Moro na região e sempre me perguntei o motivo da Dom Pedro ser tão vazia. Com o vídeo de hoje entendi que é o motivo de sempre, leis brasileiras. Aguardo por um dia a concretização das promessas de revitalização do nosso bairro. Nunca mais ouvi sobre a proposta de um parque na Av. do Estado. Uma pena. Ainda sobre o descaso não podemos deixar em branco o absurdo que é o riacho do Ipiranga que passa no jardim do museu ser um rio poluído. Um rio com tanta história e que faz parte do Hino Nacional não merece tamanho descaso. Deveria ser um local com rio limpo, margens floridas, gramado perfeito, pessoas fazendo pic nic... porém estamos no Brasil. Outro dia estava no parque da Juventude na zona norte e também não entendi pq ali passa um "corgo" no meio do parque como a coisa mais natural do mundo. Nenhuma autoridade pensou em despoluir o pequeno fluxo de agua suja. Raul, nunca fui no central park, mas você sabe dizer se no meio dele passa um "corguinho" tb?
Sim, você tem razão. Todos os projetos de revitalização que foram previstos com o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo de 2014 foram abandonados pela administração que foi eleita em 2016. Aliás, tudo que havia naquele Plano Diretor foi "apagado". Você sabia que, de acordo com o Plano Diretor, não se deveria ter prédios com mais de 8 andares (12 se pagassem outorga onerosa)?
@@sudi_cloud não é bem assim! Rs... a cidade tem zoneamentos diferentes, e alguns deles ainda só permitem prédios de 8 andares... isso não mudou! Assim como o próprio zoneamento... O questionamento do vídeo é exatamente esse, alguns "xiitas" querem estabelecer muitos detalhes com relação à tombamento e restrições, inviabilizando investimento e crescimento imobiliário... Com relação à outorga onerosa, tenho uma opinião específica e um projeto inovador para o assunto
@@dedepelli , "crescimento imobiliário" não é sinônimo de desenvolvimento urbano, aprenda! Rs... A cidade não é só feita de corretores de imóveis, você sabia? A Lei de Zoneamento de 2016 permitia o máximo de 8 andares ou 12 para quem pagasse outorga onerosa dentro da área definida da pelo raio de 600 metros ao redor das estações de metrô e de eixos de estruturação territorial nas ZEUs. Eu sei porque eu fiz a análise da Lei de Zoneamento para a PMSP. Os prefeitos que entraram a partir de 2016 mudaram a lei. Se você quiser, eu te envio exemplares originais impressos na época da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor. Tenho 6 exemplares de cada.
@@sudi_cloud claro que não! Concordo! Longe disso! Mas tbm não só de opositores como os que apoiam o tombamento né!? Estou somente apoiando o propósito do vídeo... e fica a fica, nem todos os corretores são "maus" e predatórios desonestos... fica a dica 🥲
Sempre tenho essa mesma sensação, é um verdadeiro deleite receber as informações tão claras como o Raul passa, que esses vídeos sirvam como inspiração pra quem está no poder e para a juventude que um dia estará lá.
Professor Raul. Onde estão os legisladores dessa cidade? Não tem gente capaz de transformar essa situação? Você poderia estar entre eles, concorda? Abraço! Obrigado pelo vídeo esclarecedor! 😊
Fico com pena todas as vezes que passo pela Dom Pedro... É uma avenida linda, larga, arborizada e com muito potencial para uso público. Pior que ela só a tenebrosa Av. dos Estados... :( Os entornos do Ipiranga estão, de fato, esquecidos.
Raul, vc sempre com críticas incríveis sobre o urbanismo! Maravilhoso! Moro na região, em um novo prédio atrás da aeronáutica. Temos 30 andares em uma torre e 28 em outra. Já foi uma revolução na região. Ontem mesmo, indo a pé pela Dom Pedro, para ver a festa no parque da independência, conversei exatamente sobre esse assunto com meus amigos: o quanto a avenida Dom Pedro é desperdiçada. Tenho esperanças que com a reforma do museu em uma ponta e a construção de um shopping na outra ponta, atrás de do hipermeercado Carrefour, torne-se um atrativo para investimentos comerciais na avenida. Só não concordei em um ponto com você. Ainda assim, com toda essa falta de atrativos, a avenida é frequentada por pedestres. Temos problemas de segurança como em toda cidade, mas ainda temos uma boa circulação de pessoas fazendo suas caminhadas, passeando com cachorros, e acessando ruas da Vila Monumento. Imagine se tivessemos um bom comércio com padarias, lojas, cafés, academias... um sonho mesmo (que espero ver se tornar realidade um dia em não tannnnto tempo assim...) uma otimista incurável...hahahaha
Shopping, Carrefour… não fico otimista! Pra uma avenida desse tamanho, tem quantidade de pedestres de rua pequena. Tomara que mude mesmo! Obrigado, abração!
@@SaoPauloNasAlturas , qual meio de transporte público de massa daria suporte à mobilidade de grande quantidade de pessoas que resultariam da construção de prédios naquela rua? Ou será que a tua visão apenas enxerga apenas uma cidade feita para carros? Será que a tua visão não enxerga o impacto ambiental da tua proposta?
@@sudi_cloud Ônibus? Metro? Ciclovias? ANDAR A PÉ? kkkkkkkkk, o pior dos impactos ambientais já é causado pelo esvaziamento da avenida, que se torna um lugar de passagem (de carro, incentivado pelas 8 vias) e não de estada (que em geral poderia ser feito à pé pelo moradores e visitantes do museu, por exemplo).
@@victorcosta3785 , aumentar a densidade demográfica em uma área que está longe de transporte coletivo só irá aumentar o uso do carro e, consequentemente, irá aumentar o tráfego, o congestionamento, a poluição, as emissões de CO2, as secas, a escassez de água, as doenças respiratórias, enfim, só irá aumentar a nossa vulnerabilidade e diminuir a nossa qualidade de vida. O teu amigo não analisou nesse vídeo a situação de forma holística, abrangente. A proposta dele é rasa e insustentável. Ele está falando como um corretor de imóvel, não como um urbanista/planejador urbano e você só está piorando pro lado dele.
Ótimo vídeo para contestar a lei de tombamento, e ótimo timing! Aguardando ansiosamente a continuação do 'esqueceram do ipiranga' pelo 'sucatearam as margens plácidas', focado no rio Tamanduateí
Obrigado!! Falei só de raspão do Tamanduateí no vídeo do parque Dom Pedro, mas ainda voltarei com mais tempo, prometo! Ah, por favor, espalha o vídeo pra turma!
Amei esse vídeo Eu costumo dizer que sou filha do Ipiranga, nasci no hospital Leão XIII (hj hospital São Camilo) minha casa pertence à família desde 1932 , bem próximo ao Museu do Ipiranga Quando eu tinha uns 20 anos (há 40 anos) eu tinha um amigo português e às vezes íamos passear no museu, me lembro até hoje que ele dizia "O brasileiro não liga pra sua HISTÓRIA" Se em QUARENTENA ANOS as prefeituras tivessem cuidado com o nosso bairro com certeza hj não seria preciso disponibilizar milhões para revitalizar o Museu do Ipiranga
Na década de 70 está avenida me brilhava aos olhos, o ônibus que me transportava de Santo André ao parque D. Pedro passava pela rua do manifesto, Tabor e acessava esta Linda e maravilhosa avenida. Hoje? Olhem só o que sobrou!!! Os investimentos/investidores imobiliários perderam para a legislação e administração pública. Lamentável. Sem Raul Juste Lores parabéns pelo seu magnífico, competente e sempre brilhante trabalho. 👏👏👏🏆
Gostaria de ver esses temas serem discutidos nos nossos debates para prefeitura, uma pena que o nível costuma ser bem mais baixo. Esse canal só cresce em qualidade dos vídeos, bela escolha de trilha nesse por sinal. A cidade de São Paulo tem muitas coisas a se apreciar mas uma pena ser tão mal cuidada. São inúmeros bairros, avenidas e regiões que carecem do BÁSICO e desperdiçam seu potencial ano após ano.
Um metrô passando pela região pode dar um belo upgrade! Estudei na ETEC Getúlio Vargas, que fica perto do museu, e era bem sofrido chegar lá, é um bairro muito contramão, basicamente as linhas de ônibus não saem da região do Ipiranga/Sacomã, mesmo sendo próximo de áreas da zona sul tipo o Jabaquara. Que eu saiba, tem planos da linha 5 ser expandida até lá, só resta saber quando.
A topografia da avenida com o parque é quase idêntica à Av da Liberdade com Pq Eduardo VII em Lisboa. Lá temos lojas das grandes marcas que habitam a Champs-Élysées, como Louis Vuitton e Gucci, também repleta de lanchonetes e cervejarias, além de gramados, chafarizes e bancos nos canteiros centrais. E olha que Portugal não é um país rico. Realmente aqui falta bom senso e vergonha na cara dos políticos. Obrigado pelo vídeo! Abraços!
