Hoh meu querido sempre foi proibido instalar tomadas nessa medida são as normas técnicas não adianta você querer ensinar elétrica se você não tem conhecimento técnico adequado para isto.
Boa noite, bom dia, boa tarde, boa madrugada André. Quem enviou esse link, para você, cometeu um erro. Ele não está GENERALIZANDO, ele sempre menciona ÁREAS COMUNS, públicas e privadas. Infelizmente as pessoas, que enviaram esse link, não entendem, entenderam o trabalho dele, e o vídeo, vídeos dele. E André não sou "elétrico", tenho outros cursos no currículo, eletrônica, ciência da computação, administração, logística, economia. E até a parte do CDC ele menciona, vários erros de arquitetos e engenheiros, que terão PREJUÍZO devido a NBR 9050. Bom trabalho.
Oi André! Sou arquiteto e gosto muito dos seus vídeos, muito esclarecedores e com muitas curiosidades e novidades, com qualidade e rigor técnicos. No caso da Norma de Acessibilidade, de fato é necessário fazer essa distinção entre ambientes privativos e de uso comum, como você comentou. Gostaria de contribuir alertando que, além do Código de Defesa do Consumidor, para questões de acessibilidade, a Lei Federal 10.098/2020 estabelece, de forma explícita, a obrigatoriedade da aplicação das normas de acessibilidade da ABNT para espaços públicos e privados de uso comum. Assim, a recomendação passou a ser obrigação. Outro ponto que gostaria de contribuir diz respeito à obras habitacionais com recursos públicos, como o programa MCMV, que determina que as construção de unidades privativas sejam adaptáveis, ou seja, devem ter a condição de se tornar adaptadas apenas com a instalação de acessórios. No caso do MCMV Faixa I, as instalações elétricas de todas as unidades privativas precisam atender a Norma de Acessibilidade.
Eu prefiro 50cm. Em prédios antigos é comum ver tomadas entre 10 e 20cm, algumas logo acima do rodapé. Muita gente levou choque lavando o cômodo até normalizar em 30cm. 😊
Ótimo vídeo. Mas só um detalhe sobre o vídeo do arquiteto mencionado, ele não esta generalizando nada, a fala dele e o conteúdo dele é de algo especifico, acessibilidade. As pessoas na internet que muitas vezes não sabem interpretar e generaliza tudo. Se ele fala sobre acessibilidade, trabalha focado nisso já fica subi-entendido que é pra áreas de livre acesso de publico geral.
A comunicação é de suma importância. Além de eletricista sou radialista e primo pela boa comunicação, antes de propagar uma informação técnica faz necessário verificar sua veracidade. Conflitos de informação na área técnica causam confusão.
André boa tarde. Achei perfeita sua explicação e bom senso. Trabalho com projetos e construção a mais de 3 décadas. Sabemos que as normas são orientativas, e o bom senso como você mencionou é que faz o projeto ser personalizado para cada realidade. Por isso é importante reuniões com seus clientes, para entrar nesse mérito. De novo, achei de muito bom tom seu posicionamento. Pode ser que daqui uns anos, tenhamos outra necessidade de altura para os pontos, e iremos nos adequar conforme a necessidade do cliente. Ganhou um inscrito.
André, você como sempre, trazendo conteúdo de excelencia e de grande importancia no meio da eletrica, sempre acompanho e aprecio muito seus conteúdos que são muitos didáticos. A acão do Aquiteto em questão no vídeo, também é louvável, mesmo que ele tenha deixado de atentar para algumas observações, mas a forma como você o corrige deveria ser exemplo para a maioria dos lacradores de plantão que testemunhamos todos os dias na internet, que ignora o lado positivo das pessoas que querem contribuir de alguma forma, e já vai lacrando o outro profissional como se fossem os donos da verdade e anti-erro. Por isso quero mais uma vez parabenizar o seu trabalho que desde que lhe acompanho e não é de agora, só tenho a agradecer pelo excelente trabalho e também por ser assim, profissional, ético e respeitoso com os seguidores e também com os demais profissionais que também oferece o mesmo alinhamento de conteúdo.
Eu também utilizo esse seu de 40cm do piso acabado em recintos: Sala: Quarto; Corredor ou Passagem; mas em àreas molhadas uitlizo 1,20m do piso acabado, como o professor Andre explicou, nas pias dos Banhos e colocado o frontal e a medida varia conforme a solicitação do Cliente, Parabéns e Sucesso com Deus, tamos junto. isso em (Residências).
