Ótima iniciativa professor! Haha o professor se complicou um pouco na hora de explicar sobre ambiente gráfico, interface e sistema. Realmente é é bem confuso pra quem chega, um ótimo tópico que rende vídeo. Eu só compreendi com um vídeo antigo do Dio explicando que o Linux é modular e você pode escolher cada um deles diferente do Windows que só tem um ambiente e uma interface gráfica, no caso do MacOS era o Aqua. Linux é o kernel/núcleo (o do MacOS era o Darwin). O ambiente gráfico é um conjunto de ferramentas gráficas, o ambiente do Ubuntu é o Gnome. E a interface gráfica do Gnome é o Gnome-Shell O KDE é um ambiente gráfico e sua interface é o Plasma ou Plasma Shell. Só acho que a escolha do Ubuntu com Gnome não é a melhor pra quem vem do Windows, pois é bem menos "ou of the box" que outras, sem falar em mais uma "barreira" ou curva de aprendizado/choque que é sair de desktop Windows e pegar um ambiente gtk Mac-like bem limitado. Acho que o Mint Cinnamon + customização, ZorinOS e ou o PopOS estão fazendo um trabalho bem melhor nesse sentido. Nem vou citar o RegataOS, nem o Big Linux ou o Garuda pensados pro usuário doméstico. Nem vamos entrar no mérito de que um KDE bem customizado é muito mais produtivo e mais prático e ou próximo da experiência que ele tinha no Windows, por exemplo o cara sai do Explorer que é uma ferramenta com MUITAS funções e vai pra um Nautilus que é limitadaço ao invés de encontrar as ferramentas à um clique como o KDE oferece. Aí tem que instalar Gdebi, FlatPak, aí procura na lojinha não tem, aí tem que procurar no flathub e em último caso naquele app antigo e complicado de repositório de apps deb (esqueci o nome) isso só depois de instalar esse app via tutorial copiando comandos que o leigo não sabe o que vão fazer, adicionar pacotes etc... Textão da preula haha Bom trabalho Prof
Comecei usar o Linux agora, e tô gostando, ele tem todos os programas que o windows tem, é só procurar no TH-cam que tem alguém ensinando uma alternativa gratuita pra vc usar👏🏻
Salve Professor, acredito que isso poderia ser um quadro ou playlist. Acho inclusive que existem distros que são significativos muito mais indicadas pra novos usuários recém chegados do Windows, um vídeo desses ensinando a instalar e deixar o Mint Cinnamon bonito e mais produtivo com os applets etc.
Migrei para o linux porque fiquei cansado das licenças do Windows e outros softwares pagos para windows, No inicio pensei em desistir por causa da dificuldade em algumas coisas, mas continuei pelo fato de já ter conhecido muitas alternativas de aplicativos gratuitos aos aplicativos usados no Windows. Comecei no Ubuntu fazendo instalações e quase tudo de maneira gráfica achando que dava pra ficar sem uso do terminal. Depois vi que a loja do Ubuntu 18 era bugada e comecei a testar outras distros como o Debian e outras distros sabores do Ubuntu, foi ai que achei o Deepin e Ubuntu Deepin muito fácil e amigável. Hoje se eu fosse migrar de Windows para linux usaria o Mint, Linux Lite, Zorin ou Ubuntu Deepin ou o Deepin. Eu achava o terminal interessante porém achava ele de arcaico ultrapasado, hoje uso a interface minimalista i3wm e faço maiorias das coisas via terminal. O terminal acabou virando um amigo, que pra min era inimigo.
O canal é ótimo, mas este vídeo foi excelente também. Curiosidade, acabei nunca pegando os cursos do canal por isso: Usuário doméstico apenas curioso, que jamais será um ADM de sistema, é útil o curso? tem de se decorar os comandos? Ou quais “cursos” indicaria apenas para o usuário comum e curioso? Muito obrigado! Obs, no caso pessoas que pouco ou bem pouco conhecem de inglês.
