Ótima Aula. Fui testar hoje, todo animado, só troquei o comparador LM358 e não funciona corretamente, tentei várias formas. Infelizmente... O que me intrigou é que nas entradas do flip flop, onde liga as saídas do comparador ter uma voltagem de certa de 700mv.
É interessante alterar este Low side shunt para um High side shunt, ou seja, utilizar o shunt antes da carga. Para tal, basta utilizar um OpAmp diferencial para ler a tensão sobre o high side shunt. Dependendo da aplicação, deslocar a referência de GND da carga pode provocar loops de massa, o que complica bastante todo o layout de uma pcb. Outra vantagem de usar o High side é que caso seja necessário monitorar a tensão sobre a carga, essa tensão não irá variar em função da corrente, pois a referencia de GND para a carga não irá mudar. Uma outra técnica que também pode ser utilizada é o uso de um espelho de corrente (há algumas limitações de precisão que dependem de temperatura e casamento de transistores), pois a queda de tensão nesse espelho será constante, enquanto a monitoração da corrente no outro lado pode ser realizada sem qualquer influencia na carga. Um abraço.
Muito boa aula WR! Para adicionar a função de resetar esse circuito apenas com um botão seria interessante usar um PNP na linha positiva para fazer o acionamento do circuito, assim, quando necessário resetar (em caso de um curto na saída), basta acionar um botão com resistor de pull-up na base do transistor. Pode ser até um MOSFET... Adoraria ver uma versão microcontrolada!
Boa noite professor!! Sou seu aluno de diversos cursos ;) gostaria de agradecer por todo conhecimento passado e pedir uma aula falando afundo sobre os LDO , falando sobre seu esquemático e aplicação.
Boa noite Wagner. Preciso de uma forcinha sua rsrs. Esses dois vão suportar a corrente limitadora do circuito. Certo? Eu preciso de uma proteção dessa para proteger um controlador de velocidade de um pequeno carro elétrico e a corrente que preciso e de pelo menos 40A nas eu quero mesmo 60A se esses resistores vão determinar a corrente e são de alguns miliamperes. Precisaria de um resistor de altíssima corrente para suportar o limite que preciso. É isso ou meu raciocínio está errado e bastaria um resistor mais forte e com a resistência alta e não necessariamente a corrente alta?
Não sei se entendeu minha dúvida mas resumindo um pouco... A dúvida é se preciso de um resistor de muito alta potência ou só de alta resistência mesmo?
Prezado Rambo, esse integrado não é indicado para esse tipo de circuito, pois quando a tensão está muito próximo de zero volts o integrado apresenta anomalia em sua saida. O circuito apropriado para esse circuito é o lm358 ou lm324. Que Deus lhe abençoe muito e toda a sua família.
A proposta do LM393 é ser um comparador simples, então, ele tem a função de apenas fornecer os níveis lógicos na saída e esses níveis não são estáticos. Por exemplo, o nível 1 normalmente é representado por 5V, mas dificilmente um circuito alimentado com 5V dará essa saída bonitinha, então o nível 1 pode ser considerado uma faixa, entre 4,5V e 5V. Qualquer valor de tensão entre 4,5V e 5V são considerados nível lógico 1. O mesmo acontece com o nível lógico 0. É muito difícil um circuito aplicar exatamente 0V, então uma faixa de 0 até uns 1,2V ainda é considerado nível lógico zero. No datasheet do 74LS74 tem essa informação do que o circuito considera nível 0 e nível 1. E quanto a instabilidade do LM393, cara, os compradores que já testei aqui todos tem uma tensãozinha de erro na saída, não compreendi bem qual anomalia você se refere, pode exemplificar? É algo parecido com o que eu citei?
que beleza de conteúdo, Wagner. Como estou fazendo o curso de microcontroladores PIC do seu canal, queria ver sim esse circuito programado para esse dispositivo. Vai ser interessante.
Boa noite professor, uma dúvida qual a diferença entre o LM393 e o LM358? Sei que um é amplificador operacional e o outro computador mas não entendo direito as diferenças de operação entre eles.
