A BOLHA no Mercado de Tecnologia é Real?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 924

  • @pulagrilo
    @pulagrilo 2 ปีที่แล้ว +108

    Sou desenvolvedor desde 2010 e vejo a essa desistência dos estudantes desde meu primeiro ano de faculdade em 2007. Na minha opinião, todo o começo é difícil, quando eu comecei, tive muitas dificuldades para aprender, porém, quando não entendia algo, ai que me dava mais vontade de estudar pra aprender. Hoje temos muitas pessoas que desistem na primeira frustração. Outra coisa, não pense que conseguiu o primeiro emprego, ta ganhando bem, agora devo me acomodar, não é assim que funciona, se você ficar sem estudar 1 ano, já perde muito conteúdo, pois a área é muito dinâmica, então tenha em mente que ser desenvolvedor vai requerer estudar sempre.

    • @wc8435
      @wc8435 2 ปีที่แล้ว +4

      Exatamente. Na velocidade com que a tecnologia evolui, nem precisa ficar um ano sem estudar, em 6 meses o profissional já vai ter dificuldades...

    • @leandrozanardo1046
      @leandrozanardo1046 2 ปีที่แล้ว +9

      Graças a deus. Se o cara não tem a atitude de entender um problema e correr atrás de uma solução ele com certeza ta na área errada pq afinal ele vai fazer isso todo santo dia.
      Todo mundo pode ser dev, mas ser dev não é pra todo mundo...

    • @pulagrilo
      @pulagrilo 2 ปีที่แล้ว +2

      @@leandrozanardo1046 correto.

    • @ne0nmancer
      @ne0nmancer 2 ปีที่แล้ว +5

      O foda da programação é que atrai muita gente dos "joguinhos" que não querem nada com a vida, então essas pessoas veem a realidade da área e desistem rápido. No meu curso mesmo (Ciência da Comp. 5ª Fase), já perdemos uns 10 colegas, pois acham que ensino superior é uma experiência passiva, onde o aluno não precisa correr atrás e aprender por conta.

    • @luizeufraziodacostamoraesp4045
      @luizeufraziodacostamoraesp4045 2 ปีที่แล้ว +1

      @@ne0nmancer ihh mano, isso ocorre em todo curso eu estudo programação pôr conta própria, e estou terminado uma faculdade em matemática e isso mesmo que vc falou o pessoal entra com a mentalidade de ensino médio e não que o professor é importante mas ele não é tudo, se tu não se empenhar não adianta nada.

  • @jefersonalmeida8363
    @jefersonalmeida8363 2 ปีที่แล้ว +427

    Trabalho com desenvolvimento de software desde 2012. E o maior problema é a alta demanda e a falta de profissionais realmente qualificados. Isso se dá ao fato de iniciantes caírem no famoso marketing: “se torne um programador em 30 dias e ganhe 15k por mês”
    Minha humilde opinião: propagandas assim deveriam ser um crime. 😬

    • @danigui8573
      @danigui8573 2 ปีที่แล้ว +58

      Nao acho. Como inciante e estudando a mais de um ano e sem trabalho o que vejo, pelo lado de quem tá procurando trabalho, as empresas querem alguém que saiba muito pagando pouco (o de sempre), não querem alguém pra ter que ensinar, querem alguém pronto, pq a equipe é sempre a menor possível. Por exemplo, eu sou formado em administração e na época em que eu procurava trabalho na área, mesmo pra cargo mais baixo, não pediram experiência prévia ou conhecimento em XYZ pq as empresas usam sistemas diferentes e da pra ensinar ali durante o trabalho. Com desenvolvimento não é assim, as empresas acham que por ter tudo na internet aí, o cara já pode chegar lá e "taca-lhe pal". Acho que em 2012 só com html, css e JS e o básico de php já se conseguiria entrar no mercado. Hoje não, e acho que é por isso que dizem que "tem muito profissional desqualificado", não é por conta de bootcamp abc, é a empresa que achando que é tudo fácil e muito desenvolvedor concordando com isso que se pede alguém que saiba tudo, mas isso é impossível.

    • @AndreNorbim
      @AndreNorbim 2 ปีที่แล้ว +14

      Você pode definir o que é um profissional realmente qualificado? O que ele deveria entregar?

    • @viniciuscosta4222
      @viniciuscosta4222 2 ปีที่แล้ว +7

      @@danigui8573 em 2012 não era bem assim não. O filtro era muito mais alto que hoje, tinha uns testes ferrados. Vc não entrava na área do com cursinho igual é hoje.

    • @danigui8573
      @danigui8573 2 ปีที่แล้ว +18

      @@viniciuscosta4222 não sei. O pessoal mais velho que conheço falam que era só saber montar uma página com um pouco de php e animar com jQuery que já dava pra pelo menos entrar, arranjar trabalho e depois vai vendo mais a fundo. Se entregava mesmo código com gambiarra já estava contratado. Veja bem, eu estou falando de entrar, acesso, primeira oportunidade. E não de chegar montar 3 servidores e criar um programa que atenda 10000 requisições por minuto que não fique lento e que ainda seja altamente seguro.

    • @viniciuscosta4222
      @viniciuscosta4222 2 ปีที่แล้ว +10

      @@danigui8573te entendi, mas hoje tá fácil tbm, tem um monte de bootcamp aí. Um cara entrou na minha equipe como Jr, vei de um boot Camp, ele não sabe o básico do básico. Qualquer atividade trivial ele não consegue fazer. Se eu peço para ele criar um model com alguns atributos, algo bem simples mesmo, ele não sabe. E ganha 4k. Mas entendi o que vc fala, pois tem gente esforçada que já sabe o básico para de virar e não consegue.

  • @FernandoTakeshiSato
    @FernandoTakeshiSato 2 ปีที่แล้ว +75

    Oferta e demanda na veia! A velocidade de digitalização / sistematização de basicamente todas as atividades produtivas é muito superior à velocidade de formação de novos profissionais, até porque bons profissionais não se formam do dia pra noite - é preciso muita dedicação e tempo nas "trincheiras" para se atingir um patamar de excelência.
    Acredito que estas tendências irão continuar assim por muitos anos.

  • @analuiza2677
    @analuiza2677 2 ปีที่แล้ว +84

    Cara, na real? Enquanto as empresas no Brasil quiserem Júnior com experiência de Pleno ou ficarem brigando por Pleno/Sênior, essa escassez vai continuar aumentando porque quem tem a cabeça no lugar vai aprender outro idioma e trabalhar para empresas de fora do Brasil. Eu fiz isso, conheço tantas outras pessoas que fizeram isso e cada vez mais existem mais pessoas que fazem isso.

    • @PedroSpooky
      @PedroSpooky 2 ปีที่แล้ว +8

      Esse é caminho que quero seguir, enquanto estudo programação pretendo aprender inglês junto

    • @nomadismo8579
      @nomadismo8579 2 ปีที่แล้ว +4

      1% do supostos dev tem portfolio...ai fica complicado de recrutar

    • @paulacastro6785
      @paulacastro6785 2 ปีที่แล้ว

      Estou estudando para isso, se pudesse dar dicas eu agradeço

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@nomadismo8579 Aqui nos comentários eu vi uns dizendo que tem portfólio mas que mesmo assim não são recrutados

    • @tauanrenascido7763
      @tauanrenascido7763 2 ปีที่แล้ว

      Tô iniciando na programação agora... Como júnior posso trabalhar pra fora ???

  • @EliasSilva-mq1kn
    @EliasSilva-mq1kn 2 ปีที่แล้ว +599

    O problema é que as empresas de tecnologia querem um Dev Júnior com 30 anos de experiência 10 projetos e que saibam todas as linguagens de programação.

    • @rugbysuzaku
      @rugbysuzaku 2 ปีที่แล้ว +81

      É exatamente esse mesmo pensamento que tive ao ver esse vídeo, existe a demanda mas querem pessoas prontas e com experiência. Estou estudando programação a 7 meses, embora eu já saiba fazer algumas coisas, sou um desses profissionais que vai demorar para ingressar de fato no mercado pq não tenho experiência comprovada que as vagas exigem. é Bizarro isso

    • @EliasSilva-mq1kn
      @EliasSilva-mq1kn 2 ปีที่แล้ว +26

      @@rugbysuzaku Totalmente bizarro e coisas de empresas brasileiras, mas meu conselho pra vc é estágio irmão, vai ganhar pouco mas quem sabe seja efetivado.

    • @renatoknot
      @renatoknot 2 ปีที่แล้ว +92

      A demanda é só pra pleno/sênior.... Os Jr estão ficando pra trás é só ver as vagas quase não tem, quando tem pedem experiência de 3 anos + domínios de umas 5 tecnologias.... Se eu fosse sênior hoje iria aprimorar o inglês pra ganhar em dólar, e com isso o mercado nacional está ficando cada vez mais escassos, acredito que as empresas têm que mudar o olhar pra quem está começando ou a mão de obra vai quebrar por aqui

    • @EliasSilva-mq1kn
      @EliasSilva-mq1kn 2 ปีที่แล้ว +19

      @Projeto Dev com certeza, o grande problema é que para uma primeira oportunidade ninguém tem conhecimento e experiência que as empresas exigem.
      Esse é o nosso Brasil.

    • @nandomax3
      @nandomax3 2 ปีที่แล้ว +53

      @Projeto Dev eu entrei na área vindo da engenharia. Eu sugiro mandar currículo mesmo quando a vaga pede muita coisa. Eu fui contratado como júnior enviando meu currículo pra uma vaga de pleno

  • @josedesouza5549
    @josedesouza5549 2 ปีที่แล้ว +8

    Eu sou formado em Jornalismo e atualmente trabalho com comunicação empresarial 8h por dia em home office. Porém, já faz um tempo que estou extremamente frustrado com essa área em que me formei e há um ano comecei meus estudos na área de programação, focado em front-end React, visando uma transição de carreira. Hoje acredito que tomei essa decisão por influência dessas gurus da tecnologia, que fazem diversas promessas milagrosas, de vagas infinitas e dinheiro fácil.
    Em um ano de estudo e busca constante por emprego na área (Linkedin e Catho), percebi que não é tão fácil como parece, assim como você disse no vídeo. A oferta de vagas para iniciantes não é tão ampla assim, além de ser extremamente competitiva. Até o momento, realizei mais entrevistas para vagas de Web Designer, porque para programador de fato não obtive tantos retornos.
    Agora em 2022, refleti sobre essa minha jornada e tomei algumas decisões:
    * Me matriculei em uma faculdade EAD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas buscando a formação acadêmica e a possibilidade de conseguir um estágio;
    * Estou migrando do JavaScript/Front-End para o Python com Análise de Dados, pois trabalho com produção de relatórios em Excel e Power Point, e esse conhecimento acredito que vai se encaixar melhor com minha atual experiência, além de gostar dessa área.
    Contudo, não acho que o tempo que eu investi em programação foi desperdiçado, acho que poderia ter pensado melhor no ínicio, sem ser tão influenciado, mas de qualquer forma, todo conhecimento e prática com o JavaScript está facilitando demais o meu aprendizado de Python, a curva de evolução será muito mais rápida (para quem se arrepende uma uma formação de 4 anos, o que é 1 ano de estudo rsrs). Outra coisa que me conforta é saber que não investi muito dinheiro, fui bem consciente, e os únicos cursos que comprei foram Origamid e Rocketseat, gastando aproximadamente 1k em um ano.
    A minha dica para a galera que está pensando em migrar agora é ter muita paciência e não acreditar em promessas malucas da internet. O mercado de trabalho é muito complicado em diversas áreas, e em tecnologia não é muito diferente.