Mas do q me lembro a Avenida da Liberdade em Lisboa apesar de arborizada, calçadas largas e canteiros centrais, tb não é bonita, tem bastante tráfego de carros e poucos pedestres. E o Brasil não tem tradição de comércio de luxo na rua….
@@Jujjuu. O Brasil não tem tradição em nada, levou 9 anos para reerguer um museu. O comércio de luxo foi só um exemplo, a Dom Pedro poderia ter as mesmas lojas de um shopping classe média, uma sorveteria tipo Bacio di Latte, pequenos museus temáticos, teatros, academias. Mas como disse o Raul, precisa de pessoas circulando no local.
Ótimo video! Sempre achei a Av D Pedro I uma das mais bonitas de São Paulo devido fragmentos da minha memória de infância e palacetes próximos, realmente era um dos principais corredores de ónibus até serem criados outros. Próximo tem excelentes escolas, SENAI, quartéis do Exército e da Aeronáutica, igrejas, mas infelizmente a industrialização da região da Av do Estado trouxe muito trafego pesado e deixou o solo contaminado, impossibilitanto grandes empreendimentos imobiliários na região do Tamaduatei. Ultimamentes os notíciarios são de crime, enchentes e abandono. Essa região precisa urgentemente de políticas de incentivo, seria muito bonito ver a adequação da Av Dom Pedro I ao merecido status do Museu do Ipiranga desde sua reforma recente.
*Esse trecho da zona sul. A Zona Sul é muito extensa. No Grajaú, há tanta vida quanto em Itaquera e Guaianazes. E, supostamente, dá pra ver o mar em Marsilac.
Querido Raul, muito boa análise e excelente vídeo. Agora, como morador do Ipiranga, lhe convido a conhecer o lado bom do bairro. A área partindo do Fórum Regional do Ipiranga pela Rua Agostinho Gomes até o Mercado Municipal - na Rua Silva Bueno com a Gonçalves Ledo -, retornando pela Lino Coutinho ou Bom Pastor, é recheada de prédios residenciais antigos com muitos comércios, bares, pizzarias, lanchonetes e cafés no térreo, além de alguns armazéns que se tornaram belas cervejarias (Quinkas Bar e Hettwer - minhas preferidas) e do animado Museum Food Park (antigo posto de gasolina abandonado) na Av Nazaré. Recomendo fortemente. Vai surpreender. Abração e parabéns pelo trabalho!
parabéns pelo trabalho, nasci e fui criado no bairro, para o lado da ricardo jafet, e a d pedro, desde que me entendo por gente, sempre foi assim, abandonada, triste...
De novo a discussão sobre adensamento e de novo o erro de achar que adensamento significa verticalização. É possível e desejável fazer adensamento com prédios baixos de até 8 andares com aptos pequenos de 2 ou 3 quartos e até 65m². O vídeo mostra como é o entorno da casa Rosada cercada de prédios baixos. Mostra também um pouco de Barcelona, cidade muito mais densa que São Paulo. São bons referenciais. No entanto quando vc constrói prédios altos com dois aptos por andar e cada apto com 200 m² morando apenas uma família em cada um isso não é adensamento mas verticalização pura e simples. É o caso de Moema.
Eu sou a favor da verticalização mesmo que não haja adensamento, no entanto não existe adensamento relevante pra grandes metrópoles, tipo NY e Shangai, sem verticalização. É fisicamente impossível.
Caro, tudo bem? O limite estipulado pelo Iphan na avenida Dom Pedro é de 12 metros de altura, dá um predio de terreo e três andares. Só. Tanto Buenos Aires no Microcentro, quanto Barcelona no Eixample tem predios de no minimo oito andares. As duas coisas estão no video, se vc viu. No meu video sobre o Ibirapuera, deixo claro que predios so com 1 apartamento por andar em uma area central nao sao desejaveis.
No caso desses prédios com apartamentos de 200 metros quadrados esse tipo de edifício é um edifício de alto padrão, dificilmente seria construído num espaço como o mostrado. Cabe ao poder público incentivar a construção e revitalizar os equipamentos publicos dessas áreas para que seja construídas essas habitações populares
Hey Raul ; q tal vc organizar um congresso de planejadores urbanisticos e convercer a prefeitura! Sao Paulo tem q melhorar tudo e muito mesmo ! Sp mais Vida e sentimento !
Um bairro tão bem localizado e com tanto potencial de crescimento como o Ipiranga deveria ter mais incentivo com empreendimentos comerciais e residenciais. Parabéns pelo canal que mostra o quanto a maior cidade do país está caminhando sem rumo.
Excelente vídeo, é tudo verdade... mas eu moro na Vila Monumento, que é subindo a avenida Dom Pedro... é uma paz, sem muita gente, tranquilo, imóveis bons e baratos. Parece um oásis dentro de São Paulo 🙌
Eu ainda insisto que a mudança está no plano diretor novo por completo. Não dá pra fazer algo novo com a cabeça de quem vivia os anos 60, época que se formatou e engessou o modelo como deve ser a cidade de São Paulo. Mas como só pode mudar a cada 10 anos, entramos na década perdida outra vez. Sendo que isso ajudaria a na regularização de imóveis, arrecadariam mais impostos, daria mais margem para habitações populares e empresas que queira se instalar nos locais abandonados, e por fim traria empregos no local. Ideias boas surgirá, mas com um modelo que demora uma década para mudar mata qualquer progresso.
Raul, vou compartilhar com amigos, que assim como eu moram no interior mas gostam muito de fazer turismo na capital. A décadas venho acompanhando e tenho até recortes de jornais, as incríveis ideias que teriam deixado São Paulo como uma bela cidade, mas a maioria são abandonados. É frustrante não entender o porquê do poder público dificultar o caminho. É frustrante a décadas!
Raul, talvez o desinteresse pela região, desde sempre, seja por conta das frequentes enchentes, na Avenida do Estado então, nem fale, além das enchentes parece passar por obras eternas.
O que falta no Ipiranga são pessoas dispostas a revitalizar o bairro , tem muita gente que ADORA este bairro , como eu que fiz questão de comprar um imóvel nesta avenida por ser próximo ao centro e ter acesso fácil a várias regiões de São Paulo. Precisamos preservar as construções antigas ou como você diz os casarões . Na Europa ou os EUA tem muito prédio ao redor de algumas construções centenárias , mas muitas destes prédios também são de décadas anteriores e preservadas .
Parabéns RJL, esse canal é um achado e faz o publico dele amar e exigir mais da cidade que tanto amamos. Sou ciclista e a cada passeio de bicicleta que faço, uma nova percepção da cidade surge para mim. Seria excelente um matéria explorando Santo Amaro e seus arredores. Moro na Zona Sul e amo a região, porém (como diz Racionais) da ponte pra cá tem muita coisa errado. Há lugares de refrigério também (como os SESC's) mas tem muito pouca mal aproveitada como represa Guarapiranga e autódromo de interlagos. Abraço
O Brasil precisa de mais pessoas com essa visão como você, e que esteja na linha de frente nos seus respectivos cargos referente a urbanização. Parabéns...
Eu adoro o Bairro do Ipiranga, mas a D.Pedro sempre foi só uma avenida de passagem. Desde os anos 70, quando eu andava por lá, quando criança, ela já era assim. Acredito que sempre foi, por causa das enchentes. Mas, nunca a achava feia. Apenas sentia que ela só servia de passagem da Avenida do Estado para o Ipiranga, mais habitado.
Eu fiz a minha pós graduação aí na Av Dom Pedro I. Sinceramente eu detestei porque para mim é fora de mão, sou de Osasco, ir assistir às aulas de transporte público é muito ruim e gastei um dinheirão com combustível e estacionamento. Fora que o local é de pouco movimento nas calçadas e torna a sensação de insegurança ainda maior, pessoas conhecidas já foram assaltadas lá. Eu ainda não fui visitar o novo Museu do Ipiranga, mas quando eu for vou passar pela avenida.
Morei minha infância aí, desde meu nascimento em 82, até 1991, voltei pra visitar minhas raízes em 2018 e não reconheci o lugar, estava tudo vazio, morava no Condomínio Brasil Portugal na Avenida Dom Pedro I (que aparece em close-up 8:23) e todas as casas ao redor estavam vazias ou ocupadas por imigrantes venezuelanos ou de outros lugares, eu nem tinha ideia do quão perigoso estava a área, fiz uma caminhada do Museu do Ipiranga até esses prédios onde eu vivi minha infância e não encontrei com uma alma sequer durante esse trajeto todo!
Eu ameiiiii, trabalhei aí no entorno por 5 anos e sempre ia ao museu pela própria avenida, e confesso que pra mim deveria ser mais lustrosa, com lojas e comércios pra vermos mais vida e movimento, e por falar em segurança não sentia nenhuma ou até mesmo em volta do museu.
AGORA INVENTARAO PERTO DO MUSEU E SEU ENTORNO SE VOCE QUISER ESTACIONAR TEM QUE PAGAR - VERGONHA JA PAGAMOS IMPOSTOS CARISSIMOS E TEMOS QUE PAGAR CARA PARA ESTACIONAR SOMENTE 2 HORAS
Nunca me interessei por arquitetura e urbanismo mas seu canal é tão explicativo que dá gosto de ver seus vídeos mano, ta de parabéns e continue com os trabalhos, que todos devem saber e tentar contribuir para uma cidade/estado melhor visivelmente, o trânsito e até mesmo a economia!
