PS - Eventualmente muitos também se tornam um Full-Stack(programador que domina o back-end e front-end), mas é bom saber qual se identifica mais! ✅𝗚𝗥𝗨𝗣𝗢 𝗧𝗘𝗟𝗘𝗚𝗥𝗔𝗠 𝗢𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟: ▸ Entre aqui ➜ bit.ly/TelegramDevAprender
Já estou gostando do Python e neste vídeo aprendi que o back-end não necessariamente fala com o cliente, ou seja, minha cara! Finalmente entendi esse trem e consegui escolher minha trilha! Obrigada!
Jhonatan, gostaria de te agradecer por tudo que você tem feito pela comunidade, seus cursos de lógica, javascript, git e seus projetos de portfólio tem me ajudado demais, estou fazendo transição de carreira, hoje tenho 25 anos, sou formado em Sistemas de Informação mas ainda fico com aquele gostinho de "Devia ter estudado mais" e sua didática tem me ajudado bastante. Assim que conseguir uma vaga como desenvolvedor vou te passar um valor por pix, pois no momento não estou com condições. Agradeço cara!!!
Seu vídeo foi muito enriquecedor. Eu vejo alguns programadores falando mal de Front, que ganha pouco, que tem muita concorrência e tudo mais, mas eu não tô nem aí. Eu sou um cara muito mais visual, muito mais voltado a design do que de lógica, eu prefiro ver como uma página ficará ao ser finalizada, prefiro muito mesmo essa parte mais visual. Então, eu estou escolhendo ir pro front e vou me dedicar a isso.
Eu me identifico mais com o Back End, acho fantástico essa parada de criar as coisas e elas funcionarem, agora entendo o porque entendo bem as suas explicações é porque vc é bem focado em inteligência
Tenho 43 anos nao tenho formação nenhuma em área de tecnologia e nem conhecimento. Dei meu primeiro passo pelo Coursera em parceria com programa Google Learn estou fazendo Google Analytics e também Google Suport TI e estou gostando mais de suporte em TI kkkk Tenho uma oportunidade de conseguir uma vaga Tech pelo Ada Ifood escolhi Back end depois de ver seu video. Grata pelo seu conteúdo me ajudou a decidir como devo começar a planejar e seguir uma trilha de conhecimentos. 😊
Bacana eu tenho 42 estou querendo entrar na área de tecnologia, sentia que pela idade meu tempo já tinha passado, mais seu comentário me motivou, você conseguiu um emprego na área?
@@010507vcEu consegui uma bolsa técnico Informática e mudei o foco sai da área programação e me identifiquei com Redes e infraestrutura e pretendo seguir nessa área e complementar com Cybersegurança. Ainda estou trabalhando como Aux administrativo
Jhonatan, gostei de mais da explicação, eu atualmente estava focado no front- end pensando era que meu mais gostava de fazer, ao ver seu vídeo de explicação notei estava no caminho errado meu foco é o back end.
Eu gosto também de pensar que no back-end nós mexemos muito com a criação das regras de negócio do projeto, ou seja, se você é o tipo de pessoa que gosta de estruturar e arquitetar módulos que representam recursos e funcionalidades inteiras de um software, talvez você caia mais para o back-end.
legal é que no final ele diz que usa os dois, isso é importante pra saber que no final você precisa entender muito de um, e um pouco do outro, não tem jeito o caminho é estudar.
Graças ao seu vídeo explicando muito bem oq cada um faz e seu perfil, consegui decidir que sou back end, toda vez que eu ia estudar front end me desmotivava, na questão de fontes cores posicionamento dos elementos, animação, e aprender python pra mim é muito motivador, c# também ao criar forms me motiva mt, esse tipo de video é oq eu tava necessitando, obrigado.
Vídeo esclarecedor. Penso em aprender sobre as duas áreas; para ser um profissional completo. No entanto, inicialmente em pretendo começar por front-end, porque é algo que eu sinto que tenho mais aptidão, e vai me dar um gás extra para aprender back-end.
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor, ajuda muito as pessoas que ainda não tomaram uma decisão ou que não conhecem nada como eu hehe. Parabéns amigo, sucesso!!
Iniciei os estudos com o front, algo que até gosto, mas eu acho que perco muito tempo e no back, que hoje venho estudando mais, to gostando muito mais, porque não perco tanto tempo fazendo apenas uma coisa!
a princípio o Front me chama atenção, porque eu já sou publicitária, mas precisaria experimentar mais. O que eu quero é não ter que lidar com o público neste trabalho. gosto de resolver desafios, mas a matemática me dá um nozinho ainda.
Vídeo sensacional !! Sinto que tenho muito mais aptidão e prazer em realizar tarefas de back-end então espero futuramente poder trabalhar na área, muito obrigado pelas dicas!
Gostei que vc explicou as funcionalidades das linguagens no front-end. Até então não sabia. Eu escolheria o back-end pq tem mais proximidade com a área que eu gosto e trabalho atualmente, engenharia de dados.
