Adoro estes gravadores de muitos canais, nunca vi pessoalmente, tenho um um Akai 4000 DB, parabéns por manter esta obra prima da engenharia, em funcionamento!
O problema não é o estudo mas a "aplicação" dele, essas "geringonças" trabalham "igual ao digital" SQN, são aparelhos eletro mecânicos projetados por gênios e que hoje parecem obsoletos porém o conceito continua mesmo na forma "digital"
Muito bacana o vídeo. Quem não conhece equipamentos analógicos fica impressionado. Entre os anos 1950s e 1980s foram produzidas preciosidades elétrico-eletrônico-mecânicas para registro, reprodução ou síntese de sons musicais, nas quais conhecimentos, científicos e práticos de diferentes áreas eram aplicados e exigidos tanto dos que projetavam, fabricam ou davam suporte técnico quanto daqueles que operavam os equipamentos. Equipamentos como o mostrado no vídeo exigem conhecimentos, habilidades e muita dedicação para operá-lo corretamente. Vendo esse vídeo e sabendo da complexidade e custo de equipamentos como o mostrado conseguimos entender por que era tão difícil o acesso a estúdios profissionais e por que se exigia tanto dos músicos, antes de se lhes oferecer oportunidade gravar um compacto. As fitas sempre foram caras e o músico ou banda tinha (m) de ter ensaiado muito, antes de poder fazer uma gravação profissional. O mundo hoje é digital, não temos dúvidas. Mas para se produzir e registrar sons musicais os processos analógicos fornecem resultados com tão alta qualidade que até hoje se procuram imitar seus timbres (no caso de sintetizadores) ou formas suaves e contínuas de fazer registros sonoros (seja em fitas magnéticas ou discos). Parabéns ao Lisciel Franco.
Realmente pra engenharia de som e colecionadores vale a pena ter um equipamento de gravação vintage desse. Se fosse meu eu não venderia por dinheiro nenhum...parabéns amigo pelo belo e nostálgico equipamento de gravação de áudio.
Esse vídeo não é uma aula sobre a música e áudio e sim uma puta aula de eletrônica ! Agora mais do que nunca você entende o porque do termo que você usou anteriormente, sobre a galera de "Jaleco Branco no Estúdio". Se você quiser entrar nesse mundo do analógico, tem que manjar de eletrônica.
Graças a você não veterano, graças a Deus que te deu a inteligência e o dom para você conduzir a arte do equipamento de gravação de áudio que eu acho tão importante no nosso dia a dia.
Muito foda!! Que aula!! Comecei estudar eletrônica na Federal esse ano por motivação sua, essa empolgação e paixão que vc tem pela eletrônica e pelo que faz mexeu comigo. Quero um dia ter pelo menos um pouco do conhecimento que vc tem. Abraços
Fiquei curioso e to procurando aqui no canal se tem alguma referência de quais modelos de gravador de rolo você mais recomendaria do ponto de vista da autosuficiência de manutenção pra quem tá começando e gostaria de comprar um modelo bom pra aprender os circuitos, botar mais a mão na massa com peça que vai achar com menos dificuldade sabe?
Muito foda esses vídeos!! Parabéns Lisciel!! Abre a cabeça, faz a gente perceber que não sabe porra nenhuma da bagaça, mas é assim que funciona! Sempre aprendendo!
Grande vídeo, sobretudo para a galera que se acha produtor e dono de estúdio entender o porquê dos equipamentos “vintage” custarem o que custam e o quanto isso agrega à música, seja em qualidade, seja em valorização do esforço. Esses dias um dono de estúdio da nova geração de sampa deixou de comprar uma console analógica, sob a justificativa do consumo de energia...lamentável, né! Sou teu fã! Abraco!!!
Lisciel, sou produtor profissional de música eletrônica, viajo o Brasil tocando e cada vez mais vejo os simuladores de fita ajudar na dinâmica e qualidade do som, desde que usado na quantidade certa para não achatar demais o som também! Você é foda demais
Como eu disse uma vez em outro vídeo teu, você é muito inteligente, velho! Conhecimento é muito importante, mas algumas pessoas têm muito mais facilidade em absorvê-lo. Além disso, conhecimento sem criatividade é quase nada! Espero um dia chegar pelo menos perto do seu conhecimento em áudio e eletrônica. Abraços
Gostei do Tentelometro! Continuo na caça dele por um valor "honesto". Nao citaste a fita de calibração. Veio junto a MRL? Uma de 2" custa um valor razoavel....este seu Otari tem o recurso de memoria para diferentes fitas como o Studer A810? Gravadores de rolo são fascinantes mesmo, mesmo a nível de maquinas amadoras como os Revox que tenho. Abraco.
