Esta série dialoga diretamente com o seu ensaio sobre "como as interferência das famílias afetam as cinebiografias recentes". A série seria muito mais rica em mostrar a dicotomia do herói bom moço versus o competidor implacável dentro das pistas.
Desde quando isso é dicotômico??? 😅😅 ele ela exatamente igual dentre e fora das pistas. Vc não pode separar o sujeito da sua atividade. Ou vai me dizer que vc tbm é um leão no trabalho e um cordeiro fora dele?!
@@oOoGunner Pra quem acompanha F1, pra vc ser campeão vc vai ser um filho da puta com os seus adversarios, e quando digo fdp, não estou dizendo desonesto, mas que vai tomar atitudes controvérsas com seus adversários
@@oOoGunner desculpe mas tem que separar sim nesse caso, normalmente as pessoas não vivem o dia a dia com a adrenalina estourando ou com medo de morrer, o cara não tinha uma profissão comum não , mas sim se vc for um analista e tb um nerd (não to sendo pejorativo) vc vai acabar tratando com dados no trabalho assim como na vida privada, ai ok seu raciocinio.
Entao a vida dele dentro das pistas, sendo um dos maiores pilotos da epoca, com toda a pressão de estar na mais alta categoria automobilística do mundo, pilotando carros a mais de 300km/h, quase se fundindo ao carro em pistas como monaco ou corridas na chuva , é a mesma vida fora sas pistas? Nas suas intimidades, seus sonhos, estresses? Bizarro isso@@oOoGunner
Nasci em 96, então não sabia quase nada sobre o Senna e nunca assisti fórmula 1. Vendo a série, senti o gostinho de como deveria ser incrivel ver um herói brasileiro nas pistas. Achei a série ótima e me emocionei bastante!
Aproveita e assiste o especial de fim de ano de Roberto Carlos com Ayrton Senna. Tem aqui no TH-cam. Ali está a essência do homem Ayrton Senna. Nesse especial ele fala da fé em Deus, da determinação dele em vencer etc.Vivi aquele tempo e Ayrton Senna realmente foi um grande homem. Também tem um vídeo da participação dele no Natal da Xuxa, onde novamente vemos um Ayrton Senna nunca visto antes. Na época eu nem gostei pois nunca achei que a Xuxa merecesse ele. Ela não era digna dele. Mulherzinha muito baixo nível. Mas enfim, bonita ela era né. Ali ele mostra muito o sentimento dele. Era um belíssimo ser humano, Ayrton Senna..
No meio da mediocridade brasileira, onde a média do Q.I. é 83, mais baixo do que FORREST GUMP, os oligarcas que controlam o Brasil precisam de super heróis: Airton Senna, Oscar Niemeyer, Santos Dumont. Nada contra eles, mas todos são elevados a um nível de divindade fora da realidade.
Trabalhei nessa série como Figurante ,digo a série deu muito trabalho para ser feita.devido a tanto trabalho eu esperava muito mais da série e infelizmente não conta a história toda apaga os anos de 1992 e 1993 apaga também a época da Lotus de 1986 e 87 é muito curta e ofusca a presença dos amigos reais dele e de sua última mulher Adriane Galisteu
a serie focou no que era notório pros brasileiros. Foi um fan service. Entendi dessa forma. N foca nos detalhes, foca no que ta na massa. na tv. na midia.
ai gente foi uma namorada. A série é sobre ele, família dele, vida dele, carreira dele, sonho dele... e sua relação com o Brasil.. essa questão pessoal de relacionamento é problema deles e não importa.... ( minha opinião)
Cara, gostei também da sacada da série quando Senna vai acertar com a Mclaren e ele canta no Karaokê a música "Everybody Wants to Rule the World" (todo mundo quer governar o mundo)...
Incrível como a sua crítica conseguiu vocalizar certos desgastes que eu apenas havia sentido inconscientemente vendo a série! De fato os episódios 5 e 6 meio que se perderam, ainda mais considerando os eventos reais na vida do Senna em 92 e 93 que foram totalmente ignorados, dos quais agregariam em muito para a história.
O ator disse que pularam por causa que iria estragar o ritmo do show, sendo que é nítido que os roteirista quiseram fazer 8 eps e tiveram que correr pra cortar esses dois so pra agradar a família do senna. Muitos dizem que por causa do último relacionamento de Senna, que a família não apoiava e tentar apagar e na série isso e nítido afinal eles ensinam que o amor da vida do Senna é a xuxa. Enfim má das cinematografias e quando a família se envolve demais com o projeto e tentar fazer uma produção limpa, só vê rocketman do Elton John, todo mundo amar e venera essa biografia por contar a história 100% sem querer limpar a imagem dele.
Concordo, mas acho também que gastaram muito tempo com a Xuxa, o EP.04 foi inteiro dela e dele. Poderiam ter mostrado a relação entre ele e Nuno Cobra, seu preparador físico, a rivalidade dele com outros pilotos, ele preocupado com a retirada abrupta da eletrônica nos carros. Mas gostei bastante do resultado final, capricharam nas cenas de corrida.
@@nicolascools0238cara vc tem.razao só que eu prefiro a família Senna ali mesmo pq vc citou o Elton Jhon que é um cantor, e as pessoas sabem como eram.os cantores ..O Senna era um atleta...se deixa na mão da netflix poderiam focar na frase do piquet insinuando que o senna era gay...não duvido muito
@@vitorcambrussi6661 mas como não falar deles se tudo naquela época girava em torno do namoro deles? Era toda hora fotos e fofocas sobre o casal. Estranho seria não falar sobre
Concordo. Eu senti mesmo esse salto sobre esse período. Ficou meio estranho. Começaram a correr muito, mas ao mesmo tempo valorizaram aquelas cenas dramáticas onde não acontece nada por um longo tempo (à lá Cavaleiro dos Zodíacos). Mas no geral, foi um grande prazer assistir a série.
A série foi espetacular, muito bem produzida, deu pra ver que teve milhões investido, valeu a pena no sentido de matar um pouco a saudade da época onde meus domingos era ligado na fórmula 1, depois da sua morte nunca mais assisti uma corrida. Deveria mais capítulos pois exploram pouco o fator competitivo do Senna , que saia do autódromo, ele era competidor no jet-sky , no baralho , na sinuca e vídeo game, nas ruas de São Paulo, isso não foi mostrado, o problema dos seus poucos relacionamentos era porque o seu amor maior era pela fórmula 1, e a relação da Galisteu foi mostrado em menos de 2 minutos, muita covardia, quem acompanhou essa época sabe que a Galisteu foi responsável pelo lado humano e divertido dele, ela com sua juventude somou no midset dele mostrando que a vida não era só fórmula 1, amigos próximos e até jornalistas sabem a importância que Galisteu teve no último ano do Senna, muita covardia e faltou as tretas com Nelson Piquet que era divertidíssimo de acompanhar.
Mas o problema da Galisteu foi o veto da participação da personagem pela viviane Senna .. os 3 minutos que ela apareceu foram mérito dos produtores que convenceram ela a deixar aparecer
Mas o objetivo da série é mitificar o Senna, mostrar ele como superhumano, trazer o lado humano despertado pela Adrianne iria contra o projeto da família.
Meu pai era muito fã do Senna via todas as suas corridas, me lembro como se fosse hoje meu pai assistido a ultima corrida e no momento do acidente meu pai se levantou da sala e foi para varanda chorar, depois disso nunca mais meu pai viu uma corrida.
Eu lembro q eu era criança e esse era o meu hábito com o meu pai: assistir F1 todo domingo de manhã. Nem o meu irmão mais velho tinha esse hábito. No dia q o Senna morreu, meu pai tinha ido fazer um parto (ele é obstetra) e eu vi sozinha a corrida. Chorei demais e nunca mais vi a mesma graça em ver corridas
Lindo o se seu depoimento. Entendo completamente o seu pai. Lembro daquele maldito primeiro de maio como se fosse hoje. O sofrimento de seu pai foi real. Era como perdêssemos alguém da família. E um familiar querido.
Só 40% dos críticos estrangeiros gostaram da série até agora. Ela😮 foi produzida para agradar mto mais o público externo. Em suas colunas eles falam q perdeu-se tempo demais mostrando Senna com mulheres bonitas. Tbm concordo com isso, mto do nosso super-herói ficou de fora.
Você tem toda razão. Fato é que se a família não se intrometesse tanto e a história a ser contada não fosse tão abreviada quanto foi, uma temporada não seria suficiente.
A família dele só prejudica o legado e a memória de Ayrton Senna. Não deixou Hollywood fazer filme sobre ele com Antônio Banderas e nem deixou o Silvester Stallone fazer filme sobre ele também. O que seria maravilhoso pra perpetuação da memória dele pois ele efetivamente foi um grande homem. Ele só é reverenciado depois de 30 anos da sua morte porque ele realmente foi um grande piloto de Fórmula 1 admirado no mundo inteiro, porque se fosse pela péssima atuação da família dele já era pra ele ter caído no ostracismo..
Rush - No Limite da Emoção. Na minha opinião é o melhor filme de corrida, mostra emoção, ambição, rivalidade. 2horas de filme me transmite muito mais emoção.
@@erdiu cobriu o começo da história do Lauda e do Hunt, suficientemente para olhar a diferença de cada um dos pilotos na F3, depois a rivalidade continua na f1, e termina quando o Hunt ganha um campeonato e a ambição dele acaba. Mas seria muito melhor construir uma história baseada nessas temáticas. A seria do Senna não me pegou infelizmente.
Essa série é um orgulho pra todo audiovisual brasileiro! É a prova de que nossos profissionais são da mais excelente qualidade e que investimento é apenas oq falta pra atingirmos sucesso mundial. Um gigantesco abraço pros meus geniais amigos Lucas Gonzaga, Guilherme Porto, David Donato, Duda Casoni e mtos outros que montaram os episódios de forma magistral 👏👏👏👏
@@nicolascools0238 sinceramente? poderiam estender sem contar sobre relacionamento NENHUM, mas naquela altura, ele deu entrevistas oficiais falando sobre o fim da carreira e a vontade de ser pai, abafar isso é renegar que Senna tinha planos além das pistas.
@@saljps se fosse seu filho e vc tivesse direito sobre a historia dele vc iria pintar ele como vilão? kkk piada em, ninguem e santo, mas e inegavel que senna ta na historia, o propio brasil trata ele como heroi, nao tem como e o senna mano.
Eu falo como fã de corrida e do Ayrton Senna, que acompanhei a cada domingo como todo bom brasileiro, e achei sensacional, não sou crítico de cinema, mas aconselho a todo fã de automobilismo e fã do Senna, que assistam pq pode não ser uma biografia fiel, mas uma série baseada em fatos reais, muito boa, me emocionei muito assistindo
O que realmente faltou nessa série foi tempo. Mesmo ele tendo partido aos 34 anos ele viveu muito, muitas vidas numa só. A vida dele era a pista, o carro , era vencer, o que fazia suas relações pessoais soarem como o segundo plano de sua vida. Era um piloto , acima de tudo. Colocasse mais 3 episódios poderiam ter coberto muito mais material.
Suas Crônicas são maravilhosas👏 Essa série junto com "Ainda estou Aqui" é o melhor feito nacionalmente depois de bombas como "Mamonas Assassinas" e "Silvio Santos ".
