Eu até certo momento de minha vida tinha uma certa paranóia pessimista que as coisas tinha uma ordem e um curso inevitável, talvez pela influencia do meu meio, tinha algumas superstições pessimista em relação a mim e minha família. Quando passei a pensar de uma forma mais existencialista foi extremamente libertador, todo aquele fardo que eu carregava, consegui me desprender e viver de uma maneira muito mais plena. Eu fui o meu próprio terapeuta kk Nietzsche, Freud ,Buda, Sartre e Shopenhauer influenciaram completamente o que eu vim a me tornar hoje.
Analogia seria que Sartre assume a responsabilidade pelo sua vida, já Nietzsche joga essa responsabilidade para os outro. Obrigado por responder, admiro muito seu trabalho. Abraços...
Meu pai já usou o termo ''nasce mau'',mas ainda com uma crença padrão me imposta pela sociedade,percebia que a história de vida,o emocional conectado ao meio social que pessoa vive,crenças e experiências tem um peso maior de 50% de moldar o nosso comportamento.
7 ปีที่แล้ว +1
Certamente meu caro, o meio no qual vivemos nos influencia de maneira gritante!
Filosofia Da Psique Pois é, escolhi 50 % porque nem mesmo situações semelhantes levam a cometer o mesmo comportamento.Por exemplo,e vim de uma família muito pobre,e normalmente uma condição de desigualdade social, pode levar a pessoa a cometer certos tipos de crimes, o que não foi o meu caso,já que eu era o mais pobre.
Adorei o vídeo. Quais os livros você me indica para começar um estudo sobre o existencialismo?
6 ปีที่แล้ว +3
Marcio Vinicio Olá meu caro, muito obrigado pela participação e pelo carinho. Sempre indico iniciar por O Existencialismo é um Humanismo de Sartre, dado ser um livro bastante curto e de fácil leitura, que trás uma excelente introdução ao tema. Existem também disponíveis na internet os artigos de José A. Carvalho, que trazem uma noção mais ampla das diferentes correntes existencialistas.
João, boa noite, você tem algum material sobre Psicossomáticas? psicossomatização, necessito do entendimento conceitual, procurei uns videos mas não há material disponível, por gentileza caso tenha algo sobre compartilhe. des de já agradeço seu trabalho e construção que é pessoal e reflete no social já que há aqui o compartilhamento do seu saber.
9 ปีที่แล้ว +1
+Denis Albano Oi meu caro Denis, não tenho conteúdo falando diretamente de psicossomatização, mas a histeria é uma das formas, na histeria vemos o reflexo no corpo de sofrimentos psíquicos, no caso Anna O, é muito claro isso, creio que se você assistir irá te dar uma boa noção do assunto, de como que sintomas físicos tem origens psíquicas. Caso Anna O: th-cam.com/video/qqUvRXUqT1I/w-d-xo.html
+Denis Albano Tenta isso: Não sei como o YT é com links então vou passar o caminho que fiz. Pesquisa no google o assunto do seu interesse ex: livro Psicossomáticas Vai gerar vários resultados, dê preferência para livrarias(tipo saraiva) e clique no link. Olhe a resenha do livro que acha que é bom, faça uma lista de livros que vc gostaria de ler sobre o assunto. Jogue o nome do livro no google com a palavra download ou pdf e veja se retorna algum resultado bacana. Acredito que encontre algo.
Já pensou em mudar os materiais de fundo? O Logo toma muito espaço e não tem função pratica nem estética pois quase sempre está atras de você. Mesma situação o quadro que, ao contrário, é importante para sua apresentação mas também se encontra escondido, exigindo que você tenha de se virar direto para apontar ou mostrar algo nele. Acredito que afastar uns 15 cm a câmera já de um resultado bacana, além de enquadrar melhor, creio que sobre espaço para o quadro. Fora que o logo, vc pode desenhar ele no quadro ou usar o recurso de marca d'água. Caso a imagem fique ruim com esse afastamento, você poderia usar recursos de vídeo como adicionar frases ou quadros virtuais. São apenas algumas idéias porque gostei bastante do conteúdo e apenas quero compartilhar meu entendimento contigo.