Muito obrigado! Quero entrar nesse mundo de programação, mas eu entendo pouco sobre e vc resumiu perfeitamente os dois lados. Provavelmente eu vou ir pro lado do front-end, gosto de ver esse lado visual.
Cara, eu venho da área de design e por incrível que pareça estou aprendendo o Python e eu tô tendencioso para o Back, por incrível que pareça a parte lógica sempre foi presente na minha vida e despertou demais meu interesse…
Estudei o Front-end por um bom tempo, porém fiz um projeto com Back-end, não sei como dizer, mas mexer com o back-end me empolgou muito mais, acredito que me identifiquei mais
Penso em me aprofundar no back end, mas não esquecer totalmente o front end, seguir quase o mesmo rumo que o seu, aprofundar mais no back end, mas estudar um pouco no front end, como você disse "30% em front end e 70% em back end", curto mais o back end, acho o front end meio chatinho, mas vou testar de novo com outros olhos e ver se curto, se curtir posso até virar um fullstack kkkkk, fica com Deus meu mano, obrigado pelo vídeo maravilhoso, foi recomendado por um amigo, uma boa noite ❤
Todo mundo quer Backend, até chegar em padrões de projetos. Kkkkk não sei se é porque faço em Java, que dai complica mais. Mas a dificuldade é certa em qualquer linguagem.
A ideia de Back end me cativou desde a primeira vez em que eu escutei falar sobre. Matemática e física sempre foram minhas matérias preferidas e acho que por isso a ideia de poder usar a lógica para resolver um problema é muito encantador. Sei muito pouco ainda sobre programação, comecei a pouco tempo, um pouco de python e um pouco de JS. Depois de assistir esse vídeo me convenci ainda mais focar em back end.
@@Gabriel-yw6jw Não quis dizer isso, é que se ele tá focado em back-end, teria outras melhores que Javascript que já é famosa no Front-end, eu sei que ela é back-end, eu estudo Javascript.
E em questão de quem quer ser os 2? No meu caso, desenvolvedor full-stack, precisa aprender todos esses conceitos e oq mais deve ser feito? Estou bem no começo de programação aprendi bastante de HTML, CSS e bem raso ainda sobe JavaScript, mas na parte de back-end ainda nem estudei o necessário para entender.
Tenho 63 anos e gostaria muito de aprender alguma linguagem de programação que me permitisse começar uma nova carreira, agora que acabei de me aposentar depois de ter trabalhado por mais de 30 anos como Comprador Técnico. Acabei um curso de Lógica de Programação I e II na Alura e não sei que rumo tomar. Tenho plena consciência de que minhas chances são infinitamente menores do que se tivesse começado há pelo menos 15 anos atrás. Que conselho você daria para alguém como eu?
Se o senhor fez Lógica de Programação e gostar de Back-end para resolver problemas e criar funcionalidades pode começar por uma linguagem de programação, que pode ser: 1. Javascript (bastante usada) OU Java (com bastante demanda de mercado) OU Python (mais fácil pata iniciantes). 2. (Depois) Programação Orientada à Objetos (POO) voltado para a linguagem escolhida. 3. (Depois) Noções de Banco de Dados 4. (Depois) Um framework (voltado para a linguagem escolhida) Agora se preferira parte de front-end (mais visual, interfaces e etc) Pode começar por HTML5, CSS3 e Javascript.
@@chronos5457 Muito obrigado pela orientação. Busquei informações sobre Back-end e Front-end e me identifiquei mais com a primeira, pois sou uma pessoa introspectiva que gosta de trabalhar em equipe, mas nos bastidores. Front-end envolve lidar com o cliente externo e não me sinto muito confortável com isso, apesar de ter passado a maior parte da minha vida profissional lidando com a área de vendas das empresas. Vou seguir teu conselho e começar um curso de Python na Udemy, por ser uma linguagem mais acessível para iniciantes. Abraços.
Não que eu discorde do que está sendo dito, porém o fato de lidar mais ou menos com o cliente depende da cultura do projeto. Já atuei em projetos como frontend que meu único contato com o cliente era através do Designer, enquanto o Backend estava todos os dias discutindo regras de negócios. Em outros como backend que minha função era só persistir e extrair dados. Enquanto o frontend tinha que sambar para criar animações, transições, mapas e gráficos. Como eu disse, depende. O frontend só não lida muito com lógica de negócio e apresentação se um BFF for construído para tal finalidade. Porém a coisa fica mais complexa quando se entra em camadas como animações, cache e service worker. Já o Backend pode lidar menos com lógica se o objetivo for só lidar com persistência e extração de dados. Porém quando entra em paginação, filtros, ordenação, file system, queries intermináveis (cadê o DBA?), power bi, e etc. A coisa fica triste. Nem falei dos serviços serverless que no fim, ninguém sabe de quem é a responsabilidade. Eu era backend por escolha, estudei frontend por necessidade (front da empresa era ruim), fiquei melhor no front, depois atuei em vários projetos como fullstack e hoje sou desenvolvedor frontend mobile. Mas estou doido para botar a mão no back para atender mais rápido minhas necessidades. Vlw!