Parabéns pela sua oratória! Maravilhoso escutar uma crítica bem feita e colocada de forma tao inteligente. Você tem o dom da palavra, mais uma vez parabéns!!
*Vc disse tudo PH! Tbm senti que do episódio 4 pra frente tudo começou a ser arrastado e corrido... isso se deve pq numa minissérie de 6 episódios vc dedica 1 episódio inteiro pra falar da Xuxa... não tinha necessidade disso... inclusive acrescentaram cenas de sexo do Senna com a Xuxa totalmente desnecessárias... todo mundo entendeu que ela era namorada dele e ponto final... mas não, perderam 1 hora nisso ao invés de mostrar ele salvando o piloto... pegando carona com o Mansell... subindo ao pódio pela última vez com Prost... aliás é curioso pq o primeiro pódio do Senna foi ao lado do Prost e por ironia do destino o último pódio também foi ao lado do Francês*
EXATAMENTE!... Engraçado como achei ela arrastada e ao mesmo tempo corrida. Por que somos fãs de Ayrton, dá pra aguentar, mas realmente acho que gastaram muito "screen time" com coisa que não precisava.
Melhor mini série brasileira que eu assisti até hoje. Trouxe um Brasil que amamos, um Brasil real! As coisas boas do nosso pais! Recriando um personagem real, ídolo do automobilismo mundial. Veio a infância e a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, trazendo com ela um sentimento de nostalgia e também trás a oportunidade das novas gerações conhecer e se inspirar nas coisas boas que ele fez. As filmagens de corrida na chuva? Foram de mais, os caras tinham até uma maquina de chuva no set, kkkk. A qualidade do áudio e vídeo e atuação, as escolhas dos atores encaixa com o perfil das pessoas reais. Diretores e roteiristas tiveram uma limitação do que poderiam recriar sobre vida e história do Senna. Fizeram até onde foi autorizado fazer. Tenho certeza que se eles pudessem recriar ainda mais sobre a história do Ayrton Senna, teriam feito, trazendo ainda mais detalhes, dando continuidade ao trabalho, o que seria ainda melhor. O nível de investimento, ajudou a evidenciar um trabalho muito bom dos diretores. Gostaria de ver mais séries como essa, que levam a imagem do pais e nossa cultura mais a sério, pois ficou muito bom mesmo. Estimulando e mostrando que podemos fazer trabalhos de alto nível no cinema mundial.
Senna foi nosso herói. Era humano? Sim. Mas projetou o nosso país no mundo, nos fez sentir orgulho e mostrou o valor do trabalho, determinação e esforço - inspirando muitos. Teve erros? Claro! Era humano. Mas para nós, que o temos como ídolo, o que importa é a imagem que ele, sem se esforçar, conseguiu projetar tão bem. E foi uma das melhores imagens que o Brasil já produziu. Por isso o amamos, por isso sofremos tanto com sua partida abrupta e por isso sentimos tanta saudade.
Eu gostei, me fez lembrar daquela época, dos domingos assistindo as corridas. Achei os atores muito bem em seus personagens. Valeu muito reviver este grande ídolo.
O salto temporal entre 91 e 94 foi muito grande.. Além dos acontecimentos citados por vc PH, salvando a vida do Erik Comas, etc... Tb senti falta de Abordagem de fatos como: Rei de Mônaco, Vitória em Mônaco em 92 segurando a Williams de Outro Planeta de Mansell, a vitória de 93 em Mônaco tornando-o o piloto com mais vitórias até hoje nesse GP e a grande performance no GP da Europa em Donington Park em 93...mas a série é muito boa mesmo
Foram muitos avisos, 4 acidentes antes do Senna. Como Ele olhava para o carro, pensativo, até ficou parado fora do carro com as mãos cruzadas na linha do quadril como se estivesse velando o carro, que coisa absurda!!!
A pista estava irregular, ele preocupado com a segurança dos pilotos, a maioria dos carros prejudicados por terem proibido as assistências eletrônicas, ele manda mexer no carro pra tirar pressão aerodinâmica e o Frank tenta barrar, mas ele fala pra fazer que o resto é com ele. Ele levando o carro ao limite pra tentar bater um novo grande piloto que era o Schumacher, daí vem o acidente que o leva pra sempre
Eu achei perfeita!! Super produção!! Não sou especialista, mas a série me emocionou diversas vezes. Tinha 8 anos quando Senna morreu, mas lembro como se fosse hoje. Muito orgulho dessa produção, desse nível que atingiram. Tenho certeza que vai emocionar muita gente.
Serie Espetacular! Interpretação dos Atores e Efeitos Especiais Maravilhosos! Impressionantes! Nota Máxima, ja repeti o episódio do GP do Brasil...Agora seu comentário quando vc.fala da Equipe Willians, até me arrepiei Aqui! "Quando vc vê o carro da Willians, sabe que aquele é o caixão do Senna" 😭😭...Para Mim, como.ja.disse Série ESPETACULAR!
Série incrível no que tange a atuação do Leone e os flashes de corrida. Porém, senti falta demais do ano de 93 nesta série, que para mim foi o auge na carreira do Ayrton, exatamente porque ele já não tinha mais o melhor carro e ainda enfrentava novatos promissores como Michael Schumacher com muita categoria. Também senti falta de mostrar ele salvando o piloto francês (ironia do destino, considerando que seus "desafetos" eram exatamente o dirigente e o piloto francês). Por quê? Porque a F1 passa essa coisa de cada um por si, que é quebrado exatamente com Ayrton nessa passagem da vida dele na categoria.
Parte dessa correria do final e do embolo de assuntos pra mim se deve a serie praticamente parar no episodio q é dedicado a relação do Senna com a Xuxa e também pela própria impossibilidade de contar 10 anos de Formula 1 em 6 episódios. Se a serie tivesse aí 12 episodios daria pra amarrar bem melhor os assuntos trabalhados de forma rápida. Como a série praticamente não aborda 1992 e 1993 não dá o peso real da ida do Senna para a Williams, o nível de pilotagem absurda que ele alcançou e outro ponto que a serie ignora tbm por conta dessa ausência, em 1994 o Senna era o líder do grid. Era o único piloto restante da famosa foto de 1986 que é ele, Prost, Mansell e Piquet juntos. Ele era o último de uma "geração de ouro" e nada disso é mostrado!
Chorei assistindo a série! Sua crítica foi impecável. Essa parte do olhar 9:25 você pôs em palavras tudo que senti e vi. Gabriel é um ator impecável, ele foi maravilhoso em todas as posturas, senti o Senna nele. Não poderiam ter escolhido um ator melhor
Serie sensacional! Merecia mais episódios com mais profundidade, o episodio da XUXU ganhou tempo demais da serie e os proximos teve q correr, mas no geral serie SENSACIONAL
Uma das únicas coisas que a série pecam é não mostrar o Senna competidor implacável que beira o desonesto, coisas que perpassam por todos os campeões. A própria família e a Senna brands lida com a história dele dessa forma. Senna é o herói, o piloto que abandonou seu carro e saiu correndo pra salvar a vida de um colega de profissão e não o piloto que saiu de sua primeira equipe sem avisar ninguém, o cara q tirou as armas da Lotus e as levou pra McLaren e apequenou uma equipe gigante da F1.
A série até mostra essa sede de vitória "a todo custo", mas a enaltece, quase poeticamente, como se fora uma virtude em toda oportunidade que essa característica é mostrada em tela.
@@celo1390senão me engano qq pontuação do Prost ele levava o campeonato, já o Ayrton precisava ganhar aquela corrida para conseguir os pontos para ultrapassar a pontuação do Prost. É muito feio, sim. Mas muita coisa feia aconteceu na F-1 inclusive a corrida em q o Senna morreu.
Eu gostei bastante da série, mas a jornalista me irritava um pouco. Tive que parar para pesquisar se ela existia, pq parecia um ser tão onipresente, que tava quase sendo uma stalker… e sobre o acidente em que ele salvou o piloto, de fato, assim que foi citado, eu parei para pesquisar o acontecido. Esse ponto deveria ter sido mostrado em tela, ia ser fantástico. De qualquer forma, uma das melhores produções brs
Achei a atuação desta jornalista horrível, sem contar que eu não entendia nada que ela falava, parecia uma brasileira tentando fazer um sotaque americano, achei péssimo
Eu gosto muito do Gabriel Leone, não conhecia o ator até assistir a série DOM na prime video que se tornou uma das minhas séries favoritas e virei fã desse ator. Acabei de assistir Senna essa semana e mais um trabalho irretocável dele.
Eu gostei bastante da série, era bem pequeno na época do Senna, lembro mais das corridas aos domingos, as que ele foi campeão eu ficava sabendo pelos meus pais e ia assistir no globo esporte, esporte espetacular etc... Algo que a série funcionou comigo, ela conseguiu me transportar para aquele tempo de quando era criança torcendo por ele e as cenas das corridas muito bem feitas dava a sensação de estar torcendo mesmo sabendo o resultado, no episódio que ele vence e toca o tema da vitória foi quase que um soco no estomago. Os efeitos especiais da série estão muito bem feitos, eles refizeram a reta de monaco no uruguai, recomendo muito assistir ao making off que tem na netflix.
Achei incrível! O grande triunfo da série é conseguir resgatar o que foi o Senna pro povo que viveu naquela época. O garotinho acordando pra ver a corrida de madrugada, as festas quando Senna ganhava. O Senna que vimos e vivemos foi esse da série. Quem aqui bate o martelo e garante que ele foi isso ou aquilo? Pra nação, por quase 8 anos ele foi um alento, um calor no coração! Na época, ninguém se importava com sua posição política, suas atitudes como profissional e sua vida pessoal era contada em páginas da revista “Caras”. Acusam a série de chapa branca, e isso pra mim é a exata diferença entre o hoje e 30 anos atrás.
A série do Senna é um verdadeiro show! A produção impecável, a atuação do elenco, a emoção... tudo isso junto cria uma experiência única. Se você é fã de Fórmula 1 ou simplesmente gosta de uma boa história, essa série é imperdível. Confesso que assinei a Netflix só por causa dela e não me arrependo nem um pouco! Essa série sobre o Senna é simplesmente épica! Uma superprodução que todo mundo deveria assistir pelo menos uma vez na vida. Vale muito a pena assinar a Netflix só por um mês para não perder essa obra-prima!
Nasci em 91, conheço a história pelos relatos frequentes dos meu familiares então posso dizer "Não é da minha época mas eu me lembro!" Acredito que é impossível falar de tudo que as pessoas querem sobre o Senna, foram muitas histórias, camadas, que envolvem tanto o piloto, quanto a política brasileira e a criação de uma unidade nacional, em.um país que é carente de heróis, Senna foi o maior exemplo de determinação que esse povo acompanhou.
Nossa, traduziu perfeitamente o q eu senti da séria. Aquela sensação de q a série foi pensada para 8 episódios, mas ao chegar no quarto viram que só seria $possivel$ fazer com a mesma qualidade (talvez) só 6 episódios e saíram compactando o restante da história para caber no que resta.
Uma coisa que não gostei foi aquela reporter que fica acompanhando a carreira dele. Ela nunca existiu e muitas dos acontecimentos dela na serie foram coisas que aconteceram entre o Senna e o Reginaldo Leme, comentarista e reporter da F1 que na época trabalhava pra Globo. Toda aquela passagem de que o Senna da uma afastada dela e a "amizade" dos dois fica abalada é uma clara alusão ao que aconteceu com o Senna e o Reginaldo...o mais curioso é que o Reginaldo Leme ta na série só que resumiram ele em apenas um parceiro de narração do Galvão Bueno.