Boa noite. Utilizamos comparadores para comparar tensões e eles fornecem uma saída discreta de tensão a partir de entradas analógicas. Podemos utilizá-los para gerar sinais PWM, implementar conversores AD, entre outros. Explico em detalhes sobre comparadores e OPAMPs neste curso: go.hotmart.com/M50443817Y
Boa vídeo aula amigo! Uma dúvida: "posso colocar esse circuito como proteção no moto de bomba d'água 220v? Ou é melhor um disjuntor? " pq minha bomba d'água as vezes trava.
Seguindo sua sugestão de substituir parte desse circuito analógico por um microprocessador, poderíamos ligar a saída do shunt a um opamp e a saída desse a um microprocessador. Assim, bastaria comparar a leitura da porta a um valor pré estabelecido e, de acordo com essa comparação, controlar o relé através de algum transistor ligado em uma saída da cpu. O opamp corrigiria o range de tensão sobre o shunt para o range de tensão suportado pela cpu, além de casar a impêndancia. Correto?
@@junnyorbraga6504 O unico pré-requisito é que o microcontrolador tenha um conversor analógico-digital embutido, ou ADC (para que vc não tenha que comprar um), mas, todo microcontrolador atual o tem, portanto, você pode usar o da sua preferência. Opções muito populares são os PIC e AVR, mas o mercado atual disponibiliza muitas outras opções, como STM, ESP etc. O que você precisa para fazer essa substituição é saber programar o microcontrolador e conhecer um poquinho de eletrônica, principalmente o uso de Opamp e acionamento de relé, mas, todo esse conhecimento é disponibilizado aqui no canal, tanto de graça quanto por cursos pagos.
Esta topologia me lembra uma outra similar, só que utilizando SCR no lugar dos opamps, flipflop e transistor. Qual a vantagem da topologia deste vídeo?
@@canalwrkits o SCR entrando com catodo e o gate no shunt. Quando a queda de tensão marcar 0.6V, faz o SCR entrar em condução e chavear a bobina do relé. Bem parecido com o que você montou. Uma vantagem que enxergo em sua topologia é a versatilidade de se alterar a corrente de proteção sem precisar mexer no shunt. Abraços
@@canalwrkits mas a quando a corrente for maior que o permitido, a saída do amplificador operacional já vai para nível lógico alto, não? Por que ainda assim precisaria desse resistor de pull up?
Fantástico como sempre! 👏👏👏
Show de bola, professor!
Gostaria de ver a parte 2 com pic.
Ótima Aula. Fui testar hoje, todo animado, só troquei o comparador LM358 e não funciona corretamente, tentei várias formas. Infelizmente...
O que me intrigou é que nas entradas do flip flop, onde liga as saídas do comparador ter uma voltagem de certa de 700mv.
Ótimo professor a versão com pic é bem vinda...
É interessante alterar este Low side shunt para um High side shunt, ou seja, utilizar o shunt antes da carga. Para tal, basta utilizar um OpAmp diferencial para ler a tensão sobre o high side shunt.
Dependendo da aplicação, deslocar a referência de GND da carga pode provocar loops de massa, o que complica bastante todo o layout de uma pcb.
Outra vantagem de usar o High side é que caso seja necessário monitorar a tensão sobre a carga, essa tensão não irá variar em função da corrente, pois a referencia de GND para a carga não irá mudar.
Uma outra técnica que também pode ser utilizada é o uso de um espelho de corrente (há algumas limitações de precisão que dependem de temperatura e casamento de transistores), pois a queda de tensão nesse espelho será constante, enquanto a monitoração da corrente no outro lado pode ser realizada sem qualquer influencia na carga.
Um abraço.
Primeiroooooo, fala Wagner. To super eseprando essa sua aula aeee
Valeu Ian, bons estudos!
Ótimo circuito.apesar da simplicidade mostra uma eficiência elevada e uma ampla gama de aplicação.
Salver salver professor Wagner classica de sexta feira nota 1000 .