Um primo muito inteligente colocou tomadas a 1,80m e interruptor a 50 cm. Questionado disse: Quando meu filho (pequeno) se levantar poderá iluminar o ambiente e não se machucar, e mesmo subindo em uma cadeira não terá acesso a tomada, até entender os riscos
Na boa,sou paraplégico há 13 anos. Quando coloquei minhas tomadas todas de 25cms de altura, não era cadeirante. Hoje continuo usando elas nessa altura e não tenho dificuldade nenhuma em plugar carregador de celular, ligar ventilador..... Enfim, não me atrapalha em nada.
Tudo bem, mas tu pode fazer isso na sua casa ninguém liga como tu adapta sua casa. Agora no Brasil tem só você como paraplégico? Ja parou pra pensar que tem gente com deficiência de coordenação motora? Essas normas são estudados de acordo com vários estudos, vários tipos de pessoas e elas tendem abranger o máximo de pessoas. As vezes essa diferença aumentou a usabilidade pra 5% ou 10% das pessoas com deficiência, mas se olhar num todo são alguma milhares de pessoas que vai ter a vida melhorada e outra 90% ou 95% não mudará em nada (como você se encaixaria no caso). Mas inclusão é isso tentar incluir todo mundo.
MAS você não pode medir as dificuldades dos outros pelas suas, existem muitos tipos de mobilidade reduzida. Quanto mais a sociedade mudar para atender a todos, melhor.
Parabéns!! Trabalho com desenvolvimento de software e tbm não havia percebido estas condições até receber um treinamento sobre acessibilidade. Precisa de tão pouco para que a gente possa agregar tanto aos dependentes destas condições, que não existe um pq de não fazermos! Ótima explicação e tema importante para um convívio em sociedade de forma mais humana!!
Parabéns pelo vídeo e pelo seu trabalho. Seu vídeo ficou perfeito e muito esclarecedor. Fico feliz em saber que estamos juntos nesta nobre causa da acessibilidade.
Ótimo conteúdo, como sempre! Meus caros da Engehall, por favor, considerem não acelerar o vídeo como foi feito nesse, porque não são todas as pessoas que conseguem acompanhar um áudio alterado, mesmo que só levemente acelerado. O André tem uma boa dicção e fala com velocidade suficiente ao natural, sempre com ótima clareza e talvez o ganho de tempo com o encurtamento do vídeo não seja relevante diante da dificuldade que talvez possa causar a algumas pessoas, forçando-as à repetição de trechos para chegar ao entendimento da idéia, ou pior, não entendendo muito bem e deixando passar assim mesmo... sou inscrito no canal, assisto à maioria dos vídeos e fiz esse comentário por admiração à qualidade do trabalho de vocês, espero que compreendam. Obrigado.
Excelente! Apoio totalmente a sua opinião, Alexandre Filipe, pois sou PCD e tenho esta dificuldade, inclusive para fazer um cursos do André Mafra! Porque se continuar assim, não vai dar para mim!😟
Quando eu comecei lá em 2006 o padrão que a gente usava era 45cm deitada e 120cm em pé, e gosto dessa padronização, mas ao longo dos anos já me deparei com diferentes disposições. 30cm e 1m acho baixo, mas se está no projeto eu nem discuto. Sou tatuador e não preciso, mas também eletricista por formação, e sempre que possível estou executando instalação porque amo a profissão :)))) 💪🏾⚡ Bom trampo a todos
Só lembrando que essa norma tem que valer para o quadro de distribuição também, o QDC. Tem eletricista que coloca o QDC com 1,50m entre 1,70m muito alto. O meu novo QDC irei fazer com 1m não tenho crianças em casa e estará bem protegido com a tampa lacrada.
@@lucasgdesouza Exato. A coisa é tão óbvia mas tem gente que pede pra ser chicoteado e ser obrigado a fazer coisas só pra não ter perigo de alguém, algum dia, em uma possibilidade remota, ter uma pequena dificuldade.
Concordo plenamente com seu ponto de vista em uma parte, levando em consideração que não tenha nem um deficiente físico cadeirante em casa pode instalar até no teto.
Valeu André.eu não sabia.fFiquei sabendo agora.É por isso que eu sou tão fã da Engehall que tá sempre nos atualizando em primeira mão.Shpw de bolameu brother
Cara, suas explicações são super coerente e de uma maneira que a pessoa só não aprende se não quiser. Parabéns brother, se sei oque sei hj, é graças a Deus primeiramente e suas aulas super didáticas.
