ótimo video! parabéns! aqui estou com um problema, aqui no relacionamento que fiz não está sendo exibido os dados relacionados como pré-visualização na telinha de editar relação igual aparece para você nem os filtros da tabela dinâmica estão se comportando como se estivesse de fato relacionados, a relação foi criada sem erros, mas quando filtro na tabela dinâmica retorna sempre tudo, é como se tivesse criado um relacionamento de todos para todos ao invés de 1 para N
Muito bom seu conteúdo. Obrigado pelo compartilhamento. Nunca usei este suplemento. Restou as seguintes dúvidas: Na tela da planilha criada como tabela, salvando o arquivo, salva tudo? O arquivo continua único, ou seja, somente o que contém as três planilha, que passou a ser quatro, ficando os modelos de dados gravados internamente na base do Excel, ou acontece diferente?
TopShow! Isso muda tudo!!! Possuo uma base com dois anos e cerca de 15mil linhas, creio que com essa técnica do Power Pivot meu relatório ficará mais otimizado! Bóra implementar! Parabéns pelo vídeo, ficou nota 10.
Obrigado Valdecir! Espero que dê certo, lembrando que o Excel não é uma base de dados, o que seria ótimo para esse caso é implementar sua base no Acess, por lá os relacionamentos são possíveis e praticamente idênticos, depois disso é só se conectar a essa base pela tabela dinâmica :)
Oi Rafael, tem um vídeo que fale como aplicar um filtro por exemplo em arquivos diferentes? Eu preciso basicamente empilhar a coluna 1 do arquivo 1 e do arquivo 2 em um terceiro arquivo, também na coluna 1 na sequência.
Fala Mestre! Se você quer simplesmente empilhar colunas na vertical, sugiro que use a função EMPILHARV, ela é mais nova no Excel e é bem poderosa para isso. Seu uso é extremamente simples, basta selecionar as matrizes (Colunas no caso) que quer empilhar de cada tabela no arquivo de destino. Mas caso queira empilhar dados os filtrando antes, sugiro que use a Função Filtro junto a EmpilharV, não tenho video sobre essa última, mas acredito que tenho aqui no canal videos sobre a função filtro, pode ser útil para você. Me fala depois se conseguir te ajudar, caso não, me fala também, que aprofundamos. Abraço! :)
Fala Anderson! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar meu conteúdo! É possível executar essa relação sim, somente com a atenção de nunca relacionar diretamente as Tabelas Fato, precisamos que entre elas exista as Tabelas dimensão. Esse modelo é chamado de Muitos para Muitos, diferente do modelo do vídeo que chamamos de 1 para muitos, ou seja, uma Fato alimenta vários dados de 1 ou várias Dimensão.
Boa noite! queria muito a sua ajuda para desvendar um misterio, eu tento fazer um relacionamento com umas tabelas que eu tenho, mas aparece tenho colunas com valores duplicados, ja fiz de tudo mas não conseguir resolver. minhas bases são bem simples.
Fala Mestre! A gente é pego de calça curta com várias situações possíveis quando falamos de dados, então sem ver a tabela fica meio difícil cravar o que está te trazendo esse problema kkk O que eu posso te sugerir a principio é que antes de partir para o processo de relacionamento no pivot, vai na tabela dimensão (a tabela que fornece os dados) e usa um recurso da FORMATAÇÃO CONDICIONAL chamado "Valores Duplicados", o caminho vai ser Página Inicial > Formatação Condicional > Regra de Realce de Células > Valores Duplicados. Aplica essa formatação na coluna com os dados que devem ser únicos e vê se tem alguma duplicidade. Essa primeira solução já deve resolver para você, mas uma outra opção pode ser o intervalor que está selecionando, tenha o cuidado de selecionar apenas o intervalo com valores, sem células vazias, para solucionar isso mais praticamente, use a ferramenta formatar como tabela que comento no vídeo. Espero ter te ajudado e aos colegas que comentaram também, me conta aqui depois :)
Olá! Muito legal seu vídeo e sua didática. inclusive me motivei p tentar testar esse conteúdo. Estava indo bem até aparecer este erro: Não é possível criar a relação porque cada coluna contém valores duplicados. Selecione pelo menos uma coluna que contenha apenas valores exclusivos. Tentei colocar outra informação em uma das planilhas, mas não adiantou! Vc consegue me ajudar?