Acho uma tristeza ver a Av. Dom Pedro I como está. Trabalhava próximo à ela e sempre ficava pensando o que poderia ter acontecido com uma região tão bonita e histórica. Obrigada por esse vídeo.
Bom dia meu amigo! Parabéns pelo conteúdo de altíssimo nível com a qualidade espetacular! Gostaria muito que um dia pudesse gravar um vídeo sobre o Bairro da Penha em São Paulo que outrora era muito bem visto e pujante, mas com o tombamento indiscriminado de várias edificações e até de ruas inteiras, hoje sofre com problemas parecidos com os do Ipiranga.
Tem que ter um vídeo sobre a Av do Estado. Passar nela de dentro do conforto e da proteção de um carro já é uma dor na alma, imagino para quem mora ou anda a pé por lá.
Parabéns! Sou corretor imobiliário na região, responsável por incorporação e novos empreendimentos por aqui... Sempre fui muito crítico a esses pontos que você colocou! Este tombamento do entorno parque da independência atrapalha o próprio museu! Precisamos de uma operação urbana específica para a Av. D. Pedro que tem potencial para ficar linda! O atual zoneamento desvaloriza demais os terrenos no entorno...
@@henriquehenrique733 Uma pena! Isso também quer dizer o seguinte: Chega de empregos! Chega de crescimento! E você que mora na periferia, não tem o direito de morar aqui em um bairro bom e próximo ao centro! Pense nisso...
Olá Raul Lores, incrível mas é verdade! o que antes...bem antes eram mansões em meio a largas calçadas arborizadas, depois ocupadas por clínicas médicas, consultórios, casas de repousos e hoje praticamente abandonadas, demolidas ou transformadas em cortiços.
ótima análise, por décadas passei pela região do Ipiranga lamentando profundamente que não se aproveite toda a sua potencialidade, no fundo sempre que possível evitei passar por ali porque é revoltante constatar o desprezo que as "autoridades" nutrem pelo bairro
Pois é, amigos. Parece que no Brasil sempre tem que ter um "Jeitinho", alguém (leia-se especuladores imobiliários) fazendo uma pressão para que, se melhorar o lugar, eles possam entuchar o bolso deles ainda mais. Desanima demais ser paulistano. O que falta ao Ipiranga? Falta o nosso povo aqui do bairro cobrar os vereadores para que estes projetos se façam cumprir. Falta visitar mais o museu, bater fotos, incentivar turismo advindo do interior de SP, ou de outros Estados. Falarmos bem a todos os brasileiros das belezas da região. Hà vida aqui sim, temos o Sacomã com vários barzinhos e restaurantes modernos, um adensamento populacional bem interessante, falta "subir" até a colina este adensamento. A Avenida Dom Pedro é uma vergonha, largada desde sempre, faltam apartamentos que levariam vida ao local. Excelente vídeo, professor.
Menos é mais e simplicidade é tudo... São frases de efeito que representam a maestria do assunto regido pelo mestre Raul . Excelente! Parabéns à equipe de produção.
Seus vídeos são impecáveis, Raul! Além disso, torna o urbanismo muito mais acessível aos meros mortais. Eu morei próximo àx região e sempre ficava especulando pq uma avenida tão grande e cheia de potencial não era explorada pelo mercado imobiliária, agora entendi! Obs: mesmo sem muito movimento era agradavel andar pelas calçadas da D. Pedro - depois da reforma elas ficaram impecáveis. Triste é saber que vias muito mais movimentadas por pedestres em SP possuem calçadas minúsculas e acidentadas (ex. Rua Augusta)
o que falta nessa e em outras regiões da cidade é o estudo e desenvolvimento gradual das localidades históricas e o seu entorno, ligadas por avenidas bem urbanizadas e principalmente povoadas, além do transporte público inteligente e que contemple além dos acessos principais, dentro dos bairros também. Parece óbvio e é mesmo, mas um conceito básico teria feito total diferença no crescimento desorganizado da cidade
Acredito que uma Estação de metrô, mais a construção de prédios multiuso com comércio em baixo, nos lugares desses casarões , ajudaria bastante o aproveitamento da Av. D.Pedro I. (obs. prédios com Apartamentos pequenos para a classe média com UM e DOIS dormitórios, porque para ricos continuaria tudo igual, pois eles querem ISOLAMENTO).
@@SaoPauloNasAlturas A estação Ana Nery do elevado já atende a região. Só precisa mudar o plano diretor autorizando os apartamentos. Cambuci e Mooca (outro lado da Av. do Estado) já estão se beneficiando com os empreendimentos. Falando em metrô e transporte de trens leves por pneus, poderia falar da extensão da linha Prata - 15 utilizando o subdimensionado Elevado Expresso Tiradentes, interligando a zona Leste e a linha verde até a linha vermelha (Estação Dom Pedro).
@@brunonunes1423 a L15 não tem essa ideia de ir para o Centro e gastar ainda mais só para enfiar dentro do Expresso Tiradentes só vai prejudicar ainda mais quem utiliza ( já que o Expresso Tiradentes tem 3 linhas distintas onde a L15 não conseguiria absorver) A L15 já vai ferrar quando a L2 chegar na Penha e quando ela mesmo chegar na L7-10 se ela fosse direto para a L3 seria a 2° linha saturada da cidade
Vale salientar que essa avenida tem várias linhas de ônibus! Não tem metrô é verdade! Mas tem bastante acesso por meio de ônibus! então transporte não seria um problema!
É no mínimo "curioso" investimentos grandiosos como o da reforma do Museu do Ipiranga, em vista do entorno. Como se não existisse nada a sua volta, a integrar o cenário. Só consigo ver muita corrupção e jogos de interesse. E ainda vendem como "benfeitorias". Av D. Pedro I é incrível gnt, q tristeza!! Construções maravilhosas, áreas arborizadas ainda ❤️❤️❤️
Resido no Ipiranga a 43 anos , excelente vídeo sobre o meu amado bairro, porém não somente a região do Museu do Ipiranga que está abandonada o bairro inteiro infelizmente , gosto demais daqui mas devido a tantos problemas tanto descaso do nosso poder público estou indo embora desse bairro que já foi excelente . Parabéns pelo vídeo.
Estudei no Senai na Moreira de Godoy próximo a avenida Nazaré e também servi no IV Comar na década de 80. Como mudou a avenida Nazaré está com bastante aranha céu. Legal se tivesse uma parceria com o setor público para manter o local. Gosto muito desse lugar fez parte da minha adolescência e vida adulta. Gostava muito de pegar o trólebus Gentil de Moura que sai ao lado da igreja da Sé. E fazia uma tour na região.
Parabéns pela matéria. Alguns poucos recentemente empreenderam na Avenida, ainda bem! Ex.: residencial Fibra-Las Villas e complexo esportivo Soul Beach Arena. Torço para a transformação desta Avenida.
Nasci no Ipiranga há 60 anos e moro na região da vila prudente que fica perto . O Ipiranga antigamente era um bairro que tinham muitas industrias e textil. Minha esposa trabalhou numa tecelagem quase 40 anos no Ipiranga. Infelizmente a tecelagem e outras empresas fecharam. Corta o coração ver uma região onde nasci esta abandonado Uma região que tem muita história ,,mas está largada
Parabéns pelo video. Muita gente não conhece essa história. E realmente é um verdadeiro abandono, uma avenida que teria um excelente potencial de crescimento .
Ola boa reportagem meu avô tinha una casa linda nessa av número 998 desde 1932 onde meu pai e meus tios se criaram eu adorava a casa dele ela sempre foi de pouco movimento de pedestre e depois que foi tombada foi sucateada por pensões e clínicas mas boa reportagem
Mt bom o vídeo, acredito q as faixas centrais poderiam ser tornar uma extensão do parque e deveriam ser feitos prédios (não condominios fechados) com comércio embaixo
Isso, bem como galerias de acesso com essa avenida rebaixada com túneis e por cima estilo esplanada. O pedestre, turismo sustentável com mobilidade urbana da mais inclusiva possível é que deveria ser priorizado junto com mais arborizações e aterramentos da rede elétrica...
Eu gosto tanto desse canal, fico tão feliz quando tem vídeo novo … Gostaria de sugerir uma pauta para um vídeo futuro: os casarões que ainda resistem no século 21… abraço
Vídeo muito bom. Qualidade do canal só cresce. E os motivos os mesmos: leis brasileiras! Infelizmente esse protecionismo urbanístico ocorre em SP em em diversas cidades. Sou de Vitória e vemos a principal avenida da cidade, a Reta da Penha, cheia de placas “aluga-se” e “vende-se” por proteção de visadas. Se gravasse um caso em cada capital brasileira veria se repetir o que trás aqui de SP. Precisamos avançar.