  • @heitorgoncalez4810
    @heitorgoncalez4810 2 ปีที่แล้ว +160

    Só quem estuda afundo programação sabe que uma tonelada desiste no caminho.

    • @gessegoncalves6493
      @gessegoncalves6493 2 ปีที่แล้ว +2

      Verdade

    • @Eduardo_BP
      @Eduardo_BP 2 ปีที่แล้ว +4

      Tonelada ? Em que sentido, em relação a quantidade de coisas a se estudar/aprender ou dificuldade ?

    • @jonathanCristian-p8b
      @jonathanCristian-p8b 2 ปีที่แล้ว +16

      @@Eduardo_BP sentido que a profissão de TI é uma das que mais tem taxa de suicídio no mundo... não é feita pra todo mundo. Quem quer entrar na área ta olhando só o salário, não entende nada do que está por vir...
      TI e Programação (infelizmente) não é para todos.

    • @renatosardinhalopes6073
      @renatosardinhalopes6073 2 ปีที่แล้ว +19

      Mesma coisa medicina e direito, não? O que eu acho que é o problema é que o pessoal não leva programação tão a sério quanto a essas áreas, por isso o tanto de desistência.
      Quando a desistência na faculdade de programação, não necessariamente tem correlação. Talvez o cara viu que pode aprender melhor fora dela.

    • @jonathanCristian-p8b
      @jonathanCristian-p8b 2 ปีที่แล้ว +3

      @@renatosardinhalopes6073 em relação aos estudos sim, em relação ao estresse não...
      Pelo menos não o que dizem as pesquisas.

  • @alexspmiranda
    @alexspmiranda 2 ปีที่แล้ว +28

    To vendo muita gente reclamando que o mercado está pedindo gente com experiência, então vou dar minha opinião de vivência de mercado que tenho: Buscar profissional que tenha experiência não quer dizer que o profissional tenha anos de trabalho! A maioria das empresas grandes migraram para CLOUD, seja AWS, GCP ou Azure! Estude e domine uma dessas! Domine versionamento com GIT, seja bom em pelo menos uma linguagem de programação! Eu vejo muito programador iniciante se contentando apenas com Python, e a menos que você seja analista de dados, ML, ou algo similar, Python (e aqui vai minha opinião que é MUITO pessoal) é excelente para dados, mas não é tão bom quando se fala em criar projetos muito grandes. Não estou dizendo que Python é ruim ou que você não vai conseguir emprego ou muito menos que empresas só usam Python pra dados, mas você ser bom em alguma outra coisa te coloca em outro nível, exemplo: JS, C# ou Java. E aqui vai o mais importante: Enquanto você não consegue a sua vaga, crie projetos pessoais legais e coloque no GitHub como público, contribua em projetos opensource e para os mais corajosos, busque freelas porque isso vai te dar coragem, experiência e bagagem para que empresas te contratem!

    • @luiza4142
      @luiza4142 2 ปีที่แล้ว +3

      O unico problema é que cada linguagem possui uma "stack" própria e para quem está entrando no mercado, assim como eu, aprender: HTML, CSS. JS, React. Redux, MySql, Postgres, AWS, Design Patterns, Java, Spring Boot, etc... leva certo tempo. A questão é que estudar pela internet, seja pela documentação, youtube ou curso online, não chega aos pés de trabalhar cerca de 1 mês em uma empresa onde o código é "pra valer" e não sisteminha crud

    • @devTalks3641
      @devTalks3641 ปีที่แล้ว

      Pq recomenda coragem pra entrar no freela?

    • @alexspmiranda
      @alexspmiranda ปีที่แล้ว

      @@devTalks3641 ao contrário, entrar no freela te da coragem. confiança e portfólio. Uma hora a bola entra pro gol meu amigo, mas tem que chutar.

  • @jonathantorquato7882
    @jonathantorquato7882 2 ปีที่แล้ว +160

    Não sou da área (ainda) mas meu irmão está a uns 5 anos na área e é Dev backend. Pelo que ele fala, a tendência do Brasil é ficar brigando por pleno/sênior, dão pouquíssimas vagas pra júnior. Os profissionais estão aprimorando o inglês e trabalhando pra empresas do exterior ganhando em dólar, assim como meu irmão está ganhando. Brasil vai demorar muuuuuuuuuuuuuuuito pra deixar o mercado legal.

    • @Vinicius-rq9is
      @Vinicius-rq9is 2 ปีที่แล้ว +53

      Concordo cara, tem vagas BR que exigem inglês e experiência, se for pra ter isso é mil vezes melhor ir pra vaga do exterior e ganhar 4 vezes mais

    • @feihokpai
      @feihokpai 2 ปีที่แล้ว +36

      Todos gostariam de contratar todo mundo sênior. Difícil é terem dinheiro pra pagar esses profissionais.

    • @nathantorquato9777
      @nathantorquato9777 2 ปีที่แล้ว +4

      Isso é verdade, seu irmão é muito sábio

    • @JS-bp6cy
      @JS-bp6cy 2 ปีที่แล้ว +7

      Então, se vc ver os vídeos desse canal mesmo, vai ver q tem um falando sobre justamente essa questão dos devs Br indo pra gringa e a realidade é mais amarga. A régua de devs na gringa é maior e mesmo os mais experientes podem acabar se frustrando. São poucos os q realmente conseguem essa condição (no vídeo em questão eles citam algo em torno de 2%). Mas sim, se tiver o segundo idioma já é uma grande vantagem pra ser dev (na verdade é uma vantagem pra maioria das profissões q exigem qualificação), porém no Br a experiência ainda é mais relevante. Senti isso na pele. Futuramente pretendo trabalhar no exterior mas primeiro foco na experiência.

    • @feihokpai
      @feihokpai 2 ปีที่แล้ว +13

      @@JS-bp6cy A demanda no exterior está muito grande. Hoje pra alguns trabalhos júnior, que são bem pagos lá, você só precisa de um inglês razoável.
      É um equívoco de pensar que o nível lá fora é muito acima do Brasil. Não é. Tem muita empresa lá fora mais desorganizada que as daqui.

  • @guilhermeaugusto364
    @guilhermeaugusto364 2 ปีที่แล้ว +103

    Bom profissionais formados tem, o problema é que você se forma e cai no loop de ir atrás de experiência mas não conseguir porque para ter experiência você precisa ter experiência, juntando isso a vagas de Júnior com requisitos de anos de estudo e empresas que não querem ninguém que elas vão ter que treinar, aí cai nessa "escassez". Como recentemente em uma vaga que me candidatei os entrevistadores elogiaram meus projetos e meu código e que era excelentes para um Júnior e terminaram com um infelizmente procuramos alguém com experiência na área. Ou seja mesmo com projetos que demonstram que eu tenho experiência por nenhum desses projetos ter sido feito para uma empresa eu fui descartado. Aí fica difícil até querer continuar tentando entrar nessa área e para o meu azar é a única coisa que eu gosto de fazer.

    • @herculesoliveiradasmerces7428
      @herculesoliveiradasmerces7428 2 ปีที่แล้ว +8

      Muito sincero, deveria fixar esse comentário.

    • @viniciuscosta9792
      @viniciuscosta9792 2 ปีที่แล้ว +7

      Recomendo dar uma olhada em empregos no exterior cara, realmente é frustante ver tanto requisito e as vezes para um salário baixo.

    • @crisbiage3022
      @crisbiage3022 2 ปีที่แล้ว +7

      Falou tudo!!
      Eu tbm...a única coisa que realmente gostaria de trabalhar...mas para dev frontend tem que saber além do trio H C J, tem um monte de tecnologia e tecnologia, experiência em ambiente tal... tô pensando em desistir mas não faço a mínima ideia do qual área é melhor...

    • @isabeladutra45
      @isabeladutra45 2 ปีที่แล้ว +6

      Mas geralmente profissional que faz faculdade tem que fazer estágio e já é uma experiência profissional pois conta em carteira... essa luta aí é pra quem não fez uma faculdade... sou formada e não tive dificuldade pra procurar emprego pois tive estágio

    • @andersonsilvabrino4480
      @andersonsilvabrino4480 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu entendo vc amigo, acredito que ha mais devs nessa realidade, tipo eu.

  • @VitorZonho
    @VitorZonho 2 ปีที่แล้ว +31

    Eu Sou Fullstack Senior, na ativa (real) dês de 2003.. na área de dev web... eu poderia chamar em vez de bolha mas de ondas, pois quando comecei eu surfei numa onda, acredito ser a primeira, pois era tão alta a procura por sites que ela definiu minha carreira... depois senti que o pico caiu e estabilizou, tanto é que quando comecei a trabalhar clt em 2007, meu salario foi quase piada.. agora de 2020 pra ca parece estar surgindo uma nova onda, pelo menos é o que eu estou sentindo ser.. inclusive precisei me especializar em uma nova stack, totalmente fora da minha zona de conforto, só pela alta nos salarios e demanda..

    • @Luckysevenization
      @Luckysevenization 2 ปีที่แล้ว +3

      Eu se fosse você, com o dinheiro que conseguiu nos últimos 20 anos, já comprava um sítio e por fim parava de me incomodar com um monte de aprendizado descartável.

    • @davierliton6559
      @davierliton6559 2 ปีที่แล้ว +2

      Caralho mano, tu é um dos patriarcas da programação 😮!!

  • @MatBat__
    @MatBat__ 2 ปีที่แล้ว +39

    Comecei na faculdade de física, larguei para ir pra astronomia e larguei fazem 2 anos para ir pra sistemas de informação.
    Melhor decisão que tomei. Consegui um estágio em uma multinacional logo no primeiro ano, ja fui efetivado e tenho muita perspectiva.

    • @CANAL.87
      @CANAL.87 2 ปีที่แล้ว +6

      Parabéns brother. Tenho 35 anos sou professor de geografia, estou começando ADS pra tentar mudar de área. Espero ter essa sorte tbm. Deus o abençoe.

    • @leonardobrindeiro5239
      @leonardobrindeiro5239 2 ปีที่แล้ว +1

      Ai sim, merecido

    • @felipepereira3061
      @felipepereira3061 2 ปีที่แล้ว

      exceção da regra hein

    • @felipepereira3061
      @felipepereira3061 2 ปีที่แล้ว +1

      @@isabeladutra45 olhe a quantidade de pessoas que estudam e não conseguem, depois venha falar sobre sorte ou azar...Existem muitas variáveis que muitos desconsideram...

    • @isabeladutra45
      @isabeladutra45 2 ปีที่แล้ว

      @@felipepereira3061 não é uma questão de sorte ou azar é uma questão de querer… hj em dia não é mais como antigamente que só rico ou classe média fazia faculdade

  • @aulalivre5481
    @aulalivre5481 2 ปีที่แล้ว +17

    Pois eu continuo firme e forte nos meus estudos de programação. Tem sido difícil e lento, mas muito satisfatório. E se as empresas não quiserem me dar emprego eu crio minha empresa e me dou um emprego 😁. Na verdade eu prefiro ter uma empresa, vou arranjar alguma experiência, mas trabalhando pra construir a minha. Ideia e vontade é o que não falta ✌

    • @jf6287
      @jf6287 2 ปีที่แล้ว

      Você estuda programação há quanto tempo?

