Extremamente provocativo. Pode ser chamado de indelicado é coisas mais também. Porém... a professora matou no peito e dominou, e isso em si é lindo numa conversa! Pense no Abujamra. Talvez vocês tenham mais empatia ao entrevistador
Tive a mesma percepção e durante o vídeo tive que parar pra ver os comentários e saber se mais alguém teve a mesma percepção. Professora genial em todos os sentidos e esse entrevistador me parece desviar a especialista de muitos assunto enriquecedores pra levar ela a falar somente sobre o que interessa a ele, isso acaba empobrecendo muito a entrevista.
Em 34:27 ela aponta um estudo sobre a linguagem apreendida no ventre da mãe. Interessante: minha mãe é surda e passei minha infância morando com 4 pessoas surdas. Mãe e três ti@s. Bebezinho eu dormia ao lado de mãe e não chorava. Quando eu queria algo, dava "soquinhos" nela e mãe entendia o q eu precisava naquele momento. Mãe que me contou isso (claro). Deve ter sido uma fofura ver um bebezito solicitando mil coisitas com murrinhos nela p acordá-la rsrs
Celso sempre é um chato, mas dessa vez conseguiu se superar. Mesmo depois de receber aulas sobre diálogo e sobre a necessidade de escuta, não conseguiu se calar. Não conhecia a Cristina Altman e fiquei apaixonada pelo tema abordado e pela elegância! Foi um prazer ouvi-la falar!
Celso, ótima entrevista! Mas de verdade, nesse programa os seus comentários acabaram por desviar certos temas, o que levou a entrevistada a não concluir vários assuntos (mesmo que minimamente).
gilberto vieira , ele é insuportável! Não deixa o entrevistado falar. Quer impor seu ponto de vista. Um chato! A gente assiste o programa para aprender com o entrevistado. Ele, se quiser, faça uma live.
@@ruthsa465 Não saber escutar o outro é uma indelicadeza. Acredito firmemente que quando não escuto o outro estou sendo muito mal educado e grotesco. A escuta é uma gentileza necessária para que haja diálogo verdadeiro e não atropelo. O tal do Celso ainda desqualificou a visão/opinião da entrevistada no final da entrevista. Esse cara é horrendo. Pode fazer o teu tipo mas está longe, muito longe de representar um "nós" sem a palavra.
@@ruthsa465 Como querer saber em público qual foi a escola que deu emprego para um comunista declarado. Mas você tem razão, ele desce a entrevista ao nível dele, que é o mesmo do povão, precipitado, ansioso.
Fico aqui falando sozinha enquanto assisto essas entrevistas do Q S Nós...ahhh como amooo!!! papo inteligente q afeta meu coração. Sinto gratidão imensa por receber tanto, mesmo a distância e muda.
Cada entrevista é um mundo que se abre. A professora Cristina, além de super didática e mestre em linguística, tem um estilo delicadamente provador. O que é maravilhoso!! O entrevistador, penso (desculpe a pretensão), na maioria das vezes está no controle e no 'modo' racional, porém nesta conversa, demonstra seus incômodos, sua humanidade. A de todos nós!! Isto faz a entrevista ser especial! O diálogo acontecendo... a essência da proposta do projeto: quem somos nós? Adorei!!!
Somos o que dizemos. Se mentimos, somos mentirosos! Daí a dificuldade da resposta( o que fazemos, nem sempre é perceptível para os outros, e até pra nós mesmos...). Excelente bate papo! Parabéns!👏👏👏
Dei like só pela entrevistada! Ficaram vários trechos que eu goataria de tê-la ouvido concluir, mas ela foi muitas vezes interrompida em seu raciocínio.
Que pena que não consegui ouvir a professora desenvolver o seu pensamento/conhecimento até aquele lugar em que é possível articularmos novas conclusões sobre temas tão transformadores, sua brilhante e evidente capacidade de produzir isso em nós é constantemente interrompida por um entrevistador que quer conduzir o acontecimento do encontro na direção de sua particular visão sobre tudo, de modo que morremos no tapete de entrada, me senti frustrado por não poder ir mais adiante em praticamente nenhum ponto... sem dúvida Celso é muito inteligente, mas acredito que um entrevistador é um catalizador/potencializador do "acontecimento do encontro" e para isso precisa ouvir e humildemente se colocar a serviço desse fenômeno. Agradeço mesmo assim.
O ser humano tem uma capacidade ilimitada de aprender, uma vez interessado, estimulado e com acesso as ferramentas necessárias. Um indivíduo que não domina uma determinada maneira de se expressar em português (como tabula o entrevistador) não significa que ele seja incapacitado de aprender outra língua, a binária por exemplo. Que na perspectiva da entrevistada é uma linguagem do futuro considerando a tendência de uma sociedade transformadora. Bem pontuada a visão de futuro da Cristina dentro da linguagem, como se dará essas aprendizagens... Eis vivenciar as novas experiências.