Ela é um personagem fictício, ela representa a mente do Ayrton, sua evolução como pessoa dentro e fora das pistas. Se você observar é a evolução dele como ser humano, sendo no início individualista, egoísta, tão obcecado pelas vitórias que em uma matéria é publicado: seria Senna uma má influência? Depois com o passar do tempo houve a resposta: não. Mostra o amadurecimento dele como ser humano, etc. A série é muito boa, o Senna, pra mim, o melhor brasileiro desportista de todos os tempos.
Confesso que no inicio do teu video eu olhei com preconceito tua introdução, mas durante o transcorrer de teu comentário, até me emocionei, me transportei para dentro da história que acabei de assistir e tb vivi a época, 3 décadas atrás. Parabéns!
Tive a mesma impressão. A Cena da quebra do câmbio na corrida de 91 no Brasil, poderia ter sido mais dramática e didática da dificuldade e heroísmo desta vitória. No mais tudo perfeito
Você deu voz aos meus pensamentos, sobre tudo, a perca do tempo dos detalhes que são importantes para construir uma narrativa, esperava mais grandiosidade vindo da Netflix, não é uma série para quem não conhece Senna...assisti em contagem regressiva e triste que estavam contando groselhas no lugar das grandiosidades e o tempo acabando. Chorei durante toda a séria, os dois primeiros episódios assisti no evento Cine Drive-inTerlagos - chorei - em casa sem toda aquela emoção, mas buscando o passado, queria mais do idolo, das quebras de recordes, do desenvolvimento de corridas, detalhes da histórica corrida no GP de São Paulo...não chorei na cena do acidente...talvez estivesse esgotada, mas estou com uma angustia, uma sentimento de que poderia ter rendido mais.
Parabéns, PH! Sua análise foi impecável, especialmente no que diz respeito aos pontos críticos. Você destacou os erros de forma precisa e cirúrgica, e eu concordo totalmente com suas observações, tanto nos elogios quanto nas falhas apontadas. Só gostaria de acrescentar um detalhe: para quem viveu a época de Senna, acredito que existe uma diferença marcante entre apenas "gostar" desta série. Ela nos faz sentir a verdadeira conexão emocional com aquele período. Como fã incondicional de Fórmula 1, que acordava religiosamente para assistir aos duelos entre Senna e Prost, confesso que ouvir o Tema da Vitória me tocou profundamente. Não esperava isso, especialmente por não se tratar de uma produção da Globo que é dona dos direitos da música, e esse detalhe trouxe uma carga emocional enorme. Você não ter feito esta ponderação entregou a sua idade ou então a sua não ligação com o esporte (risos). Porém de qualquer forma, tudo que você falou sobre as falhas finais, foram cirúrgicas. Concordei com TUDO que disse, tanto nos elogios, quanto nos erros.
Tinha 17 anos em 94! E olha eu esperava ser uma série fantástica, mas não imaginei que seria tudo isso! Eu tive que parar no 4º episódio, pois a emoção foi tanta em algumas partes, que fiquei muito abalado! Isso só vai entender quem viveu isso na época! Quem nasceu depois .... esquece ...... mas o somatório é fora da curva, não estou falando como crítico, mas como fã ..... Valeu Senna ....... Valeu PH!
Só faltou colocar na tela a verdadeira história de amor do piloto com sua última namorada Adriane Galisteu .. Falta total de respeito a memória do grande Ayrton Senna...
Também tinha 17 anos na sua morte,para mim o objetivo desta série na verdade é o objetivo da família e dos produtores,rememorar Senna com suas reais características nesta nova linguagem para as novas gerações, é óbvio, para as antigas também, mas principalmente pras novas através de um meio atual e nunca usado que é a dramatização na Netflix numa série...isto nuca tinha sido feito, só documentários e reportagem... Meu filho de 10 anos assiste comigo e se mostrou muito interessado,e eu vou narrando os fatos da série pois sei tudo de cor ,vi ao vivo muita coisa,e vou recomendando reportagens da época sobre os fatos da série...é tem atingido o objetivo, manter a memória dele com fidelidade e valor...
@@milazart9261 Isto se deve( e você sabe) a família de senna qye autorizou e acompanhou tudo na série, e obviamente não permitiria ênfase em que não gosta.
Senna(série) é pra fã, saudosistas e quem cresceu com o mito Senna. Esperava essa visão do PH A série inteira desde do roteiro foi supervisonada pela família, eles queria ter o piloto que inspirou determinação individual
@@lucas-pradouma série de 6 ep não é suficiente pra mostrar a história dele. Tiveram que focar em certas coisas que acharam mais importantes pro enredo. Não é um documentário. Ia ser um filme no início e conseguiram algo maior
Não, a série não é para fãs, mas para um público leigo e que quer conhecer a história do Senna. Na verdade, a série pecou em vários aspectos e detalhes para quem conhece a F1 e conheceu o Senna quando fazia parte da F1, detalhes que passam totalmente despercebidos para quem não conheceu a F1, mas que chama a atenção de maneira negativa para quem entende.
@@lucas-prado Qual a tará que vocês tem com Gallisteu? O que iria levar de verdade de valor para a série? E é completamente compreensível a família vetar ela. Basta entender os motivos.
@@slip13inc nenhuma tara, simplesmente não respeitaram o próprio Senna, determinando que uma pessoa que ele amou não era nada pra ele. Duvido que ele aprovaria e vcs como fãs deveriam olhar por esse lado. Se colocar no lugar dele, mas que se dane, né, ele não está aqui mesmo 🥱🥱🥱
Adriane Galisteu representava a mulher brasileira: classe média e anônima. A Xuxa, rica e famosa não nos representa. Ignorar a Adriane Galisteu na série foi erro grave, pois destruiu o lado humano desse "messias", que olhou para uma mulher pobre e anônima, ou seja, NÓS: vendedora, ou professora, ou dona de casa, balconista, etc. Ele namorou A Galisteu, namorou a "nós", mulher brasileira anônima. Infelizmente reflete o que a família dele pensaria de qualquer uma de nós, se estivéssemos no lugar da Galisteu. Não gostei. Triste série.
Senna foi um gênio. Provavelmente está entre os 5 maiores da F1. Mas essa forçada de barra com essa preocupação social, o lance dele ter chagas na mão remetendo a Cristo foi demais. Além de extremamente excelente no que fazia, tbm era bom em jogar com a imagem. O Instituto Ayrton Senna, criado após o falecimento dele, nunca ajudou ninguém... nunca deu um caderno ou um prato de comida para uma criança.
Suas pontuações são excelentes! Ver as Mclarens novamente nas pistas foi emocionante d+. E o Gabriel Leone, foi tão absurdo que ele conseguiu emular com uma certa perfeição, eu diria, o correr de Senna, correr a pé mesmo, durante os exercícios. Eu reparei isso e fiquei impressionado. A série é ótima!
Excelente vídeo! Me emocionei com a série, achei muito maneira, e amei ouvir sua perspectiva. A relação particular do Senna com a passagem do tempo foi o ponto que mais me pegou na série, que bom que você comentou mais sobre isso. Sua análise trouxe nuances muito interessantes na obra como um todo. Apesar de ter gostado muito, na minha opinião a série tinha a mesma profundidade que um filme de herói ou um filme de marca, bem propagandesco. Além disso eu também não tinha gostado do fato de terem começado a série logo com a morte dele, me pareceu uma escolha estranha, como se tivessem queimado a largada. Também achei que algumas omissões não favoreceram a trama, mas isso não prejudicou tanto minha experiência. No mais, é realmente um privilégio ter assistido essa superprodução, que me permitiu compartilhar um pouco do luto coletivo brasileiro pela figura do Senna.
Concordo Plenamente, faltou muita coisa muito importante na seria como a salvacao do piloto, a carona pro Mansell, a Corrida de Donigton Park, os anos onde ele teve as maiores vitorias foi em 92 e 93 pois ele ganhou algumas corridas onde o carro dele nao tinha como concorrer com as Willian, ele mesmo disse em entrevista que foi os anos que ele mais pilotou, porem a diferença entre os carros erram tao grandes que nem ele conseguia ganhar o campeonato. a relacao com o galvao muito superficial, cara eles eram muito amigos e o romance final coma galisteu, ah para ne.. merecia muito mais destaque. para mim que acompanhou toda a tragetoria dele, ficou um gostinho de amargo, porem com as memorias a gente consegue lembrar, agora a nova geracao nao... tinha que ser uma serie de 08 epsodios e nao de 06 faltou muita coisa ai
@phsantos concordo com todos os pontos levantados porem incluo também a falta de vontade de mostrar o embate com as Williams de 92 e 93 principalmente não ter relatado o final da corrida de Mônaco em 92 contra Nigel Mansell...Lembro que o final dessa corrida foi como se o Brasil tivesse ganhado uma copa do Mundo!
Anularam completamente o ano de 92, Senna salvando Erik Comas na Bélgica, Nigel Mansell foi esquecido, achei isso um erro grave. Mansell foi um dos melhores rivais do Senna.
Eu pensei exatamente isso sobre as cenas de ação, muito bem editado e montado por que as cenas são muito rápidas e até complexas de serem feitas, e mesmo assim o espectador consegue acompanhar perfeitamente as cenas de ação e entender cada take.
Fiquei com a sensação que a série poderia ter mais um ou dois episódios, as informações sobre alguns feitos do Senna são construídas de forma extremamente desconexa. Não era uma figura que eu conhecia de forma profunda, mas me deu vontade de conhecer mais sobre e também sobre o esporte. E a atuação do Leone, PQP!
Ayrton Senna era um ícone, já a família traz no seu âmago aquilo que tem de pior no Brasil: a mentalidade aristocrática de uma família arrogante e soberba, que nunca aceitou misturar Senna com a imagem do povo pobre e sofrido que o ergueu ao status de herói. A quase total ausência da Adriane Galisteu reforça isso. A família não gostava da relação dos dois por ela ser de família mais pobre. É conhecida a história da Galisteu sendo impedida de entrar no cortejo fúnebre porque a mãe do Senna estava dando espaço pra Xuxa passar, que era quem eles preferiam, por ser famosa e rica.
Se nunca aceitou misturar a imagem dele com povo pobre pq criaram uma Instituição pra crianças pobres? E essa história da Galisteu tá chata já. 99% das pessoas falam mais dela do que do Ayrton. Parecem ser mais fãs dela do que dele. Sendo que ela nunca foi uma famosa tão querida pelo brasileiro, ela só tem esse apelo do povo por causa dele
oq mais tem é endinheirado arrogante e soberbo (como disse o amigo acima) com instituições para crianças pobres (como mencionou a segunda amiga). Hipocrisia e interesse andam de mãos dadas assim como a contradição que todos nós temos/somos.
@@julianabarros3253 A instituição não ajuda criança pobres. Não sei sobre a história da Galisteu, mas o que o instituto faz é trazer uma parcela de privatização no ensino publico. Vendem cursos e materiais didáticos pra escolas públicas. Tem artigos acadêmicos que avaliam o resultado do instituto e a conclusão é que não melhora o ensino, só um gasto a mais. Quem doa pra eles não doa pra crianças pobres, doa pra família e acionistas.