Lisciel vc e foda cara curto muito vc irmão , sou teu fã irmão , tudo que vem de vc e de um grande conhecimento. You are the best brother. Don’t stop to make those videos. Peace ✌️ 👍🙏
Vídeo muito interessante; partilhando uma dica com todos vocês: eu até hoje escuto as fitas cassete; faço o seguinte: transfiro um cd original pro computador, e então gravo o áudio do computador em uma fita cassete; fica muito bom, graves ótimos; valeu; aqui do Tocantins
Poxa, já tive um pensamento parecido, tipo, gravar da mídia digital para a analógica, pois sou amante do som analógico, mas sempre tive esta dúvida. Então queria lhe perguntar se o som de uma musica com produção digital, ficaria com um som mais próximo ao analógico, neste processo que vc faz?
Olá Emílio, o som dessas gravações que faço em fitas k7 a partir do computador fica ótimo; mas tem que gravar com o máximo de volume possível; o computador faz uma boa amplificação; repare também que o som do hd (computador) também é muito melhor que o som do CD, o som do hd inclusive se parece com o som analógico; a meu ver a mídia mais fraca é o CD, que tem um som frio, graves fracos; mas até o CD tem alguns méritos; o ideal é fazermos uso de todas as mídias, analógicas e digitais; valeu
@@MarceloSousa3462 Nunca tinha notado esta questão de diferença de som entre CD e HD de computador... eu achei que vc fazia este processo para obter um som mais analógico... mas de qualquer forma eu te agradeço por me dar o retorno.
O som que transferimos de um CD para um HD fica muito melhor que o som do CD; repare que o som do HD se parece com o som analógico; o som da fita k7 gravado a partir de um HD fica , de certa forma, igual ao som analógico; mas tem que gravar em volume alto e bem equalizado; valeu
@@MarceloSousa3462 Acho que a maneira mais coerente de confirmar o que vc diz, seria reproduzir o CD no mesmo leitor de CDs que vem no computador, daí faria uma gravação do CD para o HD, escutaria as duas formas, e confirmaria a sua suspeita, mas para te ser sincero, no PC e Notebook que já escutei CDs originais e em seguida fiz a gravação, não percebi essa diferença não. Talvez a diferença que vc percebe seja por causa da gravação (e reprodução) na fita K7, até porque essa gravação passaria por um outro processo analógico (além da fita k7), que seria a gravação em um aparelho analógico que é o Deck
Fala na gravacao direta em vinil que nao tem limitacao/compressao de volume de audio como no magnetico que manda o som alto la para o fundo comprimindo.
"c12 da akg, é baratinho.. depois vc procura e compra um parzinho aí procê ver. Pequenininho assim". Eu pressentia que era cilada, mas fui procurar no ML kkkkkkkkkkkkk Esse cara é demais pqp! Valeu Lisciel!
cara gostaria e muito de trocar muitas ideias com voce sobre eletrônica para a musica mais eu tenho uma duvida,eles amplificadores que voce comentou dessa maquina eles sao ampops ou transistores ? abraço!!!!
Sou formado eletrotécnico e na base nos vemos um pouco de eletrônica Com um ci 555 fizemos um contador de com mostrador de 0 a 60 com segundo Já deu uma mão de obra desgraçada .... Imagina esse bagulho aí Nussa senhora
Conteúdo único! Praticamente ninguém fala de gravadores assim mais! Achei excelente aprendi muito! Valeu lisciel!
Adoro estes gravadores de muitos canais, nunca vi pessoalmente, tenho um um Akai 4000 DB, parabéns por manter esta obra prima da engenharia, em funcionamento!
É muito foda ver uma máquina dessas funcionando a todo vapor, mesmo com a ERA DIGITAL a mecânica ainda impressiona...
