Esse conteúdo vale OURO! USP, dê um prêmio a este homem pelo serviço que está prestando ao mundo e a sociedade! Uma pena conteúdos como esse serão tão pouco divulgados e precisar de uma garimpagem para encontrarmos com ele. Obrigado!
Professor gostaria só de reafirmar a importância e qualidade do seu trabalho aqui, já é um grande referência de aprendizado para mim e para minha equipe de geo. E gostaria muito do video do senhor sobre nuvem esparsa e nuvem densa. Mais uma vez muito obrigado pelo trabalho desenvolvido !
Caraca prof carlos Parabens pelo empenho e dedicação pra poder disseminar conhecimento tão específico assim E com tanta qualidade, sendo direto e claro Sobre o assunto Eu usava drone somente pra hobby, mas pelo custo de plataformonas nunca me aprofundei no geoprocessamento Mas agora com essa serie sobre o open drone já abriu uma janela absurda Inclusive próximo sábado vou fazer meu primeiro serviço com drone profissionalmente É um serviço simples, um modelo 3d de uma area de aterro sanitário Mas si foi possível graças ao seus vídeos 👏🏻👏🏻 Mais uma vez muito obrigado e parabéns Deveria ter visto antes mesmo assim me ajudou imensamente 🙌🏻👏🏻👏🏻
Os seus vídeos são muito bem explicados, e com um conteúdo passado de forma simples e clara. É realmente uma referência desse conteúdo no youtube. Parabéns pela iniciativa.
Sobre a pergunta feita no início do vídeo, sou extremamente interessado em aprender tudo sobre esse mundo e essas siglas que o senhor mencionou, para mim, é novidade. Caso o senhor faça um vídeo sobre isso, eu com certeza serei telespectador. Vlw!
Excelente professor Carlos! Tenho interesse sim em aprender os conceitos iniciais, uma série de videos explicando geoprocessamento passo a passo seria ótimo e poderia inclusive trazer bastante público ao seu canal, ja que tem muita gente querendo aprender isso e sua didatica é muito boa.
Professor, parabéns pela iniciativa de explicar esta tarefa de mapping e GCP. Minha pergunta é sobre quantas unidade de GCPs são necessárias para um projeto? Estas unidades são caras e dependendo do projeto pode encarecer demais. Agradeço a atenção. Siga em frente que estou acompanhando
Oi Normam. Como assim as unidades são caras? Os equipamentos de DGPS são caros sim, mas você sempre vai usar só dois, um de base (fixo) e um de rover (móvel), e vai coletando as coordenadas de cada alvo
Sem querer eu movimentei um dos pontos de controle na hora de fazer a vinculação doa pontos. Como faço pra colocar na posição original? Se eu mover vai realmente alterar as informações das coordenadas?
Show. Uma dúvida. Caso eu tenha uma área cujo meus pontos pegue duas zonas UTM, eu teria como trabalhar com Sistemas SIRGAS 2000 EPSG:4674 e com o pontos em Graus Decimais? Como ficaria o arquivos de Texto com os GCPs se fosse nesse caso?
Oi Patrick. Se sua área não for muito grande (tipo dezenas de quilômetros), normalmente dá pra usas as coordenadas de uma das zonas. Veja qual das zonas "pega" mais da sua área e deixa todas as coordenadas nela. Não vai influenciar não, só teria problema se você estivesse muito longe do limite da zona.
Obrigado pela aula professor. Uma dúvida, eu consigo as imagens georeferenciadas não processadas em algum lugar? Para que eu possa treinar o processamento, pois não tenho acesso a drone no momento.
Professor, material é maravilhoso, muito obrigado por compartilhar. Lendo aos comentários, devo ter me distraído e não ouvi você comentando sobre WGS84, sei que Sirgas 2000 e WGS84 são praticamente iguais. No caso das imagens do drone, teria que converter elas ou posso continuar trabalhando com elas em Sirgas 2000?
Oi. Isso, os dois datuns são essencialmente idênticos e a diferença nas coordenadas é tão pequena que não gera nenhum problema (a não ser que você precise de precisão de milímetros)
Bacana demais! Realmente essa etapa de pontos de controle não dá pra pular em um levantamento fotogramétrico. Você chegou a tentar inferir quantos pontos de controlo por área? 1, 2, 4 ou 10/hectare, por exemplo. Sei que é difícil cravar isso, mas pela experiência que você teve.
No metashape é possível converter o sistema de coordenadas das imagens, meu GCP está em SIRGAS 2000 UTM e as fotos em WGS 84, nesse caso qual forma vc acharia melhor para processar no ODM ?
