que era brasileira.
Claro, se for uma pessoa com avós de imigração dos países que fazem fronteira com o Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai etc. que têm genes dos ameríndios originais, e usar havaianas, calções (bermudas) e t-shirt, claro é um brasileiro.
Muitas vezes, eu consigo detetar um brasileiro só pela cara. Não são todos, claro, mas os brasileiros e brasileiras costumam ter uma feição da cara diferente da dos portugueses e portuguesas.
Brasileiros digam: não, não, não ... os portugueses adoram! O que não gostam é: nim !
Gente, cada povo tem seu jeito, se incomodar é não entender, e vice-versa.
De acordo. Cada povo tem seu jeito,mas em casa alheia respeitamos os hábitos da casa.
ACERTOU!...👍
Não concordo com a maior parte
Só se for em ovar porque em Lisboa Setúbal Porto etc. Não e bem assim
A única q concordo mesmo e o bom dia
Bom, conheço portugueses dos 4 cantos do país. Vivo aqui há MUITOS anos. Foi baseado nos relatos deles que eu fiz o roteiro para este vídeo. Se ler os comentários aqui, verás MUITOS concordando com todos ou vários pontos colocados. Agora eu te pergunto: será mesmo que é só em Ovar???
@@fala.paulao Continuo com a mesma opnião kkk
Bom trabalho
É ASSIM MESMO 🤔 NÃO É NÃO 😁✍️
Brasileiros têm ou não essa dificuldade em dizer "NÃO"? Se já notou isso, qual é a sua opinião? Obrigado por acompanhar e participar. Essa interação é muito importante para que eu possa dar continuidade ao trabalho! 😉🙏🏻
REALMENTE AS CULTURAS SÃO DIFERENTES.
E TEMOS QUE RESPEITAR TODOS OS LUGARES DO MUNDO.
MAS TODO MUNDO DEVE USAR SANDÁLIA AONDE FOR PRECISO.
SOBRE O HÁBITO DE USAR SANDÁLIAS ACHEI UM POUCO DE EXAGERO!
TB acho😉. Sempre vi gente em sandália e chinelo um pouco em todo lado. Aqui em França assim q ha um rail de sol,sandália. Eles chamam " pés nús" para ver. Londres então nem se fala. Ninguem Liga a nada. Vi uma snhra sair em robe de banho na merciaria...normal
Boas “dicas”. Faltou uma muito importante: deixar de dizer ELES. Troque por portugueses, locais, autóctones…mas nunca ELES!
Concordo! Pensei o mesmo. Mas as dicas foram muito boas.
Não concordo, vc qd se dirige a uma pessoa não vai dizer,desculpe sr. octono português,pode me dizer onde fica tal loja....😅 A nacionalidade não está escrita n'a testa.🙏👍
@@susanabarradas6506 octono? O que é isso? ELES não entenderam!
@@josecorreadequeiros9062 Como explicar????!!
Alguém viu a série Lost?
Eu nunca vi shopping arborizado no brasil.
Cada nação tem seus costumes.
Quem se arrisca a viver em outros países é que tem que engolir os costumes desses paí
HAHAHA GOSTEI. SÓ OUVI VERDADES!
Curitiba só sapato tbm. (grande maioria)
VIVA PORTUGAL..
Música alta é o pior.
Quanto a falar alto acho que os espanhóis ganham
Depende a música.
@robinsonmedeiros5308 não, ter que ouvir música dos outros seja qual for é sempre ruim
Claro ,aqui dizem-me s ,por ex ,,4 6 8 ,e não ,,quarto meia 8 ..! 🤣🤣😎
Essa mania de comparar com Brasil, as coisas daqui, são péssimas.
Se compara e acha o Brasil melhor, volta pra lá, ué? rs
@@fala.paulao calma, Paulo. Acho que você que me interpretou errado.
No seu vídeo, vc diz sobre hábitos errados, certo? Então, eu apenas completei um que você comentou. Se a pessoa que vive aqui, fica comparando com o Brasil, então é melhor não ficar mais aqui. Entendeu agora?
+@Vincebrazil confesso que não entendi desta forma e fiquei realmente incomodado com o comentário. Peço enormes desculpas pela MINHA interpretação errada (afinal, a interpretação estava errada, só que não era a tua, era a minha 🤣) e vou apagar a mensagem anterior, deixando apenas o meu pedido de desculpas público a você amigo! E quanto ao assunto, é exatamente isso o que você disse: não está bem aqui?? Andore, andore!! 👋🏻
Abraços!
@@fala.paulao Sem stress, Paulo! Vamo q vamo!
Abração
Hummm! Se for britânicos, pode fazer o que bem entender e os tugas não falam nada...
Tomar Banho, não fumar, gentileza, bom humor e empatia!