1:18:57 apesar de ta a um tempo ja pesquisando pra migrar preparado, tenho que concordar com certos comentários, ta certo que o terminal não morde, mas pora, o cara nunca precisou do terminal pra nada ai vai os tutorial de linux e enfia terminal no meio aonde da? isso espanta muito as pessoas, tanto que tem um canal espanhol que assisto que ele tem 20 videos entre 6 a 14 minutos, ele não chega a relar no terminal em video NENHUM sempre ensina tudo de forma gráfica, pq realmente pra úsuarios mais preguiçosos o linux ja tem tudo de forma gráfica, se o video é destinado pra novatos e pra quem ta migrando, esquece que terminal existe, mas se o alvo do video for gente que ja ta a um tempo e QUER dar o próximo passo, ai sim vc abre o terminal. resumo: como um video com o titulo " guia LINUX para INICIANTES " não achei legal citar o terminal nem mostrar ele
A ideia do vídeo é mostrar que podemos fazer as coisas sem o terminal e com o terminal (como eu fiz se você viu o vídeo inteiro) e o objetivo é mostrar que o terminal facilita a vida como dou o exemplo a seguir de como instalar vários apps de uma só vez. Assista o vídeo e entenda o contexto por que eu usei o terminal.
@@ProfJulianoRamos eu vi o video todo, ainda assim mantenho minha opinião sobre o terminal, é bom mostrar ele em um video a parte pra quem quiser ver, no meu caso em especifico não tenho problema com terminal eu mesmo to anotando alguns comandos pra fazer minha migração pro ubuntu, mas a queixa com gente mostrando terminal acaba sendo maioria
Parabéns professor... estou com Dell Inspiron 14 5000 i14-5452-D03P, sempre trava na instalação das distros Linux... Instalei o Ubuntu 24, Fedora e Mint quando finaliza a instalação depois de um tempo trava.... Voltei pro Win11 e estou usando o VMWare para instalar as Distros pra testar e na VM não tem problema algum... Alguém já se deparou com isso.?
Boa tarde professor. Vc pode me tirar uma dúvida? Eu instalei o kubuntu, mas aquela tela de login q é o sddm ficou com uma resolução enorme. Como faço para deixar a resolução normal? Na área de trabalho a resolução tá normal. Só a de login q tá zuada msm. Eu agradeço se puder me ajudar.
Pode ser que o drive de vídeo não tenha sido instalado (o sistema normalmente coloca o genérico). Mas uma coisa é certa, o ubuntu clássico (com o gnome atual) é muito pesado! Se vc gosta de gnome e quer um interface mais leve usa o popOS ou o ZorinOS.
Exatamente, no windows já vem tudo prático e fácil. No Linux até um driver de vídeo é chato pra instalar as vezes. Tem distribuição que até vem com certas facilidades. Outro dia fui instalar o zorinOS e quando terminou a resolução de tela tava em 800x600 e não me permita mudar. Fiquei horas tentando descobrir como instalar o drive de vídeo, por fim desisti. Outro grande problema é a própria comunidade, quando vc reclama de algo tentam te perseguir como se você tivesse obrigação de nascer sabendo.
@@wellingtonfreimannesse caso amigo são os fabricantes de drives que fazem tudo certinho pro Windows, dono do monopólio absoluto. AMD e Intel colocam os drivers no kernel Linux, por exemplo. Aí por exemplo no seu caso talvez tenha uma placa híbrida ou algo assim que O FABRICANTE NÃO faz drive pro Linux e nem disponibiliza o código pra que a comunidade desenvolva como ter drive simples? Linux tá no seu Android, na NASA, na maioria dos servidores, "o Linux" definitivamente não é o problema. É tipo pegar um driver feito para MacOS e fazer ele rodar no Windows ou vice versa. É a Nvidea que desenvolve seus drivers pro Windows e MacOS, não é a Microsoft nem a Apple.
