Olá César, muito boa explicação. Tenho uma dúvida: no minuto 18:05 do vídeo vc mostrou o primeiro circuito de instalação. Há um texto que diz : “ Desnível mínimo 10 cm de altura entre a caixa d’água e o reservatório térmico”. Pergunto: esse “Desnível mínimo” é a diferença de elevação entre a tubulação de saída da caixa de água e a face superior do reservatório térmico? É isso? Muito obrigada.
Boa Tarde Cesar , queria saber se teria como deixar um vídeo mostrando passo a passo para montar o aquecedor solar a vácuo vertical , no TH-cam mostra vários outros modelos mas nenhum é da Ecologic... Seria ótimo . Muito obrigado pela atenção.
Boa noite, eu me chamo José Roberto e gostaria de saber se eu posso amontar o aquecedor solar direto no telhado de Brasilit ? Obs. Eu moro no sul de minas gerais e queria amontar ele virado para o norte
@@joseroberto9505 Pode montar sim, mas seria interessante colocar umas vigas U ao longo da parte frontal e traseira do aquecedor, de forma que essa viga fique parafusada da terça em baixo do telhado, fazendo com que isso fique elevado acima da telha, assim vc preserva a telha e pode ser que consiga trocar quando houver algum dano na telha.
@@engenheiroverde Olá já curti e me inscrevi! Como eu defino qual o diâmetro da tubulação eu deverei usar? Por exemplo: sair do boiler com cpvc de 28 e distribuir com 22 ou usar 22 e distribuir agua quente nos pontos de consumo com tubulação de 15? Onde posso aprender sobre isso? Obrigado por qq resposta.
@@infinityart723 Você tem que pensar que a água quente será usada de forma mínima, misturada, a menos que seja o inverno. Então vc define quantos pontos de consumo vc deseja ter e qual a vazão simultânea, ou pelo menos que atenda os chuveiros, nos manuais dos fabricante sde tubos vai ter como definir o diâmetro, baseado na velocidade indicada nesse manual e a vazão que vc deseja, mas em casa normais geralmente 22 é suficiente. E claro tubulação de diâmetro compatível com o consumo e não superdimensionada.
@@infinityart723 1. PEnse em ter o boiler o mais próximo do ponto de maior consumo. Rede de recirculação é interessante quando vc tem um acionamento manual antes do banho. Outra possibilidade super interessante e mais econômica é usar um chuveiro elétrico inteligente, ele vai aquecer a água enquanto não chegar a agua quente do solar. ESsas são dicas.
aula sensacional, tirou várias dúvidas que eu tinha aqui. Acho que faltou falar só sobre os reservatórios que já ficam acoplados aos tubos. Muito obrigado
Boa tarde, César! Parabéns pela alta qualidade dos vídeos, são muito completos e muito didáticos, aprendi muito te assistindo! Fiquei com uma dúvida na parte em que você fala que a ida do boiler para as placas tem que ser com a maior perda de carga. Entendo que no planejamento devemos privilegiar o retorno dos coletores para o boiler e se, para isso, de forma colateral aumentarmos a perda de carga da ida, não há tanto problema. Mas, posto que o caminho de volta já está otimizado, acho que devemos tentar fazer com que a ida também tenha a menor perda de carga possível, pois a água é incompressível, e não tem como a água subir sem que o exato mesmo volume (a dilatação térmica é beeem pequena) desça pelo outro lado. É como um trem com todos os vagões acoplados, não tem como dificultar a descida sem que isso dificulte a subida da água quente que quer subir do outro lado. No meu entendimento o que faz a água "escolher" um caminho para descer e o outro para subir (no caso coletor em que a admissão e a saída do coletor estão no mesmo nível) é só o fato de que apenas um dos caminhos dá acesso, no boiler, à região com água menos quente, e então só este caminho é viável para a descida da água mais densa. Mas da mesma forma que é ideal que o caminho de volta seja estritamente ascencente, eu imaginaria que é desejável que o de ida seja estritamente descendente, para que a água fria "encontre" com facilidade o caminho para descer, facilitando a subida da água quente do outro lado. Se puder me dá uma luz aí por favor!