Fiz login só para vir co(la)mentar sobre o Celso... estou me sentindo um hater por isso, mas acreditem, é porque eu adoro o canal. Cheguei ao final do vídeo quando ele pede "quem somos nós" e não concorda com a resposta (!) e ainda tenta explicar à Cristina como deveria responder, até ele reconheceu que foi indevido. Isso foi talvez a coisa mais grosseira que vi até hoje aqui. A trilha de encerramento começou a subir inesperadamente porque não encontrou forma de passar de volta a bola pra ela finalizar. "Muito obrigado". Os tradicionais aplausos vieram rígidos, naquele momento descontextualizados: Celso aplaudiu sozinho, aplaudiu a si mesmo. A última palavra da Cristina foi um breve "magina" e a vinheta veio como uma cortina pra encerrar tudo o que aconteceu antes e já está descrito nos demais comentários aqui. Por causa disso tudo, estava há meses sem ver os vídeos e fiquei sabendo que havia uma série sobre linguagem; vim animadíssimo, saí triste. Celso, tu manja bastante coisas, mas deveria aprender a conduzir uma conversa desse tipo: dessa forma é que seria reconhecido teu valor, coisa que tanto almejas.
Que mulher apaixonante! Que senhorita distinta! Faço, ainda neste semestre, o destrancamento do meu curso de Letras! Obrigado, Cristina Altman! P.S. Celso, você foi inconveniente, mal-educado, burro e orgulhoso ao mesmo tempo. Parabéns!
Perfeita a colocação final do Celso Perfeita a colocação final da professora Ambas as colocações se contrapõem para poder se unirem, usar as palavras de forma ética e ter ações éticas para sermos o que dizemos e fazemos. Tornar essa ação possível.
Professora excelente, cara mal educado! Além do mais pensa por tabela, em cima das questões teóricas que a professora coloca! Porra cansativo esse cara, fiquei por causa dela, excelente!!!
Eu acho muito profundo esse assunto pq se vcs pararem pra pensar a matemática é uma linguagem, a química é uma linguagem... e o nosso entendimento da natureza depende dessas linguagens.... mas essas linguagens não conseguem extrair o completo da natureza... há sempre uma limitação.
Gostei muito da calma, do conhecimento e da voz maravilhosa da professora. Espero e encontrar mais conteúdos dela no TH-cam. Concordo que dessa vez o Celso atrapalhou bastante. Não deixou a reflexão fluir, estava discordando e interrompendo demais. Fiquei frustrada de não conseguir ouvir a entrevistada e entender melhor as várias vertentes de estudos na área da linguística. Crítica construtiva Celso, normalmente acho teu jeitão questionador bacana para dinâmica da entrevista.
celso loducca ta produzindo um conteúdo ha anos levando os melhores pensadores do brasil ao público leigo em forma de bate papos super legais que despertam curiosidade, levantam temas e interesses. essa indignação que vcs sentem como se ele nao deixasse o convidado terminar eh a proposta do programa: a instigação. nao tem como resumir esse assunto tao complexo em 1h30min. a proposta aqui eh voce se interessar, anotar temas, ganhar novas referências, pra ter de onde partir. esse canal esta mudando a minha vida! OBRIGADO!
Ainda temos aquela velha demanda intelectual de ouvir o especialista de forma silente e embasbacada. O Celso afronta essa mania cativa de pensar os diálogos. A professora é fantástica justamente porque responde as questões de forma dinâmica e no calor da conversa. Parabéns!
Essa entrevista embora muito complica pois complexa, foi para mim um delicioso prazer , espero (promessa) nunca esquecer. Obrigada Celso, voce é top 👏👏
Celso, se vc der espaço para seus ótimos entrevistados terminarem o seu raciocínio, sem as suas infinitas interrupções, vai levar seu programa para um patamar superior. Excelente entrevistada, parabéns!
Frustrante ver uma entrevista potencialmente interessante sobre linguagem ser convertida num monólogo mal medido e raso de um entrevistador desinteressado na própria entrevistada.
O programa é muito bom, mas em boa parte dessa entrevista o Celso acaba ficando no mesmo pé dos que implicam com os três seios da mulher do quadro do Picasso.
@@lucianareginademelo1155 Comentei sobre esse comportamento aqui e em outro vídeos. Num outro, ele chegou a me responder se desculpando e tudo mais, tudo na boa. Mas... pelo visto, tá na veia. A intervenção em si até passa, como a própria Cristina fala, mas se repetir e elocubrar em cada uma delas é sacal, cansa o espectador e tira o ritmo do entrevistado.
@@GuilhermeCaspar Sim, definiu bem, eu senti que ela não terminava o raciocínio, e isto me cansou. Concordo que as intervenções sejam fundamentais para a riqueza do debate, e ele sabe fazer, mas com ela acho que errou a mão.
Bate papo excelente. Duas dúvidas: 1- Um brasileiro nato com 50 anos de idade, que estudou o ensino fundamental e que nunca leu um livro pode ser considerado como fluente na língua portuguesa? 2- Existe alguma "régua" para medir o nível de conhecimento da língua?