Se tudo fosse no rolo, o músicos iam ter que estudar bem mais. Eu gosto hahaha
Cara desculpe a pergunta, mas no que esse gravador dificulta? Não manjo nada disso mas acho curioso esse gravador de rolo
Principalmente os cantores , não podia desafinar rsrs, hj em dia tem muito cantores fabricado no Studio
Verdade, a tecnologia de hoje deixou o músico preguiçoso e sem falar que tecnicamente muitos deixam a desejar.
O problema não é o estudo mas a "aplicação" dele, essas "geringonças" trabalham "igual ao digital" SQN, são aparelhos eletro mecânicos projetados por gênios e que hoje parecem obsoletos porém o conceito continua mesmo na forma "digital"
Muito bacana o vídeo. Quem não conhece equipamentos analógicos fica impressionado. Entre os anos 1950s e 1980s foram produzidas preciosidades elétrico-eletrônico-mecânicas para registro, reprodução ou síntese de sons musicais, nas quais conhecimentos, científicos e práticos de diferentes áreas eram aplicados e exigidos tanto dos que projetavam, fabricam ou davam suporte técnico quanto daqueles que operavam os equipamentos.
Equipamentos como o mostrado no vídeo exigem conhecimentos, habilidades e muita dedicação para operá-lo corretamente. Vendo esse vídeo e sabendo da complexidade e custo de equipamentos como o mostrado conseguimos entender por que era tão difícil o acesso a estúdios profissionais e por que se exigia tanto dos músicos, antes de se lhes oferecer oportunidade gravar um compacto. As fitas sempre foram caras e o músico ou banda tinha (m) de ter ensaiado muito, antes de poder fazer uma gravação profissional.
O mundo hoje é digital, não temos dúvidas. Mas para se produzir e registrar sons musicais os processos analógicos fornecem resultados com tão alta qualidade que até hoje se procuram imitar seus timbres (no caso de sintetizadores) ou formas suaves e contínuas de fazer registros sonoros (seja em fitas magnéticas ou discos).
Parabéns ao Lisciel Franco.
É verdade, o músico que estuda bastante o seu instrumento e a música, não erra muito e nem dá trabalho na hora de gravar.
Realmente pra engenharia de som e colecionadores vale a pena ter um equipamento de gravação vintage desse. Se fosse meu eu não venderia por dinheiro nenhum...parabéns amigo pelo belo e nostálgico equipamento de gravação de áudio.
Esse vídeo não é uma aula sobre a música e áudio e sim uma puta aula de eletrônica ! Agora mais do que nunca você entende o porque do termo que você usou anteriormente, sobre a galera de "Jaleco Branco no Estúdio". Se você quiser entrar nesse mundo do analógico, tem que manjar de eletrônica.
Verdade.
Mermão manda muito velho !!! foda demais !
Onde baixo o plugin que simula todo esse conhecimento e experiência?
No site da waves
Graças a você não veterano, graças a Deus que te deu a inteligência e o dom para você conduzir a arte do equipamento de gravação de áudio que eu acho tão importante no nosso dia a dia.
Ai o cara quer ajudar, cobra apenas 300 conto pra passar uma track no gravador e tem gente q ainda acha caro.
Aulas!!!
Muito foda!! Que aula!! Comecei estudar eletrônica na Federal esse ano por motivação sua, essa empolgação e paixão que vc tem pela eletrônica e pelo que faz mexeu comigo. Quero um dia ter pelo menos um pouco do conhecimento que vc tem. Abraços
Isso eh serviço público. Muito obrigado
A pessoa inteligente, naturalmente é impaciente pra caralho. Amo kkk
Mano, se morasse perto de vc trabalharia de graça só pra ouvir essa tonelada de conhecimento e experiência todo dia.
LISCIEL muito brigado de verdade porque eu DESDE CRIANÇA tinha o SONHO DEVER COMO É POR DENTRO AIM equipamento desse !!! MUITO OBRIGADO !!!
Fiquei curioso e to procurando aqui no canal se tem alguma referência de quais modelos de gravador de rolo você mais recomendaria do ponto de vista da autosuficiência de manutenção pra quem tá começando e gostaria de comprar um modelo bom pra aprender os circuitos, botar mais a mão na massa com peça que vai achar com menos dificuldade sabe?
Muito foda esses vídeos!! Parabéns Lisciel!! Abre a cabeça, faz a gente perceber que não sabe porra nenhuma da bagaça, mas é assim que funciona! Sempre aprendendo!
