Perfeito ja trabalhei com os dois e mdp tem problema de fixação, solta as ferragens, principalmente as que estão em partes móveis e tem que usar mais cola na coladeira pra fita fixar bem mas mesmo assim não tem a mesma resistência, mas se bem cuidado dura muito
Perfeita a explicação! Vi muitos vídeos na Internet de pessoas dizendo que o mdp é tem mais resistência mecânica, seria legal se vc abordasse esse tema tb
@@marciopereiradeandrade7263 obrigada pelo feedback. Muita gente se levanta contra a explicação, mas normalmente são pessoas que vendem móveis de mdp 😃
no video vc diz que existe uma diferença de custo de 30% mais barato pro MDP na realidade essa diferença é entre 10 a 12% mais barato o MDP do que o MDF e porque isso pq o MDP consome menos materia prima de madeira, bom dito isso porque marcenaria não usa MDP 1 motivo por que ela não tem acesso ao MDP no Brasil as revendas de madeira fizeram uma opção somente pelo MDF diferentemente dos EUA e Europa onde MDP ´muito mais utilizado, 2 motivo somente as industrias de grande porte usam MDP, por questão qualidade realmente não existe um melhor que o outro e sim aplicações diferente o MDF surge pra suprir a necessidade de se ter uma placa de madeira que imite as caracteristicas da madeira maciça com relação a usinagem e arredondamento, por isso o uso de MDF é indica nestes casos, agora pra estuturas e peças retas o ideal é o MDP ele é mais leve, sua tendencia de empenamento é muito menor que do MDF sua resistencia a parafusos é melhor que o MDF, bom a final se fabricarmos um movel em MDF e o mesmo em MDP sua durabilidade sera a mesma, no caso de contato com agua o MDP obsorve menos umidade, mas os 2 materias vão estragar, então não existe material a prova de agua, ate existe material tanto MDF como MDP resistencia a umidade mas como o proprio nome diz resiste ate certo limite, por esta analise vemos que cada material tem sua caracterista de aplicabilidade, quem compra MDF achando que é melhor que o MDP o faz por ele visualmente parace ser melhor por ser mais homogenio que o MDP.
Por tudo que vc falou, o MDP é melhor que o MDF, pois o que mais se procura em móveis é a justamente a qualidade de serem mais resistentes a peso, umidade e a parafusos, o acabamento depende tão somente da empresa que vc contrata.
@@mariaj.barbalho871 eu tenho 2 móveis de MDP da minha casa, eles tem mais de 10 anos , e estão como novos, agora vou fazer um cômodos pequeno na minha casa planejado com MDP para testar .
Eu nunca comento em vídeos, mas este vale a pena. Obrigado por compartilhar sua experiência! Estava tentando trabalhar com MDP, e não dá, desisto, vou trocar os móveis mesmo (gosto de projetos DIY, e o MDP me fez desistir 😂).
Fiz várias pesquisas sobre o MDP na internet, inclusive em teses de mestrado/doutorado, em que o este material é mais indicado para estruturação dos móveis devido estar menos sujeitos ao empenamento (resistência à flexão), ao maior esforço ao arrancamento de parafusos e resistência à umidade comparado ao MDF. É claro que a decisão dos grandes fabricantes de móveis é redução de custos.
Ele possui características boas sim. Empenamento depende muito da densidade do produto. E sobre a questão de parafusos, por serem partículas, o MDP tem sim uma boa fixação. Mas quando se fala em qualidade de corte e acabamento, o MDF ganha disparadamente, especialmente no mercado brasileiro. Fora do Brasil, num mercado predominante de grandes indústrias, usa-se muito o MDP.
Sim, eles querem redução de custos, mas nós clientes queremos qualidade, e em móveis eu busco justamente isso: maior resistência a peso, umidade e parafusos, então a minha decisão foi pelo MDP. Ser mais barato foi só um Plus pra mim.
@@Marcenariaforadacaixamas o corte e acabamento fica à cargo da empresa que fabrica, o cliente busca qualidade. Se a empresa não consegue dar um bom acabamento, então o cliente tem que buscar outra empresa, não mudar o material.