Acabei de assisti a serie, E a serie é incrivel , já li biografias e alguns documentários e ver a serie é uma coisa única, você vibra a cada vitória, a historia que parece ser inventada , mas é real te prende do começo ao fim , e mesmo sabendo o final vc assiste o ep do acidente torcendo para que seja diferente. Confesso que segurei bem a emoção ao longo da serie mas eu que nem sou um cara chorão devo admitir A L E R T A S P O I L E R O clipe final que realmente aparece ele , falando em superação e logo após mostrando os melhores momentos da série na vida real , mostrando que tudo aquilo aconteceu de verdade, me fez chorar de uma forma que náo sei oque senti. Vale muito apena
Estava ansioso por essa crítica… Sendo que já assisti a série e outras inúmeras críticas. Me desculpem os outros, mas PH está em outro patamar… Sensacional como sempre Mestre! Michel Mello
A vida amorosa do Senna deveria ser mostrada só em flashs. Até pq, de verdade, nunca ninguém soube como era. Senna merece esse respeito a sua privacidade real.
Como brasileiro que acompanhou toda a sua carreira só posso agradecer à Netflix por tornar a série possível e a todos os profissionais envolvidos que honraram a história de Senna como o ser humano excepcional e piloto de corrida incomparável que ele foi.
Mto choro por causa da galisteu, eu queria era ver mais da relação dele com outtos grandes pilotos da época, como mansel, piquet, schumacher. A série dá a entender q a preocupação com a segurança foi só em ímola, qdo já era de alguns anos antes, inclusive excluindo um acidente em q um piloto fica estirado no meio da pista. A atuação do leone é realmente mto cativante, e as cenas de corrida são estupendas, cada troca de marcha, pisada no pedal, volante trepidando, colocam a gente dentro do cockpit.
Achei a série incrivel. Um capricho em tudo. As corridas estão incriveis. O elenco, impecável. Gabriel Leone arrasou. (Teria colocado menos tempo de Xuxa e colocado a cena ícone q Senna pega a bandeira, qdo saímos da Copa)
Boa análise. Eu gostei bastante da série e, inclusive, me surpreendeu bastante. Não esperava tanta qualidade de produção. Lógico, nenhuma série até hoje na história foi irretocável. NENHUMA. Todas tem seus "nem tudo são flores" e esta não fugiu à regra. O colunista apontou algumas situações a serem, de fato, consideradas. A família com certeza podou maiores "contradições" do personagem. Já os roteirista fizeram opções e descartaram alguns momentos históricos: Donnington 93; Detroit 86; Mônaco 92; Jerez 86; "Rei de Mônaco" ficou relegado à peguete na véspera do GP que não levou, mas ele ganhou 6vzs (único) lá para ser chamado de Rei; Em 87 quebrou o protocolo e deu banho de champagne na família real; A reprodução do acidente do Comas em 92. Enfim... vários momentos que o roteiro decidiu por não incluir, que aumentariam mais ainda o número de situações grandiosas do Senna. Mas estas situações deveriam aumentar o número de capítulos da série e ainda exigiria um orçamento ainda maior para reproduzir tudo. O problema é que virou uma febre na internet falar que a Galisteu foi negligenciada. Com todo respeito à Galisteu, nada contra a ela sinceramente... Mas ...da-se! Na moral, não acrescentaria em praticamente nada na história.
Melhor análise que vi até agora sobre a série, parabéns. Gabriel Leone fez uma ótima atuação, foi incrível. O restante da série é bem burocrática, os dois últimos episódios não mostram a fundo quase nada, pulam diversas coisas (deixar de fora 93!!!!!!), a direção criativa seguiu rumos não tão bons. Por exemplo, a jornalista mulher que acompanha a carreira do Senna, basicamente é o Reginaldo Leme, pq não usar o Reginaldo, mas não, vamos usar uma mulher e blá blá blá. E também as imagens das corridas no início da carreira são ótimas, mas dos episódios finais horríveis, na TV mostrava chuva e os pilotos dirigindo no sol...detalhes que derrubam a qualidade da produção.
Sou nascida em 91 então não acompanhei a carreira do Senna, mas posso dizer que mesmo sabendo o que ia acontecer a série me pegou muito. Gostosa de assistir, claro que a vibe de perfeito irretocável do ícone estava lá, mas foi muito bom de ver.
Eu estava na expectativa de ver a reprodução da vitória de Senna em Interlagos em 93, quando ele saiu da McLaren para os braços da torcida, mas só teve uma breve passagem em uma cena rápida, onde passou a corrida em uma TV.
Você retrata a série como um poema!! Que extraordinária a sua visão poética de um trabalho arrebatador! Nunca vi nem ouvi nada igual! Fantástica análise! Parabéns!!
É incrível a quantidade de pessoas buscando questionar o heroísmo do Senna, enquanto represente do Brasil no mundo. Foi verdadeiro mito, junto a Pelé. ❤❤❤❤❤
Excelente análise. Concordo com tudo. Adorei os dois primeiros episódios, mas achei que ela vai perdendo o fôlego até chegar perdida no quinto, que tem várias sequências enfadonhas. Gostei do conjunto, da produção, fotografia, das caracterizações e das atuações, mas achei que o roteiro ficou devendo. Nível dos diálogos muito básico. Melhores falas são reproduções de declarações reais. Poderia ter explorado mais os conflitos (com os chefes, os companheiros, os adversários, os amores, a imprensa e a família). Poderia ter fundamentado melhor as motivações do Senna e os custos das escolhas dele. O salto de 91 para 94 é difícil de justificar, embora entenda que teria que haver muito cuidado para não tornar a narrativa repetitiva. Ao pular a fase dominante da Williams, o espectador fica sem entender por que ele deixa a McLaren e tampouco a questão do impacto da evolução da tecnologia (e sobretudo do banimento dela) para o acidente em 94. Enfim, em termos de enredo, caberia facilmente mais um episódio, que, se bem escrito, poderia ajudar a resolver a bagunça dos temas apresentados no quarto e no quinto.
Sendo bem sincero, gosto do documentário de 2011 da Amazon Prime Video que além de ter imagens reais, mostra o inicio da F1 ate 1994. Achei bem coerente.
15:59 isso é real. Assisti com a minha esposa, que nessa cena da vitória dele em Interlagos só com a sexta marcha virou pra mim e falou "Mas porque ele tá esgotado desse jeito? O que ele fez é difícil?". O roteiro claramente não soube exprimir a real dificuldade mental e física de se correr 7 voltas só com a última marcha, como se aquilo ali fosse só um contratempo.
SIm a série foca no Senna bom moço, mas discretamente mostra o outro lado: como ele mudava de equipe sem pensar duas vezes em busca de um carro melhor, a obsessão por vencer, o momento que se joga contra o carro do seu "arquiinimigo" e a interpretação do Leone como se o Senna nunca estivesse realmente feliz....seria mais rica se aprofundasse essas questões mas nao me incomodou...
Sabendo que ao final o Senna morre fazendo aquilo que mais amava. A serie me passa um pouco essa sensação de Senna de urgência de alcançar tudo que deseja em pouco tempo. A sensação é que a urgência era decorrente do pouco tempo de vida que ele teve. Logico q Senna não sabia quando era o seu fim, porém a vida lhe deu tudo, mto rápido, até mesmo o tempo na terra.
Acabei de ver a série - Não estava muito crente que seira algo bom..... Me enganei!!! Me surpreendi, muito bom. É como se esta série me levasse para um passado, e nesta passado esta eu acordado pela manhã de domingo - torcendo para Airton Senna ganhar.
Experimentei uma quebra de expectativa com essa série. Senti que estava assistindo um documentário, porém com atores em vez das imagens reais. O letreiro contribuiu muito para essa sensação. Eu já sabia que a Galisteu não teria muito destaque por causa da família dele, mas colocarem ela como uma nota de rodapé foi sofrível. Por outro lado, gostei muito das corridas, as cenas nos circuitos com os carros e toda aquela movimentação de técnicos, pilotos, narradores... achei bem imersivo. E o Gabriel Leone.
Esta série dialoga diretamente com o seu ensaio sobre "como as interferência das famílias afetam as cinebiografias recentes".
A série seria muito mais rica em mostrar a dicotomia do herói bom moço versus o competidor implacável dentro das pistas.
Recentes ou quase todos
Desde quando isso é dicotômico??? 😅😅 ele ela exatamente igual dentre e fora das pistas. Vc não pode separar o sujeito da sua atividade. Ou vai me dizer que vc tbm é um leão no trabalho e um cordeiro fora dele?!
@@oOoGunner Pra quem acompanha F1, pra vc ser campeão vc vai ser um filho da puta com os seus adversarios, e quando digo fdp, não estou dizendo desonesto, mas que vai tomar atitudes controvérsas com seus adversários
@@oOoGunner desculpe mas tem que separar sim nesse caso, normalmente as pessoas não vivem o dia a dia com a adrenalina estourando ou com medo de morrer, o cara não tinha uma profissão comum não , mas sim se vc for um analista e tb um nerd (não to sendo pejorativo) vc vai acabar tratando com dados no trabalho assim como na vida privada, ai ok seu raciocinio.
Entao a vida dele dentro das pistas, sendo um dos maiores pilotos da epoca, com toda a pressão de estar na mais alta categoria automobilística do mundo, pilotando carros a mais de 300km/h, quase se fundindo ao carro em pistas como monaco ou corridas na chuva , é a mesma vida fora sas pistas? Nas suas intimidades, seus sonhos, estresses? Bizarro isso@@oOoGunner
Nasci em 96, então não sabia quase nada sobre o Senna e nunca assisti fórmula 1. Vendo a série, senti o gostinho de como deveria ser incrivel ver um herói brasileiro nas pistas. Achei a série ótima e me emocionei bastante!
Aproveita e assiste o especial de fim de ano de Roberto Carlos com Ayrton Senna. Tem aqui no TH-cam. Ali está a essência do homem Ayrton Senna. Nesse especial ele fala da fé em Deus, da determinação dele em vencer etc.Vivi aquele tempo e Ayrton Senna realmente foi um grande homem. Também tem um vídeo da participação dele no Natal da Xuxa, onde novamente vemos um Ayrton Senna nunca visto antes. Na época eu nem gostei pois nunca achei que a Xuxa merecesse ele. Ela não era digna dele. Mulherzinha muito baixo nível. Mas enfim, bonita ela era né. Ali ele mostra muito o sentimento dele. Era um belíssimo ser humano, Ayrton Senna..
Assista o documentário de 2010, muito mais emocionante e bem contado!
Era fantástico, saudades 😢.
No meio da mediocridade brasileira, onde a média do Q.I. é 83, mais baixo do que FORREST GUMP, os oligarcas que controlam o Brasil precisam de super heróis: Airton Senna, Oscar Niemeyer, Santos Dumont. Nada contra eles, mas todos são elevados a um nível de divindade fora da realidade.
Trabalhei nessa série como Figurante ,digo a série deu muito trabalho para ser feita.devido a tanto trabalho eu esperava muito mais da série e infelizmente não conta a história toda apaga os anos de 1992 e 1993 apaga também a época da Lotus de 1986 e 87 é muito curta e ofusca a presença dos amigos reais dele e de sua última mulher Adriane Galisteu
Mostra o que a Família quer que mostre.
