Muito show, eu tinha um fascínio por Doom, conheci na fita vermelha do Nintendo,e o fato da minha mãe tentar me proibir de jogar por ver a cara do demônio em um pentagrama, fez eu querer jogar mais ainda, jogando até hoje.
Issui bom dia!! Esse seu vídeo de Doom foi bem lesado de assistir, vou te explicar o pq. O meu pai (que já era bem senhorzinho) chegou em casa em um belo dia com o disquetão de Wolfenstein 3D e eu estranhei pq ele só tinha usado o computador por extrema necessidade e literalmente detestava aquele 386 que ele comprou. Ele se sentou na frente do PC e incrivelmente instalou e jogou o Wolf 3d (como ele chamava) e jogou até se tornar mestre total! Tenho certeza que não existia ninguém no mundo inteiro que era tão bom quanto ele. E ele era mestre tanto no Wolf quanto no Spear. E eu sempre em quase todas as vezes que ele jogava estava junto e assistia ele evoluir e se deliciar naqueles jogos. Aí em um belo outro dia ele me chega em casa com os incríveis disquetes de Doom falando que ele iria tentar esse jogo novo pois o Wolf já estava ficando meio chato. E foi aí que nasceu realmente o meu gosto por aqueles jogos, eu sempre via o meu pai jogar Wolf e eu não gostava muito de jogar o Wolf, mas adorava ver o meu pai jogar e no caso do Doom foi ao contrário, ele que gostava mais de me ver jogar e eu simplesmente amei o Doom (até brincava com ele que queria ser o Doom quando crescer) e essa experiência foi maravilhosa na minha vida, pois, minha relação com meu pai já era muito boa e depois do Wolf e Doom essa relação se tornou mais e mais forte, éramos pai e filho e companheiros de jogo, uma coisa que na época era muito improvável de acontecer, meu pai já tinha uns 58 anos na época e estava aposentado a pouco tempo da função de juiz de direito, quem poderia imaginar que ele seria um gamer!! Hauhauahu!! Acho que meu pai foi o primeiro OldGamer do mundo!!! Hauhauhauhauahu!! E é por isso que eu tenho essa relação de amor e nostalgia com Wolf e Doom!! Hoje em dia ele já não está mais entre nós mas eu tenho a certeza que ele assistiu esse vídeo comigo pq eu revivi em minha cabeça e coração todas as histórias e momentos que passamos juntos jogando Wolf e Doom!! E hoje eu ainda sou fanzaço de Doom (já joguei todos). Obrigado Issui por me proporcionar o retorno dessas tão incríveis lembranças que estavam guardadas no meu coração! De todos, esse vídeo é o seu mais top! Muito obrigado! Abraços e fique com Deus.
Eu tenho saudades da época que jogos juntavam as pessoas... no meu caso foram vários jogos , Doom foi um negócio mais individual por que eu comecei a usar PC em 1997 e era bem raro encontrar outros jovens que usassem , só foi popularizar lá pra 2004 , mas os videos games eram mais comuns , lembro demais de juntar 3-4 moleques pra zerar um RPG de super nintendo em um fim de semana pq a fita era alugada , dos torneios de jogos de futebol e briga , quando pokemon pra gameboy foi febre e tinhamos no colégio vários torneios , do compartilhamento de fitas que meus amigos tinham (naquela época fita era caro demais e era mais interessante cada um pedir um fita de presente diferente e no fim a gente ter um bom acervo) , quando a galera levava os PC a pé pra jogar em rede partidas de age of empires 2 / warcraft 3 , dos anos que joguei Tibia (esse foi marcante pra mim ) e a galera ainda saía pra outros locais , jogava rpg , bola , tinha namorada (eu no caso sempre fui meio assexuado kkkk) e ainda treinavamos luta...só que dá uma saudade , não é necessariamente nostalgia dos jogos é mais pela coisa é atemporal dos relacionamentos e nós perdemos totalmente isso hoje em dia , hoje relacionamento se sustenta com grupo de whatsapp e figurinha , que merda de vida estamos ein.
Me lembro da primeira vez que joguei Doom, eu era molequinho, no Pc do pai de um amigo rico que eu tinha kkkkkkk, vinha no Windows 95, eu tinha uns 6 anos, lembro como se fosse hoje, fiquei maravilhado, eu tinha um Master System 2 com Alex Kid na memória, quando vi os gráficos do Doom fiquei louco, foi amor a primeira vista, sou um fã de toda a franquia, mas o primeiro tem um lugar especial no meu coração ❤️, jogão.
Joguei pela primeira vez no Pc do meu primo, lembro bem, ele tinha um computador com Pentium 2 que era novidade na época e claro o windows 95. Esse é um jogo que marcou muito a minha juventude, tanto que tenho o cartucho vermelho de DOOM para super Nintendo, apesar de ser inferior a versão de PC foi a única plataforma que eu conseguia jogar até o fim.
Excelente vídeo, Issui. Doom é sensacional. Joguei muito na infância no computador de um primo e na escola. Fiquei anos sem jogar, cerca de uma década, mas consegui comprar um para mim em 2013, a versão de 32X, e fui muito feliz com ela. Eu era viciadaço nele e era o meu principal passatempo. Em 2020, eu vendo os preços de Black Friday na Store do Xbox One, comprei a versão completa que foi portada para ele. Aí sim eu pude desfrutar 100% do jogo, pois a versão do 32X possui apenas fases dos 2 primeiros episódios (não são todas e algumas estão incompletas). Doom é maravilhoso. Me sinto realizado matando demônios.