Estudo front antes mesmo de saber oq era TI, quando eu era bem mais novinha e eu amava fazer e estudar sobre... Mas hoje to pensando em focar pra aprender back.
Bem ,estava na cabeça com o full Stack, mais vendo seu video e sabendo que o frond end tem que lidar com os cliente diretamente ,fico meio receosa , não quero mais trabalhar diretamente com cliente, então pensando nisso ,acho que o backend seria uma boa ,mas ainda tenho que construir minha base ,pois tenho conhecimento superficial ,então bora estudar 😅
EU fiquei bem na dúvida heim! Eu sou Designer Gráfico então tenha uma noção legal pra criação de peças pra social media, e outros. Mas o Back End para legal também, você usar sua parte mais analítica e menos criativa pra resolver um problema e criar o algoritmo e codar. Eu sinceramente fiquei na dúvida hahahah Mas vlw pela explicação, quero ingressar na área e estava precisando dessa explicação!
Olá Jhonatan , muito bom seu vídeo. Me identifico mais com Back-End porém tô com muita dificuldade em escolher qual linguagem de back direcionar meus estudos. Java , Python , C# , Node , PHP....
Me identifico mais com o Back End. Tenho vontade de trabalhar com Ciência de Dados tbm, porém vejo que é mais complicado, terei que me especializar bem antes, na programação vejo uma possibilidade de entrar no mercado de TI mas rápido.
Eu gosto do Front mas amo o Back, acredito que me tornar Full-Stack seja uma boa. Mas acredito que usar o Front primeiro e eventualmente ir pro Back seja o melhor caminho.
Front - End eu gosto porque gosto de arte e sou Designer Gráfico, mas a parte de lidar com cliente não é meu perfil, o cliente quase sempre vem perdido com coisas que não fazem o menor sentido técnico na maioria das vezes. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
tenho estudado front há 4 meses quase e comecei a me sentir a vontade, estou correndo do back agora pra poder focar em uma coisa só mas me pareceu muito mais tentador agora dar uma "voltinha" em algumas coisas de lá pra poder aprender. gosto mais de resolver problemas lógicos que problemas estéticos.
Eu estou estudando pra ser front, gosto muito da questão de UX, UI, responsividade, etc... Mas tbm gosto do back, acho muito legal os códigos complexos apesar de não ter mto conhecimento ainda, eu queria ter uma ideia de qual delas a gente consegue entrar no mercado mais rápido? Eu sei q em qualquer uma tenho q estudar mto mas no momento eu tenho uma certa pressa em conseguir uma oportunidade.
Comecei com front, mas cansei com o quebra quebra de layout, mas ainda só usando CSS. Não sou nada criativo com visual, principalmente quando envolve as cores. Acredito que pra o frontend prefiro pegar algo pronto. Nem mesmo me deu bem com javascript. Até tentei PHP mas não deu certo. Mudando prá Python até minha lógica fluiu.
Comecei a estudar o back mas vou acabar ficando com front end após pesquisar mais sobre, já tive boa relação com design e quase fiz faculdade de design gráfico, o front end aparenta mais fácil pra mim no caso, daí futuramente conforme ja atuar na área daí invisto os estudos mais no back end também.
esquece o design, front end é muita lógica, quase tanto quanto back. Hoje o front trabalha com react, redux, context api, o foco do front é manipular a API, front é mt melhor
quero trabalhar com programação de jogos futuramente então no meu caso seria melhor optar pelo back-end né? ter uma pequena base em design, modelagem 3D e foco no backend certo? Obrigada pelos vídeos, tem ajudado bastante, um dos seus vídeos que me fez reanimar pra estudar e fazer uma faculdade, obrigada de coração.
Tenho 50 anos... me formei em analista de sistemas em 2003, hoje é sistema de informação, nunca trabalhei na área, abri uma empresa e após 19 anos fechei devido a pandemia... será que consigo entrar na área apreendendo python?
faz uma playlist com um minicurso de pysimple gui, aprender com quem sabe é mais aproveitável, se for o caso de abrir uma vaquinha, abara uma, mas faz um curso de pysimple gui, preciso criar interfaces graficas e estou com muita dificuldade. Adoro seus vídeos, sucesso para você e o seu canal!👏👏👏
Eu quero ser back end mas me identifico mt com o fron end, eu gosto de ver as coisas, de deixa-las mais bonitas, mas tenho medo da parte social e tbm criativa, sinceramente gosto de deixar as coisas bonitas mas não de ter a pressão disso, ser uma obrigação, gosto mais de ficar no meu cantinho programando e não me estressando com as exigências estéticas de um cliente, o que me faz achar que faz mais sentido back end
Descobrir que eu gosto de backend. Gostaria de saber se as tecnologias de infra que roda no backend, tipo servidor apache, nginx, Tomcat é obrigatório um dev backend saber configurar ? Pois gostei mais dessa parte de infra, pretendo me aprofundar mais nessa parte de ansible, nginx enfim toda essa tecnologia utilizada no back
Muito obrigado por fazer esse vídeo, foi extremamente útil! Estou estudando sobre front e back mas sempre foi muito difícil optar por um já que todo conteúdo que eu via era meio confuso, mas você conseguiu deixar bem claro quais as funções e diferenças de cada um.
