Show Leo! Tava até pensando sobre isso em desenvolvimento de jogos, porque é o tipo de coisa que você consegue se expressar pela arte dos gráficos, efeitos sonoros, música, história e programação 👍
Pra mim código é Arte, e o que me motiva a viver dessa área é a parte de Arquitetura e Design de Software. Fico feliz de você, sendo alguém com grande influência na comunidade estar espalhando esses conceitos. Agradeço bastante pois no dia-a-dia é difícil convencer outros devs da importância dos mesmos. Torço pra muitas pessoas verem esses vídeos e terem um pouco mais de consciência pra desenvolver códigos bons e não só códigos que funcionam. Parabéns de verdade pelo vídeo, e uma ótima semana
Sensacional Lucas, de fato softwares com arquitetura dão MUITO mais vontade de serem programados... vamos continuar espalhando esses conhecimento e continuar melhorando o mercado. Abração e boa semana!! 👍
@@Starting54321 para mim arte é aquilo que é acessível para todos, que olha e ache bonito... música, desenho, atuação... Não precisa de conhecimento prévio para admirar, vai mostrar um código bonito para alguém que não é a área, vai entender nada, então no maxi.o é só um clean código mas arte tá longe de ser, e não somos artistas estamos mais próximos de cientistas
@@FelipeCatao Entendi. Então, pra vc, literatura nenhuma é arte, já que precisa de um conhecimento prévio pra ser apreciada (saber ler). Beleza, então. Que bom que essa é a SUA opinião sobre o que é arte (e ~risos~ sobre o que é um cientista), porque é só uma opinião e vc não tem direito nenhum de impor ela a ninguém como se fosse uma verdade absoluta.
Descobri que fazia injeção de dependências sem saber ! Trabalho com uma plataforma online de e-commerce, onde cada módulo tem seus conjuntos de APIs, mas não tem um pacote pronto em javascript pra usar em automação de trabalho manual. O que fiz foi desenvolver os módulos javascript de acordo com os módulos da plataforma, isso dividido em algumas camadas pra abstrair autenticação e lógica do módulo, e a única maneira que encontrei de desenvolver com testes unitários foi passando as dependências como parâmetro, assim deu pra mockar e fazer TUDO que eu queria fazer. Estava acostumado a fazer testes com C e C++, e era super tranquilo usar os headers com novas implementações nos testes, mas no javascript precisei ser criativo. Valeu pelo conteúdo, ficou incrível mais uma vez!
injeção de dependência, inversão de dependência, inversão de fluxo, coisas maravilhosas do nossos queridos programadores. Realmente depois que aprendi o conceito a maneiro como olhamos o codigo muda, principalmente em projetos de muitas camadas, onde temos que isolar parte para testes e garantir o funcionamento do todo. Uma coisa que a um tempo atrás me senti obrigado foi estressar o conceito de SOLID até fixar na mente, e entender porque ele é tão importante e acredito que grande parte das patterns, vem do grande uso desse queridão da programação. Grande abraçoooo e obrigado por mais um video delicinha!
De fato meu caro, concordo 100%, você não consegue mais ver nem programar código sem as partes/responsabilidades estarem minimamente delimitadas, é outro mundo 👍
Rapaz, esse vídeo destravou umas coisas na minha cabeça. Durante muito tempo eu venho fazendo testes com phpunit no Laravel e quase todos os testes são testes de features, onde você tem que chamar uma rota e tudo que tiver dentro do controller daquela rota vai ser chamado também. Tem algumas formas de mockar as dependências e fazer injeção, mas eu fazia seguindo guias e não entendia muito o pq. Quando eu tentei usar os mesmos conceitos pra testar um backend node utilizando o jest mesmo ficou muito mais difícil, mas depois desse vídeo minha confiança voltou. Não preciso testar o que não faz parte do meu objeto de teste a cada momento. Valeu Filipe!!
Cara, só queria agradecer pelo seu canal existir! Sou da área de infraestrutura e pensei em migrar para desenvolvimento algumas vezes... Mas por ter tido dificuldades de aprendizado no passado, sempre me bate aquela insegurança de não conseguir ou não "servir" pra isso. Graças ao seu conteúdo, tenho muito mais clareza sobre a área e me sinto menos inseguro de tentar essa transição profissional. Valeu mesmo, e parabéns pelo canal!
SHow de bola deschamps, mais um vídeo matador. Já conheço este pattern, mas da forma como você explica, fica como você diz, delicinha de aprender/entender. Gratidão!!!
É por essa e por outras que eu sei que eu tomei a decisão certa quando eu me tornei membro do canal. É MUITO díficil encontrar esse tipo de conteúdo com essa qualidade e didadica pra explicar conceitos que são extremamente abstratos!. Parabéns Filipe, continue com o excelente trabalho!
Sensacional Guilherme!! MUITO obrigado pelo apoio! Assim como falei lá dentro da área do Membros da Turma, vocês não podem ter noção de como isso está ajudando 🤝🤝🤝
Cara, eu tenho uma dificuldade enorme em fazer testes unitários, principalmente quando envolvem requisições em apis. Rola de você aprofundar mais sobre testes?
Requisições de API eu acredito que meio que você não faça um teste unitário. Vou supor que está utilizando uma API, então você vai criar uma interface dessa sua API. Todos os endpoints, o que vai retornar, etc. Então você vai construir um FakeApi que implementa essa sua interface. Caso você não esteja usando Typescript, é só implementar os mesmos métodos. Então nos seus testes unitários você vai injetar essa dependência do FakeApi pra ser utilizado como uma API. Vamos supor que você queira testar um erro 500, então você vai construir seu FakeApi de alguma forma que algum dado errado que passar, retorne um status 500. Então você vai fazer seu teste unitário usando isso. Não tem como você utilizar uma chamada real de API, porque vai cair no caso que ele fala no vídeo do banco de dados poder ter caído, etc. Além do tempo das requisições. Imagine fazer um teste unitário de 50 chamadas de uma API que demora 200ms. Só nessa brincadeira foram 10 segundos. Você pode reduzir isso tudo com uma fake API. Mas, o certo é que sua API não seja consumida direto, como por exemplo, com Axios. O certo é que você implemente os métodos getUsers(), getUser(userId), por exemplo, e dentro dele você consuma o Axios. Assim você pode migrar de lib quando quiser sem que isso afete seu sistema.