Olá, obrigado! Eu entendo que, uma vez que o retorno ao boiler está ascendente, a água quente subirá por diferença de densidade, uma vez que ela suba, a água fria mais densa descerá por gravidade no lado oposto. Essa é minha visão, poso estar errado, mas acredito que assim não tem problemas. Quanto ao retorno descendente, sim deve ser sempre descendente até o ponto em que passa a ser somente ascendente até o coletor, da mesma forma se comporta o coletor plano. Não sei se respondi a dúvida.
Boa noite Engenheiro. Uma questão : neste tipo de colector solar ( vácuo ) pode ser ligado em sistema de circuito fechado forçado? No enchimento do circuito fechado, deve ou não ser adicionado porcentagem de glicol, tal como se faz nos colectores planos? Aqui, no norte de Portugal, adicionamos uma média de 60% de glicol no circuito fechado devido ás baixas temperaturas no inverno . Qual a pressão ideal que se deve programar a válvula de enchimento em circuito fechado nesse sistema de coletores, sendo que nos coletores planos aplica-se a pressão de entre; 1,5 kg a 2 kg? Gostei da sua aula. Obrigado.
Olá Rafael. Se chama "A review of cermet-based spectrally selective solar absorbers" Cal et al. 2014. Não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal!
Boa noite, depende dos materiais que estejam em contato com a água. É bacana verificar junto ao fabricante dos tubos em questão e dos aquecedores também. Quanto aos sistemas do vídeo que fiz, geralmente é possível beber sim.
Olá boa tarde! Tenho um sistema de aquecimento solar, com dois vasos de expansão de 24 Its cada ligados em paralelos (ligados por um tee). A pré- pressão, recomendada pelo fabricante e cálculos é de 1.5BAR, para cada vaso. Este cálculo é válido mesmo para uma instalação em paralelo. ou metade da pré-pressão recomendada para cada vaso? Obrigado.
Ótimo conteúdo, um dos mais completos que já vi. Também vi outro vídeo seu sobre tubos, mais fiquei com dúvida, é bem comum utilizar o Cpvc mais a longo prazo ele vai resistir? Oi seria interessante utilizar o cobre ao menos na saída do consumo e o Cpvc na entrada e suspiro acoplado?
Obrigado e bem vindo ao canal Jean! Pode usar o CPVC sim, desde que muito bem apoiado para não amolecer, e também proteger do sol. O cpvc só não é indicado no circuito primário do sistema modular, principalmente o retorno do circulação natural que necessita tubulação rígida como o cobre. Mas no acoplado para o consumo é tranquilo.
Boa noite, o CPVC é um tubo plástico que vai amolecer, a restrição é usar com circulação natural, pois o retorno não terá rigidez necessária. Além disso é preciso fazer a colagem muito bem feita, pois a água trabalhará em altas temperaras. Geralmente é feito em Pex, Cobre ou PPR. Cpvc se usa mais no circuito secundário.
Bom dia meu amigo...Eu coloquei um sistema desse (marca Asus) e estou com um problema... Eu subo o tubo para o cabeçote...tudo ok, fica show...não dá vazamento .... aos poucos, aparece um pinga pinga danado e percebi que alguns tubos descem e acaba dando esse vazamento.... Alguma super dica? Obrigado.
Olá Valter! Bem vindo! Como é o teu sistema? digo como esta a posição do boiler em relação aos coletores e a caixa de agua fria? me explica como está esses desníveis. Assim posso te dizer as possíveis causas.
@@engenheiroverde eu alinhe a base que ficou abaulada, calcei os tubos com espude e resolveu... Está desde ontem cedo sem nenhum vazamento.... Agradeço muito o retorno
Bom dia, para responder essa sua pergunta precisaria saber onde será instalado o projeto, uma vez que os equipamentos tem seu funcionamento dependente do sol, e em cada parte do Brasil tem uma irradiação diferente. No entanto em locais quentes parte de 20 L de água para cada tubo, creio que 15 tubos seja pouco.
@@andersonzambiazzi1428 35 é o ideal no ponto de vista recepção de raios solares no período de inverno. Quanto a inclinação máxima é 90 °, no entanto perde-se área de captação.