Acho que o mais simples é converter os GCPs para latlong. Mas só pra garantir recomendo uma busca no fórum do ODM/WebODM pra ver se alguém já esteve nessa situação e como foi a resolução.
@@SPAMLabUSP muito obrigado! estou estudando alternativas ao rtk pois nao possuo esse equipamento, só tenho acesso ao GPS comum Garmin e gostaria de usar ele com os GCPs
@@jblleite9643 O GPS comum não dá a precisão necessária, pois não tem como pós-processar os dados. Parece que tem um modelo novo da garmin que permite exportar os dados em formato RINEX o que daria para processar, mas não sei dizer se funciona mesmo
Professor tudo bem? Excelente vídeo, eu baiuxei o meu em um pendrive, e instalei em um HD, mas agora desse erro: "Process exited with code 1", o sr. pode me ajudar?
Aqui o que acontece é que sem o uso de pontos de controle, a coordenada Z dos modelos produzidos acaba ficando bem fora da realidade mesmo, às vezes vai pra cima, outras vai pra baixo, é uma limitação do método.
Professor eu vou tirar os pontos de controle com um GPS pos processado , pelo que entendi o ODM só trabalha com Wgs84 e meu gps está em sirgas 2000, então o correto seria mudar as preferências no GPS para o Wgs84 antes de tirar os pontos?
Uma pergunta tosca......a altitude registrada nas imagens do drone, esta considerando a altura do voo? Nunca vooei na altitude 0 ( praia) para averiguar isso. Caso verdadeiro devo subitrair ou adicionar a altura de voo, para saber a melhor realidade? (No caso especifico, considerando o perfil do grafico, somar)
Então, nos metadados das fotografias, vai ter uma altitude, mas ela pode estar bem fora da realidade porque a coordenada Z desses GPSs não é boa mesmo. E não tem como saber se o seu modelo final vai ficar deslocado pra cima ou pra baixo do valor real (já vi acontecer os dois), por isso o uso dos GCPs
Esse conteúdo vale OURO! USP, dê um prêmio a este homem pelo serviço que está prestando ao mundo e a sociedade! Uma pena conteúdos como esse serão tão pouco divulgados e precisar de uma garimpagem para encontrarmos com ele. Obrigado!
Obrigado Luiz!
Excelente sua maneira de transmitir as informações. Conteúdo essencial. Agradeço por compartilhar seus conhecimentos.
Deus lhe recompensará.
Muito obrigado pelo conteúdo, de grande ajuda para muitos que não podem pagar valores exorbitantes por plataformas de processamento.
Professor gostaria só de reafirmar a importância e qualidade do seu trabalho aqui, já é um grande referência de aprendizado para mim e para minha equipe de geo. E gostaria muito do video do senhor sobre nuvem esparsa e nuvem densa. Mais uma vez muito obrigado pelo trabalho desenvolvido !
legal, já está em preparação
Caraca prof carlos
Parabens pelo empenho e dedicação pra poder disseminar conhecimento tão específico assim
E com tanta qualidade, sendo direto e claro Sobre o assunto
Eu usava drone somente pra hobby, mas pelo custo de plataformonas nunca me aprofundei no geoprocessamento
Mas agora com essa serie sobre o open drone já abriu uma janela absurda
Inclusive próximo sábado vou fazer meu primeiro serviço com drone profissionalmente
É um serviço simples, um modelo 3d de uma area de aterro sanitário
Mas si foi possível graças ao seus vídeos 👏🏻👏🏻
Mais uma vez muito obrigado e parabéns
Deveria ter visto antes mesmo assim me ajudou imensamente 🙌🏻👏🏻👏🏻
Eu que agradeço seu relato! Maravilha!
Cobrou quanto pra fazer o serviço ? Qual o seu Drone ? vc divulgou no instagram pra conseguir clientes ?
Excelente conteúdo. Tudo sobre este tema me interessa. Faça mais que será bem vindo. :D
Parabéns Prof Carlos. Sensacional sua abordagem e clareza de exposição. Aprendendo muito por aqui. 👋👋👋
Os seus vídeos são muito bem explicados, e com um conteúdo passado de forma simples e clara. É realmente uma referência desse conteúdo no youtube. Parabéns pela iniciativa.
Obrigado Lucas!
opa, eu estava engatinhando com o trabalho mas após conhecer este canal estou dando pulos largos na evolução, obrigado!