Obrigado pelo vídeo maravilhoso. Gostaria muito de um vídeo semelhante em Guaianases, onde hoje está havendo hoje um aumento enorme de prédios com pouca infraestrutura.
Moro próximo e a Avenida está com diversas invasões, casas comerciais para alugar. Parabéns pelo video, se a mídia falasse toda semana, talvez os gênios da prefeitura tomariam alguma atitude. Agradecido pela ótima análise. Oremos irmãos.
Rapaz. O abandono e crescimento desordenado de São Paulo vai render conteúdo infinito. Já fazem mais de de dez anos que abandonei a cidade mas, pelo que me lembro, a Av. Santo Amaro também é um completo desastre que vale observar. Grande trabalho. Um abraço.
@@SaoPauloNasAlturas Olá Raul. Eu fui para o Rio de Janeiro em 2011 e em 2015 mudei para o Canadá. Moro numa cidade chamada Port Moody, na grande Vancouver. E vejo constantemente tudo o que você defende nos vídeos aplicado aqui. A diferença que faz no estilo de vida das pessoas a possibilidade de ter tudo por perto andando e gente na rua é gritante.
Eu que já era fã bem antes deste vídeo, agora me surpreendo com este belo e importante alerta, falando do meu bairro e desta importantíssima avenida, que ironicamente é mais uma refém da tola compreensão sobre o que realmente é o melhor para a cidade, para o Ipiranga, pois o CONCRESP, olha a avenida como se ela fosse a entrada monumental de onde se vislumbra as colinas do Ipiranga, do parque até o museu, mas se esquece que esta visão só vai existir se de algum modo a avenida continuar existindo e para isso, ela precisa funcionar: ou como centro comercial ou como uma nova fronteira imobiliária, ainda que com uma legislação apropriada para a região, através de um novo plano diretor, senão pode se transformar em mais uma filial da cracolândia, ao lado do belo e caro museu, aí então, o caso passará a não ser mais deste órgão estúpido, mas da secretaria de segurança pública. E a regional do Ipiranga, ahhh a regional do Ipiraaaanga..., que olha o bairro inteiro com preguiça e desdém (só não é pior que o Cambuci) pois a quantidade de ruas e segmentos de ruas tomadas pela falta de zelo me causa revolta e tristeza! Caminho muito a pé não somente no Ipiranga, mas pelos bairros de São Paulo, entre o Ipiranga e a região da Sé, e também daqui até a região da paulista, pelas belíssimas ruas da aclimação até a região da Paulista (por pura paixão que tenho pela arquitetura e urbanismo de nossa cidade) vejo centenas de casarões centenários e degradados, em ruas degradadas, com pessoas esquecidas e caídas , reféns de políticas idiotas que criam apenas as condições ideais para a proliferação da podridão cultural e da degradação humana, nada mais. Será este o destino que estes órgãos burocráticos de técnicos néscios e beócios reservam para a nossa querida avenida? Como podemos mudar isso? Em tempo: Eu sou absolutamente favorável a existência de conselhos autônomos que cuidem do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da cidade, sobretudo uma cidade como São Paulo, mas com inteligência e tecnologias adequadas, além do entendimento de que a preservação é mais, muito mais que assinar um papel tombando ou impedindo o desenvolvimento urbanístico, pois é fundamental que, a reboque de tais decisões, se criem projetos com políticas públicas que sirvam de sustentação para o que se pretende preservar, do contrário, não sobra nada, nem os prédios , nem as gentes, tão pouco coisa alguma. Um abraço !
@@postscriptum1697 Vou te responder por genuina educação pois geralmente não me interesso debater bobagens, entretanto, quando você quiser falar com alguém que vá além dos seus 10 seguidores, procure abordar sem agressividade. Aja com um tanto a mais de cuidado e se não souber, PESQUISE. Mesmo que isto seja incompatível com sua natureza pois não é a critica que incomoda, ela, quando fundamentada, é saudável. O que dói o ouvido é a tolice de dizer o que não se conhece. Vamos lá: A avenida Dom Pedro I está dentro da vila Monumento, que pertence ao distrito do Ipiranga, embora ele termine no cruzamento da Avenida Independência, que passa a ser Cambuci, que pertence a regional da Sé. Então seria bom você se informar para conhecer direitinho seu bairro tudo bem? POST SCRIPTUM: Eu nasci no Ipiranga.
Morei no Ipiranga a vida inteira e uma das coisas que eu mais gostava era toda essa área verde e os palacetes antigos, que preservam a história do Brasil. Seria top se tivessem mais cafés, sorveterias, livrarias, mas não concordo com a parte de construir prédios em torno do Museu.
Rapaz, amo teus vídeos. Quem dera se os dirigentes e órgãos competentes assistissem aos seus vídeos e resolvessem reurbanizar pontos chave como na cidade de SP.
Amo esse canal. Foi uma grata sugestão do TH-cam, coisa rara de acontecer, a meu ver. Por conta do excelente trabalho aqui sempre bem apresentado agora eu reparo se uma obra vai beneficiar o entorno, e lamentavelmente na maioria das vezes a resposta é não. Parabéns pelo conteúdo. Saúde e sucesso sempre.
Muito obrigado, Maíra, fico feliz! O que falei sobre os equipamentos do Parque Dom Pedro se aplica ao da Independência… manda o vídeo pras amigas, por favor!
Moro na região e sempre me perguntei o motivo da Dom Pedro ser tão vazia. Com o vídeo de hoje entendi que é o motivo de sempre, leis brasileiras. Aguardo por um dia a concretização das promessas de revitalização do nosso bairro. Nunca mais ouvi sobre a proposta de um parque na Av. do Estado. Uma pena. Ainda sobre o descaso não podemos deixar em branco o absurdo que é o riacho do Ipiranga que passa no jardim do museu ser um rio poluído. Um rio com tanta história e que faz parte do Hino Nacional não merece tamanho descaso. Deveria ser um local com rio limpo, margens floridas, gramado perfeito, pessoas fazendo pic nic... porém estamos no Brasil. Outro dia estava no parque da Juventude na zona norte e também não entendi pq ali passa um "corgo" no meio do parque como a coisa mais natural do mundo. Nenhuma autoridade pensou em despoluir o pequeno fluxo de agua suja. Raul, nunca fui no central park, mas você sabe dizer se no meio dele passa um "corguinho" tb?
Idem
Sim, você tem razão. Todos os projetos de revitalização que foram previstos com o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo de 2014 foram abandonados pela administração que foi eleita em 2016. Aliás, tudo que havia naquele Plano Diretor foi "apagado". Você sabia que, de acordo com o Plano Diretor, não se deveria ter prédios com mais de 8 andares (12 se pagassem outorga onerosa)?
@@sudi_cloud não é bem assim! Rs... a cidade tem zoneamentos diferentes, e alguns deles ainda só permitem prédios de 8 andares... isso não mudou! Assim como o próprio zoneamento... O questionamento do vídeo é exatamente esse, alguns "xiitas" querem estabelecer muitos detalhes com relação à tombamento e restrições, inviabilizando investimento e crescimento imobiliário... Com relação à outorga onerosa, tenho uma opinião específica e um projeto inovador para o assunto
@@dedepelli , "crescimento imobiliário" não é sinônimo de desenvolvimento urbano, aprenda! Rs... A cidade não é só feita de corretores de imóveis, você sabia?
A Lei de Zoneamento de 2016 permitia o máximo de 8 andares ou 12 para quem pagasse outorga onerosa dentro da área definida da pelo raio de 600 metros ao redor das estações de metrô e de eixos de estruturação territorial nas ZEUs. Eu sei porque eu fiz a análise da Lei de Zoneamento para a PMSP. Os prefeitos que entraram a partir de 2016 mudaram a lei. Se você quiser, eu te envio exemplares originais impressos na época da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor. Tenho 6 exemplares de cada.
@@sudi_cloud claro que não! Concordo! Longe disso! Mas tbm não só de opositores como os que apoiam o tombamento né!? Estou somente apoiando o propósito do vídeo... e fica a fica, nem todos os corretores são "maus" e predatórios desonestos... fica a dica 🥲
Os governantes poderiam ter uma aulinha neste canal tão informativo e esclarecedor. Pontos de vista sensatos e pontuais! Um serviço a humanidade ❤️
Nunca tem vídeo ruim neste canal. Mais uma análise criteriosa e crítica doo Urbanismo elitista.
Muito obrigado! Se puder, compartilhe o vídeo com os amigos. Que as próximas grandes obras públicas venham acompanhadas de preocupações com o entorno!
Sempre tenho essa mesma sensação, é um verdadeiro deleite receber as informações tão claras como o Raul passa, que esses vídeos sirvam como inspiração pra quem está no poder e para a juventude que um dia estará lá.
Sabe nada inocente! Os interesses imobiliários estão muito bem guardados e defendidos com esse canal.
Professor Raul.
Onde estão os legisladores dessa cidade? Não tem gente capaz de transformar essa situação?
Você poderia estar entre eles, concorda?
