Escola de BH é premiada como melhor do mundo com projeto na maior favela da capital | Multi Educacao

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ต.ค. 2024
  • O bate-papo foi com a diretora da Escola, Eleusa Fiuza Silva e, a professora e ex-diretora, Floricena Estevam Carneiro da Silva, sobre a premiação com o projeto "+Favela - Lixo" com diversos parceiros; cotidiano escolar; dicas de gestão e apresentação de outros projetos como inspiração.
    PREMIAÇÃO
    A Escola Municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte, foi eleita a melhor escola do mundo pela World’s Best School Prizes - ou Prêmio Melhores Escolas do Mundo (em português), criado pela organização global T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann.
    Iniciado em 2022, o prêmio tem cinco categorias e, em cada uma, três escolas são selecionadas como finalistas. A instituição disputou a a final com unidades dos Estados Unidos e da África do Sul.
    A escola de BH está no Aglomerado da Serra, uma das maiores e mais antigas favelas do Brasil, o colégio desenvolveu junto com alunos e moradores um projeto que aponta soluções para o descarte irregular de lixo, selecionada na categoria “Colaboração Comunitária”.
    Uma ideia simples - a colocação de ganchos nas paredes para segurar as sacolas de lixo - deu outro aspecto à favela, com drástica redução de lixo espalhado nas vias, e ainda garantiu um lugar em uma premiação global.
    Por mais de cem anos, a favela do Aglomerado da Serra viveu sem a garantia de direitos básicos, como água tratada, saneamento básico e transporte. No início dos anos 2000, a região recebeu diversas obras públicas estruturantes do programa Vila Viva, incluindo uma nova via dividindo o Aglomerado.
    Segundo Floricena Estevam, um dos grandes impactos da escola é refletir, executar ações e propor intervenções que pensem nos problemas da comunidade.
    CURRÍCULO DAS ENTREVISTADAS
    ELEUSA FIUZA SILVA
    Graduação em Psicologia pela UFMG
    Mestrado em Educação pela UFSJ
    Especialização em Alfabetização e Letramento
    Professora aposentada da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais
    Professora Alfabetizadora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
    FLORICENA ESTEVAM CARNEIRO DA SILVA
    Mestre em Educação
    Professora da Escola Municipal Professor Edson Pisani, onde trabalha com crianças do primeiro ciclo e na educação de jovens e adultos (EJA)
    PROJETO PREMIADO
    “+FAVELA -LIXO”
    A ideia do projeto surgiu das atividades integradas entre a Escola Municipal Professor Edson Pisani e a Faculdade de Arquitetura da UFMG, unindo diversas iniciativas para a autogestão dos resíduos produzidos pela população do Aglomerado da Serra com ideias concebidas e executadas coletivamente, unindo e compartilhando saberes tradicionais e acadêmicos.
    CONTATO da Escola Municipal Professor Edson Pisa
    Telefone: (31) 3277-5255
    E-mail: empepi@edu.pbh.gov.br

ความคิดเห็น •