Isso que o amigo falou é real. Tem uma empresa de moveis planejados na cidade vizinha q mesclam os 2 materiais.. por exemplo armarios. As portas e prateleiras sao em MDP e a parte externa é MDF.. em casa eu tenho armario todo em MDF onde as prateleiras empenaram com o tempo.. e o armario com prateleiras MDP estao retinhas.. e olha q o peso nas prateleiras de MDP sao maiores e mesmo assim nao empenaram.
Ola! Voce não comentou das diferenças de resistencias mecânicas. A definição de melhor, deve ser analisada para a função de cada peça. O MDP, por exemplo, tem uma resistencia mecanica melhor que o MDF.
Que tal um vídeo sobre pinus e madeira maciais? diferentes madeiras para diferentes usos? mais resistentes a água, melhor para iniciantes, flexibilidade, empenamento, etc.
Comprei uma cama pra minha filha de mdp e me arrependo as ferragens rasgaram o mdp como se fosse papel não sei se o produto que era de má qualidade, só sei que a cama desmontou intera tive que ficar colocando cantoneira reforços etc e mesmo assim a cama não durou muito ou seja mdp nunca mais.
@@mariaj.barbalho871exatamente o que pensei. Quando eu conheci o mdp pela primeira vez, achei que era esses aglomerados de Casas Bahia, mas é bem diferente.
Exatamente! Mas aí é ruim somente para a empresa que fabrica, não muda em nada para o cliente que só busca qualidade do material. Se a empresa não consegue entregar um bom corte e acabamento, então ela que é limitada e o cliente deve buscar outra empresa.
Eu compreendi a diferença que aparentemente cai derivar no formato do seu móvel, mas fiquei com uma dúvida porque li em alguns lugares que k mdp suporta mais peso, isso procede?
Ponha os 2 dentro de um balde d'água e veja se o MDF vai se sair melhor, va la, faça kkkkk fora que, uma chapa de 1,5cm de MPF colocado como pratilheira num roupeiro vai empenar muitoais rapido que uma em MDP, faça um teste kkkkk
Pra descobrir a diferença é muito simples. Cortem dois toquinhos, um de MDF e um de MDP. Jogue os dois dentro de um balde de água, e veja qual dos dois "arrega" primeiro...
@@analyst_dnb então, se não for dar banho, e não for você quem vai montar o armário, não tem diferença nenhuma... A questão não está na diferença entre os materiais, a diferença está no profissional ou indústria que fabrica os armários, e na habilidade do profissional de montagem em lidar com os materiais certos, para situações certas..
@@analyst_dnb apenas um adendo: com certeza, os dois não vão suportar. Por isso o comentário está bem claro "qual arrega PRIMEIRO"... Se fizer o teste, vai entender o que estou dizendo...
Ponha os 2 dentro de um balde d'água e veja se o MDF vai se sair melhor, vai la, faça pra ver se o MDF sera melhor pra convencer o preço maior kkkkk fora que, uma chapa de 1,5cm de MPF colocado como pratilheira num roupeiro vai empenar mais rapido que um em MDP, faça um teste kkkkkkkk
Quero parabenizar o canal pela qualidade do vídeo e da explicação, porém, discordo de alguns pontos e gostaria de expor minha opinião aqui já que também atuo na área já a alguns anos. Primeiramente achei a forma de falar de "grandes empresas" um pouco desrespeitosa principalmente pelo fato de que se são hoje grandes empresas é porque provaram sua qualidade com o passar dos anos então não acho justo dizer que a defesa do MDP é "balela". Outro ponto que na minha opinião o vídeo acaba se contradizendo um pouco é em dizer que o MDP tem um custo de produção menor que o do MDF já que no próprio no vídeo foi comentado a complexidade para trabalhar com esse material o que claramente aumenta seu custo de produção. Além disso, tratar o MDP como uma evolução do aglomerado não faz sentido se analisar o processo de fabricação de cada um desses materiais já que o MDP é feito exclusivamente de pinos ou eucalipto ( assim como o MDF ) e o aglomerado era literalmente um aglomerado de diversos tipos de madeiras e até mesmo cascas de arvore. Para finalizar gostaria de destacar o principal motivo para a utilização de MDP ser mais comum em marcas maiores que é o fato da própria Associação brasileira de normas técnicas ABNT atestar que esse material é mais recomendado para a parte estrutural dos móveis. A norma citada é a NBR 14.810. Obrigado pelo espaço para opinar e espero que entenda o motivo do meu comentário.