    • @Vindix007
      @Vindix007 2 ปีที่แล้ว +1

      Criar uma empresa no falido BR?
      É falência na certa.

  • @rotognin
    @rotognin 2 ปีที่แล้ว +108

    Eu percebo essa falta de profissionais e o quanto sobra de vagas no Linkedin.
    Porém, o que sempre reclamam: as empresas só querem profissionais já com muita experiência, ou seja, quem já chegou lá, corre o risco de ficar sendo "roubado" de onde está quando outra oferece salário maior e condições melhores...
    Enquanto sobram pessoas com pouca experiência, tendo que se virar para conseguir entrar em algum lugar.
    Essa é a distorção que vejo atualmente.

    • @BrunoSabadini7
      @BrunoSabadini7 2 ปีที่แล้ว +2

      Perfeito!

    • @evandrodsm17
      @evandrodsm17 2 ปีที่แล้ว +2

      Exatamente

    • @ocasnascimento
      @ocasnascimento 2 ปีที่แล้ว +2

      Discordo que as empresas querer "experientes", elas querem gente BOA! Seja bom, mostre que resolve os problemas que você será contratado! Empresa boa contrata gente boa! Sem essa de que vc tem que ter "experiência". Obviamente quem atua na área, tem certa experiência de trabalho. Mas se tu começa hoje e amanhã já programa melhor que o "experiente", vc assume o lugar dele!

    • @danigui8573
      @danigui8573 2 ปีที่แล้ว +22

      @@ocasnascimento elas querem experiência sim, principalmente na seleção, hoje se usa muuuuito bot. No site da gupy por exemplo, no banner inicial eles já avisam do bot deles. Imagina alguém bom mas que não tem lá no currículo: 6 anos de experiência? O bot corta na hora. E teu currículo nem chega na empresa. Sorte da pessoa se o site da empresa tiver local pra mandar currículo.

    • @ocasnascimento
      @ocasnascimento 2 ปีที่แล้ว +2

      @@danigui8573 cara, vcs não percebem que essa conta não fecha??? O mercado tem uma demanda gigantesca por esse profissional e as empresas só olha teu currículo se vc tiver experiência? Tá de sacanagem né? Seguindo o raciocínio de vocês, ou quem tem experiência trabalha em 10 empresas diferentes ou as empresas não tem profissional de TI. Meu conselho pra quem está começando, SEJA BOM! Dê o seu jeito e seja bom! Você será contratado!

  • @ACS600
    @ACS600 2 ปีที่แล้ว +4

    Sou analista de sistemas e desenvolvedor. Recebo de três a quatro propostas de emprego por dia, muitas delas de empresas grandes. Isso vem se intensificando de maneira muito notória nos últimos anos. No entanto, dos 40 alunos que iniciaram a faculdade comigo na época em que comecei, somente 16 se formaram. O que posso dizer é que a profissão está aí para todos, mas nem todos são para ela. É necessário que a pessoa preencha alguns requisitos de personalidade para dar certo nessa área. Não há nada de mal nisso. Por isso temos médicos, motoristas, administradores, agricultores, desenvolvedores. A vocação existe e na área de T.I. não é diferente. É uma área que exige muito esforço da mente, e só quem realmente gosta disso consegue se firmar.

  • @dantas2310
    @dantas2310 ปีที่แล้ว +2

    Vai pra Alura. Já faço Java a seis meses e estou adorando. Mercado de tecnologia, o cinquentão está chegando 😉

  • @leandrorodrigues4364
    @leandrorodrigues4364 2 ปีที่แล้ว +10

    Sempre amei tecnologia, já fui professor de informática, e sou apaixonado por cybersecurity, porém a vida me levou para a área de manutenção predial e industrial onde atuo como supervisor. Esse ano estou fazendo a virada, estou estudando engenharia de software e dou aulas de robótica para o ensino fundamental. Um fantasma que não sai da minha cabeça é minha idade . De coração vcs acham que não é tarde para recomeçar? Estou me identificando muito com o canal. Abraço.

    • @Anonimo_por_escolha
      @Anonimo_por_escolha 2 ปีที่แล้ว +1

      Olha Leandro eu vou te dar um conselho que meu pai sempre disse para mim: faça que você gosta! Eu acredito que não tem idade para aprendermos coisas novas, ainda mais trabalhar com elas! E sem falar na sua sabedoria que vem com essa sua idade! Vai em frente cara! O limite quem cria é você!

    • @erasmofull
      @erasmofull 2 ปีที่แล้ว +1

      Tenho 38, graduação e mestrado em História, sempre fui geek trabalhei com suporte etc, agora comecei sistemas de informação. Bola pra frente amigo, enquanto tem bambu tem flecha

    • @user-vh4hz2ym8v
      @user-vh4hz2ym8v 10 หลายเดือนก่อน

      Acho que não é tarde. Porém no início seu salário será bem menor, será júnior na parte de desenvolvimento. A aula de robótica não vai influenciar no salário. É uma habilidade legal mas não ajuda muito. O mais importante é: vc conseguiria aguentar ganhando o piso da área de?

  • @PyTax
    @PyTax 2 ปีที่แล้ว +1

    Trabalhei na área fiscal durante 10 anos e consegui perceber essa mudança nos processos e comecei a aprender tecnologia e automatizar tarefas inicialmente utilizando programação VBA no Excel.
    Depois comecei a estudar Python e foi a melhor escolha que eu fiz.
    Hoje trabalho desenvolvendo sistemas para a área de finanças no geral e também criando modelos de machine learning e sou apaixonado pelo meu trabalho.

  • @abelrapha2239
    @abelrapha2239 2 ปีที่แล้ว +15

    Consegui minha vaga de estágio como analista em uma startup de Floripa. Tô muito feliz trabalhando com dados na vida real 🤩

  • @artu_almeida
    @artu_almeida 2 ปีที่แล้ว +21

    eu sinceramente nao consigo acreditar que até 2019 a gente ainda precisava ir até o escritório para trabalhar ou ir até a empresa do cliente para fazer uma reunião...

  • @alexandreborges4463
    @alexandreborges4463 2 ปีที่แล้ว +6

    Estou com 10 anos de Dev. e vou fazer como alguns aqui dos comentários, vou focar no inglês e trabalhar para fora porque não compensa trabalhar aqui... ou seja a demanda só tende a aumentar mesmo.

  • @WagnerSouza-kp4ob
    @WagnerSouza-kp4ob 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu tenho 41 anos e estou em transição, na verdade, sou barman e sempre fui apaixonado por programação mas a vida não permitiu a minha entrada nessa área antes! Agora, fazendo ADS, espero conseguir alcançar essa meta!

  • @Lemure_Noah
    @Lemure_Noah 2 ปีที่แล้ว +126

    Eu sou dev. senior web e desktop, com MSc. em Ciência da Computação e atuando desde 2001 (21 anos).
    Já trabalhei no Brasil, numa estatal, no início da carreira. Depois comecei a trabalhar para clientes no exterior e nunca mais corri atrás de trabalho por aqui no Brasil. Também fui professor por 12 anos em cursos de graduação.
    Aqui a exigência na contratação é bizarra, exigem conhecimentos "Yoda Level" da última versão de todos os frameworks já lançados na face da terra e depois querem pagar uma merreca!
    🤣🤣🤣
    Não vale a pena trabalhar com TI no Brasil.

    • @Lemure_Noah
      @Lemure_Noah 2 ปีที่แล้ว +30

      Caprichem no inglês.

    • @disilva9927
      @disilva9927 2 ปีที่แล้ว +7

      @@Lemure_Noah sua resposta se encaixa perfeitamente nas vagas de emprego

    • @rodrigopicapal
      @rodrigopicapal 2 ปีที่แล้ว

      sênior que iniciou na carreira em 2021 ? é uma piada

    • @tereras
      @tereras 2 ปีที่แล้ว +30

      @@rodrigopicapal a Leitura correta já é um aprendizado.

    • @katiabrito3340
      @katiabrito3340 2 ปีที่แล้ว +6

      @@rodrigopicapal lê de novo

  • @JoaoGuilhermeSouza
    @JoaoGuilhermeSouza 2 ปีที่แล้ว +2

    Vim da área da Comunicação e Produção Editorial, Rádio e TV para a área de tecnologia por duas questões principais: buscar um melhor retorno financeiro e enfrentar um desafio pessoal de voltar a estudar com quase 36 anos. Acho que essa bagagem da vida ajuda e espero me sobressair bem nessa nova empreitada!

  • @guilhermeo.c.corona1782
    @guilhermeo.c.corona1782 2 ปีที่แล้ว +178

    Notícias: tá faltando profissional em TI, as empresas estão desesperadas
    Eu: me inscrevo para vaga da empresa que cumpro os requisitos 🤡
    Empresa:

    • @roberotto
      @roberotto 2 ปีที่แล้ว +38

      Desse jeito... um ano depois te chama pra fazer uma entrevista PRESENCIAL na sede lá em Curitiba e nem se deu ao luxo de ler que você mora há 2000km.

    • @fellipeeduardo3889
      @fellipeeduardo3889 2 ปีที่แล้ว +25

      Ou então entra em contato informado que você atende a tudo e solicita uma experiência de 8 anos para o cargo que você se inscreveu.
      Ainda questiona se voce possui tal tempo kkkkkkk (Uma realidade que passei kkk)

    • @OFabianoSilva
      @OFabianoSilva 2 ปีที่แล้ว +9

      @@roberotto e depois te falam: - tá, qualquer coisa a gente entra em contato.

    • @guilhermeo.c.corona1782
      @guilhermeo.c.corona1782 2 ปีที่แล้ว +22

      @@fellipeeduardo3889 e no fim é um PJ que paga 2000

    • @thaisc684
      @thaisc684 2 ปีที่แล้ว

      Verdade.

  • @juliagraziela9023
    @juliagraziela9023 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu atuo como júnior, cresci muito trabalhando com um sistema legado, forte no back end.
    Dia 21 vou iniciar em outra empresa com tecnologias novas tenho um desejo muito forte em trabalhar com um produto escalável e robusto.
    Tenho um desejo forte de aprender mais sobre arquitetura.