Eu simplesmente não consigo ver a programação em si (tipo ela rodando msm d e fato, gerando o aplicativo) qdo estou estudando e nisso além de não saber qual caminho seguir não sei nem o que fazer, o que criar a pessoa fica estudando, estudando e aquele sentimento de estagnação.
PS - Eventualmente muitos também se tornam um Full-Stack(programador que domina o back-end e front-end), mas é bom saber qual se identifica mais!
✅𝗚𝗥𝗨𝗣𝗢 𝗧𝗘𝗟𝗘𝗚𝗥𝗔𝗠 𝗢𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗖𝗔𝗡𝗔𝗟:
▸ Entre aqui ➜ bit.ly/TelegramDevAprender
Já estou gostando do Python e neste vídeo aprendi que o back-end não necessariamente fala com o cliente, ou seja, minha cara! Finalmente entendi esse trem e consegui escolher minha trilha! Obrigada!
Jhonatan, gostaria de te agradecer por tudo que você tem feito pela comunidade, seus cursos de lógica, javascript, git e seus projetos de portfólio tem me ajudado demais, estou fazendo transição de carreira, hoje tenho 25 anos, sou formado em Sistemas de Informação mas ainda fico com aquele gostinho de "Devia ter estudado mais" e sua didática tem me ajudado bastante. Assim que conseguir uma vaga como desenvolvedor vou te passar um valor por pix, pois no momento não estou com condições. Agradeço cara!!!
DUREZA
Opa! Adoro ouvir isso! Quero continuar impactando a vida de vocês!
Demaisss!
Seu vídeo foi muito enriquecedor.
Eu vejo alguns programadores falando mal de Front, que ganha pouco, que tem muita concorrência e tudo mais, mas eu não tô nem aí.
Eu sou um cara muito mais visual, muito mais voltado a design do que de lógica, eu prefiro ver como uma página ficará ao ser finalizada, prefiro muito mesmo essa parte mais visual.
Então, eu estou escolhendo ir pro front e vou me dedicar a isso.
Eu me identifico mais com o Back End, acho fantástico essa parada de criar as coisas e elas funcionarem, agora entendo o porque entendo bem as suas explicações é porque vc é bem focado em inteligência
Tenho 43 anos nao tenho formação nenhuma em área de tecnologia e nem conhecimento. Dei meu primeiro passo pelo Coursera em parceria com programa Google Learn estou fazendo Google Analytics e também Google Suport TI e estou gostando mais de suporte em TI kkkk Tenho uma oportunidade de conseguir uma vaga Tech pelo Ada Ifood escolhi Back end depois de ver seu video. Grata pelo seu conteúdo me ajudou a decidir como devo começar a planejar e seguir uma trilha de conhecimentos. 😊
Bacana eu tenho 42 estou querendo entrar na área de tecnologia, sentia que pela idade meu tempo já tinha passado, mais seu comentário me motivou, você conseguiu um emprego na área?
atualizenos ^^
Me motivou também. 🎉
@@010507vcEu consegui uma bolsa técnico Informática e mudei o foco sai da área programação e me identifiquei com Redes e infraestrutura e pretendo seguir nessa área e complementar com Cybersegurança. Ainda estou trabalhando como Aux administrativo
Parabéns sou da área de química quero migrar para TI estou com 4.1 anos
Eu vou pro Back-End pois não tenho aptidão com essa parte mais artística, de deixar algo apresentável. Valeu pelo vídeo.
entendo seu ponto, mas essa parte "artistica" quem faz e o UX, o Dev front só tem que tranforma a arte em codigo.
Eu ODIEI CSS
😂 exatamente!
@@intergamesbr1232 de qualquer forma o cara teria que ter uma certa "intimidade" com a arte p/ poder tranformae ela em condigo e relacionar
@@Lucas_Montel ksks eu amei css e odeio back sla cara to estudando e n consigo gostar de back
Jhonatan, gostei de mais da explicação, eu atualmente estava focado no front- end pensando era que meu mais gostava de fazer, ao ver seu vídeo de explicação notei estava no caminho errado meu foco é o back end.
Eu estou estudando programação em web mas sempre fui apaixonado pelo back-end sempre gostei do que acontece por debaixo dos panos
Eu gosto também de pensar que no back-end nós mexemos muito com a criação das regras de negócio do projeto, ou seja, se você é o tipo de pessoa que gosta de estruturar e arquitetar módulos que representam recursos e funcionalidades inteiras de um software, talvez você caia mais para o back-end.
Valeu cara por esse vídeo! A parte destacando o perfil de cada profissional me ajudou muito a escolher a área que eu quero
legal é que no final ele diz que usa os dois, isso é importante pra saber que no final você precisa entender muito de um, e um pouco do outro, não tem jeito o caminho é estudar.