9:19 - Não confundir os termos relacionados: 1 - "Injeção de Dependência" ou "Dependency Injection; 2 - "Inversão de Controle" ou "Inversion of Control" (controle de fluxo e callbacks); 3 - "Inversão de Dependência" ou " Dependency Inversion";
Muito bem colocado. De forma simples: Injeção de dependência é um forma de Inversão de controle, ou seja, você delega ao container a função de injetar instâncias de classes em partes do código em vez de você ter que usar o operador New, dessa forma é possível alcançar um baixo acoplamento e facilitará os testes. Já inversão de dependência é um dos princípios SOLID, definido por Uncle Bob, que basicamente diz para nunca depender de implementação e sim de abstrações ou interfaces assim conseguimos criar módulos desacoplados seguindo o Princípio da Responsabilidade Única.
Fantásticos seus conteúdos!!! Sou programador a mais de 10 anos, mas trabalho com automação industrial e estou trabalhando em encapsulamento do software para otimizar o desenvolvimento da minha equipe, e este seu vídeo + o vídeo do factory explodiram minha mente!!! Trabalho incrível! Parabéns!!!
Cara é inacreditável como você consegue passar informações de forma clara e limpa! Sem contar que a edição e eloquência ajudam demais. Tenho muita vontade de começar a produzir conteúdo sobre a área de tecnologia, mas não tenho a minima ideia de por onde começar. Mas definitivamente o seu canal me traz inspiração e animo! Continue sempre com o excelente trabalho!
queria muuuuito ver uma série a respeito disso, esse tema de arquitetura muito me interessa, e ainda não vejo séries de qualidade no assunto voltado pra node... mas parabéns Deschamps, você sempre traz assuntos extremamente relevantes
Top demais xará, comecei a pouco tempo ter mais cautela com a arquitetura que uso... a diferença é incrível, minha dificuldade com a lógica que eu achei que seria meu “tendão de Aquiles” na programação finalmentee esta sendo resolvida em grande parte devido aos design patterns
Vídeo sensacional Filipe, MUITO bem explicado, estou fazendo o bootcamp GoStack e estava patinando um pouco pra entender Injeção de Dependência, sua explicação de forma mais focada e didática me ajudou MUITO! Obrigado!
Muito úteis esses conteúdos! Felipe, seria muito legal se você fizesse uns cursos gratuitos para iniciantes, tenho certeza que a gente, depois de colher os resultados e ter verba, investiríamos em aprofundar conteúdos e o networking com você! Comecei meus primeiros passos na programação ano passado... Embora tenha parado um tempo, ia vendo vídeos sem entender nada msm kkk. Finalmente estou começando a entender! Tô vindo aqui 2 anos depois desse vídeo... Sei que ainda tenho muito a aprender.
Filipe, comecei a acompanhar seu canal há pouco tempo e já decidi ser um membro apoiador da turma. Parabéns pela didática incrível e pelos conteúdos muito relevantes.
Felipe, muito massa seu conteudo, eu sou programador das antigas e estou sofrendo um pouco pra ter certeza sobre meus conhecimentos em injeção de dependencia. Não sou JS, pelo que vi aqui, NPM, é nodes. Muito massa. Vi um outro mundo. Valeu!!
Caraca Filipe, uma coisa que eu estava quebrando a cabeça pra entender, você está conseguindo explicar de uma maneira tão delicinha que nem parece real kkkkk To adorando!
Mais um bom vídeo, o mais delicinha é ver que tudo que é passado (tecnicamente) pode ser aplicado em várias linguagens. Seus vídeos contribuem e muito para o crescimento de toda a comunidade de programadores. Parabéns pelo grande trabalho.
Assistindo seu vídeo, descobri que nos últimos meses tenho feito uma coisa parecida nas APIs rest com php, e confesso que já não quero mais utilizar o formato antigo... facilitou muito a vida....
Conteúdo sensacional! Irei aplicar tanto nos meus projetos pessoais quanto nos do emprego. Inclusive, vou passar esse vídeo para um amigo, pois ele estava pensando em montar um material sobre Testes automatizados, para que ele pudesse passar para a equipe dele e mostrar a importância dos testes. Eu mesmo, nunca montei um testes automatizado, estudei um pouco sobre, mas nunca parei para aplicar, confesso que não sabia por onde começar! Mas esse vídeo foi do cara$#o! Digo isso pela simplicidade da Didática! Nossa área tem muitos termos técnicos isso torna o assunto chato e uma deficiência nossa, seres da tecnologia, é não largar o tecniqueis kkkkkkkkkk Mas a forma que você explicou, ficou tão simples e fluido! MUITO FÁCIL DE ENTENDER! Isso não é só desse vídeo, MAS de TODOS! Obrigado pelo conteúdo Teló!😎🤘
ahhahahahahaah show!!! Se não entendeu tudo, minha sugestão é esperar alguns dias para rever... é que nem filme, você nota MUITAS novas coisas assistindo pela segunda vez 👍
Eu sempre estudei esse conceito de injeção de dependência, mas nunca consegui assimilar direito e o pior que eu fazia isso sem entender. Agora com essa explicação simples, eu compreendi completamente!!
Filipe, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Trabalhei com Java de 2001 à 2011 estudei bastante os conceitos de DI e acho que é a primeira vez que vejo teoria+prática explicados de uma maneira simples e 100% delicinha...
Alexandreeeeeee desculpa a demora em responder, só consegui chegar nesse comentário agora 😂 e que showwww, fico feliz que o vídeo conseguiu transmitir isso de forma simples 😍 👍
Fala, Filipe e Turma! Sou da área da Eletrônica, mas fui para o setor de TI da empresa "dar uma ajudinha". Já se passou um ano e isso me abriu muitas portas para oportunidades de carreira, além da área da Engenharia que já atuava. Quero aproveitar a quarentena e pegar pra estudar sério agora; vocês têm uma sugestão de tecnologia para estudar para o backend? Claro que vai depender da aplicação, mas ter uma direção geral e uma tranquila para introduzir é excelente! Como de Eletrônica, tenho background em C. Abraços, galera! A comunidade daqui é sensacional!