Aí depende muuuuito, pra mim é exatamente o contrário uma base Arch-like + KDE é extremamente prático e MUITO produtivo, atualmente estou no Big Linux, 15min está instalado e pronto para uso, mais uns 30 min deixando o KDE super produtivo pra mim e já era. Eu me sinto travado mexendo no Windows, é tudo "manual" haha. Depende muito da distribuição que você escolheu, depende de como foi a integração dela com seu hardware e principalmente depende da sua disposição de passar pelo período de aprendizado novamente tal qual foi bom o Windows. Minha filha hoje com 15 anos usa um KDE extremamente customizado de boas, mas desde os 7 anos que sempre preferiu logar no Mint Cinnamon customizado ao invés do Windows, quando eu ainda tinha dualboot. As amiguinhas dela nem conseguiam abrir o navegador direito quando iam brincar hahaha Isso só porquê eu colocava a barra e o lançador/menu de apps em cima e uns efeitos e applets. Aí quando aprendi usar o KDE foi que só minha filha sabia usar mesmo haha. Já meti um menu global, a barra superior pra desaparecer maximizando e botões de fechar ocultos no painel superior ao lado do menu global + o Latte Dock (RIP) na lateral esquerda.
@@diegobritoxx Pra baixar um jogo é uma burocracia! Tem que 500 configurações pra ver se o jogo roda bem! Só o tempo que perde no Terminal, pra mim não vale a pena.
Excelente vídeo. Muito boa aula!
Parabéns, professor!
Ótima iniciativa professor!
Haha o professor se complicou um pouco na hora de explicar sobre ambiente gráfico, interface e sistema. Realmente é é bem confuso pra quem chega, um ótimo tópico que rende vídeo.
Eu só compreendi com um vídeo antigo do Dio explicando que o Linux é modular e você pode escolher cada um deles diferente do Windows que só tem um ambiente e uma interface gráfica, no caso do MacOS era o Aqua.
Linux é o kernel/núcleo (o do MacOS era o Darwin).
O ambiente gráfico é um conjunto de ferramentas gráficas, o ambiente do Ubuntu é o Gnome.
E a interface gráfica do Gnome é o Gnome-Shell
O KDE é um ambiente gráfico e sua interface é o Plasma ou Plasma Shell.
Só acho que a escolha do Ubuntu com Gnome não é a melhor pra quem vem do Windows, pois é bem menos "ou of the box" que outras, sem falar em mais uma "barreira" ou curva de aprendizado/choque que é sair de desktop Windows e pegar um ambiente gtk Mac-like bem limitado.
Acho que o Mint Cinnamon + customização, ZorinOS e ou o PopOS estão fazendo um trabalho bem melhor nesse sentido. Nem vou citar o RegataOS, nem o Big Linux ou o Garuda pensados pro usuário doméstico.
Nem vamos entrar no mérito de que um KDE bem customizado é muito mais produtivo e mais prático e ou próximo da experiência que ele tinha no Windows, por exemplo o cara sai do Explorer que é uma ferramenta com MUITAS funções e vai pra um Nautilus que é limitadaço ao invés de encontrar as ferramentas à um clique como o KDE oferece.
Aí tem que instalar Gdebi, FlatPak, aí procura na lojinha não tem, aí tem que procurar no flathub e em último caso naquele app antigo e complicado de repositório de apps deb (esqueci o nome) isso só depois de instalar esse app via tutorial copiando comandos que o leigo não sabe o que vão fazer, adicionar pacotes etc...
Textão da preula haha
Bom trabalho Prof
Synaptic
Sou iniciante no mundo Linux, mas estou gostando muito do conteúdo e da didática deste canal! 👏
Comecei usar o Linux agora, e tô gostando, ele tem todos os programas que o windows tem, é só procurar no TH-cam que tem alguém ensinando uma alternativa gratuita pra vc usar👏🏻
A Vida é boa e com Deus sempre dará certo !
Sempre!
Show de Bola professor,super guia.
Valeu Fabricio.
Salve Professor, acredito que isso poderia ser um quadro ou playlist. Acho inclusive que existem distros que são significativos muito mais indicadas pra novos usuários recém chegados do Windows, um vídeo desses ensinando a instalar e deixar o Mint Cinnamon bonito e mais produtivo com os applets etc.