Joguei muuuuitoooo! No 386 ele ficava travando aí depois com o 486 dx 166 ...vixxx ficou muito rápido e fluído. Que jogo bom do baralho! E aí com a placa Sound Blaster 16 ficou um show total. Pensa em um negócio louco, escutar o leitor de disquete no B: fazendo aquele ruido e começando a escutar o som da entrada era show.
Fez parte da infancia.. meu pai jogando escondido esperava eu e meu irmao dormi e começava a jogar no 386 por acaso quando levantava de madrugada e passava pela sala tava ele la jogando rsrs
Época complicada final dos anos 90. Joguei no PC em alguma versão Demo que vinha junto à revistas, e misturada com CD's de Provedores de Internet. Apesar da minha geração de "Gamer" já ter chegado ao fim com o Mega Drive cheguei a passar algumas horas jogando o DOOM em meio ao turbilhão tecnológico do final de século.
NOOOOSSS. esse jogo é massa demais, jogava demais no meu pc antigo e recentemente zerei o primeiro capítulo do jogo clássico sem usar cheats e confesso que sofri muito. Esse jogo é Impecavelmente FODA!!
Tive o Doom shareware seis meses depois do lançamento , atraves de uma loja de informatica que tinha catalogo de jogos e voce levava seus disquetes para copiarem o jogo, antes eu estava com o wolfstein 3d. Cheguei na loja um dia e o dono falou: Voce que gosta de wolf3d, saiu um jogo muito melhor, ja pedi para copiar e desde então sempre joguei. Nota: não existia internet na época, somente BBS. Meu pc 386 dx 40mhz, 4mb ram, hd 127mb.
Baita vídeo, mestre Issui. Sem a menor duvida, Doom é o jogo de FPS mais influente da historia e um dos mais no contexto geral. Eu fico abismado como equipes tão pequenas de desenvolvimento conseguiam fazer algo tão grandioso.
Joguei DOOM por volta de 1995, primeiro em um 386, depois num 486. Pra mim foi absolutamente espantoso e eu passava horas a fio jogando. Lembro inclusive que um amigo pediu pra copiar o jogo pro PC dele. Foi preciso compactar em uns vinte e poucos disquetes no formato .ARJ, que é certamente coisa que só quem viveu a época vai lembrar.
Deus vai transformar o teu choro em alegria ,tua tristeza em festa, teu pouco no muito, sua pobreza na prosperidade receba Feliz Natal e próspero ano novo.;
Enfim, o vídeo que eu tava esperando a tempos!!! Olha Issue, esse vídeo ficou perfeito! Conheci Doom no seu lançamento, na casa de um amigo, e foi algo incrível! Jogo até hoje, pois WADs é o que não falta, mas sempre volto aos mapas clássicos. Muito obrigado pela satisfação incomparável desse vídeo, e por toda a competência em trazê-lo!!!
Doom num 286 é improvável :P(por causa do limite de endereçamento de memória e outras coisas técnicas presentes só na geração posterior a ele, com 32 bits de endereçamento). O Wolfstein 3D sim rodava em 286... Doom precisava de um 386 pra cima ;) . E entrega idade dizer que eu estava lá em idade reprodutiva kakaka Mas eu realmente gostei do vídeo, e a pesquisa toda feita, foi excelente, parabéns
Excelente vídeo, como sempre. E esse, é um game que jamais sairá da minha lista de melhores de todos os tempos. Melhor FPS, sem sombra de dúvida. Ainda mais com essa história fantástica dos bastidores. Só achei que o vídeo não ressalta o quão revolucionário os games da ID foram: Antes de Commander Keen, por exemplo, não haviam games com mais de uma tela, pois os computadores não eram rápidos para o personagem poder transitar por mais de uma tela. Graças à genialidade do John Carmack, conseguiram, e recriaram a primeira fase do Mario, mandando para a Nintendo perguntando se ela queria um Mario no PC. Recusou, e daí vieram Wolfenstein e Doom, cada vez mais revolucionários. Surreal!
O jogo que mais me deixava ansioso quando era adolescente. Jogava com medo e curiosidade ao mesmo tempo. Meu K6-2 300 dava conta do recado e normalmente a jogatina começava direto depois dos trampos da escola hahaha. Sempre parava quando tomava um susto, esperava até o dia seguinte e tentava de novo. Época boa!
Issui meu primeiro contato com Doom foi em 1994 na casa dos amigos em um Pc 486. Só depois que eu fui jogar no Playstation 1 a versão Ultimate Doom. E dai pra frente só foi sucesso, Doom e Doom eternal. E na época nós jogavamos também na ausência de Doom um game chamado Full Throtle de Pc e Bare Knuckle do MegaDrive. Abraço Issui
John Romero e John Carmack! No documentario GDLK [Netflix] no ep06 tem Romero falando sobre a importancia de DOOM Na época que conheci DOOM foi num Pentium II da melhor amiga de meu irmão e tive altos pesadelos por conta do jogo e mesmo assim ia pra lá pra ficar jogando enquanto eles faziam trabalhos da escola [sério, só amizade] em que estudavamos. Nessa época conheci Diablo tambem. O ano foi 1997, inesquecível!
Quando doom se tornou popular no mundo e eu descobri esse game incrível, joguei numa locadora. Eu devia ter uns 12 anos... eu fiquei pergurbado por muito tempo... fiquei aterrorizado com os demônios do game, em especial o pink e o ruído que ele fazia. Por muito tempo tive medo do game, e só recentemente decidi jogar todos eles. É uma história peculiar a que eu tenho com esse game, mas está entre os meus preferidos.