Abraço! Obrigado pelo vídeo esclarecedor! 😊
BRASIL FALIDO E POVO FUDID
O trabalho do Raul Juste Lores é maravilhoso. Acompanhar esse canal deveria ser obrigatório para nossos vereadores e deputados estaduais.
Fico com pena todas as vezes que passo pela Dom Pedro... É uma avenida linda, larga, arborizada e com muito potencial para uso público.
Pior que ela só a tenebrosa Av. dos Estados... :( Os entornos do Ipiranga estão, de fato, esquecidos.
BRASIL SEMPRE ANDANDO A MARCHA A RE
Raul, vc sempre com críticas incríveis sobre o urbanismo! Maravilhoso!
Moro na região, em um novo prédio atrás da aeronáutica. Temos 30 andares em uma torre e 28 em outra. Já foi uma revolução na região. Ontem mesmo, indo a pé pela Dom Pedro, para ver a festa no parque da independência, conversei exatamente sobre esse assunto com meus amigos: o quanto a avenida Dom Pedro é desperdiçada. Tenho esperanças que com a reforma do museu em uma ponta e a construção de um shopping na outra ponta, atrás de do hipermeercado Carrefour, torne-se um atrativo para investimentos comerciais na avenida. Só não concordei em um ponto com você. Ainda assim, com toda essa falta de atrativos, a avenida é frequentada por pedestres. Temos problemas de segurança como em toda cidade, mas ainda temos uma boa circulação de pessoas fazendo suas caminhadas, passeando com cachorros, e acessando ruas da Vila Monumento. Imagine se tivessemos um bom comércio com padarias, lojas, cafés, academias... um sonho mesmo (que espero ver se tornar realidade um dia em não tannnnto tempo assim...) uma otimista incurável...hahahaha
Shopping, Carrefour… não fico otimista! Pra uma avenida desse tamanho, tem quantidade de pedestres de rua pequena. Tomara que mude mesmo! Obrigado, abração!
@@SaoPauloNasAlturas , qual meio de transporte público de massa daria suporte à mobilidade de grande quantidade de pessoas que resultariam da construção de prédios naquela rua? Ou será que a tua visão apenas enxerga apenas uma cidade feita para carros? Será que a tua visão não enxerga o impacto ambiental da tua proposta?
@@sudi_cloud Ônibus? Metro? Ciclovias? ANDAR A PÉ? kkkkkkkkk, o pior dos impactos ambientais já é causado pelo esvaziamento da avenida, que se torna um lugar de passagem (de carro, incentivado pelas 8 vias) e não de estada (que em geral poderia ser feito à pé pelo moradores e visitantes do museu, por exemplo).
@@victorcosta3785 , aumentar a densidade demográfica em uma área que está longe de transporte coletivo só irá aumentar o uso do carro e, consequentemente, irá aumentar o tráfego, o congestionamento, a poluição, as emissões de CO2, as secas, a escassez de água, as doenças respiratórias, enfim, só irá aumentar a nossa vulnerabilidade e diminuir a nossa qualidade de vida. O teu amigo não analisou nesse vídeo a situação de forma holística, abrangente. A proposta dele é rasa e insustentável. Ele está falando como um corretor de imóvel, não como um urbanista/planejador urbano e você só está piorando pro lado dele.
@@sudi_cloud concordo, precisa infraestrutura não tornada para o automóvel
Ótimo vídeo para contestar a lei de tombamento, e ótimo timing!
Aguardando ansiosamente a continuação do 'esqueceram do ipiranga' pelo 'sucatearam as margens plácidas', focado no rio Tamanduateí
Obrigado!! Falei só de raspão do Tamanduateí no vídeo do parque Dom Pedro, mas ainda voltarei com mais tempo, prometo! Ah, por favor, espalha o vídeo pra turma!
Parabéns pelo comentário Mariana! Compartilho da mesma opinião!
mais um aqui, compartilha dessa opinião, Mariana.
Mas a Avenida Dom Pedro 1 pertence ao bairro do Cambuci... ela não faz parte do Ipiranga.
DEMORARAO TANTO TEMPO PARA ARRUMAR O MUSEU UMA VERGONHA
Amei esse vídeo
Eu costumo dizer que sou filha do Ipiranga, nasci no hospital Leão XIII (hj hospital São Camilo) minha casa pertence à família desde 1932 , bem próximo ao Museu do Ipiranga
Quando eu tinha uns 20 anos (há 40 anos) eu tinha um amigo português e às vezes íamos passear no museu, me lembro até hoje que ele dizia
"O brasileiro não liga pra sua HISTÓRIA"
Se em QUARENTENA ANOS as prefeituras tivessem cuidado com o nosso bairro com certeza hj não seria preciso disponibilizar milhões para revitalizar o Museu do Ipiranga
O vida boa, queria morar ainda aí. Nasci no Leão XIII, mas estou atualmente na Praia Grande
Também nasci no leão xiii 😄
Na década de 70 está avenida me brilhava aos olhos, o ônibus que me transportava de Santo André ao parque D. Pedro passava pela rua do manifesto, Tabor e acessava esta Linda e maravilhosa avenida.
Hoje? Olhem só o que sobrou!!!
Os investimentos/investidores imobiliários perderam para a legislação e administração pública.
Lamentável.
Sem Raul Juste Lores parabéns pelo seu magnífico, competente e sempre brilhante trabalho.
👏👏👏🏆
Errata.
Onde se lê " sem" leia-se Senhor.
Gostaria de ver esses temas serem discutidos nos nossos debates para prefeitura, uma pena que o nível costuma ser bem mais baixo. Esse canal só cresce em qualidade dos vídeos, bela escolha de trilha nesse por sinal. A cidade de São Paulo tem muitas coisas a se apreciar mas uma pena ser tão mal cuidada. São inúmeros bairros, avenidas e regiões que carecem do BÁSICO e desperdiçam seu potencial ano após ano.
Um metrô passando pela região pode dar um belo upgrade! Estudei na ETEC Getúlio Vargas, que fica perto do museu, e era bem sofrido chegar lá, é um bairro muito contramão, basicamente as linhas de ônibus não saem da região do Ipiranga/Sacomã, mesmo sendo próximo de áreas da zona sul tipo o Jabaquara. Que eu saiba, tem planos da linha 5 ser expandida até lá, só resta saber quando.
DAQUI UNS 500 ANOS O BAIRRO MELHORA - AGUARDEM
Boa ideia um metro Ypiranga 2
Ent, estudo lá tbm. E tipo, para a Etec Getúlio Vargas até que tem bastante ônibus, o Jd Celeste por exemplo. Mas msm assim acho o bairro mto vazio
@@Luiz-bd9jzQue bom, ver um comentário recente seu, é sinal que, você está bem.🍀✌
O que mais tem no Ipiranga é linha de ônibus…
A topografia da avenida com o parque é quase idêntica à Av da Liberdade com Pq Eduardo VII em Lisboa. Lá temos lojas das grandes marcas que habitam a Champs-Élysées, como Louis Vuitton e Gucci, também repleta de lanchonetes e cervejarias, além de gramados, chafarizes e bancos nos canteiros centrais. E olha que Portugal não é um país rico. Realmente aqui falta bom senso e vergonha na cara dos políticos. Obrigado pelo vídeo! Abraços!
É muito parecida à avenida da Liberdade mesmo (estou aqui agora!). Quanta diferença no uso, no movimento, na ocupação comercial. Bela comparação!
@@SaoPauloNasAlturas caraca, que coincidência! Aproveita bem!
Portugal não tem brasileiros sendo idiotas sempre.
Mas do q me lembro a Avenida da Liberdade em Lisboa apesar de arborizada, calçadas largas e canteiros centrais, tb não é bonita, tem bastante tráfego de carros e poucos pedestres. E o Brasil não tem tradição de comércio de luxo na rua….
@@Jujjuu. O Brasil não tem tradição em nada, levou 9 anos para reerguer um museu. O comércio de luxo foi só um exemplo, a Dom Pedro poderia ter as mesmas lojas de um shopping classe média, uma sorveteria tipo Bacio di Latte, pequenos museus temáticos, teatros, academias. Mas como disse o Raul, precisa de pessoas circulando no local.
Sugiro fazer um vídeo sobre corregos urbanos.
Boa!
Up
Ótimo video! Sempre achei a Av D Pedro I uma das mais bonitas de São Paulo devido fragmentos da minha memória de infância e palacetes próximos, realmente era um dos principais corredores de ónibus até serem criados outros. Próximo tem excelentes escolas, SENAI, quartéis do Exército e da Aeronáutica, igrejas, mas infelizmente a industrialização da região da Av do Estado trouxe muito trafego pesado e deixou o solo contaminado, impossibilitanto grandes empreendimentos imobiliários na região do Tamaduatei. Ultimamentes os notíciarios são de crime, enchentes e abandono. Essa região precisa urgentemente de políticas de incentivo, seria muito bonito ver a adequação da Av Dom Pedro I ao merecido status do Museu do Ipiranga desde sua reforma recente.
Quando viajo para SP acho essa zona sul boçal demais , já a ZL é vibrante ..Raul ,dá um rolê no Parque do Carmo e diz o que acha para nós
*Esse trecho da zona sul.