  • @leandromaropo
    @leandromaropo 2 ปีที่แล้ว +85

    Tenho 36 anos e, certamente, sou considerado idoso pra iniciar nessa ramo, mas quero contar minha experiência pra que talvez possa ajudar outras pessoas.
    Sou graduado em administração de empresas, tenho uma segunda graduação em gestão financeira e uma pós em gestão da estratégia empresarial.
    Possuo carreira "estável" em um banco onde estou há 09 anos, possuo ainda uma pequena reserva de emergência.
    Hoje sou gerente no banco em que trabalho, pra toda minha experiência e conhecimento acho meu salário MUITO baixo dentro do banco (se eu levar em conta as competências que eu acredito que tenho, claro).
    Banco é um ramo que mata você aos poucos, retira de você parte da sua humanidade, não tem jeito, é parte do jogo.
    Já faz cerca de 4-5 anos que eu busco mudar de carreira (09 anos como bancário), e faz mais de 15 que eu já me interesso por carreiras em T.I de uma forma geral. Minha dificuldade em matemática aplicada foi usada por muito tempo como desculpa
    Hoje (literalmente hoje), tomei uma decisão muito importante (claro eu já estava alinhando meu psicológico para isso).
    Decidi entregar a função gerêncial no banco, assim vou ter mais 03 horas por dia para estudar (gerente no banco trabalha 10 horas por dia), técnico trabalha 07.
    Além disso realizei a matrícula no curso de Engenharia de Software (sim, bacharel de 04 anos), não tenho pressa em entrar no mercado, a decisão foi pensada pro meu perfil, que é gerencial e estratégico, quero me tornar algo como gestor de projetos sênior (nem sei se existe um trabalho compatível hehe) e o bacharelado, na minha visão, vai casar melhor com os conhecimentos e experiência que eu já possuo.
    Estou expondo minha vida pessoal pra que talvez possa estimular outros até mais novos do que eu a tomar suas decisões.
    Eu até penso (e já estou planejando) em largar totalmente o banco ainda durante o curso de Engenharia de Software, usar minha reserva financeira para me bancar (ela foi duramente construída nós últimos 10 anos, com muitos sacrifícios pois eu não nasci em falimia rica).
    Meu inglês e bastante básico, entoa eu já comecei a me preparar para isto também.
    Bom, quando terminar o curso serei um tiozinho de 40 anos, espero, ser um bom gestor de equipes de tecnologia, se for na minha própria empresa (e porque não!?) ainda melhor.
    Acompanho o canal de vocês há muito tempo, havia deixado de acompanhar uma época que o TH-cam estava exagerando mas incerssoes comerciais haha, mas o bom filho a casa torna 😁
    Obrigado pelos conteúdos excepcionais que vocês criam, será parte do meu "recreio" um vídeo ou outro toda semana, #tmj

    • @gustavokozlowski2587
      @gustavokozlowski2587 2 ปีที่แล้ว +2

      cara muito interessante seu planejamento ta perfeito mas eu acharia mais dahora se vc copmeçar a estudar programação por cursos e nao fazer facul

    • @thalisruan9140
      @thalisruan9140 2 ปีที่แล้ว +3

      @@gustavokozlowski2587 Eu ia falar isso, uma escola de programação seria o ideal no seu caso. Programador não precisa de faculdade amigo

    • @karynesilva9176
      @karynesilva9176 2 ปีที่แล้ว +4

      Leandro muito admirável o seu planejamento para o longo prazo. Li a opiniao dos colegas acima, e humildemente deixo a minha: Não acho que você NÃO precise da faculdade, afinal, pra algumas pessoas é necessário algo "palpável", "tangível" para gerar motivação, cumprimento de objetivos e se equiparar aos concorrentes. Além do que, é mais fácil perder oportunidade por saber programar e não ter faculdade, do que alguém que sabe e tem faculdade.
      Eu acho que é questão de: qual o momento correto de entrar na graduação.
      Para quem estuda apenas por conta própria e nao faz graduação: penso que a vida de um autodidata pode ser muito solitária e para algumas pessoas é desestimulante.
      Portanto recomendo analisar o seu perfil. Se você necessita de estímulo externo e tem tempo, entre de cara na graduação. E em conjunto, já vá fazendo mini cursos por fora, para você não ficar preso somente a ela. A faculdade é uma base, mas o diferencial depende de você.
      Por outro lado, caso você ainda não tenha começado a faculdade, eu diria que: enquanto não começa, aprenda o básico da programação e vá fazendo mini cursos.
      Por agora: qem sabe com uma boa imersão na programação, você julgue melhor qual será o momento correto para entrar na graduação (visto que esta irá consumir seu tempo diário)
      Entrar na graduação e aprender por fora, ou começar a aprender por fora e quando sentir familiarizado, entrar na graduação, se julgar necessário. Veja o que te motivará a percorrer este caminho.
      Mas acima de tudo, um bom planejamento faz a diferença, e vê-se que isso você já está disposto a fazer. Desse modo, desejo muito sucesso!

    • @ricardocarvalho5832
      @ricardocarvalho5832 2 ปีที่แล้ว

      @@thalisruan9140 estou a procura de uma escola de programação focada em banco de dados. Vi alguns lugares como Mentorama, Treinaweb, Alura... porém ainda não consegui decidir.

    • @MsonicBoom
      @MsonicBoom 2 ปีที่แล้ว +1

      Cara, que sensacional essa sua experiência. Basicamente um guia mini-guia para quem está começando ou meio perdido.

  • @vcastelojr
    @vcastelojr 2 ปีที่แล้ว +1

    Não trabalho com isso, mas poderia, estou aprendendo por hobbie, por enquanto, mas tem uma questão (na minha cabeça), o valor de mercado do profissional... Os empresários não querem, na verdade, pagar pouco por habilidades de fazer tudo?

  • @henriquekramer_
    @henriquekramer_ 2 ปีที่แล้ว +108

    Sou novato na área, mas a minha impressão é que a maior parte dos cursos estão direcionados para desenvolvimento Web, e não tanto para Big Data Analytics. Talvez seja essa a impressão da tal "bolha"? muito bom o vídeo.

    • @roberotto
      @roberotto 2 ปีที่แล้ว +29

      Assim como Automação Industrial. Falam muito em Indústria 4.0, um monte de coisas "no campo das idéias", mas nada concreto. Estão pensando que vão chegar com Python e Arduino pra operar uma fábrica de bilhões de dólares... rs...

    • @JulioScheidt
      @JulioScheidt 2 ปีที่แล้ว +21

      Acredito que seja porque criar cursos sobre desenvolvimento web é mais simples do que criar um curso sobre big data ou machine learning por exemplo, não precisa de tanta especialização e alcança um público bem maior, então os criadores de cursos acabam tendo preferencia pelo desenvolvimento web. Mas conforme for crescendo a demanda por profissionais de big data acho que vai aumentar a quantidade de cursos sobre isto.

    • @Pedro-gu7jj
      @Pedro-gu7jj 2 ปีที่แล้ว +21

      Web é uma bolha (minha opinião) e gira em torno de React e Node, raras excessões usando Java... quer emprego rápido? APrende React e Node...

    • @Pedro-gu7jj
      @Pedro-gu7jj 2 ปีที่แล้ว +34

      Consegui entrar numa vaga para JR pra ganhar 3k CLT como frontend react com 3 meses estudando react

    • @henriquekramer_
      @henriquekramer_ 2 ปีที่แล้ว +6

      @@JulioScheidt tenho o mesmo pensamento. São cursos mais "comerciais", atraem um público maior. Porém, de maneira alguma estou criticando esse mercado e esses cursos, até mesmo porque estou fazendo um em Dev web. rsrs

  • @engcompaulo
    @engcompaulo 2 ปีที่แล้ว +10

    Incrível, era esse tipo de bate papo que eu estava procurando, a gente ver muitas conversas desse tipo no Twitter, mas todas sem fundamentos, sem dados e sem contexto, muito obrigado por um grande vídeo explicativo e claro, gostei bastante.

    • @aninhamonteiro2010
      @aninhamonteiro2010 2 ปีที่แล้ว +1

      Vim tb por isso. Tenho a impressão que lá no twitter estão com medo de perder o emprego, o q n vai ocorrer

  • @dhanielr
    @dhanielr 2 ปีที่แล้ว +10

    Tenho notado que muitos Devs em início de carreira ficam com medo de nao saberem o suficiente pras vagas ou até acham que as empresas só querem profissionais experientes, mas acredito que haja um pouco distorção na visão do que ocorre no mercado.
    Sou Dev a 8 anos e enfrentei esses mesmos problemas no passado e cheguei a conclusão de que as empresas, sejam grandes ou pequenas, querem Devs maduros no sentido literal, ou seja, soft skills. Elas precisam de profissionais que estejam dispostos a aprender, não necessáriamente super experts, mas que tenham disposição e maturidade pra dizer "Não sei muito sobre isso, mas vou correr atrás de aprender".
    OBSERVAÇÃO IMPORTENTE: Isso que falei antes não se encaixa em perfis de empresa que pedem que o profissional saiba TUDO do momento e querem parar 2 mil em PJ. Vagas absurdas PRECISAM ser combatidas.

    • @TheAlexkidx
      @TheAlexkidx 2 ปีที่แล้ว +2

      Cara, eu já fico extremamente frustrado só de ver a lista de coisas que pedem pras vagas. Daí eu vejo que a faculdade em si não serviu pra nada, e os cursos que escolhi foram todos errados, pq parece um bingo perverso onde vc falhou uma skill, tá fora.

    • @dhanielr
      @dhanielr 2 ปีที่แล้ว +2

      ​@@TheAlexkidx Cara, entendo sua frustração, já passei por isso e lamento por ela. Infelizmente o mercado hoje pede 30 coisas diferentes pra uma vaga, pra vê se os candidatos aparecem com ao menos 15. É uma disputa desonesta já de início, principalmente com os candidatos, mas se vc quiser um conselho, pegue as vagas que você notou que são mais concisas e realistas como referência, aprenda e exercite um pouco do que é pedido em geral nessas vagas, ou ao menos leia artigos sobre essas temas, para você poder se cituar melhor. Além disso, procure estudar tecnologias que estão mais visadas ativamente no mercado, para que vc possa ao menos entrar no mercado de trabalho, após a primeira oportunidade, mais portas vão se abrir pra você.

    • @almoxferra7726
      @almoxferra7726 2 ปีที่แล้ว +1

      Sinto lhe dizer, mas sua conclusão está bastante limitada. O que mais tenho visto são contratações pitorescas de gente que pode até ter algo, mas está longe de ter soft skill.

  • @victorhugosoareslima1178
    @victorhugosoareslima1178 2 ปีที่แล้ว +30

    a Questão do "Desespero das empresas" é que eles não se adequam a oferta e demanda, tem poucos dev's disponíveis e querem exigir qualidades muito específicas e pagar o mínimo, mas aí neh vai outra empresa que e toma o funcionário por 1000 pila a mais... tbm todos querem alguém que resolva os problemas acumulados para ontem... e não se preocupam com treinamento e adaptação.... até hoje só uma vaga me ofereceu treinamento antes de iniciar as atividades...por exemplo eu manjo de tudo mas não conheço AWS, aí não te contratam ao invés de te ajudar a desenvolver essa skill ou te treinar, ai tu vai ver coisa de uma semana tu já atendia o que a empresa precisava.. é aquela coisa eles não se adequam a situação atual de oferta e demanda, cobram muito e que querem altos resultados para ontem, sempre trabalham no limite ou forçando horas extras que nunca serão pagas... poucas empresas realmente entendem como as pessoas e o mercado funcionam e trabalham sem explorar os dev's, mas tem empresas assim por aí a questão é não perder muito tempo nas ruins...

    • @TheAlexkidx
      @TheAlexkidx 2 ปีที่แล้ว +1

      Cara, sinto a mesma coisa, preferem ficar procurando um cara do que formar o profissional que eles precisam.

  • @seveng0th
    @seveng0th 2 ปีที่แล้ว +20

    O mercado está em absoluta franca expansão, e tem MUITO espaço ainda para muita gente.

    • @JackNicholson.
      @JackNicholson. 2 ปีที่แล้ว +4

      Não tem não.

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@JackNicholson. Pq não?

  • @cleitonpereiradasilva2626
    @cleitonpereiradasilva2626 ปีที่แล้ว +1

    Sou formado em engenharia eletronica e estou migrando para essa área, já finalizei meu curso de java e estou terminando outros.

  • @renanbruno4965
    @renanbruno4965 2 ปีที่แล้ว +9

    Comecei a estudar front-end há 1 mês. Não sou qualificado pra falar em nome dos profissionais, porém todo dia procuro vagas no LinkedIn para ver o que as empresas estão procurando. E o que vejo é na grande maioria só procuram pleno ou sênior. Por isso dá a impressão de que essa história de "tá faltando gente" não é bem assim. Não vou desistir de estudar por conta disso, mas confesso que dá uma preocupação.

