Eu assisto teu canal dos EUA e voce tem respondido perguntas que eu nunca pensei que ia ter resposta. Eu cresci na rua Liborio Seabra perto do bairro venda da Cruz no Barreto em Niteroi, e na Liborio Seabra tinha festa junina na decada de 60 todos os anos e eu queria lembrar o nome de quem organizava a confeccao e soltura dos baloes e voce em um de teus videos me lembrou do nome Sidemar, tambem me lembrou da revoada de baloes do fonseca, e me contou muitas historias que eu nao sabia que aconteceram no Fonseca, etc. Em Niteroi na decada de 60 era comum nos aniversarios soltar Balao Japones dos pequenos e dos grandes comprados na loja de fogos e de baloes Japones que tinha no bairro de Neves em Sao Goncalo que ficava perto do bairro do Barreto em Niteroi.
Cara teu trabalho é muito bacana, parabéns. Me ajuda a lembrar uma parte legal da minha juventude no balao kkk. Eu tava na primeira tentativa de soltura em Sorocaba. Torço para que o canal só cresça e que vc continue tendo condições de produzir o conteúdo.
@@RetroManiaBrasil Nos e que dizemos obrigado. Voce conseguiu encontrar os nomes do Sidemar e do Alcebiades. Incrivel como voce chega nessas info. Voce e o cara da hora em informacao sobre balao das antigas. Valeu mesmo.
@@RetroManiaBrasil Voce ja reparou que as pessoas que mais olham para o ceu sao os baloeiros e pipeiros. Gracas a Deus eu cresci olhando para o ceu e nao pro chao. Seguindo olhando para o alto consegui encontrar a Cristo ao apreciar a Sua criacao. Obrigado balao e pipa. Ceuzao azul em dia ensolarado e ceuzao estrelado em dias nao nublados. Por isso digo a Deus muito obrigado. A emocao de um ceu estrelado e cheio de baloes lanternados e aqueles quase apagando piscando qual estrela vindo para cair na minha area era algo emicionante e ate hoje eu sinto a emocao do que chamavamos de "manjar balao" fosse em dia de sao pedro ou ate de sao joao era algo "muito bao".
Cara que maravilhoso ouvir essas histórias antigas muito obrigado seria pedir demais ter um papo de bancada com alguém da Baloema ou Naypes forte abraço , e trampo maravilhoso .
Tirando a parte do Futebol muito longa .. kkk muito bacana seus relatos .. parabéns e muito obrigado por aumentar nossos conhecimentos... Como vc mesmo diz .. "Um abraço bem cintado"
Faz uma história sobre o Zeca da turma da amizade Rj. Esse cara tem muita história. O festival da pedreira de Inhauma e de Belfodroxo foi fantástico durante anos.
tirando a parte desnecessaria do futebol. KKKKKKKK, PQ SERA EM??? kkkkkkkk, mais uma bela materia, e relembrar o balão, e ficar sabendo da historia, dos bastidores, do ocorrido, sensacional Dinho, parabens.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO , É MUITO BEM DETALHADO, VALE A PENA VER E OUVIR ESTAS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS . MAIS UMA VEZ É UM SHOW DE PESQUISA E TALENTO PARABÉNS.
Sou de Campinas moro a 2 quadras da antiga casa e sede da guerreiros vi muitos balão da guerreiros os cara era fera Albertino e seus filhos Alexandre e gordo e sua esposa Isabel as vezes encontro com Albertinho guerreiro
Vídeo sensacional. Faz um vídeo contando a história do pião de 45 da emenda, solto naquela manhã com neblina do ano de 94, acho que o tema os deuses do Olimpo, lindo demais aquele gigante
Boa tarde amigo, parabéns por mais uma reportagem, eu estava na primeira soltura e tive o prazer de ver esse monstro as duas vezes na bancada da Emenda e na época do restauro e verídico mesmo, na parte onde estourou o Sergião tinha nos falado que foram utilizadas tiras de um tipo de lona para reforçar
Brother eu ri muito quando aqui nos EUA na decada de noventa o discovery channel fez um documentario sobre OVNIS e disse que um balao estrela daqueles com as pontas arriadas que estava sobre o Rio de Janeiro era um UFO. Realmente era um UFO para que nao podia identificar o objeto voador mas para um baloeiro nao tinha como errrar. Imagino quantas historias existem por ai no interior do Brasil.
Eu estava presente na primeira soltura em Sorocaba, tinha mais gente que em uma final do campeonato brasileiro. A única coisa que me recordo com clareza, é do paulada (estrellar), falando que o balão estourou porque tinha pouca cinta! O balão era muito grande e lindo, uma pena não ter subido! Abraço....
Muito legal ouvir essas histórias,sem muita tecnologia naquela época,ouvíamos várias versões em sem saber passávamos pra frente. Eu estava indo na primeira soltura, mais a minha Brasília infelizmente começou a vazar muito óleo e retornei!