A Zona Sul é muito extensa. No Grajaú, há tanta vida quanto em Itaquera e Guaianazes.
E, supostamente, dá pra ver o mar em Marsilac.
Querido Raul, muito boa análise e excelente vídeo. Agora, como morador do Ipiranga, lhe convido a conhecer o lado bom do bairro. A área partindo do Fórum Regional do Ipiranga pela Rua Agostinho Gomes até o Mercado Municipal - na Rua Silva Bueno com a Gonçalves Ledo -, retornando pela Lino Coutinho ou Bom Pastor, é recheada de prédios residenciais antigos com muitos comércios, bares, pizzarias, lanchonetes e cafés no térreo, além de alguns armazéns que se tornaram belas cervejarias (Quinkas Bar e Hettwer - minhas preferidas) e do animado Museum Food Park (antigo posto de gasolina abandonado) na Av Nazaré. Recomendo fortemente. Vai surpreender. Abração e parabéns pelo trabalho!
E a dom Pedro ainda tem o seu charme, assim como a Nazaré. O Ipiranga está bem conservado, infelizmente onde mudou muito foi o alto do Ipiranga
Realmente tem a parte boa do bairro. Muitos barzinhos charmosos, sorveterias boas etc. Moro na região do Alto do Ipiranga e gosto muito.
parabéns pelo trabalho, nasci e fui criado no bairro, para o lado da ricardo jafet, e a d pedro, desde que me entendo por gente, sempre foi assim, abandonada, triste...
De novo a discussão sobre adensamento e de novo o erro de achar que adensamento significa verticalização. É possível e desejável fazer adensamento com prédios baixos de até 8 andares com aptos pequenos de 2 ou 3 quartos e até 65m². O vídeo mostra como é o entorno da casa Rosada cercada de prédios baixos. Mostra também um pouco de Barcelona, cidade muito mais densa que São Paulo. São bons referenciais. No entanto quando vc constrói prédios altos com dois aptos por andar e cada apto com 200 m² morando apenas uma família em cada um isso não é adensamento mas verticalização pura e simples. É o caso de Moema.
Eu sou a favor da verticalização mesmo que não haja adensamento, no entanto não existe adensamento relevante pra grandes metrópoles, tipo NY e Shangai, sem verticalização. É fisicamente impossível.
O BRASIL ESTA UM LIXO - NAO QUEREM QUE O POVO PROSPERE
Caro, tudo bem? O limite estipulado pelo Iphan na avenida Dom Pedro é de 12 metros de altura, dá um predio de terreo e três andares. Só. Tanto Buenos Aires no Microcentro, quanto Barcelona no Eixample tem predios de no minimo oito andares. As duas coisas estão no video, se vc viu. No meu video sobre o Ibirapuera, deixo claro que predios so com 1 apartamento por andar em uma area central nao sao desejaveis.
No caso desses prédios com apartamentos de 200 metros quadrados esse tipo de edifício é um edifício de alto padrão, dificilmente seria construído num espaço como o mostrado. Cabe ao poder público incentivar a construção e revitalizar os equipamentos publicos dessas áreas para que seja construídas essas habitações populares
Concordo
Seus vídeos são jornalismo clássico de TV com dinâmica de Internet, prendem até o fim ..Ótimos 👍
Hey Raul ; q tal vc organizar um congresso de planejadores urbanisticos e convercer a prefeitura! Sao Paulo tem q melhorar tudo e muito mesmo ! Sp mais Vida e sentimento !
Um bairro tão bem localizado e com tanto potencial de crescimento como o Ipiranga deveria ter mais incentivo com empreendimentos comerciais e residenciais. Parabéns pelo canal que mostra o quanto a maior cidade do país está caminhando sem rumo.
A Avenida Dom Pedro 1 pertence ao bairro do Cambuci... ela não faz parte do Ipiranga. Procure o mapa do bairro do Ipiranga e confira.
Fato, a Dom Pedro é Cambuci e não Ipiranga.
Excelente vídeo, é tudo verdade... mas eu moro na Vila Monumento, que é subindo a avenida Dom Pedro... é uma paz, sem muita gente, tranquilo, imóveis bons e baratos. Parece um oásis dentro de São Paulo 🙌
Eu ainda insisto que a mudança está no plano diretor novo por completo.
Não dá pra fazer algo novo com a cabeça de quem vivia os anos 60, época que se formatou e engessou o modelo como deve ser a cidade de São Paulo.
Mas como só pode mudar a cada 10 anos, entramos na década perdida outra vez. Sendo que isso ajudaria a na regularização de imóveis, arrecadariam mais impostos, daria mais margem para habitações populares e empresas que queira se instalar nos locais abandonados, e por fim traria empregos no local. Ideias boas surgirá, mas com um modelo que demora uma década para mudar mata qualquer progresso.
Raul, vou compartilhar com amigos, que assim como eu moram no interior mas gostam muito de fazer turismo na capital. A décadas venho acompanhando e tenho até recortes de jornais, as incríveis ideias que teriam deixado São Paulo como uma bela cidade, mas a maioria são abandonados. É frustrante não entender o porquê do poder público dificultar o caminho. É frustrante a décadas!
Raul, talvez o desinteresse pela região, desde sempre, seja por conta das frequentes enchentes, na Avenida do Estado então, nem fale, além das enchentes parece passar por obras eternas.
Tem que pressionar os vereadores e prefeito.
O que falta no Ipiranga são pessoas dispostas a revitalizar o bairro , tem muita gente que ADORA este bairro , como eu que fiz questão de comprar um imóvel nesta avenida por ser próximo ao centro e ter acesso fácil a várias regiões de São Paulo. Precisamos preservar as construções antigas ou como você diz os casarões . Na Europa ou os EUA tem muito prédio ao redor de algumas construções centenárias , mas muitas destes prédios também são de décadas anteriores e preservadas .
E o sossego de ruas do Ipiranga é sensacional, eu gosto do bairro mesmo sendo ex morador. E a Dom Pedro está mais para Cambuci do que Ipiranga
O que esse canal faz deveria estar no streaming da globo. Merece muito mais vídeos e investimentos.
Amo demais este canal... é didático e provoca reflexões pertinentes sobre urbanismo.
Parabéns RJL, esse canal é um achado e faz o publico dele amar e exigir mais da cidade que tanto amamos. Sou ciclista e a cada passeio de bicicleta que faço, uma nova percepção da cidade surge para mim. Seria excelente um matéria explorando Santo Amaro e seus arredores. Moro na Zona Sul e amo a região, porém (como diz Racionais) da ponte pra cá tem muita coisa errado. Há lugares de refrigério também (como os SESC's) mas tem muito pouca mal aproveitada como represa Guarapiranga e autódromo de interlagos.
Abraço
Obrigado!! Quero muito fazer algo sobre os arredores das represas, logo!
O Brasil precisa de mais pessoas com essa visão como você, e que esteja na linha de frente nos seus respectivos cargos referente a urbanização. Parabéns...
Eu adoro o Bairro do Ipiranga, mas a D.Pedro sempre foi só uma avenida de passagem. Desde os anos 70, quando eu andava por lá, quando criança, ela já era assim. Acredito que sempre foi, por causa das enchentes. Mas, nunca a achava feia. Apenas sentia que ela só servia de passagem da Avenida do Estado para o Ipiranga, mais habitado.
Eu fiz a minha pós graduação aí na Av Dom Pedro I. Sinceramente eu detestei porque para mim é fora de mão, sou de Osasco, ir assistir às aulas de transporte público é muito ruim e gastei um dinheirão com combustível e estacionamento. Fora que o local é de pouco movimento nas calçadas e torna a sensação de insegurança ainda maior, pessoas conhecidas já foram assaltadas lá. Eu ainda não fui visitar o novo Museu do Ipiranga, mas quando eu for vou passar pela avenida.
Morei minha infância aí, desde meu nascimento em 82, até 1991, voltei pra visitar minhas raízes em 2018 e não reconheci o lugar, estava tudo vazio, morava no Condomínio Brasil Portugal na Avenida Dom Pedro I (que aparece em close-up 8:23) e todas as casas ao redor estavam vazias ou ocupadas por imigrantes venezuelanos ou de outros lugares, eu nem tinha ideia do quão perigoso estava a área, fiz uma caminhada do Museu do Ipiranga até esses prédios onde eu vivi minha infância e não encontrei com uma alma sequer durante esse trajeto todo!
Análise simplesmente perfeita
Eu ameiiiii, trabalhei aí no entorno por 5 anos e sempre ia ao museu pela própria avenida, e confesso que pra mim deveria ser mais lustrosa, com lojas e comércios pra vermos mais vida e movimento, e por falar em segurança não sentia nenhuma ou até mesmo em volta do museu.