9 ปีที่แล้ว +1
+TheSorentto Obrigado meu caro, aos poucos estou melhorando dentro do possível, mas tenho varias limitações de equipamento, o que não me permite fazer muito. O logo está lá quando não estou usando o quadro de metal, para quebrar o reflexo da luz, por isso ela está naquela posição, já que se eu a coloca-se na esquerda do vídeo ela apareceria perfeitamente, mas não cumpriria sua função em relação a luz. Em fim, estarei avaliando suas sugestões, fico muito agradecido pela participação!
Mas apesar dessa valorização da existência em detrimento de uma essência, Sartre também reforça a importância dos estudos da história? Pq Nietzsche reconhece muito os poderes de força circulando entre os saberes (Foucault era um nietzschiano, não?)
3 ปีที่แล้ว +1
Olá minha cara. Então, Sartre nunca desconsiderou a história ou o contexto, ele apenas enfatiza a liberdade do sujeito se construir. Mas claro que ele tinha noção de que somos asujeitados a varias forças e situações, apenas ele não cre que dar enfase a isso ajude em algo, já que tudo que está a nosso alcance mudar, somos nós. Não tenho conhecimento se Folcault era Nitzscheano, e não que não pudesse ser, só realmente não sei se o era. Nas obras que li dele, nunca o vi se declarando Nitzscheano.
@ entendi, acho que Sartre era semelhante a esse aspecto como Nietzsche e Aganemn, em acreditar na potência do sujeito em se conscientizar do seu contemporâneo, mas só se esforçar bastante para alcançar níveis altos de reflexão e crítica
Se vc leva sua vida fazendo suas próprias escolhas a partir de conceitos de bem e mal sintetizados em um imperativo categórico como '' há o bem, e há o mal e o mal deve ser punido'', vc estaria agindo de má fé segundo Sartre? Mesmo que esse conceito de bom e mal seja o da sociedade e que provavelmente é baseado na etica cristã, o individuo escolher agir desse modo faz com que nao seja má fé, não é?
4 ปีที่แล้ว
Bom dia! Devido a uma decisão tomada no Projeto Filosofia Da Psique, só estamos respondendo as dúvidas por meio de vídeo aulas. Explicamos o motivo em um vídeo recente intitulado "Mudanças no Filosofia Da Psique" caso queira agendar uma vídeo aula para ter sanadas as suas dúvidas, basta nos enviar uma mensagem no Direct do Instagram e podemos agendar a aula.
Como sempre, excelente explicação!!! Surgiu uma dúvida sobre Sartre, ele defende a tese de nós sermos capazes de tornar aquilo que desejamos ser. No âmbito econômico isso não é válido, certo? Pois lembro que Sartre era socialista, portanto não defenderia teoricamente algo de viés '''meritocrático'' no sentido neoliberal da palavra. O que me diz?
8 ปีที่แล้ว +3
Sem duvida Sartre não compartilharia de ideias neoliberais, não fazia parte de sua ideologia. Creio que o sentido não seja no parâmetro econômico, mas sim nos tornarmos oque desejamos, no sentido psíquico. Eu posso fazer de mim o sujeito que chora pela desigualdade, ou o revolucionário que luta por um sistema mais igualitário. Fazer o que quiser de si, nesse sentido.
8 ปีที่แล้ว +2
Não me recordo as palavras especificas que me utilizei nesse vídeo, mas se eu afirmo que podemos ser o que quisermos, talvez tenha me utilizado de palavras perigosas, que podem ser interpretadas de modo controverso. Seria mais correto afirmar que somos fruto de nossas escolhas, sendo assim, talvez eu não seja tudo que quero, mas tudo que sou, foi por minhas escolhas e decisões, sendo assim tudo o que sou, eu quis ser.