Eu estava lá em Sorocaba também... saímos aqui da zona leste....da turma spinne a qual eu fiz parte por um tempinho saiu um ônibus daqui...eu na minha humilde opinião acho que foi muita pressão nos maçaricos ligados direto sem parar...aí não deu outra...a explosão foi certa... agora na segunda soltura chegamos em Mairiporã ele já estava saindo do com a antena..... tempos bons em... abraço a todos
Parabéns top as histórias eu era da artimanha vila Matilde baloema e emenda não saiam da nossa sede , não sabia que o pascoal faleceu soltamos muito balão juntos e o betora ainda é vivo
Parabéns, que reportagem legal, nem lembrava mais do primeiro mundial do SPFC,. Eu não estava em Sorocaba na soltura desse balão lendário, só um conhecido meu estava lá
Esse eu e minha turma ( Fantasia de Papel de Diadema ) fomos apreciar lá em Sorocaba junto com meu saudoso Pai. Era muitaaaaa gente, muito carro...não sabia dessas histórias não...foi bem legal saber. Dinho seu trabalho é F......Meus parabéns Amigo. Não esquece de falar do 35 da Praça de Pirituba...de 1988.
Eu estava no dia, neste dia fomos eu Maurício, Robertão, Junior (naquele tempo fazíamos parte da turma farra balões de sbc) e Dicao que ajudava o Marcão da antiga baleão que levou parte do material, foi show, chegamos às 4 da manhã e vimos toda movimentação da. Chegada das turmas. O balão foi esticado na primeira soltura e inflado, mas um detalhe aí que foi esquecido é que na hora que estava sendo inflado, estourou a guia que segurava o bico e deu um tranco forte nele, por isso eu acho que tbm foi um dos agravantes para que houvesse o estouro no teto. Fica aqui o meu testemunho deste marco da arte. Maurício, turma sem nome, sbc
Suas histórias são impactantes mestre Dinho!!! .. Deve ser muito trampo ,imagino Eu, que seja pra por tudo isso em vídeo e texto dito.. . Mas admiro seu trabalho sempre... É sempre bom reviver o passado e nos mantermos vivos diante do mundo do balão ..bela história..parabéns..🔥🔥🔥👏🏼👏🏼👏🏼
Moro em Guaianases e lembro que por volta das 11h avistamos ele bem alto (provavelmente em cima da Dutra em Arujá), depois sumiu sentido litoral. Após isso, por volta das 16h estava um vento forte e me lembro que estávamos empinando pipa e vimos algo bem alto brilhando com o reflexo do sol, pegamos o binóculo e deu pra constatar ser o pião (deveria estar por cima de Bertioga mais ou menos), depois foi sentido litoral norte e como o Sol já ia baixo perdemos ele de vista.
Eu fui atraz desse balão...vimos o pião daqui de Santo André e saimos no resgate milhares de baloeiros atraz, ficamos ate as 18 na capitura quando baixo a neblina alguns desceram a serra e nós da Colibri voltamos pra casa chegando as 22 da noite, dia ineaquecivel.
Somente através da União é que se consegue e conquista objetivos que se pretende alcançar e é o que essas turmas unidas conseguiram através de muito esforço. Estão de parabéns mesmo se conseguirem ou não. Meus respeitos.
De acordo com a cronologia dos fatos sobre o papel podemos ver claramente o pião 42 da turma do Cachambi RJ apresentado no vídeo feito no hulk Verde e palha e segundo as histórias e vivências ,este papel foi encomendado pela empresa Ficap fios e cabos ( RJ ) na Suécia e nome hulk pode se identificado no selo apresentado no video que não é nome do papel mais alguém o identificou por causa dessa inscrição , o selo também apresenta o nome da empresa Ficap. Meu tio era encarregado da empresa e trazia fitas de 1,5cm que eram utilizadas entre os fios produzidos por suas propriedades térmicas , quando elas apresentavam defeitos no controle de qualidade eram descartadas e trazidas e utilizadas para fazer rabiola para as pipas . No início da decada de 80 Fazíamos uso desse papel nas festas juninas da família , meu tio trazia muitas mantas de palha e verde cortava grandes balões travesseiros e corte retos. Mais há relatos de outros baloeiros da mesma época que trabalhavam com meu tio e também levavam para casa as bobinas que apresentavam avaria pelo controle de qualidade . Haja visto que vários balões grandes subiram aqui no Rio , como exemplo o que citei no começo do texto. Na verdade não se sabe ao certo quem começou a usar este papel para confecção de balões , mais a origem com certeza é da empresa Ficap fios e cabos do RJ. Que meu relato não seja interpretado de forma negativa, apenas estou expondo histórias que cronologicamente apontam algumas divergências de fatos . Obrigado Dinho por fazer com que as histórias do mundo do balão não sejam perdidas , continue fazendo seus registros para que no futuro está prática seja extinta.