Teoricamente, somente o fato de você conseguir falar e compreender a língua portuguesa já o torna fluente na modalidade oral da língua. Sabendo ler e escrever, torna-se fluente na modalidade escrita. O fato de você ter tido pouco contato com a literatura significa apenas que você não conseguiu uma imersão nessa vertente de manifestação da língua. ;
Sobre a sua segunda pergunta, depende do que você toma como "língua". É um termo abrangente. Por exemplo, vários poetas gregos eram analfabetos. Dizem que Sócrates também o era (há provas de que ele condenava a cultura escrita). Porém, nada os impediu de serem cultos, dominarem e criarem, dentro da cultura oral deles, conceitos e expressões sofisticados. Por outro lado, a humanidade passou pelo paradigma da escrita. Faz-se necessário hoje o domínio desta modalidade da língua. Nela se apresenta muitos problemas (por exemplo a diferença de sons da grafia e da fala ou o modo culto da língua ser distante do falado do nosso dia) que prejudicam o aprendizado. Cientificamente, aprender um idioma, ser fluente, não significa que ninguém vá ser um escritor ficcionista ou um grande poeta. Isto envolve outras atmosferas do saber. Uma régua justa é tomar o indivíduo como bom leitor e bom escritor. O primeiro significa que ele compreende o que leu, num texto de domínio geral. O segundo que ele consegue manifestar pela escrita aquilo que pensa... seja num post ou numa carta. Cada tipo de texto demanda um letramento diferente. Um texto científico exige certos conhecimentos de termos. Um filósofo, outros. Por isso se pensa essa "régua" num sentido geral, de domínio básico e comum para que depois o indivíduo se especialize em determinada área.
@@allanalves_ Entendi. A dúvida surgiu porque já tem muitos anos que eu estudo inglês, trabalhei 10 anos falando com canadenses, etc. Esses dias peguei um livro de literatura inglesa para ler e sublinhei muitas palavras que não conhecia e que dificultou a minha compreensão do texto. Foi frustrante. Mas foi o que vc mencionou abaixo sobre os tipos de textos e assuntos. Estou desempregado e comecei a ler livros de filosofia. Foi bem complicado no começo mas agora estou mais familiarizado com conceitos, etimologias de palavras gregas, correntes filosóficas, etc. Enfim, para mim é estranho considerar fluente um nativo que só sabe expressar e compreender o dia a dia. Obrigado
Excelentes conteudos, a questão da linguagens de programação não há necessidade de sabe-la e sim saber usar os aplicativos gerados e dispolibilizados. Exemplo: Para dirigir um veículo não é essêncial saber a estrutura do material, os esquemas elétricos, hidraulicos etc. Para a maioria das pessoas que dirigem os detalhes são para os engenheiros, mecânicos e outros especialistas. Outro exemplo para falar vc não precisa saber a morfologia do "aparelho fonador" simplesmente fala. Minha impressão quando ouço comentários sobre linguagens artficiais é serem narrativas reacionárias. Vejo seu programa como um veículo de capilarização de informações e abertura de portas para o conhecimento. Grato.
56:11 de fato há uma limitação na linguagem computacional de vocês (Amei esse video). Hoje, pelo TH-cam, nós somos capazes de absorver como tal imersão.
Muito boa a entrevista, assunto interessantíssimo, porém, o entrevistador Celso foi muito indelicado pra não mal educado e arrogante em suas intervenções, não deixando a entrevistada concluir seus raciocínios, se tornando chato e desagradável.
Vou sair, não aguento esse entrevistador. Quanto conhecimento deixamos de aprender com essa moça por causa das interferências do entrevistador. Que pena!!!!.
Excelente entrevista, sobre o exemplo utilizado pela professora dos pássaros, gostaria de saber a opinião da professora sobre a articulação da linguagem realizada pela ave conhecida como papagaio.
No caso do papagaio ele não articula, ele repete, pode aprender uma frase, mas não consegue rearranjar os termos, não consegue criar nova frase e nem decompor o som que emite. É uma repetição. (Desculpa a intromissão)
Celso, você é um ótimo entrevistador, sempre com questionamentos sólidos e que enriquece a entrevista. sempre vejo seus vídeos como um bate papo e não como uma entrevista que somente um lado fala, pessoas que te questionam não tem esse ponto de vista, uma pena.
Querida... A Pesquisadora tentando expor suas concepções, atravessadas pelas mais sofisticadas teorias linguísticas, e cara... gostaria que a série perfomatizasse mais uma entrevista que um monólogo [do Celso].
O entrevistador foi muito chato, chegou a ser até grosseiro o jeito dele. Não quis ouvir a entrevistada e sim impor o que ele pensa. Ela é incrível, gostaria de ter ouvido tudo o que ela queria dizer.
Terminei de assistir, mas acho que pelo tanto de interrupções valia chamar ela de novo. Sugiro ao canal e ao Celso que para compensar deixe inclusive ela escolher o tema. O entrevistador que pesquise e faça seu roteiro de perguntas dando mais espaço a entrevistada, que é ótima.
Que agonia do Celso interrompendo toda hora. A Cristina não termina um argumento sem o cara interromper querendo "explicar" a fala dela. Foi difícil assistir essa "entrevista" até o final.