Ótimo! Compreendi! Sem problemas, meu caro! Então, seria como a máxima thelemita ''faze o que tu queres, pis tudo há de ser da lei'', haha! Realmente me identifico muito com tal filosofia existencialista e ''pessimista''!
8 ปีที่แล้ว +2
Rrss!!! Minha mentora no existencialismo costumava dizer que o existencialismo não é pessimista, é libertador. Mas é que o ser humano tem medo da liberdade. Rrsss!!! Não sei se tudo a de ser da lei, como Raul nos dizia, mas tudo a de ser por nossa escolha. Rrss!!!
Imagine se Nietzsche fosse assalariado, tendo que vender sua vida em troca de migalhas que não proporciona aproveitar o quê ele mesmo produz, não existe pior castração que esta, mas o pior é que a sociedade diz que devemos agradecer.
No caso concordo mais com Sartre pelo que vi. Ademais, o ser humano tem potencial, contando que respeite as normas básicas de boa convivência na sociedade, pois dá até medo dele achar que os mais fortes prevalecerem sobre os demais é a ordem da natureza, ou seja, servir de desculpa para impor suas vontades aos outros ( isso já aconteceu na História) ou faço o que quiser mesmo que possa afligir terceiros, afinal vivo pensando mais em minha satisfação. Diante disso, penso que deva haver uma ética, falada pelo autor, por trás disso( para não ocorrer o que disse acima), não sei muito bem sobre Nietzche, então não posso opinar com certeza. Sou cristã, mas curto algumas ideias de Sartre sobre a questão da responsabilidade.
porque acreditar que esses caras estao corretos...
6 ปีที่แล้ว +5
Marcos Rocha Não precisa meu caro. A filosofia não é como a religião que você precisa acreditar, você pode discordar totalmente de um autor e ainda assim estuda-lo. E pode desenvolver coisas excelentes apartir de algo que discorda. Sartre que o diga, por discordar de Freud criou o que ele chamou psicanálise existencial, morreu discordando de Freud e ainda assim o apreciando. Nietzsche até hoje é um simbolo do ateísmo, conheceu a bíblia como poucos e estudou o Budismo a fundo. Aliás a grande maioria dos autores mais reconhecidos, erraram em várias das coisas que disseram, temos bons motivos para não acreditar em tudo que dizem, e é nessa descrença e duvida que se constroi o conhecimento. Apresento os conteúdos no canal, porque são de grande importância, mas acredite, discordo de muitos dos autores que estudo e apresento. Não é o caso desses dois, mas discordo de muitos outros.
Filosofia Da Psique os relatos de psicoterapia gestaltica por exemplo...são apenas relatos... não existe um procedimento! Até agora não encontrei um livro que passasse a doutrina existencialista enquanto terapia...me soa confuso.
6 ปีที่แล้ว +1
Porque o Existencialismo deve ser compreendido como uma filosofia aplicada a terapia. Temos alguns vídeos que falam a respeito da teoria filosófica, confere nossa Playlist do Existencialismo.
Ótimo vídeo, você conseguiu sintetizar a filosofia de dois grandes pensadores, muito obrigado
Daddy Agradeço muito a participação!
Que vídeo ótimo!! E os comentários agregam muito!! Obrigada.
Obrigado pela participação!
Eu até certo momento de minha vida tinha uma certa paranóia pessimista que as coisas tinha uma ordem e um curso inevitável, talvez pela influencia do meu meio, tinha algumas superstições pessimista em relação a mim e minha família.
Quando passei a pensar de uma forma mais existencialista foi extremamente libertador, todo aquele fardo que eu carregava, consegui me desprender e viver de uma maneira muito mais plena.
Eu fui o meu próprio terapeuta kk
Nietzsche, Freud ,Buda, Sartre e Shopenhauer influenciaram completamente o que eu vim a me tornar hoje.
Bom dia João Victor obrigado mais uma vez assistindo seus vídeos maravilhosos e um ótimo professor parabéns
Bom dia. Tenha um ótimo domingo minha cara!