Perfeito ja trabalhei com os dois e mdp tem problema de fixação, solta as ferragens, principalmente as que estão em partes móveis e tem que usar mais cola na coladeira pra fita fixar bem mas mesmo assim não tem a mesma resistência, mas se bem cuidado dura muito
Legal ler a sua opinião… obrigada por compartilhar
Este é o video mais sincero sobre MDP e MDF e aborda um ponto de diferença fundamental: a trabalhabilidade do material
Perfeito suas explicações, ficou claro a diferença de mdf e mdp
Parabéns arrasou
Armário e guarda roupa reto: mdp
Corte arredondado ou detalhado: mdf
FIM.
Perfeita a explicação! Vi muitos vídeos na Internet de pessoas dizendo que o mdp é tem mais resistência mecânica, seria legal se vc abordasse esse tema tb
Parabéns pela clareza e honestidade na explicação!
@@marciopereiradeandrade7263 obrigada pelo feedback. Muita gente se levanta contra a explicação, mas normalmente são pessoas que vendem móveis de mdp 😃
no video vc diz que existe uma diferença de custo de 30% mais barato pro MDP na realidade essa diferença é entre 10 a 12% mais barato o MDP do que o MDF e porque isso pq o MDP consome menos materia prima de madeira, bom dito isso porque marcenaria não usa MDP 1 motivo por que ela não tem acesso ao MDP no Brasil as revendas de madeira fizeram uma opção somente pelo MDF diferentemente dos EUA e Europa onde MDP ´muito mais utilizado, 2 motivo somente as industrias de grande porte usam MDP, por questão qualidade realmente não existe um melhor que o outro e sim aplicações diferente o MDF surge pra suprir a necessidade de se ter uma placa de madeira que imite as caracteristicas da madeira maciça com relação a usinagem e arredondamento, por isso o uso de MDF é indica nestes casos, agora pra estuturas e peças retas o ideal é o MDP ele é mais leve, sua tendencia de empenamento é muito menor que do MDF sua resistencia a parafusos é melhor que o MDF, bom a final se fabricarmos um movel em MDF e o mesmo em MDP sua durabilidade sera a mesma, no caso de contato com agua o MDP obsorve menos umidade, mas os 2 materias vão estragar, então não existe material a prova de agua, ate existe material tanto MDF como MDP resistencia a umidade mas como o proprio nome diz resiste ate certo limite, por esta analise vemos que cada material tem sua caracterista de aplicabilidade, quem compra MDF achando que é melhor que o MDP o faz por ele visualmente parace ser melhor por ser mais homogenio que o MDP.
Excelente comentário
O melhor comentário que já li
Por tudo que vc falou, o MDP é melhor que o MDF, pois o que mais se procura em móveis é a justamente a qualidade de serem mais resistentes a peso, umidade e a parafusos, o acabamento depende tão somente da empresa que vc contrata.
@@mariaj.barbalho871 eu tenho 2 móveis de MDP da minha casa, eles tem mais de 10 anos , e estão como novos, agora vou fazer um cômodos pequeno na minha casa planejado com MDP para testar .
Eu nunca comento em vídeos, mas este vale a pena. Obrigado por compartilhar sua experiência! Estava tentando trabalhar com MDP, e não dá, desisto, vou trocar os móveis mesmo (gosto de projetos DIY, e o MDP me fez desistir 😂).
Parbabéns pela preciosa informação.
Deus te abençoe grandemente
Aqueles tratamentos pra o MDF valem a pena? (Para locais com umidade)
Muito obrigada por excelente esclarecimento
Muito bom o vídeo. Mdp nunca foi igual ao mdf como muitos dizem
Muito boa a explicação, ajudou demais. Valeu.