O cara pergunta e depois não aceita a resposta da especialista no final. Q ridículo. Meu Deus tira esse cara que é um ABSURDO de falta de respeito, de falta de escuta e de falta de ética PQP.
Olha só sinto pelo programa ter grandes entrevistados com uma qualidade de entrevistador sofrível. "Ele parece uma criança querendo falar primeiro que todo mundo o que acabou de aprender" To indo atrás de outra entrevista da Cristina Altman , porque assistir a essa é um jogo de paciência sem limites. E no final ainda ele se confunde sobre a linguagem. E a professora tem que se calar se não a criança do Celso não vai parar de falar as suas bobagens mirabolantes queimando seus dois amendoins super cognitivos.
Realmente, muito bom o bate papo fora o Celso, misericórdia ! Da uma ansiedade na gente, e uma curiosidade eterna de saber a conclusão de vários pensamentos. Triste.
O entrevistador é o protótipo do homem branco, hétero, de classe média e letramento mediano: não deixa uma mulher falar, interrompendo-a toda hora, mesmo essa mulher tendo muito mais autoridade nos assuntos. "Isso é truque" - se atreve o cara a falar sobre pesquisas em linguística, querendo fazer o senso comum imperar sobre a ciência.
Que classe e lucidez da professora ! . Que indelicadeza do entrevistador !
Gente, é uma conversa...
Indelicadeza seria sair na porrada, isso foi apenas uma conversa.
Indelicadeza foi pouco, achei ele muito mal educado. Horrível!
Extremamente provocativo. Pode ser chamado de indelicado é coisas mais também. Porém... a professora matou no peito e dominou, e isso em si é lindo numa conversa!
Pense no Abujamra. Talvez vocês tenham mais empatia ao entrevistador
Ah, a boa e velha paciência de Cristina Altman... 😌
Grande professora! 💜
Tive a mesma percepção e durante o vídeo tive que parar pra ver os comentários e saber se mais alguém teve a mesma percepção. Professora genial em todos os sentidos e esse entrevistador me parece desviar a especialista de muitos assunto enriquecedores pra levar ela a falar somente sobre o que interessa a ele, isso acaba empobrecendo muito a entrevista.
Essa mulher faz qq pessoa se apaixonar pelos estudos da linguagem! Não a conhecia... Que mulher-pesquisadora-comunicadora incrível!
Em 34:27 ela aponta um estudo sobre a linguagem apreendida no ventre da mãe. Interessante: minha mãe é surda e passei minha infância morando com 4 pessoas surdas. Mãe e três ti@s. Bebezinho eu dormia ao lado de mãe e não chorava. Quando eu queria algo, dava "soquinhos" nela e mãe entendia o q eu precisava naquele momento. Mãe que me contou isso (claro). Deve ter sido uma fofura ver um bebezito solicitando mil coisitas com murrinhos nela p acordá-la rsrs
Celso sempre é um chato, mas dessa vez conseguiu se superar.
Mesmo depois de receber aulas sobre diálogo e sobre a necessidade de escuta, não conseguiu se calar. Não conhecia a Cristina Altman e fiquei apaixonada pelo tema abordado e pela elegância! Foi um prazer ouvi-la falar!
Celso, ótima entrevista! Mas de verdade, nesse programa os seus comentários acabaram por desviar certos temas, o que levou a entrevistada a não concluir vários assuntos (mesmo que minimamente).
Acho que ele tenta deixar a entrevista no nível da mediocridade. Como disse a colega acima, ele faz o lugar do povo, é a voz do povo.
gilberto vieira , ele é insuportável! Não deixa o entrevistado falar. Quer impor seu ponto de vista. Um chato! A gente assiste o programa para aprender com o entrevistado. Ele, se quiser, faça uma live.
Entendo o jeitão dele, tipo aluno questionador, mas nessa devo concordar que ele estava particularmente ansioso e interrompeu muito.
Realmente, deu uma agonia assistir. Ele não consegue concluir nenhum pensamento (pífios, diga-se de passagem) e nem deixa a entrevistada concluir.
A entrevistada tem que pedir 5 minutos para poder falar. IMPRESSIONANTE.
Pois eu adoro, porque ele faz o papel da gente, dos que não estão podendo falar. Ele não é mal-educado, é inteligente, curioso.
@@ruthsa465 Não saber escutar o outro é uma indelicadeza. Acredito firmemente que quando não escuto o outro estou sendo muito mal educado e grotesco. A escuta é uma gentileza necessária para que haja diálogo verdadeiro e não atropelo. O tal do Celso ainda desqualificou a visão/opinião da entrevistada no final da entrevista. Esse cara é horrendo. Pode fazer o teu tipo mas está longe, muito longe de representar um "nós" sem a palavra.
Sim, ela ainda foi super elegante!
@@ruthsa465 Como querer saber em público qual foi a escola que deu emprego para um comunista declarado. Mas você tem razão, ele desce a entrevista ao nível dele, que é o mesmo do povão, precipitado, ansioso.