Excelente conteúdo! Show de bola!!
Impressionante esse gravador. Nunca tinha visto um desse, quantos anos ele tem?
Que aula!
Grande vídeo, sobretudo para a galera que se acha produtor e dono de estúdio entender o porquê dos equipamentos “vintage” custarem o que custam e o quanto isso agrega à música, seja em qualidade, seja em valorização do esforço. Esses dias um dono de estúdio da nova geração de sampa deixou de comprar uma console analógica, sob a justificativa do consumo de energia...lamentável, né! Sou teu fã! Abraco!!!
Tremenda aula! Valeu.
Lisciel, sou produtor profissional de música eletrônica, viajo o Brasil tocando e cada vez mais vejo os simuladores de fita ajudar na dinâmica e qualidade do som, desde que usado na quantidade certa para não achatar demais o som também!
Você é foda demais
nosso guitarrista criou o solo de uma das músicas aí, quase fudendo a sua fita ahahahahaha! Agora com esse vídeo fez sentido! haahaha
Huahuahuahua... poisé, a pegada é totalmente diferente, daí vcs treinaram antes de rodar pra gravar! Muito bom
Como eu disse uma vez em outro vídeo teu, você é muito inteligente, velho! Conhecimento é muito importante, mas algumas pessoas têm muito mais facilidade em absorvê-lo. Além disso, conhecimento sem criatividade é quase nada! Espero um dia chegar pelo menos perto do seu conhecimento em áudio e eletrônica. Abraços
Se para entender depois de pronto já é difícil. Imagina a inteligência de quem projetou a máquina.
Muuuito obrigado pela aula !
Gostei do Tentelometro! Continuo na caça dele por um valor "honesto". Nao citaste a fita de calibração. Veio junto a MRL? Uma de 2" custa um valor razoavel....este seu Otari tem o recurso de memoria para diferentes fitas como o Studer A810? Gravadores de rolo são fascinantes mesmo, mesmo a nível de maquinas amadoras como os Revox que tenho.
Abraco.
Tô chegando agora no canal... Já vi algumas coisas na vida, mas essa aula, foi ÉPICA. Meus parabéns pelo vídeo, simplesmente sensacional !
Em 3:18, o diagrama se chama máquina de estados.
O Lisciel é patrimônio mundial de equipamentos de produção e produtor.
Saca muito de música e dos equipamentos, raro hoje em dia.
Lisciel vc e foda cara curto muito vc irmão , sou teu fã irmão , tudo que vem de vc e de um grande conhecimento. You are the best brother. Don’t stop to make those videos. Peace ✌️ 👍🙏
Ótimo vídeo. Chinelão e meia ...estilo brutal kk
Vídeo muito interessante; partilhando uma dica com todos vocês: eu até hoje escuto as fitas cassete; faço o seguinte: transfiro um cd original pro computador, e então gravo o áudio do computador em uma fita cassete; fica muito bom, graves ótimos; valeu; aqui do Tocantins
Poxa, já tive um pensamento parecido, tipo, gravar da mídia digital para a analógica, pois sou amante do som analógico, mas sempre tive esta dúvida. Então queria lhe perguntar se o som de uma musica com produção digital, ficaria com um som mais próximo ao analógico, neste processo que vc faz?
Olá Emílio, o som dessas gravações que faço em fitas k7 a partir do computador fica ótimo; mas tem que gravar com o máximo de volume possível; o computador faz uma boa amplificação; repare também que o som do hd (computador) também é muito melhor que o som do CD, o som do hd inclusive se parece com o som analógico; a meu ver a mídia mais fraca é o CD, que tem um som frio, graves fracos; mas até o CD tem alguns méritos; o ideal é fazermos uso de todas as mídias, analógicas e digitais; valeu
@@MarceloSousa3462 Nunca tinha notado esta questão de diferença de som entre CD e HD de computador... eu achei que vc fazia este processo para obter um som mais analógico... mas de qualquer forma eu te agradeço por me dar o retorno.