Fiz várias pesquisas sobre o MDP na internet, inclusive em teses de mestrado/doutorado, em que o este material é mais indicado para estruturação dos móveis devido estar menos sujeitos ao empenamento (resistência à flexão), ao maior esforço ao arrancamento de parafusos e resistência à umidade comparado ao MDF. É claro que a decisão dos grandes fabricantes de móveis é redução de custos.
Ele possui características boas sim. Empenamento depende muito da densidade do produto. E sobre a questão de parafusos, por serem partículas, o MDP tem sim uma boa fixação.
Mas quando se fala em qualidade de corte e acabamento, o MDF ganha disparadamente, especialmente no mercado brasileiro. Fora do Brasil, num mercado predominante de grandes indústrias, usa-se muito o MDP.
Sim, eles querem redução de custos, mas nós clientes queremos qualidade, e em móveis eu busco justamente isso: maior resistência a peso, umidade e parafusos, então a minha decisão foi pelo MDP. Ser mais barato foi só um Plus pra mim.
@@Marcenariaforadacaixamas o corte e acabamento fica à cargo da empresa que fabrica, o cliente busca qualidade. Se a empresa não consegue dar um bom acabamento, então o cliente tem que buscar outra empresa, não mudar o material.
Guarda roupa qual é a melhor madeira?
Isso que o amigo falou é real. Tem uma empresa de moveis planejados na cidade vizinha q mesclam os 2 materiais.. por exemplo armarios. As portas e prateleiras sao em MDP e a parte externa é MDF.. em casa eu tenho armario todo em MDF onde as prateleiras empenaram com o tempo.. e o armario com prateleiras MDP estao retinhas.. e olha q o peso nas prateleiras de MDP sao maiores e mesmo assim nao empenaram.
Que amor. Obrigado pelas informações.
Ola! Voce não comentou das diferenças de resistencias mecânicas. A definição de melhor, deve ser analisada para a função de cada peça. O MDP, por exemplo, tem uma resistencia mecanica melhor que o MDF.
isso ai
Que tal um vídeo sobre pinus e madeira maciais? diferentes madeiras para diferentes usos? mais resistentes a água, melhor para iniciantes, flexibilidade, empenamento, etc.
Obrigada pela sugestão. Vamos providenciar
@@Marcenariaforadacaixa 😍🥰
Comprei uma cama pra minha filha de mdp e me arrependo as ferragens rasgaram o mdp como se fosse papel não sei se o produto que era de má qualidade, só sei que a cama desmontou intera tive que ficar colocando cantoneira reforços etc e mesmo assim a cama não durou muito ou seja mdp nunca mais.
Com ctz te venderam aglomerado dizendo que era MDP
@@mariaj.barbalho871Certeza!
@@mariaj.barbalho871exatamente o que pensei. Quando eu conheci o mdp pela primeira vez, achei que era esses aglomerados de Casas Bahia, mas é bem diferente.
Eu queria saber qual desses materias tem maior resistência no quesito suportar peso, qual demora mais tempo pra envergar...
Neste caso específico o MDP.. a resistência mecânica dele é maior
Então a principal contra do mdp é a dificuldade de corte
Exatamente! Mas aí é ruim somente para a empresa que fabrica, não muda em nada para o cliente que só busca qualidade do material. Se a empresa não consegue entregar um bom corte e acabamento, então ela que é limitada e o cliente deve buscar outra empresa.
Eu compreendi a diferença que aparentemente cai derivar no formato do seu móvel, mas fiquei com uma dúvida porque li em alguns lugares que k mdp suporta mais peso, isso procede?
Isso é balela amigo. Como disse essa linda mulher: a única vantagem do MDP é o preço.
Mdp aguenta mais peso e mais umidade é só dar um google q qq site vai te falar isso, pare de confundir as pessoas sópq vc comprou errado@@mrsbr7739
Quero comprar uma mesa, e ela é feita de MDP e MDF. Vale a pena?