Não citou o Braguinha, por ex, melhor amigo dele. Quase que virou um documentário da Globo, mostrando o Galvão. Focou muito na jornalista lá. Pra quê?
a serie focou no que era notório pros brasileiros. Foi um fan service. Entendi dessa forma. N foca nos detalhes, foca no que ta na massa. na tv. na midia.
Uma minissérie de 6 eps não tem como contar sobre TUDO na vida dele
ai gente foi uma namorada. A série é sobre ele, família dele, vida dele, carreira dele, sonho dele... e sua relação com o Brasil.. essa questão pessoal de relacionamento é problema deles e não importa.... ( minha opinião)
A parte que mais gostei foi quando toca Cazuza e ele vai buscar o motor na Itália. O diálogo deles com os mecânicos italianos é muito bom
Realmente muito bom Senna falando Italiano é muito bom também.
Cara, gostei também da sacada da série quando Senna vai acertar com a Mclaren e ele canta no Karaokê a música "Everybody Wants to Rule the World" (todo mundo quer governar o mundo)...
@@marcianodebritosilva1195 muito bom mesmo
Incrível como a sua crítica conseguiu vocalizar certos desgastes que eu apenas havia sentido inconscientemente vendo a série! De fato os episódios 5 e 6 meio que se perderam, ainda mais considerando os eventos reais na vida do Senna em 92 e 93 que foram totalmente ignorados, dos quais agregariam em muito para a história.
O ator disse que pularam por causa que iria estragar o ritmo do show, sendo que é nítido que os roteirista quiseram fazer 8 eps e tiveram que correr pra cortar esses dois so pra agradar a família do senna. Muitos dizem que por causa do último relacionamento de Senna, que a família não apoiava e tentar apagar e na série isso e nítido afinal eles ensinam que o amor da vida do Senna é a xuxa.
Enfim má das cinematografias e quando a família se envolve demais com o projeto e tentar fazer uma produção limpa, só vê rocketman do Elton John, todo mundo amar e venera essa biografia por contar a história 100% sem querer limpar a imagem dele.
Concordo, mas acho também que gastaram muito tempo com a Xuxa, o EP.04 foi inteiro dela e dele. Poderiam ter mostrado a relação entre ele e Nuno Cobra, seu preparador físico, a rivalidade dele com outros pilotos, ele preocupado com a retirada abrupta da eletrônica nos carros. Mas gostei bastante do resultado final, capricharam nas cenas de corrida.
@@nicolascools0238cara vc tem.razao só que eu prefiro a família Senna ali mesmo pq vc citou o Elton Jhon que é um cantor, e as pessoas sabem como eram.os cantores ..O Senna era um atleta...se deixa na mão da netflix poderiam focar na frase do piquet insinuando que o senna era gay...não duvido muito
@@vitorcambrussi6661 mas como não falar deles se tudo naquela época girava em torno do namoro deles? Era toda hora fotos e fofocas sobre o casal. Estranho seria não falar sobre
Concordo. Eu senti mesmo esse salto sobre esse período. Ficou meio estranho. Começaram a correr muito, mas ao mesmo tempo valorizaram aquelas cenas dramáticas onde não acontece nada por um longo tempo (à lá Cavaleiro dos Zodíacos). Mas no geral, foi um grande prazer assistir a série.
A série foi espetacular, muito bem produzida, deu pra ver que teve milhões investido, valeu a pena no sentido de matar um pouco a saudade da época onde meus domingos era ligado na fórmula 1, depois da sua morte nunca mais assisti uma corrida. Deveria mais capítulos pois exploram pouco o fator competitivo do Senna , que saia do autódromo, ele era competidor no jet-sky , no baralho , na sinuca e vídeo game, nas ruas de São Paulo, isso não foi mostrado, o problema dos seus poucos relacionamentos era porque o seu amor maior era pela fórmula 1, e a relação da Galisteu foi mostrado em menos de 2 minutos, muita covardia, quem acompanhou essa época sabe que a Galisteu foi responsável pelo lado humano e divertido dele, ela com sua juventude somou no midset dele mostrando que a vida não era só fórmula 1, amigos próximos e até jornalistas sabem a importância que Galisteu teve no último ano do Senna, muita covardia e faltou as tretas com Nelson Piquet que era divertidíssimo de acompanhar.
Perfeito!
Perfeita sua observação
Mas o problema da Galisteu foi o veto da participação da personagem pela viviane Senna .. os 3 minutos que ela apareceu foram mérito dos produtores que convenceram ela a deixar aparecer
Mas o objetivo da série é mitificar o Senna, mostrar ele como superhumano, trazer o lado humano despertado pela Adrianne iria contra o projeto da família.
Meu pai era muito fã do Senna via todas as suas corridas, me lembro como se fosse hoje meu pai assistido a ultima corrida e no momento do acidente meu pai se levantou da sala e foi para varanda chorar, depois disso nunca mais meu pai viu uma corrida.
Arrepiei lendo seu comentário.
@maruginaru é uma das lembranças que nunca mais me esqueci
Eu lembro q eu era criança e esse era o meu hábito com o meu pai: assistir F1 todo domingo de manhã. Nem o meu irmão mais velho tinha esse hábito. No dia q o Senna morreu, meu pai tinha ido fazer um parto (ele é obstetra) e eu vi sozinha a corrida. Chorei demais e nunca mais vi a mesma graça em ver corridas
Lindo o se seu depoimento. Entendo completamente o seu pai. Lembro daquele maldito primeiro de maio como se fosse hoje. O sofrimento de seu pai foi real. Era como perdêssemos alguém da família. E um familiar querido.
Só 40% dos críticos estrangeiros gostaram da série até agora. Ela😮 foi produzida para agradar mto mais o público externo. Em suas colunas eles falam q perdeu-se tempo demais mostrando Senna com mulheres bonitas. Tbm concordo com isso, mto do nosso super-herói ficou de fora.
Você tem toda razão. Fato é que se a família não se intrometesse tanto e a história a ser contada não fosse tão abreviada quanto foi, uma temporada não seria suficiente.
A família dele só prejudica o legado e a memória de Ayrton Senna. Não deixou Hollywood fazer filme sobre ele com Antônio Banderas e nem deixou o Silvester Stallone fazer filme sobre ele também. O que seria maravilhoso pra perpetuação da memória dele pois ele efetivamente foi um grande homem. Ele só é reverenciado depois de 30 anos da sua morte porque ele realmente foi um grande piloto de Fórmula 1 admirado no mundo inteiro, porque se fosse pela péssima atuação da família dele já era pra ele ter caído no ostracismo..
Rush - No Limite da Emoção. Na minha opinião é o melhor filme de corrida, mostra emoção, ambição, rivalidade. 2horas de filme me transmite muito mais emoção.
E também mostra que nenhum dos dois pilotos eram totalmente bonzinhos.
Mas cobre uma temporada só, né. O filme do Senna tenta cobrir a vida dele toda, incluindo 10 temporadas na F1
@@erdiu cobriu o começo da história do Lauda e do Hunt, suficientemente para olhar a diferença de cada um dos pilotos na F3, depois a rivalidade continua na f1, e termina quando o Hunt ganha um campeonato e a ambição dele acaba.
Mas seria muito melhor construir uma história baseada nessas temáticas. A seria do Senna não me pegou infelizmente.
Essa série é um orgulho pra todo audiovisual brasileiro! É a prova de que nossos profissionais são da mais excelente qualidade e que investimento é apenas oq falta pra atingirmos sucesso mundial.
Um gigantesco abraço pros meus geniais amigos Lucas Gonzaga, Guilherme Porto, David Donato, Duda Casoni e mtos outros que montaram os episódios de forma magistral 👏👏👏👏
A série é INCRÍVEL merecia mais episódios.
Acho que era pra ter mais 2, porém a família não quiseram contar o último relacionamento do Senna.
@@nicolascools0238 sinceramente? poderiam estender sem contar sobre relacionamento NENHUM, mas naquela altura, ele deu entrevistas oficiais falando sobre o fim da carreira e a vontade de ser pai, abafar isso é renegar que Senna tinha planos além das pistas.
senna parece até um santo né kkkkkk
@@saljps se fosse seu filho e vc tivesse direito sobre a historia dele vc iria pintar ele como vilão? kkk piada em, ninguem e santo, mas e inegavel que senna ta na historia, o propio brasil trata ele como heroi, nao tem como e o senna mano.
@Kurtzzy Senna não é vilão... Mas também não é um santo imaculado kkkkkkkk
O mais impressionante é o seu texto, muito bem escrito. Que sensibilidade, quase como uma poesia. Parabéns!
Eu falo como fã de corrida e do Ayrton Senna, que acompanhei a cada domingo como todo bom brasileiro, e achei sensacional, não sou crítico de cinema, mas aconselho a todo fã de automobilismo e fã do Senna, que assistam pq pode não ser uma biografia fiel, mas uma série baseada em fatos reais, muito boa, me emocionei muito assistindo
O que realmente faltou nessa série foi tempo. Mesmo ele tendo partido aos 34 anos ele viveu muito, muitas vidas numa só. A vida dele era a pista, o carro , era vencer, o que fazia suas relações pessoais soarem como o segundo plano de sua vida. Era um piloto , acima de tudo. Colocasse mais 3 episódios poderiam ter coberto muito mais material.
Suas Crônicas são maravilhosas👏
Essa série junto com "Ainda estou Aqui" é o melhor feito nacionalmente depois de bombas como "Mamonas Assassinas" e "Silvio Santos ".
Parabéns pela sua oratória! Maravilhoso escutar uma crítica bem feita e colocada de forma tao inteligente. Você tem o dom da palavra, mais uma vez parabéns!!
*Vc disse tudo PH! Tbm senti que do episódio 4 pra frente tudo começou a ser arrastado e corrido... isso se deve pq numa minissérie de 6 episódios vc dedica 1 episódio inteiro pra falar da Xuxa... não tinha necessidade disso... inclusive acrescentaram cenas de sexo do Senna com a Xuxa totalmente desnecessárias... todo mundo entendeu que ela era namorada dele e ponto final... mas não, perderam 1 hora nisso ao invés de mostrar ele salvando o piloto... pegando carona com o Mansell... subindo ao pódio pela última vez com Prost... aliás é curioso pq o primeiro pódio do Senna foi ao lado do Prost e por ironia do destino o último pódio também foi ao lado do Francês*
EXATAMENTE!... Engraçado como achei ela arrastada e ao mesmo tempo corrida. Por que somos fãs de Ayrton, dá pra aguentar, mas realmente acho que gastaram muito "screen time" com coisa que não precisava.
Melhor mini série brasileira que eu assisti até hoje. Trouxe um Brasil que amamos, um Brasil real! As coisas boas do nosso pais! Recriando um personagem real, ídolo do automobilismo mundial. Veio a infância e a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, trazendo com ela um sentimento de nostalgia e também trás a oportunidade das novas gerações conhecer e se inspirar nas coisas boas que ele fez. As filmagens de corrida na chuva? Foram de mais, os caras tinham até uma maquina de chuva no set, kkkk. A qualidade do áudio e vídeo e atuação, as escolhas dos atores encaixa com o perfil das pessoas reais.