Graças ao seu vídeo explicando muito bem oq cada um faz e seu perfil, consegui decidir que sou back end, toda vez que eu ia estudar front end me desmotivava, na questão de fontes cores posicionamento dos elementos, animação, e aprender python pra mim é muito motivador, c# também ao criar forms me motiva mt, esse tipo de video é oq eu tava necessitando, obrigado.
Vídeo esclarecedor. Penso em aprender sobre as duas áreas; para ser um profissional completo. No entanto, inicialmente em pretendo começar por front-end, porque é algo que eu sinto que tenho mais aptidão, e vai me dar um gás extra para aprender back-end.
Parabéns pelo vídeo, muito esclarecedor, ajuda muito as pessoas que ainda não tomaram uma decisão ou que não conhecem nada como eu hehe. Parabéns amigo, sucesso!!
Já me decidi que vou ser back end e focar nessa área, vlw mesmo. Quem sabe no futuro eu faço algo tbm de front
Iniciei os estudos com o front, algo que até gosto, mas eu acho que perco muito tempo e no back, que hoje venho estudando mais, to gostando muito mais, porque não perco tanto tempo fazendo apenas uma coisa!
a princípio o Front me chama atenção, porque eu já sou publicitária, mas precisaria experimentar mais. O que eu quero é não ter que lidar com o público neste trabalho. gosto de resolver desafios, mas a matemática me dá um nozinho ainda.
Eae, seguiu backend? Como ta sendo?
gostei da referencia a runescape oldschool, parabéns pelo vídeo eu estava muito confuso na hora de decidir mas percebi que minha área é mais artística
Me ajudou muito, cara, antes eu queria começar no front, mas agora me decidi e vou pro back.
Que cenário lindo !!!!!!!!
Vídeo sensacional !! Sinto que tenho muito mais aptidão e prazer em realizar tarefas de back-end então espero futuramente poder trabalhar na área, muito obrigado pelas dicas!
So em tem o nome back ja me agradou 😂😂😂
Gostei que vc explicou as funcionalidades das linguagens no front-end. Até então não sabia.
Eu escolheria o back-end pq tem mais proximidade com a área que eu gosto e trabalho atualmente, engenharia de dados.
Muito obrigado! Quero entrar nesse mundo de programação, mas eu entendo pouco sobre e vc resumiu perfeitamente os dois lados. Provavelmente eu vou ir pro lado do front-end, gosto de ver esse lado visual.
Cara, eu venho da área de design e por incrível que pareça estou aprendendo o Python e eu tô tendencioso para o Back, por incrível que pareça a parte lógica sempre foi presente na minha vida e despertou demais meu interesse…
Estudei o Front-end por um bom tempo, porém fiz um projeto com Back-end, não sei como dizer, mas mexer com o back-end me empolgou muito mais, acredito que me identifiquei mais
Penso em me aprofundar no back end, mas não esquecer totalmente o front end, seguir quase o mesmo rumo que o seu, aprofundar mais no back end, mas estudar um pouco no front end, como você disse "30% em front end e 70% em back end", curto mais o back end, acho o front end meio chatinho, mas vou testar de novo com outros olhos e ver se curto, se curtir posso até virar um fullstack kkkkk, fica com Deus meu mano, obrigado pelo vídeo maravilhoso, foi recomendado por um amigo, uma boa noite ❤
Vídeo bacana, começando agora me identifico com back
Além de simplificar o assunto, colocou runescape pra bater aquela nostalgia kkkkk muito bom meu mano, obrigado pelo conteúdo
Acredito que pelo fato de eu ter trabalhado bastante tempo (15 anos, já não aguento mais >_
Cara da pra unir o útil ao agradável, procura saber sobre devOps.
Fui pra front por causa de uma vaga de trabalho, mas tô gostando também do back
Que isso cara, voltei a jogar runescape fazem 3 dias e o maluco tacou um print do jogo no meio do vídeo, até fiquei de cara.
Todo mundo quer Backend, até chegar em padrões de projetos. Kkkkk não sei se é porque faço em Java, que dai complica mais. Mas a dificuldade é certa em qualquer linguagem.
A ideia de Back end me cativou desde a primeira vez em que eu escutei falar sobre. Matemática e física sempre foram minhas matérias preferidas e acho que por isso a ideia de poder usar a lógica para resolver um problema é muito encantador. Sei muito pouco ainda sobre programação, comecei a pouco tempo, um pouco de python e um pouco de JS. Depois de assistir esse vídeo me convenci ainda mais focar em back end.
Mas JS é front end kkkkk
@@Dante-Dev-FullStackfront e back
@@Gabriel-yw6jw Não quis dizer isso, é que se ele tá focado em back-end, teria outras melhores que Javascript que já é famosa no Front-end, eu sei que ela é back-end, eu estudo Javascript.
@@Gabriel-yw6jw Eu tô estudando Python e Javascript, eu quero ser Full Stack daqui uns 10 anos, quando eu tiver dominando várias linguagens!