O som que transferimos de um CD para um HD fica muito melhor que o som do CD; repare que o som do HD se parece com o som analógico; o som da fita k7 gravado a partir de um HD fica , de certa forma, igual ao som analógico; mas tem que gravar em volume alto e bem equalizado; valeu
@@MarceloSousa3462 Acho que a maneira mais coerente de confirmar o que vc diz, seria reproduzir o CD no mesmo leitor de CDs que vem no computador, daí faria uma gravação do CD para o HD, escutaria as duas formas, e confirmaria a sua suspeita, mas para te ser sincero, no PC e Notebook que já escutei CDs originais e em seguida fiz a gravação, não percebi essa diferença não. Talvez a diferença que vc percebe seja por causa da gravação (e reprodução) na fita K7, até porque essa gravação passaria por um outro processo analógico (além da fita k7), que seria a gravação em um aparelho analógico que é o Deck
Fala na gravacao direta em vinil que nao tem limitacao/compressao de volume de audio como no magnetico que manda o som alto la para o fundo comprimindo.
eu sou um mero curioso nessa area, excelente canal!
Cara! Que sensacional! Parece que a humanidade está andando prá trás 🤦🏻♂️ Gravar assim deve ser uma experiência de vida! Parabéns pelo trampo! Foda !
Kralho, a coisa é bem mais complexa do eu imaginava. Excelente vídeo explanativo, principalmente para nós leigos
"c12 da akg, é baratinho.. depois vc procura e compra um parzinho aí procê ver. Pequenininho assim". Eu pressentia que era cilada, mas fui procurar no ML kkkkkkkkkkkkk
Esse cara é demais pqp! Valeu Lisciel!
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA eu amo isso... tem outro que é mó mixaria também... U47 Vintage esse dai puff compro é no kilo
cara gostaria e muito de trocar muitas ideias com voce sobre eletrônica para a musica
mais eu tenho uma duvida,eles amplificadores que voce comentou dessa maquina eles sao ampops ou transistores ?
abraço!!!!
Mas...como se reproduzem?
4:50 Microfone C12 AKG Baratinho mesmo, achei de R$32980,00 usado no Mercado Livre kkkk
huahuahuahua
Carai, muito bom o vídeo, aula de equipo analógico não é para qualquer um, abraço Lisciel
A tração deste é só pelos motores dos nabs sem pinch roller e capstan?
Sou formado eletrotécnico e na base nos vemos um pouco de eletrônica
Com um ci 555 fizemos um contador de com mostrador de 0 a 60 com segundo
Já deu uma mão de obra desgraçada .... Imagina esse bagulho aí
Nussa senhora
bateu a saudade !! ainda tenho 2 rolos com 1k aqui no meio da zona do meu barraco...
Manuel é em português ? Poderia passar pra mim, pra eu copiar o circuito ??? lkkk
Mano essa série de vídeos está demais!
Achei esse video ao acaso, e ja dei like porque só pelo comecinho ja valeu a pena
Boa Lisciel !
Baita vídeo, meu! Valeu muito!
Mestre, já testou adats de fita?
Os estúdios ainda usam esse tipo de gravador de rolo?
Só os grandes dos grandes
Você Lisciel, tem cabeça pra saber tudo isso e mais TU é EXTRATERRESTRE Kkk !!!
Show, show!
Esse vídeo me inspirou a desistir da produção musical 😂
Vídeo sensacional
Microfone Akg C12 Vr
R$
21.000 Usado.....isso mesmo usado
👏👏👏👏
Muito foda
Mano kkk primeiro video que vi do canal e achei que fosse o cara do filme Jesus do mel gibson! kkk
Bom
Haja Gauss kkkk
que show
Muito bom
Cara obrigado por esse vídeo foda
Coisa linda! Eu tenho um desse de dois canais, e sou já apaixonado por ele!
O meu veio até com controle!
qual o modelo amigo ?
@@candidoj MX5050B2
Tenho um plugin aqui que faz isso...
Fico pensando nessa conta de luz
Se eu ligar ele a toa realmente é preocupante...
Q FODA!
caráleo
Resumo do vídeo: Não tenha esta merda se você não for o Lisciel
Huahuahuahua exatamente, se vc não meter a mão pra mexer, se fode buniti
Esse cara só tem essa roupa?
@DJ ALEXANDRE MPC DIVULGA impossível!
gênios usam sempre a mesa roupa... têm várias da mesma cor!!!
Brabo
24 canal Leno
É...esses gravadores de rolo é enrolado mesmo, tá louco.
Na verdade é tu que é preguiçoso e burro.