Diretores e roteiristas tiveram uma limitação do que poderiam recriar sobre vida e história do Senna. Fizeram até onde foi autorizado fazer. Tenho certeza que se eles pudessem recriar ainda mais sobre a história do Ayrton Senna, teriam feito, trazendo ainda mais detalhes, dando continuidade ao trabalho, o que seria ainda melhor. O nível de investimento, ajudou a evidenciar um trabalho muito bom dos diretores. Gostaria de ver mais séries como essa, que levam a imagem do pais e nossa cultura mais a sério, pois ficou muito bom mesmo. Estimulando e mostrando que podemos fazer trabalhos de alto nível no cinema mundial.
Senna foi nosso herói. Era humano? Sim. Mas projetou o nosso país no mundo, nos fez sentir orgulho e mostrou o valor do trabalho, determinação e esforço - inspirando muitos. Teve erros? Claro! Era humano. Mas para nós, que o temos como ídolo, o que importa é a imagem que ele, sem se esforçar, conseguiu projetar tão bem. E foi uma das melhores imagens que o Brasil já produziu. Por isso o amamos, por isso sofremos tanto com sua partida abrupta e por isso sentimos tanta saudade.
Eu gostei, me fez lembrar daquela época, dos domingos assistindo as corridas. Achei os atores muito bem em seus personagens. Valeu muito reviver este grande ídolo.
O salto temporal entre 91 e 94 foi muito grande.. Além dos acontecimentos citados por vc PH, salvando a vida do Erik Comas, etc... Tb senti falta de Abordagem de fatos como: Rei de Mônaco, Vitória em Mônaco em 92 segurando a Williams de Outro Planeta de Mansell, a vitória de 93 em Mônaco tornando-o o piloto com mais vitórias até hoje nesse GP e a grande performance no GP da Europa em Donington Park em 93...mas a série é muito boa mesmo
Achei bem paia esse salto temporal. Perdemos muitas partes legais da vida de Senna
Tinha 8 anos quando Aírton morreu, mas isso é tão real e emocionante até os dias de hoje!
Foram muitos avisos, 4 acidentes antes do Senna.
Como Ele olhava para o carro, pensativo, até ficou parado fora do carro com as mãos cruzadas na linha do quadril como se estivesse velando o carro, que coisa absurda!!!
Não. Pare.
@@andersondias6893😂😂😂😊
A pista estava irregular, ele preocupado com a segurança dos pilotos, a maioria dos carros prejudicados por terem proibido as assistências eletrônicas, ele manda mexer no carro pra tirar pressão aerodinâmica e o Frank tenta barrar, mas ele fala pra fazer que o resto é com ele. Ele levando o carro ao limite pra tentar bater um novo grande piloto que era o Schumacher, daí vem o acidente que o leva pra sempre
@@jarryeraraujo104 machu, menos. Assim, muito mesmo, sabe, menos.
não vivi a época do Senna, com essa série conseguir sentir um gostinho de tudo o que foi o Senna para os brasileiros
Eu achei perfeita!! Super produção!! Não sou especialista, mas a série me emocionou diversas vezes. Tinha 8 anos quando Senna morreu, mas lembro como se fosse hoje. Muito orgulho dessa produção, desse nível que atingiram. Tenho certeza que vai emocionar muita gente.
Serie Espetacular! Interpretação dos Atores e Efeitos Especiais Maravilhosos! Impressionantes! Nota Máxima, ja repeti o episódio do GP do Brasil...Agora seu comentário quando vc.fala da Equipe Willians, até me arrepiei Aqui! "Quando vc vê o carro da Willians, sabe que aquele é o caixão do Senna"
😭😭...Para Mim, como.ja.disse Série ESPETACULAR!
Série incrível no que tange a atuação do Leone e os flashes de corrida. Porém, senti falta demais do ano de 93 nesta série, que para mim foi o auge na carreira do Ayrton, exatamente porque ele já não tinha mais o melhor carro e ainda enfrentava novatos promissores como Michael Schumacher com muita categoria. Também senti falta de mostrar ele salvando o piloto francês (ironia do destino, considerando que seus "desafetos" eram exatamente o dirigente e o piloto francês). Por quê? Porque a F1 passa essa coisa de cada um por si, que é quebrado exatamente com Ayrton nessa passagem da vida dele na categoria.
Parte dessa correria do final e do embolo de assuntos pra mim se deve a serie praticamente parar no episodio q é dedicado a relação do Senna com a Xuxa e também pela própria impossibilidade de contar 10 anos de Formula 1 em 6 episódios. Se a serie tivesse aí 12 episodios daria pra amarrar bem melhor os assuntos trabalhados de forma rápida. Como a série praticamente não aborda 1992 e 1993 não dá o peso real da ida do Senna para a Williams, o nível de pilotagem absurda que ele alcançou e outro ponto que a serie ignora tbm por conta dessa ausência, em 1994 o Senna era o líder do grid. Era o único piloto restante da famosa foto de 1986 que é ele, Prost, Mansell e Piquet juntos. Ele era o último de uma "geração de ouro" e nada disso é mostrado!
A série custou 200 milhões, foi a produção muito cara, acho q foi esse motivo de só ter 6 episódios
Comentário perfeito
Chorei assistindo a série! Sua crítica foi impecável. Essa parte do olhar 9:25 você pôs em palavras tudo que senti e vi. Gabriel é um ator impecável, ele foi maravilhoso em todas as posturas, senti o Senna nele. Não poderiam ter escolhido um ator melhor
Eu chorei no final. Quem acompanhou sua carreira nos anos 90 e a sua morte a série tem um peso diferente.
Serie sensacional! Merecia mais episódios com mais profundidade, o episodio da XUXU ganhou tempo demais da serie e os proximos teve q correr, mas no geral serie SENSACIONAL
Uma das únicas coisas que a série pecam é não mostrar o Senna competidor implacável que beira o desonesto, coisas que perpassam por todos os campeões. A própria família e a Senna brands lida com a história dele dessa forma. Senna é o herói, o piloto que abandonou seu carro e saiu correndo pra salvar a vida de um colega de profissão e não o piloto que saiu de sua primeira equipe sem avisar ninguém, o cara q tirou as armas da Lotus e as levou pra McLaren e apequenou uma equipe gigante da F1.
Senna vetou um piloto promissor na Lotus e anos depois em 93 Prost vetou ele na Williams e ele ficou revoltado kkkkkkkkkkkk
A série até mostra essa sede de vitória "a todo custo", mas a enaltece, quase poeticamente, como se fora uma virtude em toda oportunidade que essa característica é mostrada em tela.
Ele fala que jogou o carro em cima do Prost quando colocaram Ele na parte suja da pista sendo Ele que fez a Pole,
"Aqui Ele não passa"
Fiquei c raiva do Senna rs ainda não terminei a série
@@celo1390senão me engano qq pontuação do Prost ele levava o campeonato, já o Ayrton precisava ganhar aquela corrida para conseguir os pontos para ultrapassar a pontuação do Prost. É muito feio, sim. Mas muita coisa feia aconteceu na F-1 inclusive a corrida em q o Senna morreu.
Eu gostei bastante da série, mas a jornalista me irritava um pouco. Tive que parar para pesquisar se ela existia, pq parecia um ser tão onipresente, que tava quase sendo uma stalker… e sobre o acidente em que ele salvou o piloto, de fato, assim que foi citado, eu parei para pesquisar o acontecido. Esse ponto deveria ter sido mostrado em tela, ia ser fantástico. De qualquer forma, uma das melhores produções brs
Achei a atuação desta jornalista horrível, sem contar que eu não entendia nada que ela falava, parecia uma brasileira tentando fazer um sotaque americano, achei péssimo
@ sim, mas era o contrario, ela é uma americana que fala português
Eu gosto muito do Gabriel Leone, não conhecia o ator até assistir a série DOM na prime video que se tornou uma das minhas séries favoritas e virei fã desse ator. Acabei de assistir Senna essa semana e mais um trabalho irretocável dele.
Eu gostei bastante da série, era bem pequeno na época do Senna, lembro mais das corridas aos domingos, as que ele foi campeão eu ficava sabendo pelos meus pais e ia assistir no globo esporte, esporte espetacular etc...
Algo que a série funcionou comigo, ela conseguiu me transportar para aquele tempo de quando era criança torcendo por ele e as cenas das corridas muito bem feitas dava a sensação de estar torcendo mesmo sabendo o resultado, no episódio que ele vence e toca o tema da vitória foi quase que um soco no estomago.
Os efeitos especiais da série estão muito bem feitos, eles refizeram a reta de monaco no uruguai, recomendo muito assistir ao making off que tem na netflix.
Achei incrível! O grande triunfo da série é conseguir resgatar o que foi o Senna pro povo que viveu naquela época. O garotinho acordando pra ver a corrida de madrugada, as festas quando Senna ganhava.
O Senna que vimos e vivemos foi esse da série. Quem aqui bate o martelo e garante que ele foi isso ou aquilo? Pra nação, por quase 8 anos ele foi um alento, um calor no coração! Na época, ninguém se importava com sua posição política, suas atitudes como profissional e sua vida pessoal era contada em páginas da revista “Caras”. Acusam a série de chapa branca, e isso pra mim é a exata diferença entre o hoje e 30 anos atrás.
A série do Senna é um verdadeiro show! A produção impecável, a atuação do elenco, a emoção... tudo isso junto cria uma experiência única. Se você é fã de Fórmula 1 ou simplesmente gosta de uma boa história, essa série é imperdível. Confesso que assinei a Netflix só por causa dela e não me arrependo nem um pouco!
Essa série sobre o Senna é simplesmente épica! Uma superprodução que todo mundo deveria assistir pelo menos uma vez na vida. Vale muito a pena assinar a Netflix só por um mês para não perder essa obra-prima!
Nasci em 91, conheço a história pelos relatos frequentes dos meu familiares então posso dizer "Não é da minha época mas eu me lembro!"
Acredito que é impossível falar de tudo que as pessoas querem sobre o Senna, foram muitas histórias, camadas, que envolvem tanto o piloto, quanto a política brasileira e a criação de uma unidade nacional, em.um país que é carente de heróis, Senna foi o maior exemplo de determinação que esse povo acompanhou.
As cenas da corrida na chuva foi emocionante, adrenalina total , disparado o melhor episódio.
Nossa, traduziu perfeitamente o q eu senti da séria. Aquela sensação de q a série foi pensada para 8 episódios, mas ao chegar no quarto viram que só seria $possivel$ fazer com a mesma qualidade (talvez) só 6 episódios e saíram compactando o restante da história para caber no que resta.
Uma coisa que não gostei foi aquela reporter que fica acompanhando a carreira dele. Ela nunca existiu e muitas dos acontecimentos dela na serie foram coisas que aconteceram entre o Senna e o Reginaldo Leme, comentarista e reporter da F1 que na época trabalhava pra Globo.
Toda aquela passagem de que o Senna da uma afastada dela e a "amizade" dos dois fica abalada é uma clara alusão ao que aconteceu com o Senna e o Reginaldo...o mais curioso é que o Reginaldo Leme ta na série só que resumiram ele em apenas um parceiro de narração do Galvão Bueno.
Ela representa a imprensa internacional, principalmente
Reginaldo não poderia aparecer, espero um dia ele poder falar o por que
Ela é um personagem fictício, ela representa a mente do Ayrton, sua evolução como pessoa dentro e fora das pistas. Se você observar é a evolução dele como ser humano, sendo no início individualista, egoísta, tão obcecado pelas vitórias que em uma matéria é publicado: seria Senna uma má influência? Depois com o passar do tempo houve a resposta: não. Mostra o amadurecimento dele como ser humano, etc.