Excelente aula! Parabéns pela aula, muito bem explicado. Fiquei interessado no curso para dimensionamentos
Bem vindo ao canal Adalberto! Em breve estará disponível o curso. Se inscreva no canal e ativa o sininho pra vc ficar sabendo. Um abraço!
Boa tarde César!
Primeiro parabenizá-lo pelo vídeo , aproveitar e solicitar o vídeo para aquecimento piscina com tubos a vácuo.
Excelente aula! Seria muito interessante explicar a aplicação em sistemas de piscina!
Treinamento top! Aguardando a explicação de tubos a vácuo para aquecimento de piscina.
Poderia também deixa como está
e instalar uma valvula de retenção na alimentação de água fria.
Esta falando disso em relação a qual momento?
Olá César, muito boa explicação.
Tenho uma dúvida: no minuto 18:05 do vídeo vc mostrou o primeiro circuito de instalação.
Há um texto que diz : “ Desnível mínimo 10 cm de altura entre a caixa d’água e o reservatório térmico”.
Pergunto: esse “Desnível mínimo” é a diferença de elevação entre a tubulação de saída da caixa de água e a face superior do reservatório térmico? É isso?
Muito obrigada.
@@sherazade8562 obrigado! Sim é isso mesmo!
Boa Tarde Cesar , queria saber se teria como deixar um vídeo mostrando passo a passo para montar o aquecedor solar a vácuo vertical , no TH-cam mostra vários outros modelos mas nenhum é da Ecologic... Seria ótimo . Muito obrigado pela atenção.
Bem vindo ao canal. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.
Vou providenciar um vídeo como esse.
Boa noite, eu me chamo José Roberto e gostaria de saber se eu posso amontar o aquecedor solar direto no telhado de Brasilit ? Obs. Eu moro no sul de minas gerais e queria amontar ele virado para o norte
@@joseroberto9505 Pode montar sim, mas seria interessante colocar umas vigas U ao longo da parte frontal e traseira do aquecedor, de forma que essa viga fique parafusada da terça em baixo do telhado, fazendo com que isso fique elevado acima da telha, assim vc preserva a telha e pode ser que consiga trocar quando houver algum dano na telha.
Melhor aula sobre o assunto, parabéns, Deus te abençoe.
Gratidão Lisiane! Seja bem vinda ao canal!
Muito boa a aula, bem explicativa, muitas informações importantes, obrigado!!! 👏👏👏👏👏
Eu que agradeço
muito bom. valeu!!!
Valeu tamo junto! não esqueça de curtir e se inscrever no canal
@@engenheiroverde Olá já curti e me inscrevi!
Como eu defino qual o diâmetro da tubulação eu deverei usar? Por exemplo: sair do boiler com cpvc de 28 e distribuir com 22 ou usar 22 e distribuir agua quente nos pontos de consumo com tubulação de 15? Onde posso aprender sobre isso?
Obrigado por qq resposta.
O objetivo é estabelecer um sistema onde eu tenha menor desperdiço de agua fria e maior rapidez da chegada de agua quente...
@@infinityart723 Você tem que pensar que a água quente será usada de forma mínima, misturada, a menos que seja o inverno. Então vc define quantos pontos de consumo vc deseja ter e qual a vazão simultânea, ou pelo menos que atenda os chuveiros, nos manuais dos fabricante sde tubos vai ter como definir o diâmetro, baseado na velocidade indicada nesse manual e a vazão que vc deseja, mas em casa normais geralmente 22 é suficiente. E claro tubulação de diâmetro compatível com o consumo e não superdimensionada.
@@infinityart723 1. PEnse em ter o boiler o mais próximo do ponto de maior consumo. Rede de recirculação é interessante quando vc tem um acionamento manual antes do banho. Outra possibilidade super interessante e mais econômica é usar um chuveiro elétrico inteligente, ele vai aquecer a água enquanto não chegar a agua quente do solar. ESsas são dicas.
Excelente aula. Muito obrigado
Seja bem vindo ao canal Claiton!! Muito obrigado!! Não se esqueça de se inscrever no canal e curtir o vídeo! Grande abraço!