Fala Mestre! Obrigado pelo seu comentário! Fico feliz que além de levar a informação, tenha te motivado a partir para a prática. :) Esse erro é comum e fácil de resolver, lembra que falei no vídeo sobre as tabelas "Fato" e "Dimensão"?! Vamos usar esse conceito na explicação, ok?! A tabela dimensão armazena os dados informativos, como cadastro do produto, então, a coluna desta tabela que será conectada a tabela fato (a tabela com grande volume de dados) deve estar sem nenhuma duplicidade, se houver algum dado repetido ela vai acusar este erro. Um exemplo para você: Temos uma base de Cartão de ponto de funcionários, nela estão todos os apontamentos de entradas e saídas dos funcionários, pensando neste contexto, sabemos que essa base é a Fato. O problema é que essa base não tem o nome dos funcionários, somente o código deles, então eu preciso buscar esses dados em outra base, a base de cadastro, que no caso é a dimensão.| Se na base de cadastro, na coluna com o nome dos funcionários, houver duas linhas com o mesmo nome (Linha 1 esta escrito Rafael Pires e a linha 2 também), a relação vai dar erro, para corrigir é só eu excluir uma das duplicidades e assim, consigo relacionar a tabela de cadastro (Agora sem duplicidades) com a tabela de apontamento (que pode ter dados duplicados, justamente por ser a que recebe grandes volumes de informações). Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só me falar!
Consegui habilitar o Power Pivot no meu Excel, graças às suas instruções. Obrigado.
Muito bom....excelente a sua explicação....didática e clara....Parabens!!!
Parabéns pelo video. Tem algum video para juntar as tabelas do excel que se encontram em diferentes ficheiros?
Muito obrigado, salvou minha vida irmão.
Muito boa sua explicação e principalmente a abordagem do relacionamento de tabelas. Parabéns Fera!!!
Excelente Vídeo. Parabéns
Voce salvou minha vida, cara! Estava tentando fazer relacionamento e não estava conseguindo e agora com o pivot deu certo. Que Deus te abençoe!
Muito bom. Parabéns
Gratidão é a palavra que define essa aula! Muito didático e objetivo!
Parabéns pelo seu belo trabalho de ensino!
Muito bom! Muito obrigado por compartilhar. Parabéns pelo conteúdo!
ótimo video! parabéns!
aqui estou com um problema, aqui no relacionamento que fiz não está sendo exibido os dados relacionados como pré-visualização na telinha de editar relação igual aparece para você nem os filtros da tabela dinâmica estão se comportando como se estivesse de fato relacionados, a relação foi criada sem erros, mas quando filtro na tabela dinâmica retorna sempre tudo, é como se tivesse criado um relacionamento de todos para todos ao invés de 1 para N
Muito bom seu conteúdo.
Obrigado pelo compartilhamento.
Nunca usei este suplemento.
Restou as seguintes dúvidas:
Na tela da planilha criada como tabela, salvando o arquivo, salva tudo?
O arquivo continua único, ou seja, somente o que contém as três planilha, que passou a ser quatro, ficando os modelos de dados gravados internamente na base do Excel, ou acontece diferente?
Muito boa didática e excelente aula.
Muito bom!
Parabéns e muito obrigado.
BH, 06/07/2024
TopShow! Isso muda tudo!!! Possuo uma base com dois anos e cerca de 15mil linhas, creio que com essa técnica do Power Pivot meu relatório ficará mais otimizado! Bóra implementar! Parabéns pelo vídeo, ficou nota 10.
Obrigado Valdecir!
Espero que dê certo, lembrando que o Excel não é uma base de dados, o que seria ótimo para esse caso é implementar sua base no Acess, por lá os relacionamentos são possíveis e praticamente idênticos, depois disso é só se conectar a essa base pela tabela dinâmica :)
Oi Rafael, tem um vídeo que fale como aplicar um filtro por exemplo em arquivos diferentes? Eu preciso basicamente empilhar a coluna 1 do arquivo 1 e do arquivo 2 em um terceiro arquivo, também na coluna 1 na sequência.
Fala Mestre!
Se você quer simplesmente empilhar colunas na vertical, sugiro que use a função EMPILHARV, ela é mais nova no Excel e é bem poderosa para isso. Seu uso é extremamente simples, basta selecionar as matrizes (Colunas no caso) que quer empilhar de cada tabela no arquivo de destino.
Mas caso queira empilhar dados os filtrando antes, sugiro que use a Função Filtro junto a EmpilharV, não tenho video sobre essa última, mas acredito que tenho aqui no canal videos sobre a função filtro, pode ser útil para você.