A série é muito boa, o Senna, pra mim, o melhor brasileiro desportista de todos os tempos.
Confesso que no inicio do teu video eu olhei com preconceito tua introdução, mas durante o transcorrer de teu comentário, até me emocionei, me transportei para dentro da história que acabei de assistir e tb vivi a época, 3 décadas atrás. Parabéns!
Tive a mesma impressão. A Cena da quebra do câmbio na corrida de 91 no Brasil, poderia ter sido mais dramática e didática da dificuldade e heroísmo desta vitória.
No mais tudo perfeito
Você deu voz aos meus pensamentos, sobre tudo, a perca do tempo dos detalhes que são importantes para construir uma narrativa, esperava mais grandiosidade vindo da Netflix, não é uma série para quem não conhece Senna...assisti em contagem regressiva e triste que estavam contando groselhas no lugar das grandiosidades e o tempo acabando.
Chorei durante toda a séria, os dois primeiros episódios assisti no evento Cine Drive-inTerlagos - chorei - em casa sem toda aquela emoção, mas buscando o passado, queria mais do idolo, das quebras de recordes, do desenvolvimento de corridas, detalhes da histórica corrida no GP de São Paulo...não chorei na cena do acidente...talvez estivesse esgotada, mas estou com uma angustia, uma sentimento de que poderia ter rendido mais.
Perda do tempo*
Perca? Pqp
Realmente, o quinto episodio teve tanta coisa que junta que ate me perdi 😂
Gente, ja vi
A serie toda através da sua lente! Obrigado , preguiça de ver, mas vc ja avaliou perfeitamente
Parabéns, PH! Sua análise foi impecável, especialmente no que diz respeito aos pontos críticos. Você destacou os erros de forma precisa e cirúrgica, e eu concordo totalmente com suas observações, tanto nos elogios quanto nas falhas apontadas.
Só gostaria de acrescentar um detalhe: para quem viveu a época de Senna, acredito que existe uma diferença marcante entre apenas "gostar" desta série. Ela nos faz sentir a verdadeira conexão emocional com aquele período. Como fã incondicional de Fórmula 1, que acordava religiosamente para assistir aos duelos entre Senna e Prost, confesso que ouvir o Tema da Vitória me tocou profundamente. Não esperava isso, especialmente por não se tratar de uma produção da Globo que é dona dos direitos da música, e esse detalhe trouxe uma carga emocional enorme.
Você não ter feito esta ponderação entregou a sua idade ou então a sua não ligação com o esporte (risos). Porém de qualquer forma, tudo que você falou sobre as falhas finais, foram cirúrgicas. Concordei com TUDO que disse, tanto nos elogios, quanto nos erros.
A Serie está impecável, incrível, sensacional. Ponto!
Tinha 17 anos em 94! E olha eu esperava ser uma série fantástica, mas não imaginei que seria tudo isso! Eu tive que parar no 4º episódio, pois a emoção foi tanta em algumas partes, que fiquei muito abalado! Isso só vai entender quem viveu isso na época! Quem nasceu depois .... esquece ...... mas o somatório é fora da curva, não estou falando como crítico, mas como fã ..... Valeu Senna ....... Valeu PH!
Eu também amei. Só quem viveu na época só Senna será capaz de entender nosso sentimento.
Só faltou colocar na tela a verdadeira história de amor do piloto com sua última namorada Adriane Galisteu ..
Falta total de respeito a memória do grande Ayrton Senna...
Também tinha 17 anos na sua morte,para mim o objetivo desta série na verdade é o objetivo da família e dos produtores,rememorar Senna com suas reais características nesta nova linguagem para as novas gerações, é óbvio, para as antigas também, mas principalmente pras novas através de um meio atual e nunca usado que é a dramatização na Netflix numa série...isto nuca tinha sido feito, só documentários e reportagem...
Meu filho de 10 anos assiste comigo e se mostrou muito interessado,e eu vou narrando os fatos da série pois sei tudo de cor ,vi ao vivo muita coisa,e vou recomendando reportagens da época sobre os fatos da série...é tem atingido o objetivo, manter a memória dele com fidelidade e valor...
@@milazart9261
Isto se deve( e você sabe) a família de senna qye autorizou e acompanhou tudo na série, e obviamente não permitiria ênfase em que não gosta.
@@laiza3904 pois é...... Tô nem aí pra furo de roteiro, que isso ou aquilo não foi falado .... Manooooooo era ele ali e pronto ....
Senna(série) é pra fã, saudosistas e quem cresceu com o mito Senna. Esperava essa visão do PH
A série inteira desde do roteiro foi supervisonada pela família, eles queria ter o piloto que inspirou determinação individual
A família queria tirar a Adriane Gallisteu da equaçã; algo tão grande. O que mais não tiraram?
@@lucas-pradouma série de 6 ep não é suficiente pra mostrar a história dele. Tiveram que focar em certas coisas que acharam mais importantes pro enredo. Não é um documentário. Ia ser um filme no início e conseguiram algo maior
Não, a série não é para fãs, mas para um público leigo e que quer conhecer a história do Senna. Na verdade, a série pecou em vários aspectos e detalhes para quem conhece a F1 e conheceu o Senna quando fazia parte da F1, detalhes que passam totalmente despercebidos para quem não conheceu a F1, mas que chama a atenção de maneira negativa para quem entende.
@@lucas-prado Qual a tará que vocês tem com Gallisteu?
O que iria levar de verdade de valor para a série?
E é completamente compreensível a família vetar ela. Basta entender os motivos.
@@slip13inc nenhuma tara, simplesmente não respeitaram o próprio Senna, determinando que uma pessoa que ele amou não era nada pra ele. Duvido que ele aprovaria e vcs como fãs deveriam olhar por esse lado. Se colocar no lugar dele, mas que se dane, né, ele não está aqui mesmo 🥱🥱🥱
Essa serie teria um tamanho ideal com 8 (ou mais) episodios, chegou um momento que o roteiro entrou em panico e atropelou tudo tentando mostrar tudo
Cadê o treinador dele? O Cobra ? Que foi super importante na vida dele? Conselheiro.. amigo..sem falar de da história com a Adrianne..😢😢
Adriane Galisteu representava a mulher brasileira: classe média e anônima. A Xuxa, rica e famosa não nos representa. Ignorar a Adriane Galisteu na série foi erro grave, pois destruiu o lado humano desse "messias", que olhou para uma mulher pobre e anônima, ou seja, NÓS: vendedora, ou professora, ou dona de casa, balconista, etc.
Ele namorou A Galisteu, namorou a "nós", mulher brasileira anônima.
Infelizmente reflete o que a família dele pensaria de qualquer uma de nós, se estivéssemos no lugar da Galisteu.
Não gostei. Triste série.
Concordo
Senti falta da espetacular primeira volta de Senna no GP de Donington Park 1993
Senna foi um gênio. Provavelmente está entre os 5 maiores da F1. Mas essa forçada de barra com essa preocupação social, o lance dele ter chagas na mão remetendo a Cristo foi demais. Além de extremamente excelente no que fazia, tbm era bom em jogar com a imagem. O Instituto Ayrton Senna, criado após o falecimento dele, nunca ajudou ninguém... nunca deu um caderno ou um prato de comida para uma criança.
Suas pontuações são excelentes! Ver as Mclarens novamente nas pistas foi emocionante d+. E o Gabriel Leone, foi tão absurdo que ele conseguiu emular com uma certa perfeição, eu diria, o correr de Senna, correr a pé mesmo, durante os exercícios. Eu reparei isso e fiquei impressionado. A série é ótima!
Excelente vídeo! Me emocionei com a série, achei muito maneira, e amei ouvir sua perspectiva. A relação particular do Senna com a passagem do tempo foi o ponto que mais me pegou na série, que bom que você comentou mais sobre isso. Sua análise trouxe nuances muito interessantes na obra como um todo. Apesar de ter gostado muito, na minha opinião a série tinha a mesma profundidade que um filme de herói ou um filme de marca, bem propagandesco. Além disso eu também não tinha gostado do fato de terem começado a série logo com a morte dele, me pareceu uma escolha estranha, como se tivessem queimado a largada. Também achei que algumas omissões não favoreceram a trama, mas isso não prejudicou tanto minha experiência. No mais, é realmente um privilégio ter assistido essa superprodução, que me permitiu compartilhar um pouco do luto coletivo brasileiro pela figura do Senna.
Concordo Plenamente, faltou muita coisa muito importante na seria como a salvacao do piloto, a carona pro Mansell, a Corrida de Donigton Park, os anos onde ele teve as maiores vitorias foi em 92 e 93 pois ele ganhou algumas corridas onde o carro dele nao tinha como concorrer com as Willian, ele mesmo disse em entrevista que foi os anos que ele mais pilotou, porem a diferença entre os carros erram tao grandes que nem ele conseguia ganhar o campeonato. a relacao com o galvao muito superficial, cara eles eram muito amigos e o romance final coma galisteu, ah para ne.. merecia muito mais destaque. para mim que acompanhou toda a tragetoria dele, ficou um gostinho de amargo, porem com as memorias a gente consegue lembrar, agora a nova geracao nao... tinha que ser uma serie de 08 epsodios e nao de 06 faltou muita coisa ai
Sou de 1981 , tinham 13 anos quando senna morreu , me lembro bem das temporadas 91 /92 / 93 , de 88 a 90 só me lembro dos duelos com prost no Japão ,
Me inscrevendo Ph, você explica muito bem! 😎
@phsantos concordo com todos os pontos levantados porem incluo também a falta de vontade de mostrar o embate com as Williams de 92 e 93 principalmente não ter relatado o final da corrida de Mônaco em 92 contra Nigel Mansell...Lembro que o final dessa corrida foi como se o Brasil tivesse ganhado uma copa do Mundo!
Achei otimo.
A atriz que interpreta a Xuxa é incrível. Usaram a mesma roupa e o texto do dia do encontro deles na TV. Achei bom
Ela foi muito boa mesmo
Não é a msm roupa e nem o msm cenário do Xou da Xuxa. A Globo proibiu a reprodução igual. Mas ficou linda a cena.
Anularam completamente o ano de 92, Senna salvando Erik Comas na Bélgica, Nigel Mansell foi esquecido, achei isso um erro grave. Mansell foi um dos melhores rivais do Senna.
Eu pensei exatamente isso sobre as cenas de ação, muito bem editado e montado por que as cenas são muito rápidas e até complexas de serem feitas, e mesmo assim o espectador consegue acompanhar perfeitamente as cenas de ação e entender cada take.
Fiquei com a sensação que a série poderia ter mais um ou dois episódios, as informações sobre alguns feitos do Senna são construídas de forma extremamente desconexa. Não era uma figura que eu conhecia de forma profunda, mas me deu vontade de conhecer mais sobre e também sobre o esporte. E a atuação do Leone, PQP!
Ayrton Senna era um ícone, já a família traz no seu âmago aquilo que tem de pior no Brasil: a mentalidade aristocrática de uma família arrogante e soberba, que nunca aceitou misturar Senna com a imagem do povo pobre e sofrido que o ergueu ao status de herói.