Eu estava na fazenda em Sorocaba na primeira tentativa de soltura, muita gente mesmo, realmente estava desorganizado, e a conversa da época que o pião era de 54 metros, uma pena ter estourado , acho que tinha umas 4 mil pessoas na fazenda.
Outra coisa que eu creio que voce vai encontrar para falar era o festival de baloes do Porto da Pedra em Sao Goncalo RJ na decada de 60 . Ve se descobre a historia do Zepelin gigante soltado em Sao Goncalo RJ feito com saco de cimento que ficou na historia por la tambem e eu era crianca e vi o monstro cair atras do morro do terceiro Regimento do Exercito na Venda Da Cruz. Eu nao consigo lembrar o nome do organizador da Revoadaa e festa no Porto Da Pedra mas creio que o Sidemar tambem fazia parte desse grupo. Continua fazendo esse trabalho que esta de "Arrebentar a Boca Do Balao". Parabens!
Ah e isso mesmo e ela tambem fazia a festa da rua Liborio Seabra junto com Alcebiades que voce me ajudou a lembrar o nome. Incrivel voce estar em Sao Paulo e saber doa caras de Niteroi. Voce esta arrebentando em materia de encontrar informacoes ate da decada de 60. Parabens e muito obrigado pelo teu esforco em nos ajudar a voltar no pasaado.
Fui a bancada da emenda ajudar, algumas vezes antes da primeira soltura e depois na restauração, 3 vezes. Inclusive o cintamento foi feito com aquelas alças de pochete de nylon, igual um cinto de segurança, fui alguns dias ajudar e onde era usado o Rami, esticava-se um bom pedaço e puxavamos as duas pontas para ter certeza que não tinha falhas. A verdade é que no dia da soltura, só chamaram os envolvidos (não emenda) quando o balão estava em pé, inclusive o saudoso Paschoal Dorme sujo, quase não chega a tempo. Nós vimos do caminho o balão subindo, fomos avisados pelo Paschoal Assim: "Corre pro Santa Inês que o 52 já está em pé". Que saudades do Paschoal ! Ps. teve provcações da Guerreiros também, dizendo que estourou por falta de conhecimento em soltar um balão grande e querer ficar metendo gás pra fazer Show pra platéia com o balão em pé. Durante a tentativa em Sorocaba, em um momento conversando com o PAschoal, ele comentou. "Esta vendo, perdi o balão, muita gente mandando e não tem o que eu fazer lá na boca", após dizer isso, vimos o balão estourar...
Infelizmente existia muita vaidade envolvida no mundo do balão nos anos 80 e 90, ainda arrisco dizer que parte dessa vaidade foi responsável pela perseguição que os baloeiros têm até os dias de hoje, podem gostar ou não, já ouvi muitas histórias contatas por amigos do meu pai.
Não sei se percebeu, mas na entrevista em video na época, ele falou isso e em 2009 pro planeta, falou outra coisa. Pode ser que a memória falhou e comeu bola
Eu vi uma foto de satélite desse balão acho q saiu quase de órbita o filho sempre vai ser do Sr Alberto pai é quem cria , parabéns pela reportagem Dinho
" Valeu Dinho,sempre grandes histórias do mundo do balão,e como lembro do lendário Pião de 52 metros da Guerreiros da Paz,e depois solto pela Emenda e a Baloema,dos saudosos,Pedro,Sergio e o Pascoal,tenho até hj o mapa da soltura dele em sorocaba, um amigo que foi ver deu para mim,na época"
@@RetroManiaBrasil.....verdade..digitei errado kkkkkkkkkk..eu pensava que era 52 metros,como fiquei sabendo na época,que o Bira gravou, mais ele era 50 metros, depois de muitos anos fiquei sabendo, graças a vc,tira uma curiosidade para mim,vc tem o DRT,cara e muito bem feito seos vidios,mais uma vez parabénsss"
tem 1 album de balao da decada de 90 q capa dele era 1 balao de 70 metros, acho q o tema era vitoria regia, nunca achei nada sobre ele. tem alguma informação? e outro q sempre procurei o rei dos reis q tbm nunca tinha achado nada vi aki nesse video. =D nao solto balao tem quase 20 anos. mas era epoca boa, ficar na madrugada correndo atras ou indo em festival pra ver. tinha uma turma pequena aki eu e mais uns 5 amigos, maior q soltamos foi 1 8 metros da torma do OIS, "Os impossiveis" , soltamos 1 6 metros c a bandeira do marvin marciano e outro 6 metros lotado de planador ou asa delta nem lembro qual o nome certo rs .
A sorte do piloto foi quê o quê bateu primeiro no chão foi a ponta da asa amortencendo a queda do piloto..se o piloto bate primeiro no chão tinha machucado..deu sorte.
Não acredito que a Emenda retirou o nome de Guerreiros no balão por vaidade. Acho que talvez o conserto que foi preciso fazer perto do birote do balão prejudicou o nome do pessoal de Campinas. Brigas a parte é que o balão subiu e até foi confundido por um Ovni, e isso já basta. Foi sucesso de todos e não de uma equipe.