Sobre a pergunta feita no início do vídeo, sou extremamente interessado em aprender tudo sobre esse mundo e essas siglas que o senhor mencionou, para mim, é novidade.
Caso o senhor faça um vídeo sobre isso, eu com certeza serei telespectador.
Vlw!
O vídeo sobre SfM-MVS está aqui: th-cam.com/video/EDyomn5d7LQ/w-d-xo.html
Excelente conteúdo professor!
Professor sua aula é top para mim que estou entrando no mercado está ajudando muito
Maravilha!
ótimo vídeo. gostei da comparação dos resultados!!
Excelente professor Carlos! Tenho interesse sim em aprender os conceitos iniciais, uma série de videos explicando geoprocessamento passo a passo seria ótimo e poderia inclusive trazer bastante público ao seu canal, ja que tem muita gente querendo aprender isso e sua didatica é muito boa.
Legal, Vitor. Tem o vídeo do SfM-MVS aqui no canal também.
@@SPAMLabUSP legal, vou assistir todos os vídeos do canal, só dar uma desafogada do serviço aqui.
Obrigado pelo vídeo, professor.
Parabens pela série. Conhecimentos muito úteis.
Muito bom! Parabens pelo conteudo e explicação.
SFM e MVS, gostaria de um vídeo com a explicação destes métodos! Parabéns pelo trabalho!👏👏👏
Anotado, Ricardo!
Parabens pelo conteúdo professor
Gostei bastante do video! Obrigado por postar!
Valeu!
show, muito obrigado
Muito bom!!! continua!
Otimo vídeo. Me esclareceu muito.
Que bom!
Valeu, professor!!! ótimo
Valeu!
Seria interessante uma série de videos do "básico", começando nos conceitos iniciais do mapeamento.
Boa sugestão, Fábio!
Top demais!!
Também gostaria da explicação destes métodos (SFM e MVS)! Parabéns pelo trabalho!
Esse já tem: th-cam.com/video/EDyomn5d7LQ/w-d-xo.html
Obrigada!
Muito legal, o video ficou show e gostaria de ver um vídeo SFM e MVS.
Está em preparação, Manoel.
Professor gostaria de saber se no orthomosico tem como fazer ponto de calibagem, ou algo do tipo?
Professor, parabéns pela iniciativa de explicar esta tarefa de mapping e GCP. Minha pergunta é sobre quantas unidade de GCPs são necessárias para um projeto? Estas unidades são caras e dependendo do projeto pode encarecer demais. Agradeço a atenção. Siga em frente que estou acompanhando
Oi Normam. Como assim as unidades são caras? Os equipamentos de DGPS são caros sim, mas você sempre vai usar só dois, um de base (fixo) e um de rover (móvel), e vai coletando as coordenadas de cada alvo
@@SPAMLabUSP Obrigado professor. Então não preciso mais do que duas unidades, entendido.
Sem querer eu movimentei um dos pontos de controle na hora de fazer a vinculação doa pontos. Como faço pra colocar na posição original? Se eu mover vai realmente alterar as informações das coordenadas?
Que me lembre você pode alterar as posições o quanto quiser antes de processar. Se mudar a posição, tem que processar de novo
Show. Uma dúvida. Caso eu tenha uma área cujo meus pontos pegue duas zonas UTM, eu teria como trabalhar com Sistemas SIRGAS 2000 EPSG:4674 e com o pontos em Graus Decimais? Como ficaria o arquivos de Texto com os GCPs se fosse nesse caso?
Oi Patrick. Se sua área não for muito grande (tipo dezenas de quilômetros), normalmente dá pra usas as coordenadas de uma das zonas. Veja qual das zonas "pega" mais da sua área e deixa todas as coordenadas nela. Não vai influenciar não, só teria problema se você estivesse muito longe do limite da zona.
Obrigado pela aula professor. Uma dúvida, eu consigo as imagens georeferenciadas não processadas em algum lugar? Para que eu possa treinar o processamento, pois não tenho acesso a drone no momento.
Procura no google por "geonadir". Lá tem um monte de conjuntos de imagens de drone, do mundo todo
Se puder fazer o vídeo mais detalhado pra quem está começando do 0 seria bacana!! Parabéns pelo conteúdo
Qual vídeo? tem uns 4 ou 5 sobre WebODM aqui no canal
@@SPAMLabUSP Esse que você pediu pra comentar sobre o sfmmvsm o que é sfm o que é vms, nuvem densa, nuvem esparsa. Vlww
Ah, sim. Esse tem vídeo aqui no canal ja!
th-cam.com/video/EDyomn5d7LQ/w-d-xo.html
Professor, material é maravilhoso, muito obrigado por compartilhar.