Me inscrevi no canal, pela honestidade, conhecimento, eu sou robista, mas com um amplo conhecimento, e você é fantástica, abração, além de ser linda
Excelente explicação. Sua dicção é perfeita. Parabéns!
Obrigada pelo feedback ❤
Perfeito os prós e contras.
Pelo que vejo a senhorita é uma especialista, pois só falou verdades. Quem fala que MDP é resistente é porque quer vender o barato pelo caro.
Ponha os 2 dentro de um balde d'água e veja se o MDF vai se sair melhor, va la, faça kkkkk fora que, uma chapa de 1,5cm de MPF colocado como pratilheira num roupeiro vai empenar muitoais rapido que uma em MDP, faça um teste kkkkk
Perfeito! Sem rodeios.
ESTOU ADORANDO VER OS SEUS SEUS VIDEOS
que bom, fico muito feliz! seja muito bem vinda ao canal :)
Prefiro MDF %
gostei muito obrigado ia comprar o MDP
Italinea é MDF ou MDP?
a maior parte do móvel é MDP, porém pode ser usado MDF dependendo do acabamento
Realmente, o MDF tem uma consistência bem melhor do que o MDP.
Agora eu entendi...
Pra descobrir a diferença é muito simples. Cortem dois toquinhos, um de MDF e um de MDP. Jogue os dois dentro de um balde de água, e veja qual dos dois "arrega" primeiro...
Pra q se os dois não aguentam ficar na água, esse teste não ajuda em.nada, ninguém vai dar banho no guarda roupa ou armário da cozinha 😂
@@analyst_dnb então, se não for dar banho, e não for você quem vai montar o armário, não tem diferença nenhuma... A questão não está na diferença entre os materiais, a diferença está no profissional ou indústria que fabrica os armários, e na habilidade do profissional de montagem em lidar com os materiais certos, para situações certas..
@@analyst_dnb apenas um adendo: com certeza, os dois não vão suportar. Por isso o comentário está bem claro "qual arrega PRIMEIRO"... Se fizer o teste, vai entender o que estou dizendo...
Ponha os 2 dentro de um balde d'água e veja se o MDF vai se sair melhor, vai la, faça pra ver se o MDF sera melhor pra convencer o preço maior kkkkk fora que, uma chapa de 1,5cm de MPF colocado como pratilheira num roupeiro vai empenar mais rapido que um em MDP, faça um teste kkkkkkkk
Quero parabenizar o canal pela qualidade do vídeo e da explicação, porém, discordo de alguns pontos e gostaria de expor minha opinião aqui já que também atuo na área já a alguns anos. Primeiramente achei a forma de falar de "grandes empresas" um pouco desrespeitosa principalmente pelo fato de que se são hoje grandes empresas é porque provaram sua qualidade com o passar dos anos então não acho justo dizer que a defesa do MDP é "balela". Outro ponto que na minha opinião o vídeo acaba se contradizendo um pouco é em dizer que o MDP tem um custo de produção menor que o do MDF já que no próprio no vídeo foi comentado a complexidade para trabalhar com esse material o que claramente aumenta seu custo de produção. Além disso, tratar o MDP como uma evolução do aglomerado não faz sentido se analisar o processo de fabricação de cada um desses materiais já que o MDP é feito exclusivamente de pinos ou eucalipto ( assim como o MDF ) e o aglomerado era literalmente um aglomerado de diversos tipos de madeiras e até mesmo cascas de arvore. Para finalizar gostaria de destacar o principal motivo para a utilização de MDP ser mais comum em marcas maiores que é o fato da própria Associação brasileira de normas técnicas ABNT atestar que esse material é mais recomendado para a parte estrutural dos móveis. A norma citada é a NBR 14.810. Obrigado pelo espaço para opinar e espero que entenda o motivo do meu comentário.
Me conta onde você trabalha?
@@Marcenariaforadacaixa com certeza com MDP
@@drogaeobraia.958você deixou a moça sem palavras kkkk
Belíssima explicação. parabéns e sucesso
Obrigada por assistir e comentar
Risadinhas gostosas que vc dá nesse vídeo, parabéns pela orientação bj