Dinho tenta ver a história do pião de 30 da emenda aquele que era igual o pião da bruxa do rio de janeiro acho que a chumbo grosso que fez a segunda soltura
Não sabia de todos esses detalhes principalmente esse trampo de cintar, decorar e restaura-lo. Não é por nada é legal ver esses bichoes., porém percebe todos os gigantes de algum modo ocasiona na extinção da equipe., essa que fez em Campinas por exemplo sumiu do mapa....
@@RetroManiaBrasil Dinho., sou um aficionado pela arte dos balões, pelo mesmo motivo que muito tive que parar. Mesmo porque como disse é legal ver um gigante, porém são os de pequenos e médios porte que mantinham a arte viva., eu qdo soltava não pensava só em mim., mas de um certo modo na comunidade aqui da Riviera perto da Figueira Grande turma que presenciavam os balões, daí o mundo dos balões foi ficando egoísta ou meio egocêntrico, foi se perdendo o sentido da tradição, a criança segurando o aro da boca, acendendo lanternas, dificilmente veremos isso novamente, os balões gigantes consomem a equipe física, mental e financeiramente não abrindo ou deixando pouco espaço para outros projetos pode ver poucas resistiram e principalmente qdo o projeto dá errado.....parabéns brilhante 🌞 trabalho......
balonidos pq novo oratorio umabraço se o carlinhos estiver vivo ,fala da turma do barão ,rogerinho da turma da caverna pq das naçoes estudei com ele no pelipe ricce de camargo velhos tempos
Eu assisto teu canal dos EUA e voce tem respondido perguntas que eu nunca pensei que ia ter resposta. Eu cresci na rua Liborio Seabra perto do bairro venda da Cruz no Barreto em Niteroi, e na Liborio Seabra tinha festa junina na decada de 60 todos os anos e eu queria lembrar o nome de quem organizava a confeccao e soltura dos baloes e voce em um de teus videos me lembrou do nome Sidemar, tambem me lembrou da revoada de baloes do fonseca, e me contou muitas historias que eu nao sabia que aconteceram no Fonseca, etc. Em Niteroi na decada de 60 era comum nos aniversarios soltar Balao Japones dos pequenos e dos grandes comprados na loja de fogos e de baloes Japones que tinha no bairro de Neves em Sao Goncalo que ficava perto do bairro do Barreto em Niteroi.
Os baloes e fogos estalinhos chuveirinho estrelinha eram feitos pela Caramuru
Este canal é show e bem feito. Parabéns...👍🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Muito obrigado
21:54 acho que ja vi esse cara em algum lugar 😂
Muito bom Boa tarde
✋
Cara teu trabalho é muito bacana, parabéns. Me ajuda a lembrar uma parte legal da minha juventude no balao kkk. Eu tava na primeira tentativa de soltura em Sorocaba. Torço para que o canal só cresça e que vc continue tendo condições de produzir o conteúdo.
Obrigado!
GOSTOM MUITO DO TRABALHO DA GB SÃO MUITAS ESTÓRIAS BOA DE JUNINO PAULO CESAR RJ
Valeu!
Que trabalho bem feito.... parabéns.....
Muito obrigado
Muito importante esse canal brevemente vamos ter histórias da turma corcel negro boa noite amigos da arte
O teu esforco merece um premio!
Obrigado!
@@RetroManiaBrasil Nos e que dizemos obrigado. Voce conseguiu encontrar os nomes do Sidemar e do Alcebiades. Incrivel como voce chega nessas info. Voce e o cara da hora em informacao sobre balao das antigas. Valeu mesmo.
@@RetroManiaBrasil Voce ja reparou que as pessoas que mais olham para o ceu sao os baloeiros e pipeiros. Gracas a Deus eu cresci olhando para o ceu e nao pro chao. Seguindo olhando para o alto consegui encontrar a Cristo ao apreciar a Sua criacao. Obrigado balao e pipa. Ceuzao azul em dia ensolarado e ceuzao estrelado em dias nao nublados. Por isso digo a Deus muito obrigado. A emocao de um ceu estrelado e cheio de baloes lanternados e aqueles quase apagando piscando qual estrela vindo para cair na minha area era algo emicionante e ate hoje eu sinto a emocao do que chamavamos de "manjar balao" fosse em dia de sao pedro ou ate de sao joao era algo "muito bao".
Segui este balão das 09:00 até 18: 00 hs da zona leste até Caragua. Descemos a serra pela estrada da Petrobras. Inesquecivel
Show!
Parabéns pelo canal 🎂🍻👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Canal é muito top👏
Show Dinho !!!
Obrigado 👍
Show sai do Morumbi Direto para Sorocaba !!!
Cara que maravilhoso ouvir essas histórias antigas muito obrigado seria pedir demais ter um papo de bancada com alguém da Baloema ou Naypes forte abraço , e trampo maravilhoso .