@@julyangelamedeiros4499 Quando disse que o golpe de 64 foi revolução.
Maravilha de entrevista! Parabéns Cristina Altman, uma aula e tanto, me orgulho de você.
Nossa, ah muitos anos que nao tive a chance de assistir, uma tao Mulher Linda, Simpatica e com tanto Carisma e Charme. Entrevista Fantastisch!!!
Estudiosa e pesquisadora maravilhosa!!!!!!!!!!!!
Fico aqui falando sozinha enquanto assisto essas entrevistas do Q S Nós...ahhh como amooo!!! papo inteligente q afeta meu coração. Sinto gratidão imensa por receber tanto, mesmo a distância e muda.
Minha orientadora maravilhosa!!!
Cada entrevista é um mundo que se abre. A professora Cristina, além de super didática e mestre em linguística, tem um estilo delicadamente provador. O que é maravilhoso!! O entrevistador, penso (desculpe a pretensão), na maioria das vezes está no controle e no 'modo' racional, porém nesta conversa, demonstra seus incômodos, sua humanidade. A de todos nós!! Isto faz a entrevista ser especial! O diálogo acontecendo... a essência da proposta do projeto: quem somos nós? Adorei!!!
Somos o que dizemos. Se mentimos, somos mentirosos!
Daí a dificuldade da resposta( o que fazemos, nem sempre é perceptível para os outros, e até pra nós mesmos...).
Excelente bate papo! Parabéns!👏👏👏
Dei like só pela entrevistada! Ficaram vários trechos que eu goataria de tê-la ouvido concluir, mas ela foi muitas vezes interrompida em seu raciocínio.
Que pena que não consegui ouvir a professora desenvolver o seu pensamento/conhecimento até aquele lugar em que é possível articularmos novas conclusões sobre temas tão transformadores, sua brilhante e evidente capacidade de produzir isso em nós é constantemente interrompida por um entrevistador que quer conduzir o acontecimento do encontro na direção de sua particular visão sobre tudo, de modo que morremos no tapete de entrada, me senti frustrado por não poder ir mais adiante em praticamente nenhum ponto... sem dúvida Celso é muito inteligente, mas acredito que um entrevistador é um catalizador/potencializador do "acontecimento do encontro" e para isso precisa ouvir e humildemente se colocar a serviço desse fenômeno.
Agradeço mesmo assim.
Grande Cristina.
Arrasou PROFESSORA!
Entrevistador chato! Ao invés de instigar, atrapalha! A entrevistada é maravilhosa!
"Celsooooo me dá ai 5 minut0s..."
😂😂afs😂🤣🤣🤣
Parabéns a Cristina, super10 as formas que apresenta as interpretações variadas da linguagem...
Ela é incrível!!!!
O ser humano tem uma capacidade ilimitada de aprender, uma vez interessado, estimulado e com acesso as ferramentas necessárias. Um indivíduo que não domina uma determinada maneira de se expressar em português (como tabula o entrevistador) não significa que ele seja incapacitado de aprender outra língua, a binária por exemplo. Que na perspectiva da entrevistada é uma linguagem do futuro considerando a tendência de uma sociedade transformadora. Bem pontuada a visão de futuro da Cristina dentro da linguagem, como se dará essas aprendizagens... Eis vivenciar as novas experiências.
Pessoal, vejam a entrevista dela no Canal Conversas da Hora.
20:00 A entrevista tá ótima, professora estupenda... Passei a seguir
Fiz login só para vir co(la)mentar sobre o Celso... estou me sentindo um hater por isso, mas acreditem, é porque eu adoro o canal. Cheguei ao final do vídeo quando ele pede "quem somos nós" e não concorda com a resposta (!) e ainda tenta explicar à Cristina como deveria responder, até ele reconheceu que foi indevido. Isso foi talvez a coisa mais grosseira que vi até hoje aqui. A trilha de encerramento começou a subir inesperadamente porque não encontrou forma de passar de volta a bola pra ela finalizar. "Muito obrigado". Os tradicionais aplausos vieram rígidos, naquele momento descontextualizados: Celso aplaudiu sozinho, aplaudiu a si mesmo. A última palavra da Cristina foi um breve "magina" e a vinheta veio como uma cortina pra encerrar tudo o que aconteceu antes e já está descrito nos demais comentários aqui. Por causa disso tudo, estava há meses sem ver os vídeos e fiquei sabendo que havia uma série sobre linguagem; vim animadíssimo, saí triste. Celso, tu manja bastante coisas, mas deveria aprender a conduzir uma conversa desse tipo: dessa forma é que seria reconhecido teu valor, coisa que tanto almejas.
Que mulher apaixonante! Que senhorita distinta!
Faço, ainda neste semestre, o destrancamento do meu curso de Letras!
Obrigado, Cristina Altman!
P.S. Celso, você foi inconveniente, mal-educado, burro e orgulhoso ao mesmo tempo. Parabéns!
Parabéns pela sua paixão a ciência linguística professora!