André eu apesar de não ter feito ainda esse tipo de instalação, porém acho que depende da situação por exemplo uma casa para pessoas pequenas difícilmente vc irá colocar tomadas acima de 1 metro.
Boa noite a todos 10/03/2024 Já tenho utilizado o bom senso a algum tempo nas tomadas baixa tenho instalado entre 40 e 50cm tomadas média e interruptores a 120cm
Residencial segue as normas técnicas, mas se o cliente quiser algo personalizado você faz conforme especificação do cliente, desde que respeite as normas de segurança.
Bom dia André no rio de janeiro neste fim de semana no festival" i wanna bem tour "um rapaz morreu eletrocutado por ter encostado em um foodtruck . No momento do acidente chovia e rapaz estava molhado. Gostaria de saber se vc poderia fazer uma avaliação das possibilidades da causa do acidente. E qual cuidado nós temos que ter em situações tais como shows,enchentes, inundações etc. Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Bom dia André. Concordo com você, eu já instalei tomada e interruptor pra cadeirante. E outra tem que atender as necessidades do cliente, dentro das normas.
O melhor é usar o bom senso, e é claro que em questão de acessibilidade tem algumas diferenças de medidas . Valeu André pelo esclarecimento, um abraço.
O vídeo foi de muita avalia, conheço todas norma nesta área mais na minha casa eu coloco quanta toma for necessário e altura que eu quiser, na minha casa as tomadas baixa são todas 30cm e as médias 1,20
É isso aí. Essa coisa de dizer "é obrigatório" é relativa. Claro que algumas situações a gente deve seguir pelo nosso próprio bem, mas tudo tem limite. Eu conheço um construtor que todas as casas que ele faz ele coloca portas de um metro de largura em todos os cômodos, para a questão de acessibilidade de cadeirantes. Poxa, imagina um banheiro pequeno de 2,5m por 1,2m com uma porta de 1m. Penso que se um dia for necessário, que sejam feitas as alterações, mas querer obrigar situações que não estão diretamente ligadas à segurança, é demais.
Andrezão, se algum dia me for possível, ainda quero fazer um curso de Elétrica presencial contigo. Não é a minha area de atuação, mas aprendi a gostar e me interessar muito mais do assunto assitindo os seus vídeos.
Certa vez peguei um projeto residencial que não possuia projeto elétrico questionei com a arquiteta e ela falou que eu fizesse. Eu fiz porque o imovel era de uma amiga minha.
@@zenobiomenezesalvim1398tem que ver se o cliente contratou o serviço. Tem vários que querem só o arquitetônico, daí a gente entrega só o mapeamento dos pontos elétricos. Projeto elétrico mesmo, com todos os cálculos, circuitos e especificação de bitola, nem sempre tem...
Boa tarde Engehall elétrica, poderia fazer um vídeo do filtro de linha qualitronix, modelo qcfl8 por favor, estou curioso saber como ele é por dentro se realmente é o que diz se presta, vlw obd
Eu já mandei um e-mail para o André , dizendo que nos quartos as tomadas a 30 cm acima do piso não é funcional, pq eu entendo que deve ficar acima do coxão da cama, ou seja , 70 cm do piso acabado
Em alguns ambientes de predios e residencias dentro do apartamento também é obrigatório pois tem que atender unidades minimas que atendam a lei de acessibilidade. Lembrando que acessibilidade é pra todos e alguns casos de pessoas que tenham uma estatura maior o projeto devem atender as caracteristicas dos moradores. Grandes profisionais que ambos acompanho.
Já tinha lido sobre e acredito que o ideal, com o tempo, será padronizar essas normas de acessibilidade, para o uso geral, afinal, a gente se muda e como já acontece, encontramos a casa com um padrão "X", então, por que não adaptar logo tudo(claro que isso leva tempo), para alturas acessíveis?... As tomadas pro espaço que fiz pro pc, no meu quarto(externas - com o tubo cinza)), já fiz pensando nisso - de tornar as tomadas mais acessíveis pra mim(e pra quem comprar, algum dia)... E se conseguir, pretendo subir as demais... No final das contas, torna-se mais acessível a todos... Se dá pra melhorar, por que não? Abraços...