Esse vídeo me lembrou muito daquele que falava sobre o conceito de Separation of concerns. Com esse pattern (Dependency Injection) os testes e a reutilização de código fica muito melhor. Muito bom o vídeo Filipe, Show!
Filipe, foi no seu canal que eu encontrei as melhores dicas e caminhos para o mundo da programação. O curso Cs50 de Havard e o Python do Guanabara. Obrigado.
Estou lendo um livro onde a autora diz não ser possível de forma simples encapsular com javascript, inclusive utilizou WeakMap como exemplo de como conseguir encapsular. O design pattern factory faz o encapsulamento e não me pareceu complexo. Muito interessante. Muito bom vídeo. Abriu minha mente. 👏🏼
Cara, eu achei genial a sacada das duas opções: tornar possível tanto a injeção de dependência como o import no core, fazendo a injeção ser prioridade. Eu sou muito seu fã!! Assistam os vídeos mesmo que já saibam do assunto. Sempre tem algo novo a aprender :D
Que massa, não conhecia o Factory Design Pattern, a forma com que vc mostrou ficou até simples de compreender. Gostei muito! Vou até treinar para começar a usar esse Pattern. Show!
Adoro o demais o canal,apesar de não entender tudo que tu fala mas agrega demais aos meus conhecimentos mesmo sendo poucos dkdkd,fico me perguntando se um dia eu vou conseguir chegar só nível de programador q tu é q muitos outros aqui são skksksks. Tô estudando JavaScript e cara minha maior dificuldade não é nem na linguagem até pq na facul eu aprendi um pouco de python ,C e Java ,a maior dificuldade q tenho é em saber o q usar na hora de programar ,parece bobo mas eu travo mdkdk espero um dia conseguir entender bem ,parabéns pelo canal ❤️
Muito legal! Eu uso a mesma técnica de log porém no seguinte padrão "DD/MM/YYYY HH24:MI:SS [TIPO] [LOG]", pois eu acho útil olhar rapidamente no log e identificar o horário que foi escrito uma linha e outra, principalmente em tarefas pesadas ou repetitivas. As vezes nem gravo nada em arquivo ou banco, uso o próprio console para monitorar.
Muito bom contéudo, muito obrigado Teló kkkk. Fico imaginando como alguém pode dar um "deslike" no vídeo. E dúvido que quem deu "deslike" no vídeo tenha deixando um comentário sobre o que poderia melhorar no vídeo ou por que o motivo de ter sido negativo o conteúdo. É triste, mas gosto é de cada um, fazer o que!
Ouvi um senior falar de Dependency Injection uma vez e a parada foi tão pesada que eu não conseguia nem dormir... Hoje vou dormir de boa por conta da leveza da abordagem, mesmo sabendo que o hands-on vai ser beeeeeeem mais embaixo, desmistificar é fera demais! Congrats!
Estou amando esse tipo de video, alem de ser muitoo bom pra rever conceitos, eu aprendo mt (mds) em todos os videos sem exceção! Simplesmente delicinha.
Filipe, apoiar se canal vale cada centavo. Mesmo para os tiozões feito eu, que assisto em speed 0,75 umas três vezes pra poder acompanhar a velocidade dessa moçada (o clock de quem nasceu nos anos sessenta é beeeemm mais lento) Rsrsrsrsrsrs!!!!
Eu gosto muito do seu canal, não sou Dev, trabalho com segurança da informação e sinto muita falta de canais como o seu, só que dedicados à area de segurança. Abraço!
Mais um video top! Eu como sempre programei em utilizando .net no backend sei que uma boa abstração, interfaces e injeção de dependências são essenciais para deixar seu código com o mínimo de decência para implementação dos testes. Já sofri muito com isso haha. Legal ver como isso pode ser feito no javascript.
Filipe seus vídeos são atemporais, sempre que preciso revisar algo tá tudo aqui vlw!! Ps: Traz mais vídeos sobre arquitetura/patterns, sua explicação é sensacional.
Que massa, achei interessante como faz com javascript. Eu uso solid no meu dia a dia, mas uso TypeScript. Como javascript puro não tem tipagem, ficava tentando imaginar como seria fazer algumas coisas do solid com ele, gostei do seu exemplo
Bom demais Teló! Acho que esse assunto é tudo pra separar um iniciante de um programador mais preparado. Será incrível se trouxer mais vídeos assim e acredito que uma boa seria falar sobre o próprio SOLID, já que citou ele algumas vezes em vídeos passados
Cara que massa!! Muito daora você explicar conceitos que parecem complexos de uma forma simples! Acho que falta esse tipo de conteúdo de forma abundante na internet, pq com uma busca rápida sobre injeção de dependências aparece varios posts com um nivel de complexidade mais elevado que pode desmotivar um pouco pessoas mais iniciantes.
Muito bom Filipe, adoro os seus vídeos e não perco um, mesmo não entendendo muito ainda gosto muito de arquitetura de software, vendo seu vídeo deu até vontade de ler o livro "Design patterns", abraços :D
Muito massa! Outra coisa que pode ser feito, é usar o jest.mock. Um exemplo é jest.mock('./seu_modulo.js'); Assim, o retorno será uma function "jest.fn()".
Excelente explicação amigo!! Vou usar estes conceitos em minhas aplicações com certeza. Programar vai além de entregar coisas mas sim preocupar com a qualidade do trabalho e do produto xD!!