Muito bacana, continue com o ótimo trabalho.
Muito grato pela participação e carinho!
Ótima explanação obrigado!
Que bom que lhe foi de apreço. Muito obrigado pela participação!
Analogia seria que Sartre assume a responsabilidade pelo sua vida, já Nietzsche joga essa responsabilidade para os outro. Obrigado por responder, admiro muito seu trabalho. Abraços...
Ótima aula!!
Muito obrigado!
Você é ótimo. Muito obrigada.
Maria Odete Iapichini Muito obrigado. Tenha uma boa noite!
Meu pai já usou o termo ''nasce mau'',mas ainda com uma crença padrão me imposta pela sociedade,percebia que a história de vida,o emocional conectado ao meio social que pessoa vive,crenças e experiências tem um peso maior de 50% de moldar o nosso comportamento.
Certamente meu caro, o meio no qual vivemos nos influencia de maneira gritante!
Filosofia Da Psique Pois é, escolhi 50 % porque nem mesmo situações semelhantes levam a cometer o mesmo comportamento.Por exemplo,e vim de uma família muito pobre,e normalmente uma condição de desigualdade social, pode levar a pessoa a cometer certos tipos de crimes, o que não foi o meu caso,já que eu era o mais pobre.
Adorei o vídeo. Quais os livros você me indica para começar um estudo sobre o existencialismo?
Marcio Vinicio Olá meu caro, muito obrigado pela participação e pelo carinho. Sempre indico iniciar por O Existencialismo é um Humanismo de Sartre, dado ser um livro bastante curto e de fácil leitura, que trás uma excelente introdução ao tema. Existem também disponíveis na internet os artigos de José A. Carvalho, que trazem uma noção mais ampla das diferentes correntes existencialistas.
Filosofia Da Psique muito, muito obrigado. 👍
Melhor canal
Muito grato pelo carinho!
coloquei para baixar
João, boa noite, você tem algum material sobre Psicossomáticas? psicossomatização, necessito do entendimento conceitual, procurei uns videos mas não há material disponível, por gentileza caso tenha algo sobre compartilhe. des de já agradeço seu trabalho e construção que é pessoal e reflete no social já que há aqui o compartilhamento do seu saber.
+Denis Albano Oi meu caro Denis, não tenho conteúdo falando diretamente de psicossomatização, mas a histeria é uma das formas, na histeria vemos o reflexo no corpo de sofrimentos psíquicos, no caso Anna O, é muito claro isso, creio que se você assistir irá te dar uma boa noção do assunto, de como que sintomas físicos tem origens psíquicas.
Caso Anna O: th-cam.com/video/qqUvRXUqT1I/w-d-xo.html
+Denis Albano Você procurou livros?
TheSorentto procurei artigos, mas são limitados
+Denis Albano Tenta isso:
Não sei como o YT é com links então vou passar o caminho que fiz.
Pesquisa no google o assunto do seu interesse ex: livro Psicossomáticas
Vai gerar vários resultados, dê preferência para livrarias(tipo saraiva) e clique no link.
Olhe a resenha do livro que acha que é bom, faça uma lista de livros que vc gostaria de ler sobre o assunto.
Jogue o nome do livro no google com a palavra download ou pdf e veja se retorna algum resultado bacana. Acredito que encontre algo.
agradeço pela atenção meu caro, he he é maravilha quando há contribuição abraços
Magistral vc é ótimo
Muito obrigado!
Obg, me ajudou!
Abração.
Agradeço a participação!
Já pensou em mudar os materiais de fundo? O Logo toma muito espaço e não tem função pratica nem estética pois quase sempre está atras de você. Mesma situação o quadro que, ao contrário, é importante para sua apresentação mas também se encontra escondido, exigindo que você tenha de se virar direto para apontar ou mostrar algo nele.