Po cara não sabe a luz que me deu sem palavras em 8 min obrigado mesmo
Então podemos dizer que o backend seria o engenheiro/arquiteto e o frontend o design de interiores?
Após essa explicação, seria legal fazer um "road map" para front e para back.
@@vollersilas9384
Já existe
@@ricardocarvalho6248 consegue me mandar link? Por favor
@@viniciusandrade2720 achou o link mn? To querendo começar na area mas não sei por onde começar, preciso urgentemente de um mapa mental 😪
Vai no canal Fabio Akita
Estou fazendo Engenharia de Software e gosto muito da questão lógica, da resolução de problemas...
E em questão de quem quer ser os 2? No meu caso, desenvolvedor full-stack, precisa aprender todos esses conceitos e oq mais deve ser feito? Estou bem no começo de programação aprendi bastante de HTML, CSS e bem raso ainda sobe JavaScript, mas na parte de back-end ainda nem estudei o necessário para entender.
Tenho 63 anos e gostaria muito de aprender alguma linguagem de programação que me permitisse começar uma nova carreira, agora que acabei de me aposentar depois de ter trabalhado por mais de 30 anos como Comprador Técnico.
Acabei um curso de Lógica de Programação I e II na Alura e não sei que rumo tomar. Tenho plena consciência de que minhas chances são infinitamente menores do que se tivesse começado há pelo menos 15 anos atrás.
Que conselho você daria para alguém como eu?
Se o senhor fez Lógica de Programação e gostar de Back-end para resolver problemas e criar funcionalidades pode começar por uma linguagem de programação, que pode ser:
1. Javascript (bastante usada) OU Java (com bastante demanda de mercado) OU Python (mais fácil pata iniciantes).
2. (Depois) Programação Orientada à Objetos (POO) voltado para a linguagem escolhida.
3. (Depois) Noções de Banco de Dados
4. (Depois) Um framework (voltado para a linguagem escolhida)
Agora se preferira parte de front-end (mais visual, interfaces e etc)
Pode começar por HTML5, CSS3 e Javascript.
@@chronos5457 Muito obrigado pela orientação. Busquei informações sobre Back-end e Front-end e me identifiquei mais com a primeira, pois sou uma pessoa introspectiva que gosta de trabalhar em equipe, mas nos bastidores. Front-end envolve lidar com o cliente externo e não me sinto muito confortável com isso, apesar de ter passado a maior parte da minha vida profissional lidando com a área de vendas das empresas.
Vou seguir teu conselho e começar um curso de Python na Udemy, por ser uma linguagem mais acessível para iniciantes.
Abraços.
@@eliporto9729 os cursos da alura são bons ? To querendo começar umas linguagens de programação também !
@@chronos5457 Pra quem ainda não sabe com qual das duas áreas tem mais aptidão, acha que vale a pena começar por Javascript que é comum as duas?
Ainda prefiro fron-end, obg pelo vídeo
Não que eu discorde do que está sendo dito, porém o fato de lidar mais ou menos com o cliente depende da cultura do projeto.
Já atuei em projetos como frontend que meu único contato com o cliente era através do Designer, enquanto o Backend estava todos os dias discutindo regras de negócios.
Em outros como backend que minha função era só persistir e extrair dados. Enquanto o frontend tinha que sambar para criar animações, transições, mapas e gráficos.
Como eu disse, depende.
O frontend só não lida muito com lógica de negócio e apresentação se um BFF for construído para tal finalidade. Porém a coisa fica mais complexa quando se entra em camadas como animações, cache e service worker.
Já o Backend pode lidar menos com lógica se o objetivo for só lidar com persistência e extração de dados. Porém quando entra em paginação, filtros, ordenação, file system, queries intermináveis (cadê o DBA?), power bi, e etc. A coisa fica triste.
Nem falei dos serviços serverless que no fim, ninguém sabe de quem é a responsabilidade.
Eu era backend por escolha, estudei frontend por necessidade (front da empresa era ruim), fiquei melhor no front, depois atuei em vários projetos como fullstack e hoje sou desenvolvedor frontend mobile. Mas estou doido para botar a mão no back para atender mais rápido minhas necessidades.
Vlw!
Estudo front antes mesmo de saber oq era TI, quando eu era bem mais novinha e eu amava fazer e estudar sobre... Mas hoje to pensando em focar pra aprender back.
Comecei no front end e comecei encontrar dificuldade. Quando cheguei na parte do backEnd fiquei por lá msm.
eu comecei a estudar html5 e css3 mas não sou muito bom em pensar nos desings para as páginas, agora to pensando em tentar o backend.
Penso em iniciar no Back end
Cara, obrigada pelo vídeo, simples e didático. Virei inscrita. Obrigada! Back - End sou eu, certo!