Filipe, vc não pensa em criar um curso sobre programação? Suas opiniões são sempre bem equilibradas e sensatas, e seu conhecimento é astronômico. Se tiver um curso seu, com certeza eu faria! Abç
Fala Deschamps! Sou entusiasta com python e estou tentando aprender JS aqui com você e com o Diego Fernandes. Muito legal esse pattern! Queria aprender um pouco mais sobre ele e outros. Eu fico muito perdido na hora de criar um codigo usando um pattern. Como posso desenvolver isso melhor? Sugestão: Você acha que consegue fazer uma série sobre design patterns? Nessa série vc poderia fazer um vídeo para cada pattern mais utilizado.
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 🤝 🤝 🤝
Programadores e artistas são os únicos profissionais que tem como hobby a própria profissão.
Rafael Lain
Show Leo! Tava até pensando sobre isso em desenvolvimento de jogos, porque é o tipo de coisa que você consegue se expressar pela arte dos gráficos, efeitos sonoros, música, história e programação 👍
Talvez Pro Players também? Além de treinarem, jogam por diversão também.
Game dev(area da programação)tbm,muitos são fans de jogos
@@FilipeDeschamps É muito bom quando a sua profissão é feita por Amor porque é aquilo que você gosta de fazer, até quando está com tempo livre
@@FilipeDeschamps Meu sonho trabalhar com jogos kkkkkkkk
Grande Michel Teló, Adoro suas músicas
ahahhahahhahhahahah assim você me mata
Essa foi boa kkkkkkkkk
Kkkkkkkk
Tche tche re re tche tche re re, clássico...
Não, pera
Kkkkk, bem bolado
Pra mim código é Arte, e o que me motiva a viver dessa área é a parte de Arquitetura e Design de Software.
Fico feliz de você, sendo alguém com grande influência na comunidade estar espalhando esses conceitos.
Agradeço bastante pois no dia-a-dia é difícil convencer outros devs da importância dos mesmos. Torço pra muitas pessoas verem esses vídeos e terem um pouco mais de consciência pra desenvolver códigos bons e não só códigos que funcionam.
Parabéns de verdade pelo vídeo, e uma ótima semana
Sensacional Lucas, de fato softwares com arquitetura dão MUITO mais vontade de serem programados... vamos continuar espalhando esses conhecimento e continuar melhorando o mercado. Abração e boa semana!! 👍
Falar que código é arte tá exagerando amigo....código é só código....
@@FelipeCatao Quem é vc pra decidir o que é e o que não é arte?
@@Starting54321 para mim arte é aquilo que é acessível para todos, que olha e ache bonito... música, desenho, atuação... Não precisa de conhecimento prévio para admirar, vai mostrar um código bonito para alguém que não é a área, vai entender nada, então no maxi.o é só um clean código mas arte tá longe de ser, e não somos artistas estamos mais próximos de cientistas
@@FelipeCatao Entendi. Então, pra vc, literatura nenhuma é arte, já que precisa de um conhecimento prévio pra ser apreciada (saber ler). Beleza, então. Que bom que essa é a SUA opinião sobre o que é arte (e ~risos~ sobre o que é um cientista), porque é só uma opinião e vc não tem direito nenhum de impor ela a ninguém como se fosse uma verdade absoluta.
Descobri que fazia injeção de dependências sem saber ! Trabalho com uma plataforma online de e-commerce, onde cada módulo tem seus conjuntos de APIs, mas não tem um pacote pronto em javascript pra usar em automação de trabalho manual. O que fiz foi desenvolver os módulos javascript de acordo com os módulos da plataforma, isso dividido em algumas camadas pra abstrair autenticação e lógica do módulo, e a única maneira que encontrei de desenvolver com testes unitários foi passando as dependências como parâmetro, assim deu pra mockar e fazer TUDO que eu queria fazer.
Estava acostumado a fazer testes com C e C++, e era super tranquilo usar os headers com novas implementações nos testes, mas no javascript precisei ser criativo.
Valeu pelo conteúdo, ficou incrível mais uma vez!
Ahhhh que massa Gabriel!! Matou a pau 😍
injeção de dependência, inversão de dependência, inversão de fluxo, coisas maravilhosas do nossos queridos programadores.
Realmente depois que aprendi o conceito a maneiro como olhamos o codigo muda, principalmente em projetos de muitas camadas, onde temos que isolar parte para testes e garantir o funcionamento do todo.
Uma coisa que a um tempo atrás me senti obrigado foi estressar o conceito de SOLID até fixar na mente, e entender porque ele é tão importante e acredito que grande parte das patterns, vem do grande uso desse queridão da programação.
Grande abraçoooo e obrigado por mais um video delicinha!
De fato meu caro, concordo 100%, você não consegue mais ver nem programar código sem as partes/responsabilidades estarem minimamente delimitadas, é outro mundo 👍
Rapaz, esse vídeo destravou umas coisas na minha cabeça.
Durante muito tempo eu venho fazendo testes com phpunit no Laravel e quase todos os testes são testes de features, onde você tem que chamar uma rota e tudo que tiver dentro do controller daquela rota vai ser chamado também. Tem algumas formas de mockar as dependências e fazer injeção, mas eu fazia seguindo guias e não entendia muito o pq.
Quando eu tentei usar os mesmos conceitos pra testar um backend node utilizando o jest mesmo ficou muito mais difícil, mas depois desse vídeo minha confiança voltou.
Não preciso testar o que não faz parte do meu objeto de teste a cada momento.
Valeu Filipe!!
Perfeito Esron, é isso ai meu caro 🤝
Cara, só queria agradecer pelo seu canal existir!
Sou da área de infraestrutura e pensei em migrar para desenvolvimento algumas vezes... Mas por ter tido dificuldades de aprendizado no passado, sempre me bate aquela insegurança de não conseguir ou não "servir" pra isso. Graças ao seu conteúdo, tenho muito mais clareza sobre a área e me sinto menos inseguro de tentar essa transição profissional.
Valeu mesmo, e parabéns pelo canal!
Felipe, de coração, seus vídeos tem mudado minha vida. Fico muito grato a você.