Faremos! em breve
Dinho não não esquenta a cabeça está muito bom da forma que vc conta as histórias muito bom mesmo.
Tirando a parte do Futebol muito longa .. kkk muito bacana seus relatos .. parabéns e muito obrigado por aumentar nossos conhecimentos... Como vc mesmo diz .. "Um abraço bem cintado"
Obrigado
Faz uma história sobre o Zeca da turma da amizade Rj. Esse cara tem muita história. O festival da pedreira de Inhauma e de Belfodroxo foi fantástico durante anos.
Ai sim Campinas seno lembrado parabéns ❤❤❤turma da poradilha Campinas
Da hora ..👏👏🚀🚀🚀🚀
Obrigado ✌
tirando a parte desnecessaria do futebol. KKKKKKKK, PQ SERA EM??? kkkkkkkk, mais uma bela materia, e relembrar o balão, e ficar sabendo da historia, dos bastidores, do ocorrido, sensacional Dinho, parabens.
Eu vi este balão no céu de sp, passando as 13 horas da segunda feira próxima à vila carrão.. show
Show!
Dinho seu trabalho é sensacional, parabéns, Balão é realmente uma arte maravilhosa, abraço.
Muitíssimo obrigado
Show show show. Os vídeos e história que vc conta. Tudo haver com nossa arte tão rica. De muita história.
Muito obrigado
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO , É MUITO BEM DETALHADO, VALE A PENA VER E OUVIR ESTAS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS . MAIS UMA VEZ É UM SHOW DE PESQUISA E TALENTO PARABÉNS.
Muitíssimo obrigado
Eita que confusão kkkkkk essas histórias são f.....
Caralho que nostalgia, até o jogo do meu tricolor, tu colocou aí cara muito loko.
Parabéns pelo trabalho irmão. Eu como morador de Quintino e Cascadura RJ, me lembro dessas histórias bacanas que fizeram minha juventude mas feliz.
Que conhecimento do CRLEOO cara, impressionado
Sou de Campinas moro a 2 quadras da antiga casa e sede da guerreiros vi muitos balão da guerreiros os cara era fera Albertino e seus filhos Alexandre e gordo e sua esposa Isabel as vezes encontro com Albertinho guerreiro
Programa bom
Vídeo sensacional. Faz um vídeo contando a história do pião de 45 da emenda, solto naquela manhã com neblina do ano de 94, acho que o tema os deuses do Olimpo, lindo demais aquele gigante
A Emenda e seus 7 piões mais famosos
th-cam.com/video/dnmYljW_SgY/w-d-xo.html
Aí sim..... sincronismo perfeito entre as histórias de balão e o título da libertadores do tricolor... TOP 10...
Boa mn!!! Muito top seu canal fala um pouco sobre réplicas de balão em miniatura mais uma vez top seus videos
Farei em breve
Nossa, muito legal ver o Paschoal novo. Conheci ele pessoalmente. Era gente boa.
Vdd
A historia dos papeis usados ficou otima!
Valeu!
Boa tarde amigo, parabéns por mais uma reportagem, eu estava na primeira soltura e tive o prazer de ver esse monstro as duas vezes na bancada da Emenda e na época do restauro e verídico mesmo, na parte onde estourou o Sergião tinha nos falado que foram utilizadas tiras de um tipo de lona para reforçar
Muito obrigado
Caramba esse história foi cabulosa
Concordo
Brother eu ri muito quando aqui nos EUA na decada de noventa o discovery channel fez um documentario sobre OVNIS e disse que um balao estrela daqueles com as pontas arriadas que estava sobre o Rio de Janeiro era um UFO. Realmente era um UFO para que nao podia identificar o objeto voador mas para um baloeiro nao tinha como errrar. Imagino quantas historias existem por ai no interior do Brasil.
Bela história desse balão.
Esse eu vi sobre a serra da cantareira indo sentindo serra do mar !!!!
Tem como contar sobre a turma usm de sp. Um grande abraço
Vou pesquisar
Muito bom ter o privilégio de acompanhar o conteúdo através deste novo meio. Meus parabéns pelo ilustre trabalho!
Muitíssimo obrigado
Parabéns pelo seu trabalho, importante resgate de memória!
Muito obrigado
Dinho vc é referência em manter viva a nossa história, parabéns meu nobre
Obrigado!
Eu estava presente na primeira soltura em Sorocaba, tinha mais gente que em uma final do campeonato brasileiro. A única coisa que me recordo com clareza, é do paulada (estrellar), falando que o balão estourou porque tinha pouca cinta! O balão era muito grande e lindo, uma pena não ter subido! Abraço....
Muito legal ouvir essas histórias,sem muita tecnologia naquela época,ouvíamos várias versões em sem saber passávamos pra frente. Eu estava indo na primeira soltura, mais a minha Brasília infelizmente começou a vazar muito óleo e retornei!