Lendo aos comentários, devo ter me distraído e não ouvi você comentando sobre WGS84, sei que Sirgas 2000 e WGS84 são praticamente iguais. No caso das imagens do drone, teria que converter elas ou posso continuar trabalhando com elas em Sirgas 2000?
Oi. Isso, os dois datuns são essencialmente idênticos e a diferença nas coordenadas é tão pequena que não gera nenhum problema (a não ser que você precise de precisão de milímetros)
Bacana demais!
Realmente essa etapa de pontos de controle não dá pra pular em um levantamento fotogramétrico.
Você chegou a tentar inferir quantos pontos de controlo por área?
1, 2, 4 ou 10/hectare, por exemplo. Sei que é difícil cravar isso, mas pela experiência que você teve.
Não fizemos essa avaliação. As área que trabalhamos não foram grandes, então usamos entre 5 e 10 pontos.
No metashape é possível converter o sistema de coordenadas das imagens, meu GCP está em SIRGAS 2000 UTM e as fotos em WGS 84, nesse caso qual forma vc acharia melhor para processar no ODM ?
Acho que o mais simples é converter os GCPs para latlong. Mas só pra garantir recomendo uma busca no fórum do ODM/WebODM pra ver se alguém já esteve nessa situação e como foi a resolução.
Boa tarde Prof....uma duvida. Vc disse que seus pontos de controle foram feitos com GPS,...que tipo de GPS? Obrigado.
Oi Maurício. Nesse levantamento usamos um Emlid Reach+ (tem vídeo no canal sobre o processamento dos dados desse GPS)
@@SPAMLabUSP Obrigado Prof....até entendo seu curto tempo disponivel, mas podias ter posto o link. ....né.
Vi o video...th-cam.com/video/DGQ2QvSLpVI/w-d-xo.html. Gostei muito muito, rapido, pratico e efeiciente.
professor, qual o equipamento utilizado para coletar as coordenadas dos
GCPs?
Naquele caso foi um Emlid RS+
@@SPAMLabUSP muito obrigado! estou estudando alternativas ao rtk pois nao possuo esse equipamento, só tenho acesso ao GPS comum Garmin e gostaria de usar ele com os GCPs
@@jblleite9643 O GPS comum não dá a precisão necessária, pois não tem como pós-processar os dados. Parece que tem um modelo novo da garmin que permite exportar os dados em formato RINEX o que daria para processar, mas não sei dizer se funciona mesmo
Professor tudo bem? Excelente vídeo, eu baiuxei o meu em um pendrive, e instalei em um HD, mas agora desse erro: "Process exited with code 1", o sr. pode me ajudar?
Nos graficos apresentados do perfil...a diferença é de +- 60 m, por acaso era a altura do voo?
Aqui o que acontece é que sem o uso de pontos de controle, a coordenada Z dos modelos produzidos acaba ficando bem fora da realidade mesmo, às vezes vai pra cima, outras vai pra baixo, é uma limitação do método.
Curioso pra entender dessa nuvem
Professor eu vou tirar os pontos de controle com um GPS pos processado , pelo que entendi o ODM só trabalha com Wgs84 e meu gps está em sirgas 2000, então o correto seria mudar as preferências no GPS para o Wgs84 antes de tirar os pontos?
Olha, o mais correto seria sim, mas na prática o WGS84 e o SIRGAS2000 são essencialmente idênticos
Obrigado@@SPAMLabUSP
tenho um problema e que trablho com o Epsg 3763, de portugal , como fazer?
Se me lembro bem, na hora da exportação é possível escolher uma projeção pelo código epsg
@@SPAMLabUSP já consegui fui buscar o espiga de Portugal e funcionou impecável
Qual GPS você utilizou?
Nesse trabalho foi um Emlid reach RS+
Por utilizar pontoa de controle ?
Não entendi
Uma pergunta tosca......a altitude registrada nas imagens do drone, esta considerando a altura do voo? Nunca vooei na altitude 0 ( praia) para averiguar isso. Caso verdadeiro devo subitrair ou adicionar a altura de voo, para saber a melhor realidade? (No caso especifico, considerando o perfil do grafico, somar)
Então, nos metadados das fotografias, vai ter uma altitude, mas ela pode estar bem fora da realidade porque a coordenada Z desses GPSs não é boa mesmo. E não tem como saber se o seu modelo final vai ficar deslocado pra cima ou pra baixo do valor real (já vi acontecer os dois), por isso o uso dos GCPs