    • @hudsondevman
      @hudsondevman 2 ปีที่แล้ว +4

      tem 20 anos que eu ouço que a TI tem vagas infinitas e nesse tempo todo isso nunca foi concretizado, mas conversando com quem trabalha com desenvolvimento desde a década de 80, a informação é que o salário tem caído na medida que mais pessoas entram na área.

    • @thauansenasilva6036
      @thauansenasilva6036 2 ปีที่แล้ว +1

      Eu comecei a estudar tem esse tempo tbm, mas vem k, n rola uns freelancer n? Pq eu tô desempregado e dedicando meu tempo pra esse possível futuro

    • @nordkis4834
      @nordkis4834 2 ปีที่แล้ว

      Vc não entendeu, tá faltando pleno e sênior skskksk

  • @zero-one511
    @zero-one511 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu estava em uma empresa que o "Sênior", tinha 2 anos só na área e nem sabia uma query de banco de dados. Eu estava como junior na época e tinha que fazer um projeto inteiro sozinho. Peguei minhas coisas e fui embora.

  • @hiagofaria1977
    @hiagofaria1977 2 ปีที่แล้ว +5

    Gostei! Acompanho vocês e o Akita como core desse nicho. Ele fez um video detonando a media salarial (com argumentos) e vocês detonaram a ideia de bolha dele. E com argumentos, igualmente, de maneira inteligente. Gostei! Parabens pelo trabalho. É bom ver pontos conflitantes.

    • @micaelpereira5842
      @micaelpereira5842 2 ปีที่แล้ว +1

      """detonaram"""

    • @hiagofaria1977
      @hiagofaria1977 2 ปีที่แล้ว

      @@micaelpereira5842 com os argumentos deles. E de maneira mais branda que o Akita faz, mas sim, os argumentos deles são bem válidos também.

  • @renatoknot
    @renatoknot 2 ปีที่แล้ว +11

    A demanda é só pra pleno/sênior.... Os Jr estão ficando pra trás é só ver as vagas quase não tem, quando tem pedem experiência de 3 anos + domínios de umas 5 tecnologias.... Se eu fosse sênior hoje iria aprimorar o inglês pra ganhar em dólar, e com isso o mercado nacional está ficando cada vez mais escassos, acredito que as empresas têm que mudar o olhar pra quem está começando ou a mão de obra vai quebrar por aqui

  • @irving198
    @irving198 2 ปีที่แล้ว +4

    O trabalho que esse casal faz não é pouco não, viu!? Parabéns e muito obrigado pelo conteúdo incrível.

  • @detinhorp
    @detinhorp 2 ปีที่แล้ว +32

    Minha turma de ciência da computação começaram 60 e terminaram uns 20... Uns 10 da turma original o restante foi chegando depois de outras faculdades.

    • @OFabianoSilva
      @OFabianoSilva 2 ปีที่แล้ว +3

      Meu curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas começou com 40 e no último semestre tinha 6, incluindo eu.

    • @botbotmot2362
      @botbotmot2362 2 ปีที่แล้ว

      Curso deve ser bem difícil é bem puchado? eu pretendo fazer ciências da computação também. antes disse estou me preparando pelo menos tentar estudar exatas matemática e lógica da programação. quem sabe assim não passo muito aperto mais muito provável que vou passar aperto também. coisa que é normal kkkkk

    • @alexspmiranda
      @alexspmiranda 2 ปีที่แล้ว +1

      57 no 1º período e 6 no último período!

    • @isabeladutra45
      @isabeladutra45 2 ปีที่แล้ว +1

      @@botbotmot2362 é difícil mas não é impossível... começar estudando lógica te ajuda agora acho difícil estudar as matérias de matemática que temos pq vc nem encontra vídeo... álgebra linear, lógica matemática, estatística Etc não são coisas que vc vai aprender sozinho nem querendo mto, precisa de professor... mas relaxa o negócio é não dar mole qnd estiver cursando a facul... não deixar matérias acumular etc

    • @lucas-amaral6
      @lucas-amaral6 2 ปีที่แล้ว

      No IF da minha cidade teve uma turma de SI que começou com 40 mas só se formaram 4

  • @hoiama
    @hoiama 2 ปีที่แล้ว +21

    Olá, gostaria de sugerir um vídeo sobre : Quantos empregos um profissional de TI tira do mercado (automaizando um processo)? se antes eram 500 pessoas trabalhando e agora apenas 1 software. E aproveitando, quanto deveria ganhar o time criador desse software ? porque eu acho muito pouco o que se paga hoje para um Dev que reduz milhares de vezes o custo da empresa.

    • @vinigt
      @vinigt 2 ปีที่แล้ว +1

      Bom tema mas só lembrando muitas vezes ou a maioria delas não são removidos pessoas dos seus trabalhos mas sim aumenta a demanda pois a ideia em geral é ter mais controle e mais informações e quase nunca esses controles e informações vem automaticamente para o software

  • @sonogtr
    @sonogtr 2 ปีที่แล้ว +2

    Sempre fui entusiasta da tecnologia, comecei o curso de eng. Da Computação e fico muito tranquilo ouvindo tudo o que vcs falaram

    • @Eduardo_BP
      @Eduardo_BP 2 ปีที่แล้ว

      Vc começou com quantos anos o curso ?

  • @abkestudio
    @abkestudio 2 ปีที่แล้ว +19

    Trabalhei com desenvolvimento de software desde 96 e garanto que é bolha hoje, só que é tão grande e ampla que não parece, saí da área porque a qualidade dos profissionais decaiu drasticamente e os ambientes de trabalho ficaram terríveis com Sêniors e gestores que são verdadeiras crianças e trastes. Não há mais respeito à experiência

    • @gustavokozlowski2587
      @gustavokozlowski2587 2 ปีที่แล้ว +7

      e tu vive como? kkkkkkkk mano q isso cara não tem co0mo largar a area por isso.

    • @almoxferra7726
      @almoxferra7726 2 ปีที่แล้ว +1

      Concordo, é moda querer trabalhar com programação. Um bando de mlqs sem responsabilidade que aprende uns códigos e pulam de emprego em emprego.

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@almoxferra7726 Por isso eu tenho ciúme da área

  • @belab8090
    @belab8090 2 ปีที่แล้ว +1

    Que conteúdo maravilhoso... Até hoje não tinha visto uma abordagem tão bem observada e fundamentada em dados sobre o tema.
    Eu estou em fase de transição, fazendo faculdade a distância em análise e desenvolvimento de sistema pra agregar valor a mim com intuito de adentrar/fazer parte desse mercado de T.I. Senti mais motivado a continuar ainda mais. Grato pelo vídeo.

  • @marinanevangelista986
    @marinanevangelista986 2 ปีที่แล้ว +5

    Que vcs são maravilhosos não é nenhuma novidade. Mas amei o vídeo, porque eu sempre tenho uma visão limitada ao que vejo. E tudo o que vocês trouxeram, abriram minha cabeça e me convenceram a continuar os estudos.

  • @belmitec
    @belmitec 2 ปีที่แล้ว +1

    Ainda há muito espaço para quem quiser crescer na área.
    Nossas instituições de ensino de tecnologia no país bem que podiam se inspirar nestes relatórios e criar métodos e grades de ensino quê de fato coloquem mais profissionais qualificados no mercado. A maioria só oferece cursos de formação na área simplesmente pra gerar renda e entregar um diploma ao estudante.
    Enquanto isso não mudar, quem de fato quiser ter um diferencial na área terá que aprender a caminhar por conta própria. E ainda bem que isso é muito fácil neste universo da TI.
    Parabéns pelo vídeo!

  • @AdrianaSilva-it1hj
    @AdrianaSilva-it1hj 2 ปีที่แล้ว +4

    Já comentei aqui no canal a história de um amigo de 48 anos que resolver pivotar totalmente a carreira e começou a estudar desenvolvimento no ano passado..... Ele já está envolvido em projetos super legais para empresas do exterior. Nessa área profissionais que tem bons conhecimentos em regras de negócios voam rápido partindo do zero.

    • @almoxferra7726
      @almoxferra7726 2 ปีที่แล้ว

      Sonho propagado, mas tão raro quanto unicórnio. Tenho 33, formado com pós em engenharia de software e alguma experiência. Ontem fui negado em uma entrevista pq "na minha idade" era para eu ter mais experiência e estou "cru" na área! Detalhe, foi contratado um mlq de 19 anos para ser treinado...

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@almoxferra7726 Eles querem fazer o moleque de "serviços gerais". Já um homem de 33 eles sabem que não aceita isso

  • @emirfadul
    @emirfadul 2 ปีที่แล้ว +1

    Estou iniciando nesse nicho, acho que ainda não é uma bolha! Video muito bom e esclarecedor, continuem....

  • @lcampagnaro
    @lcampagnaro 2 ปีที่แล้ว +4

    Fala CDFs. Sou uma dessas pessoas que tem um pouco mais de idade e quer migrar de área. Até tentei fazer uma faculdade, mas percebi que o curso não formava para o mercado, preferi fazer um curso mais específico e agora estou tentando minha primeira vaga.

  • @renandiasf1
    @renandiasf1 2 ปีที่แล้ว

    Trabalho a 10 anos na área química, estou em transição de carreira, ADS para devs logo mais.
    Seus vídeos me ajudaram a entender as possibilidades, de onde partir e principalmente a ver que tecnologia é hoje um mercado solido com oportunidades ótimas para quem quer.
    Obrigado.

  • @Eletrodance
    @Eletrodance 2 ปีที่แล้ว +3

    Sugestão: A TRYBE poderia ter um projeto alternativo, com horários diferenciados, para pessoas que trabalham durante o dia, não podem deixar de trabalhar porque precisam se sustentar, porém querem aprender tecnologia para mudar de área. Poderia ser das 18h ou 19h às 23h, com atividades extras para ir fazendo fora desses horários (como no fim de semana, por exemplo). Pensem com carinho 🙏🙏😉

  • @EdnaldoBarbosaTrader
    @EdnaldoBarbosaTrader 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu 39 anos sou um que sou de outra área e estou estudando Engenharia de software para migrar para área de TI. Focado.

  • @jamaisnunca
    @jamaisnunca 2 ปีที่แล้ว +7

    Se fosse tão alto a demanda como dizem os alunos já sairiam dos cursos e faculdades empregados já que menos da metade se forma, o que não acontece a maioria dificilmente consegue encontrar um estágio, é uma demanda para pessoas muito experientes que querem trabalhar na faixa salarial que lhe são apresentados, mas isso serve para qualquer profissão o resto é ter sorte mesmo, se vc não está encontrando emprego na sua área que não é TI e acha que mudar para TI vai resolver o seus problemas vc está totalmente enganado.

  • @Gabriel_MP
    @Gabriel_MP 2 ปีที่แล้ว +2

    Pode até estar um pouco difícil na área de T.I, mas nem queiram saber como estão as outras áreas...
    Estou vazando da nutrição pra ir pra T.I pela empregabilidade que é bem melhor.