Acho q não perdeu muita coisa, kkk
O melhor acervo dos balões e o seu parceiro grande trabalho e sempre lembrando dos balões principais que são os antigos
Valeu!
Eu estava lá em Sorocaba também... saímos aqui da zona leste....da turma spinne a qual eu fiz parte por um tempinho saiu um ônibus daqui...eu na minha humilde opinião acho que foi muita pressão nos maçaricos ligados direto sem parar...aí não deu outra...a explosão foi certa... agora na segunda soltura chegamos em Mairiporã ele já estava saindo do com a antena..... tempos bons em... abraço a todos
Nossa,nessa época, lembro muito bem, cheguei a vê lo em Campinas na bancada, grande história
Parabéns top as histórias eu era da artimanha vila Matilde baloema e emenda não saiam da nossa sede , não sabia que o pascoal faleceu soltamos muito balão juntos e o betora ainda é vivo
Show, mais um registro importante, espero ansioso pelo modelado de 60 da jurema, para mim um diviso de águas
Em breve
Parabéns, que reportagem legal, nem lembrava mais do primeiro mundial do SPFC,. Eu não estava em Sorocaba na soltura desse balão lendário, só um conhecido meu estava lá
Esse eu e minha turma ( Fantasia de Papel de Diadema ) fomos apreciar lá em Sorocaba junto com meu saudoso Pai. Era muitaaaaa gente, muito carro...não sabia dessas histórias não...foi bem legal saber. Dinho seu trabalho é F......Meus parabéns Amigo.
Não esquece de falar do 35 da Praça de Pirituba...de 1988.
Opa eu sou de Pirituba. Sou de 1980 e via os balões. Tinha um campo onde morava um amigo na av Raimundo Pereira onde subia todo domingo
Amigo, acho que minha turma resgatou o 5 fls. branco, fogueteiro diurno da sua equipe. O balão tinha um Mickey mouse pequeno perto do bojo.
Eu estava no dia, neste dia fomos eu Maurício, Robertão, Junior (naquele tempo fazíamos parte da turma farra balões de sbc) e Dicao que ajudava o Marcão da antiga baleão que levou parte do material, foi show, chegamos às 4 da manhã e vimos toda movimentação da. Chegada das turmas. O balão foi esticado na primeira soltura e inflado, mas um detalhe aí que foi esquecido é que na hora que estava sendo inflado, estourou a guia que segurava o bico e deu um tranco forte nele, por isso eu acho que tbm foi um dos agravantes para que houvesse o estouro no teto. Fica aqui o meu testemunho deste marco da arte. Maurício, turma sem nome, sbc
Show de historia
Suas histórias são impactantes mestre Dinho!!! .. Deve ser muito trampo ,imagino Eu, que seja pra por tudo isso em vídeo e texto dito.. . Mas admiro seu trabalho sempre... É sempre bom reviver o passado e nos mantermos vivos diante do mundo do balão ..bela história..parabéns..🔥🔥🔥👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado
Moro em Guaianases e lembro que por volta das 11h avistamos ele bem alto (provavelmente em cima da Dutra em Arujá), depois sumiu sentido litoral. Após isso, por volta das 16h estava um vento forte e me lembro que estávamos empinando pipa e vimos algo bem alto brilhando com o reflexo do sol, pegamos o binóculo e deu pra constatar ser o pião (deveria estar por cima de Bertioga mais ou menos), depois foi sentido litoral norte e como o Sol já ia baixo perdemos ele de vista.
Fala dinhoo blz ...
Conta a história do modelado de 60 jurema sp
Em breve
@@RetroManiaBrasil vlw Dinho pela atenção 👊👊👊
Eu fui atraz desse balão...vimos o pião daqui de Santo André e saimos no resgate milhares de baloeiros atraz, ficamos ate as 18 na capitura quando baixo a neblina alguns desceram a serra e nós da Colibri voltamos pra casa chegando as 22 da noite, dia ineaquecivel.
Eu estava na primeira tentativa quando abriu o bico,tinha muita mais muita gente kkkkk
Somente através da União é que se consegue e conquista objetivos que se pretende alcançar e é o que essas turmas unidas conseguiram através de muito esforço. Estão de parabéns mesmo se conseguirem ou não. Meus respeitos.
O balão evoluiu, só o baloeiro que não, fofoca, disse me disse, intriga e principalmente desunião continua a mesma.