Obrigado por sempre trazer o assunto de uma maneira clara e objetiva pra nós! e se me permitir um conselho, use outra palavra para de referir aos móveis de cabeceira, pois essa terno não é mais usada, devido a conscientização de palavras que remetem um passado ruim
Sou técnico em eletrotécnica a dez anos e me formo arquiteto este ano. Desde meu 4º semestre da faculdade venho usando a NBR 9050 sempre nos projetos acadêmicos e nos trabalhos, e observando as alturas de tudo. A norma é muito boa para cadeirantes, pessoas pequenas, pouca locomoção... mas e as pessoas com mais de 1,80 m? Sobretudo nas pias de cozinha e banheiro a bancada é MUITO baixa, já precisei subir uma pia para quase 1 m para ter conforto mínimo na hora de lavar a louça. No AP atual, assim como no que morei na adolescência, usar a cozinha tá sendo um sacrifício! Para minha namorada, com 1,60 m, tá ótimo. E na faculdade isso é ensinado como desenho universal, que não tem nada de universal... Cansei de ter dores lombares por usar pias a no máximo 75 cm do piso! Quanto às alturas que o arquiteto falou, 30 cm realmente é muito baixo para uma tomada, pelo conforto e pela segurança, no começo da vida profissional eu sempre media essa distância na base do espelho. Já interruptores a 1 m de altura é palhaçada, MUITO BAIXO, até mesmo para pessoas pequenas. Para mim, 1,40 m seria perfeito. Os atuais estão instalados a 1,20 m, no máximo 1,30 m do piso acabado, e atende a todo mundo perfeitamente!
Conheça o Curso Viver de Projetos Elétricos 👉eletr.co/vdp-yt2/?QgOl80Zk
Hoh meu querido sempre foi proibido instalar tomadas nessa medida são as normas técnicas não adianta você querer ensinar elétrica se você não tem conhecimento técnico adequado para isto.
Boa noite, bom dia, boa tarde, boa madrugada André.
Quem enviou esse link, para você, cometeu um erro.
Ele não está GENERALIZANDO, ele sempre menciona ÁREAS COMUNS, públicas e privadas.
Infelizmente as pessoas, que enviaram esse link, não entendem, entenderam o trabalho dele, e o vídeo, vídeos dele.
E André não sou "elétrico", tenho outros cursos no currículo, eletrônica, ciência da computação, administração, logística, economia.
E até a parte do CDC ele menciona, vários erros de arquitetos e engenheiros, que terão PREJUÍZO devido a NBR 9050.
Bom trabalho.
Oi André! Sou arquiteto e gosto muito dos seus vídeos, muito esclarecedores e com muitas curiosidades e novidades, com qualidade e rigor técnicos. No caso da Norma de Acessibilidade, de fato é necessário fazer essa distinção entre ambientes privativos e de uso comum, como você comentou.
Gostaria de contribuir alertando que, além do Código de Defesa do Consumidor, para questões de acessibilidade, a Lei Federal 10.098/2020 estabelece, de forma explícita, a obrigatoriedade da aplicação das normas de acessibilidade da ABNT para espaços públicos e privados de uso comum. Assim, a recomendação passou a ser obrigação.
Outro ponto que gostaria de contribuir diz respeito à obras habitacionais com recursos públicos, como o programa MCMV, que determina que as construção de unidades privativas sejam adaptáveis, ou seja, devem ter a condição de se tornar adaptadas apenas com a instalação de acessórios. No caso do MCMV Faixa I, as instalações elétricas de todas as unidades privativas precisam atender a Norma de Acessibilidade.
Conhecimento técnico, inteligência, sabedoria, tolerância e bom senso, devem ser inseparáveis.
Bom senso cabe em qualquer lugar, mas tem gente que quer aparecer...., parabéns a Engehall pelo video claro e informativo.
Eu prefiro 50cm. Em prédios antigos é comum ver tomadas entre 10 e 20cm, algumas logo acima do rodapé. Muita gente levou choque lavando o cômodo até normalizar em 30cm. 😊
Sou eletricista e já instalo tomadas acima dos 40 cm. Eraldo brito. Salvador
Ótimo vídeo. Mas só um detalhe sobre o vídeo do arquiteto mencionado, ele não esta generalizando nada, a fala dele e o conteúdo dele é de algo especifico, acessibilidade. As pessoas na internet que muitas vezes não sabem interpretar e generaliza tudo. Se ele fala sobre acessibilidade, trabalha focado nisso já fica subi-entendido que é pra áreas de livre acesso de publico geral.