Acho que falo por todos os gamers quando digo que a indústria de games não tem mais seus "popstars" como Romero e Carmack. A algumas gerações atrás nomes como Ueda, Suda 51, Molyneux, Boon dentre outros significavam algo, quase como uma obra autoral com assinatura e tudo mais. Me entristece ver que os games estão cada vez mais massificados e menos autênticos. A salvação é o mercado indie mesmo. Zerei DOOM de novo a uns meses atrás pela nostalgia e encho o peito pra falar que envelheceu feito vinho. Que jogo gostoso de se jogar.
Também conheci Doom no Pc da sala de informática da escola, coisa rara de se ter nos anos 90. O professor copiou o jogo completo pra mim em disquete e instalei no meu 586. Foi puro vício a primeira jogada, desde a volta da escola até a hora de dormir eu só ia jogando Doom, as horas passavam voando. Quando consegui Wolfenstein 3D e Duke Nukem 3D, o entusiasmo foi o mesmo, principalmente com aquele sósia de Swarzenegger fanfarrão fuzilando sem dó os porcões de uniforme!🤩
"...terceiro semestre de 1993..." Acho que era trimestre. No mais, muito legal! Bom saber um pouco mais sobre a história de um dos meus jogos prediletos!
Em 1998 (na época era comum as coisas atrasarem 3-4 anos pra virar moda no Brasil) , meu tio trouxe dois jogos , um pra mim e outro pro meu irmão mais velho. O meu foi Pitfall The Mayan Adventure (zerei umas mil vezes) e pro meu irmão mais velho foi Doom. Como ele era mais velho ele acabou jogando primeiro e foi efetivamente o "primeiro jogo de PC" que me impressionou por que até então eu só tinha jogado o 3D Pinball Space Cadet e aquele jogo do ski do windows que eu nunca consegui escapar do monstro. Eu lembro que eu não conseguia jogar depois da terceira fase por que me dava medo e nem tão pouco jogar no Nightmare. Eu só conheci o jogo com som em 2001 com um novo PC e a partir desse momento comecei e entrar no mundo dos games.
Joguei o Shareware na época e fui até o final dele. Na época era tão desinformado que não sabia o pq ficava tudo escuro e o personagem morria. Claro que tinha de comprar o jogo completo. Depois verificando entendi mas na época que inglês era raro alguém saber, ia saber o que era Shareware...
Jogava escondido do meu pai num 486 na época. Ele descobriu e meteu a chave no PC - na época os modelos de gabinete tinham travas físicas. Era brutal pra época, assim como Duke Nuken 3D
Os primeiros jogos que joguei em PC foram DOOM ,Shadow Warrior 1997 e Witchaven ,joguei no PC do filho de uma amiga da minha mãe nos anos 90.O Witchaven lembro q eu cheguei a zerar, era muito top.
John Carmack e John Romero. Cara... o que esse jogo fez no cenário gamer não tem pra ninguém. Não sei quantas horas da minha vida passei jogando esse demônio. Esse jogo é imortal mesmo. Pessoal lança mods pra ele até hoje. Vez por outra eu jogo algum Brutal Doom. Ainda é impressionante o poder dessa Engine depois de cerca de 30 anos.
Joguei pela primeira vez em 96 no Pc do meu primo via disquete, e foi amor a primeira vista! Dificuldade incrível e muita violência, que depois que descobri que tinha pra super Nintendo eu implorava pro meu pai comprar! Até hoje pelo game pass jogo todas as versões e pretendo comprar todos os itens de colecionador no futuro, amor eterno ao Doom, be the Doom Slayer👊🏻
O primeiro que joguei foi Doom RPG em um celular Sony Ericson tela 128x160 depois Doom 2 RPG e após tanto tempo sem um celular Java achei o melhor emulador de Java pra Android e agora posso jogar novamente esses jogos.
Meu primeiro jogo de pc no meu 486, usava o pcspeaker para sair som dos tiros era algo fora de série O disco da versão shareware era bem disputado no colégio
John k. Mark & John Romero, cara mano na boa, esse game mudou meu conceito de diversão e jogabilidade, quando eu vi esse jogo com um colega meu para super Nintendo achei muito pesado pra mim na época, até porque eu era só uma criança boba, depois de algum tempo resolvi encarar esse jogo só que na versão de ps1, o Final Doom apresentado pelo meu primo... VELHO hoje não consigo mais parar de jogar essa bagaça, joguei muitas versões e jogo até hoje inclusive os Mods lançados e é sem igual, futuramente quero fazer uma live jogando essa maravilha criada se permitirem é claro porque o joguinho polêmico kkkkk sou fan desse clássico e me divirto muito matando essa raça de demônios!
a primeira vez que vi Doom foi no SNES, era um cartucho vermelho...já ligava o jogo e saia jogando, não tinha menu e isso era mto estranho pra mim kkkkkk...mas eu era muito criança então tinha mto medo das fases
Interessante seu vídeo, mas pecou por uma pequena imprecisão logo no início. Não foi Castle Wolfenstein o primeiro jogo a trazer vozes digitalizadas, mas sim King and Balloon de 1980, da Namco para arcades, na placa base de Galaxian.