Parabéns pela exposição. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Muito obrigado Eduardo e seja bem vindo! Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal! Grande abraço!
Muito o brigado pela aula. me ajudará muito com o sistema q quero fazer em casa, azaim como usar de piloto para futufos similares
Que baita aula
Boa tarde Cesar, parabens pela excelente aula, já tem algum video sobre aquecimento de piscina?
Obrigado! Vou fazer! 🙏🏼
Muito boa aula
aula sensacional, tirou várias dúvidas que eu tinha aqui. Acho que faltou falar só sobre os reservatórios que já ficam acoplados aos tubos.
Muito obrigado
Obrigado Jonas! Bem vindo ao canal. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.
Tem um vídeo no canal onde falo dos acoplados.
Excelente!
Ótimo
Muito obrigado Luiz! Seja muito bem vindo ao canal! Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal!
Tem como usar esse sistema para aquecer piscina? Tanto no verão (ficar bem quentinha) quanto no inverno (para “quebrar” o gelo)?
Como vc calcula a quantidade de tubos usados de acordo com a quantidade de litragem do boiler?
Parabéns ótima aula 👏👏👏
Boa tarde, César!
Parabéns pela alta qualidade dos vídeos, são muito completos e muito didáticos, aprendi muito te assistindo!
Fiquei com uma dúvida na parte em que você fala que a ida do boiler para as placas tem que ser com a maior perda de carga. Entendo que no planejamento devemos privilegiar o retorno dos coletores para o boiler e se, para isso, de forma colateral aumentarmos a perda de carga da ida, não há tanto problema. Mas, posto que o caminho de volta já está otimizado, acho que devemos tentar fazer com que a ida também tenha a menor perda de carga possível, pois a água é incompressível, e não tem como a água subir sem que o exato mesmo volume (a dilatação térmica é beeem pequena) desça pelo outro lado. É como um trem com todos os vagões acoplados, não tem como dificultar a descida sem que isso dificulte a subida da água quente que quer subir do outro lado. No meu entendimento o que faz a água "escolher" um caminho para descer e o outro para subir (no caso coletor em que a admissão e a saída do coletor estão no mesmo nível) é só o fato de que apenas um dos caminhos dá acesso, no boiler, à região com água menos quente, e então só este caminho é viável para a descida da água mais densa. Mas da mesma forma que é ideal que o caminho de volta seja estritamente ascencente, eu imaginaria que é desejável que o de ida seja estritamente descendente, para que a água fria "encontre" com facilidade o caminho para descer, facilitando a subida da água quente do outro lado. Se puder me dá uma luz aí por favor!
Olá, obrigado! Eu entendo que, uma vez que o retorno ao boiler está ascendente, a água quente subirá por diferença de densidade, uma vez que ela suba, a água fria mais densa descerá por gravidade no lado oposto. Essa é minha visão, poso estar errado, mas acredito que assim não tem problemas. Quanto ao retorno descendente, sim deve ser sempre descendente até o ponto em que passa a ser somente ascendente até o coletor, da mesma forma se comporta o coletor plano. Não sei se respondi a dúvida.
Excelente conteúdo! baita aula!
Muito obrigado Rodrigo e bem vindo ao canal. Não se esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal.
Boa noite Engenheiro. Uma questão : neste tipo de colector solar ( vácuo ) pode ser ligado em sistema de circuito fechado forçado? No enchimento do circuito fechado, deve ou não ser adicionado porcentagem de glicol, tal como se faz nos colectores planos? Aqui, no norte de Portugal, adicionamos uma média de 60% de glicol no circuito fechado devido ás baixas temperaturas no inverno . Qual a pressão ideal que se deve programar a válvula de enchimento em circuito fechado nesse sistema de coletores, sendo que nos coletores planos aplica-se a pressão de entre; 1,5 kg a 2 kg? Gostei da sua aula. Obrigado.
Qual o artigo sobre as camadas dos tubos?
Olá Rafael. Se chama "A review of cermet-based spectrally selective solar absorbers" Cal et al. 2014. Não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal!
Excelente abordagem. Parabéns.