Acredito que afastar uns 15 cm a câmera já de um resultado bacana, além de enquadrar melhor, creio que sobre espaço para o quadro. Fora que o logo, vc pode desenhar ele no quadro ou usar o recurso de marca d'água.
Caso a imagem fique ruim com esse afastamento, você poderia usar recursos de vídeo como adicionar frases ou quadros virtuais.
São apenas algumas idéias porque gostei bastante do conteúdo e apenas quero compartilhar meu entendimento contigo.
+TheSorentto Obrigado meu caro, aos poucos estou melhorando dentro do possível, mas tenho varias limitações de equipamento, o que não me permite fazer muito. O logo está lá quando não estou usando o quadro de metal, para quebrar o reflexo da luz, por isso ela está naquela posição, já que se eu a coloca-se na esquerda do vídeo ela apareceria perfeitamente, mas não cumpriria sua função em relação a luz. Em fim, estarei avaliando suas sugestões, fico muito agradecido pela participação!
Mas apesar dessa valorização da existência em detrimento de uma essência, Sartre também reforça a importância dos estudos da história? Pq Nietzsche reconhece muito os poderes de força circulando entre os saberes (Foucault era um nietzschiano, não?)
Olá minha cara. Então, Sartre nunca desconsiderou a história ou o contexto, ele apenas enfatiza a liberdade do sujeito se construir. Mas claro que ele tinha noção de que somos asujeitados a varias forças e situações, apenas ele não cre que dar enfase a isso ajude em algo, já que tudo que está a nosso alcance mudar, somos nós.
Não tenho conhecimento se Folcault era Nitzscheano, e não que não pudesse ser, só realmente não sei se o era. Nas obras que li dele, nunca o vi se declarando Nitzscheano.
@ entendi, acho que Sartre era semelhante a esse aspecto como Nietzsche e Aganemn, em acreditar na potência do sujeito em se conscientizar do seu contemporâneo, mas só se esforçar bastante para alcançar níveis altos de reflexão e crítica
muito bom! :)
+vitoria ortiz alves Muito grato, tenha um excelente fim de semana! :)
Se vc leva sua vida fazendo suas próprias escolhas a partir de conceitos de bem e mal sintetizados em um imperativo categórico como '' há o bem, e há o mal e o mal deve ser punido'', vc estaria agindo de má fé segundo Sartre? Mesmo que esse conceito de bom e mal seja o da sociedade e que provavelmente é baseado na etica cristã, o individuo escolher agir desse modo faz com que nao seja má fé, não é?
Bom dia! Devido a uma decisão tomada no Projeto Filosofia Da Psique, só estamos respondendo as dúvidas por meio de vídeo aulas. Explicamos o motivo em um vídeo recente intitulado "Mudanças no Filosofia Da Psique" caso queira agendar uma vídeo aula para ter sanadas as suas dúvidas, basta nos enviar uma mensagem no Direct do Instagram e podemos agendar a aula.
Como sempre, excelente explicação!!!
Surgiu uma dúvida sobre Sartre, ele defende a tese de nós sermos capazes de tornar aquilo que desejamos ser. No âmbito econômico isso não é válido, certo? Pois lembro que Sartre era socialista, portanto não defenderia teoricamente algo de viés '''meritocrático'' no sentido neoliberal da palavra.
O que me diz?
Sem duvida Sartre não compartilharia de ideias neoliberais, não fazia parte de sua ideologia. Creio que o sentido não seja no parâmetro econômico, mas sim nos tornarmos oque desejamos, no sentido psíquico. Eu posso fazer de mim o sujeito que chora pela desigualdade, ou o revolucionário que luta por um sistema mais igualitário. Fazer o que quiser de si, nesse sentido.
Não me recordo as palavras especificas que me utilizei nesse vídeo, mas se eu afirmo que podemos ser o que quisermos, talvez tenha me utilizado de palavras perigosas, que podem ser interpretadas de modo controverso. Seria mais correto afirmar que somos fruto de nossas escolhas, sendo assim, talvez eu não seja tudo que quero, mas tudo que sou, foi por minhas escolhas e decisões, sendo assim tudo o que sou, eu quis ser.
