LISBOA ANTIGA
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- Culturalmente, este é o período em que as touradas e o fado se transformam em verdadeiros entretenimentos populares regulares. A eles se junta o teatro popular ou teatro de revista (inventado em Paris) que, com as velhas e eruditas comédias e dramas, disputa os novos teatros da capital. Um entretenimento tipicamente português deste tempo é a Oratória, em que actores corrompem a velha arte do Padre António Vieira em argumentos cantados, floridos e quase sempre superficiais com que disputam prémios. Surgem ainda os primeiros grandes jardins públicos, imitando o Hyde Park de Londres e os jardins das cidades alemãs: o primeiro é o Jardim da Estrela, onde passeiam os burgueses aos fins-de-semana.
Alarmadas as elites impõem a ditadura em 1907 com João Franco, mas é tarde de mais. Em 1908 a família real sofre um atentado (no Terreiro do Paço) em que morrem o Rei Dom Carlos de Portugal e o Príncipe herdeiro, numa acção provavelmente executada pelos anarquistas (que neste período atacam figuras públicas em toda a Europa). Em 1909 os operários de Lisboa organizam extensas greves. Em 1910, em Lisboa, dá-se finalmente a revolta. A população da cidade forma barricadas nas ruas e são distribuídas armas. Os exércitos ordenados a reprimir a revolução são desmembrados pelas deserções.
Em 1912 os monárquicos aproveitam o descontentamento com as leis liberais dos republicanos no norte do país, e aí tentam o golpe de estado, que falha. Em 1916 Portugal entra do lado aliado na Primeira Guerra Mundial, enviando homens e recursos muito consideráveis num período de crise, e a situação económica e política fica cada vez mais tensa, havendo mesmo episódios de fome.
O fim da I República ocorre em 1926, quando a direita conservadora antidemocrática (ainda em pleno século XX largamente liderada pelos descendentes da antiga Nobreza do norte de Portugal e pela Igreja Católica) toma finalmente o poder após mais duas tentativas em 1925, alegadamente de forma a por fim à anarquia que ela própria tinha largamente criado. Inicialmente militar, liderado pelo General Gomes da Costa, o novo governo rapidamente adopta uma ideologia quasi-fascista sob a liderança de Salazar. O regime de Salazar e Marcello Caetano seria derrubado pelarevolução dos cravos num golpe de estado realizado em Lisboa a 25 de Abril de 1974.
Localizada na margem direita do rio Tejo, Lisboa é a capital mais ocidental da Europa. Fica situada a oeste de Portugal, na costa do Oceano Atlântico.
Os limites da cidade, ao contrário do que ocorre em grandes cidades, encontram-se bem delimitados dentro dos limites do perímetro histórico. Isto levou à criação de várias cidades ao redor de Lisboa, como Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras, que são de facto parte do perímetro metropolitano de Lisboa. O centro histórico da cidade é composto por sete colinas, sendo algumas das ruas demasiado estreitas para permitir a passagem de veículos. A cidade serve-se de três funiculares e um elevador (Elevador de Santa Justa). A parte ocidental da cidade é ocupada pelo Parque Florestal de Monsanto, um dos maiores parques urbanos da Europa, com uma área de quase 10 km².
Lisboa tem ganho terreno ao rio com sucessivos aterros, sobretudo a partir do século XIX. Esses aterros permitiram a criação de avenidas, a implantação de linhas de caminho-de-ferro e a construção de instalações portuárias e mesmo de novas urbanizações.
Adoro Lisboa! Já estive cinco vezes! Sempre fico com saudades!
También este video me encanta: "Lisboa: antes e depois" "Lisboa Antiga" " Lisboa cidade moderna". Todas son las Lisboas que atraparon nuestro corazón español hace muchos años...y todo Portugal.Gracias.
Lisboa sempre bonita, milenar, atrativa, pulverizada de saudade ao mundo, maravilhosa no passado, cobiçada na actualidade. Planetária cidade, erguida de olhar profundo.
O senhor fez muito bem!
obrigado.