De acordo com a cronologia dos fatos sobre o papel podemos ver claramente o pião 42 da turma do Cachambi RJ apresentado no vídeo feito no hulk Verde e palha e segundo as histórias e vivências ,este papel foi encomendado pela empresa Ficap fios e cabos ( RJ ) na Suécia e nome hulk pode se identificado no selo apresentado no video que não é nome do papel mais alguém o identificou por causa dessa inscrição , o selo também apresenta o nome da empresa Ficap. Meu tio era encarregado da empresa e trazia fitas de 1,5cm que eram utilizadas entre os fios produzidos por suas propriedades térmicas , quando elas apresentavam defeitos no controle de qualidade eram descartadas e trazidas e utilizadas para fazer rabiola para as pipas . No início da decada de 80 Fazíamos uso desse papel nas festas juninas da família , meu tio trazia muitas mantas de palha e verde cortava grandes balões travesseiros e corte retos. Mais há relatos de outros baloeiros da mesma época que trabalhavam com meu tio e também levavam para casa as bobinas que apresentavam avaria pelo controle de qualidade . Haja visto que vários balões grandes subiram aqui no Rio , como exemplo o que citei no começo do texto. Na verdade não se sabe ao certo quem começou a usar este papel para confecção de balões , mais a origem com certeza é da empresa Ficap fios e cabos do RJ. Que meu relato não seja interpretado de forma negativa, apenas estou expondo histórias que cronologicamente apontam algumas divergências de fatos .
Obrigado Dinho por fazer com que as histórias do mundo do balão não sejam perdidas , continue fazendo seus registros para que no futuro está prática seja extinta.
DINHO FAZ UMA INTREVISTA COM O AUGUSTINHO DA TURMA KOMBI DE IRAJA ,ELE TAMBÉM TEM MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR ,SOBRE NOSSA ARTE .ABRAÇOS
Como se ele morreu a anos
@@michelterainfo eu disse Augustinho ,me referindo ao filho dele ,todos sabem que o sr.Augusto faleceu em 2018
@@claudiocorreia354 tendi...pensei q fosse o véio
Eu estava na fazenda em Sorocaba na primeira tentativa de soltura, muita gente mesmo, realmente estava desorganizado, e a conversa da época que o pião era de 54 metros, uma pena ter estourado , acho que tinha umas 4 mil pessoas na fazenda.
Show
Eu era um dos dentistas kkk eu consegui tirar uma foto dentro do balão quando começou a estourar.
Que novela
Outra coisa que eu creio que voce vai encontrar para falar era o festival de baloes do Porto da Pedra em Sao Goncalo RJ na decada de 60 . Ve se descobre a historia do Zepelin gigante soltado em Sao Goncalo RJ feito com saco de cimento que ficou na historia por la tambem e eu era crianca e vi o monstro cair atras do morro do terceiro Regimento do Exercito na Venda Da Cruz. Eu nao consigo lembrar o nome do organizador da Revoadaa e festa no Porto Da Pedra mas creio que o Sidemar tambem fazia parte desse grupo. Continua fazendo esse trabalho que esta de "Arrebentar a Boca Do Balao". Parabens!
Era Ecidemar, em breve eu coloco uma história boa dele. Abraços!
Ah e isso mesmo e ela tambem fazia a festa da rua Liborio Seabra junto com Alcebiades que voce me ajudou a lembrar o nome. Incrivel voce estar em Sao Paulo e saber doa caras de Niteroi. Voce esta arrebentando em materia de encontrar informacoes ate da decada de 60. Parabens e muito obrigado pelo teu esforco em nos ajudar a voltar no pasaado.
Fui a bancada da emenda ajudar, algumas vezes antes da primeira soltura e depois na restauração, 3 vezes. Inclusive o cintamento foi feito com aquelas alças de pochete de nylon, igual um cinto de segurança, fui alguns dias ajudar e onde era usado o Rami, esticava-se um bom pedaço e puxavamos as duas pontas para ter certeza que não tinha falhas. A verdade é que no dia da soltura, só chamaram os envolvidos (não emenda) quando o balão estava em pé, inclusive o saudoso Paschoal Dorme sujo, quase não chega a tempo. Nós vimos do caminho o balão subindo, fomos avisados pelo Paschoal Assim: "Corre pro Santa Inês que o 52 já está em pé". Que saudades do Paschoal !
Ps. teve provcações da Guerreiros também, dizendo que estourou por falta de conhecimento em soltar um balão grande e querer ficar metendo gás pra fazer Show pra platéia com o balão em pé. Durante a tentativa em Sorocaba, em um momento conversando com o PAschoal, ele comentou. "Esta vendo, perdi o balão, muita gente mandando e não tem o que eu fazer lá na boca", após dizer isso, vimos o balão estourar...
Show!
Na segunda soltura deu na JP que tinha algo voando não identificado kkkkkk e como foi dito no vídeo quem conhece dava para ver perfeitamente o pião !
Infelizmente existia muita vaidade envolvida no mundo do balão nos anos 80 e 90, ainda arrisco dizer que parte dessa vaidade foi responsável pela perseguição que os baloeiros têm até os dias de hoje, podem gostar ou não, já ouvi muitas histórias contatas por amigos do meu pai.
Pascoal mentiu!
O Bertinho é gente boa demais, nunca foi ambicioso, tanto é que doaram o Pião.