Valeu Vine! Tem sexta tem clássica =D
Circuito bem bolado, Um "disjuntor" DC eletrônico para proteção de fonte e outros circuitos.
Valeu Marcelo!
Fantástico professor...muito interessante. Um abraço de Portugal
Obrigado João! Abraços
ótima sacada Wagner!!!
Obrigado Marcio!
Eletrônica analógica é sempre bela! Fantastico
Muito bom, já dei like e guardei o pdf. Abraços
Excelente projeto!
Obrigado Edson!
Show!
Top. vc poderia fazer um comparador de tenção com PIC 12f675
Valeu, anotado!
Great job professor. Aula impecável.
Muito obrigado José!
Like 200. show Vou usar na minha fonte de bancada
Bons projetos Genilson!
Muito boa aula WR!
Para adicionar a função de resetar esse circuito apenas com um botão seria interessante usar um PNP na linha positiva para fazer o acionamento do circuito, assim, quando necessário resetar (em caso de um curto na saída), basta acionar um botão com resistor de pull-up na base do transistor. Pode ser até um MOSFET...
Adoraria ver uma versão microcontrolada!
Muito obrigado Paulo!
boa tarde eu montei este circuito e gostei mas não consigo fazer a lay out você tem ou faz. obrigado.
Olá Wagner boa aula
Obrigado José!
SUPER LIKE
Excelente!
Obrigado Gabriel!
Boa noite professor!! Sou seu aluno de diversos cursos ;) gostaria de agradecer por todo conhecimento passado e pedir uma aula falando afundo sobre os LDO , falando sobre seu esquemático e aplicação.
Anotado Eduardo, valeu e bons estudos!
É possível utilizar um CD4013 no lugar do 74LS74?
Perfeito!!!👏👏👏
valeu!
Gostei
Uma dúvida, se a gente montar gráfico da corrente de curto, ela de comporta como um degrau ou ela não é instantânea?
Boa, circuito top
Obrigado Marcos!
A topologia dos comparadores e do flipflop é semelhante ao 555
Parabéns um excelente circuito!
Sugestão, daria pra fazer um pra trabalhar com um TC. 0...5 A Ac.?
Valeu Edipolis! Não entendi exatamente sua dúvida.
Isso é o que chamam de soft start?
Boa noite Wagner. Preciso de uma forcinha sua rsrs. Esses dois vão suportar a corrente limitadora do circuito. Certo? Eu preciso de uma proteção dessa para proteger um controlador de velocidade de um pequeno carro elétrico e a corrente que preciso e de pelo menos 40A nas eu quero mesmo 60A se esses resistores vão determinar a corrente e são de alguns miliamperes. Precisaria de um resistor de altíssima corrente para suportar o limite que preciso. É isso ou meu raciocínio está errado e bastaria um resistor mais forte e com a resistência alta e não necessariamente a corrente alta?
Não sei se entendeu minha dúvida mas resumindo um pouco... A dúvida é se preciso de um resistor de muito alta potência ou só de alta resistência mesmo?
Muito bom! :)
Obrigado Anacleto!
O consumo de Tensão de Referência pelo cálculo 0,615/0,11=5,59 volts.
Prezado Rambo, esse integrado não é indicado para esse tipo de circuito, pois quando a tensão está muito próximo de zero volts o integrado apresenta anomalia em sua saida. O circuito apropriado para esse circuito é o lm358 ou lm324. Que Deus lhe abençoe muito e toda a sua família.
A proposta do LM393 é ser um comparador simples, então, ele tem a função de apenas fornecer os níveis lógicos na saída e esses níveis não são estáticos.
Por exemplo, o nível 1 normalmente é representado por 5V, mas dificilmente um circuito alimentado com 5V dará essa saída bonitinha, então o nível 1 pode ser considerado uma faixa, entre 4,5V e 5V. Qualquer valor de tensão entre 4,5V e 5V são considerados nível lógico 1.
O mesmo acontece com o nível lógico 0. É muito difícil um circuito aplicar exatamente 0V, então uma faixa de 0 até uns 1,2V ainda é considerado nível lógico zero.