Presente, Mestre ☝
Show de Bola professor,super guia. A Vida é boa e com Deus sempre dará certo !
Parabéns professor
Excelente
Boa comparação professor e isso mesmo
Valeu Rafael, vamos que vamos.
meus parabens,professor otimo video
Migrei para o linux porque fiquei cansado das licenças do Windows e outros softwares pagos para windows, No inicio pensei em desistir por causa da dificuldade em algumas coisas, mas continuei pelo fato de já ter conhecido muitas alternativas de aplicativos gratuitos aos aplicativos usados no Windows. Comecei no Ubuntu fazendo instalações e quase tudo de maneira gráfica achando que dava pra ficar sem uso do terminal. Depois vi que a loja do Ubuntu 18 era bugada e comecei a testar outras distros como o Debian e outras distros sabores do Ubuntu, foi ai que achei o Deepin e Ubuntu Deepin muito fácil e amigável. Hoje se eu fosse migrar de Windows para linux usaria o Mint, Linux Lite, Zorin ou Ubuntu Deepin ou o Deepin. Eu achava o terminal interessante porém achava ele de arcaico ultrapasado, hoje uso a interface minimalista i3wm e faço maiorias das coisas via terminal. O terminal acabou virando um amigo, que pra min era inimigo.
A Kombi é o Windows e o carro esportivo é o Linux. 😅
O canal é ótimo, mas este vídeo foi excelente também. Curiosidade, acabei nunca pegando os cursos do canal por isso:
Usuário doméstico apenas curioso, que jamais será um ADM de sistema, é útil o curso? tem de se decorar os comandos? Ou quais “cursos” indicaria apenas para o usuário comum e curioso? Muito obrigado! Obs, no caso pessoas que pouco ou bem pouco conhecem de inglês.
Porque o Libreoffice é mais rápido no Windows que no Linux (KDE, Gnome, Cinnamon)?
1:18:57 apesar de ta a um tempo ja pesquisando pra migrar preparado, tenho que concordar com certos comentários, ta certo que o terminal não morde, mas pora, o cara nunca precisou do terminal pra nada ai vai os tutorial de linux e enfia terminal no meio aonde da? isso espanta muito as pessoas, tanto que tem um canal espanhol que assisto que ele tem 20 videos entre 6 a 14 minutos, ele não chega a relar no terminal em video NENHUM sempre ensina tudo de forma gráfica, pq realmente pra úsuarios mais preguiçosos o linux ja tem tudo de forma gráfica, se o video é destinado pra novatos e pra quem ta migrando, esquece que terminal existe, mas se o alvo do video for gente que ja ta a um tempo e QUER dar o próximo passo, ai sim vc abre o terminal.
resumo: como um video com o titulo " guia LINUX para INICIANTES " não achei legal citar o terminal nem mostrar ele
A ideia do vídeo é mostrar que podemos fazer as coisas sem o terminal e com o terminal (como eu fiz se você viu o vídeo inteiro) e o objetivo é mostrar que o terminal facilita a vida como dou o exemplo a seguir de como instalar vários apps de uma só vez. Assista o vídeo e entenda o contexto por que eu usei o terminal.
@@ProfJulianoRamos eu vi o video todo, ainda assim mantenho minha opinião sobre o terminal, é bom mostrar ele em um video a parte pra quem quiser ver, no meu caso em especifico não tenho problema com terminal eu mesmo to anotando alguns comandos pra fazer minha migração pro ubuntu, mas a queixa com gente mostrando terminal acaba sendo maioria
Parabéns professor... estou com Dell Inspiron 14 5000 i14-5452-D03P, sempre trava na instalação das distros Linux... Instalei o Ubuntu 24, Fedora e Mint quando finaliza a instalação depois de um tempo trava.... Voltei pro Win11 e estou usando o VMWare para instalar as Distros pra testar e na VM não tem problema algum... Alguém já se deparou com isso.?