AGORA INVENTARAO PERTO DO MUSEU E SEU ENTORNO SE VOCE QUISER ESTACIONAR TEM QUE PAGAR - VERGONHA JA PAGAMOS IMPOSTOS CARISSIMOS E TEMOS QUE PAGAR CARA PARA ESTACIONAR SOMENTE 2 HORAS
Nunca me interessei por arquitetura e urbanismo mas seu canal é tão explicativo que dá gosto de ver seus vídeos mano, ta de parabéns e continue com os trabalhos, que todos devem saber e tentar contribuir para uma cidade/estado melhor visivelmente, o trânsito e até mesmo a economia!
Acho uma tristeza ver a Av. Dom Pedro I como está. Trabalhava próximo à ela e sempre ficava pensando o que poderia ter acontecido com uma região tão bonita e histórica. Obrigada por esse vídeo.
Nunca vi um canal com tanto vídeo um melhor que o outro que esse!
Tinha uma tia que morava por essa região, ela morreu a mais de 30 anos e voltei na região agora e nada mudou, incrível
Peço a Deus que ilumine os governantes e legisladores municipais para permitir um adensamento inteligente e bom para todos.
Bom dia meu amigo!
Parabéns pelo conteúdo de altíssimo nível com a qualidade espetacular!
Gostaria muito que um dia pudesse gravar um vídeo sobre o Bairro da Penha em São Paulo que outrora era muito bem visto e pujante, mas com o tombamento indiscriminado de várias edificações e até de ruas inteiras, hoje sofre com problemas parecidos com os do Ipiranga.
1980 aos 15 anos trabalhei na Av D Pedro l, atualmente moro em Salvador e vendo seu vídeo noto que a avenida continua igual ou pior. Que pena!
Tem que ter um vídeo sobre a Av do Estado. Passar nela de dentro do conforto e da proteção de um carro já é uma dor na alma, imagino para quem mora ou anda a pé por lá.
Parabéns! Sou corretor imobiliário na região, responsável por incorporação e novos empreendimentos por aqui... Sempre fui muito crítico a esses pontos que você colocou! Este tombamento do entorno parque da independência atrapalha o próprio museu! Precisamos de uma operação urbana específica para a Av. D. Pedro que tem potencial para ficar linda! O atual zoneamento desvaloriza demais os terrenos no entorno...
Mas a Avenida Dom Pedro 1 pertence ao bairro do Cambuci... ela não faz parte do Ipiranga.
Chega de prédio... desverticalização já.
@@henriquehenrique733 Uma pena! Isso também quer dizer o seguinte: Chega de empregos! Chega de crescimento! E você que mora na periferia, não tem o direito de morar aqui em um bairro bom e próximo ao centro! Pense nisso...
DO LADO DA AV DOM PEDRO DO LADO DE BAIXO CORRE UM RIO -
Olá Raul Lores, incrível mas é verdade! o que antes...bem antes eram mansões em meio a largas calçadas arborizadas, depois ocupadas por clínicas médicas, consultórios, casas de repousos e hoje praticamente abandonadas, demolidas ou transformadas em cortiços.
espetacular como sempre
ótima análise, por décadas passei pela região do Ipiranga lamentando profundamente que não se aproveite toda a sua potencialidade, no fundo sempre que possível evitei passar por ali porque é revoltante constatar o desprezo que as "autoridades" nutrem pelo bairro
Pois é, amigos. Parece que no Brasil sempre tem que ter um "Jeitinho", alguém (leia-se especuladores imobiliários) fazendo uma pressão para que, se melhorar o lugar, eles possam entuchar o bolso deles ainda mais. Desanima demais ser paulistano. O que falta ao Ipiranga? Falta o nosso povo aqui do bairro cobrar os vereadores para que estes projetos se façam cumprir. Falta visitar mais o museu, bater fotos, incentivar turismo advindo do interior de SP, ou de outros Estados. Falarmos bem a todos os brasileiros das belezas da região. Hà vida aqui sim, temos o Sacomã com vários barzinhos e restaurantes modernos, um adensamento populacional bem interessante, falta "subir" até a colina este adensamento. A Avenida Dom Pedro é uma vergonha, largada desde sempre, faltam apartamentos que levariam vida ao local. Excelente vídeo, professor.
Que aula! e no "timing", nossas cidades cada vez mais sofrendo por falta de políticas públicas para as pessoas!
Não canso de dizer, cada vídeo seu é uma aula. Muito bom
Menos é mais e simplicidade é tudo... São frases de efeito que representam a maestria do assunto regido pelo mestre Raul . Excelente! Parabéns à equipe de produção.
Seus vídeos são impecáveis, Raul! Além disso, torna o urbanismo muito mais acessível aos meros mortais.
Eu morei próximo àx região e sempre ficava especulando pq uma avenida tão grande e cheia de potencial não era explorada pelo mercado imobiliária, agora entendi!
Obs: mesmo sem muito movimento era agradavel andar pelas calçadas da D. Pedro - depois da reforma elas ficaram impecáveis. Triste é saber que vias muito mais movimentadas por pedestres em SP possuem calçadas minúsculas e acidentadas (ex. Rua Augusta)
Esse canal é maravilhoso. deveria chegar em mais pessoas!!!!!!!
Conteúdo sempre muito relevante. Parabéns Raul!
o que falta nessa e em outras regiões da cidade é o estudo e desenvolvimento gradual das localidades históricas e o seu entorno, ligadas por avenidas bem urbanizadas e principalmente povoadas, além do transporte público inteligente e que contemple além dos acessos principais, dentro dos bairros também. Parece óbvio e é mesmo, mas um conceito básico teria feito total diferença no crescimento desorganizado da cidade
TEMOS GOVERNO
Abertura e trilha sonora sensacionais!
Acredito que uma Estação de metrô, mais a construção de prédios multiuso com comércio em baixo, nos lugares desses casarões , ajudaria bastante o aproveitamento da Av. D.Pedro I. (obs. prédios com Apartamentos pequenos para a classe média com UM e DOIS dormitórios, porque para ricos continuaria tudo igual, pois eles querem ISOLAMENTO).
Total! Mas no ritmo do metrô, serão outros 20 anos…
@@SaoPauloNasAlturas A estação Ana Nery do elevado já atende a região. Só precisa mudar o plano diretor autorizando os apartamentos. Cambuci e Mooca (outro lado da Av. do Estado) já estão se beneficiando com os empreendimentos.
Falando em metrô e transporte de trens leves por pneus, poderia falar da extensão da linha Prata - 15 utilizando o subdimensionado Elevado Expresso Tiradentes, interligando a zona Leste e a linha verde até a linha vermelha (Estação Dom Pedro).
@@brunonunes1423 a L15 não tem essa ideia de ir para o Centro e gastar ainda mais só para enfiar dentro do Expresso Tiradentes só vai prejudicar ainda mais quem utiliza ( já que o Expresso Tiradentes tem 3 linhas distintas onde a L15 não conseguiria absorver)
A L15 já vai ferrar quando a L2 chegar na Penha e quando ela mesmo chegar na L7-10 se ela fosse direto para a L3 seria a 2° linha saturada da cidade
Vale salientar que essa avenida tem várias linhas de ônibus! Não tem metrô é verdade! Mas tem bastante acesso por meio de ônibus! então transporte não seria um problema!
nos lugares desses casarões?
É no mínimo "curioso" investimentos grandiosos como o da reforma do Museu do Ipiranga, em vista do entorno. Como se não existisse nada a sua volta, a integrar o cenário. Só consigo ver muita corrupção e jogos de interesse. E ainda vendem como "benfeitorias". Av D. Pedro I é incrível gnt, q tristeza!! Construções maravilhosas, áreas arborizadas ainda ❤️❤️❤️
Resido no Ipiranga a 43 anos , excelente vídeo sobre o meu amado bairro, porém não somente a região do Museu do Ipiranga que está abandonada o bairro inteiro infelizmente , gosto demais daqui mas devido a tantos problemas tanto descaso do nosso poder público estou indo embora desse bairro que já foi excelente . Parabéns pelo vídeo.
Sempre incrível seu conteúdo! Maravilhoso!
Muito obrigado! Se puder, manda o vídeo nos grupos de WhatsApp! Abração
Estudei no Senai na Moreira de Godoy próximo a avenida Nazaré e também servi no IV Comar na década de 80. Como mudou a avenida Nazaré está com bastante aranha céu. Legal se tivesse uma parceria com o setor público para manter o local. Gosto muito desse lugar fez parte da minha adolescência e vida adulta. Gostava muito de pegar o trólebus Gentil de Moura que sai ao lado da igreja da Sé. E fazia uma tour na região.
Parabéns pela matéria.
Alguns poucos recentemente empreenderam na Avenida, ainda bem! Ex.: residencial Fibra-Las Villas e complexo esportivo Soul Beach Arena.
Torço para a transformação desta Avenida.
Muito bom esse vídeo. Espero que as autoridades pela cidade assistam e tomem providências para melhorar a avenida.
Adoro seus vídeos, se a maior e mais rica capital do Brasil é aasim, vc ficaria horrorizado com a cidade de Belém. 🤗🤗🤗😘
Podia fazer novo video aqui no museu do Ipiranga… anda muito movimentado. Muito moderno.
meu deus, seus vídeos são sensacionais, um olhar crítico profundo e com fundamento nos problemas da cidade que acabamos achando normal
Excelente vídeo. Aguardando também o vídeo da avenida do estado.