Me fala depois se conseguir te ajudar, caso não, me fala também, que aprofundamos.
Abraço! :)
A melhor aula, muito obrigado,salvou meu dia
Ah que bom saber disse Frank, alegrou meu dia! Abraço!
Parabéns! Encontrei hj esse seu canal e já deixei como favorito. Vc ensina Power BI tb?
Fala Mestre! Peço desculpas pelo tempo gigante sem resposta, eu estou retomando as operações por aqui e em breve pretendo lançar videos de PBI sim!
Da pra relacionar, uma tabela dimensão com mais de uma fato no excel ? Vídeo bacana, simples e fácil de entender
Fala Anderson! Muito obrigado pelo seu comentário e por acompanhar meu conteúdo!
É possível executar essa relação sim, somente com a atenção de nunca relacionar diretamente as Tabelas Fato, precisamos que entre elas exista as Tabelas dimensão. Esse modelo é chamado de Muitos para Muitos, diferente do modelo do vídeo que chamamos de 1 para muitos, ou seja, uma Fato alimenta vários dados de 1 ou várias Dimensão.
Excelente!
Bem didático
Boa noite! queria muito a sua ajuda para desvendar um misterio, eu tento fazer um relacionamento com umas tabelas que eu tenho, mas aparece tenho colunas com valores duplicados, ja fiz de tudo mas não conseguir resolver. minhas bases são bem simples.
Também estou com mesmo problema, alguém consegue me ajudar?
Bom dia. Também estou com esse mesmo problema, conseguiram resolver? Podem ajudar
Fala Mestre! A gente é pego de calça curta com várias situações possíveis quando falamos de dados, então sem ver a tabela fica meio difícil cravar o que está te trazendo esse problema kkk
O que eu posso te sugerir a principio é que antes de partir para o processo de relacionamento no pivot, vai na tabela dimensão (a tabela que fornece os dados) e usa um recurso da FORMATAÇÃO CONDICIONAL chamado "Valores Duplicados", o caminho vai ser Página Inicial > Formatação Condicional > Regra de Realce de Células > Valores Duplicados.
Aplica essa formatação na coluna com os dados que devem ser únicos e vê se tem alguma duplicidade. Essa primeira solução já deve resolver para você, mas uma outra opção pode ser o intervalor que está selecionando, tenha o cuidado de selecionar apenas o intervalo com valores, sem células vazias, para solucionar isso mais praticamente, use a ferramenta formatar como tabela que comento no vídeo.
Espero ter te ajudado e aos colegas que comentaram também, me conta aqui depois :)
Simples e objetivo
Olá! Muito legal seu vídeo e sua didática. inclusive me motivei p tentar testar esse conteúdo.
Estava indo bem até aparecer este erro:
Não é possível criar a relação porque cada coluna contém valores duplicados. Selecione pelo menos uma coluna que contenha apenas valores exclusivos.
Tentei colocar outra informação em uma das planilhas, mas não adiantou!
Vc consegue me ajudar?
Fala Mestre! Obrigado pelo seu comentário! Fico feliz que além de levar a informação, tenha te motivado a partir para a prática. :)
Esse erro é comum e fácil de resolver, lembra que falei no vídeo sobre as tabelas "Fato" e "Dimensão"?! Vamos usar esse conceito na explicação, ok?!
A tabela dimensão armazena os dados informativos, como cadastro do produto, então, a coluna desta tabela que será conectada a tabela fato (a tabela com grande volume de dados) deve estar sem nenhuma duplicidade, se houver algum dado repetido ela vai acusar este erro.
Um exemplo para você:
Temos uma base de Cartão de ponto de funcionários, nela estão todos os apontamentos de entradas e saídas dos funcionários, pensando neste contexto, sabemos que essa base é a Fato. O problema é que essa base não tem o nome dos funcionários, somente o código deles, então eu preciso buscar esses dados em outra base, a base de cadastro, que no caso é a dimensão.|
Se na base de cadastro, na coluna com o nome dos funcionários, houver duas linhas com o mesmo nome (Linha 1 esta escrito Rafael Pires e a linha 2 também), a relação vai dar erro, para corrigir é só eu excluir uma das duplicidades e assim, consigo relacionar a tabela de cadastro (Agora sem duplicidades) com a tabela de apontamento (que pode ter dados duplicados, justamente por ser a que recebe grandes volumes de informações).
Espero ter ajudado! Qualquer coisa é só me falar!
show!
Top
🤓