No datasheet do 74LS74 tem essa informação do que o circuito considera nível 0 e nível 1.
E quanto a instabilidade do LM393, cara, os compradores que já testei aqui todos tem uma tensãozinha de erro na saída, não compreendi bem qual anomalia você se refere, pode exemplificar? É algo parecido com o que eu citei?
O circuito proposto não visa verificar uma corrente próxima de zero. Por este motivo podemos utilizar o LM393 sem problemas.
que beleza de conteúdo, Wagner.
Como estou fazendo o curso de microcontroladores PIC do seu canal, queria ver sim esse circuito programado para esse dispositivo. Vai ser interessante.
Valeu Murilo, vamos ver se implementamos.
@@canalwrkits vou ver se nessa semana, consigo assistir a mais algumas aulas do curso. Tenho andado ocupado com o trabalho...
Boa noite professor, uma dúvida qual a diferença entre o LM393 e o LM358? Sei que um é amplificador operacional e o outro computador mas não entendo direito as diferenças de operação entre eles.
Boa noite. Utilizamos comparadores para comparar tensões e eles fornecem uma saída discreta de tensão a partir de entradas analógicas. Podemos utilizá-los para gerar sinais PWM, implementar conversores AD, entre outros. Explico em detalhes sobre comparadores e OPAMPs neste curso: go.hotmart.com/M50443817Y
Boa vídeo aula amigo! Uma dúvida: "posso colocar esse circuito como proteção no moto de bomba d'água 220v? Ou é melhor um disjuntor? " pq minha bomba d'água as vezes trava.
Valeu! O ideal nesse caso é uso de disjuntor.
faz um circuito para converter onda quadrada em senoidal!!!!
Já tem no canal: th-cam.com/video/JqueSZneQx4/w-d-xo.html
Entre outros... dê uma pesquisada e bons estudos!
Seguindo sua sugestão de substituir parte desse circuito analógico por um microprocessador, poderíamos ligar a saída do shunt a um opamp e a saída desse a um microprocessador. Assim, bastaria comparar a leitura da porta a um valor pré estabelecido e, de acordo com essa comparação, controlar o relé através de algum transistor ligado em uma saída da cpu. O opamp corrigiria o range de tensão sobre o shunt para o range de tensão suportado pela cpu, além de casar a impêndancia. Correto?
Isso mesmo Daniel.
Bom dia Daniel, poderia me informar qual é o micro que substitui parte desse circuito?
@@junnyorbraga6504 O unico pré-requisito é que o microcontrolador tenha um conversor analógico-digital embutido, ou ADC (para que vc não tenha que comprar um), mas, todo microcontrolador atual o tem, portanto, você pode usar o da sua preferência. Opções muito populares são os PIC e AVR, mas o mercado atual disponibiliza muitas outras opções, como STM, ESP etc. O que você precisa para fazer essa substituição é saber programar o microcontrolador e conhecer um poquinho de eletrônica, principalmente o uso de Opamp e acionamento de relé, mas, todo esse conhecimento é disponibilizado aqui no canal, tanto de graça quanto por cursos pagos.
Esta topologia me lembra uma outra similar, só que utilizando SCR no lugar dos opamps, flipflop e transistor. Qual a vantagem da topologia deste vídeo?
Para saber a vantagem eu teria que ver a qual topologia você se refere.
@@canalwrkits o SCR entrando com catodo e o gate no shunt. Quando a queda de tensão marcar 0.6V, faz o SCR entrar em condução e chavear a bobina do relé. Bem parecido com o que você montou. Uma vantagem que enxergo em sua topologia é a versatilidade de se alterar a corrente de proteção sem precisar mexer no shunt. Abraços
Só não entendi para o quê serve o resistor R4 de pull up na saída do amplificador operacional de baixo
Para garantir o nível lógico alto.
@@canalwrkits mas a quando a corrente for maior que o permitido, a saída do amplificador operacional já vai para nível lógico alto, não? Por que ainda assim precisaria desse resistor de pull up?
like 67
Show!!!