SHow de bola deschamps, mais um vídeo matador. Já conheço este pattern, mas da forma como você explica, fica como você diz, delicinha de aprender/entender. Gratidão!!!
ahahahahah showww Eduardo 😍 Boa semana meu caro!!! 🤝
Sensacionall!!! Havia visto esse mesmo vídeo há uns dois meses e entendi quase nada. Hoje absorve quase que 100% do conhecimento passado! Muito bommm
Passei pelo mesmo kkkk, mas no caso, foi semana passada. Agora deu pra entender quase tudo.
É por essa e por outras que eu sei que eu tomei a decisão certa quando eu me tornei membro do canal. É MUITO díficil encontrar esse tipo de conteúdo com essa qualidade e didadica pra explicar conceitos que são extremamente abstratos!. Parabéns Filipe, continue com o excelente trabalho!
Sensacional Guilherme!! MUITO obrigado pelo apoio! Assim como falei lá dentro da área do Membros da Turma, vocês não podem ter noção de como isso está ajudando 🤝🤝🤝
Cara, eu tenho uma dificuldade enorme em fazer testes unitários, principalmente quando envolvem requisições em apis. Rola de você aprofundar mais sobre testes?
Lucas, com certeza absoluta!!!!
MirageJs
Requisições de API eu acredito que meio que você não faça um teste unitário. Vou supor que está utilizando uma API, então você vai criar uma interface dessa sua API. Todos os endpoints, o que vai retornar, etc.
Então você vai construir um FakeApi que implementa essa sua interface. Caso você não esteja usando Typescript, é só implementar os mesmos métodos. Então nos seus testes unitários você vai injetar essa dependência do FakeApi pra ser utilizado como uma API.
Vamos supor que você queira testar um erro 500, então você vai construir seu FakeApi de alguma forma que algum dado errado que passar, retorne um status 500. Então você vai fazer seu teste unitário usando isso.
Não tem como você utilizar uma chamada real de API, porque vai cair no caso que ele fala no vídeo do banco de dados poder ter caído, etc. Além do tempo das requisições. Imagine fazer um teste unitário de 50 chamadas de uma API que demora 200ms. Só nessa brincadeira foram 10 segundos. Você pode reduzir isso tudo com uma fake API.
Mas, o certo é que sua API não seja consumida direto, como por exemplo, com Axios. O certo é que você implemente os métodos getUsers(), getUser(userId), por exemplo, e dentro dele você consuma o Axios. Assim você pode migrar de lib quando quiser sem que isso afete seu sistema.
@@FilipeDeschamps Eu também tenho essa defasagem. Meus códigos possuem quase nada de testes :(
Vamos no embalo de pedir um video sobre AVA... heim?
9:19 - Não confundir os termos relacionados:
1 - "Injeção de Dependência" ou "Dependency Injection;
2 - "Inversão de Controle" ou "Inversion of Control" (controle de fluxo e callbacks);
3 - "Inversão de Dependência" ou " Dependency Inversion";
Muito bem colocado. De forma simples:
Injeção de dependência é um forma de Inversão de controle, ou seja, você delega ao container a função de injetar instâncias de classes em partes do código em vez de você ter que usar o operador New, dessa forma é possível alcançar um baixo acoplamento e facilitará os testes.
Já inversão de dependência é um dos princípios SOLID, definido por Uncle Bob, que basicamente diz para nunca depender de implementação e sim de abstrações ou interfaces assim conseguimos criar módulos desacoplados seguindo o Princípio da Responsabilidade Única.
@@fredericof123 Valeu pelo seu comentário. Então pela sua resposta o que o Filipe fez no vídeo seria Injeção de Dependência?
@@filipefonseca5636 Exatamente!
Fantásticos seus conteúdos!!!
Sou programador a mais de 10 anos, mas trabalho com automação industrial e estou trabalhando em encapsulamento do software para otimizar o desenvolvimento da minha equipe, e este seu vídeo + o vídeo do factory explodiram minha mente!!!
Trabalho incrível! Parabéns!!!
Cara é inacreditável como você consegue passar informações de forma clara e limpa! Sem contar que a edição e eloquência ajudam demais.
Tenho muita vontade de começar a produzir conteúdo sobre a área de tecnologia, mas não tenho a minima ideia de por onde começar. Mas definitivamente o seu canal me traz inspiração e animo! Continue sempre com o excelente trabalho!
Que massaaa José, lhe dou meu apoio total para começar um canal ou blog, é uma experiência maravilhosa!!!!!
queria muuuuito ver uma série a respeito disso, esse tema de arquitetura muito me interessa, e ainda não vejo séries de qualidade no assunto voltado pra node... mas parabéns Deschamps, você sempre traz assuntos extremamente relevantes
Top demais xará, comecei a pouco tempo ter mais cautela com a arquitetura que uso... a diferença é incrível, minha dificuldade com a lógica que eu achei que seria meu “tendão de Aquiles” na programação finalmentee esta sendo resolvida em grande parte devido aos design patterns
Ahhh que massa xará! Fico muito feliz em saber isso, de fato ajuda MUITO 👍
Vídeo sensacional Filipe, MUITO bem explicado, estou fazendo o bootcamp GoStack e estava patinando um pouco pra entender Injeção de Dependência, sua explicação de forma mais focada e didática me ajudou MUITO! Obrigado!
Ahhhh que massa meu caro!! Fico muito feliz em saber que ajudou!!! 😍
Antes de começar o vídeo já dou o like pois sei que o vídeo é de qualidade! Parabéns pelo ótimo conteúdo!
ahhahahahah showwww Gabriel!!!! Boa semana meu caro 👍
Vídeo do Deschamps é a única e melhor coisa que nos torna capaz de diferenciar os dias nessa quarentena hahahah MASSA!
Muito úteis esses conteúdos! Felipe, seria muito legal se você fizesse uns cursos gratuitos para iniciantes, tenho certeza que a gente, depois de colher os resultados e ter verba, investiríamos em aprofundar conteúdos e o networking com você!
Comecei meus primeiros passos na programação ano passado... Embora tenha parado um tempo, ia vendo vídeos sem entender nada msm kkk. Finalmente estou começando a entender!
Tô vindo aqui 2 anos depois desse vídeo... Sei que ainda tenho muito a aprender.