Abraços.
Nasci no Ipiranga há 60 anos e moro na região da vila prudente que fica perto .
O Ipiranga antigamente era um bairro que tinham muitas industrias e textil.
Minha esposa trabalhou numa tecelagem quase 40 anos no Ipiranga.
Infelizmente a tecelagem e outras empresas fecharam.
Corta o coração ver uma região onde nasci esta abandonado
Uma região que tem muita história ,,mas está largada
Parabéns Raul ! Sempre aprendendo sobre a cidade com vc ! Importantíssimo ! Vou divulgar !
A produção e edição do vídeo tá impecável 🌟🌟🌟🌟🌟
Muito obrigado, Lua!
Parabéns pelo video. Muita gente não conhece essa história. E realmente é um verdadeiro abandono, uma avenida que teria um excelente potencial de crescimento .
Ola boa reportagem meu avô tinha una casa linda nessa av número 998 desde 1932 onde meu pai e meus tios se criaram eu adorava a casa dele ela sempre foi de pouco movimento de pedestre e depois que foi tombada foi sucateada por pensões e clínicas mas boa reportagem
Reportagem maravilhosa como sempre Esqueceram de São Paulo ou melhor nunca lembraram de São Paulo para os paulistanos
Mt bom o vídeo, acredito q as faixas centrais poderiam ser tornar uma extensão do parque e deveriam ser feitos prédios (não condominios fechados) com comércio embaixo
Isso, bem como galerias de acesso com essa avenida rebaixada com túneis e por cima estilo esplanada. O pedestre, turismo sustentável com mobilidade urbana da mais inclusiva possível é que deveria ser priorizado junto com mais arborizações e aterramentos da rede elétrica...
Esse canal é uma joia rara
Seus vídeos são uma verdadeira aula👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾. O Prefeito MarçalⓂ️. Deveria te convidar a ser secretário de habitação. 💙🙌🏾🇧🇷
Que conteúdo excelente , parabéns.
Eu gosto tanto desse canal, fico tão feliz quando tem vídeo novo …
Gostaria de sugerir uma pauta para um vídeo futuro: os casarões que ainda resistem no século 21… abraço
vou fazer!
Esse canal é muito importante para nós, brasileiros.
Ótima narração, voz linda
Vídeo muito bom. Qualidade do canal só cresce. E os motivos os mesmos: leis brasileiras! Infelizmente esse protecionismo urbanístico ocorre em SP em em diversas cidades. Sou de Vitória e vemos a principal avenida da cidade, a Reta da Penha, cheia de placas “aluga-se” e “vende-se” por proteção de visadas. Se gravasse um caso em cada capital brasileira veria se repetir o que trás aqui de SP. Precisamos avançar.
Os vídeos são sempre excelentes!
Sempre sensacional os vídeos! 👏🏽👏🏽👏🏽🙂
Obrigado pelo vídeo maravilhoso. Gostaria muito de um vídeo semelhante em Guaianases, onde hoje está havendo hoje um aumento enorme de prédios com pouca infraestrutura.
Seu canal é absolutamente incrível e precioso, muito obrigado!
Muito bom Raul.
A falta de metrô próximo ao parque também é péssimo à região
Excelente vídeo, como sempre.
Sou fã número 1 do Ipiranga .nasci no Ipiranga.
Moro próximo e a Avenida está com diversas invasões, casas comerciais para alugar. Parabéns pelo video, se a mídia falasse toda semana, talvez os gênios da prefeitura tomariam alguma atitude. Agradecido pela ótima análise. Oremos irmãos.
A MIDIA SOMENTE MENTE E NADA MAIS - O IPIRANGA ESTA BOM SOMENTE PERTO DO METRO E OLHE LA
Rapaz. O abandono e crescimento desordenado de São Paulo vai render conteúdo infinito.
Já fazem mais de de dez anos que abandonei a cidade mas, pelo que me lembro, a Av. Santo Amaro também é um completo desastre que vale observar.
Grande trabalho.
Um abraço.
Muito obrigado! Onde mora agora?
@@SaoPauloNasAlturas Olá Raul.
Eu fui para o Rio de Janeiro em 2011 e em 2015 mudei para o Canadá. Moro numa cidade chamada Port Moody, na grande Vancouver.
E vejo constantemente tudo o que você defende nos vídeos aplicado aqui. A diferença que faz no estilo de vida das pessoas a possibilidade de ter tudo por perto andando e gente na rua é gritante.
Eu que já era fã bem antes deste vídeo, agora me surpreendo com este belo e importante alerta, falando do meu bairro e desta importantíssima avenida, que ironicamente é mais uma refém da tola compreensão sobre o que realmente é o melhor para a cidade, para o Ipiranga, pois o CONCRESP, olha a avenida como se ela fosse a entrada monumental de onde se vislumbra as colinas do Ipiranga, do parque até o museu, mas se esquece que esta visão só vai existir se de algum modo a avenida continuar existindo e para isso, ela precisa funcionar: ou como centro comercial ou como uma nova fronteira imobiliária, ainda que com uma legislação apropriada para a região, através de um novo plano diretor, senão pode se transformar em mais uma filial da cracolândia, ao lado do belo e caro museu, aí então, o caso passará a não ser mais deste órgão estúpido, mas da secretaria de segurança pública. E a regional do Ipiranga, ahhh a regional do Ipiraaaanga..., que olha o bairro inteiro com preguiça e desdém (só não é pior que o Cambuci) pois a quantidade de ruas e segmentos de ruas tomadas pela falta de zelo me causa revolta e tristeza! Caminho muito a pé não somente no Ipiranga, mas pelos bairros de São Paulo, entre o Ipiranga e a região da Sé, e também daqui até a região da paulista, pelas belíssimas ruas da aclimação até a região da Paulista (por pura paixão que tenho pela arquitetura e urbanismo de nossa cidade) vejo centenas de casarões centenários e degradados, em ruas degradadas, com pessoas esquecidas e caídas , reféns de políticas idiotas que criam apenas as condições ideais para a proliferação da podridão cultural e da degradação humana, nada mais. Será este o destino que estes órgãos burocráticos de técnicos néscios e beócios reservam para a nossa querida avenida? Como podemos mudar isso? Em tempo: Eu sou absolutamente favorável a existência de conselhos autônomos que cuidem do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da cidade, sobretudo uma cidade como São Paulo, mas com inteligência e tecnologias adequadas, além do entendimento de que a preservação é mais, muito mais que assinar um papel tombando ou impedindo o desenvolvimento urbanístico, pois é fundamental que, a reboque de tais decisões, se criem projetos com políticas públicas que sirvam de sustentação para o que se pretende preservar, do contrário, não sobra nada, nem os prédios , nem as gentes, tão pouco coisa alguma. Um abraço !
@@postscriptum1697 Vou te responder por genuina educação pois geralmente não me interesso debater bobagens, entretanto, quando você quiser falar com alguém que vá além dos seus 10 seguidores, procure abordar sem agressividade. Aja com um tanto a mais de cuidado e se não souber, PESQUISE. Mesmo que isto seja incompatível com sua natureza pois não é a critica que incomoda, ela, quando fundamentada, é saudável.
O que dói o ouvido é a tolice de dizer o que não se conhece.
Vamos lá:
A avenida Dom Pedro I está dentro da vila Monumento, que pertence ao distrito do Ipiranga, embora ele termine no cruzamento da Avenida Independência, que passa a ser Cambuci, que pertence a regional da Sé. Então seria bom você se informar para conhecer direitinho seu bairro tudo bem?
POST SCRIPTUM: Eu nasci no Ipiranga.
como eu amo esse canal
Lindo vídeo, concordo com o que acontece, parece que alguns lugares estao fadados ao esquecimento, lembrei da Lins de Vasconcelos aí perto.
Este museu é monumento nacional 😮 tem que ser conhecido por todos.
Morei no Ipiranga a vida inteira e uma das coisas que eu mais gostava era toda essa área verde e os palacetes antigos, que preservam a história do Brasil. Seria top se tivessem mais cafés, sorveterias, livrarias, mas não concordo com a parte de construir prédios em torno do Museu.
Rapaz, amo teus vídeos. Quem dera se os dirigentes e órgãos competentes assistissem aos seus vídeos e resolvessem reurbanizar pontos chave como na cidade de SP.
Amo esse canal. Foi uma grata sugestão do TH-cam, coisa rara de acontecer, a meu ver.
Por conta do excelente trabalho aqui sempre bem apresentado agora eu reparo se uma obra vai beneficiar o entorno, e lamentavelmente na maioria das vezes a resposta é não.
Parabéns pelo conteúdo. Saúde e sucesso sempre.
Muito obrigado, Maíra, fico feliz! O que falei sobre os equipamentos do Parque Dom Pedro se aplica ao da Independência… manda o vídeo pras amigas, por favor!
Excelente!
Adoro os vídeos deste canall
Perfeito! Top!