    • @PedroSpooky
      @PedroSpooky 2 ปีที่แล้ว +2

      Isso é verdade, uma amiga de um amigo meu é psicóloga com consultório próprio e como a área estava fraca ela decidiu aprender programação e hj consegue pagar as contas do consultório e se manter como mãe solteira

  • @rodolfonascimento8191
    @rodolfonascimento8191 2 ปีที่แล้ว +3

    Estou na luta pela minha primeira vaga de programador, opinião sincera tá difícil pq muitas empresas não dão oportunidades pra quem tá começando, é um absurdo estágio exigido experiência, fica difícil assim .

    • @pedrohenrick8870
      @pedrohenrick8870 2 ปีที่แล้ว +1

      Te entendo pra caramba mano, eu mesmo to fazendo sistemas e to procurando vaga de estágio mas ta difícil

    • @MovieTipsx
      @MovieTipsx 2 ปีที่แล้ว

      Já vi que o negócio é ter um bom inglês e trabalhar pra gringo, home office.

  • @c8os
    @c8os 2 ปีที่แล้ว

    Pergunta polêmica!!! Deve-se contratar dois profissionais, uma vaga para analista e outra para especialista(melhor remunerado). Qual vocês contratariam com o cargo melhor remunerado: Experiência profissional muito semelhante, mesmos certificados, porem um formado em Ciência da Computação e outro em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

  • @birnayt
    @birnayt 2 ปีที่แล้ว +6

    Obrigado pelo trabalho de vocês, excelente!!
    Gostaria de pedir para falarem mais sobre o Oculus Quest 2, principalmente envolvendo programar com ele.

  • @felipechagas8003
    @felipechagas8003 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu comecei a faculdade de Ads ano passado pq smp gostei de tecnologia, mas dps que eu entrei no curso vi que todo mundo começou a fazer ads por conta de ver muita gente falando e vendendo que em pouco tempo vai ganhar 5, 10K por mês, sendo que não é bem assim, tem que estudar muito e correr atrás para chegar nesse nível, só ter um diploma não ajuda mto

  • @blk5433
    @blk5433 2 ปีที่แล้ว +3

    Outra coisa que eu vejo como vilão para a alta taxa de evasão na area de TI é a fragilidade do sistema de ensino público. A falta de incentivo ao direcionamento profissional nas escolas é um problema que acomete o país desde sempre. Infelizmente, poucos são os que abrem os olhos para a carreira que vão seguir ou que desenvolvem o desejo de entrar na area de tecnologia. Acredito que um trabalho mais forte nas escolas diminuiria as evasões nas faculdades.

  • @NandoDevlop
    @NandoDevlop 2 ปีที่แล้ว +2

    12:06 perfeito, mt bom saber que dev web vai ter futuro, da mais segurança para pular fundo na área.

  • @pedrohenrique3693
    @pedrohenrique3693 2 ปีที่แล้ว +3

    Cdfs, primeiramente parabéns pelo canal!
    Queria que se possível vocês fizessem um vídeo sobre tecnologias estudadas por quem quer desenvolver personagens e trabalhar na área de jogos. Tenho me interessado sobre o assunto e não sei muito bem por onde começar.
    Valeu!

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  2 ปีที่แล้ว +1

      É um ótimo tema Pedro! Lançamos ontem em nosso podcast uma entrevista com o Daniel Rivers, especialista no desenvolvimento de games. Ele fala bastante sobre o mercado e também desenvolvimento de personagens.
      Confere lá: anchor.fm/compilado/episodes/Carreira-no-Desenvolvimento-de-Games-e-o-Mercado-no-Brasil---Entrevista-com-Daniel-Rivers-da-EBAC-COMPILADO-ENTREVISTA-e1absbl

    • @pedrohenrique3693
      @pedrohenrique3693 2 ปีที่แล้ว

      @@codigofontetv muito obrigado, de verdade. Acabei de ouvir o podcast que inclusive a ebac colocou lá no canal também. Valeu cdfs!

  • @thainazanfolin5571
    @thainazanfolin5571 2 ปีที่แล้ว

    Adoro os vídeos de vocês! Não sou da área, mas estou para entrar agora... optei por fazer um tecnológico de Desenvolvimento de Software porque já tentei aprender sozinha, mas não conseguia me organizar por conta do trabalho e outras coisas da vida. A saída que encontrei foi me comprometer com uma faculdade. Vai ser desafiador, mas estou muuuuito animada! Meu namorado já é desenvolvedor e sempre a achei demais, agora é minha vez =) Adoro blockchain, machine learning e segurança...

  • @LucianoPaivaadm
    @LucianoPaivaadm 2 ปีที่แล้ว +5

    Essa 'bolha', ainda vai crescer muito no Brasil, aqui as formações são insuficientes, existe poucas instituições que ensinam seriamente a programação, o que mais se vê são os intensivões, jornadas, acampamentos, retiros e muitas outras balelas, que dizem que vc se torna um prgramador ou cientista de dados em 4 dias de estudos. Vejo que isso será ótimo para quem realmente estuda, pois copiar código até minhas plantas copiam, agora desenvolver algo, é realmente para poucos,.

    • @adrianoduarte6511
      @adrianoduarte6511 2 ปีที่แล้ว +1

      Kkkkk parece igreja

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      O povo não quer mais ler livros de programação

  • @ivanmanginilopesjunior1485
    @ivanmanginilopesjunior1485 2 ปีที่แล้ว

    Grande vídeo. Faço parte daqueles que estão mudando de área, saindo da atuação com o técnico em mecânica e (dentro de algum tempo) para analista de sistemas.

  • @horacio1057
    @horacio1057 2 ปีที่แล้ว +16

    Algo que observo, é que as vezes, mesmo com qualificação e alguma experiência(menos de 3 anos), não tem sido suficiente para a maioria das empresas que buscam um desenvolvedor, pois elas estão focadas em profissionais com mais experiência(mais de 3...4 anos). Pelo menos é o que tenho visto até agora em janeiro.

    • @DanielLavedoniodeLima_DLL
      @DanielLavedoniodeLima_DLL 2 ปีที่แล้ว +6

      Se vc tem o inglês bom vale a pena tentar uma internacional. Com 3 anos já dá pra ir em várias vagas e muitas não têm os requisitos absurdos que as empresas brasileiras tem.

  • @herculesoliveira9532
    @herculesoliveira9532 2 ปีที่แล้ว +1

    Tenho curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, continuo estudando diariamente, tenho requisitos para junior, comecei a enviar currículo em dezembro, e até hoje a enviar currículo: 14 e-mail, 19 programathor, 41 indeed, 10igupy, etc.
    Próximo de 90, quantos tive qualquer retorno, nem que seja um confirmo recebimento? menos de 6, tá complicado...
    Com fé 2022 será o ano próspero, boa sorte a todos que buscam também entrar na área 🙌🙏💪.

    • @adrianoduarte6511
      @adrianoduarte6511 2 ปีที่แล้ว

      Não dar para entender o Brasil. Se a pessoa não tem nenhum tipo de formação não a querem e se possui alguma não a querem Também. No Brasil existe muita mentalidade de escravista. Tem que trabalhar de graça então.

  • @thallesvs
    @thallesvs 2 ปีที่แล้ว +18

    Meu curso de Sistemas, a sala começou com 30 alunos e terminou com 7 se formando.

    • @MovieTipsx
      @MovieTipsx 2 ปีที่แล้ว +1

      Caramba... porque?

    • @thallesvs
      @thallesvs 2 ปีที่แล้ว +5

      @@MovieTipsx desistindo, achando difícil e outros que pareciam mais turistas do que realmente estarem afim, sem falar que muitos reprovavam nas matérias, ai acabaram desistindo

    • @McLovinJoe
      @McLovinJoe 2 ปีที่แล้ว +1

      Ciência da Computação, SI e entre outros é a mesma coisa

    • @Luckysevenization
      @Luckysevenization 2 ปีที่แล้ว +2

      @@McLovinJoe Engº de software esse tbm é terror... turma inicial com 44 calouros e no final da promoção, 6 anos depois e ainda não formou nenhum kkkk

  • @anarcocapivara7079
    @anarcocapivara7079 2 ปีที่แล้ว +2

    Mudei recentemente da administracao para a area de dados. Fiz um curso de datascience. Olha. De longe uma das melhores decisoes da minha vida.

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว +1

      É verdade que pra datascience é difícil contratarem júnior?

    • @anarcocapivara7079
      @anarcocapivara7079 2 ปีที่แล้ว +1

      @@jrpage10 depende. Conheço gente q conseguiu e gente q nao. Quem nao conseguiu entrar como junior foi pra analise de dados pra pegar experiencia e depois foi pra ciencia d dados.

  • @eddi3ms
    @eddi3ms 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu trabalhava com vendas - ambulante -. Por causa da pandemia, comecei a estudar programação. Como não estou fazendo facul pra pegar estágio, apenas cursos, estou tentando pular essa fase e ir direto pra júnior. Ainda nada, mas um dia vai..

  • @123jantonio
    @123jantonio 2 ปีที่แล้ว

    Estou querendo fazer análise e desenvolvimento de sistema ou ciências de dados qual vale mais a pena e se vale a pena investir nessa área?

  • @tatyplummer
    @tatyplummer 2 ปีที่แล้ว +6

    Que vídeo incrível! Já compartilhei

  • @salubcosta
    @salubcosta 2 ปีที่แล้ว

    Casal top. Estou no hospital e pra tentar diminuir a minha ansiedade estou vendo o conteúdo de vocês. Não sei se esse é o melhor conteúdo rsrsrs... vlw e obg por seus conteúdos sempre muito bem produzidos 🙂

  • @rogerioalvessantana9653
    @rogerioalvessantana9653 2 ปีที่แล้ว +30

    Acho que vai saturar bastante no dev Júnior, mas como diria nosso mestre Akita, daqui alguns anos a bolha estoura e o joio vai ser separado do trigo, isso é normal em qualquer profissão, quem aproveitar agora o momento e se firmar no mercado a hora é agora.

    • @raulangelo3649
      @raulangelo3649 2 ปีที่แล้ว +7

      Sim muita gente sem habilidade que tenta entrar na marra no mercado, tipo vagas com 200-300 candidaturas, onde uma boa parte é de gente aleatória que viu o básico de uma linguagem e se declarou apto para o mercado.

    • @Eduardo_BP
      @Eduardo_BP 2 ปีที่แล้ว

      kkkkkkkkkk

    • @wc8435
      @wc8435 2 ปีที่แล้ว +14

      Escutei essa mesma frase em 1996, e, ao invés de seguir o meu sonho e partir para a área da tecnologia, fui estudar ciências contábeis e direito. Hoje, sou contador, advogado, desiludido com as duas profissões e retomando o projeto de tecnologia, inclusive já abandonei as duas profissões anteriores, o foco é só no Dev. E a "bolha"?? Tá aqui, firme e forte, depois de mais de um quarto de século me esperando pra entrar... E lá vamos nós!!

    • @henriquenogueira31
      @henriquenogueira31 2 ปีที่แล้ว +2

      @@wc8435 os caras querem prever o futuro

    • @wc8435
      @wc8435 2 ปีที่แล้ว +2

      @@henriquenogueira31 Bem isso... Tecnologia é PRA SEMPRE, mesmo que eventualmente alguns optem por outras áreas.