Boa tarde professor. Vc pode me tirar uma dúvida? Eu instalei o kubuntu, mas aquela tela de login q é o sddm ficou com uma resolução enorme. Como faço para deixar a resolução normal? Na área de trabalho a resolução tá normal. Só a de login q tá zuada msm. Eu agradeço se puder me ajudar.
Eu também só jogo no Xbox Cloud 😂 aliás, no Linux funciona perfeitamente?
Uma curiosidade... qual o melhor linux pra jogos professor?
Não tem melhor, às vezes o ganho de desempenho é quase nada; mas usar um DE leve, economizará recursos para o seu game.
Boa tarde Professor tenho um notebook da Asus I5 com 8GB e SSD instalei o Ubuntu 24.04 so que ficou lento, tem alguma explicação ?
Pode ser que o drive de vídeo não tenha sido instalado (o sistema normalmente coloca o genérico).
Mas uma coisa é certa, o ubuntu clássico (com o gnome atual) é muito pesado! Se vc gosta de gnome e quer um interface mais leve usa o popOS ou o ZorinOS.
Professor Senhor só ensina só linux e o macos Apple Senhor ensina também e só linux
O que mais deixa a desejar no Linux é a falta de praticidade! Por isso voltei pra o Windows!
Exatamente, no windows já vem tudo prático e fácil. No Linux até um driver de vídeo é chato pra instalar as vezes. Tem distribuição que até vem com certas facilidades. Outro dia fui instalar o zorinOS e quando terminou a resolução de tela tava em 800x600 e não me permita mudar. Fiquei horas tentando descobrir como instalar o drive de vídeo, por fim desisti. Outro grande problema é a própria comunidade, quando vc reclama de algo tentam te perseguir como se você tivesse obrigação de nascer sabendo.
@@wellingtonfreimannesse caso amigo são os fabricantes de drives que fazem tudo certinho pro Windows, dono do monopólio absoluto. AMD e Intel colocam os drivers no kernel Linux, por exemplo. Aí por exemplo no seu caso talvez tenha uma placa híbrida ou algo assim que O FABRICANTE NÃO faz drive pro Linux e nem disponibiliza o código pra que a comunidade desenvolva como ter drive simples?
Linux tá no seu Android, na NASA, na maioria dos servidores, "o Linux" definitivamente não é o problema.
É tipo pegar um driver feito para MacOS e fazer ele rodar no Windows ou vice versa. É a Nvidea que desenvolve seus drivers pro Windows e MacOS, não é a Microsoft nem a Apple.
Aí depende muuuuito, pra mim é exatamente o contrário uma base Arch-like + KDE é extremamente prático e MUITO produtivo, atualmente estou no Big Linux, 15min está instalado e pronto para uso, mais uns 30 min deixando o KDE super produtivo pra mim e já era. Eu me sinto travado mexendo no Windows, é tudo "manual" haha.
Depende muito da distribuição que você escolheu, depende de como foi a integração dela com seu hardware e principalmente depende da sua disposição de passar pelo período de aprendizado novamente tal qual foi bom o Windows.
Minha filha hoje com 15 anos usa um KDE extremamente customizado de boas, mas desde os 7 anos que sempre preferiu logar no Mint Cinnamon customizado ao invés do Windows, quando eu ainda tinha dualboot. As amiguinhas dela nem conseguiam abrir o navegador direito quando iam brincar hahaha
Isso só porquê eu colocava a barra e o lançador/menu de apps em cima e uns efeitos e applets.
Aí quando aprendi usar o KDE foi que só minha filha sabia usar mesmo haha.
Já meti um menu global, a barra superior pra desaparecer maximizando e botões de fechar ocultos no painel superior ao lado do menu global + o Latte Dock (RIP) na lateral esquerda.
@@diegobritoxx Pra baixar um jogo é uma burocracia! Tem que 500 configurações pra ver se o jogo roda bem! Só o tempo que perde no Terminal, pra mim não vale a pena.
@@wellingtonfreiman, useMint