Desculpa,venho só dizer que fazer um bico p ganhar um extra,é demais..😂😂😂 em português quer dizer MESMO outra coisa !!!😉🙏
Hahahaha, eu sei... Mas não falei sobre isso no vídeo!! 😂
@@fala.paulao Sabe mémo bicho!!😅 Oh é só p prévenir,já viu uma moça pedido um bico porque précisa de dinheiro ?!!!😅. Tá vendo,vcs também têm diferenças mas é isso que é bom. Culturas e costumes diferentes. Os zucas que deixem de pensar que os tugas não gostam deles🤝, gente Boa e má há em todo lado. Sabes ( de emigrante p emigrante),Vivo n'a França e se vcs vissem certas coisas...uiiii de cair duro....aí sim. Só um exp. Conheçi uma mãe de familia,4 filhos,que espalhava a areia do gato pour todo chão da casa de banho😱um horror o cheiro de cócó pour todo lado e para ir fazer a comiçao saiamos mais porcos...tinha de desviar c o pé a porcaria p poder aceder à sanita🤮. No entanto bonjour a todo mundo. Chique/porco/sem vergonha😝
Percebi!! E concordo com o que dissestes... Os zucas que parem de achar que os tugas não gostam deles e vice-versa... Eu sou um APAIXONADO por este país, que é o país da minha família!!! Vejo muito português e muito brasileiro levar tudo o que falo aqui a mal, como se uma cultura fosse inferior a outra ou como se eu estivesse a dizer mal da cultura portuguesa ou brasileira... AMO este país e os portugueses. Gente boa e má há em todos os países... E olha que falo com propriedade, sou "rodado" neste mundão!! 😂
@@fala.paulao Estamos!!! Sou tecnica de saùde e estava no ginasio e dos fui pro jacuzzi. Uma francesa que nunca vi,virou e disse " Sabe,a minha empregada de limpeza TAMBÉM é portuguesa e o marido pedreiro !!!! Eu 🤔???? BONJOUR mas deve me confundir c alguém. Sou técnica e meu marido,tuga, é prof / engenheiro. Partiu do príncipio....p.ta qui pariu. Mas mt éducada ne🤫🙄
SÂO INCORRECTOS; FALTA-LHES RESPEITO; EDUCAÇÂO, INTELIGÊNCIA PARA SABER QUE ISTO È PORTUGAL NÂO O BRASIL, NENHUM PAÌS NESTE MUNDO CONDENA OS IMIGRANTES PORTUGUESES JÀ AOS BRASILEIROS QUEREM-NOS FORA;
Menos ódio meu amigo, muito menos!!
@@fala.paulao UMA BRASILEIRA DESCOBRE UM CONTENTOR DE ROUPA PARA SEM ABRIGO; LEVA TODA A ROUPA PARA VENDER NA NET; ISTO È ÓDIO?
Vc quer nivelar uma população inteira pelo nível mais baixo?? É que se for assim, não tem povo de lugar algum que se salva, nem mesmo os escandinavos (que é um dos povos mais civilizados que conheço)... Se for nivelar todos desta forma, vamos então olhar para o próprio umbigo e se calhar, teremos coisas até pior do que o teu exemplo citado acima, detalhe: em país estrangeiro (que é para igualar as situações)! Desculpa lá mas, nem vou dar continuação a tua conversa.
Não me interessa Portugal 🤔😵😵😵😵😵😵
Então estás no lugar errado amigo!!
Gostei do canal, mais desculpa, eu não mudaria o meu jeito de ser para agradar pessoas de outros países, mesmo eu morando nesse país.. Não mudo por nada.. cada não, e cada pessoa tem seu jeito de viver e seus costumes.. Se eles acham estranho é problemas deles.. cada um é cada um... não estamos nesse mundo para agradar ninguém..
Pois...nem oara desrespeitar ninguém, nem ser desrespeitado, claro! Quando se vai para um país estrangeiro, temos de respeitar os seus hábitos e as suas diferenças. Não temos de mudar para agradar, não temos de ser diferentes, temos apenas de respeitar os outros e não querer que sejam eles a mudar.
Por exemplo, um péssimo hábito de muitos brasileiros, sem generalizações, é o de pensarem que o espaço é todo deles, seja onde e a que horas for, e fazerem imenso barulho, colocarem a música num volume altíssimo, impedindo o descanso, a privacidade, numa total demonstração de falta de respeito e de educação! Repito, obviamente, não são todos assim. Mas, infelizmente, muitos dos que vêm para Portugal são .
@@mariadias6141 Eu continuo com a minha opinião, de que cada é é cada um e vive do jeito que ele quiser onde quer que esteja. Se a pessoa não gosta do jeito de uma pessoa mais acelerada que ela, que procure ficar em seu grupinho. Eu sou do jeito que eu sou em qualquer lugar, e não é uma pessoa, ou um grupo de pessoas, ou até mesmo o local que eu estou, que vai me fazer diferente! TEMOS QUE VIVER QUEM SOMOS!
@@francisfranca9769 pois, mas os outros também têm o direito de serem como são. Ou esse direito é apenas seu?
@@mariadias6141 Logico que tem direito sim.. é o que te falei, cada um é o que é! Agora veja bem: você está se contradizendo, porque você acabou de dizer que o outro tem direito de ser do jeito dele certo? Mais você não está sendo coerente com o que acabou de dizer. Porque digo isso? Porque simplesmente por estar sendo do jeito que eu sou, você veio me criticar, dizendo que temos que respeitar o direito do outro.. E você me criticou...Resumindo: não seria você que está vendo só o seu lado? Quem criticou quem?
Vou explicar o que a Maria quis dizer e é como eu também penso... Você tem que ser você mesmo, desde que respeite o espaço do outro... É aquela: o meu espaço acaba quando começa o seu e vice-versa!!! Eu gosto de escutar música super alta, mas isso incomoda os meus vizinhos, por isso, terei de me conter e não escutar música super alta, vou escutar num limite que não incomode os outros, percebe??? Isso é ser você sem desrespeitar o outro! Agora, se quisermos ser nós mesmos a 100%, imagina o problema... Suponhamos, um idoso: "vivo numa zona residencial, num estacionamento privativo (que não levarei multa) e acho que devo parar meu carro em fila dupla (mesmo que trave o seu carro) já que assim é mais fácil de eu sair e/ou estacionar, já que tenho certa dificuldade em conduzir"...
típico.... brasileiro = bagunca
Generalizar a pessoas = ignorância
Que besteira...
Besteira? 🤔 Ter civismo e educação burro velho 👴
O quê?
E os brasileiros serem educados