Filipe, comecei a acompanhar seu canal há pouco tempo e já decidi ser um membro apoiador da turma. Parabéns pela didática incrível e pelos conteúdos muito relevantes.
AAAEEEE HIGOOOOO 🎉👏🤩💪🥳👍🥰🚀⭐️😍🎉 MUITO OBRIGADO PELO APOIO MEU CARO 😍
Felipe, muito massa seu conteudo, eu sou programador das antigas e estou sofrendo um pouco pra ter certeza sobre meus conhecimentos em injeção de dependencia. Não sou JS, pelo que vi aqui, NPM, é nodes. Muito massa. Vi um outro mundo. Valeu!!
Caraca Filipe, uma coisa que eu estava quebrando a cabeça pra entender, você está conseguindo explicar de uma maneira tão delicinha que nem parece real kkkkk To adorando!
hahahahahahha que massaaaa Gabriel 😍
Mais um bom vídeo, o mais delicinha é ver que tudo que é passado (tecnicamente) pode ser aplicado em várias linguagens. Seus vídeos contribuem e muito para o crescimento de toda a comunidade de programadores. Parabéns pelo grande trabalho.
Showww Juan!!! Muito obrigado pelo comentário meu caro!!! Tenha uma excelente semana!!
Muito fera o conteúdo. Parabéns!!!
Valeuuuu IlustraaaaDeeeevvvv 😍 tenha uma excelente semana!!
Assistindo seu vídeo, descobri que nos últimos meses tenho feito uma coisa parecida nas APIs rest com php, e confesso que já não quero mais utilizar o formato antigo... facilitou muito a vida....
Que masssaaaa ler issoooooo 😍😍😍
Conteúdo sensacional!
Irei aplicar tanto nos meus projetos pessoais quanto nos do emprego.
Inclusive, vou passar esse vídeo para um amigo, pois ele estava pensando em montar um material sobre Testes automatizados, para que ele pudesse passar para a equipe dele e mostrar a importância dos testes.
Eu mesmo, nunca montei um testes automatizado, estudei um pouco sobre, mas nunca parei para aplicar, confesso que não sabia por onde começar!
Mas esse vídeo foi do cara$#o! Digo isso pela simplicidade da Didática!
Nossa área tem muitos termos técnicos isso torna o assunto chato e uma deficiência nossa, seres da tecnologia, é não largar o tecniqueis kkkkkkkkkk
Mas a forma que você explicou, ficou tão simples e fluido! MUITO FÁCIL DE ENTENDER!
Isso não é só desse vídeo, MAS de TODOS!
Obrigado pelo conteúdo Teló!😎🤘
Que comentário sensacional Paulooooooooo 😍 e muito obrigado por compartilhar o vídeo com o seu colega, espero que ajude 👍 👍 👍
Nossa, eu já tinha visto esse vídeo há maior tempão, mas tive aula na faculdade sobre injeção de dependência e factory, lembrei na hora! Muito bom
Sempre ótimos vídeos..
ahhahahahahaah show!!! Se não entendeu tudo, minha sugestão é esperar alguns dias para rever... é que nem filme, você nota MUITAS novas coisas assistindo pela segunda vez 👍
Eu sempre estudei esse conceito de injeção de dependência, mas nunca consegui assimilar direito e o pior que eu fazia isso sem entender. Agora com essa explicação simples, eu compreendi completamente!!
Que showwww Marcos!!!! 😍
Filipe, primeiramente parabéns pelo conteúdo. Trabalhei com Java de 2001 à 2011 estudei bastante os conceitos de DI e acho que é a primeira vez que vejo teoria+prática explicados de uma maneira simples e 100% delicinha...
Alexandreeeeeee desculpa a demora em responder, só consegui chegar nesse comentário agora 😂 e que showwww, fico feliz que o vídeo conseguiu transmitir isso de forma simples 😍 👍
Não sabia que o Java usava esse tipo de código. Espero um dia testar esta linguagem
Fala, Filipe e Turma! Sou da área da Eletrônica, mas fui para o setor de TI da empresa "dar uma ajudinha". Já se passou um ano e isso me abriu muitas portas para oportunidades de carreira, além da área da Engenharia que já atuava. Quero aproveitar a quarentena e pegar pra estudar sério agora; vocês têm uma sugestão de tecnologia para estudar para o backend?
Claro que vai depender da aplicação, mas ter uma direção geral e uma tranquila para introduzir é excelente! Como de Eletrônica, tenho background em C. Abraços, galera! A comunidade daqui é sensacional!
Excelente! Espero por mais vídeos de arquitetura de software e design patterns!
Muito bom !!! A didática ficou excepcional !!!
Valeuuuu Emersonnnnnn!!!! 😍😍😍😍😍😍
Cara, é impossível só olhar!
A dinâmica dele é um attr que todo professor deveria ter.
Valeu Filipe, upgrade no meu jeito de programar!
Felipão! Você é Massa! Eu aprendi com essa ideia. Fazer outra coisa diferente. Usando esse algoritmo!
Arquitetura de software, design patterns e teste são uma delicinha, to amando esses conteúdos.
Massaaaa Zagatti 😍 quero trazer mais sobre isso pro canal 👍
Esse vídeo me lembrou muito daquele que falava sobre o conceito de Separation of concerns.
Com esse pattern (Dependency Injection) os testes e a reutilização de código fica muito melhor.
Muito bom o vídeo Filipe, Show!
Filipe, foi no seu canal que eu encontrei as melhores dicas e caminhos para o mundo da programação. O curso Cs50 de Havard e o Python do Guanabara. Obrigado.
Estou lendo um livro onde a autora diz não ser possível de forma simples encapsular com javascript, inclusive utilizou WeakMap como exemplo de como conseguir encapsular. O design pattern factory faz o encapsulamento e não me pareceu complexo. Muito interessante. Muito bom vídeo. Abriu minha mente. 👏🏼
Mágico como o Filipe explica bem as coisas, parabéns, excelente vídeo, como sempre!