  • @saquinhodelixomunicipal
    @saquinhodelixomunicipal ปีที่แล้ว +2

    Hj, ainda não, porém irá estourar daqui um tempo. É muita notícia de que é um mercado carente, que paga muito bem, mas sem mostrar toda a realidade. Vendo o movimento de pessoas indo pra área (principalmente front, pq é oq as pessoas acham que é "mais fácil"), da a entender que vai estar extremamente abarrotada a área, vai subir cada vez mais a régua, hj mesmo já dá pra ver, 500 pessoas se candidatando a uma vaga de Jr ou estágio, e estas pessoas que estão migrando desesperadamente para área de programação, muito provavelmente irão ficar sem emprego. Tem muita gente indo de olhos fechados, sem nem saber se gosta ou se vai se dar bem trabalhando com tecnologia, é bizarro pq tem pessoas em profissões completamente diferente indo por esse caminho e não os culpo, pois tem um boom de propaganda irreal por aí, onde tira a necessidade dessas pessoas buscarem a entender se realmente vale a pena.

  • @andersondeml
    @andersondeml 2 ปีที่แล้ว +4

    Tenho 43 anos, estou me sentindo meio sem rumo, e um amigo me indicou esse vídeo, dizendo que esse ramo pode ser a solução para o meu problema, vcs acham que há espaço para pessoas na minha faixa etária ?

    • @ferco0
      @ferco0 2 ปีที่แล้ว +4

      Tem sim, nunca é tarde pra nada e pra ninguém, vamo q vamo!

    • @franciscoguedes4158
      @franciscoguedes4158 2 ปีที่แล้ว +1

      Esquece amigo ! Essa area tem preconceito com idade , se vc estiver com mais 35 anos as empresas nao contrata .

    • @ferco0
      @ferco0 2 ปีที่แล้ว +4

      preconceito vai existir de todo tipo e em todo lugar, mas não é regra.

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@franciscoguedes4158 Se fosse assim não haveria tantos comentários de pessoas maduras que transicionaram de carreira

  • @eng.agr.joserenatoxavier
    @eng.agr.joserenatoxavier 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom o vídeo. Gostaria que vcs comentassem as grades curriculares de cursos EAD em ADS. 🙏🏼

  • @thsantos_henrique
    @thsantos_henrique 2 ปีที่แล้ว +39

    Eu mandei a faculdade ir à m%$#@ . Melhor coisa que eu fiz. Não tava aprendendo nada de atual e estava tomando tempo. O sistema de ensino é do século XIX. O que eu aproveitei foi a base que foi o primeiro ano. Outra questão são os professores 'velhos' que estão desatualizados. Aprendi muito mais com os cursos que comprei do que na faculdade.

    • @renatosardinhalopes6073
      @renatosardinhalopes6073 2 ปีที่แล้ว

      Tive um professor "velho" que ensinou React e Firebase na faculdade (ano passado). Não acho que tem a ver com idade, e sim o comportamento do cara em relação ao ensino médio. Inda bem que nenhum na minha facul foi ensinar cobol 😆

    • @tapiocaferoz02
      @tapiocaferoz02 2 ปีที่แล้ว +17

      Esse é um discurso meio perigoso. Entendo seu ponto, mas "faculdade" e "cursos livres" são conhecimentos diferentes e focos diferentes. Ambos se complementam. Nunca vi alguem perder uma vaga por ter faculdade, mas o contrário ja vi muito.

    • @isabeladutra45
      @isabeladutra45 2 ปีที่แล้ว

      Faculdade te ensina a base, ela não vai ensinar os frameworks mais novos até pq daqui a um ano aquele framework vai estar ultrapassado... porém a base nunca muda, toda linguagem de programação, framework etc é construído com base nas coisas que ensinam na facul... esse é o erro de todo mundo que fala mal das matérias na facul, não entende o pq certas matérias são ensinadas

  • @aadagostino1
    @aadagostino1 2 ปีที่แล้ว +2

    Muito legal esse video! Esses empresas mais específicas deviam pagar para gente fazer os cursos ue e depois pagar um salário justo após estágio. Querem muita coisa, especifidades e tudo pronto na hora. Dai faz o estágio e não querem pagar muito depois do estágio pq tem novos estágiarios para suprir a necessidade. Na boa, desincentiva.

  • @OFabianoSilva
    @OFabianoSilva 2 ปีที่แล้ว +11

    Se tá saturado eu não sei, mas quem estiver entrando na área de tecnologia só por modinha ou olho grande no dinheiro vai se lascar bem feio, porque programar em si é uma coisa bem chata e exaustiva.

    • @caiocezardequeiroz5443
      @caiocezardequeiroz5443 2 ปีที่แล้ว +7

      ah nem é chato. É igual seu conjuigue. Tu ama, as vezes quer mandar pra ponte q caiu, ai tu ama de novo, as vezes te tira o juizo e tu tem vontade de novo de mandar pra ponte que caiu

    • @OFabianoSilva
      @OFabianoSilva 2 ปีที่แล้ว +1

      @@caiocezardequeiroz5443 bem, é tipo isso. 😂

    • @jhon-_-1021
      @jhon-_-1021 2 ปีที่แล้ว +2

      Eu estou começando pq sempre me interessei o como um pc funciona, etc, se n fzr por amor vai dar ruim msm, primeiro bug a pessoa já pula fora kkkkkkkk

    • @jonas5985
      @jonas5985 2 ปีที่แล้ว +6

      Vejo a galera tratando isso como se fosse exclusivo da área de tecnologia, sendo que isso é em qualquer área, não existe modinha ou dinheiro que faça um profissional ser bom em nenhuma área.

    • @adrianoduarte6511
      @adrianoduarte6511 2 ปีที่แล้ว +1

      Sério?

  • @rianffaria
    @rianffaria 2 ปีที่แล้ว

    Sou formado em engenharia civil, tenho uma especialização em engenharia de estruturas e meio que cansei da carreira, já faz tempo que quero alterar minha carreira e ir para área de tecnologia. Um curso de análise e desenvolvimento de sistemas com duração 2,5 anos é uma boa?

  • @otavionathanael7053
    @otavionathanael7053 2 ปีที่แล้ว +11

    Eu ja tenho uma boa cota de entrevistas de empregos e de conversas com pessoas da área de desenvolvimento (me formei em analise e dev de sistemas pela ifms e atualmente ja estou prestando serviço na área), e posso apontar que o motivo dessa sensação de que há uma bolha nesse mercado é justamente o fato de que o mercado brasileiro está "atrasado". Durante a faculdade eu ja tive vontade de largar vária vezes o curso pois não importa o que eu fizesse eu não conseguia enchergar oportunidade real nas vagas e nas conversas que eu tinha com pessoas que ja estavam atuando profissionalmente. Desde orgranização, tecnologia e cultura, eu entendia que era basicamente o oposto do que estava acontecendo nos mercados mundo a fora. Só para vocês terem uma ideia, o que eu mais houvia era que mesmo trabalhando remotamente, tinha empresa que tentava ao maximo controlar a rotina do dev, parecia que cumprir horas era mais importante do que o fato que o dev ia ou não fazer entregas e agregar valor. Eu na época ja tinha o sonho de ser um nômade digital e só de ouvir de novo e de novo que ainda se usava essa pratica administrativa sincrona e defasada eu ja tinha vontade de desistir. A realidade no brasil não parecia em nada com a do mercado internacional (que convenhamos é o que a maioria de nós devs sonha). Ainda tinha o fato de empresas parecerem não estar acompanhando as últimas tecnologias e tendências. Hoje em dia eu sei que essa impressão que eu tinha é verdade apenas em partes, que mesmo não estando totalmente adequadas, uma boa parte das empresas estão se esforçando, para não só adotar as ultimas tendências mas também a cultura ideal. Claro, ainda continua aquele fato de se pedirem muito e pagarem pouco, mas eu sinto que principalmente startups e novas empresas estão se empenhando para tornar as coisas mais justas e realistas. Ainda bem que eu continuei na área e hoje eu vejo que não há uma bolha no mercado, só a impressão de que há uma bolha, sendo essa impressão causada principalmente pelas empresas, e não por causa dos devs e profissionais em busca de oportunidades.

    • @kellymarques2801
      @kellymarques2801 2 ปีที่แล้ว

      Boa noite Otavio! :) Vou começar ADS na semana que vem e confesso que ao ver este vídeo fiquei um pouco assustada. Porém, o seu relato me aliviou um pouco, seguirei em frente 🤞

  • @GCFTuto
    @GCFTuto 2 ปีที่แล้ว +1

    Acho que a evasão no caso de tecnologia não é de Tudo ruim. Pretendo terminar meu curso, mas tenho recebido ótimas propostas pra juniores sem formação requerida. E o curso acaba ficando em Segundo plano.
    Mas um primo meu conseguiu uma vaga de junior pagando 30% a mais por ele ser fornado...

  • @bescoito3721
    @bescoito3721 2 ปีที่แล้ว +8

    Kkkksjsksj realmente a Trybe é uma grande formadora de profissionais, tô na turma 19 e não vejo a hora de terminar o curso, em apenas 1 mês aprendi toda a base do linux,github,html, css, JavaScript... E ainda faltam 11 meses pela frente kkksjakksjskj

    • @AlexandreLilja
      @AlexandreLilja 2 ปีที่แล้ว +19

      Linux em 1 mês?... ... ...

    • @jhon-_-1021
      @jhon-_-1021 2 ปีที่แล้ว +1

      Opa, tranquilo man?
      Será q da pra mim fzr o curso da trybe na parte da noite? Tipo, durante o dia não consigo

    • @caiocezardequeiroz5443
      @caiocezardequeiroz5443 2 ปีที่แล้ว +15

      @@AlexandreLilja Sei não rick.

    • @gamelegion2899
      @gamelegion2899 2 ปีที่แล้ว

      @@caiocezardequeiroz5443 pra quem tem experiência com Shell pega tranquilo. Linux não é tão complexo.

    • @franciscovalter8049
      @franciscovalter8049 2 ปีที่แล้ว

      @@jhon-_-1021 Ola Jhon. Cara eu tmb tinha essa duvida. E infelizmente não podemos fazer a noite. Pq as aulas deles são ao vivo, pelo menos a maioria. E precisamos participar dos projetos. E até onde sei , acontece durante o dia todo.

  • @joseivan777
    @joseivan777 2 ปีที่แล้ว +2

    Gostaria se possível fizessem um vídeo sobre as chances de entrar nesse mercado pra quem tem mais de 40 anos, dando algum direcionamento. Existe algum preconceito pra quarentões?

    • @renansilva8526
      @renansilva8526 2 ปีที่แล้ว +1

      A Magalu lançou um bootcamp "Desenvolve 40+" em parceria com a Letscode. Fique atento para quando lançarem novamente.

    • @renansilva8526
      @renansilva8526 2 ปีที่แล้ว +1

      Talvez tenham, mas você vai poder calar a boca e preconceito deles com o resultado que apresentar.

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@renansilva8526 Onde a gente fica sabendo de todos os bootcamps lançados? Tem algum grupo só sobre isso?

  • @APalavraSantifica
    @APalavraSantifica 2 ปีที่แล้ว +5

    O exterior tem captado muito de nossos talentos. Com remunerações muito mais atrativas e qualidade de vida superior, grande parte de nossos profissionais tem abandonado o país e é isso que tem causado essas mudanças precoces de categoria (junior, senior etc). O mercado nacional não está se adaptando, está desesperado, e pessoas desesperadas fazem muitas cag$#@s...

  • @luizfernandovulcanodeolive9608
    @luizfernandovulcanodeolive9608 2 ปีที่แล้ว +1

    Graças a Deus alguém de credibilidade fez um vídeo falando sobre isso. Quando a gente "pessoas normais" falamos isso para os outros, riem da nossa cara! Parabéns pelo conteúdo

  • @rodneyloureiro
    @rodneyloureiro 2 ปีที่แล้ว +6

    Acredito que as empresas deveriam investir em treinamento. Ao invés de ficar procurando no mercado profissionais já "prontos", forma-se o profissional em cima das demandas das empresas. Isso não seria possível?