Muito obrigado e seja bem vindo ao canal!
Parabéns, Professor!
Amigo e quem usa a entrada de água vindo de um poço semi artesiano.
Boa noite
Sabem me informar se essa água aquecida pode ser bebida normalmente? Outra pergunta, qualquer cabo de PVC pode ser utilizado na condução?
Boa noite, depende dos materiais que estejam em contato com a água. É bacana verificar junto ao fabricante dos tubos em questão e dos aquecedores também. Quanto aos sistemas do vídeo que fiz, geralmente é possível beber sim.
Olá boa tarde!
Tenho um sistema de aquecimento solar, com
dois vasos de expansão de 24 Its cada ligados
em paralelos (ligados por um tee). A pré-
pressão, recomendada pelo fabricante e cálculos
é de 1.5BAR, para cada vaso. Este cálculo é
válido mesmo para uma instalação em paralelo.
ou metade da pré-pressão recomendada para
cada vaso?
Obrigado.
Ótimo conteúdo, um dos mais completos que já vi. Também vi outro vídeo seu sobre tubos, mais fiquei com dúvida, é bem comum utilizar o Cpvc mais a longo prazo ele vai resistir? Oi seria interessante utilizar o cobre ao menos na saída do consumo e o Cpvc na entrada e suspiro acoplado?
Obrigado e bem vindo ao canal Jean! Pode usar o CPVC sim, desde que muito bem apoiado para não amolecer, e também proteger do sol. O cpvc só não é indicado no circuito primário do sistema modular, principalmente o retorno do circulação natural que necessita tubulação rígida como o cobre. Mas no acoplado para o consumo é tranquilo.
Excelente aula. Existe restrição para uso do CPVC na tubulação de saída de coletor tipo Tubo Vácuo?
Boa noite, o CPVC é um tubo plástico que vai amolecer, a restrição é usar com circulação natural, pois o retorno não terá rigidez necessária. Além disso é preciso fazer a colagem muito bem feita, pois a água trabalhará em altas temperaras. Geralmente é feito em Pex, Cobre ou PPR. Cpvc se usa mais no circuito secundário.
Bom dia meu amigo...Eu coloquei um sistema desse (marca Asus) e estou com um problema... Eu subo o tubo para o cabeçote...tudo ok, fica show...não dá vazamento .... aos poucos, aparece um pinga pinga danado e percebi que alguns tubos descem e acaba dando esse vazamento.... Alguma super dica?
Obrigado.
Olá Valter! Bem vindo! Como é o teu sistema? digo como esta a posição do boiler em relação aos coletores e a caixa de agua fria? me explica como está esses desníveis. Assim posso te dizer as possíveis causas.
@@engenheiroverde eu alinhe a base que ficou abaulada, calcei os tubos com espude e resolveu... Está desde ontem cedo sem nenhum vazamento.... Agradeço muito o retorno
Eu pesquisei e vi que os horizontais tem uma perda considerável de eficiência em relação aos verticais.
Bom dia tenho um boiler de 400 litros e ganhei um conjunto de uma placa solar de 15 tubos , esses tubos atendem ou preciso instalar mais?
Bom dia, para responder essa sua pergunta precisaria saber onde será instalado o projeto, uma vez que os equipamentos tem seu funcionamento dependente do sol, e em cada parte do Brasil tem uma irradiação diferente. No entanto em locais quentes parte de 20 L de água para cada tubo, creio que 15 tubos seja pouco.
qual seria a melhor inclinação dos tubos com a recirculação forçada ? manual fala minimo latitude + 10, alguem sabe informar?
Olá, a melhor inclinação é a latitude +10 graus que privilegia o inverno, onde o Sol está "mais baixo". A inclinação mínima recomendada é 20 graus.
@@engenheiroverde tenho recirculaçao forçada, minha latitude é 24,98, então 35 seria o ideal? 35 tambem seria o máximo ?
@@andersonzambiazzi1428 35 é o ideal no ponto de vista recepção de raios solares no período de inverno. Quanto a inclinação máxima é 90 °, no entanto perde-se área de captação.
Depois de instalado quantos dias demora para esquentar
1 dia.