Já estou com 56 anos (bem velhinho) e joguei DOOM no início. Quando lançaram Doom 2 em 1994, eu zerei ele em 96 horas (só parava para usar o banheiro e comer pizza), pois nesta época eu tinha um bom emprego, ganhava bem e morava sozinho, estava de férias e não viajei para jogar o Doom 2, tendo o meu próprio computador, um potente 386 com caixas de som e placa de som da Sound Blaster (Oh Saudade). Hoje tenho um PC Gamer de última geração com uma 1660 (suficiente para mim), o jogo original do Doom Eternal, o qual nunca joguei, pois, o único jogo que eu jogo, além do buraco e do poker é... Doom. Sou muito fâ do Half-Life e Left 4 Dead, mas eu nunca abandonarei o primeiro amor. A nova engenharia do PROJETO BRUTALIDADE e BRUTAL DOOM já são suficientes para a minha diversão. Comecei na informática com o Assemblear, Fortran e Cobol (muitos terão que pesquisar), e o meu primeiro computador pessoal eu comprei em 1983, um TK 85, um Z80-A de 8 bits (isto mesmo, 8 OITO bits), onde os programas eram gravados através de um gravador de fita (mais pesquisa), um tijolinho inglês (muitos mais pesquisarão), onde joguei muito Underword. Hoje os jogadores só pensam em potência, fps, etc. Doom para mim é uma imersão no meu passado e momentos de diversão garantida. Só quem zerou o Doom 2 em quatro dias em um 386 sabe o que eu sinto quando falo de Doom. Quanto a história, deixa ela na história. O Brasil Prevalece.
Eu tinha 11 anos na época, lembro quando diziam sobre uma fita vermelha que quase nunca tava disponível pra alugar nas locadoras. Um dia consegui alugar escondido da minha mãe, joguei quando ela saiu de casa.. quase me caguei todo kkkkkkk
Eu joguei a primeira vez no Super Nes é conheci os do PC em 2001 na casa do meu amigo eu fechei do 3 para cima tenho o Internal mais não fechei ele ainda perdi os salve na décima fasse agora vou pregar ele para fechar de novo 😅
Mano eu não consigo jogar Doom nem no super Nintendo nem no Xbox, tenho o cartucho vermelho do Doom pro super Nintendo e fico enjoado olhando pra tela toda vez que jogo.
A primeira vez que ouvi falar de Doom, foi numa matéria da revista "Despertai!" das Testemunhas de Jeová, dizendo como o jogo era violento, sanguinário, satânico e deveria ser banido. Ao terminar de ler o artigo, meu primeiro pensamento foi "eu quero muito jogar isso!".
A adrenalina constante e a sensacao de estar acuado que esse jogo me trouxe na época, foi algo indescritível.
Muito show, eu tinha um fascínio por Doom, conheci na fita vermelha do Nintendo,e o fato da minha mãe tentar me proibir de jogar por ver a cara do demônio em um pentagrama, fez eu querer jogar mais ainda, jogando até hoje.
Jogo sensacional, foi uns dos primeiros jogos que tive contato em um computador.
Victor faz um vídeo do DUKE NUKEM 3D.
Boa👍
Faz do jogo Blood de 1997 tb
Issui bom dia!! Esse seu vídeo de Doom foi bem lesado de assistir, vou te explicar o pq. O meu pai (que já era bem senhorzinho) chegou em casa em um belo dia com o disquetão de Wolfenstein 3D e eu estranhei pq ele só tinha usado o computador por extrema necessidade e literalmente detestava aquele 386 que ele comprou. Ele se sentou na frente do PC e incrivelmente instalou e jogou o Wolf 3d (como ele chamava) e jogou até se tornar mestre total! Tenho certeza que não existia ninguém no mundo inteiro que era tão bom quanto ele. E ele era mestre tanto no Wolf quanto no Spear. E eu sempre em quase todas as vezes que ele jogava estava junto e assistia ele evoluir e se deliciar naqueles jogos. Aí em um belo outro dia ele me chega em casa com os incríveis disquetes de Doom falando que ele iria tentar esse jogo novo pois o Wolf já estava ficando meio chato. E foi aí que nasceu realmente o meu gosto por aqueles jogos, eu sempre via o meu pai jogar Wolf e eu não gostava muito de jogar o Wolf, mas adorava ver o meu pai jogar e no caso do Doom foi ao contrário, ele que gostava mais de me ver jogar e eu simplesmente amei o Doom (até brincava com ele que queria ser o Doom quando crescer) e essa experiência foi maravilhosa na minha vida, pois, minha relação com meu pai já era muito boa e depois do Wolf e Doom essa relação se tornou mais e mais forte, éramos pai e filho e companheiros de jogo, uma coisa que na época era muito improvável de acontecer, meu pai já tinha uns 58 anos na época e estava aposentado a pouco tempo da função de juiz de direito, quem poderia imaginar que ele seria um gamer!! Hauhauahu!! Acho que meu pai foi o primeiro OldGamer do mundo!!! Hauhauhauhauahu!! E é por isso que eu tenho essa relação de amor e nostalgia com Wolf e Doom!! Hoje em dia ele já não está mais entre nós mas eu tenho a certeza que ele assistiu esse vídeo comigo pq eu revivi em minha cabeça e coração todas as histórias e momentos que passamos juntos jogando Wolf e Doom!! E hoje eu ainda sou fanzaço de Doom (já joguei todos). Obrigado Issui por me proporcionar o retorno dessas tão incríveis lembranças que estavam guardadas no meu coração! De todos, esse vídeo é o seu mais top! Muito obrigado! Abraços e fique com Deus.