Bem ,estava na cabeça com o full Stack, mais vendo seu video e sabendo que o frond end tem que lidar com os cliente diretamente ,fico meio receosa , não quero mais trabalhar diretamente com cliente, então pensando nisso ,acho que o backend seria uma boa ,mas ainda tenho que construir minha base ,pois tenho conhecimento superficial ,então bora estudar 😅
estava pensando em qual área escolher e vc me elucidou com esse video
EU fiquei bem na dúvida heim! Eu sou Designer Gráfico então tenha uma noção legal pra criação de peças pra social media, e outros. Mas o Back End para legal também, você usar sua parte mais analítica e menos criativa pra resolver um problema e criar o algoritmo e codar. Eu sinceramente fiquei na dúvida hahahah Mas vlw pela explicação, quero ingressar na área e estava precisando dessa explicação!
Olá Jhonatan , muito bom seu vídeo. Me identifico mais com Back-End porém tô com muita dificuldade em escolher qual linguagem de back direcionar meus estudos. Java , Python , C# , Node , PHP....
tenta python mano é bom para muitas aplicações e depois vc pode escolher um dos outros.
Começa por Python por ser mais simples e rápido para aprender e entrar no mercado, depois faz outro.
Na opiniao de vcs um dev backend tem que saber mais de uma linguagens?
Me identifico mais com o Back End. Tenho vontade de trabalhar com Ciência de Dados tbm, porém vejo que é mais complicado, terei que me especializar bem antes, na programação vejo uma possibilidade de entrar no mercado de TI mas rápido.
Mesmo que va para a area de back end, bom vc saber um pouco sobre Html, css e pouco de javascript, depois desse basico , ai sim se vai pro back end
Eu gosto do Front mas amo o Back, acredito que me tornar Full-Stack seja uma boa. Mas acredito que usar o Front primeiro e eventualmente ir pro Back seja o melhor caminho.
qual linguagem você iniciou? não sei nada, tenho uns meses em casa e queria ir aprendendo algo de programação
@@paulin2703 poo valeu mesmo cara, já ouvi falar desse curso, vou dá uma olhada com calma e avaliar!! 🙏
Front - End eu gosto porque gosto de arte e sou Designer Gráfico, mas a parte de lidar com cliente não é meu perfil, o cliente quase sempre vem perdido com coisas que não fazem o menor sentido técnico na maioria das vezes. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Professor eu sou estudante de medicina mas gostaria muito de aprender programação, para relacionar com meu curso e sou mesmo zero.
tenho estudado front há 4 meses quase e comecei a me sentir a vontade, estou correndo do back agora pra poder focar em uma coisa só mas me pareceu muito mais tentador agora dar uma "voltinha" em algumas coisas de lá pra poder aprender. gosto mais de resolver problemas lógicos que problemas estéticos.
Você precisar ser muito criativo para trabalhar com front?
@@FBAlexx precisa um pouco mas pode buscar inspiracoes em outros sites pra fazer a parte visual do seu
pra começo de carreira, é dificil entrar como back-end sem saber front end ?
Eu estou estudando pra ser front, gosto muito da questão de UX, UI, responsividade, etc... Mas tbm gosto do back, acho muito legal os códigos complexos apesar de não ter mto conhecimento ainda, eu queria ter uma ideia de qual delas a gente consegue entrar no mercado mais rápido? Eu sei q em qualquer uma tenho q estudar mto mas no momento eu tenho uma certa pressa em conseguir uma oportunidade.
Python, Django, entra rápido.
@@cachinhosdagirl obrigado pela dica
Cara vc esclareceu muito, obrigado pelo vídeo back end
Front end é tao complexo quanto o back end, validações, conexões com api, lógica de segurança etc...
Tô pesquisando em qual área entrar, mais agora depois de vê seu vídeo acho que já tomei minha decisão, vou de Back-end
Comecei com front, mas cansei com o quebra quebra de layout, mas ainda só usando CSS. Não sou nada criativo com visual, principalmente quando envolve as cores. Acredito que pra o frontend prefiro pegar algo pronto. Nem mesmo me deu bem com javascript. Até tentei PHP mas não deu certo. Mudando prá Python até minha lógica fluiu.
Po amigo, agradeço foi muito mais fácil de entender agora, finalmente alguém com o pensamento mais claro.
Man, muito bom o vídeo acho Que vou Seguir para o Back-end mesmo.
Front pois já sou designer e tb sou microempreendedora na area de papelarias e artes para festas
Comecei a estudar o back mas vou acabar ficando com front end após pesquisar mais sobre, já tive boa relação com design e quase fiz faculdade de design gráfico, o front end aparenta mais fácil pra mim no caso, daí futuramente conforme ja atuar na área daí invisto os estudos mais no back end também.
esquece o design, front end é muita lógica, quase tanto quanto back. Hoje o front trabalha com react, redux, context api, o foco do front é manipular a API, front é mt melhor
@@simplesmentelias Não cara
Eu sou estou estudando pra frontend e quando estou buscando umas vagas e muitas esta pedindo ferramentas back end, to quase virando fullStack.