A comunicação é de suma importância. Além de eletricista sou radialista e primo pela boa comunicação, antes de propagar uma informação técnica faz necessário verificar sua veracidade. Conflitos de informação na área técnica causam confusão.
André boa tarde. Achei perfeita sua explicação e bom senso. Trabalho com projetos e construção a mais de 3 décadas. Sabemos que as normas são orientativas, e o bom senso como você mencionou é que faz o projeto ser personalizado para cada realidade. Por isso é importante reuniões com seus clientes, para entrar nesse mérito. De novo, achei de muito bom tom seu posicionamento. Pode ser que daqui uns anos, tenhamos outra necessidade de altura para os pontos, e iremos nos adequar conforme a necessidade do cliente. Ganhou um inscrito.
André, você como sempre, trazendo conteúdo de excelencia e de grande importancia no meio da eletrica, sempre acompanho e aprecio muito seus conteúdos que são muitos didáticos. A acão do Aquiteto em questão no vídeo, também é louvável, mesmo que ele tenha deixado de atentar para algumas observações, mas a forma como você o corrige deveria ser exemplo para a maioria dos lacradores de plantão que testemunhamos todos os dias na internet, que ignora o lado positivo das pessoas que querem contribuir de alguma forma, e já vai lacrando o outro profissional como se fossem os donos da verdade e anti-erro. Por isso quero mais uma vez parabenizar o seu trabalho que desde que lhe acompanho e não é de agora, só tenho a agradecer pelo excelente trabalho e também por ser assim, profissional, ético e respeitoso com os seguidores e também com os demais profissionais que também oferece o mesmo alinhamento de conteúdo.
Eu também utilizo esse seu de 40cm do piso acabado em recintos: Sala: Quarto; Corredor ou Passagem; mas em àreas molhadas uitlizo 1,20m do piso acabado, como o professor Andre explicou, nas pias dos Banhos e colocado o frontal e a medida varia conforme a solicitação do Cliente, Parabéns e Sucesso com Deus, tamos junto. isso em (Residências).
Um primo muito inteligente colocou tomadas a 1,80m e interruptor a 50 cm. Questionado disse: Quando meu filho (pequeno) se levantar poderá iluminar o ambiente e não se machucar, e mesmo subindo em uma cadeira não terá acesso a tomada, até entender os riscos
🚒Tenho apreço e respeito por todas as profissões.
Um arquiteto causando todo esse embaraço. 🤦🏿🚒🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Na boa,sou paraplégico há 13 anos. Quando coloquei minhas tomadas todas de 25cms de altura, não era cadeirante. Hoje continuo usando elas nessa altura e não tenho dificuldade nenhuma em plugar carregador de celular, ligar ventilador..... Enfim, não me atrapalha em nada.
Tudo bem, mas tu pode fazer isso na sua casa ninguém liga como tu adapta sua casa. Agora no Brasil tem só você como paraplégico? Ja parou pra pensar que tem gente com deficiência de coordenação motora? Essas normas são estudados de acordo com vários estudos, vários tipos de pessoas e elas tendem abranger o máximo de pessoas. As vezes essa diferença aumentou a usabilidade pra 5% ou 10% das pessoas com deficiência, mas se olhar num todo são alguma milhares de pessoas que vai ter a vida melhorada e outra 90% ou 95% não mudará em nada (como você se encaixaria no caso). Mas inclusão é isso tentar incluir todo mundo.
Acredito que seja mais pela facilitação do que pela necessidade mesmo.
MAS você não pode medir as dificuldades dos outros pelas suas, existem muitos tipos de mobilidade reduzida. Quanto mais a sociedade mudar para atender a todos, melhor.
@@sirmild938 Lacrou, heim! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Eu vi este vídeo no Instagram e no ato notei que não passava de um click baite.
E por entender justamente isso " norma não é lei "
Parabéns!! Trabalho com desenvolvimento de software e tbm não havia percebido estas condições até receber um treinamento sobre acessibilidade. Precisa de tão pouco para que a gente possa agregar tanto aos dependentes destas condições, que não existe um pq de não fazermos! Ótima explicação e tema importante para um convívio em sociedade de forma mais humana!!
Parabéns pelo vídeo e pelo seu trabalho. Seu vídeo ficou perfeito e muito esclarecedor. Fico feliz em saber que estamos juntos nesta nobre causa da acessibilidade.