Tamo junto Eduardoooooo!! Boa semana meu caro!! 👍
Cara, eu achei genial a sacada das duas opções: tornar possível tanto a injeção de dependência como o import no core, fazendo a injeção ser prioridade. Eu sou muito seu fã!! Assistam os vídeos mesmo que já saibam do assunto. Sempre tem algo novo a aprender :D
hahahah showww Gabriel, é isso ai meu caro!!! 👍
Sensacional. Decidi ser membro porque tenho certeza que vou aprender muito com você. Tamo junto Filipe!
SHOWWWWW MISAELLLL 😍😍😍 Seja extremamente bem vindo aqui, vamos aprender juntos!! 👍
Que massa, não conhecia o Factory Design Pattern, a forma com que vc mostrou ficou até simples de compreender. Gostei muito! Vou até treinar para começar a usar esse Pattern. Show!
Showww Douglas, é isso ai!! Vamo pra cima 👍
Vídeo do Filipe logo de manhã, tomando um café e começando os códigos do dia, não tem nada melhor, hahahaha
hahhahaahah showwwww 😍
Adoro o demais o canal,apesar de não entender tudo que tu fala mas agrega demais aos meus conhecimentos mesmo sendo poucos dkdkd,fico me perguntando se um dia eu vou conseguir chegar só nível de programador q tu é q muitos outros aqui são skksksks.
Tô estudando JavaScript e cara minha maior dificuldade não é nem na linguagem até pq na facul eu aprendi um pouco de python ,C e Java ,a maior dificuldade q tenho é em saber o q usar na hora de programar ,parece bobo mas eu travo mdkdk espero um dia conseguir entender bem ,parabéns pelo canal ❤️
Muito legal! Eu uso a mesma técnica de log porém no seguinte padrão "DD/MM/YYYY HH24:MI:SS [TIPO] [LOG]", pois eu acho útil olhar rapidamente no log e identificar o horário que foi escrito uma linha e outra, principalmente em tarefas pesadas ou repetitivas. As vezes nem gravo nada em arquivo ou banco, uso o próprio console para monitorar.
Video fantástico Teló!!!! Meu deus, obrigado por esse canal existir!!!
hahahahah showww João, tamo junto nessa meu caroooooo 😍😍😍😍😍
Cara, seus videos valem mil likes. Obrigado
Valeuuuu Sergiooooooo!!! Boa semana meu caro!!! 👍
Boa Felipe que top to animado pra o vídeo valeu!
Show 😍
Muito bem dito meu amigo. Lindo demaize.
Muito bom contéudo, muito obrigado Teló kkkk.
Fico imaginando como alguém pode dar um "deslike" no vídeo. E dúvido que quem deu "deslike" no vídeo tenha deixando um comentário sobre o que poderia melhorar no vídeo ou por que o motivo de ter sido negativo o conteúdo. É triste, mas gosto é de cada um, fazer o que!
Ouvi um senior falar de Dependency Injection uma vez e a parada foi tão pesada que eu não conseguia nem dormir... Hoje vou dormir de boa por conta da leveza da abordagem, mesmo sabendo que o hands-on vai ser beeeeeeem mais embaixo, desmistificar é fera demais!
Congrats!
Trabalhar com você deve ser muito divertido, tem móh cara de ser atencioso e gente boa ❤️
ahhahahah showw Vitor 😍
Muito massa velho, meus parabéns, conteúdo vem melhorando cada vez mais.
Showww Leo, valeu pelo apoio meu caro!! 🤝
Como não ser fã do Deschamps?! Que vídeo sensacional! Muito bem explicado!
A nova guia de comentários do TH-cam está difícil de achar, mesmo assim pra esse vídeo vale a pena o esforço! Demais Deschamps!!!
Victor, concordo que ficou muito estranho esse novo layout do TH-cam, mas muito obrigado pelo comentário e tenha uma excelente semana!
@@FilipeDeschamps Pro senhor jovem também ótima semana e muito obrigado por tudo!
Filipe, faz uma série aplicando esses conceitos com typescript, é muito delicinha!
Showww João!!! Já ta na hora de trazer TypeScript pro canal não é mesmo 😂 👍
Estou amando esse tipo de video, alem de ser muitoo bom pra rever conceitos, eu aprendo mt (mds) em todos os videos sem exceção! Simplesmente delicinha.
Show João, fico feliz meu caro, quero trazer mais conteúdos assim 👍
Filipe, apoiar se canal vale cada centavo. Mesmo para os tiozões feito eu, que assisto em speed 0,75 umas três vezes pra poder acompanhar a velocidade dessa moçada (o clock de quem nasceu nos anos sessenta é beeeemm mais lento) Rsrsrsrsrsrs!!!!
"o clock" hahahhahaha 😂 sensacional meu caro!! É isso ai, vamo pra cima!!! Boa semana Claudio!!
Eu gosto muito do seu canal, não sou Dev, trabalho com segurança da informação e sinto muita falta de canais como o seu, só que dedicados à area de segurança.
Abraço!
Mais um video top! Eu como sempre programei em utilizando .net no backend sei que uma boa abstração, interfaces e injeção de dependências são essenciais para deixar seu código com o mínimo de decência para implementação dos testes. Já sofri muito com isso haha. Legal ver como isso pode ser feito no javascript.
Massa Leo!!! De fato, no C# por exemplo isso tudo fica muito mais profissional 👍
@@FilipeDeschamps Sim, hoje sou muito fã de javascript, e estou estudando muito sobre Node e Typescript.
Parabéns, Lira!
Sempre vou aprendendo um pouco mais com seus vídeos.
Espero que continue ensinando mais sobre este assunto.
Abraços.
Muito bom Felipe, acho que esse tipo de video sensacional. Parabens!
Showww Luiz! Vou fazer mais desse tipo, pode deixar 👍
Eu chego lascando o like porque já sei que o vídeo vai ser delicinha
ahhahahahah valeuuuu Lucaaaaasss 😍
Ahh, e boa semana 😍
então só falta ser membro amigo, pois como você diz é uma delicinha isso aqui...