Gostei da história agora só queria saber o porque esse vídeo foi lesado? Como assim lesado? rsrs
Eu tenho saudades da época que jogos juntavam as pessoas... no meu caso foram vários jogos , Doom foi um negócio mais individual por que eu comecei a usar PC em 1997 e era bem raro encontrar outros jovens que usassem , só foi popularizar lá pra 2004 , mas os videos games eram mais comuns , lembro demais de juntar 3-4 moleques pra zerar um RPG de super nintendo em um fim de semana pq a fita era alugada , dos torneios de jogos de futebol e briga , quando pokemon pra gameboy foi febre e tinhamos no colégio vários torneios , do compartilhamento de fitas que meus amigos tinham (naquela época fita era caro demais e era mais interessante cada um pedir um fita de presente diferente e no fim a gente ter um bom acervo) , quando a galera levava os PC a pé pra jogar em rede partidas de age of empires 2 / warcraft 3 , dos anos que joguei Tibia (esse foi marcante pra mim ) e a galera ainda saía pra outros locais , jogava rpg , bola , tinha namorada (eu no caso sempre fui meio assexuado kkkk) e ainda treinavamos luta...só que dá uma saudade , não é necessariamente nostalgia dos jogos é mais pela coisa é atemporal dos relacionamentos e nós perdemos totalmente isso hoje em dia , hoje relacionamento se sustenta com grupo de whatsapp e figurinha , que merda de vida estamos ein.
@@RaizPodre Realmente as coisas de hoje é assim mesmo bem merda
Me lembro da primeira vez que joguei Doom, eu era molequinho, no Pc do pai de um amigo rico que eu tinha kkkkkkk, vinha no Windows 95, eu tinha uns 6 anos, lembro como se fosse hoje, fiquei maravilhado, eu tinha um Master System 2 com Alex Kid na memória, quando vi os gráficos do Doom fiquei louco, foi amor a primeira vista, sou um fã de toda a franquia, mas o primeiro tem um lugar especial no meu coração ❤️, jogão.
Joguei pela primeira vez no Pc do meu primo, lembro bem, ele tinha um computador com Pentium 2 que era novidade na época e claro o windows 95. Esse é um jogo que marcou muito a minha juventude, tanto que tenho o cartucho vermelho de DOOM para super Nintendo, apesar de ser inferior a versão de PC foi a única plataforma que eu conseguia jogar até o fim.
Excelente vídeo, Issui.
Doom é sensacional. Joguei muito na infância no computador de um primo e na escola.
Fiquei anos sem jogar, cerca de uma década, mas consegui comprar um para mim em 2013, a versão de 32X, e fui muito feliz com ela.
Eu era viciadaço nele e era o meu principal passatempo.
Em 2020, eu vendo os preços de Black Friday na Store do Xbox One, comprei a versão completa que foi portada para ele.
Aí sim eu pude desfrutar 100% do jogo, pois a versão do 32X possui apenas fases dos 2 primeiros episódios (não são todas e algumas estão incompletas).
Doom é maravilhoso. Me sinto realizado matando demônios.
Joguei muuuuitoooo! No 386 ele ficava travando aí depois com o 486 dx 166 ...vixxx ficou muito rápido e fluído. Que jogo bom do baralho! E aí com a placa Sound Blaster 16 ficou um show total. Pensa em um negócio louco, escutar o leitor de disquete no B: fazendo aquele ruido e começando a escutar o som da entrada era show.
Fez parte da infancia.. meu pai jogando escondido esperava eu e meu irmao dormi e começava a jogar no 386 por acaso quando levantava de madrugada e passava pela sala tava ele la jogando rsrs
Época complicada final dos anos 90. Joguei no PC em alguma versão Demo que vinha junto à revistas, e misturada com CD's de Provedores de Internet.
Apesar da minha geração de "Gamer" já ter chegado ao fim com o Mega Drive cheguei a passar algumas horas jogando o DOOM em meio ao turbilhão tecnológico do final de século.
NOOOOSSS. esse jogo é massa demais, jogava demais no meu pc antigo e recentemente zerei o primeiro capítulo do jogo clássico sem usar cheats e confesso que sofri muito. Esse jogo é Impecavelmente FODA!!
Tive o Doom shareware seis meses depois do lançamento , atraves de uma loja de informatica que tinha catalogo de jogos e voce levava seus disquetes para copiarem o jogo, antes eu estava com o wolfstein 3d. Cheguei na loja um dia e o dono falou: Voce que gosta de wolf3d, saiu um jogo muito melhor, ja pedi para copiar e desde então sempre joguei. Nota: não existia internet na época, somente BBS. Meu pc 386 dx 40mhz, 4mb ram, hd 127mb.
A primeira vez que vi o DOOM, foi a famosa fita vermelha do Super Nintendo!!! joguei bastante na época!
Só passando pra te dar parabéns mais uma vez Issui. Excelente trabalho!!!!!
Quase todo dia vejo um vídeo do Doom, seja o clássico ou os mais novos.
Baita vídeo, mestre Issui.
Sem a menor duvida, Doom é o jogo de FPS mais influente da historia e um dos mais no contexto geral.
Eu fico abismado como equipes tão pequenas de desenvolvimento conseguiam fazer algo tão grandioso.
Ótimo conteúdo e excelente vídeo brother!
Melhor jogo de ação para mim de 2020 foi Doom Eternal!
19:06 Viver em um ano com 3 SEMESTRES deve deixar qualquer um bem estressado, realmente.
Excelente vídeo, poderia fazer nesse formato sobre o game também da ID, o incrível Quake, igualmente inovador!
DOOM é tão foda que é atual até hoje!
JOGÃO DA POHA!! 😎
Meu canal é dedicado na maior parte do tempo a Doom e outros FPSs clássicos, sendo Doom II meu game favorito de todos os tempos. Excelente vídeo!