Ótimo conteúdo, como sempre! Meus caros da Engehall, por favor, considerem não acelerar o vídeo como foi feito nesse, porque não são todas as pessoas que conseguem acompanhar um áudio alterado, mesmo que só levemente acelerado. O André tem uma boa dicção e fala com velocidade suficiente ao natural, sempre com ótima clareza e talvez o ganho de tempo com o encurtamento do vídeo não seja relevante diante da dificuldade que talvez possa causar a algumas pessoas, forçando-as à repetição de trechos para chegar ao entendimento da idéia, ou pior, não entendendo muito bem e deixando passar assim mesmo... sou inscrito no canal, assisto à maioria dos vídeos e fiz esse comentário por admiração à qualidade do trabalho de vocês, espero que compreendam. Obrigado.
Excelente! Apoio totalmente a sua opinião, Alexandre Filipe, pois sou PCD e tenho esta dificuldade, inclusive para fazer um cursos do André Mafra! Porque se continuar assim, não vai dar para mim!😟
Boa noite grande professor André Mafra, sempre agregando conhecimento, Obrigado Parabéns Sucesso com Deus,
Obrigado professor , show
Quando eu comecei lá em 2006 o padrão que a gente usava era 45cm deitada e 120cm em pé, e gosto dessa padronização, mas ao longo dos anos já me deparei com diferentes disposições. 30cm e 1m acho baixo, mas se está no projeto eu nem discuto.
Sou tatuador e não preciso, mas também eletricista por formação, e sempre que possível estou executando instalação porque amo a profissão :)))) 💪🏾⚡
Bom trampo a todos
Vi esse vídeo também, consultei um amigo eletricista e ele me deu a mesma explicação que a sua André 👏🏿👏🏿👏🏿👍🏾👍🏾
Não sabia sobre essa norma de acessibilidade!!!
Só lembrando que essa norma tem que valer para o quadro de distribuição também, o QDC. Tem eletricista que coloca o QDC com 1,50m entre 1,70m muito alto. O meu novo QDC irei fazer com 1m não tenho crianças em casa e estará bem protegido com a tampa lacrada.
E se um dia vender a casa?
@@candidobizzotto2038 Irei vender não. Kkk É uma herança de família que não pode vender.
Eu instalo conforme minhas necessidades. Um cadeirante pode ter acesso a uma tomada a 30 cm do piso facilmente.
Boa tarde,eu acho que deve ser para todas as contruções,vai que a pessoa tenta vender para uma pessoa que não tem como usar o imóvel.
Aí é só a pessoa que iria comprar o imóvel não comprar...
Basta o comprador mudar a tomada de lugar
@@lucasgdesouza Exato. A coisa é tão óbvia mas tem gente que pede pra ser chicoteado e ser obrigado a fazer coisas só pra não ter perigo de alguém, algum dia, em uma possibilidade remota, ter uma pequena dificuldade.
Uma tremenda aula, com respeito total ao outro profissional. muito show..
André bom dia, não sabia pois estou desatualizado por eu não estar morando mais no Brasil é gostei que vc passou essa informação através do vídeo
Dentro da minha casa se eu quiser instalo tomadas até no teto.
Tamo junto kkkkk
Concordo se eu quiser eu instalo até dentro da pia e problema meu
Concordo plenamente com seu ponto de vista em uma parte, levando em consideração que não tenha nem um deficiente físico cadeirante em casa pode instalar até no teto.
Kkk Concordo
😅
Valeu André.eu não sabia.fFiquei sabendo agora.É por isso que eu sou tão fã da Engehall que tá sempre nos atualizando em primeira mão.Shpw de bolameu brother
Eu aprendi dessa forma 1996
40 cm do piso
Isto é para assesso compartilhado ou com cs para pessoas com restrições
Parabéns André, muito boa está explicação,despertou em mim está necessidade da importância de acessibilidade em um espaço.
Sou super a favor, palavras de alguém com a coluna ruim!
Cara, suas explicações são super coerente e de uma maneira que a pessoa só não aprende se não quiser. Parabéns brother, se sei oque sei hj, é graças a Deus primeiramente e suas aulas super didáticas.
gostei dessas dicas, 30 ou 40cm do piso acho que vai da necessidade do cliente. quando o assunto é instalações em quartos e escritório....
Boa noite André, normalmente sigo os projetos elétricos, mas acho descartável essa altura. Se é pra atender a nova norma vamos em frente .
