Cai aqui de paraquedas e adorei, muito bem explicado consegui entender direitinho. E q vc calma e Boa de ouvir, n da vontade de parar de assistir. Parabéns professor!!
Olá na verdade são duas estruturas condicionais. Porém, o escolha caso só pode ser usado para tipos de variáveis inteiro e caracter, ou seja, não pode valores reais. Além disso ele só pode ser realizado quando a comparação for de igualdade, ou seja, equivalente ao idade == 18, por exemplo. Se quiser fazer idade > 18 o escolha caso não pode ser usado. Att. Prof RMuniz
Olá, poderia também. Sò lembre que o Escolha caso só pode ser usado com os tipos inteiros e caracter. Tem uma playlist mais recente com esse mesmo conteúdo, são os vídeos com o fundo amarelo. Bons estudos.
Como faço para fazer escolha-caso com cadeia? cadeia(texto) leia(texto) escolha(texto){ caso "sim": \\Instrução pare caso "nao": \\Instrução pare Isso esta na documentação do Portugol Studio, e sempre que tento fazer algo parecido, não funciona. Diz que tem erro em declaração de variável. Como fazer? Eu ja tentei fazer declarando com Caracter também, mas sem resultado esperado.
Olá Nicollas, o escolha caso só funciona para inteiro e caracter, ele não aceita cadeia. Veja um exemplo abaixo: programa { funcao inicio() { caracter texto escreva("Digite s ou n") leia(texto) escolha(texto){ caso 's': escreva("Digitou SIM") pare caso 'n': escreva("Digitou NÃO") pare caso contrario: escreva("Digitou errado") pare } } } Att.
Esse algoritmo foi escrito no Visualg (há algumas diferenças entre o portugol studio), tentei usar varios valores para a parte do "caso" e nao rodou o algoritmo alguem sabe me dizer o pq ? escreva( "Entre com a idade do atleta: " ) leia( idade ) escolha idade caso 5, 6, 7, 8, 9, 10 categoria
Olá Matheus, esse algoritmo foi criado no Portugol Studio e não no Visualg. Dando uma olhada no trecho de código q vc copiou, a atribuição de valores não é utilizando
@@Portugol opa professor, entendi que esses detalhes como atribuição de valores são diferentes, MAS a maior dúvida que ficou foi que nesse algoritmo q copiei a função "caso" tem mais de um valor, porém, quando fui fazer algo parecido ele nao aceitou
@@matheuskbr21 Então Matheus, quando quiser juntar mais de um valor para uma mesma saída, devemos utilizar mais de um comando sem colocar o comando PARE. Veja o exemplo abaixo: escolha (opcao) { caso 1: escreva ("Teste1") pare caso 2: escreva ("Teste2") pare caso 3: caso 4: escreva ("Teste3e4") pare caso contrario: escreva ("Opção Inválida !") } Repare que entre o caso 3 e o 4 não existe um pare. Logo se for digitado 3 ou 4 ele entrará na mesma opção (Teste3e4). Ok ?
Olá Arthur, vc pode fazer lendo do usuário qual a operação desejada. Se ele digitar, por exemplo, o sinal de + vc coloca para ele entrar em um caso do escolha.... ..... escolha(operacao){ caso '+': escreva (num1 + num2) pare caso '-': escreva (num1-num2) pare ......... Att.
Olá professor: Grato pela aula. Queria lhe pedir um imenso favor. Estou tentando transcrever o código do Visualg para o Portugol Studio porém o mesmo apresenta erro e eu não consigo passar de forma alguma.
Parabéns pela excelente aula
Muito obrigado.
bons estudos.
Esse professor é excelente
Obrigado
Muito obrigado por tudo só tenho a agradecer depois da suas aulas ja aprendi bastante coisa!😊😊
Opa, muito obrigado. Que bom que ajudou.
tem uma playlist desse assunto com vídeo mais recentes... eles são na cor amarelo.
Bons estudos
Cai aqui de paraquedas e adorei, muito bem explicado consegui entender direitinho. E q vc calma e Boa de ouvir, n da vontade de parar de assistir. Parabéns professor!!
Olá Emily, obrigado pela mensagem.
Gratidão! Didática sensacional. Explica minuciosamente e tem bastante conteúdo, prof! Agradeço por disponibilizar conteúdo pra nós. Abcsss TMJ
Olá Weneve,
Obrigado pela mensagem.
Bons estudos
Show, muito legal e interessante para aprendizado.
Olá obrigado pela mensagem.
Bons estudos.
Mais uma vez, muito obrigado, professor!
Muito obrigado Geraldo. Qualquer dúvida ou sugestão me envie por favor para que possa ajuda-lo. Obrigado pelo feedback
Muito obrigada pela explicação excelente!