Aquele mod Doom Evernity, é bem difícil!!
Joguei DOOM por volta de 1995, primeiro em um 386, depois num 486. Pra mim foi absolutamente espantoso e eu passava horas a fio jogando. Lembro inclusive que um amigo pediu pra copiar o jogo pro PC dele. Foi preciso compactar em uns vinte e poucos disquetes no formato .ARJ, que é certamente coisa que só quem viveu a época vai lembrar.
Esses caras da id juntos eram o Metallica dos desenvolvedores de jogos. Uma pena mesmo que se separaram.
Parabéns muito da hora Valeu hum grande abraço ademarscooby e ericascooby é noiz.
Deus vai transformar o teu choro em alegria ,tua tristeza em festa, teu pouco no muito, sua pobreza na prosperidade receba Feliz Natal e próspero ano novo.;
Enfim, o vídeo que eu tava esperando a tempos!!! Olha Issue, esse vídeo ficou perfeito! Conheci Doom no seu lançamento, na casa de um amigo, e foi algo incrível! Jogo até hoje, pois WADs é o que não falta, mas sempre volto aos mapas clássicos.
Muito obrigado pela satisfação incomparável desse vídeo, e por toda a competência em trazê-lo!!!
Doom num 286 é improvável :P(por causa do limite de endereçamento de memória e outras coisas técnicas presentes só na geração posterior a ele, com 32 bits de endereçamento). O Wolfstein 3D sim rodava em 286...
Doom precisava de um 386 pra cima ;) . E entrega idade dizer que eu estava lá em idade reprodutiva kakaka
Mas eu realmente gostei do vídeo, e a pesquisa toda feita, foi excelente, parabéns
Excelente vídeo, como sempre. E esse, é um game que jamais sairá da minha lista de melhores de todos os tempos. Melhor FPS, sem sombra de dúvida. Ainda mais com essa história fantástica dos bastidores. Só achei que o vídeo não ressalta o quão revolucionário os games da ID foram: Antes de Commander Keen, por exemplo, não haviam games com mais de uma tela, pois os computadores não eram rápidos para o personagem poder transitar por mais de uma tela. Graças à genialidade do John Carmack, conseguiram, e recriaram a primeira fase do Mario, mandando para a Nintendo perguntando se ela queria um Mario no PC. Recusou, e daí vieram Wolfenstein e Doom, cada vez mais revolucionários. Surreal!
O jogo que mais me deixava ansioso quando era adolescente. Jogava com medo e curiosidade ao mesmo tempo. Meu K6-2 300 dava conta do recado e normalmente a jogatina começava direto depois dos trampos da escola hahaha. Sempre parava quando tomava um susto, esperava até o dia seguinte e tentava de novo. Época boa!
Video precioso sobre o jogo. Cada vez que assisto a um novo material feito sobre ele, mais eu descubro coisas. Valeu demais Issui. Muito obrigado. :D
É por isso que eu amo esse canal video novo quase todo dia ! 👏
Issui meu primeiro contato com Doom foi em 1994 na casa dos amigos em um Pc 486. Só depois que eu fui jogar no Playstation 1 a versão Ultimate Doom.
E dai pra frente só foi sucesso, Doom e Doom eternal.
E na época nós jogavamos também na ausência de Doom um game chamado Full Throtle de Pc e Bare Knuckle do MegaDrive.
Abraço Issui
John Romero e John Carmack!
No documentario GDLK [Netflix] no ep06 tem Romero falando sobre a importancia de DOOM
Na época que conheci DOOM foi num Pentium II da melhor amiga de meu irmão e tive altos pesadelos por conta do jogo e mesmo assim ia pra lá pra ficar jogando enquanto eles faziam trabalhos da escola [sério, só amizade] em que estudavamos.
Nessa época conheci Diablo tambem. O ano foi 1997, inesquecível!
Quando doom se tornou popular no mundo e eu descobri esse game incrível, joguei numa locadora. Eu devia ter uns 12 anos... eu fiquei pergurbado por muito tempo... fiquei aterrorizado com os demônios do game, em especial o pink e o ruído que ele fazia.
Por muito tempo tive medo do game, e só recentemente decidi jogar todos eles.
É uma história peculiar a que eu tenho com esse game, mas está entre os meus preferidos.
Acho que falo por todos os gamers quando digo que a indústria de games não tem mais seus "popstars" como Romero e Carmack. A algumas gerações atrás nomes como Ueda, Suda 51, Molyneux, Boon dentre outros significavam algo, quase como uma obra autoral com assinatura e tudo mais. Me entristece ver que os games estão cada vez mais massificados e menos autênticos. A salvação é o mercado indie mesmo.
Zerei DOOM de novo a uns meses atrás pela nostalgia e encho o peito pra falar que envelheceu feito vinho. Que jogo gostoso de se jogar.
Também conheci Doom no Pc da sala de informática da escola, coisa rara de se ter nos anos 90. O professor copiou o jogo completo pra mim em disquete e instalei no meu 586. Foi puro vício a primeira jogada, desde a volta da escola até a hora de dormir eu só ia jogando Doom, as horas passavam voando. Quando consegui Wolfenstein 3D e Duke Nukem 3D, o entusiasmo foi o mesmo, principalmente com aquele sósia de Swarzenegger fanfarrão fuzilando sem dó os porcões de uniforme!🤩
Eu nunca tive muito interesse no jogo, mas depois que vi um colega jogando em uma live, fiquei beem interessado em jogar
Já deixei meu like, esse vai ser épico
"...terceiro semestre de 1993..."
Acho que era trimestre.