@Engehall. A medida de 40cm seria do ponto (centro da caixinha) ou seria medido da base da caixinha ao piso ?!?😊
André eu apesar de não ter feito ainda esse tipo de instalação, porém acho que depende da situação por exemplo uma casa para pessoas pequenas difícilmente vc irá colocar tomadas acima de 1 metro.
Parabéns pelo seu trabalho André
Boa noite a todos 10/03/2024
Já tenho utilizado o bom senso a algum tempo nas tomadas baixa tenho instalado entre 40 e 50cm tomadas média e interruptores a 120cm
Esse canal faz parte do top 10
Excelente avaliação normativa
grato pela dedicação em partilhar o conhecimento em prol do bem e da caridade.
Absurdo se houvesse uma norma assim proibitiva.
Residencial segue as normas técnicas, mas se o cliente quiser algo personalizado você faz conforme especificação do cliente, desde que respeite as normas de segurança.
Bom dia André no rio de janeiro neste fim de semana no festival" i wanna bem tour "um rapaz morreu eletrocutado por ter encostado em um foodtruck .
No momento do acidente chovia e rapaz estava molhado.
Gostaria de saber se vc poderia fazer uma avaliação das possibilidades da causa do acidente.
E qual cuidado nós temos que ter em situações tais como shows,enchentes, inundações etc.
Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Concordo com vc em tudo tudo mesmo principalmente as tomadas de pias por causa da água as outras não custa nada seguir o arquiteto.
Gostei muito boa a explanação.
Boa Noite você André
sobre a ascessibilidade não, mas fica a idéia de olharmos com carinho nesta parte...
Boa noite André Curitiba Paraná
Instalo onde eu quiser.. ate na diagonal
André é impecável nas explicações, parabéns me ajudou muito essas informações suas suas André.
sim! eu já sabia e segui as medidas padrão em casa
Um grande abraço André
Bom dia André. Concordo com você, eu já instalei tomada e interruptor pra cadeirante. E outra tem que atender as necessidades do cliente, dentro das normas.
O melhor é usar o bom senso, e é claro que em questão de acessibilidade tem algumas diferenças de medidas . Valeu André pelo esclarecimento, um abraço.
O vídeo foi de muita avalia, conheço todas norma nesta área mais na minha casa eu coloco quanta toma for necessário e altura que eu quiser, na minha casa as tomadas baixa são todas 30cm e as médias 1,20
É isso aí. Essa coisa de dizer "é obrigatório" é relativa. Claro que algumas situações a gente deve seguir pelo nosso próprio bem, mas tudo tem limite. Eu conheço um construtor que todas as casas que ele faz ele coloca portas de um metro de largura em todos os cômodos, para a questão de acessibilidade de cadeirantes. Poxa, imagina um banheiro pequeno de 2,5m por 1,2m com uma porta de 1m. Penso que se um dia for necessário, que sejam feitas as alterações, mas querer obrigar situações que não estão diretamente ligadas à segurança, é demais.
Muita valia - vem de valor.
Avalia é do verbo avaliar.
Andrezão, se algum dia me for possível, ainda quero fazer um curso de Elétrica presencial contigo. Não é a minha area de atuação, mas aprendi a gostar e me interessar muito mais do assunto assitindo os seus vídeos.
Obg professor, sou eletricista iniciante e nunca tinha pensado nessa questão de acessibilidade na elétrica, obg mesmo
Video de muito bom senso, legal sua interpretacao
Sempre muito didático, meu querido, top.!
2:03 Parabéns, você está dominando a norma de acessibilidade até mais do que muitos arquitetos e engenheiros civis que tive o desprazer de conhecer!
Certa vez peguei um projeto residencial que não possuia projeto elétrico questionei com a arquiteta e ela falou que eu fizesse. Eu fiz porque o imovel era de uma amiga minha.
@@zenobiomenezesalvim1398tem que ver se o cliente contratou o serviço. Tem vários que querem só o arquitetônico, daí a gente entrega só o mapeamento dos pontos elétricos. Projeto elétrico mesmo, com todos os cálculos, circuitos e especificação de bitola, nem sempre tem...
Boa tarde Engehall elétrica, poderia fazer um vídeo do filtro de linha qualitronix, modelo qcfl8 por favor, estou curioso saber como ele é por dentro se realmente é o que diz se presta, vlw obd
Qual é o ponto de referência na tomada, interruptor ou QDC, a partir do qual é medida a altura? O centro?
Sim. Do piso até o eixo (meio)
@@HindyaSouza Valeu.