Não sei se percebeu, mas na entrevista em video na época, ele falou isso e em 2009 pro planeta, falou outra coisa. Pode ser que a memória falhou e comeu bola
No tatuape ia conprar materiais de balão so que nao me recordo o nome alguem sabe ? Isso em 92 93
Eu vi uma foto de satélite desse balão acho q saiu quase de órbita o filho sempre vai ser do Sr Alberto pai é quem cria , parabéns pela reportagem Dinho
O que foi pego pelo satélite foi o 56 do Anderson, em breve eu conto essa historia
@@RetroManiaBrasil ops desculpa pela informação errada tem a msm molde será pq são parecidos
Que rolo doido kkkkkk
" Valeu Dinho,sempre grandes histórias do mundo do balão,e como lembro do lendário Pião de 52 metros da Guerreiros da Paz,e depois solto pela Emenda e a Baloema,dos saudosos,Pedro,Sergio e o Pascoal,tenho até hj o mapa da soltura dele em sorocaba, um amigo que foi ver deu para mim,na época"
Só o tamanho que falou tá errado, rs
@@RetroManiaBrasil.....verdade..digitei errado kkkkkkkkkk..eu pensava que era 52 metros,como fiquei sabendo na época,que o Bira gravou, mais ele era 50 metros, depois de muitos anos fiquei sabendo, graças a vc,tira uma curiosidade para mim,vc tem o DRT,cara e muito bem feito seos vidios,mais uma vez parabénsss"
Eu tinha 5 anos eu fui com meu pai e minha mãe ver esse balão
É impressão minha ou o repórter estava Chapadão?
E. Isso...
👊🏻
Vi no alto
tem 1 album de balao da decada de 90 q capa dele era 1 balao de 70 metros, acho q o tema era vitoria regia, nunca achei nada sobre ele. tem alguma informação? e outro q sempre procurei o rei dos reis q tbm nunca tinha achado nada vi aki nesse video. =D nao solto balao tem quase 20 anos. mas era epoca boa, ficar na madrugada correndo atras ou indo em festival pra ver. tinha uma turma pequena aki eu e mais uns 5 amigos, maior q soltamos foi 1 8 metros da torma do OIS, "Os impossiveis" , soltamos 1 6 metros c a bandeira do marvin marciano e outro 6 metros lotado de planador ou asa delta nem lembro qual o nome certo rs .
th-cam.com/video/B4eQM_CMadI/w-d-xo.html
Dinho não tem alguma história de balão alusivo ao aniversário da cidade SP.
De destaque não.
Resumindo o balão foi reformado e solto pelos que mais entendem de balão em SP.
A sorte do piloto foi quê o quê bateu primeiro no chão foi a ponta da asa amortencendo a queda do piloto..se o piloto bate primeiro no chão tinha machucado..deu sorte.
Não acredito que a Emenda retirou o nome de Guerreiros no balão por vaidade.
Acho que talvez o conserto que foi preciso fazer perto do birote do balão prejudicou
o nome do pessoal de Campinas. Brigas a parte é que o balão subiu e até foi confundido
por um Ovni, e isso já basta. Foi sucesso de todos e não de uma equipe.
Também acho, concordo com você
Dinho tenta ver a história do pião de 30 da emenda aquele que era igual o pião da bruxa do rio de janeiro acho que a chumbo grosso que fez a segunda soltura
BLZ!
Não sabia de todos esses detalhes principalmente esse trampo de cintar, decorar e restaura-lo. Não é por nada é legal ver esses bichoes., porém percebe todos os gigantes de algum modo ocasiona na extinção da equipe., essa que fez em Campinas por exemplo sumiu do mapa....
É o famoso passo maior que a perna
@@RetroManiaBrasil Dinho., sou um aficionado pela arte dos balões, pelo mesmo motivo que muito tive que parar. Mesmo porque como disse é legal ver um gigante, porém são os de pequenos e médios porte que mantinham a arte viva., eu qdo soltava não pensava só em mim., mas de um certo modo na comunidade aqui da Riviera perto da Figueira Grande turma que presenciavam os balões, daí o mundo dos balões foi ficando egoísta ou meio egocêntrico, foi se perdendo o sentido da tradição, a criança segurando o aro da boca, acendendo lanternas, dificilmente veremos isso novamente, os balões gigantes consomem a equipe física, mental e financeiramente não abrindo ou deixando pouco espaço para outros projetos pode ver poucas resistiram e principalmente qdo o projeto dá errado.....parabéns brilhante 🌞 trabalho......
balonidos pq novo oratorio umabraço se o carlinhos estiver vivo ,fala da turma do barão ,rogerinho da turma da caverna pq das naçoes estudei com ele no pelipe ricce de camargo velhos tempos
Qual o nome do repórter. A idade me fez esquecer. Kkkkk
Gerson de Souza
ESPETÁCULO DE BALÃO
Independente a todo ocorrido, o nome da GUERREIROS deveria estar como foi feito.
Conheci o pessoal da GUERREIROS, sou de Hortolândia.
Boa fala do pião de 72 da sandu q nunca teve notícias de resgate
Em breve...