Ótimo! Compreendi!
Sem problemas, meu caro!
Então, seria como a máxima thelemita ''faze o que tu queres, pis tudo há de ser da lei'', haha!
Realmente me identifico muito com tal filosofia existencialista e ''pessimista''!
Rrss!!! Minha mentora no existencialismo costumava dizer que o existencialismo não é pessimista, é libertador. Mas é que o ser humano tem medo da liberdade. Rrsss!!!
Não sei se tudo a de ser da lei, como Raul nos dizia, mas tudo a de ser por nossa escolha. Rrss!!!
Hehehe, siim!
Concordo com sua mentora!
O ''tudo'' da Thelema tem limites, o ''tudo'' é no sentido moral, hedonista e pessoal!
Fiquei sabendo, que o pai do existencialismo era , o kierkegaard. Explica - me isso prof.
Olá meu caro, não há muito o que explicar. Ele de fato é tido como um dos primeiros existencialistas.
Imagine se Nietzsche fosse assalariado, tendo que vender sua vida em troca de migalhas que não proporciona aproveitar o quê ele mesmo produz, não existe pior castração que esta, mas o pior é que a sociedade diz que devemos agradecer.
No caso concordo mais com Sartre pelo que vi. Ademais, o ser humano tem potencial, contando que respeite as normas básicas de boa convivência na sociedade, pois dá até medo dele achar que os mais fortes prevalecerem sobre os demais é a ordem da natureza, ou seja, servir de desculpa para impor suas vontades aos outros ( isso já aconteceu na História) ou faço o que quiser mesmo que possa afligir terceiros, afinal vivo pensando mais em minha satisfação. Diante disso, penso que deva haver uma ética, falada pelo autor, por trás disso( para não ocorrer o que disse acima), não sei muito bem sobre Nietzche, então não posso opinar com certeza. Sou cristã, mas curto algumas ideias de Sartre sobre a questão da responsabilidade.
Legal
Roque Ribeiro Júnior Muito obrigado!
porque acreditar que esses caras estao corretos...
Marcos Rocha Não precisa meu caro. A filosofia não é como a religião que você precisa acreditar, você pode discordar totalmente de um autor e ainda assim estuda-lo. E pode desenvolver coisas excelentes apartir de algo que discorda. Sartre que o diga, por discordar de Freud criou o que ele chamou psicanálise existencial, morreu discordando de Freud e ainda assim o apreciando.
Nietzsche até hoje é um simbolo do ateísmo, conheceu a bíblia como poucos e estudou o Budismo a fundo.
Aliás a grande maioria dos autores mais reconhecidos, erraram em várias das coisas que disseram, temos bons motivos para não acreditar em tudo que dizem, e é nessa descrença e duvida que se constroi o conhecimento. Apresento os conteúdos no canal, porque são de grande importância, mas acredite, discordo de muitos dos autores que estudo e apresento. Não é o caso desses dois, mas discordo de muitos outros.
Nossa.. não consigo entender Psi existencial por falta de doutrina..
M Wilbert Desculpe minha cara, mas não consegui compreender exaramente o sentido, poderia me auxiliar a enteder o que quiz dizer?
Filosofia Da Psique os relatos de psicoterapia gestaltica por exemplo...são apenas relatos... não existe um procedimento! Até agora não encontrei um livro que passasse a doutrina existencialista enquanto terapia...me soa confuso.
Porque o Existencialismo deve ser compreendido como uma filosofia aplicada a terapia. Temos alguns vídeos que falam a respeito da teoria filosófica, confere nossa Playlist do Existencialismo.
Sartre e Nietzsche imagino os como amigos caminhoneiro Sartre o motorista e Nietzsche o parceiro que vai ti criticar se Sartre bater o caminhão.
Não sei se compreendi bem a analogia, mas muito obrigado pela participação!