Eu vou pra ciência de dados e automação fom Python e Power bi
Muito explicativo mano, vlw. Me deu uma luz por onde começar...
quero trabalhar com programação de jogos futuramente então no meu caso seria melhor optar pelo back-end né? ter uma pequena base em design, modelagem 3D e foco no backend certo? Obrigada pelos vídeos, tem ajudado bastante, um dos seus vídeos que me fez reanimar pra estudar e fazer uma faculdade, obrigada de coração.
Se vc for fazer jogos sozinha vc precisa saber tudo, desenhar, modelar, programar e escrever um roteiro, então nesse caso seria Full Stack.
@@rodrigosouza3802 obrigada pelo esclarecimento :)))
Tenho 50 anos... me formei em analista de sistemas em 2003, hoje é sistema de informação, nunca trabalhei na área, abri uma empresa e após 19 anos fechei devido a pandemia... será que consigo entrar na área apreendendo python?
Eae conseguiu?
Pensando seriamente em me dedicar pra o back-end depois deste vídeo
Daí você ingressa no mercado de trabalho e vê que muitas empresas adotam metodologias ágeis, o que te força a ser um Full Stack
Vim pensando no "FRONT END", mas depois desse vídeo me identifiquei bem mais com o "BACK END".
E aí como está sendo? Qual escolheu? Tô bem na dúvida sobre se faço backend ou fullstack, mas tô com medo de escolher um e depois me arrepender
Depois deste vídeo tive certeza que sou Back-end por que gosto de desafios e de resolver problemas.
Gostei dos dois, estou estudando os dois. Um pouco de cada, a cada dia.
Eu amo lógica backend é uma delícia. Odiei o CSS! aquela coisa de calcular espaço é um saco! Desculpa o termo rs.
odeio o CSS também, mas amei python e C, seria eu um backend? Mas eu acho muito f0d4 o front, mas vivo apanhando no CSS
Depois de ver o vídeo, acredito que tenderia mais para o back-end, mas o front- end é bem interessante também.
eu vou fazer meus próprios códigos então tenho que manja pelo menos um pouco de front já que gosto mais de back end
faz uma playlist com um minicurso de pysimple gui, aprender com quem sabe é mais aproveitável, se for o caso de abrir uma vaquinha, abara uma, mas faz um curso de pysimple gui, preciso criar interfaces graficas e estou com muita dificuldade. Adoro seus vídeos, sucesso para você e o seu canal!👏👏👏
Cara vendo a diferença entre esses dois , me identifiquei muito com o back-end😄
Eu quero ser back end mas me identifico mt com o fron end, eu gosto de ver as coisas, de deixa-las mais bonitas, mas tenho medo da parte social e tbm criativa, sinceramente gosto de deixar as coisas bonitas mas não de ter a pressão disso, ser uma obrigação, gosto mais de ficar no meu cantinho programando e não me estressando com as exigências estéticas de um cliente, o que me faz achar que faz mais sentido back end
Estou exatamente na mesma situação
Como eu me torno programador backend de forma independente ?... onde eu busco todo conteúdp necessário ?
tenho mais perfil de criatividade, então teria melhor plasticidade em FrontEnd
Fala, Dev! Estou aprendendo Python. Ainda não sei onde pretendo atuar, mas confesso que resolver problemas com programação é muito bacana.
Mesmo barco do Guanabara.
O meu desejo já era back-end, agora que ele disse isso só se concretizou!
infelizmente, mas não sou bom para lidar com as questões do front-end.
Eu já me identifiquei, porém eu não sei qual o mercado de trabalho quer
Muito obrigado, entendi perfeitamente.
Opa amigo , comecei estudar isso , quero mi tornar um front . Espero que eu consiga
Descobrir que eu gosto de backend. Gostaria de saber se as tecnologias de infra que roda no backend, tipo servidor apache, nginx, Tomcat é obrigatório um dev backend saber configurar ? Pois gostei mais dessa parte de infra, pretendo me aprofundar mais nessa parte de ansible, nginx enfim toda essa tecnologia utilizada no back
Show 👏🏾
Muito obrigado por fazer esse vídeo, foi extremamente útil! Estou estudando sobre front e back mas sempre foi muito difícil optar por um já que todo conteúdo que eu via era meio confuso, mas você conseguiu deixar bem claro quais as funções e diferenças de cada um.
Dica do próximo vídeo: fala sobre o Pyscript novidade no Python Pfv
tá dificil em rsrsrs muito fraca a documentação
@@tiagofontes_com ta no começo ainda futuramente vai ser melhor ctz
@@gabriell_r23 espero que sim, quero muito mesmo poder rolar python no navegador semelhante ao JS
full stack developer gosto muito de ambos back e front end
Muito boa sua análise.. gostei bastante
Estou aprendendo os dois, pelo que eu vi o backend é de longe muito mais complexo e demorado de aprender!
nunca pare de postar videos!!!!!
Eu simplesmente não consigo ver a programação em si (tipo ela rodando msm d e fato, gerando o aplicativo) qdo estou estudando e nisso além de não saber qual caminho seguir não sei nem o que fazer, o que criar a pessoa fica estudando, estudando e aquele sentimento de estagnação.
Suas aulas são incríveis kakakqkqk
Back-end