Obrigado pelo feedback.
Excelente aula professor, ajudou muito.
Obrigado pelo feedback.
Qualquer dúvida é só avisar.
Muito obrigado 👊🏻👊🏻👊🏻
Olá Pedro, obrigado pela mensagem.
Bons estudos.
@@Portugol brigado, irmão. Sucesso pra você 💪🏻
2024 e vamos que vamos!!
Bons estudos.
Valeu.. me ajudou bastante
Olá Helton, obrigado pelo feedback. Qualquer dúvida é só perguntar.
Mas qual a diferença do se senao, para escolha caso?
Olá na verdade são duas estruturas condicionais. Porém, o escolha caso só pode ser usado para tipos de variáveis inteiro e caracter, ou seja, não pode valores reais.
Além disso ele só pode ser realizado quando a comparação for de igualdade, ou seja, equivalente ao idade == 18, por exemplo. Se quiser fazer idade > 18 o escolha caso não pode ser usado.
Att.
Prof RMuniz
E s for em forma de um menu, tipo
==bom dia==
==boa tarde==
==boa noite==
O procedimeto, será o mesmo?
Olá, poderia também. Sò lembre que o Escolha caso só pode ser usado com os tipos inteiros e caracter.
Tem uma playlist mais recente com esse mesmo conteúdo, são os vídeos com o fundo amarelo.
Bons estudos.
Como faço para fazer escolha-caso com cadeia?
cadeia(texto)
leia(texto)
escolha(texto){
caso "sim":
\\Instrução
pare
caso "nao":
\\Instrução
pare
Isso esta na documentação do Portugol Studio, e sempre que tento fazer algo parecido, não funciona.
Diz que tem erro em declaração de variável. Como fazer? Eu ja tentei fazer declarando com Caracter também, mas sem resultado esperado.
Olá Nicollas, o escolha caso só funciona para inteiro e caracter, ele não aceita cadeia.
Veja um exemplo abaixo:
programa {
funcao inicio() {
caracter texto
escreva("Digite s ou n")
leia(texto)
escolha(texto){
caso 's':
escreva("Digitou SIM")
pare
caso 'n':
escreva("Digitou NÃO")
pare
caso contrario:
escreva("Digitou errado")
pare
}
}
}
Att.
Esse algoritmo foi escrito no Visualg (há algumas diferenças entre o portugol studio), tentei usar varios valores para a parte do "caso" e nao rodou o algoritmo alguem sabe me dizer o pq ?
escreva( "Entre com a idade do atleta: " )
leia( idade )
escolha idade
caso 5, 6, 7, 8, 9, 10
categoria
Olá Matheus, esse algoritmo foi criado no Portugol Studio e não no Visualg. Dando uma olhada no trecho de código q vc copiou, a atribuição de valores não é utilizando
@@Portugol opa professor, entendi que esses detalhes como atribuição de valores são diferentes, MAS a maior dúvida que ficou foi que nesse algoritmo q copiei a função "caso" tem mais de um valor, porém, quando fui fazer algo parecido ele nao aceitou
@@matheuskbr21 Então Matheus, quando quiser juntar mais de um valor para uma mesma saída, devemos utilizar mais de um comando sem colocar o comando PARE.
Veja o exemplo abaixo:
escolha (opcao)
{
caso 1:
escreva ("Teste1")
pare
caso 2:
escreva ("Teste2")
pare
caso 3:
caso 4:
escreva ("Teste3e4")
pare
caso contrario:
escreva ("Opção Inválida !")
}
Repare que entre o caso 3 e o 4 não existe um pare. Logo se for digitado 3 ou 4 ele entrará na mesma opção (Teste3e4).
Ok ?
@@Portugol aaah muito obrigado professor agora entendi por completo
como faço uma calculadora com o escolha/caso
Olá Arthur, vc pode fazer lendo do usuário qual a operação desejada. Se ele digitar, por exemplo, o sinal de + vc coloca para ele entrar em um caso do escolha....
.....
escolha(operacao){
caso '+':
escreva (num1 + num2)
pare
caso '-':
escreva (num1-num2)
pare
.........
Att.
@@Portugol muito obrigado
O meu só deu certo depois que classifiquei meu número ( inteiro numero)
Olá, coloca o codigo aqui para darmos uma olhada.
Olá professor: Grato pela aula.
Queria lhe pedir um imenso favor.
Estou tentando transcrever o código do Visualg para o Portugol Studio
porém o mesmo apresenta erro e eu não consigo passar de forma alguma.
Olá José, teria como me passar o código que está escrevendo. Fica mais fácil para ver o erro.