No mais, muito legal! Bom saber um pouco mais sobre a história de um dos meus jogos prediletos!
Comecei a jogar Doom no SNES. Muito bom esse vídeo!
Doom com certeza é um dos meus top 5 games! Jogo até hoje os diversos Mods, como Brutal Doom!
Joga mod Doom Evernity , mapas de anjos e muito bem feito
Ótimo e completo vídeo, meu amigo! Parabéns.
Vídeo excepcional ! Parabéns pelo trabalho.
Tá na psn store por cinco reais...comprei ontem, clássico!
Utilidade pública
Eu estava com o PS4 ligado por coincidência e já comprei na hora.
Valeu por compartilhar!
E o mais legal é que tem acesso a várias modificações. Já joguei algumas, são bem legais
E eu, jogando o Doom64, dei um save e quando fui voltar...adeus Memory Pak.Oh raiva!kkkkkk
Em 1998 (na época era comum as coisas atrasarem 3-4 anos pra virar moda no Brasil) , meu tio trouxe dois jogos , um pra mim e outro pro meu irmão mais velho. O meu foi Pitfall The Mayan Adventure (zerei umas mil vezes) e pro meu irmão mais velho foi Doom. Como ele era mais velho ele acabou jogando primeiro e foi efetivamente o "primeiro jogo de PC" que me impressionou por que até então eu só tinha jogado o 3D Pinball Space Cadet e aquele jogo do ski do windows que eu nunca consegui escapar do monstro. Eu lembro que eu não conseguia jogar depois da terceira fase por que me dava medo e nem tão pouco jogar no Nightmare. Eu só conheci o jogo com som em 2001 com um novo PC e a partir desse momento comecei e entrar no mundo dos games.
Joguei o Shareware na época e fui até o final dele. Na época era tão desinformado que não sabia o pq ficava tudo escuro e o personagem morria. Claro que tinha de comprar o jogo completo. Depois verificando entendi mas na época que inglês era raro alguém saber, ia saber o que era Shareware...
Jogava escondido do meu pai num 486 na época. Ele descobriu e meteu a chave no PC - na época os modelos de gabinete tinham travas físicas. Era brutal pra época, assim como Duke Nuken 3D
Os primeiros jogos que joguei em PC foram DOOM ,Shadow Warrior 1997 e Witchaven ,joguei no PC do filho de uma amiga da minha mãe nos anos 90.O Witchaven lembro q eu cheguei a zerar, era muito top.
Doom agora é microsoft estúdios...bom demais na game pass!!
John Carmack e John Romero. Cara... o que esse jogo fez no cenário gamer não tem pra ninguém. Não sei quantas horas da minha vida passei jogando esse demônio. Esse jogo é imortal mesmo. Pessoal lança mods pra ele até hoje. Vez por outra eu jogo algum Brutal Doom. Ainda é impressionante o poder dessa Engine depois de cerca de 30 anos.
Joguei pela primeira vez em 96 no Pc do meu primo via disquete, e foi amor a primeira vista! Dificuldade incrível e muita violência, que depois que descobri que tinha pra super Nintendo eu implorava pro meu pai comprar! Até hoje pelo game pass jogo todas as versões e pretendo comprar todos os itens de colecionador no futuro, amor eterno ao Doom, be the Doom Slayer👊🏻
O primeiro que joguei foi Doom RPG em um celular Sony Ericson tela 128x160 depois Doom 2 RPG e após tanto tempo sem um celular Java achei o melhor emulador de Java pra Android e agora posso jogar novamente esses jogos.
Adorei o vídeo 👏
Faz um video falando sobre burnout 1
Meu primeiro jogo de pc no meu 486, usava o pcspeaker para sair som dos tiros era algo fora de série
O disco da versão shareware era bem disputado no colégio
1993 teve 3 semestres? Foi um ano difícil mesmo 😁
Joguei bastante doom mas meu jogo do coração foi Duke nuken 3D
Joguei muito o final Doom no Ps1 jogão.
John k. Mark & John Romero, cara mano na boa, esse game mudou meu conceito de diversão e jogabilidade, quando eu vi esse jogo com um colega meu para super Nintendo achei muito pesado pra mim na época, até porque eu era só uma criança boba, depois de algum tempo resolvi encarar esse jogo só que na versão de ps1, o Final Doom apresentado pelo meu primo... VELHO hoje não consigo mais parar de jogar essa bagaça, joguei muitas versões e jogo até hoje inclusive os Mods lançados e é sem igual, futuramente quero fazer uma live jogando essa maravilha criada se permitirem é claro porque o joguinho polêmico kkkkk sou fan desse clássico e me divirto muito matando essa raça de demônios!
a primeira vez que vi Doom foi no SNES, era um cartucho vermelho...já ligava o jogo e saia jogando, não tinha menu e isso era mto estranho pra mim kkkkkk...mas eu era muito criança então tinha mto medo das fases
Como eu gostaria de um "remake" desse Doom classico com graficos semelhantes e elementos do Mod Brutal Doom que pra mim é versão perfeita dele.
Procura o Project Brutality, é um MOD ainda melhor que Brutal Doom. No meu canal tem gameplay dele (e de mais uma porrada de "Dooms" diferentes).
@@boomershooterlegend Valeu, já ganhou um inscrito.
Doom que me mostrou o mundo o fps, joguei demais até descobrir (vulgo ter maquina para rodar) o HL. Que jogo cara.
Primeiro fps que joguei foi blood, depois foi Doom. Impressionei na época. Virei fan.
E Carmageddon? Tem alguma história interessante?