    • @saffira5615
      @saffira5615 2 ปีที่แล้ว +2

      O problema é que após a empresa investir tempo e dinheiro para treinar este profissional e o mesmo adquiriu alguma experiência, num estalar de dedos ele troca de empresa para ganhar R$300,00 a mais. Cansei de ver isso acontecer.

    • @rodneyloureiro
      @rodneyloureiro 2 ปีที่แล้ว +1

      @@saffira5615 mas será que o profissional treinado mostrar resultados, e for valorizado fará isso? Acho que não. Mas enfim...pode ser que aconteça.

    • @legendattack
      @legendattack 2 ปีที่แล้ว +1

      @@saffira5615 mas a empresa deixar o cara ir embora por conta de 300 pila é foda kkkkj faz a contra proposta

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@legendattack 😂😂

  • @エンヂロ
    @エンヂロ 2 ปีที่แล้ว +2

    Isso que vocês mencionaram a evasão na faculdade, meu curso técnico de web saíram mais de 70% da turma até o segundo semestre

  • @toffanettodev
    @toffanettodev 2 ปีที่แล้ว +4

    Essas pesquisas apocalípticas são tão úteis e confiáveis quanto pesquisa eleitoral. Não sei onde está tamanho deficit, n vejo nenhuma empresa q pague um salário justo com dificuldade de contratar. Digo mais, é raro ver uma empresa de ti preocupada em reter o dev, a rotatividade predomina. Outro ponto, q cálculo é esse baseado em quantos profissionais que formam por ano se na nossa área é raro exigir ensino superior? Parecem estar fazendo uma conta aí sem considerar todas variáveis importantes.

    • @franciscoguedes4158
      @franciscoguedes4158 2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente! Isso para aumentar a quantidade de pessoas procurando emprego na area e com isso ganhar uma mixaria.

  • @joecortizo
    @joecortizo 2 ปีที่แล้ว

    Sou Eng. Mecânico e queria saber mais dessas tecnologias de nicho (principalmente Robótica, Indústria 4.0 e Impressão 3D). Poderiam comentar mais sobre isso?

  • @aldealexandre5611
    @aldealexandre5611 2 ปีที่แล้ว +4

    Essa dupla está super de parabéns, informações atuais e de alto nível de qualidade. Gratidão essa é a palavra.

  • @atalhos_mentais
    @atalhos_mentais 2 ปีที่แล้ว

    Quero fazer cursos voltados para segurança da informação, por qual curso posso começar?

  •  2 ปีที่แล้ว +70

    Hoje em dia, eu vejo um oceano de programadores supersticiosos, que sabem somente o que aprenderam na faculdade, e acham que são bons programadores (afinal o professor deu nota 10, como se isso significasse alguma coisa pro mercado). Teve um boom gigantesco de gente aprendendo a programar, e a grande maior parte dos programadores que ainda estão no Brasil, são completos iniciantes, sem experiência alguma.
    E, pra piorar, as empresas se perderam completamente no significado de "especialista". Hoje, querem ""especialistas"" que saibam, no mínimo, 3 linguagens de programação, 2 sistemas de bancos de dados, 2 idiomas, que saibam mobile, desktop, web, front e back-end. Tudo isso com menos de 30 anos de idade.
    Pelo amor de deus, o mercado mundial pode até não estar bolhado, mas o mercado brasileiro ta fodido. De um lado temos um bando de amador, e de outro temos um bando de empresa que não sabe fazer leitura de mercado (por ser um mercado novo), e acham plausível botar tudo isso de requisito para contratar alguém como programador júnior.
    As empresas daqui ainda tão em 2010, no quesito de mentalidade.

    • @DanielLavedoniodeLima_DLL
      @DanielLavedoniodeLima_DLL 2 ปีที่แล้ว +16

      E de outro lado, as pessoas que têm de fato experiência aqui, se sabem inglês, tão indo pra gringa (remoto ou se realocando). Vi um movimento absurdo da minha rede de contatos no ano passado nessa direção. O mercado brasileiro realmente vai ter que cair na real uma hora.

    • @antoniomf8399
      @antoniomf8399 2 ปีที่แล้ว +2

      "Um bando de amador" = sim somos desempregados ou migrando de área, con mais de 30 anos, softskills e familias para sustentar. Não ta facil pra ngm.

  • @Marcelo-bu5je
    @Marcelo-bu5je 2 ปีที่แล้ว +1

    A tendência do Mercado de Tecnologia é sempre de crescimento. Há falta de mão de obra qualificada e as tecnologia sempre estão inovando, então não chamaria de Bolha e sim uma imensa Bola de Neve que com certeza crescerá cada vez mais.

  • @TheJoice1990
    @TheJoice1990 2 ปีที่แล้ว +4

    No meu curso entraram 39 alunos no meu semestre, 2 se formaram no tempo mínimo de 4anos e 5 alunos continuam. O nível de evasão é enorme.

    • @Gabriel-ds6ru
      @Gabriel-ds6ru 2 ปีที่แล้ว

      Que curso você fez?

    • @TheJoice1990
      @TheJoice1990 2 ปีที่แล้ว +1

      Olá Gabriel, Sistemas de informação na UDESC

    • @FenoDat
      @FenoDat 2 ปีที่แล้ว +2

      Ainda não conheci um curso superior que forme um programador. Na verdade, os cursos no brasil formam pessoas que sabem um pouco de tudo, e muito de nada. Ensinam o básico de programação em linguagens como C++ (que é pouco utilizado no Brasil se comparado com as linguagens dominantes) e o cara sai da faculdade achando que está pronto para o mercado, porque recebeu 10 do professor que muitas vezes está parado no tempo por estar no nicho acadêmico. Depois, esse mesmo "profissional" vai aplicar pra vagas e se depara com dezenas de termos técnicos que ele nunca nem ouviu na faculdade. Acredito que ao sair da faculdade, a pessoa não perde muita coisa não. Na maioria das vagas já não é exigido diploma, e a tendencia é que no mundo todo isso se torne uma realidade. Talvez por isso a evasão é alta, alguns desistem mas outros percebem que faculdade em muitos casos é perda de tempo xD

    • @TheJoice1990
      @TheJoice1990 2 ปีที่แล้ว +2

      @@FenoDat pior que preciso confirmar sua afirmação. Aprendi muito atuando em programação coisas simples que o curso superior não me ensinou.

    • @jrpage10
      @jrpage10 2 ปีที่แล้ว

      @@FenoDat Vai nessa kkkk

  • @zoltancaputo9562
    @zoltancaputo9562 2 ปีที่แล้ว +1

    Vcs são a nova ordem da mídia mundial! LoL ( conteúdo de qualidade , objetivos, todos os vídeos que assisti e foram vários, muito educativos e divertidos !) Até os parceiros ficam mais valorizados da forma como vcs os apresentam !
    SHOW! !!!!

    • @codigofontetv
      @codigofontetv  2 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado! Ficamos honrados.

  • @athilassilva5293
    @athilassilva5293 2 ปีที่แล้ว +6

    Me formei recentemente em um curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, porém apenas com um curso técnico as empresas não contratam quem não tem ensino superior na área, ao menos é essa a impressão que tenho.

    • @raulangelo3649
      @raulangelo3649 2 ปีที่แล้ว +1

      Nem isso, o problema é experiência, a vantagem de quem faz superior é poder fazer estágio e trainee, isso agrega muito no início, já o resto do pessoal tem que tentar de cara as vagas JR, o que obviamente torna as coisas mais complicados.

    • @lucassilva-xy1ld
      @lucassilva-xy1ld 2 ปีที่แล้ว +6

      Cara, na minha visão tu só precisa ter portfólio e mostrar que sabe, além de ter uma boa comunicação. Pelo menos na vaga que entrei foi assim, tenho meu Github arrumado e na entrevista fui bem honesto sobre o que eu sabia ou não, não sou formado em nada, sou totalmente auto didata, máximo que fiz foi um bootcamp de 3 meses.

    • @athilassilva5293
      @athilassilva5293 2 ปีที่แล้ว

      ​@@lucassilva-xy1ld poderia indicar qual bootcamp é esse? se ainda estiver disponivel para fazer....sou novato ainda, minha experiência com programação foi apenas o que fiz durante o curso e participando de eventos. meu portfólio ainda é cru (digamos assim)

    • @thaisc684
      @thaisc684 2 ปีที่แล้ว +1

      Acho q não, pq conheço pessoas com diploma bacharelado e não conseguiram entrar no mercado.

    • @gamey1346
      @gamey1346 2 ปีที่แล้ว +3

      Discordo fortemente, quando consegui minha primeira vaga ainda estava terminando o ensino médio, as empresas querem pessoas com muito conhecimento prático, se tiver um bom portfólio e dominar a ferramenta bem contratam você mesmo que não tenha faculdade ou ensino médio (como foi o meu caso).

  • @reinaldosouzareis7514
    @reinaldosouzareis7514 2 ปีที่แล้ว +2

    Estou aprovado no processo seletivo da Trybe, para turma 21, mas não consegui a liberação do horário do órgão público em que sou servidor. Alguém poderia indicar outro curso de programação, com horários mais flexíveis e que seja bom...

  • @l.ts.r8729
    @l.ts.r8729 2 ปีที่แล้ว +5

    Tem mais vaga pra sênior do que pra júnior acho que a conta não está fechando muito bem.

    • @gustavofernandes1530
      @gustavofernandes1530 2 ปีที่แล้ว +2

      Claro, as empresas pedem tanto do profissional que o pessoal desiste no meio e nunca se forma sênior.

    • @seveng0th
      @seveng0th 2 ปีที่แล้ว

      @@gustavofernandes1530 isso é burrice na seleção do RH, as vagas em geral pedem pouca coisa de fato, mas enfiam um milhão de requisitos pq o RH não sabe o que é de fato necessario para o trabalho.

    • @gustavofernandes1530
      @gustavofernandes1530 2 ปีที่แล้ว

      @@seveng0th eu já peguei vaga de estágio numa tech da vida que eu precisava fazer uma semana de processo seletivo para depois ver se eu tinha a chance de ganhar 800 por mês.

    • @seveng0th
      @seveng0th 2 ปีที่แล้ว

      @@gustavofernandes1530 desculpa irmão, mas ai é você que ta falhando em selecionar um processo seletivo bom... Pra vc ter ideia, já faz mais de 3 anos que dispenso todas as vagas que pedirem qualquer nível de teste prático kkkkkkkk

    • @gustavofernandes1530
      @gustavofernandes1530 2 ปีที่แล้ว

      @@seveng0th mas vc está empregado? Eu estava começando, como tu quer que eu dispensasse as vagas se eu precisava de uma experiência? Eu dei um tempo na programação desde o ano passado e abri uma loja online e acabei que estou trabalhando menos e ganhando mais do que estaria como pleno e nem preciso ficar fazendo mil cursos depois do expediente.

  • @willjlima
    @willjlima 2 ปีที่แล้ว +1

    Sou DBA e vejo que existe uma escassez de DBA tb. A empresa onde trabalho esta com dificuldades de preencher vagas de DBA Sênior.
    Fora que muitos DBA's saindo da empresa para outras oportunidades que pagam bem.