Maravilha em breve estarei realizando o curso de eletricista
Até onde sei são em prédios públicos e áreas públicas.
Exatamente
Você é um profissional muito educado. Parabéns.
Já sabia sim André
Fico muito agradecido por essa importante instrução.
MUITO BOM 👍👍👍
Vc é o cara, ótimo vídeo,como sempre !!
Muito top, obrigado pelas importantes informações.
Show André 😉 muito bem explicadinho 👏🏾👏🏾
Eu já mandei um e-mail para o André , dizendo que nos quartos as tomadas a 30 cm acima do piso não é funcional, pq eu entendo que deve ficar acima do coxão da cama, ou seja , 70 cm do piso acabado
Em alguns ambientes de predios e residencias dentro do apartamento também é obrigatório pois tem que atender unidades minimas que atendam a lei de acessibilidade. Lembrando que acessibilidade é pra todos e alguns casos de pessoas que tenham uma estatura maior o projeto devem atender as caracteristicas dos moradores. Grandes profisionais que ambos acompanho.
Já tinha lido sobre e acredito que o ideal, com o tempo, será padronizar essas normas de acessibilidade, para o uso geral, afinal, a gente se muda e como já acontece, encontramos a casa com um padrão "X", então, por que não adaptar logo tudo(claro que isso leva tempo), para alturas acessíveis?... As tomadas pro espaço que fiz pro pc, no meu quarto(externas - com o tubo cinza)), já fiz pensando nisso - de tornar as tomadas mais acessíveis pra mim(e pra quem comprar, algum dia)... E se conseguir, pretendo subir as demais... No final das contas, torna-se mais acessível a todos... Se dá pra melhorar, por que não? Abraços...
Obrigado por sempre trazer o assunto de uma maneira clara e objetiva pra nós!
e se me permitir um conselho, use outra palavra para de referir aos móveis de cabeceira, pois essa terno não é mais usada, devido a conscientização de palavras que remetem um passado ruim
👏👏👏👏top a explicação
Alexandre Filipe tem toda razão. Sinto que o vídeo está acelerado.
Pois é, a casa é minha e se eu quiser coloco a tomada do lado do ralo do chuveiro. 😅
Muito boa as aulas top parabéns
AQUI PORTUGAL SEMPRE FOI 40 CM
Valeu pela informação 👍
Quem não soube dessa das alturas das tomadas foi meu vô, tem tomada que tá instalada as uns 15 cm do piso
Oi André boa noite quando eu fis o curso anormavera cinquenta cintimentro
Muito bom o vídeo andre!
Meu querido......
EXCELENTE
Tô de acordo contigo André
Show de aula André
Eu já instalo com 40cm do piso acabado
Sou técnico em eletrotécnica a dez anos e me formo arquiteto este ano. Desde meu 4º semestre da faculdade venho usando a NBR 9050 sempre nos projetos acadêmicos e nos trabalhos, e observando as alturas de tudo. A norma é muito boa para cadeirantes, pessoas pequenas, pouca locomoção... mas e as pessoas com mais de 1,80 m? Sobretudo nas pias de cozinha e banheiro a bancada é MUITO baixa, já precisei subir uma pia para quase 1 m para ter conforto mínimo na hora de lavar a louça. No AP atual, assim como no que morei na adolescência, usar a cozinha tá sendo um sacrifício! Para minha namorada, com 1,60 m, tá ótimo. E na faculdade isso é ensinado como desenho universal, que não tem nada de universal... Cansei de ter dores lombares por usar pias a no máximo 75 cm do piso!
Quanto às alturas que o arquiteto falou, 30 cm realmente é muito baixo para uma tomada, pelo conforto e pela segurança, no começo da vida profissional eu sempre media essa distância na base do espelho. Já interruptores a 1 m de altura é palhaçada, MUITO BAIXO, até mesmo para pessoas pequenas. Para mim, 1,40 m seria perfeito. Os atuais estão instalados a 1,20 m, no máximo 1,30 m do piso acabado, e atende a todo mundo perfeitamente!
Valeu gostei muito da explicação
Eu já sabia
Boa noite André
Gostaria que tirasse uma dúvida se possível
Posso usar cabo 10mm na rede geral e mam assim colocar um ar condicionado de 9000btus?
Top demais o esclarecimento
É isso aí muito bom vídeo
show de bola
Perfeita explicação
André aqui em Goiás a energia é 220v para o chuveiro as duas fazer ou F e N