Joguei muito Doom do SNES , aquela famosa fita vermelha hahaha
Caramba você é muito gato que voz linda kkkkkkk 😂🤣😆😆😅😅😅😅🤩🤩🤩😍😍😍❤️
Já me assustei muito com esse jogo. Sempre ia pra casa do meu primo pra jogar de madrugada. É muita nostalgia!!!
Interessante seu vídeo, mas pecou por uma pequena imprecisão logo no início. Não foi Castle Wolfenstein o primeiro jogo a trazer vozes digitalizadas, mas sim King and Balloon de 1980, da Namco para arcades, na placa base de Galaxian.
Já estou com 56 anos (bem velhinho) e joguei DOOM no início. Quando lançaram Doom 2 em 1994, eu zerei ele em 96 horas (só parava para usar o banheiro e comer pizza), pois nesta época eu tinha um bom emprego, ganhava bem e morava sozinho, estava de férias e não viajei para jogar o Doom 2, tendo o meu próprio computador, um potente 386 com caixas de som e placa de som da Sound Blaster (Oh Saudade). Hoje tenho um PC Gamer de última geração com uma 1660 (suficiente para mim), o jogo original do Doom Eternal, o qual nunca joguei, pois, o único jogo que eu jogo, além do buraco e do poker é... Doom. Sou muito fâ do Half-Life e Left 4 Dead, mas eu nunca abandonarei o primeiro amor. A nova engenharia do PROJETO BRUTALIDADE e BRUTAL DOOM já são suficientes para a minha diversão. Comecei na informática com o Assemblear, Fortran e Cobol (muitos terão que pesquisar), e o meu primeiro computador pessoal eu comprei em 1983, um TK 85, um Z80-A de 8 bits (isto mesmo, 8 OITO bits), onde os programas eram gravados através de um gravador de fita (mais pesquisa), um tijolinho inglês (muitos mais pesquisarão), onde joguei muito Underword. Hoje os jogadores só pensam em potência, fps, etc. Doom para mim é uma imersão no meu passado e momentos de diversão garantida. Só quem zerou o Doom 2 em quatro dias em um 386 sabe o que eu sinto quando falo de Doom. Quanto a história, deixa ela na história. O Brasil Prevalece.
A primeira vez que eu vi Doom, me impressionou. Parecia de verdade!
Foi na época dos consoles 16bit.
Eu consegui uma versão desse jogo com gráficos melhorados velocidades 60fps e etc pra Sega 32X
a perfeiçao msmo foi no Quake, joguei muito online no final dos anos 90!
Tô re-jogando atualmente no gamepass. Depois vou pro 2, 64 e 3 que estão lá
Conheci doom no snes e foi paixão a primeira jogada.
Só faltou ter falado do Doom 3, foi febre na época
Essa camisa do Issui dói o olho 🤣
Doom fez parte da minha formação gamistica... lembro da primeira vez que tentei jogar ( e passar mal, pois me dava tonteira)... rss
DOOM 3 simplesmente maravilhoso 👍
Jhon karmack e Jhon Romero.
Eu tinha 14 anos quando joguei, fiquei impressionado com os gráficos, mas fiquei com muito medo de jogar na época.
Pra mim foi num 386 com graficos em low, mas pela primeira vez tive a sensacao de realidade alternativa, o metaverso comecou ai
Adoro essa franquia
Eu tinha 11 anos na época, lembro quando diziam sobre uma fita vermelha que quase nunca tava disponível pra alugar nas locadoras. Um dia consegui alugar escondido da minha mãe, joguei quando ela saiu de casa.. quase me caguei todo kkkkkkk
Os caras ficaram de picuinha com o outro lá. O livro de enredo dele não ia atrapalhar em nada.
Eu joguei a primeira vez no Super Nes é conheci os do PC em 2001 na casa do meu amigo eu fechei do 3 para cima tenho o Internal mais não fechei ele ainda perdi os salve na décima fasse agora vou pregar ele para fechar de novo 😅
Joguei no PC... era animal de mais nunca esqueço do iddqd idkfa
O bom é que esse jogo não me deixava com dor de cabeça igual ao Wolf 3D. KKKK
Qual é o sonic que aparece no vídeo? Queria jogar.
só ñ contou que o Doom Guy é descendente do personagem do Wolfenstain e que o chefão final deste jogo aparece em Doom
Mano eu não consigo jogar Doom nem no super Nintendo nem no Xbox, tenho o cartucho vermelho do Doom pro super Nintendo e fico enjoado olhando pra tela toda vez que jogo.
Joguei bastante, mas eu comecei a ver caveiras pegando fogo quando fechava os olhos, então parei de jogar.
Tem que falar mods Doom, Brutal Doom 64 é ótimo!
24:44 Doom não roda em 286 ...deve ter se enganado com o wolf3d.
Faltou falar do Doom 3
A primeira vez que ouvi falar de Doom, foi numa matéria da revista "Despertai!" das Testemunhas de Jeová, dizendo como o jogo era violento, sanguinário, satânico e deveria ser banido. Ao terminar de ler o artigo, meu primeiro pensamento foi "eu quero muito jogar isso!".
Curiosidades Aleatórias: Sandy Petersen é designer e criador de.... Rufem os tambores...
o RPG de mesa Call of Cthulhu
Eu curti Doom até a expansão do Doom 3.
Tá gratuito no game pass
Zerei o GZDoom em 2020 na pandemia.
Jhon Carmak e Jhon Romero criadores de DOOM👊
1993 teve 18 meses? Não sabia
Melhor jogo de todos os tempos.