Edgar
Parabéns. Está lindíssimo. As fotografias são lindas e o fado da Kátia Guerreiro foi bem escolhido. Publico este vídeo na minha página do facebook.
Muito bom, parabéns.
Obrigado AJ
Muito bom! o Martim Moniz foi a zona que mais alterações teve...
Lisboa do meu encanto!
Thanks Lisbon
BELA LISBOA
Muito lindo o video! acho que o fado maís indicado era Lisboa antiga,bravo.
Edgar
Os meus parabéns pela excelência deste vídeo! As imagens são lindissimas e o fado lindo (confesso que não o conhecia), estou aqui a ver se descubro quem o canta....
Com a sua permissão, vou divulgá-lo.......
magnifico lisboa
Obrigado pelo comentário...ainda bem que gostou.
abraço
Obrigado pelas suas palavras, fico contente que tenha gostado.
Presumo que já saiba quem canta.
Quanto a divulga-lo, esteja a vontade...Será um prazer.
Saudades da minha Lisboa, em que o Largo do Martim Moniz ainda era utilizado por Lisboetas, e não, pejado de estrangeiros como hoje, que mais parece que estamos num outro País qualquer.
Obrigado pelo comentário.
quanto ao fado, é capaz de ter razão .
mas no momento, foi o que me pareceu mais apropriado.
JORGE AFONSO
meu bisavô era de Lisboa casou com minha bisavó que era de las paumas Espanha se conheceram no navio destino Brasil.
Ketley Prado q
Voce e uma verdadeira iberca.
ufff que saudades
Obrigado pelo comentário.
Ainda bem que gostou.
Olá Fernando,
Ainda bem que gostou do video!
O títulos da musica estão no fim do mesmo.
A musica é cantada pela Katia Guerreira e os titulos da musica são:
* A cidade saudade
* Lisboa
Fadista Katia Guerreiro
Um Abraço
Ponte ..salazar
Olá Jorge! Ótimo vídeo! Você por acaso tem o nome das músicas?
São muito bonitas e gostaria de baixá-las!
Um abraço,
André Fernando
O fado então é de doer os ouvidos.....
Que coisa mais linda este vídeo, as fotos e a musica se completam. Por gentileza mande-me o link das fotos. dilmamedeiros@sapo.pt
Guardar
Ainda bem que gosta das imagens de Lisboa, neste caso de Lisboa antiga
Dizer que estas imagens são de uma instituição pública é muito vago!
- De que Instituição Pública se refere?
- Essa Instituição detém os direitos de autor das imagens?
- Como é que as adquiriu?
- Foram os autores das mesmas?, Ou foram cedidas pelos autores a essa Instituição?
De facto as imagens foram tiradas da Internet, e nenhuma delas estava protegida por "copyright".
Fado Lisboa doutras eras
Existem centenas de Sites, Blogues,etc, em que imagens dessas estão publicadas.
- Deveria menciona-los todos?
De qualquer forma espero que não se sinta lesada, (se for este o caso) de as ter tirada dessa instituição Pública. Pois públicas continuam só que em forma de video.
Se por acaso quiser difundir o video, ou usa-lo de qualquer outra forma, esteja a vontade que eu não reclamarei os direitos da montagem das imagens públicas.
OBRIGADO
Mande-me o seu mail, que eu mando-lhe o link de um site de fotos de LISBOA.
Gosto muito das imagens de Lisboa. Aliás, lido todos os dias com muitas destas imagens que aqui expôs. Dizer que as tirou da internet é muito vago, pois foram tiradas, na sua maior parte, de uma instituição pública que as mantém à sua guarda. Por isso, quer sejam públicas ou privadas, deve sempre dizer quais foram as suas fontes. Consulte sempre os direitos de reprodução.
Ferme ton cul
Viola é o Paulo Valentim.
é pena porque as imagens são bonitas mas o vídeo tem muitas interrupções
Para mim, o Porto é melhor !
No dates! The order of slides is not chronological - one moment it could be 1910 - and the next 1970!
Peço imensa desculpa pelo incomodo causado. Cumprimentos.