A quase total ausência da Adriane Galisteu reforça isso. A família não gostava da relação dos dois por ela ser de família mais pobre. É conhecida a história da Galisteu sendo impedida de entrar no cortejo fúnebre porque a mãe do Senna estava dando espaço pra Xuxa passar, que era quem eles preferiam, por ser famosa e rica.
Se nunca aceitou misturar a imagem dele com povo pobre pq criaram uma Instituição pra crianças pobres?
E essa história da Galisteu tá chata já. 99% das pessoas falam mais dela do que do Ayrton. Parecem ser mais fãs dela do que dele. Sendo que ela nunca foi uma famosa tão querida pelo brasileiro, ela só tem esse apelo do povo por causa dele
oq mais tem é endinheirado arrogante e soberbo (como disse o amigo acima) com instituições para crianças pobres (como mencionou a segunda amiga). Hipocrisia e interesse andam de mãos dadas assim como a contradição que todos nós temos/somos.
@@julianabarros3253 A instituição não ajuda criança pobres. Não sei sobre a história da Galisteu, mas o que o instituto faz é trazer uma parcela de privatização no ensino publico. Vendem cursos e materiais didáticos pra escolas públicas. Tem artigos acadêmicos que avaliam o resultado do instituto e a conclusão é que não melhora o ensino, só um gasto a mais. Quem doa pra eles não doa pra crianças pobres, doa pra família e acionistas.
Disse tudo!
@@julianabarros3253 e digo mais+, a tal namorada dps que ele morreu nao fez fotos peladas e tal? respeito zero
Acabei de assisti a serie, E a serie é incrivel , já li biografias e alguns documentários e ver a serie é uma coisa única, você vibra a cada vitória, a historia que parece ser inventada , mas é real te prende do começo ao fim , e mesmo sabendo o final vc assiste o ep do acidente torcendo para que seja diferente.
Confesso que segurei bem a emoção ao longo da serie mas eu que nem sou um cara chorão devo admitir
A L E R T A S P O I L E R
O clipe final que realmente aparece ele , falando em superação e logo após mostrando os melhores momentos da série na vida real , mostrando que tudo aquilo aconteceu de verdade, me fez chorar de uma forma que náo sei oque senti. Vale muito apena
Gostei demais.
Um produto brasileiro de respeito tecnicamente impecável.
E PH que analise de Mestre vc fez, aliás como sempre!!
👏👏👏
Vc eh Fod4 PH... Vc eh muito bom cara... Orgulho de mais um talento Cearense... Parabéns pela Crítica
Com seus defeitos ou não, a série é uma emocionante volta no tempo para quem viveu aquela época. Achei demais!
Estava ansioso por essa crítica… Sendo que já assisti a série e outras inúmeras críticas. Me desculpem os outros, mas PH está em outro patamar… Sensacional como sempre Mestre! Michel Mello
A vida amorosa do Senna deveria ser mostrada só em flashs. Até pq, de verdade, nunca ninguém soube como era. Senna merece esse respeito a sua privacidade real.
Como brasileiro que acompanhou toda a sua carreira só posso agradecer à Netflix por tornar a série possível e a todos os profissionais envolvidos que honraram a história de Senna como o ser humano excepcional e piloto de corrida incomparável que ele foi.
Cara, que grande review. Capturou as nuances da fotografia e da direção perfeitamente!
Ph, até apontando as falhas, vc consegue ser poético! 😂 Você explicou o desconforto que senti nos episódios 4 e 5!
Mto choro por causa da galisteu, eu queria era ver mais da relação dele com outtos grandes pilotos da época, como mansel, piquet, schumacher. A série dá a entender q a preocupação com a segurança foi só em ímola, qdo já era de alguns anos antes, inclusive excluindo um acidente em q um piloto fica estirado no meio da pista. A atuação do leone é realmente mto cativante, e as cenas de corrida são estupendas, cada troca de marcha, pisada no pedal, volante trepidando, colocam a gente dentro do cockpit.
Achei a série incrivel. Um capricho em tudo. As corridas estão incriveis. O elenco, impecável. Gabriel Leone arrasou. (Teria colocado menos tempo de Xuxa e colocado a cena ícone q Senna pega a bandeira, qdo saímos da Copa)
A melhor crítica que vi até agora! ❤
Pra mim foi um belo fan service. Não foca em tantos detalhes que não estavam na midia, foca no que a maioria ja sabe!
Boa análise. Eu gostei bastante da série e, inclusive, me surpreendeu bastante. Não esperava tanta qualidade de produção.
Lógico, nenhuma série até hoje na história foi irretocável. NENHUMA. Todas tem seus "nem tudo são flores" e esta não fugiu à regra. O colunista apontou algumas situações a serem, de fato, consideradas.
A família com certeza podou maiores "contradições" do personagem.
Já os roteirista fizeram opções e descartaram alguns momentos históricos: Donnington 93; Detroit 86; Mônaco 92; Jerez 86; "Rei de Mônaco" ficou relegado à peguete na véspera do GP que não levou, mas ele ganhou 6vzs (único) lá para ser chamado de Rei; Em 87 quebrou o protocolo e deu banho de champagne na família real; A reprodução do acidente do Comas em 92. Enfim... vários momentos que o roteiro decidiu por não incluir, que aumentariam mais ainda o número de situações grandiosas do Senna. Mas estas situações deveriam aumentar o número de capítulos da série e ainda exigiria um orçamento ainda maior para reproduzir tudo.
O problema é que virou uma febre na internet falar que a Galisteu foi negligenciada. Com todo respeito à Galisteu, nada contra a ela sinceramente... Mas ...da-se! Na moral, não acrescentaria em praticamente nada na história.
Entendo. Mas eu não aguento mais essa overdose de Xuxa. Por isso se fosse pra falar de esposa e namoradas que ficassem menos nisso.
O clip no final com Tina Turner foi top!!!
Melhor análise que vi até agora sobre a série, parabéns. Gabriel Leone fez uma ótima atuação, foi incrível. O restante da série é bem burocrática, os dois últimos episódios não mostram a fundo quase nada, pulam diversas coisas (deixar de fora 93!!!!!!), a direção criativa seguiu rumos não tão bons. Por exemplo, a jornalista mulher que acompanha a carreira do Senna, basicamente é o Reginaldo Leme, pq não usar o Reginaldo, mas não, vamos usar uma mulher e blá blá blá. E também as imagens das corridas no início da carreira são ótimas, mas dos episódios finais horríveis, na TV mostrava chuva e os pilotos dirigindo no sol...detalhes que derrubam a qualidade da produção.
Sou nascida em 91 então não acompanhei a carreira do Senna, mas posso dizer que mesmo sabendo o que ia acontecer a série me pegou muito. Gostosa de assistir, claro que a vibe de perfeito irretocável do ícone estava lá, mas foi muito bom de ver.
Só não fico triste de não ter vivido Senna porque hoje temos Rebecca Andrade e Raissa Leal 🫶🏻 o Brasil sempre tem um atleta pra amar
Melhor crítica série que ja vi na vida!!! Parabéns!!!
Concordo com a análise crítica feita. Adorei “Adriane Galisteu uma nota de rodapé “.
Tão bom quanto a série é ouvir a sua crítica! Parabéns
Eu estava na expectativa de ver a reprodução da vitória de Senna em Interlagos em 93, quando ele saiu da McLaren para os braços da torcida, mas só teve uma breve passagem em uma cena rápida, onde passou a corrida em uma TV.
Você retrata a série como um poema!! Que extraordinária a sua visão poética de um trabalho arrebatador! Nunca vi nem ouvi nada igual! Fantástica análise! Parabéns!!
É incrível a quantidade de pessoas buscando questionar o heroísmo do Senna, enquanto represente do Brasil no mundo. Foi verdadeiro mito, junto a Pelé. ❤❤❤❤❤
Excelente análise. Concordo com tudo. Adorei os dois primeiros episódios, mas achei que ela vai perdendo o fôlego até chegar perdida no quinto, que tem várias sequências enfadonhas. Gostei do conjunto, da produção, fotografia, das caracterizações e das atuações, mas achei que o roteiro ficou devendo. Nível dos diálogos muito básico. Melhores falas são reproduções de declarações reais. Poderia ter explorado mais os conflitos (com os chefes, os companheiros, os adversários, os amores, a imprensa e a família). Poderia ter fundamentado melhor as motivações do Senna e os custos das escolhas dele. O salto de 91 para 94 é difícil de justificar, embora entenda que teria que haver muito cuidado para não tornar a narrativa repetitiva. Ao pular a fase dominante da Williams, o espectador fica sem entender por que ele deixa a McLaren e tampouco a questão do impacto da evolução da tecnologia (e sobretudo do banimento dela) para o acidente em 94. Enfim, em termos de enredo, caberia facilmente mais um episódio, que, se bem escrito, poderia ajudar a resolver a bagunça dos temas apresentados no quarto e no quinto.
Sendo bem sincero, gosto do documentário de 2011 da Amazon Prime Video que além de ter imagens reais, mostra o inicio da F1 ate 1994. Achei bem coerente.
15:59 isso é real. Assisti com a minha esposa, que nessa cena da vitória dele em Interlagos só com a sexta marcha virou pra mim e falou "Mas porque ele tá esgotado desse jeito? O que ele fez é difícil?". O roteiro claramente não soube exprimir a real dificuldade mental e física de se correr 7 voltas só com a última marcha, como se aquilo ali fosse só um contratempo.
SIm a série foca no Senna bom moço, mas discretamente mostra o outro lado: como ele mudava de equipe sem pensar duas vezes em busca de um carro melhor, a obsessão por vencer, o momento que se joga contra o carro do seu "arquiinimigo" e a interpretação do Leone como se o Senna nunca estivesse realmente feliz....seria mais rica se aprofundasse essas questões mas nao me incomodou...
rapaz vc fala bem demais! fiquei emocionada só com seu olhar sobre a série
Sabendo que ao final o Senna morre fazendo aquilo que mais amava. A serie me passa um pouco essa sensação de Senna de urgência de alcançar tudo que deseja em pouco tempo. A sensação é que a urgência era decorrente do pouco tempo de vida que ele teve. Logico q Senna não sabia quando era o seu fim, porém a vida lhe deu tudo, mto rápido, até mesmo o tempo na terra.
Acabei de ver a série - Não estava muito crente que seira algo bom..... Me enganei!!! Me surpreendi, muito bom. É como se esta série me levasse para um passado, e nesta passado esta eu acordado pela manhã de domingo - torcendo para Airton Senna ganhar.
tinha 6 anos na época foi um silencio no pais... e o depois os domingos sem ele, abalou os brasileiros
PH Santos não faz crítica. PH Santos faz poesia.
Experimentei uma quebra de expectativa com essa série. Senti que estava assistindo um documentário, porém com atores em vez das imagens reais. O letreiro contribuiu muito para essa sensação. Eu já sabia que a Galisteu não teria muito destaque por causa da família dele, mas colocarem ela como uma nota de rodapé foi sofrível.
Por outro lado, gostei muito das corridas, as cenas nos circuitos com os carros e toda aquela movimentação de técnicos, pilotos, narradores... achei bem imersivo. E o Gabriel Leone.
Esse é o meu PH!!!!! Adorei sua crítica, muitíssimo obrigada!!!🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺🌺
vi o trailer do TLOU segunda temporada e lembrei do Sr. imediatamente, como era bom assistir o episódio e ficar esperando a análise.