Perfeita a colocação final do Celso
Perfeita a colocação final da professora
Ambas as colocações se contrapõem para poder se unirem, usar as palavras de forma ética e ter ações éticas para sermos o que dizemos e fazemos. Tornar essa ação possível.
Professora excelente, cara mal educado! Além do mais pensa por tabela, em cima das questões teóricas que a professora coloca! Porra cansativo esse cara, fiquei por causa dela, excelente!!!
Demais esse programa! Sempre! Obrigado pessoal! Esperava por esse tema aqui!
Por favor, abordem semiótica de Peirce!!!
Oi, Bruno. Obrigado pelo feedback. Sua sugestão foi anotada.
Adorei o bate papo e as explicações da Cristina. Até me apaixonei pela linguística
Nossa, mas que mulher inteligente! Gostei muito de ouvi-la falar, demonstra uma grande sabedoria e conhecimento.
Que pessoa simpaticíssima!
Ele interferiu muito muito muito!
Toda entrevista dele, infelizmente, é assim.😡
Convidados maravilhosos e cara não deixa o povo falar.
Queria ter ouvido ela falar...
O papo fica bom aos 17:50 não desista, ou pule.
Grato pela dica! kkkkk
Parabéns!!
Este programa é demais!!!👏👏👏👏
Eu acho muito profundo esse assunto pq se vcs pararem pra pensar a matemática é uma linguagem, a química é uma linguagem... e o nosso entendimento da natureza depende dessas linguagens.... mas essas linguagens não conseguem extrair o completo da natureza... há sempre uma limitação.
Gostei muito da calma, do conhecimento e da voz maravilhosa da professora. Espero e encontrar mais conteúdos dela no TH-cam. Concordo que dessa vez o Celso atrapalhou bastante. Não deixou a reflexão fluir, estava discordando e interrompendo demais. Fiquei frustrada de não conseguir ouvir a entrevistada e entender melhor as várias vertentes de estudos na área da linguística. Crítica construtiva Celso, normalmente acho teu jeitão questionador bacana para dinâmica da entrevista.
celso loducca ta produzindo um conteúdo ha anos levando os melhores pensadores do brasil ao público leigo em forma de bate papos super legais que despertam curiosidade, levantam temas e interesses. essa indignação que vcs sentem como se ele nao deixasse o convidado terminar eh a proposta do programa: a instigação. nao tem como resumir esse assunto tao complexo em 1h30min. a proposta aqui eh voce se interessar, anotar temas, ganhar novas referências, pra ter de onde partir. esse canal esta mudando a minha vida! OBRIGADO!
Celso escuta mais ....o foco é o entrevistado!
O entrevistador parece usar o entrevistado para se entrevistar 😁
@@artoledo001 Com certeza. Ele quase sempre quer comentar o que a pessoa entrevista diz.
Sugiro a entrevista dela no Canal Conversas da Hora.
@@kaurochasilva6797 obrigada pela dica. Porque aqui tá difícil, ele não deixa ela concluir nada, interrompe toda hora.
Não consigo ver tanto motivo de reclamação. É uma entrevista informal.
Intenção ótima! Mas...que tal refazer esta entrevista com/outro tema com ela? Mas, sem interromper tanto.
Ainda temos aquela velha demanda intelectual de ouvir o especialista de forma silente e embasbacada. O Celso afronta essa mania cativa de pensar os diálogos. A professora é fantástica justamente porque responde as questões de forma dinâmica e no calor da conversa. Parabéns!
Fabuloso! Que incrível!
As lembranças trazem emoções. Uma das capacidades dos linguistas é a memória exercitada.
Essa entrevista embora muito complica pois complexa, foi para mim um delicioso prazer , espero (promessa) nunca esquecer.
Obrigada Celso, voce é top 👏👏
Celso, se vc der espaço para seus ótimos entrevistados terminarem o seu raciocínio, sem as suas infinitas interrupções, vai levar seu programa para um patamar superior. Excelente entrevistada, parabéns!
Meu Deus que homem indelicado, Estou absurdamente indignada.
Frustrante ver uma entrevista potencialmente interessante sobre linguagem ser convertida num monólogo mal medido e raso de um entrevistador desinteressado na própria entrevistada.
Percebi o mesmo, principalmente no final quando diz que o que ele pensa é o contrário da entrevistada.
Exatamente! Haja paciência...
O programa é muito bom, mas em boa parte dessa entrevista o Celso acaba ficando no mesmo pé dos que implicam com os três seios da mulher do quadro do Picasso.
também achei que ele exagerou nas intervenções, ficou chato
@@lucianareginademelo1155 Comentei sobre esse comportamento aqui e em outro vídeos. Num outro, ele chegou a me responder se desculpando e tudo mais, tudo na boa. Mas... pelo visto, tá na veia.
A intervenção em si até passa, como a própria Cristina fala, mas se repetir e elocubrar em cada uma delas é sacal, cansa o espectador e tira o ritmo do entrevistado.
@@GuilhermeCaspar Sim, definiu bem, eu senti que ela não terminava o raciocínio, e isto me cansou. Concordo que as intervenções sejam fundamentais para a riqueza do debate, e ele sabe fazer, mas com ela acho que errou a mão.