Pensei que era mania minha, faço isso pra ganhar tempo... doideira
Primeiro video que eu vejo que tem uma tumb com o celular na vertical e outra com o celular na horizontal. Show de bola!!!
Cara que banho de conhecimento, quando crescer quero ser igual vc "Michel".
Tamo juntoooooo João!!!!!
Os vídeos do Filipe sempre me animam para programar, sempre antes de começar a trabalhar em algo, eu corro aqui pra me dar um hype
Hahahahh showwww 😍😍 vocês também me animam bastante!!
Olá, felipe tô começando a aprender js com o curso do leitão na udemy e tô me apaixonando cada vez mais pela linguagem por causa dos seus videos.
Que massaaaa ler isso!!! 😍
Filipe seus vídeos são atemporais, sempre que preciso revisar algo tá tudo aqui vlw!!
Ps: Traz mais vídeos sobre arquitetura/patterns, sua explicação é sensacional.
Muito obrigado pelo comentário meu caro e muito obrigado pela sugestão 🤝 👍
@@FilipeDeschamps Onde posso aprender mais sobre design patterns?
Simplesmente incrível, Teló. 👏🏼👏🏼
Valeuuuuu Luizzz!! Tenha uma ótima semana meu caro!!!
Por ser iniciante, não entendo boa parte dos seus vídeos mas, ainda sim, gosto de assitir.
Muito legal ver vc falando, videos claros e de ótima qualidade. Obrigado
Que massa, achei interessante como faz com javascript. Eu uso solid no meu dia a dia, mas uso TypeScript. Como javascript puro não tem tipagem, ficava tentando imaginar como seria fazer algumas coisas do solid com ele, gostei do seu exemplo
Filipe, esses vídeos mais técnicos são incríveis! Ajudam demais =)
Muito obrigado e, se possível, prossiga!
Showww Bernardo 👍 😍
0:10 Malandro esse champs, em época de quarentena já está ali criando coentro automatizado para vender no bairro.
Que design Pattern massinha, video delicinha como sempre Filipe, pra comecar bem o dia!
hahahahahahhahh shoowww 😂 😍
Bom demais Teló! Acho que esse assunto é tudo pra separar um iniciante de um programador mais preparado. Será incrível se trouxer mais vídeos assim e acredito que uma boa seria falar sobre o próprio SOLID, já que citou ele algumas vezes em vídeos passados
Cara que massa!! Muito daora você explicar conceitos que parecem complexos de uma forma simples! Acho que falta esse tipo de conteúdo de forma abundante na internet, pq com uma busca rápida sobre injeção de dependências aparece varios posts com um nivel de complexidade mais elevado que pode desmotivar um pouco pessoas mais iniciantes.
Show Cleyson, é isso ai! Sinto muita falta de narrativa nos conteúdos, eu pelo menos penso muito melhor quando estou numa narrativa 👍
Eu sinto tristeza e ansiedade no seu olhar. Ao mesmo tempo um grande coração em você. Que tudo dê certo pra você.
Muito bom Filipe, adoro os seus vídeos e não perco um, mesmo não entendendo muito ainda gosto muito de arquitetura de software, vendo seu vídeo deu até vontade de ler o livro "Design patterns", abraços :D
Descobri este design pattern em PHP com o ZendFramework, ainda não o tinha abordado em javascript.
Obrigado Filipe.
Muito massa!
Outra coisa que pode ser feito, é usar o jest.mock.
Um exemplo é jest.mock('./seu_modulo.js');
Assim, o retorno será uma function "jest.fn()".
Sensacional Luiz 👍 😍
Fera demais o vídeo, pena que não te conheci enquanto ainda tava aqui em Bnu, ia ser show demais.
Cara seu canal me insentiva de mais!
Esse vídeo foi fantástico. Parabéns Dechamps! Os melhores vídeos que eu acho são de arquitetura.
Showww meu caro, quero fazer mais!
Excelente explicação amigo!! Vou usar estes conceitos em minhas aplicações com certeza. Programar vai além de entregar coisas mas sim preocupar com a qualidade do trabalho e do produto xD!!
Filipe, vc não pensa em criar um curso sobre programação? Suas opiniões são sempre bem equilibradas e sensatas, e seu conhecimento é astronômico. Se tiver um curso seu, com certeza eu faria! Abç
Filipe, você é o cara!
Tamo junto Lenon!!!!!!! 👍 👍 👍
Fala Deschamps! Sou entusiasta com python e estou tentando aprender JS aqui com você e com o Diego Fernandes. Muito legal esse pattern! Queria aprender um pouco mais sobre ele e outros.
Eu fico muito perdido na hora de criar um codigo usando um pattern. Como posso desenvolver isso melhor?
Sugestão: Você acha que consegue fazer uma série sobre design patterns? Nessa série vc poderia fazer um vídeo para cada pattern mais utilizado.
Ótimo canal 👍tu explica de um jeito que fica fácil de entender as coisas.
Valeuuu Thiagoooo 😍
Há 5 anos eu programo e não sabia disso, muito obrigado 🙏
Ótimo vídeo Filipe! Conteúdo de alto nível como sempre! Queria ter esse tipo de conteúdo quando não sabia, a didática teria me ajudado muito!
Que massa Jorge, e de fato eu vejo muito conteúdo técnico que falha na narrativa/didática. Mas vamo pra cima, abração e boa semana!!
Conteúdo fantástico mais uma vez. Parabéns pelo trabalho Filipe!
Valeu Murillãoooooo!! Boa semana meu caro 🤝
Parabéns pelo vídeo! Sem dúvidas uma inspiração, grande abraço 😀👍🏻
Essa forma de estudar com logs achei incrível, fica muito claro o que está acontecendo.
Total Bryan, principalmente no JavaScript quando algo é assíncrono, ajuda muito pra entender se as coisas estão acontecendo na ordem certa 👍
Ainda tenho bastante coisa a aprender, seloko
Ótimo vídeo!
Massa Vinicius, é isso ai meu caro, não pode deixar a peteca dos estudos cair não!! 👍
Oi Filipe! Fala um pouco do conceitos de Closures que você utiliza para a criação de suas factories.