Concordo com vocês.
ouvi ontem na rádio: excelente!
Adorei! O Celso contribui muito para que as conversas fiquem ainda mais interessantes.
Gostei das suas colocações, Celso. Apaguei diversos comentários pra não polemizar demais.
Nossa, essa segunda não saí pra dirigir, então perdi o programa na rádio, mas já botei esse vídeo na minha lista pra assistir/ouvir daqui a pouco.
Poxa, celso. Ótima entrevista, mas gostaria que a mola tivesse mais espaço pra ter dito. Dessa vez as interrupções me incomodaram.
Gosto do canal, mas na boa o Celso fala em cima da fala da pessoa entrevistada isso e chato demais afffff. Aceite as criticas do público e melhore
Concordo plenamente com você.👍
Muito boa entrevista 👏👏👏
Que legal esse papo!
Ótimo resumo sobre a sociolinguística em 16:07.
O Celso não deixa a mulher falar. Há um momento em que ela pede 5 minutos para falar. E ele disse que daria, mas não deu.
Pois é amigo, isso é irritante.
Cristina Altman fora de série o Entrevistador nem tanto.
Excelente!!!!
Nunca me divertir tanto😄
Excelente 👏👏👏👏
Muito bom este diálogo sobre linguagem.
Sensacional! Tudo foi...cada instante! Em pensar que este manual da vida vai acabar... :(
Celso é um pouco chato. Gezuz!!! A maioria de nós (se não todos) queremos ouvir mais o entrevistado e não o entrevistador.
eu não sei por que eu insisto nesse canal. o celso é desagradável nas interrupções constantes e nas opiniões com embasamento tirado do copo de água.
Bate papo excelente. Duas dúvidas: 1- Um brasileiro nato com 50 anos de idade, que estudou o ensino fundamental e que nunca leu um livro pode ser considerado como fluente na língua portuguesa? 2- Existe alguma "régua" para medir o nível de conhecimento da língua?
Teoricamente, somente o fato de você conseguir falar e compreender a língua portuguesa já o torna fluente na modalidade oral da língua. Sabendo ler e escrever, torna-se fluente na modalidade escrita. O fato de você ter tido pouco contato com a literatura significa apenas que você não conseguiu uma imersão nessa vertente de manifestação da língua. ;
Sobre a sua segunda pergunta, depende do que você toma como "língua". É um termo abrangente. Por exemplo, vários poetas gregos eram analfabetos. Dizem que Sócrates também o era (há provas de que ele condenava a cultura escrita). Porém, nada os impediu de serem cultos, dominarem e criarem, dentro da cultura oral deles, conceitos e expressões sofisticados.
Por outro lado, a humanidade passou pelo paradigma da escrita. Faz-se necessário hoje o domínio desta modalidade da língua. Nela se apresenta muitos problemas (por exemplo a diferença de sons da grafia e da fala ou o modo culto da língua ser distante do falado do nosso dia) que prejudicam o aprendizado. Cientificamente, aprender um idioma, ser fluente, não significa que ninguém vá ser um escritor ficcionista ou um grande poeta. Isto envolve outras atmosferas do saber.
Uma régua justa é tomar o indivíduo como bom leitor e bom escritor. O primeiro significa que ele compreende o que leu, num texto de domínio geral. O segundo que ele consegue manifestar pela escrita aquilo que pensa... seja num post ou numa carta.
Cada tipo de texto demanda um letramento diferente. Um texto científico exige certos conhecimentos de termos. Um filósofo, outros. Por isso se pensa essa "régua" num sentido geral, de domínio básico e comum para que depois o indivíduo se especialize em determinada área.
@@allanalves_ Entendi. A dúvida surgiu porque já tem muitos anos que eu estudo inglês, trabalhei 10 anos falando com canadenses, etc. Esses dias peguei um livro de literatura inglesa para ler e sublinhei muitas palavras que não conhecia e que dificultou a minha compreensão do texto. Foi frustrante. Mas foi o que vc mencionou abaixo sobre os tipos de textos e assuntos. Estou desempregado e comecei a ler livros de filosofia. Foi bem complicado no começo mas agora estou mais familiarizado com conceitos, etimologias de palavras gregas, correntes filosóficas, etc. Enfim, para mim é estranho considerar fluente um nativo que só sabe expressar e compreender o dia a dia. Obrigado
@@eoliver32 ...Caramba,tbm estou desempregado....oh shit!! hahhshsahs
fascinante
Impossível terminar de assistir....
Excelentes conteudos, a questão da linguagens de programação não há necessidade de sabe-la e sim saber usar os aplicativos gerados e dispolibilizados. Exemplo:
Para dirigir um veículo não é essêncial saber a estrutura do material, os esquemas elétricos, hidraulicos etc. Para a maioria das pessoas que dirigem os detalhes são para os engenheiros, mecânicos e outros especialistas.
Outro exemplo para falar vc não precisa saber a morfologia do "aparelho fonador" simplesmente fala.
Minha impressão quando ouço comentários sobre linguagens artficiais é serem narrativas reacionárias.
Vejo seu programa como um veículo de capilarização de informações e abertura de portas para o conhecimento.
Grato.
A entrevistada é ótima agora essa cara só falta a ferradura né?
Acho o Celso tão limitado nas idéias. Só pq ele não entende uma coisa, não deixa ninguém entender. Para de cortar o entrevistado! Please!!!
Pena que os comentários não são levados em consideração pelo entrevistador.
Cristina foi minha professora!
56:11 de fato há uma limitação na linguagem computacional de vocês (Amei esse video). Hoje, pelo TH-cam, nós somos capazes de absorver como tal imersão.
Muito boa a entrevista, assunto interessantíssimo, porém, o entrevistador Celso foi muito indelicado pra não mal educado e arrogante em suas intervenções, não deixando a entrevistada concluir seus raciocínios, se tornando chato e desagradável.
Vou sair, não aguento esse entrevistador. Quanto conhecimento deixamos de aprender com essa moça por causa das interferências do entrevistador. Que pena!!!!.
Concordo com você amigo.
Excelente entrevista, sobre o exemplo utilizado pela professora dos pássaros, gostaria de saber a opinião da professora sobre a articulação da linguagem realizada pela ave conhecida como papagaio.
No caso do papagaio ele não articula, ele repete, pode aprender uma frase, mas não consegue rearranjar os termos, não consegue criar nova frase e nem decompor o som que emite. É uma repetição.
(Desculpa a intromissão)
Celso, você é um ótimo entrevistador, sempre com questionamentos sólidos e que enriquece a entrevista.
sempre vejo seus vídeos como um bate papo e não como uma entrevista que somente um lado fala,
pessoas que te questionam não tem esse ponto de vista, uma pena.
Meu Deus esse cara é ruim demais. Ele pergunta e depois responde e não deixa a mulher falar. Impressionante. Um horror esse entrevistador.
Fazer é uma linguagem amigo.. ela falou mais de uma vez!
é debate ou entrevista?
Fina! Finíssima!
Celso, nessa você atrapalhou a entrevistada. Deu uma de Jô Soares.
A entrevista/conversa começa aqui : 17:50, DE NADA.
Puxa...como o entrevistador atrapalha...
essa sim, ótima entrevista com uma linguista...
Querida... A Pesquisadora tentando expor suas concepções, atravessadas pelas mais sofisticadas teorias linguísticas, e cara... gostaria que a série perfomatizasse mais uma entrevista que um monólogo [do Celso].
O celso é inteligente pra porra e é por isso que o programa dá certo.
Ele é bem leigo, na verdade
Seria ótimo chamarem o Prof. Waldir Beividas pra falar também sobre a relação "realidade" e "linguagem".
O entrevistador foi muito chato, chegou a ser até grosseiro o jeito dele. Não quis ouvir a entrevistada e sim impor o que ele pensa. Ela é incrível, gostaria de ter ouvido tudo o que ela queria dizer.
Terminei de assistir, mas acho que pelo tanto de interrupções valia chamar ela de novo. Sugiro ao canal e ao Celso que para compensar deixe inclusive ela escolher o tema. O entrevistador que pesquise e faça seu roteiro de perguntas dando mais espaço a entrevistada, que é ótima.
Péssimo entrevistador. Indelicado demais pra ocupar essa posição.
meu deus do ceu amiguinho, para de confundir os conteudos dos entrevistados com tuas demandas internas...
Que agonia do Celso interrompendo toda hora. A Cristina não termina um argumento sem o cara interromper querendo "explicar" a fala dela. Foi difícil assistir essa "entrevista" até o final.
O Celso é sensacional. Com perguntas simples, desconstrói os intelectuais, tal como fazia Sócrates na Grécia antiga.
O cara pergunta e depois não aceita a resposta da especialista no final. Q ridículo. Meu Deus tira esse cara que é um ABSURDO de falta de respeito, de falta de escuta e de falta de ética PQP.
Deixa a convidada falar, Faustão!
Olha só sinto pelo programa ter grandes entrevistados com uma qualidade de entrevistador sofrível. "Ele parece uma criança querendo falar primeiro que todo mundo o que acabou de aprender" To indo atrás de outra entrevista da Cristina Altman , porque assistir a essa é um jogo de paciência sem limites. E no final ainda ele se confunde sobre a linguagem. E a professora tem que se calar se não a criança do Celso não vai parar de falar as suas bobagens mirabolantes queimando seus dois amendoins super cognitivos.
Realmente, muito bom o bate papo fora o Celso, misericórdia ! Da uma ansiedade na gente, e uma curiosidade eterna de saber a conclusão de vários pensamentos. Triste.
O entrevistador é o protótipo do homem branco, hétero, de classe média e letramento mediano: não deixa uma mulher falar, interrompendo-a toda hora, mesmo essa mulher tendo muito mais autoridade nos assuntos. "Isso é truque" - se atreve o cara a falar sobre pesquisas em linguística, querendo fazer o senso comum imperar sobre a ciência.